543.2008 - reg. nupe - xvii

6
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA–UNEB CONSELHO UNIVERSITÁRIO–CONSU RESOLUÇÃO N.º 543/2008 Publicada no D.O.E. de 26-03-2008, p.24 Aprova a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE, seu Regimento Interno e dá outras providências. DCHT/Campus XVII – Bom Jesus da Lapa. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO–CONSU da Universidade do Estado da Bahia–UNEB, no uso de suas competências regimentais, tendo em vista o que consta do processo N.º 0603060143273, RESOLVE: Art. 1º. Aprovar a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão–NUPE com seu Regimento Interno, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa. Art. 2º. Autorizar o Departamento a promover, após a publicação da presente Resolução, a escolha do Coordenador do Núcleo, cuja carga horária docente será programada no respectivo Plano Individual de Trabalho–PIT, atendido o disposto no Regimento Geral da UNEB e no Regimento Interno, ora aprovado. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Sala das Sessões, 18 de março de 2008. Lourisvaldo Valentim da Silva Presidente do CONSU

Upload: rgcpf

Post on 02-Jun-2015

190 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA–UNEBCONSELHO UNIVERSITÁRIO–CONSU

RESOLUÇÃO N.º 543/2008Publicada no D.O.E. de 26-03-2008, p.24

Aprova a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE, seu Regimento Interno e dá outras providências.DCHT/Campus XVII – Bom Jesus da Lapa.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO–CONSU da Universidade do Estado da Bahia–UNEB, no uso de suas competências regimentais, tendo em vista o que consta do processo N.º 0603060143273,

RESOLVE:

Art. 1º. Aprovar a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão–NUPE com seu Regimento Interno, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVII – Bom Jesus da Lapa.

Art. 2º. Autorizar o Departamento a promover, após a publicação da presente Resolução, a escolha do Coordenador do Núcleo, cuja carga horária docente será programada no respectivo Plano Individual de Trabalho–PIT, atendido o disposto no Regimento Geral da UNEB e no Regimento Interno, ora aprovado.

Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 18 de março de 2008.

Lourisvaldo Valentim da SilvaPresidente do CONSU

Page 2: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIADEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS –

CAMPUS XVII - BOM JESUS DA LAPA

REGIMENTO INTERNO

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – NUPE

BOM JESUS DA LAPA – BA2008

Page 3: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

CAPÍTULO IDa Finalidade

Art. 1º. O Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVII - Bom Jesus da Lapa tem por finalidade coordenar e incentivar a realização de atividades de pesquisa, extensão e produção artística por parte da comunidade acadêmica constituinte.

Art. 2º. Congregar pesquisadores voltados para a produção, crítica e divulgação de conhecimentos socialmente relevantes, bem como realizar projetos extensionistas e que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVII, assim como para desenvolvimento científico e cultural da comunidade regional.

Art. 3º. Propor, incentivar, participar da construção / consolidação de mecanismos voltados à socialização dos conhecimentos produzidos no Campus XVII.

Art. 4º. Orientar, auxiliar e buscar recursos em ações conjuntas que envolvam o (s) pesquisador (es), colegiado (s) do (s) cursos (s), no sentido de favorecer a realização dos projetos de pesquisa e / ou extensão do Campus XVII.

Art. 5º. Promover o intercâmbio entre pesquisadores do Campus XVII, e da comunidade local, bem como com outros departamentos e instituições da Bahia e de outros Estados, permitindo sintonizar as ações locais com as necessidades regionais e nacionais enfrentadas.

CAPÍTULO IIDa Estrutura e Funcionamento do Núcleo

Art. 6º. A estrutura básica do NUPE abrangerá a Coordenação e Vice-coordenação do Núcleo, a Coordenação de Projetos de Pesquisa/ Extensão e a Secretaria de Apoio.

§ 1º. A coordenação do Núcleo será exercida por um Professor pesquisador Doutor e / ou Mestre do Campus XVII.

§ 2º. A escolha dos membros que ocuparão cargos da estrutura básica do NUPE será feita por meio de eleição direta pela plenária do departamento, com mandato de dois anos dando-lhe direito a uma única reeleição.

§ 3º. É facultado ao membro do NUPE, ocupante de cargo da estrutura básica do órgão candidatar-se a outro cargo do NUPE, sendo permitida uma única reeleição.

Page 4: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

Art. 7º. Os Projetos de Pesquisa e Extensão encaminhados ao NUPE serão analisados pelo coordenador geral e coordenador de projeto de pesquisa e extensão, que emitirão um parecer sobre os referidos projetos respectivamente e coordenado(s) pelo(s) docente(s) proponente(s).

Art. 8º. A Secretaria de Apoio será composta de um (a) servidor (a) do Departamento, competindo-lhe convocar reuniões por ordem do coordenador, administrar correspondências, elaborar e lavrar atas das reuniões, e outros serviços que se fizerem necessários.

Art. 9º. Os técnicos e os alunos envolvidos em projetos, bem como todos os componentes da comunidade universitária, poderão participar de todas as atividades culturais, científicas, acadêmicas e extensionistas que estejam relacionadas com o trabalho do Núcleo.

Art.10. O Núcleo realizará reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando necessário for, exigindo-se para tal a presença de um terço de seus membros.

§ 1º. Quando as reuniões assumirem caráter deliberativo, será exigida a presença de no mínimo 50% dos membros efetivos, mais um.

§ 2º. Os membros do NUPE deverão ser convocados para as reuniões ordinárias, com a pauta sugerida, até 8 dias antes de seu início.

CAPÍTULO IIIDas Competências do Núcleo

Art. 11. Compete ao NUPE:I – Discutir e definir, conjuntamente com a comunidade acadêmica, as linhas de pesquisa e extensão que sejam relevantes e de interesse do Departamento e para a sociedade local, regional e nacional;II – Promover a realização de estudos e pesquisas sobre as áreas abrangidas por cursos / habilitações oferecidas pelo Departamento;III – Promover seminários, encontros, simpósios e similares versando sobre temas ligados aos projetos em desenvolvimento no Núcleo, no intuito de socializar o conhecimento produzido no Campus XVII;IV – Discutir e apreciar os diversos projetos nas áreas de pesquisa e extensão, visando efetuar uma análise crítica e apresentar sugestões sobre os mesmos e aprova-los;V – Discutir, definir e implementar as linhas de pesquisa do DCHT;VI – Elaborar um plano anual contendo as ações, atividades e estratégias a serem trabalhadas durante o ano letivo;VII – Propiciar a integração do Núcleo com as Pró-Reitorias, demais Núcleos de Pesquisa e Extensão de outros Departamentos da UNEB e com instituições afins para o fortalecimento à pesquisa e extensão no Departamento;VIII – Efetuar um levantamento semestral dos projetos de pesquisa e extensão propostos pelos docentes;

Page 5: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

IX – Promover a integração entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão e aos Colegiados de Cursos existentes no Campus XVII, de forma que o acompanhamento e a avaliação dos projetos sejam realizados conjuntamente;X – Acompanhar sistematicamente, através de relatórios semestrais, os projetos coordenados pelos professores do Departamento;XI – Avaliar as ações e atividades relacionadas com o exercício da Monitoria, e demais programas de iniciação científica, nas áreas de pesquisa e extensão, conjuntamente com o (s) Colegiado (s) de Curso (s) existente (s) neste Departamento;XII – Organizar uma infra-estrutura básica que possibilite a construção e sistematização de um banco de dados, informações, cadastramento de fontes e dos projetos nas áreas da pesquisa e extensão; Depende de recursos;XIII – Estabelecer contatos com instituições que financiam bolsas de auxilio as pesquisas para docentes e discentes, adotando as providências possíveis para a consecução das mesmas; as agências têm formas próprias para a seleção de bolsistas;XIV – Divulgar, difundir e viabilizar a publicação de estudos, trabalhos e pesquisas realizadas no Departamento e outras Instituições de Ensino Superior; Conselho da Revista;XV – Promover a articulação com os organismos estaduais, nacionais e internacionais no sentido de ampliar e atualizar os conhecimentos sobre pesquisa nas áreas abrangidas por cursos / habilitações existentes no Departamento; papel das pró-reitorias;XVI – Incrementar a assinatura de periódicos, revistas especializadas e similares que tratam de temas de interesse científico, filosófico e artístico; isso depende de recursos;XVII – Intercambiar experiências e informações sobre as atividades dos Núcleos de pesquisa e extensão existentes no âmbito da UNEB.

CAPÍTULO IVDas Atribuições do Coordenador e Demais Membros do NUPE

Art. 12. O Coordenador terá as seguintes atribuições:I – Convocar, divulgar e coordenar as reuniões do Núcleo;II – Coordenar, acompanhar e avaliar as ações e atividades desenvolvidas pelos componentes do Núcleo;III – Sugerir a adoção de providências que visem a articulação do Núcleo com o (s) Colegiado (s) de Curso (s) do departamento, as Pró-Reitorias da UNEB e outros Núcleos departamentais;IV – Propor alteração, quando necessário, nos projetos de pesquisa e extensão em andamento, após a discussão com o orientador do respectivo projeto;V – Deliberar sobre questões relevantes para o cumprimento das finalidades e dos objetivos do Núcleo;VI – Apresentar relatórios semestrais à Plenária Departamental sobre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo;

Art. 13. Os demais componentes do Núcleo terão as seguintes atribuições:I – Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias.II – Elaborar e desenvolver projetos na área de pesquisa e / ou extensão;III – Cumprir a programação estabelecida nos projetos sob a sua responsabilidade;IV – Acompanhar e avaliar os projetos científicos e / ou extensionistas desenvolvidos no Núcleo;

Page 6: 543.2008 - Reg. NUPE - XVII

V – Contribuir com a divulgação das atividades cientificas, culturais e outras, implantadas pelo NUPE;VI – Elaborar relatórios semestrais das suas atividades que deverão ser analisadas e discutidas nas reuniões mensais;

Art. 14. O Núcleo de Pesquisa e Extensão será composto por todos os docentes, discentes e funcionários do departamento, que estejam desenvolvendo projetos de Pesquisa e Extensão;§ único – Os discentes, técnicos administrativos de nível superior e comunidade em geral poderão fazer parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão do departamento, desde que sejam integrados em projetos de pesquisa e / ou extensão aprovados em Departamento e com a participação de pelo menos um professor do Núcleo.

Art. 15. Os componentes do Núcleo deverão ter os seus projetos cadastrados, atualizados e acompanhados, semestralmente pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Art.16. Os monitores e bolsistas selecionados para atuar nas áreas de Pesquisa e Extensão deverão ter as suas atividades acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto e acompanhado pela coordenação do Núcleo.

Art. 17. O docente responsável pela coordenação do NUPE deverá reservar 20h de sua carga horária semanal para se dedicar às atividades inerentes ao Núcleo.

CAPÍTULO VDas Disposições Gerais e Transitórias

Art. 18. O NUPE deverá funcionar em sala própria com material e equipamentos adequados ao desenvolvimento de suas atividades.

Art.19. A dotação orçamentária do NUPE deverá provir do orçamento anual do departamento e deverá fazer parte dos planos de aplicação e recursos financeiros desta unidade de ensino.

Art. 20. Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pela Coordenação e Vice-Coordenação do Núcleo, respeitadas as competências do (s) Colegiado (s), do departamento e da Plenária Departamental deste Campus XVII e o Regimento geral da UNEB.

Art. 21. Após sua aprovação, o presente Regimento poderá ser modificado somente em reunião para esta finalidade e, a (s) alteração (ões) proposta (s) será (ão) aprovada (s) pela maioria da Plenária Departamental.

Art. 22. Este Regimento entra em vigor a partir de sua aprovação pelo Conselho Universitário (CONSU).