a princesa e a ervilha

7
A princesa e a ervilha 1ª parte Era uma vez um prí ncipe que queria se casarcom uma princesa, mas tinha de ser uma princesa de verdade. Assim, viajou ao redor do mundo procurando princesas. Havia muitas princesas, mas ele nunca tinha certeza se elas realmente eram princesas de verdade, sempre havia alguma coisa que nã o estava certa com elas. Finalmente, voltou para casa muito triste porque nã o conseguia encontrar o que estava procurando. Uma noite houve uma tempestade terrí vel, com trovõ es e relâ mpagos,e a chuva caindo muito forte. Foi horrí vel! De repente escutou-se uma batida na porta do castelo e o rei correu para abri-la. Ali na entrada estava uma princesa. Mas que apariçã o! Ela estava ensopada. Aá gua escorria do seu cabelo e das roupas e escoava para dentro dos seus sapatos e por fora dos dedos. Assim mesmo, ela insistiu que era uma princesa de verdade. Segundaparte “Nó s vamos descobrir logo!”Pensou a rainha, olhando para a moça molhada. Entretanto, ela nã o disse nada e foi preparar o quarto da hó spede inesperada. A rainha mandou tirar toda a roupa da cama e colocar uma ervilha no fundo da cama. Em seguida mandou pegar vinte colchõ es e colocá -los em cima da ervilha e sobre eles mandou colocar mais vinte acolchoados. Logo depois a rainha mostrou à princesa onde ela iria passar a noite ea moça foi para a cama muito agradecida.

Upload: roseli-aparecida-tavares

Post on 07-Jul-2015

1.462 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A princesa e a ervilha

A princesa e a ervilha

1ª parte

Era uma vez um prí ncipe que queria se casarcom uma princesa, mas tinha de ser uma princesa de verdade. Assim, viajou ao redor do mundo procurando princesas. Havia muitas princesas, mas ele nunca tinha certeza se elas realmente eram princesas de verdade, sempre havia alguma coisa que não estava certa com elas. Finalmente, voltou para casa muito triste porque não conseguia encontrar o que estava procurando.

Uma noite houve uma tempestade terrí vel, com trovões e relâmpagos,e a chuva caindo muito forte. Foi horrí vel! De repente escutou-se uma batida na porta do castelo e o rei correu para abri-la.

Ali na entrada estava uma princesa. Mas que aparição! Ela estava ensopada. Aágua escorria do seu cabelo e das roupas e escoava para dentro dos seus sapatos e por fora dos dedos. Assim mesmo, ela insistiu que era uma princesa de verdade.

Segundaparte

“Nós vamos descobrir logo!”– Pensou a rainha, olhando para a moça molhada. Entretanto, ela não disse nada e foi preparar o quarto da hóspede inesperada. A rainha mandou tirar toda a roupa da cama e colocar uma ervilha no fundo da cama. Em seguida mandou pegar vinte colchões e colocá-los em cima da ervilha e sobre eles mandou colocar mais vinte acolchoados.

Logo depois a rainha mostrou à princesa onde ela iria passar a noite ea moça foi para a cama muito agradecida.

Page 2: A princesa e a ervilha

Terceira parte

Na manhã seguinte o rei e a rainha lhe perguntaram como havia dormido.

__ Oh, terrivelmente mal! _ Disse a princesa. _ Eu mal consegui fechar os olhos a noite inteira. Deus sabe o que havia na cama. Era uma coisa muito dura e agora estou como se tivesse recebido pancadas por todo o lado.

Pela resposta a rainha soube que ela era uma princesa de verdade. Só uma princesa seria sensí vel o suficiente para sentir uma ervilha através de vinte colchões e vinte acolchoados.

O Prí ncipe finalmente encontrou sua princesa de verdade, com quem se casou. A ervilha foi colocada no museu, onde ainda pode ser vista, se é que não foi roubada.

Adaptação de Hans ChristianAndersen

As frases abaixo correspondem aos acontecimentos do conto. Ordena-os de acordo com a história.

Para concretizar o seu desejo, resolveu ir dar a volta ao mundo.

Numa noite de tempestade, uma jovem bateu à porta do palácio e afirmou ser uma princesa verdadeira.

Como se tratava de uma princesa verdadeira, o prí ncipe casou-se com aquela jovem.

Page 3: A princesa e a ervilha

Para verificar a autenticidade da princesa, a rainha colocou uma ervilha debaixo de vários colchões e enxergões.

Era uma vez um prí ncipe que pretendia casar, mas só com uma verdadeira princesa.

A ervilha foi colocada num museu.

Na manhã seguinte, a princesa afirmou ter dormido muito mal, que algo duro a perturbara toda a noite e que tinha o corpo cheio de nódoas negras.

Muito triste, o prí ncipe regressou a casa sozinho.

Page 4: A princesa e a ervilha
Page 5: A princesa e a ervilha
Page 6: A princesa e a ervilha

COMPLETE AS LACUNAS COMAS PALAVRAS

QUE ESTÃO FALTANDO E ENCONTRE-AS NO DIAGRAMA ABAIXO.

OH JARDINEIRA

OH! _______________ POR QUE ESTÁS TÃO __________

MAS O QUE FOI QUE TE _____________________?

- FOI A ______________ QUE CAIU DO __________

DEU DOIS __________________E DEPOIS ___________

- VEM JARDINEIRA, VEM MEU ________

NÃO FIQUES TRISTE QUE ESTE ___________"É TODO TEU"

TU ÉS MUITO MAIS ___________

QUE A CAMÉLIA QUE MORREU.

C A M J G K S U A M O R S

O U A N A V B N M Ç Q T U

P E G Z L T R W S S A E S

T R I S H J M U N D 0 Z P

R M Q O O I P A L H A Ç I

I O Y J X E R E T A B O R

S R J A R D I N E I R A O

T R A X C O P T U L Q V S

E E B A C O N T E C E U A

G U S Ç P A C A M E L I A

R F C A R B O T E H Y X Z

O H N B O N I T A Q W R I

B O M T G L S O Q C A T U

Page 7: A princesa e a ervilha

.