a tribuna - outubro de 2012 - edição 3.890

12
Nossa Senhora Aparecida Rezar o 7° PPO BOLETIM INFORMATIVO A TRIBUNA - ÓRGÃO OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS Ano da Fé Padres cursam pós- graduação Catecismo da Igreja Católica em fichas de estudo A série de estudo “Catecismo da Igreja Católi- ca”, inspirada nas propostas do Ano da Fé, é composta por 59 fichas publicadas semanal- mente. Para participar, é necessário inscrever-se para receber, por email, tanto o Boletim Linha Direta quan- to as fichas. A primeira delas foi publicada em 15 de outubro pas- sado, mas ainda dá tempo! Participe! Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, publica carta sobre o Ano da Fé. Inspirada pelo Ano da Fé, iniciativa é mais um rico subsídio para paróquias e comunidades Inscrições em www.arquidiocesecampinas.com Clique em Linha Direta, preencha seus dados e você receberá em seu email! Solenidade reuniu 4 mil pessoas. Encontro de espiritualidade em torno do Plano de Pastoral Orgânica. Padres da Arquidiocese de Campinas estudam para aperfeiçoar seu ministério. Confira aqueles que, mais recentemente, concluiram a pós-graduação. Página 3 Página 4 Página 10 Página 6 ANO 103 - EDIÇÃO 3.890 - OUTUBRO 2012

Upload: arquidiocese-de-campinas

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boletim A Tribuna, Órgão Oficial da Arquidiocese de Campinas. Ano 103, Edição 3.890, Outubro de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

Nossa Senhora Aparecida

Rezar o 7° PPO

BOLETIM INFORMATIVO A TRIBUNA - ÓRGÃO OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

Ano da Fé Padres cursam pós-graduação

Catecismo da Igreja Católicaem fichas de estudo

A série de estudo “Catecismo da Igreja Católi-ca”, inspirada nas propostas do Ano da Fé, é composta por 59 fichas publicadas semanal-

mente. Para participar, é necessário inscrever-se para receber, por email, tanto o Boletim Linha Direta quan-to as fichas.

A primeira delas foi publicada em 15 de outubro pas-sado, mas ainda dá tempo! Participe!

Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, publica carta sobre o Ano da Fé.

Inspirada pelo Ano da Fé, iniciativa é mais um rico subsídio para paróquias e comunidades

Inscrições em www.arquidiocesecampinas.comClique em Linha Direta, preencha seus dados e você receberá em seu email!

Solenidade reuniu 4 mil pessoas.

Encontro de espiritualidade em torno do Plano de Pastoral Orgânica.

Padres da Arquidiocese de Campinas estudam para aperfeiçoar seu ministério. Confira aqueles que, mais recentemente, concluiram a pós-graduação.

Página 3 Página 4 Página 10Página 6

ANO 103 - EDIÇÃO 3.890 - OUTUBRO 2012

Page 2: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

Boletim A TribunaPublicação do Setor Imprensa da Arquidiocese de Campinas – SP

Arcebispo Metropolitano:Dom Airton José dos SantosDireção: Padre Rodrigo Catini Flaibam Editora-chefe: Bárbara Beraquet (MTb 37.454)Jornalista: Wilson Antonio Cassanti (MTb 32.422) Apoio: Mariana IgnácioMaristela DominguesNathália TrindadeJoão do Carmo Costa

Editorial

EXPEDIENTE

WWW.ARQUIDIOCESECAMPINAS.COMREDACAO@

ARQUIDIOCESECAMPINAS.COM

RUA LUMEN CHRISTI, 02JARDIM DAS PAINEIRAS

13092-320 CAMPINAS, SP

Composição própriaDistribuição gratuitaImpressão: RIP Editores GráficosTiragem: 10 mil exemplares

Proclamado pelo papa Bento XVI, o Ano da Fé teve início em 11 de outubro último e se estende até 24 de novembro de 2013. “O Ano da fé que

estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um ‘Ano da Fé’, em 1967, até chegar ao Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”, disse o Santo Padre, durante a abertura, que aconteceu no dia exato em que, 50 anos antes, tinha início o Concílio Vaticano II.Durante a solenidade de abertura, o papa observou que, nestas décadas, o mundo assiste o aumento da “desertificação espiritual” e que, por isso, é preciso en-contrar os textos da reunião como apoio para voltar a anunciar Cristo. Assim, pelo e para o incentivo do Ano da Fé, lembrando os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, abrimos esta edição com as fichas do Catecis-mo, preparadas para serem estudadas semanalmente. Este subsídio valioso pode ser acessado pela Internet, por email. Basta se inscrever!Ainda, trazemos a carta de Dom Airton José dos Santos que apresenta este Ano proclamado pelo Sumo Pontífice e aponta, de forma bastante clara, como trilhar o caminho para uma autêntica e renovada conversão.Destacamos também a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida em Campinas, em que nos consagramos a nossa mãe querida, padroeira do Brasil. A celebração reuniu cerca de 4 mil pessoas, que seguiram em pro-cissão pelas ruas do entorno do Ginásio do Guarani, até a Igreja a ela dedicada no Jardim Proença.Para nossa alegria, a Igreja Particular de Campinas promoveu, em setembro, encontro de espiritualidade com membros da Coordenação Colegiada de Pastoral, representantes das comissões, equipes, movimentos e organismos da Arquidiocese, representantes das coordenações pastorais das paróquias e seminaristas para refletir e rezar o 7° Plano de Pastoral Orgânica de Campinas.

Confira a versão digital do Boletim A Tribuna, que também está disponível para download em www.arquidiocesecampinas.com/lumen

Equipe do Setor Imprensa

Page 3: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

BOLETIM A TRIBUNA - OUTUBRO 2012 - 03

Solenidade de Nossa Senhora

Com alegria, a Igreja celebra a Solenidade de Nossa Se-nhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a cada dia 12 de outubro. Na cidade de Campinas, a Missa presidida por

Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, foi às 9h, no Ginásio de Esportes do Guarani F.C., com a pre-sença de padres da cidade e de 4 mil pessoas que lotaram o ginásio.A cerimônia foi encerrada com a consagração a Nossa Se-nhora e, em seguida, houve procissão até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença, onde o arcebispo rezou a Oração do Angelus. A Celebração de Nossa Senhora Aparecida marcou a Aber-tura Oficial do Ano da Fé, que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei, atendendo ao chamado do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Para o Ano da Fé, haverá intensa programação em toda a Arquidiocese de Campinas.

Aparecida

Foto

s: B

árba

ra B

eraq

uet

12 de outubro

Page 4: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

No dia 11 de outubro, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, presidiu a solene Missa de aber-tura do Ano da Fé, na Praça de São Pedro,

em Roma, que se estenderá até a festa de Cristo Rei do Universo em novembro do próximo ano. Este é um grande acontecimento para toda a Igreja, pois recorda os 50 anos do início do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Em sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, intitulada Porta fidei, o Santo Padre diz, na primeira li-nha, que “A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar

“Nossa fé, por ser um ato da

nossa liberdade, exige

assumir a responsabilidade

social daquilo que se acredita”

Ano da Fé

este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma” (cf. Porta fidei, 1).

O Ano da Fé será para todos nós um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor (Porta fidei, 6), cujo caminho já iniciamos com o Batismo. Nele, fomos sepultados com Cristo na morte para, como Ele ressuscitou e renovou a vida, caminhemos nessa vida nova (Rm 6,4).

A fé que recebemos no Batismo, acontece em nos-sas vidas através do amor (Gl 5,6) e torna-se um novo critério de entendimento e de ação para a vida de todos. Este amor, que é o amor de Cristo em nossos corações, nos impele a evangelizar. Nestes tempos, como Igreja de Cristo, faz-se necessário maior empenho e convicção que efetive uma nova evangelização para descobrirmos de novo a alegria de crer e o entusiasmo para comunicar a fé.

Respondendo ao chamado do Santo Padre, em nossa Arquidiocese, com suas Paróquias, Comunidades, Famí-lias Religiosas, Movimentos, Associações e todas as suas forças vivas, queremos celebrar este Ano da Fé de forma digna e fecunda.

Vamos intensificar nossa reflexão sobre a fé, para ajudar todos os que creem no Cristo a tornarem mais consciente e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo neste tempo de profundas mudanças.

Durante este Ano da Fé, teremos muitas oportunida-des de confessar a fé no Senhor Ressuscitado na nossa catedral e nas igrejas de nossa Arquidiocese, nas nossas casas e no meio das nossas famílias. Isso possibilitará que cada pessoa sinta fortemente a exigência de conhe-cer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé que recebemos.

Neste Ano da Fé, buscaremos formas de fazer publi-camente nossa profissão de Fé com renovada convicção, confiança e esperança.

04 - OUTUBRO 2012 - BOLETIM A TRIBUNA

por Dom Airton José dos SantosArcebispo Metropolitano

Page 5: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

“No mundo de hoje, não

podemos nos esconder ou

esconder o que cremos”

BOLETIM A TRIBUNA - OUTUBRO 2012 - 05

“No mundo de hoje, não podemos nos

esconder ou esconder o que

cremos”

Será também um ano especial e próprio para intensi-ficarmos a celebração da fé na “liturgia, particularmente na Eucaristia, que é «a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força» (Porta fidei, 9)”.

No mundo de hoje, não podemos nos esconder ou esconder o que cremos. Nossa fé, por ser um ato da nossa liberdade, exige assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita. Nossa profissão de fé é um ato pessoal e ao mesmo tempo comunitário.

O Ano da Fé será uma ótima ocasião para darmos também nosso testemunho cristão através da caridade. O Apóstolo São Paulo nos lembra que “Agora perma-necem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade” (1 Cor 13, 13). ... A fé sem a caridade não dá fruto, e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente à outra realizar o seu caminho. (Porta fidei, 14).

Encerro estas linhas com as pala-vras que o Santo Padre utilizou: “...Que «a Palavra do Senhor avance e seja glorificada» (2 Ts 3, 1)! Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro” (cf. Porta fidei, 15).

Que a Mãe de Deus, proclamada feliz porque acreditou (cf. Lc 1,45), venerada em nosso Brasil com o título de Nossa Senhora da Con-ceição Aparecida, nos inspire e nos ajude para sermos fiéis discípulos missionários.

Dom Airton lê mensagem para o Ano da Fé durante a Sole-nidade de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.Padre João Augusto Piazza, Monsenhor João Luiz Fávero,

Dom Airton e Monsenhor Roberto Fransolin.

Foto

s: B

árba

ra B

eraq

uet

No portal da Santa Sé, você acessa a Carta Apostólica do Sumo Pontífice Bento XVI com a qual se proclama o Ano da Fé.Acesse www.vatican.va

Page 6: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

06 - OUTUBRO 2012 - BOLETIM A TRIBUNA

Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, da Arquidio-cese de Belo Horizonte, conduziu a reflexão do encontro de espiritualidade da Arquidiocese de

Campinas, de 14 a 16 de setembro últimos, realizado no Centro de Espiritualidade Inaciana – Itaici, em Indaiatu-ba, SP. O encontro, que teve por tema a Espiritualidade do Seguimento de Jesus, promoveu oração e reflexão em torno do 7° Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese.

O evento teve Missa presidida pelo Arcebispo Metro-politano, Dom Airton José dos Santos, e momento pes-soal de deserto, com orientação do frei agostiniano Luiz Antônio.

Questionado sobre o significado de, num mundo atribu-lado, parar para refletir sobre o plano de pastoral, frei Luiz lembrou que é necessário que se interrompa a correria do cotidiano para se voltar ao mais importante, para que possamos, até mesmo, como seres humanos, nos situar, por meio de questionamentos: “afinal de contas, qual é o sentido da minha vida? O que eu estou buscando? Onde eu estou investindo as minhas energias?”, exemplificou.

“Isso também acontece com os agentes de pastoral, com os evangelizadores na Igreja, porque, muitas vezes, neste mundo com contínuas mudanças, acreditamos que precisamos mudar e inventar a toda hora. Temos que acompanhar, sim, estar antenados ao que está aconte-cendo, mas é necessário fazer bem as coisas e, para isso, precisamos ‘parar’. O próprio Jesus, quando enviava seus discípulos em missão, em certos momentos, convidava: ‘venham para um lugar à parte, vamos descansar um pou-co’. E aí os introduzia na dinâmica da intimidade com o Pai, na dinâmica do ensinamento das coisas do Reino de Deus, preparando-os para um novo momento missioná-rio”, observou o frei.

Frei Luiz ressalta que o Plano de Pastoral da Arquidio-cese de Campinas, plano que prioriza a evangelização, o acolhimento, a renovação e o serviço, centra-se na reali-dade do que a Igreja no Brasil tem trabalhado nas urgên-cias pastorais. “É muito bonito que a Igreja de Campinas, uma vez mais, reafirme a opção preferencial pelos po-bres”, comentou.

Rezar o 7° PPO

Page 7: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

Uma iniciativa inédita de evangelização para crianças

de 2 a 8 anos de idade

O projeto Anjinhos do Brasil é uma plataforma multimídia baseada em sete personagens

infantis em forma de anjos.

Por meio de músicas, orações e histórias

ilustradas, os anjinhos transmitem os

valores da Igreja à nova geração de católicos.w

ww.

anjin

hosd

obra

sil.c

om.b

r

BOLETIM A TRIBUNA - OUTUBRO 2012 - 07

ANJINHOSDO

BRASIL

Encontro de espiritualidade foi realizado em torno do

7° Plano de Pastoral Orgânica, fruto do esforço conjunto de toda a Arquidiocese

Fotos: Maurício Aoki

Page 8: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

08 - OUTUBRO 2012 - BOLETIM A TRIBUNA

1 2 Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, em Campinas.

ARQUIDIOCESE EM DESTAQUE

3 No dia 6 de outubro, em prol da Casa de Acolhi-mento “Nossa Senhora da Esperança”, houve Roma-ria para Aparecida, onde Dom Airton José dos San-tos, Arcebispo Metropolitano, celebrou Missa.

5 6 A Associação Ca-tólica Pequeninos do Senhor comemorou 15 anos com Mis-sa presidida por Dom Airton na Igreja Nossa Senhora das Dores, em 25 de agosto.

1 2

6

4

4 Encontro de atendentes paroquiais em 29 de agosto, na Cúria Metropolitana.

Fotos: João Zinclar

Foto: João Costa

Foto

s: B

árba

ra B

eraq

uet

5

3

Foto: Jefferson Silva

Page 9: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

BOLETIM A TRIBUNA - OUTUBRO 2012 - 09

9 Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, presi-dente da CNBB, esteve no dia 19 de agosto de 2012 na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campinas, onde foi homenageado pelos 25 anos de Ordenação Episcopal. Ao lado, Monsenhor Fernando de Godoy Moreira.

7 8

7 8 No mês de agosto, representantes da Diocese de Daejun, da Coreia do Sul, estiveram em visita à Arquidiocese de Campinas. Padre Jonas Barbosa reúne-se com comitiva sobre a semana missionária que prescede a JMJ Rio2013.

12

11

9

Fotos: Bárbara Beraquet

10

11 12 Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, presidiu Missa em memória de Dom Bru-no pelo primeiro aniversário de seu falecimento, em 28 de agosto de 2012, na Catedral Metropolitana.

Dom Airton com o bispo de Dae-jun, Dom Lázaro Yoo.

Pastoral da Pessoa Idosa comemorou o Dia Nacional e Internacional do Idoso com Missa na

Catedral Metropolitana, em 29 de setembro.

Foto gentilmente cedida

Page 10: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

10 - OUTUBRO 2012 - BOLETIM A TRIBUNA

Padres da Arquidiocese de Campinas tem ampliado sua formação acadêmica e investido seu tempo na pós-graduação em diversas áreas do conhecimento

Nos últimos sete anos, 10 padres tiveram seu mestrado ou dou-torado concluídos. Qualificados e atualizados, estes padres, assim como tantos outros anteriormente, encontraram na pós-

graduação mais uma forma de aprimorar seu múnus. Padre José Eduardo Meschiatti tor-nou-se doutor em 2007, com a tese “Trabalhadores da Vinha: Estudo sobre a formação do Clero – O Se-minário Católico antes e depois do Concílio Vaticano II”, defendida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho aborda a for-mação do clero, lançando um olhar sobre “formando” e “clero”, sujeitos que não se dissociam. Padre Antonio Douglas de Moraes,

atualmente doutorando no Laboratório de Psicologia Genética, na Fa-culdade de Educação da Unicamp, e desenvolvendo pesquisa sobre as relações do Desenvolvimento Cognitivo com o Desenvolvimento Reli-gioso e da Fé, concluiu, em setembro do ano passado, seu mestrado na Faculdade de Educação da instituição, “Um Estudo sobre a Espirituali-dade da Ação Pedagógica dos Professores”. Padre João Batista Cesáreo concluiu sua tese de mestrado “‘Do coração da Igreja’ – Elementos histórico-pastorais da Universidade Católica: re-flexões sobre a ação da Igreja na PUC-Campinas”, pouco depois, em novembro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O estudo reflete a Universidade Católica como espaço de ação evangeli-zadora da Igreja e aborda como essa ação se desenvolve concretamente no interior de uma Instituição de Ensino Superior, explicitando suas po-

tencialidades, limites e contradições. Também na PUC-Campinas, Padre Rogério Canciam defendeu seu mestrado, em 2008, com o título “Ensino Superior em Educação”, tese que pro-curou articular-se à linha de pesquisa Univer-sidade, Docência e Formação de Professores. Mais recentemente, em setembro de 2011, ele finalizou Especialização Profissional na Facul-dade de Ciências da Saúde de São Paulo, com o estudo “Psicossomática, Psico-oncologia e Câncer”.

Pós-GraduaçãoPadres ampliam sua formação com a

Padre Norberto

Padre Marcelo

Padre Douglas

Foto

s: A

rqui

vo

Padre Jonas

Page 11: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

BOLETIM A TRIBUNA - OUTUBRO 2012 - 11

Padre Marcelo Donizetti Previatelli, assim como Padre Rogério, também concluiu seu mestrado na Pontifícia Universidade de Cam-pinas (PUC-Campinas), mas alguns anos an-tes, em setembro de 2005. “O Papel da Igreja na configuração do espaço urbano no Brasil Colônia – (A presença dos Jesuítas e dos Bene-ditinos em Salvador e São Paulo)” teve por ob-jetivo explicitar a relevância da Igreja Católica Apostólica Romana na construção do espaço urbano no Brasil colonial. Acoplada a esse ob-jetivo, está a ideia de que a Igreja é efetivamen-te representada nas Ordens Religiosas durante todo o período de colonização brasileira. Padre Norberto Tortorelo Bonfim tornou-se mestre em março de 2011, pelo Centro Uni-versitário São Camilo (SP), com a tese “Um olhar bioético sobre a espiritualidade como fator de saúde para o ser humano em fase ter-minal”. Bioética também foi a área escolhida pelo Padre Wilson Enéas Maximiano, que con-cluiu o mestrado em agosto deste ano, também no Centro Universitário São Camilo. Sua tese “Um olhar da Bioética sobre a importância da Espiritualidade em mulheres no final da vida” revela o serviço de capelania hospitalar desen-volvido com mulheres em situação terminal de câncer como um elemento de conforto e esperança no enfrentamento das diversas fases da relação das pacientes com sua enfermidade.Fora do país, três padres cursaram o mestrado. Padre Edemilson Euclides Lovatto concluiu o mestrado em junho de 2010, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Sua tese teve como tema “O ‘princípio misericórdia’: acesso a Jesus Cristo e elemento sistemático da cristologia de Jon Sobrino”, em que ob-

jetivou oferecer dupla contribuição: evidenciar como o princípio miseri-córdia elaborado por Jon Sobrino se constitui fundamento de atividade de Jesus e, portanto, via de acesso à sig-nificação cristológica e mostrar como tal princípio vem incorporado como categoria epistemológica e elemento sistemático de sua reflexão teológica. Ainda na Pontifícia Universidade Gre-goriana, Padre Rafael Capelato obte-ve seu mestrado em junho de 2011: “Francisco de Campos Barreto: uma resenha biográfica. Fontes e crítica historiográfica”. O trabalho foi uma resenha biográfica destinada a elencar os eventos mais significativos liga-dos à pessoa do bispo tendo em vista apresentar o itinerário de fontes, prin-cipalmente aquelas não publicadas. Em maio de 2011, Padre Jonas Duarte Christal finalizou o mestrado no Bos-ton College (Universidade Jesuíta), nos Estados Unidos. A tese teve como título “Discípulos e Discipulado no Evangelho de Marcos – Estudo de Marcos 10, 23-31 e sua rela-ção com o conceito de discipulado na nar-rativa de Marcos” e, atualmente, padre Jo-nas cursa Doutorado de Teologia Sagrada em Novo Testamento na mesma universi-dade.

Padre Wilson

Padre João Batista

Padre Rogério

Padre Eduardo

Padre Rafael

Padre Edemilson

Page 12: A Tribuna - Outubro de 2012 - Edição 3.890

Arquidiocese de Campinas lança

revista para tablets e dispositivos digitais

A Arquidiocese de Campinas tem a grata satisfação de lançar a Revista Lumen, uma publicação ca-tólica exclusiva-

mente digital, disponível nas plataformas web onli-ne, aplicativo para tablets, smartphones e download para computadores.

É do Santo Padre Bento XVI que vem a inspiração para a Revista Lumen. As-sim nos diz, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, em 2011: “Como qualquer outro fru-to do engenho humano, as novas tecnologias da comuni-cação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, po-dem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”. Esta é nossa missão.

No ambiente digital, em que tudo é permitido, a comu-nicação evangelizadora tem se provado mais do que pre-sente: tem se mostrado eficiente. “Hoje, as pessoas estão conectadas, sobretudo os jovens, através da Internet. Por meio das mídias digitais está se fazendo um bem imenso, algo que não vemos com os nossos olhos, mas que sabemos que é um trabalho efetivo, real e que produz muitos fru-tos”, afirmou o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, em mensagem sobre a importância dos novos meios de comunicação social.

Visite o hotsite: http://www.arquidiocesecampinas.com/lumen

“É do Santo Padre Bento XVI que

vem a inspiração para a Revista Lumen”