8º ano - filosofia

3
1. A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas: I. a Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida (alcançado, compreendido) da Bíblia. II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística. III. Plotino é um pensador considerado como participante da Patrística. IV. a Patrística sempre rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo. V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina. VI. um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. b) Somente as afirmativas I, II, V e VI são corretas. c) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas. d) Somente as afirmativas I, V e VI são corretas. e) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas. 2. Leia a seguinte passagem de Santo Agostinho: "Incorre em erro a alma quando se identifica tanto a essas imagens [exteriores], e, levada por tal amor, vem a considerar-se da mesma natureza que elas." (A trindade) Conforme o pensamento de Santo Agostinho, analise as afirmativas abaixo derivadas do trecho citado: I. o amor nunca nos engana. II. o erro deve-se à ação da própria alma. III. o erro acontece quando a alma se identifica com coisas exteriores a ela. IV. a alma erra porque, no pecado original, foi abandonada por Deus. V. a alma erra porque faz parte da natureza. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II e III são corretas. b) Somente a afirmativa V é correta. c) Somente as afirmativas I e IV são corretas. d) Somente a afirmativa II é correta. e) Somente a afirmativa III é correta. 3. Analise as afirmativas abaixo sobre a importância que Santo Agostinho atribui à memória. Mas o que é o mais importante a ser lembrado? I. Nossa infância. II. Nosso eu. III. O pecado original. IV. Deus. V. Nossas imagens externas. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas III e IV são corretas. c) Somente a afirmativa II é correta. d) Somente a afirmativa III é correta. e) Somente a afirmativa IV é correta. 4. Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade? a) Pela experiência empírica. b) Pelo diálogo ecumênico. c) Pela iluminação interior. d) Pela ação do Demiurgo. e) Pela dedução transcendental das categorias. 5. (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a: a) Sofística b) Epicurista c) Escolástica d) Existencial ista e) Fenomenológica

Upload: sergio-rego

Post on 23-Jan-2016

47 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

filosofia

TRANSCRIPT

Page 1: 8º Ano - Filosofia

1. A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas: I. a Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida (alcançado, compreendido) da Bíblia. II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística. III. Plotino é um pensador considerado como participante da Patrística. IV. a Patrística sempre rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo. V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina. VI. um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. b) Somente as afirmativas I, II, V e VI são corretas. c) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas. d) Somente as afirmativas I, V e VI são corretas. e) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.

2. Leia a seguinte passagem de Santo Agostinho: "Incorre em erro a alma quando se identifica tanto a essas imagens [exteriores], e, levada por tal amor, vem a considerar-se da mesma natureza que elas." (A trindade) Conforme o pensamento de Santo Agostinho, analise as afirmativas abaixo derivadas do trecho citado: I. o amor nunca nos engana. II. o erro deve-se à ação da própria alma. III. o erro acontece quando a alma se identifica com coisas exteriores a ela. IV. a alma erra porque, no pecado original, foi abandonada por Deus. V. a alma erra porque faz parte da natureza.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II e III são corretas. b) Somente a afirmativa V é correta. c) Somente as afirmativas I e IV são corretas. d) Somente a afirmativa II é correta. e) Somente a afirmativa III é correta.

3. Analise as afirmativas abaixo sobre a importância que Santo Agostinho atribui à memória. Mas o que é o mais importante a ser lembrado? I. Nossa infância. II. Nosso eu. III. O pecado original. IV. Deus. V. Nossas imagens externas.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas III e IV são corretas. c) Somente a afirmativa II é correta. d) Somente a afirmativa III é correta. e) Somente a afirmativa IV é correta.

4. Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Segundo Santo Agostinho, através de qual procedimento podemos descobrir a verdade? a) Pela experiência empírica. b) Pelo diálogo ecumênico.

c) Pela iluminação interior. d) Pela ação do Demiurgo. e) Pela dedução transcendental das categorias.

5. (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:

a) Sofística b) Epicurista c) Escolásticad) Existencialista e) Fenomenológica

6. (Puccamp) Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: "Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho". Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses)

A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto éa) o antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana.b) a escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.c) o panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina.d) o positivismo: submissão do homem aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas.e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

7. Santo Agostinho de Hipona (cidade africana) foi o mais importante filósofo da Alta Idade Média. Além de filósofo e teólogo, Agostinho também exercia uma função eclesiástica na cidade citada. Qual função era essa?

a) Cônsul b) Cardeal c) Bispod) Pároco e) Delegado

8. (UFU 09/2002) A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida comoa) retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião.b) configuração de um novo horizonte filosófico, proposto por Santo Agostinho, inspirado em Platão, de modo a resgatar a importância das coisas sensíveis, da materialidade.c) adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.

Page 2: 8º Ano - Filosofia

d) criação de uma escola filosófica, que visava combater os ataques dos pagãos, rompendo com o dualismo grego.

9. (Ufu 2004) Considere o trecho abaixo. “Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente (...). estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes naquela luz interior da verdade, pela qual é iluminado e de que frui o homem interior”. Santo Agostinho. Do Mestre. São Paulo: Abril Cultural. 1973. p. 320. (Os Pensadores)

Segundo o pensamento de Santo Agostinho, as verdades contidas na filosofia pagã provêm de que fonte? Assinale a alternativa correta. a) De fonte diferente de onde emanam as verdades cristãs, pois há oposição entre as verdades pagãs e as verdades cristãs. b) Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs. c) De Platão, por ter chegado a conceber a ideia Suprema do Bem. d) De Aristóteles, por ter concebido o Ser Supremo corno primeiro motor imóvel.

10. (Uncisal) A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Subordinando a razão à fé, Agostinho de Hipona afirma existirem verdades superiores e inferiores, sendo as primeiras compreendidas a partir da ação de Deus. Como se chama a teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores? a) Teoria da Predestinação. b) Teoria da Providência. c) Teoria Dualista. d) Teoria da Emanação. e) Teoria da Iluminação.