6º simulado enem – 2ª etapa - colegiomartins.com.br · este caderno de provas contém a prova...

32
LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01. Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Prova de Matemá- tica e suas Tecnologias, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha. 02. No CARTAO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no circulo, a lápis preto n° 2 ou caneta esferográfica de tinta preta, com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras. Portanto, preencha os campos de marcação completamente, sem deixar claros. 03. Tenha muito cuidado com o CARTAO-RESPOSTA para não DOBRAR, AMASSAR, ou MANCHAR. O CARTAO- RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado na BARRA DE RE-CONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA. 04. Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOS TAS ESTEJA CORRETA. 05. As questões são identificadas pelo número que se situa acima e à esquerda de seu enunciado. 06. SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que: a) se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou de relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CARTAO-RESPOSTA 07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTAO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assina ladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 08. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTAO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA. 09. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE QUATRO HORAS. 10. Por motivos de segurança, você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do inicio da mesma. Caso permaneça na sala, no mínimo, 4 horas após o inicio da prova, você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES. 6º SIMULADO ESPECÍFICO - 2ª ETAPA • MODELO ENEM • • 3ª SÉRIE E CURSO DO ENSINO MÉDIO • DIA 14 DE OUTUBRO DE 2010 COLÉGIO CURSO

Upload: ngoquynh

Post on 11-Nov-2018

254 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

01. Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Prova de Matemá-

tica e suas Tecnologias, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha.

02. No CARTAO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita

preenchendo todo o espaço compreendido no circulo, a lápis preto n° 2 ou caneta esferográfica de tinta preta,

com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras. Portanto, preencha os

campos de marcação completamente, sem deixar claros.

03. Tenha muito cuidado com o CARTAO-RESPOSTA para não DOBRAR, AMASSAR, ou MANCHAR. O CARTAO-

RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado na BARRA DE RE­CONHECIMENTO PARA

LEITURA ÓTICA.

04. Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E);

só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA

CADA QUESTÃO. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOS

TAS ESTEJA CORRETA.

05. As questões são identificadas pelo número que se situa acima e à esquerda de seu enunciado.

06. SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que:

a) se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou de relógios de calcular, bem como de rádios

gravadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie;

b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CARTAO-RESPOSTA

07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTAO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assina

ladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

08. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTAO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA.

09. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE QUATRO HORAS.

10. Por motivos de segurança, você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do

inicio da mesma. Caso permaneça na sala, no mínimo, 4 horas após o inicio da prova, você poderá levar este

CADERNO DE QUESTÕES.

6º SIMULADO ESPECÍFICO - 2ª ETAPA• MODELO ENEM •

• 3ª SÉRIE E CURSO DO ENSINO MÉDIO • DIA 14 DE OUTUBRO DE 2010

COLÉGIOCURSO

Page 2: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.2.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

01) (ENEM – 1999) A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua função na frase. Assinale aalternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no 3º verso da 1ª estrofe do poema de Vinícius de Moraes.a) “Pai, para onde fores, / irei também trilhando as mesmas ruas…” (Augusto dos Anjos)b) “Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa.”

(Machado de Assis)c) “Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis.” (Raimundo Faoro)d) “Mas, olhe cá, Mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre?” (Machado de Assis)e) “Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo.” (Aurélio)

02) (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos:“Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera eclara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falosomente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste.”Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário,a) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores.b) a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido.c) o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspectiva do leitor.d) a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores.e) a linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.

03) (ENEM – 2000) Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a umtermo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo.

(SOUZA, Maurício de Chico Bento, Rio de Janeiro: Ed. Globo, nº 335, Nov./99)

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:a) Faz uma pose bonita! d) Olha o passarinho!b) Quer tirar um retrato?c) Sua barriga está aparecendo! e) Cuidado com o flash!

04) (ENEM–2000) O uso do pronome átono no inicio das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.

PRONOMINAISDê-me um cigarroDiz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoda Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarro (ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo:Nova Cultural. 1998)

De tudo ao meu amor serei atentoAntes e com tal zelo, e sempre, e tantoQue mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento,Quero vivê-lo em cada vão momentoE em seu louvor hei de espalhar meu cantoE rir meu riso e derramar meu prantoAo seu pesar ou ao seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procureQuem sabe a morte, angústia de quem viveQuem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):Que não seja imortal, posto que é chamaMas que seja infinito enquanto dure.

(MORAES, Vinícius de. Antologia poética.São Paulo: Cia das Letras, 1992)

SONETO DE FIDELIDADE

Page 3: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.3.“‘Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando

se deseja reproduzir a fala dos personagens (...).” (CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:a) condenam essa regra gramatical. d) afirmam que não há regras para uso de pronomes.b) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.c) criticam a presença de regras na gramática. e) relativizam essa regra gramatical.

05) (ENEM – 2001)O MUNDO É GRANDE

O mundo é grande e cabeNesta janela sobre o mar.O mar é grande e cabeNa cama e no colchão de amar.O amor é grande e cabeNo breve espaço de beijar.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar, 1983.

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas,como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideiasrelacionadas, um sentido dea) oposição. c) conclusão. e) finalidade.b) comparação. d) alternância.

06) (ENEM – 2001) “...Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontaspara a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:III. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.III. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo

por parte do operário.Dentre essas afirmações, apenasa) I está correta. d) I e II estão corretas.b) II está correta.c) III está correta. e) I e III estão corretas.

07) (ENEM – 2001)

O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão “sustança” expressos nos quadrinhos, podem ser,respectivamente, relacionados aa) rejeição / alimentos básicos. d) preconceito / vestuário.b) discriminação / força de trabalho.c) falta de compreensão / matérias-primas. e) legitimidade / sobrevivência.

Page 4: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.4.

08) (ENEM – 2002)

O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessi-

dade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.

Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotadoum procedimento semelhante é:

09) (ENEM – 2006)No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário,Eis parte da cena:

Não se conformou: devia haver engano. (...)Com certeza havia um erro no papel do branco. Nãose descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.Passar a vida inteira assim no toco, entregando oque era dele de mão beijada! Estava direito aquilo?Trabalhar como negro e nunca arranjar carta dealforria?

O patrão zangou-se, repeliu a insolência,achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviçonoutra fazenda.

Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou.Bem, bem. Não era preciso barulho não.

Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91ª ed.

Rio de Janeiro: Record. 2003

No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo novocabulário. Pertence à variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:a) “Não se conformou: devia haver engano” (l. 1). d) “entregando o que era dele de mão beijada!” (l. 4-5).b) “e Fabiano perdeu os estribos” (l. 3).c) “Passar a vida inteira assim no toco” (l. 4). e) “Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou” (l. 11).

05

10

Page 5: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.5.10) (ENEM – 2007)

O CANTO DO GUERREIROAqui na florestaDos ventos batida,Façanhas de bravosNão geram escravos,Que estimem a vidaSem guerra e lidar.— Ouvi-me, Guerreiros,— Ouvi meu cantar.Valente na guerraQuem há, como eu sou?Quem vibra o tacapeCom mais valentia?Quem golpes dariaFatais, como eu dou?— Guerreiros, ouvi-me;— Quem há, como eu sou?

Gonçalves Dias.

MACUNAÍMA(Epílogo)

Acabou-se a história e morreu a vitória.Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um.

Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aquelesmatos misteriosos, tudo era solidão do deserto... Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecidosobre a terra não sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do Herói?

Mário de Andrade.

Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se quea) a função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto no segundo texto.b) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.c) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos uma palavra de origem indígena.d) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato

de informações reais.e) a função da linguagem centrada na primeira pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.

11) (ENEM – 2008)A EMA

O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início doinverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações deEscorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cutuxu. Segundo o mito guarani, o Cutuxu segura a cabeça da ave para garantir a vida naTerra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupis-guaranis utilizam o Cutuxu para se orientar edeterminar a duração das noites e as estações do ano.

A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepçãoindígena.

Page 6: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.6.

A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaçoestelar em que a Ema é vista.

Assinale a opção correta a respeito da linguagem empregada no texto A Ema.a) A palavra Cut'uxu é um regionalismo utilizado pelas populações próximas às aldeias indígenas.b) O autor se expressa em linguagem formal em todos os períodos do texto.c) A ausência da palavra Ema no início do período “É limitada (...)” caracteriza registro oral.d) A palavra Cut'uxu está destacada em itálico porque integra o vocabulário da linguagem informal.e) No texto, predomina a linguagem coloquial porque ele consta de um almanaque.

12) (ENEM – 2009)TEXTO I

NO MEIO DO CAMINHONo meio do caminho tinha uma pedraTinha uma pedra no meio do caminhoTinha uma pedraNo meio do caminho tinha uma pedra.[...]

TEXTO II

A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos revela quea) o texto 1 perde suas características de gênero poético ao ser vulgarizado por histórias em quadrinho.b) o texto 2 pertence ao gênero literário, porque as escolhas linguísticas o tornam uma réplica do texto 1.c) a escolha do tema, desenvolvido por frases semelhantes, caracteriza-os como pertencentes ao mesmo gênero.d) os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas.e) as linguagens que constroem significados nos dois textos permitem classificá-los como pertencentes ao mesmo

gênero.

Page 7: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.7.

13) ( ENEM – 2009)

SOM DE PRETO

O nosso som não tem idade, não tem raça

E não tem cor.

Mas a sociedade pra gente não dá valor.

Só querem nos criticar, pensam que somos animais.

Se existia o lado ruim, hoje não existe mais,

porque o ‘funkeiro’ de hoje em dia caiu na real.

Essa história de ‘porrada’, isto é coisa banal

Agora pare e pense, se liga na ‘responsa’:

se ontem foi a tempestade, hoje vira a bonança.

É som de preto

De favelado

Mas quando toca ninguém fica parado

Música de Mc’s Amilcka e Chocolate. In: Dj Maralboro. Bem funk.

Rio de Janeiro. 2001 (adaptado).

À medida que vem ganhando espaço na mídia, o funk carioca vem abandonando seu caráter local, associado às

favelas e à criminalidade da cidade do Rio de Janeiro, tornando-se uma espécie de símbolo da marginalização das

manifestações culturais das periferias em todo o Brasil. O verso que explicita essa marginalização é:

a) “O nosso som não tem idade, não tem raça”.

b) “Mas a sociedade pra gente não dá valor”.

c) “Se existia o lado ruim, hoje não existe mais”.

d) “Agora pare e pense, se liga na reponsa”.

e) “se ontem foi a tempestade, hoje vira a bonança”.

14) (ENEM – 2009)

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual

a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser

constatado no primeiro quadrinho.

b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do

segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR CLEAR = ALL> <BR> <BR> <SCRIPT>”.

c) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como

pode ser percebido no último quadrinho.

d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido

no segundo quadrinho.

e) que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como

pode ser percebido no segundo quadrinho.

Page 8: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.8.

Leia o texto:Discurso perante os amigos, logo após receber o Nobel:

CHEGA-SE MAIS FACILMENTE A MARTE...

Por JOSÉ SARAMAGO

Sexta feira, 11 de dezembro de 1998.Neste meio século não parece que os Governos tenham feito pelos direitos humanos tudo aquilo a que moralmente

estavam obrigados. As injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. Amesma esquizofrênica humanidade capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochasassiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso própriosemelhante.

Alguém não anda a cumprir o seu dever. Não andam a cumpri-lo os Governos, porque não sabem, porque nãopodem, ou porque não querem. Ou porque não lho permitem aqueles que efetivamente governam o mundo, as empresasmultinacionais e pluricontinentais cujo poder, absolutamente não democrático, reduziu a quase nada o que ainda restava doideal da democracia. Mas também não estão a cumprir o seu dever os cidadãos que somos. Pensemos que nenhuns direitoshumanos poderão subsistir sem a simetria dos deveres que lhes correspondem e que não é de esperar que os Governosfaçam nos próximos cinquenta anos o que não fizeram nestes que comemoramos. Tomemos então, nós, cidadãos comuns, apalavra. Com a mesma veemência com que reivindicamos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres.Talvez o mundo possa tornar-se um pouco melhor.

Fonte: Disponível em:

http://www.jornaldepoesia.jor.br/1saramago6.html.

Acesso em 22 de setembro de 2008 (com cortes)

15) Em “Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante”, o enunciador optou por utilizar a formalinguística do sujeito indeterminado em seu discurso. No contexto do texto, esse recurso foi utilizado paraa) demonstrar solidariedade e empatia com a plateia e expressar uma situação em que não é interessante identificar os

sujeitos da ação.b) conferir maior peso ao seu ponto de vista e sugerir que ele e os demais ouvintes são também sujeitos da ação.c) gerar uma proposição incontestável e excluir os ouvintes da possibilidade de ser os sujeitos ou de estar envolvidos

com a ação.d) ocultar a identidade dos sujeitos envolvidos e dar ênfase à ação em si como se as responsabilidades dos sujeitos

fossem secundárias.e) expressar uma situação simplesmente e demonstrar que ele não fala em nome de si mesmo, e sim em nome de um

grupo que ele representa.

Leia o texto.EXTRATO OU ESTRATO?

Por Thaís Nicoleti“Os policiais vêm dos estratos baixos, vão para a rua ganhando pouco numa estrutura militarizada sem direito a

sindicalização. São alvos ambulantes.”A passagem selecionada para o comentário de hoje ilustra um caso de confusão entre duas palavras muito pareci-

das, de pronúncia idêntica. “Extrato”, com X, e “estrato”, com S, são termos homônimos (heterógrafos, pois se distinguemquanto à grafia, mas homófonos, porque têm a mesma pronúncia).

Acompanham a distinção gráfica significados igualmente díspares: “extrato” é o particípio irregular do verbo “extra-ir”; refere-se, portanto, àquilo que foi extraído (o extrato bancário ou o extrato de tomate, por exemplo). Informalmente sechamam as essências ou perfumes concentrados de “extratos”.

Já a forma “estrato”, com S, é um sinônimo de camada (a palavra é da mesma família de “estratosfera”). Emsociologia, o termo é usado para designar uma faixa (ou camada) de uma população quanto ao nível de renda, à posiçãosocial, à educação etc. Foi exatamente nesse sentido que o redator empregou a palavra.

Fonte: Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u808.jhtm

Acesso em 20 de setembro de2008

Page 9: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.9.

16) Considerando as informações indicadas no texto, assinale a frase em que a grafia de estrato/extrato está inadequada ao

contexto em que se insere o vocábulo.

a) Na geologia, os estratos geológicos, camadas de rochas, leitos, níveis estratigráficos ou estratos rochosos com-

põem conjuntos diferenciados de rochas sedimentares com características físicas e com registros fósseis distintos de

outras camadas que as podem preceder ou suceder.

b) Definir uma classificação de extratos, apesar de ser um trabalho delicado, é, em geral, inevitável para grande parte

dos cientistas sociais que lidam com temas como classes, mobilidade social, trajetórias ocupacionais, estrutura de

emprego etc.

c) Um extrato herbal é uma solução líquida de ervas e álcool. As ervas desidratadas ou frescas são combinadas com

álcool e em seguida a matéria sólida é removida, deixando somente os óleos vegetais misturados ao álcool. Esse

processo é denominado extração líquido-líquido, daí o nome, extrato herbal.

d) Aqui, aposentados e pensionistas, além de se informar sobre as novidades da Previdência, podem atualizar endere-

ço, informar-se sobre concessão de benefícios ou revisão de valores e até conferir as decisões das câmaras e juntas

de recursos. Entre os inúmeros serviços, aposentados que necessitam obter cópia da carta de concessão de apo-

sentadoria também têm aqui a facilidade de solicitar extratos.

e) Não é possível tirar a segunda via do extrato de imposto de renda pela internet, somente nas agências. O que

você pode fazer é consultar como anda sua declaração pelo site (se está paga a restituição ou se está na

malha fina).

O texto apresenta algumas regras de concordância nominal para o plural de palavras que designam cores.

O nome das cores, quando expresso por um adjetivo, varia normalmente. Quando a cor é definida por um substan-

tivo, em geral uma substância, flor ou fruto, a palavra resultante não se flexiona. Nas palavras compostas, se pelo menos um

dos termos é substantivo, o nome não varia.

17) Considere as seguintes frases:

III. O time da Holanda jogou com as camisas laranja.

III. O bebê tem olhos verdes como sua mãe.

III. Prefiro a decoração do consultório em tons pastel.

IV. Meu irmão namora uma garota com olhos violetas incríveis.

De acordo com as regras dadas no texto, a concordância nominal está correta apenas em

a) I e II. d) I, II e III.

b) II e III.

c) III e IV. e) I, II, III e IV.

Leia o seguinte trecho de uma crônica.

— Is it a handkerchief ?

Fiquei muito perturbado com essa pergunta. Para dizer a verdade, não poderia ser um handkerchief; talvez fosse

hipoteca... Não, hipoteca não. Por que haveria de ser hipoteca? Handkerchief! Era uma palavra sem sombra de dúvida

antipática; talvez fosse chefe de serviço ou relógio de pulso ou ainda, e muito provavelmente, enxaqueca.

Fosse como fosse, respondi impávido:

— No, it's not!

Fonte: BRAGA, Rubem. Aula de inglês. In: ____. Para gostar de ler - 2;

Crônicas. São Paulo : Ática, 1978. p. 65

18) No texto, a personagem procura responder a uma pergunta sobre a palavra handkerchief (lenço, em inglês), que ela

desconhece. Ela, ironicamente, relaciona handkerchief à hipoteca, chefe de serviço, enxaqueca, por uma possível

semelhança entre

a) o som das palavras em inglês e em português.

b) a colocação da palavra na frase em inglês e em português.

c) a representação física do objeto em inglês e em português.

d) o significado dicionarizado das palavras em inglês e em português.

e) a norma-padrão da escrita das palavras em inglês e em português.

Page 10: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.10.

Leia o texto para responder à questão.

19) Na placa acima, fotografada em uma avenida de Lisboa, a impressão de redundância que um leitor brasileiro pode terocorre devido ao uso diferenciado daa) concordância verbal. d) colocação pronominal.b) pontuação.c) regência nominal. e) concordância nominal.

20) A coerência da frase está prejudicada pelo emprego da expressão sublinhada em:a) A rotina familiar é alterada durante a Copa, tanto assim que há casos de ressentimentos gerados pelo excesso das

paixões.b) A despeito de serem os torcedores mais inflamados, os homens costumam deixar-se arrebatar pelo entusiasmo

numa Copa do Mundo.c) Muito embora as mulheres não sejam, via de regra, torcedoras fanáticas, há sempre aquelas que sofrem com os maus

resultados da nossa seleçãod) À medida que transcorrem os jogos, vai subindo o grau de emoção e de nervosismo dos torcedores mais preocu-

pados.e) Como era esperado, o time mais forte venceu com facilidade.

VIDA LOUCA

Vida louca, vidaVida breveJá que eu não posso te levarQuero que você me leveVida louca, vidaVida imensaNinguém vai nos perdoarNosso crime não compensa

Se ninguém olha quando você passaVocê logo acha que eu to carenteEu sou manchete popularEu tô cansado de tanta babaquice,tanta careticeDesta eterna falta do que falar

Se ninguém olha quando você passaVocê logo acha que a vidaVoltou ao normalAquela vida sem sentidoVolta sem sentidoE a mesma vida sempre igual

Se ninguém olha quando você passaVocê logo diz palhaço!Cê acha que não tá legalLogo todos os perigos perdem o sentidoVocê passa mal.

Cazuza

Page 11: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.11.

21) Releia o verso: “Se ninguém olha quando você passa”, pode-se que os termos sublinhados possuem, respectivamente,os seguintes valores semânticos:a) tempo e modo. d) concessão e tempob) causa e conseqüênciac) condição e tempo e) condição e consequência.

CIDADE GRANDE

Que beleza, Montes Claros.Como cresceu Montes Claros.Quanta indústria em Montes Claros.Montes Claros cresceu tanto,ficou urbe tão notória,prima-rica do Rio de Janeiro,que já tem cinco favelaspor enquanto, e mais promete.

(Carlos Drummond de Andrade)

22) No trecho “Montes Claros cresceu tanto,/ (...),/ que já tem cinco favelas”, a palavra que contribui para estabelecer umarelação de conseqüência. Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade, apresentam esse mesmo tipode relação:a) “Meu Deus, por que me abandonaste / se sabias que eu não era Deus / se sabias que eu era fraco.”b) “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu / a ninar nos longes da senzala e nunca se esqueceu / chamava

para o café.”c) “Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que a mão de uma criança.”d) “A ausência é um estar em mim. / E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, / que rio e danço

e invento exclamações alegres.”e) “Penetra surdamente no reino das palavras. / Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”

FILTRO SOLAR(...)Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esqueça. Você nunca vai entender

mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado. Mas pode crer que daqui a vinte anos você vai evocaras suas fotos, e perceber, de um jeito que você nem desconfia hoje em dia, quantas, tantas alternativas se escancaravam asua frente.

Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que preocupação é tão eficiente quantomascar chiclete para tentar resolver uma questão de álgebra. As encrencas de verdade em sua vida tendem a vir de coisasque nunca passaram pela sua cabeça preocupada, e o pegam no ponto às 4 da tarde de uma terça-feira modorrenta.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que lhe meta medo de verdade.Cante(...)Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.

As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Algunsdos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.

(...)Faça o que fizer não se autocongratule demais, nem seja severo demais com você. As suas escolhas têm sempre

metade das chances de dar certo. É assim para todo mundo.http://pedro-bial.letras.terra.com.br/letras/138161/ Acesso em 15/05/2007 às 14:09 Adaptado

23) A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA.a) O acaso é um fator importante no sucesso ou no fracasso das escolhas, as quais não são inteiramente de nossa

responsabilidade.b) Nem todas as coisas podem ser resolvidas no presente, grande parte das opções só poderão ser conhecidas no futuro.c) A certeza sobre metas a serem alcançadas é uma característica da maturidade, fase em que as decisões se tornarão

mais fáceis.d) A expressão o máximo que puder é uma oração intercalada que tem por objetivo ratificar a intensificação da ação de

aproveitar.e) O uso de verbos no imperativos relaciona-se com o objetivo do texto.

Page 12: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.12.

24) Leia o fragmento abaixo retirado do texto e assinale com (V) verdadeiro ou (F) falso as assertivas.

“Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esqueça.”

As três formas verbais, que se encontram no fragmento, apresentam o mesmo tempo e modo verbal.( ) As três formas verbais, que se encontram no fragmento, apresentam o mesmo tempo e modo verbal.( ) Da última oração, infere-se que o emissor apresenta um certo relativismo em relação às suas convicções.( ) O termo então, presente no 2º período, não é uma referência temporal.( ) Se as vírgulas presentes no 2º período forem retiradas, não ocorrerá prejuízo sintático ou semântico.Assinale a seqüência correta.a) V – F – F – V d) F – V – F – Fb) V – V – V – Fc) F – F – V – V e) F – F – F – V

25) Assinale a alternativa que está de acordo com o padrão culto da língua.a) Faz o que fizeres não se autocongratules demais.b) O poder e a beleza da juventude não serão compreendidas, até apagarem-se, por isso você nunca vai entendê-las

realmente.c) Todo dia, enfrenta ao menos uma coisa que lhe meta medo de verdade.d) Não te sintas culpado de não saber o que fazer da vida.e) Não saiba cedo o que podes fazer da tua vida.

26) Observe a frase abaixo.

“As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam aos vinte e dois o que queriam fazer da vida.”

Analise as proposições a seguir.III. A indecisão faz parte da vida, independe da idade da pessoa.III. Os verbos que figuram no excerto necessitam de complementação para efetivarem a comunicação.III. Pode-se estabelecer uma relação sinonímica entre interessante e modorrenta de acordo com o contexto.IV. O vocábulo “que” em “que eu conheço” / “o que queriam” figura na frase com a mesma função sintática.Estão corretas apenasa) I, II e III. d) I, III e IV.b) II, III e IV.c) I, II e IV. e) I, II, III e IV.

27) Marque a opção INCORRETA.a) Se na oração “daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos...”, a locução verbal for substituída por evocou,

também será necessário alterar a circunstância temporal para há vinte anos.b) Em “As encrencas de verdade em sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça...”, o verbo

vir pode ser flexionado na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito encrencas.c) Se a expressão destacada no período “Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sa-

bem.”, fosse substituída por alguns de vós, o verbo saber não sofreria adaptação para manter a correção gramatical.d) No período “As suas escolhas têm sempre metade das chances de dar certo.”, o verbo dar não pode ser flexionado

para concordar com chances.e) Se o trecho “Não se preocupe com o futuro.” For alterado para “Não te preocupes com o futuro.”, a norma culta não

será contrariada.

Business Intercontinental da Iberia.

Page 13: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.13.

MAIS ESPAÇO ENTRE AS POLTRONAS

Viajar virou sinônimo de relaxar. Principalmente quando você tem à sua disposição uma poltrona de design ergonômicocom maior capacidade para reclinar e 132 cm de espaço entre a sua poltrona e a da frente. Além disso, você conta com maisde 300 salas VIP em aeroportos no mundo todo e pode acumular e utilizar pontos no seu programa de milhagens voando comqualquer linha aérea da aliança oneworld. Business Intercontinental da Iberia. Sorria.

28) Neste anúncio, a imagem fotográfica associa-se mais diretamente à palavra “sorria” e à expressãoa) “mais de 300 salas VIP”. d) “aeroportos no mundo todo”.b) “acumular e utilizar pontos”.c) “Mais espaço entre as poltronas”. e) “programa de milhagens”.

Leia o poema.

MOTE:

Almas, vidas, pensamentos.Glosa:Calções, polainas, sapatos,Percevejos, pulgas, piolhos,Azeites, vinagres, molhos,Tigelas, pires e pratos:Cadelas, galgos e gatos,Pauladas, dores, tormentos,Burros, cavalos, jumentos,Naus, navios, caravelas,Corações, tripas, moelas,Almas, vidas, pensamentos.

Fonte: BOCAGE. Poesias sobre Mote. In: Literatura Comentada.

São Paulo: Abril Educação, 1980. p. 59

29) Das análises críticas de Marisa Lajolo (1980), referentes a diversos poemas de Bocage, a mais adequada ao poema lido é:a) Esse soneto é inteiramente construído sobre a evocação dos elementos e cenários lúgubres, noturnos, horrendos. O

ambiente assim sugerido é o avesso da natureza amena e harmoniosa, convencional do Arcadismo. É importantenotar ainda que esse mundo tenebroso funciona como uma espécie de projeção exterior do estado de espírito dopoeta, abandonado por “Urselina”, personificação pastoril de sua amada.

b) Esse poema pode ser considerado exemplarmente arcádico, na medida em que delineia uma paisagem bucólica etranquila, em que todos os elementos da natureza estão em harmonia: o prado florido, o vento brando, os pássaroscoloridos, o rio calmo.

c) Esse poema é desenvolvido através da enumeração, aparentemente sem nexo nenhum, de substantivos. Nointerior de cada verso pode-se perceber, porém, uma certa relação entre os elementos enumerados. Esse tipo delinguagem – nominal, sem recurso a verbos – era extremamente incomum no tempo de Bocage, mas se tornoucomuníssima no Modernismo.

d) De modo especial, as três primeiras estrofes desse poema aludem ao profundo respeito com que a ciência eraencarada ao tempo de Bocage. A matemática, a geometria, a física e a astronomia são mencionadas nos oitoprimeiros versos.

e) A retomada, no início dos versos 2 e 4, de expressões que finalizam os versos 1 e 3, aliada às repetições presentesnos demais versos do poema, torna extremamente lúdico, apontando a requintada maestria com que Bocage lidacom as palavras.

Leia o texto para responder à questão.

A RAZÃO DOMINADA PELA FORMOSURA

Importuna Razão, não me persigas;Cesse a ríspida voz que em vão murmura;Se a lei de Amor, se a força da ternuraNem domas, nem contrastas, nem mitigas:

Page 14: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.14.

Se acusas os mortais, e os não abrigas,Se (conhecendo o mal) não dás a cura,Deixa-me apreciar minha loucura,Importuna Razão, não me persigas.

É teu fim, teu projeto encher de pejoEsta alma, frágil vítima daquelaQue, injusta e vária, noutros laços vejo:

Queres que fuja de Marília bela,Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejoÉ carpir, delirar, morrer por ela.

Fonte: BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du. Sonetos.

Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Garnier, 1994, p. 31

30) Um dos mais importantes poetas do Arcadismo português, Bocage é, no entanto, considerado um autor pré-românti-co. No poema, uma característica que explica por que ele é visto como um precursor do Romantismo é aa) entrega do eu-lírico à paixão amorosa, que o leva a questionar o domínio da Razão.b) opção pela forma clássica do soneto, que atesta a busca do eu-lírico por objetividade e contenção.c) citação do nome da amada, que explicita a homenagem do eu-lírico a uma mulher idealizada.d) confissão do eu-lírico diretamente dirigida a uma figura mitológica, que ilustra sua adesão a valores clássicos.e) racionalidade do eu-lírico, que se nega a ceder aos impulsos amorosos e recorre à reflexão.

Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a terça dos cabritos. Mas como não tinha roça e apenas selimitava a semear na vazante uns punhados de feijão e milho, comia da feira, desfazia-se dos animais, não chegava a ferrarum bezerro ou assinar a orelha de um cabrito. Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabeça. Forjaraplanos. Tolice, quem é do chão não se trepa. Consumidos os legumes, roídas as espigas de milho, recorria à gaveta do amo,cedia por preço baixo o produto das sortes. Resmungava, rezingava, numa aflição, tentando espichar os recursos minguados,engasgava-se, engolia em seco. Transigindo com outro, não seria roubado tão descaradamente. Mas receava ser expulso dafazenda. E rendia-se. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. Era bom pensar no futuro, criar juízo.

Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoço inchado.De repente, estourava:— Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ninguém pode viver sem comer. Quem é do chão não se trepa.Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. E quando não tinha mais nada para vender,

o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.

Fonte: Ramos , Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro,

São Paulo: Record, 2002, p. 92

31) Vidas Secas é um dos melhores exemplos da literatura brasileira do uso do discurso indireto livre. Por meio dele, onarrador funde a sua voz (em terceira pessoa) com a da personagem sem deixar marcas do texto de quando estáfazendo uso de uma ou de outra voz. Desse modo, pode não apenas reproduzir indiretamente falas da personagens,mas também o que pensam. O uso do discurso indireto, nessa obra de Graciliano Ramosa) revela as intenções surrealistas do autor, que, confundindo o leitor e conduzindo-o a um mundo em que o sonho e a

magia constroem a realidade, consegue alcançar o domínio do inconsciente humano.b) desconstrói a dimensão humana de Fabiano, revelando um caráter frio e calculista, mais interessado em economizar

e fazer fortuna, para poder “levantar a cabeça”, do que no bem-estar da família, que tentava sempre, com muitosofrimento, “espichar os recursos minguados”.

c) reforça a visão romântica de mundo rural, em que o sertanejo é visto como um herói brasileiro cujas característicaspertencem mais a uma idealização do ideal europeu do que à dura realidade do sertão. Assim, o leitor se aproximamais dos ideais da obra.

d) atrai o leitor para a obra, ao destacar a inteligência de Fabiano, que, embora calado, se revela conhecedor darealidade em que vive e passa a procurar maneiras de vencer os problemas.

e) torna o sofrimento de Fabiano mais intenso, revelando a distância entre o desejo de levantar a cabeça e a consciên-cia de que “quem é do chão não se trepa”. Desse modo, o leitor se convence mais facilmente do intenso sofrimentoda personagem.

Page 15: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.15.

32) Identifique o poema que, mantendo o mesmo tema do texto anterior transcrito, manifesta uma atitude claramentecontrária àquela vivida por Fabiano:a) Que o pão encontre na boca

O abraço de uma cançãoinventada no trabalhoNão a fome fatigadade um suor que corre em vão.Que o pão do dia não cheguesabendo a resto de lutae a troféu de humilhaçãoQue o pão seja como florfestivamente colhidapor quem deu ajuda ao chão (Thiago de Mello)

b) Os bois nascidos na huílasão altos, magrosnavegáveisde cedo lhes nascemcornosleitecoberturaOs cornos são voltantesindicam o sulas patas lavram o solodeixando espaço paraa sementea palavraa solidão. (Ana Paula Tavares)

c) Eu caminhei na noiteEntre silêncio e frioSó uma estrela secreta me guiava.Grandes perigos na noite me apareceramDa minha estrela julguei que eu a julgaraVerdadeira sendo ela só reflexoDe uma cidade a neon enfeitada

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Leia o texto para responder à questão.

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios demel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Maisrápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, dagrande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiraságuas.

Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, maisfresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos nafolhagem os pássaros ameigavam o canto. (...)

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vistaperturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito dafloresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas etecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.

Fonte: Alencar, José de, Iracema. São Paulo: Moderna, 2000. P. 24 (com cortes)

e) Ouro terra amor e rosasEu quero tudo de láNão permita Deus que eu morraSem que volte para láNão permita Deus que eu morraSem que volte para São PauloSem que veja a Rua 15E o progresso de São Paulo (Oswald de Andrade)

d) Terra moça. Mata virgem.Reserva florestal.O homem investe a selva.Foice, machado, fogo.Estrondo das figueiras centenárias.Clamor dos troncos decepados.Galhada que se verga e quebraRessoando na acústica vegetal.E o grito triunfal dos machadeiros!... (Cora Coralina)

Page 16: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.16.

33) Ao relacionar o texto lido às características e ao pensamento próprios do movimento literário Romantismo, pode-seafirmar:

III. Revela preocupações próprias do Romantismo ao descrever a índia Iracema e a natureza brasileira como dotadasde uma beleza superior.

III. Narra o primeiro encontro entre a musa tupiniquim e o seu príncipe português.III. O encontro entre Iracema e Martim, o guerreiro português, serve para explicar metaforicamente a origem do povo

brasileiro: misto entre índios e brancos.IV. Excluí o elemento africano do processo de formação da identidade brasileira, o que revela implicitamente certo

preconceito étnico comum no século XIX.

Estão corretasa) apenas II e III. d) apenas II, III e IV.b) apenas I, II e III.c) apenas I, III e IV. e) todas.

34) Machado de Assis é famoso por trazer para seus textos outros textos. Abaixo estão transcritas partes do conto A Chave.Em qual das partes transcritas o narrador faz uma referência explícita a uma imagem poética da obra clássica Odisseia,de Homero?a) Não sei se lhes diga simplesmente que era de madrugada, ou se comece num tom mais poético: a aurora, com seus

róseos dedos... A maneira simples é o que melhor me conviria a mim, ao leitor, aos banhistas que estão agora na Praiado Flamengo — agora, isto é, no dia 7 de outubro de 1861, que é quando tem princípio este caso que lhes vou contar.

b) Imaginem os leitores um sujeito gordo, não muito gordo — calvo, de óculos, tranquilo, tardo, meditativo. Tem sessentaanos: nasceu com o século. Traja asseadamente um vestuário da manhã; vê-se que é abastado ou exerce algum altoemprego na administração. Saúde de ferro. Disse já que era calvo; equivale a dizer que não usava cabeleira. Incidentesem valor, observará a leitora, que tem pressa.

c) Calvo é o espírito. O Major Caldas cultivou as letras, desde 1821 até 1840 com um ardor verdadeiramente deplorável.Era poeta; compunha versos com presteza, retumbantes, cheios de adjetivos, cada qual mais calvo do que ele tinha deficar em 1861. A primeira poesia foi dedicada a não sei que outro poeta, e continha em gérmen todas as odes e glosasque ele havia de produzir.

d) O major ficou sentado a ver a filha, com o Jornal do Comércio aberto sobre os joelhos; tinha já luz bastante para ler asnotícias; mas não o fazia nunca antes de voltar a filha do banho. Isto por duas razões. Era a primeira a própria afeiçãode pai; apesar da confiança na destreza da filha, receava algum desastre. Era a segunda o gosto que lhe davacontemplar a graça e a habilidade com que Marcelina mergulhava, bracejava ou simplesmente boiava “como umanáiade”, acrescentava ele se falava disso a algum amigo.

e) Marcelina era destemida; galgou a linha em que se dava a arrebentação, e surdiu fora muito naturalmente. Omoleque, aliás bom nadador, não rematou a façanha com igual placidez; mas galgou também e foi surgir ao lado dasinhá-moça.

Leia o texto para responder à questão.

2º. QUADRO – O PAÍS DA GRAMÁTICAA cena representa uma praça onde vêm desembocar várias ruas. Um grupo de gente internacional passa ao fundo.

Um grupo de gente amortalhada atravessa a cena.O TURISTA – E aqueles?O POLÍCIA – São os mortos.O TURISTA – Vivem juntos? Vivos e mortos?O POLÍCIA – O mundo é um dicionário. Palavras vivas e vocábulos mortos. Não se atracam porque somos severos

vigilantes. Fechamo-los em regras indiscutíveis e fixas. Fazemos mesmo que estes que são a serenidade tomem o lugardaqueles que são a raiva e o fermento. Fundamos para isso as academias... os museus... os códigos...

O TURISTA – E os vivos reclamam?O POLÍCIA – Mais do que isso. Querem que os outros desapareçam para sempre. Mas se isso acontecesse não

haveria mais os céus da literatura, as águas paradas da poesia, os lagos imóveis do sonho. Tudo o que é clássico, isto é, oque se ensina nas classes... falo sete línguas, todas mortas. A minha função é mesmo essa, matá-las. Todo o meu glossário éde frases feitas...

O TURISTA – As mesmas que eu emprego. Nós dois só conseguimos catalogar o mundo, esfriá-lo, pô-lo em vitrine!O POLÍCIA – Somos os guardiães de uma terra sem surpresas.

Fonte: ANDRADE, Oswald de. “A morta”. In: Obras Completas Teatro. 3. ed.. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1978, p. 29/30. Com cortes

Page 17: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.17.

35) A obra teatral de Oswald de Andrade é um bom exemplo da radicalidade formal e temática alcançada pelos modernis-tas brasileiros, após a Semana de Arte Moderna, de 1922. O trecho lido traz como assunto central um dos alvospreferidos das críticas dos escritores do período, que éa) excessiva influência estrangeira em nossa cultura, sobretudo no uso da linguagem falada.b) obediência estreita às regras e a falta de ousadia no uso da língua, ao fazer literatura.c) presença recorrente do descritivismo realista e da paisagem natural no teatro brasileiro.d) tematização costumeira do modo de vida urbano, graças ao costume provinciano de buscar seguir modismos.e) falta sensível de surpresas no ensino da literatura brasileira, com a repetição dos mesmos autores clássicos.

36) Na tirinha, há traço de humor ema) “Que olhar é esse, Dalila?” d) “Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!”b) “Olhar de tristeza, mágoa, desilusão...”c) “Olhar de apatia, tédio, solidão...” e) “Romeu e Dalila”

TEXTOO meu fim evidente era atar as duas pontas vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui

recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia diferente. Se só me faltassem os outros, vá; umhomem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. que aqui está é, malcomparando, semelhante pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diznas autópsias; o interno não agüenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos,como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foramestudar a geologia dos campos santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todascrêem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar osdicionários, e tal frequência é cansativa.

Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-medespida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória,conservo alguma recordação doce e feiticeira. Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distrações raras. O mais do tempoé gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal.

Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro.Jurisprudência, filosofia e política acudiram-me, mas não me acudiram as forças necessárias. Depois, pensei em fazer umaHistória dos Subúrbios menos seca que as memórias do padre Luís Gonçalves dos Santos relativas à cidade; era obramodesta, mas exigia documentos e datas como preliminares, tudo árido e longo. Foi então que os bustos pintados nasparedes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse dapena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, nãoo do trem, mas o do Fausto: Aí vindes outra vez, inquietas sombras?...

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Capítulo II, Rio de Janeiro: José Aguilar, 1971, v. 1, p. 810-11.

37) Assinale a opção em que os elementos grifados no texto exemplificam a figura de linguagem apresentada.a) Paronomásia é o emprego de palavras semelhantes no som, porém de sentido diferente./ “Entretanto, vida diferente

não quer dizer vida pior; é outra coisa.”b) Eufemismo é uma substituição de um termo, pela qual se pode evitar usar expressões mais diretas ou chocantes,

para referir-se a determinados fatos. / “Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foramestudar a geologia dos campos santos.”

c) Anáfora é a repetição de uma ou mais palavras no princípio de duas ou mais frases, de membros da mesma frase, oude dois ou mais versos. / “Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, elembrou-me escrever um livro.”

d) Metonímia é a designação de um objeto por palavra designativa de outro objeto que tem com o primeiro umarelação. / “O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e queapenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não agüenta tinta.”

e) Onomatopéia é o emprego de palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada. / “Foi então que osbustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns.”

Page 18: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.18.

TEXTO

A discussão sobre gramática na classe está “quente”. Será que os brasileiros sabem gramática? A professora de Portuguêspropõe para debate o seguinte texto:

PRA MIM BRINCARNão há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem

gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.— As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde.

(BANDEIRA, Manuel)

38) Com a orientação da professora e após o debate sobre o texto de Manuel Bandeira, os alunos chegaram à seguinteconclusão:a) uma das propostas mais ousadas do Modernismo foi a busca da identidade do povo brasileiro e o registro, no texto

literário, da diversidade das falas brasileiras.b) apesar de os modernistas registrarem as falas regionais do Brasil, ainda foram preconceituosos em relação às

cariocas.c) a tradição dos valores portugueses foi a pauta temática do movimento modernista.d) Manuel Bandeira e os modernistas brasileiros exaltaram em seus textos o primitivismo da nação brasileira.e) A principal proposta do Modernismo foi a aceitação de todo o passado, sem qualquer interferência do momento

presente, sendo uma cópia de modelos anteriores.

TEXT IFINDING A NEW BOOM AMID THE BUST

Jun. 02, 2009By Dan Kadlec

When it comes to what makes us happy at work, job-satisfaction surveys have been showing for years that the size ofour paycheck is losing ground to intangibles like autonomy, mobility, low stress, flexible hours, job security, health coverage,paid time off and other benefits. Does pay matter? Of course it does. But as China and other emerging markets have gainedground on the U.S. economically, American workers have begun to come to grips with what that means: in many cases, findinga standard of living that is slipping relative to other nations, and saying zai jian (bye-bye, for those not yet into basic Mandarin)to generous and automatic pay raises across industries. The recession has only deepened this trend.

Workers who are elated to simply have a job aren't squawking about money, and according to a Randstad survey; theynow name job security and benefits among the top factors in their happiness. Competitive pay is moving down the scale.Another expediter is demographics. The massive boomer generation is entering its retirement years undersaved and in need ofcontinued employment. Yet boomers are determined to scale back hours and stress, and some at least are happy to trade a bigsalary for work with meaning and which allows for a better work/life balance, so long as the bills still get paid.

America remains a land of opportunity and will continue to reward go-getters chasing dreams of wealth. But increasingly,our job market will also reward those who place a higher value on intangibles, and it will do so without relegating those peopleto a life of need. Certainly, jobs are scarce. Our economy has been shedding more than half a million positions a month. Yeteven now there are pockets of employment, both for new grads and midlifers reinventing themselves, that offer decent pay withgreat benefits and security.

Where are these jobs? Think green technologies, which may be at the root of the next economic boom. Think government,which under President Obama is getting bigger. Think education, which is in more demand than ever thanks to the arrival ofboomer grandchildren and millions of workers in need of retraining. Think infrastructure, where much of the President's nearly$800 billion stimulus effort will be focused. Think about risk assessment and controls in a chastened financial system. Thinkhealth care, which is booming as boomers grow fitfully into old age. Many such fields present opportunity now, and becausethey pay well above the median annual U.S. salary of $32,390, they are good to be a part of, even in a recovery.

(www.time.com Adaptado.)

39) One of the main factors American workers value isa) standard of living. d) retirement.b) pay rises.c) money. e) benefits.

40) According to the text, the boomer generationa) doesn't wish to retire because they believe that work gives meaning to life.b) competes for jobs with the young new grads and midlifers.c) hasn't saved enough money and has to continue working during retirement years.d) doesn't care if jobs are scarce because people are always reinventing themselves.e) prefers health coverage rather than to dream of wealth.

Page 19: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.19.41) In — and it will do so without relegating those people to a life of need. — the pronoun it refes to

a) our job market. d) American.b) go-getter.c) intangible. e) dreams of wealth.

42) One of the fields that offer good employment opportunities isa) industry. d) infrastructure.b) job security.c) midlife retirement. e) chastened financial system.

43) Check the correct statement according to the text.a) People who value the intangibles may have harder lives.b) Jobs are scarce and nobody can dream about becoming rich nowadays.c) The President of the U.S will invest nearly $800 billion in infrastructure.d) The median annual U.S. salary is quite above US$ 32,390.e) Many Americans are learning mandarin because the often travel for fun and business altogether.

TEXT IIAs everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don't realize, however, is

that your brain also stays in better shape when you exercise.Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities

— popularly termed the “use it or lose it” hypothesis — is better known, a review of dozens of studies shows thatmaintaining a mental edge requires more than that. Other things you do — including participating in activities thatmake you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude — have ameaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.

www.scientificamerican.com/article.

Acessado em 06/07/2009. Adaptado.

44) O texto informa quea) exercícios físicos são benéficos para o corpo e para a saúde mental.b) as pessoas não se dão conta da importância de músculos fortes.c) o cérebro é muito pouco exercitado por pessoas que não trabalham.d) todo mundo deveria exercitar-se diariamente.e) grande parte das pessoas preocupa-se apenas com a aparência física.

45) Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores,a) das perdas e ganhos que vivenciamos ao longo da vida.b) da herança genética que trazemos conosco.c) das modalidades de exercícios físicos que realizamos.d) da complexidade de exercícios intelectuais a que somos expostos.e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais.

TEXTO ICONTRA EL OLVIDO

Cuando José Arcadio Buendía se dio cuenta de que la enfermedad del insomnio había invadido el pueblo reunió alos jefes de familia para explicarles lo que sabía sobre ella. Explicó que lo más temible de aquella enfermedad no era laimposibilidad de dormir, pues el cuerpo no sentía cansancio alguno, sino su irremediable evolución hacia una manifestaciónmás crítica: el olvido.

Cuando el enfermo se acostumbraba a su estado de vigilia empezaban a borrarse de su memoria los recuerdos dela infancia, luego el nombre y la noción de las cosas, y por último la identidad de las personas y aun la conciencia del propioser hasta hundirse en una especie de idiotez sin pasado.

Fue Aureliano quien concibió la fórmula que había de defenderlos durante varios meses de las evasiones de lamemoria. La descubrió por casualidad. Insomne experto, por haber sido uno de los primeros, había aprendido a la perfecciónel arte de la platería. Un día estaba buscando el pequeño yunque que utilizaba para trabajar con los metales y no recordó sunombre. Su padre se lo dijo: yunque. Aureliano escribió el nombre en un papel que pegó con goma en la base de aquelobjeto: yunque. Así estuvo seguro de no olvidarlo en el futuro. Pero pocos días después descubrió que tenía diûcultad pararecordar casi todas las cosas del laboratorio. Entonces las marcó todas con el nombre respectivo, de modo que le bastabasolo con leer la inscripción para identiûcarlas.

Al poco tiempo, su padre le comunicó su alarma por haber olvidado los hechos más impresionantes de su niñez.Aureliano, apenado por lo que le sucedía a su padre, le explicó su método y José Arcadio Buendía lo puso en práctica en todala casa y, más tarde, al ver lo buenos que eran los resultados, lo impuso a todo el pueblo.

Page 20: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.20.

Con un pincel lleno de tinta marcó cada cosa con su nombre: mesa, silla, reloj, puerta, pared, cama, cazuela. Fueal corral y marcó los animales y las plantas: vaca, chivo, puerco, gallina, yuca, malanga, guineo. Poco a poco, estudiando lasinûnitas posibilidades del olvido, se dio cuenta de que podía llegar un día en que se reconocieran las cosas por sus inscripciones,pero que no se recordara para qué se utilizaban. Entonces fue más explícito. El letrero que colgó en la espaldade la vaca erauna muestra ejemplar de la forma en que los habitantes de Macondo estaban dispuestos a luchar contra el olvido: “Esta es lavaca, hay que ordeñarla todas las mañanas para que produzca leche y a la leche hay que hervirla para mezclarla con el caféy hacer café con leche”.

(Adaptado de Gabriel García Márquez, Cien años de soledad. Colombia)

39) Según el texto, José Arcadio Buendía descubrió que el insomnio provocaba…a) locura d) irritaciónb) agotamiento.c) enfadado. e) pérdida de memoria.

40) Según el texto lo más temible de la enfermedad era:a) la impossibilidad de dormir. d) el agotamiento físico y mental.b) el cansacio provocado por el insomnio.c) el borrarse de la memoria de todas las cosas. e) el olvidarse de las tareas diarias.

41) Según el texto, José Arcadio Buendía usó el método de su hijo cuando…a) parte de su infancia se borró de su mente.b) comprobó que él se había curado.c) se olvidó de cómo se preparaba un café con leche.d) no sabía que hacer con una vaca.e) olvidó el nombre del yunque

TEXTO II

LA ENFERMEDAD DEL OLVIDOLos científicos esperan acabar con el mal de Alzheimer antes del 2010, aunque por el momento esta enfermedad -

principal causa de demencia senil- no tiene cura.

Con la colaboración del Dr. Francisco Soto S.Departamento de Medicina InternaArtículo publicado en la revista Vivir Más en Junio de 2002

Frases como “Nunca recuerdo dónde dejé la cartera” o “Siempre se me olvidan los nombres de las personas”,suelen ser adjudicadas -a veces en broma y otras no tanto- al Alzheimer. Pero para los que conviven con esta enfermedad, losolvidos ya dejaron de ser divertidos y marcaron el comienzo de una decadencia inexorable de sus funciones cerebrales.

“El Alzheimer se produce por un fenómeno de degeneración neuronal y de alteración de la neurotransmisión cere-bral”, explica el neurólogo especialista en neurofisiología clínica doctor Francisco Soto. Se trata de una enfermedad cuyacausa todavía es desconocida.

Aunque la pérdida de neuronas es un proceso natural, en el caso del Alzheimer ésta se acelera. Se sabe que en laedad adulta se pierden hasta cien mil neuronas por día, sin que esto afecte las facultades mentales del individuo. Peromientras una persona sana presenta un 5% menos de peso cerebral a los 70 años, un paciente con Alzheimer puede tener un30% menos. Basta con sumar esa pérdida al hecho de que las neuronas no son células que se regeneren, para comprenderel carácter irreversible de este mal.

El especialista de Clínica Las Condes explica que el Alzheimer afecta entre el tres y el cinco por ciento de losmayores de 65 años y al 25% de los mayores de 85 años. Es decir, el riesgo de padecerlo se eleva exponencialmente despuésde los 70 años.

Además, se ha visto que hay más mujeres que hombres que sufren de esta dolencia. “La relación es de tres es a uno,pero influenciada porque la expectativa de vida de las mujeres es mayor”.

Y al contrario de lo que muchos creen, el doctor Francisco Soto aclara que no se trata de una enfermedad hereditaria:“Le puede tocar a cualquiera, ya que el 99% de los afectados no tienen antecedentes en su familia”.

Viernes, 10 de septiembre de 2010http://www.clinicalascondes.net

42) Según el texto la publicación del artículo ocurrió:a) terça-feira d) sexta-feirab) quarta-feirac) quinta-feira e) Sábado

Page 21: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.21.43) “Los científicos esperan acabar con el mal de Alzheimer antes del 2010, aunque por el momento esta enfermedad -

principal causa de demencia senil- no tiene cura.”El conector aunque establece en la frase una relación de:a) temporalidad. d) causalidad.b) finalidad.c) concesión e) simultaneidad.

44) “Le puede tocar a cualquiera, ya que el 99% de los afectados no tienen antecedentes en su familia”.El pronombre en negrito se refiere a:a) cualquiera d) mujeresb) enfermedadc) afectados e) familia

45) Sobre o texto, não é correto afirmar que:a) a doença não tem cura.b) a doença afeta a memória dos afetados.c) produz degeneração cerebral acelerada.d) o risco de apresentar a doença é maior nos portadores de 70 anos.e) Mulheres não fazem parte do grupo de risco.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

46) Em um curso de economia, 100 alunos estão divididos em duas turmas de 50 alunos, e cada aluno só pode cursarmatérias na sua própria turma. Em relação às matérias macroeconomia e microeconomia, que serão ministradas em ummesmo semestre, cada aluno deve matricular-se ao menos em uma delas.A tabela a seguir indica a distribuição de alunos, por turma, inscritos nessas matérias em um semestre do ano.

Turma 1 Turma 2

Macroeconomia 36 17

Microeconomia 29 36

Escolhido ao acaso um aluno dentre os 100, a probabilidade de ele estar matriculado em ambas as matérias nessesemestre é:a) 7/20b) 3/50c) 1/4d) 3/25e) 2/13

47) A parábola P representada na figura é o gráfico de uma função quadrática f.

Se y = g(x) for outra função quadrática cujas raízes sejam as mesmas de f e se o vértice do gráfico dessa g for simétricoao vértice de P com relação ao eixo 0x, então g(–1) valea) – 8b) – 6c) 0d) 6e) 8

Page 22: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.22.

48) Para organizar uma competição esportiva tem-se um custo de R$ 2.000,00. Se a taxa de inscrição por participante para

essa competição é de R$ 30,00, a quantidade mínima de inscritos nessa competição, para que o valor arrecadado com

a taxa de inscrição cubra o custo do evento é igual a:

a) 45

b) 58

c) 67

d) 70

e) 80

49) Um provedor de acesso à Internet oferece dois planos para seus assinantes:

Plano A - Assinatura mensal de R$ 8,00 mais R$ 0,03 por cada minuto de conexão durante o mês.

Plano B - Assinatura mensal de R$ 10,00 mais R$ 0,02 por cada minuto de conexão durante o mês.

Acima de quantos minutos de conexão por mês é mais econômico optar pelo plano B?

a) 160

b) 180

c) 200

d) 220

e) 240

50) Uma linha ferroviária tem 16 estações. Quantos tipos de bilhetes devem ser impressos, se cada bilhete deve registrar a

estação de origem e a de destino?

a) 240

b) 256

c) 64

d) 272

e) 128

51) Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como

peso corporal, condições e tempo após a ingestão.

O gráfico mostra a variação da concentração de álcool no sangue de indivíduos de mesmo peso que beberam três

latas de cerveja cada um, em diferentes condições: em jejum e após o jantar.

Tendo em vista que a concentração máxima de álcool no sangue permitida pela legislação brasileira para moto-

ristas é 0,6 g/L, o indivíduo que bebeu após o jantar e o que bebeu em jejum só poderão dirigir após, aproxima-

damente,

a) uma hora e uma hora e meia, respectivamente.

b) três horas e meia hora, respectivamente.

c) três horas e quatro horas e meia, respectivamente.

d) seis horas e três horas, respectivamente.

e) seis horas, igualmente.

Page 23: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.23.

52) Qual das afirmações seguintes está de acordo com o gráfico abaixo?

a) Sempre que a inflação diminui a taxa de desemprego aumenta.b) Sempre que a inflação aumenta a taxa de desemprego aumenta.c) A taxa média mensal de desemprego de setembro a dezembro de 1998 foi inferior a 8%.d) Quando a taxa de desemprego foi superior a 8% houve deflação.e) Entre agosto e dezembro de 1998 a taxa de desemprego decresceu linearmente.

53) Suponha que o crescimento de uma cultura de bactérias obedece à lei12N(t) = m . 2 , na qual N representa o número de bactérias no momento t, medido em horas. Se, no momento inicial,

essa cultura tinha 200 bactérias, ao fim de 8 horas o número delas era:a) 3.600b) 3.200c) 3.000d) 2.700e) 1.800

54) O gráfico que melhor representa a função mostrada na figura adiante, é:

f (x) = 2log2x

55) Um saco contém 13 bolinhas amarelas, 17 cor-de-rosa e 19 roxas. Uma pessoa de olhos vendados retirará do saco nbolinhas de uma só vez. O menor valor de n de forma que se possa garantir que será retirado pelo menos um par debolinhas de cores diferentes é igual a:a) 14b) 18c) 20d) 30e) 31

Page 24: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.24.

56) O gráfico a seguir apresenta os investimentos anuais em transportes, em bilhões de dólares, feitos pelo governo de umcerto país, nos anos indicados.

De acordo com esse gráfico, é verdade que o investimento do governo desse país, em transportes,a) vem crescendo na década de 90.b) diminui, por ano, uma média de 1 bilhão de dólares.c) em 1991 e 1992 totalizou 3,8 bilhões de dólares.d) em 1994 foi o dobro do que foi investido em 1990.e) em 1994 foi menor que a décima parte do que foi investido em 1990.

57) Numa pesquisa de opinião, feita para verificar o nível de aprovação de um governante, foram entrevistadas 1000pessoas, que responderam sobre a administração da cidade, escolhendo uma – e apenas uma – dentre as possíveisrespostas: ótima, boa, regular, ruim e indiferente. O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa.

De acordo com o gráfico, pode-se afirmar que o percentual de pessoas que consideram a administração ótima, boa ouregular é dea) 28%.b) 65%.c) 71%.d) 84%.e) 90%

58) Suponha que a equação2 2ax + bx + c 3x + 5 5x – x + 88 = 4 . 2

seja válida para todo número real x, em que a, b, e c são números reais.Então, a soma a + b + c é igual a:a) 5/3b) 17/3c) 28/3d) 12e) 3

59) Um camponês adquire um moinho ao preço de R$ 860,00. Com o passar do tempo, ocorre uma depreciação linear nopreço desse equipamento. Considere que, em 6 anos, o preço do moinho será de R$ 500,00. Com base nessasinformações, é correto afirmar:a) Em três anos, o moinho valerá 50% do preço de compra.b) Em nove anos, o preço do moinho será um múltiplo de nove.c) É necessário um investimento maior que R$ 450,00 para comprar esse equipamento após sete anos.d) Serão necessários 10 anos para que o valor desse equipamento seja inferior a R$ 200,00.e) O moinho terá valor de venda ainda que tenha decorrido 13 anos.

Page 25: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.25.60) Duas funções f(t) e g(t) fornecem o número de ratos e o número de habitantes de uma certa cidade em função do

tempo t (em anos), respectivamente, num período de 0 a 5 anos. Suponha que no tempo inicial (t = 0) existiam nessacidade 100.000 ratos e 70.000 habitantes, que o número de ratos dobra a cada ano e que a população humanacresce 2.000 habitantes por ano. O número de ratos que haverá por habitante, após 5 anos será igual a:a) 40b) 45c) 50d) 58e) 62

61) Para transformar graus Fahrenheit em graus centígrados usa-se a fórmula:C = 5(F – 32)/9 onde F é o número de graus Fahrenheit e C é o número de graus centígrados.Qual a temperatura (em graus centígrados) em que o número de graus Fahrenheit é o dobro do número de grauscentígrados?a) 80b) 100c) 130d) 160e) 200

62) Uma pessoa, pesando atualmente 70 kg, deseja voltar ao peso normal de 56 kg. Suponha que uma dieta alimentarresulte em um emagrecimento de exatamente 200 g por semana. Fazendo essa dieta, a pessoa alcançará seu objetivoao fim de:a) 67 semanas.b) 68 semanas.c) 69 semanas.d) 70 semanas.e) 71 semanas.

63) Nos quilômetros 31 e 229 de uma rodovia estão instalados telefones de emergência. Ao longo da mesma rodovia eentre estes quilômetros, pretende-se instalar 10 outros telefones de emergência. Se os pontos adjacentes de instalaçãodos telefones estão situados a uma mesma distância, qual é esta distância, em quilômetros?a) 10b) 12c) 15d) 16e) 18

64) O gráfico abaixo representa o valor de um dólar em reais em diferentes datas do ano de 2008.

A partir desses dados, pode-se afirmar que, no primeiro semestre de 2008, o real, em relação ao dólar:a) desvalorizou 0,661.b) desvalorizou mais de 10%.c) manteve seu valor.d) valorizou menos de 10%.e) valorizou mais de 20%.

65) Dez minutos após acender uma lâmpada, ela começou a piscar a cada três minutos. Tem-se a previsão de que após 100piscadas, seguidas, a lâmpada queima.Supondo que esta previsão esteja correta e que a lâmpada não foi desligada após ser acessa, pode-se afirmar que alâmpada queimou após:a) 200 minutos do acendimento.b) 10 horas e 21 minutos do acendimento.c) 3 horas e 17 minutos do acendimento.d) 4 horas e 31 minutos do acendimento.e) 5 horas e 7 minutos do acendimento.

Page 26: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.26.

66) Em 05 de junho de 2004, foi inaugurada uma pizzaria que só abre aos sábados. No dia da inauguração, a pizzariarecebeu 40 fregueses. A partir daí, o número de fregueses que passaram a freqüentar a pizzaria cresceu em progressãoaritmética de razão 6, até que atingiu a cota máxima de 136 pessoas, a qual tem se mantido. O número de sábados quese passaram, excluindo-se o sábado de inauguração, para que a cota máxima de fregueses fosse atingida pela primeiravez, foi:a) 15.b) 16.c) 17.d) 18.e) 26.

67) Um balão viaja a uma altitude de cruzeiro de 6.600 m. Para atingir esta altitude, ele ascende 1.000 m na primeira horae, em cada hora seguinte, sobe uma altura 50 m menor que a anterior.Quantas horas leva o balonista para atingir a altitude de vôo?a) 112 horasb) 33 horasc) 8 horasd) 20 horase) 21 horas

68) O gráfico indica o resultado de uma pesquisa sobre o número de acidentes ocorridos com 42 motoristas de táxi emuma determinada cidade, no período de um ano.

Com base nos dados apresentados no gráfico, e considerando que quaisquer dois motoristas não estão envolvidosnum mesmo acidente, pode-se afirmar quea) cinco motoristas sofreram pelo menos quatro acidentes.b) 30% dos motoristas sofreram exatamente dois acidentes.c) a média de acidentes por motorista foi igual a três.d) o número total de acidentes ocorridos foi igual a 72.e) trinta motoristas sofreram no máximo dois acidentes.

69) A Terra pode ser representada por uma esfera cujo raio mede 6.400 km.Na representação abaixo, está indicado o trajeto de um navio do ponto A ao ponto C, passando por B.Qualquer ponto da superfície da Terra tem coordenadas (x ; y), em que x representa a longitude e y, a latitude. Ascoordenadas dos pontos A, B e C estão indicadas na tabela a seguir

Considerando p igual a 3, a distância mínima, em km, a ser percorrida pelo navio no trajeto ABC é igual a:a) 11.200b) 10.800c) 9.800d) 8.800e) 8.400

Page 27: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.27.

70) No esquema acima estão representadas as trajetórias de dois atletas que, partindo do ponto X, passam simultaneamen-te pelo ponto A e rumam para o ponto B por caminhos diferentes, com velocidades iguais e constantes. Um delessegue a trajetória de uma semicircunferência de centro O e raio 2R. O outro percorre duas semicircunferências cujoscentros são P e Q.

Considerando 2 = 1,4, quando um dos atletas tiver percorrido 3/4 do seu trajeto de A para B, a distância entre elesserá igual a:a) 0,4 Rb) 0,6 Rc) 0,8 Rd) 1,0 Re) 1,2 R

71) O valor da expressão 1 1

y – 3sen 10° cos 10°

= é:

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

72) Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 1,5cm de arestana base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar aproximadamente com parafina para fabricaruma vela?a) 156 cm3.b) 189 cm3.c) 192 cm3.d) 225 cm3.e) 540 cm3

73) Se x – y = 60°, então o valor de (sen x+sen y)2+(cos x+cos y)2 é igual aa) 4b) 3c) 2d) 1e) 0

74) Observe a figura abaixo

Ela representa um papel quadrado ABCD, com 10 cm de lado, que foi dobrado na linha AM, em que M é o ponto médiodo lado BC. Se, após a dobra, A, B, C, D e M são coplanares, podemos afirmar que o valor de tg q é:

a) 13

d) 34

b) 23

c) 32

e) 45

Page 28: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.28.

75) Um fabricante de brinquedos recebeu o projeto de uma caixa que deverá conter cinco pequenos sólidos, colocadosna caixa por uma abertura em sua tampa. A figura representa a planificação da caixa, com as medidas dadas emcentímetros

Os sólidos são fabricados nas formas de

III. um cone reto de altura 1cm e raio da base 1,5 cm.III. um cubo de aresta 2 cm.III. uma esfera de raio 1,5 cm.IV. um paralelepípedo retangular reto, de dimensões 2 cm, 3 cm e 4 cm.IV. um cilindro reto de altura 3 cm e raio da base 1 cm.

O fabricante não aceitou o projeto, pois percebeu que, pela abertura dessa caixa, só poderia colocar os sólidos dostiposa) I, II e III.b) I, II e V.c) I, II, IV e V.d) II, III, IV e V.e) III, IV e V.

76) Em muitas regiões do Estado do Amazonas, o volume de madeira de uma árvore cortada é avaliado de acordo comuma prática dessas regiões:III. Dá-se uma volta completa em torno do tronco com um barbante.III. O barbante é dobrado duas vezes pela ponta e, em seguida, seu comprimento é medido com fita métrica.III. O valor obtido com essa medida é multiplicado por ele mesmo e depois multiplicado pelo comprimento do tronco.

Esse é o volume estimado de madeira.

Outra estimativa pode ser obtida pelo cálculo formal do volume do tronco, considerando-o um cilindro perfeito.A diferença entre essas medidas é praticamente equivalente às perdas de madeira no processo de corte paracomercialização.Pode-se afirmar que essas perdas são da ordem dea) 30%.b) 22%.c) 15%.d) 12%.e) 5%.

Page 29: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.29.

77) Um observador, situado no ponto P de um prédio, vê três pontos, Q, R e S, numa mesma vertical, em um prédio vizinho,conforme esquematizado na figura abaixo. P e Q estão num mesmo plano horizontal, R está 6 metros acima de Q, e Sestá 24 metros acima de Q. Verifica-se que o ângulo a do triângulo QPR é igual ao ângulo b do triângulo RPS.

O valor, em metros, que mais se aproxima da distância entre P e Q é:a) 8,5b) 8,8c) 9,4d) 10,2e) 12

78) Se (sen x, sen 2x, cos x) é uma progressão geométrica estritamente crescente, com 0 < x < 2p, então o valor de x é:a) p/12b) p/10c) p/8d) p/6e) p/4

79) Um técnico agrícola utiliza um pluviômetro na forma de pirâmide quadrangular, para verificar o índice pluviométrico deuma certa região. A água, depois de recolhida, é colocada num cubo de 10cm de aresta.

Se, na pirâmide, a água atinge uma altura de 8cm e forma uma pequena pirâmide de 10cm de apótema lateral, entãoa altura atingida pela água no cubo é dea) 2,24 cmb) 2,84 cmc) 3,84 cmd) 4,24 cme) 6,72 cm

80) Para revestir externamente chapéus em forma de cones com 12 cm de altura e diâmetro da base medindo 10 cm, serãoutilizados cortes retangulares de tecido, cujas dimensões são 67 cm por 50 cm. Admita que todo o tecido de cadacorte poderá ser aproveitado.O número mínimo dos referidos cortes necessários para forrar 50 chapéus é igual a:a) 3b) 4c) 5d) 6e) 7

Page 30: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.30.

81) Supondo que um determinado presídio esteja inteiramente contido em um círculo com raio de 500m em cujo centroesteja instalada a antena para o bloqueio e que o bloqueio de celulares extrapole esse círculo em 10% do raio, assinalea alternativa que corresponde à área indevidamente bloqueada fora desse círculo:a) 52.000 p m2

b) 52.500 p m2

c) 53.000 p m2

d) 53.500 p m2

e) 54.000 p m2

82) O Teorema de Pitágoras é provavelmente o mais célebre dos teoremas da Matemática. Enunciado pela primeira vez porfilósofos gregos chamados de pitagóricos, estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de umtriângulo retângulo:O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.Na figura plana seguinte estão desenhados um triângulo retângulo ABC e três quadrados, Q1, Q2 e Q3.

Sabendo-se que a área do quadrado Q1 é 169 cm2 e que a área do quadrado Q2 é 25 cm2, a medida BC, em cm, é igual a:a) 8b) 9c) 10d) 11e) 12

83) Uma piscina tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo de 10 m de largura, 15 m de comprimento e 2 m deprofundidade. Para tratar a água dessa piscina, é preciso adicionar 1 kg de certo produto químico a cada 2500 litros deágua. Estando ela completamente cheia de água e sabendo-se que 1 m equivale a 1000 litros, quantos quilos doproduto químico deverão ser usados para tratar a água?a) 12 kgb) 120 kgc) 1200 kgd) 60 kge) 600 kg

84) Na figura estão indicados três raios de sol, um CD de músicas (círculo com um furo circular no meio) paralelo ao chãoe a sombra do CD projetada no chão.

Sabendo-se que o diâmetro do CD mede 12 cm e que o diâmetro do furo mede 2 cm, adotando-se p = 3, a área dasombra, em cm2, é igual a:a) 35b) 105c) 140d) 420e) 55

Page 31: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.31.

85) Uma pista de atletismo de formato circular tem 80 m de diâmetro. Um atleta, em seu treinamento, deseja correrdiariamente 10 km nessa pista. Adotando-se p = 3,14, o número mínimo de voltas completas que ele deve dar nessapista diariamente de modo a concluir o seu treinamento é:a) 38b) 39c) 40d) 41e) 42

86) Uma empresa que fabrica esferas de aço, de 6 cm de raio, utiliza caixas de madeira, na forma de um cubo, paratransportá-las.Sabendo que a capacidade da caixa é de 13.824 cm3, então o número máximo de esferas que podem ser transporta-das em uma caixa é igual a:a) 4b) 8c) 16d) 24e) 32

87) Uma treliça é um sistema estrutural que se baseia na “rigidez” dos triângulos.Na figura, está representada a estrutura de um telhado, feita de madeira, na qual M é o ponto médio do segmento AB.

A medida DM, em metros, é igual a:

a) 4 55

b) 23

c) 125

d) 25

e) 42

388) Na figura, estão representados 2 copos de formatos distintos, mas com círculos de base equivalentes.

São valores possíveis para os volumes totais dos copos 1 e 2, nesta ordem:a) 600 mL e 400 mL. d) 600 mL e 100 mL.b) 600 mL e 200 mL.c) 600 mL e 300 mL. e) 600 mL e 500 mL.

Page 32: 6º Simulado ENEM – 2ª Etapa - colegiomartins.com.br · Este CADERNO DE PROVAS contém a Prova de Linguagens, ... (ENEM – 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta

.32.

89) Ao morrer, o pai de João, Pedro e José deixou como herança um terreno retangular de 3km . ?2km que contém umaárea de extração de ouro delimitada por um quarto de círculo de raio 1km a partir do canto inferior esquerdo dapropriedade. Dado o maior valor da área de extração de ouro, os irmãos acordaram em repartir a propriedade demodo que cada um ficasse com a terça parte da área de extração, conforme mosta a figura.

Em relação à partilha proposta, constata-se que a porcentagem da área do terreno que coube a João corresponde,

aproximadamente, a (considere 3

3 = 0,58)

a) 50%.b) 43%.c) 37%.d) 33%.e) 19%

90) Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 19 cm de altura e 6 cm dearesta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura – 3 troncos de pirâmide de bases paralelase 1 pirâmide na parte superior –, espaçados de 1cm entre eles, sendo que a base superior de cada bloco é igual àbase inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, confor-me a figura.

Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 1,5 cm de arestana base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar aproximadamente com parafina para fabricaruma vela?

a) 156 cm3.

b) 189 cm3.

c) 192 cm3.

d) 225 cm3.

e) 540 cm3.