a sociedade internacional precisa afiar seus dentes para ultrapassar os obstáculos da governança...

1
1. A sociedade internacional precisa afiar seus dentes para ultrapassar os obstáculos da governança global e mostrar mais legitimidade e eficácia. O que significa afiar os dentes? Significa aumentar a autoridade supranacional do ordenamento jurídico internacional. Ou seja, o este deve restringir a soberania dos Estados através de poderes coercitivos para a conformação dos comportamento dos estados aos interesses globais em comum. Todavia existem problemas específicos inerentes à um papel mais duro e coercitivo das normas internacionais. Tais como: o perigo do unilateralismo; questões relativas à legitimação; os limites do poder e o risco da criação de novas formas hierárquicas a nível mundial. 2. Os regimes internacionais podem mudar internamente ou desaparecerem, sendo nesse último caso, substituídos ou não por novos regimes. Explique como ocorre cada um deles, exemplificando-os.

Upload: kessiolemos

Post on 18-Jan-2016

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Sociedade Internacional Precisa Afiar Seus Dentes Para Ultrapassar Os Obstáculos Da Governança Global e Mostrar Mais Legitimidade e Eficácia

1. A sociedade internacional precisa afiar seus dentes para ultrapassar os obstáculos da governança global e mostrar mais legitimidade e eficácia. O que significa afiar os dentes?

Significa aumentar a autoridade supranacional do ordenamento jurídico internacional. Ou seja, o este deve restringir a soberania dos Estados através de poderes coercitivos para a conformação dos comportamento dos estados aos interesses globais em comum. Todavia existem problemas específicos inerentes à um papel mais duro e coercitivo das normas internacionais. Tais como: o perigo do unilateralismo; questões relativas à legitimação; os limites do poder e o risco da criação de novas formas hierárquicas a nível mundial.

2. Os regimes internacionais podem mudar internamente ou desaparecerem, sendo nesse último caso, substituídos ou não por novos regimes. Explique como ocorre cada um deles, exemplificando-os.