2a edição junho/2011

28
Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos? Oferecemos flexíveis formas de pagamento Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência). RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTA HEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Falls [email protected] www.rumanek.com Direct Line: 416-452-3751 416-665-8326 ext-307 Fala-se Português e Inglês Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO MONICA G. STANLEY Estate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor Parabéns ao Canadá pelo seu dia. Confira as comemorações e participe PÁG.: 04 BDC prepara um espetáculo de carnaval para Yonge- Dundas Square PÁG.: 03 Revitalização da Dundas West com árvores e novas calçadas trará valorização PÁG.: 10 Governo de Harper se move para acabar com a greve dos correios PÁG.: 05 Alexandre Borges volta aos palcos e concede entrevista exclusiva PÁG.: 11 TD Toronto Jazz Festival terá a presença de Luanda Jones e outros talentos PÁG.: 05 BRAZILIAN DAY CANADA 2011 Venda antecipada de ingressos VIP pelo site: www.braziliandaycanada.ca Adriano Campbell, aluno da Alpha Alternative School FOTO: CAROLINA LADEIRA FOTO: JANDY SALES THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de junho - 2011 - ano 15 - número 276 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE Escola pública alternativa de Toronto Uma instituição que se adapta da melhor forma em prol do aprendizado e da evolução do aluno Páginas 14 e 15

Upload: portal-brasil-news

Post on 30-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

2a Edição junho/2011

TRANSCRIPT

Page 1: 2a Edição junho/2011

Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTAHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 E tob icoke | Miss issauga | Scarbo rough | To ron to Downtown | To ron to Mid town | Bar r i e | C reemore | N iaga ra Fa l l s

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-8326 ext-307Fala-se Português e Inglês

Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃOCrise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA

Registered Insolvency Counsellor

Parabéns ao Canadá pelo seu

dia. Confira as comemorações e

participe PÁG.: 04

BDC prepara um espetáculo

de carnaval para Yonge-

Dundas Square PÁG.: 03

Revitalização da Dundas West com árvores e novas calçadas

trará valorização PÁG.: 10

Governo de Harper se move para acabar com a

greve dos correios PÁG.: 05

Alexandre Borges volta aos palcos e concede entrevista

exclusiva PÁG.: 11

TD Toronto Jazz Festival terá a presença de Luanda Jones

e outros talentos PÁG.: 05

BRAZILIAN DAY CANADA 2011 Venda antecipada de ingressos VIP pelo site: www.braziliandaycanada.ca

Adriano Campbell, aluno da Alpha Alternative School

Foto

: ca

roli

na

la

dei

raFo

to: j

an

dy

sale

s

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER toronto - 2ª edição de junho - 2011 - ano 15 - número 276 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo nacional de imprensa Étnica do canadá

FREE

Escola pública alternativa de Toronto

Uma instituição que se adapta da melhor forma em prol do aprendizado e da evolução do aluno Páginas 14 e 15

Page 2: 2a Edição junho/2011

Venda de ingressos VIP

Já está disponível a compra antecipada de ingressos para a área VIP do Brazilian Day

Canada 2011. Aproveite e reserve agora mesmo pelo site: www.braziliandaycanada.ca

Recrutamento de Dançarinos Quem estiver interessado em participar da

festa como voluntário dançando, essa é a hora. Precisa-se de meninas altas, com mais de

1,70m de altura, e homens com mais de 1,75m. Inscreva-se: [email protected]

editorialpor tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpor marcia casado e jane desmond informe publicitário

Gostaríamos de dedi-car esta edição pa-ra esclarecer algu-

mas dúvidas  que parecem ser muito frequentes entre pessoas que desejam ini-ciar o processo de imigração por sponsorship para seus cônjuges.

Pessoas que ainda não se-jam legalmente divorcia-das podem ser sponsors? Sim. Embora não exista a possibilidade do casamen-to civil, é possível iniciar um processo de imigração através do commom-law. A aplicação através do common-law pre-vê casos de pessoas que, por diversos motivos, não pos-sam ou não desejam se ca-sar legalmente. Para fins de imigração, é necessário esta-belecer que o casal vive jun-to maritalmente por um pe-ríodo de, no mínimo, um ano antes de se iniciar o processo de sponsorship. É necessário, entretanto, provar, através de documentos, cartas, fotogra-fias etc., que este é um rela-cionamento genuíno.

Eu recebi apenas $20,000 no ano passado. Posso ser sponsor? Sim. Para casos de sponsor-ship de cônjuge ou de filhos, não exis-te uma renda mí-nima que deve ser comprovada.

Gostaria de incluir meus fi-lhos em minha aplicação. Isso é possível? Sim. Seus filhos são considerados seus dependentes até que atinjam a idade de 22 anos. Existem alguns casos em que mesmos maiores de 22 anos podem ser considerados dependentes, po-rém é necessária uma análise mais detalhada para que se possa estabelecer isto. Sou mais velha que meu sponsor. Ele ainda pode ser meu sponsor apesar da dife-rença de idade? Sim. Os ofi-ciais de imigração ao analisa-rem o caso de sponsorship con-centram-se em verificar se o re-lacionamento é legítimo e que o aplicante não tenha como

intuito único conseguir a re-sidência permanente no país. Posso permanecer no Canadá enquanto meu pro-cesso é analisado? Sim. Em princípio é possível que o apli-cante permaneça no país du-rante o processamento do pe-dido de sponsorship, porém existem exceções  que podem afetar alguns  casos  em par-ticular. É sempre necessário ter mais informações sobre o aplicante para que se possa responder esta pergunta de maneira mais taxativa.

lembre-se que estas infor-mações são gerais e que cada caso é diferente do outro. para uma análise específica do seu caso, entre em contato conosco pelo telefone (647) 430 7420. Boa sorte a todos.

Um mundo à frente Ainda não sou divorciado

Jane Desmond Márcia Casado

a educação dos filhos é uma das prioridades na vida dos pais. de-pois de saúde, desejamos que

nossos pequenos tenham o melhor ensi-no possível que os transformarão em adul-tos inteligentes, responsáveis e com caráter. É mesmo muito complicado o período de formação educacional das crianças.

pensando nisso, apresentamos nesta edi-ção a Alpha Alternative School, localizada no centro de toronto. o ensino é baseado nos con-ceitos de igualdade, de-mocracia e liberdade. as crianças são ouvidas, têm suas reivindicações atendi-das e aprendem com mais vontade. confira o relato de uma mãe que tem uma história bem-sucedida de seu filho, e a entrevista de um professor da escola, que explica quais são as premissas básicas da instituição. se seu filho tem problemas na escola tradicional, essa pode ser a solução. o importante é pesquisar e ver o que melhor se encaixa no perfil da criança.

apresentamos e desvendamos um pouco do mistério em torno no show de carnaval que o Brazilian day trará para a yonge-dundas square no dia 05 de setembro. acompanhamos um dia de treino das

meninas voluntárias e vimos como elas suam a camisa para fazer o espetáculo gratuito. ainda em Brazilian day canada, mostramos o perfil de mais dois bons “amigos do Brasil no Mundo”. Haja paixão pela nossa pátria!

e se tratando de Brasil, artistas brasi-leiros estarão presentes no jazz Festival 2011 em toronto, que completa 25 anos de existência. são nossos talentos mostrando

o valor de nosso país e de nossa cultura. Vale a pena prestigiar.

nossa colunista isis juliana neves-Müller, que mora na alemanha, apresenta uma entrevista exclusiva com alexandre Borges, o jacques leclair de “tititi”. com o térmi-no da novela, ele volta aos palcos com projetos na europa.

ah, o verão. tempo de colocar biquíni, sunga, havaiana... mas onde achar os pro-dutos brasileiros? a Brazil direct, que exis-te há 14 anos vendendo artigos do Brasil, tem tudo isso e muito mais.

aproveitem a estação com os eventos da cidade e da comunidade. Um ótimo canada day para todos e parabéns a esse belo país que nos acolheu. tenham uma boa semana e até a próxima.

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 2

Page 3: 2a Edição junho/2011

brazilian day Canadada redação

corpo na ponta do pé, gingado e muito treino. Há quatro fi-

nais de semana cerca de 30 meninas, entre brasileiras, portuguesas, canadenses, ja-maicanas, entre outras, se re-únem para ensaiar por duas horas os passos do famoso ritmo de carnaval: o samba. Homens também se empe-

nham em aprender para fa-zer bonito no dia 05 de se-tembro de 2011, na 3ª edição do Brazilian day no canadá.

o show de carnaval na yonge-dundas square está

em planejamento. “se eu contar tudo, acaba a surpre-sa. estou muito animada, tenho sonhado com o even-to”, afirma yara Vasconcelos, assistente de direção artística e de elenco do Brazilian day canada 2011 responsável em treinar o grupo. É a terceira vez que a angolana faz parte da festa anual com satisfação.

no grande dia, serão duas horas de espetáculo e, por

isso, o grupo de voluntários para dançar, entre homens e mulheres, ainda precisa aumentar. “Quem estiver interessado em participar da grande festa dançando, essa é a hora. Vai ser maravilho-so!”, convida yara. precisa-se de meninas altas, com mais de 1,70m de altura, e homens com mais de 1,75, especifica ela.

apesar do mistério, yara revelou alguns detalhes do

dia. o objetivo do show de carnaval, segundo ela, é exaltar a cultura bra-sileira sem vulgaridade. “Queremos fazer uma festa com classe. É para as pessoas admirarem essa arte”, ressal-ta a angolana com alma de brasileira. Uma mistura de ballet com samba pode acontecer e um grupo de homens dançando como malandros promete agradar ao público feminino.

as fantasias, algumas sen-do trazidas do Brasil, irão dar o luxo ao carnaval. e como na dança o ritmo de-pende da música, é feito um trabalho em conjunto com a Batucada carioca, do mestre Maninho costa.

os ensaios incluem treino aeróbico no início, para dar condicionamento às meni-nas, aula de samba, ballet e desfile, os dois últimos para aprender a ter uma boa pos-tura para carregar as fanta-sias. além disso, yara sugere que a alimentação seja ba-lanceada e outros exercícios físicos diários.

“É muito trabalho, mas o resultado vale a pena. só de olhar que os voluntários es-tão tão felizes de participar e lembrar da comunidade reunida, no dia, e celebran-do”, assume a dançarina, que chegou no canadá há 12 anos e teve a música e a dança como seu refúgio no país.

O esplendor do carnaval brasileiro na Yonge-DundasBrazilian Day Canada 2011 recruta voluntários para fazer parte do espetáculo de samba

Voluntárias e professora em um domingo de ensaios no Axé Capoeira

Quem estiver interessado em

participar da grande festa dançando,

essa é a hora. Vai ser maravilhoso! [...] Precisa-se de meninas altas, com

mais de 1,70m de altura, e homens com mais

de 1,75m

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 3 |

Page 4: 2a Edição junho/2011

CanadÁ | CanaDada redação

UMa pUBlicaÇÃo do Brasilnews pUBlisHer inc.

todos os direitos reservados® www.brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe road.toronto, on - canada - M9B 2a8

tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

editora-chefe: Carolina [email protected]

administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

colaBoradores: Brian Bowen, carlos Valente, cleida steinmetz, cristiano de

oliveira, everalda sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred itioka, isis juliana neves-Müller, jandy sales, Márcio alves, Mauricio dreher, olavo Queiroz, otilia reis, rafaela

Freitas, renato takahashi, rodolfo torres, saul porto, solange escosteguy cardoso, stéphanie

pires e steve philipp

próxiMa ediÇÃo: 12/07/2011

colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal.

É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do Brasilnews.

expediente | mastheaD

Parabéns ao Canadá!o aniversário de 144 anos do Canadá terá muita música, expressões culturais e fogos de artifício

no dia 1º de julho se comemora, anual-mente, o dia da in-

dependência do canadá. É um feriado repleto de even-tos, como desfiles, fogos de artifício, shows e festas ao ar livre com ampla participa-ção popular em todo o país.

a comemoração oficial deste ano na Mel lastman square, na 5100 yonge st, contará com artistas de rua, malabaristas, mágicos e músicos entre 17h e 20h. em seguida, o show de ray robinson tomará a atenção

dos presentes e, às 21h25 o grupo King sunshine. tudo com entrada gratuita. a es-petacular queima de fogos vai ocorrer às 22h15.

a quinta anual celebração multicultural do canada day será na yonge-dundas square. com início com o hino canadense, a festa se-gue com apresentações de danças da europa, canadá, américa do sul, central e Ásia, cada um com 30 min de performance. Haverá também comidas, artes vi-suais e mais de cada um das culturas que ajudam a com-por o canadá. Às 19h, uma festa de dança Bollywood ocorrerá na praça e todos poderão aderir e aprender a dança.

no Harbourfront, a co-memoração terá música, comida, artes e ativida-des familiares. os grupos toronto all-star Big Band,

the complaints choir e luke doucet irão se apre-sentar, assim como hip-hop karaokê. Haverá aulas de cozinhar para crianças e, em busca de quebrar o re-corde mundial de camadas de bolo, ocorrerá a constru-ção de um bolo de moran-go de 300 camadas. depois do julgamento, o bolo será

servido.a c omu n i d a d e d a

lawrence ave. west come-mora no amesbury park. as festividades incluem chá, panquecas, entretenimento e, à noite, queima de fogos. na nathan phillips square, haverá a osquestra paul read durante a noite.

É escolher e aproveitar!

A comemoração oficial deste ano

na Mel Lastman Square, na 5100 Yonge St, contará

com artistas de rua, malabaristas, mágicos e

músicos entre 17h e 20h

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 4

Page 5: 2a Edição junho/2011

Tratamento Marroquino

MIRIAN C A b e l e I R e I R Ab R A s I l e I R A

* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Depilação * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTesANTes DePOIsDePOIsElza (647) 968.4702

Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino E-mail: [email protected] Orkut: Habito Estetica Facial e Corporal

TRATAMENTO CORPORALDrenagem Linfatica, Peeling Diamante, Estrias, gordura localizada, celulite, flacidez , Redução de medidas, Gessoterapia, Argilaterapia, massagem pedras quentes, bambu, roller, velas, lenço, concha, pinda chinesa, toalhas quentes, ultrassom, Vacco, Edermo, Manthus, Microcorrentes, Pré e Pós-operatório (Cirurgia Plástica e Gestante)

Promoçãode Verão:HIDRATAÇÃO PROFUNDA E

BANHO DE LUA

TRATAMENTO FACIALLimpeza de pele profunda, Peeling Diamante, mancha, lifting biomatriz de Colageno, hidratação, nutrição, Acne, Pré e Pós-operatório (Cirurgia Plástica e Gestante), Alta Frequência, Ionizador, Desencruste, Eletrolifting e galvano, Microcorrentes, Vacuoterapia e eletrosucção, Vaporizador.

AVISOO Jornal BrasilNews mudou de endereço!

390 Burnhamthorpe Road. Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171w w w. b r a s i l n e w s . c a

CanadÁ | CanaDada redação

Luanda Jones no Jazz Festival 2011

Minutos antes de encontrar lu-anda jones pa-

ra uma entrevista, ela es-tava em mais um dos mo-mentos “inspiracionais” de sua vida. “já vou sair, estou terminando de gravar uma música”, avisa ela. a carioca que é bossa, jazz e funk ao mesmo tempo, e ainda uma mistura com Maracatu e ro-ck, acaba de voltar da euro-pa com ideias fervilhando na cabeça. “na viagem, fiz cinco músicas para o próximo cd”, conta ela.

Filha de músicos, ela diz não ter sido difícil seguir a carreira. aos oito anos dava “canja” nos shows da mãe e, no pouco tempo de vivência em toronto (chegou há seis anos), já conquistou o pú-blico canadense. “no show no The rex que fiz logo que

voltei da europa, as pessoas vieram falar que estavam felizes com o meu retorno. percebi que eu tenho parti-cipação no meio musical em toronto”, assume.

e a agenda começa logo a ficar ocupada. como par-te do jazz Festival 2011 em toronto, no dia 24 de ju-nho, luanda fará um duo com ian de souza, no lula lounge. “será um duo de baixo e voz, e também to-carei violão. será intimista e diferente”, define. no dia 25 de junho, no Quotes Bar, ela se juntará a Gord sheard no piano, roberto occhipinti e Geroge Koller no baixo, o brasileiro Maninho costa na percussão e Mark Kelson na bateria.

apesar o tempo de car-reira, o primeiro cd de luanda, “aquarela”, só saiu

no ano passado com o su-porte financeiro do governo canadense, a quem é muito grata. Bons amigos como aline Morales, Maninho costa, luiz simão fazem parte do trabalho, além de sua e seu pai. as composi-ções, com influência de sua vida no canadá, refletem acontecimentos de sua vida.

a cantora conta que até hoje seu cd é vendido e toca nas rádios canadenses. o canadá, para ela, signifi-cou amadurecimento, aco-lhimento e oportunidade. “eu amo o canadá. ainda não sinto o rio de janeiro me chamando de volta, mas quando minha música esti-ver resolvida no mundo, vou

para a minha cidade”, afirma.além de inspiração, a via-

gem pela europa serviu de aprendizado. em todo canto, portugal, França, inglaterra, a carioca achou conterrâne-os, amantes da música brasi-leira e estudiosos. “isso que é o legal da música brasileira, está em todos os lugares”, re-flete a cantora e compositora. outras informações, acesse luandajones.com

no td jazz Festival de 2011, que vai do dia 24 de junho a 03 de julho, outros brasileiros marcarão presen-ça: Maninho costa, como dito anteriormente; eliane elias; e Bossa três. datas, horários e preços dos shows, acesse torontojazz.com

Depois de cinco meses na europa, cantora e compositora volta revigorada para toronto

Foto

: KeV

in jo

nes

Luanda Jones propôs um duo com o baixista Ian de Souza

FAST NEWS

Ottawa move-se para acabar com greve dos correiosGoverno Ontário espera que a ameaça de uma legislação force os grevistas a voltar a trabalhar. As entregas de correspondências foram parali-sadas em todo o Canadá.declarando que os dois lados tiveram uma “am-pla quantidade de tempo” para chegar a um acordo, a ministra do trabalho, Lisa Raitt, disse está pronta para forçar o final da greve usan-do a lei que ela apresentou na segunda-feira. A proposta de lei é que um árbitro escolha entre a oferta dos empresários e do sindicato, um cená-rio que poderia deixar um dos dois lados como perdedor.Apesar do otimismo de Raitt depois de receber de receber denis Lemelin, chefe da União dos trabalhadores dos Correios do Canadá, e Cana-da post CeO deepak Chopra, as partes parecem paradas em suas posições, com nenhum dos la-dos dis-postos a ceder. Com re-c e i t a s em que-da e os volumes de cor-reio em declínio devido a outros meios de comunica-ção, Canada post quer cortar custos trabalhistas. O sindicato está em uma posição legal de greve desde 25 de maio.

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 5 |

Page 6: 2a Edição junho/2011

Juliano Maia 647 991-5192 [email protected]

transmito, a seguir, informações da secretaria da receita Federal sobre operações de remessa de bens e/ou bagagem desacompanhada para o Brasil

Legislação de envio de bens para o Brasil

a legislação brasileira estabelece que, p ar a o e nv i o

de encomendas, sejam utilizados o serviço postal, companhias aéreas ou empresas de “courier”, não sendo permitido o envio de encomendas por via marítima, nem mesmo de compras realizadas pela internet. aplica-se o regime de tributação simplificada (rts), havendo tributação de 60% do valor do bem na fatura comercial – acrescidos dos custos com transporte e seguro – até o limite de Usd 3.000,00. se a encomenda for enviada pelos correios e tiver valor inferior a Usd 500,00, o imposto poderá ser pago no momento da retirada, sem nenhuma formalidade aduaneira. para bens acima desse valor, o destinatário d e v e r á a p r e s e n t a r documento denominado “declaração simplificada de importação” (dsi). Há previsão de isenção de pagamento de tributos nas seguintes hipóteses: ӹ encomendas com valor

menor de Usd 50,00, des-de que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas; ӹ medicamentos, des-

de que transportados por serviço postal, destina-dos a pessoa física e diante de apresentação de receita médica no momento da liberação; ӹ livros, jornais, revistas e

periódicos impressos em papel.

obs: o rts não se apli-ca à importação de bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria.

Há atualmente, sobretu-do na alfândega do porto de santos/sp, caixas ou encomendas com diver-sos tipos de mercadorias retidas por não estarem amparadas no conceito de bagagem e não possuírem o documento chamado de “conhecimento de carga”, ou “Bill of lading” (Bl), documento que comprova a posse e a propriedade. Muitas dessas encomendas foram transportadas em contêineres junto à mobília de viajante que estava sendo transferido definitivamente para o Brasil, contrariando a legislação.

com vistas a melhor orientar a comunidade brasileira residente no exte-rior, deve ser recomendada aos interessados consulta ao sítio da receita Federal sobre o tema (www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm), onde constam as re-gras do regime tributário simplificado.

comunicadoa alFÂndeGa da receita Federal do Brasil, em razão de ope-rações de fiscalização que constataram a ocorrência de irregularidades prati-cadas nas operações de remessa de bens e/ou de bagagens desacompanha-das, acondicionadas em contêineres transportados por navios oriundos dos estados Unidos da américa e descarregados nos portos brasileiros, coMUnica:

a) não é permitida a “re-messa de encomendas”, seja para parentes, amigos ou para si próprio, transpor-tada por navio. a legislação brasileira obriga a utiliza-ção dos serviços de correio ou de empresas de remes-sa expressa (“courier”), devidamente autorizados para isso. estas empresas providenciarão a liberação da carga junto à alfândega, mediante o pagamento dos tributos, quando devidos. encoMendas remeti-das por via marítima se-rão apreendidas pela receita Federal do Brasil.

b) não existe empresa habilitada no Brasil, muito menos transportador marí-timo internacional, respon-sável por logística de trans-porte de encomendas que inclua a retirada e a entrega de volumes em regime “por-ta à porta”, desde os estados Unidos da américa até o Brasil. portanto, a oferta desse serviço, por qualquer empresa ou intermediário é ilegal. FiQUe atento!

c) para ut i l i zar o

transporte marítimo, tanto para o envio de “bagagem desacompanhada”, quanto de “mudança” em razão de transferência de residência para o Brasil, o remetente e o destinatário deve ser a mesma pessoa. no ato da entrega dessa carga na ori-gem, o transportador deve-rá informá-lo o número do contêiner que a acondicio-nará e o nome do navio no qual será embarcado.

conFirMe, coMpro-Ve, Fiscalize a veracida-de dessas informações.

d) os dados indicados no item anterior constarão do documento a ser en-tregue pelo transportador marítimo ao embarcador, que é a única garantia de propriedade dos volumes transportados, válida para desembaraço da carga no Brasil, denominado de

“conhecimento de carga”, ou “Bill of landing” (Bl), emitido pelo próprio ar-mador ou seu representan-te, agente de carga por ele autorizado.

serÁ exiGida a sUa apresentaÇÃo eM Via oriGinal para for-malizar o regular despacho aduaneiro.

e) para a comprovação da condição de “bagagem desacompanhada”, serão exigidos o BilHete de ViaGeM do passageiro e seu passaporte.

f) caso se trate de “mu-dança”, além desses docu-mentos, serão exigidos, ainda, uma relação de bens e coMproVante de residÊncia no exterior.

g) o desembaraço adu-aneiro é formalizado no documento de liberação

dos bens denominado “declaração simplificada de importação” (dsi), registrado no sistema da receita Federal do Brasil, elaborado pelo próprio passaGeiro ou por des-pachante aduaneiro por

ele autorizado.h) em caso de dúvidas,

sobre procedimentos, le-gislação e documentação necessária, recomendamos consUltar o sÍtio da receita Federal do Brasil (rFB) no seguinte endereço eletrônico: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/Viajantes/default.htm"

Ester Sanches-Naek é membro do 1º Conselho de Representan-tes de Brasileiros no Exterior (CRBE). A brasileira mora em Connecticut, EUA, onde desen-volve trabalhos voluntários.

Há atualmente, sobretudo na

Alfândega do Porto de Santos/SP, caixas ou

encomendas com diversos tipos de mercadorias

retidas por não estarem amparadas no

conceito de bagagem

Não é permitida a “remessa de encomendas”, seja para parentes, amigos ou para si próprio, transportada por navio

brasileiros no exteriorpor ester sanches-naek [email protected]

Espaço cedido pelo Brasil News ao Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE)

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 6

Page 7: 2a Edição junho/2011

direto de brasíliapor rodolfo torres [email protected]

a saída de antonio palocci da casa civil e o aumento

da inflação não foram ca-pazes de abalar a avaliação positiva do governo dilma rousseff. pelo menos é o que aponta levantamento do instituto datafolha, que ouviu 2.188 pessoas entre os dias nove e dez de junho.

de acordo com o estu-do, 49% dos entrevistados consideram a gestão dilma como ótima ou boa. no último levantamento, feito em março, 47% aprovavam o governo federal. a mar-gem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

além disso, a pesquisa destaca que 64% dos bra-sileiros consideram que o ex-presidente lula deveria mesmo participar das de-cisões de dilma. “Quatro de cada cinco pessoas acre-ditam inclusive que o ex-presidente já esteja fazendo

exatamente isso”, afirma o jornal Folha de S. Paulo.

ou seja, a julgar pelas pesquisas, a primeira vi-tória da oposição não se traduz em desgaste da pre-sidente da república. Mas parece que ninguém espera grandes ações políticas por parte da minoria. o pessoal comenta que o grande de-safio do governo dilma é o pMdB. para renato janine ribeiro, professor de Ética e Filosofia política da Usp, nunca na história deste país um vice-presidente apitou

tanto.colaborando com esse

discurso, aparece o ex-mi-nistro da Fazenda da era FHc, pedro Malan, em ar-tigo publicado no Estadão. o trecho é turvo, mas talvez alguém entenda...

“Um estrangeiro, olhando o tamanho da base de sus-tentação política do atu-al governo no congresso nacional, poderia achar que os mais de 70% de apoio ao governo permitiriam ao executivo um navegar tranquilo pelas águas da política, assegurando a go-vernabilidade e a harmonia com o legislativo. Mas, como notou Bobbio ‘nos países não apenas capazes de formar um governo, mas de efetivamente governar, existe uma relação entre grupos e programas em torno de certas questões de fundo... (Mas) num sistema de partidos complicados, onde por governabilidade se

entende até a difícil opera-ção de formar um governo, não se fazem alianças com base em opções de fundo... (Mas através de proces-sos) que por vezes tornam impossíveis as opções de fundo’”.

ora, se a oposição não consegue vencer a batalha política, deveria ao menos profissionalizar sua estrutu-ra de comunicação (atual-mente entregue a políticos que acham que conhecem do ofício) para alardear as agonias da economia que estão chegando a galope.

Basta perder a vergonha de se fazer entender e expli-car que se a tal da inflação voltar, o churrasquinho do fim de semana terá menos pica-nha e mais lingui-ça. sem contar, é c la-ro, que

uma economia enfraque-cida impede a realização de concursos públicos. e se existe uma coisa no Brasil que funciona como uma verdadeira carta de alforria para a selvageria da inicia-tiva privada, essa coisa é um emprego público (excelente para o funcionário e nem tanto assim para o público).

enfim, parece que a cri-se política se foi e agora é cruzar os dedos e esperar

que o bolso não seja tão maltratado nos próximos meses. o governo, ao que tudo indica, já trabalha normalmente.

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rodolfo Torres trabalhou na revista Ca-ros Amigos (São Paulo) e atual-mente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma

agência da ONU e repórter – espe-

cializado em tramitação legislativa – do site Congresso

em Foco.

Tudo na mais perfeita ordemPesquisa revela que o momento conturbado do governo Dilma não afetou a aceitação da população

Pesquisa destaca que 64% dos brasileiros

consideram que o ex-presidente Lula deveria

mesmo participar das decisões

de Dilma

De acordo com estudo, 49% dos entrevistados consideram a gestão

Dilma como ótima ou boa

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 7 |

Page 8: 2a Edição junho/2011

negóCios | Businesspor cleida steinmetz [email protected]

Finanças | FinanCespor mauricio dreher [email protected]

Linha direta

Investindo a longo prazo: asset allocation passa a ser crítico

rede social

o Facebook já não está mais com a bola toda, pois vem perdendo força nos estados Unidos e no canadá. Mas segue crescendo em nível global graças ao avanço na américa latina, princi-palmente no Brasil. o país registrou os melhores resul-tados na américa latina, passando de 17,1 milhões de usuários em abril para 19 milhões em maio. na contramão, 6 milhões de americanos deixaram a re-de social no mês de maio. assim, a nação onde surgiu a empresa passou de 155,2 milhões para 149,4 milhões de adeptos.

férias de verão

Quem ainda está planejan-do o que fazer nestas férias de verão, uma boa notícia: a Bing travel diz que os locais mais baratos nos estados Unidos para viajar são

orlando, Boston, denver e las Vegas. algumas passa-gens aéreas para esses locais teriam baixado em relação ao verão do ano passado. difícil acreditar, quando só o que se vê são aumentos de preços em quase tudo que se consome. ainda assim a travelocity, agência de via-gem online, recomenda fa-zer uma boa pesquisa antes de bater o martelo na com-pra de passagens aéreas.

não fazer nada!

Quem se distrai por cinco minutos a cada hora du-rante o trabalho corre me-nor risco de estresse e isso ajuda a aumentar a capaci-dade e a criatividade. essa conclusão foi apresentada por um psicólogo alemão especializado em economia, chamado rainer wieland. professor da Universidade de wuppertal, ele apresen-tou sua teoria à imprensa e defende que “não fazer

nada” tem uma função muito importante den-tro do balanço diário de trabalho das pessoas. ele o identifica como um mo-mento de recuperação, que permite melhorar o cum-primento das tarefas.

compra online

de jeito que a tecnologia vem avançando, em breve poderemos usar nosso te-lefone celular para pagar por compras online. a Visa, maior rede mundial de processamento de cartões de crédito e débito, já está trabalhando para tornar isso uma realidade. com a novidade, os cartões tradi-cionais devem, aos poucos, desaparecer do mapa.

compra online ii

o sistema digital de paga-mento, porém, ainda está sendo desenvolvido em par-ceria com grandes bancos

norte-americanos e internacionais. os parceiros incluem Us Bancorp, pnc Financial services, regions Financial, BB&t, td Bank e a divisão norte-americana do banco Barclays.

empréstimo literário

seguindo os passos da sua maior rival, a americana Barnes & noble, a amazon vai começar a permitir que usuários de seu aparelho de leitura Kindle peguem emprestado livros digitais na américa do norte até o final deste ano. ela quer acelerar a adoção do apa-relho pelo mercado. Maior companhia de varejo on-line do mundo em vendas, a amazon informou que os usuários do Kindle poderão emprestar livros de 11 mil bibliotecas.

empréstimo literário ii

a iniciativa da amazon visa a se proteger de rivais como o nook, da rede de livrarias Barnes & noble, e o ipad, da apple. a Barnes tomou a dianteira e já lan-çou o empréstimo de livros eletrônicos na mesma época em que lançou o nook, em outubro de 2009.

Quer escrever um livro?

escrever um livro é o sonho de muitas pessoas, mas elas geralmente não sabem por onde começar. Foi para responder a questões como essas que o escritor, consul-tor e editor brasileiro paulo tedesco criou um curso totalmente online onde ensina o be-a-bá de como

produzir um livro. através de casos práticos e objeti-

vos do mundo gráfico, edi-torial e digital, apresenta as mais modernas ferramentas para que autor e obra con-quistem espaço no merca-do. o principal objetivo é instrumentar o aluno para a publicação do conteúdo escrito em suporte digital e papel, permitindo a busca da qualidade na apresenta-ção final do texto e no en-tendimento das dinâmicas de mercado. interessados no curso podem se inscre-ver no website www.oficina-dolivroonline.com.

Cleida Steinmetz é gaúcha, for-mada em Jornalismo pela Uni-versidade do Vale do Sinos e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada na área de negó-cios, no Canadá tem a licença de Agente de Mortgage na provín-cia de Ontário e escreve textos na área econômica para jornais, blogs e terceirizados.

se você é um típico adulto, pensando so-bre sua situação fi-

nanceira e aposentadoria, você precisa se envolver com a ideia de “Asset Allo-cation”. isso é simplesmen-te como você faz a alocação do seu dinheiro em percen-tual de quanto é investido em cada classe. Um con-ceito básico para aposenta-doria é: quanto mais afas-tado da sua aposentado-ria você está, mais tempo você tem para seu capital crescer. portanto, enquan-to você é jovem, você po-de alocar mais capital em investimentos agressivos com a intenção de que ele cresça mais rápido, e pro-duza mais rendimentos do que outros investimentos considerados conservado-res. além disso, devido ao longo prazo, investimentos

agressivos tem mais tempo de recuperação se ele, por-ventura, tiver um período de baixa.

a classe principal quan-do se pensa em maior risco e maior rendimento seria “Equities”. esta classe ti-picamente tem rendimen-tos maiores do que outras classes mais conservado-ras, principalmente a lon-go prazo, digamos 10 anos.

porém, equities nem sempre têm rendimentos maiores que outras classes, e du-rante o período de 2008-2009, tiveram o pior resul-tado nas últimas décadas. Historicamente, contudo, equities têm retornos me-lhores ao longo do tempo.

dentro da perspectiva de Asset Allocation, uma for-ma do investidor pensar é através da sua idade e usá-la como um guia para a alo-cação de classes. Um mode-lo típico para alguém com idade entre 21 e 30 anos, seria usar o Asset Allocation como abaixo:

ASSEt ALLoCAtIoNIDADE 21-30 ӹ emerging Markets,

resources, precious Metals, etc. = 10% ӹ equities = 70% ӹ Bonds = 20%

observe o baixo percentu-al de bonds dentro do mo-delo de alocação para uma pessoa jovem. no momento em que você ficar mais ido-so, geralmente o percen-tual de “fixed income” irá aumentar, e o percentual de equities irá diminuir. da mesma forma, quando mais jovem, outras clas-ses poderão ser incluídas para a diversificação, como por exemplo, emerging Markets, resources ou precious Metals.

para investidores com ida-de entre 45 e 60, o modelo de asset allocation pode ser como o abaixo:

ASSEt ALLoCAtIoNIDADE 45-60 ӹ equities = 40% ӹ Bonds = 30% ӹ real estate Funds = 20% ӹ cash = 10%

Um cuidado a ser toma-do é de não seguir os exem-plos acima como a regra, pois cada pessoa tem seus próprios objetivos, tole-rância ao risco, dificulda-des, tempo, situação sobre impostos e circunstâncias únicas que devem ser con-sideradas quando se cria um modelo de asset alloca-tion. esse modelos devem ser criados em conjunto com um investment policy statement. portanto, é me-lhor você trabalhar com um cFp - certified Financial planner o qual irá ajudar a formular estes documen-tos, implementar o modelo, além de manter o investi-dor dentro da estratégia de investimentos pertinente a cada indivíduo.

como uma ideia para Asset Allocation, inicie atra-vés do uso da velha frase:

“não coloque todos os ovos na mesma cesta”.até a próxima...

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiência na in-dústria financeira, tendo certifi-cação reconhecida internacional-mente como Certified Financial Planner. Trabalha com Investi-mentos e Seguros, com ênfase em estratégias de Redução de Impostos na Canfin Financial Group. Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell: (416) 876-3644

as declarações contidas neste ar-tigo são baseadas em material que acredita-se ser confiável e serve apenas para a informação geral. onde estas declarações são basea-das no todo ou em parte em infor-mações providas por terceiros, elas não têm a garantia de serem corre-tas ou completas. as informações não têm a intenção de prover con-selho específico ou personalizado incluindo, sem limitações, inves-timento, financeiro, legal, contábil ou de impostos.

historicamente, equities têm retornos melhores ao longo do tempo

No momento em que você ficar mais idoso, geralmente

o percentual de “fixed income” irá aumentar, e o percentual de equities irá diminuir. Da mesma

forma, quando mais jovem, outras classes poderão ser

incluídas para a diversificação

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 8

Page 9: 2a Edição junho/2011

Cotidiano | everyDay liFepor stéphanie pires  [email protected]

Vou-me embora para Pasárgada. Lá, sou amiga do Rei

a vida em um resort é quase como o que imagino ter sido a

de um faraó. Mais um pou-co e você teria um servo se-minu a seu lado te abanan-do com um gigante leque de plumas. É literalmente a filosofia de sombra e água fresca, um mundo onde seu maior dilema é decidir entre mar e piscina, lagos-ta e camarão, piña colada e cosmopolitan.

Um contexto de alegrias, como talvez ocorreria em uma utópica terra comu-nista com divisão de mor-domias. pode ser que você não se acostume com o tra-vesseiro e sinta falta de um armário com mais roupas. no entanto, tirando a leve hierarquia de suítes e a su-til diferença de tratamento entre “gorjeteiros” e mãos de vaca, em resorts, todo hóspede é rei ou, ao menos, amigo de um.

a mágica deste negócio é que se paga antes pelo “tudo incluído”. daqui que você pise no paraíso das cinco estrelas, já terá esquecido

a dor na poupança. o cére-bro interpreta os consumos como presentes, maquia seus produtos com o brilho do gratuito. e se você ainda consegue fugir do pacote pré-adquirido, também só precisa arcar depois com os custos – basta entregar ao vendedor o número do seu quarto (não da sua conta).

Quando não há que se coçar o bolso na hora das compras, raramente lembra-se de fazer somas. portanto, você gasta, gasta, faz o dinheiro rolar solto do jeito que o capitalismo ama. e quem é que não se entrega em uma circunstân-cia dessas, com funcionários por toda parte, treinados para serem só sorrisos? de

algum jeito há sempre um que fala sua língua e enten-de seus sinais o suficiente para saciar seus desejos, entregá-los de bandeja.

se o resort ainda fica no México e você é brasileiro(a), leve sua coroa, porque a sensação realmen-te é de ser da corte, ou, no mínimo, pop star. por onde se passa, alguém reconhece o português sendo falado, grita “Brasil!”, oferece drink, petisco, carona, desconto, e puxa papo sobre calor, fute-bol, fio dental e samba.

o problema é que o tem-po não pára nem se alonga quando se está na vida boa. Uma hora tem que ser o seu momento de re-arrumar as malas, fazer o check-out... acertar as contas! para os que se mantiveram no “tudo incluído” (acredite, é difícil e raro), o aperto no coração é apenas por ser forçado a abdicar do trono.

a dor só é mais aguda para quem ultrapassou a li-nha do pré-pago no consu-mo. além de perder a coroa, ainda há que abrir a carteira

e sentir a mini-falência que chega por ter gasto insanos 150 dólares só em fotos com golfinhos, além de outras tantas fortuninhas investi-das em artefatos, presentes, excursões. nessas horas, ser brasileiro é desvantagem,

considerando que o valor final da dívida pesa quase o dobro em modestos reais.

então, você chega em casa. rico de lembranças e histórias, pobre na pou-pança, mais gordo na pan-ça. começa a dieta, volta

ao trabalho, redescobre como não ser uma Very important person. É que quando se deixa pasárgada, perde-se o privilégio de ser amigo do rei. no mundo de verdade, aceite... você é plebe.

Se o resort ainda fica no México e

você é brasileiro(a), leve sua coroa, porque a sensação realmente é de

ser da corte, ou, no mínimo, pop star

Noite do Forró

www.brazildanceworld.com  (647) 201-3974

Forro  Zouk  Samba  SalsaAulas gratuitas 9 às 9:30 pm Toda terceira Sexta do mês

no El Rancho15 de julho

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 9 |

Page 10: 2a Edição junho/2011

Comunidade | Communitypor carolina ladeiRA  [email protected]

Quem andou pela dundas west nos últimos dias se inco-

modou com as intermináveis obras. É mesmo ruim convi-ver com construções, mas o bom resultado virá em breve. Árvores serão plantadas pela prefeitura e as calçadas reno-vadas, segundo carlos dor-nelas, secretário da diretoria da dundas west Bia (Busi-ness improvement area). Um grande conquista para comerciantes e moradores da área.

“Há dois anos os trilhos do streetcar foram renova-dos, em seguida a mudança de encanamento e, agora, a renovação das calçadas”, re-lembra carlos, acrescentan-do que as obras terminarão depois do estabelecido. após isso, existe uma moratória que proíbe que ações como esta sejam realizadas nos cin-co anos seguintes ao térmi-no da obra, o que garantirá à população e ao comércio calmaria na área. Há apenas

alguns locais de emergência que terão o encanamento trocado, antes da reforma das calçadas.

por conta do atraso do término da obra, mais de 50 árvores serão plantadas por conta da prefeitura, uma vitória da associação da dundas west (área en-tre lansdowne e rusholme road) e da vereadora ana Bailão. e ainda terá o uso de um concreto especial ao re-dor das plantas que permite o escoamento da água e faz com que cresça de forma

saudável. a atenção dada ao local

terá reflexos como a valo-rização da área, que já vem mudando de perfil, analisa carlos. “prédios estão sendo construídos, todos os estabe-lecimentos disponíveis alu-gados, entre outros”. a insta-lação de uma nova delegacia na dovencourt é outro ponto que trará benefícios como a diminuição da criminalida-de. agora é esperar para ver a região, com forte presença de portugueses e brasileiros, mudar para melhor!

Quatro ambientes, quatro bandas, 2 dj’s, área de ali-

mentação, tendas promo-cionais... essa é a grande estrutura que será monta-da para receber o Brazil Fo-lia no dia 09 de julho, sába-do, a partir das 15h até 2h, na 99 sudbury st (na inter-seção da Queen com a do-vencourt), em toronto.

É pretendido um dia in-teiro de folia para “reunir a comunidade em um dia de evento brasileiro. reunir também os músicos, ban-das, artistas”, vibra Gustavo Medina, organizador do Brazil Folia. Há três anos o evento ocorreu anualmen-te com o nome de Brahma Folia, mas Gustavo explica que a diferença não será so-mente no nome. “os even-tos anteriores não tinham a ideia como esse próximo”, promete o brasileiro.

as quatro bandas serão: roda de samba, lidera-da por Betty santos, que

tocará samba brasileiro de raiz; aline Morales & Forró nite, com todos os tipos de forró pé de serra; escola de samba de toronto, liderada por alan Hetherington, que acabou de voltar de uma turnê em vários estados no Brasil; Banda simpatia, que terá seus sete integrantes, com samba, axé e pagode. os dj’s serão zico e Vice.

também haverá a perfor-mance de dançarinos.

os ingressos anteci-pados custam $20 e po-dem ser encontrados no Brasil remittance ou rio 40º. na porta do evento, custará $30. Vendas on-line em www.brazilfolia.com outras informa-ções, Gustavo Medina 647.449.1171.

Uma nova Dundas West Brazil Folia agita Torontoum dia inteiro de samba, axé, forró e muito mais

Dundas West em obras altera o trânsito local

revitalização vai valorizar a área

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 10

Page 11: 2a Edição junho/2011

anuncie aqui: brasi lnews@brasi lnews.ca

Conexão europapor isis juliana neves-müller    [email protected]

isacc newton já dizia que se quisermos ver mais longe temos que

nos apoiar nos ombros de gigantes. isso vale não só para a ciência, mas para di-versas outras áreas, como poesia, música e artes cê-nicas. o espetáculo “poe-ma Bar” presenteia os bra-sileiros que vivem na euro-pa com a poesia de Vinicius de Morais e Fernando pes-soa na atuação de alexan-dre Borges, que estreou com o pianista português joão Vasco acompanhados da cantora brasileira Monique.

os recentes trabalhos de alexandre foram na no-vela “tititi”, como jacques leclair, e no filme “Bossa nova”, e há algum tempo ele sonha em voltar aos palcos. sua última vez no teatro foi há oito anos, atu-ando em dois perdidos em uma noite suja, peça de plínio Marcos. a paixão do ator pela literatura e pelo teatro é antiga. em 1985, Borges estreou na peça Velhos Marinheiros, de jorge amado, do grupo de teatro Boi voador, dirigido por Ulysses cruz.

alexandre Borges está agora em portugal para apresentar a peça de teatro “eu te amo”, em que divide o palco com a atriz juliana

Martins. ambos dão vida a ‘paulo’ e ‘Maria’, dois perso-nagens unidos pela busca do amor. neste bate-papo com a colunista do Brasil news, em colônia, na alemanha, onde apresentou nos dias 09 e 10 de junho o espetáculo “poema Bar”, o versátil ator fala sobre seus projetos internacionais e o retorno ao teatro. confira.

Como surgiu a ideia do “Poema Bar”? A ideia foi originalmente pensada pe-lo João Vasco, pianista de Lisboa. Ele me ligou dizen-do que tinha esse projeto Luso-Brasileiro com a in-tenção de unir a poesia do Fernando Pessoa com a de um poeta brasileiro recita-da por mim, juntamente com a voz de uma cantora brasileira. Quando surgiu a possibilidade de fazer a pe-ça “Eu te Amo” em Lisboa, eu liguei para o João e falei que seria uma oportunidade de nos unirmos. Planejamos

juntos uma estrutura míni-ma para o espetáculo, con-vidamos a cantora brasileira Monique, escolhemos músi-cas do Fado e as músicas do Vinicius e selecionamos uma das grandes composições de-le com o compositor erudi-to Brasileiro Santoro. O re-sultado foi esse intercâmbio Brasil-Portugal.

Por que Vinicius de Morais? Eu pensei logo ne-le por ser um nome não só conhecido pela Bossa Nova, mas também por ser um ar-tista que viajou muito e re-presenta um de nossos gran-des ídolos e mitos da poe-sia e da música brasileira. Vinicius é um grande poeta e merece essa homenagem. O espetáculo “Poema Bar” é só o início e abre portas para projetos ainda maiores em 2012.

Você conta com 26 anos de carreira na televisão, além de 28 filmes e várias pe-ças de teatro. onde você se sente melhor? Eu gosto de várias mídias e acho que uma pode ajudar a outra, são diversas linguagens, ve-ículos. O cinema será sem-pre uma arte nobre. Um fil-me viaja por festivais e de-pois de muitos anos temos a oportunidade de rever

esse trabalho. A televisão é a popularidade, no sentido de ser um ator que realmen-te se preocupa em transmi-tir sentimentos para pes-soas que muitas vezes não contam com outra alterna-tiva a não ser assistir uma novela. Então a responsa-bilidade social e cultural de uma novela, de uma televi-são, é imensa, e a populari-dade muito importante. Ela me ajuda em um projeto co-mo esse agora. Muitas pes-soas vieram para o “Poema Bar” porque me conhecem da TV, vieram conferir o

que seria esse trabalho e eu acabo mostrando uma outra faceta minha. O teatro é on-de eu comecei e é provavel-mente onde eu vou terminar minha carreira.

o espetáculo “Poema Bar” representa muito para os brasileiros que vivem na Europa, porque é uma ma-neira de termos contato ao vivo com a nossa poesia e nossa música. Haveria o interesse de um projeto voltado a comunidade bra-sileira no Canadá? Claro que sim, eu estou sempre

com as portas abertas. Eu te-ria o maior prazer em par-ticipar de um espetáculo no Canadá para a comunidade brasileira. Eu sou muito gra-to ao meu público brasileiro.

Isis Juliana Neves-Müller é pu-blicitária e jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Veio para To-ronto em 2002 e hoje mora na Alemanha, onde participa de um projeto do governo dando orientação e apoio aos imigran-tes, faz tradução de documen-tos e estuda Administração de empresas.

Alexandre Borges retorna aos palcosator brasileiro com 26 anos de carreira na televisão está na europa

Alexandre Borges na Bühne der

Kulturen, na Alemanha

Os recentes trabalhos de

Alexandre foram na novela “Tititi”, como Jacques

Leclair, e no filme “Bossa Nova”, e há algum tempo

sonha em voltar aos palcos

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 11 |

Page 12: 2a Edição junho/2011

destaques | highlightspor carolina ladeiRA  [email protected]

Foto

: tH

Ási

a o

liV

eira

Aniversários? Festas especiais? Eventos da comunidade brasileira? Mande suas fotos para [email protected] e

você poderá se surpreender ao vê-las aqui. Participem!

11/06Festa beneficente

Maestro Carlito Melo com Antonieta Lira, fundadora do Generous Hearts, e

Horácio Silva

17/06MELLOHAWK Logistics

recebe o cheque do prêmio “Small Business Big Impact Challenge” na Categoria Liderança

“Já foi uma honra ganhar, tínhamos

a responsabilidade de ajudar”, afirmou

Arnon, sobre a decisão de sortear um dos 15 finalistas e doar mil dólares. A empresa

sorteada foi a Civi-Side.

Arnon e Peter com os funcionários da

MELLOHAWK. Cada um recebeu um bônus.

O presidente Arnon Melo e o vice-presidente Peter Hawkins recebem o cheque de Christine

Williams, vice-presidente do Scotiabank.

08/06Café com

LetrasGrupo de

mulheres que compareceu e saiu satisfeito com a palestra

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 12

Page 13: 2a Edição junho/2011

Dr. Jose Olavo Queiroz & AssociadosOdontologia Geral, Cosmética e Implantes

Horário fl exível - atendemosaos sábados e no fi nal da tarde

Aceitamos a maioria dos seguros odontológicos

Facilidade de acesso

Variedade de serviços

Aceitamos novos pacientes

416 538 8338 1304 Dundas St. West, Toronto, ON [email protected]

DR. OLAVO É

FORMADO PELA PUC DE

CAMPINAS E ATUA COMO

DENSTISTA EM TORONTO

DESDE 1995

Um café com muitas letrasgrupo de amigas para troca de informações, ideias e dicas promete ajudar e unir brasileiras

a ideia do café com letras surgiu nos primeiros encon-

tros organizados por um pequeno grupo de amigas brasileiras. Há exatamente um ano, quando cheguei, éramos cerca de 20 mu-lheres. yone teixeira era a articuladora desses encon-tros que surgiram da sim-ples necessidade de conver-sar e trocar ideias.

o café do tititi foi cres-cendo e hoje já temos cer-ca de 100 nomes inscritos, sempre indicação de uma amiga que leva a outra. a coordenação, infor-mal, já passou pelas mãos de denise, sueli e agora catariana Matulis e Vera persson estão na liderança silenciosa e amiga. Hoje já temos uma página fechada no Facebook. nessa rede, circulam informações de utilidade como tirar man-chas, cursos, traduções,

avisos culturais etc. a soli-dariedade mostra o jeitinho brasileiro.

a cada encontro fui des-cobrindo não só uma enor-me necessidade de troca de ideias e amizade, como também ficou claro para mim o enorme potencial

que temos à mão e que po-díamos melhor aproveitar. comecei, então, a pensar numa fórmula em que to-das pudessem se beneficiar da experiência de cada uma.

pessoas que têm em

comum a mesma cultura, a mesma língua, a mesma maneira de ver o mundo e que dentro dessa alma coletiva têm e desenvol-vem a sua individualidade. Verificamos que, em cada um desses casos, há uma história bem sucedida de integração no canadá que passa, necessariamente, pela valorização de traços da nossa cultura. em outras palavras, você tem que ser um bom brasileiro para sua melhor integração em outra cultura, seja ela qual for.

Foi nessas conversas que descobri Guiomar campbell, uma ótima re-presentante da primeira leva de imigrantes e que conseguiu desenvolver e dar continuidade à sua carreira. sua palestra sobre técnicas de relaxamento e aroma-terapia foi um sucesso. ensinamentos práticos, pas-sados com enorme simpatia

e conhecimento, e no final pequenas surpresinhas de aromaterapia.

Mario, chefe do restau-rante cajú, comprou a ideia e ofereceu o espaço aberto só para o grupo. organizou uma saborosa mesa de café da manhã com um preço

super especial para o grupo.em setembro voltare-

mos com uma palestra de danielle lisboa , nossa Maestrina na orquestra de toronto. ela vai fazer um apanhado dos clássicos brasileiros até o chorinho, incluindo Villa lobos e

chiquinha Gonzaga. os temas serão os mais

variados e aceitamos su-gestões. a peculiaridade é que as palestras são em por-tuguês, mas todos os ami-gos do Brasil que queiram praticar o português, serão sempre muito bem-vindos.

Comunidade | Communitypor solange escosteguy cardoso

Palestra sobre técnicas de

relaxamento e aromaterapia foi um

sucesso. Ensinamentos práticos, passados

com enorme simpatia e conhecimento, e no

final pequenas surpresinhas

Solange Escosteguy Cardoso durante a palestra

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 13 |

Page 14: 2a Edição junho/2011

Aulas regulares: Segunda-Quinta14:00 -16:00 ou 16:00 -18:00 ou 18:30 -20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

Melhore seu Inglês! Melhore sua vida! � GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � Toeic preparation � Business english � ielTS preparation

$300/4 semanasMatricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de GRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

por carolina ladeiRA  [email protected]

espeCial | sPeCial

É comum ver os pais preocupados com o desempenho do fi-

lho na escola. Quando as reclamações de professo-res passam a ser frequentes e as notas estão baixas, pais se desesperam e se pergun-tam: o que posso fazer pa-ra ajudar meu filho? den-tre tantos motivos, o desin-teresse da criança pode ser causado pela não adaptação ao método de ensino.

Foi nessa situação que Guiomar campbell se viu com seu filho, adriano campbell. “ele estava na escola pública de língua francesa e não progredia, não participava e estava sempre na sala do diretor. ele é inteligente e esperto, então não entendia. a es-cola tinha 350 alunos, 33

por sala. não tinha como darem atenção para todas as crianças”, observa a mãe. depois de saber por uma amiga, ela pesquisou sobre a alpha alternative school, que existe desde 1972, e en-trou na fila de espera.

“a alpha dá a chance do aluno aprender no seu próprio ritmo com um ensino progressivo e de-mocrático. É baseada no

bem-sucedido sistema de summerHill, na inglaterra, em que há a intenção de dar liberdade e oportuni-dade do aluno decidir e re-solver seus conflitos num ambiente de apoio”, explica Guiomar, que é cantora. por ser pública, é de graça e, com a grande procura, há um sorteio e posterior lista de espera para entrar.

criatividade, participa-ção e diálogo são palavras-chave para um aprendizado mais natural, como exem-plifica Guiomar. “Uma vez cheguei para buscar o adriano e tinha alguém lançando aviões de papel de cima do telhado e as crian-ças correndo atrás. era um professor ensinando as leis da física na prática”, se di-verte ela, explicando que

a escola consegue ensinar sem formalidades e, por isso, as crianças não que-rem sair dali. adriano está há dois anos e teve uma ótima resposta ao método.

parte do toronto district school Board, a alpha dá a

opção da criança escolher qual aula quer assistir, são poucos alunos em uma sala de aula (10), que ainda se misturam com diferentes graus para as crianças aju-darem umas às outras, os exercícios são em sala e a

avaliação diferenciada de somente provas e exames.

pais na sala de aulaa forte presença dos pais na escola, como voluntá-rios, é outro ponto forte. Guiomar e seu marido,

A grande responsabilidade do aprendizado infantilalpha alternative school em toronto é uma escola progressiva e democrática que pode ser a forma de fazer seu filho se interessar pelos estudos

Uma vez cheguei para buscar o

Adriano e tinha alguém lançando aviões de papel de cima do telhado e as crianças correndo atrás.

Era um professor ensinando as leis da física na

prática

Foto

: ca

roli

na

la

dei

ra

Guiomar Campbell, mãe de Adriano, na foto da capa, se sente aliviada

com a melhora de desempenho do filho

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 14

Page 15: 2a Edição junho/2011

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

Broker/Corretor

FRANK PENNER647 221.2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 22 anos de experiência. Ligue para saber suas opções, mesmo não tendo o dinheiro da entrada.

Não perca!!$285,000 Não perca esta oportunidade de construir sua casa dos sonhos, neste lote 25 x 120 com planta de casa de 180 m² garagem, 4 quartos 3 banheiros, pronta para construir.

o melhor dos melhores... Todinho reformado. Apartamento com 2 quartos 2 banheiros suites com box de marmore e vidro, cozinha com balcão de granito, sala com lareira, lavanderia c/ piso de mármore, crown mouldg. Uma vista panorãmica maravilhosa, é somemte ver para crer. Prédio com piscina, academia, salão de festas, sauna, cancha de tenis, lava carro interno e muito mais.

22 anos de

experiência e

integridade

colin campbell, dão aulas de música e ritmos musi-cais e, assim, além de cola-borar com a escola, acom-panham de perto a evo-lução e o aprendizado do filho. aliás, muitos pais são voluntários e dessa forma a escola consegue funcionar melhor, já que o dinheiro do governo não é suficiente.

“É muito importante po-der participar ativamente do aprendizado do meu fi-lho. em outras escolas, não se pode nem entrar na sala de aula. eu aprendi a enten-der meu filho. em casa, eu sei como ajudá-lo. É grati-ficante. por isso digo que os pais precisam pesquisar e achar a melhor opção para seus filhos. existem mui-tas escolas, com diferentes metodologias, e uma delas vai se encaixar no perfil da sua criança”, aconselha a brasileira.

a alpha alternative school fica na 20 Brant st, toronto, perto da Queen com spadina. o ensino vai até o grau 6, e depois existe a alpha alternative ii, para quem desejar continuar no método.

Como a escola funciona? A Alpha foi fundada com a ideia de que a escola deve ser mais como uma família do que uma es-cola ou outra instituição. Portanto, tentamos ser uma família sem regras desnecessárias. Estamos constantemente nos perguntan-do como podemos fazer deste lugar mais amigável para as crianças e mais aberto e receptivo aos pais. Nós perguntamos para as crianças o que elas querem fazer e tenta-mos, de muitas formas, fazer com que esta seja uma escola democrática, em que o alu-no aprenda o que é necessário, mas de um modo divertido.

Quais são as diferenças com outras escolas? Nós ensinamos as mesmas dis-ciplinas e, muitas vezes, o modo como ensinamos é bastante similar ao encon-trado em outras boas escolas. É claro que matemática é matemática, porém a dife-rença é que damos às crianças um pouco de liberdade de escolha. Por exemplo, se elas dizem que não querem fazer uma aula em algum dado momento, nós podemos encontrar uma forma de ensinar o mes-mo conteúdo mais tarde ou de um jeito diferente. A participação dos pais também é uma coisa que exigimos aqui, inclusive

contamos muito com voluntários. Em um dia normal, é comum ver pais de alunos dentro da sala de aula ajudando as crian-ças. Caso eles não queiram ajudar dentro da sala de aula, pode fazer isso de outras formas, inclusive ajudando em nossas de-cisões. Sempre temos reuniões de pais onde decisões são tomadas por consenso e a taxa de frequência é sempre alta.

Quais são as vantagens da Alpha? Uma grande vantagem é que nós realmen-te ouvimos as crianças, tentamos fazer com que a escola funcione para eles. Ao invés

de tentar fazer as crianças se adaptarem à escola, nós fazemos com que a escola se adapte a eles. Por exemplo, se a crian-ça necessita de um tempo, pode sair da sala para dar uma volta; ou se quer fazer dinossauros o tempo todo, nós podemos encontrar uma forma de possibilitar isso. Nós temos crianças que tinham problemas de comportamento em outras escolas, po-rém não causam problemas aqui.

Foto

: ca

roli

na

la

dei

ra

A relação do professor Steve com os alunos é de amizade

Entrevista com Steve, professor da Alpha Alternative School

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 15 |

Page 16: 2a Edição junho/2011

Amigo do Brasil no mundoIndique uma pessoa que vista a camisa

brasileira e carregue o Brasil no coração! A condição é que não seja um brasileiro, mas que

tenha envolvimento com a cultura brasileira mundo afora, divulgando o país de diferentes

formas. Envie sua sugestão para [email protected]

Os dez mais indicados serão avaliados por uma comissão. Nesta edição, apresentamos o perfil

dos dois primeiros votados. O vencedor receberá o troféu “Amigo do Brasil no Mundo” no dia do

Brazilian Day Canada 2011.

amigo do brasil no mundopor carolina ladeiRA  [email protected]

Alex Bordokas Peter Hawkinsgrupo maracatu mar aberto

“eu amo o Brasil. Me sinto mui-to ligado atra-

vés do idioma, dos amigos – alguns se tornaram famí-lia – e através da cultura expressiva das pessoas. o que eu mais gosto são as amizades que fiz, além do forró, da capoeira, mara-catu, samba, a criatividade em todas as artes e a incrí-vel natureza em todos os lugares possíveis”, filoso-fa alex Bordokas, produ-tor cultural e estudioso em Brasil que planeja se mu-dar para lá ainda este ano.

a capoeira e um bom amigo brasileiro foram os responsáveis por apresen-tar o Brasil a alex. depois disso, ele morou por três anos no país, boa parte do tempo em Belo Horizonte. desde 2004, alex traba-lha com música brasilei-ra e festas, muitas delas envolvendo o Maracatu. ele já foi co-líder do Maracatu nunca antes e

agora possui o grupo de percussão afro-brasileira Maracatu Mar aberto.

Há quatro anos atrás, alex passou a promover a festa “Uma nota” no

canadá. “além de trazer a música brasileira de forma crua, traz o espírito das festas no Brasil. diversão despretensiosa, pessoas bonitas e muita música boa e beijos”, afirma o ca-nadense. como produtor cultural, ele faz manifes-tações culturais acontece-rem, sejam elas grandes ou pequenas.

alex já foi contratado por muitas empresas como consultor para campanhas de Marketing com pesqui-sa no Brasil. aliás, o Brasil e o canadá, para ele, não apresentam nenhuma di-ficuldade de convivência. “não há diferença para mim em termos de co-municação, estou à von-tade aqui como eu estou lá”, diz. o especialista em Brasil já deu palestra sobre a música brasileira na york University.

“eu sou uma pessoa que sonha grande e age localmente, facilmente adaptável a qualquer lu-gar no mundo. eu tenho uma paixão pela cultura e pelas artes”, se derrete alex. ele pode ser encon-trado às terças e quartas-feiras nas aulas regulares do Maracatu Mar aberto ou nos vários eventos que promove com a inten-ção de exaltar a cultura brasileira.

“ao longo dos anos, eu vi os sonhos de muitos brasi-

leiros se tornarem realida-de. Brasileiros não têm me-do. nunca pensam que algo não pode ser feito. por isso que eu e arnon Melo traba-lhamos bem como um time. ele acredita que tudo pode ser feito e eu acredito que tudo que fazemos nos leva-rá à falência”, brinca peter Hawkins, que se diz honra-do em adquirir o cpF bra-sileiro. ele vibra muito com a recente conquista.

nascido no canadá, peter conta que foi por acaso que se conheceu pelo Brasil. Há 20 anos, quando arnon disse que ele deveria visitar o país, ele só conhecia os clichês: praia, mulheres bo-nitas e violência. “eu acha-va que sabia de tudo. na primeira viagem ao rio de janeiro, são paulo e Manaus, descobri alguns dos lugares mais bonitos e conheci as pessoas mais generosas e

amigáveis da terra”, afir-ma ele, que faz aulas de português.

com a cr iação da MelloHawK logistics ao lado de arnon em toronto,

os dois assumiram a respon-sabilidade de esperanças e sonhos e de posses mate-riais quando a empresa faz o transporte dos valiosos pertences. “eu posso não ter andado nos sapatos brasilei-ros, mas eu já os transpor-tei”, brinca ele, que diz ter o país como sua segunda casa espiritual.

com o desenvolvimento

dos negócios com o Brasil, por prazer e negócios, o vice-presidente já foi ao país mais de 50 vezes e, claro, pretende morar um dia lá. apesar de possuir uma grande lista de lu-gares visitados, que in-clui Foz do iguaçú, parati, Florianópolis, Fernando de noronha, entre outros, ele afirma que ainda há muito mais a ver. “não sei onde eu vou morar, mas sei que em todo o Brasil temos óti-mos amigos assim como no canadá”, ressalta.

“estou muito animado para o que o futuro me aguarda. É um prazer ser parte dos amigos do Brasil no mundo, mas o prazer é maior ainda de dizer que o Brasil e a comunidade bra-sileira têm sido bons amigos meus”, declara peter. ele e arnon tentam retornar à crescente comunidade a ajuda que ela dá à empresa, por isso fazem doações e pa-trocinam eventos.

mellohaWK logistics

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 16

Page 17: 2a Edição junho/2011

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 17 |

Page 18: 2a Edição junho/2011

CrôniCa | ChroniClepor rodolfo torres [email protected]

estou em falta com a editora do Bra-sil news. e o que é

pior: a culpa é minha... su-geri escrever uma coluna em inglês pro site do jor-nal para falar a respeito no nosso Brasil brasileiro pros canadenses. ela gostou da ideia e, depois de algumas longas semanas de silêncio, até perguntou se meu texto no idioma de shakespeare sairia ou não. a resposta é: vai sair sim!

só preciso conseguir um pouco de tempo pra iniciar esse novo desafio profissio-nal. e isso não vai demo-rar a chegar... a intenção inicial é deixar registrada, em língua inglesa, uma

impressão do cotidiano brasileiro por semana.

se a aceitação for razo-ável, quem sabe a produ-ção aumente. Mas tudo vai depender da demanda.

afinal, não dá pra escre-ver em inglês sem estar

vestindo a ca-misa do libe-ralismo eco-nômico. existe mercado, existe oferta.

Mas como se explica o Brasil em inglês? e em portu-guês? como falar do nosso cotidiano político, por exemplo, para um ca-nadense? Qual deve ser o tom a ser utilizado para ex-plicar um antonio palocci? como falar da nossa carga tributária esquizofrênica? e sobre a qualidade da nossa educação?

outro dia via uma entre-vista com o célebre econo-mista eduardo Giannetti. e

ele dizia, com toda a propriedade de um estu-dioso de seu porte, que seria mais interessante o Brasil superar desafios do século 19 – como água encanada e rede de esgo-to para todas as moradias do país – antes de o po-der público gastar rios de dinheiro do contribuinte com a copa do Mundo e as olimpíadas.

e a tal da segurança pú-blica? como é possível explicar o “bico” que o policial precisa fazer para complementar seu salário? como explicar que o poli-cial que moram em favela

precisa lavar sua far-

da escondido dos vizinhos, porque tem medo de mor-rer assassinado caso des-cubram que ele é policial? como explicar que temos polícia Militar e polícia civil? acho que o assun-to segurança pública deve ser evitado, ao menos de início.

Mas o Brasil não é só tris-teza. Muito pelo contrário! temos a capacidade de es-quecer as nossas mazelas seculares durante os jogos de futebol e as festas popu-lares. para iniciar essa nova coluna, preciso, antes de qualquer outra coisa, me

cercar da gente boa que expli-cou o Brasil aos locais.

começarei reunindo escritos

de câmara cas-cudo, nosso maior

folclorista, para ten-tar preparar alguma sa-

lada brasileira pros grin-gos. até porque ninguém consegue explicar o Brasil sem os textos de cascudo.

a promessa está de pé e, se tudo correr bem, acharei uma forma satisfatória de incluir o cafuné na crônica política do Brasil feita em língua inglesa. e que tudo corra da melhor maneira possível...

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ro-dolfo Torres trabalhou na revis-ta Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repór-ter – especializado em trami-tação legislativa – do site Con-gresso em Foco.

Mas como se explica o

Brasil em inglês? E em português? Como falar

do nosso cotidiano político, por exemplo,

para um canadense?

Promessa de outra coluna

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 18

Page 19: 2a Edição junho/2011

- Mudanças para todo o Brasil via aérea ou marítima- Todos os meses, envio de cargas consolidadas,ou seja, frete mais barato para quem está mudando.* Para receber os pertences, isento de impostos, é necessário estar no Brasil. Por isso, é obrigatório que a pessoa esteja de mudança. Não fazemos remessas de caixas, somente pertences pessoais.

Tel.: 416 465-3459100 Broadview Ave suite 318

w w w . m e l l o h a w k . c o m

Rodrigo Abreu (ramal 22)[email protected]

Está regressando ao Brasil?Não sabe como levar seus pertences?

PROMOÇÃO: Bônus de 15% no frete aéreo para quem apresentar este anúncio

CONFIEnas mãos de

quem entende

Mais de 10 anos de experiência

esporte | sPortspor fernando goscinscki [email protected]

as boas corridas de jenson Button na temporada fi-

zeram a Ferrari crescer os olhos e começar a se mo-vimentar no bastidores vi-sando à temporada 2012. a informação é da publi-cação “news of the world”, que afirma que o nome do inglês surge com força pa-ra substituir o brasileiro Felipe Massa como compa-nheiro do espanhol Fernan-do alonso.

a escuderia italiana es-taria insatisfeita com o desempenho de Massa, responsável por apenas 30% dos pontos da equipe desde a chegada de alonso e que, ao contrário do espa-nhol, ainda não conseguiu

nenhum pódio este ano.a possibilidade de mu-

dança de ares seria uma forma de Button escapar de um contrato longo. na última semana, Martin withmarsh revelou a in-tenção da Mclaren de estender o vínculo com o corredor por mais tempora-das, mas o inglês não mos-trou entusiasmo. (Fonte: Globoesporte.com)

a Federação interna-cional de automo-bilismo (Fia) re-

velou nesta segunda-feira que, assim como no Gp do canadá, a próxima corrida da temporada de Fórmula 1, em Valência, na espanha, também terá duas zonas pa-ra o uso da asa traseira mó-vel (drs - drag reduction system, em inglês). os pilo-tos poderão acionar o dispo-sitivo 285m após a curva 10 - até a 12 - com o segundo

trecho iniciando 25m depois da curva 14.

a área de aferição da dife-rença, já que o drs só pode ser usado quando o piloto de trás está a menos de um segundo do da frente, ficará 130m antes da curva 8. as informações são da revista inglesa "autosport".

o Gp da europa, reali-zado no circuito de rua de Valência, será no próximo fim de semana. (Fonte: Globoesporte.com)

o escocês dario Fran-chitti venceu a eta-pa de Milwaukee

de Fórmuala indy, mas sem nenhuma facilidade. para o atual campeão da categoria, a prova foi infernal pelo in-tenso tráfego na pista. ele li-dera a classificação com 271 pontos, ao lado de will po-wer, da penske.

"Foi um inferno correr aqui. na primeira parte, pensei que tinha certa van-tagem sobre os demais, mas, como é costume, a corrida foi difícil. Foi complicado equilibrar o acerto do carro,

além do tráfego", explicou.Franchitti foi o único que

liderou a etapa além dos brasileiros tony Kanaan e Helio castroneves. ele elogiou, principalmente, a atuação do piloto da KV, à frente durante 33 das 225 voltas disputadas. o esco-cês largou na pole position e foi o primeiro colocado em 161 voltas. "tony estava muito, muito forte e foi di-fícil disputar com ele, como também é de costume. de qualquer forma, ganhar aqui é sempre especial", concluiu. (Fonte: portal terra)

Ferrari tenta contratar Button para vaga de Massa em 2012

FIA confirma duas zonas de ultrapassagem no GP da Europa

Franchitti elogia Kanaan após vencer prova "infernal"

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 19 |

Page 20: 2a Edição junho/2011

Comportamento | liFe stylepor rafaela freitas [email protected]

a exposição ao sol é responsável por produzir e manter

os níveis de vitamina d em nosso corpo. a vitamina é responsável pela melhor absorção do cálcio e forta-lecimento dos ossos, que é fundamental para a saúde e funcionamento do corpo de adultos e principalmen-te, idosos, crianças, gestan-tes e mães que amamentam.

em geral, 15 minutos di-ários de sol três vezes por semana é o suficiente para manter o nível da vitamina no corpo, mas esse tempo pode variar de acordo com a pigmentação da pele, ou seja, pessoas com a pele branca precisam de menos tempo no sol e quanto mais escura a pele, maior a expo-sição. isso acontece porque

o pigmento da pele negra filtra os raios ultravioletas e é necessário maior tempo no sol para produzir a mes-ma quantidade de vitamina. Mas, atenção, não é neces-sário passar o dia inteiro na praia, pequenas doses de sol são suficientes para a pro-dução da vitamina.

o sol recomendado é o do início da manhã ou final de tarde, sem o uso de protetor solar, pois estes produtos bloqueiam os raios ultravio-letas. É importante avisar que vidro, nuvens, poluição ou roupas também filtram os raios. portanto, cami-nhar pelo lado da calçada com sol, andar de bicicleta, correr embaixo do sol, ca-minhar no parque ou ir à praia são maneiras práticas de obter vitamina d sem

mudar a rotina do dia a dia. deixe braços, pernas e rosto a mostra, mas não esqueça: apenas no início ou final de tarde.

a vitamina d obtida por meio dos raios ultravioleta B é equivalente a 90% e os outros 10% pelos alimentos (leite, manteiga, gema de ovo, fígado, óleo de fígado de bacalhau etc). a fonte mais natural para a produ-ção da vitamina é por meio

da exposição à luz do sol. para saber o seu nível de vitamina d é preciso con-sultar um médico que fará análises no sangue e na uri-na, portanto não tome su-plementos vitamínicos sem antes consultar um médico, opte pela opção natural.

a vitamina d evita oste-oporose, pois fixa o cálcio nos ossos e dentes, dá vigor ao músculo, porém deve es-tar sempre aliada a prática de exercício físico.

aproveite os dias de sol e reponha a vitamina d do seu corpo da forma mais saudável e barata, que é pela exposição a luz solar. durante os meses de frio e inverno dê preferência aos alimentos enriquecidos com vitamina d. as pra-teleiras repletas de suple-mentos, em as farmácias e supermercados, sugerem a automedicação de vitami-nas, porém não tome suple-mentos sem antes consultar

um médico, checar os níveis de vitamina no corpo e a necessidade do uso.

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Busi-ness & Marketing e pós-gra-duada em Comunicação Or-ganizacional. Atuou como as-sessora de imprensa nas áre-as de cultura, comportamen-to, meio-ambiente, internet e automotivos.

psicoterapia não só intervem quando o funcionamento “nor-

mal” de alguém está com-prometido. ela é uma boa fonte de ensino para solu-ção de conflitos interpes-soais, ensina a desfazer os conflitos na vida dos casais, ensina aos pais a corrigir os erros na educação de um fi-lho, ensina a construção de relacionamentos funcio-nais e duradouros. Favorece uma liberação de emoções escondidas no inconscien-te, ajudando a abertura para um novo pensar carregado de planejamento e ação.

Mas todo esse ensinamen-to e ajuda só se concretiza-rá se a pessoa, ou a família, estiver com uma vonta-de imensa em promover mudanças.

Muitas vezes a pessoa não está nem um pouco interes-sada em fazer psicoterapia,

mas alguem insiste para que ela faça, isso se chama “psicoterapia induzida”. por exemplo, a esposa me diz ao telefone: “meu marido necessita fazer este trata-mento com urgência” ou a mãe que me liga e diz: “mi-nha filha precisa de auxílio psicoterápico”.

Quando alguém é induzi-do a procurar ajuda de um psicoterapeuta, infelizmen-te o progresso não aconte-ce, porque a pessoa ou a fa-mília não tem a “vontade” amadurecida. as pessoas que induzem outros a fazer

psicoterapia, são elas que na realidade necessitam de tratamento.

psicoterapia é uma deci-são extremamente pessoal, um compromisso exclu-sivamente pessoal ou de toda a família, onde o ato da “vontade” como um todo é a chave para o sucesso terapêutico.

outro ponto a ser toca-do é a questão da cura de um membro da família. Quando uma pessoa está fazendo um tratamento psicoterápico e começa a melhorar com progressos bem evidentes, a família toda se une com o intuito de que a pessoa desista de continuar o tratamento. Muitas vezes aquele mem-bro volta ao estado anterior de “doença” por não ter tido tempo em adquirir recursos suficientes para se engajar com outra postura na sua

família disfuncional, se este for o caso.

isso faz lembrar jesus, em Mt 10:36, que diz: “os inimigos do homem serão seus próprios familiares”. Freud acompanhando as palavras de jesus, disse: “no desenrolar de um tra-tamento psicoterapêutico, a intromissão dos parentes

representa um grande perigo”.

Muitas vezes, trabalhan-do com crianças ou adoles-centes, o profissional preci-sa trazer para a terapia os pais, e por vezes isto faz o progresso da criança ou do adolescente desandar, justamente porque estes pais não assumem que são

pessoas disfuncionais e que estão, por vias inconscien-tes, promovendo a “doença” do filho.

Um forte abraço com muita luz e paz profunda.

Everalda Sidaravicius é psicólo-ga humanista. Seu escritório fi-ca na 489 College St.,sala 201. Telefone: 416-929-1816 x 329

Vitamina D

O que é psicoterapia?

Doses diárias de sol produzem vitamina D e equilibram o funcionamento do corpo

uma decisão pessoal, em que o ato da vontade é determinante para o sucesso do auxílio psicoterápico

psiCologia | PsyChologypor everalda sidaravicius [email protected]

As pessoas que induzem outros a

fazer psicoterapia, são elas que na

realidade necessitam de tratamento

Atenção, não é necessário passar

o dia inteiro na praia, pequenas doses de sol são suficientes para a produção da

vitamina

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 20

Page 21: 2a Edição junho/2011

meu negóCio | my Businesspor carolina ladeiRA  [email protected]

Verão brasileiro em Toronto

Biquínis, sungas, can-gas, sandálias ha-vaianas e rasteiras,

camisetas, entre tantos ou-tros produtos típicos brasi-leiros para o verão. não é fácil achar esses artigos em toronto e é exatamente por isso que a Brazil direct, que existe desde 1997, é raridade na cidade.

“compramos de fornece-dores nos estados Unidos e também sempre vamos ao Brasil para nos manter informados”, explica carlos

dornelas, proprietário da loja que se localiza há 7 anos na 1473 dundas st west. antes, o endereço era 1315 dundas st. west.

carlos, que é mineiro de coronel Fabriciano, con-ta que, além de brasileiros, muitos portugueses e pes-soas de outras naturalida-des vão atrás dos produtos do Brasil.

além dos artigos de verão, durante todo o ano o estabe-lecimento é procurado pelos deliciosos produtos alimen-tícios. chocolates, biscoi-tos, leite condensado, batata palha, entre outros, fazem sucesso e suprem um pou-co a saudade que se tem da terra natal. no setor de be-leza, os perfumes Boticário e natura têm bastante pro-cura pelos clientes, ressalta carlos, que é formado em

administração de negócios no seneca college.

antes de se chamar Brazil direct, a loja se chamava oba oba Brasil e pertencia a dois amigos de carlos, luiz carlos e Maria lea Brito. Quando ambos foram para o Brasil, carlos e sua es-posa, ana paula dornelas, decidiram comprar o esta-belecimento. além de ad-ministrar a Brazil direct, carlos trabalha há 15 anos como real estate e, desde 2010, possui licença de real estate na área residencial.

há 14 anos no mercado, a loja Brazil Direct oferece uma grande variedade de produtos brasileiros

Solutions Immigration Consulting Inc.Imigração em Geral - Assistência de Profissionais no assunto

PODEMOS ASSISTI-LO NO CANADA, USA E OUTROS PAÍSES

1183 Finch Ave. West, Suite 508Toronto, ON - Canada

www.immsol.com

NO CANADAClasse Familiar, Permanente

Residente, Refúgio, Humanitário e Compaixão, Extensão de Vistos, Troca de Visto, Apelos e Cortes, Programa de

Live-in Caregiver, Cidadania

FORA DO CANADAPermanente Residente,

Trabalhador Capacitado, Negócios, Classe Familiar,

Contrato de Trabalho, Visto de Estudante, Refúgio

Sol Gombinsky - PresidenteEspecialista em Imigração desde 1967

Membro Licenciado da CSICEx-gerente da Imigração do Canada

(416) 661-6376

Ivania MenezesFormada em Lei CanadenseGerente - Língua Portuguesa

E-mail: [email protected]

(416) 828-7666

Abertura de Companhias, Traduções,Small Claim, Landlord & Tenant

PROCESSOS

DE IMIGRAçÃO EM

GRUPO/EMPRESA

Pensou em remessa de dinheiro?Pensou Star Remittance!

Remessas de dinheiro para o Brasil e do Brasil para o Canada

Cartões telefônicose serviços de Fax

Melhores cotações na comprae venda de Dólares e Euros

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA!

Estamos fechados às segundas. Ás terças abrimos a partir do meio dia.Aos domingos temos música ao vivo com Carlinhos a partir das 19hs

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

• Picanha na Chapa ou no espeto• Peito ao Catupiry • Virado à Paulista • Frango com Quiabo • Peito à Parmegiana • Bife à moda da Casa

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

Compramos de fornecedores nos

Estados Unidos e também sempre vamos

ao Brasil para nos manter informados

Ana Paula e Carlos Dornelas,

parceiros também no trabalho

os produtos alimentícios são os mais procurados pelos clientes

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 21 |

Page 22: 2a Edição junho/2011

Caderno 2 | entertainmentpor cristiano de oliveira [email protected]

“Uma noite em 67” – O festival da Record era o reality show idealum documentário pra mostrar que audiência e bom gosto podem conviver na tv

saudações, dançarinos de xaxado. ninguém lê, mas também nin-

guém derruba: esse é o ca-derno 2 edição 170! a vo-cê que não liga pro que os outros vão falar e continua lendo isso aqui, o meu eter-no muito obrigado.

Ôu, dia 25 de junho te-remos a festa junina do cais, o centro de apoio e integração social Brasil-canadá, onde sou voluntá-rio desde as antigas. pode aparecer lá, eu certamen-te estarei falando alguma bobagem ao microfone. sempre me botam pra falar ao microfone, não sei o que é isso. eu queria comandar o bar. servir cerveja gelada é garantia de cliente feliz, enquanto microfone só

mata a gente de vergonha. será que posso levar o mi-crofone pro bar? tomar um kilindróps com a clientela e contar caso no balcão? de qualquer forma, estaremos todos lá.

Bom, minha mãe me recomendou um filme, e como ela nunca recomenda

filme ruim, eu assisti e pre-ciso repassar a recomen-dação. Um documentário indispensável pra quem gosta de música brasileira, não importa o estilo:

uma noite em 67o filme trata da fase fi-nal do Festival de Música Brasileira da tV record de 1967. Mas não pense que aquele era um simples con-curso. o Festival da record era um programa de tele-visão, e por isso precisava “dar ibope”. assim, surgia ali o avô do reality show musical. Mas é mesmo, pense bem: o que configura um reality show é o imprevi-sível. no Festival da record, só se sabia os nomes dos cantores e suas músicas. o

resto era imprevisível, especialmente a multi-dão que lotava o teatro e torcia sem ter quem a se-gurasse. nada de assistente de palco regendo as reações da plateia, como acontece hoje. ali, o público fazia o que queria. Vaiava, aplau-dia, cantava junto, e chegou ao ponto de fazer com que sérgio ricardo quebrasse seu violão e abandonasse a disputa. o público adi-cionava seus próprios per-sonagens à trama, como a Mulher-Vaia, descrita no filme como uma pessoa da plateia que sempre “se vestia de vaia”. sabe-se lá como ela fazia isso, fiquei até curioso.

o filme intercala cenas do festival com depoimen-tos atuais de quem esteve lá.

Uma coisa que no-tei foi a edição do barulho ensurdecedor da plateia. tive a oportunidade de assistir aos originais do fes-tival há alguns anos, e me lembro que mal dava pra ouvir as músicas. pois agora dá, mas fica estranho: você ouve o som do público bai-xo, mas nota caetano se esguelando, sérgio ricardo reclamando que não conse-gue escutar o tom da músi-ca, e o som estalando na se-quência final de roda Viva,

com chico Buarque e MpB-4.

Bom, já falamos do públi-

co. Mas e os artistas? a nata da MpB es-tava lá, mas aqui o espaço é curto, então vou ter que empurrá-la para a próxima edição.

adeus, cinco letras que choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

O filme trata da fase final

do Festival de Música Brasileira da TV Record

de 1967. [...] era um programa de televisão, e por isso precisava “dar ibope”. Assim, surgia ali o avô do reality show musical

24/06Luanda Jones no Jazz Festival Bossa nova, jazz, samba and funk com Ian de Souza » Lula Lounge »$15 »20h

25/06Arraiá na beira do CaisFesta para arrecadar dinheiro para o Cais »Casa da Madeira, 1621 Dupont Street. »$10 antes /$15 no dia »16h à 1h

25/06 Luanda Jones e Maninho Costa Com Gord Sheard no Jazz Festival » Quotes Bar & Grill, 220 King St » $15 » 17h

25/06Ultra BrazilAxé Capoeira, Samba Brasil e D-Snow » 314 Queen St West »22h »$15 até meia-noite e $20 depois

26/06Roda de Rua 2011Batizado e troca de corda Grupo Axé Capoeira »1515 Bloor St. West » $17 antes/$22 no dia » 13h às 15h

09/07Brazil Folia Com Roda de Samba, Aline Morales & Forró Nite, Escola de Samba de Toronto, Banda simpa-tia » 99 Sudbury St (Queen com Dovencourt) » $20 antes / $30 no dia » 15h às 2h

24/07Brazil Fest8ª edição do evento cultural brasileiro no Canadá » Earlscourt Park St. Clair West/Caledônia » Grátis » 11h às 22h

05/09Brazilian Day CanadaA independência do Brasil come-morada com show de alegria e demonstrações culturais » Yonge-Dundas Square » Grátis » 13h às 20h

reCeitas | reCiPes

INGREDIENTES

PARA A mASSA1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo1 pitada de sal1 pitada de açúcar100 g de manteiga em cubinhos gelada1 ovo

PARA o RECHEio250 g de bacon em fatias3 ovos500 ml de creme de leite frescoSal, pimenta-do-reino, noz-moscada ralada a gosto100 g de queijo parmesão ralado2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado (200g)

MODO DE PREPARO

Para a massa, misture a farinha de trigo com o sal e o açúcar e junte a manteiga até formar uma farofa grossa. Acrescente 1 ovo, sove a massa até que forme uma bola e não grude nas mãos. Embrulhe em papel filme e coloque na geladeira por 15 min. Retire a massa da geladeira, coloque dentro de um saco plástico e abra com um rolo. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro com papel-manteiga, e cubra com feijões. Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 25 min. Retire os feijões e deixe esfriar.Para o recheio, doure 250 g de bacon em fatias no microondas ou numa frigideira. Seque em papel absorvente e pique grosseiramente. Reserve. Bata 3 ovos e adicione 500 ml de creme de leite fresco, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto. Acrescente 100 g de queijo parmesão ralado, 2 xícaras (chá) de queijo prato ralado e as fatias de bacon. misture bem.Para a montagem, cubra a massa com o recheio e asse em forno médio pré-aquecido (180ºC) por 40 min. Sirva com salada verde.

Quiche LorraineFo

to: p

atri

cK

la

cro

ix

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 22

Page 23: 2a Edição junho/2011

falamosPortuguês

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ONM6P 4H3Tel. 416 516 4949 DANIEL FERNANDES

english Cornerpor Brian Bowen [email protected]

O jeito errado de falar inglês

For many non-English speakers,

the use of prepositions in the language is a horror

story. That’s because there are no firm rules

about when to use prepositions like

to or in

learners of english often make gram-matical errors. it’s

not something to be em-barrassed by – it’s only by making mistakes that we learn. actually, not trying to communicate because of a fear of making mistakes is a more serious problem for learners.

However, avoiding mis-takes is the goal of all learn-ers of english. therefore, for this issue’s column, i’ve decided to compile a list of what i think are the most common mistakes esl speakers make.

perhaps the most com-mon mistake is to leave out articles or to use an in-correct article. Use a, an or the in front of most nouns. Use a or an before sin-gle count nouns (a before a consonant, an before a vowel) the specific identity of which are unknown. Use the before nouns which the speaker thinks the listener can identify. Many plural

and noncount nouns require no article.

The next most common mistake is with verb tens-es. in fact, many gram-mar classes are devoted to studying the twelve english verb tenses and their uses. related to this is the prob-lem of irregular verbs in english. although there

are only 150-200 of them, most of the common verbs are irregular, so you have to memorize their past and past participle forms.

For many non-english speakers, the use of prep-ositions in the language is a horror story. That’s because

there are no firm rules about when to use prepositions like to or in. one guideline i often tell my students for lo-cation and time prepositions is to use in for large things like canada or 2011, use on for smaller things like yonge street or the weekend, and use at for specific things like an address or specific time.

word forms too cause many problems, especial-ly with adjectives and ad-verbs. i often hear students say sentences such as “i fin-ished quick,” rather than “i finished quickly.” However, non-native english speak-ers can take heart in the fact that many native english speakers make this kind of mistake too. indeed, in the 1990s, apple’s slogan was: Think different.

one error that particular-ly bothers me is the use of numbers instead of ordin-als in dates. please don’t say “june twenty-one” instead of “june twenty-first.”

another error that can

be confusing is listing ad-jectives in the wrong or-der. you’ll get some puzzled looks if you describe your “red new sports italian cool car.” That’s because there’s a correct way to list adjectives before a noun: opinion, size, shape, age, color, nationality, Material, and type. so, the previous descrip-tion should have been: cool new red italian sports car.

reading, listen-ing to native english speakers, and taking english classes are all good ways to improve your grammar.

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Cre-ative Writing from York Uni-versity. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher and as an ESL instructor at Seneca

College and with the Japan YM-CA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5308A Yonge St. Contact (416)768-8456 or CanadianAca-demicSuccess.com

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 23 |

Page 24: 2a Edição junho/2011

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ON M6P 4H3Tel. 416 516 4949

falamosPortuguês

[email protected]

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

R I O MOTORS

Agora em novo endereço:

2381 St Clair Avenue West - Toronto

416 535-7375

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO

uniVerso Fredianopor fred itioka [email protected]

eu sempre me emo-ciono ao ver casos de pessoas que apren-

dem a ler e a escrever na idade adulta. Gosto de ver seus olhos brilhando com o desenho das letras forman-do o próprio nome. dando identidade, auto-estima, possibilidades de um novo universo. Gente que sonha-va em ler mas que não te-ve chances que nós temos e nem sempre damos valor.

ser alfabetizado é um mergulho no ar, um salto no oceano infindável da informação. abre as por-tas e janelas da comuni-cação. Um mundo que se apresenta com outras con-figurações. Você se sente

poderoso. tão poderoso que já se imagina o dono do mundo. e ai que mora um dos maiores erros. pois aprender é um exercício que jamais se esgotará.

Quando entrei para a es-cola, tive calafrios ao me deparar com a dança das letrinhas. o quadro negro com a caixinha de giz, vá-rios rostos estranhos, uma nova fórmula de vida com regras e horários. eu men-tia, fingia dor de barriga, não queria. tinha medo. a escola era uma prisão diante das tardes livres da infância.

primeiros exercícios: o al-fabeto. a tia reclamava dos meus garranchos. eu nem sabia escrever direito e ela me empurrou para o cader-no de caligrafia. eu que já gostava de desenhar, ado-rei. e aí nasceu um grande e duradouro amor pelas letras. a escola se transfor-mou: era como um caldei-rão mágico de onde saiam descobertas incríveis. e a professora a dona da vari-nha mágica.

Muitas lições de casa e provas depois, meu gosto pelas letras me levou para o mundo. o inglês chegou de mansinho. e aos poucos foi me contagiando, trazendo a descoberta de significados e pronúncias estranhas. e mais uma vez a importân-cia dos mestres. com eles, estudar era uma alegria. e o que antes soava estranho, tornou-se familiar.

Morando no canadá, co-mecei a flertar com a língua francesa. e o desafio me pe-gou outra vez, a vontade de abrir as asas e voar para este desconhecido. de início pa-recia fácil. Mas a estória se repetiu: diante das dificul-dades iniciais, tive calafrios. Medo. até mentia para mim mesmo para faltar às ativi-dades. como uma criança de seis anos. só aí entendi que aprender pressupõe o erro e ter vergonha deles de nada adiantava.

Hoje me vejo diante do mesmo quadro. agora ele é branco e no lugar do giz, canetas. adulto, me animo quando vejo minha mão

desenhando um novo al-fabeto: o japonês. Minha professora diz que meu olho brilha quando escrevo meu nome no alfabeto hiraga-ná. É a possibilidade de um

novo universo. ainda dá ca-lafrios, sim. erro um mon-te. e digo: é muito bom! Vamos aprender!

Frederik Itioka é jornalista,

produtor de TV e escritor. Nas-ceu brasileiro com ancestralida-de oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japonesa, culturas exóticas e Toronto.

Alfabeto

A tia reclamava dos meus garranchos.

Eu nem sabia escrever direito e ela me

empurrou para o caderno de caligrafia. Eu que já gostava de

desenhar, adorei

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 24

Page 25: 2a Edição junho/2011

Royal CRown aluminumis an eavestrough company seeking hard-working

individuals wanting an opportunity for excellent earning. Must have a driver’s license. Some lifting and ladder

climbing is required. We provide paid training, dental and medical benefits.

Call 416 213.1772 or e-mail [email protected]

recrutaDOr De estuDantesSomos uma escola particular localizada no centro de Toronto e estamos contratando um Recrutador de Estudantes que seja fluente em Inglês e Português. É necessário ter habilidade para contatos por telefone e também por escrito. O candidato deve

ser capaz de manter contato com agências de recrutamento de estudantes para nosso Curso ESL e para programas de “High

School”. Experiência com recrutamento aconselhável.

(416) 481-8866 currículo para: [email protected]

O Jornal BrasilNews mudou de endereço!390 Burnhamthorpe Road. Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

Kissabor do Brasil Lanchonete está de volta!

Ki� abor do Brasil Lanchonete está de volta!

Com seus deliciosos salgadinhos, pastéis de feira & doces

Dois locais para lhe servir melhor:

falar com Graça

Temos PF todos os diasAceitamos encomendas para todas as ocasiões

PARADISE SPORT BAR# 1369 Dundas Street West

tel # 416 551-2300

FOUR STAR CAFE # 1485 Dundas Street West

tel # 416 536-4299

falar com Graça

EmprEgOs E sErviçOs

f pReCisA-se de representantes de vendas com experiência para Companhia estabelecida no Canada 416 731 1935

f pROCURAm-se jogadores de fute-bol de alto nível para o time Brasileiro the Brazilian stars, que jogará uma liga 11x11 no estádio localizado na Bathurst com Finch. ao final da liga estaremos fazendo amistosos com times da mls! Falar com Cristiano, tel: (416) 838-2695.

f pROCURA-se trabalho de limpeza, restaurante ou babá. Disponível em qual-quer horário. luana, tel: (416) 633-4085 ou [email protected]

f pROCURA-se trabalho como cle-aner, início imediato. thamiris, tel: (647) 707-8942

f pROCURA-se trabalho part-time. tenho 29 anos, formada em engenha-ria Civíl. Disponibilidade diária a partir das 15:00h. Cláudia negris de Barcellos, tel:(416) 930-6425

f pROCURA-se trabalho, de preferên-cia como cashier em restaurantes. tenho disponibilidade diária a partir das 15:00h. rane Cruz, tel: (647) 886-2404

f pROCURA-se trabalho de lim-peza, restaurante ou babá. tardes e noites disponíveis. lêda, tel: (647) 863-5199 ou [email protected]

f pROCURA-se trabalho como cle-aner ou restaurante. Disponível part-time depois das 15h. marco, tel: (647) 783-0155

f pROCURA-se trabalho de limpeza, restaurante, babá, bar ou auxiliar de escritó-rio. Disponível à tarde após 12:00h, exceto por segundas e quartas-feiras, livres após às 15h40. Final de semana em todos os horá-rios. Juliana vilas Boas, tel: (647) 718-9619

f pROCURA-se trabalho part-time. tenho 24 anos, formado em engenharia Civíl e inglês básico. Disponível a partir das 15h.victor Barcellos tezolin, tel: (416) 930-6425 ou aline no tel: (647) 892-2708

f pROCURA-se trabalho de limpeza ou babá, possuo inglês básico. Disponível a partir das 15h. michele santos, tel: (647) 867-3448 ou [email protected]

f pROCURA-se trabalho de limpeza ou babá. Disponível a partir das 15h. Diana rivas, tel: (647) 718-0154.

f pROCURA-se trabalho part-time como baby-sitter/nanny ou cleaner. Dis-ponível durante as manhãs. rosangela, tel:

(647) 686-9177

f pROCURA-se trabalho em qualquer área. Disponível após as 12h, se possível. Possuo formação em letras, faço tradução inglês- Português e Francês - Português. annie, tel: (647) 461-3018

f pROCURA-se trabalho em qualquer área. Possuo formação em administração de empresas e experiência em recursos humanos e tecnologia. inglês intermediá-rio e espanhol avançado. Disponível após às 15h. Jéssica eloá de souza, 647 462-2933

f pROCURA-se trabalho em qualquer área. Possuo formação em engenharia da Computação. Falo inglês, espanhol e por-tuguês. Carlos Castro, tel: (647) 861-2289.

f pROCURA-se trabalho part-time em qualquer área. Disponível a partir das 14h. Daiane Batista, tel: (647) 707-9567.

f pROCURA-se trabalho part-time em qualquer área. Disponível a partir das 13h30. samíra, tel: (647) 854-9445.

f pROCURA-se trabalho de limpeza, restaurante ou babá. Disponível a partir das 15h, pois estudo até as 14:30h. aline gomes, tel: (647) 892-2708

f pROCURA-se trabalho como office

cleaner. Disponível part-time, no período da noite (17:00 às 23:00). maria, tel: (647) 771-8593.

AluguEl dE imóvEis

f ALUGA-se quarto mobiliado (com frigobar), tv globo e internet. ofereço café da manhã e 5 refeições por semana (jan-tar). Perto do subway Dufferin/ Bloor. Disponível em 1 de julho de 2011. tel: (647) 502-5664.

f ALUGA-se apartamento na eglinton W. e Caledonia. Falar com Jorge, tel: (416) 471-8331

f ALUGA-se quarto mobiliado na região da Dundas.tel: (416) 533-2817

f ALUGA-se quarto em apartamento com privacidade. Possui internet, cable tv e laundry. vinicius, tel: (647) 702-5721.

vEndA

f Vende-se cabelo liso natural (casta-nho escuro). 60 cm - 300 dólares.tel: (647) 289-9095.

f Vende-se gelaDeira semi nova ge - top Freezer $250.00 (dolares). gratis microwave. Jose de souza 416-537-3359 ou 647-822-2338

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*o Brasilnews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 25 |

Page 26: 2a Edição junho/2011

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

ConneCtion Cityfotos por steve philipp [email protected]

ontario place é uma das opções de en-tretenimento na

cidade e dispõe de parque-aquático, cinemas, entre outras atividades. em co-memoração ao 40º aniver-sário, a visitação ao parque (não a entrada de brinque-dos) é gratuita neste verão. não perca.

Steve é fotógrafo e engenheiro de software. Começou a tirar fo-tos no ensino médio, com uma câmera analógica SRL. Quan-do as camera digitais se torna-ram melhor do que as de filme, ele renovou seu interesse em fo-tografia. Steve nunca deixa sua casa sem uma câmera. Seu tra-balho pode ser visto em www.moltovivo.zenfolio.com

Visite o Ontario Place de graça no 40º aniversário do local, visitantes podem conhecer o parque de graça

Excelente cotação!

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 26

Page 27: 2a Edição junho/2011

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011 27 |

Page 28: 2a Edição junho/2011

BRASIL NEWS | 2ª edição de junho | 21.06.2011| 28