a escrita

7
maiores informações. O artigo sintetiza um conjunto de conhecimento construído por meio do método biográfico. Inicia o artigo referenciando o seu próprio percurso que o conduziu a escrita do primeiro item. Neste item descreve a finalidade, a hipótese, o método que utilizou, e o grupo de estudo o qual tem parceria (GRAPA)*. A sua preocupação centra-se na avaliação e sua repercussão no processo de formação. A hipótese levantada pelo pesquisador foi: não há formação sem modificação, mesmo que muito parcial, de um sistema de referencia ou de um modo de funcionamento. Aponta o grupo de estudo como o à equipe de investigação que desenvolveu a idéia de que existem três maneiras de identificar os estudos na formação do adulto: formação, conhecimento e aprendizagem. A metodologia utilizada por Dominicé foi semelhante à proposta pelo nosso grupo. Propôs a formadores profissionais de adultos a elaboração oral, depois escrita, do relato de vida do percurso educativo, ou seja, a auto-interpretação do próprio trajeto de formação.

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Escrita

maiores informações.O artigo sintetiza um conjunto de conhecimento construído por meio do método biográfico. Inicia o artigo referenciando o seu próprio percurso que o conduziu a escrita do primeiro item. Neste item descreve a finalidade, a hipótese, o método que utilizou, e o grupo de estudo o qual tem parceria (GRAPA)*. A sua preocupação centra-se na avaliação e sua repercussão no processo de formação. A hipótese levantada pelo pesquisador foi: não há formação sem modificação, mesmo que muito parcial, de um sistema de referencia ou de um modo de funcionamento. Aponta o grupo de estudo como o à equipe de investigação que desenvolveu a idéia de que existem três maneiras de identificar os estudos na formação do adulto: formação, conhecimento e aprendizagem. A metodologia utilizada por Dominicé foi semelhante à proposta pelo nosso grupo. Propôs a formadores profissionais de adultos a elaboração oral, depois escrita, do relato de vida do percurso educativo, ou seja, a auto-interpretação do próprio trajeto de formação.

Page 2: A Escrita

A escrita hoje em dia é com caneta

de metal ou de plástico.

Page 3: A Escrita

A invenção da escrita. Na Mesopotâmia e no antigo Egito, há cerca de cinco mil anos, surgiu à escrita, uma forma de comunicação que praticamente separou a pré-história da História. Os sumérios e os egípcios foram os primeiros povos a desenvolverem códigos que permitiram registrar os acontecimentos de sua época, o cotidiano da população, os atos administrativos, a religião. Muito do que sabemos hoje do passado da civilização se deve à invenção da escrita. As primeiras formas dela foram à cuneiforme, dos sumérios, e os hieróglifos e a escrita demótica dos antigos egípcios. Cerca de dois milênios depois, os fenícios, um povo comerciante que percorria o Mediterrâneo comprando, vendendo e trocando mercadorias, desenvolveram uma escrita que se baseava em 26 caracteres que possibilitavam escrever todas as palavras existentes, e as que ainda seriam inventadas, em todas as línguas do mundo. Bem mais fácil e prático do que as escritas dos sumérios e dos egípcios, o código dos fenícios permitiu que a escrita se espalhasse pelo mundo.

Page 4: A Escrita
Page 5: A Escrita

Era assim que se escrevia

antigamente.

No tempo dos reis.

Page 6: A Escrita

Escrita em Braille

Escrita em relevo

Page 7: A Escrita

Trabalho realizado por: Bruno e Simão