a sustentabilidade e as bibliotecas comunitárias: possível implementação - denis maimoni; rebeka...

15
A sustentabilidade e as bibliotecas comunitárias: possível implementação Denis MAIMONI Rebeka Lopes SAVICKAS

Upload: monitor-cientifico-fabci

Post on 18-Dec-2014

1.998 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Trabalho apresentado no dia 07/12/2010 durante o II Seminário de Iniciação Científica da FESPSP

TRANSCRIPT

A sustentabilidade eas bibliotecas comunitárias: possível implementaçãopossível implementação

Denis MAIMONIRebeka Lopes SAVICKAS

O que ?

O trabalho propõe soluções para o desenvolvimento de para o desenvolvimento de bibliotecas comunitárias sustentáveis.

Biblioteca do Centro Cultural, Pardinho, SP.

Paradigmas das Bibliotecas Comunitárias

q Antes bibliotecas populares, agora bibliotecas comunitárias;q Mobilização da população para a criação das bibliotecas

comunitárias;comunitárias;q Sem padronização de acervo e infra-estrutura;q Alguns serviços prestados: empréstimos domiciliares, atividades escolares e atividades culturais.

Bibliocileta, Simões Filho, BA.

Paradigmas da Sustentabilidadeq Construção de uma base de regulação (1930-1971)

Ø Começa a elite sair dos meio rural para o meio urbano e crescimento desordenado da população;Criação da UC influenciado pelo parques nacionais dos EUA;Ø Criação da UC influenciado pelo parques nacionais dos EUA;

Ø Com o fim da 2ª Guerra Mundial, medo da destruição, levou a Brasil em 1958 construção da FBCN que defendia a fauna, flora e fiscalizava a pesca.

Antes as políticas ambientais no Brasil pensava-se na abordagem nacional dos problemas ambientais e secundariamente ações de caráter regionais.

Paradigmas da Sustentabilidadeq Intervencionismo do Estado e crise ecológica global(1972-1987)Ø Influências da Conferência de Estocolmo 72, debate sobre a escassez

absoluta de recursos;Ø As políticas ambientais entram em contradição com regime militar;Ø As políticas ambientais entram em contradição com regime militar;Ø A UC em alta(Parques Nacionais, Estações Ecológicas, Reservas

Biológicas; APA’s) todas em prol da proteção dos biomas diversos.

Agora as políticas ambientais voltadas para mitigação dos problemas ambientais.

Paradigmas da Sustentabilidadeq Democratização e descentralização decisória (1988- aos dias de

hoje)Ø Relatório de Brundtland – conceito de desenvolvimento sustentável;Ø Constituição Federal 88- questões ambientais. (atores sociais);

Ø ECO-92 – Protocolo de Kyoto (emissão de gases do efeito estufa).estufa).

Ø Questão do desenvolvimento sustentável e as empresas (marketing engano = uso indevido dos recursos não renováveis) .

Ø - Modelos alternativos de gestão ambiental

PermaculturaÉ uma palavra formada pela união de “permanente”

e “agricultura” e representa uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura

N

H

Homem e natureza de modo parcimonioso, em que ambos os sistemas troquem energia .Apenas aproveite o que a natureza produza em excedente.

Como?Aliando os conceitos de Bibliotecas comunitárias aos projetos de Sustentabilidade e Permacultura chegaremos e Permacultura chegaremos na redução de custos de implementação e impactos ao meio ambiente.

Biblioteca do MMA, Brasilia, DF.

Quando?Boa vontade, há. Porém, é necessário o apoio de políticas governamentais,

Biblioteca de arquitetura da TU Delft, Holanda.

políticas governamentais, ONG’S e um projeto de implementação realizado por um bibliotecário.

Onde ?A ideia de sustentabilidade tem que ser inserida em

Biblioteca pública “verde”, New York.

que ser inserida em todas as bibliotecas comunitárias.

Porquê?qCarência da infra – estrutura das

bibliotecas comunitárias;

qApoio à educação e conscientização qApoio à educação e conscientização ambiental;

qFacilitar o acesso da comunidade à informação e conhecimento;

qTransmitir o conceito de Permacultura na sociedade urbana.Biblioteca do MMA, Brasilia, DF.

ReferênciasAÇÃO EDUCATIVA. Políticas e práticas de leitura no Brasil.São Paulo: Ação Educativa, 2003 (Série Nó daquestão, n. 2).

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: Ed.UEL,1997. 171 p.

APARTAMENTOS sustentáveis. Empresa sustentável Não Só Para GrandesAPARTAMENTOS sustentáveis. Empresa sustentável Não Só Para GrandesCorporações.<http://www.apartamentossustentaveis.com.br/empresas-sustentaveis/empresasustentavel-nao-so-para-grandes-corporacoes> Acessado em 30 nov. 2010.

BATELLI, Giulia. Biblioteca sustentável. Disponível <http://www. giuliabatelli.wordpress.com/tag/biblioteca-sustentavel> Acessado em 30 nov. 2010

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. 1998.

COMISSÃO mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas, 1988. 430 p.

CRUZ, Célia; ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de diferentes recursos para organizações semfins lucrativos. São Paulo: Global, 2003.158 p.

CUNHA, Luís Henrique; COELHO, Maria Célia. Política e gestão ambiental. In: CUNHA, SandraBaptista da; GUERRA, Antonio José Teixeira (Org.). A questão ambiental: diferentesabordagens. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Betrand Brasil, 2007.

ECO Futuro. Bibliotecas Comunitárias. <http://www.ecofuturo.org.br/copy_of_programa_ler_e_preciso/educacao_cultura/programa_ler/bibliotecas-comunitarias> Acessadoem 29 nov. 2010.

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais Programa A Tela E O Texto. [20?]. <http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/folheto_biblioteca.pdf> ?]. <http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/folheto_biblioteca.pdf>

FEITOSA, Luiz Tadeu. O poço da draga: a favela e a biblioteca. São Paulo: Annablume, 1998. 208 p. INSTITUTO DE PERMACULTURA E ECOVILAS DA MATA ATLÂNTICA. Apermaculrura<http://www.ipemabrasil.org.br/permacultura.htm> Acessado em 30 nov. 2010.

LEITE, Maria Helena Pereira; GARCÍA CID, Nicolás Hernán Embarque na leitura: biblioteca no metrô de SãoPaulo. 2005. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel) - Faculdade de Biblioteconomia e Ciência daInformação, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo. 2005.

Mundo do Marketing. Biblioteca sustentável. <http://www.mundodomarketing.com.br/,13602,biblioteca-sustentavel.htm> Acessado em 30 nov. 2010.

REVISTA h2oagua. Eco business lança a primeira biblioteca sustentável dopaís.<http://www.h2oagua.com.br/noticia.asp?noticia=1213> Acessado em 30 nov. 2010.

TETRA PARK. A embalagem e o meio ambiente. São Paulo: Tetra Park, c1998. 02/12/2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do estadoda bahia. <http://www.cinform.ufba.br/7cinform/soac/papers/41d630061c75a5256dde4897e527.pdf> Acesso em 26/11/2010.

VENTURA. Biblioteca sustentável do país.<http://www.ventura.org.br/noticias/index.php/2010/08/06/primeira-biblioteca-sustentavel-dopais> Acessado em 30/11/2010

Obrigado

contatos: [email protected]@gmail.com