5º encontro da afeaço apresentará o programa setorial de ... · associados durante o encontro em...

8
5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de Qualidade Palestra técnica reúne profissionais de vários setores da Haiala Perfil: Ibraço aposta no uso de tinta à base d´água em seus produtos Memória: Afeaço faz homenagem ao empresário José Gravia Evento, que será realizado no dia 20 de abril, vai informar os associados sobre qual será o papel da entidade como mantenedora do PSQ A conquista do gerenciamento do PSQ (Programa Setorial de Qualidade) pela Afeaço será um dos principais temas do 5º Encontro Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Aço, que será promovido em São José do Rio Preto (SP), no dia 20 de abril. O evento reunirá representantes de empresas associadas de todo o País, no Ipê Park Hotel, durante todo o dia. Na ocasião, a diretoria da Afeaço irá explicar aos participantes qual será o tra- balho da entidade a partir de agora, já que a gerência do PSQ dá mais autonomia ao setor para acelerar processos de quali- dade importantes para o crescimento do mercado de janelas e portas de aço. Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos No último semestre, a Afeaço fez 60 visitas técnicas a empresas associa- das para fornecer orientações sobre a implantação do PQA (Programa de Qualificação Afeaço). Um balanço do segundo semestre de 2011 mostra que os resultados são positivos. Para se ter uma ideia da intensificação do trabalho, enquanto no primeiro se- mestre foram feitas, em média, 6,3 vistas por mês (num total de 44), na segunda metade de 2011 foi registra- da uma média de 15 visitas por mês (total de 60 visitas). Segundo o gestor técnico Robson Leila Mara (gerente de qualida- de), colaborador Antônio Cos- ta e Ércules Brostel posam em frente ao pórtico de ensaios de produtos da Metalúrgica Bros- tel, de Belo Horizonte (MG) Nos últimos três anos, a Afea- ço trabalhou para obter credibilidade, visibilidade e força, que hoje podem ser traduzidas em melhores condi- ções para promo- ver o fortalecimen- to da imagem das esquadrias de aço no cenário da cons- trução civil. Páginas 4 e 5 Campos, neste período praticamente todas as em- presas associadas foram vi- sitadas, sendo que algumas já receberam a segunda ou terceira visita. Páginas 6 e 7

Upload: lamkhanh

Post on 14-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de Qualidade

Palestra técnica reúne profissionais de vários setores da Haiala

Perfil: Ibraço aposta no uso de tinta à base d´água em seus produtos

Memória: Afeaço faz homenagem aoempresário José Gravia

Evento, que será realizado no dia 20 de abril, vai informar os associados sobre qual será o papel da entidade como mantenedora do PSQ

A conquista do gerenciamento do PSQ (Programa Setorial de Qualidade) pela Afeaço será um dos principais temas do 5º Encontro Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Aço, que será promovido em São José do Rio Preto (SP), no dia 20 de abril. O evento reunirá representantes de empresas associadas de todo o País, no Ipê Park Hotel, durante todo o dia.

Na ocasião, a diretoria da Afeaço irá explicar aos participantes qual será o tra-balho da entidade a partir de agora, já que a gerência do PSQ dá mais autonomia ao setor para acelerar processos de quali-dade importantes para o crescimento do mercado de janelas e portas de aço. Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ

PQA avança e mostra resultados positivosNo último semestre, a Afeaço fez

60 visitas técnicas a empresas associa-das para fornecer orientações sobre a implantação do PQA (Programa de Qualificação Afeaço). Um balanço do segundo semestre de 2011 mostra que os resultados são positivos. Para se ter uma ideia da intensificação do trabalho, enquanto no primeiro se-mestre foram feitas, em média, 6,3 vistas por mês (num total de 44), na segunda metade de 2011 foi registra-da uma média de 15 visitas por mês (total de 60 visitas).

Segundo o gestor técnico Robson

Leila Mara (gerente de qualida-de), colaborador Antônio Cos-ta e Ércules Brostel posam em frente ao pórtico de ensaios de produtos da Metalúrgica Bros-tel, de Belo Horizonte (MG)

Nos últimos três anos, a Afea-ço trabalhou para obter credibilidade, visibilidade e força, que hoje podem ser traduzidas em melhores condi-ções para promo-ver o fortalecimen-to da imagem das esquadrias de aço no cenário da cons-trução civil.

Páginas 4 e 5

Campos, neste período praticamente todas as em-presas associadas foram vi-sitadas, sendo que algumas já receberam a segunda ou terceira visita.

Páginas 6 e 7

Page 2: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

Leonardo Kozo SasazakiDiretor Presidente da AFEAÇO www.cordelnarede.com.br

UMA CONQUISTA DE TODOS

Desde que surgiu, em 2005, a Afeaço tem como filosofia de trabalho a luta pela melhoria do cenário de produção para suas empresas associadas. Nestes sete anos de atuação, o mundo mu-dou, o Brasil tomou novos rumos e hoje se faz cada vez mais ne-cessário um trabalho baseado na qualidade. Foram muitas as conquistas. No entanto, a prin-cipal delas é recente e pode ser considerada com um divisor de águas para o setor de produção de esquadrias de aço: a conquis-ta da gerência do PSQ (Programa Setorial de Qualidade).

Como nova mantenedora do programa, a Afeaço agora po-derá acompanhar mais de perto as necessidades do mercado e projetar ações específicas que venham contribuir com a maior visibilidade e expansão do seg-mento. Estamos num momento extremamente favorável, já que a construção civil no Brasil conti-nua em crescimento e o Governo, por sua vez, exige produtos com maior padrão de qualidade. A gerência do PSQ concede à Afea-ço mais autonomia para acelerar os trâmites de certificação das empresas que, atualmente estão fazendo ajustes em sua produção para atender ao PBQP-H (Progra-ma Brasileiro da Qualidade e Pro-dutividade do Habitat).

Sem dúvida, temos muito a comemorar. A conquista é fruto do esforço de todos, tanto as-sociados quanto diretoria, por um ambiente de produção ain-da mais antenado com as novas tecnologias e exigências do mer-cado. Ganham os associados, ganham os consumidores. En-quanto entidade representativa do setor só temos a agradecer e renovar nossa intenção de conti-nuar batalhando pelo crescimen-to contínuo.

No último dia 11 de dezembro, nossa entidade per-deu um grande membro. Faleceu o senhor José Pereira Gravia, presidente da Gravia Esquality Indústria Meta-lúrgica, de Anápolis (GO). Todos os nossos associados consternam-se com a notícia e registram seus senti-mentos aos familiares.

Nascido em 19 de junho de 1936, em Vila de Ou-rém (Portugal), José Gravia chegou ao Brasil com seus familiares, em 1951. Em São Paulo, aprendeu a profis-são de serralheiro e trabalhou em várias empresas. No final da década de 50, foi para Brasília trabalhar em obras da empresa Fichet Schwartz, indústria metalúrgi-ca que fabricava estruturas metálicas.

Estimulado pelo empreendedorismo de JK, José Gravia realizou junto com seu irmão, Carlos Gravia, o sonho de montar um negócio próprio. Foi assim que surgiu a serralheria Irmãos Gravia, em 1961, na cidade satélite de Taguatinga.

Em meio século de existência, a Gravia se transformou no maior grupo me-talúrgico do centro-oeste brasileiro. O senhor José Gravia deixa em seu legado exemplos de ética, empreendedorismo e competência.

Diretoria AFEAÇO

PresidenteLeonardo K. Sasazaki

Vice-PresidenteAristides Ullian Filho

1º Diretor AdministrativoNilson Machado

2º Diretor AdministrativoJosé Adamo Belato Júnior

1º Diretor TesoureiroJosé Ângelo Rodrigues Salgueiro

2º Diretor TesoureiroJosé Gravia Filho

Projeto Gráfico e Diagramação Tel.: (17) 3222 1790Rua Jair Martins Mil Homens, n° 270

Vila São José - CEP 15090-080 S. J. do Rio Preto/SPwww.afeaco.com.br

Produção editorial

FHouse Consultoria em Comunicação

Jornalista Responsável Fabiano Ferreira – MTB 31.810

Duas empresas associadas da Afeaço participaram da 20ª edição da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção, considerada a maior feira do ramo na América Latina. O evento aconteceu em São Paulo, no Anhembi, de 27 a 31 de março. Estiveram junto de grande expositores as empresas Ramassol, de Mirassol (SP) e MGM, de Monsenhor Paulo (MG).

Ambas levaram para o evento suas principais linhas de produtos. A Ramassol montou um estande com seus produtos de aço, alumínio e estruturas metálicas para telhados. Este foi o quinto ano consecutivo que a empresa participou da feira. Já a MGM expôs suas linhas de esquadrias de aço, alumínio, portas de ma-deira, tubos de PVC e fechaduras.

Nesta edição, a Feicon contou com a participação de 800 marcas de 20 pa-íses. Em cinco dias de evento, foram lançados mais de 2 mil produtos do setor para um público visitante de 130 mil pessoas.

ASSOCIADAS EXPÕEM PRODUTOS NA FEICON 2012

ASSOCIADOS CONSTERNAM-SE COM A MORTE DE JOSÉ GRAVIA

Page 3: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

Palestra técnica contribui como desenvolvimento da HaialaEvento em Quirinópolis (GO) reuniu 50 profissionais da área comercial

e colaboradores das áreas de engenharia, qualidade e financeira

Dando sequência ao seu programa de palestras, a Afeaço esteve presente na convenção nacional dos representantes comerciais da associada Haiala Portas e Janelas, em Quirinópolis (GO). O evento teve a participação do empresário Edval-do Correa Fernandes, do Diretor Superin-tendente Rodrigo Marques e contou com cerca de 50 profissionais da área comer-cial e colaboradores das áreas de enge-nharia, qualidade e financeira.

A palestra faz parte do programa da associação de levar às empresas in-formações úteis para o processo de de-senvolvimento da qualidade e fornecer ferramentas que auxiliem no processo de comercialização dos produtos. Em três ho-ras e meia, os participantes puderam fazer perguntas e obter esclarecimentos sobre os mais diversos assuntos, entre eles o po-sicionamento do mercado frente aos pro-dutos conformes e normas técnicas.

Essa foi a primeira palestra técnica no grupo e a sétima desse tipo realizada pela Afeaço entre as associadas. Integrantes da Haiala ouvem instruções do gestor técnico Robson Campos, durante palestra

Page 4: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

A Afeaço (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço) come-çou o ano de 2012 com uma grande con-quista para seus associados. Depois de um intenso trabalho desenvolvido junto a órgãos reguladores dos setores de pro-dução de aço e da construção civil, a en-tidade passa a gerenciar o PSQ (Programa Setorial de Qualidade). Antes disso, ela já participava do Fórum de Gerentes dos PSQ’s, mas sem poder de decisão. Agora, o novo posicionamento permite à Afeaço lutar com mais afinco pelo crescimento do segmento do aço, o que leva os fabri-cantes rumo à isonomia competitiva no mercado de esquadrias e em programas do Governo Federal.

Segundo o gestor da associação, An-dré Freitas, o processo teve início com a constituição da Afeaço, em 2005, quan-

Afeaço conquista gerência doTrabalho iniciado em 2005, com a união dos fabricantes de esquadrias de

do os fabricantes resolveram se unir para ganhar representatividade suficiente afim de fazer frente aos problemas comuns do segmento. “A partir de 2009, o ritmo des-sa caminhada teve um incremento signi-ficativo, quando a associação percebeu que já tinha condições e maturidade para desenvolver um trabalho que culminas-se com a gerência do programa”, conta Freitas.

Nos últimos três anos, a Afeaço tra-balhou no sentido de obter credibilidade, visibilidade e força, o que hoje pode ser traduzido em condições de promover o fortalecimento da imagem das esqua-drias de aço no cenário da construção civil.

Crescimento contínuoAntes da formação da Afeaço, havia

dúvidas entre os fabricantes em identifi-car se os produtos qualificados teriam ou não um consumo que proporcionasse o retorno dos investimentos. “O mercado consumidor estava totalmente alheio a informações e o próprio governo, atra-vés de suas instituições de fomento, re-lutava na obrigatoriedade em adquirir esses produtos”, explica o gestor André Freitas.

Felizmente, o cenário atual é bem di-ferente, pois existe uma movimentação, tanto por parte do mercado quanto por parte do governo, em que a fabricação e comercialização de produtos que aten-dam a normas específicas é condição de existência futura da indústria. Com isso, os empresários se sentem mais seguros em investir na melhoria de seus proces-sos de fabricação.

“Um grande passo rumo à maior qua-

lidade de produtos e o reconhecimento pela união dos fabricantes”. A afirmação é do diretor presidente da Afeaço, o empre-sário Leonardo Sasazaki, sobre a notícia de que a entidade agora passa a gerenciar o PSQ (Programa Setorial de Qualidade).

Para ele, a conquista leva os fabrican-tes rumo à isonomia competitiva em rela-ção ao espaço das esquadrias de aço no mercado e em programas governamen-tais. Sasazaki falou com o nosso informa-tivo:

Informativo Afeaço – Qual a impor-

tância da Afeaço passar a gerenciar o Programa Setorial de Qualidade (PSQ)?

Leonardo Sasazaki – A gerência do programa chega num momento em que estamos buscando isonomia competitiva para nossos associados. Os fabricantes es-tão com o anseio de melhorar seus produ-tos para ter plenas condições de atender a programas como o “Minha Casa, Minha Vida”.

Afeaço – O que muda agora com a

atuação da Afeaço?Sasazaki – Com a gerência do progra-

ma temos condições de direcionar melhor as ações em torno da produção de es-

Gerência do PSQ aumenta isonomiacompetitiva, diz presidente da Afeaço

quadrias de aço. Desde 2003, quando houve uma grande alta no preço da matéria prima, o mercado de esqua-drias começou a enfrentar problemas em relação à qualidade. Mas o PSQ vem agora para nos oferecer um parâ-metro seguro de produção.

Afeaço – E qual foi o papel do

Instituto Aço Brasil enquanto ge-renciou o Programa Setorial de Qualidade?

Sasazaki – O trabalho do Aço Bra-sil foi fundamental. O instituto lutou sozinho pelo avanço na área do aço, sem apoio dos fabricantes. Com per-sistência conseguiu muitas conquistas para o nosso setor e despertou em nós, fabricantes, a consciência, inclusive, de estruturar uma associação.

Afeaço – E quais os próximos

passos da Afeaço no PSQ?Sasazaki – A responsabilidade e

o trabalho aumentam. Agora, o Pro-grama Setorial de Qualidade fica mais afinado com as necessidades dos fabri-cantes. Aumentam também as chan-ces de acelerar os processos que dizem respeito à qualidade e ao crescimento do setor.

O empresário Leonardo Sasazaki, diretor presidente, na sede da Afeaço: “Agora o Programa Setorial de Qualidade fica mais afinado com as necessidades dos fabricantes”

Page 5: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

Para que a gerência do PSQ surta efeitos práticos para os fabricantes as-sociados, a Afeaço está preparando al-gumas mudanças. Elas somente serão apresentadas à coordenação geral do Programa Brasileiro de Qualidade e Pro-dutividade do Habitat (PBQP-H) após aprovadas pela diretoria. Depois desses procedimentos, serão anunciadas as al-terações aos associados e à cadeia de agentes da construção civil.

De acordo com o gestor André Frei-tas, o diálogo com os fabricantes está bastante adiantado, pois o maior obje-tivo é proporcionar condições para que todos possam participar do Programa Setorial de Qualidade. “Esse era um an-seio que todos os associados tinham e nos cobravam por resultados. Quando fizemos o 2º Encontro Nacional de Fabri-cantes, em Goiânia, o levantamento da nossa pesquisa deixou esse desejo bem claro. Hoje temos recebido inúmeras ma-nifestações de congratulações e suces-so”, diz Freitas.

O Instituto Aço Brasil teve um papel fundamental no Programa Setorial de Qualidade (PSQ) das es-quadrias de aço. A entidade foi pre-cursora, alinhando os fabricantes e representando o segmento junto ao PBQP-H e demais órgãos federais. “Eles defenderam nossos interesses e despenderam tempo e recursos para que o programa estivesse reconheci-do. No estágio atual, o Aço Brasil vem com o posto de entidade apoiadora do PSQ, o que muito nos orgulha”, reconhece o gestor da Afeaço, André Freitas.

Ele ressalta também que o PQA (Programa de Qualificação Afeaço)

Produção de esquadrias de aço de uma das empresas integrantes da Afeaço

Mudanças estão em

preparação

Aço Brasil continua a apoiar o setor

Da esq. para a dir: Nilson Machado (Metalúrgica Machado), Francisco Alves (Gravia) e Robson Campos (Afeaço)

Reunião de diretoria: da esq. para a

dir: ArmildoUllian (representante Ullian),

Leonardo Sasazaki (Sasazaki), Edvaldo Oliveira

(Setorial Técnico - Ullian)

continuará a existir como um mode-lo que será seguido para definição dos produtos alvos do PSQ. O programa será

utilizado para que os fabricantes possam alcançar a qualidade exigida para ingresso no PSQ.

Programa Setorial de Qualidadeaço, resulta agora no poder de decisão junto a órgãos que regulam o setor

Page 6: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

A implantação do PQA (Programa de Qualificação Afeaço) está a todo vapor nas empresas que integram a Afeaço. Um balanço do segundo semestre de 2011 mostra que os resultados são positivos.

As visitas técnicas feitas pela asso-ciação têm contribuído para os avanços. Enquanto no primeiro semestre foram feitas, em média, 6,3 vistas por mês (num total de 44), na segunda metade de 2011, foi registrada uma média de 15 visitas por mês (total de 60) visitas. No balanço geral do ano, foram realizadas 9,5 visitas por mês.

Segundo o gestor técnico Robson Campos, responsável pelas visitas, neste período, praticamente todas as empresas associadas foram visitadas, sendo que al-gumas já receberam a segunda ou tercei-ra visita.

Por conta desse trabalho, as por-centagens de implantação do programa deram um salto. Quanto ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), 60,4% das empresas já cumpriram as atividades propostas pelo cronograma. Já em rela-ção aos produtos, 41,1% das empresas se encontram dentro do cronograma do programa.

Fabricantes avançam na implantação do PQA

No último semestre, foi feita uma média de 15 visitas por mês, totalizando 60 visitas

Victor Bino, representante da qualidade, e o colaborador Émerson Rodrigues mostram pórtico de ensaio da empresa Binofort Portas e Janelas, de Marília (SP)

Janaína Rodrigues (gerente de qualidade) e os colaboradores Edner e Zanata (engenha-ria de projetos) executam ensaio em janela produzida pela Ibraço Portas e Janelas, de Mirassol (SP)

Marco Vinício, representante da direção da MRG Portas e Janelas, de Nova Esperança (PR), durante terceira visita técnica feita pela Afeaço

Colaboradores (à esq.), o empresário José Gileno, e o responsável pela qualidade, Orlando Zanon, em ensaio de operação de manuseio em porta, na Metalúrgica Moraes, em Neves Paulista (SP)

Page 7: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

Empresas estão aplicando procedimentosApós as visitas, a Afeaço faz planilha e relatório com avaliação do trabalho das empresas

De acordo com Robson Campos, as empresas participantes do programa já conseguiram escrever seus procedimentos de trabalho, revisá-los e aprová-los. “Ago-ra, elas estão aplicando estes procedimen-tos dentro da produção industrial e trei-

A Zema Portas e Janelas, de Goiânia (GO), foi a primeira empresa que coletou as amostras das janelas, produto alvo do estágio mínimo do PQA, enviou para en-saios em laboratórios e teve aprovação e atestado de qualidade; na foto, o diretor de produção Geraldo Magela, acompa-nhando os pré-testes na fábrica

O empresário e diretor industrial André Anjo, da Metalúrgica Dolfer, de Dolcinópolis (SP), mostra o ensaio do primeiro estágio de ope-rações do PQA

Registro do pórtico de ensaios da Metalúrgica HB, de Sebastianópolis do Sul (SP), na terceira visita técnica feita pela Afeaço

nando seus colaboradores para trabalhar de forma padronizada”, diz.

Após as visitas técnicas, a Afeaço faz uma planilha e um relatório com uma avalia-ção do trabalho da empresa e os envia para o diretor e os executores do processo. O

objetivo dessa comunicação é mostrar para os empresários como está o andamento da qualificação dos seus produtos.

As agendas de abril e maio estão sen-do definidas e a Afeaço tem previsão de visitar 14 fábricas por mês.

Page 8: 5º Encontro da Afeaço apresentará o Programa Setorial de ... · Associados durante o encontro em julho: agora o tema será PSQ PQA avança e mostra resultados positivos ... O senhor

Fosfatização destaca produtos da Ibraço Empresa de Mirassol é pioneira no uso de tinta à base d´água em seus produtos, o que reduz impacto agressivo ao meio ambiente; produção mensal é de 60 mil peças

Com 20 anos de atuação no seg-mento de esquadrias de aço, a em-presa Ibraço Portas e Janelas, insta-lada em Mirasssol, interior do Estado de São Paulo, ocupa hoje um posi-cionamento significativo no mercado brasileiro.

Com duas unidades de fabrica-ção, a Ibraço hoje produz mensal-mente cerca de 60 mil peças, que são vendidas para todo o território nacional, além de uma parte ser des-tinada à exportação. O “carro-chefe” da indústria é a porta laminada, pro-duto fabricado com alto padrão de tecnologia.

Sob o comando do empresário José Ângelo Salgueiro, a Ibraço sem-pre busca inovações e atualmente tem vários projetos em desenvolvi-mento, que serão implantados a mé-dio e longo prazo.

O Informativo Afeaço entrevis-tou o diretor da empresa, que deta-lhou sua atuação no mercado:

Informativo Afeaço - Nestes 20 anos de atuação da Ibraço, quais foram as principais conquistas da empresa?

José Angelo Salgueiro - A Ibra-ço se orgulha do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de seus 20 anos. Nascemos humildemente e hoje ocupamos um espaço significa-tivo no mercado nacional, atuando, inclusive, no exterior. Ocupamos dois parques fabris e temos em nossa fa-mília mais de 500 colaboradores di-retos e indiretos. Estamos em pleno crescimento, com representantes que atuam em todo o território nacional. Ver o resultado positivo de nossa luta diária gera uma satisfação enorme e me sinto muito feliz de fazer parte dessa engrenagem.

Afeaço - Quais os diferenciais dos produtos da Ibraço em relação aos similares do mercado?

Salgueiro - Buscamos oferecer sempre o melhor, por isso todos os produtos de nossas linhas são fosfa-tizados a zinco por imersão em linha contínua, garantindo assim a fosfati-zação em 100% da peça. Somos pio-neiros no uso de tinta à base d´água, não utilizando solventes no processo,

o que contribui com o bem-estar de nos-sos colaboradores e minimiza o impacto agressivo ao meio ambiente. Estamos em constante evolução tanto em nossos pro-dutos quanto no atendimento ao cliente, buscando atender as tendências do mer-cado.

Afeaço – Quais as vantagens para a empresa em participar de programas de qualidade?

Salgueiro - Somos participantes do PBQPH (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação). Também somos certificados pela ABNT por atender à NBR 10 821, o que nos permite a parti-

José Ângelo Salgueiro: “Temos novos proje-tos em desenvolvimento, que serão implan-tados a médio e longo prazo”

Vista interna da fábrica Ibraço: programas de qualidade garantem mercado para os produtos

cipação em obras públicas. Focando a certificação do ISO 9001, implemen-tamos na empresa o programa 5S, as-sim como a inspeção de qualidade em 100% dos produtos fabricados. So-mos qualificados pelo Qualihab, pro-grama específico do Governo do Es-tado de São Paulo. Entendemos que nossa participação nestes programas de qualidade é benéfica em todos os aspectos, tanto para a empresa quan-to para o mercado.

Afeaço – Como é a participação da Ibraço em projetos sociais?

Salgueiro - Participamos do pro-jeto “Empresa Educadora”, da Secre-taria da Educação do Estado de São Paulo, e ajudamos a melhorar as con-dições dos alunos da escola Escola Professora Eria Barbieri Vita. Também desenvolvemos o programa “Diga não ao Trabalho Infantil”, com campanhas e verbas voltadas à conscientização de que lugar de criança é na escola. Há oito anos desenvolvemos o “Criança Feliz”, uma festa realizada volunta-riamente pela empresa para os filhos dos funcionários, assim como para as crianças da comunidade carente da cidade de Mirassol (SP). A festa é pro-movida no Dia das Crianças e todos os participantes são presenteados, além de concorrerem à brindes. Cola-boramos constantemente com várias instituições que, de diversas formas, atendem aos mais necessitados.