5 tendências do packaging até 2018

6
Tendências de packaging 5 CONSUMIDOR 101 Uma página Facebook APRESENTA

Upload: francisco-teixeira

Post on 18-Dec-2014

142 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Powered by CONSUMIDOR 101 - uma página Facebook

TRANSCRIPT

Page 1: 5 Tendências do packaging até 2018

Tendências de packaging5

CONSUMIDOR 101Uma página Facebook

APRESENTA

Page 2: 5 Tendências do packaging até 2018

Packaging1

SustentabilidadeCom uma maior preocupação com o ambiente e os recursos do planeta, osconsumidores procuram sinais de que as empresas estão a fazer a sua parteno que ao packaging diz respeito. Isto inclui a utilização de matérias amigas doambiente, preservação de recursos na produção, um controle da cadeia defabrico para saber de onde vem e como é feita a embalagem (e potenciaisaspectos que possam estar envolvidos, como trabalho escravo ou infantil), aclara identificação do uso de materiais reciclados, biodegradáveis ou outros.

Segundo o “The Brand Owner's Trend Report: Consumer Packaging to 2018”,da responsabilidade da Smithers Pira Market Intelligence (lançado a 27 deSetembro deste ano) existem 5 grandes tendências que os consumidores, nasua relação com as embalagens, estão a ajudar a moldar de formaconsistente.

Page 3: 5 Tendências do packaging até 2018

Packaging2

Vida SaudávelA maior consciência do que é bom ou mau para a saúde, deve guiar as marcaspara embalagens que conservem o que está no seu interior (especialmentecomidas e bebidas). A rotulagem deve ser concisa, visível e não deixardúvidas. Deve favorecer a apresentação dos benefícios (ex: conteringredientes naturais). Deve facilitar um consumo adequado (ex: embalagensfamiliares e individuais, para diferentes situações de consumo)

Page 4: 5 Tendências do packaging até 2018

Packaging3

ConveniênciaA vida no século XXI é acelerada, e muito do consumo é feito em movimento –as embalagens devem ser cada vez mais leves, transportáveis e fáceis deserem descartadas quando já não servem a sua função. Elementos perecíveis,frescos ou congelados são desafios interessantes para o mundo dasembalagens, pois exigem cuidados especiais para a sua conservação etransporte

Page 5: 5 Tendências do packaging até 2018

Packaging4

Autenticidade e ConfiançaO recente escândalo da carne de cavalo encontrada em bifes ou almôndegas,vem por à prova a reputação das marcas e o quanto inspiram confiança nosconsumidores. Fazer um tracking das origens de um produto passará a seruma boa opção, assinalando tal facto como mais-valia na embalagem. Apostarem produtos locais é também uma forma de merecer o respeito dosconsumidores, pois aumenta a noção de responsabilidade social, e diminui apegada do carbono (produtos vindos de longe implicam mais invólucros e maistransportes poluentes).

Page 6: 5 Tendências do packaging até 2018

Packaging5

Preocupação com o preçoA crise está a deixar marcas profundas na sociedade, afectando claramente ospadrões de consumo actuais. A sensibilidade ao preço tem tambémrepercussão no packaging, devendo as marcas usar alternativas em contapara embalar os seus artigos. O design poderá ser uma forma de compensarembalagens mais “simples”, desprovidas de enfeites caros. Evitar duplasembalagens é outra boa opção.