30/10/2013 - jornal semanário - edição 2973

16
JEFERSON SOLDI, DIVULGAÇÃO BENTO GONÇALVES, QUARTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2973 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br RODRIGO BERGSLEITHNER Prédio da UPA sem data para começar a funcionar Gol de placa Problemas com infiltrações e energia elétrica impedem abertura do posto, que está se deteriorando há mais de um ano Saúde pública 24ª EXPOBENTO Página 8 Feira multissetorial é lançada em grande estilo, tem Felipão como garoto-propaganda e ganha espaço de destaque na mídia nacional Página 9 Universidade e Amesne estão em jogo de empurra UFRGS NA SERRA Página 5 Orçamento de 2014 será votado hoje na Câmara LDO Página 4

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 09-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

JEFERSON

SOLD

I, DIVU

LGA

ÇÃO

BENTO GONÇALVES, QUARTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2013 – ANO 47 – N°2973 – R$ 3,00 – www.jornalsemanario.com.br

ROD

RIG

O B

ERG

SLEI

THN

ER

Prédio da UPA sem data para começar a funcionar

Gol de placa

Problemas com infiltrações e energia elétrica impedem abertura do posto, que está se deteriorando há mais de um ano

Saúde pública

24ª EXPOBENTO

Página 8

Feira multissetorial é lançada em grande estilo, tem Felipão como garoto-propaganda e ganha espaço de destaque na mídia nacional Página 9

Universidade e Amesne estão em jogo de empurra

UFRGS NA SERRA

Página 5

Orçamento de 2014 será votado hoje na Câmara

LDO

Página 4

Page 2: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 20132 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

Estamos avançandoEDITORIAL

Apoiado na tradição de quase cinco décadas sendo uma das referências jornalísticas da imprensa escrita de Bento Gonçalves, o Jornal Semanário inicia hoje mais um passo no objetivo de ampliar sua área de atuação. O novo por-tal de notícias chega carregado de novidades e, principal-mente, muita informação. O que motivou a mudança foi a vontade de valorizar ainda mais o jornalismo, independen-temente dos desafios que isso represente na web.

As expectativas são as melhores possíveis e nossa meta é de nos aproximarmos ainda mais do leitor que está co-nectado a internet. Nos últimos anos, mesmo com um site

em funcionamento, nosso foco principal seguia sendo a mídia impressa, atenden-do o interesse de nossos oito mil assinantes e milha-res de leitores fiéis que nos acompanham ao longo de todo este tempo.

Porém, é preciso avançar e, acreditamos, que esta-

mos fazendo esta transposição de forma madura e concei-tuada. Nosso objetivo é manter a credibilidade e confiança conquistada com o jornal também nas redes sociais e na versão online do portal de notícias. Estaremos atuando de forma interativa e ficaremos conectados de forma perfeita com os apaixonados pela mídia digital.

A qualidade imposta no jornal impresso chega ao portal de notícias com a mesma forma. As duas plataformas esta-rão atuando lado a lado, levando muita informação, entre-tenimento e notícia de qualidade para todos os públicos.

Além de mais moderno e de fácil navegação, o novo portal do Semanário está totalmente alinhado com nossa estratégia de crescimento e visão de futuro.

A ideia é tornar o Semanário também uma referência de informação instantânea na mídia digital. Podemos adiantar que nosso portal chega com um visual moderno e algumas inovações. A cobertura de fatos em tempo real passa a ser o nosso carro-chefe.

A notícia que você lê em primeira mão em nosso jornal há tantos anos, agora vai chegar de forma mais rápida através do nosso portal. Assim como as páginas do im-presso, o site irá privilegiar notícias com profundidade, análise e contexto. O desafio é equilibrar a velocidade exigida pela internet com a necessidade de prover mais contexto e análise aos internautas. Mesmo que, em al-guns casos, isso signifique ousar e abdicar do típico jor-nalismo on-line, ancorado prioritariamente na rapidez da atualização da informação. Além de mais moderno e de fácil navegação, o novo site do Semanário está totalmente alinhado com nossa estratégia de crescimento e visão de futuro. É um produto com a nossa alma, mais editado, com ênfase nas coisas de Bento Gonçalves.

Também estaremos invadindo um novo espaço que são as entrevistas através do video. Reportagens especiais, debates e programação diferenciada para ampliar mais as opções de divulgação de uma informação. Com calma e tranquilidade, estaremos abastecendo nosso portal com diversas novidades. Além dos vídeos, teremos blogs com formadores de opinião e espaço interativo com você, nosso leitor.

Afinal, em quase cinco décadas de atividades, nosso maior compromisso continua sendo com a comunidade de Bento Gonçalves, independente do formato de mídia a ser utilizado.

Investir em esportes?A cada dia vemos mais investimentos em esportes. Em-

presários viram um grande filão de mídia não só no fute-bol, mas, também, no vôlei, no futsal, no MMA (UFC), na Fórmula 1, na natação e em vários outros esportes em que brasileiros se têm notabilizado. E os valores des-tes investimentos midiáticos têm atingido valores milio-nários. Por que isso está acontecendo? Simples: porque o retorno é garantido. Pequenos espaços nos macacões de pilotos, em camisas de clubes de ponta, painéis em estádios, enfim qualquer exposição de marcas no mundo dos esportes é de alto custo. Nos Estados Unidos, onde o baseball e o basquete são os esportes que agregam mais aficionados, os valores atingem cifras inimaginá-veis. Aqui, no Brasil, o futebol tem recebido os maiores investimentos, sem dúvidas. E vem aí a Copa do Mundo de 2014. Ninguém tem dúvidas de que as empresas estão vislumbrando grande oportunidade de exposição de suas marcas como nunca antes. Espaços serão disputados ferrenhamente, centímetro a centímetro. A dimensão de tudo é tão grande que já se discutem valores a serem pa-gos para seleções escolherem a cidade para sede de seus treinamentos. Lembro-me que havia quem achasse “um absurdo” promover as pré-temporadas da dupla grenal em Bento Gonçalves com patrocínios, possibilitando custo zero aos dois clubes. Pois bem, “experts” de plan-tão: logo nenhum clube fará pré-temporada em qualquer

cidade se não receberem bem mais do que as despesas de hospedagem. A Copa do Mundo está deixando isso bem claro. A própria seleção brasileira foi regiamente remu-nerada para se hospedar e realizar seus treinamentos em cidade específica durante a última Copa do Mundo. O re-torno dessa exposição mundial da cidade é algo que não pode ser dimensionado, mas que se traduz em divisas du-rante todo o tempo, após a realização da Copa. É inves-timento com retorno certo, comprovadamente. Comento isso porque tivemos, sábado, dia 26, a presença aqui, em Bento Gonçalves, do técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, para o lançamento da EXPOBENTO 2014. Foi, indubitavelmente, o maior lance de marketing que a diretoria da EXPOBETO, capitaneada por Rafael De Toni, poderia ter dado. Mauri Demarchi, diretor de eventos, foi o autor da façanha. A EXPOBENTO 2014, sete meses antes, já foi assunto nacional e mundial graças à presença de Luiz Felipe Scolari. Como se vê, o futebol é, inquestionavelmente, um “trem-pagador” em se tra-tando de mídia, de divulgação. Não há, portanto, como ignorar o esporte na exposição midiática de tudo o que se queira divulgar. A Copa de 2014 é uma realidade. Já é mais do que hora de todos tomarem consciência disso e fazer dela um grande acontecimento mundial na pro-moção do Brasil. Para as empresas só depende delas, das ações que promovem e promoverão.

Antônio [email protected]ônioFrizzo

Page 3: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

“Sempre quando eu posso faço visita aos cemitérios da cidade, especialmente no Dia de Finados, até porque há uma questão de

respeito com os nossos antepassa-dos”. Marta Luciana Berton Has-per, 28 anos, comerciante, moradora do bairro Santa Helena.

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 3Opinião

Você tem o hábito de visitar os cemitérios no

Dia de Finados?

TrêsPontos...“Faço as visitas no Dia de Finados, prin-cipalmente por ser um local onde nos-sos falecidos des-casam, e acho im-

portante lembrar deles neste dia, independente qual seja o cemité-rio”. Marlon Sganderla, 19 anos, garçom, morador do Centro.

“Tenho muitos fami-liares em vários cemi-térios da cidade, en-tão procuro arrumar e levar flores, para homenagear os nos-

sos entes queridos neste dia, até por uma questão de carinho e respeito”. Cleci Maldotti Costa, 56 anos, ge-rente, moradora do bairro Licorsul.

Painel

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimen-tos com especialização em Nutrição Humana e Saúde, o enólogo Juliano Perin foi homena-geado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) com o título de Enólogo do Ano 2013. A votação aconteceu no período de 7 a 21 de outubro com a participação de 105 associados e a distinção ocorreu durante jantar realizado na sexta-feira, 25, na Churrascaria Ipiranga, em Bento Gonçalves. O encontro celebrou a comemoração do Dia do Enólogo, festejado em 22 de outubro, reunindo mais de 120 as-sociados numa grande festa regada a vinhos e espumantes brasileiros. Juliano Perin, que não pode estar presente no evento, receberá, além do prestígio da distinção, uma viagem à Euro-pa para visitar uma feira do setor vitivinícola.

O curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves está en-tre as 25 ofertas da Ftec Caxias para o Vestibular de Verão. O curso tem 40 vagas, duração de dois anos e conta com um Laboratório com 20 simuladores de voo, que auxiliam o aprendizado do aluno em situações que reproduzem as diversas etapas da operação de uma aeronave. O Aeroclube de Caxias do Sul irá oferecer a parte prática do curso. Os interessados podem se inscrever acessando www.vestibularftec.com.br.

Enólogo do Ano 2013Programa Saúde na Escola

Curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves

Os alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles participaram da 1ª Gincana das Áreas do Conhe-cimento e, como tarefa, realizaram o resgate de uma brincadeira anti-ga. Nesta proposta, pesquisaram e confeccionaram o jogo “Cinco Marias”. A atividade realizada na terça-feira, 22 culminou com a so-

cialização com o turno da tarde, cada equipe adotou uma turma da Educação Infantil e dos anos Ini-ciais do Ensino Fundamental para ensinar a brincadeira e após, pre-senteou os mesmos com um jogo. As crianças ficaram encantadas com a atividade, que proporcionou uma troca de conhecimento e a in-tegração entre os turnos.

DIVU

LGA

ÇÃO

DIVU

LGA

ÇÃO

DIOGO SIQUEIRA, PRESIDENTE DA AMESNE

Isso que está acontecendo é típico de quem

quer enrolar

A pergunta que não

quer calar

Se você fosse um animal, preferiria: ser cortado numa aula de medicina; maltratado por cientistas; chutado pelas crianças na rua? Maltrataria o bicho porque não é gente, ou trataria bem porque defende os direitos dos animais?Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

Desde segunda-feira, 28, em virtude do Dia dos Finados, os cemitérios municipais estão tendo horário diferenciado de funcionamento. Os cemitérios Central, São Roque e Santo Antão estão abertos das 7h às 19h. No sábado, dia 2 de no-vembro, Dia dos Finados, o horário será das 7h às 20h.

As inscrições para o concur-so Vestibular de Verão 2014 da Universidade de Caxias do Sul podem ser feitas até o dia 20 de novembro, pelo site www.ucs.br. A taxa, até 1° de novembro, é de R$ 50,00 e, a partir de 2 de novembro, R$ 60,00. Para trei-neiros, o valor é de R$ 40,00.

Nesse concurso, com prova que acontecerá no dia 8 de de-zembro, a UCS oferta 123 op-ções de ingresso, entre bachare-lados, licenciaturas e tecnologias. A nota da prova de Redação obtida no Enem, nos anos de 2010, 2011 ou 2012, poderá ser utilizada no Vestibular de Verão.

I - Para o presidente do CIC, Jordano Za-nesco, com o mote sobre a Copa do Mundo a Expobento Deverá superar a casa dos 200 mil visitantes.

II - Para o presidente da Expobento, Rafael de Toni, a feira é um ícone para Bento e con-clamou a comunidade para juntos, transformá--la em feira nacional.

III - Ao dizer que Felipão abriu mão do ca-chê, solicitando que fosse feita doação a enti-dade assistencial, Expobento deixou o técnico da seleção em situação de constrangimento. Melhor seria ter entregue cheque na ocasião à entidade assistencial pelas mãos de Felipão fazendo menção à doação do técnico

IV - Felipão ganhou um sabre (desses que se abre garrafa de champagne) como presente. Se xingadas e gritos a beira do campo, próprias da personalidade de comando do técnico da seleção, ele poderá ir até o reservado, apanhar o sabre e gritar a beira do campo “vitória ou morte”, além, evidentemente dar um golpe num espumante em caso de vitória.

Cemitérios

Vestibular de Verão da UCS

Expobento

Cerca de 150 profissionais participaram, na sexta-feira, 25, do Encontro de Formação e III Mostra de Trabalhos do Programa Saú-de na Escola-Jovem Consciente, realizado no auditório da Escola Estadual General Bento Gonçalves da Silva. A Mostra é o resultado do trabalho que foi desenvolvido nas Escolas Es-taduais e Municipais de Bento Gonçalves em conjunto com as Unidades de Saúde. O evento foi uma promoção da 16ª CRE, SMED, SMS e SMHAS. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Integração

Page 4: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 20134 Política

R$ 335 milhões para o próximo ano

A LDO deverá ser aprova-da sem problemas na tarde de hoje, a votação ocorrerá em dois horários, às 14h e 16h no plenário da Câmara.

O Semanário ouviu os parla-mentares e, nenhum deles se manifestou contrário. Somen-te o líder da bancada do Par-tido dos Trabalhadores (PT), Moacir Camerini, afirma que recomendará aos outros parla-mentares que integram o par-tido para votar contrário caso as emendas apresentadas pelos petistas sejam recusadas.

O vereador Marcos Barbosa (PRB), que integrou a comissão que emitirá os pareceres sobre as propostas de emendas, revela que das 67 propostas de emen-das, 25 receberão um parecer contrário da comissão.

Adriano Nunes (PPS) alegou que ele e a sua companheira de partido, Marlen Pelicioli, defi-

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves vota

hoje, quarta-feira, a Lei de Di-retrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2014. A lei estipula uma previsão de gastos nas secretarias, porém, os in-vestimentos dentro das pastas podem ser modificados.

De acordo com os cálculos elaborados pela Secretaria Mu-nicipal de Finanças, o orçamen-to previsto para o próximo ano é de R$ 355,35 milhões (ver tabela), incluindo recursos pró-prios e vinculados. O secretário de Finanças do município, Mar-cos Fracalossi, explica que este cálculo foi feito baseado nas receitas de 2011 e 2012, além de um valor estimado ainda para 2013. Soma-se a isso três índices previstos para 2014: in-flação, Produto Interno Bruto (PIB) e as transferências cor-rentes entre governo federal, estadual e os municípios.

Entretanto, Fracalossi aler-ta que caso os índices fiquem abaixo da expectativa, isso po-derá resultar em uma diminui-ção significativa de orçamento para o município. Para acompa-nhar estas possíveis alterações, o secretário revela que serão feitos estudos periódicos du-rante o ano de 2014.

Sobre as emendas parla-mentares que os vereadores apresentarão nas sessões des-ta tarde, o secretário alerta que precisarão ser questões bem fundamentadas. “Não adianta destinar R$ 100 mil para a Osvaldo Aranha, se não apresentar de onde retirar esta verba”, explica.

LDO 2014

Sessão de votação da previsão do orçamento acontece hoje à tarde, a partir das 14h, no plenário da Câmara de Vereadores

Lei deve ser aprovada pela maioria dos parlamentares

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014

R$ 15 milhões - Recursos própriosCâmara de Vereadores

Previsão da votação

Enio De Paris (PP) Marcos Barbosa (PRB)Gilmar Pessutto (PSDB) Jocelito Tonietto (PDT)Moises Scussel (PMDB) Adelino Cainelli (PP)Márcio Pilotti (PMDB) Leopoldo Benatti (PTB)

A favor

Fernando Levinski

[email protected]

Adriano Nunes (PPS) Marlen Pelicioli (PPS)Moacir Camerini (PT) Neilene Lunelli (PT)Valdemir Marini (PT) Paulo Roberto Cavalli (PT)

O vereador Valdecir Rubbo (PDT), por ser presidente da Câmara de Vereadores, vota somente se houver empate. De acordo com a sua assessoria, o vereador Clemente Mieznikowski (PDT) está em Porto Alegre cumprindo compromissos parlamentares. O vereador Vander-lei Santos (PP) não foi encontrado até o fechamento desta edição.

Indecisos

R$ 9.986.00,00 - Recursos próprios R$ 1.035.416,00 - Recursos vinculados

R$ 1.516.00,00 - Recursos próprios

R$ 25.930.000,00 - Recursos própriosR$ 24.980.000,00 - Recursos vinculados

R$ 7.030.000,00 - Recursos própriosR$ 1.836.921,60 - Recursos vinculados

R$ 1.888.500,00 - Recursos própriosR$ 7.603.474,74 - Recursos vinculados

R$ 1.888.500,00 - Recursos própriosR$ 7.603.474,74 - Recursos vinculados

R$ 2.686.318,34 - Recursos própriosR$ 6.223.640,36 - Recursos vinculados

R$ 2.183.000,00 - Recursos própriosR$ 7.413,00 - Recursos vinculados

R$ 84.986.648,29 - Recursos vinculados

R$ 13.612.000,00 - Recursos própriosR$ 690.289,08 - Recursos vinculados

R$ 7.894.676,00 - Recursos própriosR$ 2.489.259,69 - Recursos vinculados

R$ 10.243.859,93 - Recursos própriosR$ 1.622.217,70 - Recursos vinculados

R$ 4.375.000,00 - Recursos própriosR$ 7.680.208,32 - Recursos vinculados

R$ 957.000,00 - Recursos própriosR$ 45.537,80 - Recursos vinculados

R$ 850.000,00 - Recursos própriosR$ 36.820.00,00 - Recursos vinculados

R$ 1.777.000,00 - Recursos própriosR$ 2.042.000,00 - Recursos vinculados

*Gabinete do Prefeito

Secretaria Geral de Governo

Secretaria Municipal de Administração

Secretaria Municipal de Finanças

Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretaria Municipal de Turismo

Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Secretaria de Habitação e Assistência Social

Secretaria de Viação e Obras Públicas

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

Fundação Casa das Artes

Reserva de Contingência

Secretaria Municipal de Cultura

*O Gabinete engloba Assessoria de imprensa, Ipurb, CTEC e procuradoria-geral do município.

nirão o voto após a divulgação dos pareceres da comissão.

O parlamentar Moises Scus-sel (PMDB) explica que pre-feriu não apresentar nenhuma emenda como voto de con-fiança à administração atual. “Esta é a primeira LDO ela-borada por esta administração, portanto não apresentei nada como um sinal de crédito a esta LDO”, explica. Márcio Pilotti (PMDB) é outro que também não apresentou emendas pois, segundo ele, ficou satisfeito com o documento apresentado. Alguns parlamentares afirmam que não apresentarão sugestões por já estarem contempladas em outras emendas.

Entre os parlamentares que mais apresentaram emendas está Paulo Roberto Caval-li (PT), o Paco, com 12 pro-postas, seguido pelo vereador Enio De Paris, com 10.

Page 5: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 5Geral

O empurra-empurra pelo campus

O depoimento que gerou polêmica aconteceu durante entrevista do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, a uma emissora de rádio na tarde da sexta-feira, 18. Na ocasião, Net-to afirmou que a universidade está esperando que os municí-pios da Serra Gaúcha entrem em um acordo a respeito do lo-cal de instalação do campus da universidade na região. “Ainda há discussões de caráter político. A universidade não vai se envol-ver nessa questão. Temos um

O debate sobre a implan-tação de um campus da

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha já é antigo. No entanto, o cenário, que parecia estar se encaminhando para uma situação de definições, ga-nha novos rumos. Enquanto a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) aguardava um posi-cionamento da universidade sobre o local do novo campus, a UFRGS, por sua vez, afirma que está esperando que os mu-nicípios da Serra Gaúcha en-trem em um acordo a respeito do local de instalação da uni-dade na região.

O presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira, ao saber da declaração, enviou um ofício à reitoria da UFRGS questionando esse novo posi-cionamento. De acordo com o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a univer-sidade estaria realizando um estudo técnico para apontar o melhor local para receber o Campus. “São três anos de re-uniões, assembleias e encontros visando atender esse pleito e agora parece que tudo está pa-rado. Em junho passado, em uma reunião realizada em Nova

UFRGS na Serra

Enquanto Amesne aguardava definição sobre localização do novo espaço, universidade diz que responsabilidade é dos municípios

Amesne cobra esclarecimentos sobre manifestações contraditórias feitas pela UFRGS na última semana

Depoimento do reitor gera nova discussão

Josiane Ribeiro

[email protected]

DIVULGAÇÃO

Roma do Sul, um consenso en-tre a UFRGS e a Amesne des-tacou que a Universidade seria responsável por escolher o me-lhor local e apontar também os cursos mais viáveis para a re-gião”, diz Siqueira.

Para Siqueira, o comporta-mento da instituição enfraque-ce as negociações, tornando tudo um jogo de empurra--empurra. “Isso que está acon-tecendo é típico de quem quer enrolar. A UFRGS já tinha confirmado a intenção de abrir o campus, inclusive informan-do os cursos que seriam minis-trados. Agora eles estão em-purrando o problema de volta para a Amesne”, destaca.

Sem leilão

Atualmente, 33 prefeituras estão ligadas à Amesne, mas apenas cinco municípios estão envolvidos diretamente com a questão do novo Campus. De acordo com Siqueira, a defi-nição do local de implanta-ção pela UFRGS impede que aconteça uma briga entre os municípios, conforme as es-pecificações e necessidades da instituição. “Se tivéssemos que definir uma cidade, com certe-za cada município iria oferecer o que tem de melhor. A briga seria para ver quem apresenta

grupo trabalhando no sentido de viabilizar esse campus. Te-mos interesse, mas a discussão política deve ser resolvida pelos agentes políticos da própria re-gião”, afirmou na oportunidade.

A assessoria de imprensa da UFRGS informou que não irá se manifestar sobre a situação agora. Um posicionamento for-mal será feito após a universida-de responder o ofício enviado pela Amesne. A resposta para a Associação deve acontecer até o final da semana.

mais atrativos. Mas não é por aí o caminho. Não queremos um leilão”, aponta.

O presidente destaca que a negociação não deve ganhar dimensões políticas. “São três anos de negociações e conver-sas para que a melhor esco-lha seja feita. Nós, enquanto Amesne, não iremos tomar partido, ou seja, não iremos optar por um ou outro muni-cípio e esperamos que o acor-do firmado entre a UFRGS e esta Associação seja cumpri-do. Todos os prefeitos reafir-mam o posicionamento de que apoiam uma decisão técnica da UFRGS e não de uma escolha política”, complementa.

Cursos de

Engenharia definidos

Recentemente, o vice-reitor da UFRGS, Rui Oppermann, informou que o processo de definições já havia avançado. Segundo Oppermann, a uni-versidade deverá implantar cursos nas áreas das Engenha-ria no futuro campus da Serra. Na época, conforme Opper-man, o projeto com as defini-ções técnicas estava em fase de conclusão e iria ser apresenta-do à Amesne.

Page 6: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 20136 Geral

Cerca de 150 profissionais participaram do Encontro de Formação e III Mostra de Trabalhos do Programa Saúde na Escola-Jovem Consciente. A mostra é o evento de cul-minância do trabalho que foi desenvolvido nas escolas es-taduais e municipais de Ben-to Gonçalves em conjunto com as Unidades de Saúde. O evento é uma promoção da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Muni-cipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secreta-ria de Habitação e Assistência Social (SMHAS).

O Programa Saúde na Es-cola (PSE) visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, propor-cionando melhoria da qua-lidade de vida da população brasileira. Como consolidar

SAÚDE

Allan Zanetti foi incentivado pelo professor Alexandre Misturini

Profissionais participam de Mostra de TrabalhosOURO VERDE

Literatura

Via possui pedras soltas e desníveis que prejudicam a trafegabilidade

Rua é obstáculo para motos

Aluno é destaque em Concurso de Poesias

O estudante Allan Caetano Zanetti, do Colégio Es-

tadual Visconde Bom Retiro ficou entre os 100 melhores colocados no Concurso Na-cional de Poesias IV Concurso Literário #TOC140 da Festa Literária Internacional de Per-nambuco (Fliporto). Ele foi incentivado pelo vice-diretor, professor Alexandre Misturini, que também participou desta edição e da anterior.

O desafio era escrever uma poesia usando 140 caracteres através do Twitter. O educador explica que no concurso ante-rior ficou entre os melhores e teve a sua poesia publicada na coletânea, assim incentivou seus alunos a participarem, en-tre eles, Allan Zanetti, 17 anos, do terceiro ano do ensino mé-dio. “Incentivei a participar do concurso, pois era online, via Twitter e todos acabaram par-ticipando e eu também parti-cipei novamente. Ganhei duas vezes porque ele foi escolhido

Os condutores que trafe-gam pela rua Antônio Dalla Colleta, no bairro Ouro Ver-de, e os moradores reclamam de suas condições. São desní-veis somados a pedras soltas que atrapalham as pessoas que utilizam diariamente a via.

Entre os cidadãos prejudica-dos estão os motociclistas. “Eles descem a rua de noite e não enxergam as pedras e acabam caindo”, relata o morador Jacir José Rampazzi. As quedas são frequentes, pois eles não conse-guem desviar dos obstáculos, ao contrário de durante o dia.

A rua dá acesso ao residen-cial Novo Futuro e também é utilizada como trajeto de diversos ônibus. Para o mo-rador, a alternativa para so-

Estudante do Colégio Bom Retiro está entre os 100 melhores do país

Estefania V. Linhares

[email protected]

lucionar o problema seria o asfalto. No local é realizada a manutenção, mas pouco aju-da. “Eles vêm e jogam pó de brita e depois da chuva solta tudo novamente”, revela. Se-gundo ele, existem outras vias

no bairro que se encontram na mesma situação. As pedras que soltam da rua acabam sendo recolhidas pelos mo-radores próximos até mesmo para que possam sair de casa com seus automóveis.

VILA NOVA

Participantes esclareceram dúvidas referentes ao perído de gestação

Gestantes participam de curso pela UBS

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

A unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) encer-rou na sexta-feira, 25, mais um curso de gestantes. Durante toda a semana foi ministrada uma sé-rie de palestras, no Salão da Igre-ja, do bairro Vila Nova II.

Nove gestantes esclareceram dúvidas sobre a importância do pré-natal, atividades físicas na gestação, cuidados alimentares, além de uma visita ao Centro Obstétrico do Hospital Taxiem. As temáticas foram abordadas pelo educador físico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e

por enfermeiras. A enfermeira responsável pela unidade Cris-tiane Wottrich relata que nesta edição do curso as gestantes foram interativas fazendo ques-tionamentos. “Elas se surpreen-deram com a visita no hospital e ficaram bem mais tranquilas ao conhecer o ambiente”, comenta.

Os encontros contaram com a participação de parentes como vovós e vovôs. No encer-ramento do curso foi sorteado um berço entre as participantes que teve como ganhadora Ke-trilin Piovesana Barnossi.

essa atitude dentro das esco-las. Essa é a questão guiada para elaboração da metodolo-gia das agendas de educação e saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas escolas. O PSE tem como ob-jetivo contribuir para a forma-ção integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que com-prometem o pleno desenvol-vimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário são os estudantes da educação bási-ca, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais ampli-ficada, estudantes da Rede Fe-deral de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

esse ano”, relata. A temática proposta é livre.

Allan se destacou com a poesia “Quem duvida, sabe/ Quem afirma, erra/ Quem se acha, so-bra/ E no fim, já era. #TOC”. O jovem revela que sempre gostou de escrever e que as úl-timas páginas de seu caderno possuem alguns textos escritos. O regulamento estabeleceu três poemas, assim Zanetti escreveu duas e o terceiro para comple-tar a exigência foi a classificada.

Ele explica que o poema teve como tema o questionamento em duvidar e ter certeza.

A previsão é que a coletânea dessa edição seja publicada entre dezembro e janeiro. A escola utiliza as redes sociais para interação da comunidade escolar e acompanhar a Fanpa-ge no Facebook Colégio Esta-dual Visconde De Bom Retiro e no Twitter @CEBomRetiro.

Page 7: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 7Geral

Novo site do Semanário está no arPara apresentar de forma

mais interativa e dinâmica o que acontece em Bento Gon-çalves e região, o Jornal Sema-nário apresenta hoje seu novo site. Com design dinâmico e visual moderno, a plataforma busca complementar a lideran-ça conhecida no jornalismo im-presso, passando a ser também uma referência no online.

A segmentação das editorias e cadernos é a solução visual para facilitar a leitura. Na tela inicial, as principais notícias e manchetes. Além de crescer em conteúdo, o objetivo é aumen-tar a rapidez com que a notícia chegará ao leitor. Todos os co-lunistas do impresso você tam-bém encontrará no online.

Destaque para o plantão de notícias com informações atualizadas a todo momento e galeria de fotos dos principais eventos sociais e empresariais da região. A novidade está no Semanário TV, com vídeos ex-clusivos e interessantes, aliando jornalismo e entretenimento.

O acesso aos Classificados também foi facilitado. Assinan-tes poderão anunciar de forma gratuita também pelo online.

A interação será um dos car-ros chefes. Para ter acesso a todo conteúdo, basta cadastrar--se de forma gratuita. Depois de cadastrado, o internauta poderá conferir a edição impressa do Jornal Semanário, pesquisar no-tícias antigas e navegar por todas as ferramentas. O leitor poderá também se cadastrar em uma Newsletter para receber todas as novidades. Para isso, basta infor-mar o nome completo e e-mail.

Informação e rapidez

O site cria uma nova iden-tidade com o internauta, sem perder conteúdo. A equipe de jornalistas e profissionais irá trabalhar para manter o leitor sempre atualizado no instante da notícia, atuando com rapi-dez e dinamismo. Na edição impressa, nas quartas e sába-dos, matérias de profundidade, que exploram os detalhes e vão além do factual. Acesse o novo site e confira todas as ferramen-tas que preparamos para você!

Internet

Versão online da edição impressa do Jornal Semanário dis-ponível para leitura

Plantão para infor-mar com rapidez os acontecimentos

O Semanário TV é a principal novidade. No canal, vídeos ex-clusivos, entreteni-mento e jornalismo de conteúdo

Realize seu cadas-tro gratuito para ter acesso a todo con-teúdo e ferramentas

Busca mais rápida e precisa para pes-quisar todas as infor-mações

Todo conteúdo do site também dis-ponível nas mídias sociais. Curta a pá-gina no Facebook @jornalsemanario

Na página inicial, o destaque das prin-cipais notícias do dia de diversas editorias

Editorias, cader-nos, colunistas e ga-leria de fotos sepa-radas para acesso rápido

Page 8: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 20138 Geral

UPA não tem data para inaugurar

As obras da UPA III estão em fase de conclusão, po-

rém a infraestrutura terá que passar por alguns reparos oca-sionados por infiltrações, além do Poder Executivo analisar al-ternativas para estação de ener-gia da unidade. Diante desses entraves a inauguração vai acon-tecer somente no próximo ano.

Segundo o secretário de Saú-de, Roberto Miele, a empresa responsável pela obra será noti-ficada para realizar uma vistoria e sanar os problemas que estão acontecendo no prédio. A par-te superior onde será localizada a área administrativa, atrás da UPA, e que também abriga na parte inferior o setor de interna-ção necessita que seja concluída a cobertura do telhado para que as infiltrações sejam sanadas.

O mobiliário está comprado.Os itens foram montados nas

Saúde pública

Obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão na reta final, mas alguns problemas na infraestrutura impossibilitam a abertura

Infiltração ocasionada por canalização no teto atingiu o gesso Áreas terão que passar por reformas após danos apresentados

Mobiliário já está montado e alguns acabaram danificados

Cadeiras plastificadas estão empilhadas na recepção da unidade

A obra

Infiltrações no teto;Capacidade de energia inferior ao necessário;Conclusão do prédio onde será localizada a parte administrativa

e o setor de internação;Vistoria da empresa responsável para analisar o que é preciso

ser reformado;A obra iniciou em 25 de julho de 2011, e possuía como prazo

de conclusão 240 dias, sendo que o recurso investido ultrapassa R$ 4,5 milhões.

Os apontamentos do que falta

Estefania V. Linhares

[email protected]

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

áreas que não apresentaram problemas. No entanto, alguns móveis apresentaram danos. Além disso, uma área que terá que ser reformada.

Um das questões a serem de-batidas é que a subestação de energia foi projetada em 500 Kva, porém a capacidade neces-sária é de 1000 Kva, o dobro do previsto inicialmente. Como já

estava definido em projeto e rea-lizado o edital será preciso rever e analisar a adequação do proje-to de forma legal. O secretário de Saúde esteve reunido ontem, 29, com o prefeito Guilherme Pasin, para debater as alternati-vas para a torre da parte elétrica e a implantação da caixa da água.

FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Page 9: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 9Geral

Felipão lança a edição de 2014

Além de falar da ExpoBen-to, Felipão comentou sobre as chances das cidades da Região Serrana de hospedarem uma seleção em 2014. Segundo o técnico da Seleção Brasileira, a Serra tem ótimas condições de receber seleções para treinar durante o período de adapta-ção para a Copa, mas querem somente seleções de grife. “O

Em uma sacada de marke-ting inédita e ousada, a di-

retoria da ExpoBento trouxe a Bento Gonçalves o técnico Luiz Felipe Scolari para realizar o lançamento da 24ª edição da feira. O formato utilizado para promover o evento fez com que a ExpoBento se tornas-se notícia em mídia nacional. O nome ExpoBento apa-receu nos principais sites de notícia e também nos grandes jornais brasileiros graças a pre-sença de Felipão. A maior fei-ra multissetorial do Brasil foi apresentada oficialmente a um público de aproximadamente 300 pessoas, que lotaram o hall de entrada do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde a feira será realizada en-tre os dias 5 e 15 de junho de 2014. Além do pontapé inicial de Felipão, o evento ainda con-tou com a apresentação de no-vidades para a próxima edição.

Em ano de Copa do Mundo, a aposta como tema é no fu-tebol. Desde a sua entrada, a

24ª ExpoBento

Em jogada de marketing ousada, diretoria atrai visibilidade da mídia nacional ao evento com apoio do técnico da Seleção Brasileira

Treinador recebeu uma camisa histórica do Esportivo e também o vinho da Copa do Mundo de presente

Luiz Felipe Scolari destaca que é preciso procurar as seleções menores

Técnico quer ver uma seleção na Serra

feira terá decoração e elemen-tos arquitetônicos que reme-tem ao maior evento esporti-vo do mundo, seus estádios, torcidas e craques. Além de mudanças no sentido de cor-redores, a ExpoBento tam-bém ganhou mais espaços de

convivência, com praças de alimentação distribuídas por todos os espaços da feira, o que confere aconchego e bem estar aos visitantes.

O grande destaque é o está-dio central, localizado próxi-mo ao espaço da agroindústria

e das vinícolas. No estádio se-rão instaladas arquibancadas e telões, onde serão realizados eventos culturais, apresenta-ções artísticas e desfiles de moda. Nos dias de jogos da Copa do Mundo o local se transformará em ambiente de

torcida e gastronomia, com a transmissão das disputas.

Outra novidade é a amplia-ção e remanejamento da re-creação infantil, espaço bas-tante visitado e que promete transformar a feira em uma grande festa para as famílias. Bem próximo à recreação esta-rá o também remodelado Es-paço Variedades, que ganhará pórtico de acesso, corredores mais amplos e áreas de circu-lação mais confortáveis.

“A maior feira multissetorial do Brasil não poderia ter outra temática em 2014 senão o fu-tebol. A paixão do brasileiro, o esporte da alegria, das massas, dos grandes acontecimentos. É o ano do maior evento es-portivo do planeta, a Copa do Mundo. Ela será no Brasil e é o momento de nos preparar-mos para aproveitar oportuni-dades e enfrentar os desafios que um acontecimento des-se tamanho trará”, destacou o presidente da ExpoBento 2014, Rafael De Toni.

problema é que algumas cida-des sonham em trazer Alema-nha, Argentina, Itália e Ingla-terra. Esquecem que existem outras seleções com menos nome que poderiam vir. Tem que fazer um trabalho de apro-ximação com todas as delega-ções, não apenas algumas. Te-mos coisas diferentes do resto do Brasil”, explicou Felipão.

FOTOS MARCELO MACIEL

Page 10: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 201310 Geral

Page 11: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 11

Page 12: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 201312 Geral

Nova regra para garantia estendida

O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Ben-to Gonçalves recebeu algumas reclamações de consumidores até o mês de abril e então foi iniciado um serviço de notifica-ção com as empresas da cidade, alertando sobre a regularização e pedindo para que a realização da venda casada não aconteces-se mais. “Essa regularização é uma determinação de mais tem-po, então sabíamos que entraria em vigor e já havíamos alertado

As regras sobre a oferta de garantia estendida,

mais usada na venda de ele-trodomésticos, oferecida pelo comércio já estão valendo. A regularização foi publicada na segunda-feira, 28. A partir dessa divulgação as lojas não poderão mais realizar a venda casada de garantia estendida e produtos, e o consumidor tam-bém poderá realizar o cancela-mento em até sete dias após a assinatura do contrato.

Segundo Liane Haas, geren-te da loja Colombo, essa forma de trabalhar a garantia estendida sempre existiu. “Vendemos o

Regularização

Mudanças alteram a forma de vender a modalidade de seguro e consumidores podem desistir do serviço em até sete dias

Cancelamento do seguro pode ser feito em até sete dias

Seguro normalmente é oferecido na compra de eletrodomésticos

Procon já havia alertado o comércio

Em caso de descumprimento

Caso a regra seja descumprida, as seguradoras que oferecem a garantia estendida pagarão multa que variará de R$ 10 mil a R$ 500 mil. Após a publicação no Diário Oficial da União as empresas terão até 180 dias para se adaptar às novas normas.

Vanessa BruinsmaFOTOS VANESSA BRUINSMA

sobre a venda da garantia”.De acordo com Jussara Val-

trish, gerente da loja Benoit, a regulamentação do serviço não é novidade. “Sempre tra-balhamos nessa sistemática de venda de produto e garan-tia separados”, afirma. Jussara também fala que a loja não apresenta problemas com os cancelamentos. “Entendemos que é um direito do cliente querer cancelar a garantia após a compra, já que essa compra a mais foi uma opção dele, ele também pode mudar de ideia”.

Uma forma utilizada pela loja Magazine Luiza para quem adere a garantia estendida é o sorteio de R$ 5.000 durante

três meses. “Possuímos ainda um canal de atendimento di-reto e personalizado, o 0800 e ainda a pessoa pode ir até a loja tirar suas dúvidas”, expli-ca Rosane Borges, gerente de operação da loja.

Para a consumidora Jaqueli-ne Fontana, 26 anos, a garantia estendida é importante, mas precisa de melhoras. “Pago a garantia estendida porque é uma segurança a mais que eu tenho, eu opto por esse servi-ço, mas acredito que ele ainda deixa muito a desejar, é lento e nem sempre responde ao que precisamos trocar”, fala.

o comércio para trabalharem de acordo com o Código de De-fesa do Consumidor”, explica Maciel Giovanella, Assessor de Políticas Púbicas do Consumi-dor, justificando o baixo índice de reclamações. “Todo proble-ma que chegar até o Procon vamos procurar resolver da me-lhor maneira e após vamos re-gistrar o ocorrido para o órgão fiscalizador, a Superintendência de Seguros Privados (Susep)”, afirma Giovanella.

[email protected]

produto e depois oferecemos a garantia, se o cliente aceitar é uma aquisição a mais”, explica. Ela ainda comenta que os funcioná-

rios são preparados para efetuar a venda do seguro. “Realizamos treinamentos com os funcioná-rios para eles terem argumentos

Page 13: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

PMs ateiam fogo em pneus na RSC-453Na última sexta-feira, 25, a

Brigada Militar de Garibaldi re-cebeu a informação de que um casal, ao sair de um restauran-te em Tamandaré, e seguir em direção à RSC-453, foi aborda-do por dois homens em uma moto. Os assaltantes estavam com roupas e capacetes escu-ros, sendo que o carona desceu e anunciou o roubo do veículo Focus, placa de Farroupilha. Os motoqueiros saíram em direção ao trevo da RSC-453

Na manhã de segunda-feira, 28, ocorreu um acidente próximo à Estação Rodoviária. O aconte-cido envolveu quatro veículos. O condutor do veículo S-10, de Veranópolis, que dirigia no senti-do da rua Guilherme Fasolo, no bairro Maria Goretti, ao chegar na avenida Osvaldo Aranha aca-

Na manhã de segunda-feira, 28, por volta das 8h55min, ocor-reu um furto em um estabeleci-mento comercial localizado na Rua Guilherme Fasolo, no bair-ro Maria Goretti. Baseado em informações de testemunhas, os policias militares começaram uma busca na região, e quatro suspeitos foram detidos na Rua Ulysses Roman Ross, bairro Universitário. Durante a revista

Policiais Rodoviários de Farroupilha com o apoio

dos bombeiros locais tiveram trabalho para conter as cha-mas de um incêndio que ocor-reu às 0h30min, do sábado, 26, no Km 118 da RSC-453, nas proximidades da ponte do Rio Burati, em Farroupilha. Eles foram chamados, pois o movimento era grande de veí-culos que trafegavam próxi-mo a rodovia, que teve de ser bloqueada em ambos os senti-dos para combater o fogo.

Foram encontradas nas margens da rodovia uma fai-xa com os seguintes dizeres: “Acorda Brigadiano”, con-tra o plano de carreira do Governo, já que sem polícia não tem copa, segundo os prostetos que haviam nesta mesma faixa. Após a lavagem da pista, o trânsito voltou ao normal, já que houve um pe-queno congestionamento na madrugada do sábado, em virtude da fumaça que tirava a visibilidade dos motoristas. A polícia ainda não tem sus-peitos de quem possa ter pra-ticado tal ato.

Muitos dos policiais milita-res estão querendo um plano de carreira melhor para con-tinuar trabalhando, mas o go-verno acena com uma baixa renumeração que foi ofereci-da a eles. Alguns brigadianos pensam até mesmo em aban-donar a carreira e partir para outro emprego.

Ainda não há uma manifes-tação mais ampla dos brigadia-nos com relação a atual situa-ção. A minoria pretende acatar a decisão do governo, mas sa-be-se que o descontentamen-to está gerando uma onda de protestos da categoria, mesmo que pacificamente. O objetivo é que haja uma melhoria nas condições dos planos de car-reiras dos mesmos policiais.

ASSALTO

TRÂNSITO

FURTO

Protesto

Manifestação foi contra mudanças no plano de carreira da Brigada Militar

Fogo na rodovia assustou motoristas, que temiam ser assaltados

Apesar do susto, o motorista sofreu apenas lesões leves RSC-453 ficou interrompida por algumas horas durante a madrugada

Bombeiros tiveram trabalho para controlar o fogo na rodovia

Cartaz deixa claro a insatisfação dos policiais com o plano de carreira

Casal é atacadono bairro Tamandaré

Caminhonete bate em veículos parados

Menores são detidospela Brigada Militar

Noemir Leitão

[email protected]

FOTOS ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA/RÁDIO DIFUSORA, DIVULGAÇÃO

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 13Polícia

com RSC-470. No carro rou-bado havia um assento de ele-vação de uma cadeirinha para transporte de bebê. Por volta das 0h30min, o proprietário de uma empresa localizou as duas placas do carro que estavam jogadas próximas do mato que dá acesso ao seu estabeleci-mento, no bairro Integração, em Garibaldi. As placas foram entregues na Delegacia de Po-lícia e as buscas foram realiza-das, porém ninguém foi preso.

bou batendo em uma Van, com placas de Farroupilha, que coli-diu em um Gol, de Carlos Bar-bosa. Também houve danos em um veículo Uno, com placas de Bento Gonçalves. O motorista da S-10 foi encaminhado por um familiar até o Hospital Tacchini, sofrendo lesões leves.

nos adolescentes, um menino de 12 anos e três meninas de 13 anos, foram encontradas bebi-das alcoólicas e os produtos do furto. Os responsáveis foram comunicados e os menores en-caminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento--DPPA para registro do Boletim de Ocorrência. Em seguida, os menores foram liberados aos seus pais.

Page 14: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 201314 Esportes

Barracão e Rosário empataram em 1 x 1 pelo Distrital de Veteranos

[email protected]

Vinicius Mieznikowski

Barracão faz maior goleada do ADistrital

Campeonato Distrital dos quadros A e B vai para a reta final no próximo domingo com seis jogos na Leopoldina, Tuiuty e Eulália

A última rodada da fase classificatória do distrital

dos quadros A e B foi marcada por muitas goleadas, com des-taque para a vitória do Barra-cão sobre o Rosário pelo qua-dro A, 13 x 2, a maior goleada da competição até o momento. Nos jogos que completaram a rodada pelo quadro A o Grê-mio Tuiuty fez 3 x1 no Ouro Verde. O Flamengo de São Valentim aplicou goleada tam-bém , bateu o Sociedade Cru-zeiro por 6 x 0. O empate da rodada no quadro A foi entre Inter da Leopoldina e Inter da Eulália, 1 x 1.

No quadro B o único jogo que terminou empatado foi entre Cruzeiro x Flamengo, 2 x 2. A partida que teve mais gols foi entre Barracão e Rosá-rio de Faria Lemos, com vitória para a equipe do Barracão por 6 x 4. Nos outros jogos o Inter da Eulália aplicou 2 x 0 no Inter da

Leopoldina e o Grêmio Tuiuty venceu o Ouro Verde por 4 x 1.

A competição caminha para a segunda fase com jogos que prometem muita emoção. Os confrontos do quadro A que prometem jogos disputados em todas as partidas ficaram da seguinte forma: Grêmio Tuiuty x Flamengo, Inter/Leopoldina x Barracão, Estrela da Serra x Inter da Eulália. O quadro B já tem definidas as partidas da segunda fase e os jogos estão marcados com os seguintes embates: Sociedade Cruzeiro x Flamengo, Inter/Leopoldina x Barracão, Estrela da Serra x Inter da Eulália.

A segunda fase do Campeo-nato distrital dos quadros A e B inicia no próximo final de semana, domingo, 3, com seis jogos programados. As partidas do quadro A iniciam às 14h e as do quadro B têm previsão de início para às 16h, segundo informações da Secretaria mu-nicipal de Esportes, Semjel.

Veteranos

A chuva atrapalhou dois jogos da rodada de volta do Distrital de Veteranos. No jogo entre Grêmio Tuiuty e Cruzeiro da Leopoldina, a partida parou aos 21 minutos do primeiro tempo em 0 x 0 por conta da chuva. No distrito de São Pedro a situação foi a mesma, jogo interrompido no final do primeiro tempo. A única partida que terminou foi Barracão e Rosário de Monte Belo, empate de 1 x 1.

Segundo informações da Se-cretaria de Esportes, a partida São Pedro e Ouro Verde deve continuar com o prossegui-mento do segundo tempo, já o jogo entre Tuiuty e Cruzeiro da Leopoldina deve começar novamente, pois terminou em-patado em 0 x 0.

A Secretaria Municipal de Esportes deve definir os locais dos jogos ainda nesta semana.

VINICIUS MIEZNIKOWSKI

Garra Team vai para o pódiumJIU-JITSU

A equipe Garra Team que re-presenta o Brasil no Japão, ob-teve 100% de aproveitamento e conquistou quatro medalhas no sábado e domingo, 26 e 27, durante a Asian Open Jiu-Jitsu Championship, segunda me-lhor competição de Jiu-Jitsu do mundo.

Da equipe que embarcou na semana passada, Eduardo Viris-simo da categoria Senior, meio pesado até 88kgs e Douglas Ra-mos na faixa branca Pena até 70 kg levaram a medalha de ouro. Os altetas Adriano Smaltti e André Cristófoli ficaram com o bronze. André lutou na faixa preta Master até 70 kgs e Adria-no na azul até 76 kgs.

Os lutadores postaram fotos de suas conquistas diretamente nas rede sociais direto do Japão logo após subir no pódium. O momento foi de muita emoção para Eduardo Virissimo, que dedicou a vitória para toda a fa-

mília. “Me consagrei campeão e dedico essa conquista para toda a família. Passei por três cirurgias e achei que não iria mais lutar e vol-tei lutando internacionalmente e com vitória,” disse Virissimo.

Douglas Ramos também aproveitou as redes sociais para agradeceu o apoio de seu

treinador André Cristófoli, o atleta também faz menção ao trabalho do dia-a-dia e aos trei-namentos que antecederam a viagem para o Japão.

A previsão é de que a equi-pe vencedora desembarque no Brasil ainda nesta semana, na sexta-feira, 1.

Eduardo Virissimo levou a medalha de ouro no território asiático

DIVULGAÇÃO

Classificação

BarracãoFlamengoEstrela da SerraInter da EuláliaTuiutyInter L.Rosário F.LOuro VerdeS. Cruzeiro

Quadro A P S

22 27 22 18 15 814 1 9 -6 5 1 4 -15 1 -25 0 -16

FlamengoEstrelaInter E.S. BarracãoS. CruzeiroInter L.Ouro VerdeRosário F.LGrêmio T.

Quadro B P S

20 1119 2317 1014 711 2 6 -7 4 -24 3 -15 5 -4

Bento Vôlei espera o Canoas para decisão

ESTADUAL DE VÔLEI

O Bento Vôlei está no aguar-do do Canoas para definir as datas da grande final do cam-peonato estadual adulto mas-culino de voleibol. Nas duas últimas partidas o Bento Vôlei venceu sem muita dificuldade as equipes do Passo Fundo e do Brilhante. No jogo com Passo Fundo vitória de 3 x 1, parciais de 23 x 25, 25 x 22, 25 x 22 e 25 x 18, em partida que aconteceu na sexta-feira, 25, no Ginásio Municipal de Esportes. No do-

mingo, 27, a equipe da capital do vinho jogou novamente em casa, dessa vez com o Brilhan-te de Pelotas, fechando a fase classificatória com vitória de 3 x 0, parciais de 25x 20, 25 x 21 e 25 x 23. O campeonato gaú-cho segue esta semana na fase classificatória com mais dois jogos, um no sábado, 2, onde o Brilhante de Pelotas enfrenta o Santa Cruz do Sul e o no dia 9 de novembro o Novo Hambur-go encara o Vôlei Caxias.

Federação Gaúcha de Vôlei deve definir datas da final do Estadual

Page 15: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013 15Esportes

FOTOS VINICIUS MIEZNIKOWSKI

O Campeonato Citadino de Futsal prossegue nesta quinta--feira,31. Amanhã quatro par-tidas completam a rodada de ida no Ginásio da Busa, a par-tir das 19h30min se enfrentam Atlético Breany x Santa Hele-na Futsal, A.F.E x São Bento Futsal, Progresso F.C x Panizzi F.C, Energia Blackout x Li-geirinho F.C. Os confrontos prometem muitos gols, como aconteceu durante toda a fase classificatória, onde a média de gols foi de 4,5 por partida. A fase de oitavas segue com os jogos da volta no dias 5 e 7 de novembro, dessa vez já com os jogos divididos entre os Giná-sios da Busa e o Municipal.

Campanhas

Os líderes das chaves fizeram bonito na fase classificatória que teve um total de 156 jogos . O Santa Helena que terminou líder do grupo A no total de seis jogos somou 14 pontos, com quatro vitória, dois empa-tes e nenhuma derrota, saldo

Competição reune elite do esporte em Bento

Tênis de Mesa

Amanhã tem rodada dos jogos de ida pelo Citadino de Futsal

Vinícius Mieznikowski

Torneio segue na reta final nesta quinta-feira

CITADINO DE FUTSAL

O Ginásio Municipal de Esportes de Bento

Gonçalves recebe a maior competição de tênis de mesa da história do Brasil. O muni-cípio sedia até o dia 3 de no-vembro, o 44º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa que teve início na manhã da terça-feira, 29.

Os números da competição impressionam pela dimensão com um total de 960 atletas do ranking olímpico e 164 do ranking paralímpico, o que to-taliza 1124 atletas presentes em Bento Gonçalves.

O primeiro dia de competi-ção foi marcado pela disputa de clubes, com grandes no-mes do tênis de mesa nacional

Centenas de atletas de todo o Brasil movimentam Bento Gonçalves durante seis dias de muito esporte

com destaque para a equipe de São Caetano do Sul que tem o jogador número um das Amé-ricas e 45º do ranking mun-dial, Cazuo Matsumoto. O atleta destaca a importância de estar em Bento Gonçal-ves, sendo que o campeonato brasileiro é o mais importan-te do Brasil. Segundo ele o campeonato reúne a seleção brasileira em todas as cate-gorias. “Vou disputar aqui o torneio de clube e o absoluto, e depois nos dias 1 e 2 esta-rei também participando da Copa Latina,” Disse Cazuo.

Cazuo Matsumoto nasceu em 2 de agosto de 1985, ini-ciou no tênis de mesa aos 7 anos de idade quando sua mãe participava de um clube. O menino conheceu o espor-

te através de sua mãe. “Eu tinha oito anos quando co-mecei a praticar e desde en-tão não parei mais de jogar. Já ganhei seis campeonatos paulistas, três ou quatro bra-sileiros e atualmente viajo o mundo participando de tor-neios internacionais, já que o técnico da seleção brasileira de tênis de mesa é francês,” explicou o jogador.

O Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa acontece no Ginásio Municipal de Espor-tes e no Ginásio do Sesi. A entrada para os jogos é franca e as partidas podem ser acom-panhadas pelo site da Confe-deração Brasileira de Tênis de Mesa: www.cbtm.org.br.

de 24. A Papelaria Portal, líder da chave B nos seis jogos que disputou ganhou cinco, empa-tou um e não perdeu nenhuma partida com saldo de 22. O Samuca´s United terminou na primeira colocação da Chave C com 18 pontos em 6 jogos, sendo que a equipe não soma nenhum empate ou derrota. Na chave D o Parma F.C so-mou 13 pontos em 5 jogos, com um total de 4 vitórias e um empate.

A artilharia do Campeonato é dos atletas do São Bento Futsal, Elton Tibolla e Cristiano Ca-sagrande do Samuca´s com 13 gols. A terceira colocação é de Eduardo Leiria, 12 gols. A quar-ta colocação tem Evandro da Silva do Panizzi F.C com 11 gols. Na quinta colocação aparecem com 10 gols Guilherme Cruz do Ligeirinho, Moises Ballerini do Progresso F.C e Leonardo Milani da equipe da A.F.E.

(* O Jornal Semanário não tinha os resultados da rodada de terça-feira,29, até o fecha-mento desta edição.)

SÉRIE OURO DE FUTSAL

BGF perde jogo fora de casa e se complica

O BGF foi a Venâncio Aires enfrentar a Assoeva na noite de sábado,26. Com a equipe desfalcada de três titulares, o Bento acabou perdendo o jogo por 2 x 1. A equipe de Venâncio marcou os gols com Mancha e Dario . Com o re-sultado a situação do BGF para classificar a próxima fase da Série Ouro de Futsal ficou complicada, sendo que a equi-

pe caiu para sexta colocação, com 13 pontos. Para chegar as semi-finais, o representante de Bento Gonçalves precisa vencer duas partidas, no sá-bado, 2 com o Atlântico em Erechin e no dia 9, em Bento Gonçalves com o Cachoei-ra Futsal, além de torcer por tropeços da ADS que soma 15 pontos e tem três partidas pela frente.

[email protected]

Page 16: 30/10/2013 - Jornal Semanário - Edição 2973

A elite em Bento

Página 15

Tênis de Mesa

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 16 páginasClassificados .......................... 16 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira30 DE OUTUBRO DE 2013ANO 47 N°2973R$ 3,00

CAMPEONATO DISTRITAL

Barracão aplica goleada e avança em primeiro

Página 14

GARANTIA ESTENDIDA

Novas regras já vigoram em todo o comércio

Página 12

TRÂNSITO

Rua causa transtornos no bairro Ouro Verde

Página 6

LDO 2014

Orçamento deve ser votado hoje na Câmara

Página 4

POESIA

Estudante de Bento é destaque em concurso

Página 6

EditorialEstamos avançando mostra os motivos das mudanças no novo portal do Jornal Semanário

VAN

ESSA BRU

INSM

A

Atletas de todo o Brasil movimentam a cidade durante seis dias de competição

VINICIU

S MIEZN

IKOW

SKI