3ª serie literatura avaliação

6
QUESTÃO 01. Leia os poemas a seguir e responda: (0,40) Texto I: Ao longo do sereno Tejo, suave e brando, Num vale de altas árvores sombrio, Estava o triste Almeno Suspiros espalhando Ao vento, e doces lágrimas ao rio. (Luís de Camões, Ao longo do sereno.) Texto II: Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas, so aqueste ramo destas auelanas e quen for louçana, como nós, louçanas, se amigo amar, so aqueste ramo destas auelanas uerrá baylar. (Aires Nunes. In Nunes, J. J., Crestoma- tia arcaica.) Texto III: Tão cedo passa tudo quanto passa! morre tão jovem ante os deuses quanto Morre! Tudo é tão pouco! Nada se sabe, tudo se imagina. Circunda-te de rosas, ama, bebe E cala. O mais é nada. ESCOLA NOVA DE PARAGOMINAS Educação Infantil – Ensino Fundamental e Ensino Médio INSTRUÇÕES PARA SEREM LIDAS ANTES DE RESPONDER A AVALIAÇÃO: LEIA atentamente as propostas. PROCURE compreender o sentido geral dos textos apresentados. ATENÇÃO: Antes de produzir, dê valor à leitura do que está realmente escrito. COMPREENDA o que está sendo pedido. ELABORE um texto coerente ao solicitado. FAÇA letra legível. USE tinta azul ou preta. EVITE rasuras e emendas. RELEIA todo o seu texto. CRONOMETRE seu tempo. Não tenha pressa de entregar. É PROIBIDO O USO DE QUALQUER APARELHO ELETRÔNICO, CELULAR, CALCULADORA, PAGER E SIMILARES E DICIONÁRIOS. AVALIAÇÃO FINAL DE LITERATURA -I BIMESTRE ANO: 3ª. EM DATA: /03 / 2013 PROF(a): DANYELE BRANDÃO VALOR DA AVALIAÇÃO: 4,0 PONTOS OBTIDOS: ASSINATURA DOS PAIS/RESPONSÁVEIS: NOME: N o :

Upload: geraldo-brandao-neto

Post on 30-Jul-2015

201 views

Category:

Education


67 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3ª serie literatura avaliação

QUESTÃO 01.Leia os poemas a seguir e responda: (0,40)Texto I: Ao longo do sereno Tejo, suave e brando, Num vale de altas árvores sombrio, Estava o triste Almeno Suspiros espalhando Ao vento, e doces lágrimas ao rio. (Luís de Camões, Ao longo do sereno.)

Texto II: Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas, so aqueste ramo destas auelanas e quen for louçana, como nós, louçanas, se amigo amar, so aqueste ramo destas auelanas uerrá baylar. (Aires Nunes. In Nunes, J. J., Crestoma- tia arcaica.) Texto III: Tão cedo passa tudo quanto passa! morre tão jovem ante os deuses quanto Morre! Tudo é tão pouco! Nada se sabe, tudo se imagina. Circunda-te de rosas, ama, bebe E cala. O mais é nada. (Fernando Pessoa, Obra poética.)

Texto IV: Os privilégios que os Reis Não podem dar, pode Amor, Que faz qualquer amador Livre das humanas leis. mortes e guerras cruéis, Ferro, frio, fogo e neve, Tudo sofre quem o serve. (Luís de Camões, Obra completa.)

ESCOLA NOVA DE PARAGOMINASEducação Infantil – Ensino Fundamental e Ensino Médio

INSTRUÇÕES PARA SEREM LIDAS ANTES DE RESPONDER A AVALIAÇÃO:

LEIA atentamente as propostas.PROCURE compreender o sentido geral dos textos apresentados.ATENÇÃO: Antes de produzir, dê valor à leitura do que está realmente escrito.COMPREENDA o que está sendo pedido.ELABORE um texto coerente ao solicitado.FAÇA letra legível.USE tinta azul ou preta.EVITE rasuras e emendas.RELEIA todo o seu texto. CRONOMETRE seu tempo. Não tenha pressa de entregar.É PROIBIDO O USO DE QUALQUER APARELHO ELETRÔNICO, CELULAR, CALCULADORA, PAGER E SIMILARES E DICIONÁRIOS.

AVALIAÇÃO FINAL DE LITERATURA -I BIMESTRE ANO: 3ª. EM DATA: /03 / 2013

PROF(a): DANYELE BRANDÃO VALOR DA AVALIAÇÃO: 4,0 PONTOS OBTIDOS:

ASSINATURA DOS PAIS/RESPONSÁVEIS:

NOME: No :

Page 2: 3ª serie literatura avaliação

Texto V: As minhas grandes saudades São do que nunca enlacei. Ai, como eu tenho saudades Dos sonhos que não sonhei!...) (Mário de Sá Carneiro, Poesias.)

Assinale a alternativa que contém textos de autoria de poetas do Modernismo português.(A) I e V.(B) II e III.(C) III e IV. (D) III e V.

QUESTÃO 02. A obra do realista Jean-François Millet , de 1 857, foi revista em 2010, no evento “Charges, cartuns e desenhos premiados”. (0,40)

Mesmo pertencendo aos séculos XIX e XXI, respectivamente, os desenhos comprovam que obras de épocas diferentes podem dialogar entre si. Esse processo de criação deve-se classificar como

(A) intertextualidade.(B) metalinguagem.(C) plágio.(D) comparação.

QUESTÃO 03. Assinale, entre as imagens a seguir, aquela que demonstra a visão expressionista de mundo. (0,40)

(A)

(Porto de Mônaco – Anita Malfatti)

(B)

Page 3: 3ª serie literatura avaliação

(Aldeia – Jean Metzinger)(C)

(Retirante grávida – Cândido Portinari)

(D)

(Fonte – Marcel Duchamp)

QUESTÃO 04.Na coluna 1 estão listados vários nomes de vanguardas europeias. Na coluna 2 estão as características desses movimentos artísticos. Associe-os.Coluna 1

1. Dadaísmo

2. Surrealismo

3. Futurismo

4. Expressionismo

5. Cubismo

Coluna 2( ) Valorização da vida urbana moderna, elogio à guerra, culto à máquina e à velocidade, desprezo pela arte

clássica.( ) Abandono do conceito clássico de beleza para, em nome da subjetividade, deformar o real, utilização do

fluxo de consciência na literatura.( ) Fragmentação da realidade, recriação geométrica de objetos, multiplicidade de planos e de ângulos,

vários focos de narração.( ) Niilismo, antiarte, antiliteratura, deboche, humor grosseiro, descrença no presente, no futuro, na

sociedade.

A sequência correta é(A) 2 – 1 – 3 – 4

(B) 3 – 4 – 5 – 1

(C) 4 – 3 – 2 – 5

Page 4: 3ª serie literatura avaliação

(D) 1 – 2 – 4 – 3

QUESTÃO 05.O espírito libertador e nacionalista da Semana de Arte Moderna pode ser comprovado pela seguinte citação. (0,40)

(A) “A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, com as quais ela toma corpo e na realidade.” (Afrânio Coutinho)

(B) “Há uma quebra de hierarquia entre o popular e o erudito, o sublime e o terrível, para a conquista dos sentidos do espectador.” (Claudio Daniel)

(C) “Nada leio para não contaminar com luxos a simplicidade de minha linguagem, pois, a palavra tem que se parecer com a palavra, instrumento meu.” (Clarice Lispector)

(D) “Não tenho a intenção de ficar. O que eu quero é viver o meu destino, ser badalo do momento. Minha obra toda badala assim: Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil.” (Mário de Andrade)

QUESTÃO 06. Mário de Sá-Carneiro escreveu uma obra que deixou transparecer em versos o homem neurótico que ele era.Leia, com atenção, os versos desse poeta.(0,40)

Fim

Quando eu morrer batam em latas,Rompam aos saltos e aos pinotes,Façam estalar no ar chicotes,Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burroAjaezado à andaluza.A um morto nada se recusa,E eu quero por força ir de burro!Vocabulário: ajaezado: arreado com enfeites; andaluza: próprio de uma região da Espanha.

“Fim”. In.: Indícios de Ouro, Mário de Sá Carneiro, 1917.a) Qual é o objetivo principal do eu lírico? Explique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o texto e responda as questões 07 e 08:

O AUTOMÓVEL ATROPELA O PÉGASO1

Longe vão os tempos em que Olavo Bilac, o poeta sagrado, intocável, encarnação da Musa Perfeita, passeia ao lado de José do Patrocínio, pelas ruas do Rio de Janeiro, no primeiro automóvel que ali aparecera, e que fora adquirido pelo orador abolicionista, deixando toda a população embasbacada e os moleques das ruas em grande agitação, porque, de vez em quando, o “ monstro” encrencava – e era preciso empurrá-lo...

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o príncipe dos poetas parnasianos, mal sabia que aquele automóvel “feio, amarelo, aos trancos e solavancos pelos calçamentos cheios de altos e baixos, largando atrás o cheiro insuportável de petróleo”, mais do que um brinquedo pitoresco, era simbolicamente o grande inimigo e viria atropelar o alado e soberbo Pégaso. Não sonhara o cantor de Frineia2 que o antiestético veículo era o Cavalo de Troia3 no reduto parnasiano e representava o mundo mecânico – mundo que o Modernismo cantaria, glorificaria e temeria, consequência dele que era.

BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

1 Pégaso: cavalo alado da mitologia grega. Era fruto da união entre Netuno e Medusa. Foi transformado pelos deuses em constelação.

2 Frineia: título de obra poética feita por Olavo Bilac.

3 Cavalo de Troia : imenso cavalo de madeira,feito pelos gregos. Foi recheado de soldados armados antes de ser enviado como presente ao inimigo troiano. O objetivo era surpreender o adversário e, consequentemente, vencê-lo.QUESTÃO 07. O automóvel é identificado no texto como “monstro”. Cite dois motivos expressos no trecho, que justifiquem tal classificação.(0,40)

Page 5: 3ª serie literatura avaliação

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08. Por meio dos substantivos “automóvel” e Pégaso”, dois movimentos literários são analisados. Quais? Explique o efeito de sentido alcançado com o uso de tais metáforas. (0,40)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 09. Leia o poema a seguir: (0,40)POÉTICA

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.Poeta sórdido,Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.O poema deve ser como a nódoa no brim.Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.

Sei que a poesia é também orvalhoMas este fica para as menininhas, as estrelasAlfa, as virgens cem por cento e as amadasQue envelheceram sem maldade.

BANDEIRA, Manuel. Poética. In: BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993. p. 287.(Fragmento).

a) Identifique, com base nas informações veiculadas na segunda estrofe, o tipo de lirismo criticado pelo poeta.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 10. Leia o texto transcrito a seguir: (0,40)

Mas o que eu ouço, antes de tudo, nesta hora de sol puropalmas paradaspedras polidas

claridadesbrilhosfaíscas

cintilaçõesé o canto dos teus berços, Brasil, de todos esses teus berços, onde dorme,

com a boca escorrendo leite, moreno, confiante, o homem de amanhã!Ronald de Carvalho. Toda a América. Rio de Janeiro. Pimenta e Melo, 1926, pp. 12-15

a) Como é denominada à corrente modernista apresentada no poema lido? Explique sua resposta._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________