acib pesquisa empresário do ano 2017 e acib é posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado...

8
ACIB realiza Treinamento sobre endividamento para empresários e gerentes ACIB oferece estágios para jovens estudantes através do PROE Estágios Conheça as oficinas do SEBRAE Confiança dos empresários do varejo atinge 97,9 pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso boleto P.3 ACI B P.3 CURSOS ACIB P.3 Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e Popularidade inicia em fevereiro P.5 DICAS INDICADORES ACIB P.3 ACIB é Posto autorizado da JUCESP ACIB oferece Cartão ACCredito Alimentação ACIB P.6 INDICADORES P.3 ACIB P.6 ACIB P.3 P.4 Lista Telefônica, Mapas de Barretos e Código de Defesa do Consumidor com distribuição gratuita Varejo brasileiro deve perder mais de R$ 10 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais Títulos protestados acumulam alta de 24,9% no ano ACI B P.6

Upload: doankhue

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

ACIB realiza Treinamento

sobre endividamento para empresários e

gerentes ACIB oferece estágios para

jovens estudantes através do PROE

Estágios

Conheça as oficinas do SEBRAE

Confiança dos empresários do

varejo atinge 97,9 pontos em

dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015

Dicas para evitar o golpe do falso

boletoP.3

ACI B

P.3

CURSOS

ACIB

P.3

Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e

Popularidade inicia em fevereiro

P.5DICAS

INDICADORES

ACIB

P.3

ACIB é Posto autorizado da

JUCESP

ACIB oferece Cartão ACCredito

Alimentação

ACIB

P.6

INDICADORES

P.3

ACIB

P.6

ACIB

P.3

P.4

Lista Telefônica, Mapas de

Barretos e Código de Defesa do

Consumidor com distribuição

gratuita

Varejo brasileiro deve perder mais

de R$ 10 bilhões em 2017

devido aosferiados nacionais

Títulos protestados acumulam alta de

24,9% no ano

ACI B

P.6

Page 2: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

Renata Freire, nascida em Barretos, filha de Cleide Zemantauskas Freire e José Freire Filho, estudou no Colégio Objetivo, formada na Fundação Edu-cacional de Barretos, em Engenharia de Alimentos. Desenvolveu sua paixão pelo artesanato em bijuterias desde o inicio do seu curso em 1989.

Com quase 20 anos de atuação no Comércio de Barretos, a RE BIJOUX foi fundada em julho de 1997. No início a loja ocupava um modesto espaço anexo a outra empresa, onde elaborava peças personalizadas de bijuterias aos seus

clientes. Em Agosto de 2000, inaugurou a primeira Re Bijoux, que era situada na Rua 20, onde percebeu a necessidade de ampliação de suas instalações. O que era apenas um hobby passou a ser sua profissão e de-pois de algumas ampliações, a empresa esta localizada na Av. Treze, 724 - Centro.

A loja atende o comércio varejista e atacadista. Dispõe de uma am-pla quantidade de peças para montagem de bijuterias e bordados em Sandálias e roupas, além de possuir uma equipe capacitada oferecendo bom atendimento ao cliente.

A prioridade da empresa é manter a qualidade e beleza das peças, com acabamento de primeira qualidade, as peças da Re Bijoux são muito elo-giadas por sues clientes, o que os mantém no mercado por todos estes anos.

Faça uma visita à re bijoux, telefone 3323-9798.

Editorial | Ponto de Vista Jornal da Acib2Barretos, janeiro de 2017

EXPEDIENTEGiovane Barroti

2º Vice-Presidente

Marco Aurélio Domingues3º Vice-Presidente

José Luiz da Silva1º Tesoureiro

Roberto ArutimPresidente

Domingos Sávio S. Freitas Baston1º Vice-presidente

José Carlos Abrão Miziara2º Tesoureiro

Edson Takashi Abe1º Secretário

Rodrigo Sanches de Oliveira2º Secretário

DiretoresLuiz Carlos Silva, André Luiz Peroni Ângelo, Reginaldo Humberto Queiroz

Conselho ConsultivoJosé Marcelo Abrão Miziara, José Jesus Aparecido Faria, Antônio Carlos Dal Porto, Benedito Habib Jajah, Renato Peghim, Carlos Orestes Pereira, Laerte Henrique Chiqueto, Paulo Sérgio Soprano, Carlos Henrique

Nunes, José Francisco Alves Junior, Odair de Moura e Silva, Luiz Carlos Almado, Chade Rezek Neto, Renato Reis, José Carlos Ribeiro, Antônio Roberto Filisbino, Edson Berger Zactiti

Diretorias

Diretor Departamento In-dústria

Sérgio Murad Carneiro FilhoJoão Bosco de Oliveira

José Eduardo AníbalNilberto Andrade

José Muzetti Junior

Diretor Departamento ComércioAntônio Roberto Esteves

Caio Lemos MiziaraJosé Carlos Dalbo

Luiz Carlos Silva JuniorRenato Cardoso Serradela Telles

Ronaldo Antônio MarquesFernando H. Thomé de Oliveira

Diretor Departamento ServiçosMarco Antônio Duarte FronerOrlando Carlos de CarvalhoJoaquim Antônio de Souza

Marcos Roberto FerroClaudio Roberto A. Morone

Daniel Bampa Neto

Editorial

Conselho FiscalRenato Peghim, Antônio Carlos Dal Porto, Paulo Sérgio Soprano

Jornal da AcibDiretor Responsável: José Carlos Firmino da Silva Jornalista Responsável: José Renato Alves Pereira Mtb 24.492 Redação: Camila Marçal Vieira SoutoDiagramação: Camila Marçal Vieira SoutoFotolitos e Impressão: Gráfica Barretos

Publicação Oficial da Associação Comercial e Industrial de Barretos-ACIB

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo nenhuma

responsabilidade sobre o Jornal

Ponto de Vista

2017: Um ano de serviços

PALAVRA DO PRESIDENTE

Roberto Arutim

Renata Freire - Re Bijoux

O ano de 2017 começa com muitas expectativas para nossa ACIB. E não es-tamos falando apenas em relação à política, com novos governos que foram empossados, ou à economia nacional. Acreditamos que o país entrará em uma nova fase, com com as medidas que estão sendo adotadas para a contenção de despesas.

Nossas boas expectativas tem também relação com os projetos que estaremos desenvolvendo durante este ano, para prestar mais serviços e impulsionar ain-da mais o setor empresarial barretense. Afinal de contas, somos a Casa do Em-presário Barretense. E nossas expectativas crescem alavancadas na confiança e parceria que mantemos com todas as classes empresariais de Barretos.

Já temos programadas as tradicionais campanhas que desenvolvemos para “agitar” o comércio, com premiações de alto valor e com produtos que estão no gosto da população. Nossas campanhas já se tornaram exemplos que são segui-dos por vários municípios de toda a região.

E além das campanhas, temos outros projetos de grande importância, como a realização da premiação do Empresário do Ano. Uma campanha que já se tor-nou numa das mais importantes festividades da cidade, sendo carinhosamente chamada de “Oscar do Empresário”, considerada uma noite de gala da sociedade barretense. Estaremos impulsionando o programa “ACIB na TV”, com o obje-tivo de divulgarmos, gratuitamente, o que Barretos produz, o que nossa cidade tem.

Nossos projetos incluem ainda programas especiais em apoio aos empresários, como o PROE, que possibilita estágios para os jovens, que tem o primeiro aces-so ao mercado de trabalho. Paralelamente, vamos oferecer vários cursos profis-sionalizantes, ajudando na formação de uma mão-de-obra especializada para o comércio em geral, e também cursos especiais para os empresários, com orien-tações diversas. Vamos buscar ainda a realização de seminários com técnicos do BNDES e de bancos, visando linhas de crédito e financiamentos com taxas especiais para os empresários.

Estaremos mantendo na ACIB um posto da JUCESP, atendendo os escritórios de contabilidade da cidade com malotes diários, agilizando os trâmites de doc-umentos. Vamos manter também novos serviços do SCPC, com dois tipos de consultas que vão garantir mais segurança para os empresários em geral.

O Cartão Acredito será mais uma importante ferramenta empresarial da nossa cidade. Assim estaremos criando uma fidelidade maior do consumidor barretense com o comércio local. Todos estarão ganhando. Vamos manter serviços de orien-tação, como a confecção de mapas da cidade, totalmente atualizado com os no-vos bairros e ruas que surgiram; a lista telefônica com a classificação pelo nome inicial do assinante; e também a cartilha do Código de Defesa do Consumidor.

Sabemos que muitos outros projetos poderão ainda estar sendo desenvolvidos. A nossa única exigência é que sempre sejam em apoio e incentivo aos nossos em-presários. Para tanto, estamos abertos às sugestões. Queremos, principalmente, a presença do empresário na ACIB. Nem que seja apenas para tomarmos um cafezinho juntos. Trocando ideias, o sucesso fica muito mais fácil.

Um ótimo 2017 para todos.

Page 3: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

Cursos | ACIB - Serviços Jornal da Acib3Barretos, janeiro de 2017

OFICINA - SEBRAE

OFICINA - SEBRAEFLUXO DE CAIXAPeríodo: 06/02/2017Local: Escritório SEBRAEHorários: 19h00 às 22h00Descrição: PARA ENTENDER OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

DA EMPRESA, É NECESSÁRIO COMEÇAR PELO FLUXO DE CAIXA. PARTICIPE DA PALESTRA E APRENDA A CONTROLAR MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS E TOME DECISÕES COM MAIS SEGURANÇA.

COMEÇAR BEM - FORMALIZAÇÃOPeríodo: 02/02/2017Local: Escritório SEBRAEHorários: 19h00 às 23h00Descrição: QUER ABRIR UMA EMPRESA, MAS AINDA TEM DÚVIDAS QUANTO

A FORMALIZAÇÃO? PARTICIPE DA OFICINA COMEÇAR BEM FORMALIZAÇÃO E APRENDA O PASSO A PASSO PARA FORMALIZAR SUA EMPRESA, QUAIS SÃO OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO SEU NEGÓCIO JÁ FORMALIZADO.

ACIB e SINCOMÉRCIO irão realizar no dia 20 de fevereiro o Curso - Treinamento sobre endividamento para empresários e ge-rentes. O Curso terá duração de 4 horas, acontecerá das 14h00 às 18h00 na Associação Comercial e Industrial de Barretos.

Serão abordados no Curso: O que é Superendividamento; Cau-sas do Superendividamento; Superendividamento ativo e passivo; Proposta de ações para lida com o Superendividamento do em-presário e consumidor; Relação crédito e consumo; Estratégias modernas de cobrança e Benefícios e vantagens de um plano de cobrança. O curso será ministrado por Marcelo de Souza Carneiro, Bacharel em Direito – especialista em Direito Tributário – Advoga-do Cível e Previdenciário - Capacitado em Negociação, Conciliação e Arbitragem pelo IJE – UEL (Universidade Estadual de Londrina) – Membro do CONIMA (Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem) – Palestrante Conselho Regional de Contabilidade, Pal-estrante CRECI-SP, Palestrante SESCOOP. Docente da Faculdade de Engenharia Florestal (FAEF) – Garça-SP.

Vagas limitadas. Mais informações pelo 3321-3200 (Magali).

Treinamento sobre endividamento

Page 4: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

ACIB Jornal da Acib4Barretos, janeiro de 2017

Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e Popularidade

A Pesquisa para indicação do EMPRESÁRIO DO ANO 2017, e as EM-PRESAS DESTAQUES em Preferência e Popularidade em seus segmentos já está sendo estratificada, e tem início no próximo mês.

Associação Comercial é Posto autorizado da JUCESP

A ACIB é um correspondente autorizado da JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - Regional de Franca, com malotes diários saindo e retornando à ACIB.

A Associação Comercial e Industrial de Barretos traz mais um benefício para as famílias barre-tenses. Com o intuito de contribuir para a formação de novas gerações de profissionais com rapidez e dinamismo, a Acib traz para Barretos o PROE Es-tágios, que irá facilitar a descoberta de novos tal-entos.

O INSTITUTO PROE é um agente de integração entre estudante, empresa e instituições de ensino, aplica o disposto na Lei 11.788, de 2008, para contratação de estagiários por empresas públicas/privadas e profissionais liberais. Tem por objetivo a inte-gração de cidadãos ao mercado de trabalho, especialmente jovens e adoles-centes, realizando o intercâmbio entre trabalhadores, estudantes e empresas, de maneira a contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

Você estudante do ensino médio, vá até a Acib e se informe.

ACIB oferece estágios para jovens estudantes O ACCredito é um siste-

ma eletrônico de gestão de benefícios que traz soluções na medida certa para empresas de todos os portes, proporciona-ndo vantagens reais para seus usuários, empresas creden-ciadas e empregadores.Com o ACCREDITO Alimentação - substituto da cesta básica,

os funcionários das empresas associadas da ACIB poderão adquirir gêner-os alimentícios in natura (leite, carne, ovos, frutas e verduras), em redes credenciadas específica do ACCredito como, supermercados, mercearias e mercados, podendo optar, dentro desta categoria, pelos produtos de sua preferência.

O ACCredito Alimentação é a segurança que a empresa procura. Ele econ-omiza tempo, eliminando processos de pesquisa de preço, transporte, ar-mazenagem e distribuição das tradicionais cestas básicas, com redução das atividades de RH na distribuição de benefícios, além de contar com a in-senção de encargos sociais sobre o valor concedido e com benefícios fiscais.

Aceito no comércio local, o ACCredito Alimentação valoriza a economia da sua cidade, pois o consumo passa a ser feito nas empresas locais.

Lista Telefônica e Mapas de Barretos com distribuição gratuita

A Acib também irá confeccionar nos próximos meses a Lista Telefônica de Barretos. Serão confeccionadas 40 mil exemplares, distribuídas gratuita-mente na cidade. A Acib irá também 5 mil mapas atualizados da cidade de Barretos, com distribuição gratuita para toda a população.

Cartão ACCredito Alimentação

Page 5: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

ACIB | Notícias | Indicadores Jornal da Acib5Barretos, janeiro de 2017

Confiança dos empresários do varejo atinge 97,9 pontos em dezembro – melhor

resultado desde janeiro de 2015

Novos Serviços SCPC

RESPOSTA DA CONSULTA- Síntese cadastral do CNPJ consultado;- Consultas anteriores (últimos 90 dias); - Endereço de instalação do telefone, quando fornecido o número na consulta; - Endereço do CEP, quando fornecido o número na consulta;- Registros de débitos informados por clientes em nível nacional (últimos cinco anos);- Títulos protestados do estado (UF) selecionado pelo usuário (últimos cinco anos); - Alerta de documentos furtados, roubados ou extraviados e de uso indev-ido de Documentos; - Informações de devoluções de Cheques informados pelo CCF;- Até 5 últimos telefones informados pelo mercado para o CNPJ consultado.

Consulta SCPC Net - Pessoa Jurídica

Consulta ACERTA- Pessoa FísicaRESPOSTA DA CONSULTA

- Identificação simples- Confirmação telefone (se informado na hora da consulta)- Registro de débitos- Títulos protestados SP- CCF - Cadastro de cheque sem fundos- Alerta de documentos Roubados/Extraviados- Consultas Anteriores- Link Cheque- Score

O Índice de Confiança do Em-presário do Comércio (ICEC) regis-trou alta de 1,9% ao passar de 96,1 pontos em novembro para 97,9 pon-tos em dezembro - maior pontuação desde janeiro de 2015. Em compara-ção com dezembro do ano passado o índice apontou alta de 32,2% quando o ICEC registrava 74,0 pontos.

Apurado mensalmente pela Feder-ação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a pesquisa, as grandes empresas registraram au-

mento significativo da confiança em dezembro.

Enquanto nas companhias com menos de 50 funcionários o ICEC cresceu 1,6%, nas grandes empre-sas, que empregam mais de 50 pes-soas, o índice teve alta de 11,8%, na comparação com novembro. Já em relação a dezembro de 2015, a alta foi de 31,7% e 56,3%, respectiva-mente.

Para a FecomercioSP, as grandes empresas mostram forte recuper-ação na margem e crescimento ainda maior na comparação interanual

Agora as grandes empresas voltam a se distanciar e se mantém mais confiantes do que as pequenas, ain-da longe do diferencial percebido em tempos de crescimento econômi-co, como era observado ao longo da série histórica, mas caminhando para a normalidade, como ocorre em out-ros indicadores econômicos apura-dos pela Federação.

Page 6: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

Dicas | Indicadores Jornal da Acib6Barretos, janeiro de 2017

Títulos protestados acumulam alta de 24,9% no ano

Dicas para evitar o golpe do falso boleto bancário

Boletos bancários são uma das for-mas de pagamento de contas mais utilizadas hoje em dia e, por isso, têm atraído a atenção de fraudadores. O golpe consiste em ataques virtuais que modificam o código de barras original, desviando o dinheiro que deveria ir para o pagamento para uma conta fantasma do fraudador. Com o pagamento de um boleto falso, o consumidor deixa de pagar o que deveria e, consequentemente, pode sofrer corte no fornecimento de um serviço, receber cobranças com juros e multa por atraso e até ficar com o nome sujo.

Proteja-se na internet É importante manter o antivírus

do computador sempre atualizado, pois programas maliciosos, envia-dos por meio de vírus, podem alterar o código de barras do boleto. O an-tivírus em dia é capaz de identificar anormalidades na geração do boleto pela internet, na visita a sites duvi-dosos ou em documentos enviados por e-mail. Ao receber um e-mail suspeito com arquivos anexos, no-tificações de pagamentos ou links, desconfie: entre em contato com o emissor da mensagem e confirme a autenticidade das informações rece-bidas, tanto documentos de empresas privadas quanto de órgãos públicos.

Se possível, evite fazer compras, efetuar pagamentos ou gerar boletos em computadores públicos ou em redes de wi-fi abertas. O risco de in-vasão de contas nesses ambientes é intensificado.

Fique atento aos sinais Leia bem o boleto bancário. A

maioria dos documentos falsos cos-tumam ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português. Qualquer carac-terística suspeita pode ser um indício de fraude.

Se a leitura do códigos de barras falhar na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou apli-cativo do banco, redobre a atenção. O erro pode ser decorrente de falha no equipamento, mas também pode ser fraude: se houver alguma lacuna com espaço fora do padrão ou faltan-do colunas, desconfie.

Boletos fraudados não podem ser lidos pelo sistema do banco ou apli-cativos de celular porque algumas barras costumam ser apagadas para forçar o consumidor a digitar o códi-go numérico falso.

Contas que o consumidor paga com certa periodicidade podem ser comparadas. Observe o boleto atual com o anterior e veja se há muitas diferenças. Em caso de impressão em caixa, é importante observar se as informações da tela são as mesma do boleto impresso, como o banco cedente, agência do beneficiário e código do banco.

Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto. Esse número deve ser equiv-alente ao código do banco emissor.

IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor De acordo com os dados da Boa

Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o número total de títulos protestados no país aumen-tou 24,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação interanual, os títulos protestados diminuíram 4,3% e re-cuaram 12,0% em relação ao mês anterior. O valor médio dos títulos protestados para novembro foi de R$ 3.537.

Quando analisados apenas os títu-los protestados das empresas, no acumulado do ano o crescimento foi de 8,0%. Na variação interanual houve queda de 10,8% e na compara-

ção mensal o recuo foi de 10,6%. A região Sudeste contribuiu com a maior parcela dos títulos protestados (55,3%), seguida pelas regiões Sul (22,3%), Nordeste (10,7%), Cen-tro-Oeste (7,5%) e Norte (4,2%).

No acumulado do ano, a região Sudeste foi a que obteve o maior crescimento (18,5%), seguida por Centro-Oeste (1,6%). As demais regiões recuaram no período, sendo que o Nordeste foi a região que reg-istrou maior queda (5,4%).

O maior valor médio dos títulos protestados em novembro foi na região Centro-Oeste (R$7.350), ante uma média nacional para pessoa jurídica de R$ 5.554.

Page 7: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

Economia | Fala Diretor e Associado Jornal da Acib7Barretos, janeiro de 2017

Fala Associado Fala Diretor

Antônio Roberto FilisbinoConselho Consultivo

Sônia BassoPijama e Cia

LOJAS DE BARRETOS

UMA ÚNICA LOJA1 - CASA BARONI2 - ARLETE MAGAZINE3 - LIDER COMERCIAL4 - BROOKSTORE5 - MP SPORTS6 - TAMANKIN CALÇADOS7 - GS CAPITAL8 - DURVAL MOTO PEÇAS9 - CAMA DE GATO10 - O LOJÃO CONFECÇÕES11 - STOP ANIMAL12 - BODÃO UTILIDADES13 - Q 2 TEC14 - ÁGAPE AUTO POSTO15 - ULTRAMED16 - BOM PREÇO TÊXTIL17 - LUIGGI18 - RELOJOARIA ORIENT19 - CASABELA20 - J .FARIA DISTRIBUIDORA

MAIS DE UMA EMPRESA1 - TECIDO JOIA2 - LAVRADORES3 - SUPERM. N. S. APARECIDA 4 - ÓTICA SANTA LÚCIA

CONCESSIONÁRIAS 1 – BAVEP2 – META VEICULOS3 – VOLKS DAHER4 – CANNES PEUGEOT5 – FORD CABRERA

CASA DE CONSTRUÇÃO1 - RIOMAR2 – CONSTRU RIBEIRO 3 – LOJÃO DA CONSTRUÇÃO 4 – COMAP 5 – CONSTRU AMÉRICA

SAÍDAS DE ASSOCIADOS1 - VIDA DE CRIANÇA2 - PANIFICADORA UNIÃO3 - VIDRAÇARIA SANTA MARIA

ENTRADAS DE ASSOCIADOS1 - L.F MOTORES2 - BELLE CORP3 - DANILO MOTOS4 - CÉZAR INFORMÁTICA5 - CLÍNICA CIOA6 - JACRÉ AUTO CENTER

IMOBILIÁRIA1 – ROCA2 – RENATO PEGHIM3 – FLAGUI 4 – LAEL5 – QUEÓPS

INCLUSÕES NO SPC

EXCLUSÕES NO SPC

Varejo brasileiro deve perder mais de R$ 10 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais

259 439

Estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que o comércio varejista brasileiro deve perder 10,5 bilhões de reais em 2017 devido aos feriados nacionais e pontes. Esse montante é 2% superior ao dado projetado em 2016, principalmente, pelo fato de que este ano haverá uma ponte a mais que no ano an-terior e um destes feriados cairá em dia de semana. O feriado de 1º de maio, em 2016, foi celebrado no domingo e agora será na segunda-feira.

O setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder cerca de R$ 1,1 bilhão com os feriados e pontes de 2017, 23% a mais do que em 2016. Em termos de faturamento, o segmento de Outras Atividades perderá cerca de R$ 3,9 bilhões, 8% a menos que em 2016, sendo o único setor com variação negativa. É importante ressaltar que nesse grupo é preponderante o comércio de com-bustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros.

Já os setores ligados aos bens essenciais de-vem participar com pouco menos que 45% do total da perda no próximo ano. Segundo as estimativas da Federação, o segmento de Supermercados deve registrar prejuízos per-

to de R$ 3 bilhões, 2% acima do calculado para 2016, enquanto o de farmácias e per-fumarias, por sua vez, tende a registrar per-da de R$ 1,6 bilhão, 7% superior a 2016.

Nos cálculos, a FecomercioSP desconsid-erou os feriados estaduais e municipais que também prejudicam, em média, a atividade comercial. Na análise da Entidade, após dois anos de forte recessão econômica - com retrações de 3,8% em 2015 e 3,5% es-perada para 2016 - o número excessivo de feriados e pontes deveria se revisto, a fim de contribuir no aumento da produtividade da economia. Para os estabelecimentos que desejam abrir as portas nos feriados na tentativa de suavizar essas perdas, a Feder-ação alerta para os custos adicionais (100% para trabalhos em feriados adicionados de cerca de 37% de encargos) para a empresa, o que pode inviabilizar essa opção. Para a FecomercioSP, em nome da modernização das relações trabalhistas, seria oportuno que essa questão fosse debatida, pois o ex-cesso de proteção por meio dessa elevação de custos acaba prejudicando as empresas, que acabam optando por não abrir no fe-riado, como para os empregados, que re-duzem seus rendimentos ao deixarem de obter as comissões sobre as vendas.

O município de Barretos pode contar com a ACIB, uma Associação atuante que proporciona aos em-presários do comércio e indústria segurança para atender às suas demandas.

A Associação está à frente de tudo que acontece de importante na cidade, promovendo campanhas em diversas datas comemorativas, como, Páscoa, Dia das mães, Namorados, Pais, Festa do Peão, Dia

das Crianças, Natal, etc. Compete ainda à ACIB, intermediar frente aos Órgãos Públicos os interesses para melhor desenvolvimento das indústri-as locais, como pleitear reduções de taxas, doações de terrenos no Distrito Industrial. Por fim, o trabalho desempenhado pela ACIB é altamente qual-ificado na busca de soluções para todos os seus associados, com o intuito de fomentar a indústria e o comércio em Barretos.

A Acib, é uma entidade que me passa segurança, sei que posso contar com ela, sempre que precisar, desde seus serviços básicos até mesmo para me ajudar em minhas ideias e novos negócios. É um contato, que através dele consigo melhorar meu atendimento, e ainda economizar tempo, por todas as facilidades oferecidas pela Associação.

Através dela posso consultar meus clientes, novos par-ceiros e assim, aperfeiçoar minhas vendas e compras, alcançando maior segurança para meus negócios.

Acredito que suas Promoções, são boas para incentivar nossos clientes e também os funcionários, pois em todas elas, são oferecidos grandes prêmios.

DEZEMBRO/16

Page 8: ACIB Pesquisa Empresário do Ano 2017 e ACIB é Posto ... · pontos em dezembro, melhor resultado desde janeiro de 2015 Dicas para evitar o golpe do falso P.3 boleto ... José Freire

Avenida 43 e sua diversidade de segmentosConheça todos os segmentos

deste corredor comercial - Setor Pneus e Farmácias

CAMPNEUS DPASCHOAL

JJ PNEUS FARMACONDE

DROGASÃO PAULO

RS PNEUS E RODAS