a v i s o edital de concorrÊncia nº cn/072/2011...

70
1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011-SMOP/OPP O MUNICIPIO DE CURITIBA, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS –SMOP da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar CONCORRÊNCIA, visando à seleção e contratação de empresa para execução de obras de engenharia civil compreendendo serviços de Mobilização, Drenagem, Pavimentação, Obras Complementares e Paisagismo, Sinalização Vertical e Horizontal, Iluminação, Sinalização Semafórica, Infraestrutura de Rede de Transmissão de Dados, para requalificação do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto, segmento entre as ruas Waldemar Loureiro de Campos até a estaca 92+5,52. Obra integrante do Programa de Infra-estrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – PRÓ-TRANSPORTE a serem executadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC da Mobilidade, Contrato de Financiamento e repasse nº 0319.131-29 celebrado entre o a Caixa Econômica Federal e o Município de Curitiba. Os envelopes contendo “proposta de preços” e “documentos para habilitação” deverão ser protocolados simultaneamente no “SERVIÇO DE PROTOCOLO” da SMOP, situado na Rua Emílio de Menezes n.º 450 - Bairro São Francisco - Curitiba – Paraná, até às 14h30min do dia 17/01/2012. Os envelopes contendo as “propostas de preços” serão abertos em sessão pública às 14h40min do mesmo dia (17/01/2012). Os interessados em participar da licitação poderão adquirir o edital e seus anexos junto à Gerência de Licitações e Cadastramento da SMOP, no endereço acima mencionado, mediante apresentação de guia de recolhimento da importância das cópias xerográficas, não estando inclusas neste valor as despesas inerentes à aquisição dos projetos. Obs.: A referida guia de recolhimento será fornecida pelo Serviço de Licitações da Gerência supracitada. A aquisição da cópia do Edital não é pré- requisito para fins de participação do certame. O Edital encontra-se disponível para consultas no site www.curitiba.pr.gov.br Curitiba, 01 de dezembro de 2011. Engº RAUL BLEY MAIA FILHO Presidente da Comissão Especial de Licitação

Upload: lenhi

Post on 01-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

A V I S O

EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011-SMOP/OPP

O MUNICIPIO DE CURITIBA, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS – SMOP da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar CONCORRÊNCIA, visando à seleção e contratação de empresa para execução de obras de engenharia civil compreendendo serviços de Mobilização, Drenagem, Pavimentação, Obras Complementares e Paisagismo, Sinalização Vertical e Horizontal, Iluminação, Sinalização Semafórica, Infraestrutura de Rede de Transmissão de Dados, para requalificação do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto, segmento entre as ruas Waldemar Loureiro de Campos até a estaca 92+5,52. Obra integrante do Programa de Infra-estrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – PRÓ-TRANSPORTE a serem executadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC da Mobilidade, Contrato de Financiamento e repasse nº 0319.131-29 celebrado entre o a Caixa Econômica Federal e o Município de Curitiba.

Os envelopes contendo “proposta de preços” e “documentos para habilitação” deverão ser protocolados simultaneamente no “SERVIÇO DE PROTOCOLO” da SMOP, situado na Rua Emílio de Menezes n.º 450 - Bairro São Francisco - Curitiba – Paraná, até às 14h30min do dia 17/01/2012. Os envelopes contendo as “propostas de preços” serão abertos em sessão pública às 14h40min do mesmo dia (17/01/2012).

Os interessados em participar da licitação poderão adquirir o edital e seus anexos junto à Gerência de Licitações e Cadastramento da SMOP, no endereço acima mencionado, mediante apresentação de guia de recolhimento da importância das cópias xerográficas, não estando inclusas neste valor as despesas inerentes à aquisição dos projetos. Obs.: A referida guia de recolhimento será fornecida pelo Serviço de Licitações da Gerência supracitada. A aquisição da cópia do Edital não é pré-requisito para fins de participação do certame.

O Edital encontra-se disponível para consultas no site www.curitiba.pr.gov.br

Curitiba, 01 de dezembro de 2011.

Engº RAUL BLEY MAIA FILHO

Presidente da Comissão Especial de Licitação

Page 2: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

2

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

PROCESSO N.º 01-128665/2011 PMCEDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP

PREÂMBULO

O MUNICÍPIO DE CURITIBA, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS -SMOP, de conformidade com a Lei Federal nº 8.666/93 e alterações subseqüentes, nos termos dos Arts. 85 a 88 da Lei Estadual nº 15.608/2007 e alterações subseqüentes, editada pelo Governo do Estado do Paraná, Lei Municipal nº 13.831 de outubro de 2011, Lei Complementar Federal nº 123/2006 e Decreto Municipal 1644/2009, torna público para conhecimento dos interessados, que estará recebendo os envelopes de proposta de preços e de documentação para habilitação, de empresas, em consonância com as normas aplicáveis para o procedimento de licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, pelo que dispõe o presente Edital.

- ENTREGA E ABERTURA DOS ENVELOPES:

a) Os envelopes de “Propostas de Preços” e de “Documentos para Habilitação”, deverão ser entregues simultaneamente, no SERVIÇO DE PROTOCOLO da SMOP, situado na Rua Emílio de Menezes, 450 - Bairro São Francisco, nesta Capital, até às 14h30min do dia 17/01/2012.

b) Os envelopes contendo as “Propostas de Preços” serão abertos pela Comissão de Licitação, em sessão pública, às 14h40min do mesmo dia (17/01/2012), na Sala de Reuniões desta SMOP, situada no endereço acima mencionado.

1.0 OBJETO

A presente licitação, do tipo "Menor Preço", tem por objetivo a seleção e contratação de empresa empreiteira para execução de obras de engenharia civil compreendendo serviços de Mobilização, Drenagem, Pavimentação, Obras Complementares e Paisagismo, Sinalização Vertical e Horizontal, Iluminação, Sinalização Semafórica, Infraestrutura de Rede de Transmissão de Dados, para requalificação do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto, segmento entre as ruas Waldemar Loureiro de Campos até a estaca 92+5,52. Obra integrante do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – PRÓ-TRANSPORTE a serem executadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC da Mobilidade, Contrato de Financiamento e repasse nº 0319.131-29 celebrado entre o a Caixa Econômica Federal e o Município de Curitiba.

1.1 As obras deverão ser executadas de conformidade com as especificações e quantidades de serviços constantes do respectivo orçamento básico, com o cronograma físico-financeiro básico, anexos a este Edital e em conformidade com os respectivos projetos.

1.2 Os projetos encontram-se à disposição dos interessados junto à UGP-Copa, situada na Rua Ivo Leão – nº 279 – Bairro Alto da Glória - Curitiba – Paraná – CEP: 80030-070 - Fone: 3319-5444. E podem ser retirados mediante fornecimento de mídia digital (DVD virgem).

1.3 As dúvidas, informações ou outros elementos necessários ao perfeito entendimento deste Edital poderão ser dirimidos junto à UGP-Copa, situada na Rua Ivo Leão – nº 279 – Bairro Alto da Glória - Curitiba – Paraná – CEP: 80030-070 - Fone: 3319-5444 – email: [email protected].

2.0 CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Page 3: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

3

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

2.1 À presente Concorrência poderão participar empresas legalmente constituídas, do ramo pertinente ao objeto da licitação, e que apresentem a documentação relacionada no ANEXO II deste Edital.

2.2 Não será admitida a subcontratação total dos serviços licitados. Somente será admitida subcontratação parcial mediante prévia e expressa autorização do Departamento competente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, até o máximo de 30% (trinta por cento), com lavratura do Termo Aditivo. Excepcionalmente, havendo justificativa prévia desse Departamento, o referido percentual pode ser majorado.

2.3 No caso de consórcio cada uma das empresas que o compõe, deverá apresentar os documentos dos subitens 1.0 a 1.6 relacionados no ANEXO II, e compromisso público ou particular de constituição de consórcio, conforme ANEXO XIV deste Edital.

2.4 Está impedido (a) de participar da licitação:

2.4.1 o autor do projeto básico ou executivo da(s) obra(s), referente(s) à licitação em apreço, pessoa física ou jurídica;

2.4.2 empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo da(s) obra(s) ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;

2.4.3 empresa que tenha dirigente, sócio, responsável técnico ou legal que seja servidor público, funcionário, empregado ou ocupante de cargo comissionado na Administração Pública Direta ou Indireta do Município de Curitiba;

2.4.4 nos casos dos subitens 2.4.1 e 2.4.2 não se considera apenas a sociedade, mas o conjunto empresarial ao qual a proponente pertence, abrangendo a “holding” e suas subsidiárias;

2.4.5 empresa expressamente declarada inidônea ou suspensa do direito de licitar por qualquer órgão da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, nos termos do art. 87, incisos III e IV, da Lei nº 8.666/93;

2.5 A empresa proponente deverá visitar o local das obras. As dúvidas e informações quanto à localização da obra poderão ser dirimidas junto à UGP-Copa, situada na Rua Ivo Leão – nº279 – Bairro Alto da Glória - Curitiba – Paraná – CEP: 80040-070 - Fone: 3319-5444.

2.5.1 A empresa proponente deverá apresentar declaração de que tomou conhecimento do local e do entorno onde será construído e de todos os aspectos peculiares à obra. Tal declaração deverá vir assinada sob carimbo pelo Representante Legal da Empresa.

2.6 A empresa proponente deverá depositar junto ao Setor de Contabilidade da SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANÇAS – SMF da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, sito na Avenida Cândido de Abreu, nº817, Centro Cívico, até às 11h00min do dia 16/01/2012, a quantia de R$ 70.112,51 pela qual garantirá a proposta apresentada e a assinatura do contrato caso vencedora.

2.6.1 A garantia a ser depositada poderá ser representada por uma das seguintes modalidades:

a) em dinheiro;

b) em títulos da Dívida Pública (com data de resgate de até 10 (dez) anos);

Page 4: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

4

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

c) fiança bancária, com prazo de validade não inferior a 60 (sessenta) dias;

d) seguro-garantia, com prazo de validade não inferior a 60 (sessenta) dias;

2.6.2 Caso a garantia venha a ser representada em moeda corrente no País, deverá ser recolhida em ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS CONVENIADOS com a Prefeitura Municipal de Curitiba, mediante “Guia de Recolhimento” a ser fornecida pelo Departamento de Contabilidade da SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS – SMF da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, sendo que a guia em questão, devidamente quitada, deverá ser apresentada junto ao referido Departamento até a data e horário apontados no item 2.6 supra, para a devida efetivação da caução, mediante “Protocolo de Recebimento de Caução” expedido pelo Departamento de Contabilidade, o qual fará parte dos documentos para habilitação.

2.6.3 A garantia, nas modalidades de Títulos da Dívida Pública ou seguro-garantia, deverá ser efetivada junto ao Departamento de Contabilidade da SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS – SMF da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA até a data e horário apontados no item 2.6, supra, o qual expedirá o “Comprovante de Depósito de Títulos”.

2.6.4 A garantia de que trata este item será devolvida mediante requerimento devidamente protocolado no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Curitiba, dentro do seguinte critério:

a) A garantia de proposta deverá ser de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data estabelecida para a entrega dos envelopes junto ao Serviço de Protocolo da SMOP, mencionada no Preâmbulo deste Edital (alínea a);

b) As garantias de propostas das empresas não vencedoras da licitação serão devolvidas às mesmas em até 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato com a empresa vencedora;

c) A garantia de proposta da empresa vencedora será devolvida à mesma tão logo seja assinado o respectivo Termo de Contrato;

d) No caso da empresa vencedora, convocada para contratação no prazo de val idade da proposta, negar-se a assinar o termo contratual, será penalizada com a perda do direito de devolução da garantia da proposta.

2.7 A empresa proponente deverá indicar um Engenheiro com Responsabilidade Técnica pertinente ao objeto licitado, que atuará como Responsável Técnico das obras.

2.7.1 Será vedada a indicação de um mesmo Profissional para as atribuições de Responsável Técnico por mais de uma empresa proponente, fato este que inabilitará todas as envolvidas.

2.8 O Responsável Técnico a que se refere o item anterior, não necessita ser funcionário da empresa na data prevista para recebimento dos documentos de “Propostas de Preços” e de “Documentos para Habilitação”, mas será condição prévia para a assinatura do contrato de empreitada que o Engenheiro indicado seja sócio ou que pertença ao quadro permanente da empresa. Esta comprovação se fará, se funcionário, através de cópia autenticada da Carteira de Trabalho acompanhada da Ficha Registro de Empregado da Empresa, referente a sua contratação. No caso de sócio, se fará através do Contrato Social ou Ata de Constituição da empresa proponente.

Page 5: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

5

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

2.9 As empresas proponentes enquadráveis na definição de microempresa ou empresa de pequeno porte estabelecida pelo art. 3º da Lei Complementar 123, de 14/12/2006, que desejarem fazer uso dos benefícios conferidos pelo citado diploma legal, deverão apresentar, juntamente com a “PROPOSTA DE PREÇOS”, declaração de enquadramento na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, em conformidade com o “MODELO DE DECLARAÇÃO” apresentado em ANEXO VII a este Edital. As empresas enquadradas no regime diferenciado e favorecido das microempresas e empresas e pequeno porte que não apresentarem a declaração prevista neste item poderão participar normalmente do certame, porém, em igualdade de condições com as empresas não enquadradas neste regime.

2.10 As empresas deverão indicar ambiente físico ou virtual de comunicação à distância conforme modelo Anexo XIII.

3.0 FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES

3.1 Os envelopes contendo as propostas de preços e os documentos para habilitação, deverãoser protocolados no local indicado na alínea “a”, do Preâmbulo, deste Edital, separadamente, tendo o primeiro envelope o subtítulo "ENVELOPE Nº 01 - PROPOSTA DE PREÇOS" e o segundo com o subtítulo "ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS PARA A HABILITAÇÃO", os quais deverão ser lacrados e conter na parte externa e frontal, além da Razão Social da Empresa, os seguintes dizeres:

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

LICITAÇÃO Nº CN/072/2011-SMOP/OPP

(NOME DA EMPRESA)ENVELOPE Nº 01 – PROPOSTA DE

PREÇOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

LICITAÇÃO Nº CN/072/2011-SMOP/OPP

(NOME DA EMPRESA)ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS

PARA HABILITAÇÃO

3.2 O ENVELOPE Nº 01 - PROPOSTA DE PREÇOS deverá conter, obrigatoriamente, os itens discriminados no Anexo I, deste Edital em 01 (uma) via, com folhas numeradas e rubricadas, sem emendas, rasuras ou ressalvas, excluindo-se a declaração constante do ANEXO VII para as empresas que não se enquadrarem na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte.

3.3 O ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO deverá conter, obrigatoriamente, os documentos relacionados no Anexo II, deste Edital, em 01 (uma) via, com folhas numeradas e rubricadas, sem emendas, rasuras ou ressalvas, os quais poderão ser apresentados em original ou fotocópia autenticada, ou publicação em órgão da Imprensa Oficial.

Observação: Não serão aceitos documentos entregues fotocopiados em papel termo-sensível (fac-símile).

3.4 Será desclassificada ou inabilitada a empresa proponente que apresentar documentos ou propostas de preços em envelopes trocados.

3.5 Toda a documentação apresentada deverá estar em pleno vigor. Documentos expedidos por órgãos oficiais, omissos quanto ao prazo de validade, serão aceitos por 03 (três) meses contados a partir da sua expedição, à exceção da(s) Certidão(s) de Acervo(s) Técnico(s) expedida(s) pelo CREA, se for o caso, e disposição em contrário estabelecida neste Edital.

Page 6: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

6

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

3.6 Se no dia previsto para o recebimento dos envelopes não houver expediente na Secretaria Municipal de Obras Públicas, os mesmos serão recebidos no primeiro dia útil de funcionamento que se seguir, obedecido ao horário estabelecido.

4.0 DISPOSIÇÕES REFERENTES À PROPOSTA E CRITÉRIO DE ACEITABILIDADE DOS PREÇOS

4.1 O preço máximo aceitável (incluso B.D.I.) é de R$ 7.011.251,44 (sete milhões, onze mil, duzentos e cinquenta e um reais e quarenta e quatro centavos) conforme anexo IX (Orçamento básico). Com o seguinte critério de aceitabilidade por item e subitem:

4.1.1 Os itens unitários e subitens que receberem um desconto maior que 10% (dez por cento) deverão ser devidamente justificados e apresentados com sua composição de custos;

4.1.2 A comissão poderá desclassificar proposta inexequível, ou que extrapole os percentuais contidos no item 4.1.1 sem a devida justificativa acompanhada da composição de custos;

4.1.3 Não se admitirá proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos;

4.2 Para elaboração da proposta de preços, a empresa proponente deverá observar rigorosamente “quando for o caso”, as Especificações de Materiais e Serviços e Detalhes Diversos, bem como os respectivos projetos que poderão ser consultados/adquiridos no local indicado no item 1.2 deste Edital;

4.3 A empresa proponente deverá apresentar um orçamento definitivo contendo cotação para todos os itens especificados no orçamento básico, bem como o valor global, devidamente assinado, sob carimbo, pelo Responsável Legal e por um Responsável Técnico. Para elaboração dos cálculos do orçamento, a empresa deverá considerar apenas 02 (duas) casas decimais após vírgula (independente de arredondamentos).

4.3.1 A empresa vencedora da licitação deverá a critério da Comissão de Licitação, sob pena de desclassificação de sua Proposta de Preços, apresentar à mesma as composições de custo unitário das atividades que não estiverem referenciadas nas planilhas da SMOP, SINAPI e DNIT, detalhando os preços unitários propostos, (destacando os custos de equipamentos, mão-de-obra, leis sociais, materiais, devendo apropriar os custos e distâncias reais de transportes e Bonificação de Despesas Indiretas – BDI).

4.4 Para fins de elaboração das propostas de Preços, a empresa deverá apresentar, de forma detalhada, a composição do seu BDI – Benefícios e Despesas Indiretas, admitindo-se em sua composição, exclusivamente os seguintes itens: a) Garantias; b) Risco; c) Despesas Financeiras; d) Administração Central; e) Tributos; f) Lucro.

4.4.1 Os percentuais propostos para a taxa de BDI - Benefícios e Despesas Indiretas das empresas licitantes que extrapolarem o intervalo de 20% a 30% devem ser justificadas pelo licitante, no momento da apresentação da proposta, por item componente e incidência, e demonstrados através de documentos específicos, para avaliação e deliberação da Comissão de Licitação.

4.4.2 São passíveis de acatamento, sem justificativas, as incidências por item componente do BDI que observem as seguintes faixas de admissibilidade:

Page 7: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

7

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

(*) Tributos incidentes sobre o faturamento, os demais itens incidem sobre os custos diretos.

4.4.3 A administração local, instalação de canteiro, acampamento, mobilização e desmobilização (de mão-de-obra e de equipamentos) devem compor a planilha orçamentária da obra, ficando vedada sua inclusão na composição do BDI.

4.4.4 No detalhamento da composição do seu BDI – Benefícios e Despesas Indiretas (despesas indiretas + lucro operacional + tributos) e os respectivos percentuais praticados, fica vedada a inclusão de tributos de natureza direta e personalíssima que oneram pessoalmente o contratado, tais como IR (Imposto de Renda) e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), não podendo ser repassado ao contratante, mesmo se atendida a faixa de admissibilidade de 20 a 30% (vinte a trinta por cento).

4.4.5 Considerando a previsão de isenção de pagamento do ISS-Imposto Sobre Serviços, prevista no Art. 85, inciso V, da Lei Complementar nº 40/2001 e com a nova redação dada pela Lei Complementar nº 48/2003, para a prestação de serviços previstos nos subitens 7.02 e 7.05 da Lista de Serviços, quando contratados pela Prefeitura Municipal de Curitiba, suas Autarquias, Fundações e Sociedades de Economia Mista, fica, nestas hipóteses, vedada à inclusão do imposto no BDI – Benefícios e Despesas Indiretas da empresa, conforme abaixo transcrito:

a) 7.02 – Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviço fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS).

b) 7.05 – Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS).

4.4.6 A isenção prevista no dispositivo citado no subitem 4.4.5 supra, não é extensiva aos prestadores de serviços de engenharia consultiva e de serviços auxiliares ou

ITEM COMPONENTE DO BDI

MÍNIMO %

MÉDIA %

MÁXIMO %

GARANTIA 0,00 0,21 0,42RISCO 0,00 0,97 2,05DESPESAS FINANCEIRAS 0,00 0,59 1,20ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

0,11 4,07 8,03

LUCRO 3,83 6,90 9,96TRIBUTOS (*) 3,65 3,65 3,65CONFINS 3,00 3,00 3,00PIS 0,65 0,65 0,65ISS 0,00 0,00 0,00

Page 8: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

8

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

complementares à construção civil, hipótese em que o imposto poderá compor o BDI da empresa.

4.4.7 A proponente deverá observar a alíquota vigente no Município e o regime tributário a que está enquadrado, bem como, caso solicitado, deverá comprovar sua situação através do Contrato Social ou documento equivalente, apresentar consulta da Situação Cadastral junto ao Departamento de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças e apresentação do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, este último se for o caso.

4.4.8 Conforme item 7.02, da lista de serviços da Lei Complementar 40/2001, a alíquota de ISS relativa ao objeto desta licitação é de 0% (zero por cento).

4.5 Em caso de inserção indevida de itens no B.D.I., a comissão de licitação deverá promover a “glosa” ou exclusão dos valores em desacordo com o Edital, promovendo-se a correta adequação da proposta.

4.6 Os equipamentos/veículos a serem utilizados na execução dos serviços, deverão estar em perfeitas condições de uso e ser objeto de seguro total contra riscos de qualquer espécie, providenciado pela empresa e todos os custos inerentes à utilização dos mesmos, tais como operador/motorista, combustível, manutenção, etc., deverão estar inclusos nos preços unitários resultantes do percentual de desconto proposto.

4.7 Os materiais a serem empregados na execução dos serviços serão fornecidos pela empresa contratada e todos os custos de aquisição, transporte, armazenamento e utilização deverão estar inclusos nos preços unitários propostos para os diferentes serviços. Os materiais deverão ser da melhor qualidade, obedecer às especificações e serem aprovados pela fiscalização do Departamento competente.

4.7.1 Deve ser considerada uma garantia mínima de 5 anos para os materiais empregados.

4.8 A apresentação da proposta será considerada como evidência de que a empresa proponente:

a) examinou criteriosamente os documentos deste Edital, que os comparou entre si e obteve informações sobre qualquer ponto duvidoso antes de apresentá-la;

b) considerou que os elementos desta licitação lhe permitiram a elaboração de uma proposta totalmente satisfatória.

4.9 A proposta terá prazo de validade, de 60 (sessenta) dias contados a partir da data estabelecida para a entrega dos envelopes junto ao Serviço de Protocolo da SMOP, mencionada no Preâmbulo deste Edita l (a l ínea a). Decorrido esse prazo, sem que haja convocação para a contratação, ficam as empresas proponentes liberadas dos compromissos assumidos (Artigo 64, § 3º, da Lei nº 8.666/93).

5.0 CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Os pagamentos serão efetuados de acordo com as condições estabelecidas no item 4.0 das “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, do ANEXO IV deste Edital, como se nele estivesse integralmente reproduzido. Tais pagamentos serão efetuados exclusivamente à empresa CONTRATADA, independente de cessão de crédito a terceiros.

6.0 PREÇOS

Os preços deverão ser cotados em moeda oficial vigente no país, devendo ser definitivos, e com todas as despesas e encargos inclusos. No caso de haver necessidade de qualquer

Page 9: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

9

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

alteração ou ajuste de preço unitário não previsto, será observado o disposto no item 3.0 das “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, do ANEXO IV deste Edital.

7.0 PRAZO DE EXECUÇÃO E DE VIGÊNCIA DO CONTRATO

7.1 O prazo da prestação dos serviços e o prazo de vigência da contratação, destinado ao período necessário para o cumprimento das formalidades legais decorrentes, são os a seguir relacionados, contados a partir da data da emissão da Ordem de Serviço e da Assinatura do Termo de Contrato. No tocante a este aspecto, deverá ser observado o disposto nos item 8.0 e 9.0 das “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, do ANEXO IV deste Edital.

- PRAZO DE EXECUÇÃO: 180 (cento e oitenta) dias.

- PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO: 240 (duzentos e quarenta) dias.

8.0 RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES

8.1 Os envelopes contendo as propostas de preços (envelope nº 01) e os documentos parahabilitação (envelope nº 02) deverão ser protocolados simultaneamente junto ao SERVIÇO DE PROTOCOLO da SMOP, até a data e horário indicados na alínea “a”, do Preâmbulo deste Edital.

8.2 Vencido o horário para recebimento dos envelopes, nenhuma outra proposta será recebida, sob nenhum pretexto, e os envelopes serão encaminhados, de imediato, à Comissão de Licitação que, no dia e horário apontados na alínea “b”, do Preâmbulo deste Edital, realizará a abertura dos envelopes n.º 01, procedendo posteriormente, em reunião restrita à Comissão de Licitação, ao julgamento, conforme especificado no item 9.0, deste Edital.

8.3 Não serão aceitas propostas abertas ou via FAX, E-MAIL ou CORREIO.

8.4 Salvo o disposto no item 8.5 abaixo, não será concedido prazo para apresentação ou complementação da documentação exigida e não inserida nos envelopes nºs 01 e 02. No entanto, é facultada à Comissão ou à autoridade superior a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, não sendo permitida, após a entrega dos documentos e propostas, a substituição ou apresentação de documentos, salvo para, a Critério da Comissão de Licitação: (Art. 85 § 3º da Lei Estadual 15.608/2007)

8.4.1 Atualização de documentos cuja validade tenha expirado após a data de recebimento dos documentos e propostas.

8.4.2 Esclarecimento de dúvidas ou manifestos erros materiais.

8.5 Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a Administração poderá fixar o prazo de oito dias úteis para apresentação de nova documentação ou de outras propostas, nos termos do § 3°, do Art. 48, da Lei 8.666, de 21.06.93.

8.6 No local, data e horário apontados no Preâmbulo deste Edital, a Comissão de Licitação se reunirá em sessão pública, recebendo de cada um dos representantes a carta de credenciamento, procedendo em seguida à abertura dos envelopes com o título “PROPOSTA DE PREÇOS”.

8.6.1 Para participar das sessões de abertura dos envelopes, a empresa deverá, obrigatoriamente, nomear um representante que poderá ser credenciado por carta de autorização, procuração ou por instrumento público em que se encontrem os necessários poderes de representação.

Page 10: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

10

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

8.6.2 Fica dispensado o credenciamento de que trata o presente item caso a empresa esteja representada por seu responsável legal, o qual deverá comprovar essa qualidade através do contrato social, estatuto ou documento pertinente.

9.0 ABERTURA DAS PROPOSTAS E CRITÉRIO DE JULGAMENTO

9.1 Iniciada a sessão de abertura das propostas, não mais caberá desistência por parte do licitante, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão de Licitação (Artigo 85, § 4º, da Lei Estadual nº 15.608/2007).

9.2 A Comissão de Licitação, de posse dos envelopes contendo as propostas de preços e os documentos para habilitação, em sessão pública, processará o julgamento obedecendo a seguinte seqüência:

a) Abertura dos ENVELOPES Nº 01 – PROPOSTAS DE PREÇOS;

b) Classificação das Propostas pela Comissão de Licitação, com divulgação do resultado das empresas classificadas com os respectivos valores de suas propostas e, se for o caso, as empresas desclassificadas;

c) Devolução dos ENVELOPES Nº 02 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO, aos representantes das empresas desclassificadas, uma vez transcorrido o prazo para interposição de recursos administrativos cabíveis ou com o julgamento ou com a denegação ou desistência dos eventualmente interpostos ou, ainda, havendo expressa renúncia de recursos por parte de todas as empresas participantes;

d) Abertura dos ENVELOPES Nº 02 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO, das empresas classificadas nos 03 (três) primeiros lugares, uma vez transcorrido o prazo para interposição de recursos administrativos cabíveis ou com o julgamento ou com a denegação ou desistência dos eventualmente interpostos ou, ainda, havendo expressa renúncia de recursos por parte de todas as empresas participantes; (Art. 85, inciso IV, da Lei Estadual nº 15.608/2007)

e) Julgamento da Habilitação pela Comissão de Licitação, com divulgação da empresa vencedora.

9.3 Inabilitado o licitante melhor classificado, serão analisados os documentos para habilitação do licitante com a proposta classificada em 2º (lugar), e assim, sucessivamente, até que um licitante classificado atenda às condições de habilitação.

9.4 Deverão ser vistados e rubricados pela Comissão de Licitação e, facultativamente, pelos representantes das empresas participantes, todas as propostas de preços e os documentos de habilitação.

9.5 Das reuniões de abertura dos envelopes nº1 e nº2, serão lavradas Atas circunstanciadas, que serão assinadas pela Comissão de Licitação e representantes das empresas participantespresentes.

9.6 No julgamento das propostas será observado o percentual de desconto proposto para os preços unitários constantes do orçamento básico apresentado para a execução dos serviços, sendo esta licitação do tipo “menor preço”, bem como serão observados os termos da Lei Complementar nº 123/2006.

9.6.1 Havendo erros aritméticos nos orçamentos apresentados pelas licitantes, os mesmos serão corrigidos para mais ou para menos, conforme ocorrer, prevalecendo sempre o valor unitário grafado, reservando-se à Comissão de Licitação o direito de levar em consideração o valor corrigido para efeito de julgamento.

Page 11: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

11

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

9.7 Na forma da Lei Complementar 123/2006, será dada preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte nos casos de empate nas ofertas.

9.7.1 Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada, desde que esta tenha sido apresentada por licitante não enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte.

9.8 Para efeito do disposto no artigo 44 da Lei Complementar 123/2006, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

9.8.1 Divulgado o resultado da 1ª fase (classificação das propostas) e verificada a ocorrência de empate ficto (§ 1° do Artigo 44 da Lei Complementar 123/2006), a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada, deverá manifestar, em até 24 (vinte e quatro) horas, sua intenção em apresentar proposta inferior àquela considerada vencedora do certame. Tal manifestação deverá ser protocolada junto ao Serviço de Protocolo da SMOP.

9.8.2 Caso a empresa não apresente a intenção, na forma estabelecida no subitem 9.8.1 supra, será considerado a manifestação de que a microempresa ou empresa de pequeno porte não tem interesse em utilizar-se dos benefícios concedidos pela Lei Complementar nº 123/2006.

9.8.3 Recebida a manifestação a que se refere item 9.8.1 supra e uma vez transcorrido o prazo para interposição de recursos administrativos cabíveis da 1ª fase da licitação (classificação das propostas) ou com o julgamento ou com a denegação ou desistência dos eventualmente interpostos ou, ainda, havendo expressa renúncia de recursos por parte de todas as empresas participantes, a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada a apresentar, em ato público, nova proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame.

9.8.3.1 A nova proposta deverá conter os documentos relacionados no Anexo I do Edital, exceto os que se referem aos itens 5.0, 6.0, 7.0 e 8.0.

9.8.3.2 O envelope contendo a nova proposta deverá ser protocolado junto ao Serviço de Protocolo da SMOP em até 03 (três) dias úteis após expedida a convocação de que trata o subitem 9.8.3. O descumprimento do contido neste subitem sujeitará a licitante a ter sua proposta desclassificada.

9.8.3.3 O envelope deverá ser lacrado e conter na parte externa e frontal, além da Razão Social da Empresa, os seguintes dizeres:

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

LICITAÇÃO Nº CN/072/2011-SMOP/OPP(NOME DA EMPRESA)

PROPOSTA DE PREÇOS APRESENTADA NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº

123/2006

9.8.4 Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte na forma do subitem 9.8.3 supra, serão convocadas as remanescentes que se enquadrarem na hipótese do § 1º, do artigo 44, da Lei Complementar 123/2006, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

9.8.5 No caso de equivalência (igualdade) dos valores apresentados por microempresas ou empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no § 1º, do artigo 44, da Lei Complementar 123/2006, será realizado sorteio em ato público entre

Page 12: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

12

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

as mesmas, para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta;

9.8.6 Não ocorrendo apresentação de proposta inferior à vencedora pela microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada, serão convocadas as demais microempresas ou empresas de pequeno porte que por ventura se enquadrem no intervalo estabelecido no § 1º, do artigo 44, da Lei Complementar 123/2006, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

9.9 Se nenhuma microempresa ou empresa de pequeno porte enquadrada no intervalo estabelecido no § 1º, do artigo 44, da Lei Complementar 123/2006, apresentar proposta inferior à vencedora, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

9.10 O disposto no artigo 44 da Lei Complementar 123/2006 somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

9.11 Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem a qualquer disposição deste Edital, bem como aos itens que compõem a proposta, conforme dispõe o Anexo I deste Edital;

b) resultarem em valor global superior ao limite estabelecido abaixo:

VALOR GLOBAL MÁXIMO: R$ 7.011.251,44 (sete milhôes, onze mil, duzentos e cinquenta e um reais e quarenta e quatro centavos).

c) cujos preços unitários decorrentes do percentual de desconto, proposto sobre os preços unitários constantes do orçamento Básico apresentado no Anexo IX deste Editaldemonstrarem-se manifestamente inexeqüíveis, observado o disposto no artigo 48 da Lei nº 8.666/93 com alterações posteriores.

9.12 No caso de empate entre duas ou mais licitantes, a Comissão de Licitação deverá observar o disposto no art. 3º, § 2º da Lei nº. 8.666/1993, para definição da empresa vencedora. Persistindo o empate, realizar-se-á sorteio entre as mesmas.

9.13 Efetuado o julgamento das propostas por parte da Comissão de Licitação, o resultado do mesmo será divulgado mediante afixação de aviso no “Quadro de Editais” da sede desta SMOP, comunicado através dos meios de comunicação à distância (FAX e email), e publicado no Diário Oficial da União, do Municipio e no site da Prefeitura www.curitiba.pr.gov.br onde encontra-se disponibilizado este Edital.

10.0 RECURSOS ADMINISTRATIVOS

10.1 É facultado a qualquer empresa proponente formular observações no transcurso das sessões da licitação, devendo constar em Ata dos trabalhos.

10.2 Das decisões da Comissão de Licitação caberá recurso, nos termos do artigo 109 da Lei n.º 8.666/93, com alterações subseqüentes.

10.3 Se houver interposição de recurso, as empresas proponentes serão comunicadas, para os efeitos do previsto no § 3º, do artigo 109, da Lei n.º 8.666/93, com alterações subseqüentes.

10.4 Os recursos interpostos fora do prazo não serão conhecidos.

11.0 DISPOSIÇÕES REFERENTES AO CONTRATO

11.1 Para a prestação do objeto deste Edital, será firmado contrato entre a empresa vencedora e o Município de Curitiba, de acordo com a “Minuta do Termo de Contrato”, ANEXO V deste Edital, do qual farão parte integrante, como se nele estivessem integral e expressamente

Page 13: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

13

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

reproduzidos, as “Condições de Contrato”, ANEXO IV deste Edital, o presente Edital e a proposta da empresa vencedora.

11.2 Caso a empresa a que foi adjudicado o objeto desta licitação venha a se recusar em assinar o contrato dentro do prazo de 05 (cinco) dias, contados da data de convocação, realizada dentro do prazo de validade da proposta, caracterizará a perda do direito à contratação, sujeitando-se a mesma ao pagamento de multa correspondente a 5% (cinco por cento) do valor total estimado da contratação, à suspensão do direito de participar de licitações durante o prazo de 06 (seis) meses, bem como poderá sofrer as penalidades legalmente estabelecidas conforme preceitua o Artigo 81, da Lei 8.666/93 com alterações posteriores.

12.0 GARANTIA DE EXECUÇÃO

12.1 A empresa a ser contratada ficará obrigada a depositar junto à Secretaria Municipal de Finanças, por ocasião da assinatura do contrato, a título de garantia da execução dos serviços, a quantia correspondente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato, a qual poderá ser representada por Moeda Corrente no País, Títulos da Dívida Pública, com data de resgate de até 10 anos, Seguro Garantia ou Fiança Bancária, pelo que garantirá a fiel observância dos termos do contrato. No que diz respeito a este item, deverão ser observadas as disposições do item 6.0 das “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, correspondente ao ANEXO IV, que faz parte integrante deste Edital.

13.0 RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

13.1 As despesas decorrentes do contrato a ser firmado com a empresa vencedora da licitação, correrá(ão) à(s) conta(s) da(s) dotação(es) orçamentária(s) abaixo discriminada(s).

11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-01000 11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-41613

14.0 PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

14.1 A CONTRATADA deverá assumir integral e exclusivamente todas as responsabilidades no que se refere às obrigações fiscais, comerciais e trabalhistas e previdenciárias, bem como às que dizem respeito às normas de segurança do trabalho, prevista na legislação específica, bem como os demais encargos que porventura venham a incidir sobre o objeto do contrato, nos termos do § 1º, do Artigo 71, da Lei nº 8.666/93, com alterações subseqüentes.

14.2 A CONTRATADA deverá providenciar, sob as penas cabíveis, o uso de equipamentos de segurança obrigatório, de acordo com as normas legais pertinentes, as quais deverão ser rigorosamente observadas na execução de obra/serviços objeto do contrato.

14.3 Antes de iniciar os trabalhos, objeto desta licitação, a CONTRATADA deverá obrigatoriamente, apresentar à Fiscalização do Departamento competente da SMOP, cópia dos seguintes documentos:

a) Fornecer por escrito, em papel timbrado da empresa, os procedimentos a serem adotados em caso de acidente de trabalho, grave ou fatal.

b) PPRA - NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) ou PCMAT –NR 18 (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), esclarecendo que as orientações e correções apontadas devem ser de conhecimento dos funcionários.

Page 14: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

14

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

c) PCMSO – NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

d) ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

e) Mapas de Risco.

f) Ordens de Serviço Sobre Segurança e Medicina do Trabalho específicas para o Objeto desta Licitação (uma para cada trabalhador envolvido na execução das obras/serviços assinada pelo mesmo), contendo os riscos profissionais que possam ocorrer nos locais de trabalho, os meios para prevenir e limitar tais riscos e os procedimentos a serem adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho com a ciência dos empregados envolvidos na execução da obra ou serviço, conforme item 1.7 da NR 1.

g) Comprovante de participação dos trabalhadores no treinamento de segurança admissional, com carga horária mínima de 06 (seis) horas, conforme previsto no item 18.28 da NR 18.

h) Ficha de controle de recebimento de EPI's e termo de responsabilidade assinada pelos empregados da empresa.

i) Fornecer em documento próprio da empresa o nome do Responsável Técnico da Obra, Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança do Trabalho, Cipeiros (onde couber, conforme Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho - NR 4 e NR 5), com telefone, endereço, etc..

j) Registro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT da empresa contratada na Delegacia Regional do Trabalho - DRT, conforme NR4.

k) Registro profissional dos integrantes do SESMT da empresa nos respectivos órgãos de classe: Médico do Trabalho - CRM, Engenheiro de Segurança do Trabalho-CREA, Técnico de Segurança do Trabalho – TEM.

l) Registro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA na Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

m) Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho dos equipamentos de Proteção Individual – EPI.

n) Indicação de uso obrigatório de EPI nos locais de trabalho.

o) Em caso de serviço em altura, deverá ser apresentado os exames clínicos complementares dos empregados que forem executar os serviços.

14.4 Durante a execução dos Trabalhos, a CONTRATADA deverá, quando for o caso, apresentar à Fiscalização do Departamento competente da SMOP, os seguintes documentos:

a) Em caso de acidente de trabalho, a CONTRATADA deverá apresentar ao Departamento competente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após a ocorrência, cópia da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho, providências tomadas, relatório do acidente efetuado pelo SESMET, investigação do acidente pela CIPA;

Page 15: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

15

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

b) No caso de acidente grave ou fatal a CONTRATADA deverá informar imediatamente a ocorrência à fiscalização da SMOP;

c) Comprovar a realização dos exames médicos admissionais, demissionais e periódicos;

d) Relatório mensal de Segurança e Medicina do Trabalho, até o segundo dia útil do mês, contendo os seguintes dados:

i) Número de empregados na obra;

ii) Número de acidentes pessoais e materias;

iii) Número de homens / hora trabalhadas;

iv) Número de dias perdidos e dias debitados referente aos acidentes;

v) Número de inspeções de segurança realizadas;

vi) Número de cursos / treinamentos realizados;

vii) Composição do SESMT e da CIPA.

14.5 Mensalmente a CONTRATADA deverá apresentar até o segundo dia útil o Relatório de Segurança e Medicina do Trabalho do mês anterior, no mínimo com as seguintes informações:

a) Número de funcionários na obra;

b) Número de acidentes pessoais e materiais;

c) Número de homens / hora trabalhadas;

d) Números de dias perdidos e dias debitados referente aos acidentes

e) Número de inspeções de segurança realizadas

f) Número de cursos/treinamentos realizados

g) Composição do SESMT e da CIPA

14.6 A CONTRATADA só estará autorizada a executar obras e ou serviços para o Município de Curitiba com profissionais qualificados e instruídos quanto às precauções relativas ao seu trabalho, e que apresentem estado de saúde compatível com as atividades a serem desenvolvidas.

14.7 Cabe ao CONTRATANTE exigir da CONTRATADA o total cumprimento das normas que regulam a segurança e medicina do trabalho, e em caso do não cumprimento das exigências legais poderá interditar imediatamente por medida de cautela obras ou serviços ou parte destas. Essas paralisações se houverem, não serão caracterizadas como justificativa por atraso na execução de obras ou serviços.

14.8 A CONTRATADA deverá tomar providências de imediato para o cumprimento das exigências feitas pela CONTRATANTE. Para casos específicos a fiscalização da CONTRATANTE poderá conceder o prazo de 48 horas para cumprimento das exigências, sendo que este prazo poderá ser prorrogado no máximo até 15 dias para o integral cumprimento.

Page 16: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

16

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

14.9 Decorrido o prazo descrito no item acima, o Município, observado o contraditório e a ampla defesa, poderá aplicar as penalidades descritas neste Edital, inclusive rescindir o Contrato.

14.10 Caberá à CONTRATADA solicitar à Secretaria Municipal de Obras Públicas-SMOP a presença imediata do responsável pela fiscalização em caso de acidente em obras e/ou serviços e/ou bens de terceiros, para que seja providenciada a perícia necessária.

14.11 A empresa contratada não se eximirá da total responsabilidade quanto à negligência ou descumprimento da legislação em vigor, em especial da Lei Federal nº 6.514 de 22/12/77, Portaria GM nº 3214 de 08/06/78, Normas Reguladoras de nº 01 a 28 e em especial as NR nº 04, 05, 06, 07, 10, 18, 23 e 24

15.0 DAS NORMAS AMBIENTAIS A SEREM SEGUIDAS

15.1 A empresa Contratada deverá cumprir com todas as exigências ambientais, no que se refere às Legislações a nível Municipal, Estadual e Federal relacionadas ao Controle de Emissões Atmosféricas, bem como às relacionadas com os aspectos do Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil – RCC, de acordo com as Legislações pertinentes estabelecidas nos quadros 01 e 02 do ANEXO XV. No tocante a este aspecto deverá ser observado o disposto no item 2.0, subitem 2.2, alíneas 1) à 22), das “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, correspondente ao ANEXO IV, que faz parte integrante deste Edital como se aqui estivesse integralmente reproduzido.

15.2 A liberação das faturas estará condicionada à emissão do Atestado de Conformidade Ambiental. Havendo registros contrários à conformidade ambiental, os pagamentos só serão liberados após a empreiteira sanar as incorformidades ambientais apontadas.

15.3 Caso ocorra o não cumprimento das disposições acima, a empreiteira estará sujeita a aplicação de multa de acordo com as cláusulas contratuais formalizadas.

16.0 DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 A proponente que vier a causar impedimentos ao normal e legal andamento da presente licitação, além das sanções legais previstas, será responsabilizada civilmente pelos danos e prejuízos causados à entidade licitante, derivado da não conclusão do processo licitatório, bem como do objeto pretendido.

16.2 A participação nesta Concorrência importa às empresas proponentes a irrestrita aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e seus Anexos, bem como às estabelecidas nas “CONDIÇÕES DE CONTRATO” e na “MINUTA DO TERMO DE CONTRATO, que fazem parte integrante deste Edital, como se nele estivessem integralmente reproduzidos.

16.3 A empresa contratada deverá manter no decorrer dos serviços 01 (um) Profissional Habilitado pertinente ao objeto licitado, que atuará como responsável técnico dos mesmos.

16.4 A fiscalização das obras ficará a cargo de funcionário(s) habilitado(s) a ser(em) indicado(s) pela Prefeitura Municipal de Curitiba por ocasião da emissão da Ordem de Serviço.

16.5 Para emissão da Ordem de Serviço, a empresa Contratada compromete-se a apresentar, junto ao Departamento de Pavimentação desta SMOP, a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), relativa ao objeto licitado, do Profissional Habilitado indicado como Responsável Técnico conforme item 3.2 do ANEXO II, acompanhada de informações

Page 17: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

17

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

relativas ao número de inscrição junto ao CREA/PR, número da Cédula de Identidade (RG) e número do CPF/MF, bem como deverá ser apresentado prova de registro e quitação junto ao CREA.

16.6 A empresa contratada, quando do recebimento da Ordem de Serviço, deverá apresentar relatório fotográfico da situação anterior às obras, de acordo com orientações e necessidades da Fiscalização do Departamento de Pavimentação.

16.7 A empresa contratada deverá apresentar ao Departamento de Pavimentação, quando da conclusão das obras, “As Built”, ou seja, um relatório que venha a refletir as condições finais da obra.

16.8 A empresa contratada deverá colocar à disposição do Departamento de Pavimentaçãodesta Secretaria, a partir da data de emissão da Ordem de Serviço, a quantidade de veículo abaixo discriminada, para ser utilizado pela fiscalização do referido Departamento durante todo período de execução das obras. O veículo deverá ter capacidade para 05 (cinco) pessoas, estar em perfeitas condições, com no máximo 02 (dois) anos de fabricação, e deve ser objeto de seguro total contra riscos de qualquer espécie, providenciado pela empresa, à qual será devolvido após a conclusão do objeto contratado. As despesas de manutenção e combustível ficarão a cargo da empresa contratada. No caso de falhas mecânicas ou avarias, o veículo deverá ser substituído por outro de mesmas características no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, após comunicação da ocorrência por parte da Fiscalização:- 01 (um) veículo

16.9 A empresa contratada deverá elaborar e aprovar junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sem ônus para esta Prefeitura Municipal de Curitiba, um Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), em conformidade com o Decreto Municipal nº 1068/2004, devendo ser apresentado ao Departamento de Pavimentação desta Secretaria quando da emissão de respectiva Ordem de Serviço.

16.10 A empresa contratada deverá ainda elaborar e apresentar, por ocasião da última medição, junto à Secretaria Municipal de Obras Públicas e junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um relatório detalhado demonstrando como foi executado o Gerenciamento de Resíduos durante todo o período da obra.

16.11 Reserva-se a esta Prefeitura o direito de revogar no todo ou em parte a presente licitação, visando ao interesse da Administração Pública, devendo anulá-la por ilegalidade, assegurado o contraditório e a ampla defesa, conforme preceitua o artigo 49 e parágrafos da Lei 8.666/93.

16.12 Reserva-se, ainda, a esta Prefeitura, o direito de paralisar ou suspender a qualquer tempo a execução dos serviços contratados, desde que haja conveniência para o Município, devidamente autorizada e fundamentada. Se isso vier a ocorrer, a empresa contratada terá direito a receber os serviços efetivamente executados e demais ressarcimentos garantidos e previstos na Lei 8.666/93.

16.13 Ao término da execução dos serviços, o local dos mesmos deverá se apresentar limpo, sem qualquer espécie de entulho, devendo os custos inerentes ser previstos e já inclusos nos preços propostos.

16.14 Outros esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Comissão de Licitações à UGP-Copa, situada na Rua Ivo Leão – nº 279 – Bairro Alto da Glória - Curitiba – Paraná – CEP: 80040-070 - Fone: 3319-5444 – [email protected], até 05 (cinco) dia(s) antes da data de recebimento dos envelopes.

Page 18: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

18

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

16.15 Quaisquer alterações, esclarecimentos ou republicação do Edital, serão informados no site da Prefeitura Municipal de Curitiba www.curitiba.pr.gov.br, onde encontra-se disponibilizado este Edital.

16.16 O presente Edital é composto pelo conjunto dos seguintes Anexos:

-ANEXO I: Documentos relativos à Proposta de Preços-ANEXO II: Documentos para Habilitação -ANEXO III: Placa Indicativa da Obra

-ANEXO IV: Condições de Contrato

-ANEXO V: Minuta do Termo de Contrato

-ANEXO VI: Minuta de Ordem de Serviço

-ANEXO VII:Declaração de Enquadramento na Condição de Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar nº 123/2006);

-ANEXO VIII: Declaração (Artigo 27 da Lei 8.666/93, acrescido pela Lei nº 9.854/99)

-ANEXO IX Orçamento Básico

-ANEXO X: Cronograma Físico-Financeiro Básico

-ANEXO XI: Modelo de Declaração de Enquadramento Sindical

-ANEXO XII: Especificações técnicas, memorial descritivo, projetos e instrumento de avaliação ambiental

-ANEXO XIII: Indicação dos meios de comunicação à distância

-ANEXO XIV: Compromisso público ou particular de constituição de consórcio

-ANEXO XV - Legislação ambiental

Curitiba, 01 de dezembro de 2011

Engº RAUL BLEY MAIA FILHOPresidente da Comissão Especial de Licitação

Page 19: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

19

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO IDOCUMENTOS QUE DEVEM COMPOR O ENVELOPE Nº 1

PROPOSTA DE PREÇOS

1.0 Carta de apresentação da proposta, devidamente assinada pelo Responsável Legal da empresa, onde deverá constar:

1.1- o valor global resultante da aplicação do percentual de desconto proposto;

1.2 - o prazo para a execução (ver item 7.0 deste Edital);

1.3 - o prazo de validade da proposta, (ver item 4.9 deste Edital).

2.0 Orçamento, observado o percentual de desconto proposto, em conformidade com o orçamento básico constante do ANEXO IX deste Edital, compreendendo a discriminação das atividades, quantidades, valores unitários e globais, devidamente assinado, sob carimbo, pelo Responsável Legal da empresa e um Responsável Técnico (constando o nome, respectiva qualificação técnica e o número de registro junto ao CREA).

3.0 Composição detalhada do BDI - Benefícios e Despesas Indiretas, observadas as disposições contidas no item 4.4 do Edital e seus subitens.

4.0 Cronograma físico-financeiro detalhado, obedecido ao cronograma básico, apresentado no ANEXO X deste Edital.Observação: O cronograma físico-financeiro detalhado deverá ser apresentado obrigatoriamente juntamente com a Proposta de Preços.

5.0 Declaração de enquadramento na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte (Lei Complementar nº 123/2006), conforme Modelo Anexo VII, se for o caso.

6.0 Comprovação da data base da categoria profissional que representará a maior parcela do custo da mão-de-obra na execução do objeto, bem como sejam indicados a categoria profissional da atividade preponderante da empresa e seu respectivo sindicato profissional representativo da atividade preponderante da empresa.

6.1 A comprovação da data base da categoria profissional da atividade preponderante da empresa que representará a maior parcela do custo da mão-de-obra na execução do objeto, bem como a indicação da categoria profissional da atividade preponderante da empresa e seu respectivo sindicato profissional representativo da atividade preponderante da empresa poderá ser feita através de declaração, passada pelo sindicato da categoria profissional da atividade preponderante da empresa (conforme modelo do Anexo XI), acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho.

7.0 Comprovação de recolhimento da caução de garantia da proposta, nos termos do item 2.6 do Edital.

8.0 Indicação de meios de comunicação a distância (conforme modelo do Anexo XIII). A não apresentação deste item não será motivo de desclassificação da proposta, porém, sugerimos que a mesma seja apresentada, pois através destas informações é que a Comissão de Licitação fará toda e qualquer comunicação com as empresas licitantes.

9.0 Declaração de sujeição aos termos deste edital.

10.0 Ato constitutivo, estatuto social ou contrato social em vigor da empresa, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações,

Page 20: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

20

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

acompanhado de documentos de eleição de seus administradores atuais (para consórcio esta documentação deverá ser apresentada para cada empresa).

11.0 Formulário de intenção de formar consórcio, quando for o caso.

Page 21: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

21

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO II

DOCUMENTOS QUE DEVEM COMPOR O ENVELOPE N.º 2DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO

1.0 DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À HABILITAÇÃO JURÍDICA: (se consórcio, a documentação deverá ser de cada empresa).

1.1 Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de composição da diretoria em exercício.

1.2 Declaração do representante legal da empresa de que não foi declarada inidônea nem está suspensa do direito de licitar por nenhum órgão da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, nos termos do art. 87, incisos III e IV, da Lei nº 8.666/93.

1.3 Declaração do representante legal da empresa de que não há fato impeditivo e de que se compromete a comunicar eventual superveniência de fato impeditivo da habilitação, sob as penas cabíveis, nos termos do Artigo 32, da Lei nº 8.666/93 e alterações subseqüentes.

1.4 Declaração do representante legal da empresa de que entre seus dirigentes, sócios, responsável técnico ou legal não figura servidor público, funcionário, empregado ou ocupante de cargo comissionado na Administração Pública Direta ou Indireta do Município de Curitiba.

1.5 Declaração referente Artigo 27 da Lei 8.666/93, acrescido pela Lei nº 9.854/99, conforme modelo contido no ANEXO VIII deste Edital.

1.6 Declaração do representante legal da empresa afirmando a veracidade de todos os documentos apresentados.

2.0 DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À REGULARIDADE FISCAL:

2.1 Prova de inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ).

2.2 Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede da empresa e pertinente ao objeto desta licitação.

2.3 Prova de regularidade com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal da sede da licitante, dentro de seus prazos de validade, de acordo com o Artigo 29, inciso III, da Lei nº 8.666/93, com alterações subseqüentes, mediante apresentação de:

2.3.1 Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Divida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria da Fazenda Nacional;

2.3.2 Certidão Negativa de Tributos Estaduais, emitida pela respectiva Secretaria de Estado da Fazenda do Estado da sede da empresa;

2.3.3 Certidão Negativa de Tributos Municipais, expedida pela respectiva Secretaria Municipal da Fazenda da sede da empresa;

2.3.4 Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – Lei 12.440/Julho 2011.

2.4 Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND) e ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS), dentro de seus prazos de validade.

Observação: Os documentos aludidos neste item deverão ser da sede da empresa proponente.

3.0 DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

3.1 Certificado de Registro e Regularidade da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, com dados atualizados e dentro de seu prazo de validade.

Page 22: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

22

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

As empresas que forem sediadas em outra jurisdição e, conseqüentemente, inscritas no CREA de origem, deverão apresentar, obrigatoriamente, visto junto ao CREA/PR, em conformidade com o que dispõe a Lei 5.194/66, em consonância com a Resolução nº 413, de 27/06/97 do CONFEA;

Observação: no Certificado de Registro e Regularidade da empresa expedida pelo CREA/PR ou expedida pelo CREA de origem da empresa visada pelo CREA/PR, deverá(ao) constar o(s) nome(s) do(s) Profissional(is) indicado(s) para atuar(em) como Responsável(is) Técnico(s).

3.2 Declaração formal, passada pelo representante legal da empresa, indicando um profissional habilitado, para responder tecnicamente pelos serviços previstos no Edital, (indicar o nome e número de inscrição junto ao CREA), cujo nome virá a constar da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART - relativa à obra em questão.

3.3 Comprovação da qualificação técnica do Profissional Habilitado, indicado conforme item 3.2 supra, mediante apresentação de atestado ou certidão fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, acompanhado da certidão de acervo técnico expedida pelo CREA, demonstrando que o profissional executou diretamente obras na áreas relativas ao objeto desta licitação com complexidade semelhante, nos serviços constantes na tabela do item 3.4.

3.4 Comprovação da qualificação técnica/operacional da empresa, mediante apresentação de atestado(s) ou certidão(ões) fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, acompanhado da certidão de acervo técnico expedida pelo CREA, demonstrando que a empresa executou diretamente obras na áreas relativas ao objeto desta licitação com complexidade semelhante e quantidades equivalentes ou superiores conforme quadro abaixo:

DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UD. QUANT.

Fornecimento e assentamento de tubos de concreto

Escavação e carga de material de 1ª cat

Regularização / Compactação manual de passeios

Revestimento com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ)

Execução de base de brita graduada

Fresagem de pavimento com varreção e transporte

Fornecimento e assentamento de guia rebaixada de concreto

Calçada em blocos de concreto intertravados

Sinalização horizontal – execução de demarcação viária

Sinalização vertical – implantação de placas

m

m2

m3

m3

m

m2

ud

350,00

2.000,00

10.000,00

2.000,00

2.000,00

750,00

2.000,00

8.000,00

1.500,00

80,00

3.4.1 Em se tratando de consórcio, pelo menos uma das empresas deverá atender a este requisito. No caso ou certidão fornecido por pessoas de direito privado o mesmo deverá estar devidamente registrado junto ao CREA.

3.5 Declaração do proponente, em conformidade com o Item 2.5.1 do Edital, assinada, sob carimbo, pelo Representante Legal da Empresa, de que conhece os projetos, o local, seu entorno e todos os aspectos peculiares à obra.

Page 23: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

23

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

3.6 Declaração do proponente assinada, sob carimbo, do representante legal de que os elementos fornecidos como, projetos, especificações, relação de materiais e quantidades de serviços foram suficientes para elaboração da proposta e que possibilita a completa execução do objeto licitado.

3.7 Declaração de que se vencedora:

a) manterá na gerência das Obras, objeto desta licitação, o Profissional Habilitado indicado de conformidade com o item 3.2 supra.

b) para fins de contratação, comprovará, através de cópia autenticada da Carteira de Trabalho acompanhada da Ficha Registro de Empregado da Empresa que o(s) Profissional(s) Indicado(s) como Responsável Técnico, pertence(m) ao quadro permanente da empresa. Caso o(s) profissional(s) em questão seja proprietário da empresa, deverá fazer prova mediante apresentação de atos constitutivos (estatuto social ou contrato social, etc);

c) dispõe de pessoal e equipamentos necessários à perfeita e completa execução do objetodesta licitação;

d) assume inteira responsabilidade pela perfeita e completa execução dos serviços;

e) colocará veículo à disposição da fiscalização, conforme estabelece o item 16.8, deste Edital;

f) apresentará, por ocasião da emissão da Ordem de Serviço, o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), devidamente aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conformidade com o item 16.9, deste Edital.

4.0 DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA

4.1 Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da Lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, conforme índices descritos a seguir, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 03 (três) meses da data de apresentação da proposta (Artigo 31, inciso I, da Lei nº 8.666/93);Observação: O balanço das sociedades anônimas ou por ações deverá ser apresentado em publicação no Diário Oficial. O Balanço das demais empresas deverá vir acompanhado dos termos de abertura e de encerramento do Livro Diário, devidamente, registrados e assinados por profissional responsável (Contador);

4.2 O Balanço Patrimonial solicitado no item 4.1 supra, deverá ser acompanhado da demonstração dos cálculos dos índices abaixo mencionados:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo

Índices de Liquidez Geral: ILG = ----------------------------------------------- ≥ 1,30 Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Ativo Circulante

Índices de Liquidez Corrente: ILC = ------------------------------------------ ≥ 1,30 Passivo Circulante

Passivo Circulante +

Page 24: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

24

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

Exigível a Longo PrazoGrau de Endividamento: GE = --------------------------------------------- ≤ 0,30

Patrimônio Liquido

4.3 Certidão expedida pela Corregedoria Geral da Justiça ou órgão correspondente do Estado, Distrito Federal ou Território, para empresas não sediadas no Município de Curitiba, indicando o número de Cartórios de distribuidores de falência, concordata, ou recuperação judicial, existentes na comarca da sede da empresa.

4.4 Certidão Negativa de Pedidos de Falência, Concordata, ou recuperação judicial, expedida pelo Distribuidor Judicial da sede da empresa, emitida com antecedência máxima de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de recebimento dos envelopes.

Observação: Os documentos acima aludidos deverão estar dentro de seus prazos de validade.

Page 25: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

25

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO III

PLACA INDICATIVA DA OBRA

a) A empresa contratada deverá providenciar, antes do início da obra, a colocação de placa(s) de indicativas, nas dimensões e quantidades abaixo discriminadas, conforme modelo a ser apresentado pelo Departamento de Pavimentação desta Secretaria, e sem ônus algum para o Município.

- 02 (duas) placas, medindo: 3,0m x 2,0m

b) O texto será definido pela fiscalização do Departamento, quando da emissão da Ordem de Serviço.

c) Caso a fiscalização venha a constatar o não cumprimento deste item, a esta Secretaria Municipal de Obras Públicas se reserva o direito de aplicar à contratada multa de 1% (um por cento), aplicável sobre o valor global da etapa prevista no mês, nos casos de incidência e reincidência.

Page 26: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

26

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO IV

C O N D I Ç Õ E S D E C O N T R A T O

O instrumento contratual a ser firmado entre o MUNICÍPIO DE CURITIBA e a empresa ADJUDICATÁRIA será regido pelas condições expressas no presente Edital, pelas disposições da Lei Federal n.º 8.666/93, com alterações subseqüentes, pelas disposições da Lei Complementar 123/06, bem como pelas estabelecidas a seguir:

1.0 REGIME DE EXECUÇÃO

1.1 Os serviços contratados serão executados pelo regime de empreitada por preço unitário, pelo valor resultante da proposta da empresa CONTRATADA, quantia que abrange todas as especificações, quantitativos, valores unitários e globais, conforme definido nos respectivos projetos, sendo os pagamentos efetuados por medição de serviços efetivamente executados.

1.2 São de responsabilidade da CONTRATADA os materiais a serem empregados e todos os custos de sua aquisição, transporte, armazenamento e utilização, bem como a contratação, às suas expensas, da mão-de-obra necessária à prestação dos serviços em objeto. Os materiais deverão ser da melhor qualidade, obedecer às especificações e serem aprovados pela fiscalização do Departamento de Pavimentação desta SMOP, antes da utilização dos mesmos, sob pena de o(s) serviço(s) não ser(em) aceito(s), devendo a empresa refazê-los sem ônus algum para o CONTRATANTE.

2.0 OBRIGAÇÕES

2.1 Constituem-se obrigações do CONTRATANTE:

a) Fornecer informações e garantir acesso à CONTRATADA a toda documentação técnica necessária para a execução do objeto do presente Contrato;

b) Efetuar os pagamentos devidos à CONTRATADA, nas condições estabelecidas nestas Condições de Contrato;

c) Emitir Ordem de Serviço e Autorizações específicas para a atuação da CONTRATADA;

2.2 Constituem-se obrigações da CONTRATADA:

2.2.1 Conduzir e executar os serviços de acordo com as normas técnicas do serviço e em estrita observância a legislação vigente;

2.2.2 Obedecer às Normas de Projeto e Execução de Obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da URBS, e do IPPUC, tomando delas expresso conhecimento;

2.2.3 Assumir integral e exclusivamente todas as responsabilidades no que se refere às obrigações fiscais, comerciais e trabalhistas e previdenciária, bem como às que dizem respeito às normas de segurança do trabalho, prevista na legislação específica, bem como os demais encargos que porventura venham a incidir sobre o objeto do contrato, nos termos do § 1º, do Artigo 71, da Lei nº8.666/93, com alterações subseqüentes;

Page 27: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

27

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

2.2.4 Providenciar, sob as penas cabíveis, o uso de equipamentos de segurança obrigatório, de acordo com as normas legais pertinentes, bem como de conformidade com o “MANUAL DE EPIs” disponibilizado pelo CONTRATANTE, o qual deverá ser rigorosamente observado na execução de obras/serviços objeto do contrato, sendo obrigatório:

a) O uso de identificação funcional (crachá) e de uniformes.

b) Providenciar, antes do início dos trabalhos e durante a execução dos mesmos, o fornecimento dos documentos elencados nos itens 14.3, 14.4 e 14.5 do Edital de Licitação, o qual faz parte do Contrato.

c) Fornecer a todos os empregados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequando ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Os Equipamentos de Proteção Individual fornecidos aos empregados deverão obrigatoriamente conter a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho (CA), e a identificação da empresa contratada.

d) Fornecer todos os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC;

e) Orientar e supervisionar seus empregados sobre o uso obrigatório e correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI e os de Proteção Coletiva – EPC;

f) Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;

g) Instruir os seus empregados, através de ordens de serviço escritas e com a ciência do trabalhador, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

h) Zelar pela segurança individual e coletiva de seus trabalhadores e não será eximida de qualquer responsabilidade a respeito;

i) Deverá observar todas as condições de higiene e segurança necessárias à preservação da integridade física de seus empregados, ao patrimônio do Município de Curitiba e de outrem, e aos materiais envolvidos na obra, de acordo com as Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria nº 3214, de 08/06/78, Lei Federal nº 6514, de 22/12/77, e conforme normas específicas contidas no Manual de Obras Contratadas e Manual de EPI, que se encontra a disposição dos interessados no endereço eletrônico: :(http://rh24h.curitiba.pr.gov.br/SaudeOcupacional/EpiPorAtividade.asp)

j) Revisar os sistemas de proteção individual e coletivo e analisar os riscos e o estado geral das ferramentas e equipamentos a serem utilizados;

k) Deverá manter, em todos os locais das obras, um seguro sistema de sinalização e segurança, principalmente nos de trabalho em vias públicas, de acordo com as normas de Segurança de Trabalho e especificações do Manual de Obras Contratadas da SMOP. No caso da obra ou serviço ser executado em via pública além das regras de segurança de trabalho deverá ser observado às regras de trânsito;

Page 28: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

28

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

l) Elaborar e cumprir o PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais contemplando os aspectos da NR 18 e outros dispositivos complementares de segurança, elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na área de Segurança do Trabalho;

m) As obras com mais de 50 (cinqüenta) empregados, devem ter um Técnico de Segurança do Trabalho da empresa contratada, para atender ao Quadro II, anexo da NR 4; atuar e controlar efetivamente os programas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; assessorar na implementação pelo empregador, no atendimento das normas regulamentadoras – NR: NR 5, NR 6, NR 10, NR 18, NR 23, NR 24 e NR 33 e fazer o controle e orientação dos riscos aos trabalhadores, zelando pela integridade física deles;

n) Para obras elétricas a empresa Contratada, antes de iniciar a obra, deverá apresentar ao Gestor do contrato os seguintes documentos:

i) cópia do contrato de trabalho;

ii) cópia autenticada dos respectivos certificados de treinamento da NR-10 atualizados;

iii) cumprir as exigências da NR-10 quanto a treinamentos, habilitações, qualificações e capacitações de pessoal e dos responsáveis pela obra, sob pena de rescisão contratual.

2.2.5 Durante a execução das obras contratadas e até o seu recebimento definitivo, assume a CONTRATADA integral responsabilidade pelos danos que causar ao CONTRATANTE ou a terceiros, por si ou por seus sucessores e representantes na execução dos serviços, isentando o CONTRATANTE de toda e qualquer reclamação que possa surgir em decorrência dos mesmos;

2.2.6 Comparecer, sempre que o CONTRATANTE solicitar, aos seus escritórios ou em outro local indicado, para examinar e prestar esclarecimentos sobre problemas relacionados com o objeto do Contrato;

2.2.7 Atender a todas as solicitações de natureza técnica do CONTRATANTE relacionadas com o objeto do Contrato;

2.2.8 Resguardar o CONTRATANTE contra perdas e danos de qualquer natureza provenientes de serviços executados por força do Contrato;

2.2.9 Manter o CONTRATANTE informado, de acordo com a conveniência deste, de todos os pormenores dos serviços;

2.2.10 Responsabilizar-se pelos serviços de controle de qualidade das obras executadas;

2.2.11 Desenvolver seu trabalho em regime de colaboração com o CONTRATANTE, acatando as orientações e decisões da Fiscalização, bem como dos profissionais que respondem pela Secretaria Municipal de Obras Públicas;

2.2.12 Respeitar, na execução das obras e serviços, as características ambientais da região, obrigando-se, ainda, a transportar para local apropriado, aprovado pelo CONTRATANTE, os materiais de bota-fora, entulhos e lixos de qualquer natureza, provenientes das obras e serviços;

Page 29: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

29

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

2.2.13 Garantir o acesso de veículos e pedestres às residências, quando se tratar de obras de terraplenagem, pavimentação e calçamento de vias públicas.

2.2.14 Cumprir com todas as exigências técnicas ambientais solicitadas pela legislação municipal, estadual e federal, assegurando que o projeto de execução obedeça a todos os requisitos dispostos nas normas de meio ambiente, com o intento de eliminar ou reduzir os eventuais impactos ambientais, decorrentes da execução.

2.2.15 Manter durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, devendo manter-se adequada às leis e normas atinentes ao meio ambiente.

2.2.16 Respeitar e implantar as medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias previstas no licenciamento ambiental de instalação das obras, bem como as de proteção ambiental e ainda, as ações voltadas para o monitoramento da qualidade ambiental, estabelecidas nos Programas Ambientais, instrumento de avaliação ambiental devidamente aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA, parte integrante do projeto de engenharia, e no Relatório Ambiental Prévio (RAP);

2.2.17 Executar, após término das obras, a recuperação das áreas utilizadas degradadas, cumprindo as medidas previstas no âmbito do licenciamento das mesmas. Ressalta-se que a não aplicabilidade desta disposição implicará na não emissão da Certidão de Conformidade Ambiental do empreendimento e/ou do Termo de Recebimento da Obra e conseqüente retenção da caução ou seguro–garantia.

2.2.18 Requerer junto à SMMA a Autorização para Remoção de Vegetação (ARV) para o corte das espécies arbóreas, a serem suprimidas pela implantação das obras;

2.2.19 A contratada fica obrigada a cumprir as exigências do Decreto Municipal n.º 1.068/2004, que institui o Regulamento do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do Município de Curitiba;

2.2.20 Elaborar o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, com enfoque na identificação de locais adequados para a disposição final, bem como na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, conforme regulamentação vigente;

2.2.21 Fica estabelecido que a contratada, que possuir frota própria de veículos para o transporte dos resíduos da construção civil oriundos de obras de pavimentação, deverá:

2.2.21.1 Atender ao disposto no Decreto Municipal 1120/1997, que regulamenta o Transporte e Disposição de Resíduos de Construção Civil no município de Curitiba;

2.2.21.2 Atender à Portaria IBAMA nº 85 de 17 de outubro de 1996 que determina que toda empresa que possuir frota própria de transporte de carga ou de passageiro, cujos veículos sejam movidos a óleo diesel, deverão criar e adotar um Programa Interno

Page 30: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

30

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

de Autofiscalização da Correta Manutenção da Frota quanto a Emissão de Fumaça Preta;

2.2.21.3 Caso o transporte de resíduos seja feito por terceiros, a contratada deverá exigir da empresa terceirizada o cumprimento da legislação conforme disposto nas alíneas 2.2.21.1) e 2.2.21.2) supra.

2.2.22 A(s) obra(s) objeto desta licitação deverá(ão) ser executada(s) de maneira a atender o Decreto Municipal nº 852/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de agregados reciclados, oriundos de resíduos sólidos da construção civil classe A, em obras e serviços de pavimentação das vias públicas, contratadas pelo Município de Curitiba.

2.2.22.1 Ficam dispensados do cumprimento do disposto na alínea 2.2.22)supra, os casos definidos pelo Art. 4º do Decreto Municipal nº 852/2007.

3.0 PREÇOS

3.1 Poderá ser realizado reajuste ou revisão a fim de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, nos termos da Lei Federal n.º 10.192/2001 e artigo 65 da Lei Federal 8.666/93.

3.1.1 Na hipótese de os valores serem originários de planilha de composição de custos, a revisão se dará sempre mediante análise das planilhas, para efetiva comprovação de alteração dos preços contratuais.

3.1.2 Os preços acordados poderão ser alterados, por reajuste ou repactuação, apenas depois de decorridos 12 (doze) meses, nos termos da Lei nº 10.192, de 14 de fevereiro de 2001, Acórdão TCU nº 1563/2004 - Plenário e artigo 65 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a partir da demonstração analítica, pela contratada, dos componentes dos custos que integram o contrato.

3.1.2.1 O prazo mencionado neste artigo será contado a partir da data da proposta ou do orçamento a que ela se referir ou, ainda, da data da última repactuação.

3.1.2.2 Os índices serão calculados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas aplicáveis para serviços de mesma natureza que os do objeto desta licitação e de acordo com a metodologia daquele Instituto. Serão utilizados os índices de Terraplenagem, Obras de Arte Especiais, Pavimentação, Drenagem, Sinalização Horizontal e Ligantes Betuminosos. Quando os serviços não se enquadrarem nos índices mencionados, será utilizado o índice IGP-DI.

3.2 Caso venha a ser necessária a realização de serviços adicionais não previstos originalmente, o custo global dos mesmos será definido com base nos preços unitários constantes da “Tabela de Preços Unitários” vigentes na Secretaria Municipal de Obras Públicas – SMOP, SINAPI e DNIT, ou, se for o caso, no custo praticado no mercado desde que aprovado pela Secretaria, observadas as condições da proposta da CONTRATADA.

4.0 CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

4.1 Os pagamentos serão efetuados contra a apresentação das faturas correspondentes às medições dos serviços efetivamente executados nos períodos com base no cronograma

Page 31: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

31

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

físico-financeiro aprovado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas na dependência, somente, do certificado de verificação e aceitação dos serviços, emitido pela fiscalização para esse fim designada. Tais pagamentos serão efetuados exclusivamente à empresa contratada, independente de cessão do crédito a terceiros.

4.1.1 Qualquer alteração no cronograma físico-financeiro só poderá ocorrer com a anuência da Administração, em decisão motivada.

4.2 A CONTRATADA, por ocasião do(s) faturamento(s) inerente(s) ao objeto contratado, deverá, obrigatoriamente, comprovar o recolhimento dos encargos previdenciários resultantes da execução dos serviços, de forma que venha a ser elidida a responsabilidade solidária do CONTRATANTE, considerando o que dispõe o § 2º, do Artigo 71, da Lei nº 8.666/93, com alterações subseqüentes.

4.3 Os pagamentos de que tratam o item 4.1 supra, serão efetuados em até 30 (trinta) dias corridos, contados da data de aferição dos serviços por parte do Departamento competente da Secretaria Municipal de obras Públicas, devendo ser anexado ao “Processo de Pagamento”, em atendimento ao Decreto Municipal nº 1.644/2009, a seguinte documentação:

a) Certidão negativa de débitos previdenciários e de terceiros referente ao mês imediatamente anterior;

b) Cópia autenticada das guias de recolhimento da contribuição previdenciária, devidamente quitadas;

c) Cópia autenticada das guias de recolhimento do FGTS, devidamente quitadas e Relação de Empregados - RE, envolvidos na execução do objeto contratado;

d) Cópia autenticada das folhas de salário dos empregados envolvidos na execução do objeto contratado;

e) Declaração do responsável legal pela empresa dando conta da regular quitação de todos os direitos sociais trabalhistas de seus empregados;

f) Cópia dos termos de rescisão contratual firmados no período e correspondente termo de quitação das verbas rescisórias e recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços – FGTS;

g) Declaração do responsável legal da empresa, contendo indicação dos empregados que desenvolveram as atividades previstas no objeto do contrato por posto de trabalho eperíodo, integral ou parcial, de atuação no mês de apuração, com indicativo expresso da jornada cumprida em cada posto de trabalho e horário de intervalo de cada empregado.

g.1) A declaração mencionada na alínea “g” acima, deverá trazer, ainda, a qualificação civil e número da Carteira de Trabalho e Previdência Social –CTPS de cada um dos empregados envolvidos, bem como o motivo do afastamento durante o mês.

4.4 A partir de 04/01/2012, por força da entrada em vigor da Lei nº 12.440/2011, será condição de pagamento de cada parcela contratual faturada, bem como de prorrogação do contrato, a apresentação, pela Contratada, de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, na forma da Resolução Administrativa TST nº 1470/2011.

Page 32: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

32

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

5.0 GARANTIA DE EXECUÇÃO

5.1 O valor da garantia de execução será obtido pela aplicação de 5% (cinco por cento) sobre o valor do contrato, a qual poderá ser representada por Moeda Corrente no País, Títulos da Dívida Pública, com data de resgate de até 10 (dez) anos, Seguro Garantia ou Fiança Bancária;

5.2 A adjudicatária, quando da assinatura do termo de contrato, deverá, sob pena de decair do direito de contratação, apresentar o comprovante de formalização da garantia.

5.3 Quando a garantia contratual for prestada na modalidade de Carta de Fiança Bancária ou Seguro Garantia, o prazo de validade da mesma deverá perdurar 90 (noventa) dias após o término da vigência do contrato;

5.3.1 Caso seja prorrogada a vigência do contrato deverá a contratada promover a prorrogação da garantia, sob pena de descumprimento contratual e incidência das penalidades previstas no artigo 87 da Lei nº 8.666/1993.

5.4 As garantias contratuais serão liberadas mediante requerimento, devidamente protocolado no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Curitiba, após o recebimento definitivo da obra.

5.5 Se ocorrer majoração do valor contratual, será devida a razão de 5% (cinco por cento) da quantia acrescida, a título de majoração da garantia de execução.

5.6 A CONTRATADA perderá a garantia de execução e a garantia adicional, conforme o caso, quando:

a) da inadimplência das obrigações e/ou rescisão unilateral do termo de contrato; salvo na ausência de culpa da CONTRATADA, nos termos do § 2°, do art. 79, da Lei 8.666/93.

5.7 Ocorrendo o previsto no item anterior, a importância correspondente à garantia de execução e da garantia adicional, se houver, será apropriada pelo CONTRATANTE a título de indenização/multa.

6.0 PENALIDADES

6.1 A CONTRATADA, no caso de inexecução ou atraso na execução de serviços liberados ou inadimplemento de quaisquer itens do presente Anexo, exceto por motivo de força maior ou caso fortuito devidamente comprovado e justificado, ficará sujeita às sanções preceituadas na Lei n.º 8.666/93, com alterações posteriores.

6.2 O CONTRATANTE, no caso de aplicação da penalidade na modalidade de multa, obedecerá ao seguinte critério:a) Multa de 2,0% (dois por cento), por ocasião da medição mensal, aplicável sobre o

saldo da importância não faturada e prevista no cronograma físico-financeiro proposto para o período;

b) Multa de 2,0% (dois por cento), aplicável sobre os valores globais das parcelas, correspondente ao período previsto no cronograma físico-financeiro, nos casos de reincidência do não cumprimento do estabelecido no referido cronograma;

c) Multa de 0,3% (três décimos por cento), sobre o valor global dos serviços não executados e previstos no cronograma físico-financeiro da obra, por dia que exceder o prazo para a conclusão do objeto contratado, até o limite de 10% (dez por cento),

Page 33: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

33

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

após o que o CONTRATANTE poderá vir a rescindir unilateralmente o contrato, aplicando-se as disposições do Artigo 80, da Lei n.º 8666/93, com alterações subseqüentes;

d) Multa de 5,0% (cinco por cento), aplicável sobre o valor global da proposta, no caso de inexecução total do objeto contratado, sem prejuízo da aplicação das disposições do Artigo 80, da Lei nº 8666/93, com alterações subseqüentes;

e) No caso de inadimplemento contratual diverso dos casos acima e inclusive com relação ao descumprimento das normas de Medicina e Segurança do Trabalho, poderá ser aplicada multa punitiva de até 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato, de acordo com o artigo 87, II, da Lei 8666/93;

6.2.1 As multas previstas no item anterior poderão, se for o caso, ser aplicadas cumulativamente.

6.3 Compete ao CONTRATANTE, por proposta da fiscalização, a aplicação de multas e penalidades, de acordo com a gravidade da falta cometida pela CONTRATADA.

6.4 Quando da ocorrência de infração que enseje na aplicação de multas, o CONTRATANTE emitirá notificação a CONTRATADA informando sobre a penalidade a ser aplicada, bem como os motivos que lhe deram causa.

6.5 Da notificação mencionada no item anterior, caberá defesa prévia por parte da CONTRATADA no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da respectiva notificação.

6.6 O CONTRATANTE julgará, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, procedente ou improcedente a defesa apresentada. Se acatadas as razões da CONTRATADA, o CONTRATANTE emitirá comunicado da não aplicação da penalidade.

6.7 No caso de ser julgada improcedente a defesa apresentada, o CONTRATANTE emitirá nova notificação à CONTRATADA reiterando a aplicação da multa/penalidade, estabelecendo o prazo de 02 (dois) dias úteis, no caso de multa, para que a CONTRATADA recolha junto à Secretaria Municipal de Finanças, através de Guia de Recolhimento, a importância correspondente.

6.8 O não recolhimento da multa dentro do prazo estabelecido dará ao CONTRATANTE o direito de descontá-la da caução e/ou medição/fatura ainda não pagas, bem como de inscrevê-la em dívida ativa do Município ou de cobrá-la judicialmente.

7.0 MEDIÇÃO DOS SERVIÇOS

7.1 As medições serão efetuadas de acordo com o estabelecido no cronograma físico-financeiro aprovado, onde serão computados em cada uma, os serviços efetivamente realizados no período, de acordo com os procedimentos e critérios de medição utilizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

7.2 A primeira medição somente será liberada, a critério do Departamento competente, após apresentação, conforme o caso, por parte da CONTRATADA, de Alvará junto à Coordenadoria de Obras de Curitiba – COC.

Page 34: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

34

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

7.3 A medição final da obra, a critério do Departamento competente, somente será liberada depois de cumpridas as seguintes formalidades:

7.3.1. execução, por parte da CONTRATADA, de todas as pendências da obra, identificadas pela fiscalização no termo de Recebimento Provisório das obras;

7.3.2 apresentação, por parte da CONTRATADA, do “As Built” (como construído) , ou seja, um relatório que venha a refletir as condições finais da obra;

8.0 PRAZO DE EXECUÇÃO

8.1 O objeto contratado deverá ser executado no prazo estabelecido no Termo de Contrato, observado o disposto no Edital de Licitação, obrigando-se a CONTRATADA a executar o objeto do Contrato em estrita observância aos serviços e prazos estabelecidos no Cronograma Físico-Financeiro aprovado pelo Departamento competente da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

8.2 O prazo de execução dos serviços será em dias corridos, contados a partir da data da respectiva Ordem de Serviço, expedida pelo Departamento competente da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

8.3 Quando, por motivo plenamente justificado, ocorrer a suspensão do Contrato por ordem do CONTRATANTE, ficam suspensos os deveres e responsabilidades de ambas as partes, em relação ao objeto contratado.

8.4 Qualquer eventual prorrogação do prazo de execução das obras, somente poderá ocorrer nos termos do artigo 57 da Lei n.º 8.666/93, com alterações subseqüentes.

8.5 Para que a CONTRATADA possa invocar fatos capazes de justificar qualquer prorrogação do prazo de execução das obras, os mesmos deverão ser comunicados ao CONTRATANTE por escrito e em tempo hábil.

8.6 Se a CONTRATADA deixar de fornecer justificativas sobre atraso em tempo hábil, a prorrogação do prazo de execução das obras poderá não ser levada a efeito.

8.7 Os motivos invocados pela CONTRATADA para a prorrogação do prazo de execução serão analisados e julgados pelo CONTRATANTE. Somente após a aceitação dos motivos pelo CONTRATANTE poderá ocorrer uma eventual prorrogação do prazo de execução, mediante formalização de Termo Aditivo ao contrato, desde que preenchidos os pressupostos legais.

8.8 Quando o CONTRATANTE considerar necessário, por motivo plenamente justificado, antecipar a data de conclusão das obras ou prorrogá-la por mais um período, poderá vir a ser ajustado entre as partes um novo cronograma físico-financeiro correspondente ao novo prazo. Caso a CONTRATADA concorde com esta proposta, as partes ajustarão a prorrogação do prazo mediante a formalização de aditamento ao contrato, desde que preenchidos os pressupostos legais.

9.0 PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO

9.1 O prazo de vigência é o estabelecido no Parágrafo Único da Cláusula Quinta do Termo de Contrato, podendo vir a ser prorrogado a critério e no interesse do CONTRATANTE.

10.0 INÍCIO DOS SERVIÇOS

Page 35: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

35

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

10.1 Para emissão da Ordem de Serviço, deverá a CONTRATADA providenciar: a) os respectivos Alvarás junto aos órgãos competentes; b) Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, relativa à obra, onde deverá constar o nome e a inscrição junto ao CREA do (s) engenheiro (s) que atuará (ão) como Responsável (is) Técnico (s) e como Engenheiro (s) Preposto (s), bem como a respectiva "ART" dos engenheiros responsáveis pela fiscalização dos mesmos, os quais serão indicados pela CONTRATANTE.

10.2 Para início dos serviços deverá a CONTRATADA providenciar, junto ao INSS, a matrícula específica da obra a qual deverá ser apresentada ao Departamento em que está afeto o contrato.

10.3 A CONTRATADA, por ocasião do recebimento da Ordem de Serviço, deverá apresentar, junto ao Departamento de Pavimentação desta SMOP, um Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC, em atendimento ao Decreto Municipal nº 1068/2004, devidamente aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

10.4 A CONTRATADA, por ocasião do recebimento da Ordem de Serviço, deverá apresentar, a critério do Departamento competente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, uma relação da equipe completa de profissionais disponibilizados para a execução da obra contratada, devendo nesta relação dimensionar: Engenheiro Civil Responsável Técnico, Engenheiro Civil Preposto, Engenheiro Florestal ou Agrônomo, Supervisor de Segurança, Encarregado Geral, Mestre, Topógrafo, Laboratorista, Técnicos de Nível Superior, Oficial, Meio-Oficial, Serventes e demais profissionais, etc., acompanhada de declaração formal, passada pelo representante legal da CONTRATADA, de sua disponibilidade para atuarem na execução das obras.

10.5 A CONTRATADA, por ocasião do recebimento da Ordem de Serviço, deverá apresentar, de acordo com orientações e necessidades do Departamento competente da SMOP, relatório fotográfico da situação anterior às obras.

10.6 Caso a CONTRATADA não venha a iniciar as obras dentro do prazo de 05 (cinco) dias, contados da data da Ordem de Serviço, sem que apresente justificativa plenamente aceita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, ao CONTRATANTE se reserva o direito de cancelar a Ordem de Serviço expedida, com a conseqüente rescisão do contrato, fundamentada no que dispõe o artigo 78, inciso IV, e artigo 79, inciso I, da Lei n.º 8.666/93, com alterações posteriores.

10.7 Em ocorrendo o disposto no item anterior, o CONTRATANTE poderá vir a efetivar a contratação das obras nos termos do artigo 24, inciso XI, da Lei n.º 8.666/93, com alterações posteriores.

11.0 CESSÃO E SUBCONTRATAÇÃO DO CONTRATO

11.1 A CONTRATADA não poderá ceder o presente contrato, no todo ou em parte, a nenhuma pessoa física ou jurídica, bem como não será admitida a subcontratação total das obras objeto do contrato. Somente será admitida subcontratação parcial mediante prévia e expressa autorização do Departamento competente, com lavratura do Termo Aditivo, ocasião em que ficarão definidas as condições atinentes às normas trabalhistas, de segurança do trabalho e eventual pagamento à subcontratada.

11.2 No que se referem aos pagamentos quando houver subcontratação a subcontratada deverá apresentar via contratada todos os documentos exigidos no item 4.3 (condições de pagamento),deste ANEXO IV.

11.3 A proposta de subcontratação deverá ser apresentada por escrito e somente após autorizado, os serviços a serem realizados pela subcontratada poderão ser iniciados.

Page 36: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

36

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

11.4 A subcontratação será permitida, no que couber, apenas para a execução dos serviços especializados, tais como: elaboração do projeto executivo, fundações, terraplenagem, estruturas metálicas, impermeabilizações, instalações elétricas e eletrônicas, ar condicionado, instalações hidráulicas e sanitárias, instalação do grupo gerador, proteção contra incêndio, esquadrias, brises, forros modulares, divisórias, comunicação visual e paisagismo.

11.5 A subcontratação de serviços que exijam responsabilidade técnica, somente poderá ser efetuada com empresas devidamente registradas no CREA, com qualificação técnica compatível com o serviço que pretenda executar.

11.6 Para que seja autorizada a subcontratação, a Contratada deverá apresentar, também, prova de regularidade da empresa subcontratada para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal da sede da empresa subcontratada, dentro de seus prazos de validade, mediante a apresentação de:

a) Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Divida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal e Procuradoria da Fazenda Nacional;

b) Certidão Negativa de Tributos Estaduais, emitida pela respectiva Secretaria de Estado da Fazenda do Estado da sede da empresa subcontratada;

c) Certidão Negativa de Tributos Municipais, expedida pela respectiva Secretaria Municipal da Fazenda da sede da empresa subcontratada; e

d) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND) e ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS).

11.7 A partir de 04/01/2012, por força da entrada em vigor da Lei nº 12.440/2011, além dos documentos citados no item anterior, a subcontratada deverá apresentar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, na forma da Resolução Administrativa TST nº 1470/2011

11.8 A autorização do CONTRATANTE para a CONTRATADA subcontratar parcialmente as obras objeto do contrato não reduz nem elimina as responsabilidades e obrigações da CONTRATADA para com o CONTRATANTE em decorrência do Contrato, nem importará no estabelecimento de qualquer vínculo entre o CONTRATANTE e o(s) subcontratado(s).

12.0 ALTERAÇÃO, ACRÉSCIMO E SUPRESSÃO DE SERVIÇOS

12.1 Qualquer modificação que se faça necessária durante o andamento das obras, seja nos projetos, detalhes ou especificações, somente poderá ser feita a critério do CONTRATANTE, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que autorizará por escrito, ficando obrigada a CONTRATADA a aceitar nas mesmas condições contratuais os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários nas obras para melhor adequação técnica, obedecidos os limites legais estabelecidos no artigo 65 da Lei 8.666/93, com alterações posteriores.

12.2 Caso venha a ser necessária na obra contratada a realização de serviços adicionais não previstos originalmente, o custo dos mesmos será definido com base nos preços unitár ios constantes da Tabela de Preços Unitários vigente na Secretaria Municipal de Obras Públicas, ou, se for o caso, no custo praticado no mercado, desde que aprovado pela Secretaria, observadas as condições da proposta da CONTRATADA, formalizando o respectivo aditamento ao Contrato Primitivo.

Page 37: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

37

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

12.3 No caso de acréscimo de serviços, a Ordem de Serviço correspondente somente será expedida após a formalização do respectivo aditamento ao contrato primitivo, obedecidas as formalidades legais.

12.4 O pagamento dos serviços mencionados neste item obedecerá às condições estabelecidas no item 4.0 destas “CONDIÇÕES DE CONTRATO”.

13.0 GESTÃO DO CONTRATO, FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO

13.1 A gestão do contrato ficará a cargo do(s) profissional(is) indicado(s) na Cláusula Sétima do Termo de Contrato, bem como a suplência do Gestor de Contrato ficará a cargo do(s) profissional(is) indicado(s) na mesma Cláusula.

13.2 A fiscalização da execução do objeto contratado será feita pelo CONTRATANTE através de profissionais para esse fim designados, com responsabilidades específicas ou por empresa de consultoria especializada devidamente contratada para esse fim.

13.3 A supervisão dos profissionais designados para a fiscalização da execução do objeto contratado estará a cargo do Profissional Habilitado que responde pelo Departamento ao qual está afeto o contrato.

13.4 A CONTRATADA deverá permitir que funcionários, engenheiros, especialistas e demais profissionais enviados pelo CONTRATANTE, a qualquer tempo, inspecionem a execução das obras, examinem os registros e documentos que considerem necessários conferir, bem como que verifiquem se estão disponíveis no canteiro das obras os veículos, máquinas e equipamentos, indicados na relação e no cronograma de utilização de veículos, máquinas e equipamentos fornecidos pela CONTRATADA. No desempenho destas tarefas, deverão os técnicos do CONTRATANTE contar com a total colaboração da CONTRATADA.

13.5 A CONTRATADA deve manter no canteiro das obras o “Diário de Ocorrências”, o qual, diariamente, deverá ser preenchido e rubricado pelo encarregado da CONTRATADA e pela fiscalização.

13.6 Quaisquer serviços ou materiais que apresentem defeitos, vícios ou incorreções, revelados durante o andamento da execução das obras, deverão ser prontamente refeitos, corrigidos, removidos, reconstruídos e/ou substituídos pela CONTRATADA, tão logo seja expedida por parte da fiscalização a respectiva notificação, livre de qualquer ônus financeiro para o CONTRATANTE.

13.7 Quando for o caso, para início de uma nova etapa da obra, a etapa anterior, a critério da Fiscalização, deverá ser submetida à aprovação do laboratório e/ou topografia do Departamento ao qual está afeto o contrato.

13.8 A CONTRATADA é obrigada, se for o caso, a efetuar e entregar no prazo requisitado pela fiscalização o resultado de testes, ensaios, laudos, etc. que se fizerem necessários nas obras. As despesas decorrentes são de inteira responsabilidade da CONTRATADA.

13.9 O CONTRATANTE e a CONTRATADA, de um a outro, podem solicitar reuniões de gerenciamento das obras e do contrato. Quando isso vier a ocorrer, a fiscalização do CONTRATANTE elaborará ata dos assuntos tratados nas reuniões de gerenciamento e distribuirá cópias da mesma aos participantes da reunião. A responsabilidade das partes na tomada de providências deve ser decidida e informada por escrito.

13.10 Toda comunicação entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA deve ser formalizada por escrito. Quando se tratar de “notificação”, esta somente tornar-se-á efetiva após seu

Page 38: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

38

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

recebimento por parte da CONTRATADA, responsabilizando-se a CONTRATADA, inclusive, perante terceiros, por qualquer irregularidade, isentando o CONTRATANTE de toda e qualquer co-responsabilidade.

13.11 A ação ou omissão da Fiscalização do CONTRATANTE não eximirá a CONTRATADA de sua total e exclusiva responsabilidade quanto à perfeição dos serviços, ao cumprimento dos prazos e a quaisquer outras obrigações contratuais ou legais, responsabilizando-se a CONTRATADA, inclusive, perante terceiros, por qualquer irregularidade, isentando o CONTRATANTE de toda e qualquer co-responsabilidade.

14.0 VEÍCULOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

14.1 Obriga-se a CONTRATADA, para o bom andamento das obras, a colocar à disposição veículos, máquinas e equipamentos adequados e necessários em quantidade e qualidade à execução do objeto do contrato.

14.2 Ao CONTRATANTE reserva-se o direito de interditar a utilização de qualquer veículo, máquina ou equipamento que não esteja em perfeitas condições de uso ou que julgar impróprio para a execução do objeto do contrato.

14.3 A CONTRATADA, a partir da emissão da Ordem de Serviço, colocará à disposição do CONTRATANTE, a quantidade de veículo estabelecida no Edital de Licitação, para ser utilizado pela fiscalização durante todo período de execução das obras. O referido veículodeverá ter capacidade para 05 (cinco) pessoas, estar em perfeitas condições, com no máximo de 02 (dois) anos de fabricação, e deve ser objeto de seguro total contra riscos de qualquer espécie, providenciado pela empresa, à qual será devolvido após a conclusão do objeto do presente contrato. As despesas de manutenção e combustível ficarão a cargo da empresa contratada. No caso de falhas mecânicas ou avarias, o veículo deverá ser substituído por outro de mesmas características no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, após comunicação da ocorrência por parte da Fiscalização.

14.4 É expressamente vedado à CONTRATADA o transporte de trabalhadores em carrocerias de caminhões, dentro do canteiro de obras ou fora dele, que não atenda às normas de segurança do trabalho e de trânsito. O transporte coletivo de trabalhadores em veículos automotores deve obedecer às normas de segurança instituídas pelo Código de TrânsitoBrasileiro, bem como às definidas pela Norma Regulamentadora NR-18 do Ministério do Trabalho, de forma que venha a ser elidida a responsabilidade solidária do CONTRATANTE.

14.5 A CONTRATADA, uma vez iniciados os serviços, somente poderá retirar equipamentos e pessoal necessários à execução dos mesmos, mediante prévia solicitação e expressa aprovação do CONTRATANTE.

14.6 A CONTRATADA deverá providenciar, obrigatoriamente, a afixação de adesivo ou placa em todos os equipamentos/veículos destinados à execução do objeto do contrato, conforme modelo a ser fornecido pelo Departamento de Pavimentação da SMOP, sendo vedada a utilização de tais equipamentos/veículos com tal identificação em outras obras e/ou serviços que não correspondam ao objeto da presente licitação.

14.7 É vedada à CONTRATADA a utilização de placas de sinalização padrão PMC/SMOP, bem como de equipamentos ou veículos com a indicação de “A SERVIÇO DA PMC”, em serviços não contratados pelo CONTRATANTE. No caso de ser constatado pelo CONTRATANTE o não atendimento a este item, ficará a CONTRATADA sujeita à aplicação de multa

Page 39: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

39

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

correspondente a 1% (um por cento) do valor global da etapa prevista no mês, nos casos de incidência e reincidência.

14.8 Compete à CONTRATADA observar que veículos pesados a serem utilizados na execução dos serviços somente poderão trafegar por vias definidas pela fiscalização, sendo que as cargas e descargas de materiais de construção somente poderão ocorrer através de autorização, por escrito, da URBS/DIRETRAN, inclusive quanto ao acesso de caminhões de dimensões e capacidade limitada de carga.

14.9 No caso de ser constatado pela fiscalização do CONTRATANTE o tráfego dos veículos pesados em vias não autorizadas, a CONTRATADA será notificada e deverá recompor, às suas expensas, todo e qualquer pavimento ou calçamento que porventura venha a ser danificado em decorrência. Caso a CONTRATADA não venha a recompor os danos causados, ao CONTRATANTE se reserva o direito de realizar os mesmos, descontando da fatura devida à CONTRATADA os valores despendidos para tal fim, ficando inclusive, a empresa, sujeita à aplicação das penalidades previstas em lei.

14.10 Compete a CONTRATADA observar que o tráfego de veículos pesados sobre a calçada existente entre a obra e a rua, deverá ser realizado através da utilização de uma proteção especial em chapa de aço. No caso da ocorrência de qualquer dano em decorrência de tal tráfego, obriga-se a CONTRATADA a repará-lo, aplicando-se, para tanto, pelo CONTRATANTE o estabelecido no item anterior.

15.0 SINALIZAÇÃO DAS OBRAS

15.1 A CONTRATADA, por imperativo de ordem e segurança, obriga-se a prover de sinalização os locais dos serviços, colocando no local dos trabalhos, antes de seu início, tapumes, cavaletes e demais instrumentos de sinalização, bem como placas indicativas das mesmas, de acordo com os modelos e quantidades estabelecidos no Edital de Licitação, em local a ser indicado pela fiscalização, sem ônus para o CONTRATANTE.

15.2 No caso de ser constatado pelo CONTRATANTE o não atendimento ao item anterior, ficará a CONTRATADA sujeita à aplicação de multa correspondente a 1% (um por cento) do valor global da etapa prevista no mês, nos casos de incidência e reincidência.

15.3 Em se tratando de obras em vias públicas, compete à CONTRATADA obter, para emissão da Ordem de Serviço, o devido alvará junto a COC – Coordenadoria de Obras de Curitiba, bem como obedecer rigorosamente às orientações expressas no referido Alvará.

15.4 Compete à CONTRATADA observar as normas estabelecidas pela Orgão e Entidade de Trânsito com circunscrição na via e pelo Código de Trânsito Brasileiro no tocante à sinalização de vias públicas.

16.0 RESPONSABILIDADE CIVIL DA CONTRATADA

16.1 A CONTRATADA responderá pela solidez do objeto do contrato, nos termos do artigo 618 do Código Civil Brasileiro e demais legislação aplicável.

16.2 A CONTRATADA responsabiliza-se pelo bom andamento dos serviços, bem como pela execução dos mesmos dentro da boa técnica e rigorosamente de acordo com os projetos, especificações e memoriais respectivos.

Page 40: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

40

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

16.3 O CONTRATANTE, por intermédio da fiscalização, poderá impugnar ou interditar no todo ou em parte quaisquer serviços quando estes contrariarem a boa técnica ou quando estiverem em desacordo com os projetos e/ou especificações técnicas e/ou memoriais respectivos.

16.4 A CONTRATADA assumirá integral responsabilidade por danos causados ao CONTRATANTE ou a terceiros, pessoa física ou jurídica, durante a execução das obras contratadas, inclusive, quanto a acidentes, mortes, perdas ou destruições parciais ou totais, indenizações, etc., isentando o CONTRATANTE de toda e qualquer reclamação que possa surgir em decorrência.

17.0 RESCISÃO

17.1 Ao CONTRATANTE reserva-se o direito de paralisar ou suspender a qualquer tempo a execução dos serviços contratados, desde que haja conveniência técnica ou administrativa, devidamente autorizada e fundamentada. Se isso vier a ocorrer, a CONTRATADA terá direito a receber os serviços efetivamente executados e demais ressarcimentos garantidos e previstos na Lei 8.666/93, com alterações subseqüentes, mediante formalização do respectivo termo de rescisão do contrato.

17.2 O CONTRATANTE, para formalização da rescisão do contrato, quer pelos motivos elencados no item supra ou por outros que motivem rescisão unilateral, expedirá à CONTRATADA “notificação”, onde serão expostos os motivos da rescisão contratual.

17.3 Após a expedição da notificação, caberá à CONTRATADA defesa prévia no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de recebimento da notificação, sem efeito suspensivo, até que seja analisada e julgada a justificativa exposta.

17.4 Caso haja recusa por parte da CONTRATADA no recebimento da notificação, o CONTRATANTE providenciará a devida publicação da mesma no Diário Oficial – Atos do Município de Curitiba, passando, na contagem de prazo, a valer a data de publicação.

17.5 O CONTRATANTE julgará, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, procedente ou improcedente os argumentos da CONTRATADA, devendo fundamentá-la e, se improcedente, procederá à lavratura do respectivo Termo de Rescisão, obrigando-se expressamente a CONTRATADA, a entregar o objeto do contrato inteiramente desembaraçado, não criando dificuldades de qualquer natureza.

17.6 Se a rescisão do contrato for motivada pela CONTRATADA, a fiscalização formalizará medição dos valores dos serviços realizados até a data da emissão da notificação, deduzindo do seu total o valor correspondente à porcentagem dos serviços não realizados, o qual representa o custo adicional para o CONTRATANTE concluir as obras.

17.7 Ocorrendo o disposto no item supra, o CONTRATANTE terá direito à aplicação de multas e penalidades previstas no contrato, bem como ao ressarcimento por prejuízos causados por descumprimento do Contrato. Se a quantia total devida ao CONTRATANTE exceder a qualquer pagamento devido à CONTRATADA, a diferença será considerada um débito a ser pago ao CONTRATANTE.

17.8 Aplicam-se ao contrato, para as questões de inexecução e para as pendências decorrentes de rescisão, as disposições pertinentes da Lei n.º 8.666/93 com alterações posteriores.

18.0 RECEBIMENTO DAS OBRAS

18.1 O recebimento provisório das obras será promovido pelo CONTRATANTE mediante a designação de uma Comissão composta por profissionais devidamente habilitados, a qual

Page 41: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

41

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

verificará e atestará o cumprimento de todas as cláusulas contratuais, emitindo termo circunstanciado dentro do prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data da comunicação por escrito da CONTRATADA, informando a conclusão das obras.

18.2 Em sendo constatado pela Comissão de Recebimento Provisório falhas e defeitos construtivos, bem como serviços executados sem a observância do indicado no projeto, nas especificações e na documentação pertinente ao Contrato, a Comissão fará constar tais aspectos no Termo de Recebimento Provisório, passando a ser contado a partir da data do mesmo o prazo de 90 (noventa) dias corridos, destinados à realização por parte da CONTRATADA dos reparos e defeitos indicados, e conseqüente recebimento definitivo das obras, conforme disposto no artigo 73 da Lei no 8666/93 com alterações subseqüentes, permanecendo para todos os efeitos legais a responsabilidade decorrente de Lei.

18.3 Decorrido o prazo de observação e de correção de defeitos, o CONTRATANTE, mediante a designação de uma Comissão composta por profissionais devidamente habilitados, efetuará a verificação e vistoria das obras para o Recebimento Definitivo das mesmas. Em sendo constatado que os serviços foram executados em observância com o indicado no projeto, nas especificações e na documentação pertinente ao Contrato, bem como que as falhas e defeitos construtivos foram devidamente corrigidos, a Comissão emitirá o correspondente Termo de Recebimento Definitivo da obra, passando a mesma a ser considerada recebida definitivamente nos termos do artigo 73 da Lei nº 8666/93 com alterações subseqüentes, permanecendo para todos os efeitos legais a responsabilidade decorrente de Lei.

18.4 Para o recebimento definitivo das obras e/ou serviços, a CONTRATADA deverá apresentar obrigatoriamente ao Departamento competente a Certidão Negativa de Débito – CND perante o INSS e, se for o caso, também o “Certificado de Vistoria e Conclusão da Obra –CVCO” expedido pela Secretaria Municipal do Urbanismo.

18.5 Caso a CONTRATADA execute serviços sem a observância do indicado no projeto, nas especificações e na documentação pertinente ao Contrato, ou não venha a cumprir com o circunstanciado no Termo de Recebimento Provisório quanto à execução de reparos e defeitos, ao CONTRATANTE reserva-se o direito de não receber a obra definitivamente, respondendo a CONTRATADA pelas penalidades definidas nestas “Condições de Contrato”, bem como pelas estabelecidas pela Lei nº 8.666/93, com alterações posteriores.

18.6 Somente após a emissão do Termo de Recebimento Definitivo, o CONTRATANTE, a pedido da CONTRATADA, emitirá a correspondente “Certidão”, certificando a execução das obras contratadas.

19.0 DISPOSIÇÕES GERAIS

19.1 Estas “CONDIÇÕES DE CONTRATO” constituem-se em ANEXO do Edital de Concorrência n.º CN/072/2011-SMOP/OPP e farão parte integrante do Termo de Contrato a ser firmado entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA, como se nele estivessem integral e expressamente reproduzidas, tendo a CONTRATADA expressado sua plena concordância com todos os seus termos através de documento juntado ao processo de licitação.

19.2 Os casos omissos serão dirimidos de comum acordo entre as partes, com base na legislação em vigor.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS, em 00/00/2012.

Page 42: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

42

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO V

MINUTA DO TERMO DE CONTRATO

Contrato de Empreitada que entre si fazem o MUNICÍPIO DE CURITIBA e a empresa ..................................................

Aos ....... dias, do mês de .................... do ano de dois mil e dez, nesta Cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, no Palácio 29 de Março, presentes de um lado o MUNICÍPIO DE CURITIBA,doravante denominado CONTRATANTE, neste ato representado pela Procuradora Geral do Município, CLAUDINE CAMARGO BETTES, CPF nº ........., pelo Secretário Municipal de Obras Públicas MÁRIO YOSHIO TOOKUNI, CPF nº 186.860.369-53, na qualidade de Ordenador de Despesas, e de outro lado, a empresa..........................................., pessoa jurídica de direito privado, doravante denominada CONTRATADA, CNPJ/MF n.º ................................, com sede na Rua ..........................................., nesta Capital, neste ato representada por ................................, CP/MF n.º .............................., tendo em vista o contido no Processo n.º ................................., acordam firmar o presente contrato, obedecidas as condições estabelecidas no Edital de Concorrência n.º CN/072/2011-SMOP/OPP e as condições expressas na Lei n.º 8.666/93, e alterações subseqüentes, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA

Obriga-se a CONTRATADA a executar obras de engenharia civil compreendendo serviços de Mobilização, Drenagem, Pavimentação, Obras Complementares e Paisagismo, Sinalização Vertical e Horizontal, Iluminação, Sinalização Semafórica, Infraestrutura de Rede de Transmissão de Dados, para requalificação do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto, segmento entre as ruas Waldemar Loureiro de Campos até a estaca 92+5,52. Obra integrante do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – PRÓ-TRANSPORTE, relativas ao lote nº..................., de conformidade com as especificações e quantidades de serviços constantes das planilhas orçamentárias e respectivos projetos, obedecidas as condições constantes do Edital de Concorrência nº CN/072/2011-SMOP/OPP, o qual, juntamente com a Proposta da CONTRATADA, datada de ___/____/___, e as Condições de Contrato expressas no Anexo IV do referido Edital, passam a fazer parte deste Contrato como se nele estivessem integral e expressamente reproduzidos.

CLÁUSULA SEGUNDA

O presente instrumento contratual será regido pelas “CONDIÇÕES DE CONTRATO” expressas no ANEXO IV, do Edital de CN/072/2011-SMOP/OPP, bem como pelas disposições da Lei n.º 8.666/93 com alterações subseqüentes e demais normas legais pertinentes.

CLÁUSULA TERCEIRA

Os serviços ora contratados serão executados pelo regime de empreitada por preço unitário, no valor de R$ ____ ( __ ), quantia esta que abrange todas as especificações, quantitativos, valores unitários e global, conforme definido nos respectivos projetos sendo os pagamentos efetuados por medição de serviços efetivamente executados, observadas as condições expressas nas “CONDIÇÕES DE CONTRATO”, que faz parte integrante deste instrumento.

CLÁUSULA QUARTA

Page 43: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

43

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

As despesas decorrentes do presente contrato correrá (ão) à (s) conta (s) da (s) dotação (ões) orçamentária (s) abaixo discriminada (s), correspondente.

11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-01000

11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-41613

CLÁUSULA QUINTA

O objeto contratado deverá ser executado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data da respectiva Ordem de Serviço, expedida pelo Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Parágrafo Único

O prazo de vigência do presente contrato será de 240 (duzentos e quarenta) dias, contados a partir da data de assinatura do presente instrumento.

CLÁUSULA SEXTA

Por ocasião da assinatura do presente contrato, a CONTRATADA depositou, a título de caução e como garantia de cumprimento de suas obrigações contratuais, a importância de R$ ... ( ... ), correspondente a 5% (cinco por cento) do valor contratado.

CLÁUSULA SÉTIMA

Ficam designados para atuarem como Gestor e Gestor Suplentes deste contrato, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, respectivamente os servidores: Eng. Moacir José da Silva, Matricula nº 138.308 e Eng. Lívio Petterle Neto, Matrícula nº 78.074.

CLÁUSULA OITAVA

Parágrafo Primeiro:

Antes de iniciar os trabalhos, objeto deste contrato, a CONTRATADA deverá obrigatoriamente apresentar ao Gestor do Contrato, cópia dos seguintes documentos:

a) Fornecer por escrito, em papel timbrado da empresa, os procedimentos a serem adotados em caso de acidente de trabalho, grave ou fatal;

b) Apresentar Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA – (NR 9) ou PCMAT – NR 18 (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), esclarecendo que as orientações e correções apontadas devem ser de conhecimento dos funcionários;

c) Cópia da Ata da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – onde se discutiu o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;

d) Programa de controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO – (NR-7); ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e Mapas de Risco;

e) Ordens de Serviço sobre Segurança e saúde no trabalho contendo os riscos profissionais que possam ocorrer nos locais de trabalho, os meios para prevenir e limitar tais riscos e os procedimentos a serem adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho com a ciência dos empregados envolvidos na execução da obra ou serviço, conforme item 1.7 da NR 1;

Page 44: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

44

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

f) Comprovante de participação dos trabalhadores no treinamento de segurança admissional, com carga horária mínima de 06 (seis) horas, conforme previsto no item 18.28 da NR 18;

g) Ficha de controle de fornecimento e recebimento de EPI’s com o termo de responsabilidade assinada pelos empregados da empresa;

h) Fornecer em documento próprio da empresa o nome do Responsável Técnico da Obra, Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança do Trabalho, Cipeiros (onde couber, conforme Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho – NR 4 e NR 5), com telefone, endereço, etc.,

i) Registro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT da empresa contratada na Delegacia Regional do Trabalho - DRT, conforme NR4;

j) Registro profissional dos integrantes do SESMT da empresa nos respectivos órgãos de classe: Médico do Trabalho – CRM, Engenheiro de Segurança do Trabalho – CREA, Técnico de Segurança do Trabalho – TEM;

k) Registro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA na Delegacia Regional do Trabalho – DRT;

l) Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI;

m) A indicação de uso obrigatório de EPI nos locais de trabalho;

n) Em caso de serviço em altura deverá ser apresentado os exames clínicos complementares dos empregados que forem executar os serviços;

Parágrafo Segundo:

Durante a execução dos Trabalhos, a CONTRATADA deverá, quando for o caso, apresentar ao Gestor do Contrato os seguintes documentos:

a) Em caso de acidente de trabalho, a CONTRATADA deverá apresentar ao Departamento competente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após a ocorrência, cópia da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho, providências tomadas, relatório do acidente efetuado pelo SESMET, investigação do acidente pela CIPA;

b) No caso de acidente, a CONTRATADA deverá informar imediatamente a ocorrência à fiscalização da SMOP e solicitar a perícia no local;

c)

d)

Comprovar a realização dos exames médicos admissionais, demissionais e periódicos;

Relatório mensal de Segurança e Medicina do Trabalho, até o segundo dia útil do mês, contendo os seguintes dados: Número de empregados na obra; Número de acidentes pessoais e materiais; Número de homens/horas trabalhadas; Números de dias perdidos e dias debitados referente aos acidentes; Número de inspeções de segurança realizadas;Número de cursos/treinamentos realizados; Composição do SESMT e da CIPA.

CLÁUSULA NONA

Fica eleito o Foro da Cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, para as ações que porventura decorram do presente contrato, não obstante qual seja o domicílio da CONTRATADA.

E, por assim estarem acordes, foi lavrado este instrumento, que depois de lido e achado conforme, vai por todos assinado, na presença de duas testemunhas, em uma única via, de onde serão extraídas as cópias necessárias.

Page 45: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

45

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

PALÁCIO 29 DE MARÇO, em ___ / ___ / ___

ANEXO VI

“MINUTA DA ORDEM DE SERVIÇO”

ORDEM DE SERVIÇO nº ___

Licitação: CONCORRÊNCIA NACIONAL n.º CN/072/2011-SMOP/OPP

O DIRETOR DE DEPARTAMENTO DE PAVIMENTAÇÃO, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, da Prefeitura Municipal de Curitiba, no uso de suas atribuições legais, AUTORIZAa empresa abaixo indicada a executar as obras e/ou serviços a seguir descritos, obedecidas as especificações e quantidades de serviços constantes da(s) planilha(s) orçamentária(s) e projetos respectivos, bem como em conformidade com as especificações constantes da Concorrência em referência o qual, juntamente com a Proposta e as Condições de Contratação expressas no Anexo do referido Edital de Licitação, passam a fazer parte desta Ordem de Serviço:

Objeto: Execução das obras de engenharia civil compreendendo serviços de Mobilização, Drenagem, Pavimentação, Obras Complementares e Paisagismo, Sinalização Vertical e Horizontal, Iluminação, Sinalização Semafórica, Infraestrutura de Rede de Transmissão de Dados, para requalificação do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto, segmento entre as ruas Waldemar Loureiro de Campos até a estaca 92+5,52. Obra integrante do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – PRÓ-TRANSPORTE.

Empresa: ........CNPJ nº: ........Valor da Contratação: Os serviços ora contratados serão executados pelo preço global de R$ ................... ( .................................................................................................................... ).Condições de Pagamento: Os pagamentos serão efetuados por medição de serviços efetivamente executados, de acordo com as condições contidas nas “Condições de Contratação” expressas no Anexo IV do Edital de Licitação, que passam a fazer parte desta Ordem de Serviço como se nele estivessem expressamente reproduzidas.Prazo: O objeto contratado deverá ser executado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos.Dotação Orçamentária n.º:- 11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-01000- 11001.15451.0100.1165-4.4.90.51.00.00-41613

Nota de Empenho nº:

Acompanhamento/Fiscalização: (Nome do Engenheiro e Número de Registro no CREA/PR)

Data de Expedição e Assinatura:

Eng.º ...Diretor do Departamento de Pavimentação

Page 46: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

46

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO NA CONDIÇÃO DE MICRO EMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Em conformidade com a Lei 123 de 14 de dezembro de 2006, Capítulo II, Artigo 3º “Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas,...”

(MODELO DE DECLARAÇÃO)

(Qualificação da empresa proponente)___________________________, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ/MF sob nº ________________, com sede ____________________________, através de seu representante legal, para os fins da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, DECLARA estar inserida na condição de (assinalar a opção correspondente à situação da empresa):

[ ] microempresa – receita bruta anual igual ou inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais);

[ ] empresa de pequeno porte – receita bruta anual superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

DECLARA, que até a data da abertura do certame a empresa está registrada como Microempresa ou Empresa de pequeno porte no Registro de Empresas Mercantis ou Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

DECLARA igualmente que:

I. de seu capital social não participa outra pessoa jurídica;

II. que não é filial, sucursal, agência ou representação, no País, de pessoa jurídica com sede no exterior;

III. de seu capital social não participa pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos da Lei Complementar nº 123/2006, ou, embora havendo participação, a receita bruta global das empresas não ultrapassa o limite de que trata o inciso II do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006;

IV. não possui titular ou sócio que participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada por esta Lei Complementar, ou, embora possuindo, a receita bruta global das empresas não ultrapassa o limite de que trata o inciso II do caput do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006;

V. não possui sócio ou titular administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, ou, embora possuindo, a receita bruta global das empresas não ultrapassa o limite de que trata o inciso II do caput do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006;

VI. não é constituída sob a forma de cooperativas, salvo de consumo;

VII. não participa do capital de outra pessoa jurídica;

Page 47: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

47

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

VIII. não exerce atividade de banco comercial, de investimentos e de desenvolvimento, de caixa econômica, de sociedade de crédito, financiamento e investimento ou de crédito imobiliário, de corretora ou de distribuidora de títulos, valores mobiliários e câmbio, de empresa de arrendamento mercantil, de seguros privados e de capitalização ou de previdência complementar;

IX. não é resultante ou remanescente de cisão ou qualquer outra forma de desmembramento de pessoa jurídica que tenha ocorrido em um dos 5 (cinco) anos-calendário anteriores;

X. não é constituída sob a forma de sociedade por ações;

Por fim, DECLARA, que está ciente que a inverdade relativa as declarações ora prestadas, sujeita a Declarante às penalidades legais, dentre elas a exclusão do certame licitatório.

Sem mais, subscrevemo-nos,

Atenciosamente

Curitiba, ____de_______________ de 2011.

REPRESENTANTE LEGAL(INDICAR NOME E R.G.)

Page 48: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

48

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO VIII

“MODELO DE DECLARAÇÃO”

(papel timbrado da empresa)

D E C L A R A Ç Ã O

Edital n º CN/072/2011-SMOP/OPP

A empresa _______________, inscrita no CNPJ nº ______________, por intermédio de seu

representante legal o(a) Sr.(a) _____________, portador da Carteira de Identidade

nº_____________ e do CPF nº ___________, DECLARA, para os fins do disposto no inciso V do

artigo 27 da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27 de outubro de

1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não

emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ).

(data)

(representante legal)

(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

Page 49: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

49

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO IX

“ORÇAMENTO BÁSICO ”

PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA

REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR DA AVENIDA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO

ORÇAMENTO - LOTE 01

TRECHO: RUA WALDEMAR LOUREIRO CAMPOS ATÉ A ESTACA 92+5,52

TABELA: SMOP JUN/2011 - BDI = 20,31 % DATA: OUT/2011

PROJETO EXECUTIVO-QUADRO RESUMO

CÓDIGO DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS % TOTAL - R$

1.000 TERRAPLENAGEM 0,00% 0,00

2.000 PAVIMENTAÇÃO 38,30% 2.685.596,19

3.000 DRENAGEM 3,29% 230.446,34

4.000 SINALIZAÇÃO 3,81% 267.144,75

5.000 PAISAGISMO 26,23% 1.839.227,95

6.000 ILUMINAÇÃO 11,03% 773.101,44

7.000ALARGAMENTO DA PONTE CANAL PARALELO

0,00% 0,00

8.000 SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 13,31% 932.879,50

9.000TRANSMISSÃO DE DADOS -INFRAESTRUTURA DE DUTOS

2,24% 157.069,45

10.000ALARGAMENTO DO VIADUTO SOBRE A FERROVIA

0,00% 0,00

11.000 IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO-TUBO 0,00% 0,00

12.000 MOBILIZAÇÃO 1,79% 125.785,82

CUSTO TOTAL 100,00% 7.011.251,44

CUSTO

ITEM CÓDIGO DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UD. QUANT. UNITÁRIO TOTAL (*)

BONIF.2.000 PAVIMENTAÇÃO

2.1 PAV-1SUBSTITUIÇÃO DE MATERIAL INSERVÍVEL COM AREIA

m³ 44,58 67,83 3.023,86

2.2 PAV-3EXECUÇÃO DE SUB BASE DE MOLEDO COMPACTADO

m³ 17,38 60,07 1.044,01

2.3 PAV-5EXECUÇÃO DE BASE DE BRITA GRADUADA

m³ 4.633,71 94,06 435.846,76

2.4 PAV-4EXECUÇÃO DE BASE DE BRITA 4A COMPACTADO

m³ 11,14 80,04 891,64

2.5 PAV-3101MATERIAL RECICLADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL CONFORME DECRETO DE LEI MUNICIPAL Nº 852

m³ 9,14 60,91 556,71

2.6 PAV-7 IMPRIMAÇÃO C/ EMULSÃO RM -1C m² 40.306,33 2,13 85.852,48

2.7 PAV-8PINTURA DE LIGAÇÃO C/EMULSÃO RM -1C

m² 40.306,33 1,31 52.801,29

2.8 PAV-16REVEST. C/CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE FAIXA “C”

m³ 2.015,32 410,08 826.440,99

2.9 PAV-15REVEST. C/CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE FAIXA “A”

m³ 2.015,32 378,64 763.079,43

Page 50: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

50

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

2.10 PAV-20FORNEC/ASSENT. DE MEIO FIO DE CONCRETO PRÉ MOLD.C/SARJETA

m 4.136,56 33,30 137.747,44

2.11 -FORNEC/ASSENT. DE GUIA REBAIXADA DE CONCRETO PRÉ MOLD.

m 447,42 19,45 8.702,37

2.12 PAV-28 ARRANC. DE MEIO FIO DE CONCRETO m 4.028,84 6,39 25.744,28

2.13 PAV-57FRESAGEM DO PAVIMENTO COM VARREÇÃO E TRANSPORTE

m³ 1.715,65 113,93 195.464,00

2.14 PAV-40ARRANC. E CARGA DE CAPA ASFÁLTICA C/ ESCAVADEIRA

m3 2.312,40 21,68 50.132,83

2.15 TER-12TRANSP. MAT. C/ CAMINHÃO BASC. DMT 15.001 a 20.000 M

m³ 6.937,19 11,36 78.806,47

2.16 TER-1ESCAVAÇÃO E CARGA EM MATERIAL DE 1ª CATEGORIA

m³ 4.624,79 3,79 17.527,95

2.17 -LEVANTAMENTO / REBAIXAMENTO TAMPÃO DE FERRO

ud 56,00 34,53 1.933,68

SUBTOTAL - PAVIMENTAÇÃO 2.685.596,19

3.000 DRENAGEM

3.1 GAP-1 ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALAS m³ 170,91 34,23 5.850,24

3.2 GAP-2 ESCAVAÇÃO MECÂNICA DE VALAS m³ 1.196,40 7,19 8.602,11

3.3 GAP-3REATERRO MANUAL DE VALAS C/APILOAMENTO

m³ 118,33 18,25 2.159,52

3.4 GAP-4REATERRO MECÂNICO DE VALAS C/APILOAMENTO

m³ 828,33 4,80 3.975,98

3.5 GAP-6CARGA MECÂNICA DE MATERIAL EM CAMINHÃO

m³ 420,65 1,13 475,33

3.6 GAP-9 TRANSP. DE MATERIAIS DMT ATÉ 500m m³ 588,91 1,13 665,46

3.7 GAP-18FORNEC/ASSENT. TUBO DE CONCRETO Ø 0,40 M SIMPLES P.S.

m 282,00 32,95 9.291,90

3.8 GAP-19FORNEC/ASSENT. TUBO DE CONCRETO Ø 0,40 M ARMADO P.A-1

m 254,00 50,52 12.832,08

3.9 GAP-23FORNEC/ASSENT. TUBO DE CONCRETO Ø 0,60M SIMPLES P.S.

m 218,00 59,51 12.973,18

3.11 GAP-63CAIXA DE CAPTAÇÃO COM GRELHA DE FERRO FUNDIDO

ud 123,00 598,96 73.672,08

3.12 GAP-125 LASTRO DE BRITA m³ 55,41 83,23 4.611,77

3.13 GAP-69 CAIXA DE LIGAÇÃO P/ TUBO DE Ø 0,40M ud 14,00 705,32 9.874,48

3.14 GAP-71 CAIXA DE LIGAÇÃO P/ TUBO DE Ø 0,60M ud 5,00 857,44 4.287,20

3.16 GAP-103POÇO DE VISITA P/ TUBOS DE ATÉ Ø 0,60M C/ TAMPÃO DE FERRO FUNDIDO

ud 10,00 1.402,44 14.024,40

3.18 GAP-123LASTRO DE MOLEDO PARA ASSENTAMENTO DE TUBOS

m³ 176,00 70,54 12.415,04

3.19 GAP-133 ESCORAMENTO LATERAL DE VALAS m² 480,91 43,36 20.852,25

3.20 GAP-150 ESGOTAMENTO CONTÍNUO D'ÁGUA h 280,76 4,40 1.235,34

3.22 -CAIXA DE CAPTAÇÃO SIMPLES A DEMOLIR

ud 110,00 35,00 3.850,00

3.24 -CAIXA DE CAPTAÇÃO COM FENDA SIMPLES

ud 76,00 350,00 26.600,00

3.26 -CAIXA DE CAPTAÇÃO SIMPLES A LACRAR

ud 6,00 20,00 120,00

3.29 GAP-38ARRANCAMENTO DE TUBO DE CONCRETO Ø 0,40M

m 159,00 4,90 779,10

3.30 GAP-40ARRANCAMENTO DE TUBO DE CONCRETO Ø 0,60M

m 198,00 6,56 1.298,88

SUBTOTAL - DRENAGEM 230.446,34

4.000 SINALIZAÇÃO

4.1 550.011FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PLACA DE AÇO OITAVADA L= 0.30 - PARE TIPO 4A FIXADA EM CANO

ud 7,00 311,55 2.180,85

Page 51: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

51

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

4.3 550.024

FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE PLACA DE AÇO DISCO D= 0.50 REGULAMENTAÇÃO TIPO 3A FIXADA EM CANO

ud 85,00 263,71 22.415,35

4.4 260.203Fornecimento e colocação de placa de aço, 1,00 x 1,00 (diagramada), fixada em cano

ud 13,00 417,00 5.421,00

4.5 260.212Fornecimento e colocação placa de aço, 1,00 x 0,50 - ( estar formado capsula ), fixada em cano

ud 43,00 327,00 14.061,00

4.6 260.213Fornecimento e colocação de placa de aço,0,80 x 0,80 - advertência, fixada em cano

ud 12,00 287,00 3.444,00

4.7 260.217Fornecimento e colocação de placa de aço,0,50 x 0,50 - marcadores de alinhamento, fixada em cano

ud 8,00 184,00 1.472,00

4.9 260.214Fornecimento e colocação de placa de aço,1,00 x 0,60 - marcadores de alinhamento - fixada em cano

ud 1,00 233,40 233,40

4.10 550.113FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE PLACA 2,00 X 1,00, FIXADA EM SEMI-PÓRTICO (DIAGRAMADA)

ud 8,00 770,00 6.160,00

4.11 -FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE PLACA 3,00 X 1,50, FIXADA EM SEMI-PÓRTICO

ud 24,00 1.740,00 41.760,00

4.14 260.219 Retirada de placa de sinalização em cano ud 9,00 5,59 50,31

4.15 260.220Retirada de placa de sinalização em braço projetado (0,50x1,00) (1,00x1,00) (1,00x2,00)

ud 2,00 53,89 107,78

4.17 550.014EXECUÇÃO DE DEMARCAÇÃO VIÁRIA COM TERMOPLÁSTICO APLICADO POR ASPERSÃO COR AMARELA

m² 572,36 33,45 19.145,44

4.18 550.015EXECUÇÃO DE DEMARCAÇÃO VIÁRIA COM TERMOPLÁSTICO APLICADO POR ASPERSÃO COR BRANCA

m² 987,02 33,45 33.015,81

4.19 550.016EXECUÇÃO DE DEMARCAÇÃO VIÁRIA COM TERMOPLÁSTICO APLICADO POR EXTRUSÃO COR BRANCA

m² 1.674,77 58,54 98.041,03

4.21 550.017

FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE TACHÕES L = 26 X 18 X 5CM NAS CORES BRANCO/ AMARELO COM REFLETIVOS MONODIRECIONAIS

ud 1.193,00 16,46 19.636,78

SUBTOTAL - SINALIZAÇÃO 267.144,75

5.000 PAISAGISMO

5.1 200401UFORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE GRAMA EM LEIVAS

m² 2.661,66 7,82 20.814,18

5.2 PAI-2REGULARIZAÇÃO / COMPACTAÇÃO MANUAL DE PASSEIOS

m² 22.332,16 3,42 76.375,98

5.3 PAI-31

IMPLANTAÇÃO DE RAMPA PARA DEFICIENTE, COM PISTA TÁTIL DE ALERTA E PINTURA, MEDINDO: 2,20 X 1,20 X 1,80 M.

ud 72,00 360,67 25.968,24

5.4 -

IMPLANTAÇÃO DE RAMPA PARA DEFICIENTE, COM PISTA TÁTIL DE ALERTA, ALONGADA E OU DE TRAVESSIA.

ud 20,00 557,22 11.144,40

5.5 -IMPLANTAÇÃO DE RAMPA PARA CICLOVIA, MEDINDO: 2.00 X0.80X1.40m

ud 14,00 214,31 3.000,34

5.6 COTAÇÃO

ASFALTO TEXTURIZADO COLORIDO PARA CICLOFAIXA E CICLOVIA - COR VERMELHA (COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E APLICAÇÃO)

m² 6.518,20 45,11 294.036,00

Page 52: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

52

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

5.7 -

PLANTIO DE ARVORE ISOLADA ATÉ 2,00M DE ALT, DE QUALQUER ESPECIE, EM LOGRADOURO PUBLICO, INCLUSIVE TRANSPORTE DE TERRA PRETA. EXCLUSIVE FORNECIMENTO

ud 372,00 26,48 9.850,56

5.8 - PARACICLOS A IMPLANTAR ud 25,00 169,33 4.233,25

5.9 -TELEFONE PÚBLICO COM LIXEIRA A IMPLANTAR

ud 11,00 3.543,20 38.975,20

5.10 - TELEFONE PÚBLICO A IMPLANTAR ud 1,00 3.268,20 3.268,20

5.11 - LIXEIRA A IMPLANTAR ud 6,00 275,00 1.650,00

5.12 -MÓDULO DE EMOLDURAMENTO PARA ARBORIZAÇÃO - "PONT-Á-MOUSSON"

ud 209,00 396,00 82.764,00

5.13 - PISO PODOTÁTIL m² 49,28 44,00 2.168,32

5.14 PAV-43 REVESTIMENTO CBUQ FAIXA ESPECIAL m³ 28,45 424,39 12.072,41

5.15 PAV-5EXECUÇÃO DE BASE DE BRITA GRADUADA

m³ 85,34 94,06 8.027,03

5.16 PAV-7 IMPRIMAÇÃO C/ EMULSÃO RM -1C m² 568,93 2,13 1.211,82

5.17 PAI-8FORN/ASSENT. BLOCOS DE CONCRETO TIPO PAVER E= 6,0 CM COR NATURAL

m² 11.683,04 55,10 643.735,50

5.18 PAI-9FORN/ASSENT. BLOCOS DE CONCRETO TIPO PAVER E= 6,0 CM COR PRETA

m² 5.571,23 62,44 347.867,60

5.19 PAI-10FORN.ASSENT. BLOCOS DE CONCRETO TIPO PAVER E= 8,0 CM COR NATURAL

m² 1.358,32 63,28 85.954,48

5.20 PAI-11FORN/ASSENT. BLOCOS DE CONCRETO TIPO PAVER E= 8,0 CM COR PRETA

m² 488,98 72,07 35.240,78

5.21 200204UGRADIL EM FERRO LAMINADO REDONDO 1/2"

m2 825,76 158,15 130.593,94

5.22 PAI-33CORTE DE ÁRVORES Ø ATÉ 0,20 M, INCLUSIVE DESTOCAMENTO

ud 1,00 37,40 37,40

5.27 - TRANSPLANTE DE ÁRVORES ud 9,00 26,48 238,32

SUBTOTAL - PAISAGISMO 1.839.227,95

6.000 ILUMINAÇÃO

6.1FORNECIMENTO DE MATERIAIS PARA RDU

6.1.1 117.870 ISOL.C/PINO UNIVER. 15KV POLIMERICO un 70,00 48,92 3.424,40

6.1.2 ILU 071 CHAVE FUS. DSTB,TIPO C,15KV C/PF. un 8,00 243,03 1.944,24

6.1.3 ILU 185ISOLADOR TIPO PILAR PORCELANA 15KV 110NBI

un 16,00 60,24 963,84

6.1.4 ILU 101 CONECT. CUNHA 336CA / 336 CA un 16,00 16,61 265,76

6.1.5 ILU 155 ESPACADOR RD 15KV COM ANEL cj 299,00 23,66 7.074,34

6.1.6 ILU 183ISOLADOR ANCOR. 13,8KV BASTAO PORCELANA

un 23,00 61,97 1.425,31

6.1.7 ILU 253RABICHO PARA RSI 35MM2; 0,5M C/3 RABICHOS COLORIDO

un 33,00 30,96 1.021,68

6.1.9 ILU 184 ISOLADOR ROLDANA un 51,00 3,21 163,71

6.1.10 ILU 013 ALCA PRE-FORMADA CA-CAA 2 AWG un 46,00 6,05 278,30

6.1.11 3.005.046 ALCA PRE-FORMADA CA-CAA 2/0 AWG un 10,00 4,93 49,30

6.1.12 ILU 002 ALCA ESTAI 6.4MM un 2,00 5,63 11,26

6.1.13 ILU 003 ALCA ESTAI 9.5MM un 39,00 11,03 430,17

6.1.14 ILU 008 ALCA DE SERVICO CAA 6 AWG un 1,00 2,73 2,73

6.1.15 ILU 254 SAPATILHA un 48,00 3,16 151,68

6.1.16 ILU 174 GANCHO-OLHAL un 127,00 10,95 1.390,65

6.1.17 ILU 018 ARMACAO SEC. COM 1 ESTRIBO un 13,00 18,18 236,34

6.1.18 ILU 202 LUVA DE EMENDA CA 2 AWG un 11,00 5,09 55,99

6.1.19 ILU 205 LUVA EMENDA CA 2/0 AWG un 3,00 12,95 38,85

6.1.21 3.012.026 CABO DE ALUM. TRIPLEX 16 MM2 m 9,00 3,01 27,09

Page 53: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

53

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.1.22 3.012.050 CABO DE ALUM. QUADRUPLEX 16 MM2 m 2,00 4,19 8,38

6.1.24 3.012.220 CABO CA 2 AWG kg 3,00 14,05 42,15

6.1.25 3.012.247 CABO CA 2/0 AWG kg 3,00 15,16 45,48

6.1.26 ILU 044 CABO CA 336,4 MCM kg 8,00 18,79 150,32

6.1.27 3.012.816 CORDOALHA DE ACO SM 6,4MM kg 21,00 14,42 302,82

6.1.28 3.012.859 CORDOALHA DE ACO HS 9,5MM kg 644,00 14,42 9.286,48

6.1.29 ILU 231 PARA-RAIOS - 15KV - 5KA DISTRIBUICAO un 16,00 189,73 3.035,68

6.1.30 3.017.010 ELO FUSIVEL 500MM 2A TIPO H un 3,00 5,20 15,60

6.1.33 ILU 203 LUVA EMENDA CA 336.4 MCM un 6,00 22,06 132,36

6.1.34 ILU 019 ARMACAO SEC. COM 4 ESTRIBOS un 9,00 60,89 548,01

6.1.35 ILU 160 FIO ACO-COBRE 16 MM2 kg 24,00 50,40 1.209,60

6.1.36 ILU 178 HASTE ATERR. ACO-COBRE 2.4 M un 16,00 44,74 715,84

6.1.37 ILU038 CABO DE ALUM. COBERTO 15KV 185MM m 4.753,00 32,88 156.278,64

6.1.38 ILU 127CONECT.TERM. COMP. COBRE 16MM2 1F

un 20,00 15,68 313,60

6.1.39 ILU 123 CONECT. CUNHA TIPO III IP E RAMAL un 1,00 8,28 8,28

6.1.40 ILU 118 CONECT. CUNHA TIPO II IP E RAMAL un 1,00 7,35 7,35

6.1.41 ILU 117 CONECT. CUNHA TIPO I IP E RAMAL un 30,00 8,46 253,80

6.1.42 ILU 119 CONECT. CUNHA TIPO A IP E RAMAL un 1,00 10,90 10,90

6.1.43 ILU 122CONECT. DER. CUNHA TIPO D IP E RAMAL

un 13,00 10,11 131,43

6.1.44 ILU 125CONECT. DER. CUNHA TIPO VIII IP E RAMAL

un 1,00 9,53 9,53

6.1.45 ILU 104CONECT. CUNHA 20CA-CAA / 2CA_E 9,5/ 9,5MM

un 30,00 13,46 403,80

6.1.46 ILU 113CONECT. CUNHA RAMAL 20CA / 16MM - 6 AWG

un 1,00 14,06 14,06

6.1.47 ILU 099CONECT.CUNH 20CA-CAA/20CA E 40CA-CAA/2CA

un 8,00 13,46 107,68

6.1.48 ILU 115CONECT. CUNHA RAMAL 40CA / 50 MM -10AWG

un 1,00 13,86 13,86

6.1.49 ILU 116CONECT. CUNHA RAMAL 40CA / 70 MM -20AWG

un 3,00 14,06 42,18

6.1.50 7.382.383 TERM.ADAPT.P/BT TR 400A 5F un 3,00 50,35 151,05

6.1.51 7.399.103FIXADOR PRE FORMADO ESTAI 9.5mm x 6,4mm

un 7,00 12,00 84,00

6.1.52 7.399.111BRACO ANTI-BALANCO 35KV ESPACADOR

un 34,00 37,30 1.268,20

6.1.53 7.653.352MASSA PARA ISOLAM. ELÉTRICO SCOTCHFIL 3M

rl 1,00 62,08 62,08

6.1.57 ILU 243 POSTE DUPLO T B/600/12.0 M un 1,00 1.311,29 1.311,29

6.1.58 ILU 247 POSTE DUPLO T B-1,5/1000/12M un 5,00 2.238,87 11.194,35

6.1.63 ILU 053CABO DE COBRE COBERTO 16MM2 / 15KV

m 56,00 17,48 978,88

6.1.64 ILU 050 CABO DE ALUM. QUADRUFLEX 70 MM2 m 3,00 23,42 70,26

6.1.65 ILU 144CRUZETA DE CONCRETO RETANG. 2.0m 250DAN

un 25,00 91,89 2.297,25

6.1.66 ILU 209 MAO FRANCESA PLANA 619MM un 50,00 13,84 692,00

6.1.67 ILU 181ISOLADOR DE ANC. 15KV- BASTAO POLIMERICO

un 103,00 66,66 6.865,98

6.1.68 ILU 133PINO AUTO TRAVANTE 140MM P/ ISOL. PILAR

un 16,00 10,06 160,96

6.1.69 ILU 156 SUPORTE TRANSF. DT 195X100MM un 4,00 83,58 334,32

6.1.70 8.118.000 PARAFUSO CABECA QUAD.40MM un 36,00 2,80 100,80

6.1.71 8.118.043 PARAFUSO CABECA QUAD.125MM un 52,00 3,68 191,36

6.1.72 8.118.051 PARAFUSO CABECA QUAD.150MM un 3,00 4,09 12,27

6.1.73 8.118.078 PARAFUSO CABECA QUAD.200MM un 38,00 4,66 177,08

6.1.74 8.118.094 PARAFUSO CABECA QUAD.250MM un 50,00 5,11 255,50

6.1.75 8.118.116 PARAFUSO CABECA QUAD.300MM un 52,00 6,26 325,52

6.1.76 8.118.132 PARAFUSO CABECA QUAD.350MM un 27,00 7,18 193,86

Page 54: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

54

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.1.77 8.118.159 PARAFUSO CABECA QUAD.400MM un 1,00 8,42 8,42

6.1.78 ILU 222 PARAFUSO ROSCA DUPLA 150MM un 30,00 6,74 202,20

6.1.79 ILU 223 PARAFUSO ROSCA DUPLA 200MM un 1,00 7,34 7,34

6.1.80 ILU 224 PARAFUSO ROSCA DUPLA 250MM un 12,00 8,14 97,68

6.1.81 ILU 225 PARAFUSO ROSCA DUPLA 300MM un 40,00 9,11 364,40

6.1.82 ILU 226 PARAFUSO ROSCA DUPLA 350MM un 26,00 10,21 265,46

6.1.83 ILU 227 PARAFUSO ROSCA DUPLA 400MM un 11,00 10,95 120,45

6.1.84 ILU 228 PARAFUSO ROSCA DUPLA 450MM un 27,00 10,98 296,46

6.1.85 ILU 229 PARAFUSO ROSCA DUPLA 500MM un 8,00 11,86 94,88

6.1.86 ILU 210 PARAFUSO CABECA ABAUL. 45MM un 10,00 3,13 31,30

6.1.87 ILU 211 PARAFUSO CABECA ABAUL. 70MM un 34,00 3,91 132,94

6.1.88 ILU 021 ARRUELA QUADRADA un 538,00 0,73 392,74

6.1.89 ILU 236 PORCA-OLHAL un 168,00 10,68 1.794,24

6.1.90 ILU 207 MANILHA-SAPATILHA un 120,00 11,59 1.390,80

6.1.91 ILU 235 PLACA DE CONCRETO 1000MM un 25,00 56,14 1.403,50

6.1.92 ILU 012ALCA PREFORMADA 336,4MCM CA -336MCM CAA - DSTB

un 25,00 19,07 476,75

6.1.94 ILU 190LACO PRE-FORMADO ROLDANA CA 2 AWG

un 23,00 4,49 103,27

6.1.95 ILU 187LACO PRE-FORMADO ROLDANA CA 2/0 AWG

un 10,00 6,17 61,70

6.1.96 ILU 199 LACO TOPO CA 2 AWG un 1,00 4,81 4,81

6.1.97 8.122.270 LACO DE TOPO CA 336,4 MCM un 10,00 8,85 88,50

6.1.99 8.122.270 LACO DE TOPO CA 336,4 MCM un 10,00 8,85 88,50

6.1.100 8.127.964CONECT. CUNHA 185X185MM C/ CAPA_COMPACTA

un 43,00 51,31 2.206,33

6.1.102 ILU 137CONECT.TERM. COMP. CA CAA 2 AWG 1F

un 10,00 15,99 159,90

6.1.103 ILU 139CONECT. TERM.COMP. CA CAA 4/0AWG 2F

un 10,00 34,40 344,00

6.1.104 8.128.138CONECTOR TERMINAL 2/0 AWG;CA/CAA/ 70mm 2 furos

un 1,00 16,20 16,20

6.1.105 8.129.517 CONECTOR PERFURANTE 16-70 X 6-35 un 114,00 7,88 898,32

6.1.106 8.130.272ESTRIBO CONECTOR DERIV. CUNHA AL 2CA/CAA

un 3,00 12,27 36,81

6.1.107 ILU 156ESTRIBO CONECTOR DERIV. CUNHA AL 336CA

un 14,00 17,63 246,82

6.1.108 8.130.582GRAMPO ANCORA. P/CABO 336 XLPE 15KV

un 93,00 56,79 5.281,47

6.1.109 ILU 128 CONECTOR DER. LV COBRE 25 A 95MM2 un 19,00 43,24 821,56

6.1.111 8.131.210 CONECT.CUNHA 4CA-CAA / 4CA-CAA un 0,00 5,23 0,00

6.1.112 ILU 106 CONECT. CUNHA 2CA /4CAA - 4CA un 3,00 10,50 31,50

6.1.113 8.131.856CONECTOR,ATERRAMENTO CUNHA; FIO 16/ HASTE 1/2

un 16,00 6,50 104,00

6.1.114 8.131.864CONECTOR,ATERRAMENTO CUNHA; FIO 16/ FIO 16

un 9,00 6,50 58,50

6.1.115 8.134.502 CINTA PLASTICA AUTO TRAVANTE. un 13,00 0,12 1,56

6.1.116 ILU 252PROTETOR DE BUCHA AT DE TRAFO 15KV

un 8,00 27,42 219,36

6.1.117 8.135.657 COBERTURA PROTETORA 15KV un 13,00 138,36 1.798,68

6.1.118 8.136.050FIO DE ALUMINIO COBERTO P/AMARRACAO

m 108,00 2,11 227,88

6.1.119 8.139.601 SUPORTE L P/CH FUS-P.RAIO un 10,00 17,30 173,00

6.1.120 ILU 257SUPORTE HORIZONTAL RD/ COMPACTA-35KV - 875X400

un 7,00 70,51 493,57

6.1.121 ILU 032BRACO TIPO L 34.5KV P/REDE COMPACTA

un 40,00 78,89 3.155,60

6.1.122 ILU 232PERFIL U PARA REDE COMPCTA PROTEG.

un 14,00 87,28 1.221,92

6.1.123 ILU 168 FIXADOR DE PERFIL U un 14,00 35,58 498,12

Page 55: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

55

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.1.124 ILU 157ESTRIBO PARA ESPACADOR LOSANGULAR

un 34,00 15,95 542,30

6.1.125 ILU 030 BRACO C/ GRAMPO SUSPENSAO 52MM. un 23,00 60,74 1.397,02

6.1.126 8.804.257CABO ELET ISOL UG. AL 120MM 0.6 1KV PRET

m 12,00 8,08 96,96

SUBTOTAL - FORNECIMENTO DE MATERIAIS PARA RDU

246.228,20

6.2 MÃO DE OBRA RDU

6.2.1 704 LOCACAO DE ESTRUTURA EM RDU us 48,00 26,13 1.254,24

6.2.2 716 CAVA TERRA/ARENITO ATE 600 DAN ATE us 29,00 26,13 757,77

6.2.3 717 CAVA TERRA/ARENITO DE 13 A 15M us 13,00 26,13 339,69

6.2.4 743 LEV.POSTE ATE 12M ATE 1000 DAN us 26,00 26,13 679,38

6.2.6 745 LEVANT. POSTE ENTRE 13/15M us 13,00 26,13 339,69

6.2.7 750 CAVA TERRA/ARENITO IGUAL OU SUP. us 3,00 26,13 78,39

6.2.8 751 CADEIA DE ISOLADORES DE DISCO us 100,00 26,13 2.613,00

6.2.9 752 CRUZETA SIMPLES SEM ISOLADORES us 5,00 26,13 130,65

6.2.10 753 CRUZETA DUPLA SEM ISOLADORES us 10,00 26,13 261,30

6.2.11 755 ISOLADOR DE PINO us 87,00 26,13 2.273,31

6.2.12 761 ARMACAO C/1 EST.OU PORCA-OLHAL us 53,00 26,13 1.384,89

6.2.13 762 ARMACAO SECUND. MAIS 1 ESTRIBO us 9,00 26,13 235,17

6.2.14 769 ESCORA DE SUBSOLO DUPLA us 12,00 26,13 313,56

6.2.15 772 ESTAI DE POSTE A POSTE AT/BT us 1,00 26,13 26,13

6.2.16 775RETENSIONAMENTO CABO AÇO P/ESTAI EXIST

us 1,00 26,13 26,13

6.2.18 782 LANC. COND.AT 40/336CAA > 40/336CA us 1,00 26,13 26,13

6.2.19 792 LANC.COND. BT ATE 02 CA-CAA us 1,00 26,13 26,13

6.2.20 793 LANC.COND. BT ACIMA 02 CA-CAA us 1,00 26,13 26,13

6.2.21 796 LANC.CABO SUBTERRANEO BT us 4,00 26,13 104,52

6.2.22 800 RETENSION. COND. EXISTENTE AT POR us 46,00 26,13 1.201,98

6.2.23 801 RETENSION. COND. EXISTENTE BT POR us 33,00 26,13 862,29

6.2.24 805 AMARRACAO DE CABO AT E/OU BT us 123,00 26,13 3.213,99

6.2.25 808 EMENDA COND. ACO/AL CA/COBRE us 23,00 26,13 600,99

6.2.26 810 LIGACAO DE CABOS EM AT E BT us 177,00 26,13 4.625,01

6.2.27 811ATERRAMENTO TEMPORARIO PROT COLETI

us 8,00 26,13 209,04

6.2.28 812 INST. CONJ. SEGURANÇA P/ TRABALHOS us 96,00 26,13 2.508,48

6.2.29 814ATERRAM.TEMPOR.P/PROT.COLETIVA AT

us 10,00 26,13 261,30

6.2.30 815 HASTE ATERR.ACO-COBRE PRIMEIRA us 16,00 26,13 418,08

6.2.31 821INSTAL. ATERRAMENTO TEMPORÁRIO TIP

us 2,00 26,13 52,26

6.2.32 824 CHAVE FUSIVEL/SECC. FACA UNIP. us 8,00 26,13 209,04

6.2.33 828 PARA-RAIOS us 16,00 26,13 418,08

6.2.34 830 TRAFO TRIF.REL.REG.13.8-34.5KV us 1,00 26,13 26,13

6.2.35 842 REATOR P/LAMPADA VMC/VSA/MET us 1,00 26,13 26,13

6.2.36 844 REINSTALACAO DE LUMIN. MONTADA us 1,00 26,13 26,13

6.2.37 853 RAMAL LIGACAO AEREO CONSUM. BT us 1,00 26,13 26,13

6.2.38 854 REINST. RAMAL AEREO CONS. BT us 10,00 26,13 261,30

6.2.39 862 CONCRETAGEM us 6,00 26,13 156,78

6.2.40 863 DESLOC. PESSOAL ATE LOCAL OBRA us 6,00 26,13 156,78

6.2.41 869 RECUPERACAO DE CALCADA us 5,00 26,13 130,65

6.2.42 874 INSTALACAO PLACA IDENTIFICACAO us 2,00 26,13 52,26

6.2.43 879 SERV.DESLIG. DOMINGOS/FERIADOS us 174,00 26,13 4.546,62

6.2.44 883 FORNECIMENTO DE CARTUCHO us 197,00 26,13 5.147,61

6.2.45 894IMPLANTAÇÃO DE PROJETO, POR POSTE

us 79,00 27,03 2.135,37

Page 56: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

56

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.2.46 900 LANC. CORDOALHA ACO 6.4 MM us 1,00 26,13 26,13

6.2.47 901 LANC. CORDOALHA ACO 9 MM us 1,00 26,13 26,13

6.2.48 904 LANC. CABO PROTEGIDO 120 MM² a 18 us 4,00 26,13 104,52

6.2.49 ILU 258 SUPORTE L us 40,00 27,13 1.085,20

6.2.50 906 ESPAC.VERTICAL OU LOSANGULAR us 264,00 26,13 6.898,32

6.2.51 907 FIX. CORDOALHA NO SUPORTE L us 40,00 26,13 1.045,20

6.2.52 ILU 252 PROTETOR DE JUMPE E BUCHA us 16,00 27,42 438,72

6.2.53 913 LIG.CABO PROTEGIDO 120MM² a 185M us 65,00 26,13 1.698,45

6.2.54 916 ESPACADOR LOSANG.C/ANTIBALANCO us 34,00 26,13 888,42

6.2.55 919 CRUZETA .9 M us 16,00 26,13 418,08

6.2.56 ILU 257 SUPORTE C OU SUPORTE HORIZONTAL us 6,00 70,51 423,06

6.2.57 938DESLOCAMENTO DE PESSOAL PARA LEVANTAMENTO CA

us 6,00 0,68 4,08

6.2.58 940 LANC. CABO AL. MULTIPLEXADO AUTO-S us 1,00 26,13 26,13

6.2.59 942 LIGACAO C/ CONECTOR PERFURANTE P/ us 114,00 26,13 2.978,82

6.2.60 ILU 030 BRACO COM GRAMPO DE SUSPENSAO. us 23,00 60,74 1.397,02

6.2.61 946 GEORREFERENCIAMENTO DE RDR us 48,00 16,49 791,52

6.2.62 876 TRANSP. MATERIAL ATÉ OBRA,POR T/KM us 52,00 26,13 1.358,76

6.2.63 877 TRANSP. POSTE ATÉ OBRA,POR T/KM us 200,00 26,13 5.226,00

SUBTOTAL - MÃO-DE-OBRA RDU 63.003,20

6.3 LUMINÁRIAS

6.3.1 4FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE ARRUELA QUADRADA

un. 447,00 0,55 245,85

6.3.2 5FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE BRAÇO BR-2

un. 120,00 151,44 18.172,80

6.3.3 6FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE BRAÇO BR-2, COM 0,30m DE COMPRIMENTO

un. 93,00 61,84 5.751,12

6.3.4 9FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CABO DE COBRE 600V 2,5 mm2

m 972,00 1,27 1.234,44

6.3.5 10FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CINTA CIRCULAR 190 MM

un. 2,00 25,10 50,20

6.3.6 10FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CINTA CIRCULAR 200 MM

un. 10,00 25,10 251,00

6.3.7 11FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CINTA CIRCULAR 250 MM

un. 4,00 25,10 100,40

6.3.8 12FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CINTA CIRCULAR 300 MM

un. 1,00 25,10 25,10

6.3.9 13FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CINTA CIRCULAR 310 MM

un. 1,00 25,10 25,10

6.3.10 14FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CONECTOR CUNHA TIPO A IP E RAMAL

un. 131,00 8,76 1.147,56

6.3.11 15FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CONECTOR CUNHA TIPO C IP E RAMAL

un. 174,00 8,76 1.524,24

6.3.12 16FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CONECTOR CUNHA TIPO I IP E RAMAL

un. 3,00 5,16 15,48

6.3.13 18FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CONECTOR PERFURANTE 16-70 X 1,5 -10

un. 125,00 19,28 2.410,00

6.3.14 21FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE LÂMPADA VSA 250 W

un. 94,00 50,41 4.738,54

6.3.15 21AFORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE LÂMPADA MULTIVAPOR METÁLICO TUBULAR DE 100W

un. 92,00 50,41 4.637,72

6.3.16 ILU-267

LUMINÁRIA FECHADA DE ALTO RENDIMENTO COMPLETA COM REATOR, CAPACITOR E IGNITOR, PARA LÂMPADA DE VAPOR MET. DE 250 W

un. 84,00 665,68 55.917,12

Page 57: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

57

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.3.17 24FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA 70 MM

un. 71,00 2,80 198,80

6.3.18 ILU 226FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 350 MM

un. 44,00 10,21 449,24

6.3.19 ILU 224FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 250 MM

un. 31,00 8,14 252,34

6.3.20 ILU 225FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 300 MM

un. 73,00 9,11 665,03

6.3.21 ILU 227FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 400 MM

un. 55,00 10,95 602,25

6.3.22 ILU 228FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 450 MM

un. 15,00 10,98 164,70

6.3.23 33FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE RELÉ RF-10A

un. 241,00 22,14 5.335,74

6.3.24 34RETIRADA DE LUMINÁRIA LM-1, LM-3 E LM-8

un. 84,00 14,08 1.182,72

6.3.25 35RETIRADA DE RES 70,100,150, 250 E 400W

un. 84,00 4,54 381,36

6.3.26 36RETIRADA DE LÂMPADA 70W,100W,150W,250W E 400W

un. 84,00 3,03 254,52

6.3.27 37 RETIRADA DE BRAÇO BR-1 un. 1,00 3,78 3,78

6.3.28 38 RETIRADA DE BRAÇO BR-2 un. 40,00 15,14 605,60

6.3.29 RETIRADA DE BRAÇO BR-3 un. 63,00 18,92 1.191,96

6.3.30 39 RETIRADA DE RELE un. 84,00 2,65 222,60

6.3.31 40FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE CINTA CIRCULAR 230MM

un. 10,00 27,83 278,30

6.3.32 41 RETIRADA CINTA CIRCULAR 190 MM un. 2,00 3,78 7,56

6.3.33 41 RETIRADA CINTA CIRCULAR 200 MM un. 2,00 3,78 7,56

6.3.34 42 RETIRADA CINTA CIRCULAR 220 MM un. 11,00 3,78 41,58

6.3.35 42 RETIRADA CINTA CIRCULAR 230 MM un. 11,00 3,78 41,58

6.3.36 43 RETIRADA CINTA CIRCULAR 250 MM un. 4,00 3,78 15,12

6.3.37 44 RETIRADA CINTA CIRCULAR 310 MM un. 2,00 3,78 7,56

6.3.38 45RETIRADA DE CONECTOR PERFURANTE 16-70 X 1,5-10

un. 6,00 0,75 4,50

6.3.39 45RETIRADA DE CONECTOR TAPIT (PARALELO) DE PARAFUSO ATÉ 1/0

un. 38,00 0,75 28,50

6.3.40 46RETIRADAO DE CONECTOR TAPIT (PARALELO) DE PARAFUSO 2/0 - 4/0

un. 43,00 0,75 32,25

6.3.41 47RETIRADA DE CABO DE COBRE 600V 2X2,5 mm2

m 462,00 0,46 212,52

6.3.42 48RETIRADA DE PARAFUSO ROSCA DUPLA 250MM/300MM/350MM/400 MM/450MM

un. 63,00 0,75 47,25

6.3.43 49RETIRADA DE PARAFUSO CABEÇA QUADRADA 250MM/300MM/350MM/400MM

un. 63,00 0,75 47,25

6.3.44 50RETIRADA DE PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA 45 MM

un. 19,00 0,46 8,74

6.3.45 51RETIRADA DE PARAFUSO DE CABEÇA ABAULADA 70 MM

un. 38,00 0,46 17,48

6.3.46 52 RETIRADA DE ARRUELA QUADRADA un. 190,00 0,16 30,40

6.3.47 53 RETIRADA CINTA CIRCULAR 340 MM un. 1,00 3,78 3,78

6.3.48 ILU-265

LUMINÁRIA FECHADA DE ALTO RENDIMENTO COMPLETA COM REATOR, CAPACITOR E IGNITOR, PARA LÂMPADA DE VAPOR MET. DE 100 W

un. 84,00 543,98 45.694,32

SUBTOTAL - LUMINÁRIAS 154.283,56

6.4 6.4ILUMINAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA CICLOFAIXA E DO VIADUTO

Page 58: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

58

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

6.4.1 1Abertura de valetas para rede subterrânea de energia com profundidade média de 40cm, reaterro e compactação

m 1.319,00 6,45 8.507,55

6.4.2 15Caixa de passagem de concreto pré-moldado 0,30 x 0,30 x 0,30 cm com tampa e lastro de brita

un. 92,00 71,66 6.592,72

6.4.3 24Chave p/ comando de iluminação em grupo 2 x 30 A - BF60

un. 6,00 172,28 1.033,68

6.4.4 28Condutor Cobre 10,0 mm² com isolante plástico 1Kv

m 3.429,00 6,42 22.014,18

6.4.5 36 Condutor flexível de cobre pp. 2x4,0mm m 555,00 3,64 2.020,20

6.4.6 38 Conector cunha tipo A IP E RAMAL un. 6,00 8,76 52,56

6.4.7 39 Conector cunha tipo C IP E RAMAL un. 6,00 13,00 78,00

6.4.8 44 Conector perfurante (RABICHO) un. 1,00 19,28 19,28

6.4.9 88Eletroduto corrugado em polietileno de alta densidade Ø 1.1/4" ( preto )

m 1.714,00 4,04 6.924,56

6.4.10 92Eletroduto de aço galvanizado roscável, Ø 1" em barra de 6,00 m, fixados com fita em aço inox (03 fixações/Fusimec) C/CABEÇOTE

un. 8,00 163,82 1.310,56

6.4.11 97 Eletroduto PVC rigido 40 MM (11/4") m 8,00 18,86 150,88

6.4.12 109 Fita isolante auto fusão 19 mm x 10 m rl. 7,00 34,06 238,42

6.4.13 111 Fita isolante plástica 19mm x 20 m rl; 7,00 20,12 140,84

6.4.14 ILU 266

LUMINÁRIA FECHADA DE ALTO RENDIMENTO COMPLETA COM REATOR, CAPACITOR E IGNITOR, PARA LÂMPADA DE VAPOR MET. DE 150 W

un. 3,00 561,09 1.683,27

6.4.15 127

Luminária fechada, com alojamento para acessórios elétricos (reator, capacitor, ignitor e base para relé fotoelétrico). Corpo injetado em liga de alumínio, com alta resistência a impactos mecânicos, acabamento regular sem porosidades com tratamento anticorrosivo por cromatização e posterior pintura poliéster a pó com aditivos anti UV. Refletor estampado em chapa de alumínio de alta pureza (99,5%), abrilhantado e selado anodicamente (5 microns), independente do corpo. Difusor em vidro plano temperado ou em policarbonato com tratamento anti UV, fixado ao corpo por pivôs basculantes e dispositivos em poliamida ou aço inox para travamento. A abertura e fechamento do refrator deverá ser feita sem auxílio de ferramentas, destravando-se as presilhas posicionadas nas bordas do refrator, proporcionando acesso aos acessórios elétricos e a lâmpada.

un. 18,00 547,70 9.858,60

6.4.16 ILU 269

LUMINÁRIA DECORATIVA DE ALTO RENDIMENTO COMPLETA COM REATOR, CAPACITOR E IGNITOR, PARA LÂMPADA DE VAPOR MET. DE 150 W

un. 78,00 1.535,55 119.772,90

6.4.19 ILU-251

POSTE POLIMÉRICO H= 4,00M ÚTIL, COLUNA CÔNICA RETA EM FIBRA DE VIDRO, COM PORTA DE ACESSO AOS CABOS H= 1,00M DO SOLO, TOPO Ø 60 MM PARA ENCAIXE DA LUMINÁRIA.

un. 78,00 1.656,26 129.188,28

SUBTOTAL - ILUMINAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA CICLOFAIXA E DO VIADUTO

309.586,48

SUBTOTAL - ILUMINAÇÃO 773.101,44

8.000 SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

8.1EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PARA REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

Page 59: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

59

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

8.1.1 -

Fornecimento e instalação de CONTROLADOR DE TRÁFEGO, completo, médio porte, 16 fases, compatível com protocolo Curitiba, com fornecimento de pedestal conforme especificações URBS.

un 1,00 18.533,44 18.533,44

8.1.2 -

Fornecimento de Receptor-Detector de Prioridade mono-canal para até 8 códigos de onibus monodirecional, conforme especificação Urbs

un 1,00 9.444,33 9.444,33

8.1.3 -Fornecimento e instalação de LAÇOS DETECTORES DE VEÍCULOS, com ligação ao controlador e ajuste de sensibilidade;

un 17,00 6.763,91 114.986,47

SUBTOTAL - Equipamentos Eletrônicos para redes de comunicação de dados

142.964,24

8.2ESTRUTURAS METÁLICAS SEMAFÓRICAS

8.2.1 -Fornecimento de COLUNA CÔNICA COMPOSTA de 5,20 m;

un 23,00 1.968,90 45.284,70

8.2.2 -Fornecimento de COLUNA CÔNICA SIMPLES de 4,50 m;

un 8,00 1.922,67 15.381,36

8.2.3 -Fornecimento de BRAÇO CÔNICO PROJETADO de 5,00 m;

un 6,00 1.301,79 7.810,74

8.2.4 -Fornecimento de BRAÇO CÔNICO PROJETADO de 4,00 m;

un 10,00 1.090,53 10.905,30

8.2.5 -Fornecimento de BRAÇO CÔNICO PROJETADO de 3,00 m;

un 7,00 981,51 6.870,57

Sub Total - Estruturas metálicas semafóricas

86.252,67

8.3 GRUPOS FOCAIS SEMAFÓRICOS

8.3.1 -

Fornecimento de GRUPO FOCAL VEICULAR PRINCIPAL ( tipo I), 1 x 3 x 200 mm, com anteparo 50 x 100cm, com suporte e ferragens;

un 23,00 2.373,54 54.591,42

8.3.2 -

Fornecimento de GRUPO FOCAL VEICULAR AUXILIAR (repetidor), 1 x 3 x 200 mm, com suporte para fixação em coluna semafórica;

un 26,00 1.965,51 51.103,26

8.3.3 -Fornecimento de GRUPO FOCAL para PEDESTRES, 2 x 250 x 250 mm, com suporte para fixação em coluna semafórica;

un 32,00 1.437,28 45.992,96

Sub Total - Grupos focais semafóricos 151.687,64

8.4CABOS CONDUTORES E CABOS DE SINCRONISMO

8.4.1 -

Fornecimento de CABO FLEXÍVEL 2 x 1,0 mm², para ligação de botão de acionamento para grupo focal pedestre, com isolamento 750V, PP, obedecendo à norma NBR 13249, sendo os condutores isolados com as 2 cores (preta e vermelha ou preta e branca), com isolamento de fácil manuseio para corte e separação;

m 500,00 2,80 1.400,00

8.4.2 -

Fornecimento de CABO FLEXÍVEL 2 x 4,0 mm², para ligação energia elétrica, A/C, com isolamento 750V, PP, obedecendo à norma NBR 13249, sendo os condutores isolados com as 2 cores (preta e vermelha ou preta e branca), com isolamento de fácil manuseio para corte e separação;

m 120,00 6,32 758,40

Page 60: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

60

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

8.4.3 -

Fornecimento de CABO FLEXÍVEL 3 x 1,5 mm², para grupo focal pedestre, com isolamento 750V, PP, obedecendo à norma NBR 13249, sendo os condutores isolados com as 3 cores (preta ou branca, vermelha e verde), com isolamento de fácil manuseio para corte e separação;

m 1.800,00 5,00 9.000,00

8.4.4 -

Fornecimento de CABO FLEXÍVEL 4 x 1,5 mm², para grupo focal principal e/ou repetidor, com isolamento 750V, PP, obedecendo à norma NBR 13249, sendo os condutores isolados com as 4 cores (preta ou branca, vermelha, amarela e verde), com isolamento de fácil manuseio para corte e separação;

m 1.600,00 5,89 9.424,00

8.4.5 -Fornecimento de CABO DE SINCRONISMO, CTP-APL 65 x 2p;

m 1.200,00 2,50 3.000,00

8.4.6 -Fornecimento de CABO DE SINCRONISMO, CTP-APL 50 x 4p;

m 1.950,00 2,81 5.479,50

Sub Total - Cabos condutores e cabos de sincronismo

29.061,90

8.5EXECUÇÃO DE INFRAESTRUTURA BÁSICA

8.5.1 -

Fornecimento de material e execução de travessia subterrânea, pelo método de ABERTURA DE VALA SOB CALÇADA, PASSEIO OU CICLOVIA, para ligação entre caixas de passagem, com eletroduto corrugado flexível, em formato helicoidal, fabricado em polietileno de alta densidade, PEAD, na cor preta, com diâmetro de 100mm, conforme especificações URBS, sinalizado com fita de advertência L=70mm e E=100µ, e, com recomposição do pavimento;

m 280,00 170,43 47.720,40

8.5.2 -

Fornecimento de material e execução de TRAVESSIA SUBTERRÂNEA, pelo metodo de CRAVAÇÃO SOB ASFALTO, com ELETRODUTO FLEXÍVEL CORRUGADO, em formato helicoidal, fabricado em poliuretano de alta densidade, PEAD, na cor preta, com diâmetro de 100 mm, conforme especificações URBS, sinalizado com fita de advertência L = 70 mm e E = 100 µ; e, recomposição de pavimento.

m 481,00 285,95 137.541,95

8.5.3 -

Fornecimento de material e execução de travessia subterrânea, pelo método de ABERTURA DE VALA SOB CALÇADA, PASSEIO OU CICLOVIA, para ligação entre caixas de passagem e colunas semafóricas com eletroduto corrugado flexível, em formato helicoidal, fabricado em polietileno de alta densidade, PEAD, na cor preta, com diâmetro de 50mm, conforme especificações URBS, sinalizado com fita de advertência L=70mm e E=100µ, e, com recomposição do pavimento;

m 90,00 163,32 14.698,80

Page 61: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

61

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

8.5.4 -

Fornecimento de material e execução de travessia subterrânea, pelo método de ABERTURA DE VALA SOB CALÇADA, PASSEIO OU CICLOVIA, para ligação entre controladores de tráfego (sincronismo), com eletroduto corrugado flexível, em formato helicoidal, fabricado em polietileno de alta densidade, PEAD, na cor preta, com diâmetro de 75mm, conforme especificações URBS, sinalizado com fita de advertência L=70mm e E=100µ, e, com recomposição do pavimento;

m 1.305,00 141,96 185.257,80

8.5.5 -

Fornecimento e instalação de CAIXA DE PASSAGEM MODULAR, em concreto, 40 x 40 x 40 cm, com tampa em concreto armado de 40 x40 x 5 cm, conforme especificações URBS;

un 118,00 225,19 26.572,42

8.5.6 -Serviço de REMOÇÃO DE CAIXA DE PASSAGEM CTA, com recuperação do piso;

un 59,00 73,38 4.329,42

Sub Total - Execução de infraestrutura básica

416.120,79

8.6IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

8.6.1 -Implantar CONTROLADOR DE TRÁFEGO, com ligação e ajuste de seus periféricos;

un 2,00 1.663,79 3.327,58

8.6.2 -

Implantar LIGAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 127 V - A/C, aérea ou subterrânea, com cabo de 2 x 4,0 mm², com fornecimento de material;

un 4,00 383,54 1.534,16

8.6.3 -Implantar ATERRAMENTO, com fornecimento de material;

un 4,00 938,09 3.752,36

8.6.4 -Implantar PEDESTAL para controlador de tráfego;

un 4,00 354,96 1.419,84

8.6.5 -Implantar COLUNA CÔNICA COMPOSTA de 6,00 m ou 5,20m;

un 20,00 336,17 6.723,40

8.6.6 -Implantar COLUNA CÔNICA SIMPLES, de 4,50 m;

un 14,00 294,88 4.128,32

8.6.7 -Implantar BRAÇO PROJETADO CÔNICO, de 3,00/4,00 ou 5,00 m;

un 20,00 243,23 4.864,60

8.6.8 -Implantar GRUPO FOCAL VEICULAR PRINCIPAL, em braço projetado cônico;

un 21,00 333,60 7.005,60

8.6.9 -Implantar GRUPO FOCAL VEICULAR AUXILIAR (REPETIDOR), em coluna semafórica;

un 24,00 186,82 4.483,68

8.6.10 -Implantar GRUPO FOCAL para PEDESTRE, em coluna semafórica;

un 36,00 186,82 6.725,52

8.6.11 -Implantar CABO CONDUTOR 2 x 1,0 mm², para ligação de grupo focal de pedestres;

m 500,00 2,59 1.295,00

8.6.12 -Implantar CABO CONDUTOR 2 x 4,0 m², para ligação de energia elétrica, 127 V - A/C;

m 120,00 3,32 398,40

8.6.13 -Implantar CABO CONDUTOR 3 x 1,5 mm², para ligação de grupo focal de pedestres;

m 1.800,00 3,68 6.624,00

8.6.14 -Implantar CABO CONDUTOR 4 x 1,5 mm², para ligação de grupo focal principal;

m 1.600,00 3,92 6.272,00

8.6.15 -Implantar CABO DE SINCRONISMO, CTP-APL 65 x 02p;

m 1.200,00 5,25 6.300,00

8.6.16 -Implantar CABO DE SINCRONISMO, CTP-APL 50 x 04p;

m 1.750,00 4,86 8.505,00

8.6.17 -Fornecimento e afixação de ADESIVOS para PEDESTRE, padrão URBS;

un 31,00 58,19 1.803,89

8.6.18 -Retirada de CONTROLADOR DE TRÁFEGO;

un 4,00 160,68 642,72

Page 62: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

62

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

8.6.19 -Retirada de COLUNA CÔNICA COMPOSTA, de 6,00 m ou 5,20 m;

un 18,00 327,42 5.893,56

8.6.20 -Retirada de COLUNA CÔNICA SIMPLES, de 4,50 m;

un 7,00 264,80 1.853,60

8.6.21 -Retirada de BRAÇO CÔNICO PROJETADO, de 3,00/4,00 ou 5,00 m;

un 21,00 207,31 4.353,51

8.6.22 -Retirada de GRUPO FOCAL PRINCIPAL, de braço cônico projetado;

un 21,00 195,28 4.100,88

8.6.23 -Retirada de GRUPO FOCAL AUXILIAR, de coluna semafórica;

un 24,00 168,60 4.046,40

8.6.24 -Retirada de GRUPO FOCAL para PEDESTRE, de coluna semafórica;

un 6,00 168,60 1.011,60

8.6.25 -Retirada de BOTÃO DE ACIONAMENTO de grupo focal para pedestre, de coluna semafórica;

un 6,00 73,50 441,00

8.6.26 -Retirada de PEDESTAL de controlador, tubular ou Philips, com recomposição do piso e bota fora;

un 4,00 114,46 457,84

8.6.27 -Retirada de INSTALAÇÃO ELÉTRICA, aérea/telefônica, 127 V - A/C;

un 4,00 101,06 404,24

8.6.28 -Retirada e acondicionamento de CABOS, aéreos ou subterrâneos;

m 1.620,00 2,95 4.779,00

8.6.29 -Retirada de PLACA DE SINALIZAÇÃO de calçada (regulamentação/advertência);

un 13,00 72,18 938,34

8.6.30 -Relocação de PLACA DE SINALIZAÇÃO de calçada (regulamentação/advertência);

un 11,00 246,02 2.706,22

SUBTOTAL - Implantação de sinalização semafórica

106.792,26

SUBTOTAL - SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

932.879,50

9.000TRANSMISSÃO DE DADOS -INFRAESTRUTURA DE DUTOS

9.1COMP ITD01

FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO CAIXA DE PASSAGEM EM CONCRETO (1.07X0,52X1,00m) PADRÃO ANATEL R2 (TELEBRÁS), COM TAMPA ARTICULADA EM FOGO

un. 37,00 1005,07 37.187,59

9.2 PAI-18ARRANCAMENTO DE LOUSAS DE GRANITO (0,30X2.023m)

m2 606,90 5,38 3.265,12

9.3 GAP-1 ESCAVAÇÃO MANUAL EM VALAS m3 60,69 34,23 2.077,41

9.4COMP ITD02

FORNECIMENTO/INSTALAÇÃO DE DUTO SETUPLO COMPOSTO DE 7 SUBDUTOS SINGELOS COLORIDOS DIÂMETRO = 40MM E ESPESSURA DE 3MM CINTADOS

m 2.023,00 41,68 84.318,64

9.5 GAP-126LASTRO DE AREIA COM LANÇAMENTO MANUAL EM VALA (0,10X0,30X2.023m)

m3 60,69 92,86 5.635,67

9.6 GAP-3REATERRO MANUAL DE VALAS COM APILOAMENTO (0,10X0,30X2.023m)

m3 60,69 18,25 1.107,59

9.7 -FORNECIMENTO E LANÇAMENTO DE FITA DE ADVERTÊNCIA COM ESCRITA:CUIDADO FIBRA ÓPTICA-PMC

m 2.023,00 0,60 1.213,80

9.8 030205UCONCRETO MAGRO PARA LASTRO APLICADO (0,30X0,10X2.023m)

m3 60,69 301,73 18.311,99

9.9 PAV-70CORTE PAVIMENTO ASFÁLTICO COM SERRA DIAMANTADO E=6mm C/ PROFUNDIDADE ATÉ 5CM

m 410,00 4,04 1.656,40

9.10 040302UCONCRETO USINADO Fck=15,00 Mpa APLICADO (0,10X0,30X205m)

m3 6,15 373,21 2.295,24

SUBTOTAL - TRANSMISSÃO DE DADOS -INFRAESTRUTURA DE DUTOS

157.069,45

Page 63: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

63

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

12 MOBILIZAÇÃO

12.1 PLACA DE OBRA

12.1.1 74209/001PLACA EM CHAPA DE AÇO GALVANIZADO

m2 18,00 206,49 3.716,82

SUBTOTAL - Placa de obra 3.716,82

12.2 SINALIZAÇÃO DE OBRA

12.2.1 - SINALIZAÇÃO DE OBRA vb 1,00 18180,00 18.180,00

SUBTOTAL - Sinalização de obra 18.180,00

12.3MOBILIZAÇÃO E DESMOB. DE EQUIPAMENTOS

12.3.1 - BETONEIRA 320 l (4kW) un 1,00 82,38 82,38

12.3.2 - CAMINHÃO BASCULANTE - 20 t (279 kW) un 6,00 82,38 494,28

12.3.5 -COMPAC. MANUAL - PLACA VIBRATÓRIA C/ MOTOR(3 kW)

un 6,00 8,24 49,42

12.3.6 -COMPAC. MANUAL - SOQUETE VIBRATÓRIO (2 kW)

un 6,00 8,24 49,44

12.3.7 - COMPRESSOR DE AR - 180 PCM (59 kW) un 1,00 82,38 82,38

12.3.8 -CAMINHÃO DISTRIBUIDOR DE ASFALTO DE 6.000L C/ BARRA DISTRIBUIDORA

un 1,00 82,38 82,38

12.3.9 -CAMINHÃO IRRIGADOR DE 6.000L C/ BOMBA E BARRA DISTRIBUIDORA

un 1,00 82,38 82,38

12.3.10 -ESCAVADEIRA HIDRÁULICA – POTÊNCIA MÍNIMA DE 90 HP

un 1,00 82,38 82,38

12.3.11 -MOTONIVELADORA COM POTÊNCIA MÍNIMA DE 115 HP)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.12 -ROLO COMPACTADOR - DE PNEUS AUTOPROLELIDO 21T (97 KW)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.13 -ROLO COMPACTADOR - DE PNEUS AUTOPROLELIDO 27T (97 KW)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.14 -ROLO COMPACTADOR - TANDEM VIBRATÓRIO AUTOPROLELIDO 10,9 T (111 KW)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.15 -ROLO COMPACTADOR VIBRATÓRIO LISO AUTOPROLELIDO TIPO CA 25

un 1,00 82,38 82,38

12.3.18 - VASSOURA MECÂNICA – REBOCÁVEL un 1,00 11,77 11,77

12.3.19 -VIBRADOR DE IMERSÃO P/ CONCRETO (2 KW)

un 4,00 11,77 47,08

12.3.20 -VIBRO-ACABADORA DE ASFALTO (74 KW)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.21 -RETRO-ESCAVADEIRA DE PNEUS (57 KW)

un 1,00 82,38 82,38

12.3.22 -DISTRIBUIDOR DE AGREGADOS AUTOPROPELIDO - 152 HP

un 1,00 82,38 82,38

12.3.26 - CAMINHÃO MUNCK 10 T un 1,00 82,38 82,38

12.3.27 - CONJUNTO DE FERRAMENTAS MANUAIS un 4,00 8,24 32,96

12.3.28 -LABORATÓRIO COMPLETO DE SOLO, ASFALTO E CONCRETO, INCLUSIVE SONDA ROTATIVA E VIGA BENKELMAN

un 1,00 82,38 82,38

12.3.29 -CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS

un 1,00 8,24 8,24

12.3.30 -CONTAINER PARA ESCRITÓRIO, REFEITÓRIO E VESTIÁRIO

un 5,00 400,00 2.000,00

SUBTOTAL - Mobilização e desmobilização de equipamentos

3.928,89

12.4INSTALAÇÃO DE CANTEIRO / CONTAINER

Page 64: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

64

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

12.4.1 73847/002ESCRITÓRIO EMPREITEIRA - CONTAINER SINAPI

gb 1,00 4329,90 4.329,90

12.4.2 73847/002VESTIÁRIO/SANITÁRIOS - CONTAINER SINAPI

gb 1,00 6703,60 6.703,60

12.4.3 73847/002REFEITÓRIO/SALA SOCIAL - CONTAINER SINAPI

gb 1,00 6703,60 6.703,60

SUBTOTAL - Instalação de canteiro / container

17.737,10

12.5 MANUTENÇÃO DO CANTEIRO

12.5.1 -LOC. ÁREA P/ ESC. , VESTIÁRIO/SANITÁRIO E REFEITÓRIO

MÊS 4,00 1600,00 6.400,00

12.5.2 -ALUGUEL LABORATÓRIO DE SOLOS, BETUME

MÊS 3,00 4721,32 14.163,96

12.5.3 -ALUGUEL LABORATÓRIO DE CONCRETO

MÊS 3,00 2276,35 6.829,05

12.5.4 -ALUGUEL EQUIPAMENTOSP/TOPOGRAFIA (02)

MÊS 4,00 1307,50 5.230,00

12.5.5 -ALUGUEL EQUIP. P/ESCRITÓRIOS E REFEITÓRIOS

MÊS 4,00 2400,00 9.600,00

SUBTOTAL - Manutenção do canteiro 42.223,01

12.6EQUIPE TÉCNICA E SEGURANÇA DA OBRA

12.6.1 -ENGENHEIRO, ENCARREGADO E SEGURANÇA DA OBRA

MÊS 4,00 10000,00 40.000,00

SUBTOTAL - Equipe Técnica e segurança da obra

40.000,00

SUBTOTAL - MOBILIZAÇÃO 125.785,82

TOTAL GERAL - CORREDOR MARECHAL FLORIANO PEIXOTO

7.011.251,44

COLUNA TOTAL (*) – PREÇO MÁXIMO ACEITÁVEL PARA CADA ITEM E SUBITEM DESTA PLANILHA.

Page 65: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

65

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO X “CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO BÁSICO ”

Page 66: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

66

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO XI

MODELO DE DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO SINDICAL

DECLARAMOS para os devidos fins de direito que os trabalhadores ( inserir

nome da categoria profissional da atividade preponderante da empresa) da empresa (inserir

nome da empresa), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº

..................., com sede......................., Bairro......................, em .........- PR., são

representados ou afiliados ao (inserir nome do sindicato da categoria profissional da

atividade preponderante da empresa), inscrito no CNPJ sob o nº .............. entidade a qual

celebra Convenções Coletivas e/ou Acordos Coletivos que estabelecem os pisos salariais e

demais normas complementares da relação empregatícia, cuja data-base encontra-se

legalmente fixada no dia (inserir data da DATA-BASE), a qual representa a maior parcela

do custo de mão de obra na execução do objeto a ser licitado.

Para que surtam os efeitos legais firma-se o presente na pessoa do

Presidente, ou representante legal dessa entidade Declarante.

Curitiba, .... de ............ de 2011.

_______________________________________ _____ Assinatura do Presidente ou Representante Legal do ( inserir nome do Sindicato da Categoria Profissional da Atividade Preponderante da Empresa)

Page 67: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

67

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO XII

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, MEMORIAL DESCRITIVO, PROJETOS E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Conforme CD anexo ao edital

Page 68: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

68

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO XIII

MODELO DE INDICAÇÃO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA

Empresa _____________________, C.N.P.J. nº ________________, indica para os devidos fins, os seguintes meios de comunicação a distância:

Com relação à empresa licitante:Endereço:TelefoneFac-símile:Endereço eletrônico:

Com relação a este Representante Legal:Endereço:Telefone:Fac-símile:Endereço eletrônico:

Curitiba,______de_______________de______.

__________________________________

Assinatura do representante legal

Nome:RG:

Page 69: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

69

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO XIV

COMPROMISSO PÚBLICO OU PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

A comprovação deverá ser feita por meio de compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados, registrado em cartório de registro de títulos e documentos no qual constem em cláusulas próprias, no mínimo:

a) composição do consórcio;

b) objeto do consórcio;

c) indicação da empresa responsável (líder do consórcio), que deverá atender às condições legais de liderança;

d) compromisso e obrigações das empresas consorciadas, dentre os quais o de que cada uma delas responderá, individual e solidariamente, por suas obrigações de ordem fiscal e administrativa, até a conclusão dos serviços que vierem a serem contratados com o consórcio;

e) compromisso expresso de responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, em relação à seleção e posteriormente, ao eventual contrato;

f) compromisso de que o consórcio não terá sua composição ou constituição alterada ou, sob qualquer forma, modificada, sem prévia anuência do Contratante, até a conclusão dos serviços que vierem a serem contratados;

g) compromisso expresso de que o consórcio não se constitui, nem se constituirá, em pessoa jurídica distinta da de seus membros, nem terá denominação própria ou diferente da de ser consorciados;

h) compromisso e obrigações de cada um dos consorciados individualmente, em relação ao objeto deste certame.

Page 70: A V I S O EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº CN/072/2011 …multimidia.curitiba.pr.gov.br/2013/00135945.pdf · EDITAL DE CONCORRÊNCIA N.º CN/072/2011-SMOP/OPP PREÂMBULO O MUNICÍPIO DE

70

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS

ANEXO XV

REQUISITOS LEGAIS PARA CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTALPERTINENTE À EXECUÇÃO DAS OBRAS OBJETO DESTA LICITAÇÃO

Quadro 1. Legislação pertinente – controle e monitoramento de emissões atmosféricas

Instrumento legal Ano Descrição

Portaria IBAMA nº 85 1996Dispõe sobre as diretrizes para criação de Programa Interno de Autofiscalização da Correta Manutenção de Frotas e Veículos movidos a Diesel quanto à emissão de Fumaça Preta.

Lei Federal nº 8.723 1993Dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores e dá outras providências.

Resolução CONAMA nº 18 1986Dispõe sobre a criação do Programa de Controle de Poluição do Ar por veículos automotores – PROCONVE.

Resolução CONAMA nº 08 1993

Complementa a Resolução no 18/86, que institui, em caráter nacional, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE, estabelecendo limites máximos de emissão de poluentes para os motores destinados a veículos pesados novos, nacionais e importados

Resolução CONAMA nº 16 1995

Dispõe sobre os limites máximos de emissão de poluentes para os motores destinados a veículos pesados novos, nacionais e importados, e determina a homologação e certificação de veículos novos do ciclo Diesel quanto ao índice de fumaça em aceleração livre.

Lei Estadual nº 13.806 2002Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, padrões e gestão da qualidade do ar, conforme especifica e adota outras providências.

Quadro 2. Legislação pertinente – gerenciamento dos resíduos da construção civil - RCC

Instrumento legal Ano Descrição

Resolução CONAMA nº. 307 2002Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Lei Municipal nº 7833 1991Dispõe sobre a política de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente e dá outras providências.

Decreto Municipal nº 1.120 1997Regulamenta o Transporte e Disposição de Resíduos de Construção Civil e dá outras providências.

Decreto Municipal nº 1.068 2004Institui o Plano de Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do Município de Curitiba.

Decreto Municipal nº 1.153 2004Regulamenta os artigos 7º e 9º da Lei 7833/91 e institui o sistema de licenciamento ambiental no Município de Curitiba e dá outras providências.

Decreto Municipal nº 983 2004

Regulamenta os Arts. 12, 21 e 22 da Lei nº 7833 de 19 de dezembro de 1991, dispondo sobre a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos no Município de Curitiba.

Lei Municipal nº 11.682 2006Dispõe sobre o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em Curitiba – PROMGER.

Decreto Municipal nº 852 2007

Dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de agregados reciclados, oriundos de resíduos sólidos da construção civil classe A, em obras e serviços de pavimentação das vias públicas, contratadas pelo Município de Curitiba.