abc da caatinga

1
12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 10 de julho de 2012 VERDE ABC da Caatinga A Associação Caatinga realiza suas atividades para a pre- servação e conservação da Caatinga. Mas você sabia que esta ideia nasceu da vontade de uma pessoa? É isso mesmo! Para ajudar a preservar a nossa natureza, é preciso ter vontade, perseverança e iniciativa. No ABC da Caatinga de hoje, vamos ficar por dentro da trajetória de uma pessoa iluminada e frente ao seu tem- po, que mobilizou uma família inteira para a preservação da Caatinga: Her- bert Johnson Jr. Sessenta e três anos depois, em 1998, o filho de Herbert, Samuel Jo- hnson, honrou a incrível jornada de seu pai, a Expedição Carnaúba, e re- fez a mesma viagem usando uma ré- plica do hidroavião original. Nesse momento começou história da RNSA, a Reserva Natural Serra das Almas. Em homenagem ao pai e em grati- dão a carnaúba, doou recursos para a criação da Reserva Natural Serra das Almas. Assim surgiu a Associação Ca- atinga, organização cearense mante- nedora da Reserva que ampliou suas ações em prol da conservação do bio- ma exclusivamente brasileiro. Como tudo começou – Em 1935, o americano Herbert Johnson Jr., en- tão presidente da S.C. Johnson & Son liderou uma expedição abordo de um hidroavião ao Brasil, batizada de Ex- pedição Carnaúba, com o objetivo de estudar essa palmeira, que é nativa do Nordeste brasileiro e era a base dos produtos vendidos pela empresa, nos Estados Unidos. Nessa viagem, veio descobrir a região onde a car- naúba está inserida, a Caatinga, e aprimorar as técnicas de exploração e uso da sua cera. Nasce uma história para a preservação da Caatinga Expedição Carnaúba em 1935 Expedição em 1998 www.acaatinga.org.br Mais informações:

Upload: associacao-caatinga

Post on 09-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

História da Associação Caatinga

TRANSCRIPT

Page 1: ABC da Caatinga

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 10 de julho de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

A Associação Caatinga realiza suas atividades para a pre-servação e conservação da Caatinga. Mas você sabia que

esta ideia nasceu da vontade de uma pessoa? É isso mesmo! Para ajudar a preservar a nossa natureza, é preciso

ter vontade, perseverança e iniciativa. No ABC da Caatinga de hoje, vamos ficar por dentro da trajetória de uma pessoa iluminada e frente ao seu tem-po, que mobilizou uma família inteira para a preservação da Caatinga: Her-bert Johnson Jr.

Sessenta e três anos depois, em 1998, o filho de Herbert, Samuel Jo-hnson, honrou a incrível jornada de seu pai, a Expedição Carnaúba, e re-fez a mesma viagem usando uma ré-plica do hidroavião original. Nesse momento começou história da RNSA, a Reserva Natural Serra das Almas.

Em homenagem ao pai e em grati-dão a carnaúba, doou recursos para a criação da Reserva Natural Serra das Almas. Assim surgiu a Associação Ca-atinga, organização cearense mante-nedora da Reserva que ampliou suas ações em prol da conservação do bio-ma exclusivamente brasileiro.

Como tudo começou – Em 1935, o americano Herbert Johnson Jr., en-tão presidente da S.C. Johnson & Son liderou uma expedição abordo de um hidroavião ao Brasil, batizada de Ex-pedição Carnaúba, com o objetivo de estudar essa palmeira, que é nativa

do Nordeste brasileiro e era a base dos produtos vendidos pela empresa, nos Estados Unidos. Nessa viagem, veio descobrir a região onde a car-naúba está inserida, a Caatinga, e aprimorar as técnicas de exploração e uso da sua cera.

Nasce uma história para a preservação da Caatinga

Expedição Carnaúba em 1935

Expedição em 1998

www.acaatinga.org.brMais informações: