a conquista de canaã lição 08

21
CANAÃ A conquista de Livros de Josué, Juízes e Rute

Upload: mariangela-domeniche-perdomo

Post on 13-Apr-2017

186 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A conquista de canaã  lição 08

CANAÃA conquista de

Livros de Josué, Juízes e Rute

Page 2: A conquista de canaã  lição 08
Page 3: A conquista de canaã  lição 08

Débora e gideão : juízes valorososJuízes 6.12

Os capítulos 4 a 8 que estudaremos hoje tratam do período do juizado de Débora e de Gideão.Vamos conhecer um pouco sobre estes juízes valorosos.

Page 4: A conquista de canaã  lição 08

Débora: mulher de respeito ( Jz 4.1-16)Débora

Significado do nome: quer dizer “abelha”, de onde podemos tirar o significado de trabalhadora, operosa.Família: esposa de Lapidote.Local onde habitava: nas terras montanhosas de Efraim. Local onde assistia o povo: era um local chamado de “a palmeira de Débora”. (verso 5)Função que exercia: Juíza, profetisa. É a primeira mulher-líder a surgir na revelação da Palavra de Deus. (verso 4)

Page 5: A conquista de canaã  lição 08

Débora: mulher de respeito ( Jz 4.1-16)Personalidade: sua integridade, dependência de

Deus e coragem vão se fazer notórias em todos os fatos que cercam sua vida.O que fez dela um referencial para o povo de Israel?: julgava o seu povo em seus problemas e dificuldades. Eles poderiam procurar outros juízes em suas próprias terras, mas faziam questão de subir as montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel, pois sabiam que ali estava alguém que representava para eles o poder maior de julgamento que viria dos céus.

Page 6: A conquista de canaã  lição 08

Débora: mulher de respeito ( Jz 4.1-16)Fator que a destacou no episódio contra

Jabim, o rei de Canaã: chamou um dos homens de guerra de Israel, Baraque, para convencê-lo a iniciar a luta contra a opressão do rei de Canaã e seus exércitos comandados por Sísera.Destaques do cântico de Débora, um belíssimo hino de louvor a Deus: neste cântico, Débora lembra o que vinha acontecendo ao seu povo, por causa mesmo dos seus desvios, e comemora a vitória obtida, citando os guerreiros das tribos que a ajudaram e celebrando os nomes de Baraque e de Jael como grandes responsáveis pela vitória.

Page 7: A conquista de canaã  lição 08

Débora: mulher de respeito ( Jz 4.1-16)

No versículo 8 deste cântico, ela recrimina a grande falha do povo de Israel, sua infidelidade e teimosia. Chega a dizer que “por escolherem deuses novos”, logo as coisas passavam a correr mal, com “as guerras às portas”.

No final de seu cântico diz que “sossegou a terra por 40 anos”. (Jz 5.32)

Page 8: A conquista de canaã  lição 08

Jael: uma mulher de coragem ( Jz 4.17-24)Jael

Cognome: mulher de coragem.Fator que a destacou no episódio contra Jabim, o rei de Canaã, que explorava os hebreus: diante da fuga do comandante inimigo, vai ser sagaz e inteligente atraindo-o a sua tenda e depois, com coragem, executando-o enquanto dormia.

Page 9: A conquista de canaã  lição 08

Jael: uma mulher de coragem ( Jz 4.17-24)Estratégia que utilizou: Ela prevaleceu do cansaço de Sísera para atraí-lo para sua tenda, e depois de colocá-lo em descanso, matá-lo com uma estocada. Sentiu-se obrigada a agir em defesa do seu povo, diante da oportunidade que tinha de libertar-se afinal do jugo cananeu.

Page 10: A conquista de canaã  lição 08

Jael: uma mulher de coragem ( Jz 4.17-24)Considerações sobre essa atitude: a) Ali estava uma mulher só diante de um inimigo que devia ser mal e tirano, e que precisava ser eliminado para que o seu povo se libertasse.b) Ela estava só, numa época cruel e difícil, época de guerras e violência, e quando tinha tudo para acovardar-se e fugir ela, com coragem, enfrentou o momento crucial que vivia e saiu bem.

Page 11: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)Gideão Significado do nome: cortador.Situação histórica em que se deu a chamada de Gideão: os hebreus andaram bem com Débora, Deus os abençoou, mas logo depois do sossego que o Pai lhes dera, voltaram a fazer “o que era mau aos olhos do Senhor”. Agora serão os midianitas que irão prevalecer sobre o povo de Israel por sete anos. (Jz 6.1)

Page 12: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)

Depois dos cananeus com Débora, Gideão se levanta diante dos homens de Midiã. Tudo porque, como o profeta que lhes surgiu, falou em sua advertência divina: “Mas não deste ouvidos à minha voz”. (Jz 6. 8-10)

Page 13: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)

Chamado de Gideão: em face da escravidão diante dos midianitas, o Senhor vai em busca de Gideão para fazer dele o instrumento pelo qual o povo se libertará do jugo opressor.Outra passagem bíblica relativa a Gideão: Hebreus 11.32-34

Page 14: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)

Traço positivo da personalidade: era um homem valoroso por isso estava disponível para a obra de Deus. (Jz 6.11,12)Vitória notável com os 300 homens contra o exército inimigo: os 300 homens de Gideão mantiveram-se em “seu lugar” ao redor do arraial, o exército inimigo se apavorou e pôs-se a correr aos gritos.

Page 15: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)Não foi necessário nenhum esforço físico do povo, a não ser o quebrar dos cântaros, o tocar das trombetas, e o brandir das tochas de fogo.

Como foi a escolha dos 300: (Jz 7.1-7)Gideão levantou de madrugada e chamou todo o povo; Deus disse que era muito povo.

Page 16: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)Como foi a escolha dos 300: (Jz 7.1-7)Deus manda dizer que quem era covarde e medroso, que voltasse correndo para as montanhas; voltaram 22.000 e 10.000 ficaram.Deus acha muito povo ainda. Dá ordem a Gideão para descer com eles às águas: todo que lambesse a água como um cão ou que se abaixasse de joelhos para beber seria posto à parte.

Page 17: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)Como foi a escolha dos 300: (Jz 7.1-7)E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão na boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as àguas.Foi com estes trezentos que Deus deu o exército dos midianitas nas mãos de Gideão.

Page 18: A conquista de canaã  lição 08

Gideão ( Jz 6.1-24; 7.1-25)Propósito de Gideão: (Jz 8.22,23)O fato de abrir mão da liderança e governo que o povo lhe oferecia, depois de seu brilhante desempenho como chefe de guerra, nos evidencia o caráter desse homem valoroso, discreto e modesto. Sua resposta demonstra sua virtude: era um homem temente ao Senhor.

Page 19: A conquista de canaã  lição 08

CONCLUSÃOOs juízes que hoje estudamos eram pessoas prontas, valorosas e disponíveis para a obra de Deus. Estamos nós também prontos para sermos usados pelo Senhor?Muitas vezes as vitórias não acontecem em nossas vidas porque não damos espaço para a operação do Senhor. Queremos contar apenas com nossos recursos, a nossa capacidade. Assim como Gideão, quando formos chamados pra liderar, estejamos sempre dispostos, sem querer conduzir as coisas por nossos méritos, mas, procurar fazer com que o Senhor seja o verdadeiro condutor de nossa vida e daqueles que nos cercam.

Page 20: A conquista de canaã  lição 08

PROMESSA DE CONQUISTA

DÉBORA E GIDEÃO – JUÍZES VALOROSOS

Ser um líder respeitável, corajoso e com decisões sob a

orientação de Deus.

Page 21: A conquista de canaã  lição 08

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo