500 mil euros para corrigir anomalias nas obras do do convento de sÃo francisco

2
Tiragem: 12000 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Regional Pág: 4 Cores: Cor Área: 13,15 x 25,48 cm² Corte: 1 de 2 ID: 55659248 11-09-2014 500 mil euros para corrigir anomalias na obra do Convento 111 Uma empreitada de “trabalhos de correção de anomalias urgentes” no Centro de Convenções e Es- paço Cultural do Convento de São Francisco foi ontem consignada pela Câmara de Coimbra, numa inter- venção que terá um valor superior a 535 mil euros. Esta intervenção – que decorrerá ao longo de 120 dias e hoje se inicia – per- mitirá corrigir “anomalias relacionadas com infiltra- ções de águas no interior do edifício” e estão rela- cionadas com a “imperme- abilizações e drenagens”, explicou Manuel Machado. Segundo o edil de Coimbra, com esta intervenção tem início “uma nova etapa” num espaço da cidade e do país. A reparação das “deficiên- cias notórias” reveste-se de “caráter urgente, atenden- do a que colocam em risco a salubridade, a durabilida- de do edif ício” e as obras já executadas, sustentou Ma- nuel Machado. Os trabalhos ontem con- signados surgem na se- quência da tomada de pos- se administrativa da obra pela Câmara de Coimbra, em março deste ano, por considerar que a empresa até então responsável pelo empreendimento “não cumpriu ordens emanadas pelo município” e “suspen- deu os trabalhos sem auto- rização da Câmara, com a vontade deliberada de não os retomar”. Quando as obras ontem adjudicadas à empresa Ir- mãos Almeida Cabral es- tiverem concluídas, ficam por executar cerca de 20 por cento da obra (que terão um custo de seis milhões de euros), que de acordo com as previsões ontem adiantadas deverão iniciar-se no próximo ano e terminar em novembro de 2015. Aliás, toda a interven- ção tem de estar concluí- da até dezembro de 2015 porque, como explicou Manuel Machado, de ou- tra forma poderá perder os cofinanciamentos do POVT (Programa Operacional Te- mático Valorização do Ter- ritório), daí estarem neste momento a “decorrer tra- balhos em várias frentes”. Recorde-se que a obra foi consignada em outubro de 2010, por cerca de 23 milhões de euros, e o pro- jeto envolve, entre outros, a construção de um audi- tório, com 1.125 lugares, a criação de parque de esta- cionamento, com mais de 500 de lugares, distribuídos por quatro pisos, que deve- rá entrar em funcionamen- to em abril. | Rute Melo Acordo para a empreitada foi ontem assinado no Convento de S. Francisco DB-Carlos Jorge Monteiro 567 mil euros, incluindo IVA, é o custo desta intervenção 120 dias é o prazo de execução para a correção destas anomalias números

Upload: camara-municipal-de-coimbra

Post on 07-Jun-2015

48 views

Category:

News & Politics


2 download

DESCRIPTION

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, assinOU, dia 10 de Setembro, o contrato e o respetivo auto de consignação da empreitada de trabalhos de correção de anomalias urgentes no Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco. Diário As Beiras, 11.09.2014

TRANSCRIPT

Page 1: 500 MIL EUROS PARA CORRIGIR ANOMALIAS NAS OBRAS DO DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Tiragem: 12000

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 4

Cores: Cor

Área: 13,15 x 25,48 cm²

Corte: 1 de 2ID: 55659248 11-09-2014

500 mil euros para corrigir anomalias na obra do Convento 111 Uma empreitada

de “trabalhos de correção de anomalias urgentes” no Centro de Convenções e Es-paço Cultural do Convento de São Francisco foi ontem consignada pela Câmara de Coimbra, numa inter-venção que terá um valor superior a 535 mil euros.

Esta intervenção – que decorrerá ao longo de 120 dias e hoje se inicia – per-mitirá corrigir “anomalias relacionadas com infiltra-ções de águas no interior do edif ício” e estão rela-cionadas com a “imperme-abilizações e drenagens”, explicou Manuel Machado. Segundo o edil de Coimbra, com esta intervenção tem início “uma nova etapa” num espaço da cidade e do país.

A reparação das “deficiên-cias notórias” reveste-se de “caráter urgente, atenden-do a que colocam em risco a salubridade, a durabilida-de do edifício” e as obras já executadas, sustentou Ma-nuel Machado.

Os trabalhos ontem con-signados surgem na se-

quência da tomada de pos-se administrativa da obra pela Câmara de Coimbra, em março deste ano, por considerar que a empresa até então responsável pelo empreendimento “não cumpriu ordens emanadas pelo município” e “suspen-deu os trabalhos sem auto-rização da Câmara, com a vontade deliberada de não os retomar”.

Quando as obras ontem adjudicadas à empresa Ir-mãos Almeida Cabral es-

tiverem concluídas, ficam por executar cerca de 20 por cento da obra (que terão um custo de seis milhões de euros), que de acordo com as previsões ontem adiantadas deverão iniciar-se no próximo ano e terminar em novembro de 2015.

Aliás, toda a interven-ção tem de estar concluí-da até dezembro de 2015 porque, como explicou Manuel Machado, de ou-tra forma poderá perder os cofinanciamentos do POVT (Programa Operacional Te-mático Valorização do Ter-ritório), daí estarem neste momento a “decorrer tra-balhos em várias frentes”.

Recorde-se que a obra foi consignada em outubro de 2010, por cerca de 23 milhões de euros, e o pro-jeto envolve, entre outros, a construção de um audi-tório, com 1.125 lugares, a criação de parque de esta-cionamento, com mais de 500 de lugares, distribuídos por quatro pisos, que deve-rá entrar em funcionamen-to em abril. | Rute Melo

Acordo para a empreitada foi ontem assinado no Convento de S. Francisco

DB-Carlos Jorge Monteiro

567mil euros, incluindo IVA,

é o custo desta intervenção

120dias é o prazo de

execução para a correçãodestas anomalias

números

Page 2: 500 MIL EUROS PARA CORRIGIR ANOMALIAS NAS OBRAS DO DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Tiragem: 12000

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 5,17 x 2,41 cm²

Corte: 2 de 2ID: 55659248 11-09-2014

Coimbra Anomalias no convento custam 500 mil euros >Pág 4