a codificação do direito romano

8

Click here to load reader

Upload: antonio-luis-catarino

Post on 23-Jun-2015

3.405 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A CodificaçãO Do Direito Romano

A Codificação do A Codificação do Direito RomanoDireito Romano

Escola Secundária Aurélia de Escola Secundária Aurélia de SousaSousa

Ano lectivo 2009/2010Ano lectivo 2009/2010

Helder Costa nº14 10ºHHelder Costa nº14 10ºHLuis Leite nº18 10ºHLuis Leite nº18 10ºH

Page 2: A CodificaçãO Do Direito Romano

IntroduçãoIntrodução

O nosso grupo escolheu este tema pois O nosso grupo escolheu este tema pois queremos ir para advocacia, e por isso queremos ir para advocacia, e por isso pensamos que este assunto é bastante pensamos que este assunto é bastante importante para o Direito actual.importante para o Direito actual.

Page 3: A CodificaçãO Do Direito Romano

O Direito RomanoO Direito Romano

O direito romano era um mecanismo O direito romano era um mecanismo de coesão do Império e estava de coesão do Império e estava dividido em Direito Público, que se dividido em Direito Público, que se ocupava das questões do estado, o ocupava das questões do estado, o Direito privado, que regulamentava Direito privado, que regulamentava as questões dos particulares, e o as questões dos particulares, e o Direito Internacional que residia nas Direito Internacional que residia nas relações entre as províncias do relações entre as províncias do Império e o Governo imperial. Império e o Governo imperial.

Page 4: A CodificaçãO Do Direito Romano

As características do Direito As características do Direito

A superioridade das leis baseava-se:A superioridade das leis baseava-se: Na racionalidade e na lucidez dos Na racionalidade e na lucidez dos

princípios gerais.princípios gerais. No pragmatismo e na experiência No pragmatismo e na experiência

utilizados na análise das situações do utilizados na análise das situações do dia-a-dia.dia-a-dia.

Na diversidade de situações Na diversidade de situações contempladas e nas resposta dadas à contempladas e nas resposta dadas à diversidade dessas mesmas situações.diversidade dessas mesmas situações.

Page 5: A CodificaçãO Do Direito Romano

Influências do Direito RomanoInfluências do Direito Romano

Lei das doze tábuas – conjunto de Lei das doze tábuas – conjunto de leis de origem desconhecida.leis de origem desconhecida.

Leis consuetudinárias - conjunto de Leis consuetudinárias - conjunto de leis apllicadas segundo a moral pelos leis apllicadas segundo a moral pelos juízes.juízes.

Jurisprudência – conjunto de leis Jurisprudência – conjunto de leis aplicadas segundo o costume. aplicadas segundo o costume.

Page 6: A CodificaçãO Do Direito Romano

Direito de apelaçãoDireito de apelação

O Direito de apelação era O Direito de apelação era reconhecido a todos os cidadãos e só reconhecido a todos os cidadãos e só podia ser resolvido nos tribunais podia ser resolvido nos tribunais presididos pelos senadores ou pelo presididos pelos senadores ou pelo Imperador.Imperador.

O imperador foi o supremo legislador O imperador foi o supremo legislador e o supremo juíz, centralizando em si e o supremo juíz, centralizando em si o poder judicial.o poder judicial.

Page 7: A CodificaçãO Do Direito Romano

ConclusãoConclusão

O direito romano teve uma grande O direito romano teve uma grande influência no direito ocidental.influência no direito ocidental.

O direito romano tinha uma grande O direito romano tinha uma grande disciplinaridade e sistematização. disciplinaridade e sistematização.

Dividia-se em direito público, privado Dividia-se em direito público, privado e internacional. e internacional.

Page 8: A CodificaçãO Do Direito Romano

BibliografiaBibliografia

Cadernos de História A1, 1ª parte; Cadernos de História A1, 1ª parte; Lídia Pinto, Ana; Manuela Carvalho, Lídia Pinto, Ana; Manuela Carvalho, Maria; Almiro Neves, Pedro.Maria; Almiro Neves, Pedro.