2º unidade - faculdades integradas simonsen · o capitalismo comercial vai do século xvi até...

28
1

Upload: ngominh

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

1

Page 2: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

2º Unidade

Capítulo V

Espaço Geográfico (Tempo e Lugar), Território, Fronteiras, Capitalismo, Socialismo_______________3Questões do ENEM._________________________________________________________________9

Capítulo VI

Guerra Fria (o espaço mundial), Pos Guerra Fria (multipolaridade), Globalização _________________10

Questões do ENEM_________________________________________________________________14

Capítulo VII

Subdesenvolvimento, Novos Países Industrializados (substituindo importações), Plataforma de Exportação (os Tigres)_______________________________________________________________16

Questões do ENEM_________________________________________________________________23

Capítulo VIII

Comércio (Países Centrais e Periféricos), Blocos Econômicos_________________________________24

Questões do ENEM_________________________________________________________________28

2

Capítulo V

Organização: Apoio:

Page 3: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Somos parte de uma sociedade, que reproduz, consome e vive em uma determinada porção do planeta, que já passou por muitas transformações, trata-se de seu lugar, relacionando-se com diversos lugares sendo dife-rentes ou não.

Lugar está relacionado ao ambiente ou espaço em que faz parte de nossa vida, dando a idéia de um espaço familiar e de pertencimento.

Como exemplo podemos citar um imigrante que necessita se adequar as características de um novo lugar, com valores diferentes, perdendo toda referência do lugar de origem.

Essa relação entre lugares com identidades diferentes por natureza, que sofreram processos históricos, presos por uma rede de relações, realizadas em diversas escalas, é o que chamamos de espaço geográfico.

Os fatores físicos ou naturais, como as modificações no relevo provocadas pelas as ondas do mar, vulcanismo e terremotos são importantes modeladores do

espaço geográfico. Porém, o homem é o principal agente modificador do espaço, interferindo em diferentes épocas e escalas e com diferentes povos se relacionando com o meio ambiente.

3

Espaço geográfico vem de um passado de muitas transformações como da organização social e econômica, densidade demográfica.

INTERFERÊNCIA HUMANA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Indústrias Rodovias

Agricultura FerroviasComércio Hidrovias

Monumentos Históricos Obras de Engenharia em geralwww.simonsen.br/eja

Capítulo V

Page 4: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Paisagem

É tudo aquilo que podemos enxergar, trata-se de uma área que podemos abarcar com a visão presente no espaço geográfico, podendo ser naturais como vegetação, relevo, culturais e humanos, que surgem a partir da ação da sociedade.

As paisagens elas se transformam e só compreendemos essas transformações quando passamos a conhecer as relações econômicas e sociais ocorridas nesse espaço.

A maioria das paisagens terrestres foram modificadas ao decorrer da história, isso se dá pelo desenvolvimento tecnológico adquirido pelo homem e suas ações.

Território e Fronteiras

Território é uma área que se caracteriza por relações de poder e domínio, trata-se de uma região no espaço geográfico que é dominado por diversos agentes, como políticos, econômicos e sociais, que quando modificado e organizado por esses agentes é denominado de territorialidade.

Passamos a entender território quando o consideramos resultado do trabalho de uma sociedade, junto a sua posição econômica e cultural. Neste caso qualquer ponto contido no espaço geográfico, pode apresentar sua definição por sua cultura, seu tipo de governo ou outras influências que torna determinada região individual no espaço. Um exemplo é a política onde seu território é o espaço nacional, onde o estado-nação controla. Porém os territórios possuem limitações, em grandes casos são separados por elementos da natureza como rios e lagos, ou separados por outros elementos como ruas, estradas, são limites que surgiram de um passado envolvendo conquistas, tratados, guerras e acordos.

O que delimita uma determinada área são as fronteiras, separando nações povos e suas culturas, porém servem como aproximação de nações vizinhas isso quando não há rivalidades e disputas envolvendo territorialidade.

4

Capítulo V

Page 5: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

As fronteiras podem ser também limites de entidades supre nacionais, União Européia, Nafta, Mercosul. A fronteira esta presentes na globalização, dividindo os países ricos do norte e os pobres do sul, surgiu devido as desigualdades sociais, econômicas e de acesso a tecnologia. Temos As fronteiras podem ser também limites de entidades supre nacionais, União Européia, Nafta, Mercosul. A fronteira esta presentes na globalização, dividindo os países ricos do norte e os pobres do sul, surgiu devido as desigualdades sociais, econômicas e de acesso a tecnologia. Temos fronteiras politico-econômicas, resultantes de migrações de países pobres para ricos, com o objetivo de impedir a passagem de imigrantes ilegais. Exemplo México – Estados Unidos e Marrocos – Espanha. As fronteiras podem ser naturais onde a natureza é o fator base, também conhecidas por faixas de transição, se dá pela necessidade de separar os ecossistemas. È o caso da zona dos cocais (meio norte, Brasil) separando os ecossistemas caatinga e amazônico.

Capitalismo e o Espaço Geográfico

Surgiu na Europa nos séculos XV e XVI, se expandiu para diversos pontos do mundo como Ásia, África, América e Oceania. Este sistema econômico possui algumas característica básicas, a saber: o lucro é o principal objetivo, a sociedade é baseada em divisão de classes, o trabalho é assalariado, o trabalhador vende o seu trabalho para os donos dos meios de produção. Contudo, este modelo econômico passou por um processo evolutivo ao longo dos anos.

O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e pelas conquistas de terras, pelos pactos coloniais onde foram estabelecidas regras de relações entre metrópoles,pelo mercantilismo e também caracterizado por

5

Fronteiras EfetivasApresenta uma

limitação territorial com reconhecimento

internacional. É o caso do Brasil e Uruguai.

Fronteiras em LitígioApresenta um limite territorial,

porém sem existência de acordo, ou sujeito a arbitragem, é o caso de

Suriname e Venezuela, como pendências de fronteiras com a

Guiana.

Fronteiras IndefinidasNão há uma demarcação fixa de limites entre os Estados, neste

caso os limites apresentam somente áreas aproximadas de soberania é o caso de Iêmen e

Arábia Saudita

Fronteiras Políticas

Cortina de Ferro- fronteira originada a partir da era bipolar com a finalidade de separar o mundo capitalista do socialista.

www.simonsen.br/eja

Capítulo V

Page 6: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

O capitalismo possuí três fases principais; capitalismo comercial também conhecido por pré -capitalismo; capitalismo industrial; capitalismo financeiro, também conhecido por capitalismo monopolista.

www.simonsen.br/eja

Após a segunda guerra mundial consolidada no período de 1939 e 1945 as empresas multinacionais o que conhecemos no dias atuais como transnacionais se expandiram, assim tornando-se um grande marco do capitalismo financeiro.

www.simonsen.br/eja

ser um sistema escravista. Aqui o poder do estado surgiu através do acumulo de riquezas por meio do comércio, neste período países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e França, ganhavam destaque, pois conquistaram diversos territórios em principal no continente americano e os colonizaram.

O Capitalismo Industrial vai do século XVIII até os fins do século XIX, aqui quem se destaca é a revolução industrial, com novas formas de produção, passando a ser a maior fonte de lucro. Outro ponto que caracteriza esta fase é o trabalhador assalariado e liberalismo econômico, ou seja, uma não-intervenção do estado na economia. O Imperialismo Europeu na África e na Ásia é uma outra característica importante nesta fase do capitalismo, trata-se de uma época em que diversas das antigas colônias da América se tornaram independentes e cada vez mais a indústria ia se expandindo, esta época também ficou marcada pela divisão internacional do trabalhado.

O Capitalismo financeiro, vai do final do século XIX e início do século XX se estendendo até os dias

atuais. Aqui se desenvolveu os bancos, as corretoras de valores e grandes grupos empresariais, trata-se de uma fase em que a concentração de capitais se destaca. É a fase de formação de grandes transnacionais, grandes investimento, elevado fluxo de trocas, competição acirrada, da formação de monopólios e oligopólios, neoliberalismo e de uma globalização da economia, isso conforme o consumo de certos padrões culturais.

6

Capítulo V

Page 7: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Socialismo

Quando o capitalismo deixou de agradar os trabalhadores europeus, um sentimento de transformação surgia isso devido à relação de exploração aos trabalhadores europeus. O socialismo passava uma visão de um modelo de sociedade justa, diferente da exploração dos trabalhadores ocorrido no capitalismo.

O socialismo vinha de uma idéia de acabar com a divisão de classes, logo essa ansiedade por uma transformação crescia em meio à classe proletária. Neste contexto, surgem dois grandes pensadores, carregados de idéias para implementar uma sociedade totalmente socialista, idéias essas que surgiram de Karl Marx e Friedrick Engels após grandes estudos relacionados ao sistema capitalista.

De acordo com Marx o capitalismo beneficia apenas um pequeno grupo em principal os donos de produção, e se destaca pela exploração do homem sobre o homem.

7

A monopolização teve origem a partir de uma grande concentração de capital em mãos de poucas pessoas, logo após veio a oligopolização de diversos setores da economia, passando a ser dominados por grandes grupos econômicos, almejando enfrentar a concorrência.

Oligopólios - empresa unidas dominando o mercado de um certo produto ou serviço;

Monopólio - uma empresa dominando a oferta de um produto ou serviço.

Características do SocialismoEconomia planificada e controlada pelo Estado, controlando preços,

regulando estoques, produção, realizando um controle da economia geral, sem concorrências e variações de preços.

Uma sociedade sem divisão de classes, onde não existe patrões e nem empregados, apenas a classe dos proletários, todos almejando a melhoria da sociedade.

Toda riqueza que é gerada por meio de processo produtivo são divididas entre todos de maneira igualitária, ou seja, o Estado gerencia, porém, a estrutura produtiva é da sociedade. (terras agrícolas, empresas comerciais, indústrias).

Capítulo V

Page 8: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Mas foi no século XX em 1917 que o socialismo foi implementado, assim que a revolução Russa provocou a queda do governo monarquista, e deu origem a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Desde a sua origem até a década de 40 a URSS ganhou novas áreas aumentando o seu território, assim sendo o país de maior extensão territorial do mundo.

O socialismo foi aderido por outras nações e não ficou preso apenas na URSS, porém nem todos que aderiram o sistema socialista caminharam com uma aliança à União Soviética. Temos como exemplo os socialistas, China, Iugoslávia e Albânia que seguiram suas próprias orientações, e romperam com a União Soviética.

8

Formas de oligopólios; Truste, Cartel, Conglomerado, Holding.

Os teóricos do socialismo e os movimentos de esquerda.

www.simonsen.br/eja

Capítulo V

Page 9: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.

Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram:

A) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.

B) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.

C) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.

D) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.

E) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

9

Capítulo V

Page 10: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Com a queda dos impérios coloniais, duas grandes potências se originavam deixando o mundo com uma nova ordem tanto na parte política quanto na econômica, era os Estados Unidos e União Soviética, resultado da Grande Guerra de 1939-1945.

Após a segunda Guerra mundial, Estados Unidos e União Soviética buscavam cada vez mais aumentar e defender sua áreas de influência, o mundo estava dividido em dois sistemas totalmente opostos. Onde os norte-americanos impediam qualquer influência socialistas sobre sua área de controle e/ou atuação, e o socialismo soviético, buscava aumentar cada vez mais o número de países com ideais socialistas. A situação era de um mundo bipolar, onde dois blocos dominavam, ou os países seguiam a linha ou sistema dos Estados Unidos ou se alinhavam à União Soviética.

Um período longo de aproximadamente cinco décadas de disputas, onde surgiram arsenais Bélicos e nucleares atormentando a vida da população mundial. Um conflito Leste-oeste. Acredita-se que a Guerra fria se originou após um discurso de 1947, feito pelo presidente Harry Truman ao congresso estadunidense e que deixava claro a intenção dos Estados Unidos apoiar financeiramente os países ameaçados pelo sistema socialista , uma maneira de bloquear o avanço da União Soviética . Tal declaração que ficou conhecida por Doutrina Truman, onde a política americana era conter o socialismo durante a Guerra Fria.

Com isso os estados Unidos adotou como medida o plano de recuperação econômica e investimentos voltados para países enfraquecidos devido ao período de Guerras em seus territórios (Europa Ocidental), afastando as influências da União Soviética nessa área, situação conhecida por plano Marshall.

Durante a Guerra fria não aconteceu confrontos diretos, trata-se de uma Guerra não declarada, e teve como característica principal a bipolaridade, a competição de duas superpotências demonstrando forças e superioridade até fins da década de 80. O país se apresentava como superior através de progressos científicos e tecnológicos, baseados na corrida espacial e armamentista. Mas em tal época o medo de um conflito nuclear assombrava

10

Sobre a corrida espacial.www.simonsen.br

Capítulo VI

Page 11: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

o mundo.

Com essa situação, onde as duas superpotências, capitalista e socialista, almejavam o domínio territorial, participaram de guerras regionais que marcaram a história mundial. Período de 1950-1953 a Guerra da Coréia, que hoje encontramos dividida em Coréia do norte com um sistema socialista e Coréia do sul com um sistema capitalista, outra Guerra foi a do Vietnã no período de 1960-1976, que se uniu após a vitória do socialismo.

Outras Guerras se tornaram marco, além da separação da Europa ocidental e Oriental e a construção do muro de Berlim.

Pós Guerra Fria (Multipolaridade)

No período da Gerra fria o mundo era bipolar, existiam apenas duas grandes potências mundias, Estados Unidos e União Soviética. Porém após o fim da Guerra Fria o mundo passou por um novo processo de organização geopolítica, onde surgiram diferentes centros de poder influenciando diretamente na economia, política e militar, trata-se de um mundo multipolar.

No mundo multipolar, o poder está relacionado com de maneira mais intensa com a capacidade econômica, onde se destacam fatores como disponibilidade de capitais, avanços tecnológicos, elevado nível produtivo e qualificação da mão de obra.

11

Conflitos em ambiente de Guerra Fria

Formação das duas Chinas (1949)

A revolução Cubana (1962)

A Crise dos Mísseis em Cuba (1962)

A Invasão da República Dominicana pelos Estados Unidos (1964)

A revolução Sandinista na Nicarágua ( 1979)

A Guerra Civil em El Salvador ( 1979 – 1992)

Entre outros...

Conforme a queda do sistema socialista muitos países se tornaram mais próximos do capitalismo.

Capítulo VI

Page 12: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

A nova ordem mundial foi declarada pelo ex presidente norte-americano George Bush na conferência de Malta em 1989, porém não houve tantas novidades, na verdade o mundo deixa de ser bipolar e acaba a rivalidade entre socialismo e capitalismo através de poder militar.

Neste mundo contemporâneo, os Estados Unidos ganham destaque como principal potência econômica, política e militar, trata-se de uma nação que se tornou superior após a queda dos soviéticos.

O Japão é outra grande potência da economia global, que a partir da segunda Guerra mundial, pode se observar um crescimento financeira, e através de medidas adotadas em pró a saúde e educação obteve um real crescimento em sua economia.

Outra economia que se destaca é a economia Européia, com países como Alemanha, Inglaterra e França, liderando à União Européia.

Porém mesmo com um mundo multipolar, a distribuição da riqueza global não alterou, sendo assim, ricos continuam ricos e pobres continuam pobres, o capitalismo financeiro ganhou um novo nome, globalização, onde se destacam os crescentes fluxos de importações, serviços, capital, mercadorias e pessoas. O que percebemos no mundo de hoje foi uma certa substituição dos conflitos leste-oeste por norte – sul, onde há uma diferença entre as riquezas, tecnologias e nível de vida.

Globalização

Este termo passou a ser empregado a partir da década de 90, e se caracteriza pela interdependência entre empresas, governos que estão em diferentes espaços, porém cada vez mais interligados. Isso se dá por meio da evolução dos transportes, comunicação e informática, que através destes encontramos uma interligação e trocas de produtos, informações, capitais, pessoas, serviços, sendo de origens indiferentes.

Nesta fase de globalização há uma existência de economia integrada por meio de redes de produção, as fronteiras passam ter menos importância, pois os países em sua maioria facilitaram o acesso a economia para o mercado internacional, abrindo sua economia através de

12

A queda do mundo socialista, além de derrubar a ordem bipolar, trouxe uma nova classificação para os países deixando de lado a antiga classificação (primeiro, segundo e terceiro mundo). Sendo agora países ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Capítulo VI

Revolução técnico-científica.

Aqui se destaca a indústria de informática, surgimento dos computadores, redes digitais...

www.simonsen.br/eja

Page 13: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

investimentos externos produtivos, que resultaram no aumento da produção e criação de divisões a partir das exportações em diversos países. O fator negativo dessa interação econômica reflete de maneira rápida no mundo. Exemplo disso são as crises econômicas, aumento dos juros e dos preços, independentemente do país e queda das bolsas de valores.

Através dessa globalização, temos acesso à acontecimentos partidos de qualquer ponto do planeta, no momento de sua ocorrência. Outro ponto a citar é a facilidade de encontrar produtos fabricados em outros países próximo às nossas residências.

13

Capítulo VI

Page 14: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período

foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.”

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)

O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

A) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.B) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.C) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.D) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.E) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

“O mundo contemporâneo é marcado pela importância crescente dos fluxos que se realizam em escala global, movimentando quantidades colossais de mercadorias, capitais e informações. Esse processo, que conecta e cria redes de interdependência entre os diversos

países e regiões, é chamado de globalização.” (Magnolli e Araújo, 2002)

Utilizando o texto e seus conhecimentos sobre globalização, é INCORRETO afirmar que:

A) as possibilidades de trocas de informações, nas mais diversas formas – textos, dados, voz e imagem – estão sendo cada vez mais ampliadas.

B) o trabalho está fundamentado na solidez e rapidez das atividades funcionais, induzindo o trabalhador a especializações cada vez mais limitadas.

C) os cidadãos dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos podem acessar redes virtuais, cotidianamente, pesquisando preços e produtos em âmbito global.

D) as corporações transnacionais possuem funções e atividades muito mais voltadas ao mercado mundial do que à economia nacional.

Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.

14

Capítulo VI

Page 15: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Essas significativas mudanças, nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas ultimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram:

A) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.B) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.C) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.D) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.E) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

15

Capítulo VI

Page 16: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

A evolução do sistema capitalista trouxe também as diferenças econômicas entre os países, diferenças que podemos enxergar nos dias de hoje. A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles.

Entre os países subdesenvolvidos encontramos muitas diversidades, o Brasil possui uma característica bem Industrializada, porém depende do capital estrangeiro e expressa desigualdades sociais. Mesmo com essas diversidades entre os países subdesenvolvidos as características abaixo são normais em sua maioria, como os indicadores socioeconômicos baixos.

• Elevadas desigualdades sociais – resultantes de uma concentração de capital e ma distribuição de renda.

• Balança comercial desfavorável – nos países desenvolvidos o numero de exportações são mais baixas que as de importações, onde a economia está relacionada aos produtos primários.

16

Subdesenvolvimento trata-se de uma expressão que surgiu depois da segunda Guerra mundial, com a intensão de caracterizar os países com IDH baixo, que tem sua analise a partir dos principais indicadores socioeconômicos abaixo.

• PIB – Produto Interno Bruto;• PNB – Produto Nacional Bruto;• Taxa de Natalidade;• Taxa de Mortalidade Infantil;• Taxa de analfabetismo;• Expectativa de Vida;• Renda per capita.

Sobre a Divisão

Internacional do Trabalho.www.simonsen.br/eja

Capítulo VII

Page 17: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

• Dependência financeira e tecnológica – As transnacionais e o capital especulativo dominam o mercado.

• Dívida externa – A renda que poderia ser utilizada em pró a população local é comprometida, pois vai direto para o FMI e empresas de países desenvolvidos em forma de pagamento.

Os subdesenvolvidos são os integrantes da periferia do sistema capitalista de hoje, se caracterizam pela grande dependência econômico-financeira e dependência tecnológica dos países desenvolvidos. Possuí desigualdades sociais internas com pobreza em graus distintos, miséria e exclusão social, em alguns países pode ser de maneira total ou na maioria de sua população. Além desses problemas se destacam os problemas políticos, como populismo e autoritarismo.

Países mais industrializados formados pelos mais emergentes

México, Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, Taiwan, Coréia do Sul, Malásia, China, Indonésia, entre outros.

Exportadores de minerais, matérias-primas e agropecuárias

Costa Rica, Costa do Marfim, Irã, Colômbia, Cuba, Venezuela, Gana, Arábia Saudita, Nigéria.

Países com problemas de fome crônica e dependentes de ajudas humanitária

Somália, Haiti, Etiópia, Serra Leoa, Afeganistão, Libéria, Butão, Burundi, Camboja, Ruanda.

17

Capítulo VII

Page 18: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Novos Países Industrializados (Substituindo Importações)

Países como Índia, México, Argentina, Brasil e África do Sul, começaram sua industrialização por meio da produção interna do que era importado, ou seja passaram a produzir ao invés de importar, uma medida conhecida por substituição de importações. As transnacionais perceberam a vantagem de fabricar em países como estes os bens que almejavam o publico consumidor local. Eram os novos países industrializados substituindo importação e países desenvolvidos exportando fábricas, o que explica a chegada no Brasil de montadoras automobilísticas e diversas indústrias de eletrodomésticos.

Em sua maioria as indústrias encontradas nesses países eram filiais, assim uma boa porção dos lucros obtidos eram direcionados aos países onde se encontravam as sedes das empresas.

África do Sul

Na África do Sul a base da estrutura industrial é a extração de riquezas, grandes recursos minerais e uma certa aliança de renda britânica e norte-americana e estatais.

18

Principais características deste tipo de industrialização

Uma produção voltada para o mercado interno.A importância da presença do Estado na construção de hidrelétricas (participação direta), indústrias de base (siderurgia), além de contribuir na infra-estrutura de transportes almejando atender as necessidades das empresas novas.

São pontos em comum dos novos países Industrializados, serem populosos, extensos, antigas colônias e fartos em recursos minerais e energéticos.

Capítulo VII

Page 19: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Argentina

Na Argentina o estado ao financiar as indústrias de bens de produção se tornou um agente primordial o mais importante para industrialização do país. As filiais das transnacionais foram se instalando em território argentino logo depois da Segunda Guerra mundial, possuí como principal área industrial, Buenos Aires e Rosário.

A argentina apresenta uma situação de crise a duas décadas, que se verifica através da baixa produção industrial, da defasagem tecnológica e industrias abandonadas, sendo assim filiais se transferindo para outros países. Nem suas riquezas naturais conseguem controlar a situação econômica que a Argentina passa no momento. E seus problemas afetam países como o brasil por fazer parte do bloco econômico Mercosul.

19

Destaques em produção e exportação de:Ouro, Diamante, Manganês, Cromo, Urânio,

Platina e Amianto.

Principal fonte de energia:carvão, seguido do potencial hidrelétrico do rio

Orange. Executa a Liqüefação do carvão

almejando a substituição do Petróleo. Aposta

também na energia nuclear.(Usina de Kroeberg)

Principais regiões IndustriaisCidade do Cabo, Johannesburgo, Durban

Transvaal e Port Elizabeth

Sobre resultados das desigualdades na África.

www.simonsen.br/eja

Riquezas naturais Argentinas:

Urânio, Gás natural, Petróleo, além de apresentar uma boa diversificação

agropecuária.

(ovino, gado bovino, cereais, frutas)

Capítulo VII

Page 20: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

A Índia se destaca por ser o único dentre os países novos industrializados por possuir um setor agrário de maior peso no PIB do que o setor industrial, teve como suporte para sua industrialização os soviéticos no período de Guerra Fria, além do apoio estatal em instalação de industrias de base, possuí uma riqueza em recursos minerais como manganês, Ferro e Carvão. Tem como cidades de maior concentração industrial Munbai, Madras, Caucutá e Nova Délhi. A Índia se destaca também por possuir indústria de tecnologia de ponta, contando até com um tecnopolo.

20

MÉXICO

Fatores contribuintes para o processo de industrialização:possui grandes reservas de carvão mineral, manganês e ferro.Oferta de mão-de-obra barata.Produção de Urânio, Ouro, Cobre, Chumbo, Enxofre.

Fundação da Pemex – Petróleo no MéxicoPor intermédio do governo

Pólos Industriais:Cidade do México e Guadalajarazona central

Área Industrial extensa diversificada:Têxtil, Químico, siderúrgico, alimentício, mecânico e petroquímico.

Capítulo VII

Page 21: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Plataforma de Exportação (Os Tigres)

No período de 1960 e 1990 países como Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan demonstraram um crescimento econômico elevado, com uma expansão econômico-industrial ligeira. Assim sendo conhecidos por tigres asiáticos. Teve início em um período de disputa comercial originada no fim do comunismo e abertura do mercado de países que foram socialista.

Os tigres asiáticos não apresentam riquezas naturais. A agricultura foi base econômica desses países até o período de 1950. As mudanças econômica nesses países, teve origem a partir de indústrias japonesas e norte-americanas que passaram a instalar filiais nessas regiões.

Os Tigres Asiáticos possuem uma economia baseada na exportação, assim apresentando uma certa fragilidade por depender de mercados compradores. Porém este grupo foi bem sucedido em suas estratégias, possuindo a maior indústria naval do planeta, além de se tornar o maior exportador de rádios, relógios e tecidos, uma potência em indústrias de bicicletas, e um grande complexo de refinarias, se tornou a segunda reserva mundial de moedas estrangeiras.

Os novos tigres asiáticos, que tiveram sua industrialização e o aumento de suas economias através de capitais Japonese e dos tigres originais, são Indonésia, Malásia e Tailândia. Neste caso o investidores tem como objetivo os fatores que elevaram suas economias.

Atraiam as indústrias por possuir:Produção mais barata e com um poder de competitividade maior no mercado Internacional,

resultantes de uma mão-de-obra barata e excessiva, as greves e os sindicatos eram proibidos pelo governo.

A participação do Estado se tornou fundamental, proporcionando condições para tal industrialização, subsidiando importações e tornando difícil uma concorrência de produtos de fora. Garantia os preços menores de seus produtos, e tornava a moeda nacional desvalorizada, mantendo o controle de importações.

Grandes investimentos em educação, reduzindo o elevado numero de analfabetismo.

Poupança interna – com o consumo interno menor o dinheiro poupado através do povo era fundamental para o financiamento de investimentos industriais.

Não existia democracia e eleições, apenas governos ditatoriais e autoritários, assim as medidas adotadas eram exercidas.

21

Sobre a crise Asiática e seus efeitos em relação aos tigres asiáticos.

www.simonsen.br/eja

Capítulo VII

Page 22: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-

intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).

A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que:

A) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.

B) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

C) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

D) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.

E) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.

As empresas transnacionais são cautelosas e seletivas ao investir, interessadas apenas nos fatores nacionais que lhes permitam obter altos lucros, sem correr grandes riscos.

São consideradas vantagens competitivas na localização de uma transnacional, EXCETO:

A) a capacidade técnica e a produtividade dos trabalhadores.

B) a boa infra-estrutura e o tamanho do mercado doméstico.

C) a disponibilidade de tecnologia e legislação ambiental.

D) a segurança jurídica e a estabilidade política do país.

22

Capítulo VII

Page 23: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Considera-se a atividade comercial, uma atividade de alto grau de importância para o desenvolver de uma nação, isso se dá pela desigualdade entre o nível de desenvolvimento econômico e da tecnologia entre as nações ou por uma distribuição de recursos naturais desproporcional por todo o mundo.

O comércio internacional ainda se caracteriza por ser dominado por um grupo de países centrais, onde quem leva prejuízos são os países que em sua maioria são os periféricos subdesenvolvidos. Aproximadamente 70% do comércio mundial e 80% das exportações de manufaturados estão sendo dominados pelos países centrais. Em destaque as exportações de produtos manufaturados por países periféricos industrializados aumentam e os países de base socialista participam intensamente no comércio mundial, devido às transformações sócio econômicas presentes nestes países.

Nos dias de hoje garantias bancárias para as operações, reorganização do sistema de transporte, sistema de pagamento entre países e normalização da paridade e conversibilidade monetárias fazem parte de medidas tomadas para regulamentar o intercambio do comércio no mundo. Devido a medidas como essas se fez necessário a criação de organismos como: GATT – Acordo Geral de Tarifas e Comércio (1948) ; FMI – Fundo Monetário Internacional (1945) ; UNCTAD – Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (1964) ; BIRD ou Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (1945).

23

Os produtos de maior valor no mercado como industrializados, de tecnologia e capitais, são exportados por um grupo de países centrais os donos dos capitais, das tecnologias, do comércio, que em seu normal importam alimentos e matéria prima, produtos que em sua maioria não são valorizados.

Essas barreiras comercias criadas pelos governos, são executadas através de tarifas, cotas e licenciamento de importações. Tem como propósito atingir o intercambio internacional de mercadorias, visando um controle.

Capítulo VIII

Page 24: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Os países centrais levam uma grande vantagem no comércio global, isso se dá por dominarem a tecnologia, que deixa o sistema regularizado a favor dos países centrais. Desta forma, a Balança Comercial, que é a diferença entre as importações e exportações de um país, nos países periféricos fica enfraquecida e endividada, devido a elevada dívida externa que envolve estes países.

Com esses sistemas comercial favorecedor dos países desenvolvidos, permanece em boa parte dos países do mundo um processo imenso de subdesenvolvimento.

As medidas alfandegárias são adotadas radicalmente pelos países ricos quando são ameaçados por outros países. Tais medidas como recusar a comprar ou venda de produtos cortando o vinculo com empresas ou país.

Outra forma de proteger o mercado interno é usar do protecionismo econômico, diminuindo a competitividade no espaço global.

Deu-se origem a organismo regionais, que tem como objetivo buscar medidas ampliadoras ou restritivas de mercado.

24

ORGANISMO REGIONAISALDI – Associação Latino-Americano de Desenvolvimento e Integração;CECA– Comunidade Européia do Carvão e do Aço;MCE – Mercado Comum Europeu;MCCA – Mercado Comum Centro-Americano;MERCOSUL – Mercado Comum Sul (Argentina – Paraguai – Uruguai – Brasil);OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo;CEAO – Comunidade Econômica da África Ocidental;ASEAN – Associação das nações do sudeste asiático;APEC – Cooperação econômica da Ásia e o Pacífico.

Capítulo VIII

GATT – Acordo geral de tarifas e comércio – que foi implantado em 1947 afim de estabelecer um livre comércio.

OMC – Organização mundial do comércio – tem como objetivo definir regras e normas criando uma relação de entendimento entre os países e as instituições internacionais atuando diretamente na economia.

www.simonsen.br.eja

Page 25: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Blocos Econômicos

A cada dia que se passa o mundo capitalista se torna mais competitivo e necessitado de um acumulo de capitais, encontramos no espaço mundial uma organização econômica enfatizada por blocos econômicos regionais. Esta competição capitalista resulta de empresas que tem participação no mesmo bloco e com empresas de fora. Tendo em vista que os blocos econômicos proporcionam uma circulação de mercadorias, baixando as taxas alfandegárias eliminando leis protecionistas entre seus países e favorecendo a exportação para mercados ligados aos blocos.

Os blocos regionais interagem por etapas, avançando de acordo com os objetivos conquistados por seus países, sendo em aspectos políticos ou econômicos, ambiental ou sociocultural.

Hoje com toda essa globalização, sendo um mundo multipolar resultante de aspectos econômicos, a UNIÃO EUROPÉIA, APEC e NAFTA somam 80% dos investimentos mundiais.

25

Protecionismo - trata-se de uma restrição ao processo de importação, resultantes de

um sistema de cotas e tarifas.

www.simonsen.br/eja

Zona de livre comércio – almejam uma área de livre circulação de mercadorias e capitais. Nafta é um exemplo acordo de Livre comércio da América do norte.

União aduaneira – uma zona de livre circulação e a utilização de TCE (tarifa externa comum) aos países não integrantes do bloco. É o caso do Mercosul

Mercado comum – se caracteriza pela livre circulação de pessoas e legislações econômicas, fiscais, ambientais e trabalhistas padronizadas.

União política e econômica – é o caso da União Européias dos dias atuais, resultantes de moeda única.

Capítulo VIII

Page 26: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

NAFTA

(Acordo de livre comércio da América do norte)

Em sua origem era composto por Canadá e Estados Unidos que assinaram um acordo em 1988, logo depois a adesão do méxico em 1992, começou a funcionar em 1994 atualmente exerce zona de livre comércio, diminuindo tarifas alfandegárias e obstáculos para circulação de mercadorias, além de garantir condições de competição legal, dentro do bloco.

Através deste acordo o México atingiu o décimo quinto lugar entre as maiores economias mundiais, resultado de investimentos estadunidenses em seu território. Possui aproximadamente 400 milhões de habitantes em seu mercado consumidor.

APEC(Cooperação econômica da Ásia e do Pacífico)

Teve origem em 1989, não possui regras e nem acordos rígidos estabelecidos em meio aos países que constitui este bloco. Tem como objetivo impor uma zona de livre comércio até 2020, no sudeste e o leste da Ásia, Oceania e oeste da América e regiões litorâneas do oceano Pacífico. Possui um mercado consumidor de aproximadamente 2,5 bilhões de habitantes. Neste bloco que ganha destaque em produção, tecnologia e mercado consumidor, são os Estados Unidos, Japão, China, Austrália Nova Zelândia e Tigres Asiáticos.

26

Países integrantes deste bloco:

Austrália EUA México Taiwan

Brunei Filipinas Nova Zelândia Vietnã

Canadá Hong Kong (China) Papua-Nova Guiné

Chile Indonésia Peru

Cingapura Japão Rússia

Coréia do sul Malásia Tailândia

Capítulo VIII

Page 27: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

MERCOSUL(Mercado comum do sul)

Teve inicio em 1991 por meio do tratado de assunção. Assinado por Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, se caracteriza por apresentar um livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, eliminando as tarifas alfandegárias nas relações comerciais entre os países integrantes, e estabelecendo tarifa externa comum para países que não pertencem a esses bloco.

• Países integrantes deste bloco: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai;

• Países que participam como associados: Bolívia, Chile, Peru e Venezuela.

União Européia

Teve origem através do tratado de Roma de 1957, almejando acabar com as barreiras alfandegárias, assim tornando uma livre circulação de mercadorias entre os países-membros, batendo de frente com a economia norte-americana.

No inicio era conhecida como Europa dos seis compostas por Países baixos, Luxemburgo, Alemanha, Bélgica, França e Itália. Logo em 73 agregou Reino Unido, Dinamarca e Irlanda, em 81 Grécia, 86 Portugal e Espanha. Durante a década de 80 ficou conhecida por Europa do doze (Comunidade Econômica Européia). Esses países que integravam a Comunidade Econômica Européia assinaram em 1991 o tratado de Maastricht, que deu origem a União Européia, onde a sede localizava-se em Bruxelas na Bélgica, vigorando em 1993. Já em 95 Áustria, Suécia e Finlândia passaram a integrar este bloco formando a Europa do quinze.

Atualmente a União Européia encontra-se em condições de União monetária, trata-se de um Bloco que durante todo seu tempo de existência já atingiu diversos objetivos traçados. Desde 2002 o Euro é a moeda predominante que circula em 12 de seu países, com exceção de Dinamarca, Suécia e Reino Unido.

Através do plano de Expansão deste bloco,10 novos países passaram a fazer parte da União Européia em janeiro de 2004: Estônia, Lituânia, Letônia, República Tcheca, Polônia, Malta, Hungria, Eslováquia, Chipre e Eslovênia. Para ser membro deste bloco o país passa por

um processo demorado, onde é preciso o preenchimento de fatores políticos, sociais e econômicos.

27

Parlamento Europeu – função legislativa de votar o orçamento e autorizar medidas adotadas pelo conselho de ministros.

Capítulo VIII

Page 28: 2º Unidade - Faculdades Integradas Simonsen · O Capitalismo Comercial vai do século XVI até fins do XVIII, ficou caracterizado pelas grandes navegações e ... O capitalismo possuí

Sobre o MERCOSUL, é CORRETO afirmar que:

A) o estágio atual do Mercosul já permite a livre circulação de bens, serviços e trabalhadores, sem qualquer impedimento.

B) o atual nível de integração possibilita definir esse bloco como uma união aduaneira incompleta, com vistas a se tornar um mercado comum.

C) a estabilidade política e o grande mercado consumidor de todos os países integrantes foram fatores que favoreceram a implantação do bloco.

D) o projeto da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), segundo especialistas, fortalecerá a criação comercial e econômica do Mercosul.

28

Capítulo VIII