5265 401-manual mandvd br

Upload: guzz-junqueira

Post on 06-Jul-2015

62 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ManDVDPrograma para autorao de DVD's para o GNU/Linux Este manual uma traduo livre da documentao em espanhol escrita por Juan Matas Granda. 1 Primeiros passos 1.1 Obtendo o software: Os pacotes binrios e o cdigo fonte do ManDVD podem ser baixados em: http://www.kde-apps.org/content/show.php?content=38347 1.2 Dependncias para instalao: O ManDVD necessita de alguns programas e bibliotecas externas para poder funcionar com todos os recursos disponveis. At o momento em que esse tutorial foi produzido, as dependncias do ManDVD so as seguintes: DVD Slideshow >= 0.7.5 mencoder mplayer MKISOFS >= 2.01 xine > 0.99.4 lame >= 3.97 dvdauthor >= 0.6.11 mjpegtools >= 1.8.0 netpbm >= 10.29 ImageMagick >= 6.2.4 transcode >= 1.0.2 dvd+rw-tools >= 5.21.4 1.3 Instalao no Slackware: Para instalar no Slackware, pode ser utilizado o repositrio: http://www.slacky.eu/repository/slackware-11.0/ 1.4 Instalao no Ubuntu: Execute os seguintes comandos no terminal: sudo echo "deb http://repositorios.nighto.net/ feisty/" >> /etc/apt/sources.list sudo apt-get update sudo apt-get install mandvd 1.5 Executando o ManDVD: Para executar o ManDVD, procure-o no menu de Aplicaes -> Som e vdeo ou pressione ALT + F2 e digite mandvd. Ao abrir o ManDVD pela primeira vez aparecer uma tela de seleo do idioma. At o momento, no temos a traduo em portugus do software, por isso, neste manual, usaremos como base a interface em Espanhol do ManDVD.

2 Comeando um projeto 2.1 Criar um novo projeto ou abrir um existente: Ao comear um projeto de DVD, deve-se escolher o padro de vdeo. O ManDVD suporta dois padres de vdeo: PAL e NTSC. A maioria dos players de DVD atuais so compatveis com os dois padres, no entanto bom levar em considerao o padro escolhido na captura e edio dos vdeos que vo integrar o DVD. Aps escolher o padro de vdeo, deve-se indicar qual o diretrio que ser utilizado para salvar os arquivos temporrios e a estrutura final do DVD. Lembre-se que um DVD pode ocupar at 4.4GB, por isso escolha um diretrio localizado em uma partio com espao livre suficiente para gravar todos os dados do DVD. Caso j possua um projeto iniciado anteriormente, selecione a opo Open a project file (Abrir um arquivo de projeto). Lembre que para o projeto ser aberto corretamente, os vdeos, legendas e imagens utilizados devem estar salvos no(s) mesmo(s) diretrio(s) e com os mesmos nomes que anteriormente. 2.2 Trabalhando com o mdulo para adicionar mdia Neste mdulo temos as opes referentes adio de arquivos que faro partes do DVD (vdeos, legendas, imagens, animaes, etc.). O mdulo est dividido em seis partes:

1 2 3 4 5 6

Adicionar/modificar mdia em um DVD; Lista de vdeos e pr-visualizao; Modificaes e outros; Tipo de vdeo adicionado e espao ocupado no DVD; Outros; Salvar projeto.

2.2.1 Adicionar/modificar mdia em um DVD. Nesta seo, como se pode ver, temos a opo que nos permite adicionar um vdeo ao nosso projeto (boto Aadir un vdeo a su proyecto) e realizar as seguintes funes:

Modificar seu ttulo: aqui o ttulo se refere ao nome que o vdeo ter no menu do DVD. importante escolher um ttulo adequado, pois o mesmo no poder ser alterado nas etapas seguintes;

Aviso: possvel tambm utilizar uma imagem como ttulo do vdeo. Caso no possua uma imagem que represente o vdeo, o ManDVD permite capturar facilmente um dos quadros do vdeo.

Eliminar vdeo selecionado: permite eliminar do projeto algum vdeo adicionado anteriormente; Criar slideshow (Boto Criar un pase de diapositivas) : O ManDVD permite selecionar um grupo de fotografias ou imagens e gerar um slideshow e possibilita tambm acrescentar uma grande quantidade de efeitos.

2.2.2 Lista de vdeos e pr-visualizao Na lista podemos observar os vdeos j adicionados, os quais estaro identificados com um cone de duas cores diferentes: cinza ou marrom. O cone cinza indica que o vdeo j est no formato MPEG e no precisa ser recodificado. J o cone marrom indica que o vdeo dever ser recodificado no momento de gerar o DVD, fazendo com que o processo leve mais tempo e ocupe mais espao em disco. Se quisermos pr-visualizar os vdeos adicionados basta dar um duplo clique sobre o nome do vdeo na lista e este comear a ser reproduzido em uma pequena tela incorporada ao ManDVD. 2.2.3 Modificaes e outros Nesta seo temos opes referentes ao tratamento dos vdeos adicionados.

Cortar uma parte do vdeo para cortar uma parte do vdeo bem simples: basta reproduzir o vdeo e marcar o ponto de incio e de final da parte que ser retirada do vdeo. O ManDVD guardar um arquivo *.edl para o caso de haver a necessidade de voltar a realizar o mesmo corte. Definir captulos Aqui poderemos definir captulos para um vdeo adicionado para que, no momento de reproduzi-lo, possamos avanar por meio destes ou para fazer uma espcie de submenu e possibilitar o acesso direto a algum destes captulos. Para definir os captulos, podemos reproduzir o vdeo e, no momento em que se desejar marcar o incio de um captulo, clicar em Aadir captulo. Existe tambm a opo de Captulos automticos, na qual apenas necessrio definir o intervalo de tempo entre os captulos e o ManDVD gerar os captulos automaticamente.

Aviso: Caso j saibamos o tempo exato de cada captulo, no necessrio reproduzir todo o vdeo para fazer as marcaes. Basta reproduzir parte do vdeo e, enquanto isso, clicar em Aadir captulo quantas vezes forem necessrias, e, por fim, utilizar a opo Modificar captulo para inserir o tempo correto de cada um dos captulos.

Editor de legendas (boto Editor de subttulos): No editor de legendas podemos inserir legendas geradas anteriormente com outra aplicao (como por exemplo aquelas em formato *.srt) e tambm fazer modificaes nestas.

Efeitos de vdeo: aqui poderemos adicionar aos vdeos quatro tipos de efeitos: Delogo: para facilitar a insero de logotipos nos vdeos, assim como os logos de redes de TV; Rglages: Para ajustar a luminosidade e o contraste dos vdeos; Espelhamento: Para inverter a imagem horizontalmente; Denoise: Para reduzir o rudo do vdeo.

2.2.4 - Tipos de vdeo adicionados e tamanho do projeto Se retornarmos idia iniciada no tpico 2.2.2, no qual falvamos dos tipos de vdeos com os quais podemos trabalhar, necessrio falar tambm do espao em disco ocupado pelo projeto. Se estivermos trabalhando com vdeos em MPEG e que no precisam ser recodificados, podemos considerar como verdadeira a indicao do tamanho em disco a ser ocupado pelo DVD que vamos autorar. Porm se estivermos trabalhando com outros formatos de vdeo, como os XVID, devemos ter um pouco de cuidado, j que os vdeos sero recodificados e perdero a compresso, resultando em arquivos muito maiores que podero exceder o limite de espao de um disco de DVD comum. No possvel estipular com bastante certeza o nvel de compresso de um vdeo, porm pode-se tomar como base que 1 hora de vdeo em formato MPEG ocupa cerca de 2 GB (um DVD comum pode armazenar 4,4 GB). 2.2.5 Outros O ManDVD permite ainda adicionar um vdeo de introduo ao DVD, ou seja, um pequeno vdeo que ser exibido antes do menu do DVD. 2.2.6 Salvar projeto O ManDVD, desde a verso 2.1.14, permite salvar um projeto, possibilitando, assim, que se recomece o projeto do ponto onde paramos. Para utilizar esta funo basta clicar no boto Guardar projecto. Aviso: Esta funo ainda no est completa e, por enquanto, s salva as operaes realizadas no mdulo Aadir medios, futuras verses do ManDVD prometem um maior alcance desta funo.

3. Configurando os parmetros do menu Neste captulo veremos as opes que o ManDVD oferece para deixar o nosso menu mais atraente e interativo. Este captulo est dividido em quatro sees:

1 2 3 4

escolher um fundo para o menu; pr-visualizao e efeitos; fonte e cor do menu; seleo do fundo musical do menu.

3.1 Escolher um fundo para o menu O ManDVD permite adicionar trs tipos de fundo para o menu:

Imagem de fundo escolha essa opo caso queira utilizar uma imagem em formato PNG ou JPG como fundo do menu. Para uma melhor visualizao, utilize uma imagem com a mesma resoluo dos seus vdeos (720x480 para projetos em NTSC ou 720x576 para projetos em PAL). Imagens com resoluo menor ou desproporcional ao padro podem ficar deformadas. Uma cor opo mais simples com apenas uma cor de fundo. Fundo animado essa opo permite escolher um trecho de um arquivo de vdeo para servir como fundo do menu. Para determinar o trecho do vdeo a ser utilizado, pode-se utilizar o player e marcar o incio e o fim do trecho com as chaves - { e } - ou digitar o tempo em segundos onde o trecho se inicia e qual a durao desejada. Pode se escolher, ainda, se o vdeo ser repetido um determinado nmero de vezes ou indefinidamente.

3.2 Pr-visualizao e efeitos A rea de pr-visualizao nos permite ver como o menu ficar ao final do processo. Caso tenha optado por uma imagem de fundo, ser possvel tambm espelhar a imagem horizontal e verticalmente e aplicar os efeitos de colorao (negativo e spia).

3.3 Fonte e cor do menu possvel escolher a fonte para os textos do menu e sua cor em cada um dos estados texto normal, selecionado e pressionado. Aviso: O ManDVD, por enquanto, ainda no permite formatar os textos com diferentes tamanhos. Assim, fique atento caso queira criar um menu com captulos, j que o tamanho de fonte para o texto de ttulo ser o mesmo que para o texto dos captulos. 3.4 Seleo do fundo musical Para finalizar, possvel adicionar um tema musical para o menu (boto Importar pista de audio, e tambm podemos definir se ele ser reproduzido apenas uma vez ou indefinidamente. Os formatos aceitos so: WAV, OGG e MP3.

4 Criando o menu Neste captulo, finalizaremos o menu iniciado no captulo anterior, abordando os seguintes tpicos:

1. A adio dos vdeos ao menu; 2. A ordem dos tabulao e a edio de mscara. 4.1 A adio dos vdeos ao menu Como podemos perceber pela imagem, do lado direito temos uma rea com a lista de vdeos do projeto e seus respectivos captulos. Para adicion-los ao menu, basta selecion-los e clicar no boto Adicionar vdeo ao menu (Aadir video al menu). Porm lembre-se que, se quisermos que os captulos tambm fiquem visveis no menu, devemos adicion-los antes de adicionar o vdeo. possvel tambm modificar os nomes dos captulos. Para isso, basta selecionar o captulo na tabela do lado direito da tela e clicar em seguida no boto Renomear captulo (Renombrar captulo). Assim que adicionar todos os captulos (caso tenha subdividido os vdeos em captulos), pode-se adicionar os vdeos ao menu. Note que, ao selecionar um vdeo na tabela, estar habilitada a opo Despues de la lectura de vdeo, a qual te dar as seguintes opes: Volver al men que, como o nome j expressa, far com que, aps a reproduo do vdeo, seja exibido o menu do DVD novamente. As outras opes contm o nome dos outros vdeos, caso se queira que, aps reproduzir um vdeo, seja exibido um outro em seguida. Outro detalhe a ser levado em considerao, a linha vermelha que aparece em volta do menu. Essa linha determina um margem de segurana. recomendvel posicionar os ttulos dentro da rea demarcada por essa linha, pois os televisores geralmente no exibem o contedo localizado fora dessa rea.

Caso voc tenha cometido um erro na distribuio dos ttulos no menu e queira refazlos, basta clicar no boto Limpiar menu. Importante: necessrio adicionar todos os vdeos no menu para poder continuar a autorao do DVD. Em breve, essa limitao do ManDVD deve ser solucionada. 4.2 A ordem de tabulao e a edio de mscara

Ordem de tabulao - A ordem de tabulao determina a ordem que os botes iro ocupar no menu quando formos navegar por eles com o controle remoto do DVD player. Aps adicionar todos os vdeos e captulos ao menu, podemos editar a ordem de tabulao. No entanto, no obrigatria a realizao dessa etapa. Caso optarmos por no determinar a ordem de tabulao, o ManDVD levar em considerao a ordem em que os botes foram adicionados ao menu.

Edio de mscara Quando adicionamos um boto ao menu tambm criada uma mscara. Esta mscara determina a rea do menu na qual, ao clicarmos, far com que o boto seja ativado. Ou seja, a mscara determina a superfcie real do boto. Se ns quisermos modificar a mscara do boto, podemos faz-la por meio dessa ferramenta. Um exemplo de uso desse recurso no caso de termos escolhido uma fonte muito pequena que chegue a incomodar no momento de selecionar o boto.

Como podemos ver, o ManDVD possui vrias ferramentas para editar as mscaras e conta tambm com um pr-visualizador do menu, para que possamos ver qual parte da mscara estamos editando. Ao editar uma mscara, leve em conta tambm que a mscara para seleo do boto no a mesma que a mscara para ativao do boto. Caso deseje que ambas sejam idnticas, necessrio editar cada uma delas. Podemos alternar entre os dois tipos de mscaras, no canto inferior-direito da interface do ManDVD.

5 Criando o DVD Agora o momento de finalizar o trabalho realizado nos captulos anteriores com a gerao e gravao do DVD. Para isso, devemos levar em conta os seguintes itens:

1. 2. 3. 4. 5.

Escolha do formato de tela; Opes de qualidade do vdeo e legendas; Prioridade de execuo; Gerando e gravando o DVD; Possveis erros e uso do console.

5.1 - Escolha do formato de tela O ManDVD possibilita a escolha entre os dois formatos de tela mais utilizados atualmente: o 4/3 (formato tradicional da TV, retangular, porm quase quadrado) e o 16/9 (conhecido tambm como widescreen, utilizado hoje em dia principalmente nas TV's de plasma). No momento de escolher o formato de tela, devemos respeitar o formato dos vdeos adicionados ao DVD. De outro modo, as imagens podero ficar achatadas ou alargadas quando o DVD for reproduzido. 5.2 - Opes de qualidade do vdeo e legendas

Qualidade do vdeo: No primeiro captulo desse vdeo, abordamos a questo da compresso do vdeo e da limitao de espao do DVD. Se no momento de finalizarmos o projeto, o vdeo resultante to grande que no cabe em um DVD, o ManDVD permite reduzir a qualidade do vdeo para que este ocupe menos espao. Faa isso deslizando a barra superior (mostrada na imagem ao lado) para o lado esquerdo. Legendas: Neste menu, encontraremos quatro funes ligadas s legendas: Escolha de uma fonte;

Escolha do tamanho da fonte em relao tela (4% o recomendado); O posicionamento da legenda na tela de acordo com a vertical; Tipo de codificao dos caracteres. Desentrelaar vdeo: opo para ativar o desentrelaamento das imagens. Iniciar DVD com: caso prefira que o DVD inicie com a reproduo de algum vdeo que no o menu inicial, altere no ltimo boto mostrado na imagem acima.

5.3 Prioridade de execuo Programas como o ManDVD, chegam a usar 100% da capacidade de processamento do computador no momento em que esto codificando o(s) vdeo(s). Por isso, caso voc deseje utilizar o computador para outras tarefas enquanto o ManDVD estiver finalizando seu DVD, recomendvel baixar a prioridade de execuo. 5.4 - Gerando e gravando o DVD Assim que a configurao do projeto for finalizada, basta dar um clique no boto Generar la estructura del DVD para que seja iniciada a gerao dos menus e a transcodificao dos vdeos. Dentro do diretrio do projeto, ser gerada uma pasta chamada DVD com as subpastas AUDIO_TS e VIDEO_TS. Durante o processo de gerao da estrutura do DVD, poderemos monitorar o avano por meio das diversas barras de controle. Quando essa etapa for finalizada, sero habilitados os seguintes botes: Visualizar el resultado, o qual nos possibilita visualizar o DVD sem a necessidade de grav-lo em um DVD; Grabar DVD, caso nosso sistema GNU/Linux possui algum software de gravao de DVD's, podemos fazer uso dessa funo sem nenhum problema; Grabar con K3B, para quem preferir gravar com o K3b, o famoso software de gravao do KDE (http://www.k3b.org); Grabar uma imagem ISO, se ao finalizar o projeto no se tem a inteno de gravar o DVD imediatamente ou caso deseje fazer vrias cpias do DVD em diversos momentos, recomendvel fazer uso dessa funo. Assim, ser gerada uma imagem ISO no diretrio do projeto com o nome dvdiso.iso, a qual poder ser gravada com qualquer programa de gravao de DVD. 5.5 Possveis erros e uso do console Caso ocorra algum problema na gerao do DVD, pode-se visualizar o console de execuo, o qual mostra todos os eventos que o ManDVD tem realizado para a criao do DVD. Se, ao consultar o console, voc no conseguir entender o erro ou se este persistir depois de vrias tentativas, copie a sada e publique-a na seo bugs do frum oficial do ManDVD: http://csgib36.ifrance.com/phpBB2/index.php .

Licena de usoTraduo realizada por Wille Marcel dada permisso para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licena de Documentao Livre GNU, Verso 1.1 ou qualquer verso posterior publicada pela Free Software Foundation; "Licena de Documentao Livre GNU". A verso online deste manual est disponvel no site EstdioLivre.org