a influÊncia da culinÁria italiana no brasil

5
A INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIL A Itália é considerada o berço da cozinha ocidental. O intenso comércio de alimentos na região do império centrado no mercado circular da cidade de Roma fez transitar pelo local caravanas recheadas de alimentos vindos de toda Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, etc. A rica e variada culinária italiana, distinta nas várias regiões do país, influenciou a culinária de praticamente todo o mundo. As pizzas e massas são encontradas em qualquer país. Com a chegada dos imigrantes no Brasil, muitos alimentos foram introduzidos no cardápio do local. Até a chegada dos italianos, não era um costume consumir grande variedade de frutas e verduras. Encontrando quintais com terrenos disponíveis, os italianos que optavam viver nos centros urbanos formavam hortas onde cultivavam hortaliças e legumes não só para o consumo familiar, mas também para a venda. O fubá, por exemplo, era encontrado com facilidade, pois os nativos o utilizavam para fazer angu. Desse modo, os italianos puderam manter aqui o hábito de empregar este derivado do milho na fabricação de polenta e broas. Hábito que não passou despercebido pelos brasileiros, que a viam como um indicativo de identidade dos italianos e passaram também a consumir estes alimentos. Somente depois que os italianos se fixaram no meio urbano que começaram a surgir as padarias. Até então, o pão praticamente não entrava na dieta diária do brasileiro. O macarrão foi outro alimento que passou a ser mais consumido. Na Itália era tão costumeiro, que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa. Um importante passo na história deste prato foi a incorporação do tomate em forma de molho para a cobertura da massa. Deste costume surgiu a conhecida expressão “italiana La pastasciutta col pomodoro in coppa”, que significa justamente “a massa (cozida em água fervente e escorrida com tomate em cima”.

Upload: romulo-ferreira

Post on 04-Aug-2015

2.452 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIl

A INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIL

A Itália é considerada o berço da cozinha ocidental. O intenso comércio de alimentos na região do império centrado no mercado circular da cidade de Roma fez transitar pelo local caravanas recheadas de alimentos vindos de toda Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, etc. A rica e variada culinária italiana, distinta nas várias regiões do país, influenciou a culinária de praticamente todo o mundo. As pizzas e massas são encontradas em qualquer país. Com a chegada dos imigrantes no Brasil, muitos alimentos foram introduzidos no cardápio do local. Até a chegada dos italianos, não era um costume consumir grande variedade de frutas e verduras. Encontrando quintais com terrenos disponíveis, os italianos que optavam viver nos centros urbanos formavam hortas onde cultivavam hortaliças e legumes não só para o consumo familiar, mas também para a venda. O fubá, por exemplo, era encontrado com facilidade, pois os nativos o utilizavam para fazer angu. Desse modo, os italianos puderam manter aqui o hábito de empregar este derivado do milho na fabricação de polenta e broas. Hábito que não passou despercebido pelos brasileiros, que a viam como um indicativo de identidade dos italianos e passaram também a consumir estes alimentos. Somente depois que os italianos se fixaram no meio urbano que começaram a surgir as padarias. Até então, o pão praticamente não entrava na dieta diária do brasileiro. O macarrão foi outro alimento que passou a ser mais consumido. Na Itália era tão costumeiro, que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa. Um importante passo na história deste prato foi a incorporação do tomate em forma de molho para a cobertura da massa. Deste costume surgiu a conhecida expressão “italiana La pastasciutta col pomodoro in coppa”, que significa justamente “a massa (cozida em água fervente e escorrida com tomate em cima”. Outros alimentos que migraram para o Brasil com os italianos foram os embutidos, como a tão apreciada mortadela – que surgiu na Itália há mais de dois mil anos, ainda durante o Império Romano. Atualmente, a mortadela é um dos embutidos mais consumidos no Brasil, ultrapassando a marca das 100 mil toneladas anuais. O mesmo aconteceu com a lingüiça, especialidade que já era bastante consumida na Itália quando a imigração teve início. Salames, queijos e vinhos de primeira linha completam a riquíssima cozinha tipicamente regionais de todas as partes da Itália e apreciadas em todo o mundo. Sem dúvida, a gastronomia é um dos ícones da cultura italiana, sempre muito ligada à família e ao prazer de reuni-la. A cozinha é um espaço sagrado de quem a comanda introduzindo um toque pessoal às receitas, o ‘amor’...No City Posto há de sobra este ingrediente, por isso, venha experimentar as delicias da Semana Italiana, preparadas com carinho pelas nossas mamas e nonas...

Page 2: A INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIl

RelacionamentoO brasileiro está acostumado a ter um milhão de amigos. Você senta em um bar, conhece uma pessoa nova, na próxima vez que o encontrar já o apresentará como “esse aqui é meu amigo fulano de tal”. Na Italia receber o título de “amigo” é quase tão difícil como conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.Se você trabalha sempre com uma pessoa, depois vai a uma festa com essa pessoa, como a apresenta? O italiano dirá “questo é il mio collega fulano de tal”. Sim, sempre colega mesmo que vocês trabalhem juntos há anos! Será que é só um modo para dizer a mesma coisa? As crianças água, nada de suco ou refrigerantes.

O sorrisoOs brasileiros são muito bem recebidos pelos italianos, mas existem coisas que despertam dúvidas e geram incômodo. Uma delas é o sorriso constante. Veridiana por exemplo: estava sempre rindo. É a natureza brasileira, não sei nem da onde vem, mas em geral somos um povo feliz, o sorriso sai fácil.O italiano se sente intimidado com tanto sorriso. Pensa: ou essa pessoa é pouco inteligente ou está tirando com a minha cara. O sorriso gera desconfiança: “essa pessoa é uma falsa, está tentando me convencer de que é feliz o tempo todo.”

Costumes do Brasil

A cultura de um povo é traduzida pela sua música, literatura, suas lendas, danças e festas. É uma forma de preservar a lembrança de seus locais de origem, os costumes trazidos por seus antepassados e suas lutas e vitórias em um novo território. As festas populares são manifestações capazes de reunir em um mesmo ambiente ou por um mesmo objetivo, pessoas de diferentes classes sociais, idades e religiões, sem discriminações.

No Brasil, a maioria das festas populares está relacionada à religião. São comuns no país as celebrações em homenagem aos santos e santas padroeiras, como Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), e em datas importantes para o calendário da Igreja Católica, como Dia de Reis ou Dia de Pentecostes (data da Festa do Divino). Até a festa que representa o país internacionalmente, o Carnaval, está ligado à religião católica pois, apesar de ser considerada uma festa profana, seu encerramento marca o início do período da Quaresma (os 40 dias que antecedem a Páscoa). Entretanto, há outras manifestações que marcam a cultura popular brasileira e não estão relacionadas à religiosidade como, por exemplo, o Reveillon e o Boi Bumbá (ou Bumba-meu-Boi) que é representado durante o já famoso Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.

Costumes da Itália

Page 3: A INFLUÊNCIA DA CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIl

A Itália é famosa por sua rica cultura com artes e seus grandiosos monumentos históricos como a Torre de Pisa e o Coliseu de Roma. As cidades Itália são de muito requinte e recebem uma diversidade de Turistas Todos os anos. Veneza, Milão, Roma e Florença são alguns dos destinos mais procurados pelos turistas. Sua culinária é apreciada mundialmente e contém aromas e sabores praticamente irresistíveis como a famosa pizza, macarronadas, nhoques, risotos, sempre acompanhados de um bom vinho, escolhido a dedo para que combine com o prato oferecido. A elegância desse povo é incontestável, sua cultura que ao lado dos britânicos e franceses são riquíssimas. Diversas características marcam a cultura do país levando ao desejo de muitas pessoas de todo o canto do mundo a conhecer, se você se interessou em saber um pouco mais sobre essa cultura mostraremos algumas a você.

Cultura da Itália dança

 Música e a dança da Itália e bastante conhecida, com grandes cantores como Claudio Monteverdi, Giovanni Pierluigi da Palestrina entre outros que marcaram uma época. A dança mais tradicional que se é ouvida no mundo todo é chamada de Tarantella uma dança clássica do sul da Itália e ganhou prestígio internacionalmente. Essa dança se originou do nome de uma aranha venenosa chamada tarântulas acreditavam-se que o veneno da aranha provocava convulsão, e estabelece algum sentido com a música que quando dançada a pessoa parecia ter sido picada. A cultura do povo italiano é bastante vasta e vale a pena conhecer.

Cultura da Itália Culinária

Ao longo dos séculos a cultura culinária da Itália foi se desenvolvendo e hoje é muito conhecida por seus inúmeros e saborosos pratos italianos reconhecida no mundo todo. Entre os pratos mais conhecidos estão o Risoto, Carpaccio, Bruschetta, Pizza, Gnocchi, Spaghetti, Lasagna entre outros. São muitos pratos saborosos que pudemos conhecer através dessa cultura maravilhosa da Itália.A cultura da Itália é rica em vários aspectos e nós ganhamos muito com isso através, dessa cultura conhecemos, admiramos e saboreamos pratos, músicas e arte de pessoas que hoje fazem parte da história da humanidade, por isso vale a pena conhecer esse belo país.