30/06/2012 saúde jornal semanário

8
& REPRODUÇÃO aúde Beleza S Página 8 Sábado, 30 de junho de 2012 Câncer de laringe Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver a doença

Upload: jornal-semanario

Post on 08-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Saúde - Edição 2836 - 30/06/2012 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

&RE

PRO

DU

ÇÃO

aúde BelezaS

Página 8

Sábado, 30 de junho de 2012

Câncer de laringe

Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver a doença

Page 2: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

Má formação ou corte incorreto causa unha encravada e muita dor

DIVULGAÇÃOO onicocriptose é um dos

mais clássicos tratamentos po-dológicos. Pode ser unilateral (um lado) ou bilateral (dois la-dos) da unha, e caracteriza-se pela incrustação da espícula (pe-daço) da unha da pele.

• Má formação da unha;• Corte inadequado;• Calçados apertados (bico

fino, salto alto);• Trauma por acidentes.

Características

Lateral da unha avermelha-da, inchaço e dor, pode ou não ser acompanhada de pus e granuloma (carne esponjo-sa), muito dolorida.

Procedimento imediato

Consiste em identificar a causa, orientar o paciente, re-mover a espícula (pedaço da unha) e fazer curativos até a cicatrização.

Tratamento Corretivo

Existem tratamentos dife-

Diagramação: Ânderson Carpes

Edição: Jussara [email protected]

Caderno

Este caderno faz parte da ediçãode sábado, 30 junho de 2012,do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 451 - Bairro FenavinhoBento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

&aúde BelezaS

Sábado, 30 de junho de 20122 &aúde BelezaS

Tratamentos e cuidados para unhas encravadas

rentes para cada caso, desde o uso de órtese (método para correção definitiva de unhas encravadas ou danificadas) até o correto corte da unha e acompanhamento do seu crescimento.

Tratamento Preventivo

Prevenir ainda é a alterna-tiva mais eficaz. Através de consultas periódicas o profis- Pricila Müller – Podóloga

sional realizará o corte corre-to e a análise dos pés, poden-do-se evitar assim problemas em estágio inicial.

Tratamento com Laser

Excelente aliado após a re-tirada da espícula, com efeito antiinflamatório, cicatrizante, e no alívio da dor.

Page 3: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

EspecialidadeCRM - XXXX

Sábado, 30 de junho de 2012 3&aúde BelezaS

O inverno é o melhor momento para tratar da região facial

DIVULGAÇÃO

A estação mais fria do ano é o melhor momento para tratar da região facial, justamente por nos expor-mos menos ao sol e ao ca-lor excessivo. Os principais tratamentos são feitos para manchas, linhas de expres-são, irregularidades cutâneas, estrias, acne e todos os trata-mentos fotossensibilizantes.

Dentre as mais variadas técnicas, uma boa sugestão é a luz pulsada, que pode ser usada para tratar manchas, para estimular colágeno (re-juvenescimento) e para de-pilação duradoura. O uso de ácidos em suas diferen-tes características, funções e concentrações também é uma ótima opção. Depen-dendo do tipo de ácido utili-zado, podemos ter um efeito de esfoliação, clareamento e revitalização cutânea (reju-venecimento). Atualmente existem ácidos que tornam o peeling nada incomodo para

Inverno: a estação certa para cuidar de sua pele

o paciente, fazendo com que ele possa continuar sua roti-na de vida normalmente.

Ácidos e suas utilidades

Ácido glicólico: extraído da cana de açúcar, é excelente para peles oleosas.

Ácido lático: obtido atra-vés da fermentação da lacto-se, possui um excelente po-der hidratante.

Ácido Mandélico: provém da hidrólise da amêndoa

amarga, contém característi-cas anti-sépticas.

Ácido Retinóico: vitamina A ácida, extremamente sen-sível a luz.

Gluconalactona: não tem características esfoliantes, e é extremamente hidratante.

Atualmente têm-se fala-do muito de associar tera-pias, por isso o uso de áci- dos com equipamentos como a luz pulsada e a radiofre-quência, garantem um tra- tamento mais efetivo, em menos tempo.

Bruna De Bacco

FisioterapeutaCrefito: 149.787-F3452-9676

Mantenha a saúde mesmo durante os dias frios

1. Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças, principalmente as respiratórias. Agasalhe-se antes de sair.

2. Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos. Apesar do frio, mantenha a casa arejada durante o dia.

3. Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele.

4. Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação.

5. Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado (quente ou frio).

Fonte: Secretaria de Saúde de São Paulo

Page 4: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

Sábado, 30 de junho de 20124 &aúde BelezaS

DIVULGAÇÃO

Tratamento ortodôntico restabelece o alinhamento dos dentes

Maira Caleffi Médica mastologista

Apesar do Brasil perder cerca de 30 mulheres por dia em de-corrência do câncer de mama, o tema parece não receber a serie-dade que merece. Nem mesmo as mulheres diagnosticadas com a doença sabem que possuem al-guns direitos, criados com a fina-lidade de facilitar um pouco mais suas vidas. Aliás, quando sabem de seus direitos, ainda enfrentam dificuldades em acessar a Justiça, que é cara e morosa, e disponibi-liza um número reduzido de De-fensores Públicos para auxiliá-las.

A lei 9.797, que fala da obriga-toriedade da cirurgia plástica re-paradora da mama pelo SUS nos casos de mutilação decorrente do tratamento de câncer, parece ain-da não vigorar. Centenas de mu-lheres com novos diagnósticos da doença esperam de 3 a 6 meses para fazer o tratamento cirúrgico, chamado de mastectomia (reti-rada total da mama). Para a re-construção da mama as pacientes aguardam até 5 anos. Com uma

Os direitos da mulher com câncer de mamaequipe médica treinada e apenas 30 minutos a mais de cirurgia, a paciente já poderia sair do bloco cirúrgico com o início do proces-so, ou seja, um expansor.

Após a extração parcial ou total dos gânglios linfáticos das axilas, as pacientes são orienta-das a evitar o excesso de peso ou esforço com o braço operado. Essas mulheres, com histórico de câncer e cirurgias de mama e axi-la, têm direito à isenção de alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Operações Fi-nanceiras (IOF) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com a Legislaçãode cada Estado.

As pacientes com câncer tam-bém são isentas do imposto de renda sobre os seus proventos, mesmo que a doença tenha sido adquirida após a aposentadoria. Também podem requerer prio-

ridade no andamento dos pro-cessos judiciais administrativos e no pagamento de precatórios. Além disso, a trabalhadora pode sacar o seu FGTS, assim como o PIS/Pasep se ela ou um de seus dependentes for acometido de câncer. Ela pode fazer uso do au-xílio doença se ficar incapacitada para o trabalho por mais de 15 dias, a critério da perícia médica da Previdência Social, e até pode se aposentar por invalidez.

Porém, a aposentadoria pre-coce pode gerar um sentimento de inutilidade, pois se ela for ope-rada na axila, ficará impossibilita-da de fazer alguns movimentos provisoriamente. O ideal seria que ela fosse remanejada no tra-balho para não se sentir incapaz, pois a mulher que supera um cân-cer de mama ou que está em tra-tamento, quer mesmo se reinte-grar e voltar a ter uma vida plena.

Ortodontia e Ortopedia Facial: a favor do seu sorriso

A Ortodontia e a Ortope-dia Facial são as especialidades responsáveis por diagnosticar, prevenir e tratar as irregulari-dades dos dentes e da face. A principal função do tratamento ortodôntico é restabelecer o ali-nhamento dos dentes superiores e inferiores, fundamental para a mastigação correta e nutrição adequada do paciente, além de promover a saúde bucal.

No passado, o tratamento era aplicado prioritariamente em crianças. Hoje, porém não existe idade máxima para começar. O processo básico de movimentação dos dentes é o mesmo em qual-quer faixa etária, a única ressalva é que o paciente adulto necessita de alguns cuidados especiais.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos, elaborados de acordo com diferentes técnicas e filosofias de ortodontia, entre-

tanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de contro-lar totalmente a movimentação dentária, permitindo que peque-nas correções sejam feitas esteti-camente pelo ortodontista.

Em contrapartida, os apare-lhos estéticos representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter um “sorri-so metálico” durante o período de tratamento. A maioria deles é feita de porcelana policrista-lina ou monocristalina, esses conhecidos como safira. Além disso, uma das novas opções da Ortodontia é o Invisalign. Indicado para pessoas que não

querem ou não podem ter apa-relhos colados aos dentes. Con-siste em placas transparentes e removíveis, confeccionadas especialmente para auxiliar no alinhamento dos dentes.

Apesar do seu grande apelo e eficiência, os aparelhos esté-ticos, ortodônticos e as novas opções de tratamento devem ser manuseados por ortodontistas experientes e familiarizados com as técnicas específicas de cada modelo. Por isso procure sem-pre um local adequado e com profissionais responsáveis. As-sim você terá o sorriso ideal para o seu rosto.

Dr. Fernando de S. Siqueira

Especialista em OrtodontiaCRO-RS 12259Clínica Dentalclin(54) 3452-8921

Page 5: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

Sábado, 30 de junho de 2012 5&aúde BelezaS

DIVULGAÇÃO

Pilates é um método de controle muscular desenvolvi-do por Joseph Pilates na dé-cada de 1920. A atividade traz inúmeras vantagens, principal-mente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradi-cionais ginásticas. No método os exercícios realizados são diferentes, porque não utili-zam pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força do corpo.

A técnica apresenta mui-tas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física ou por indivíduos que apresentam alguma patolo-gia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e dis-túrbios da coluna vertebral.

Joseph Pilates embasou seu trabalho nos princípios bási-cos: melhora integral da saú-de, desenvolvimento muscular uniforme de todo o corpo e respiração. Para o desenvol-vimento efetivo de uma ses-são de Pilates deve-se basear em seis princípios: respiração, concentração, estabilização, controle, precisão e fluidez.

O Pilates caracteriza-se por uma série de exercícios físicos, os quais buscam a harmonia entre o corpo e a mente, e tem sua origem no chamado estu-do do controle ou Controlo-gia. É um treinamento físico e mental, que melhora a consci-ência corporal para trabalhar o corpo como um todo.

O método tem como van-tagens estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alon-gamento e o alinhamento pos-tural. Podendo melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora. Tais benefícios ajudam a prevenir lesões e proporcionam um alí-vio de dores crônicas.

Busca-se promover o alon-

Os benefícios do Pilates durante a gestação

gamento ou relaxamento de músculos encurtados ou ten-sionados demasiadamente e o fortalecimento ou aumento do tônus daqueles que estão esti-rados ou enfraquecidos. Con-forme o criador do Pilates, “com 10 sessões você percebe-rá a diferença, com 20 sessões ou outros irão perceber a dife-rença e com 30 sessões você terá um novo corpo”.

Pilates e a gestação

O método Pilates é a forma ideal de exercício para trazer mais conforto a gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, e no fortale-cimento e alongamento suave dos músculos. Melhora a con-centração e permite desenvolvi-mento do relacionamento com seu corpo ao exercitar-se, o que é de suma importância durante a gestação. O Pilates não apenas ajuda a melhorar a força postu-ral, mas também seu equilíbrio, coordenação e a qualidade de seus movimentos, sem sobre-carregar as articulações.

Com ênfase no desenvol-vimento de uma boa postura, que pode ser facilmente pre-judicada durante a gravidez, o método auxiliará a prevenir dores lombares, ombros caí-dos e tensão no pescoço.

Benefícios para a gestação

– É um programa de exer-

cícios extremamente seguro e eficaz. Ao concentrar-se nos músculos essenciais para a postura, melhora a estabili-dade da musculatura postu-ral e a resistência dos mús-culos do assoalho pélvico, o que ajudará permanecer sem deformidades posturais e evitar dores lombares.

– A prática do Pilates du-rante a gravidez proporciona excelente força dos mús-culos abdominais, propor-cionando maior apoio das vísceras abdominais e per-mitindo melhor mobilidade e estabilidade da coluna.

– Melhora a circulação, todos os movimentos são iniciados a partir dos múscu-los abdominais, melhorando a circulação no abdome, o que é benéfico para o bebê.

– O aumento no relaxa-mento e os efeitos calmantes oferecidos pela técnica de exercícios podem transmitir alguns benefícios a saúde do bebê em desenvolvimento.

– A prática regular dos exercícios do método Pila-tes durante e após a gesta- ção promove uma boa recu-peração do trabalho de par-to e do parto propriamen- te dito, dando-lhe a base para readquirir suas for- mas anteriores.

O mais indicado para ges-tantes que antes de engravi-dar, não praticavam Pilates, é iniciar após o quarto mês de gestação, sempre com acom-panhamento médico.

Fernanda Zatt

FisioterapeutaCrefito5 122.936-F Consultório Fabi Marini3451-1171

Atividade traz inúmeras vantagens para a futura mamãe

Page 6: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

Melhore a aparência de sua face sem alterar sua expressão facial

Essa técnica pode também melhorar a definição das mamas e de outras partes do corpo, elevando a auto-estima da mulher

Sábado, 30 de junho de 20126 &aúde BelezaS

DIVULGAÇÃO

Na menopausa você pode melhorar sua estética sem cor-tar, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho e, no caso da face, saiba que é possível melhorar a aparência da sua face, mantendo-a com aparên-cia natural, ou seja, sem alterar sua expressão facial.

A imagem da face e mesmo a imagem corporal devem ser analisadas em conjunto com outros pontos corporais cor-relatos e nunca de forma iso-lada, pois a alteração estética nem sempre está onde imagi-namos que ela está. Podemos ter a aparência de nariz gran-de e a causa ser uma retração do queixo, ou você pode achar que a mama é pequena e a cau-sa ser a projeção anterior da barriga, como exemplos.

No caso da face, os trata-

Estética sem cortes na menopausa

Cremers: 22547

Dr Cezar de Moura

mentos estéticos podem bus-car o simples embelezamento da face ou mesmo a busca da aparência rejuvenescida. Os pontos que podem deixar a face mais bela e ou rejuvenes-cida são: – Pescoço mais fino permite uma melhor definição da face, enquanto a redução da “papada” melhora a defi-nição do queixo; -Melhora da abertura dos olhos, com re-dução do excesso de pele ou gordura nas pálpebras, bem como a melhora da coloração da pele local, tornará o olhar mais alerta; – Melhorando o tônus da musculatura relacio-nada com o lábio e nariz ha-verá redução do sulco entre o nariz e a boca, bem como me-lhorará o desenho e definição dos lábios; – O reequilíbrio de coloração e brilho da pele da face tornará manchas menos perceptíveis, ou mesmo pode-rá eliminar algumas manchas, dando também aparência de maior hidratação da pele, in-dependente de cremes.

No caso do corpo, os trata-mentos estéticos devem bus-car o melhor caimento das roupas, sendo este um parâ-metro mais importante do que o peso. Usarei como exemplo as mamas, que podem ter apa-rência pequena devido ao au-mento da barriga, e se pensar-mos em simplesmente reduzir as mamas temos de cuidar da barriga, pois ao trazer para trás a linha da mama, indireta-mente estaremos projetando a linha da barriga. Equilibrando a relação da linha do seio com a da barriga estaremos melho-rando o caimento das camisas. De forma similar, a projeção dos “pneus” tornará a apa-rência da sua nádega muito alta, alterando o caimento das calças e, quando associado à celulite e projeção do quadril, poderá até dificultar a escolha do número ideal de calça.

Os tratamentos estéticos sem cortes podem também melhorar a definição das mamas, por exemplo, e isto acontecerá quando reduzir-mos a quantidade de gordura na região do ombro ao mes-mo tempo em que reduzimos a barriga, deixando a mama mais aparente, da mesma for-ma pode reduzir a projeção de uma mama grande redu-zindo a quantidade de gor-dura na região axilar, costas e ombro, tornando a parte superior do tórax menos apa-

rente em relação à barriga, melhorando assim, também, o desenho da cintura e o cai-mento de roupas.

A nádega pode ter seu de-senho melhor definido e in-clinado para cima sem cortes, para isto temos de reduzir os “pneus” para melhor definir a parte superior da náde-ga, bem como a celulite em baixo e na lateral da nádega, tornando-a mais bem deli-mitada, melhorando assim o caimento de roupas.

Entenda que as roupas dão mais informações em relação ao desenho corporal alterado do que o peso, pois as roupas são projetadas em cima de re-

lações médias de medidas, de modo que ao ver um caimen-to de roupa em melhor sinto-nia com o seu corpo, isto esta-rá dizendo que você está belo.

Portanto, sempre que pen-sares em mudar algo no seu corpo ou face busque enten-der a relação desta parte su-postamente alterada com ou-tros pontos corporais e faciais correlatos, pois a imagem corporal e facial é o conjunto de diversas linhas imaginárias, onde a alteração num ponto acarretará alteração em ou-tros. Valorize mais o caimento de roupas do que simplesmen-te o peso. Mais informações pelo fone: 3055.2510.

Menopausa e dicas nutricionaisA menopausa é caracte-

rizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à di-minuição gradual da função ovariana. Ovários param de produzir estrogênio e pro-gesterona. A menopausa ge-ralmente acontece entre os 40-50 anos de idade. Alguns sintomas podem começar a aparecer alguns anos antes da menopausa.

Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade e começa o sin-toma das ondas de calor. O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, pois

contribui para o apareci-mento de câncer de mama e problemas cardíacos. Ado-te uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializa-dos, especialmente cereais integrais, legumes, hortali-ças e frutas. Esses alimen-tos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormo-nal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linha-ça que são fontes excelentes de fitoesteróis. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radian-

te. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vi-tamina E regula a produção de estrogênio. Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação.

Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e re-duzir o colesterol. Beba bas-tante água que ajuda a elimi-nar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Page 7: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

A obesidade é um acúmulo de tecido gorduroso, locali-zado em todo o corpo, cau-sado, na maioria das vezes, por alterações nutricionais. É considerado um grande problema da idade moder-na e globalizada, atingindo elevadas proporções entre a população infantil.

No Brasil, resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) em 2008 – 2009 revelam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela Orga-nização Mundial de Saúde (OMS). A obesidade na in-fância e na adolescência está diretamente relacionada à obesidade na idade adulta. Além disso, pode acarretar outras doenças como, por exemplo, a dislipidemia, um processo patológico inicia-do na infância e relacionado à obesidade.

As dislipidemias referem-

Obesidade ocorre cada vez mais em criançasO excesso de peso na infância e na adolescência está diretamente relacionada à obesidade na idade adulta

As notícias da sua região ao alcance

do mouse

Sábado, 30 de junho de 2012 7&aúde BelezaS

Glória de Oliveira e Fabiana Poll

se ao aumento de gorduras no sangue, principalmente do colesterol e dos triglice-rídeos. Nos últimos anos, a prevalência de obesidade em crianças cresceu na maior parte dos países, constituin-do um dos mais significati-vos problemas nutricionais da atualidade e junto com a obesidade veio também o aumento na prevalência de dislipidemias.

O controle da obesidade infantil consiste em esta-belecer hábitos alimentares adequados e atividade física regular, assim como o tra-tamento das dislipidemias, na qual a dieta constitui o aspecto mais importante, podendo obter-se boa res-posta apenas com educação alimentar, organizando os horários e eliminando os excessos. Boa educação ali-mentar e prática regular de atividade física são capazes de combater tais patologias.

DIVULGAÇÃO

Controle da obesidade consiste em estabelecer hábitos alimentares

A prevenção da obesidade deve começar já na infância.

Tratamento das dislipidemias

- Diminua o consumo de alimentos de origem animal, como carne vermelha gorda, queijos amarelos e mantei-ga. Quando consumir carne

vermelha, retire o máximo de gordura possível;

- Evite alimentos indus-trializados ricos em gordu- ras saturadas e gorduras trans como salgadinhos, bolachas tipo amanteigadas e recheadas;

- Substitua molhos gordu-rosos, manteiga e margari- na por ervas e temperos

naturais ao temperar os alimentos;

- Evite frituras. Procure fa-zer mais uso de cozidos, gre-lhados e assados;

-Ao consumir carnes, pre-fira as brancas, como peixe e frango, mas nesse caso, retire a pele;

- Aumente o consumo de fibras naturais presentes em alimentos como aveia, feijões, maçã e na maioria dos cereais;

- Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia – quanto mais colorido for seu prato, melhor;

- Habitue-se a consumir alimentos que possuem ôme-ga-6 e ômega-3 e gorduras monoinsaturadas, como cas-tanhas, azeite de oliva, aba-cate e peixes gordos – mas sempre com moderação;

- Movimente-se. Tenha uma atividade física regular.

Page 8: 30/06/2012 Saúde Jornal Semanário

Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver a doença

DIVULGAÇÃO

Sábado, 30 de junho de 20128 &aúde BelezaS

EspecialidadeCRM - XXXX

Os fatores de risco mais associados ao desenvolvimento desta doença são o fumo e o consumo de álcool

Criados nos anos 30, pelo Dr. Edward Bach, um médi-co inglês, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e flores que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico refor-çam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas. Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável.

Os Florais de Bach são completamente naturais e po-dem ser utilizados por toda a família, ou até em plantas e animais, pois sua ação é suave e natural. O objetivo da terapia floral é o equilí-brio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saú-de freqüentemente têm suas origens nas emoções; sen-

Tratamentos naturais: Florais de Bachtimentos que foram persis-tentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como con-flitos mentais e, depois, como doença física.

A Terapia Floral faz par-te das técnicas de terapias vibracionais, onde se traba-lha com a energia de deter-minada substância, assim co- mo ocorre na homeopatia. Tais terapias vibracionais hoje são explicadas através da Físi-ca Quântica.

Tratar estresse

Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimen-tos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade ex-cessiva, ciúmes, ódio, mágo-as, todos os tipos de medos, ansiedades, preocupações, etc. Também podemos ad-ministrar os florais para ani- mais e plantas, com resulta-dos animadores e, muitas ve-zes, surpreendentes.

“A ação destes remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos ca-nais para recepção do Eu Espiritual; de inundar nossa natureza com a virtude par-ticular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal… Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nosso corpo com as sublimes vibrações de nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermi-dade se dissolve como a neve à luz do sol.

Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudan-ça de perspectiva, uma sereni-dade mental e uma felicidade interna.” A saúde é uma he-rança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos”. Frases do Dr. Bach. Namastê!

Carla Lindolfo, Terapeuta

Dra. Alexandra P. Loureiro CREMERS 29103

Câncer de laringe: fique atento aos sintomasA laringe é um órgão loca-

lizado no pescoço e possui como principal função carregar o ar das vias aéreas superiores para os pulmões. Também de-sempenha papel na formação da voz (pelas cordas vocais) e na deglutição, ao impedir que os alimentos entrem nas vias respiratórias. É dividida em la-ringe supraglótica, glótica (cor-das vocais) e infraglótica.

O câncer de laringe, que aco-meteu o ex-presidente Lula, ocorre predominantemente em homens. Estima-se que para cada mulher doente, cinco homens sejam acometidos, re-presentando cerca de 25% dos tumores malignos de cabeça e

pescoço. As cordas vocais são afetadas em dois terços dos ca-sos. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos seis mil no-vos casos de câncer serão diag-nosticados no Brasil em 2012.

Os fatores de risco mais asso-ciados ao desenvolvimento des-ta doença são o fumo e o consu-mo de álcool. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvol-ver câncer de laringe. Em pesso-as que associam o fumo a bebida alcoólicas, esse número aumenta para 43. Outros fatores que in-crementam estes riscos são: má alimentação (dieta pobre em proteínas, verduras, frutas, legu-mes, vitaminas e sais minerais; uso de alimentos muito quentes

ou muito frios) estresse e mau uso da voz (predispõe à forma-ção dos chamados calos vocais).

Os principais sintomas da doença são: dor de garganta, rouquidão sem causa aparente e persistente, alteração na qua-lidade da voz, disfagia leve (di-ficuldade de engolir), sensação de “caroço” na garganta e disp-néia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

Para que seja realizado o diagnóstico precoce, é preciso estar atento aos sintomas. O principal deles é a rouquidão persistente e sem causa apa-rente que se prolonga por mais de duas semanas, não sendo normalmente acompanhada de sintomas virais e febre. Ela é diferente da rouquidão causada por esforço vocal ou à laringi-te ligada a processos gripais, situação em que este sintoma é autolimitado. A rouquidão pode evoluir para dor durante a deglutição (ato de engolir), falta de ar, e em fases mais avança-das, podem surgir emagreci-mento e nódulos no pescoço.

Para que seja realizado o diag-nóstico da doença, faz-se ne-cessário o exame da laringe (por endoscopia ou por visualização direta) e a realização da biópsia da área suspeita, para realização do exame histopatológico.

Para o câncer de laringe em es-tágio inicial, os tratamentos reali-zados são a cirurgia ou a radiote-rapia associada à quimioterapia. O tratamento cirúrgico implica

na retirada total ou parcial do órgão, o primeiro gerando perda permanente da voz e traqueosto-mia definitiva. Como alternativa ao tratamento cirúrgico, é possí-vel a realização de tratamento ba-seado em quimioterapia e radio-terapia para que seja preservado o órgão e todas as suas funções.