a conquista de canaã lição 07

18
CANAÃ A conquista de Livros de Josué, Juízes e Rute

Upload: mariangela-domeniche-perdomo

Post on 11-Feb-2017

327 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A conquista de canaã  lição 07

CANAÃA conquista de

Livros de Josué, Juízes e Rute

Page 2: A conquista de canaã  lição 07
Page 3: A conquista de canaã  lição 07

Após a conquista e ocupação da terraJuízes 2.10

Um dos períodos mais nebulosos do povo de Israel é o que sucede à liderança de Josué. Se torna nebuloso pelo fato de tratarmos de praticamente 350 anos de história e não termos registros precisos sobre o que acontecia com o povo de Israel. Já no segundo capítulo deste livro o povo já começa seu descaminho.

JUÍZES 2.6

Page 4: A conquista de canaã  lição 07

A falta de liderança ( Jz 1.1-13)Josué era passado e agora Israel não era mais um só povo em busca de um destino. Eles não tinham mais a identidade da proximidade e da convivência, embora os levitas estivessem entre eles. Sua ordem geográfica tronou-se o primeiro problema entre eles.O segundo problema seria de ordem pessoal. Não tinha mais um líder, alguém que identificasse para too o povo os ideais, os planos e a vontade de Deus. A falta de liderança os fazia temer o futuro.

JUÍZES 1.1

Page 5: A conquista de canaã  lição 07

A falta de liderança ( Jz 1.1-13)

Hoje, mais do que nunca, a necessidade de liderança é fundamental para o povo de Deus. Assim como no passado, precisamos de lares e igrejas que sejam firmemente liderados e conduzidos na luta contra o pecado e na batalha pela sobrevivência honrada e digna.

Page 6: A conquista de canaã  lição 07

A presença do Senhor (Jz 1.14-26)Diante destes primeiros problemas, temos nestes versículos acima uma expressão importante: E subiu também a casa de José contra Betel, e foi o Senhor

com eles.Juízes 1:22

Mesmo com o povo se dispersando e começando a viver em situações diferentes, em função da presença do estrangeiro remanescente na terra, eles ainda procuravam estar de alguma forma na presença de Deus.

Page 7: A conquista de canaã  lição 07

A presença do Senhor (Jz 1.14-26)As influências estrangeiras não haviam ainda corrompido o coração e a mente das tribos em sua totalidade. Se os filhos de José marcharam para a luta e “o Senhor estava com eles”, é porque eles também procuravam “estar com o Senhor”.A indagação que nos vem do texto é sobre o quanto estamos sentindo em nossa vida a presença do Senhor junto a nós, em nossos passos e atitudes, procurando seguir sua vontade em nossa caminhada?

Page 8: A conquista de canaã  lição 07

A convivência com o mal (Jz 1.27-36)

Quando o povo de Deus começou a achar que a convivência com os estrangeiros no meio deles não lhes traria problemas, começou a derrocada.A convivência com o mal nos cria ciladas e armadilhas que não imaginamos.

Page 9: A conquista de canaã  lição 07

A convivência com o mal (Jz 1.27-36)Vamos concordando com isso ou aquilo do

procedimento mundano, permitindo esta ou aquela atitude inadequada para um crente, assistindo filmes ou novelas não condizentes com a forma de pensar e de ser de um servo de Jesus Cristo e, quando menos esperamos, eis-nos envolvidos inteiramente por ele. O mal, tal como os cananitas do texto acima, sempre vai persistir em conviver conosco. O crente é que tem de afastá-lo da sua vida. Tiago já nos recomenda Tg 4.7.

Page 10: A conquista de canaã  lição 07

A lamentação do povo ( Jz 2.1-5)

Diante da voz do anjo do Senhor, não poderia haver outra reação a não ser o choro. A acusação do anjo foi tão clara e severa que não havia como evitar a lamentação. A palavra profética do anjo, no sentido de que eles sofreriam as consequências da presença dos povos estranhos entre eles, calou profundamente. Daí chamar-se o lugar de “Boquim”, o que pode ser traduzido como “o local dos pranteadores”.

Page 11: A conquista de canaã  lição 07

A lamentação do povo ( Jz 2.1-5)O povo chorava com sinceridade, mas as consequências de seus erros não podiam ser apagadas. O mal já estava feito. A pecaminosidade daqueles povos, o paganismo em que viviam já haviam sido de alguma forma absorvidos pelos hebreus, de maneira que daí para a frente, por mais que lutassem, por mais corretos que fossem, “os laços” do inimigo estariam sempre armados, prontos para os trair.

Page 12: A conquista de canaã  lição 07

A lamentação do povo ( Jz 2.1-5)

Baal e Astarot, sua filha.

Moloch

Dagon

Page 13: A conquista de canaã  lição 07

A lamentação do povo ( Jz 2.1-5)

Nossa vida hoje é consequência disso também. Como crentes em Cristo, devemos pautar nossa vida por um padrão de obediência e serviço, a ele, de tal forma firme, que as “astutas ciladas do diabo” não nos derrubem em nossa caminhada diária.

Page 14: A conquista de canaã  lição 07

Os descaminhos do povo (Jz 2.8-23)Uma geração se levanta sem conhecer ao

Senhor, daí a fazer o que era mal aos olhos do Senhor foi um passo apenas, pois eles já haviam se afastado do temor do Senhor.Começaram a servir a “baalins”, fazendo alusão a Baal, um dos deuses cananeus, indicando quão desviados estavam da verdadeira adoração. Isso tudo por conta de que a nova geração não foi educada como o Senhor mandara.

Page 15: A conquista de canaã  lição 07

Os descaminhos do povo (Jz 2.8-23)

Isso nos ensina muito. Como estamos hoje falando aos nossos filhos e netos da presença de Deus entre nós? Será que eles só o percebem porque nos veem indo à igreja ou porque, nos momentos diversos do lar, transmitimos nossa fidelidade e dependência do Pai? Temos uma vida comprometida com o Senhor?

Page 16: A conquista de canaã  lição 07

CONCLUSÃO

O Senhor exige que o homem viva distanciado do pecado. Se não firmarmos barreiras contra ele, o mal nos cerca, envolve e domina.

Page 17: A conquista de canaã  lição 07

PROMESSA DE CONQUISTA

APÓS A CONQUISTA E OCUPAÇÃO DA TERRA

Conscientizar-se de que a convivência com o pecado fatalmente leva à queda e

sofrimento.

Page 18: A conquista de canaã  lição 07

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo