abc da caatinga

1
A conservação ambiental é fundamental para o equilí- brio dos ecossistemas e consequentemente para a manutenção dos serviços ambientais oferecidos pela natureza, como por exemplo, a água das chuvas, o ar que respiramos, a retirada (sequestro) de carbono (CO2) da atmosfera pelas plantas e o equilíbrio térmico do pla- neta, entre outros. A criação de Unidades de Conservação (UC) é uma forma importante e eficaz de garantir a perpetuação dos serviços prestados pela natureza. Entende-se por UC aquelas áreas protegidas que têm como finalidade preservar ecossistemas e compatibilizar a sua conservação com o uso sustentável dos recursos naturais. Essas unidades, que podem estar pre- sentes tanto em áreas continentais como nos oceanos, colaboram para a proteção de nascentes e corpos hídricos, garantem a qualidade da água e o conforto térmico local, possibilitam a sobrevivência de fragmentos importantes de florestas em todos os biomas brasileiros, protegem os berçários de inúmeras espécies de animais marinhos e terrestres, muitos deles ameaçados de extinção, e as áreas utiliza- das como parada de espécies migratórias. Além destas funções de proteção e manutenção dos serviços ambientais, as Unidades de Conservação são uti- lizadas em pesquisas para descoberta de novas curas e espécies da fauna e flora, lazer, visitação, práticas de edu- cação ambiental e o ecoturismo. CAATINGA Sendo considerado um dos biomas menos protegido do País, apenas 3% da Caatinga estão protegidos. Atualmente, o Estado do Ceará conta com 89 UC que protegem 7,7% do território cearense o que significa aproximadamente 1.135.000 hectares. Do total, 33 unidades são fed- erais, sendo 22 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e 11 públicas. Fundamental para a proteção da biodiversidade 12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 8 de janeiro de 2013 VERDE ABC da Caatinga UNIDADES DE CONSERVAÇÃO www.acaatinga.org.br Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM- bio), a RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação criada pela iniciativa de proprietários rurais, e têm como princi- pal característica a conservação da di- versidade biológica, garantindo ao pro- prietário a titularidade do imóvel. FOTOS: SAMUEL PORTELA Parque Nacional de Jericoacoara – CE RPPN Reserva Natural Serra das Almas – CE (RPPN)

Upload: associacao-caatinga

Post on 27-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

08.01.2013 - Fundamental para a proteção da biodiversidade

TRANSCRIPT

Page 1: ABC da Caatinga

A conservação ambiental é fundamental para o equilí-brio dos ecossistemas e consequentemente para a

manutenção dos serviços ambientais oferecidos pela natureza, como por exemplo, a água das chuvas, o ar que respiramos, a retirada (sequestro) de carbono (CO2) da atmosfera pelas plantas e o equilíbrio térmico do pla-neta, entre outros.

A criação de Unidades de Conservação (UC) é uma forma importante e efi caz de garantir a perpetuação dos serviços prestados pela natureza. Entende-se por UC aquelas áreas protegidas que têm como fi nalidade preservar ecossistemas e compatibilizar a sua conservação com o uso sustentável dos recursos naturais.

Essas unidades, que podem estar pre-sentes tanto em áreas continentais como nos oceanos, colaboram para a proteção de nascentes e corpos hídricos, garantem a qualidade da água e o conforto térmico local, possibilitam a sobrevivência de

fragmentos importantes de fl orestas em todos os biomas brasileiros, protegem os berçários de inúmeras espécies de animais marinhos e terrestres, muitos deles ameaçados de extinção, e as áreas utiliza-das como parada de espécies migratórias.

Além destas funções de proteção e manutenção dos serviços ambientais, as Unidades de Conservação são uti-lizadas em pesquisas para descoberta de novas curas e espécies da fauna e fl ora, lazer, visitação, práticas de edu-cação ambiental e o ecoturismo.

CAATINGASendo considerado um dos biomas

menos protegido do País, apenas 3% da Caatinga estão protegidos. Atualmente, o Estado do Ceará conta com 89 UC que protegem 7,7% do território cearense o que signifi ca aproximadamente 1.135.000 hectares. Do total, 33 unidades são fed-erais, sendo 22 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e 11 públicas.

Fundamental para a proteção da biodiversidade

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 8 de janeiro de 2013

VERDE

ABC da CaatingaUNIDADES DE CONSERVAÇÃO

www.acaatinga.org.br

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-bio), a RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação criada pela iniciativa de proprietários rurais, e têm como princi-pal característica a conservação da di-versidade biológica, garantindo ao pro-prietário a titularidade do imóvel.

FOTO

S: S

AM

UEL

PO

RTE

LA

Parque Nacional de Jericoacoara – CE

RPPN Reserva Natural Serra das Almas – CE (RPPN)