a influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

17
Trabalho realizado por: Ana Madalena Bruna Sofia Davide Silva João Silva Leandro Matos A influência do tabagismo e do sedentarismo na

Upload: davide-ferreira

Post on 26-Jun-2015

1.820 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Trabalho realizado por:

Ana Madalena Bruna Sofia Davide Silva João Silva Leandro Matos

A influência do tabagismo e do

sedentarismo na vida do homem

Page 2: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

A influência do tabagismo e do sedentarismo na vida do homem

Educação física – Luís Veloso

Ano letivo 2012/2013

Ana Madalena, Nº2, 11ºL;Bruna Sofia, Nº6, 11ºL;Davide Ferreira, Nº8, 11ºL;João Silva, nº13, 11ºL;Leandro Matos, nº18, 11ºL

2

Page 3: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Índice

Índice_______________________________________________________________________________3

Introdução___________________________________________________________________________4

Tabagismo___________________________________________________________________________5

Definição_______________________________________________________________________5

Causas_________________________________________________________________________5oAntecedentes históricos_______________________________________________________5

Consequências no Homem_________________________________________________________5

Prevenção______________________________________________________________________6oPrevenção da iniciação ao hábito de fumar________________________________________6oEliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco____________________7oApoio/promoção aos programas de abandono do tabaco____________________________7

Motivos para deixar de fumar:_____________________________________________________7

Sedentarismo_________________________________________________________________________8

Causas_________________________________________________________________________8

Consequências no Homem_________________________________________________________8

Prevenção______________________________________________________________________9

Curiosidades_________________________________________________________________________10

Conclusão___________________________________________________________________________11

Bibliografia__________________________________________________________________________12

3

Page 4: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Introdução

Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Luís Veloso no âmbito da disciplina de Educação Física. O tema eleito foi “A influência do tabagismo e do sedentarismo na vida do Homem” por ser atual, relevante, ter vindo a ganhar dimensões preocupantes e, na nossa opinião, ser interessante. Outra das vantagens desta temática é que as fontes de informação a ele associadas são de fácil acesso.

Em primeiro lugar, buscaremos as consequências, causas e antecedentes das temáticas. Tentaremos compreender como poderemos prevenir que as populações sejam afectadas pelos malefícios do tabaco e/ou sedentarismo.

Será apresentada a relação entre a História e a temática, nomeadamente, explicando de que forma o Homem actual, em paralelo com o Homem ancestral, se acomodou ao desenvolvimento tecnológico.

Ao elaborar o trabalho, queremo-nos focar nos problemas que podem surgir destas duas realidades. Temos intenções de fornecer informação direta, expondo-a de modo a que facilmente seja compreendida e se mostre interessante.

4

Page 5: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Tabagismo Definição

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco, isto é, uma doença causada pela dependência física da nicotina.

Os viciados adotam um comportamento idêntico aos dependentes de heroína e cocaína.Segundo a OMS o tabagismo pode ser definido como: "uma desordem mental e de

comportamento em razão da síndrome da dependência à nicotina".

Causas A principal causa para fumar será a aparente sensação de

bem-estar que esta droga provoca. Outra influência relevante é a publicidade maciça que os meios de comunicação em massa fazem ao cigarro.

Pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. A publicidade sabe aliar as demandas sociais e as fantasias dos diferentes grupos (adolescentes, mulheres, faixas economicamente mais pobres, etc.) ao uso do cigarro, induzindo a crença de que os seus desejos se realizarão ao fumar.

Desta forma, o consumo do tabaco entre as pessoas mais facilmente influenciáveis aumenta, no entanto, este também poderá causar distúrbios comportamentais.

o Antecedentes históricos

O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais religiosos. Acabou por chegar à Europa através dos espanhóis, no início do século XVI.

No início, era utilizado através do cachimbo, acreditando-se que este possuía fins terapêuticos. Este espalhara-se tão rapidamente que, no século XVII, já havia alcançado Ásia e África.

Por volta de 1840 a 1850 surgiram as primeiras descrições de fumadores. Mas é a partir dos Anos 60, que surgem os primeiros relatórios científicos a relacionar o cigarro ao adoecimento de quem o consome e daqueles que estão expostos ao seu fumo.

O tabaco é a maior causa de morte em todo o mundo, no entanto, apesar dos seus malefícios, a nicotina é ainda uma das drogas que mais são consumidas.

Consequências no Homem O tabagismo traz consequências como: Disfunções sexuais - O tabagismo nos homens dificulta a erecção,

provoca a ejaculação precoce, a infertilidade e a diminuição do desejo sexual. Nas mulheres esta prática, para além de estar associada a algumas doenças femininas, provoca a menopausa precoce, a menor lubrificação vaginal, a diminuição de desejo sexual e a infertilidade, podendo também causar abortos ou nascimento de prematuros ou recém-nascidos com peso abaixo do normal.

5

Page 6: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Anomalias em fetos e recém-nascidos - Problemas no desenvolvimento fetal pós-natal, como a morte súbita infantil, anomalias da aprendizagem e do comportamento, acabam por diminuir a estatura e o compromisso do aparelho respiratório da criança.

Consequências estéticas

o Longo prazo – O corpo do fumador acaba por sofrer alterações. Por exemplo, os seus dentes escurecem, as gengivas podem inflamar, o hálito torna-se desagradável e a pele envelhece.

o Curto Prazo - Para além dos efeitos a longo prazo, o fumo do tabaco causa também efeitos imediatos, tal como irritação nos olhos, congestão nasal, tosse, dores de cabeça e alergias.

Provoca doenças como:

o Cancro do pulmãoo Cancro da cavidade oralo Cancro do esófago e pâncreaso Cancro da bexiga e dos rinso Cancro do colo do úteroo Doenças respiratóriaso Doença gastrointestinais (doença

do refluxo, úlcera digestiva)o Doenças cerebrovasculareso Cardiopatia isquémica

Outros efeitos nocivos - O tabagismo prejudica a ingestão de certos medicamentos, pois interfere no metabolismo dos mesmos, dificulta a cicatrização e facilita o aparecimento de complicações nos doentes diabéticos.

Prevenção Esta incide em três pontos fulcrais:

1. Prevenção da iniciação ao hábito de fumar2. Eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco3. Apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco

Isto implica que, para além do médico, têm responsabilidades nesta área as influências culturais, sociais e políticas.

o Prevenção da iniciação ao hábito de fumar

Antes de mais, o primeiro ponto é afetado se as crianças forem educadas desde cedo, no sentido de evitar que comecem a fumar. A promoção da saúde deve subsistir nas escolas e nos locais de trabalho.

Por norma, é durante a adolescência que surgem os maiores fumadores, encarando o cigarro como uma forma

6

Page 7: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

de afirmação social e desautorização da família e educandos. Os jovens têm maior probabilidade de não começarem a fumar se tiveram uma educação direcionada para a resistência à pressão social, souberem as dificuldades em deixar de fumar e conhecerem as consequências do tabagismo para a saúde.

Assim, a prevenção do tabagismo deverá incidir, essencialmente, na primária durante a infância e a adolescência.

o Eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco

O passo seguinte é proteger aqueles que, involuntariamente, acabam por ser fumadores passivos. Este é um processo mais complicado, pois o máximo que as autoridades podem fazer neste sentido é proibir que se fume em determinados espaços fechados.

o Apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco

Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. No entanto, os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar. Nesse sentido, após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

Motivos para deixar de fumar: o Aumenta a esperança de vida, bem como o bem-estar;o Poupa-se muito dinheiro;o Apuram-se sentidos, como o olfato e o paladar;o A pele recupera o aspeto e a saúde originalo Os dentes voltam ao branco originalo Passa-se um bom exemplo às gerações mais jovens.

Para se deixar de fumar, deve-se ter o apoio das pessoas mais próximas e, se for necessário, consultar um médico. Se for necessário, recorre-se a algum tipo de tratamento:

Abordagem Cognitivo-Comportamental: Este tipo de abordagem permite que o indivíduo aprenda como resistir à dependência de qualquer ciclo vicioso. Desta forma, este ganha autocontrole e torna-se o responsável pelo seu próprio comportamento, sem submissões.

Tratamento com Medicamentos: O recurso a medicamentos para deixar de fumar é, em situações bem definidas, utilizado como um apoio para alguns pacientes. Quando o primeiro tratamento não tem eficácia, passa-se para este, no sentido de facilitar o autodomínio comportamental.

7

Page 8: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

SedentarismoO sedentarismo ocorre quando a carência

de atividade física impede que sejam queimadas menos calorias diárias do que as indispensáveis. Tal é suficiente para que a saúde seja forçosamente afetada.

Apenas porque não há prática desportiva, não significa que estejamos perante sedentarismo: Pessoas que praticam atividade física regulares, como limpar a casa, caminhar para o

trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários.

Uma pessoa só poderá de deixar de ser considerada como sedentária se queimar mais de 2.200 calorias por semana.

Causas O Sedentarismo, considerado uma doença, está em perigosa expansão. Trata-se de uma

realidade característica dos Países Desenvolvidos e a sua principal causa é o desenvolvimento tecnológico.

Hoje em dia, é possível satisfazer grande parte das nossas necessidades sem sair de casa. Ainda há bem pouco tempo, algo tão simples como ler o jornal implicava uma deslocação à rua para o adquirir. Tudo estava a uma distância muito maior. A tecnologia, neste domínio, observou uma evolução enorme. É impressionante como hoje, através da Internet, é possível fornecer ou receber informação de qualquer parte do mundo, numa questão de segundos.

Atualmente, a vida do Homem é facilitada pela “Máquina”, com consequente perda de importância da actividade física, enquanto condição de sobrevivência.

O problema é que os genes do Homem são 99,99% idênticos aos dos seus antepassados mais ancestrais, cuja actividade física era fulcral para a sua sobrevivência. Desta forma, em termos genéticos, o organismo humano está formatado para exercitar os seus músculos, ou seja, depende da prática regular de exercício físico para ser saudável.

Assim, este ganho em conforto, algo que o Homem sempre procurou, encerra uma dimensão muito negativa ao promover o sedentarismo com as consequências negativas que conhecemos.

Consequências no Homem O sedentarismo traz consequências como: Acelerar o envelhecimento. Alto nível de stress Aparecimento de doenças como:

o Doenças cardiovasculares (DCV) – Esta doença provoca alterações no corpo como a redução da nossa capacidade vital e débito cardíaco. Assim, como os músculos, os órgãos e o cérebro recebem menos oxigénio, sangue e nutrientes, as artérias contraem-se e aumenta a pressão arterial.

8

Page 9: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

o Fraturas resultantes de quedas – Como consequência da contração das artérias, o coração enfraquece e, assim, a capacidade do sistema cardiovascular responder a movimentos repentinos ou a mudanças de posição diminui. A inatividade leva a que o sistema não consiga fornecer sangue ao cérebro rapidamente.

o Osteoporose – O exercício físico provoca um estímulo que causa a remodelação periódica do osso. Desta forma, a ausência deste estímulo contribui para a osteoporose.

o Obesidade – Quando não há a prática de atividade física regular, não se queimam as calorias necessárias à maior ingestão das mesmas, logo, aumentam os níveis de gordura. A obesidade, é um fator de risco para várias patologias, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e alguns tipos de cancro.

o Cancro – O sedentarismo provoca alterações na função intestinal, causando frequentemente prisão de ventre, o que representa um risco acrescido de cancro colorectal. Também as mulheres sedentárias apresentam um risco mais elevado de vir a contrair cancro da mama. As alterações hormonais desta doença também podem causar impotência masculina e enfraquecimento do sistema imunitário, tornando as pessoas inactivas mais propensas a doenças infecciosas e a outros tipos de cancro.

Outros tipos de doenças – Podem-se manifestar muitas outras doenças como a resistência à insulina (Insulinorresistência, Diabetes tipo II e Dislipidémia), a perda de massa muscular (Lombalgia e Sarcopenia) e, tal como no cancro, podem ocorrer alterações hormonais. Estas alterações no organismo do ser humano podem causar impotência masculina e enfraquecimento do sistema imunitário.

Prevenção O sedentarismo não é algo com o qual nos temos de conformar.Esta é uma doença que pode ser facilmente evitada. Apenas é necessário que os

indivíduos estejam dispostos a melhorar a sua saúde e o seu bem-estar, o que passa por, de forma regular, serem mais ativos.

Deve-se procurar o equilíbrio biológico e evitar extremismo. Não é necessário nem aconselhável que subitamente se pratique uma atividade física esgotante. Apenas que, gradualmente, se aumente a frequência da mesma.

9

Page 10: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Assim, propomos diversas formas de se evitar o sedentarismo, tais como: Praticar atividades físicas como correr,

caminhar, pedalar, nadar, praticar desporto. Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:o Reduz o risco de morrer prematuramente.o Reduz o risco de morrer de doença

cardiovascular.o Diminui o risco de desenvolver diabetes, pressão alta e cancro do cólon retal.o Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.o Ajuda a controlar o peso corporal.o Ajuda a manter ossos, músculos e articulações

saudáveis.o Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais

capazes de mover se cair. o Promove o bem-estar psicológico.

Fazer alguns esforços no dia-a-dia:o Quando viaja de autocarro sair numa paragem

antes; o Procurar subir as escadas ao invés de usar o elevador, etc.

CuriosidadesHá menos fumadores em Portugal: menos 5% desde que a lei do tabaco entrou em

vigor. Apesar de mais de 20% dos fumadores terem diminuído o consumo, um em cada quatro morre prematuramente devido ao vício. O tabaco é ainda a principal causa de morte prematura em Portugal.

Segundo um estudo levado a cabo pela revista médica Lancet, o sedentarismo é tão letal quanto o cigarro; estimando que 70% da população não pratica atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Cerca de 90% dos fumadores, fumam todos os dias, podendo ser considerados dependentes do tabaco. Devido à forte potência aditiva da nicotina, a desabituação tabágica é muito difícil. Cerca de um terço dos fumadores realiza uma tentativa séria por ano para deixar de fumar, 90% destas tentativas não são apoiadas por profissionais;

Apenas 5% do total de fumadores conseguem efetivamente parar. De um grupo de pessoas que tentaram deixar de fumar por sua iniciativa, apenas um terço mantém a abstinência dois dias depois e apenas 5% conseguem manter a abstinência passado um ano;

10

Page 11: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

ConclusãoO que pretendemos foi transmitir o peso negativo do tabagismo e do sedentarismo,

informar especificamente quais as suas causas, consequências e procedimentos preventivos.Em prol da saúde de cada um, concordamos que é uma obrigação moral combater o

tabagismo, visto que este tanto é prejudicial para os fumadores ativos, como para os passivos. Quanto ao sedentarismo, tem de ser suprimido através da dinâmica motora, aleada a outros hábitos saudáveis.

Pessoalmente, concordamos com o conselho que é dado pelo professor Fernando Pádua, fundador do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: “A – Importância de uma alimentação equilibrada; E – Importância de exercício com regularidade; I – Inibir o hábito de fumar; O – Ostracizar o sal; U – Uma consulta por ano”.

Exercitar o corpo humano deve ser, não só uma prática regular que mantém o mantém saudável, mas também uma venturosa maneira de interacção social, repelindo a cobardia dos que se abstém das relações socio-afetivas e se rendem ao comodismo do seu lar.

Conseguimos constatar que tanto uma vida sedentária como o tabagismo, acabam por conduzir às consequências ilustradas:

11

Cancro do Pulmão e outras doenças

respiratórias

Cancro da cavidade oral e esófago

Cancro do pâncreas e

outras doenças gastrointestinais

Doenças cerebrovasculares

Page 12: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

O nosso principal objectivo foi elucidar e consciencializar as implicações que condutas como as referidas têm na nossa saúde.

12

Cancro da bexiga e rins

Cancro colon-rectal

Impotência sexual

Cancro do colo do útero

Osteoporose

Obesidade

Page 13: A influencia do tabagismo e sedentarismo na vida do homem final

Escola Secundária de Alberto Sampaio Ano letivo 2012/2013

Bibliografia

http://www.admix.com.br/pdfs/08_SEDENTARISMO.pdf http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/

2012/07/120718_sedentarismo_mata_as.shtml http://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/o-que-e-sedentarismo http://www.saudebrasilnet.com.br/SBN_PORTAL/frmMateria.aspx?

COD_MATERIA=20&COD_SECAO=17 http://emedix.uol.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php http://www.incorpore.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=74:as-

consequencias-do-sedentarismo&catid=20:opiniao http://blog.naturalemcasa.com/uncategorized/o-sedentarismo-e-as-suas-

consequencias/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabaco http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/

2012/07/120718_sedentarismo_mata_as.shtml http://www.slideshare.net/Pedui/tabaco-presentation-932049 http://www.sc.senac.br/arquivos/brusque/portal_saude_arquivos/Page525.htm http://tabagismo8c.wordpress.com/prevencao-e-tratamento/ http://tabagismo8c.wordpress.com/prevencao-e-tratamento/ http://www.rtp.pt/play/p44/e99166/sociedade-civil

13