7 principais tendências em colaboração no local de ... · 7 principais tendências em...

3
7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom

Upload: vuongtruc

Post on 03-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de ... · 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom Prever o futuro nunca é fácil,

7 Principais Tendênciasem Colaboração no Localde Trabalho em 2015Segundo a Polycom

Page 2: 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de ... · 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom Prever o futuro nunca é fácil,

7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom

Prever o futuro nunca é fácil, mas uma coisa que você pode tercerteza em relação às tendências tecnológicas, é que elas vãomudar. A tempestade atual, que inclui os estímulos tecnológicos,as mudanças culturais corporativas e as forças competitivas, estámoldando o que chamamos de "local de trabalho do futuro" –que continuará a evoluir rapidamente no próximo ano. Indústriasdiversas serão afetadas, desde a saúde até o governo,manufatura e educação; o "local de trabalho" será transformado.

À medida que embarcamos em nosso 25 ano, a Polycom tem o°orgulho de compartilhar suas visões sobre essas tendências, ede discutir para onde vemos o ambiente colaborativo corporativocaminhando em 2015.

1. SupermobilidadeDe acordo com a empresa de análise IDC, 1,3 bilhão de pessoasvão usar a tecnologia móvel para trabalhar remotamente em2015. A IDC estima também, que smartphones e tablets vão gerar40% de todo o crescimento de TI no próximo ano. Na verdade, ofuturista mundial Jack Uldrich prevê que os smartphonescrescerão em uma proporção de 6:1 em relação aos PCs. Emoutras palavras, o local de trabalho do futuro dificilmente requerum computador, no sentido tradicional. Entre as empresas dehoje, 87% têm uma estratégia formal de mobilidade em nívelcorporativo ou unidade, com 7 em cada 10 empresas lutandopara manter o ritmo de crescimento em novos dispositivos esistemas móveis.

À medida que o trabalho remoto torna-se o padrão, osdispositivos móveis estão rapidamente se tornandominicomputadores com recursos completos. Seja trabalhandocom políticas de BYOD (traga seu próprio dispositivo) ouutilizando dispositivos fornecidos pela empresa, essessmartphones e tablets devem ser equipados com as ferramentase tecnologias necessárias para aumentar a produtividade emtrânsito. O Gartner projeta que "smartphones e dispositivosportáteis são parte de uma oferta de computação mais amplapara incluir telas conectadas no local de trabalho e em espaçospúblicos. O design da experiência do usuário será de importânciacrítica". A supermobilidade, com voz, vídeo e compartilhamentode conteúdo em qualquer lugar, de qualquer forma e comqualquer pessoa, rapidamente se tornará a regra.

Fontes:

Nathan Eddy, Eweek, “Mobile Worker Population to Reach 1.3 Billion by

2015: IDC” (“População de Trabalhadores Móveis Atingirá 1,3 bilhão até 2015:

IDC”)

Jack Uldrich, “Revolutionizing the Future Workplace” (“Revolucionando a

Força de Trabalho do Futuro”), 2014

Webcast Oracle “Oracle Mobile Update: Rethink Mobile, Beyond

Mobile First” (“Atualização Móvel Oracle: Repensando o Móvel, Além do Móvel

Primeiro”)

2. Rápida GlobalizaçãoMais do que nunca, as empresas hoje estão fazendo negóciosem diferentes fusos horários, fronteiras e culturas. Segundo apesquisa da Forrester "o faturamento com o comércio eletrônicocontinua a subir em todo o mundo: somente os EUA, a EuropaOcidental e a China irão gerar mais de US$ 800 bilhões em

vendas on-line este ano." Devido, em parte, a empresas que secombinam através de fusões e aquisições, e tambémsimplesmente porque parceiros, fornecedores e clientes estão setornando mais globais. Dificilmente ainda existe algo como umnegócio verdadeiramente "local".

Esta globalização depende fortemente de ferramentas decolaboração eficazes que possam superar a distância e conectartoda e qualquer função de negócios. Desde visitas remotas degarantia da qualidade em fábricas, até consultas por vídeo comespecialistas internacionais em conteúdo, entrevistas de RH eavaliações de desempenho de longa distância, simplesferramentas de colaboração com áudio, vídeo ecompartilhamento de conteúdo em alta definição farão equipesdispersas colaborarem mais efetivamente e se sentirem maisperto do que nunca este ano. Simplificando, o mundo vaiencolher – a distância será removida na equação do negócio –em 2015.

Fonte: Forrester Research “The eCommerce Globalization Playbook

For 2015” (“Manual da Globalização do Comércio Eletrônico para 2015”)

3. Colaboração na NuvemEmbora a Nuvem tenha estado em todas as listas de tendênciashá muitos anos – a IDC estima que o grande mercado de nuvematingirá US$ 118 bilhões em 2015 – a conversa está mudando. Em2015, grande parte da Nuvem e soluções relacionadas, estarãocentradas em necessidades empresariais específicas. Não hádúvida de que a colaboração por vídeo em tempo real oferecidacomo um Vídeo como Serviço (VaaS) será uma delas.

VaaS escalável com conectividade da nuvem e a oportunidadede se conectar através de qualquer dispositivo já é maurealidade. Mas este ano, veremos soluções abertas baseadas empadrões conectarem-se mais facilmente com soluçõesproprietárias. Também começaremos a ver a Nuvem ajudando asempresas a monitorar remotamente o quão bem os datacentersestão funcionando e as equipes estão interagindo viacolaboração por voz, vídeo e conteúdo.

Fonte: “IDC Predicts the 3rd Platform Will Bring Innovation, Growth, and

Disruption Across All Industries in 2015” (“IDC Prevê que a 3a Plataforma

Trará Inovação, Crescimento e Ruptura em Todas as Indústrias em 2015”), Press

Release, 2 de dezembro de 2014

4. Dispositivos InteligentesCom a grande disponibilidade de dispositivos portáteisinteligentes, dispositivos médicos e muito mais, os gastos comprodutos inteligentes com colaboração integrada aumentaram14% no início de 2015, segundo a IDC. E todos esses dispositivos,juntamente com os computadores, tablets e smartphones, irão seconectar e se comunicar uns com os outros ainda mais nopróximo ano.

Para promover a interação entre os dispositivos e outrastecnologias inteligentes de consumo, as pessoas estãobuscando incorporar a inteligência de uma forma colaborativa –e usando "hashtag" para juntar tudo. Soluções avançadas degerenciamento de mídia podem fazer isso por meio da captura,gestão e apresentação de conteúdo com a transcrição

Page 3: 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de ... · 7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom Prever o futuro nunca é fácil,

7 Principais Tendências em Colaboração no Local de Trabalho em 2015 Segundo a Polycom

Sobre a Polycom

16786-0215

ser gravada e habilitada para transcrição de voz para texto,criando um item de conteúdo pesquisável. Esta informação pode,então, ficar disponível para qualquer pessoa, que se beneficiaráda busca de detalhes específicos dentro de uma apresentaçãoou conversa, ao invés de precisar filtrar horas de conversa.

7. Programação ÁgilPara realmente estimular a colaboração e otimizar odesempenho, a programação deve ser flexível. Métodos dedesenvolvimento de software devem evoluir com o uso deequipes auto-organizáveis e multifuncionais. E, embora atendência nos últimos anos tenha sido a de padrões abertos, omundo da tecnologia está começando a perceber que nemtodos os padrões abertos são criados iguais. A tendência em2015, com a qual a Polycom concorda, é o que chamamos de"Padrões, Abertos".

Muitas organizações utilizam tecnologias baseadas em padrões,mas muitas vezes há uma parede em torno destas tecnologiasque as isola, tornando-as menos acessíveis para umacolaboração mais ampla. Com o compromisso com Padrões,Abertos, os desenvolvedores podem usar um kit de ferramentasabertas e uma API aberta de modo que qualquer pessoa possaaproveitar soluções de colaboração e rapidamente integrar-secom elas – por exemplo, iniciar uma chamada de vídeo ouagendar uma reunião diretamente a partir do Salesforce.com.

Perspectiva da Polycom em 2015Como a principal fornecedora de soluções de voz e vídeo,infraestrutura, compartilhamento de conteúdo e serviçosassociados, a Polycom está empolgada em continuar a observaros profissionais aproveitarem a tecnologia aperfeiçoada decolaboração para promover seus produtos e transformar seusnegócios. Voz, vídeo e compartilhamento de conteúdo sãocomponentes fundamentais que estimulam esta dinâmica, eestão no centro das soluções Polycom RealPresence.

De forças de trabalho mais fluídas a fluxos de trabalho maiscontínuos, a Polycom está se preparando para 2015 e próximosanos, ajudando o local de trabalho colaborativo do futuro acomeçar desde hoje.

A Polycom é a líder global em soluções de comunicações unificadas e colaboração (UC&C) baseadas em padrão abertos paracolaboração de vídeo e voz, de confiança de mais de 415 mil clientes em todo o mundo. As soluções da Polycom são desenvolvidascom base na plataforma Polycom® RealPresence®, em uma infraestrutura de software abrangente e ricas APIs que interoperam com omais amplo conjunto de aplicativos de comunicação, negócios, móveis e na nuvem para oferecer uma colaboração via vídeo segura eface a face em qualquer ambiente. A Polycom e seu ecossistema de mais de 7 mil parceiros oferecem soluções de comunicaçãoverdadeiramente unificadas que entregam a melhor experiência para o usuário, a mais alta interoperabilidade entre diferentesfabricantes e o menor custo total de propriedade (TCO). Visite www.polycom.com ou conecte-se à Polycom no Twitter, Facebook eLinkedIn para mais informações sobre como desenvolvemos a grandeza da colaboração humana.

© 2015, Polycom, Inc. Todos os direitos reservados. POLYCOM®, os nomes e marcas associados com os produtos da Polycom e/ou marcas de serviços são marcas registradas da Polycom, Inc. najurisprudência de marcas nos Estados Unidos e em diversos países. Todas as outras marcas são propriedades das respectivas empresas. Nenhuma porção deste documento pode ser reproduzidaou transmitida por qualquer forma ou maneira, para qualquer propósito que não seja o uso pessoal do destinatário, sem a permissão expressa por escrito da Polycom.

Polycom Brasil+55 11 3638-4463www.polycom.com

inteligente de fala, marcação de metadados e opções de busca,de modo que qualquer um que esteja querendo colaborar, saibaexatamente onde está a informação relevante.

Fonte: Frank Gens, “IDC Predictions 2015-Accelerating Innovations and

Growth on the 3rd Platform” (“Previsões da IDC para 2015 – Acelerando as

Inovações e o Crescimento na 3a Plataforma”), 2 de dezembro de 2014

5. Big Data e AnálisesOutro item em praticamente todas as listas de "principaistendências" nos últimos anos, o Big Data somente continuará nalista em 2015 se estiver sendo usado para descobrir maneiras demelhorar a colaboração e a produtividade. Com esse objetivo, aIDC estima que a análise de multimídia pelo menos triplicará esteano. Mais recentemente, os dados de vídeo e imagensemergiram como um novo recurso para as organizaçõesaprenderem sobre seus consumidores. Plataformas de análise devídeo em grande escala estão sendo projetadas para compilardados não estruturados em percepções estruturadas eproporcionar inteligência de negócios.

As principais soluções atuais de colaboração oferecem análisede multimídia revelando informações sobre reuniões e,participação que podem ser utilizadas pelos sistemas degerenciamento. Junto com a captura, rastreamento emonitoramento para garantir que o sistema da empresa estejafuncionando bem, todos esses dados também podem ser usadospara fazer comparações com os principais concorrentes.

Fonte: Frank Gens, “IDC Predictions 2015-Accelerating Innovations and

Growth on the 3rd Platform” (“Previsões da IDC para 2015 – Acelerando as

Inovações e o Crescimento na 3a Plataforma”), 2 de dezembro de 2014

6. Sistemas Ricos em ContextoEmbora similar ao Big Data, esta tendência se relacionadiretamente com inteligência integrada que se combina comferramentas de análise para permitir a busca de conteúdoespecífico. É uma das grandes tendências de eficiência que jácomeçou e crescerá em 2015.

Ao se trabalhar com metadados e marcar o conteúdo de formainteligente, qualquer reunião ou experiência colaborativa pode