abc da caatinga nr. 44 - 29 de novembro.pdf

1
12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 29 de novembro de 2011 VERDE Cactus da Caatinga Coroa de Frade ABC da Caatinga O cacto coroa-de-frade (Melo- cactus ztehntneri), também conhecido como tamborete- -de-sogra, apresenta um formato bai- xo e achatado com espinhos grossos nas extremidades e extremamente finos no topo. Está ameaçado pela exploração, sendo considerado criti- camente em perigo de extinção pela UNEP – WCMC (United Nations En- vironment Programme World Conser- vation Monitoring Centre, 2009). Esse cacto só ocorre no bioma caatin- ga, e seu nome foi dado pela estrutura no alto da planta, como se fosse uma coroa. Entre os espinhos do topo nas- cem pequenas e delicadas flores rosa- das ou vermelhas que são polinizadas por abelhas e beija-flores. O fruto pe- queno é consumido por lagartos que dispersam suas sementes e contribuem para o surgimento de novas plantas. A coroa-de-frade é utilizada como planta ornamental e medicinal. Os ser- tanejos fazem um chá da planta para tratamento de problemas nos rins e in- testinos e o miolo da planta é utilizado na fabricação de doce caseiro. Fruto da coroa-de-frade coroa-de-frade Flor da coroa-de-frade www.acaatinga.org.br Mais informações: ERRATA: As fotos da flor e do cactos, publicadas no ABC de 15 de novembro, são do fachei- ro e não do xique-xique.

Upload: associacao-caatinga

Post on 09-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

ABC da Caatinga Nr. 44 - 29 de novembro.PDF

TRANSCRIPT

Page 1: ABC da Caatinga Nr. 44 - 29 de novembro.PDF

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 29 de novembro de 2011

VERDE

Cactus da Caatinga Coroa de Frade

ABC da Caatinga

O cacto coroa-de-frade (Melo-cactus ztehntneri), também conhecido como tamborete-

-de-sogra, apresenta um formato bai-xo e achatado com espinhos grossos nas extremidades e extremamente finos no topo. Está ameaçado pela exploração, sendo considerado criti-camente em perigo de extinção pela UNEP – WCMC (United Nations En-vironment Programme World Conser-vation Monitoring Centre, 2009).

Esse cacto só ocorre no bioma caatin-ga, e seu nome foi dado pela estrutura

no alto da planta, como se fosse uma coroa. Entre os espinhos do topo nas-cem pequenas e delicadas fl ores rosa-das ou vermelhas que são polinizadas por abelhas e beija-fl ores. O fruto pe-queno é consumido por lagartos que dispersam suas sementes e contribuem para o surgimento de novas plantas.

A coroa-de-frade é utilizada como planta ornamental e medicinal. Os ser-tanejos fazem um chá da planta para tratamento de problemas nos rins e in-testinos e o miolo da planta é utilizado na fabricação de doce caseiro.

Fruto da coroa-de-frade

coroa-de-frade

Flor da coroa-de-frade

www.acaatinga.org.brMais informações:

ERRATA: As fotos da fl or e do cactos, publicadas no ABC de 15 de novembro, são do fachei-ro e não do xique-xique.