actividades compreensão e expressão da oralidade

10
1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 3º ANO TURMA A UC: INTRODUÇÃO ÀS DIDÁCTICAS DO PORTUGUÊS DOCENTE: PROFª HELENA CAMACHO DISCENTES: ILDA MARIA FERNANDES BATISTA PEREIRA E NATALINA MARIA DA SILVA RIBEIRO ACTIVIDADES EDUCATIVAS

Upload: ascotas

Post on 28-May-2015

5.708 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Actividades compreensão e expressão da oralidade

PLANIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES

1

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 3º ANO TURMA A

UC: INTRODUÇÃO ÀS DIDÁCTICAS DO PORTUGUÊS

DOCENTE: PROFª HELENA CAMACHO

DISCENTES: ILDA MARIA FERNANDES BATISTA PEREIRAE

NATALINA MARIA DA SILVA RIBEIRO

ANO LECTIVO 2009/ 2010

ACTIVIDADES EDUCATIVAS

Page 2: Actividades compreensão e expressão da oralidade

PARA DESENVOLVER EM CONTEXTO EDUCATIVO COM

CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO,

NO ÂMBITO DA LÍNGUA PORTUGUESA

COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL

LEITURA DA HISTÓRIA “ ELEFANTE AZUL”ACTIVIDADE 1

OBJECTIVOS

Promover aprendizagens no domínio linguístico.Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.Compreensão do vocabulário ou denominações empregues.Desenvolver a memória verbal que permite conservar os elementos do relato e as suas conexões.Explorar significados.Desenvolver processos de leitura;

MATERIAIS

Livro de históriaCartões com imagens da históriaCartões com frases da históriaColaCartolina

PÚBLICO-ALVO 1º Ciclo do Ensino Básico (1º e 2º ano)

DESCRIÇÃO DAACTIVIDADE

A leitura da história deverá ser efectuada num espaço que propicie uma distância mínima entre o livro, o leitor e as crianças. Sugerem-se espaços onde as crianças se possam sentar no chão, confortavelmente e tenham acesso directo às imagens e à escrita do livro.Após a leitura, segue-se um diálogo com as crianças para verificar a compreensão do que ouviram e a análise correcta do relato por parte de cada uma das crianças. O professor fará perguntas relacionadas com o conteúdo, tais como: Quem intervém? Quem é o principal personagem? Como são? Que fazem? Onde teve lugar? Qual a moral da história? Etc. Numa segunda fase, os alunos têm que fazer a organização cronológica da história.

2

Page 3: Actividades compreensão e expressão da oralidade

A turma é dividida em grupos de 4 elementos. A cada grupo é cedido uma sequência de imagens e de frases sobre a história “O Elefante Azul”, com as quais terão de reconstruir a sequência da história. Depois de organizada a história realiza-se a colagem dos cartões às respectivas imagens, numa cartolina. Por fim, cada grupo irá expor o seu trabalho na sala de aula.

O JOGO DAS ENTREVISTASACTIVIDADE 2

OBJECTIVOS

Interpretar e recriar, em linguagem verbal, acontecimentos imaginados.

Intervir oralmente, tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação.

Regular a participação nas diferentes situações de comunicação.

MATERIAIS Mobiliário da sala de aula.

Cartões com características das personagens.

PÚBLICO-ALVO 1º Ciclos do Ensino Básico (4º ano)

DESCRIÇÃO DAACTIVIDADE

Montando um pequeno cenário com as mesas e cadeiras da sala (um escritório, uma sala de reuniões, um consultório e uma sala de espera, etc.), o professor assume a personagem do entrevistador (funcionário de uma agencia de empregos, director de uma empresa ou escola, médico, etc.). Metade da turma, sentada na sala de espera, aguarda a hora da entrevista. À medida que o professor vai chamando, cada aluno, na sua vez, dirige-se ao local da entrevista e senta-se para responder às perguntas que lhe são feitas. São as perguntas que revelam ao aluno o carácter da situação de entrevista (o director da escola que quer saber quem partiu o vidro do seu gabinete; o médico que precisa de saber pormenores sobre os sintomas do paciente, etc.).O aluno optará por assumir ou não uma determinada personagem, em conformidade com a situação. Da metade da turma que assiste, o professor pode escolher um ajudante (o secretário, o professor, uma enfermeira, etc.) para ir auxiliando nas entrevistas.Para facilitar a construção de personagens variadas, o professor pode dar aos alunos cartões com algumas características das suas personagens (convencido, desesperado, surdo, etc.).No decorrer do jogo, o professor deve instaurar a formalidade das entrevistas e tornar clara a relação entre o entrevistador e o entrevistado.

3

Page 4: Actividades compreensão e expressão da oralidade

VARIANTEPara os alunos com prática de entrevista, organizando a turma em grupos, o professor propõe as situações e deixa que os próprios alunos se entrevistem uns aos outros.

RECONTO: DA LEITURA PARA O “FILME”ACTIVIDADE 3

OBJECTIVOS

Desenvolver a criatividade, sentido crítico e autonomia das crianças.

Potenciar o enriquecimento da linguagem.

Promover o contacto com os suportes multimédia.

Permitir a aprendizagem colaborativa.

Despertar o interesse e o gosto pela leitura.

Facilitar a aprendizagem de forma mais significativa.

MATERIAIS

Livro da história a explorar

Imagens individuais digitalizadas da história contada em base de cartolina.

Painel com imagens de televisões onde cada uma tem no seu centro um pedaço de velcro autocolante.

PÚBLICO-ALVO Pré-escolar e 1º Ciclo (1º,2º e 4º ano)

DESCRIÇÃO DAACTIVIDADE

Pré-escolar e 1º Ciclo (1º e 2º ano)

O professor/educador inicia a actividade realizando a leitura da história às crianças, podendo mostrar as suas imagens.

Seguidamente, apresenta como proposta ao grupo o recontar da mesma, mas como se a transformasse num “filme”. Para tal, coloca aleatoriamente as imagens digitalizadas da história expostas num painel ao acesso visual de toda a turma. Num outro painel, existem pequenas televisões desenhadas (com sequência numérica). As crianças, uma a uma, terão de ir ao 1º painel retirar a imagem que irá dar origem à sequência correcta da história. Além de colocar a imagem pela ordem correcta no 2º painel (o das televisões), a respectiva criança terá, ainda, de explicar ao grupo, a que “cena” corresponde a mesma.

Se a criança apresentar algumas dificuldades em sequenciar as imagens

4

Page 5: Actividades compreensão e expressão da oralidade

de forma correcta, cabe ao professor/educador apelar à ajuda dos restantes elementos da turma para colaborarem com o(a) colega em questão.

No final, com todas as imagens colocadas nas “televisões”, dar-se-á o reconto oral da história com a participação (organizada) de toda a turma.

1º Ciclo (4º ano)

A actividade acima descrita poderá ser realizada com as crianças do 4º ano – considerando uma leitura adequada a esta faixa etária – mas no sentido de se criar um pré-projecto para uma história a ser reconstruída com recurso às TIC, nomeadamente, à utilização do PhotoStory.

No final deste projecto, as crianças responsáveis terão de fazer a apresentação/reconto oral da história construída em PhotoStory, a toda a turma.

BIBLIOGRAFIA:

5

Page 6: Actividades compreensão e expressão da oralidade

ENCICLOPÉDIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (1997)– RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO ESCOLAR, Editora Nova Presença

ORIENTAÇÕES CURRICULARES para a Educação Pré-Escolar (1997) – Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica – Núcleo de Educação Pré - Escolar – Colecção Educação Pré-Escolar

6

Page 7: Actividades compreensão e expressão da oralidade

ANEXOS I

LEITURA DA HISTÓRIA “ ELEFANTE AZUL”

7

Page 8: Actividades compreensão e expressão da oralidade

ANEXOS II

RECONTO: DA LEITURA PARA O “FILME”

8