a conquista de canaã lição 09

17
CANAÃ A conquista de Livros de Josué, Juízes e Rute

Upload: mariangela-domeniche-perdomo

Post on 14-Jan-2017

225 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

CANAÃA conquista de

Livros de Josué, Juízes e Rute

Jefté e sansão: fracassos e vitóriasJuízes 16.28

Os juízes que vamos destacar neste estudo, são dois dos mais valorosos e dedicados. Ambos valentes, mas igualmente um tanto perdidos em sua fidelidade a Deus, provavelmente por estarem envolvidos por povos pagãos e suas práticas e pouco conhecimento da Lei de Deus.

Líderes por acaso? ( Jz 11.1-11, 21, 29-32, 34-40)JEFTÉ

Significado do nome: Deus abre.Família: Filho de Gileade e uma prostituta.Como se tornou Juíz: Chegou acidentalmente à posição de liderança, por motivo e razões que desconhecemos, mas que estavam nos planos de Deus, por desígnio que só ele conhecia e conhece.

Líderes por acaso? ( Jz 11.1-11, 21, 29-32, 34-40)JEFTÉ

Sua influência como líder: mesmo não sendo a pessoa mais indicada para o cargo, o povo de Israel vai buscá-lo para ser juiz, em razão de ter traços em seu caráter como “valoroso” (verso 1), impetuoso, sempre pronto a lutar, apesar de muitas vezes ser impulsivo e sem muita cautela em suas decisões.

Líderes por acaso? ( Jz 11.1-11, 21, 29-32, 34-40)JEFTÉ

Primeiro erro cometido e consequências: Tentou a Deus, e o Senhor vai lhe cobrar um alto preço pelo ato irrefletido: a vida de sua única filha. (versos 29, 30, 34, 35)Aplicação à nossa vida: Voto a Deus é coisa séria. Leia Eclesiastes 5. 2,4-6.

Líderes por acaso? ( Jz 12.1-6)JEFTÉSegundo erro cometido e consequências: em vez de dirigir o seu povo contra os povos inimigos, vai liderar uma luta entre irmãos.Como se deu este ato: os efraimitas não pronunciavam “ch” da palavra “chibolete” que quer dizer riacho extravasado/vau.

Líderes por acaso? ( Jz 12.1-6)

Como se deu este ato: Esta palavra vai ser pedida como senha pelos homens de Gileade aos fugitivos que tentavam atravessar os vaus do Jordão. Quando os efraimitas iam pronunciar a palavra diziam “sibolete” e eram degolados em seguida, caindo mortos naquele tempo 42 mil homens. Uma verdadeira chacina.

Sansão: um personagem especial ( Jz 13.1-14, 24-25 )SANSÃO

Significado do nome: pequeno sol.Família: Filho de Manoá, da tribo de Dã.Casamento: Casou-se com uma mulher dos filisteus, inimigos do seu povo. (Jz 14.1,2)Consequências desse erro: Teve de enfrentar os hábitos e um povo pagão e libertino e toda sua vida será marcada por este ato.

Sansão ( Jz 13.1-14, 24-25 ; 14. 10-20)

SANSÃOSignificado do nome: pequeno sol.Família: Filho de Manoá, da tribo de Dã.Casamento: Casou-se com uma mulher dos filisteus, inimigos do seu povo. (Jz 14.1-3)Consequências desse erro: Teve de enfrentar os hábitos e um povo pagão e libertino e toda sua vida será marcada por este ato.

Sansão: um personagem especialContribuição para nossa vida: Todas nossas decisões de alguma forma repercutem em nosso futuro. Devemos procurar pautar os nosso dias em consonância com a vontade do Pai e não falhando em nosso compromisso diante dele.

Sansão: um personagem especial ( Jz 15.9-20)Principal encontro com

Deus: diante da humilhação que vinha sofrendo pelos filisteus, diante da longa e incansável luta que teve contra seus inimigo em uma região árida a sede o estava vencendo. Diante de tanta angústia orou ao Senhor de forma dramática. O Senhor veio ao encontro de seu sofrimento e socorreu-o abrindo a fonte de água, devolvendo a ele o alento.

Sansão: um personagem especial ( Jz 15.9-20)

Aplicação à nossa vida: muitas vezes precisamos de momentos de aflição par orar a Deus. Parece-nos que só a provação nos leva para mais perto do Senhor. Não deveria ser assim. Como crentes devemos estar em total sintonia com o Senhor, através da oração e comunhão com ele.

Sansão: um personagem especial ( Jz 16.1-24)

Situação difícil e triste devido às suas falhas: a traição de Dalila e suas consequências.

Momento final de sua vida: (Juízes 16.25.31) Sansão fará sua última oração, quando tem total convicção de que está nas mãos do Senhor e o Senhor cumpre o seu propósito.

CONCLUSÃO

Tanto Jefté como Sansão nos ensinam que, como crentes, devemos sempre ter a nossa consciência limpa. Ambos, em algum momento de suas vidas, falharam neste quesito e sofreram duras penas por seus atos impensados. Nós porém, conhecendo a Palavra de Deus, dos exemplos de Cristo e habitados pelo Espírito Santo, não podemos aceitar atos e comportamentos que contrariam a vida santa que Deus requer de nós.

“Não extingais o Espírito”. 1Tessalonicenses 5.19

PROMESSA DE CONQUISTA

JEFTÉ E SANSÃO – FRACASSOS E VITÓRIAS

Não aceitar atos e comportamentos que contrariem uma vida

santa.

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo