ufrj rj 2011 0 prova completa c gabarito 2a etapa

34
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ 2011 CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2

Upload: carl

Post on 17-Jan-2016

69 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

UFRJ provas gabaritadas para vestibulandos, correções

TRANSCRIPT

Page 1: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UFRJ2011

CO

NC

UR

SO

DE

AC

ES

SO

AO

S

CU

RS

OS

DE

GR

AD

UA

ÇÃ

O

2

Page 2: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 3

FÍSICA

1 Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade nula e corre por ela com aceleração média de 2,0 m/s2 até o instante em que levanta voo, com uma velocidade de80 m/s, antes de terminar a pista.

a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta voo.

b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.

2 A figura a seguir (evidentemente fora de escala) mostra o ponto O em que está o olho de um observador da Terra olhando um eclipse solar total, isto é, aquele no qual a Lua impede toda luz do Sol de chegar ao observador.

a) Para que o eclipse seja anelar, isto é, para que a Lua impeça a visão dos raios emitidos por uma parte central do Sol, mas permita a visão da luz emitida pelo restante do Sol, a Lua deve estar mais próxima ou mais afastada do observador do que na situação da figura? Justifique sua resposta com palavras ou com um desenho.

b) Sabendo que o raio do Sol é 0,70 × 106 km, o da Lua, 1,75 × 103 km, e que a distância entre o centro do Sol e o observador na Terra é de 150 × 106 km, calcule a distância d entre o observador e o centro da Lua para a qual ocorre o eclipse total indicado na figura.

Page 3: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 4

3 Uma bateria ideal, um amperímetro de resistência interna de 100 Ω e um resistor de resistência de 1400 Ω são ligados em série em um circuito inicialmente aberto com terminais a e b, como indicado na figura a seguir.

Quando os terminais a e b são conectados por um fio de resistência desprezível, fechando o circuito, se estabelece no amperímetro uma corrente de 1,00mA. Quando os terminais a e b são conectados por um resistor, fechando o circuito, se estabelece no amperímetro uma corrente de 0,20mA.

Calcule a resistência desse resistor.

4 Um brinquedo muito divertido é o telefone de latas. Ele é feito com duas latas abertas e um barbante que tem suas extremidades presas às bases das latas. Para utilizá-lo, é necessário que uma pessoa fale na “boca” de uma das latas e uma outra pessoa ponha seu ouvido na “boca” da outra lata, mantendo os fios esticados.

Como no caso do telefone comum, também existe um comprimento de onda máximo em que o telefone de latas transmite bem a onda sonora.

Sabendo que para um certo telefone de latas o comprimento de onda máximo é 50cm e que a velocidade do som no ar é igual a 340m/s, calcule a frequência mínima das ondas sonoras que são bem transmitidas pelo telefone.

Page 4: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 5

5 Inicialmente, um barquinho flutua em repouso na superfície da água contida em um balde, como ilustra a figura 1. Então, um pouco da água do balde é transferida suavemente para dentro do barquinho (figura 2) que, finalmente, volta ao repouso ainda flutuando na superfície da água (figura 3). Tanto na situação inicial, quanto na final, a água do balde está em equilíbrio hidrostático.

figura 1 figura 2 figura 3

Indique se o nível da água no balde na situação final é menor, igual ou maior do que o nível na situação inicial. Justifique sua resposta.

6 Um bloco de massa 2,0 kg está sobre a superfície de um plano inclinado, que está em movimento retilíneo para a direita, com aceleração de 2,0 m/s2, também para a direita, como indica a figura a seguir. A inclinação do plano é de 30o em relação à horizontal.

Suponha que o bloco não deslize sobre o plano inclinado e que a aceleração da gravidade seja g = 10 m/s2.

Usando a aproximação 3 1 7≈ , , calcule o módulo e indique a direção e o sentido da força de atrito exercida pelo plano inclinado sobre o bloco.

7 Um físico alpinista escalou uma alta montanha e verificou que, no topo, a pressão p do ar era igual a 0,44po , sendo po a pressão ao nível do mar. Ele notou também que, no topo, a temperatura T era igual a 0,88To , sendo To a correspondente temperatura ao nível do mar, ambas temperaturas medidas em Kelvin.

Considerando o ar no topo e ao nível do mar como um mesmo gás ideal, calcule a razão d / do entre a densidade d do ar no topo da montanha e a correspondente densidade do ao nível do mar.

Page 5: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 6

8 Um íon de massa m e carga elétrica q incide sobre um segundo íon, de mesma massa m e mesma carga q. De início, enquanto a separação entre eles é grande o bastante para que as forças mútuas sejam desprezíveis, o primeiro mantém uma velocidade constante de módulo vo e o segundo se mantém em repouso, como indica a figura 1.

Ao se aproximarem, as forças elétricas coulombianas entre eles, não mais desprezíveis, passam a mudar continuamente suas velocidades. Despreze quaisquer outras forças, considere dados os valores de m, q, vo e 4πεo e suponha que todos os movimentos se deem em uma reta.

a) Calcule a velocidade do segundo íon quando a velocidade do íon incidente for igual a 3vo /4 (como indicado na figura 2).

b) Calcule a distância entre eles no instante da situação considerada no item anterior.

9 Um portão retangular de massa igual a 50kg tem 2,50m de comprimento, 1,45m de altura e está preso a duas dobradiças A e B. O vértice da dobradiça A dista 0,10m do topo do portão, e o vértice da dobradiça B, 0,10m da base, como indica a figura a seguir.

Suponha que o sistema esteja em repouso, que o peso do portão esteja aplicado em seu centro geométrico e que a aceleração g da gravidade local seja 10m/s2.

a) Calcule o módulo da força resultante exercida pelas duas dobradiças sobre o portão.

b) Calcule o módulo da componente horizontal da força exercida pela dobradiça A sobre o portão e determine seu sentido.

Page 6: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 7

10 Uma partícula de massa m e carga q positiva, em movimento retilíneo uniforme, penetra em uma região na qual há um campo magnético uniforme, vertical e de módulo B. Ao sair da região, ela retoma um movimento retilíneo uniforme.

Todo o movimento se processa em um plano horizontal e a direção do movimento retilíneo final faz um ângulo θ com a direção do movimento retilíneo inicial. A velocidade da partícula é grande o bastante para desprezarmos a força gravitacional, de modo a considerarmos apenas a força magnética sobre ela.

a) Determine a razão v’ / v entre o módulo v’ da velocidade do movimento retilíneo final e o módulo v da velocidade do movimento retilíneo inicial.

b) Calcule quanto tempo a partícula demora para atravessar a região em que há campo magnético em função de q, m, B e θ.

Page 7: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 8

QUÍMICA

Atenção: A Tabela Periódica está na página 26.

O texto a seguir é referente às questões 1, 2 e 3.

O aquecimento global pode ser considerado como o legado mais duradouro da história da humanidade. Estima-se que os impactos climáticos decorrentes da liberação do dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera terrestre provenientes, na sua maior parte, da queima de combustíveis fósseis, vão durar mais do que a existência da civilização humana desde seu aparecimento até os dias de hoje.

1 Um dos combustíveis fósseis mais utilizados pelo homem é o propano, presente no gás liquefeito de petróleo (GLP). A queima completa do propano produz dióxido de carbono e água.

a) Escreva a fórmula estrutural do propano e calcule o número de oxidação médio do carbono no propano.

b) Apresente a geometria da molécula do dióxido de carbono. Justifique sua resposta.

2 Para reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio de fórmula geral NOX para a atmosfera, os veículos movidos a diesel fabricados no país a partir de 2012 serão obrigados a vir equipados com um conversor catalítico contendo dióxido de titânio, V2O5 e WO3.

a) Identifique o elemento que está presente no conversor catalítico e pertence ao mesmo período do titânio na tabela periódica e calcule o número de elétrons de sua camada de valência.

b) Classifique os óxidos de nitrogênio de fórmula geral NOX em relação à sua reatividade com a água.

Page 8: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 9

3 A figura a seguir apresenta projeções, resultantes de simulações computacionais, da concentração de dióxido de carbono, em ppm, na atmosfera terrestre até o ano de 2200.

As projeções dependem do aumento anual da velocidade de emissão de dióxido de carbono.

a) Determine a velocidade média de emissão do dióxido de carbono entre os anos de 2020 e 2050 para o pior cenário de emissão apresentado no gráfico.

b) Sabe-se que a massa total de ar na atmosfera é de 5 x 1021 g.

Calcule a quantidade (em kg) de dióxido de carbono que estaria presente na atmosfera terrestre no ano de 2060 usando a projeção em que a velocidade de emissão é constante.

Page 9: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 10

O texto a seguir é referente às questões 4, 5, 6 e 7.

O lixo doméstico é um dos principais problemas ambientais das grandes cidades. Em algumas delas o lixo reciclável é separado do lixo orgânico em usinas de processamento segundo suas possibilidades de reaproveitamento. O lixo plástico é reduzido a pó e separado segundo as densidades dos seus componentes.

Um lixo plástico típico contém polipropileno (PP), polietileno (PE), poliestireno (PS), poli(etilenotereftalato) (PET) e poli(cloreto de vinila) (PVC). As densidades desses polímeros estão indicadas na tabela a seguir.

Polímero PP PE PS PET PVCDensidade (g/cm3) 0,90 0,97 1,10 1,28 1,45

No processo de separação, a mistura de plásticos é colocada no tanque I, que contém água pura, onde os polímeros se separam em duas frações A e B. A fração A é enviada para o tanque II, que contém uma solução aquosa 3,2 molar de 2-propanol. Essa etapa fornece as frações C e D.

A fração B que sai do tanque I é enviada para o tanque III, que contém uma solução aquosa 3,0 molar de CsCl. Essa etapa fornece as frações E e F.

A figura a seguir apresenta a variação de densidade de cada solução aquosa usada no processo em função da concentração de soluto.

Page 10: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 11

4 Escreva a fórmula do polímero recuperado na fração de menor densidade que sai do tanque II e identifique os polímeros presentes nas frações E e F no tanque III .

5 Calcule a massa (em kg) de CsCl necessária para preparar 1000 L da solução 3,0 molar de CsCl usada no processo.

6 Escreva a fórmula condensada do monômero do poli(cloreto de vinila) e a fórmula em bastão do isômero do 2-propanol que não é miscível em água.

7 Uma parte do polietileno produzido no processo pode ser queimada para gerar energia na usina de lixo.

Sabendo que a fórmula mínima do polímero é CH2, escreva a equação da reação de combustão completa e calcule o calor (em kJ) gerado pela queima de 140 kg de polietileno. Use as entalpias padrão de formação a seguir.

Entalpia padrão de formação (kJ/mol)CH2 – 33

CO2 – 396

H2O – 287

Page 11: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 12

O texto a seguir é referente às questões 8 e 9.

Em algumas usinas, o lixo orgânico é transformado em uma mistura de gases composta por monóxido de carbono e hidrogênio (CO + H2) em diferentes proporções. Essa mistura, chamada gás de síntese, pode ser utilizada para preparar um grande número de substâncias úteis.

Por exemplo, a mistura de CO e H2 pode reagir com propeno produzindo dois aldeídos, A e B, ambos com 4 átomos de carbono: o aldeído A apresenta ponto de ebulição igual a 63°C e o B apresenta ponto de ebulição igual a 75°C.

O aldeído B pode ser oxidado com oxigênio, fornecendo o produto C, ou pode ser reduzido com hidrogênio, fornecendo o produto D. Os dois produtos, C e D, por sua vez, podem reagir entre si, fornecendo o composto E e água, segundo o esquema:

8 a) Dê o nome do aldeído B e justifique a diferença entre os pontos de ebulição dos aldeídos A e B.

b) Escreva a equação da obtenção de C.

9 a) Dê o nome do produto D.

b) Escreva a fórmula estrutural do produto E e indique o número de mols de CO necessários para produzir 1 mol de E, supondo que o aldeído A não seja produzido no processo.

Page 12: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 13

10 O alumínio é o metal com maior índice de reciclagem no lixo urbano, e o Brasil é o campeão mundial de reciclagem de alumínio, recuperando mais de 96% das latas descartadas. Uma das aplicações mais interessantes para o alumínio é sua utilização em pilhas alumínio-oxigênio. Essas pilhas são muito compactas e têm grande capacidade de gerar energia, embora apresentem baixa eficiência de recarga.

Uma pilha alumínio-oxigênio é representada a seguir.

Considere as semi-reações de redução dadas a seguir:

Al(OH)3 (s) + 3e- Al (s) + 3OH- -2,31V

O2 (g) + 2H2O + 4e- 4OH- +0,40V

a) Escreva a equação e calcule a força eletromotriz da pilha alumínio-oxigênio.

b) Indique o sentido do fluxo de elétrons durante a recarga da pilha. Justifique sua resposta.

Page 13: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 14

GEOGRAFIA

1 O bolero, o mambo, o calipso, a salsa, o reggae e o rap mostram a diversidade rítmica que caracteriza o mundo caribenho.

Apresente dois fatores que explicam a diversidade musical do Caribe.

Page 14: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 15

2 “As cidades clamam por transporte público.”

Jornal do Brasil

“Vende-se uma laje na favela.”

As favelas do Rio de Janeiro estão sendo verticalizadas por falta de espaço para aumentar a área habitada. A venda da laje está custando até 30 mil reais pelo direito de construir e usar a parte superior da casa.

Blog “as novidades”, acessado em 05/10/2010

Relacione as duas manchetes.

3

O Arco Rodoviário Metropolitano ligará o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ao Porto de Itaguaí contornando o município do Rio de Janeiro e facilitando o escoamento da produção da orla oriental da baia da Guanabara. O projeto de construção do Arco visa a atrair a atividade industrial da metrópole para o seu entorno.

Cite duas atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro em virtude da reorientação espacial das indústrias na região metropolitana.

Page 15: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 16

4 Em uma região ou país, as cidades estão distribuídas de acordo com várias localizações: junto ao litoral, a beira de rios, em entroncamentos rodoviários, em sopés de montanhas, entre outras. O conjunto pode nos dar a impressão de uma distribuição aleatória. Um olhar mais atento, contudo, revela a existência de padrões de localização. A localização de cada cidade implica ações que envolvem o sítio e a posição geográfica.

(Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, 2004)

Exemplos de sítio:

I

II

III

Exemplos de posição:

Com o auxílio dos desenhos:

a) Explique o que é sítio urbano.

b) Explique o que é posição geográfica da cidade.

Page 16: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 17

5 A nova fronteira dos investimentos internacionais

Compra de terras agricultáveis no mundo (em milhões de hectares):

OrigemPrincipais países de destino por região

África América Latina Pacífico SulPaís Total País Total País Total País Total

China 10,5 Sudão 6,4 Brasil 3,6 Indonésia 3,6Reino Unido 10,5 Gana 4,1 Argentina 2,6 Filipinas 3,1Arábia Saudita 9,8 Madagascar 4,1 Paraguai 0,8 Austrália 2,8

Fonte: Banco Mundial, 2010

“Relatório recente do Banco Mundial calculou em 46,6 milhões de hectares as terras adquiridas por estrangeiros nos países em desenvolvimento entre outubro de 2008 e agosto de 2009 – área superior a toda a região agricultável do Reino Unido, França, Alemanha e Itália.”

(Folha de São Paulo - 13/09/2010) Apresente dois motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo.

6

A energia eólica tem aumentado sua participação entre as alternativas não-poluentes de geração energética. Uma das zonas preferenciais para o aproveitamento da energia eólica são as áreas costeiras. Explique a razão do elevado potencial de geração de energia eólica na interface oceano-continente.

Page 17: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 18

7 Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.

Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.

8 Cerca de 95% do mercado nacional de gesso é abastecido pelos depósitos de gipsita existentes na Bacia do Araripe, no Sertão Nordestino. No Brasil, o processo de produção de gesso consome grande quantidade de energia proveniente da queima da lenha e do carvão vegetal, extraído do bioma Caatinga.

a) Apresente uma característica da Caatinga que a diferencia das demais formações vegetais brasileiras.

b) Aponte uma consequência ambiental do desmatamento da Caatinga.

Page 18: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 19

9 Redes sociais e redes empresariais

No mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizações. Os gráficos a seguir mostram a distribuição de empresas e de pessoas originárias do Brasil nas diversas regiões do mundo.

a) Explique o papel do Estado na expansão das redes empresariais brasileiras na América do Sul.

b) Relacione o papel das redes sociais com o grande percentual de brasileiros residentes nos Estados Unidos.

10 Os avanços tecnológicos nos meios de transporte e os grandes adensamentos urbanos alteraram as relações espaço-tempo. Hoje em dia, nem sempre o meio de transporte mais veloz é aquele que minimiza o tempo de deslocamento entre os centros urbanos. Por exemplo: a distância entre Paris e Lyon é de cerca de 550 km. O tempo médio de deslocamento entre as áreas centrais das duas cidades é de 2 horas quando se utiliza o trem de alta velocidade e de 3 horas quando a viagem é feita de avião.

Explique por que, em relação ao uso do avião, o trem de alta velocidade permite uma redução no tempo médio de deslocamento entre grandes cidades como Paris e Lyon.

Font

e: V

alor

Eco

nôm

ico,

200

9; M

RE,

200

9.

Page 19: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 20

1 “O século XV marca o declínio da cidade-Estado no Mediterrâneo, o auge econômico do século seguinte traz consigo uma conjuntura muito favorável aos grandes Estados e mais ainda aos grandíssimos ‘impérios territoriais’”.

Fonte: Adaptado de Braudel, F. El Mediterráneo y o mundo mediterráneo en la época de Felipe II. México: Fondo de Cultura Económica, 1976, vol 2, pp. 9-13

Identifique dois exemplos de impérios territoriais mediterrâneos presentes na cena política e militar da primeira metade do século XVI e indique uma característica política ou religiosa de cada um deles.

2 “Meu Senhor, por sua graça, favoreceu tanto nossos negócios que terminei minha fortaleza e a coloquei em tal estado que penso ainda não ter visto uma outra tão fácil de guardar. Por isso, pude colocar em terra sessenta pessoas num forte de madeira que fiz à vista de meu castelo, ao alcance de minha artilharia, onde eles têm o cuidado de plantar e semear para viver de seu trabalho. Prendi uns quarenta escravos de uma aldeia de inimigos que destruí. Mandei visitar todas as nossas fronteiras depois da partida dos nossos navios e experimentar a vontade dos amigos de nossos vizinhos. Tive uma resposta muito boa. Eles me prometeram se rebelar e persegui-los quando eu quiser. Nossos selvagens preparam um exército de mais de três mil homens para vingar os danos que aqueles nossos vizinhos lhes fizeram no ano passado. Eu mandei um navio em boa ordem costear todo o nosso país até trinta e seis graus aproximando-se de nosso pólo, onde tenho notícia de que os castelhanos vêm por terra do Peru, procurar metais. Espero que envieis notícias pelo primeiro de nossos navios. Eu vos suplico, mas que lhe apraza me socorrer com algum dinheiro para ajudar a trazer meus navios, e espero satisfazer o seu desejo, de sorte que não terá o socorro que lhe aprouver me conceder por mal empregado”.

Fonte: Carta de Villegaignon ao Duque de Guise, par de França, de 30 de novembro de 1557, da fortaleza de Coligny, na França Antártica, In: Cartas por N. D. de Villegaignon e textos correlatos por Nicolas Barré e Jean Crespin. Coleção Franceses no Brasil, séculos XVI e XVII.

Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2009, vol. 1, pp.37-38

A despeito do relato otimista de Villegaignon sobre o futuro do empreendimento, dez anos após esta carta os franceses foram definitivamente expulsos da região meridional da América portuguesa.

Cite um objetivo econômico e outro religioso que motivaram os franceses a invadir a Baía de Guanabara e ali fundar a “França Antártica”.

HISTÓRIA

Page 20: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 21

3 “Entre outra qualquer população, ou num período mais moderno da história da Nova Inglaterra, a sisuda rigidez que petrificava as caras hirsutas daqueles bons cidadãos teria indicado algum tremendo acontecimento em perspectiva. Teria indicado nada menos do que a execução de algum criminoso notório, sobre o qual a sentença do tribunal da lei não fizesse mais do que confirmar o veredicto da opinião popular. Entretanto, em face da primitiva rigidez do caráter puritano, não era dado estabelecer-se com certeza uma conclusão dessa espécie. Podia ser que um escravo preguiçoso ou um menino rebelde, entregue à autoridade civil, tivesse de ser castigado no pelourinho. Podia ser que um antinomiano, um quacre, ou qualquer sectário da religião heterodoxa, estivesse em via de expulsão da cidade [Boston], ou que um índio vadio e errante, que a água-de-fogo dos brancos houvesse tornado turbulento nas ruas, fosse ser tingido a chicote para as sombras da floresta. Também podia ser que uma feiticeira [...] fosse subir ao pelourinho. Em qualquer dos casos haveria da parte dos espectadores a mesma solenidade, como cumpria a uma gente para a qual a religião e a lei constituíam quase uma só coisa, e em cuja mentalidade ambas se fundiam de tal maneira que os mais suaves ou os mais severos atos de disciplina coletiva eram, igualmente, veneráveis e terríveis.”

Fonte: HAWTHORNE, Nathaniel. A letra escarlate. São Paulo: Martin Claret, 2006, p. 57.

Identifique um elemento que configurará a maior diferença econômica e social entre o norte e o sul dos Estados Unidos, sobretudo após a independência.

4 Padrões (%) de escolha de padrinhos por parte das mães escravas (classificadas de acordo com suas naturalidades e cor), Freguesia de Irajá (1782-1795)

Fonte: Registros paroquiais de batismo de escravos da Freguesia de Irajá, 1782-1795. Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Obs: crioulos = escravos nascidos no Brasil.

Até recentemente a historiografia brasileira afirmava que a escravidão impedia os cativos de estabelecerem laços de família e outros tipos de sociabilidade. Da mesma forma, parte da historiografia tendia a perceber a população escrava como um grupo homogêneo, no máximo classificada por sua naturalidade (africanos versus crioulos) ou por suas atividades produtivas na plantation (escravos domésticos versus os do eito ou oficiais mecânicos).

Explique de que forma o gráfico acima contraria tais visões, considerando que escravos pardos e crioulos são filhos ou netos de africanos.

Page 21: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 22

5 População livre segundo a profissão, Província de São Paulo - 1872

PROFISSÃO BRASILEIROS ESTRANGEIROS% %

Profissionais liberais 3.331 0,5 265 1,6Artistas 4.118 0,6 323 1,9Capitalistas proprietários 1.898 0,3 192 1,2Manufatureiros e fabricantes 1.334 0,2 291 1,8Comerciantes, guarda-livros e caixeiros 7.846 1,2 1.909 11,5Profissões manufatureiras e mecânicas 46.611 7,0 2.653 16,0Profissões agrícolas 232.965 35,1 4.973 30,0Criados e jornaleiros 24.570 3,7 1.815 11,0Serviços domésticos 83.383 12,5 1.861 11,2Outras profissões 1.790 0,3 101 0,6Sem profissão 256.329 38,6 2.184 13,2TOTAL 664.175 100,0 16.567 100,0

Fonte: Adaptado do Atlas da Imigração internacional em São Paulo 1850-1950. BASSANEZI, SCOTT, BACELLAR e TRUZZI. São Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 36

Na virada do século XIX para o XX, o Brasil recebeu um imenso contingente de populações da Europa e, em menor número, da Ásia, e boa parte deste contingente se estabeleceu na região paulista. No censo de 1872, a presença de estrangeiros já se manifesta, ainda que com números bem mais modestos do que se verá posteriormente. De todo modo, nesse censo já há indicações das transformações que se anunciam, como é o caso daquelas ocorridas no mercado de trabalho (conforme a tabela acima).

a) Com base na tabela, compare a forma de inserção dos imigrantes e dos brasileiros no mercado de trabalho paulista daquele momento.

b) Diferencie as políticas imigratórias adotadas pelo Segundo Império (1840-1889) para o sul e para o sudeste do Brasil.

6 “As potências européias tinham podido intervir na África e reparti-la em conformidade com suas idéias próprias de equilíbrio de poder, porque nem os Estados Unidos nem a Rússia estavam diretamente envolvidos nas questões políticas africanas. [...] No Extremo-Oriente, não eram só as potências européias que, como na África, davam as cartas.”

Fonte: Barraclough, Geoffrey. Introdução à história contemporânea. São Paulo: Circulo do Livro, 1975, p. 96

No que se refere ao Extremo-Oriente da passagem do século XIX para o século XX, o equilíbrio de poder também resultava da atuação de Estados Nacionais não europeus. Identifique dois desses Estados Nacionais não europeus.

Page 22: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 23

7 Porcentagem de votantes nas eleições presidenciais entre 1894 e 1930

Candidato vencedor Nº de votantes (em milhares) % de votantes sobre a populaçãoPrudente de Morais (1894) 345 2,2Campos Sales (1898) 462 2,7Rodrigues Alves (1902) 645 3,4Afonso Pena (1906) 294 1,4Hermes da Fonseca (1910) 698 3,0Venceslau Brás (1914) 580 2,4Rodrigues Alves (1918) 390 1,5Epitácio Pessoa (1919) 403 1,5Artur Bernardes (1922) 833 2,9Washington Luís (1926) 702 2,3Júlio Prestes (1930) 1890 5,6

Fonte: adaptado de Carvalho, José Murilo de. Os três povos da República. In: Carvalho, Maria Alice Resende de (org). República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001, p. 72.

Os dados eleitorais presentes na tabela indicam uma pequena participação popular nas eleições presidenciais na Primeira República (1890-1930).

Identifique duas restrições impostas pela Constituição de 1891 ao exercício do voto.

8

Fonte: Orozco, José Clemente. Zapatistas (detalhe). Museu de Arte Moderna de Nova York/ AKG Berlim/ LatinStock, 1931.

Há exatos cem anos teve início a Revolução Mexicana, que ocasionou profundas mudanças na sociedade nas primeiras décadas do século XX.

Explique um fator que tenha contribuído para a deflagração da Revolução Mexicana.

Page 23: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro página 24

9 “Cresce a oferta de material neonazista em alemão na internet”

Relatório do Jugendschutz.net (literalmente “proteção da juventude”), uma iniciativa de governos estaduais para a proteção de jovens usuários da internet, aponta que extremistas de direita usam cada vez mais a rede mundial de computadores para divulgar suas ideias, combinar ações e conquistar novos adeptos.

Em 2009 foram registrados 1872 sites da cena neonazista com conteúdo em alemão, 237 a mais do que no ano anterior e 839 a mais do que em 2005. Também a oferta de sites dedicados ao partido extremista NPD cresceu, passando de 190 para 242 entre 2008 e 2009.

Segundo Stefan Glaser, responsável pela área que monitora o extremismo de direita na Jugensdschutz, ‘a internet é o meio de propaganda por excelência para os extremistas de direita’.

Ainda segundo o relatório, cerca de 70% do conteúdo extremista disponível em alemão em 2009 estava armazenado em servidores fora da Alemanha, principalmente nos Estados Unidos.”

Fonte: adaptado de www.dw-world.de em 24.08.2010.

A difusão do ideário nazista, agora facilitada pelas novas mídias, preocupa crescentemente não só as autoridades como também boa parte da sociedade alemã.

Explique dois princípios ideológicos marcantes do nazismo entre 1920 e 1945.

10 “No final de 1960, os Estados Unidos já tinham cerca de vinte embaixadas na África. Eram em torno de quarenta os pontos diplomáticos e consulares em diferentes partes do continente.

A União Soviética, por sua vez, manteve acesa sua política africana, que variou em seus objetivos ao longo do tempo”.

Fonte: adaptado de Sombra Saraiva, José Flávio (org). Relações Internacionais, dois séculos de História: entre a ordem bipolar e o policentrismo (de 1947 a nosso dias). Brasília: IBRI, 2001, p. 53.

Cite duas razões para a crescente presença dos EUA e da URSS no continente africano na década de 1960.

Page 24: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa
Page 25: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

TABELA PERIÓDICA

Page 26: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

FÍSICA

QUESTÃO 1

a) Como, por definição, am = v/ t, temos t = v/am. Substituindo os valores do enunciado, obtemos

t = (80m/s) ⁄ (2,0m/s2), ou seja, t = 40s.

b) Na situação em que a pista tem o comprimento mínimo (dm), o avião perde o contato com a pista exatamente em seu

final. Com isso, usando a equação de Torricelli, v2 – v0

2 = 2am s, obtemos (80)

2 = 2 × 2,0 × dm, donde dm = 1600m.

QUESTÃO 2

a) A Lua deve se afastar da Terra de modo que os raios emitidos pelo Sol dentro dos ângulos AOA’ e BOB’, indicados

na figura a seguir, atinjam o ponto O enquanto os raios emitidos dentro do ângulo A’OB’ continuem bloqueados pela

Lua.

b) Denotando, na figura do eclipse total a seguir, o centro da Lua por L, o centro do Sol por S, o ponto de tangência com

a Lua de um raio tangente ao Sol e à Lua por L’, e o ponto de tangência com o Sol por S’, por semelhança dos

triângulos OLL’ e OSS’, temos LL’/SS’= d/OS, donde d = (1,75×103/0,70×10

6) 150×10

6 km, ou seja, d = 375×10

3km.

QUESTÃO 3

A mesma fem (da bateria ideal) gera uma corrente de 1,00mA quando a resistência total é 100Ω + 1400Ω e uma

corrente de 0,20mA quando a resistência total é 100 + 1400 + R. Portanto, 1,5 = (1500 + R)×0,20×103, donde

1500 = (1500 + R)×0,20, donde R = 7500 1500, isto é, R = 6,0×103 .

QUESTÃO 4

Como a velocidade da onda é o produto de seu comprimento de onda por sua frequência, a frequência mínima para uma

boa transmissão é a razão entre a velocidade de propagação da onda e o comprimento de onda máximo para boa

transmissão, isto é, fmin = (340m/s)/0,50m, ou seja, fmin = 680Hz.

QUESTÃO 5

Tanto antes quanto depois de a água ser colocada no interior do barquinho, o módulo do empuxo sobre o sistema é igual

ao módulo do peso do sistema: Ei = Pi e Ef = Pf onde i significa situação inicial e f, situação final. Subtraindo a primeira

equação da segunda, obtemos a variação do empuxo Ef – Ei = Pf – Pi, ou seja, E = mag = ρagVa, onde ρa é a densidade

volumar da água e Va, o volume da quantidade de água inserida no barquinho. Uma vez que E = ρag Vd, onde Vd é o

aumento no volume de água deslocada pelo barquinho, concluímos que Vd = Va, o que nos permite afirmar que o nível

da superfície livre da água no balde permanecerá o mesmo.

Page 27: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

QUESTÃO 6

Suponha que a força de atrito, , esteja orientada como na figura.

Uma vez que o corpo se move com aceleração horizontal para a direita de módulo igual a 2,0m/s2, a força resultante

que atua sobre o bloco é horizontal, para a direita e tem módulo igual a 4,0N. Decompondo as forças ao longo dos

eixos horizontal e vertical (orientados para a direita e para cima, respectivamente) e usando os valores cos30o

= /2 e

sen30o

= 1/2, podemos escrever: –fat /2 + N/2 = 4 e –20 + N /2 + fat /2 = 0. Multiplicando a primeira equação por

e subtraindo o resultado da segunda, obtemos 2 fat = –4 + 20. Usando a aproximação ≈ 1,7, obtemos

fat = (–6,8 + 20)/2 , ou seja, fat = 6,6N.

Como o valor obtido para fat foi positivo, o sentido suposto para é o correto. Logo, a direção de é paralela ao

plano inclinado e seu sentido é de subida.

QUESTÃO 7

Considerando uma mesma massa M do gás ideal no nível do mar e no topo da montanha, poVo/To=pV/T. Dividindo

ambos os membros dessa equação por M e fazendo as identificações Vo/M = 1/do e V/M = 1/d, sendo do e d as

respectivas densidades volumares do gás no nível do mar e no topo da montanha, temos po / ( To do) = p / (Td), donde

d/do = (p/po)(To/T) = 0,44/0,88, isto é, d/do = 1/2.

QUESTÃO 8

a) Como não há forças externas sobre o sistema, há conservação do seu momento linear, de modo que

mvo=m(3vo/4)+mv’, donde v’=vo/4.

b) Como as forças sobre o sistema são conservativas, há conservação da energia mecânica. Assim,

(1/2)mvo2 = (1/2)m(3vo/4)

2 + (1/2)m(vo/4)

2 + (q

2/4πεo) (1/d), donde (6/16) mvo

2 = (q2/2πεo) (1/d), donde

d = (4q2/3πεo mvo

2).

QUESTÃO 9

a) As forças que atuam no portão são o peso , a força A do apoio A e a força B do apoio B. Como o sistema está em

equilíbrio, A+ B + = 0, donde | A + B| = | = 50kg×10m/s2, isto é, | A + B| = 500N.

b) Para calcular o módulo FAh da força horizontal A , usamos o fato de que é nulo o torque das forças relativo ao ponto

B. Para que isso ocorra, a componente horizontal de A deve apontar para a esquerda e satisfazer a relação

FAh ×1,25 – 500×1,25=0, donde FAh = 500N.

QUESTÃO 10

a) Como a força magnética não realiza trabalho, a energia cinética da partícula não muda. Portanto, não se altera o

módulo de sua velocidade e, consequentemente, v’/v=1.

b) O movimento da partícula no campo magnético é circular uniforme com velocidade de módulo v e raio R tais que,

pela segunda lei de Newton, qvB = m(v2/R), ou seja, m(v/R) = qB. Lembrando que a velocidade angular da partícula é

ω = v/R, obtemos ω = qB/m. Usando esse resultado na expressão t = θ/ ω , que dá o tempo t que a partícula demora para

atravessar a região, obtemos t = mθ/(qB).

Page 28: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

QUÍMICA

QUESTÃO 1

a)

Nox médio do carbono: 3x + 8= 0, então x = - 8/3

b)

O C O

O dióxido de carbono apresenta geometria linear, pois o átomo de carbono apresenta os orbitais híbridos sp, que

resultam em ligações com um ângulo de 180° entre si.

QUESTÃO 2

a) Período do Titânio: Período 4

O elemento presente no conversor catalítico que pertence ao período 4 é o Vanádio.

23V => Logo, [Ar] 3d3 4s

2

Como 4s2 é o nível de valência, o número de elétrons é igual a 2.

b) Os óxidos de fórmula geral NOx são o NO e o NO2

NO + H2O não reage => logo, NO é um óxido neutro

NO2 + H2O HNO3 + HNO2 => logo, NO2 é um óxido ácido

QUESTÃO 3

a) Pior cenário de emissão= maior aumento anual de velocidade de emissão = 3%

Velocidade média (Vm) = (780 – 480) / (2050 – 2020) = 300 / 30 = 10ppm/ano

Vm = 10 ppm/ano.

b) Velocidade de emissão constante = aumento anual de velocidade de emissão = 0%

Logo, [CO2] em 2060 = 400 ppm.

1 ppm = 1 mg de CO2 / kg de ar

400.106( g de CO2/g de ar) x 5.10

21 (g de ar) x 1.10

3 (kg CO2/ g ar) = 2.10

15 kg de CO2

Quantidade de CO2 em 2060 = 2.1015

kg.

QUESTÕES 4, 5, 6 e 7

Tanque I => água => densidade do líquido = 1 g/cm3

Tanque II => Solução aquosa de 2-propanol => densidade da solução = 0,95 g/cm3

Tanque III=> Solução aquosa de CsCl => densidade da solução = aproximadamente 1,38 g/cm3

Page 29: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

Esquema de separação:

QUESTÃO 4

a) Polímero: polipropileno (PP)

CH3

HCH2C

n

Polímeros presentes em E => Poliestireno (PS) e poli (etilenotereftalato) (PET)

Polímero presente em F => poli(cloreto de vinila) (PVC)

QUESTÃO 5

Massa molar de CsCl = 133 + 35,5 = 168,5

Massa de CsCl = molaridade (M) x volume (em litros) x massa molar

Massa de CsCl = 3 x 1000 x 168,5 = 505,5 x 103 g = 505,5 kg de CsCl

QUESTÃO 6

Monômero do PVC: cloreto de vinila

Fórmula condensada do cloreto de vinila:

H2C CHCl

Isômero: metil etil éter ou metoxietano

O

QUESTÃO 7

CH2 + 3/2 O2 CO2 + H2O

H = (-396 – 287) – (-33) = -650 kJ/mol

Massa molar do CH2 = 14

Então, o calor gerado pela queima de 140 kg de PE = -650 x (140 x 103/14) = - 6,5 x 10

6 kJ

Page 30: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

QUESTÃO 8

a) Aldeidos com 4 átomos de carbono: isobutanal e butanal

Entre os dois aldeídos com 4 átomos de carbono, aquele que apresenta ramificação em sua estrutura

tem o menor ponto de ebulição. Logo o aldeído B é o butanal.

b)

H

O

+ 1/2 O2

OH

O

QUESTÃO 9

a) 1-butanol

b)

O

O

São necessários 2 mols de CO necessários para formar 1 mol de E

QUESTÃO 10

a)

4 Al (s) + 3O2 (g) + 6 H2O 4 Al(OH)3 ddp = 2,71 V

b) Sentido de fluxo dos elétrons: D C

Na pilha, o fluxo espontâneo de elétrons é do anodo para o catodo, ou seja, de A para B. Na recarga, o fluxo ocorre no

sentido inverso, ou seja, de D para C.

Page 31: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

GEOGRAFIA

QUESTÃO 1

Dentre os fatores que explicam a diversidade rítmica do Caribe estão: a convergência de populações africanas, grupos

indígenas e europeus de diversas nacionalidades; a intensidade da circulação marítima; a proximidade dos Estados

Unidos, o mais importante mercado mundial de entretenimento.

QUESTÃO 2

O déficit de transporte público nas grandes cidades favorece a concentração da população de baixa renda em áreas

favelizadas, mais próximas dos locais de trabalho, levando à valorização e ao adensamento dessas áreas.

QUESTÃO 3

Dentre as atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro estão: turismo e atividades de entretenimento;

serviços qualificados e de gestão de negócios; e serviços avançados de pesquisa e desenvolvimento.

QUESTÃO 4

a) O sítio urbano ou localização absoluta é o terreno sobre o qual a cidade se edifica, podendo ser natural, alterado pela

ação humana ou artificialmente produzido.

b) A posição geográfica ou localização relativa, refere-se à situação de determinada cidade quanto a aspectos externos a

ela, inclusive em relação a outras cidades. A posição geográfica envolve o conteúdo natural e social tanto das áreas

circunvizinhas, como daquelas distantes.

QUESTÃO 5

Dentre os motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo estão:

garantia de segurança alimentar para suas populações; pouca terra agriculturável nos países de origem; aumento da

demanda por alimentos devido à elevação do poder aquisitivo; disponibilidade de capitais nestes países; interesses

especulativos com bens imóveis; e aumento do preço dos alimentos no mercado internacional.

QUESTÃO 6

O elevado potencial de energia eólica na interface oceano-continente se deve aos ventos regulares e constantes

resultantes das diferenças térmicas e barométricas entre terra e mar.

QUESTÃO 7

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de

um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos

trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança

associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

Page 32: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

QUESTÃO 8

a) Dentre as características da Caatinga que a diferenciam das demais formações vegetais brasileiras destacam-se:

vegetação caducifólia, sistema radicular extenso para compensar a falta de água do subsolo, presença significativa de

xerófilas e suculentas, por exemplo, cactáceas.

b) Dentre as consequências ambientais resultantes do desmatamento da Caatinga temos: a perda da biodiversidade, o

processo de desertificação, o aumento da erosão (aumento do risco de enchentes no período chuvoso).

QUESTÃO 9

a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande

parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um

empenho por parte do Estado em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras, e uma política financeira que

favorece a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul,

financiamentos do BNDES e os acordos diplomáticos multilaterais.

b) As redes sociais que se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem atuam

na orientação dos fluxos e facilitam a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade,

etc.) no país de destino.

QUESTÃO 10

O uso do trem de alta velocidade permite a redução no tempo de deslocamento entre grandes cidades, como Paris e

Lyon, uma vez que: as estações de trem estão comumente situadas no centro dessas cidades enquanto os aeroportos se

encontram, frequentemente, em áreas afastadas, o que reduz o tempo de deslocamento. A localização central das

estações de trem também favorece o adensamento de conexões com a rede de transporte urbano, tais como ônibus e

metrô. Finalmente, os procedimentos de embarque e desembarque são mais demorados nos aeroportos do que nas

estações de trem.

Page 33: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

HISTÓRIA

QUESTÃO 1

- Império dos Austrias encabeçado por Carlos V, rei da Espanha e imperador do Sacro Império romano–germânico. O

soberano desse império era considerado defensor das práticas católicas e, portanto, contrário à reforma protestante.

-Império otomano encabeçado por Selim que possuía, desde 1517 e depois da conquista da Síria e do Egito, o califado

sobre todos os crentes do Islã. O reino da França cuja unidade fora reforçada após as vitórias da Coroa sob regiões

dissidentes no século XV.

QUESTÃO 2

O candidato deverá citar os seguintes objetivos: a procura de riquezas nativas - a exemplo do pau-brasil - e as tensões

religiosas entre católicos e protestantes levaram os Franceses Huguenotes a fundarem a França Antártica.

QUESTÃO 3

O sul se constituiu escravista no sentido de que sua elite se reproduzia mediante a utilização do trabalho escravo,

movimento cada vez menos comum no norte dos EUA.

QUESTÃO 4

Os escravos podiam participar de famílias extensas, inclusive formadas pelo parentesco fictício. A possibilidade de os

escravos escolherem também padrinhos, isto é, compadres, entre livres e forros, demonstra que seus laços de

sociabilidade e de alianças ultrapassavam as fronteiras da senzala. O gráfico também mostra que as diferenças sociais

entre os cativos de uma mesma fazenda e/ou freguesia não se limitavam à questão dos ofícios. Os escravos, da mesma

forma, se distinguiam pela antiguidade do seu grupo parental nas fazendas. Ou seja, um cativo que pertencia a um

antigo grupo parental a gerações, provavelmente tinha mais oportunidades do que os oriundos da África. Esse último

fenômeno podia se traduzir na cor do cativo e tinha consequências nas suas possibilidades de compadrio.

QUESTÃO 5

a) O candidato poderá identificar, dentre outras, a maior presença de estrangeiros nas atividades manufatureiras e

industriais, portanto mais especializadas, enquanto que os brasileiros predominam nas atividades agrícolas. Destaca-

se ainda o fato de que entre os nacionais prevalece uma porcentagem bem maior de indivíduos sem profissão, o que

não ocorre na população de estrangeiros.

b) O candidato deverá levar em consideração os seguintes elementos: No sul havia a possibilidade de o imigrante

adquirir parcelas de terras, o que possibilitava o empreendimento rural com maior autonomia; além disso, incentivava a

agricultura de alimentos (visando o abastecimento do mercado interno) e a ocupação de terras no interior. No sudeste,

principalmente em São Paulo, por outro lado, os imigrantes eram dirigidos majoritariamente para as plantações

agroexportadoras e na condição de colonos e de trabalhadores livres rurais.

Page 34: Ufrj Rj 2011 0 Prova Completa c Gabarito 2a Etapa

QUESTÃO 6

O candidato deverá identificar os EUA e Japão como Estados não-europeus que participaram do jogo de poder no

Extremo-Oriente.

QUESTÃO 7

O candidato poderá indicar que estavam excluídos do voto: os mendigos; analfabetos; praças de pré, excetuando os

alunos das escolas militares de ensino superior; os religiosos de ordens monásticas, sujeitas a voto de obediência, regra

ou estatuto, que importasse a renúncia da liberdade individual.

QUESTÃO 8

O candidato poderá desenvolver, entre outros, um dos seguintes fatores: o fato do crescimento econômico verificado

durante o período de governo de Porfírio Diaz (1876-1911) ter sido acompanhado de um cenário de fortes

desigualdades regionais e sociais; a queda na produção de gêneros alimentícios básicos como o milho, apesar do

aumento da população mexicana; o drama da questão agrária: em torno de 900 grandes proprietários concentravam mais

da metade das terras agricultáveis, enquanto cerca de 9 milhões de camponeses não possuíam terras para manter-se e a

suas famílias; o autoritarismo dos seguidos governos de Porfírio Diaz, agravado com a reeleição de forma fraudulenta

pela oitava vez, acompanhada da perseguição implacável a seu principal oponente, o liberal Francisco Madero; as

rebeliões camponesas desencadeadas, ao final de 1910, em várias partes do país sob o lema “Terra e Liberdade”.

QUESTÃO 9

O candidato poderá desenvolver, entre outros, dois dos seguintes princípios: o antissemitismo, ou seja, o ódio e

perseguição aos judeus; o racismo, ao considerar como seres inferiores todos aqueles que não fossem de origem ariana,

como os próprios judeus, ciganos, eslavos etc; o totalitarismo, ou seja, a defesa de que a vida social e o indivíduo devam

estar inteiramente submetidos aos interesses de um Estado autoritário, o que autorizaria a este eliminar as liberdades

individuais; as forças políticas de oposição e a democracia representativa; o militarismo, como instrumento de defesa de

uma ordem que assegure a obediência ao Estado; garanta um aparato repressivo capaz de impedir qualquer tipo de

oposição a suas diretrizes e sirva de base para uma política expansionista; o unipartidarismo, a concepção de que um

único partido inteiramente identificado com as orientações do Estado totalitário é capaz de representar a sociedade; o

pan-germanismo, produto de um nacionalismo extremado que defendia a organização de todos os alemães em um único

Estado germânico que fosse a expressão da superioridade da raça ariana.

QUESTÃO 10

O candidato deverá citar duas das seguintes razões: os EUA e a URSS buscaram ampliar sua influência política na

África agregando novos aliados aos seus respectivos blocos de poder durante a Guerra Fria; os novos Estados nacionais

africanos, surgidos do movimento de descolonização, ao buscar aliados políticos internacionais para viabilizar os seus

respectivos projetos nacionais aproximaram-se da URSS e dos EUA; o continente africano foi alvo de intensas disputas

político-militares entre EUA e URSS durante a Guerra Fria em razão de interesses geopolíticos e econômicos.