acist associados 2011

52
ASSOCIADOS ACIST Conheça o cluster das infra-estruturas português FORUM EDIÇÃO ESPECIAL ACIST ASSOCIADOS CONHEÇA AS PMEs DAS COMUNICAÇÕES O ESTADO DAS COMUNICAÇÕES EM PORTUGAL As novas tendências tecnológicas e a visão dos principais players do mercado. SOBRE A ACIST Objectivos, projectos e sucessos de uma associação reputada A ACIST INTEGRA, COMO ASSOCIADAS, A ESMAGADORA MAIORIA DAS PMEs DO SECTOR DAS COMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFRA-ESTRUTURAS. PUBLICAÇÃO ANUAL DA ACIST 2011

Upload: ci-global-media

Post on 07-Mar-2016

343 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

A ACIST, Associação Empresarial de Comunicações de Portugal, é uma associação patronal de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que pugna pela defesa e promoção dos interesses colectivos do sector de actividade que representa, sendo o âmbito do sector das telecomunicações e tecnologias de informação, nomeadamente o comércio de equipamentos, prestação de serviços, instalação / integração, manutenção, inspecção e projecto, o enquadramento das actividades das empresas suas associadas.

TRANSCRIPT

associados acisT conheça o cluster das infra-estruturas português

forumEdição EspEcialacist associados

Conheça as

PMes das CoMuniCações

o esTado das CoMuniCações eM PoRTuGaLas novas tendências tecnológicas e a visão dos principais players do mercado.

sobre a acisT objectivos, projectos e sucessos de uma associação reputada

a aCisT inTegra, como associadas, a esmagadora maioria das PMes do seCToR das CoMuniCações, Tecnologias de informação e infra-esTruTuras.

Pu

bl

ica

çã

o a

nu

al

da

ac

isT •

2011

01_k2.indd 1 13-05-2011 15:28:39

2 | 2010 | TELEFORUM

Pub.indd 2 11-05-2011 17:40:22

2011 | ACIST ASSOCIADOS

3

editorial

InOvAçãO COnSTAnTeO movimento associativo assume, cada vez mais, um papel fundamental na defesa, promoção do debate, qualificação, interlocução privilegiada e reforçadamente legitimada dos seus associados.

A ACIST nasce para responder a estas necessidades, em simultâneo com o nascimento do mercado móvel em Portugal e consolida-se, acompanhando a abertura do restante mercado das TIC, afirmando-se como parceiro dos principais intervenientes (incluindo fabricantes, operadores e regulador).

O sector das TIC apresenta uma das mais elevadas dinâmicas de crescimento económico e de inovação. A alteração dos quadros normativos e técnicos, que impulsionam o surgimento de novas plataformas e soluções técnicas, condicionam fortemente a validade temporal de estratégias empresariais, maturidade de investimentos e actualidade das qualificações dos recursos humanos.

Neste sector em permanente mutação, o movimento associativo é um aliado de grande relevância, quando através dos debates e fóruns que promove, suscita a análise detalhada, antecipa tendências e correntes de evolução, indicadores essenciais à correcção ou adopção de estratégias em linha com as realidades perspectivadas.

A formação contínua de actualização e (re)qualificação dos recursos humanos, é uma tarefa de grande valia na valorização dos activos humanos das organizações e na dotação de competências que permitam subir na

cadeia de valor do negócio.A edição regular da revista teleforum, da Newsletter aCist e das Newsletters aCist PaloP, a PágiNa web da aCist, o e-marketPlaCe, o observatório das ComuNiCações que visa a estruturação e disseminação regular de informação técnica e comercial sobre o mercado nacional e internacional, designadamente os mercados lusófonos, o Barómetro sobre a evolução da conjuntura económica do sector, o Barómetro sobre a qualidade e fiabilidade dos serviços telefónicos móveis, a produção e edição de manuais técnicos, DVDs formativos e as academias ACIST, são instrumentos de comunicação e disseminação de saber, que contribuem decisivamente, para um alinhamento e acompanhamento de grupo por parte dos associados do sector.

As vantagens de negociação, à escala associativa, de benefícios concretos, através do ACIST card, planos de seguro de grupo e outros, a par do apoio jurídico e acompanhamento da actividade corrente, são auxiliares relevantes à actividade das empresas associadas e dos seus colaboradores.

A participação da nossa associação nos principais fóruns mundiais de discussão e definição das políticas estratégicas à escala global das TIC, como é o caso da ITU, WITSA, FTTH Europe Council, conselho consultivo da ANACOM e fóruns promovidos pela ARCTEL e outras entidades de referência no sector, permitem acompanhar em tempo real e antecipar os movimentos estratégicos e as tendências sectoriais,

com reflexos óbvios no negócio do sector também no nosso país.

A relação encetada com os PALOP baseada na partilha de conhecimento técnico assente no referencial português do ITED e ITUR e alicerçada na actividade das Academias ACIST nestes países, conjuntamente com forte relação com os operadores e entidades reguladores locais, tem sido o veículo para a criação de plataformas comuns de entendimento duradouro que propiciará também, o estabelecimento de relações comerciais que se querem duradouras e numa perspectiva de médio e longo prazo. Aproveitar os elevados crescimentos económicos destes países a par da oportunidade de consolidação dos seus mercados das TIC, são oportunidade, estímulo e desafio presente para os associados da ACIST.

É certo que a ACIST terá também o desafio permanente de se adaptar e de se realinhar com os novos desafios, tendo sempre presente o interesse dos seus associados, a importância económica do sector na criação de riqueza para o país, através do mercado interno e da exportação, e dos ganhos de produtividade e competitividade associados.

A sustentabilidade, crescimento e afirmação do sector das TIC em Portugal são o melhor testemunho da qualidade das empresas portuguesas e a ACIST será sempre um parceiro por excelência de todos os intervenientes do sector, fazendo parte integrante da voz, afirmação, crescimento e consolidação dos projectos e iniciativas dos seus associados.

PAulO MOnIzPresidente da DirecçãoACIST

03_Editorial.indd 3 13-05-2011 12:19:14

4

ACIST ASSOCIADOS | 2011

FICHA TÉCNICADIreCTor Paulo Moniz SeCreTArIADo ACIST Tel: 21 315 18 03 e-mail: [email protected] PublICIDADe Sónia FerreiraProPrIeDADe ACIST – Associação empresarial de Comunicações de Portugal SeDe Sede: rua D. Manuel I, 78 estádio Cidade de Coimbra 3030-327 Coimbra, Tel.: 239 851 280 | Fax: 239 851 281, e-mail: [email protected] DelegAção: ACIST rua Castilho, 14, 1269-076 lISboA | Tel.: 213 151 803 | Fax: 213 151 803 | www.acist.pt ProDução CI global Media - rua Marechal Teixeira rebelo, nº2, 1ºH - 2780-271 oeiras, Tel: 214 419 405 eDIção eSPeCIAl da revista Teleforum regISTo Nº 119869 DePóSITo legAl 167518/01

10NOvAS INSTAlAçõeS, plATAfOrmAS e CANAIS De COmuNICAçãOA Acist está cada vez mais próxima dos seus associados, mantendo uma aposta forte na formação e informação prestada às PMEs do sector das TIC.

12AS TIC em pOrTugAl: TeNDêNCIAS e vISãO DOS plAyerSDO merCADOA exigência de mobilidade, o novo paradigma do "cloud computing" e o investimento na 4ª geração móvel estão na agenda tecnológica da actualidade.

22ASSOCIADOS ACISTListagem dos Associados da Acist, com informação sobre as empresas, sua actividade e principais contactos.

47mATrIz DOS ASSOCIADOSApresentação dos Associados da Acist por áreas de actividade.

10

12

22

sumário

publICIDADe 2 Acist Card

5 Livros e DVDs ITED/ITUR

51 Ci Global Media

52 ANACOM

04_Sumario.indd 4 12-05-2011 11:04:01

Pub.indd 5 11-05-2011 17:47:09

6

ACIST ASSOCIADOS | 2011

Sobre a Acist

EM PROL DOS ASSOCIADOSA ACIST, Associação Empresarial de Comunicações de Portugal, defende e promove os interesses colectivos do sector das telecomunicações e tecnologias de informação, nomeadamente o comércio de equipamentos, prestação de serviços, instalação/integração, manutenção, inspecção e projecto.A Acist congrega cerca de 150 clusters empresariais (cada um inserido em grupos médios de 5 empresas e 7 lojas), que comercializam e instalam sistemas de telecomunicações, representando cerca de 600 milhões de euros de facturação média anual e 12.000 postos de trabalho. Para além de interlocutor credível e parceiro social das empresas que representa, a Acist desempenha um

papel activo no âmbito do ITED – Infra-Estruturas de Telecomunicações em Edifícios, assegurando acções de formação e esclarecimentos, incluindo seminários, conferências, e o Encontro Anual de PMEs do Sector das Telecomunicações. A Acist faz parte do Conselho Consultivo da ANACOM e integrou a Comissão Especializada ITED. Também no seio da associação, existe uma Secção ITED.

UMA ENTIDADE REPUTADAA associação exerce uma importante função formativa. Desde 1997, é entidade acreditada pelo IQF – Instituto para a Qualidade na Formação, actualmente DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, para ministrar formação na área das

telecomunicações. Mais de 450 empresas beneficiaram deste know-how que habilita, não só, os técnicos que necessitam de formação básica, mas também os especializados que querem de aprofundar os seus conhecimentos.Recentemente, a Acist renovou e reforçou esta valência, tornando-se entidade formadora reconhecida pela ANACOM e pela Comissão de Acompanhamento constituída pela ANACOM, OE e ANET, com a capacidade para ministrar cursos habilitantes e de actualização de conhecimentos de ITED (Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios) e ITUR (Infra-estruturas de Telecomunicações em Urbanizações). Na sua actividade formativa, a Acist tem lançado diversas obras dedicadas ao ITED e ao ITUR,

mISSãO e ObjeCTIvOS DA

A ACIST defende e promove os interesses colectivos das PMEs da área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, representando a esmagadora maioria das pequenas e médias empresas deste importante sector.

06_09_Sobre_a_Acist.indd 6 11-05-2011 17:48:19

2011 | ACIST ASSOCIADOS

7

começando pelos livros técnicos “Dossier ITED” e “Dossier ITED – O essencial...” (versão de bolso), bem como uma terceira obra, que veio complementar as anteriores.Entretanto, em 2009, ano de fortes evoluções tecnológicas, registou-se uma viragem a nível nacional e europeu. As mudanças e as novas exigências levaram a uma profunda alteração legislativa, com um forte impacto no mercado. Assistiu-se, não só, a uma mudança tecnológica com a obrigatoriedade da Fibra Óptica, mas também à responsabilização dos técnicos e imposição de qualificação e requalificação dos mesmos. A ACIST acompanhou atentamente esta mudança e, como é seu dever, desempenhou um papel interventivo e de defesa dos interesses das suas PMEs associadas, contribuindo, em última instância, para a melhoria e estabilização dos mercados. Dando continuidade à responsabilidade assumida no passado, lançou no final de 2010 mais 3 livros técnicos e 2 DVDs, com novos contributos para a divulgação dos novos regimes legal e técnico – o ITED – Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios, e o ITUR – Infra-Estruturas de Telecomunicações em Urbanizações.Igualmente em 2009, a ACIST foi a entidade escolhida para assinar um protocolo com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para exercer formação sobre Redes de Nova Geração em Portugal.

ERA DE NOVAS OPORTUNIDADESSeguindo a tendência de expansão da Internet, a Acist lançou o seu e-Marketplace online, um espaço que facilita as trocas comerciais entre os associados e com o mercado. Por outro lado, para fomentar o intercâmbio técnico com os países da lusofonia, a associação criou salas de formação técnica em países da CPLP, estendendo a sua experiência e know-how a estes promissores mercados.

PRESIDENTEPAULO MONIZ Licenciatura em Engenharia Electrotécnica

Paulo Moniz, Presidente da Acist, é membro do Conselho de Administração da empresa "Globaleda - Telecomunicações e Sistemas de Informação S.A.", com sede nos Açores, uma localização central no mundo moderno, entre a Europa e a América, ideal para a reinserção do território no desenvolvimento das áreas em que actua.

Enquanto presidente da Acist e de acordo com os estatutos da Associação, compete-lhe convocar as reuniões de direcção e dirigir os trabalhos; assegurar as relações com os poderes públicos e a comunicação social; assinar, em conjunto com o Vice-Presidente da área financeira, as ordens de pagamento e visar todos os documentos de receita e despesa. Poderá delegar em qualquer outro elemento da Direcção as competências que lhe cabem, sem prejuízo da própria responsabilidade.

É a partir da transformação da EDA em sociedade anónima e da introdução de um novo conceito empresarial, designadamente com o nascimento do Grupo EDA, que surge a oportunidade da constituição de uma organização onde o objecto social era a concepção, estudo e acompanhamento de projectos nas áreas de telecomunicações e sistemas de informação. Para este efeito foi constituída, a 9 de Setembro de

1997, a Globaleda, cujo arranque se baseou na parceria técnica e comercial estabelecida com a Vodafone, liderando o mercado desta Operadora nos Açores e afirmando a qualidade técnica dos respectivos serviços de operação e manutenção a nível nacional. Por esta razão, a Globaleda iniciou, neste período, o processo de certificação pela norma de qualidade ISO 9002, concluído em tempo recorde, construindo e interiorizando o respectivo sistema de Qualidade (QUALIMIT) na actividade da empresa, desde essa altura.

Após a consolidação de uma posição de vanguarda nas telecomunicações nos Açores, a Globaleda expandiu-se para o continente português, em Outubro de 2003, com a abertura de uma Delegação em Lisboa. Esta expansão conferiu uma dimensão nacional à Globaleda, que se pretende posicionar, no contexto português, entre as Melhores Empresas de Prestação de Serviços altamente qualificadas na área das Telecomunicações. Esta aposta nacional assenta em parcerias com os melhores players do mercado de telecomunicações, assim como na qualificação e na formação contínua dos recursos humanos.

A Globaleda tem por missão ser referência na área da engenharia de telecomunicações em Portugal, concentrando um conjunto de competências integradoras, transversais às tecnologias e melhores plataformas, disponíveis em cada momento; implementar as melhores práticas e desenvolver um conhecimento comprovadamente sustentado nas áreas de comercialização, projecto, fornecimento, instalação, operação e manutenção de infra-estruturas de telecomunicações e ainda melhorar os processos, maximizando a eficiência e satisfação do cliente, respeitando o meio ambiente e contribuindo activamente para o bem-estar das comunidades que serve e integra.

06_09_Sobre_a_Acist.indd 7 13-05-2011 12:22:27

8

ACIST ASSOCIADOS | 2011

Sobre a Acist

VICE-PRESIDENTE RUI DE SÁLicenciatura em Economia

Vice-presidente da Acist para a área financeira, Rui de Sá tem a cargo as missões primordiais de zelar pelo património da Associação; superintender na contabilidade e organizar o balanço, bem como proceder ao fecho das contas.

Rui de Sá representa a empresa Stand Asla, S.A., que actua nos mercados de peças e acessórios para automóveis e de telecomunicações. A Stand Asla iniciou actividade em 1954, dedicando-se à importação e comércio de peças e acessórios para a indústria automóvel. Conjugando a sua especialização na distribuição de produtos electrónicos e eléctricos para o segmento automóvel com a sua vasta rede de distribuidores, em 1992 a empresa lançou-se numa nova área de negócio, passando a integrar a rede de agentes Telecel (Vodafone). Actualmente, é um dos maiores agentes autorizados no país, actuando nas vertentes de Retalho, Empresarial (Vodafone Negócios) e Revenda, conjugando uma vasta oferta de comunicações móveis e fixas com os equipamentos mais evoluídos do mercado.

VICE-PRESIDENTEANTÓNIO PEIXOTO Licenciatura em Engenharia de Produção Metalomecânica

Cabe genericamente ao Vice-Presidente da Direcção da Acist substituir o Presidente nas eventuais faltas ou impedimentos; elaborar o relatório anual das actividades e praticar, por direito próprio, todos os actos necessários à boa resolução dos problemas relativos aos pelouros que lhe são confiados.

António Peixoto, Vice-Presidente da Acist, representa a empresa Avetel Telecomunicações S.A., uma empresa que actua nas áreas das telecomunicações de segurança, domótica e infra-estruturas de rede, contando com a sólida competência da equipa vocacionada e de elevado know-how. Com origens que remontam a 1992, Avetel tem por missão prioritária "adequar os produtos e serviços à necessidade dos clientes, procurando contribuir de forma pró-activa para a qualidade de vida e progresso profissional dos accionistas, obtendo proveitos mútuos em virtude da celebração de parcerias de sucesso com marcas de prestígio nacional e internacional para assim disponibilizar as melhores e mais fiáveis soluções".

Em 1992, a empresa denominava-se "Avetel - Comércio e Telecomunicações, Lda." e era já Agente Autorizado Telecel. Em 1995 assinou contrato para se tornar num Concessionário Siemens. Em 1996 foi a vez de assumir o compromisso enquanto revendedor oficial Samsung. No ano de 1998, a empresa estabelece a parceria com a TMN, da qual é agora agente autorizado, alarga o seu portfólio de produtos – centrais telefónicas, sistemas cordless empresariais, interfaces celulares GSM e telefaxes – inicia a distribuição da Corning e Blueline, e afirma-se como

Agente PT Empresas/Telepac. Dois anos mais tarde, em 2000, assina contrato para Agente Autorizado TMN Empresas. Decorria o ano de 2002 e as inaugurações estavam na ordem do dia: surge a 1ª loja a nível mundial Siemens Mobile e o Centro de Reparações SOS Mobile. Seguiu-se mais um ano de sucessos com a distinção, por parte da revista Exame, de Melhor PME Nacional do Sector das Telecomunicações e Melhor PME Nacional no Índice Global de Classificação de 2004. No ano seguinte, 2005, a Avetel destacou-se como Partner Nº 1 da Siemens Distribution em Portugal, surgindo novas parcerias nas áreas da Domótica Siemens, Segurança e Controlo de Acessos, além da oferta aos clientes de novos produtos como cablagens estruturadas e passivos de rede. Em 2006, em virtude do crescimento e consolidação da empresa, deu-se a transição para Sociedade Anónima e a empresa passou a denominar-se "Avetel Telecomunicações S.A.". Destaca-se ainda no percurso da Avetel a parceria com a Nec Philips Unified Solutions, alargando o portfólio de comunicações empresariais da Avetel. www.avetel.pt

06_09_Sobre_a_Acist.indd 8 13-05-2011 12:23:46

2011 | ACIST ASSOCIADOS

9

VICE-PRESIDENTEJOSÉ MANUELMARQUESLicenciatura em Gestão

José Manuel Marques, Vice-Presidente da ACIST, é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Somitel SGPS, cuja "estratégia empresarial assenta em três vectores: o cliente, não fosse a Somitel essencialmente uma empresa de serviços; os colaboradores, o garante do sucesso que persegue e da excelência" que se pretende; e "os accionistas, com os quais se assume o compromisso de valorizar o investimento e confiança que depositam no Grupo Somitel. Na essência do negócio está uma filosofia de agregação e integração de tecnologia", à qual procuram "acrescentar know-how, inteligência e serviço" de forma a "entregar a todos os Clientes valor acrescentado com o objectivo de garantir a máxima satisfação". José Manuel Marques, na qualidade de responsável máximo do Grupo, assume intensamente a responsabilidade de garantir todos estes princípios.

A actividade do Grupo Somitel teve início em 1989, na área das telecomunicações e electricidade, prestando serviços de instalação

e montagem de redes telefónicas para a Portugal Telecom e de redes eléctricas para a EDP - Energias de Portugal. Em 1992 a empresa optou por entrar na área comercial das telecomunicações, apostando nos sistemas telefónicos. Estabeleceu uma parceria com a Siemens, tornando-se concessionário oficial da marca. Um ano mais tarde, em 1993, iniciou a comercialização de telemóveis, efectuando no mesmo ano uma parceria com a TMN, tornando-se agente para a Figueira da Foz. Uma forte alteração ao plano estratégico do Grupo aconteceu em 1998 ao decidir pela solidificação e diferenciação em cada uma das áreas de negócios: Instalações eléctricas (como prestador de serviços) e Telecomunicações (comércio e serviços). Seguindo essa orientação estratégica, em 1999 foi criada a Somitel II que assumiria em exclusivo o papel de agente TMN. No mesmo ano assistia-se à criação da Opticel que viria a ser agente Optimus. No ano de 2001, o Grupo Somitel consolida a posição com a criação da empresa Letimos, integrando a rede de agentes da Vodafone (Telecel).

A "empresa-mãe", Somitel, manteve-se em exclusivo no segmento das instalações eléctricas, tendo como principal cliente a EDP, prestando também serviços nesta área para Câmaras Municipais, alguns urbanizadores e outros clientes empresariais. No ano de 2005 foi criada a empresa S.Mobile com o objectivo de oferecer ao mercado soluções amplas e integradas de telecomunicações em mobilidade. Os clientes podem encontrar, na rede de lojas da S. Mobile, toda a oferta de telecomunicações móveis (da TMN, Vodafone e Optimus), assim como uma vasta gama de produtos e serviços, susceptíveis de satisfazerem todas as necessidades de comunicação em plena mobilidade.www.gruposomitel.com.

SECRETáRIa-GERal PAULA TELES Licenciatura em Direito; Pós-graduação em Direito da Comunicação Paula Teles tem sido uma das protagonistas do espírito de mudança na Acist. Reconhecidamente dinâmica e pró-activa, assume as funções de Secretária-Geral da Acist, actuando em sintonia com o Presidente da associação e com a respectiva Direcção, assegurando a coordenação das áreas que estão na alçada do departamento Financeiro, de Marketing, Jurídico, Técnico e de Formação.

Paula Teles organiza e acompanha muito de perto todas as iniciativas da associação, incluindo a gestão corrente dos processos internos, bem como as acções de relações exteriores, de organização de eventos e de formação.

As competências de Paula Teles são, deste modo, bastante transversais, abrangendo praticamente todas as áreas de actividade da Acist, e garantindo a gestão corrente de todos os importantes projectos em que a associação se encontra envolvida.

06_09_Sobre_a_Acist.indd 9 13-05-2011 12:24:29

10

ACIST ASSOCIADOS | 2011

NOvAS INSTAlAçõeS, PlATAfOrmAS e CANAIS

De COmuNICAçãOA Acist tem vindo a proporcionar um suporte reforçado a todos os seus associados, incrementando a sua aposta na formação em ITED e ITUR. Para além disso, a associação reforçou os seus canais de comunicação, investindo nas incontornáveis redes sociais, como o Facebook e o YouTube, onde disponibiliza informação actualizada sobre as suas actividades e iniciativas.

Investimento contínuo

OS nOvOS manuaiS técnicOS itED E ituR, da autoria e com edição da Acist, disponibilizam aos técnicos e profissionais um instrumento de apoio e uma ferramenta de trabalho útil. O “Dossier ITED 2”, o “Dossier ITED 2 – O essencial...” e o “Dossier ITUR”, em livro e DVD, apresentam um conjunto de regras práticas com

o objectivo de corporizar as acções, dando forma às explicações textuais dos manuais físicos.Entre as acções em destaque no DVD encontram-se o manuseamento de redes de cobre, redes coaxiais e redes de fibra óptica, com dicas essenciais para o dia-a-dia dos profissionais do sector. Para Paulo

Moniz, presidente da Acist, “estes lançamentos em suportes de papel e multimédia têm contribuído, decisivamente, para a disseminação do saber nestas áreas”.

FORmaÇÃO A Acist tem vindo a promover diversas acções de formação e seminários

10

ACIST ASSOCIADOS | 2011

10_11_Novas_Instalacoes.indd 10 11-05-2011 17:51:11

2011 | ACIST ASSOCIADOS

11

técnicos no âmbito das redes de nova geração. Inseridas na estratégia de formação e qualificação de profissionais das TIC, as sessões de esclarecimento técnico permitem reunir os vários parceiros e intervenientes do sector, disponibilizando um conjunto de visões distintas sobre os temas. A fibra óptica induz padrões de qualidade mais elevados, tanto ao nível da formação, como da aplicação. Implica conhecer os equipamentos de teste, ensaio e fusão, e o domínio de conceitos mais exigentes. “A Acist assume um papel fundamental na requalificação de pessoas que

A página da Acist no Facebook permite uma maior proximidade com os associados e facilita a divulgação das actividades da associação.

passaram dezenas de anos a trabalhar numa tecnologia e que, quase instantaneamente, têm de mudar de paradigma”, sublinha o presidente da associação, Paulo Moniz.

INICIATIVASEm Novembro de 2010, o XIV Encontro de PMEs do Sector das Telecomunicações, organizado pela Acist, reuniu dezenas de especialistas do sector das tecnologias e da comunicação, num encontro em torno da “Convergência Digital – 4G – A Infra-estrutura de Comunicação da Agenda Digital Europeia”.A Acist organizou, em Dezembro de 2010, um seminário sobre “As Novas Regras Técnicas das Infra-estruturas ITED / ITUR – Aposta na Qualidade”. O evento contou com a presença de representantes e especialistas das principais entidades do sector, entre as quais a ANACOM, a Ordem dos Arquitectos e a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET).

ACAdemIAS ACISTConjugando a sua vocação formadora com uma estratégia de internacionalização, a Acist tem prosseguido uma política de implementação de Salas de Demonstração Tecnológica (em Coimbra, Cidade da Praia, Maputo e, brevemente, em Luanda), que permitem a demonstração, teste e experimentação dos equipamentos, sistemas e materiais das PME nacionais, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, designadamente na área das Infra-

estruturas de Telecomunicações em Edifícios, Redes de Nova Geração e Fibra Óptica, bem como no domínio das TIC e da sua exploração em contextos de aprendizagem.As Salas pretendem constituir pólos multimédia, dotados de tecnologia de ponta, com acesso a sinal real, incluindo uma mostra de todos os materiais e equipamentos de melhor qualidade dos fornecedores portugueses nesta área. Possuem bancadas electrificadas; painéis simuladores de uma infra-estrutura de telecomunicações em edifícios; painel didáctico com instalações de redes cabladas para edifícios de quatro ou mais fracções autónomas; cabeça de rede de MATV; e antenas de recepção de sinais de radiodifusão sonora e TV terrestre, assim como equipamento informático com software de projecto.Esta estratégia tem permitido formar e requalificar os recursos humanos do sector, em particular no âmbito dos quadros normativos ITED e ITUR. “É uma aposta na criação de uma comunidade de saber comum e que funcionará como um elemento facilitador do intercâmbio comercial transfronteiriço”, salienta o presidente da Acist, Paulo Moniz.

à CoNquISTA dA WebCom a criação do e-Marketplace da Acist e do Observatório sectorial das telecomunicações, a Acist assegura o funcionamento de uma plataforma electrónica privilegiada de B2B para os seus associados e garante o acompanhamento atento e preciso do mercado e da sua evolução.

Paulo Moniz, Presidente da Acist.XIV Encontro de PMEs do Sector das Telecomunicações: “Convergência Digital – 4GA Infra-estrutura de Comunicação da Agenda Digital Europeia”, no CCB, Lisboa.

A Acist dispõe de novas instalações, totalmente equipadas com o material necessário para as acções de formação.

10_11_Novas_Instalacoes.indd 11 11-05-2011 17:52:40

12

ACIST ASSOCIADOS | 2011

AS nOvAS TenDênCIASe A eSTrATégIA DOS plAyerS pArA venCer 2011 Num ano dominado pela "nuvem", mas que promete ser"chuvoso", a estratégia das empresas terá de ser assertiva. Para criaruma oferta capaz de gerar valor, o mercado das telecomunicações terá de dar resposta à exigência de mobilidade, abraçar o novo paradigmado "cloud computing" e investir na quarta geração móvel.

As TIC em Portugal

12

ACIST ASSOCIADOS | 2011

12_17_As _TIC_em_PT.indd 12 11-05-2011 17:57:53

2011 | ACIST ASSOCIADOS

132011 | ACIST ASSOCIADOS

13

12_17_As _TIC_em_PT.indd 13 11-05-2011 17:58:03

14

ACIST ASSOCIADOS | 2011

O pOtencial de inOvaçãO e crescimentO inerente às telecOmunicações tem poupado o sector à quebra de negócio e de receitas motivada pela crise económica e financeira. O ano de 2010, marcado pelo desinvestimento das empresas e pela quebra de poder de compra dos consumidores, foi ao mesmo tempo o ano da afirmação dos smartphones, do acesso à Internet via telemóvel, da televisão digital e da confirmação do poder e alcance das redes sociais. Os números falam por si: as vendas de telemóveis em Portugal aumentaram 12% no terceiro trimestre de 2010 face ao mesmo período de 2009. Ou seja, entre Julho e Setembro venderam-se 1,6 milhões de telemóveis, dos quais 251 mil unidades foram smartphones. Este segmento cresceu 82% e foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado. Se olharmos para o mercado global de TI, o crescimento total foi de 5,4% em 2010 face ao ano anterior, com o segmento dos equipamentos a registar um crescimento de 14% e o de hardware a subir quase 9% face a 2009.

enfrentar a crise Em 2011 será mais difícil ao sector das telecomunicações passar entre os pingos da chuva sem se molhar. A agência de notação financeira Fitch já alertou para a redução de receitas do sector, num ano que será marcado pela austeridade. “Os efeitos de um período prolongado de austeridade irão pesar nas receitas das empresas de telecomunicações portuguesas”, adverte a Fitch que calcula que as receitas deverão cair 3% em 2011, com as da rede móvel a recuarem 6%. António Coimbra, da Vodafone, perspectiva que a crise não passe ao lado das telecomunicações, “um sector em recessão nos últimos dois anos”, admitiu durante a sua apresentação no Congresso das Comunicações, em Novembro passado. Mais optimista, e usando-se do chavão “a recessão é uma grande oportunidade”, Miguel Almeida, da Optimus, acredita que a crise “vai fazer mudar o

comportamento dos consumidores e ter uma oferta mais diferenciada” pelos operadores. O CEO da PT, Zeinal Bava, prefere encarar 2011 “como um ano difícil”, mas acredita que “cada segmento vai responder de forma diferente” aos desafios.

O anO da nuvemA boa notícia é que apesar da estagnação da economia, nunca o desenvolvimento das tecnologias esteve tão activo. Não obstante a crise económica em Portugal, para a IDC, três grandes tendências tecnológicas marcarão o mercado nacional de TIC em 2011: redes sociais, mobilidade e ‘cloud computing’. Esta última tendência é, aliás, tida como o novo paradigma do sector a nível mundial. O ‘cloud computing’, ou serviços na “nuvem”, deu os primeiros passos em 2002, quando o Google lançou editores de textos, agendas electrónicas e serviços de e-mail para serem utilizados online e sem a necessidade de fazer download do software. Daqui nasceu a ideia de “nuvem”, com programas e serviços disponíveis para o uso colectivo e gratuito. A Microsoft e a Amazon seguiram um caminho idêntico e pretendem fazer o mesmo: disponibilizar ao cliente o espaço, a memória e o processador, para que este possa correr na Internet os programas que deseja. A ideia merece hoje as mais altas

apostas. De acordo com o banco de investimento Merril Lynch, este mercado movimentará até 2012, cem mil milhões de euros. Dados da IDC mostram que o mercado de computação por recurso à “nuvem” deverá crescer cerca de 25% a nível global até 2013. Um outro estudo, da consultora americana F5 mostra que mais de 80% dos responsáveis ligados ao sector das tecnologias de informação estão a ponderar testar este serviço. A adesão exige uma análise detalhada da estratégia de cada empresa e das particularidades de cada negócio. Mas, segundo o mesmo estudo, se ficarem satisfeitas, as empresas admitem gastar uma fatia considerável do orçamento em ‘cloud computing’. Um estudo do Centre for Economics and Business Research calcula que a adopção de modelos de ‘clound computing’ deverá gerar 133,3 mil milhões de euros de receitas em 2015 às cinco grandes economias da Europa (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido).Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, afirmou que a empresa estava a apostar o seu futuro na transição para a “nuvem”, e que 70% dos seus colaboradores já estão empenhados neste tipo de projectos. Já a Google vai desenvolver uma rede de fibra óptica de alta velocidade nos Estados Unidos, de forma a mostrar o que será possível fazer no futuro com infra-estruturas alargadas de Internet, as quais estariam preparadas para a “nuvem”. Por cá, a Portugal Telecom, que estabeleceu uma parceria com a Cisco, estima que esta linha de negócio deverá representar em três anos mais de um quarto das receitas da PT no segmento empresarial.

2001: transiçãO para a mObilidadeVivemos na era em que a relação com a tecnologia é, definitivamente, feita em mobilidade. Viver sem telemóvel é hoje impensável, para além de estes servirem para muito mais do que fazer chamadas, tendendo a transformar-se em computadores de bolso. A massificação dos

“2011 será um ano difícil, mas há que analisar os diferentes segmentos de mercado. Cada segmento de mercado tem uma natureza diferente. O potencial do segmento empresarial é muito grande”.

Zeinal Bava, Presidente Executivo da

Portugal Telecom

As TIC em Portugal

12_17_As _TIC_em_PT.indd 14 11-05-2011 17:58:21

2011 | ACIST ASSOCIADOS

15

‘smartphones’ e o crescimento da oferta de ‘tablets’ - estima-se que no final de 2011 existirão 160 mil tablets em Portugal - levará a que o consumo de Internet seja cada vez mais móvel. De acordo com a Gartner, o segmento de telecomunicações será aquele que mais crescerá em 2011 (cerca de 9%) tendo em conta a evolução da despesa em dispositivos móveis como ‘smartphones’. Aliás, em 2011, e pela primeira vez, a indústria produzirá mais terminais móveis do que PC e serão descarregadas 25 mil milhões de aplicações, diz a IDC. Se os consumidores exigem mobilidade e convergência – veja-se o sucesso do iPhone – fabricantes e operadores só têm uma resposta a dar se quiserem seguir uma estratégia de negócio sustentável: desenvolver novas aplicações destinadas a estes dispositivos e revolucionar os dados móveis. Um caminho que passa pela quarta geração, a base de suporte para serviços de dados e aplicações de melhor qualidade e mais interactivas, acreditam os especialistas.

LTE já TEm daTa marcadaA tecnologia móvel de quarta geração também conhecida por Long Term

Evolution (LTE) já tem data marcada para 2011 e pretende revolucionar as telecomunicações móveis. Com a quarta geração de redes móveis, os clientes terão oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como de uma maior eficiência no acesso a serviços de banda larga móvel que, tendencialmente, se irá aproximar

da largura de banda disponível na rede fixa. Na prática, significa ver no telemóvel um vídeo do YouTube sem falhas, fazer o download de um filme em cerca de um minuto e ter Mobile TV em tempo real. Até Junho, a ANACOM vai colocar no mercado, através de um leilão e não de concurso como inicialmente previsto, as licenças para a quarta geração de telecomunicações móveis. Desta forma, disponibiliza-se o espectro, sem ser o regulador a impor as condições às empresas. Ou seja, serão as empresas a decidir qual a melhor forma de usar as frequências disponibilizadas de acordo com os seus negócios, avançando com um determinado preço na fase de leilão. Contudo, ainda há muita indefinição em torno do tema, nomeadamente quanto é que custará às operadoras a aquisição das licenças. O investimento em redes móveis de quarta geração deverá custar, em média, 674 milhões de euros às operadoras de telecomunicações europeias, de acordo com cálculos da consultora Aircom Internacional. Nos casos da TMN, Vodafone e Optimus, que já mostraram interesse em

“Não podemos ter uma visão de curto prazo. Temos de ter uma visão sustentável de futuro, nomeadamente no investimento. O país e operadores têm de continuar a investir. Revolução dos dados móveis e dos ‘cloud services’ são oportunidades enormes”.António Coimbra, Presidente Executivo

da Vodafone

Os dispositivos móveis que chegam ao mercado têm cada vez mais funcionalidade e aplicações desenvolvidas a pensar no acesso às redes sociais.

12_17_As _TIC_em_PT.indd 15 11-05-2011 17:58:34

16

ACIST ASSOCIADOS | 2011

avançar com o LTE, o investimento total rondará os dois mil milhões de euros, se as operadoras investirem em separado. Tal como aconteceu com o investimento em fibra óptica, o sector está dividido em relação à forma como deve ser realizada a aposta na quarta geração móvel. A PT, que anunciou numa primeira fase estar empenhada na quarta geração, já avisou que caso as condições para o LTE não sejam boas, estas não deverão ser contempladas “tão depressa quanto eventualmente gostaríamos de fazer”, disse o CEO da PT, Zeinal Bava, durante a sua apresentação no congresso da APDC, em Novembro. Ainda assim, a TMN deverá beneficiar do encaixe

financeiro com a venda da Vivo pela PT para preparar a implementação da quarta geração móvel e dar resposta à explosão do tráfego de dados. Por outro lado, a Optimus e a Vodafone poderão partilhar os investimentos em LTE, à semelhança do que têm feito nas redes de fibra óptica. “Ideal para o País seria, por exemplo, que no LTE não existissem três infra-estruturas triplicadas. Há forma de garantir uma cobertura total do território em LTE sem penalizar

o investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços e em inovação”, defendeu o presidente da Optimus, Miguel Almeida, numa entrevista ao Diário Económico.

O desafiO dOs cOnteúdOs O número de utilizadores de banda larga móvel chegou aos 500 milhões em 2010 e deverá duplicar ao longo de 2011 para atingir os mil milhões. Uma tendência que impulsionará o mercado de smartphones e de tablets. O mesmo será dizer que a mobilidade será cada vez mais privilegiada, e as empresas vão necessitar de versões móveis dos seus sites Web. Este é o desafio dos conteúdos nos próximos anos: migrar para as novas plataformas, adaptando-se aos múltiplos dispositivos e oferecendo conteúdos móveis relevantes. Neste novo desafio, é preciso não esquecer o papel das redes sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, chegaram para ficar e cabe às empresas perceber de que forma podem tirar o melhor partido das redes sociais. A maioria das organizações ainda enfrenta o desafio de medir o potencial e a eficácia das redes sociais para sua actividade. Mas os benefícios saltam à vista: aumento da notoriedade das empresas, dos seus produtos e serviços, crescimento do tráfego para os seus sites, monitorização das opiniões e maior interactividade com os clientes.

televisãO reinventada A caixa que mudou o mundo está prestes a reinventar-se. Tendo chegado aos 2,5 milhões de subscritores, o mercado nacional de ‘Pay TV’, tem ainda margem para continuar a crescer. Televisão em alta definição, funcionalidades interactivas, novos conteúdos e liberdade de escolha dos utilizadores são os desafios que se impõem hoje aos operadores de televisão por subscrição. Um estudo recente da Apritel, associação dos operadores de telecomunicações, concluiu que a ‘Pay TV’ é relevante para o

posicionamento competitivo dos operadores e os conteúdos são determinantes para a competitividade da oferta. Contudo, segundo a Apritel, os conteúdos oferecidos pelos operadores são “relativamente homogéneos”. A Zon TV Cabo e a Meo da PT, os dois grandes players nacionais no mercado de televisão paga, prometem novidades em 2011. Com o Meo, a PT já conta com 800 mil clientes e tem cablados um milhão de lares com fibra óptica. A aposta para 2011 passa pela garantia de cobertura nacional e pela oferta de conteúdos diferenciadores. Numa concorrência feroz, a massificação do Meo obrigou a Zon a reinventar-se. A empresa liderada por Rodrigo Costa lançou em Janeiro a nova oferta Zon Iris, com uma tecnologia mais intuitiva para televisão, suportada na rede de fibra óptica. A empresa investiu longos meses no projecto, desenvolvendo uma aplicação comercial para a tecnologia Snowflake que comprou à tecnológica britânica NDS. A imagem é o grande elemento diferenciador da nova forma de organização de menus e opções associadas ao serviço de TV. A pesquisa de conteúdos também foi melhorada: o utilizador pode procurar programas por géneros e adicionar a essa especificidade a altura em que pretende visualizar esse conteúdo: pesquisar séries para hoje à noite, por exemplo.

“Vemos a recessão de uma forma diferente. Olhamos para ela como uma grande oportunidade. O LTE será o principal tema do sector em 2011. O sector dinamiza a economia nacional e, tendo isso em conta, é importante olhar para o LTE e avançar nas condições adequadas”. Miguel Almeida, Presidente Executivo da

Optimus

“Para 2011, vejo as coisas com alguma preocupação e de certeza com um crescimento menor. A diminuição do poder de compra vai ter reflexo nas empresas do sector. Os clientes vão ficar mais exigentes”. Rodrigo Costa, Presidente Executivo

da Zon

As TIC em Portugal

12_17_As _TIC_em_PT.indd 16 11-05-2011 17:58:48

2011 | ACIST ASSOCIADOS

17

A quArtA gerAção O que é o Long Term Evolution?É uma tecnologia móvel, também conhecida como 4G, de elevada performance. Ou seja, permite velocidades mais rápidas e uma maior capacidade de rede móvel. As velocidades atingem um máximo de 326 MB no download e 86 MB no upload.

O que diferencia esta tecnologia do 3G?O LTE será a tecnologia do futuro para as redes móveis. Uma maior velocidade, rapidez e eficiência do espectro vão permitir responder ao crescimento de tráfego de dados previsto. O facto de suportar diversas larguras de banda tem especial importância numa altura em que a banda larga móvel tem tido um crescimento exponencial.

Que novas aplicações permite?O LTE permitirá abrir novas possibilidades em serviços e funcionalidades que requerem elevada capacidade e débitos de transmissão, como a difusão avançada de televisão via Internet, jogos online, em ambientes de mobilidade.

Cloud Computing O que é o ‘cloud computing’?O termo ‘cloud computing’, ou serviços na “nuvem”, designa a ideia de usar uma aplicação informática ou ficheiro em qualquer lugar da Internet sem que para isso seja necessário instalá-lo ou armazená-lo no computador pessoal. A grande vantagem é a maior facilidade de partilha de dados em rede sem que o utilizador tenha de se preocupar com o seu armazenamento. Ou seja, com a “nuvem” deixa de ser necessário depender de equipamentos (hardware) ou de programas (software) para aceder a serviços tecnológicos.

Quais as vantagens?Uma das vantagens é a redução de custos paras as empresas, uma vez que os custos são medidos de acordo com a utilização dos serviços.

Existem riscos inerentes?Ainda existe alguma relativamente ao ‘cloud computing’, sobretudo no que toca a questões de segurança dos dados das empresas. Em causa estão aspectos como a protecção de dados, retenção de informação, confidencialidade e sigilo. O fornecimento de dados armazenados na “nuvem” está dependente da empresa que presta o serviço, e se esta falhar, os utilizadores podem não ter condições para aceder aos seus dados. Existe ainda o problema do “dilúvio de informação”, ou seja, a dificuldade de fazer face à crescente circulação de dados.

Que serviços estão disponíveis?A maioria das grandes empresas tecnológicas já disponibiliza serviços de ‘cloud computing’. Google Docs, programas de e-mail como o Hotmail e Gmail, bem como Amazon.com são alguns exemplos. Em termos empresariais, a Microsoft, por exemplo, tem uma oferta estruturada de software para a “nuvem”, como o Exchange Online, o SharePoint Online ou o Office Live Meeting. A Vodafone Portugal garante já ter uma série de serviços para clientes empresariais baseados na “nuvem”. O mais recente, o One Net, é um serviço que integra a comunicação de voz, fixa e móvel, e a Internet fixa, mais vocacionado para PMEs. A PT e a Microsoft também disponibilizam uma oferta de ‘cloud computing’ para as Pequenas e Médias Empresas. Trata-se do Windows Office 365, que chegou ao mercado no primeiro trimestre deste ano. A PT mantém o contacto directo com os clientes através da sua rede de fibra óptica, enquanto as aplicações são fornecidas pela Microsoft.

prinCipAis tendênCiAspArA 2011De acordo com as previsões da IDC, 2011 será um ano de recuperação do sector a nível mundial, com um crescimento anual de 5,7%, que se traduzirá numa despesa mundial em TI na ordem dos 1,2 mil milhões de euros. Os mercados emergentes, liderados pela China, irão crescer a um ritmo 2,6 vezes superior ao dos mercados desenvolvidos, representando 27% do mercado, mas contribuindo com mais de 50% do crescimento anual global.80% das novas soluções de software serão disponibilizadas na “nuvem”. A despesa em infra-estrutura para serviços na “nuvem” constituirá 12% da despesa em infra-estrutura de TI, chegando aos 20% em 2014.A explosão da mobilidade está em curso com a produção de enormes volumes de terminais, novos formatos e novas aplicações. 330 milhões de smartphones e 42 milhões de tablets serão vendidos em todo o mundo em 2011. As redes de banda larga irão confrontar-se com a entrada no mercado das redes móveis de quarta geração. Metade dos 2,1 mil milhões de pessoas que se ligam regularmente à Internet vão aceder à Web através de terminais não PC.O universo da informação digital crescerá quase 50% - chegando aos 1,8 biliões de gigabytes – impulsionando a procura de infra-estruturas adequadas para a sua disponibilização.Os sectores das tecnologias e dos media irão posicionar-se para consumidores prontos para soluções de convergência entre Internet e televisão, com serviços virtuais de media e entretenimento e o crescimento de novas formas de publicidade, nomeadamente nos telemóveis.

12_17_As _TIC_em_PT.indd 17 13-05-2011 12:27:35

18

ACIST ASSOCIADOS | 2011

Regulação

ITEDpArA um COnSumIDOrExIgEnTE!Numa altura em que tanto se fala de crise, globalizada ou nacional, a importância de comunicações eficientes, seja em edifícios industriais ou de serviços, seja em edifícios residenciais, assume um relevo determinante.

A cApAcidAde de portugAl se dotAr de redes de novA gerAção, que permitam o acesso a serviços de banda larga, reveste um papel com especial significado, agora mais do que nunca num país que, juntamente com alguns outros, é tido como fazendo parte da periferia da Europa.

Se é verdade que as comunicações via rádio, wireless, vêm permitir uma maior mobilidade no acesso a serviços, torna-se indubitável constatar, igualmente, as limitações que as

mesmas poderão ter em determinadas funcionalidades ou circunstâncias. Nesse sentido, a existência de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios (ITED) e em zonas exteriores, como urbanizações, loteamentos e conjunto de edifícios (ITUR), com a qualidade técnica necessária, torna-se, cada vez mais, uma condição para um futuro, espera-se próximo, de competitividade que todos esperam.

Durante o ano 2010, em consequência de recentes alterações legislativas

e técnicas introduzidas no sector (nomeadamente o Decreto-Lei nº123/2009, de 21 de Maio, o Manual ITED – 2ª edição e o Manual ITUR), assistiu-se a um conjunto de acções indispensáveis para conseguir uma nova realidade nas infra-estruturas de telecomunicações: a designação de entidades formadoras com competências técnicas adequadas à fibra óptica, a criação de conteúdos formativos habilitantes e de formação (numa acção conjunta do ICP-ANACOM, ANQ e DGERT), a realização de

18

ACIST ASSOCIADOS | 2011

18_19_Anacom.indd 18 16-05-2011 15:09:40

2011 | ACIST ASSOCIADOS

19

protocolo entre o ICP-ANACOM, Ordem dos Engenheiros (O.E.) e Associação Nacional de Engenheiros Técnicos (ANET), com o intuito de promover a actualização de conhecimentos de Engenheiros e Engenheiros Técnicos, a realização de diversos seminários com técnicos, universidades e câmaras municipais (onde estiveram presentes técnicos do ICP-ANACOM para prestar os esclarecimentos devidos), a frequência de formação de actualização de conhecimentos por grande parte dos técnicos projectistas e instaladores, entre outras.

Todo este esforço dos agentes envolvidos (ICP-ANACOM, enquanto regulador, O.E. e ANET, Câmaras Municipais, entidades formadoras, entidades representativas de instaladores, projectistas, instaladores, fabricantes, operadores de telecomunicações), o qual ainda se mantém, só pode atingir resultados com a percepção de que um país bem dotado de infra-estruturas de telecomunicações é mais susceptível de sucesso e desenvolvimento económico, social e cultural.

Torna-se, agora, indispensável encontrar consumidores mais

exigentes, não só ao nível dos serviços mas, igualmente, ao nível das infra-estruturas. O consumidor tem o direito e o dever de exigir, nos edifícios onde reside e trabalha, qualquer serviço, suportado em qualquer tecnologia, fornecido por qualquer operador, sem ter de se condicionar pela infra-estrutura existente. Para isso é necessário que as infra-estruturas obrigatórias estejam garantidas, seja no momento em que a casa é construída, seja no momento em que é remodelada, seja no momento em que o edifício é modificado para adaptação à fibra óptica.

O consumidor deve passar a ter a exigência de impor ao dono de obra, quando adquire uma casa, que lhe forneça cópia do termo de execução do instalador, em como a infra-estrutura de telecomunicações cumpre todos os requisitos legais e técnicos aplicáveis. O consumidor deve passar a exigir, a quem lhe sugere adaptar o edifício para fibra óptica, um termo de responsabilidade do instalador em como as modificações efectuadas no edifício cumprem as respectivas normas. O consumidor, enquanto cidadão contribuinte, deve exigir, quando

recebe uma licença de utilização, por parte de uma Câmara Municipal, que a mesma signifique que o edifício tem todas as infra-estruturas indispensáveis, nomeadamente as de telecomunicações.

Se os projectistas, os instaladores, o regulador, as Câmaras Municipais, as entidades formadoras, as associações publicas de natureza profissional cumprirem o seu papel e se o consumidor, com a sua exigência, servir de instigador a que os outros cumpram, o país estará, certamente, em condições de, pelo menos no que às infra-estruturas de telecomunicações diz respeito, ser um termo de comparação exemplar. E por que esta exigência deve iniciar-se com aspectos concretos, aqui fica a sugestão: quando comprar, arrendar ou remodelar um edifício, seja uma moradia, um apartamento ou uma loja, imponha, como condição prévia, a cópia do termo de responsabilidade de execução ITED, bem como a quem lhe promova a adaptação do edifício à fibra óptica. Como se dizia há uns anos, não resolverá tudo mas será meio caminho andado…para um ITED, para um consumidor exigente.

2011 | ACIST ASSOCIADOS

19

18_19_Anacom.indd 19 11-05-2011 18:11:44

20

ACIST ASSOCIADOS | 2011

Empresas

Entrevista a Carlos Sousa, Director-geral da OKI Systems

(Ibérica) S.A. - Suc. Portugal.

“DeIxe A ImpreSSãO COnnOSCO”

A celebrar 15 anos em Portugal, a OKI reforça a sua aposta nos serviços de Outsourcing de Impressão e na avançada tecnologia Laser/LED, proporcionando benefícios em termos de poupança e produtividade

às empresas portuguesas.

20_21_OKI.indd 20 11-05-2011 18:13:50

2011 | ACIST ASSOCIADOS

21

Quais são as características diferenciadoras da oKi? A OKI sempre se demarcou pela sua capacidade em termos de inovação, apostando fortemente em Investigação & Desenvolvimento. Entre os nossos principais marcos, destacamos, por exemplo, o lançamento da tecnologia High Definition Color, galardoada com o prémio Pixel; o desenvolvimento das cabeças de impressão LED com garantia vitalícia; e, mais recentemente, em 2010, a introdução do modo de hibernação em todos os nossos equipamentos, que reduz o consumo de energia dos tradicionais 14 a 19 Watts para apenas 1,2 watts. Esta nova funcionalidade permite reduzir consumos de energia, diminuir custos e melhorar a “pegada ambiental” das empresas.

A inovação da OKI estende-se, igualmente, à área dos serviços, através da qual ajudamos as empresas a ultrapassar as dificuldades inerentes à actual conjuntura. Exemplo disso é o nosso programa exclusivo Custo por Página (CxP), já com dois anos de implementação, graças ao qual o cliente não precisa de assumir custos fixos com a impressão, pagando apenas o que imprime e quando imprime, beneficiando de preços muito competitivos.

de Que forma pode a oKi ajudar as pmes a reduzir os custos de impressão?As nossas soluções possibilitam, às PMEs, uma significativa redução dos custos com os equipamentos, ao mesmo tempo que permite o aumento das velocidades de impressão, especialmente a cores. Esta realidade, conjugada com a disponibilidade de serviços de outsourcing de impressão, faculta às empresas a produção dos seus próprios documentos, com alta qualidade e de forma profissional.

Note-se que o programa Custo por Página da OKI permite poupanças até 40%. Este programa inclui a solução “Buy & Print”, destinada a clientes que desejam controlar os custos de

impressão e livrar-se dos encargos de compra de consumíveis. Assim, depois da compra do equipamento, o cliente passa a pagar um custo fixo por página. As empresas que tenham um volume de páginas impressas muito variável, têm aqui uma excelente solução para controlar os custos de impressão, com total flexibilidade. Com o “Buy & Print” o cliente deixa de ter compromissos, obrigações ou taxas fixas, e paga apenas o que imprime.

Outro factor relevante para a redução de custos nas PMEs é a extensão da garantia dos equipamentos profissionais a 3 anos. Esta iniciativa tem como objectivo oferecer aos clientes a tranquilidade de poderem contar com a máxima disponibilidade

de produto e a mínima interrupção da sua actividade, durante grande parte do tempo de vida útil do equipamento.

Qual é o posicionamento da oKi no mercado português?A OKI mantém o seu enfoque no mercado de impressão profissional. Em termos de produtos, a aposta recai nos equipamentos digitais Laser/LED cor, tanto A4 como A3, mantendo a OKI a liderança destacada nos respectivos segmentos profissionais, de acordo com a IDC. De facto, desde cedo defendemos que o futuro está na impressão a cores e o próprio mercado empresarial evoluiu nesse sentido, seja porque os custos estão hoje mais reduzidos, seja porque a imagem de uma empresa revela-se e destaca-se também pela qualidade dos trabalhos que imprime. Na base desta premissa, está igualmente a nossa tecnologia de impressão LED, de uma única passagem, introduzida na Europa há cerca de 20 anos.

como antevê a evolução do mercado nos próximos anos? No mercado da impressão, acreditamos que as tendências apontam no sentido da consolidação da tecnologia laser, um segmento ainda em crescimento e que – podemos afirmar – irá atingir, nos próximos anos, a sua maturidade. Para além disso, as médias e grandes empresas irão procurar maximizar os seus investimentos, através de soluções de outsourcing de impressão, visando a redução de custos e a optimização de recursos. Finalmente, a revolução implícita nas chamadas facturas electrónicas irá conduzir à diminuição da necessidade de equipamentos capazes de grandes volumes de impressão, registando-se, pelo contrário, um incremento do número de equipamentos para volumes mais reduzidos, reflectindo um desvio no actual modelo de mercado: o fornecedor de serviços deixa de imprimir, passando esta tarefa implicitamente para o cliente/utilizador.

15 anos na liderança em portugalA OKI é uma multinacional japonesa, presente em Portugal desde 1995, onde disponibiliza soluções integradas que oferecem significativas mais-valias aos clientes empresariais. Estas soluções, integrando tanto as vertentes de produto, como de serviço (Outsourcing de Impressão/Custo por Página e extensão de garantia a 3 anos) tornam as empresas mais ágeis para fazer face à concorrência e a uma conjuntura económica menos favorável, libertando-as simultaneamente para o que é o seu real enfoque de negócio.

Com o “Buy & Print” o cliente deixa de ter compromissos e paga apenas o que imprime.

20_21_OKI.indd 21 11-05-2011 18:13:58

150 grupos empresariais

600 milhões de euros

12.000 empregosCom 317 Associados, a ACIST abarca transversalmente as PMEs e agentes do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, congregando cerca de 150 clusters empresariais de pequena e média dimensão, constituindo também, com a sua Secção de Infra-estruturas de Telecomunicações, o maior cluster de infra-estruturas português.

22

ACIST ASSOCIADOS | 2011

22-46_Associados ACIST_final2.indd 22 13-05-2011 14:53:32

2011 | ACIST ASSOCIADOS

23

a a. NUNES CONSTRUÇÕES TÉCNICaSEmpresa: A. Nunes Construções Técnicas, Lda.

Morada: Rua do Pombal, 9

3320-224 PAMPILHOSA DA SERRA

Telefone: 235 594 316

Fax: 235 594 316

actividade: Materiais de Construção

aBEL GOMES MaCHaDOEmpresa: Abel Gomes Machado

Morada: Bairro do Armazém, Nº 1, Meã

3560-084 SÁTÃO

Fax: 2232 981 842

Telemóvel: 937 335 045

E-mail: [email protected]

actividade: Materiais de Construção

aCÇÃO E REaCÇÃO

Empresa: Acção e Reacção - Proj. Engenharia

Morada: Rua do Fundo da Gandra, 245

3730-255 VALE DE CAMBRA

Telefone/Fax: 256 463 676

Telemóvel: 965 028 345

E-mail: [email protected]

Website: http://rcprojectos.com/

História/actividade: A Acção e Reacção é um

gabinete de projectos especializado no sector

das Telecomunicações (ITED 2º Ed. e ITUR),

Electricidade e Rede de Gás. A gerência tem

mais de 10 anos de experiência e procura

manter-se actualizada a vários níveis.

Rui Manuel Gomes da Costa

Eng. Electromecânico

E-mail: [email protected]

aCIMELEmpresa: Acimel Montagens Eléctricas Sanitárias

Morada: Rua das Almas

3750-041 AGUADA DE CIMA

Telefone: 234 667 214

E-mail: [email protected]

actividade: Canalização, Água, Gás

aCONTROLEmpresa: Acontrol - Automação Controle Ind.

Morada: Parque Empresarial de Eiras, Lote 5

Apartado 8027, 3020-999 COIMBRA

Telefone: 239 918 007

Fax: 239 918 009

E-mail: [email protected]

Website: www.acontrol.pt

História/actividade: A Acontrol fornece soluções

à medida no ramo da electricidade, automação

e controlo. A empresa oferece uma visão

integrada do problema e soluções específicas,

nomeadamente ao nível do desenvolvimento

e aplicação do projecto; sistemas de controlo

digital; sistemas de supervisão; redes de

comunicação industrial; integração de

dispositivos de automação com sistemas de

gestão corporativa; entre outros.

aDaLBERTO PaTRÍCIO SOaRES MONIZEmpresa: Adalberto Patrício Soares Moniz

Morada: Av. João Paulo II, 843, S. José,

9500-361 PONTA DELGADA

Telefone: 296 682 094

Telemóvel: 918 707 707

E-mail: [email protected]

aDÉRITO LUÍS aNTUNES JESUSEmpresa: Adérito Luís Antunes Jesus

Morada: Rua Principal , Semide

3220-402 MIRANDA DO CORVO

Telemóvel: 914 530 216

E-mail: [email protected]

aDÉRITO MIRaNDa SaRGENTOEmpresa: Adérito Miranda Sargento

Morada: Largo 5 de Outubro, 7

3070-352 MIRA

Telefone: 231 452 663

Telemóvel: 963 025 514

E-mail: [email protected]

aGOSTINHO JOSÉ RODRIGUES MaCHaDOEmpresa: Agostinho José Rodrigues Machado

Morada: Rua São Domingos, 4 Alagoa

3360-052 FIGUEIRA DE LORVÃO

Telemóvel: 914 935 984

aLBERTO CaRVaLHO OLIVEIRaEmpresa: Alberto Carvalho Oliveira, Lda.

Morada: Rua das Lameiras, 37

Ribeiro de Vilela, 3020-926 COIMBRA

Fax: 239 913 504

Telemóvel: 917 521 382

E-mail: [email protected]

actividade: Electricistas

aLENCLIMaEmpresa: Alenclima

Morada: Rua Fernando Pessoa, Nº 19,

7800-181 BEJA

Telefone/Fax: 284 320 381

E-mail: [email protected]

aLFREDO MaNUEL RODRIGUES FERREIRaEmpresa: Alfredo Manuel Rodrigues Ferreira

Morada: Tv. Florentino P. Lopes, Lote 6 R/C Dtº

2410-461 LEIRIA

Telemóvel: 916 139 757

E-mail: [email protected]

aLLCERT Empresa: Allcert - Certificações e Medições de

Telecomunicações, Lda.

Morada: Urb. Colina do Atlântico, Lote 98

Loja B - Gab. 10, 2655-231 ERICEIRA

Telefone: 261 867 205

Fax: 261 867 205

E-mail: [email protected]

aMÉRICO JOSÉ KaIZELER GaSPaR/SULDEZEmpresa: Américo José Kaizeler Gaspar/Suldez

Morada: Praceta Meia Laranja, 5 - 1º Esq.

2900-494 SETÚBAL

Telefone: 212 333 104

Fax: 212 333 103

E-mail: [email protected]

actividade: Electrónica e Telecomunicações

aMÉRICO TaVaRES NOGUEIRa MOREIRaEmpresa: Américo Tavares Nogueira Moreira

Morada: Rua Padre Manuel Marques Ferreira,

BL D 20 - 4º Esq., 3800-088 AVEIRO

Telefone/Fax: 234 311 974

E-mail: [email protected]

aNa CaTaRINa MOREIRa FERNaNDESEmpresa: Ana Catarina Moreira Fernandes

Morada: Rua da Escola Nº 22, 1º Dt Trás,

3040-563 ANTANHOL

Telemóvel: 919 423 280

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 23 13-05-2011 14:53:57

24

ACIST ASSOCIADOS | 2011

ANADIROBTICEmpresa: Anadirobtic, Lda

Morada: Rua Fonte do Moleiro, 7, Avelãs de

Cima, 3780-401 ANADIA

Telemóvel: 913 149 785

E-mail: [email protected]

ÂNGELA PATRÍCIA HENRIQUESDE FREIXOEmpresa: Ângela Patrícia Henriques de Freixo

Morada: Rua do Poço, 7 R/C, Quintais

2625-059 PÓVOA DE SANTA IRIA

Telefone: 219 594 164

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO ABÍLIO PEREIRA DIASEmpresa: António Abílio Pereira Dias

Morada: Rua Capitão Pombo, 14

2450-065 NAZARÉ

Telemóvel: 962 357 234

E-mail: [email protected]

Actividade: Instalação Eléctrica

ANTÓNIO DA CRUZ SIMÕESEmpresa: António da Cruz Simões

Morada: Rua da Estrada Nova, Nº 1, Cheira,

3360-184 PENACOVA

Telefone: 239 477 521

Telemóvel: 962 400 992

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO DA SILVA SANTOSEmpresa: António da Silva Santos

Morada: Rua do Parque, 2, S. Silvestre

3025-554 COIMBRA

Telemóvel: 966 633 127

ANTÓNIO DE OLIVEIRA MESQUITAEmpresa: António de Oliveira Mesquita

Morada: Rua das Gaiteiras, 8

3050-017 MEALHADA

Telemóvel: 967 133 253

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO FERREIRA COSTAEmpresa: António Ferreira Costa

Morada: Av. Sá Carneiro, 9

3430-751 PARADA - CARREGAL DO SAL

Telefone/Fax: 232 961 226

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO GASPAR B. MACHADOEmpresa: António Gaspar B. Machado

Morada: Rua Luís António Verney, 15 - 2º Esq.

2800-159 ALMADA

Telemóvel: 919 491 945

E-mail: antonio.machado@parque-escolar.

min-edu.pt

ANTÓNIO JOÃO ABRANTES FERNANDES DE CAMPOSEmpresa: António João Abrantes Fernandes

de Campos

Morada: Bairro da Escravada S/N Beijós

3430-535 CARREGAL DO SAL

Telemóvel: 964 423 110

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO MANUEL LOPES FERREIRAEmpresa: António Manuel Lopes Ferreira

Morada: Rua Fundo do Lugar, 27

3440-005 SANTA COMBA DÃO

Telemóvel: 962 917 859

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO MANUEL PARENTE ABREUEmpresa: António Manuel Parente Abreu

Morada: Rua Dr. Nogueira de Carvalho, 28

Quiaios - 3080-523 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 233 919 545

Telemóvel: 939 189 917

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO MANUEL RODRIGUES C. DA CRUZ ALVESEmpresa: António Manuel Rodrigues C. da

Cruz Alves

Morada: Rua das Violetas, Lote 4

2910-046 SETÚBAL

Telemóvel: 938 192 735

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO MIRANDA JUNIOREmpresa: António Miranda Júnior, S.A.

Morada: Rua Cândido Reis, 12

2560-312 TORRES VEDRAS

Telefone: 261 330 370

Fax: 261 330 379

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO PEDRO C. CAETANOEmpresa: António Pedro C. Caetano

Morada: Rua Eng.º Duarte Pacheco

3200-239 LOUSÃ

Telemóvel: 914 122 139

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO PEDRO DOS SANTOS FARIA

Empresa: António Pedro dos Santos Faria

Morada: Rua Ilha de S. Jorge 34-4º A

2775-801 CARCAVELOS

Telefone/Fax: 214 561 834

Telemóvel: 967 106 693

E-mail: [email protected] | [email protected]

História/Actividade: António Pedro dos

Santos Faria presta serviços enquanto

Técnico Electricista e Electromecânico (inscrito

na DGE Nº 13439); Técnico ITED Projectista e

Instalador (inscrito na ANACOM Nº IEL33041PI)

e Técnico Instalador de Painéis Solares AQS

(inscrito na DGE Certificado Nº 07/SOL/10520).

Com 60 anos de experiência profissional,

efectua diversos tipos de instalações eléctricas

no ramo residencial, comercial e industrial.

ANTÓNIO PIRES ROQUE MARTINS AFONSOEmpresa: António Pires Roque Martins Afonso

Morada: Rua Pinhal do Bispo, 84

3020-322 COIMBRA

Telemóvel: 966 297 474

E-mail: [email protected] | [email protected]

ANTÓNIO SILVA FRANCOEmpresa: António Silva Franco

Morada: Apartado 40, E. C. Lagoa

9560-909 LAGOA S. MIGUEL

Telefone: 296 929 015

E-mail: [email protected]

ANTÓNIO TORRES DE MENEZESEmpresa: António Torres de Menezes

Morada: Esc. Misericórdia, 7 - 2º Esq.

Apartado 145, 6290-909 GOUVEIA

Telefone/Fax: 238 492 717

E-mail: [email protected]

AQUECEL

Empresa: Aquecel - Aquecimento & Electricidade

Morada: Rua Eduardo António Coimbra, 229

3460-591 TONDELA

Telefone: 232 823 514

Fax: 232 823 516

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 24 13-05-2011 14:55:31

2011 | ACIST ASSOCIADOS

25

ARESAGANTEEmpresa: Aresagante, Lda.

Morada: Rua Caminho das Congostas, 320

4250-159 PORTO

Telefone: 228 329 400

Fax: 228 329 399

E-mail: [email protected]

ARLINDO CARVALHAISEmpresa: Arlindo Carvalhais, Unipessoal, Lda.

Morada: Rua Mão Pedrosa, 128 Beiriz

4495-335 PÓVOA DE VARZIM

Telefone: 252 696 035

Fax: 252 696 035

Telemóvel: 919 437 744

E-mail: [email protected]

ARLINDO MENESESSACRAMENTOEmpresa: Arlindo Meneses Sacramento

Morada: Rua das Galinheiras, 19 - 1º Esq.

3080-023 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 239 792 756

Fax: 239 792 759

E-mail: [email protected]

ARMANDO JOSé ALVES SOARESEmpresa: Armando José Alves Soares

Morada: Rua Vale de Canas, 309

3030-277 COIMBRA

Telefone: 239 401 475

E-mail: [email protected]

ARMANDO PORTELAEmpresa: Armando Portela, Lda.

Morada: Rua José Rocha, 11 4430-123 V N GAIA

Telefone: 223 711 432

Telemóvel: 918 117 136

E-mail: [email protected]

ARMINDO FERNANDES MATOS MATIASEmpresa: Armindo Fernandes Matos Matias

Morada: Rua D. Nuno Álvares Pereira, 18

Venda Nova 2700-258 AMADORA

Fax: 214 921 772

Telemóvel: 917 582 007

E-mail: [email protected]

ARTUR PAIXÃO FERNANDESEmpresa: Artur Paixão Fernandes

Morada: Rua Central da Mesura, 10 R/C Dtº C

3040-197 COIMBRA

Telefone/Fax: 239 109 733

E-mail: [email protected]

B BARBOSA ROCHAEmpresa: Barbosa Rocha, Lda

Morada: Rua Ilha São Miguel, 18

9500-070 PONTA DELGADA

Fax: 296 654 214

Telemóvel: 919 805 560

E-mail: [email protected]

BERNARDINO REBOCHO MORAISEmpresa: Bernardino Rebocho Morais

Morada: Monte das Pedras

Apartado 27, 7830-071 BEJA

E-mail: [email protected]

BRUNO GONÇALO SIMÕES FILIPEEmpresa: Bruno Gonçalo Simões Filipe

Morada: Rua do Túnel Nº 3 - 1º Dt

3030-006 COIMBRA

Telemóvel: 963 107 699

E-mail: [email protected]

C CAÇOTE'S TELECOMUNICAÇÕESEmpresa: Caçote's Telecomunicações, Lda.

Morada: Vale da Sobreda, Quinta da Matosa,

Letra B, R/C, 2815-785 SOBREDA

Telefone/Fax: 212 944 321

Telemóvel: 966 023 492

E-mail: [email protected]

CANAS ELECTRO - MONTAGENS

Empresa: Canas Electro - Montagens, S.A.

Morada: Apartado 1546, 3091-401 PAIÃO

Telefone: 233 900 900

Fax: 233 940 878

E-mail: [email protected]

Website: www.cansasem.pt

História/Actividade: Constituída em 1980, a

Canas Electro - Montagens, S.A. dedica-se à

prestação global de serviços no ramos das

redes aéreas e subterrâneas de B.T.; postos de

transformação; linhas aéreas e subterrâneas

de M.T.; linhas aéreas e subterrâneas de A.Tt.;

linhas aéreas de M.A.T.; trabalhos em tensão

(T.E.T.); redes de gás; instalações eléctricas

industriais; telecomunicações; exploração e

conservação de redes e infra-estruturas em

loteamentos e urbanizações, parques eólicos

e recintos desportivos.

CARLOS ALBERTO LOURENÇO ESTEVINHOEmpresa: Carlos Alberto Estevinho

Morada: Rua Padre António Pereira Figueiredo,

38 R/C, 3320-224 PAMPILHOSA DA SERRA

Telefone: 235 594 316

CARLOS ALBERTO MARQUES DE CAMPOSEmpresa: Carlos Alberto Marques Campos

Morada: Rua do Castro, 57/59, Verdemilho

3810-416 AVEIRO

Telemóvel: 914 009 064

E-mail: [email protected]

CARLOS ALBERTO MARQUES PINTOEmpresa: Carlos Alberto Marques Pinto

Morada: Rua António Medina Júnior, 20 - 3º E

3080-603 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 233 428 057

E-mail: [email protected]

CARLOS ALEXANDRE FREITAS DA CONCEIÇÃO Empresa: Carlos Alexandre Freitas da Conceição

Morada: Rua Américo Dinis, 65

3045-011 COIMBRA

Telemóvel: 966 704 049

E-mail: [email protected]

CARLOS BERNARDES CARREIRAEmpresa: Carlos Bernardes Carreira

Morada: Trav. dos Bernardes, 18

2040-482 ASSEICEIRA RIO MAIOR

Telefone: 243 908 160

Telemóvel: 966 247 525

Actividade: Instalações Eléctricas de

Utilização de Baixa Tensão e Infra-estruturas

de Telecomunicações.

CARLOS MANUEL DE MACHADO RIBEIROEmpresa: Carlos Manuel de Machado Ribeiro

Morada: Quinta do Galo, Lote 25 - 2º Frente

3500-037 VISEU

Telemóvel: 964 330 437

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 25 13-05-2011 14:55:44

26

ACIST ASSOCIADOS | 2011

CARLOS MIGUEL CARVALHODE FIGUEIREDOEmpresa: Carlos Miguel Carvalho de Figueiredo

Morada: Rua da Escola Nº 7, Granja de Ança

3060-070 ANÇA

Telemóvel: 938 998 614

E-mail: [email protected]

CARLOS PEIXOTO PIMENTA DE SOUSAEmpresa: Carlos Peixoto Pimenta de Sousa

Morada: Largo Alm. Gago Coutinho, 13

2890-021 ALCOCHETE

Telemóvel: 916 708 984

E-mail: [email protected]

CASAISEmpresa: Casais - Engenharia

e Construção, S.A.

Morada: Rua do Anjo, 27 Apartado 2702

Mire de Tibães - 4700-565 BRAGA

Telefone: 253 305 400

Fax: 253 305 499

E-mail: [email protected]

Website: www.casaisinvest.pt

História/Actividade: Fundada em 1958, a

Casais presta serviços em várias áreas

de actividade, nomeadamente, obras

especiais, edifícios públicos, industriais,

desportivos, hoteleiros, habitacionais,

unidades de saúde, infra-estruturas

hidráulicas e obras de arte, entre outras,

através de uma gestão racional. As

novas edificações complementam ainda

a capacidade e know-how para "criar

o novo, partindo do velho", através

da área de conservação, restauro e

reabilitação, fazendo renascer imóveis

antigos e monumentos de elevado valor

patrimonial e arquitectónico e respeitando

as especificidades de cada obra.

Orgânica: Presidente do Grupo Casais

José da Silva Fernandes

CATCHTRONICA

Empresa: Catchtrónica - Energia & Domótica,

Lda.

Morada: Relvas - Pedra do Ouro

3240-497 ANSIÃO

Fax: 236 628 072

Telemóvel: 914 552 889

E-mail: [email protected]

Website: www.catchtronica.com

Actividade: Venda de material eléctrico e

gás, Montagem e Assistência Técnica.

História/Actividade: A Catchtrónica -

Energia & Domótica foi criada em 2009

pelo actual proprietário, Cristóvão Ribeiro

Lopes. Encontra-se sediada em Pedra do

Ouro - Ansião, com área de exposição e

venda ao público em catálogo online, um

espaço agradável onde é possível encontrar

os serviços e produtos que a empresa

disponibiliza. A empresa dedica-se à venda

de material eléctrico e gás, Montagem e

Assistência Técnica.

CELIUMPROJEmpresa: Celiumproj, Lda.

Morada: Calçada Nossa Sr.ª de Fátima, 22

Vendas de Ceira 3030-893 CEIRA

Telefone: 239 833 210

Fax: 239 834 604

E-mail: [email protected]

CELSO DOS SANTOSEmpresa: Celso dos Santos, Lda.

Morada: Rua Fausto Cardoso, 78

4490-613 PÓVOA DE VARZIM

Telefone: 252 616 965

Fax: 252 682 909

E-mail: [email protected]

CERTICEMEmpresa: Certicem - Certificações, Engenharia

e Manutenção, Lda.

Morada: Rua Eng.º Lagrifa Mendes, 48 - 3º

Esq., 4700-121 BRAGA

Telefone: 253 005 642

Fax: 253 020 228

Telemóvel: 967 180 044

E-mail: [email protected]

CERTITEJOEmpresa: Certitejo - Certificação de Instalações

de Telecomunicações Unipessoal, Lda.

Morada: Rua Marquês Pombal, 19

Arroteias 2860-199 ALHOS-VEDROS

Telefone: 212 043 223

Telemóvel: 963 063 331

E-mail: [email protected]

CIPRIANO PEREIRA DE CARVALHO & FILHOSEmpresa: Cipriano Pereira de Carvalho &

Filhos, Lda.

Morada: Rua dos Olivais, 36

3780-201 ANADIA

Telefone: 231 51995

Fax: 231 511 636

E-mail: [email protected]

Website: www.cpcf.pt

História/Actividade: A CPCF, Lda. é uma

empresa certificada pelo INCI (Instituto

da Construção e do Imobiliário) como

empreiteira de obras públicas e particulares,

detentora de diversas categorias desde a

classe 1 à 5, do Alvará de Construção nº

792, que a habilita a concorrer a obras até

ao montante de 2 400 000€. A empresa

abrange cerca da totalidade do respectivo

volume de negócios neste sector, sendo os

principais mercados-alvo empresas públicas,

autarquias locais e outras entidades de

interesse público, tais como os Ministérios

da Justiça, Saúde e Ambiente.

COMERCIAL DO VISO (ÁLVARO LOPES SANTOS SOARES)Empresa: Comercial do Viso (Álvaro Lopes

Santos Soares)

Morada: Rua Batalha do Viso, 66

2900-000 SETÚBAL

Telemóvel: 919 695 649

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 26 13-05-2011 14:56:01

2011 | ACIST ASSOCIADOS

27

CONSTRUÇÕES JOSé VENTURAEmpresa: Construções José Ventura, Lda.

Morada: Apartado 108 E.C. da Lousã

3200-909 LOUSÃ

Telefone: 239 993 182

Telemóvel: 917 286 384 | 912 157 101 | 917

175 645

E-mail: [email protected]

Website: www.jose-ventura.com

Actividade: A empresa destina-se à

construção e venda de vivendas e

apartamentos. Outras actividades

contemplam a aquisição de terrenos para

construção ou revenda e o aluguer de lojas

para actividade comercial.

CONTIMETRA Empresa: Contimetra - Instalações Mecânicas

Morada: Rua do Proletariado, 15 B

2790-138 CARNAXIDE

Telefone: 214 203 900

Fax: 214 203 901/2

E-mail: [email protected]

Website: www.contimetra.com

História/Actividade: O Grupo Contimetra

é constituído pela Contimetra

Instrumentos Industriais, Lda., Contimetra

Instalações Mecânicas, Lda. e Contimetra

Instrumentos Industriais, Lda. A empresa

dedica-se ao fornecimento de serviços

na área da instrumentação e controlo,

disponibilizando os mais sofisticados

equipamentos e aplicando as mais

recentes tecnologias. Na sua área de

actividade, a empresa presta serviços de

apoio a projecto; instalação; assistência

pós-venda; auditorias energéticas e

racionalização dos consumos de energia

(Obrigatório para instalações abrangidas

pelo SGCIE).

COPROFFIS Empresa: Coproffis - Engenharia,

Consultadoria e Formação, Lda.

Morada: Rua da Amendoeira, Lote 6 Loja B

8005-545 FARO

Telefone/Fax: 289 862 386

E-mail: [email protected]

[email protected]

Actividade: A Coproffis oferece formação,

que permite o acesso à Carteira Profissional

de Projectista de Redes de Gás, habilitando

a conceber, dimensionar e manter em

segurança as redes prediais de gás e

as redes de abastecimento de gás. Os

formandos adquirem competências no

sentido de projectar e calcular as redes de

gás em conformidade com as disposições

regulamentares de forma a assumir a

responsabilidade técnica da execução dos

projectos.

D DANIEL PEREIRA RITOEmpresa: Daniel Pereira Rito

Morada: Rua das Trísias, 54

CHAINÇA - 2495-217 LEIRIA

Telemóvel: 934 345 391

E-mail: [email protected]

DBTEPEmpresa: DBTEP - Engenharia, Unipessoal, Lda.

Morada: Rua Prof. Yolanda, 12 R/C Esq.

2450-284 NAZARÉ

Telefone: 262 561 234

Fax: 262 561 233

E-mail: [email protected]

DEC MEDIDA Empresa: DEC Medida, Lda.

Morada: Rua Pedro Nunes, 47 B/C

1050-170 LISBOA

Telefone: 214 724 900

Fax: 214 724 999

E-mail: [email protected]

DOMOTRILHO Empresa: Domotrilho, Lda.

Morada: Rua Cidadela de Aveiro, 21 - 2º Esq.

Esgueira 3800-371 AVEIRO

Telemóvel: 962 773 920

E-mail: [email protected]

E

E. ENGENHARIA

Empresa: E. Engenharia - Sistemas e

Tecnologias de Informação S.A.

Morada: Rua Eng.º Rolando Sousa Lima,

Armazém 3.22 - Azores Parque

9500-702 PONTA DELGADA

Telefone: 296 309 020

Fax: 296 309 029

E-mail: [email protected]

Website: www.e-engenharia.com

História/Actividade: Com estrutura

accionista e administração totalmente

autónoma, a E. Engenharia está

presente nas áreas que têm por base

as novas tecnologias e respectiva

complementaridade nas diversas

aplicações, nomeadamente: comunicações,

certificações e projecto, gestão de tráfego,

instalações electromecânicas, energias

renováveis, automação e gestão técnica,

informática e segurança e controlo. A

empresa dispõe de colaboradores com

formação especializada e uma rede

de parceiros altamente qualificados,

que tornam possível a aplicação e

instalação das mais variadas tecnologias

de informação tal como o respectivo

desenvolvimento.

EDUARDO ANTÓNIO DE OLIVEIRA ROQUE Empresa: Eduardo António de Oliveira Roque

Morada: Rua Principal, S/N

Alcabideque 3150-211 CONDEIXA-A-VELHA

Telefone: 239 941 149

Telemóvel: 963 275 616

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 27 13-05-2011 14:56:13

28

ACIST ASSOCIADOS | 2011

EFAPEL

Empresa: Efapel - Empresa Fabril de

Produção Eléctrica, S.A.

Morada: Apartado 3, 3200-959 SERPINS

Telefone: 239 970 130

Fax: 239 970 137

E-mail: [email protected]

História/Actividade: Fundada em 1978

e formada exclusivamente por capital

Português, a EFAPEL é constituída por uma

equipa de cerca de 300 colaboradores

repartidos por três modernas unidades

industriais com uma superfície total de

18.750m2. A Efapel desenvolve e fabrica

produtos para instalações eléctricas de

baixa tensão, tais como, aparelhagens

de embeber, estanque e saliente, calhas

técnicas, som ambiente, DVI (Dados,

Voz e Imagem) e aparelhagem modular

para quadros eléctricos. A equipa de

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

dedica-se à pesquisa, concepção e

desenvolvimento de soluções que melhor

correspondam às necessidades dos clientes,

oferecendo uma gama completa de produtos

que lhes permita projectar e executar uma

instalação eléctrica completa.

ELECTRICPOINT Empresa: Electripoint - Engenharia, Lda.

Morada: Rua da Escola Secundária,

Edifício S. Brás, Escritório AI, 3º

3430-035 CARREGAL DO SAL

Telefone/Fax: 232 962 140

Telemóvel: 962 985 275

E-mail: [email protected]

ELECTRO - CIVILEmpresa: Electro - Civil, Lda.

Morada: Urb. do Loreto, Lt 14 R/C

3015-037 COIMBRA

Telemóvel: 917 221 873

ELECTRO ANTUNESEmpresa: Electro Antunes, Lda.

Morada: Rua Damião Góis, 191 R/C

4700-028 BRAGA

Telefone: 253 277 276

Fax: 253 267 927

E-mail: [email protected]

ELECTRO LOPES & GARRIDOEmpresa: Electro Lopes & Garrido, Lda

Morada: Rua Outeiro do Paço, Ançã,

3060-008 CANTANHEDE

Fax: 239 962 781

E-mail: [email protected]

ELECTRO TEAMEmpresa: Electro Team

Morada: Rua Alves Roçadas, 28, 8000 FARO

Telefone/Fax: 289 873 061

Telemóvel: 963 604 017

ELECTROANAGUÉISEmpresa: Electroanaguéis, Lda.

Morada: Rua da Catraia, 6

Anagueis 3040-462 ALMALAGUÊS

Telefone/Fax: 239 932 415

E-mail: [email protected]

ELECTROVILAVERDENSEEmpresa: Electrovilaverdense, Lda.

Morada: Rua Dr. Manuel Barbosa Brito, 15 R/C

Trás, 4730-769 VILA VERDE

Telefone/Fax: 253 312 874

E-mail: [email protected]

ELÍSIO FERREIRA CARDOSO E FILHOEmpresa: Elísio Ferreira Cardoso e Filho, Lda.

Morada: Rua São Bento, 33

Copeiro 3090-493 PAIÃO

Telefone: 233 942 010

Fax: 233 942 011

E-mail: [email protected]

ENAFEREmpresa: Enafer - Networking e Sistemas

Informação, Lda.

Morada: Parque Industrial de Taveiro, Lote 33

3045-504 COIMBRA

Telefone: 239 980 570

Fax: 239 980 571

E-mail: [email protected]

ENERGIVAGOSEmpresa: Energivagos, Lda.

Morada: Rua da Caneira, 119, 3840-467 VAGOS

E-mail: [email protected]

Telefone: 234 793 223

ENGI-ANGRAEmpresa: Engi-Angra, Lda.

Morada: Rua da Pereira, 11

9700-147 ANGRA DO HEROÍSMO

Telefone: 295 213 812

E-mail: [email protected]

ENGILIGHT Empresa: Engilight - Instalações Eléctricas, Lda

Morada: Rua Rancho das Cantarinhas, 132-3ºN,

3080-250 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 233 434 346

Fax: 233 433 335

E-mail: [email protected]

F FERNANDO DOS SANTOS NUNESEmpresa: Fernando dos Santos Nunes

Morada: Rua Coronel João Luís de Moura, 4

2725-337 MEM MARTINS

Telefone: 219 212 353

Telemóvel: 967 021 587

E-mail: [email protected]

FERNANDO MELO VICENTEEmpresa: Fernando Melo Vicente

Morada: Rua Almeida Garett, 13

3400-000 OLIVEIRA DO HOSPITAL

Telemóvel: 962 935 953

E-mail: [email protected]

FERNANDO NASCIMENTODA COSTAEmpresa: Fernando Nascimento da Costa

Morada: Rua Bernardo Santareno, 31 - 1º Dtº

2795-036 LINDA-A-VELHA

Telemóvel: 917 815 363

E-mail: [email protected]

FERNANDO URIEL BARRANHA REGO CANHAEmpresa: Fernando Uriel Barranha Rego Canha

Morada: Rua Carolina Michaelis, 58 - 4º Esq

3030-324 COIMBRA

Telemóvel: 916 649 146

E-mail: [email protected]

FICOPEEmpresa: Ficope, Lda.

Morada: Rua Xavier Araújo 11 Bloco 2, 7A

1600-226 LISBOA

Telefone: 217 266 697

Telemóvel: 936 150 358

E-mail: [email protected]

FILIPE CASTRO ROCHAEmpresa: Filipe Castro Rocha

Morada: Rua P. José M.S Albergaria, 89 C

Cucujães -3720-396 OLIVEIRA DE AZEMÉIS

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 28 13-05-2011 14:56:26

2011 | ACIST ASSOCIADOS

29

FILIPE DA CONCEIÇÃO BAPTISTAEmpresa: Filipe da Conceição Baptista

Morada: Rua do Vale das Matas, 4

Porto de Mós

2480-013 ALGUEIDÃO DA SERRA

Telemóvel: 914 547 919

E-mail: [email protected]

FILIPE GONÇALVES HENRIQUESEmpresa: Filipe Gonçalves Henriques

Morada: Trav. do Largo de S. Pedro, 1

6225-138 CACEGAS

Telemóvel: 965 567 867

E-mail: [email protected]

FLASHSIDE CANALIZAÇÕES E ELECTRICIDADE UNIPEmpresa: Flashside Canalizações e

Electricidade Unip, Lda

Morada: Caminho Cónego Domingos Borlido

nº 116, Outeiro, 4925-555 VIANA DO CASTELO

Fax: 258 831 222

Telemóvel: 962 867 016

FONSECA & FOSNECAEmpresa: Fonseca & Fonseca, Lda.

Morada: Rua António Ribeiro Garcia

Vasconcelos, 40

3400-132 OLIVEIRA DO HOSPITAL

Telefone: 238 600 730

Fax: 238 600 731

E-mail: [email protected]

FRANCISCO J. PITADAS MARTINSEmpresa: Francisco J. Pitadas Martins

Morada: Rua Eng.º Aires da Fonseca, 8

7960-227 VIDIGUEIRA

Telemóvel: 963 031 590

E-mail: [email protected]

FRANCISCO TIAGO MENDES BRANCOEmpresa: Francisco Tiago Mendes Branco

Morada: Bairro Santa Luzia,

Rua da Boavista, 2, 7005-856 ÉVORA

Telemóvel: 965 430 550

E-mail: [email protected]

FRONTÉCNICAEmpresa: Frontécnica, Lda.

Morada: Rua de Santa Maria, 14

7460-123 FRONTEIRA

Telefone: 245 604 238

Fax: 245 604 238

E-mail: [email protected]

G GHCPEmpresa: GHCP, Serviços e Projectos, Lda.

Morada: Rua da Paz, 37, Casal da Cruz

2420-115 CARANGUEJEIRA

E-mail: [email protected]

Telefone/Fax: 244 733 733

GILBERTO ROSÁRIO DIAS PEREIRAEmpresa: Gilberto Rosário Dias Pereira

Morada: Rua de Trás, 39, 3780-223 ANADIA

E-mail: [email protected]

Telemóvel: 912 602 834

GIROVOLTAEmpresa: Girovolta - Soluções de Engenharia, Lda.

Morada: Rua do Sobreiral, 82

3300-287 S. JOÃO DA MADEIRA

E-mail: [email protected]

Telefone: 256 835 035

Fax: 256 835 034

GUIMAVOLTEmpresa: Guimavolt - Instalações Electricidade

Morada: Rua das Agras, 136

4805-354 RONFE GUIMARÃES

E-mail: [email protected]

Telefone: 253 547 861

Fax: 253 547 832

H H2TEmpresa: H2T - Projectos e Montagens Eléctricas

Morada: Rua Alexandre Herculano, 38

Águas Santas - 4425-011 MAIA

Telefone/Fax: 229 741 778

E-mail: [email protected]

HÉLDER MANUEL RAMOS PIRESEmpresa: Hélder Manuel Ramos Pires

Morada: Rua S. Tiago, 106

Bº de Stº António, 2765-157 ESTORIL

Telemóvel: 965 346 527

E-mail: [email protected]

HELENOSEmpresa: Helenos, SA

Morada: Travessa da Rua do Viso, Nº 2 Cave

Esq, 3080-175 FIGUEIRA DA FOZ

HENRIQUE MANUEL MOURA MAIAEmpresa: Henrique Manuel Moura Maia

Morada: Av. Dr. Elísio d Moura 51 - 4 º Esq.

3030-183 COIMBRA

Telemóvel: 961 244 705

E-mail: [email protected]

HERCULANO CONCEIÇÃO MARTINSEmpresa: Herculano Conceição Martins

Morada: Rua Dr. Brilhante, 22 - 2º Esq.

2460-040 ALCOBAÇA

Telemóvel: 915 075 427 | 962 048 669

E-mail: [email protected]

HILÁRIO MANUEL MARQUES RODRIGUESEmpresa: Hilário Manuel Marques Rodrigues

Morada: Rua das Fábricas

Cartaria - 3100-082 ALBERGARIA DOS DOZE

Telefone: 236 931 075

Telemóvel: 917 751 015

E-mail: [email protected]

HOMAR Empresa: Homar, Lda

Morada: Rua Cruz da Ventura, S/N

3140-032 ARAZEDE

Telefone: 239 600 100

Fax: 239 600 109

E-mail: [email protected]

I INOCêNCIO JOSE ALVES DUARTEEmpresa: Inocêncio José Alves Duarte

Morada: Zona Industrial de Salgueirinha, Lote

5 - 7400 -401 PONTE DE SôR

Telemóvel: 934 071 432

E-mail: [email protected]

INSTALÉVORAEmpresa: Instalévora - Instalações

Eléctricas, Lda.

Morada: Rua José Santos Luz, 13 B, Bacelo

Oeste - 7005-530 ÉVORA

Telefone: 266 734 028

Fax: 266 734 029

E-mail: [email protected]

Actividade/História: Constituída em 2003,

a Instalévora - Instalações Eléctricas, Lda

é uma sociedade por quotas que se dedica

à prestação de serviços, nomeadamente,

instalações eléctricas, instalações

telefónicas, montagem de antenas,

montagem de automatismos, instalação

de sistemas de segurança e detecção

de incêndios, projectos de electricidade

e telefones.

22-46_Associados ACIST_final2.indd 29 13-05-2011 14:56:36

30

ACIST ASSOCIADOS | 2011

INVENTOEmpresa: Invento - Engenharia e Sistemas, Lda

Morada: Trav. da Liberdade, 7-B, Pinheiro da

Carapinha, 7540-107 SANTIAGO DO CACÉM

Telefone: 269 083 530

Fax: 269 083 531

E-mail: [email protected]

IPCEmpresa: IPC - Instalações Técnicas, S.A.

Morada: Rua Alcorredores, 100

Vale da Corredora – 3020-925 TORRE VILELA

Telefone: 239 910 010

Fax: 239 910 011

E-mail: [email protected]

ISIDRO PEREIRA GAMEIROEmpresa: Isidro Pereira Gameiro

Morada: Rua da Paz, 13

Casal da Cruz - 2420-115 CARANGUEJEIRA

Telemóvel: 966 050 855

E-mail: [email protected]

ITEÇOREmpresa: ITEÇOR, Lda.

Morada: Beco José Lourenço, 1 C

9950-227 MADALENA

Telefone: 292 623 151

Fax: 292 622 309

E-mail: [email protected]

J J. A. RAMOSEmpresa: J. A. Ramos, Lda.

Morada: Zona Industrial, Lotes 109-110-111

Apartado 28, 7160-292 VILA VIÇOSA

Telefone: 268 980 460

Fax: 268 999 121

E-mail: [email protected]

J. P. NEVESEmpresa: J.P. Neves Unipessoal, Lda.

Morada: Rua da Cerca, Armazém 101 -

Sargento-Mor, 3020-843 SOUSELAS

Telefone: 239 918 392

Fax: 239 918 394

Telemóvel: 93 734 11 85

E-mail: [email protected]

JOÃO CARLOS DOS SANTOS RODRIGUES MAIAEmpresa: João Carlos dos Santos Rodrigues Maia

Morada: Estrada de Cavaleiros, 6

Roxo 3360-109 LORVÃO - PENACOVA

Telemóvel: 919 733 193

E-mail: [email protected]

JOÃO DUARTE DA CRUZ PAIVAEmpresa: João Duarte da Cruz Paiva

Morada: Rua da Moleira, 28

Santa Joana - 3810-288 AVEIRO

Telefone: 234 316 604

E-mail: [email protected]

JOÃO JACINTO TOMÉEmpresa: João Jacinto Tomé, S.A.

Morada: Rua Possidónio da Silva, 158 A

1399-008 LISBOA

Telefone: 213 920 910

Fax: 213 975 167

E-mail: [email protected]

JOÃO PAULO CARDOSO BENTOEmpresa: João Paulo Cardoso Bento

Morada: Rua António Jardim, Lote 29 R/C Dtº

3000-038 COIMBRA

Telemóvel: 914 787 188

E-mail: [email protected]

JOÃO PEDRO ABREU VIEIRAEmpresa: João Pedro Abreu Vieira

Morada: Rua Fonte Saraiva, 17 - 1 º E

9300-064 CÂMARA DE LOBOS

Telemóvel: 912 569 338

E-mail: [email protected]

JOÃO PEDRO ALBUQUERQUE CALDEIRAEmpresa: João Pedro Albuquerque Caldeira

Morada: Rua Cidade Santos, Lote 69 - 1º Dtº

3000-112 COIMBRA

Telemóvel: 914 491 515

E-mail: [email protected]

JOAQUIM FELICIANO DA COSTAEmpresa: Joaquim Feliciano da Costa

Morada: Edifício Sol Belmonte, Sítio do Vale -

2º Esq. - Norte, 6250-020 BELMONTE

Telefone: 275 332 095

Fax: 275 332 816

E-mail: [email protected]

JOAQUIM LUÍS DE JESUS SOUSAEmpresa: Joaquim Luís de Jesus Sousa

Morada: Rua S. Lourenço, 900

2200-213 ABRANTES

Fax: 241 362 643

Telemóvel: 962 517 959

E-mail: [email protected]

JOAQUIM M. S. BARROSEmpresa: Joaquim M. S. Barros

Morada: Rua D. António A. Ventura, 19

2130-051 BENAVENTE

Telemóvel: 964 641 159

JOAQUIM MANUEL MATOSO MENDESEmpresa: Joaquim Manuel Matoso Mendes

Morada: Rua 1º de Maio, 98 Chã

3080-847 FIGUEIRA DA FOZ

Telemóvel: 964 641 159

E-mail: [email protected]

JOAQUIM SÉRGIO DA ROCHA SANTOSEmpresa: Joaquim Sérgio da Rocha Santos

Morada: Beco do Arnal, 114

Regueira de Pontes 2415-026 LEIRIA

Telemóvel: 967 937 988

E-mail: [email protected]

JOAQUIM VIRGÍLIO DA CUNHA FERREIRAEmpresa: Joaquim Virgílio da Cunha Ferreira

Morada: Urb. Alto do Rio, Lote C 4

3750-170 ÁGUEDA

Telemóvel: 963 750 909

E-mail: [email protected]

JORGE D'ALMEIDA FIGUEIRA DINIZEmpresa: Jorge D' Almeida Figueira Diniz

Morada: Urb. Vila Branca, Lote 30 6270-213 SEIA

Telemóvel: 914 248 586

E-mail: [email protected]

JORGE DE SÁ AFONSOEmpresa: Jorge de Sá Afonso

Morada: Rua Domingos José de Morais, 69

4900-316 VIANA DO CASTELO

Telefone: 258 828 600

Telemóvel: 917 892 565

E-mail: [email protected]

JORGE LOURENÇOEmpresa: Jorge Lourenço

Morada: Rua do Cruzado Osberno, 3 - 3º Ft

1900-174 LISBOA

Telefone: 218 130 099

Telemóvel: 912 325 537

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 30 13-05-2011 14:56:50

2011 | ACIST ASSOCIADOS

31

JORGE MANUEL DUARTE DA SILVAEmpresa: Jorge Manuel Duarte da Silva

(METREAMPER, Instalações Eléctricas, Lda.)

Morada: Rua Vila Mariana, 5 Cordinha

3060-263 CANTANHEDE

Telefone: 231 416 615

E-mail: [email protected]

JORGE MANUEL SIMÕES GALVãOEmpresa: Jorge Manuel Simões Galvão

Morada: Rua Carlos Seixas, 100 - 4Dtº

3030-177 COIMBRA

Telefone: 239 401 401

E-mail: [email protected]

JORINSTELEmpresa: JORINSTEL - Instalações Eléctricas, Lda.

Morada: Beco da Barreira, 3

2420-140 SOUTO DO MEIO

Telefone: 244 754 881

Fax: 244 734 219

E-mail: [email protected]

JOSÉ ADÍLIO COUTINHO DA GRAÇAEmpresa: José Adílio Coutinho da Graça, Lda.

Morada: Zona Industrial dos Padrões

3740-295 SEVER DO VOUGA

Telefone/Fax: 234 555 699

Telemóvel: 969 027 270

E-mail: [email protected]

JOSÉ ALBERTO DA CUNHA COELHOEmpresa: José Alberto da Cunha Coelho

Morada: Rua do Marco, 3050-437 PAMPILHOSA

Telemóvel: 916 634 491

JOSÉ ANTÓNIO BENTO SOUSAEmpresa: José António Bento Sousa

Morada: Tv. do Areeiro Nº 34 - 1º, Moura,

2110-322 LEIRIA

Telemóvel: 917 559 069

E-mail: [email protected]

JOSÉ ANTÓNIO DIAS RODRIGUESEmpresa: José António Dias Rodrigues

Morada: Rua José Marques Rafael, Lote 13

6005-080 ALCAÍNS

Telefone: 272 907 131

E-mail: [email protected]

JOSÉ ANTÓNIO FREITAS FERNANDESEmpresa: José António Freitas Fernandes

Morada: Rua 1º de Maio, 3 - Ent. A - 2º C

CHÃ 3080-847 FIGUEIRA DA FOZ

Telemóvel: 965 037 951

E-mail: [email protected]

JOSÉ ANTÓNIO LOPES MORAISEmpresa: José António Lopes Morais

Morada: Rua Eng.º Abrantes de Oliveira, Lote 3

6005-300 SOALHEIRA

Telemóvel: 919 678 668

E-mail: [email protected]

JOSÉ ANTÓNIO MARQUES BAPTISTA

José António Marques Baptista

Eng. Téc. Electrotécnico

Empresa: José António Marques Baptista

Morada: Rua do Agricultor, Condomínio

Alfacenhas Vila, Moradia C, 2950-493

PALMELA

Outra Morada: Rua Principal, Atouguia

2350-000 TORRES NOVAS

Telefone/Fax: 211 804 922

Telemóvel: 938 189 874

E- mail: [email protected]

[email protected]

Actividade/História: Com uma vasta experiência

e formação no sector, José António Marques

Baptista presta serviços na área da consultoria,

projecto, execução, exploração, formação,

fiscalização de instalações eléctricas de BT/AT

e de Telecomunicações. José António Marques

Baptista encontra-se inscrito na ANET sob o nº

01586 e no ICP – ANACOM, sob o nº ILL06740PI.

JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO GONÇALVESEmpresa: José António Ribeiro Gonçalves

Morada: Rua da Fonte Velha, 21 - 1º B

Embra - 2430-128 MARINHA GRANDE

Telemóvel: 966 546 287

E-mail: [email protected]

JOSÉ ANTÓNIO RIO DO CARMOEmpresa: José António Rio do Carmo

Morada: Rua Infante Sagres, 85

8600-743 LAGOS

Telefone: 282 764 001

Fax: 282 792 294

E-mail: [email protected]

JOSÉ CARLOS MARQUES RODRIGUESEmpresa: José Carlos Marques Rodrigues

Morada: Rua da Lameira, 3100-082 POMBAL

Telefone: 236 931 256

E-mail: [email protected]

JOSÉ CATELAEmpresa: José Catela, Lda.

Morada: Rua Eng.º Duarte Pacheco, Lt 2

7160-213 VILA VIÇOSA

Telemóvel: 966 228 863

E-mail: [email protected]

JOSÉ DE FIGUEREDO GONÇALVESEmpresa: José de Figueiredo Gonçalves

Morada: Edifício Infante D. Henrique, Doca de

Alcântara Norte, 1399-012 LISBOA

Telemóvel: 917 243 432

E-mail: [email protected]

JOSÉ DE SOUSA AMADOEmpresa: José de Sousa Amado, Lda.

Morada: Rua do Vale, 3, Carvalhos de Baixo

3040-689 COIMBRA

Telefone/Fax: 239 402 314

E-mail: [email protected]

JOSÉ FERREIRA FRESCOEmpresa: José Ferreira Fresco, Lda.

Morada: Rua Nicolau Chanterenne, 230

3000-292 COIMBRA

Telefone/Fax: 239 838 662

E-mail: [email protected]

JOSÉ JOãO MENDES PRATASEmpresa: José João Mendes Pratas

Morada: Rua Soldado Joaquim Luís, 43

7005-621 ÉVORA

Telemóvel: 966 000 966

E-mail: [email protected]

JOSÉ L. PIRES GOMESEmpresa: José L. Pires Gomes

Morada: Povos Caixa 201

POVOS - 3660-414 S. PEDRO DO SUL

Telemóvel: 914 921 842

E-mail: [email protected]

JOSÉ MANUEL CAMPOS TAVARESEmpresa: José Manuel Campos Tavares

Morada: Rua Vitorino Nemésio, Lote 28 - 2 º

Esq., 3030-361 COIMBRA

Telemóvel: 939 189 914

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 31 13-05-2011 14:57:00

32

ACIST ASSOCIADOS | 2011

JOSÉ MANUEL FILIPE DOS SANTOS

José Manuel Filipe

dos Santos

Electricista e canalizador

Empresa: José Manuel Filipe dos Santos,

Electricista e Canalizador

Morada: Av. Vale de Maceira, 22

3440-403 SANTA COMBA DÃO

Telefone: 232 882 232

Fax: 232 110 467

Telemóvel: 917 523 676

E-mail: [email protected]

Actividade: INCI: 6789 ANACOM: IEC543641

Instalações eléctricas, energia solar,

canalizações, aquecimento central e

telecomunicações.

JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA & FILHOSEmpresa: José Maria de Oliveira & Filhos, Lda.

Morada: Praça do Município, 34 - 1º

3750-111 ÁGUEDA

Telefone: 234 602 382

Fax: 234 602 325

E-mail: [email protected]

JOSÉ MARQUES MARTINSEmpresa: José Marques Martins

Morada: Estrada de Abrantes, Nº16,

7400-227 PONTE DE SOR

Fax: 242 201 276

JOSÉ MOURA SIMÕES GOMESEmpresa: José Moura Simões Gomes

Morada: Rua Sol Poente, Edifício Estrela, 26 E

3040-087 SÃO MARTINHO DO BISPO

Telemóvel: 964 089 325

E-mail: [email protected]

JOSÉ PEDROSOEmpresa: José Pedroso

Morada: Rua Ilha de S. Jorge, 34 - 4 º B

2775-801 CARCAVELOS

Telemóvel: 969 830 085

E-mail: [email protected]

JOSÉ VIRGÍLIO PARREIRAL TOSCANOEmpresa: José Virgílio Parreiral Toscano

Morada: 1º Beco da Rua Outeiro do Paço, 44

3060-009 ANÇÃ

Telefone: 239 961 761

E-mail: [email protected]

JOSÉ ROCHA & AZENHAEmpresa: José Rocha & Azenha, Lda.

Morada: Estrada Nacional 109, 62

QUIAIOS 3080-512 FIGUEIRA DA FOZ

Telemóvel: 964 089 325

E-mail: [email protected]

JSL

Empresa: JSL - Material Eléctrico, S.A.

Morada: Rua Mário Castelhano, 3,

Zona Industrial Queluz de Baixo, Apartado 12

2746-953 QUELUZ

Telefone: 214 344 670

Fax: 214 353 150

Tlm: 919 975 067 | 934 900 690 | 962 736 709

E-mail: [email protected]

Website: www.jsl-online.net

Actividade/História: Fundada em 1958, a JSL -

Material Eléctrico, S.A. é fabricante de material

eléctrico e de telecomunicações para instalação.

Entre as principais gamas de produtos e

serviços destacam-se: aparelhagens; armários

de telecomunicações; caixas de coluna; caixas

estanques, bucins e ligadores; caixas para

instalação interior; calhas e acessórios; calhas

para tubagens; fichas e tomadas industriais;

material de fixação; quadros de distribuição de

energia; caixas ICT; tubos e acessórios.

JV PROJECTOSEmpresa: JV Projectos

Morada: Rua Henrique Sales, 11 - 1º,

2500-213 CALDAS DA RAINHA

Telemóvel: 966 048 172

E-mail: [email protected]

L L. SANTOSEmpresa: L. Santos, Lda.

Morada: Rua dos Descobrimentos, 16

3020-542 COIMBRA

Telemóvel: 919 951 526

E-mail: [email protected]

LABTEL Empresa: Labtel - Laboratório de Acústica e

Telecomunicações, Lda.

Morada: Rua José Liciano de Castro, 147

3800-207 AVEIRO

Telefone: 234 313 077

Fax: 234 313 076

E-mail: [email protected]

LEGRAND ELÉCTRICAEmpresa: Legrand Eléctrica, S.A.

Morada: Estrada da Alagoa, 96

2775-716 CARCAVELOS

Telefone: 214 548 800

Fax: 214 548 884

E-mail: assema.salim@@gmail.com

LGBEmpresa: LGB - Sociedade de Projectos de Infra-

estruturas Eléctricas e Telecomunicações, Lda.

Morada: Zona Industrial de Trancoso, Rua das

Indústrias, Lt 12, 6420-076 TRANCOSO

Telefone: 271 812 274

Fax: 271 817 307

E-mail: [email protected]

LICÍNIO ALEGRE ENGENHARIAEmpresa: Licínio Alegre Engenharia, Lda

Morada: Largo do Município, 12 - 1º,

3780-215 ANADIA

Telemóvel: 917 273 361

E-mail: [email protected]

LÍDIO LOURENÇO GONÇALVES Empresa: Lídio Lourenço Gonçalves

Morada: Miranda do Corvo

3220-189 MIRANDA DO CORVO

Telemóvel: 962 329 823

E-mail: [email protected]

LINO PEDRO VIEIRAEmpresa: Lino Pedro Vieira

Morada: Carapinhal, 3020-054 MIRANDA DO CORVO

Telemóvel: 919 951 526

E-mail: [email protected]

LUFTEC Empresa: Luftec - Técnicas Eléctricas, Lda.

Morada: Av. de Angola, 54, 2530-114 LOURINHÃ

Telefone: 261 412 816

Fax: 261 419 203

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 32 13-05-2011 14:57:14

2011 | ACIST ASSOCIADOS

33

LUÍS BRITESEmpresa: Luís Brites - Sociedade Unipessoal, Lda.

Morada: Bairro da Ponte Nova, 1 B

6230-820 ENXAMES

Telemóvel: 963 727 184

LUÍS FILPE GOMES DOS SANTOSEmpresa: Luís Filipe Gomes dos Santos

Morada: Rua São João, 2, 3780-599 ANADIA

Telefone/Fax: 231 959 131

E-mail: [email protected]

LUÍS FILIPE PAÍM DA ROSAEmpresa: Luís Filipe Paím da Rosa

Morada: Rua 5 de Outubro, 23

9900-000 HORTA

Telemóvel: 962 823 284

E-mail: [email protected]

LUTCHE

Empresa: Lutche - Engenharia, Lda.

Morada: Praça Município, 5 RC Loja E

3750-111 ÁGUEDA

Telefone: 234 601 430

E-mail: [email protected]

M M. MARQUES CRESPO Empresa: M. Marques Crespo, Lda.

Morada: Rua dos Loureiros, 2 Sismaria

2425-625 MONTE REDONDO - LEIRIA

Telefone: 244 606 366

Fax: 244 606 124

E-mail: [email protected]

M. F. MOTA SILVAEmpresa: M. F. Mota Silva, Lda.

Morada: Rua Estrada de Vila Cá, 4

3100-357 POMBAL

Fax: 236 214 090

Telemóvel: 917 543 864

M. N. RAMOS FERREIRAEmpresa: M. N. Ramos Ferreira Electricidade EMC

Morada: Rua Sra. Mestra, 22 4410-511

CERVEDO V.N.G

Telefone: 227 536 720

Fax: 227 620 781

E-mail: [email protected]

M.T.Empresa: M.T.- Instalações Técnicas, S.A.

Morada: Zona Industrial da Pedrulha

Apartado 31, 3051-901 MEALHADA

Telefone: 231 209 660

Fax: 231 209 669

E-mail: [email protected]

MAIS ENGENHO

Empresa: Mais Engenho, Lda.

Morada: Rua Infanta D. Sancha, 17 - 4º

3000-217 COIMBRA

Telefone/Fax: 239 822 324

E-mail: [email protected]

MANO ELÉCTRICAEmpresa: Mano Eléctrica, Lda.

Morada: R. Capitão Roby, 50, 1900-113 Lisboa

Fax: 218 401 902

Telemóvel: 917 210 750

E-mail: [email protected]

MANUEL ANTÓNIO AMORIM MOREIRAEmpresa: Manuel Ant. Amorim Moreira, Lda.

Morada: Rua Padre José Amorim, 92

4490-000 PÓVOA DO VARZIM

Telefone/Fax: 252 61 39 61

E-mail: [email protected]

MANUEL AUGUSTO MARTINS CARRILHOEmpresa: Manuel Augusto Martins Carrilho, Lda.

Morada: Rua dos Lameiros, 89 6320-692 SOITO

Telefone: 271 601 238

Telemóvel: 962 817 671

MANUEL DOS SANTOS FERNANDESEmpresa: Manuel dos Santos Fernandes

Morada: Rua Pinhal de Marrocos, Nº 141

1º Dt, 3030-201 COIMBRA

Telemóvel: 966 074 413

E-mail: [email protected]

MANUEL GAMEIRO GONÇALVESEmpresa: Manuel Gameiro Gonçalves

Morada: Rua Principal, 60 Catela

3100-329 POMBAL

Telemóvel: 917 334 811

MANUEL LINEU RODRIGUES FERREIRA DA COSTAEmpresa: Manuel Lineu Rodrigues

Ferreira da Costa

Morada: Rua do Brasil, 31 - 6º Esq

3030-175 COIMBRA

Telemóvel: 939 189 934

E-mail: [email protected]

MANUEL MENDES DA SILVA Empresa: Manuel Mendes da Silva

Morada: Rua Anceto dos Santos Paisana, 4

1685-104 CANEÇAS

Telefone: 219 816 831

Fax: 219 818 558

E-mail: [email protected]

MANUEL RIBEIRO DE CARVALHOEmpresa: Manuel Ribeiro de Carvalho

Morada: Bairro da Preguiça, 2º Bloco 3º Dto.

5100-160 LAMEGO

Telefone: 254 612 019

Telemóvel: 968 968 490

E-mail: [email protected]

MANUEL RODRIGUES DA SILVAEmpresa: Manuel Rodrigues da Silva

Morada: Rua Dr. Albano Sá Lima, 223

4450-602 LEÇA DA PALMEIRA

Telefone: 229 952 480

Telemóvel: 917 541 135

MARCO ANTÓNIO CLEMENTE MALTEZEmpresa: Marco António Clemente Maltez

Morada: Rua Vasco da Gama, Nº 16,

3070-728 PRAIA DE MIRA

Telemóvel: 933 187 898

E-mail: [email protected]

MARCO ANTÓNIO SILVA MARTINHOEmpresa: Marco António Silva Martinho

Morada: Largo do Colégio Militar, 2 - 2º Fte.

2500-806 CALDAS DA RAINHA

Telemóvel: 916 021 860

E-mail: [email protected]

MARCO ANTÓNIO CRAVINHO ROXOEmpresa: Marco António Cravinho Roxo

Morada: Rua Prof. Albuquerque de Matos, 70,

Eiras, 3020-119 COIMBRA

Telefone: 239 8261 88

Telemóvel: 960 290 231

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 33 13-05-2011 14:57:23

34

ACIST ASSOCIADOS | 2011

MARCO ANTÓNIO DOS SANTOS NISAEmpresa: Marco António dos Santos Nisa

Morada: Rua do Cruzeiro, Nº 27,

3525-430 CARVALHAL REDONDO

Telemóvel: 964 070 107

E-mail: [email protected]

MARCO ASSENA MALTEZEmpresa: Marco Assena Maltez

Morada: Rua Marquês de Pombal, 27

3070-327 MIRA

Telemóvel: 917 840 210

E-mail: [email protected]

MARCOS JOSÉ CARVALHO P. PINGUINHAEmpresa: Marcos José Carvalho P. Pinguinha

Morada: Urb. Panorama, 14 - 3º Esq.

3000-446 COIMBRA

Telemóvel: 961 205 796

E-mail: [email protected]

MÁRIO ALBERTO VAZ DE MATOS HORTA E VALEEmpresa: Mário Alberto Vaz de Matos

Horta e Vale

Morada: Estrada de Coselhas, Lote 34 - 35 - 1º

Dto., 3000-125 COIMBRA

Telemóvel: 936 292 086

E-mail: [email protected]

MATEUS ALMEIDA RESENDEEmpresa: Mateus Almeida Resende

Morada: Rua Dr. Silva Lima, Bº 1 - 1º D

3720-298 OLIVEIRA AZEMÉIS

Fax: 256 682 003

E-mail: [email protected]

MEGA ENERGIA Empresa: Mega Energia - Projectos e

Instalações, Lda.

Morada: Rua Natália Correia, 21 A

Vale Flores 2810-418 ALMADA

Telefone: 212 590 971

Fax: 212 580 979

E-mail: [email protected]

MELISEmpresa: Melis Montagens Eléctricas do Lis, Lda.

Morada: Rua de S. Miguel, 19, Ponte da Pedra

2415-178 REGUEIRA DE PONTES - LEIRIA

Telefone: 244 841 185

Fax: 244 841 949

E-mail: [email protected]

MIGUEL MARQUES FERREIRA TETETOEmpresa: Miguel Marques Ferreira Teteto

Morada: Rua S. Bento, 33 Casais do Campo

3045-119 COIMBRA

Telefone: 239 984 768

Telemóvel: 917 847 545

E-mail: [email protected]

MONTA MONTAGENS ELÉCTRICASEmpresa: Monta Montagens Eléctricas, Lda.

Morada: Rua Venâncio Costa Lima, 32

Quinta do Anjo 2950-701 PALMELA

Telefone/Fax: 212 871 258

Telemóvel: 917 534 510

MOTA & NUNESEmpresa: Mota & Nunes, Lda.

Morada: E.N. 237, 3, Casal Mouro

3105-157 POMBAL

Telefone: 236 962 517

Fax: 236 968 063

E-mail: [email protected]

MULTIEXPERTEmpresa: Multiexpert, Lda.

Morada: Av. José Estêvão, 614

3830-556 GAFANHA NAZARÉ

Telemóvel: 917 568 075

E-mail: [email protected]

MULTIPACTOEmpresa: Multipacto - Sociedade Mecânica de

Electricidade, Lda.

Morada: Rua 5, Pico d' Água Park, 1

9600-049 RIBEIRA GRANDE

Telefone: 296 205 740

Fax: 296 629 973

E-mail: [email protected]

N NATURSIMETRIASEmpresa: Natursimetrias

Morada: Urbanização Quinta da Bica, Lt 5

Risca - Silva, 3350-102 VILA NOVA DE POIARES

Telefone: 239 423 655

Telemóvel: 919 566 764

E-mail: [email protected]

NELSON GABRIEL CORDEIRO BERNARDESEmpresa: Nelson Gabriel Cordeiro Bernardes

Morada: Rua Principal, 11, Paio de Baixo -

2445-123 PATAIAS ALCOBAÇA

Telemóvel: 966 860 597

E-mail: [email protected]

NERTAVISEmpresa: Nertavis, Lda.

Morada: A Manhosa - Pavilhão 1 - Apartado

444, 3501-903 VISEU

Telefone: 232 460 046

Fax: 232 460 764

E-mail: [email protected]

NUNO ALEXANDRE ÓRFãO SILVA PEDROEmpresa: Nuno Alexandre Órfão Silva Pedro

Morada: Rua Ant. Feliciano Castilho, 111 D

8º Esq., 3030-325 COIMBRA

Telemóvel: 966 426 809

E-mail: [email protected]

NUNO FRANCISCO DE JESUS P. LOPES

Nuno Francisco de Jesus

P. Lopes

Empresa: Nuno Francisco de Jesus P. Lopes

Morada: Rua do Passadiço, 106 - 2º Esq.

2780-128 SANGALHOS

Telemóvel: 919 487 364

E-mail: [email protected]

NUNO JOSÉ NUNES DA SILVAEmpresa: Nuno José Nunes da Silva

Morada: Rua Quinta da Portela, Lote 10, 4-3º

Dto., 3030-509 COIMBRA

E-mail: [email protected]

NUNO MIGUEL DA SILVA FRANÇAEmpresa: Nuno Miguel da Silva França

Morada: Rua Principal, 523 Pinheiro

3220-233 MIRANDA DO CORVO

Telemóvel: 910 770 177

E-mail: [email protected]

O ONOLUXEmpresa: Onolux, Lda.

Morada: Rua S. Martinho, 104 - 1º M

3810-183 AVEIRO

Telefone: 234 483 830

Fax: 234 48 38 32

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 34 13-05-2011 14:57:37

2011 | ACIST ASSOCIADOS

35

ORLANDO DOS SANTOS PIMENTEL DUARTEEmpresa: Orlando dos Santos Pimentel Duarte

Morada: Rua do Cruzeiro, 16 - 1º Esq.

3040-657 ASSAFARGE COIMBRA

Telefone: 239 438 771

E-mail: [email protected]

ORLANDO MIGUEL B. J. LOPES GRILOEmpresa: Orlando Miguel B. J. Lopes Grilo

Morada: E.N.2, 26 Vila Nova

3360-204 PENACOVA

Telemóvel: 916 085 364

E-mail: [email protected]

OSVALDO GARÇÃOEmpresa: Osvaldo Garção

Morada: Rua Rio Guadiana, Lote 38 Boa Água

1, 2975-142 QUINTA DO CONDE

Fax: 210 856 320

Telemóvel: 917 805 613

E-mail: [email protected]

P PAULO JORGE ANTUNES VIEGASEmpresa: Paulo Jorge Antunes Viegas

Morada: Rua João de Deus, 4, 7330-012 BEIRA

Fax: 245 992 179

Telemóvel: 914 833 560

E-mail: [email protected]

PAULO JOSé DA SILVA NASCIMENTOEmpresa: Paulo José da Silva Nascimento

Morada: Rua José Augusto Gouveia, 5 - 4º D

2690-570 SANTA IRIA AZÓIA

Fax: 210 856 320

Telemóvel: 917 805 613

E-mail: [email protected]

PAULO RICARDO GONÇALVES ALEIXOEmpresa: Paulo Ricardo Gonçalves Aleixo

Morada: Urb. Portas de S. Miguel, Lt 4 RC Dtº

3020-166 COIMBRA

Telemóvel: 917 103 877

E-mail: [email protected]

PAULO SéRGIO FERREIRA LOURENÇOEmpresa: Paulo Sérgio Ferreira Lourenço

Morada: Apartado 26, 2510-999 ÓBIDOS

Telefone: 262 905 246

Telemóvel: 966 933 838

E-mail: [email protected]

PAULO SéRGIO PEDRO CARREIRAEmpresa: Paulo Sérgio Pedro Carreira

Morada: Rua Mons. Joaquim Carreira, 59

Souto Lima 2420-132 CARANGUEJEIRA

Telemóvel: 964 208 348

E-mail: [email protected]

PCBOX Empresa: PCBOX - Sistemas Informáticos, Lda.

Morada: Rua do Olival C. C. Charlot, Piso 2, Lj

36, 5400-421 CHAVES

Telefone/Fax: 276 351 133

E-mail: [email protected]

PEDRO CARVALHO MIGUELEmpresa: Pedro Carvalho Miguel

Morada: Rua das Camélias, 7

Freiria - 2040-121 RIO MAIOR

Telemóvel: 965 348 098

E-mail: [email protected]

PEDRO JORGE DIONíSIO LOURENÇOEmpresa: Pedro Jorge Dionísio Lourenço

Morada: Rua da Liberdade, 30 Portela,

3140-000 Tentúgal MONTEMOR-O-VELHO

Telemóvel: 968 687 797

E-mail: [email protected]

PEDRO JORGE GOUVEIA LOUREIROEmpresa: Pedro Jorge Gouveia Loureiro

Morada: Av. Bombeiros Voluntários, BL 1 - 5º

Esq., 6270-425 SEIA

Telemóvel: 966 377 052

E-mail: [email protected]

PEDRO MIGUEL FAUSTINO GREGóRIOEmpresa: Pedro Miguel Faustino Gregório

Morada: Rua Principal, 236, 2425-345 CARVIDE

Telemóvel: 916 477 720

E-mail: [email protected]

PEDRO MIGUEL GONÇALVES CUSTóDIOEmpresa: Pedro Miguel Gonçalves Custódio

Morada: Rua Monte Alto, 68

Buarcos - 3080-214 FIGUEIRA DA FOZ

Telemóvel: 962 550 674

E-mail: [email protected]

PEDRO MIGUEL MOTA AREIAS Empresa: Pedro Miguel Mota Areias

Morada: Rua da Quinta da Gala, 14

Mamarrosa - 3770-035 OLIVEIRA DO BAIRRO

Telemóvel: 966 500 594

E-mail: [email protected]

PEDRO MIGUEL SÁ DAS NEVES Empresa: Pedro Miguel Sá das Neves

Morada: Rua Coronel Júlio Araújo Ferreira,

Lt. 97, 2300-381 TOMAR

Telemóvel: 917 064 912

E-mail: [email protected]

PEDRO MIGUEL SOEIRO GRILOEmpresa: Pedro Miguel Soeiro Grilo

Morada: Rua Manuel Moura Manuel, 1

7830-458 BEJA

E-mail: [email protected]

PEDRO NUNO DO VALE PARREIRAEmpresa: Pedro Nuno do Vale Brito Parreira

Morada: R. do Covão, 3 2430-815 VIEIRA DE LEIRIA

Telemóvel: 960 202 095

E-mail: [email protected]

PEFE

Empresa: Pefe - Projectos, Execuções e

Fiscalizações de Electricidade, Lda.

Morada: Praça do Município, 5 Apartado 99

8300-000 SILVES

Telefone: 282 444 613

Fax: 282 445325

E-mail: [email protected]

Actividade/História: A Pefe, fundada em 1992

tem como principais áreas de actividade a

realização de projectos, fiscalização de obras e

certificação de instalações de telecomunicações

e certificações energéticas. Apoia-se numa

equipa de especialistas nas diversas áreas

da electricidade, telecomunicações, mecânica

e segurança, garantindo aos clientes uma

resposta sólida e dinâmica. A empresa tem

vindo a reunir um conjunto de conhecimentos,

experiências, competências e capacidades

vocacionadas para servir cada vez melhor.

Orgânica: Director-geral José Ricardo Eng.

Electrónica e Telecomunicações e Eng.

Técnico Electrotécnico

PINTO PRAÇAEmpresa: Pinto Praça, Lda.

Morada: Rua Miguel Bombarda, 34

5110-139 ARMAMAR

Telefone: 218 406 889

Telemóvel: 934 339 799

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 35 13-05-2011 14:57:45

36

ACIST ASSOCIADOS | 2011

PERFEITA CONEXÃO

Empresa: Perfeita Conexão -

Telecomunicações e Informática, Lda.

Morada: Rua João do Rego, 103

9500-206 PONTA DELGADA

Loja – Azores Park: Caminho Velho do Pico da

Pedra, 102 Loja L2, 9500-704 PONTA DELGADA.

Telefone: 296 384 711

Fax: 296 384 712

E-mail: [email protected]

[email protected]

[email protected]

Actividade/História: Fundada em Novembro de

2009, a Perfeita Conexão dispõe de técnicos com

larga experiencia nos ramos de Telecomunicações

e Informática. A empresa dedica-se à instalação

e fornecimento de equipamentos activos e

passivos para redes de voz e dados, redes de

cobre e fibra óptica ITED, equipamentos de voz

IP e convencionais, routers, switchs, conversores

de meio, UPS, entre outros.

Orgânica:

Rui Leitão

Gerência e Serviços Comerciais

Serviços Administrativos – Sérgio Branco

Serviços Técnicos – António Puim e Valter

Borges

Certidão Permanente: 6277-7260-1787

PMFEmpresa: PMF - Projectos e representações, Lda.

Morada: Rua Sanches da Gama, 19 - 1º

3030-021 COIMBRA

Telefone: 239 781 724

E-mail: [email protected]

PONTALEmpresa: Pontal - Comunicações, Materiais

Eléctricas e Derivações, Lda.

Morada: Centro Empresarial de Frossos, Rua do

Rio Torto, 22, 4700-155 BRAGA

Telefone: 253 331 265

Fax: 253 331 267

E-mail: [email protected]

PREDICEREmpresa: Predicer, Lda.

Morada: Rua do Vale do Grou, Apartado 48

3750-063 AGUADA DE CIMA - ÁGUEDA

Telemóvel: 914 741 366

E-mail: [email protected]

PRESTE Empresa: Preste, Proj. Estudos Técnicos Especiais

Morada: Cam. Sra. Miradouro Lote 7

6230-045 ALDEIA JOANES - FUNDÃO

Telefone: 275 772 250

E-mail: [email protected]

PRINATECEmpresa: Prinatec, Lda.

Morada: Apartado 102 , 3781-909 ANADIA

Telefone: 231 089 053

Fax: 231 089 052

E-mail: [email protected]

PROJACEmpresa: Projac, Lda.

Morada: Rua 10 de Agosto, 118

3080-053 FIGUEIRA DA FOZ

Telemóvel: 962 689 472

E-mail: [email protected]

PROESTIMAEmpresa: Proestima, Lda.

Morada: Rua do Balselheiro, 464

4440-604 VALONGO

Telefone: 224 229 403

Fax: 224 229 402

E-mail: [email protected]

PROSIRTECEmpresa: Prosirtec, Lda.

Morada: Rua Pinheiro Borges, 22

Loja 25 Alfragide, 2610-140 AMADORA

Telefone: 214 711 360

Fax: 214 719 829

E-mail: [email protected]

PROTEGAEmpresa: Protega - Electrotecnia, Lda.

Morada: Rua da Banda Amizade, 32

3810-059 AVEIRO

Telefone: 234 425 200

Fax: 234 381 931

E-mail: [email protected] e [email protected]

Q

QUITÉRIOS

Empresa: Quitérios - Fábrica Quadros

Eléctricos, Lda.

Morada: Apartado 4, Portomar, 3070-356 MIRA

Telefone: 231 480 480

Fax: 231 480 489

E-mail: [email protected]

Actividade/História: A Quitérios nasceu em

Janeiro de 1994, está sedeada em Portomar,

concelho de Mira, distrito de Coimbra, e conta

com cerca de 70 colaboradores. A empresa

dedica-se ao desenvolvimento, produção e

comercialização de caixas, armários, quadros

e acessórios para instalações eléctricas, de

telecomunicações, de água e gás em edifícios

ou moradias. Possui uma rede de distribuição,

constituída pelos melhores armazenistas de

material eléctrico, a qual vai ao encontro

das actuais necessidades estratégicas de

proximidade com o cliente alvo.

Conselho Gerência:

João Quitério

Conselho Gerência

José Quitério

Conselho Gerência / Dir. Geral

Direcção Comercial Marketing

Direcção Admin. & Financeira

Vítor Quitério

Conselho Gerência

Direcção Técnica Produção

Madalena Melo

Assessoria CG

Direcção Recursos Humanos

Íris Oliveira

Direcção Qualidade

Lúcia Miranda

Direcção Qualidade

Direcção Inovação & Desen.

Joana Quitério

Sociedade

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 36 13-05-2011 14:58:04

2011 | ACIST ASSOCIADOS

37

R RAMIRO DO CARMO CUNHA REISEmpresa: Ramiro do Carmo Cunha Reis

Morada: Rua Dr. Júlio Maria da Costa, 23 - 2º

Dto., 6200-130 COVILHÃ

Telemóvel: 965 051 124

E-mail: [email protected]

RICARDO FILIPE REIS ANDRADEEmpresa: Ricardo Filipe A. dos Reis Andrade

Morada: Urb. Quinta do Faial, Rua Cidade

Oakland, 5, 9060-070 FUNCHAL

Telemóvel: 912 179 331

E-mail: [email protected]

RODRIGO CATARINO ANDRADEEmpresa: Rodrigo Catarino Branco de Andrade

Morada: Rua Adolfo Loureiro, 25 2º Dto.

3030-033 COIMBRA

Telemóvel: 967 173 300

E-mail: [email protected]

RODRIGUES GOMES & ASSOCIADOS

António Ferreira

Engenheiro Electrotécnico

Joaquim Viseu

Engenheiro Electrotécnico

Silva Teixeira

Engenheiro Mecânico

Empresa: Rodrigues Gomes & Associados

Morada: R. Brito Capelo, n.º 1023

4450-077 MATOSINHOS

Telefone: 226 171 897 / Fax: 226 101 267 /

E-mail: [email protected] / Site: www.rga.pt

Actividade/História: A Rodrigues Gomes &

Associados - Consultores de Engenharia,

S.A. tem por finalidade a elaboração de

projectos de instalações especiais em diversas

áreas: instalações eléctricas; produção de

energia eléctrica (cogeração e fotovoltaica);

luminotecnia; telecomunicações e rede de

dados; gestão técnica centralizada; instalações

de som e imagem; CCTV; controlo de acessos;

auditorias energéticas.

ROBERTO CARLOS DE SOUSA GONÇALVESEmpresa: Roberto Carlos de Sousa Gonçalves

Morada: Rua Maria José Tasso Sousa, 54

4925-595 Viana do Castelo

Telefone: 258 832 776

E-mail: [email protected]

ROGÉRIO ADELINO MARqUES TOMáSEmpresa: Rogério Adelino Marques Tomás

Morada: Rua Principal, 675 Carreiros

3060-801 SANGUINHEIRA

E-mail: [email protected]

ROGÉRIO PAULO PEREIRAEmpresa: Rogério Paulo Pereira, Lda.

Morada: Rua Capitão João d'Ávila, 38 C

9700-042 ANGRA DO HEROÍSMO

Telefone: 295 213 081

Fax: 295 213 087

E-mail: [email protected]

RUI ALEXANDRE HENRIqUES PINTOEmpresa: Rui Alexandre Henriques Pinto

Morada: Rua Alto do Celão, 25

3500-883 VISEU

E-mail: [email protected]

RUI AUGUSTO SILVA FERREIRAEmpresa: Rui Augusto Silva Ferreira

Morada: Rua das Cruzes, 6, Monteiras

3600-474 CASTRO D'AIRE

E-mail: [email protected]

Telemóvel: 916 147 223

RUI FERREIRA DE ARAúJOEmpresa: Rui Ferreira de Araújo, Lda.

Morada: Bairro S. José, 6 - 1º

3030-207 COIMBRA

E-mail: [email protected]

Telemóvel: 917 271 604

RUI MANUEL ESTEVES DE OLIVEIRAEmpresa: Rui Manuel Esteves de Oliveira

Morada: Quinta da Rosa, 3250-101 ALVAIÁZERE

Telefone: 236 630 049

Telemóvel: 914 653 295

E-mail: [email protected]

RUI MANUEL GOMES DOS SANTOS

Rui Manuel Gomes dos Santos

Empresa: Rui Manuel Gomes dos Santos

Morada: Quintinha, S/N 1º, Portela do

Mondego - 3030-295 COIMBRA

Telemóvel: 962 766 676

E-mail: [email protected]

História: Rui Manuel Gomes dos Santos é

Engenheiro Técnico de Electrotecnia, inscrito

na ANET e na ANACOM e tem desenvolvido

projectos eléctricos e de telecomunicações

em paralelo com o exercício como professor

na mesma área.

S SEPSEmpresa: Seps - Sociedade Engenharia

Projecto e Serviços, Lda.

Morada: Rua Gomes Freire de Andrade, 2 RC Dto.

Loja, Paivas - Apartado 762, 2845-114 AMORA

E-mail: [email protected]

Telefone: 212 257 562

Fax: 212 256 296

SÉRGIO ALMEIDA DOS SANTOS AZEVEDOEmpresa: Sérgio Almeida dos Santos Azevedo

Morada: Travessa Alberto de Oliveira, Nº 6 R/C

D, 3000-015 COIMBRA

Telemóvel: 965 519 641

E-mail: [email protected]

SÉRGIO MANUEL ALFAIATE FERNANDES

Empresa: Sérgio Manuel Alfaiate Fernandes

Morada: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, Lote

27 Sala 6, 2530-108 LOURINHÃ

E-mail: [email protected]

Telefone/Fax: 261 413 022

Sérgio Manuel Alfaiate

Fernandes

22-46_Associados ACIST_final2.indd 37 13-05-2011 14:58:24

38

ACIST ASSOCIADOS | 2011

SERLUZEmpresa: Serluz

Morada: R. do Pedrógão, 29, 7830-137

BRINCHES

E-mail: [email protected]

SETVISEmpresa: Setvis - Electric. e Telecom., Lda.

Morada: Quinta do Amieiro, Lote 6 - Cave -

Garagem D, Pascoal 3151-828 VISEU

Telemóvel: 962 365 853

E-mail: [email protected]

SG. ELECTRICIDADE CANALIZAÇÕESEmpresa: Sg. Electricidade Canalizações Unip.

Morada: Rua do Loureiro, Antuzede

3025-273 COIMBRA

Telefone: 239 961 748 / Móvel: 934 480 769

E-mail: [email protected]

SICNET, S.A.Empresa: SICNET, S.A.

Morada: R. do Barroco, 214 C, Apartado 1079

4465-591 S. MAMEDE INFESTA

Telefone: 229 579 380 / Fax: 229 579 389

E-mail: [email protected]

SIMOCLIMA

Empresa: Simoclima, Lda.

Morada: Rua Hirondino Guerra Domingues,

36 Brejo 2425-460 CARVIDE

Telefone: 244 612 237 / Fax: 244 612 648

Telemóvel: 914 924 662

E-mail: [email protected]

Website: www.simoclima.pt

História: A Simoclima foi criada em 1997

por Rui e Paulo Simões. Presta serviços de

canalização; electricidade; gás; aspiração

e aquecimento centrais; piso radiante; ar

condicionado; ventilação e extracção de ar;

painéis solares. O sucesso da Simoclima

assenta na valorização e fidelização dos

clientes, na procura da excelência e de

soluções inovadoras.

SIMÕES & VALEIRO, LDA.Empresa: Simões & Valeiro, Lda.

Morada: Beco das Bonitas, 6

Casal Novo - 3100-326 POMBAL

Telefone: 236 211 906 / Fax: 236 211 907

E-mail: [email protected]

ST-E - MONIZ & MONIZEmpresa: St-E - Moniz & Moniz, Lda

Morada: Rua Teofilo Braga, 67 B,

9500-247 PONTA DELGADA

Fax: 296 288 357

Telemóvel: 296 288 357

E-mail: [email protected]

STYLEPLANEMPRESA Styleplan - Projectos de Engenharia,

Morada: Rua Fernão Lopes, 12 - 1º Dto. (Lj)

2910 - 713 SETÚBAL

Telefone/Fax: 265 732 322

E-mail: [email protected]

T TECNOVIA Empresa: Tecnovia Sociedade de Empreitadas, S.A.

Morada: Casal Deserto, 2440-135 PORTO

SALVO

Telefone: 214 225 400

Fax: 2142 25 429

E-mail: [email protected]

TELECVIS Empresa: Telecvis - Telecomunicações

Electricidade, Lda.

Morada: Apartado 3036, 3511-907 VISEU

Fax: 232 431 234

Telemóvel: 962 475 233

E-mail: [email protected]

TELEVESEmpresa: Televes Electrónica Portuguesa

Morada: Via Dr. Francisco Sá Carneiro, Lote 17

Z.I. Maia Sector X, 4470-000 BARCA

E-mail: [email protected]

[email protected]

Telefone: 229 478 900

Fax: 229 488 719

TETRACISEmpresa: Tetracis

Morada: Z.I. Taboeira, Lote 29 B

3800-055 AVEIRO

Telefone: 234 300 429

Fax: 234 300 429

TERESA DE SOUSA VIEIRAEmpresa: Teresa De Sousa Vieira

Morada: Rua Prof. Bento de Jesus Caraça,

301 - 4º Esq, 4200-132 PORTO

Telemóvel: 912 236 677

E-mail: [email protected]

TIMOTEC Empresa: Timotec - Instalações Eléctricas,

Unipessoal, Lda.

Morada: Zona Industrial de Aguim

Aguim - 3780-621 AGUIM ANADIA

Telefone: 231 512 250

Fax: 231 503 649

E-mail: [email protected]

TOCELIEmpresa: Toceli, Lda.

Morada: Rua dos Cingeleiros, 7

Riachos - 2350-357 RIACHOS

Telefone

Fax: 249 820 226

E-mail: [email protected]

TV MARTINS Empresa: TV Martins, Lda.

Morada: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 5 Loja

A, Borel - 2720-196 AMADORA

Telefone: 214 958 294

Fax: 214 950 608

E-mail: [email protected]

V VICTOR CÂNDIDO ALVES PEREIRAEmpresa: Victor Cândido Alves Pereira

Morada: Rua Dr. Eurico Amaral, 1

3520-050 NELAS

Telemóvel: 938 190 913

E-mail: [email protected]

VIDAL PEREIRA GOMESEmpresa: Vidal Pereira Gomes, Lda.

Morada: Rua Marquês Marialva, Edifício

Marialva, 3060-184 CANTANHEDE

Telefone: 231 410 980

Fax: 231 420 140

E-mail: [email protected]

VÍTOR MANUEL FREITAS DUARTEEmpresa: Vítor Manuel Freitas Duarte

Morada: Av. Moinhos do Arneiro, 28

Arneiro dos Marinheiros

2705-434 S. JOÃO DAS LAMPAS

Fax: 219 618 006

Telemóvel: 962 367 713

E-mail: [email protected]

VÍTOR MANUEL PEREIRA VIEIRAEmpresa: Vítor Manuel Pereira Vieira

Morada: Rua da Capela, 39

3060-371 CARVALHO

Telemóvel: 963 317 181 / 916 628 820

E-mail: [email protected]

Associados ACIST/Infra-estruturas

22-46_Associados ACIST_final2.indd 38 13-05-2011 14:58:42

2011 | ACIST ASSOCIADOS

39

AssociAdos Acist4X4Empresa: 4x4, Lda.

Morada: Rua Joaquim Gonçalves, 27

4835-428 GUIMARÃES

telefone: 253 420 010

Fax: 253 514 516

E-mail: [email protected]

A

AcitEL 4

Empresa: Acitel 4 - Serviços de

Telecomunicações, S.A.

Morada: Av. Salgueiro Maia, 1072 A/B

Abóboda 2785 - 502 S. DOMINGOS DE RANA

telefone: 217 620 300

Fax: 217 620 350

delegação Norte

Morada: Rua Simão Bolívar, 259 - 4º Dto

4470-214 MAIA

telefone: 229 438 180

Fax: 229 438 194

E-mail: [email protected]/[email protected]

Website: www.acitel.pt

História/Actividade: A Acitel 4 - Serviços

de Telecomunicações, S.A. é uma empresa

integrada no Grupo Acitel, com 25 anos de

experiência no mercado de telecomunicações.

A Acitel 4 é parceira e actua como distribuidor

da PT, TMN, PT Negócios e Vodafone.

Disponibiliza serviços de integração de

sistemas nas áreas de soluções e serviços

para novas tecnologias de convergência de

voz e dados; e soluções para Call/Contact

Centers.

orgânica: Presidente do Conselho de

Administração - António Andrade

Administradora - Susana Mourão

Direcção Delegação Norte - Jorge Valentim

Director Administrativo/ Financeiro - Rui Couto

Direcção de Operações - Matias Machado

AEG PoRtUGUEsAEmpresa: AEG Portuguesa, S.A.

Morada: Rua João Saraiva, 4 - 6º

1700-249 LISBOA

telefone: 218 427 400

Fax: 218 427 428

E-mail: [email protected]

ALcAtEL-LUcENt PoRtUGAL

Empresa: Alcatel-Lucent Portugal S.A.

Morada: Estrada da Malveira da Serra, 920

2750-834 CASCAIS

telefone: 214 859 000

Fax: 214 866 294

E-mail: [email protected]

[email protected]

Website: www.alcatel-lucent.pt

Actividade: Parceiro de confiança desde

há muito dos prestadores de serviços,

empresas, indústrias estratégicas e governos

no mundo inteiro, a Alcatel-Lucent é líder

em tecnologias móveis, fixas, IP e ópticas, e

pioneira em aplicações e serviços. A Alcatel-

Lucent tem nos Bell Labs, um dos mais

avançados centros mundiais de pesquisa e

inovação em tecnologia de comunicações.

Com operações em mais de 130 países

e uma das mais experientes equipas de

serviços globais da indústria, a Alcatel-

Lucent é um parceiro local de alcance global.

História: Em Portugal desde 1932, a Alcatel-

Lucent é a referência no domínio das

telecomunicações em Portugal. A empresa

conta com uma equipa qualificada de

colaboradores que lhe permite associar o

conhecimento e a experiência de um líder

internacional ao profundo conhecimento do

mercado local.

António Beato teixeira

Presidente do Conselho

de Administração

ARtALMAEmpresa: Artalma, Lda.

Morada: Rua Praia da Mutela, 24

Cova da Piedade - 2800-496 ALMADA

telefone: 212 721 060

Fax: 212 732 260

E-mail: [email protected]

AtENA t Empresa: Atena T, S.A.

Morada: Largo João Vaz, 9 C, 1700-251 LISBOA

telefone: 218 414 060

Fax: 218 414 070

E-mail: [email protected]

AVEtEL Empresa: Avetel Telecomunicações S.A.

Morada: Lugar da Portela, Zona Industrial

(S. Tiago de Antas)

4760-880 VILA NOVA DE FAMALICÃO

telefone: 252 301 252

Fax: 252 301 259

E-mail: [email protected]

História/Actividade: Fundada em 1992, a

AVETEL Telecomunicações S.A. tem sede em

Vila Nova de Famalicão e uma Delegação em

Lisboa. Com novas instalações inauguradas

em 2010, a empresa disponibiliza soluções

globais de telecomunicações, desenvolve e

comercializa projectos na área da domótica

e segurança para o mercado empresarial e

residencial, com actuação em todo o País.

A Avetel foi recentemente distinguida com o

prémio de mérito Económico atribuído pela

Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

Eng. António Peixoto

c coNEXÃoEmpresa: Conexão, Lda.

Morada: Rua Fernanda Seno, 18 C

Z.I. Horta das Figueiras, 7005-485 ÉVORA

telefone: 266 751 427

Fax: 266 751 429

E-mail: [email protected]

cABELtE – cABos ELÉctRicos E tÉcNicos

Empresa: Cabelte – Cabos Eléctricos e

Técnicos, S.A.

Morada: Rua do Espírito Santo

4410 – 420 ARCOZELO V. N. GAIA

telefone: 227 537 500

Fax: 227 537 513

E-mail: [email protected]

Associados ACIST

22-46_Associados ACIST_final2.indd 39 13-05-2011 14:58:55

40

ACIST ASSOCIADOS | 2011

D

DERMOFONE

Empresa: Dermofone – Equipamentos de

Telecomunicações, Lda.

Morada: R. Portas de Mértola, 5

7800-467 BEJA

Telefone: 282 415 260 | 284 321 600

Fax: 282 419 901 | 284 321 602

Telemóvel: 919 560 884

E-mail: [email protected]

[email protected]

História/Actividade: Fundada em 2003, a

Dermofone iniciou actividade com base

no comércio, importação, exportação,

representação e assistência técnica de

equipamentos de telecomunicações. Mais

tarde, viria a lançar várias Lojas de Agente

Autorizado, com imagem 100% Vodafone, em

Beja, Lagos e Elvas.

Orgânica:

João Rosado

Direcção-geral

Emília Conceição

Coordenadora de Equipas

Maria Gonçalves

Susana Brás

Equipa de Vendas

Empresarial

Marieta Ruivo

BackOffice Empresarial Loja

Beja

Dilar Rodrigues

Atendimento Loja Beja

Délio Almeida

Mónica Leal

Atendimento

Loja de Lagos

Maria Bruno

Atendimento Loja de Elvas

DUALSETEmpresa: Dualset, S.A.

Morada: Av. Arsenal do Alfeite, 84

Feijó - 2810-026 ALMADA

Telefone: 212 586 800

Fax: 212 586 809

E-mail: [email protected]

E

EUROCABOS

Empresa: Eurocabos, S.A.

Morada: Rua da Estação, 23 /23A

Sabugo 2715-012 PÊRO PINHEIRO

Telefone: 219 627 000

Fax: 219 627 001

E-mail: [email protected]

Carlos Rocha

Presidente do Conselho

de Administração

João Augusto

Director Geral

Miguel Soares

Director Operacional

Departamento Energia e

Especiais

Pedro Garcia

Director Operacional

Departamento Redes de Dados

Luís Roque

Director de Compras

Fausto Marques

Director Delegação Vila Nova

de Gaia

Miguel Cruz

Controller

ERGOLÓGICAEmpresa: Ergológica.S.A.

Morada: Av. Florinda Ideal, 8

2765-223 S. JOÃO DO ESTORIL

Telefone: 214 648 200

Fax: 214 648 209

E-mail: [email protected]

EUROFLUXOEmpresa: Eurofluxo, Lda.

Morada: Rua da Cavada Velha, 13

4430-054 VILA NOVA DE GAIA

Telefone: 223 770 360

Fax: 223 710 625

E-mail: [email protected]

F FONEWAY Empresa: Foneway, S.A.

Morada: Rua Silva Porto, 180, 4250-469 PORTO

Telefone: 228 346 680

Fax: 228 346 689

E-mail: [email protected]

G G9SAEmpresa: G9SA Telecomunicações, S.A.

Morada: Pólo Tecnológico de Lisboa, Lote 6

Edificio Multitech 1º A, 1600-546 LISBOA

Telefone: 217 543 460

Fax: 211 450 059

E-mail: [email protected]

GLOBALEDAEmpresa: Globaleda, S.A.

Morada: Rua Engº José Cordeiro, 6

9504-535 PONTA DELGADA

Telefone: 296 202 525

Fax: 296 628 043

E-mail: [email protected]

GMTELEmpresa: GMTEL, Lda.

Morada: Rua Sousa Lopes, Lote IJ, Escritório B

1600-207 LISBOA

Telefone: 217 613 470 Fax: 217 613 471

E-mail: [email protected]

GUIMASETEEmpresa: Guimasete, Lda.

Morada: Rua Joaquim Gonçalves, 27

Silvares - 4835-428 GUIMARÃES

Telefone: 253 420 670

Fax: 253 420 677

E-mail: [email protected]

I INSTALFONEEmpresa: Instalfone, Lda.

Morada: Azinhaga dos Ulmeiros, Lote 4 A

1600-778 LISBOA

Telefone: 217 567 030

Fax: 217 567 039

E-mail: [email protected]

Associados Acist

22-46_Associados ACIST_final2.indd 40 13-05-2011 14:59:23

2011 | ACIST ASSOCIADOS

41

INTELPRIMA

Empresa: Intelprima, Electricidade,

Telecomunicações e Electrónica, Lda.

Morada: Rua Aprígio Mafra, 5 - 1º

1700-051 LISBOA

Telefone: 218 410 080 / Fax: 218 410 089

E-mail: [email protected]

História/Actividade: A Intelprima surgiu

em 1994 e disponibiliza equipamentos

e soluções de redes: coaxiais (75 e 50);

fibra óptica FTTH / FTTx; cobre; PLC; POF. A

empresa está também presente em Espanha,

Angola e Moçambique.

Pedro Braamcamp Mancelos

Sócio-Gerente

Rui Primo Gonçalves

Sócio-Gerente

Filipe Ambrósio

Director Comercial

J

JUSTBIT

Empresa: Justbit, Serviços de

Telecomunicações e Gestão Industrial, Lda.

Morada: Zona Industrial da Palhaça, Lote 6

3770-355 PALHAÇA

Telefone: 234 754 060 / Fax: 234 754 066

E-mail: [email protected]

História/Actividade: A Justbit nasceu em

1999 e integra serviços de telecomunicações,

convergência de voz e dados empresariais.

É parceira da PT Inovação, Alcatel-Lucent,

Cisco, Critical Links, Avaya, Alvarion, PT

Negócios, Alphateck e Eurotech.

José Teixeira

Pedro Fernandes

L LETIMOSEmpresa: Letimos, S.A.

Morada: Rua das Olaias, Lote 78

3090-380 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 233 402 270 / Fax: 233 402 271

E-mail: [email protected]

LOJA DAS TELECOMUNICAÇÕESEmpresa: Loja das Telecomunicações, Lda.

Morada: Rua do Matadouro Municipal, Lote 22

C, Zona Industrial, 2000-831 VÁRZEA SANTARÉM

Telefone: 243 356 356 / Fax: 243 356 350

E-mail: [email protected]

LUSOFÓNICA

Empresa: Lusofónica – Soluções Globais de

Telecomunicações, Lda.

Morada: R. João da Silva, 8-B, 1900-271 LISBOA

Telefone: 218 495 490

Fax: 218 492 084

E-mail: [email protected]

Website: www.lusofonica.pt

História/Actividade: A Lusofónica

disponibiliza tecnologias de Voz, Dados,

Vídeo e Aplicações, que permitem reduzir

custos e aumentar a produtividade. A nossa

vasta experiência em telecomunicações

permite-nos dispor de um elevado

know-how no desempenho, concepção,

desenvolvimento e implementação de

Soluções Globais de Telecomunicações.

Fernando Russo Martins

Gerente

LUSOMATRIXEmpresa: Lusomatrix, Lda.

Morada: Av. Coronel Eduardo Galhardo, 7 - 1º

C, 1170-105 LISBOA

Telefone: 218 162 625 / Fax: 218 149 482

E-mail: [email protected]

LUSOREDEEmpresa: Lusorede, Lda.

Morada: Av. da República, 90 - 2º Dt

1600-206 LISBOA

Telefone: 217 991 060 / Fax: 217 940 170

E-mail: [email protected]

M MONTISISTEMASMorada: Rua Dr. Manuel da Cruz Júnior, 28,

2870 – 121 MONTIJO

Telefone: 212 309 990

Fax: 212 309 999

E-Mail: [email protected]

MULTINFRA

Empresa: Multinfra – Projectos e

Representações Electromecânicas, Lda.

Morada: Rua do Passadiço, 106

3780-128 SANGALHOS

Largo da Estação, 54, 2430-132 MARINHA GRANDE

Telefone: 244 503 600

Fax: 244 567 701

Telemóvel: 919 487 364

E-mail: [email protected] e [email protected]

História/Actividade: A Multinfra surgiu em

2000 na Marinha Grande. Reconhecida

pela ANACOM como Entidade Certificadora

ITED, executa projectos de especialidades;

representações electromecânicas; ensaios e

verificações RITA / ITED1 / ITED2; certificação

energética; e ensaios acústicos em edifícios.

Maria Teresa Lopes

Sócia-gerente

Cláudio Soares

Sócio-gerente

N NUNO MENESESEmpresa: Nuno Meneses, Unipessoal, Lda.

Morada: Av. Aureliano Barrigas, 36

5000-413 VILA REAL

Telefone: 259 339 470

Fax: 259 339 471

E-mail: [email protected]

O OPTIFONEEmpresa: Optifone, S.A.

Morada: Rua Silva Porto, 180,

4250-469 PORTO

Telefone: 228 339 200

Fax: 228 339 299

E-mail: [email protected]

22-46_Associados ACIST_final2.indd 41 13-05-2011 14:59:47

42

ACIST ASSOCIADOS | 2011

P PAHLDATA

Empresa: Pahldata (Portugal), S.A.

Morada: Rua do Açúcar, 78, 1950-009 LISBOA

Telefone: 218 622 040

Fax: 218 622 099

E-mail: [email protected]

PURE DIRECTEmpresa: Pure Direct, Lda.

Morada: Rua de Xabregas nº 20, sala 311

1900-440 LISBOA

Telefone: 219 593 232

Fax: 219 593 234

E-mail: [email protected]

R RACAOLEmpresa: Racaol, Lda.

Morada: Rua Infante D. Henrique, 698 - 2º

4435-285 RIO TINTO

Telefone: 224 890 627

Fax: 224 809 272

E-mail: [email protected]

ROHDE & SCHWARZEmpresa: Rohde & Schwarz, Lda.

Morada: Alameda António Sérgio, 7 - RC - Sala

A, 2795-023 LINDA-A-VELHA

Telefone: 214 155 700

Fax: 214 155 710

E-mail: [email protected]

RUDISTELEmpresa: Rudistel, Lda.

Morada: Rua Abel Salazar, 38 B, 1600-819 LISBOA

Telefone: 217 520 430

Fax: 217 520 439

E-mail: [email protected]

S SIGNUMEmpresa: Signum, Lda.

Morada: Rua Dr. Ricardo Motra, 302

3460-613 TONDELA

Telefone: 232 813 178

Fax: 232 823 009

E-mail: [email protected]

SOMITEL ENERGIAEmpresa: Somitel Energia, S.A.

Morada: Parque Industrial de Sampaio, Lote A

Oliveirinha, Apart. 70, 3430-909 CARREGAL DO SAL

Telefone: 233 402 250

Fax: 233 402 259

E-mail: [email protected]

SOMITEL TELECOMUNICAÇÕESEmpresa: Somitel Telecomunicações, S.A.

Morada: Zona Industrial da Gala, Rua das

Acácias, Lote 78, 3090-380 FIGUEIRA DA FOZ

Telefone: 232 960 030

Fax: 232 960 039

E-mail: [email protected]

STAND ASLAEmpresa: Stand Asla, S.A.

Morada: Rua do Progresso, 330

4455-530 PERAFITA

Telefone: 220 917 000

Fax: 229 984 336

E-mail: [email protected]

T TECNICONTROL

Empresa: Tecnicontrol, Lda.

Morada: Av.5 de Outubro, 83 - 85

Apartado 530, 8001-906 FARO

Telefone: 289 860 320

Fax: 289 860 329

E-mail: [email protected]

História/Actividade: Fundada em 1987, a

Tecnicontrol presta serviços e assistência técnica

em electrónica, incluindo manutenção de

equipamentos – UPS e telecomunicações.

É certificada pela ANACOM desde 1989; dispõe de

Certificado de Instalador de redes de fibra óptica;

Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO

9001:2008 e Alvará de Construção. Desempenha

actividade no ramo das telecomunicações; redes

estruturadas de comunicações (cobre e fibra

óptica); Sistemas de Energia; Segurança (Sw DI

/ SADIR); Vídeo Vigilância; Controlo de acessos;

Som profissional e ambiente; Sistemas de TV

(CATV / MATV / SMATV / IPTV); e Domótica.

Orgânica: Direcção Geral – Orlando Santos

Direcção Administrativa e Financeira – Cátia Barros

Direcção Comercial – Miguel Inocêncio

Direcção Técnica – Orlando Barros

TELELACEmpresa: Telelac, S.A.

Morada: Rua Francisco Marques Beato, 46 - 1º

Esq., Apartado 40 - 1886-001 MOSCAVIDE

Telefone: 21 945 88 40

Fax: 21 945 88 49

E-mail: [email protected]

TELEONDAEmpresa: Teleonda, Lda.

Morada: Rua do Aportel, 136 A, 8000-291 FARO

Telefone: 289 890 700

Fax: 289 890 709

E-mail: [email protected]

TELESCANEmpresa: Telescan, Lda.

Morada: Largo da Lagoa, 7G

2799-541 LINDA-A-VELHA

Telefone: 214 153 440

Fax: 214 153 449

E-mail: [email protected]

TELJAP

Empresa: Teljap, Lda.

Morada: Rua dos Terços, 623, Zona Industrial

de Canelas, 4405-270 CANELAS - V. N. GAIA

Telefone: 227 154 400

Fax: 227 154 409

E-mail: [email protected] / [email protected],

[email protected] / [email protected]

História/Actividade: Fundada em 1998, a

Teljap é uma empresa de Integração de

Sistemas e Serviços de Engenharia na área das

Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Oferece serviços de consultoria especializados,

soluções e produtos. É parceira da Alcatel,

Cisco, HP, Zyxel, Siemens, Ipbrick e Avaya. E

obteve, em 2003, a certificação de Qualidade

SGS, segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000,

dando garantias do cumprimento rigoroso dos

seus compromissos.

TFTEmpresa: TFT, Lda.

Morada: Rua Aquiles Machado, 1 - H

1900-077 LISBOA

Telefone: 218 488 000

Fax: 218 421 013

E-mail: [email protected]

U ULTRAREDEEmpresa: Ultrarede, Lda.

Morada: Rua da Juventude, 25, Tercena,

2730-110 BARCARENA

Telefone: 214 964 860

Fax: 214 964 861

E-mail: [email protected]

Associados Acist

22-46_Associados ACIST_final2.indd 42 13-05-2011 15:00:01

2011 | ACIST ASSOCIADOS

43

PARCEIROS ACIStALCAtEL-LUCENtEmpresa: Alcatel-Lucent Portugal S.A.

Morada: Estrada da Malveira da Serra, 920

2750-834 CASCAIS

telefone: 214 859 000

Fax: 214 866 294

E-mail: [email protected]

[email protected]

Website: www.alcatel-lucent.pt

Actividade: Comunicações convergentes de

banda larga.

Orgânica: António Teixeira, Pres. Cons. Adm.

ANACOMEmpresa: Autoridade Nacional de Comunicações

Morada: Av. José Malhoa, 12, 1099-017 LISBOA

telelefone: 217 211 000

Fax: 217 211 001

E-mail: [email protected] | [email protected]

Website: www.anacom.pt

ANEtEmpresa: Associação Nacional dos

Engenheiros Técnicos

Morada: Praça D. João da Câmara, 19,

1200-147 LISBOA

telefones: 213 256 327 | 213 256 328

Fax: 213 256 334

E-mail: [email protected]

Website: www.anet.pt

ARCtELEmpresa: Associação de Reguladores de

Comunicações e Telecomunicações da

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Morada: Av. José Malhoa, 12

1099-017 Lisboa

telefone: 21 721 23 02/04

Fax: 21 721 10 04

Website: www.arctel-cplp.org

E-mail: [email protected]

História/Actividade: A Associação de Reguladores

de Comunicações e Telecomunicações da

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

(ARCTEL-CPLP) foi criada com o intuito de

reforçar os laços históricos de cooperação

existentes, promover a troca de informação e a

partilha de experiências no âmbito da regulação

do sector, de forma a estimular o investimento

privado, a inovação e o desenvolvimento das

comunicações no mercado lusófono.

Orgânica: Ronaldo Sardenberg (ANATEL),

Presidente.

BP PORtUGAL

Empresa: BP Portugal - Comércio de

Combustíveis e Lubrificantes, S. A.

Morada: Lagoas Park, Edifício 3

2740-244 PORTO SALVO

telefone: 213 891 000

Fax: 213 891 600

Website: www.bp.com

Actividade: Refinaria, exploração e produção,

gás e electricidade, energias renováveis.

Orgânica: Dr. Francisco Vieira, Presidente BP

Portugal.

ERICSSONEmpresa: Ericsson Telecomunicações, Lda.

Morada: Quinta Fonte Edifício Infante D.

Henrique, 46, 2770-192 PAÇO DE ARCOS

telefone: 214 466 000

Fax: 214 466 600

E-mail: [email protected]

Website: www.ericsson.com/pt

Actividade: comunicações móveis; banda larga

e fabrico de equipamentos tecnológicos.

FttHEmpresa: Fiber to The Home Council Europe

Morada: Excelsiorlaan 91, B-1930 Zaventerm,

BÉLGICA

telefone: +43 69919081622

Fax: + 43 285571142

E-mail: [email protected]

Website: www.ftth.council.org

www.ftthcouncil.eu

HANSECOMEmpresa: Hansecom, Media & Communication

Morada: Praceta Luís Antonio Verney, 32,

4100-312 PORTO

telefone: 226 107 015

Fax: 226 105 971

E-mail: [email protected]

Website: www.hansecom.net

ItUEmpresa: International Telecommunication

Union

Morada: Place des Nations, 1211, Geneva 20,

SUÍÇA

telefone: +41 22730 6666

Fax: + 41 22730 5337

E-mail: [email protected] | [email protected]

Website: www.intu.int

WItSAEmpresa: World Information Technology and

Services Alliance

Morada: Suite 4800-3A-1, CBD Perdana 63000

Cyberjaya Selangor D.E. MALÁSIA

telefone: +60383201898

Fax: +60383201896

E-mail: [email protected]

Website: www.witsa.org

MÉDIS

Empresa: Médis - Companhia Portuguesa de

Seguros de Saúde, SA

Morada: Av. José Malhoa, 27 1070-157 LISBOA

ou Tagus Park, Edifício 10, Piso 0

2744-002 PORTO SALVO

telefone: 218 458 888 | 222 078 888

telemóvel: 919 358 888 | 965 998 888

Website: www.medis.pt

Actividade: Seguros

Orgânica: Rui Manuel Parente Chancerelle de

Machete, Presidente.

ORDEM DOS ENGENHEIROSEmpresa: Ordem dos Engenheiros

Morada: Av. António Augusto de Aguiar, 3D

1069-031 LISBOA

telefone: 213 132 600

Fax: 213 524 632

E-mail: [email protected]

Website: www.ordemengenheiros.pt

Actividade: Assegura o cumprimento das

regras de ética profissional e o nível de

qualificação profissional; atribui o título

profissional e regulamenta o exercício da

profissão; defende os interesses, direitos e

prerrogativas dos membros; zela pela função

social, dignidade e prestígio da profissão;

fomenta o desenvolvimento do ensino da

engenharia; contribui para a estruturação

das carreiras; protege o título e a profissão;

promove a cooperação e solidariedade entre

associados; valoriza a qualificação profissional

pela concessão dos respectivos níveis e títulos

de especialista e pela participação activa

na formação de pós-graduação, emitindo

os competentes certificados e cédulas

profissionais; presta a colaboração técnica e

científica solicitada por quaisquer entidades,

públicas ou privadas, quando exista interesse

público.

Orgânica: Eng. Carlos Matias Ramos,

Bastonário.

Parceiros acist

22-46_Associados ACIST_final2.indd 43 13-05-2011 15:00:09

44

ACIST ASSOCIADOS | 2011

UNIVERSIDADE DOS AÇORESEmpresa: Universidade dos Açores

Morada: Rua Capitão João d’Ávlia – Pico da

Urze PT – 9700-042 ANGRA DO HEROÍSMO

Telefone: 295 402 200

Fax: 295 402 205

Website: www.uac.pt

Actividade: Ensino Universitário e Politécnico.

Orgânica: Dr. Avelino de Meneses, Reitor.

UNIV. CATÓLICA PORTUGUESAEmpresa: Universidade Católica (UCP)

Morada: Palma de Cima, 1649-023 LISBOA

Telefone: 217 214 000

E-mail: [email protected]

Website: www.ucp.pt

Actividade: Ensino e Investigação.

Orgânica: Prof. Doutor Braga da Cruz, Reitor.

UNIVERSIDADE DE COIMBRAEmpresa: Universidade de Coimbra

Morada: Palácio dos Grilos - Rua da Ilha

3000-214 COIMBRA

Telefone: 239 859 900

Fax: 239 827 994

E-mail: [email protected] ou [email protected]

Website: www.uc.pt

Actividade: Ensino e investigação; projectos de

criação de valor acrescentado com entidades

portuguesas e internacionais; spin-offs de

base tecnológica; parcerias de valor para o

tecido económico português e internacional.

Orgânica: Dr. João Gabriel Silva, Reitor.

UNIVERSIDADE LUSÍADA LISBOAEmpresa: Universidade Lusíada de Lisboa

Morada: Rua da Junqueira, 188 – 198

1349-001 LISBOA

Telefone: 213 611 500

Fax: 213 638 307

E-mail: [email protected]

[email protected]

Website: www.ulusiada.pt

Actividade: Ensino e Investigação Científica.

Orgânica: Prof. Dr. Freitas Gomes Durão, Reitor.

UNIV. LUSÍADA V. N. FAMALICÃOEmpresa: Univ. Lusíada de V. N. de Famalicão

Morada: Largo Tinoco de Sousa, 4760-108 VNF

Telefone: 252 309 200

Fax: 252 376 363

E-mail: [email protected]

Website: www.fam.ulusiada.pt

Actividade: Licenciaturas, Mestrados,

Doutoramentos, Formação e Investigação.

Orgânica: Prof. Doutora Rosa Moreira, Reitora.

VISABEIRAEmpresa: Grupo Visabeira

Morada: Repeses 3504-511 VISEU

Telefone: 232 483 000

Fax: 232 483 100

Morada: Escritório de Lisboa, Av. Almirante

Gago Coutinho, 78, 1700-031 LISBOA

Telefone: 218 429 970

Fax: 218 496 731

E-mail: [email protected]

Website: www.grupovisabeira.com

Actividade: Holding multinacional que inclui a

Visabeira Global, Visabeira Indústria, Visabeira

Turismo, Visabeira Imobiliária e Visabeira

Participações Financeiras.

Orgânica: Dr. Fernando Nunes, Presidente do

Conselho de Administração.

PARCEIROS OPERADORESAR TELECOMEmpresa: AR Telecom - Acessos e Redes de

Telecomunicações, S.A.

Morada: Doca de Alcântara, Edifício Diogo Cão

1350-352 LISBOA

Telefone: 210 301 030

Fax: 210 301 300

E-mail: [email protected]

Website: www.artelecom.pt

Actividade: Operador com serviços

integrados de TV Digital, Internet, Telefone e

Videoconferência na Televisão, Voz e Dados.

Orgânica: Dr. Miguel Martins, Presidente da

Comissão Executiva.

OPTIMUSEmpresa: Optimus

Morada: Edifício NorteShopping, Rua Henrique

Pousão, 432, 4460-191 SENHORA DA HORA

Telefone: 931 002 000

Fax: 220 111 850

Website: www.optimus.pt

Actividade: Operador móvel

Orgânica: Dr. Miguel Almeida, CEO Sonaecom

e Vice-pres. Comissão Executiva Sonaecom.

ONIEmpresa: Oni

Morada: Av. Fontes Pereira de Melo 27

1069-447 LISBOA

Telefone: 211 154 300

Fax: 211 154 399

E-mail: [email protected]

Website: www.oni.pt

Actividade: Soluções verticais para hotelaria

e saúde; Wholesale (conectividade, voz, VPN,

infra-estruturas); Internet, voz, dados

e serviços para empresas e sector público.

Orgânica: Javier Rodriguez Martin, CEO.

PTEmpresa: Portugal Telecom (PT)

Morada: Av. Fontes Pereira de Melo, 40-9º

1069-300 LISBOA

Telefone: 215 001 701

Fax: 215 000 800

E-mail: [email protected] (Nuno Vieira,

Direcção de Relação com Investidores)

Website: www.portugaltelecom.pt

Actividade: Operador de telecomunicações.

Orgânica: Dr. Henrique Granadeiro, Presidente.

TMNEmpresa: TMN - Telecomunicações Móveis

Nacionais, S.A.

Morada: Av. Álvaro Pais, 2, 1649-041 LISBOA

Telefone: 217 914 400

Fax: 217 914 440

E-mail: [email protected]

Website: www.tmn.pt

Actividade: Operador de telecomunicações.

Orgânica: Eng. Zeinal Bava, Presidente.

Parceiros acist

22-46_Associados ACIST_final2.indd 44 13-05-2011 15:00:24

2011 | ACIST ASSOCIADOS

45

VODAFONEEmpresa: Vodafone Portugal – Comunicações

Pessoais, S.A.

Morada: Av. D. João II, Lote 1.04.01,Parque das

Nações, 1998-017 LISBOA

Website: www.vodafone.com | www.vodafone.pt

Actividade: Operador de telecomunicações.

Orgânica: Eng. António Coimbra, Presidente.

PArcEirOs FAbricANtEsEFAPEL Empresa: Efapel - Empresa Fabril de Produtos

Eléctricos, S.A.

Morada: Serpins Apt 3, 3200-959 SERPINS

telefone: 239 970 130-136

Fax: 239 970 137

telemóvel: 917 303 430 | 967 008 859

E-mail: [email protected] | [email protected]

Actividade: Desenvolvimento e fabrico de

produtos para instalações eléctricas de baixa

tensão, tais como, aparelhagens de Embeber,

Estanque e Saliente, Calhas Técnicas, Som

Ambiente, DVI (Dados, Voz e Imagem) e

Aparelhagem Modular para Quadros Eléctricos.

ENAFErEmpresa: ENAFER – Networking e Sistemas de

Informação, Lda.

Morada: Parque Industrial de Taveiro, Lote 33

3045-504 COIMBRA

telefone: 239 980 570

Fax: 239 980 571

E-mail: [email protected]

Website: www.enafer.pt

Actividade: Comercialização de produtos

e serviços na área das Tecnologias da

Informação.

FLUKEEmpresa: Fluke Ibérica, S.L.

Representante em Portugal: AresAgante, Lda.

Morada: Rua Caminho das Congostas, 320

4250-159 PORTO

telefone: 228 329 400

Fax: 228 329 399

E-mail: [email protected]

Website: www.fluke.com/fluke/ptpt/home

www.aresagante.pt

Actividade: Fabrico, distribuição e assistência

de verificadores electrónicos e software.

iNtELPriMA Empresa: Intelprima

Morada: Rua João Saraiva, 12 B, 1700-250

LISBOA

telefone: 218 410 080

Fax: 218 410 089

E-mail: [email protected]

Website: www.intelprima.com

Actividade: Serviços de Instalação de Redes de

Telecomunicações Secundárias e Redes ITED.

JsLEmpresa: JSL – Material Eléctrico S.A.

Morada: Rua Mário Castelhano, nº3 - Zona

Industrial Queluz de Baixo, Apartado 12

2746-801 QUELUZ

telefone: 214 344 670

Fax: 214 353 150

telemóvel: 919 975 067 | 934 900 690

E-mail: [email protected]

Actividade: Fabricante de material eléctrico e

de telecomunicações para instalação.

MOtOrOLAEmpresa: Motorola Portugal Comunicações

Morada: Av. José Malhoa 16-Edifício B, 3º

1070-158 LISBOA

telefone: 214 137 700

Fax: 214 137 750

Website: www.motorola.pt

Actividade: Electrónica de consumo, fabrico de

tecnologias e meios digitais.

QUitÉriOsEmpresa: Quitérios - Fábrica de Quadros

Eléctricos

Morada: Apartado 4 - Portomar, 3070-356 MIRA

telefone: 231 480 480

Fax: 231 480 489

E-mail: [email protected]

Website: www.quiterios.pt

Actividade: Indústria eléctrica e electrónica;

produção de quadro-colunas electrificados,

invólucros metálicos, série metálica, série

Isomax e componentes.

sAMsUNGEmpresa: Samsung Electrónica Portuguesa S.A.

Morada: Lagoas Park Edifício 5-B-piso 0

2740-245 Porto Salvo – OEIRAS

telefone: 214 251 000

Fax 214 344 289

E-mail: [email protected]

Website: www.samsung.pt

Actividade: Electrónica de consumo, fabrico de

alta tecnologia e meios digitais.

tELEVÉsEmpresa: Televés Electrónica Portuguesa

Morada: Via Dr. Francisco Sá Carneiro, Lote 17

Zona Ind. Maia 1, Sector-X, 4470 Barca-Maia,

PORTO

telefone: 229 478 900

Fax: 229 478 900

E-mail: [email protected]

Actividade: Investigação, desenho, fabrico

e comercialização de equipamentos para a

recepção e distribuição de sinal de Televisão.

PArcEirOs NOs PALOPANGOLA iNAcOMEmpresa: Instituto Angolano das Comunicações

Morada: Av. de Portugal, 92 - 7º, LUANDA,

ANGOLA

telefones: +244 338 352

Fax: +244 339 356

E-mail: [email protected]

Website: www.inacom.og.ao

MOVicELEmpresa: Movicel Telecomunicações, S.A.

Morada: Rua Mãe Isabel, 1-6 LUANDA, ANGOLA

telefones: +244 222692264 | +244 912200988

E-mail: [email protected]

Website: www2.movicel.co.ao

UNitELEmpresa: Unitel, S.A.

Morada: Edifício Unitel, Rua Kwame Nkruma,

Maianga, LUANDA, ANGOLA

telefone: +244 222 447 784

Fax: +244 222 447 785

E-mail: [email protected]

Website: www.unitel.ao

22-46_Associados ACIST_final2.indd 45 13-05-2011 15:00:32

46

ACIST ASSOCIADOS | 2011

CABO VERDE ANACEmpresa: Agência Nacional de Comunicações

(ANAC)

Morada: Edifício do MIT, Ponta Belém

CP nº 892 – PRAIA, CABO VERDE

Telefone: +238 260 44 00/01/02/03

Fax: +238 261 30 69

E-mail: [email protected]

Website: www.anac.cv

Actividade: Regulação técnica e económica,

supervisão, regulamentação e representação do

sector das comunicações, nomeadamente os

sectores das telecomunicações e postais; gestão

e controlo do espectro radioeléctrico, gestão

do domínio “CV”, certificação de entidades

credenciadoras de assinaturas digitais.

Orgânica: David Gomes, Presidente do

Conselho de Administração.

CV TELECOMEmpresa: CV Telecom

Morada: Rua Cabo Verde Telecom Praia,

CABO VERDE

Telefone: + 238 800 1010

Fax: + 238 261 3725

E-mail: [email protected]

Website: www.cvtelecom.cv

Actividade: Operador de telecomunicações.

Orgânica: Humberto Bettencourt, Presidente

do Conselho de Administração.

NOSiEmpresa: Núcleo Operacional para a

Sociedade de Informação (NOSi)

Morada: Av. Cidade de Lisboa - Edifício Fenícia,

Várzea, C.P. 620 Praia, Santiago, CABO VERDE

Telefone: + 238 260 7967 / 7973

Fax: + 238 261 5510

Website: www.nosi.cv

Actividade: Governação electrónica e

integrada.

Orgânica: Jorge Lopes, Gestor.

ORDEM DOS ENG. DE CABO VERDEEmpresa: Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde

Morada: Av. de Santiago - Palmarejo, PRAIA,

CABO VERDE

Telefone: +238 261 4030

Fax: +238 261 4030

Website: www.oecv.cv

Actividade: Instalação da Comissão de Admissão

e Qualificação Profissional; Criação de condições

à atribuição da Carteira Profissional; Clarificação

dos Actos de Engenharia; Institucionalização

do dia Nacional do Engº. e debates de temas

técnicos e científicos de interesse.

Orgânica: João Tolentino Ramos, Presidente.

T+Empresa: T+ Telecomunicações

Morada: Rua Cidade de Funchal nº 8 A.S.A,

C.P. 346 - PRAIA, CABO VERDE

Telefone: +238 9100555

E-mail: [email protected]

Website: www.tmais.cv

Actividade: Operador móvel.

UNiVERSiDADE DE CABO VERDEEmpresa: Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)

Morada: Praça António Lereno, CP 379C,

PRAIA, CABO VERDE

Telefone: +238 261 9904

Fax: +238 261 2660

E-mail: [email protected]

[email protected]

Actividade: Ensino e Investigação.

Orgânica: Paulino Monteiro, Administrador-

Geral e Marcelo Galvão, Reitor.

MOÇAMBiQUE iNCMEmpresa: Instituto Nacional das Comunicações

de Moçambique (INCM)

Morada: Rua Sanchez de Toar, 408, MAPUTO,

MOÇAMBIQUE

Telefone: +258 21 227100 | +258 21 490131/9

Fax: +258 21 494435

Móvel: +258 21 227100

E-mail: [email protected]

Website: www.incm.gov.mz

Actividade: Regulação e fiscalização do sector

das Comunicações; gestão do espectro de

frequências radioeléctricas.

Orgânica: Eng. Isidoro Pedro da Silva,

Presidente do Conselho de Administração.

MCELEmpresa: Moçambique Celular (MCel)

Morada: Av. 25 de Setembro, Edifício MCel,

MAPUTO, MOÇAMBIQUE

E-mail: [email protected] (João Oliveira)

Website: www.mcel.co.mz

Actividade: Operador móvel.

TDMEmpresa: TDM

Morada: Rua da Sé, 2 C.P. 25 MAPUTO,

MOÇAMBIQUE

Telefone: 21 431 921/43

Fax: 21 431 944

Website: www.tdm.mz

Actividade: Operador móvel.

Orgânica: Tomás Vieira Mário, Presidente.

UNiVERSiDADE EDUARDO MONDLANEEmpresa: Universidade Eduardo Mondlane

Morada: Praça 25 de Junho, 257, C.P. 257

MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Telefone: +258 21430 0239 | +258 2130 4405

Website: www.uem.mz

ViSABEiRA MZEmpresa: Visabeira Mz

Morada: Av. 25 de Setembro, 1123 Prédio

Cardoso, 3º D, MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Telefone. +258 21 301 797

E-mail: [email protected]

Websites: www.visabeira.co.mz

www.visabeiraglobal.com | www.selfenergy.co.mz

Actividade: Soluções tecnológicas, de

construção, de indústria e serviços.

Orgânica: Dr. Paulo Varela, CEO Visabeira

Global SGPS, S.A.

VODACOMEmpresa: Vodacom

Morada: Av. 25 de Setembro, 269

MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Telefone: +258 84111 0000 | +258 84111 0000

E-mail: [email protected] [email protected]

Website: www.vodacom.co.mz

Actividade: Rede móvel, novas tecnologias de

comunicação.

Orgânica: Dr. Salimo Abdula, representante da

accionista Intelec Holdings, Lda., Presidente

do Conselho de Administração da Vodacom

Moçambique.

Parceiros acist

22-46_Associados ACIST_final2.indd 46 13-05-2011 15:00:43

TELEFORUM | 2011

47

Matriz dos Associados

4x4, Lda. •

Acitel 4,SA • • • • • • • • • •

AEG Portuguesa, SA • • • • •

Artalma. Lda. • • •

Atena T, SA • • • • • • • •

Avetel, SA • • • • • • •

Data Fax, Lda. • • • •

Dermofone, Lda. • • •

Dualset, SA • • •

Empiphone, Lda. • • • •

Ergológica, SA •

Eurocabos, SA • •

Eurofluxo, Lda. • •

Foneway, SA • • •

G9sa Telecomunicações, SA • • •

Germen, Lda. • • • •

Globaleda, SA • •

GMtel, Lda. • • •

Guimasete, Lda. • •

Instalfone, Lda. • •

Intelprima, Lda. • • • • • •

Justbit, Lda. • • • • •

Loja das Telecomunicações, Lda. • • • •

Lusofónica, Lda. • • • • • • •

Lusomatrix, Lda. • • • • • • • •

Lusorede, Lda. • • • •

Montisistemas, Lda. • • •

Multinfra, Lda. •

Optifone, SA • • •

Pahldata (Portugal), SA • • • • • • • •

Pure Direct, Lda. • • • •

Racaol, Lda. • • •

Rafael Fortunato, Unip., Lda. • • •

Red Mobile, Lda. • • • • • •

Rohde & Schwarz, Lda. • • • • • •

Rudistel, Lda. • •

Signum, Lda. • • • •

Somitel Energia, SA • • • • •

Somitel Telecomunicações, SA • • • • • • • • •

Stand Asla, SA • • •

Tecnicontrol, Lda. • • • • • • • • • • • •

Telelac, Lda. • •

Teleonda, Lda. • • • • •

Telescan, Lda. • • • • • • • •

Teljap, Lda. • • • • •

TFT, Lda. • • • •

Ultrarede, Lda. • • • • •

Elec

trón

ica

de C

onsu

mo

Equi

pam

ento

de

Com

unic

ação

Equi

pam

ento

TI

Med

ia

serv

iços

de

Com

unic

açõe

s

serv

iços

TI

softw

are

BPM

Cont

act Ce

nter

Cons

truç

ões

Inst

alaç

ões

Eléc

tric

as

segu

ranç

a

sist

emas

de

Info

rmaç

ão

Wire

less

& M

obile

ACTIVIDADES BASE SOLUÇÕES

EMPRESA

ACIST

47_50_Matriz.indd 47 13-05-2011 12:29:06

48

2011 | TELEFORUM

Matriz dos Associados

A Nunes Construções Técnicas, Lda. • • • Acção E Reacção - Proj. Eng.ª., Lda. • • • • • Acimel, Lda. • • • • Acontrol - Autom. e Controle Industrial, Lda. • • • • • Adérito Luís Antunes Jesus • • • Alberto Carvalho Oliveira, Lda. • Alfredo Manuel Rodrigues Ferreira • • Allcert - Cert. E Medições de Telecom., Lda. • • • • Américo Tavares Nogueira Moreira • • • Ancoraluz - Canalizações Electricidade, Lda. • • • Ângela Patrícia Henriques de Freixo • • • António Miranda Júnior, SA • António Pedro Antunes C. Caetano • • António Pedro dos Santos Faria • • • António Silva Franco • Aquecel - Aquecimento & Electricidade, Lda. • • • Aresagante, Lda. • • • • Arlindo Carvalhais, Unip., Lda. • Arlindo Meneses Sacramento • • • Armando Portela, Lda. • • • • • • • • Caçote´s Telecomunicações, Lda. • • • • Canas Electro - Montagens, SA • • • • • • • Carla Isabel Silva Loureiro • • • Carlos Bernardes Carreira • Casais - Engenharia E Construção, SA • • Catchtronica, Lda. • • • • • • Celestino Martins - Inst. Elect. Unip., Lda. • Celiumproj, Lda. • Celso dos Santos, Lda. • Certicem - Certif., Eng. e Manut., Lda. • Certitejo, Lda. • • • • Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda. • Construções José Ventura, Lda. • Contimetra - Instalações Mecânicas • • • Coproffis Engenharia, Cons. e Form., Lda. • • • • • dBtep - Engenharia, Unip., Lda. • • Dec Medida, Lda. • • Domotrilho, Lda. • • E. Engenharia, SA • • Efapel - Empresa Fabril de Prod. Electr., SA • Electricpoint - Engenharia, Lda. • Electro - Civil, Lda. • • Electro Lopes & Garrido, Lda. • Electro Team • Electroanagueis, Lda. • Electrovilaverdense, Lda. • Elísio Ferreira Cardoso e Filho, Lda. • Enafer - Networking e Sistemas Informação, Lda. • • • Energivagos, Lda. • Engi-Angra, Lda. • Engilight - Inst. Eléctricas, Lda. • Fernando Uriel Barranha Rego Canha • • • Ficope, Lda. • • Fonseca & Fonseca, Lda. • Francisco J. Pitadas Martins • Francisco Tiago Mendes Branco Frontécnica, Lda. • GHCP - Serviços e Projectos, Lda. • •

Elec

trón

ica

de C

onsu

mo

Equi

pam

ento

de

Com

unic

ação

Equi

pam

ento

TI

Med

ia

Serv

iços

de

com

unic

açõe

s

Serv

iços

TI

Softw

are

Arq

uite

ctur

a En

genh

aria

BPM

Cont

act Ce

nter

Cons

truç

ões

Inst

alaç

ões

Eléc

tric

as

Segu

ranç

a

Sist

emas

de

Info

rmaç

ão

Wire

less

& M

obile

ACTIVIDADES BASE SOLUÇÕES

EMPRESA

InfraEstruturasEMPRESA

47_50_Matriz.indd 48 13-05-2011 12:29:26

TELEFORUM | 2011

49

Gilberto Rosário Dias Pereira Girovolta – Soluções de Engenharia, Lda. • Guimavolt - Inst. Electr., Lda. • H2t - Proj. e Mont. Eléctricas, Lda. • • Hilário Manuel Marques Rodrigues • • Homar, Lda. • • • Inocêncio José Alves Duarte • Instalévora - Inst. Eléctricas, Lda. • Invento - Engenharia E Sistemas, Lda. • • • • IPC - Inst. Técnicas, SA • Isidro Pereira Gameiro • Iteçor, Lda. • • • J. A. Ramos, Lda. • • • João Carlos Santos Rodrigues Maia • João Jacinto Tome, SA • João Paulo Cardoso Bento • • • João Pedro Abreu Vieira • • Joaquim Feliciano da Costa • Jorge d’Almeida Figueira Diniz • Jorge de Sá Afonso Jorge Lourenço • Jorinstel - Inst. Eléctricas, Lda. • José Adílio Coutinho da Graça, Lda. • José António Gonçalves de Sousa • José António Lopes Morais • • • • José António Marques Baptista • • • • • José António Rio do Carmo • • José Catela, Lda. • José de Sousa Amado, Lda. • José Ferreira Fresco, Lda. • • José João Mendes Pratas • José Manuel Campos Tavares • • • José Manuel Filipe dos Santos • • • • • José Maria de Oliveira & Filhos, Lda. • José, Rocha & Azenha, Lda. • JSL - Material Eléctrico, Lda. • L. Santos, Lda. • • Labtel - Lab. de Acústica e Telecom., Lda. • • • • Legrand Eléctrica, SA • • LGB - Soc. Proj. Infraest. Electr. e Telecom.,Lda. • • • Lino Pedro Vieira • Luftec - Técnicas Eléctricas, Lda. • • Luís Brites Soc. Unip., Lda. • Lutche - Engenharia, Lda. • • • • M Marques Crespo, Lda. • • M. N. Ramos Ferreira - Electr. e Mec., Lda. • M.T. - Instalações Técnicas, SA • Mais Engenho, Lda. • • Mano Eléctrica, Lda. • Manuel António Amorim Moreira, Lda. • Manuel Filipe M. J. Couto • • Manuel Gameiro Gonçalves • Manuel Lineu Rodrigues Ferreira da Costa • Manuel Ribeiro de Carvalho • Marco António Silva Martinho • Mateus de Almeida Resende • Mega Energia - Proj. E Instal., Lda. • Melis - Montagens Eléctricas do Lis, Lda. •

Elec

trón

ica

de C

onsu

mo

Equi

pam

ento

de

Com

unic

ação

Equi

pam

ento

TI

Med

ia

Serv

iços

de

com

unic

açõe

s

Serv

iços

TI

Softw

are

Arq

uite

ctur

a En

genh

aria

BPM

Cont

act Ce

nter

Cons

truç

ões

Inst

alaç

ões

Eléc

tric

as

Segu

ranç

a

Sist

emas

de

Info

rmaç

ão

Wire

less

& M

obile

ACTIVIDADES BASE SOLUÇÕES

InfraEstruturasEMPRESA

47_50_Matriz.indd 49 13-05-2011 12:29:36

50

2011 | TELEFORUM

Monta Montagens Eléctricas, Lda. • Multipacto - Soc. Mecânica de Electr. Lda. • Nuno Francisco de Jesus P. Lopes • • Nuno José Nunes da Silva • Nuno Miguel da Silva França • • • Old Bridge - Inst. Elect. e Mec., Lda. • Onolux, Lda. • Orlando Miguel B. J. Lopes Grilo • Osvaldo Garção • Paulo José da Silva Nascimento • • • Paulo Ricardo Gonçalves Aleixo • Paulo Sérgio Pedro Carreira • PcBox - Sistemas Informáticos, Lda. • • • Pedro Jorge Gouveia Loureiro • Pedro Miguel Gonçalves Custodio • Pedro Miguel Sá das Neves • Pedro Nuno do Vale Brito Parreira • • • PEFE, Lda. • • • Perfeita Conexão, Lda. • • • Pinto Praça, Lda. • • PMF - Projectos e Representações, Lda. • Pontal - Com. Mat. Eléctr. e Deriv., Lda. • • Predicer, Lda. • • • • Preste - Proj. Estudos Técnicos Especiais, Lda. • • Prinatec, Lda. • Proestima, Lda. • Projac, Lda. • • Prosirtec, Lda. • • • Protega - Electrotecnia, Lda. • Quitérios - Fabrica Quadros Eléctricos, Lda. • Rodrigo Catarino Branco de Andrade • Rodrigues Gomes & Associados, SA • • Rogério Adelino Marques Tomaz Rogério Paulo Pereira, Lda. • Rui Alexandre Henriques Pinto • Rui Augusto Silva Ferreira • Rui Ferreira de Araújo, Lda. • Rui Manuel Gomes dos Santos • Seps - Soc. Eng., Proj. e Serv., Lda. • Sérgio Almeida dos Santos Azevedo • • Sérgio Manuel Alfaiate Fernandes • Serluz • • • • • Setvis - Electr. e Telecom., Lda. • • • Sicnet, Sa • • • • • • • Simoclima - Electr. e Climatiz., Lda. • • • Simões & Valeiro, Lda. • • • Styleplan - Proj. de Eng., Lda. • • Tecnovia - Soc. de Empreitadas, SA • Telecvis - Telec. Electricidade, Lda. • • Televes Electrónica Portuguesa • • • • • • • Tetracis - Plurirede, SA • • • Timotec - Inst. Electr., Unip., Lda. • Toceli, Lda. • TV Martins, Lda. • V. Sousa & A. Rodrigues, Lda. • Vidal Pereira Gomes, Lda. • Vítor Manuel Freitas Duarte • Vítor Manuel Pereira Vieira • •

Elec

trón

ica

de C

onsu

mo

Equi

pam

ento

de

Com

unic

ação

Equi

pam

ento

TI

Med

ia

Serv

iços

de

com

unic

açõe

s

Serv

iços

TI

Softw

are

Arq

uite

ctur

a En

genh

aria

BPM

Cont

act Ce

nter

Cons

truç

ões

Inst

alaç

ões

Eléc

tric

as

Segu

ranç

a

Sist

emas

de

Info

rmaç

ão

Wire

less

& M

obile

ACTIVIDADES BASE SOLUÇÕES

InfraEstruturasEMPRESA

Matriz dos Associados

47_50_Matriz.indd 50 13-05-2011 12:29:49

Pub_Ci.indd 1 12-05-2011 11:24:16

Pub.indd 52 12-05-2011 11:26:38