jacÓ volta para canaà lição 17 - igrejadecristo.org.br€¦ · microsoft word - vt licao 17...

8
1 JACÓ VOLTA PARA CANAÃ Lição 17 1. Objetivos: * Ensinar a cada aluno que não é bom acusar uma outra pessoa mas é melhor falar sobre ressentimentos mútuos e resolver problemas juntos. 2. Lição Bíblica: Gênesis 31.17-55; 32; 33 e 35 (Base bíblica para a história e o professor) Versículo para decorar: Efésios 4.25-26 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com a seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;” 3. Período de Adoração: 1) Cânticos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 2) Oração 4. Atividades: 1) Pode-se usar o flanelógrafo para contar a história 2) Memorizar o versículo 3) Jogo com perguntas 4) Atividades das páginas 5, 6, 7 e 8. Ponto de contato: Ninguém gosta de ser acusado. Acusar alguém por causa de alguma coisa que ele fez ou disse é muito sério porque isso magoa muito, especialmente, quando a pessoa acusada é inocente. É melhor falar sobre suas mágoas, entender os fatos e resolver o problema juntos. Vamos aprender hoje sobre um homem que foi acusado. História Bíblica: Jacó ficou fora de Canaã durante vinte anos. Neste período, Esaú tinha se mudado para Edom, uma área ao sul de Canaã. Por causa dos seus muitos problemas com Labão, Jacó decidiu, finalmente, voltar para Canaã. Depois da sua família se preparar, todos fugiram de Labão, levando todos os rebanhos que Jacó havia ganhado através dos anos. Mas Labão ficou com muita raiva e correu atrás deles, porém Deus avisou a Labão para nada fazer contra seu genro. Sete dias depois Labão alcançou a Jacó e lhe disse:

Upload: phungcong

Post on 16-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

1

JACÓ VOLTA PARA CANAÃ Lição 17

1. Objetivos:

∗ Ensinar a cada aluno que não é bom acusar uma outra pessoa mas é melhor falar sobre ressentimentos mútuos e resolver problemas juntos.

2. Lição Bíblica: Gênesis 31.17-55; 32; 33 e 35 (Base bíblica para a história e o

professor) Versículo para decorar: Efésios 4.25-26 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade

cada um com a seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;” 3. Período de Adoração:

1) Cânticos: 1. 2. 3. 4. 5. 6.

2) Oração 4. Atividades:

1) Pode-se usar o flanelógrafo para contar a história 2) Memorizar o versículo 3) Jogo com perguntas 4) Atividades das páginas 5, 6, 7 e 8.

Ponto de contato: Ninguém gosta de ser acusado. Acusar alguém por causa de alguma coisa que ele fez ou disse é muito sério porque isso magoa muito, especialmente, quando a pessoa acusada é inocente. É melhor falar sobre suas mágoas, entender os fatos e resolver o problema juntos. Vamos aprender hoje sobre um homem que foi acusado. História Bíblica: Jacó ficou fora de Canaã durante vinte anos. Neste período, Esaú tinha se mudado para Edom, uma área ao sul de Canaã. Por causa dos seus muitos problemas com Labão, Jacó decidiu, finalmente, voltar para Canaã. Depois da sua família se preparar, todos fugiram de Labão, levando todos os rebanhos que Jacó havia ganhado através dos anos. Mas Labão ficou com muita raiva e correu atrás deles, porém Deus avisou a Labão para nada fazer contra seu genro. Sete dias depois Labão alcançou a Jacó e lhe disse:

2

− Eu sei que você foi embora porque tinha saudades de casa. Mas porque você roubou as imagens dos deuses da minha casa?

Jacó respondeu: − Eu fiquei com medo, pois pensei que o senhor ia me tirar suas filhas à

força. Mas, se o senhor achar as suas imagens com alguém aqui, essa pessoa será morta.

Jacó não sabia que Raquel os havia roubado. Labão entrou em todas as tendas e não os achou, pois Raquel os havia escondido na albarda do camelo e assentou-se em cima deles. Labão apalpou toda tenda mas não os achou. Labão e Jacó prometeram nunca lutar entre si e Labão voltou então para o seu lugar.

No dia seguinte, Jacó e sua família continuaram a viagem. Jacó nunca se esqueceu do mal que havia feito contra Esaú e por isso, tinha medo dele. Portanto, ao voltar para Canaã, Jacó mandou mensageiros a Esaú, dizendo que queria fazer as pazes. Mas, quando os mensageiros voltaram, Jacó ficou mais preocupado, porque Esaú se aproximou com quatrocentos homens. Naturalmente, Jacó tremeu de pavor, pensando que seu irmão estava planejando mata-lo. Pediu a proteção de Deus e depois, enviou muitos animais de presente ao seu irmão, tentando com isso mostrar-lhe que estava arrependido. Naquela noite Jacó enviou sua família e todos os seus bens para o outro lado de um rio e ficou esperando, sozinho, o perigoso encontro com seu irmão. Durante toda aquela noite, um mensageiro de Deus lutou com ele, sem que qualquer um dos dois conseguisse levar vantagem. Finalmente, o mensageiro tocou a perna de Jacó, fazendo com que ele não conseguisse andar direito. Quando o dia começou a clarear, Jacó percebeu que havia lutado com um verdadeiro mensageiro do Senhor, o qual lhe disse:

− Deixe-me ir, pois já é quase dia! Mas, Jacó respondeu-lhe: − Só depois que me abençoar! O Ser lhe perguntou: − Qual é seu nome? Ele respondeu: − Jacó! Então, o mensageiro lhe disse que daquele momento em diante, ele seria

chamado de Israel, que significa “Príncipe de Deus”, porque Jacó tinha lutado com Deus e com os homens e os havia vencido. Portanto, Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, significando, “Eu vi a Deus face a face”. Logo depois disto, o momento crucial chegou, quando Esaú se aproximou de Jacó. Mas, em vez de brigar, Esaú demonstrou carinho, perguntando qual o significado dos rebanhos a ele enviados. Seu irmão lhe respondeu:

− Eu os enviei, para que você me perdoasse de todo o mal que lhe fiz! Inicialmente, Esaú recusou o presente, explicando a Jacó que o havia perdoado

e que, além disso, era dono de muitos rebanhos. Mas, Jacó insistiu e portanto, Esaú aceitou o novo rebanho, para agradar ao seu irmão. Imagine como ambos, Esaú e Jacó, haviam se mudado de atitudes. Anteriormente, Jacó queria levar vantagem sobre seu irmão e por isso, Esaú pensava em mata-lo. Mas, agora ambos quiseram

3

esquecer do passado. Assim, terminou a briga entre os irmãos e Esaú voltou para seu lar. Jacó continuou a viagem para Canaã, onde montou tendas para sua caravana. Depois, construiu um altar e adorou a Deus, agradecendo-Lhe pela proteção durante a viagem. Mais tarde, Jacó construiu um outro altar no lugar chamado Betel, em memória à promessa que Deus lhe tinha feito, naquele mesmo lugar, quando fugia do seu irmão. E Deus falou de novo com ele, lembrando-lhe da promessa daquela terra como herança, de muitos descendentes poderosos, e, destes descendentes, o prometido Messias, Jesus. Enquanto Jacó e sua família viajavam para a pequena vila de Belém, aconteceram dois fatos marcantes: Ao dar à luz ao caçula, Benjamin, sua amada esposa, Raquel, faleceu em conseqüência de complicações durante o parto. Jacó tristemente a enterrou e construiu um monumento para marcar a sepultura. Finalmente, Jacó continuou até Hebrom, no sul de Canaã, onde reencontrou a Isaque, o velho pai, o qual ficou feliz em estar novamente com seu filho.

Lição Pratica: “Foi você que o fez!” O pai de Sandra tinha lhe dado um presente especial por seu aniversário. Ele achou uma loja que fazia um quebra-cabeça de uma foto. Então Sandra recebeu um mostrando-a sentada em cima de seu cavalo. Ela gostou muito do presente. Nas não conseguiu juntar os pedaços completamente antes da hora de dormir. Quando Sandra levantou na manhã seguinte, todos os pedaços estavam espalhados pelo chão. Depois de colocar os pedaços juntos de novo, ela descobriu que um deles estava perdido. Ela correu para a cozinha gritando:

− Terezinha, o que você fez com aquele pedaço do meu quebra-cabeça? Mãe, ela mexeu em meu novo quebra-cabeça e agora nunca vai dar certo. Eu a odeio!

Por que Sandra achou que Terezinha mexeu em seu quebra-cabeça? Por que Sandra estava tão brava? Você já se sentiu assim? O que você fez?

Com lágrimas nos olhos, Terezinha gritou: − Eu não sei nada sobre o que você está falando. Mas Não me importo o que

aconteça com seu quebra-cabeça. Ela saiu correndo de casa, fechando com barulho a porta. Como você acha que Terezinha se sentiu? Por Que? Ela poderia ter se

comportado de outra maneira? Como você teria reagido? O que Sandra e Terezinha Não sabia á que Tigre, seu gato, espalhou os pedaços

durante a noite e um pedaço caiu atrás do armário. Sandra acusou sua irmã sem saber os fatos. Ela magoou sua irmã e sua mãe estava aflita com a situação.

Perguntas: 1. Por que Jacó não disse a Labão que estava indo embora? 2. O que Labão estava fazendo quando Jacó partiu? 3. Por quantos dias Labão perseguiu Jacó? 4. Por que Labão acusou Jacó? 5. Quem tinha furtado os deuses? 6. Qual foi a promessa que Labão e Jacó fizeram? 7. Por que Jacó estava preocupado com o que seu irmão Esaú faria?

4

8. Os mensageiros disseram que Esaú estava vindo com quantos homens? 9. Por que Jacó dividiu seus animais e sua família em dois grupos? 10. Por que Jacó estava com medo de Esaú? 11. Por que Labão queria que Jacó permanecesse em Hará? 12. O que aconteceu a Jacó aquela noite durante a viagem quando ele ficou sozinho? 13. O homem abençoou Jacó e lhe deu o nome ________________ . 14. Esaú estava alegre por ver Jacó? 15. Onde Jacó parou e construiu um altar?

5

MOSTRE A JACÓ O CAMINHO PARA SUA NOVA CASA. Desenhe uma linha da casa de Labão até Canaã.

Não atravesse nenhuma linha.

Tenda de Labão

Casa nova de Jacó

6

USE O CÓDIGO PARA ACHAR A MENSAGEM SOBRE JACÓ.

7

PONHA EM ORDEM AS LETRAS PARA VER O PRESENTE QUE JACÓ DEU A ESAÚ

PARA VER O PRESENTE QUE ESAÚ DEU A JACÓ,

Faça uma linha entre os pontos ao lado dos dois números um (1). Faça a mesma coisa com os outros números.

8

ESCOLHA AS PALAVRAS CERTAS ABAIXO PARA COMPLETAR ESTAS FRASES.

A resposta da primeira frase acha-se na primeira relação, a resposta da segunda frase, na segunda relação, etc. Você pode verificar as respostas por somar os números ao lado das respostas que você escolheu. Se você acertar, a soma vai ser 21! 1. Jacó estava com medo de encontrar seu __________________ .

2. Jacó mandou muitos ________________ como um presente.

3. O homem abençoou Jacó e lhe deu o nome _________________ .

4. Os Irmãos foram __________________ para reunirem-se.

5. Deus mandou Jacó construiu um _________________ em Betel.

6. Depois da volta de Jacó, ___________ morreu com 180 anos de idade.

1. filho Rubén (8)

pai Isaque (9)

irmão Esaú (7)

2. animais (6)

dinheiro (3)

jóias (5)

3. Betel (4)

Israel (1)

Canaã (2)

4. tristes (6)

contentes (2)

aborrecidos (8)

5. casa (7)

pomar (4)

altar (0)

6. Lia (9)

Isaque (5)

Rebeca (3)