revista tendências

58

Upload: tendencias-online

Post on 26-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

TENDÊNCIAS é a nova revista do portal www.tendenciasonline.com, que lança o seu primeiro numero fazendo uma retrospectiva ao ano de 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Tendências
Page 2: Revista Tendências
Page 3: Revista Tendências

3

Foto: Filipe Vera Cruz EDITORIAL

Página 4Opinião: Grande potencial humanona moda portuguesa

Página 5Panorama Nacional:Os melhores momentos de Portugal

Página 11Opinião: Mas afinal que alteraçõessofreu a moda?

Página 12 A indústria da moda em 2011

Página 14Panorama Internacional: O melhor do mundo

Página 20As “top models” mais bem pagas do mundo

Página 32As melhores campanhasde publicidade internacional

Página 41Os rostos por trás das revistasmais vendidas em 2011

ÍNDICE

Propriedade e EdiçãoTendências Online+351 224 502 [email protected]

Direcção EditorialAntónio Paulo [email protected]

ColaboradoresSofia [email protected]átia [email protected]

Design GráficoSusana Marvão

PublicidadeDiana Dó[email protected]

ProduçãoAntónio Paulo Costa (Director)

RedacçãoFernando GonçalvesAntónio CarmoTodos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou em parte de textos ou ilustraçõespor quaisquer meios, inclusive para fins comerciais, sem prévia autorização do editor.

FICHA TÉCNICA

É quase impossível fazer uma selecção dosmuitos acontecimentos quer a nível nacional,quer no panorama internacional.

O mundo não pára, está em constanterenovação.

2011 é um ano para recordar. Numerososacontecimentos e sucessos confirmaram quefoi um ano difícil mas, ao mesmo tempo,revolucionário em muitos sentidos.

Hoje, o principal problema continua a ser acrise económica mundial com consequênciasnefastas a todos os níveis; Subida dos preços,novas taxas, encerramento de empresas…

Olhando em retrospectiva o ano de 2011, oTendências Online apresenta os temas que, noseu entender, foram os mais relevantes. Vale apena rever esses momentos e tirar ascorrespondentes ilações com vista a um futuromelhor.

2011: Um ano de mudanças

Paulo Costa

Page 4: Revista Tendências

4

Grande potencialhumano na modaportuguesa

A moda portuguesa conheceu, nas últimasdécadas, um extraordinário salto qualitativo. Eessa evolução decorreu, em boa medida, doaparecimento de novos criadores, que não sódignificaram o trabalho dos decanos da modanacional como abriram outras perspetivas detrabalho, quer estéticas, quer comerciais. Paraa emergência da nova geração de criadores foideterminante o progresso do ensino da modaem Portugal, que deu aos jovens designers umaformação técnica sólida, abrangente e atual.Por outro lado, o acesso a informaçãoespecializada sobre moda e o próprio contactocom realidades internacionais nesta áreatornaram-se muito mais simples, com tudo oque isso significa em termos de conhecimentoatualizado. Donde, temos hoje jovens criadoresnão apenas com boa preparação técnica,criatividade e sentido estético, mas tambémcom abertura a novas tendências,cosmopolitismo e conhecimento do mercado.

Esta melhor formação e mundivivência dosjovens criadores podia, contudo, não se tertraduzido em valor para a moda portuguesa.Isto porque, para singrar nesta área como em

num ambiente informal, urbano e multiartístico.O Espaço BLOOM foi, portanto, idealizado como propósito de dar visibilidade ao trabalho dejovens saídos das escolas de moda e querevelam potencial, bem como de consolidar osresultados do esforço promocional que tem sidofeito em criadores emergentes e já comparticipações anteriores no Portugal Fashion.

Refira-se a propósito que, ao lançar novaspromessas, o Portugal Fashion está também adinamizar todo o circuito da moda nacional.Mais criadores no mercado significam valoracrescentado para a produção industrial e umvolume maior de atividades na fileira moda(desfiles, showrooms, feiras, castings…), comtudo o que isso implica em termos de meioshumanos (manequins, cabeleireiros,aderecistas, maquilhadores, técnicos de som eluz, fotógrafos…) e materiais.

Considerando a qualidade dos novos criadorese o potencial humano que as escolas de modaencerram, o Portugal Fashion vai, naturalmente,prosseguir com o apoio aos talentos quedespontem nesta área. Estamos, pois, convictosde que a moda portuguesa não irá deixar deevoluir por incapacidade de renovaçãogeracional e que as oportunidades deafirmação nacional e internacional dos novoscriadores tendem até a aumentar, mesmo noatual contexto de crise económica. Em resumo,acreditamos num futuro promissor para osjovens designers de moda portugueses e, nestesentido, pensamos que a fileira vai continuar aganhar criatividade, competitividade edimensão global.

muitas outras, é necessário que aos jovenssejam dadas oportunidades paradesenvolverem e exporem os seus talentos. Eaqui entram os eventos de moda, enquantocentros privilegiados de divulgação do trabalhodos jovens designers. É neste contexto que oPortugal Fashion, evento de moda organizadopela ANJE, se pode orgulhar do esforço que,durante quase 20 anos, desenvolveu em favordos novos criadores, designadamente aoorganizar desfiles dedicados em exclusivo aeste segmento específico.

A aposta em jovens criadores é, de facto, umdos pilares da estratégia do Portugal Fashion. Oevento procura funcionar como alavanca detalentos emergentes, de modo a renovar opanorama da moda nacional, a facilitar aintegração de novos designers no mercado detrabalho e a preencher eventuais lacunas queempresas do setor têxtil, vestuário e calçadotenham ao nível do design. Com estespropósitos, o Portugal Fashion criou, em 2004,um instrumento institucional de apoio a valoresemergentes da moda portuguesa: o ProgramaAliança. No âmbito desta iniciativa, o eventoproporcionou a muitos jovens criadores aoportunidade quer de apresentarem as suascoleções ao grande público, quer deestabelecerem parcerias com a indústria têxtil.

Mais recentemente, o Portugal Fashion integrouno seu programa de desfiles o Espaço BLOOM.Afastando-se do conceito tradicional depasserelle, o Espaço BLOOM é dedicadoexclusivamente a novos criadores e possibilita-lhes a realização de performances de moda

Francisco Maria BalsemãoPresidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens EmpresáriosOPINIÃO

Page 5: Revista Tendências

5

JANEIROCarlos Castro é assassinado e mutilado pelo modelo RenatoSeabra no hotel intercontinental em Nova Iorque.

FEVEREIROA estilista Ana Salazar foi a única estilista portuguesa a apresentar assuas novas criações na São Paulo Fashion Week (SPFW), que contou coma apresentação de 31 marcas.

MARÇO A 28.ª edição do Portugal Fashion apresentou ascolecções dos criadores portugueses para o Outono/Inverno 2012 na Alfândega do Porto e no EspaçoBLOOM.

Page 6: Revista Tendências

6

MARÇONo Pátio da Galé, Terreiro do Paço, e no MUDE - Museudo Design e da Moda, em Lisboa, comemoram-se os vinteanos da ModaLisboa | Lisboa Fashion Week.

MAIOLuís Borges, um dos modelosportugueses mais requisitados a nívelinternacional leva para casa o Globode Ouro de Melhor ModeloMasculino.

ABRIL´ EXPOCOSMÉTICA 2011 ganha novo recorde de visitascom cerca de 43 mil visitas, que reafirmamram o sucessodo maior evento de cosmética, estética e cabelo daPenínsula Ibérica.

Page 7: Revista Tendências

7

MAIOEduardo Beauté, de 44 anos, e o modelo Luís Borges, de 22anos, contraíram matrimónio, naquele que foi o casamento entrehomossexuais mais mediático em Portugal.

JUNHOAngélico Vieira, promissor modelo e actor, não sobrevive aum brutal de acidente de viação, na madrugada de 25 deJunho.

SETEMBRONo âmbito da semana da moda Primavera/Verão de 2012em Paris, Portugal marcou presença com os desfiles detrês estilistas nacionais: Fátima Lopes, Luís Buchinho, eFelipe Oliveira Baptista.

Page 8: Revista Tendências

8

SETEMBROApresentação das novas tendências de criadoresregionais, nacionais e internacionais para o Inverno no«Museum Fashion Weekend Fall Winter Catwalk 2011 BySpazio Empreendimento».

OUTUBROA moda e o glamour regressaram ao Porto commais uma edição do Portugal Fashion, quedecorreu entre 20 e 23, no Edifício da Alfândega,em espaços decorados pelo designer deinteriores Paulo Lobo.

SETEMBROO estilista português Miguel Vieira participou naprincipal feira de calçado que se realiza naAlemanha, ocupando lugar de destaque não só norecinto, como na programação do certame.

Page 9: Revista Tendências

9

OUTUBROA ModaLisboa instala-se no Mercado da Ribeira ao Cais doSodré, para aí apresentar a biodiversidade de colecçõesPrimavera/Verão 2011 dos principais criadores portugueses.

OUTUBROFátima Raposo, que no final dos anos 80 foi uma das maisdestacadas manequins portuguesas, morreu aos 45 anosnum acidente de viação, vítima de traumatismo craniano.

OUTUBROA Schwarzkopf Professional, com a marca de coloração Igora Color10, volta a bater um novo recorde mundial entrando uma vez mais para o“Guinness”: com a “Maior Aula de Coloração do Mundo”.

Page 10: Revista Tendências

10

NOVEMBROO teatro Tivoli em Lisboa recebeu a 2ª edição dos FashionAwards Portugal, um evento que se destina a distinguir osmelhores profissionais de moda em 2011.

NOVEMBRODino Alves, estilista português compresença assídua na Moda Lisboa,participa no primeiro desfile do MacauFashion Link, o mais próximo que Macautem de uma Semana da Moda.

DEZEMBROO design português vai longe e a estilistaportuguesa Susana Bettencourt, de 26 anos,veste Lady gaga na digressão do seu álbumBorn This Way.

Page 11: Revista Tendências

11

Mas afinalque alteraçõessofreu a moda?

Considerando as alterações drásticas que vêmocorrendo no mundo da moda, eu pergunto:mudou assim tanto a situação no que toca àtransmissão de ideias que eleva a moda?Como já tive a oportunidade de escrever emartigos anteriores, a moda é um processoevolutivo, em permanente mudança, e por issonão pode ser entendida sem a sua condiçãoefémera. É verdade, portanto, que embora aolongo do tempo mudem as suas característicasformais, modos de transmissão, tipos demensagens para novos públicos, etc., amensagem em si - ou a essência da moda - épraticamente a mesma, assim como oscolectivos de poder que, nos primeiros tempose no presente, marcam as tendências e têm umpapel fundamental.A verdadeira moda no mundo inteiro émarcada, a cada temporada, por não mais doque meia dúzia de empresas poderosas quecontam com um enorme potencial económico.Esta é a primeira linha de moda actual: a suaconcentração na produção e diversificação doproduto. Tal como na sua origem, a modacontinua a ser um reflexo directo do poder decompra. Apesar de mais acessível, e da grandediversidade de estilos que têm como objectivoatingir diferentes grupos sociais, a moda servecomo um elemento distintivo e económico entreas classes, difundindo maneiras de pensar,comportamentos, estilos de vida, atitudes, etc.Para realizar este trabalho há duas outrascorrentes que “saciam” o consumo de produtosde moda: uma é formada pelos grandesarmazéns, produtores e distribuidores da modapara consumo popular (adaptadores detendências por parte dos mestres), e pelos

fabricantes de pronto-a-vestir com rótulosexclusivos, pertencentes a designers com certoprestígio; a outra é composta por várias cadeiasde lojas de moda pronto-a-vestir, que praticampreços mais baixos, embora com distinção,individualizando a marca e colectivizando oconsumoA moda, portanto, é um dos factores maisimportantes a ter em conta como reflexo dasmudanças ocorridas na sociedade actual,continuando a manter uma postura anterior à dodesenvolvimento dos tempos e contrariandotambém a ideia que difunde: liberdade deexpressão através da forma de vestir, umadeterminada ideia, a sua própria personalidade,e assim por diante.Pessoalmente comparo este aspecto da modaque refiro, com os feitos dos meios decomunicação de massas, salvaguardadas asdevidas distâncias. É verdade que hoje oacesso à informação é mais fácil a todos, seriaabsurdo negá-lo; mas, ironicamente, o que seentende hoje em dia por informação, éproduzido e difundido por grupos cada vezmais reduzidos e que centralizam cada vezmais poder. Posto isto, existe variedade, defacto?Não. Existe um maior número igual ao da modana sua vertente comercial, mas as directrizesque marcam os rumos fundamentais continuama ser ditadas um pequeno círculo que,curiosamente, coincide com os mais poderosos,economicamente falando. Então... mudou tantoassim a situação, desde o motivo que deuorigem à moda? Como é isso possível numasociedade com uma nova mentalidade e que semoderniza constantemente?

Paulo CostaOPINIÃO

Page 12: Revista Tendências

12

Para além dos eventos que marcaram o ano de2011, outros assuntos merecem e devem estarem destaque. Um deles em particular, é acompilação dos 10 artigos mais importantes doano e que fazem referência a factores-chavepara a indústria da moda em 2011.

Em primeiro lugar, o fenómeno dos “bloggers”de moda, que surgiu na Europa no ano de2007, e começou a proliferar em Portugalpoucos anos depois, e onde os blogs pessoaistêm ocupado um lugar de destaque. Segundo osite Business Of Fashion (BOF), o tema dosblogs de moda internacionais foi um dos maispublicados, sendo que entrevista a ScottSchuman, do The Sartorialist (blog destreetstyle), foi lida por mais de 80.000visitantes. Os bloggers desenham, os bloggerssentam-se na primeira fila das passarelas, osbloggers criam tendências…Já nãosurpreendem ninguém, apesar de determinadaspessoas falarem em invasão profissional.

A era digital em que vivemos mudou não só aindústria do entretenimento (música, cinema...)e tecnologia, mas também renovou porcompleto o sector da comunicação. O BOFmenciona que a mudança surgiu naComunicação e Relações Públicas da indústriada moda: todas as agências tradicionais decomunicação mudaram os seus negócios e,portanto, a sua forma de trabalhar.

As agências que assumiram as consequênciasderivadas do facto de estarmos todosconectados, tiveram que elaborar novasestratégias de negócio para gerirem acomunicação das suas marcas, as quais sãobastante afectadas por esta nova realidade emque tudo é conhecido no momento em queacontece e na qual manejar e classificar acomunicação é um trabalho difícil.

Alguns, como o famoso estilista Tom Ford,acreditam que o imediatismo, estásobrevalorizado e é uma tirania muito difícil desuportar para as marcas de moda e dos mediaespecializados. Este tempo real está tambéma afectar a criação de tendências: a análiseem tempo real de dados de consumo faz comque o negócio da moda tal como foiconcebido esteja desactualizado (e astendências são ditadas não só a cada seis

Paulo costaA INDÚSTRIA DA MODA EM 2011

Page 13: Revista Tendências

13

meses nas grandespassarelas de Paris, NovaIorque, Milão e Londres,mas agora mais do quenunca estão na rua, e aíestão os bloggers para ascaptar para as suassecções de streetstyle).

O novo luxo foi outro dostópicos quentes de 2011.Num ano marcado pelacrise, os consumidoresprocuraram uma formaalternativa na moda demassas. E como? Atravésda personalização (maldenominada de“customização”). O queantes foi o verdadeiro luxo,produtos exclusivos efeitos à mão para cadacliente, como a alta-costura, regressou emforça à indústria da moda,

Ao fenómeno blogger juntam-se as redessociais, que não sendo os principaisprotagonistas no sector de marketing etecnologia, têm um papel importante na moda.Por muitas razões... O BOF refere uma emparticular: no meio da vasta quantidade deinformação e ruído que se gera a cada dia nainternet, o que publicam os bloggers funcionacomo um filtro: ao ver o perfil das pessoas deconfiança e recomendadas, selecciona-se oconteúdo ao qual estamos expostos e com oqual devemos interagir. Esta realidade temgerado muito interesse nas marcas, o que fezmesmo com que surgissem empresas nainternet que criam ferramentas para gerir estasrecomendações.

Relacionada com isto, está também a mudança

no tradicional conteúdo comercial das marcas (apublicidade pura e dura), que deixou de ser ummero discurso comercial para passar a ser umintercambio, uma conversa, uma experiênciapartilhada, que muitas vezes se gera ou acontecenas redes sociais e nas quais o consumidor étambém protagonista. Além disso, estas redesabriram uma janela na moda onde antigamenteexistia uma porta fechada aos desfiles dasgrandes capitais da moda. Hoje encontramosuma grande janela aberta e praticamente todasas grandes marcas de moda transmitem osdesfiles nas suas redes sociais.

Já relativamente ao marketing, as redes sociaiscolocaram não só um espaço no qual sepromove uma marca e os seus produtos, mastambém servem de veículo para optimizar asestratégias de negócio e vendas.

A versão electrónica damoda (e-commerce, e-shop, revistas online...) jánão é o futuro mastambém o presente, e nãosabemos quando seráconvertido na únicaopção. Quanto mais cedoas marcas e meios oentenderem, melhor paraos seus negócios.

E aqui entra em cena adiversidade dedispositivos digitais queestão a revolucionar todasas indústrias relacionadascom o sector da moda.Esta diversidade está aafectar particularmente osjornais e revistas, quevêem a difusão dos seusexemplares impressosbaixar de forma drástica.As grandes editoras de

moda continuam a ser as mais influentes, mas averdade é que essa influência está adesaparecer pouco a pouco, fruto da reduçãode audiências, tiragens, publicidade… Tudoestá relacionado.

Finalmente, e falando de moda pura, o BOFindica uma tendência (do mercado, não demoda) chave neste ano a nível de influência nosector: a “in vogue”. É francesa,contemporânea, e está a actualizar o pronto-a-vestir em todas as capitais da moda. O BOFafirma que marcas francesas, como Sandro,Maje e Zadig & Voltaire, já há alguns anostentam conquistar os grandes bastiões da modacomo Londres ou Nova Iorque, tendo em vistaum modelo de pronto a vestir que está longedas expectativas (e orçamentos) dosconsumidores.

Paulo costaA INDÚSTRIA DA MODA EM 2011

Page 14: Revista Tendências

14

Feitos que marcaram a moda em 2011

FEVEREIRO Após 10 anos como editora na Vogue Paris oúltimo trabalho de Carine Roitfeld surge com aedição de Fevereiro.

FEVEREIRODepois de 5 anos de ausência, Paco Rabanne retorna aomercado da moda, pelas mãos do estilista indiano ManishArora.

MARÇOJohn Galliano, figuracontrovérsia, édespedido pela firmafrancesa Dior depoisde ter sido acusadode insultos racistas eanti-semitas contra umcasal.

Page 15: Revista Tendências

15

MARÇOLady Gaga deu os primeiros passos comomanequim durante a Semana da Moda de Paris.

ABRILO vestido de casamento de Kate Middleton foi umacriação de Sara Burton, estilista da marcaAlexandrer McQueen, inspirada num modelo usadopela actriz Grace Kelly no seu casamento em 1956.

ABRILO estilista dos ricos e famosos, Bijan Pakzad – um norte-americano de origem iraniana –, morreu em Los Angeles aos 67 anos.

Page 16: Revista Tendências

16

JUNHOCapa histórica da Vogue Itália de Junho com as modelos Tara Lynn,Candice Huffine e Robyn Lawley. A revista reconhece a beleza dasmulheres com curvas.

JUNHOLady Gaga é eleita ícone de estilo pelo CFDA (Council ofFashion of America), entidade que elege os melhores estilistas edestaques da moda; uma espécie de “Oscar” da moda.

JUNHOA cadeia sueca H&M anunciou mais uma colaboração de luxo. Depois deKarl Lagerfeld, Stella McCartney, Jimmy Choo, Comme dês Garçons eLanvin, a marca juntou-se à casa italiana Versace.

Page 17: Revista Tendências

17

JULHOA cantora britânica Amy Winehouse é encontrada morta na sua casano norte de Londres.

AGOSTOChristian Louboutin, criador dos sapatos que fazem asdelícias das celebridades, sofreu uma derrota na justiçaamericana, segundo a qual as solas vermelhas não sãoexclusividade do estilista. Louboutin concorria com YvesSaint Laurent a quem acusava de plágio.

JULHOA top model Kate Moss e ocantor Jamie Hince contraemmatrimónio na Igreja de StPeter, em Southrop, Inglaterra.A noiva, de 37 anos, exibiu umvestido inspirado nos anos1920, da autoria do amigoJohn Galliano.

Page 18: Revista Tendências

18

AGOSTOA polemica surge com a nova biografia da estilista Coco Chanel,“Dormindo com o Inimigo – A Guerra Secreta de Coco Chanel”, na queafirma que a estilista francesa era espiã dos nazistas durante aSegunda Guerra Mundial.

SETEMBROAos 25 anos, a angolana Leila Lopes destronou 88concorrentes e venceu o concurso Miss Universo 2011.

NOVEMBROA edição especial “Best Dressed” de 2011 da revista Vogue elegeu asgémeas Mary-Kate e Ashley Olsen como as irmãs mais bem vestidasdo mundo.

DEZEMBROLea T foi o primeiro modelo transexual aestampar a capa de uma revista femininano Brasil. Neste caso a ELLE.

Page 19: Revista Tendências

19

DEZEMBROJennifer Aniston é eleita a mulher mais sexy da históriapela revista Mens Health que elaborou uma lista com“As 100 mulheres mais sexy de sempre”.

Page 20: Revista Tendências

20

São bonitas, ricas, e o seu trabalho consiste em desfilar numapassarela e ir a todos os eventos que podem. Mas alguém jáparou para pensar quanto dinheiro pode ganhar uma “top-model” num ano?

Em meados do mês e Maio, a revista Forbes divulgou o seuranking das 10 modelos femininas mais bem pagas no mundo,perfazendo um total de $ 112 milhões de dólares nos últimos 12meses, valor que foi superior a 30 por cento face ao ano anterior.

No topo da tabela encontram-se os nomes das melhoresmodelos do mundo; Gisele Bündchen, Heidi Klum e Kate Moss abeneficiar da maior parte deste valor. Os nomes listados não sãoapenas modelos mas também empresárias de sucesso,estilistas, capas de revista e ainda ícones pop.

A Forbes mencionou ainda que, enquanto a elite das “top-model” está a ser devidamente bem paga, o mesmo nãoacontece com as que tentam entrar numa profissão cada vezmais concorrida e em época de recessão.

As 10 modelosmais bem pagasem 2011

Page 21: Revista Tendências

21

Page 22: Revista Tendências

22

Page 23: Revista Tendências

23

Page 24: Revista Tendências

24

Page 25: Revista Tendências

25

Page 26: Revista Tendências

26

Page 27: Revista Tendências

27

Page 28: Revista Tendências

28

Page 29: Revista Tendências

29

Page 30: Revista Tendências

30

Page 31: Revista Tendências
Page 32: Revista Tendências

32

Os melhoresanúncios da modainternacional 2011Os anúncios de moda são o reflexo final deuma marca. O fotógrafo, os modelos, aescolha do local e as decisões do estilistasão todo um conjunto de decisões paracontar uma história para uma temporada.

O ano de 2011 foi no mínimo icónico emtermos de campanhas de moda com marcase rótulos de alta-costura, criando alguns dosvisuais mais elaborados e originais.

Por outro lado a publicidade é uma forma decomunicação que serve para persuadir opúblico a reagir a alguns produtos ouserviços. Os anunciantes estão cientesdessa ideia e criaram uma série de anúnciosque, segundo o Tendências Online,espelham a vontade final levada aoconsumidor.

Page 33: Revista Tendências

33

A Benetton continua acausar polémicacampanha atrás decampanha, desta vezcom Unhate.

Foto:Benetton/Unhate Fundation

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 34: Revista Tendências

34

Imagem Donna Karan para aPrimavera / Verão de 2012 quecausou polémica em todo omundo.

Foto: Donna Karan

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 35: Revista Tendências

35

GiselaBündchencontinua a ser aprincipalprotagonistadas maiorescampanhas depublicidade,neste caso paraVersacePrimavera/Verão 2012.

Foto: Versace

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 36: Revista Tendências

36

Alexander Wang com umacampanha Outono/Invernooriginal e bastante apelativa.

Foto: Alexander Wang

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 37: Revista Tendências

37

A campanha Outono/Inverno 2011 deAlexander McQueendeixa-nos naexpectativa doApocalipse.

Foto: Alexander McQueen

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 38: Revista Tendências

38

Angelina Jolie na novacampanha LouisVuitton Core Value.

Foto: Louis Vuitton

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 39: Revista Tendências

39

Muita cor e originalidade na campanha deRoberto Cavalli para o Inverno de 2011.

Foto: Roberto Cavalli

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 40: Revista Tendências

40

Moda, um termo corrente nacampanha 2011 da Gucci.

Foto: Gucci

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 41: Revista Tendências

41

De novo Lara Stonepara Tom Ford Outono/Inverno 2011 onde acor presta homenagem.

Foto: Tom Ford

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 42: Revista Tendências

42

Jean Paul Gaultier trouxe-nosuma campanha para aPrimavera/Verão 2011querendeu milhões com KarolinaKurkova e Andrej Pejic.

Foto: Jean Paul Gaultier

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 43: Revista Tendências

43

Lara Stonereflete ominimalismochic para CalvinKlein Primavera2011

Foto: Calvin Klein

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 44: Revista Tendências

44

A campanha protagonizadapor Freja Erichsen paraSanta Lolla Inverno 2011 ésimplesmente...

Foto: Santa Lolla

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 45: Revista Tendências

45

Demi Moore, 48 anos,abandona temporariamenteo grande ecrã paraemprestar a sua imagem aAnn Taylor para a colecçãode Outono.

Foto: Louis Vuitton/snapshot

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 46: Revista Tendências

46

Yves Saint Laurentcampanha ArizonaMuse Primavera/Verão2011.

Foto: Yves Saint Laurent

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 47: Revista Tendências

47

Tom Ford nunca falha: imagens com alto contraste eelevado nível de sensualidade.

Foto: Tom Ford

OS MELHORES ANÚNCIOS DA MODA INTERNACIONAL

Page 48: Revista Tendências

48

Cada vez mais somos invadidos com revistasprovenientes de todo o mundo tornando-sedifícil escolher entre centenas de títulos. Porisso, que revista compramos? Qual o factor quepesa na hora da escolha? A resposta está nacapa.

Quais foram os rostos por trás das revistas demoda mais vendidas em 2011? Pelo contrário,quem foram os rostos à frente das mesmas?Algumas celebridades têm mais poder devenda do que outras. Com o rosto na capa,algumas revistas “voaram” das prateleiras.Estas simplesmente usaram a sua influência einegável talento para prestigiar e aumentar ovolume de vendas para revistas como Elle,Marie Claire, Vogue, e muitas outras.

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Page 49: Revista Tendências

49

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Para nós a melhor capa do ano foi sem dúvida aquelaem que Kate Moss não perdendo o seu encanto, foimusa para a Harper’s Bazaar de Maio.

Page 50: Revista Tendências

50

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

O exemplo de que nem todas ascelebridades são poder de venda é acapa de Fevereiro da Vanity Fair’scom Justin Bieber.

Na edição de Fevereiro ninguémmelhor que Lara Stone, modelolançada e preferida por CarineRoitfeld, para selar a era Roitfeld nocomando da Vogue Paris, num estilobastante Tom Ford.

Page 51: Revista Tendências

51

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Laetitia Casta é a estrela sublimeda capa da revista Purple ediçãoPrimavera Verão 2011

Com uma cultura lixívia loira ealgumas pestanas falsas, o retrato deAbbey Lee na capa da i-D Fall 2011 éo melhor regresso aos anos 60 queassistimos no ano.

Page 52: Revista Tendências

52

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Uma das capas do ano foiprotagonizada por Penélope Cruzque brilha como um ícone pop.

A capa da Elle Espanha deMaio diz tudo; Daria Werbowyuma “top” 100% natural.

Page 53: Revista Tendências

53

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Com a Ásia como tema, Lady Gagachega em versão Bollywood Fashione Multicolorida na edição de Junhoda V Magazine.

Beyoncé é a capa da nova Dazed &Confused em Julho com o tema “Popvs Life”.

Page 54: Revista Tendências

54

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Jennifer Aniston continua a elevar ovolume de vendas das revistas. EmJulho surge na capa da revistafrancesa Marie Claire, que seconverteu na revista com maior vendasdo ano, repetindo o feito em Outubropara a mesma revista ediçãoaustraliana.

Mila Kunis foi a grande estrela de 2011,pelo que a sua imagem na capa daGQ de Agosto a tornou numa dasrevistas mais vendidas do ano.

Page 55: Revista Tendências

55

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Jennifer Aniston uma vez mais, emAgosto para Marie Claire ediçãoespanhola.

Claudia Schiffer sublime paraa Vogue Alemã de Agosto.

Page 56: Revista Tendências

56

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Lara Stone para a Vogue Paris Agostode 2011 muito sexy, mas de uma formamuito elegante.

Kirsten Dunst na capa de Setembro daElle (edição britânica); semcomentários.

Page 57: Revista Tendências

57

AS MELHORES CAPAS DE REVISTAS DE MODA EM 2011

Kate Moss beija o modelotranssexual Lea T para arevitsta Love. O título dapublicação “This is Hardcore”foi um verdadeiro sucesso devendas.

Embora as gémeas Olsenfossem coroadas pela Voguecomo “Best Dressed”, Dakota eElle Fanning brilham na capa daW Dezembro com bastanteglamour.

Page 58: Revista Tendências