5º encontro

18
WebQuest WebQuest : estratégias para : estratégias para trabalho com pesquisa na Internet trabalho com pesquisa na Internet

Upload: luana-maria-ferreira-fernandes

Post on 07-Jul-2015

288 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5º encontro

WebQuestWebQuest: estratégias para : estratégias para trabalho com pesquisa na Internettrabalho com pesquisa na Internet

Page 2: 5º encontro

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

Lara StefansdottirLara Stefansdottir diz: diz: ““O modelo ajuda o professor a O modelo ajuda o professor a planejar e estruturar o ensino de modo criativo, com tarefas planejar e estruturar o ensino de modo criativo, com tarefas

claras.claras.””

O conceito de webquest foi criado em 1995, por O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica da Califórnia, EUA, como proposta metodológica

para usar a Internet de forma criativa.para usar a Internet de forma criativa.

Page 3: 5º encontro

A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:objetivos educacionais importantes:

Modernizar modos de fazer educação; Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; Promover aprendizagem cooperativa; Desenvolver habilidades cognitivas; Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las); Incentivar a criatividade; Favorecer o trabalho de autoria dos professores; Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos; Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

Page 4: 5º encontro

Bernie Dodge divide a webquest em dois tipos, ligados à Bernie Dodge divide a webquest em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem duração do projeto e à dimensão de aprendizagem

envolvida:envolvida:

Webquest curtaWebquest curta - leva de uma a três aulas para ser - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo explorada pelos alunos e tem como objetivo a a aquisição e integração de conhecimentos.aquisição e integração de conhecimentos.

Webquest longaWebquest longa - leva de uma semana a um mês para - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.refinamento de conhecimentos.

Page 5: 5º encontro

Introdução

Este documento deve ser escrito tendo em mente que o aluno é a audiência que você quer atingir. A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.É nesta seção também que você deverá comunicar a Grande Questão, ou a Questão Guia em torno da qual toda a WebQuest foi organizada.

Page 6: 5º encontro

Tarefa

A Tarefa descreve que “resultado” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo.Exemplos de Tarefas: Resolver um problema; solucionar um mistério; formular e defender uma opinião; analisar uma problemática; colocar em palavras uma descoberta pessoal; elaborar um resumo; inventar uma mensagem persuasiva; redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Page 7: 5º encontro

Processo

O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Ex: Primeiro, formem grupos de três alunos. Em seguida, decidam o papel que cada um vai

representar. ...e assim por diante. Na seção Processo, também cabe sugerir de que

forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Page 8: 5º encontro

Fontes de informação

As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Page 9: 5º encontro

Avaliação

Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.O gabarito de avaliação abaixo pode ser usado pelo professor para montar essa seção. O que aparece na tabela são instruções do que o professor deve escrever em cada coluna:

Page 10: 5º encontro

Conclusão

A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

Page 11: 5º encontro

Créditos

A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

Page 12: 5º encontro

Fonte: http://webquest.sp.senac.br/textos/

Boas webquests criam situações que exigem transformação de informações. Não estão voltadas para conteúdos. Têm como alvo determinados processos cognitivos. É por essa razão que a Tarefa é tão importante numa webquest, pois o fazer dos alunos os prepara para aprender a aprender, lidar com incertezas, usar velhas informações com novos sentidos etc.

“Webquest é uma metodologia inovadora de fazer uso da Internet e de outros recursos de multimídia de modo construtivo. ”

Page 13: 5º encontro

Atividade 1.6Atividade 1.6Em duplas: Em duplas: Pesquisar na internet vários modelos de Webquest;Pesquisar na internet vários modelos de Webquest;No Br Office Impress, criar uma Webquest No Br Office Impress, criar uma Webquest seguindo os modelos visitados;seguindo os modelos visitados;Salvar o documento da seguinte forma: ativ1-6-Salvar o documento da seguinte forma: ativ1-6-seunome-nomedocolega, postar na seunome-nomedocolega, postar na Biblioteca/Material do Aluno, tema Atividade 1-7, Biblioteca/Material do Aluno, tema Atividade 1-7, subtema Webquest.subtema Webquest.

Page 14: 5º encontro

Unidade 2 Internet, Hipertexto e Unidade 2 Internet, Hipertexto e HipermídiaHipermídia

Os conceitos de hipertexto e de hipermídia são Os conceitos de hipertexto e de hipermídia são típicos da internet; este espaço também é típicos da internet; este espaço também é chamado de Ciberespaço.chamado de Ciberespaço.

Ciberespaço é um espaço de comunicação que Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para criação de uma imaginação, necessária para criação de uma imagem anônima, que estará em comunhão com imagem anônima, que estará em comunhão com os demais. os demais.

Page 15: 5º encontro

Atividade 2.1 Navegação em hipertextoAtividade 2.1 Navegação em hipertexto

Navegue (individualmente), começando pelos Navegue (individualmente), começando pelos hipertextos.  hipertextos.  

  Cada pessoa deverá estar atento aos Cada pessoa deverá estar atento aos questionamentos abaixo, relatando os  sites pelos questionamentos abaixo, relatando os  sites pelos quais navegou e o que encontrou de interessante ali. quais navegou e o que encontrou de interessante ali.

    Reflita:Reflita:Houve diferença nos caminhos navegados? Houve diferença nos caminhos navegados? Alguém se perdeu na navegação? Alguém se perdeu na navegação? Soube voltar para as páginas iniciais? Soube voltar para as páginas iniciais? Há ganhos em navegar à deriva?Há ganhos em navegar à deriva?

Page 16: 5º encontro

Sugiro que cada um vá anotando, para poder Sugiro que cada um vá anotando, para poder relembrar depois, as coisas importantes e significativas relembrar depois, as coisas importantes e significativas que for experimentando e descobrindo. Que tal que for experimentando e descobrindo. Que tal começar por relembrar e registrar no começar por relembrar e registrar no Fórum Fórum Navegar Navegar à derivaà deriva, o sentimento e suas descobertas com a sua , o sentimento e suas descobertas com a sua experiência ao navegar livremente na Internet, experiência ao navegar livremente na Internet, refletindo sobre:refletindo sobre:

Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os horizontes?horizontes?

Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema inicialmente buscado com outras questões e conceitos?inicialmente buscado com outras questões e conceitos?

Quais? Como?Quais? Como?

Page 17: 5º encontro

““Navegação à deriva”Navegação à deriva”

Quem navega à derivaQuem navega à derivasabe que há vida além dos mares nos mapassabe que há vida além dos mares nos mapasalém das bússolas, astrolábios, diários de bordoalém das bússolas, astrolábios, diários de bordoalém das lendas dos monstros marinhos, dos mitosalém das lendas dos monstros marinhos, dos mitosquem navega à derivaquem navega à derivaacredita que há nos mares miragens, portosacredita que há nos mares miragens, portosinesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidasinesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidaságua potável, aves voando sobre terra, vertigemágua potável, aves voando sobre terra, vertigemquem navega à derivaquem navega à derivaaprende que há mares dentro do mar à vistaaprende que há mares dentro do mar à vistaprofundidade secreta, origem do mundo, poesiaprofundidade secreta, origem do mundo, poesiaescrita cifrada à espera de quem lhe dê sentidoescrita cifrada à espera de quem lhe dê sentidoquem navega à derivaquem navega à derivase perde da costa, do farol na torre, dos olharesse perde da costa, do farol na torre, dos olharesatentos, dos radares, das cartas de navegaçãoatentos, dos radares, das cartas de navegaçãoimigra para mares de imprevista dicção.imigra para mares de imprevista dicção.

Page 18: 5º encontro

Este poema chama a atenção para os ganhos de Este poema chama a atenção para os ganhos de quem se permite algum vagar quando enfrenta o quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo. Qual a sugestão que fica?que é novo. Qual a sugestão que fica?

        Depois de navegar à deriva, olhe para a bússola, Depois de navegar à deriva, olhe para a bússola, use a use a Internet Internet ou entre numa livraria, leia, escreva, ou entre numa livraria, leia, escreva, derive com alguma poesia. Navegar sem rumo derive com alguma poesia. Navegar sem rumo talvez seja uma boa forma de descobrir e talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis, além dos previsíveis. inventar rumos possíveis, além dos previsíveis. Experimente um pouco isso, permita-se algum Experimente um pouco isso, permita-se algum tempo de navegação sem rumo para ver onde tempo de navegação sem rumo para ver onde vai dar, o que vai aparecer.vai dar, o que vai aparecer.