2ª edição da revista educação ambiental (janeiro de 2011)

47
1

Upload: revista-educacao-ambiental-educando-para-a-sustentabilidade

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nesta segunda edição: O passado e o presente de Caraguatatuba e São Sebastião, Energias Alternativas, Visão Sistêmica Seres vivos x Cadeia Alimentar, Como nasceu nosso Universo, Segurança & Riscos: Como proceder diante de uma emergência e muito mais!

TRANSCRIPT

Page 1: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

1

Page 2: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

2

ÍNDICE 08

Como nasceu nosso Universo

09 e 13 Ubatuba x Caraguatatuba

História

16 Índios Guaranis

Preservação de uma Cultura – Séc. XXI

18

Pré-Sal Impactos Positivos e Negativos

Uma abordagem sistêmica

24 Fenômenos da Natureza

26

Saúde – Vilão do Verão

26 Visão Sistêmica – Parte II –

Cadeia Alimentar

27 Serra do Mar

28

Parque Estadual da Serra do Mar- PESM

30

Comunidade – Segurança x Riscos – Parte II

36 Horta Orgânica x Horta

Comunitária

37 Combustíveis Fósseis

38

Energias Alternativas – Eólica e Solar

40

PINO – Planejamento Ambiental Estratégico da Baixada Santista e

Litoral Norte de São Paulo

41 Agenda 21 Litoral Norte

42

Atitudes para Combate às mudanças climáticas

43

Reciclagem – Parte II

Capa: Léo Costa

Esta revista é parte integrante do Projeto “Educando para a

Sustentabilidade”

Periodicidade: trimestral

FALE CONOSCO Participe desse processo!

[email protected] [email protected]

Page 3: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

3

Editorial Caros leitores!

Finalmente estamos aqui com a 2ª edição da revista Educação Ambiental “Educando para a Sustentabilidade”. Foi identificada a necessidade de acertar o mês da edição, de forma que, no ano, possamos preparar 04 edições. Sabemos que demorou um pouquinho mais pedimos a compreensão de todos. Bem, iniciamos um novo ano e é tempo de renovar as esperanças e refletir sobre como vamos nos “comportar” nesse que se iniciou. Dedicamos esse número a todos Vocês, nossos caríssimos leitores e agradecemos a todas as pessoas que manifestaram interesse em participar na construção desse projeto. Agradecemos especialmente as mensagens de incentivo e apoio e as sugestões recebidas de várias pessoas, de vários cantos do planeta. Isso foi D+. Acreditem!! Ficamos muito felizes!

Não podemos esquecer que a cada ANO, é uma oportunidade que ganhamos para nos tornarmos cada vez melhores, desenvolvendo assim uma consciência crítica, capaz de enxergar as “entrelinhas” de nossa relação conflituosa

Homem-Natureza e construir algo harmonioso. Também vale lembrar o conceito básico de Cidadania, cuja essência está em “Pensar o coletivo”. Assim, pequenas atitudes tais como respeito ao próximo, maior tolerância às diferenças, luta contra as desigualdades sociais, preservação do meio com visão sistêmica, cuidados com a saúde e com o meio onde vivemos (Pensar globalmente, Agir localmente) dentre outros, são fundamentais para uma vida melhor.

É nisso que temos que nos concentrar, pois certamente se ficarmos envolvidos unicamente com os nossos próprios interesses, nós corremos o risco de não vivermos o nosso presente e o futuro que queremos. Para receber a edição anterior, basta nos contatar por e-mail. Feliz 2011!

Boa leitura!

Cláudia Genúncio [email protected]

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo

Page 4: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

4

para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

Dalai Lama

É Notícia! CENSO 2010 - O Brasil já tem 190,7 milhões de habitantes, segundo o resultado do Censo 2010, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 29 de novembro de 2010. Em relação ao Censo 2000, a população brasileira cresceu 12,3% em dez anos, o equivalente a 20,9 milhões de brasileiros. Já a população do litoral norte cresceu 11%, nesse mesmo período.

84% da população brasileira vive em cidades. A Região Sudeste continua sendo a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas.

Confira, no final desta edição, os números do LITORAL NORTE.

CIDADES POPULAÇÃO HOMENS MULHERES URBANA RURAL Ubatuba 78.870 39.223 36.647 76.958 1.912 Caraguatatuba

100.899 49.984 59.915 97.449 3.450

São Sebastião

73.833 36.827 37.006 73.000 833

Ilhabela 28.176 14.324 13.852 27.982 194 Total Geral 280.778 140.358 147.420 275.389 6.389

Ação importante em prol do Meio Ambiente, no

Estado São Paulo

Pensar Globalmente; Agir Localmente é nossa obrigação.

Vamos cuidar de nossa morada!

Um passo à frente no combate às Mudanças Climáticas

O Estado de São Paulo já tinha uma lei de mudanças climáticas. Mas até então, não tinha um inventário de suas emissões de gases do efeito estufa. Agora sim, será possível calcular exatamente a quantia que deverá reduzir - o cálculo da lei foi feito por estimativa. E, de acordo com o primeiro levantamento realizado pela SMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo e pela agência ambiental CETESB, o Estado terá de cortar 28,6 toneladas de gases.

São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a fazer seu inventário de emissões com base nos padrões definidos pelo IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

A maior parte delas – 81,2 milhões, ou 57% -, vieram da geração de energia e do uso de transportes.

O incentivo em alternativas de transportes menos poluidores do que as rodovias, usadas largamente, são as hidrovias e ferrovias, num momento em que vivemos um “caos urbano” provocado pelo excesso de veículos. Está mais do que na hora de revertermos essa situação.

Page 5: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

5

Em ordem do maior para o menor emissor, os outros setores apontados pelo inventário são:

Agropecuária 20% Mudança no uso da terra e desmatamento

9%

Indústria 8% Resíduos 6%

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Resultados de Cancun

Olhos do mundo se voltaram novamente para os países que participaram da Conferência de Clima da ONU. Foi mais uma nova chance para avançar acordos para controlar o aquecimento global, mas sem grandes resultados. Aliás, é assim que tem ocorrido a cada encontro. O palco desta vez foi Cancun, no México, onde aconteceu a 16ª Conferência do Clima (COP16), de 29 de novembro até o dia 10 de dezembro 2010.

RESULTADOS Foi aprovado um fundo de ajuda para os países em desenvolvimento, o “Fundo Verde”, que destinará 100 bilhões de dólares por ano, equivalentes a 170 bilhões de reais, às nações mais pobres, que deverão empregar o montante no combate às mudanças climáticas. Também foi adotado um pacote de medidas, batizado de “Acordos de Cancun”, para conter a emissão de gases de efeito estufa (a entrar em vigor após o término da validade do Protocolo de Kyoto*, em 2012). O novo acordo prevê um sistema de maior prestação de contas, por parte dos governos, sobre o combate ao aquecimento global. Além disso, os países comprometeram-se a ações concretas para proteger as florestas do mundo. Os “Acordos de Cancun” ainda não são um instrumento jurídico vinculante, como é o Protocolo de Kyoto, e não foram estipulados compromissos muito precisos. Os próximos ajustes serão em Durban, África do Sul, no final do ano que vem. E para 2012, as Nações Unidas também irão realizar, no Rio de Janeiro, outra conferência sobre Mudança Climática. O evento, intitulado Rio + 20, irá

Page 6: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

6

comemorar os 20 anos da Eco-92, além de avaliar os progressos alcançados desde 1992 na proteção do meio ambiente. (ED) * Aprovado pela ONU em 1997 e ratificado por 156 países, tem por objetivo a redução das emissões de gases de efeito estufa para o ano 2012.

Na próxima edição, você vai conhecer um pouco mais sobre esse assunto e as consequências das mudanças climáticas em nosso litoral norte de São Paulo. Aguarde!

“O desmatamento da

Amazônia é a principal causa das emissões

brasileiras”

Aconteceu? Você fica sabendo!

Repensando nosso Consumo... Ilhabela

Em setembro de 2010, aconteceu a 1ª. Feira de Trocas de Ilhabela, pautada nos princípios da economia solidária.

De lá para cá, outras foram realizadas, com a participação de muitas pessoas.

Mudar hábitos de consumo, promover a sustentabilidade, a solidariedade e o espírito comunitário, são os motivos de sua existência.

Foto gentilmente cedida pela organização do

evento

Saiba como é simples participar de uma feira de trocas:

A primeira coisa é determinação para mudar hábitos de consumo, reconhecer os itens que podem ser trocados, selecionar aqueles que estão em boas condições, reconhecer os saberes que já possuímos e podem ser úteis para outros e disponibilizar nossos serviços com valor da troca, pautado pela necessidade mútua e não pelo mercado vigente.

A Feira de Trocas tem sido organizada por voluntários do Instituto Mão Dupla, Ponto de Cultura Pés no Chão, Ong Elementos da Natureza, Sala Verde de Ilhabela, do Movimento Nossa Ilha Mais Bela e da Casa Aberta Antiquário e Brechó.

Page 7: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

7

Lembre-se: é proibido circular dinheiro na feira de trocas. Também não pode circular produtos piratas ou estragados, nem trocar animais.

Para mais informações, entre em contato com os organizadores do evento, através do e-mail: [email protected]

Litoral Norte

Projetos Ambientais _ FEHIDRO

O Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) liberou R$ 1,7 milhão para projetos ambientais no Litoral Norte, que beneficiam os 04 municípios da região (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela). Os projetos beneficiados são os seguintes:

1)Mapeamento e Avaliação da Dinâmica de Poluição na Bacia do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba;

2)Adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião;

3)Estimativa dos Cenários de

Mudanças Climáticas Global, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola;

4)Planejamento Ambiental na

Bacia Hidrográfica do

Sertão do Ubatumirim, da Sub-Bacia do Rio Iriri Onça, projeto da Fundação Florestal;

5)Projeto Água Viva -

Associação de Amigos do Bairro da Vila Sahy, em São Sebastião;

6)Gerenciamento de poda de

Resíduos Florestais no Aterro de Ilhabela;

7)Implantação da rede

coletora de esgotos no bairro da Casa Branca, em Caraguatatuba.

fonte: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/

São Sebastião A V Regata de Canoa Caiçara no Mangue do Araçá

Canoas à postos. Aguardando sinal verde

Foto: Léo Costa

Mais uma edição da Regata de Canoa Caiçara aconteceu em São Sebastião, no dia 27 de novembro de 2010.

Page 8: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

8

Um dos objetivos é o resgate da cultura caiçara de forma recreativa.

O prêmio foi uma miniatura de canoa, talhada em madeira, feita de forma artesanal, pelo caiçara Clementino, de Cambury.

Contou com o apoio da Marinha, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Na próxima edição, vamos aprofundar a questão da Cultura Caiçara. Aguarde!

Nota: Na Revista 01 falamos do Atlas Ambiental de São Sebastião. Conheça-o no link http://issuu.com/editorageodinamica/docs/saosebastiao

"Sábio é o homem que chega a ter consciência de sua ignorância."

Barão de Itararé

Como nasceu nosso Universo

“Compreendendo sua

existência”

Foto da Web

A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. Conforme a teoria do Big Bang, a possível “explosão” deu origem ao universo.

Page 9: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

9

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948, pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968). Segundo ele, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio,

hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo. Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias. Teoria aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Assim, só nos resta, portanto, acompanhar os estudos, pois podemos ter muitas surpresas! Na próxima edição, iremos mais à fundo nessa história. Acompanhe-nos nessa aventura. Acho que irão curtir.

Caraguatatuba e Ubatuba

História

Na 1ª edição, demos um giro do Passado ao Presente pela história de São Sebastião e Ilhabela. Nesse número vamos “viajar” pela história dessas duas cidades

Page 10: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

10

que complementam o Litoral Norte de São Paulo: Ubatuba e Caraguatatuba. Áreas: Caraguatatuba - 483,95 km2 Ubatuba – 484 km2

Fonte: IBGE

Embarque nesta conosco!

Vista aérea de Ubatuba/SP

A história da colonização de Ubatuba e Caraguatuba é muito parecida com a história de São Sebastião e Ilhabela. Seus primeiros habitantes também foram os índios, quando aqui chegaram os portugueses. Economicamente, Ubatuba se desenvolveu-se nos mesmos moldes de São Sebastião e Ilhabela, enfrentando inúmeros desafios e problemas, desde sua economia de subsistência, passando por momentos de prosperidade com o auge dos Engenhos de Cana de Açúcar e a abertura do porto de Ubatuba

para escoamento do café, até a abertura de rodovias que ligaram o litoral à capital São Paulo, o que proporcionou desenvolver-se na atividade de Turismo, sendo a principal economia, até os dias de hoje.

Câmara Municipal

O povoado de Ubatuba deixou de ter apenas a agricultura de subsistência, passando a uma agricultura comercial que incluía, além da aguardente e açúcar, fumo, anil e produção de peixe salgado.

Igreja da Matriz - Centro

Ubatuba entrou em franca decadência, assim como todo o litoral norte, quando as atividades do porto foram

Page 11: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

11

transferidas para o Porto de Santos.

Após a revolução de 1932, o Governo Estadual promoveu melhorias na rodovia Taubaté-Ubatuba e, aos poucos, a cidade começou a desenvolver a sua vocação turística, ao abrir-se a estrada ligando Caraguatatuba a Ubatuba em 1954.

“Em Ubatuba, cerca de 80% do

território do município estão dentro dos limites do Parque

Estadual da Serra do Mar. São 73 praias em 106km de litoral, alternadas por extensos costões

rochosos”

Na década de 70 ocorreu a construção da rodovia Rio - Santos (BR-101), criando assim, novas perspectivas econômicas para o município, com o desenvolvimento da nova atividade.

Atualmente, Ubatuba continua vivendo do Turismo, sua principal fonte econômica. De seu patrimônio histórico, quase nada sobrou. Já a vizinha

Caraguatatuba vivencia uma experiência nova de transformação e desenvolvimento com a descoberta do Pré-Sal na Bacia de Santos.

Conheça um pouquinho mais

de Ubatuba e, a seguir, a história de Caraguatatuba

Base do Projeto TAMAR - Ubatuba Foto: Cláudia genúncio

O Projeto Tamar/ICMBio está presente em nove Estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Praia da Pipa e Atol das Rocas), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e nas ilhas oceânicas.

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos

Page 12: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

12

principais atrativos turísticos do Município de Ubatuba.

Lá está localizado um antigo presídio, desativado atualmente. No passado, este era destinado a presos políticos.

Ilha Anchieta. Ubatuba/SP

Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta um grande espetáculo da natureza.

Tartaruga de Pente (uma espécie da área)

Ruínas da Lagoinha. Ubatuba/SP

Prédio da Cadeia Velha (no passado) e Casa da Cultura Caiçara e Museu Washington de Oliveira

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (antigo casarão do Porto, 1946)

Ubatuba possui 75 praias. Limita-se ao Norte com Paraty (RJ), ao Sul com Caraguatatuba (SP), a Oeste

com Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra (todas de SP) e

a Leste com o Oceano Atlântico, achando-se na latitude 23'26'21,45.

Page 13: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

13

É cercada pela Serra do Mar e sua exuberante Mata Atlântica (na única parte desta que alcança a

costa brasileira).

Você sabia? “O Trópico de Capricórnio

corta Ubatuba, atravessando a cidade

exatamente em frente à pista do aeroporto local”

Hoje, a principal atividade econômica de Ubatuba é o

Turismo

Caraguatatuba-SP

Passado

População: 3562 habitantes (Séc. XVIII)

Caraguatatuba começou a ser povoada no início de 1600, através das Sesmarias. Em meados do século XVI, começava a surgir o primeiro povoado da Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.

Prainha - Caraguatatuba

Em meados do século XVIII, o novo povoado viu crescer o número de seus habitantes a tal ponto, que o povoado de Santo Antônio de Caraguatatuba fosse elevado à condição de Vila, em 27 de setembro de 1770, sem emancipação político-administrativa.

Page 14: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

14

Praia de Massaguaçu

Em abril de 1857, Caraguatatuba é elevada à categoria de Vila. Somente nesta data, passou a ter sua emancipação político–administrativa, deixando de pertencer a São Sebastião.

Foi reconhecida como Estância Balneária em 1947.

Caraguatatuba, como todo o Litoral Norte no início do século, após ter passado por um período de desenvolvimento, encontrava-se estagnada economicamente.

O comércio era precário, muitas vezes à base de troca. Muitos produtos da terra eram enviados através de canoas de voga até Santos, onde também compravam as encomendas do povo da Vila.

Em 1927 contava apenas com uma praça, duas ruas, um beco e algumas centenas de moradores. A maior parte dos habitantes se localizava na zona rural em agrupamentos de pescadores distribuídos pelas praias.

No ano de 1938, começam as ligações rodoviárias entre o Vale do Paraíba e Litoral Norte. A abertura ao tráfego da rodovia ligando São Sebastião –Caraguatatuba - Ubatuba, só ocorreu anos mais tarde, em 1955.

A partir desse período, um crescimento populacional

acelerado iniciou-se em Caraguatatuba. Suas terras, passadas através de gerações, foram, aos poucos, sendo saqueadas para ceder lugar às novas construções, sufocando toda uma cultura.

Na década de 90, o número populacional e habitacional continuava crescendo, ocupando áreas de riscos como as encostas de morros, causando uma ocupação desordenada no município.

Praia de Capricórnio_Lagoa Azul

Mais de duas décadas após a maior tragédia já ocorrida no Litoral Norte Paulista (1967 – a cidade foi soterrada – veja a 1ª. Edição), Caraguatatuba recuperou-se e cresceu. A dor deu lugar ao esforço de reconstrução, os turistas retornaram, a vida voltou ao seu curso normal.

Page 15: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

15

A cidade é hoje o centro mais populoso e importante comercialmente, do litoral norte de São Paulo.

Atualmente, passa por um período de grandes transformações. A construção da Base de Gás da Petrobras – UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba irá processar o gás que vem dos campos do Pré-Sal e será enviado por gasodutos para o Planalto.

Vista de Caraguatatuba (do topo do morro de Santo Antonio)

Caraguatatuba já vivencia de fato uma transformação, onde aspectos positivos e negativos se

alternam. Basta citar o tráfego intenso de veículos, o aumento da população, especulação imobiliária, geração de emprego, aumento na criminalidade, dentre outros.

Por outro lado, é visível o aumento da arrecadação de impostos e as medidas compensatórias, que aos poucos vão surgindo, pela instalação da Unidade naquela cidade.

Curiosidades da história:

Em 1693, um violento surto de varíola, a qual o povo vulgarmente tratava por “Bexigas”, vitimou parte da população da Vila; o restante dirigiu-se para a cidade de Ubatuba e São Sebastião, ficando então o local conhecido como a “Vila que desertou”.

Devido à epidemia que se abateu sobre o povoado, o pequeno vilarejo ficou deserto, resistindo somente a igrejinha de invocação a Santo Antônio.

Contudo, aos poucos, a Vila de Caraguatatuba foi sendo novamente povoada.

Page 16: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

16

Estátua de Santo Antonio (durante obra de recuperação)

Com 340 metros de altitude, a vista é formada pela enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. É ponto de encontro das turmas da asa-delta e do parapente, que lá encontram duas rampas.

Vôo livre (ponto de partida: Morro de Santo Antonio)

O clima na região é Tropical, quente e úmido, com temperatura média de 20ºC.

Visite e desfrute das belezas do local.

Índios Guaranis Preservação de uma Cultura

Séc. XXI

Vimos na edição anterior, que existem no litoral norte e em vários lugares do litoral brasileiro aldeias indígenas guaranis. Conheça um pouco mais sobre eles! São tão poucos. É preciso preservá-los. É na Mata Atlântica que encontram alimentos necessários à sua sobrevivência: frutas, palmito, pequenos animais, dentre outros. São exímios canoeiros e pescadores, além de produzirem vários trabalhos manuais. Existem agrupamentos indígenas em Boracéia (do Rio Silveiras) e Barra do Una, em São Sebastião e em Ubatuba. São índios da tribo Guarani que viviam no interior do Brasil e vieram para o litoral.

Page 17: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

17

Hoje, são 119 índios guaranis vivendo na aldeia de Ubatuba, liderada pelo jovem cacique Marcos Tupã.

Recentemente eles começaram a ser servidos com rede elétrica, abastecida através da captação da energia solar.

Tem-se o conhecimento que hoje o Alcoolismo é um grave problema na aldeia de Ubatuba.

Aguarde mais detalhes e também informações sobre a aldeia existente em Boracéia, em São Sebastião/SP.

Curiosidades:

Pratos típicos da culinária indígena: Tapioca; pirão, Pipoca,

Beiju.

SAÚDE

ALIMENTAÇÃO INDÍGENA x

NOSSA ALIMENTAÇÃO A base da alimentação indígena, até os dias de hoje é ainda bem natural, se comparada à nossa alimentação, pois consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. Uma

alimentação rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Diferente de nós “homens brancos”, a alimentação não tem como base produtos industrializados, ficando assim livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, produtos para realçar o sabor e outros aditivos usados na indústria alimentícia. O fato de ser assim não significa que, nos dias de hoje, não tenham tido contato com produtos industrializados. Na próxima edição, traremos novidades sobre esse assunto. Aguarde!

Reflita...

“O cidadão moderno come, bebe, veste e usa derivados de petróleo todos os dias. A riqueza natural está presente em todos os setores da vida, seja nos transportes, na indústria ou nos meios de comunicação”.

Page 18: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

18

Pré-sal

Da Bacia do Espírito Santo até a Bacia de

Santos

Entenda melhor!

A área total da "província do pré-sal" chega a 149 mil quilômetros quadrados, dos quais 72% representam área sem concessão. Os dados constam da apresentação do "Novo Marco Regulatório Pré-sal e áreas estratégicas".

O documento, que está disponível no site da Presidência da República (www.info.planalto.gov.br) e também no Blog do Planalto (blog.planalto.gov.br), denomina de "província do pré-sal" toda a área onde há possibilidades de ocorrência de reservas no pré-sal, não indicando um reservatório único. Do total da província do pré-sal, 28% correspondem a áreas já concedidas. Desses, 24% com a participação da Petrobras.

A estimativa do governo é de que nos próximos anos o Brasil produza, somente no pré-sal já concedido, quase o mesmo volume produzido atualmente no País. A produção total média de petróleo do País no primeiro

semestre deste ano chegou a 1,936 milhão de barris/dia.

BACIA DE SANTOS Área de 352 mil km², entre Cabo Frio (Rio de Janeiro) e Florianópolis (Santa Catarina). Tem 800 km de extensão, 200 km de largura e está a 340 Km de terra firme. Nela, está localizada a chamada província do pré-sal (regiões onde foram detectadas reservas de hidrocarbonetos a mais de 5 mil metros de profundidade), que tem 149 mil km².

As reservas do pré-sal estão localizadas em áreas muito profundas. A distância entre a superfície do oceano e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal pode chegar a mais de 7 mil metros. As jazidas são compostas por reservatórios de petróleo em rochas carbonáticas do tipo microbiais (originadas de micro-organismos fossilizados há milhões de anos).

O óleo de Tupi tem medida de 28 graus.

Page 19: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

19

Fonte: internet

VOCÊ SABIA!

“A qualidade do petróleo se mede em uma escala que vai de zero a 50

graus. Quanto maior esta graduação, mais "leve" ele é e,

assim, mais fácil seu processamento (capacidade de transformá-lo em

outros produtos)”.

Impactos positivos x

Impactos negativos Quase todos os dias, ouvimos falar do pré-sal. Fala-se também no salto econômico que o Brasil dará com essa riqueza que vem do fundo do mar, quando o Brasil poderá se tornar um país exportador de petróleo.

O dinheiro advindo dessa riqueza poderá ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, em novas tecnologias mais limpas, na melhoria de infra-estrutura, na geração de

empregos e desenvolvimento de empresas prestadoras de serviços, e tantos outros. Porém, com tantas notícias e discussões no dia a dia, você deve estar se perguntando:

Mas afinal, quais são os pontos positivos e negativos do pré-sal para o Brasil? E para o Litoral Norte de São Paulo?

Assim, tentamos fazer uma abordagem bastante interessante e com uma visão sistêmica sobre os vários aspectos social, político, econômico, ambiental, estratégico, dentre outros, e que vale a pena conferir abaixo!

Esclarece, inclusive, alguns pontos que são polêmicos e ainda causam preocupações.

Pré-Sal - Uma abordagem sistêmica

A descoberta da grande jazida de petróleo da “província Pré-Sal”, significa para o país e região onde se encontra, um grande crescimento econômico. Por outro lado, causou também preocupações para com o meio ambiente1, como um todo.

É muito importante esclarecer que em “TUDO”, existem os pontos positivos e negativos.

Aí estão alguns deles.

Page 20: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

20

Pontos Positivos

* As descobertas de óleo na camada de pré-sal coloca o Brasil como o 3º. maior produtor do mundo, atrás somente da Arábia Saudita e Kuwait;

* O Brasil fica em posição privilegiada no cenário sul americano, com relação aos vizinhos - Bolívia e Venezuela, grandes produtores da região;

* A posição de destaque do Brasil também dá poder em negociações estratégicas nas relações internacionais;

* A possibilidade de ampliação do campo de trabalho para as pessoas da região;

* aumento da arrecadação de impostos;

* Possibilidade futura de redução do preço do combustível e seus derivados;

* A busca por um aprimoramento contínuo da capacidade de resposta a emergências, de forma a minimizar os impactos advindos de qualquer evento, independente de sua natureza;

* Obras de infraestrutura tanto local como em todo o país;

* Geração de milhares de empregos em indústrias ligadas,

direta e indiretamente, ao petróleo; dentre outros.

Pontos contornáveis (demandam tempo)

* Não possuímos tecnologia para exploração de petróleo em águas tão profundas. Assim, será necessário seu desenvolvimento e/ou aprimoramento das existentes, para viabilizar esta exploração e consequentemente, a produção;

A busca por solução no que diz respeito a tecnologias, estão “à todo vapor”;

* Com a descoberta desta enorme reserva de petróleo do pré-sal, existe uma preocupação grande com relação a várias questões. Uma delas diz respeito às emissões de CO2 na atmosfera.

Com relação a esse problema, saiba que a Petrobras informou que a produção do pré-sal prevê o desenvolvimento de novas tecnologias de captura, transporte e armazenamento geológico do CO2 associado ao petróleo e a redução da queima de gás em tocha, o que contribuirá para diminuir a intensidade de emissões da atividade de exploração e produção no Brasil.

Page 21: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

21

Pontos Negativos:

* Aumentam os riscos de um vazamento nas plataformas de petróleo, justamente devido ao aumento das operações no mar e numa área ambientalmente importante, mas esses riscos, estão sendo mapeados e controlados, e os processos, geridos com ênfase na segurança de suas operações, com cuidados ao meio ambiente e à saúde dos que trabalham diretamente nesta atividade. Isto não quer dizer que Acidentes não podem acontecer;

* Aumento significativo do trânsito face ao enorme número de veículos trafegando no município e imediações, e a vinda de muitas pessoas, de várias regiões do país, em busca de oportunidades. No entanto, sem o preparo adequado;

* Aumento da vulnerabilidade ambiental;

* aumento do custo de vida local, especulação imobiliária e violência;

Agora, conheça um pouco mais da maior empresa do país, que possui o maior Terminal da América Latina, em São Sebastião a mais de 40 anos e agora, com uma base para processamento do Gás Natural, em

Caraguatatuba, que breve entrará em operação.

Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Tal lei regulamentou a redação dada ao artigo 177, §1º da Constituição da República pela Emenda Constitucional nº 9 de 1995, permitindo que a União contratasse empresas privadas para exercê-lo.

A partir daí foram criadas a Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsável pela regulação, fiscalização e contratação das atividades do setor e o Conselho Nacional de Política Energética, órgão encarregado de formular a política pública de energia.

Page 22: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

22

Plataforma P-20 da Petrobras – Bacia de Campos/RJ

A exploração de petróleo em águas profundas tornou a empresa referência mundial. Porém, apesar disso, ainda não há tecnologias disponíveis para explorar as reservas da província do pré-sal, Bacia de Santos, justamente porque as profundidades são muito grandes.

Na próxima edição, falaremos do Gás Natural - o mais limpo dos combustíveis fósseis.

O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E A PRESERVAÇÃO DAS

ESPÉCIES Há bem pouquinho tempo, veiculou pela internet, as imagens desses pássaros. Se Você respeita os animais, compreende que é um Ser Vivo, Cuide e não os maltrate. As experiências que Nós humanos experimentamos são diferentes das experimentadas pelos animais.

“Não importa o que você TEM na Vida, mas QUEM você tem”

Devemos respeitar os Animais da mesma forma que desejamos respeito.

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o

nosso mundo." Buda

Foto Léo Costa

Page 23: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

23

Nesse mês, escolhemos um filme que tem muito a ver com TRANSFORMAÇÕES e LIMITES do conhecimento e

que tem tudo a ver com nosso projeto de Educação.

Fernão Capelo Gaivota é um romance de Richard Bach, publicado em 1970. Marcou uma geração e viajou por 70 países do mundo. O filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro.

Se você ainda não assistiu o filme ou leu o livro e está com dificuldades para encontrá-lo,

entre em contato conosco, através de nosso e-mail.

Pensamento do mês:

“"Não se pode ensinar tudo a alguém. Pode-se, apenas, ajudá-lo a encontrar

por si mesmo." Galileu Galilei

VERÃO - CUIDE-SE!

SOL – PRAIA –TEMPESTADES -

VENTOS – ENCHENTES – DESLIZAMENTOS DE

TERRA – ALIMENTAÇÃO

Comece 2011 com uma postura DIFERENTE!

O verão está chegando e com ele, a época de muitas chuvas. Confira ALGUNS cuidados e como atuar diante de situações típicas e preocupantes dessa época do ano.

Page 24: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

24

Fenômenos da Natureza

"O homem argumenta, a natureza age." Voltaire

Raios e Trovões A incidência de raios na Região Sudeste do Brasil deve superar a média histórica no verão de 2011. A previsão é do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre 2000 e 2009, foi registrado um aumento de 18% na incidência de raios em todo o país, tendência que deverá se manter nas próximas décadas.

O Brasil é, atualmente, o país com a maior incidência de raios do mundo, de acordo com o Elat. Em termos gerais, caem no Brasil, em média, cerca de 50 milhões de raios por ano. Em dez anos, as descargas elétricas causaram 1.321 mortes, registradas de 2000 a 2009. Dessas, 29% ocorreram no Sudeste; 19%, no Centro-Oeste;

17%, no Norte; 18%, no Nordeste; e 17%, na Região Sul.

No Sudeste, a tendência de aumento de incidência de raios

ainda não pode ser quantificada, mas ficará acima da média

registrada nos últimos anos.

Dois fatores podem contribuir para o aumento na incidência de raios:

1 – O crescimento dos centros urbanos e grandes cidades. Favorecem tempestades por causa da poluição e da formação de ilhas de calor – o aquecimento de uma região por causa do asfalto e da quantidade de prédios, que dificultam a circulação do ar.

2 - Aquecimento global do planeta, que também influencia no aumento de tempestades.

COMO OS RAIOS SÃO FORMADOS?

Os raios ocorrem em meio a tempestades severas, com ventos e precipitações intensas.

Page 25: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

25

Isso porque as nuvens de tempestade possuem partículas de gelo que, ao se chocarem, ficam carregadas eletricamente. Essas cargas, acumuladas, geram descargas elétricas, que são os raios. - Se uma nuvem não tem gelo, não produz descarga. E só há gelo em nuvens que ultrapassam os 6 km ou 7 km de altura, no Brasil. As mais baixas causam chuvas, não raios.

Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as tempestades são mais comuns no verão. Já no Sul e no Norte, os picos de raios acontecem na primavera.

COMO SE FORMAM AS TEMPESTADES?

As tempestades se formam a partir de choques de massas de ar que se movem no planeta, e a circulação dessas massas tem características peculiares em cada região do país e do mundo.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), temperaturas elevadas funcionam como “combustível para alimentar tempestades, que ficam mais severas, com nuvens mais carregadas”.

Cuidados O INPE recomenda que, em dias de temporais, as pessoas se afastem de postes de iluminação, árvores, cercas de arame farpado e, se estiverem na água (praia ou piscina), saiam imediatamente ao menor indício de raios ou trovões, já que a água é altamente condutora de eletricidade. Outra dica é evitar falar ao telefone, principalmente os fixos com fio, já que o fio pode transportar a corrente elétrica de um raio. Além disso, evite usar telefone celular na rua quando houver raios. Em caso de raios, o maior perigo é ficar em locais descampados, como campos de futebol, pastagens e estradas, por exemplo.

Atenção:

Procurar abrigo debaixo de árvores é um erro bastante comum e pode ser fatal.

Se não for possível entrar em uma residência, o melhor é ficar agachado no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos. Se for possível, entre em um automóvel ou ônibus e tente manter as janelas fechadas. Ficar dentro de objetos metálicos fechados (como carros, ônibus e aviões) é seguro, porém ficar do

Page 26: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

26

lado de fora destes objetos é perigoso. Fonte: INPE

Saúde _ Vilão do Verão!

Livre-se dela!

A Dengue é uma ameaça para todos. Pequenas atitudes bastam para sua proteção. Confira abaixo: 1 – Não deixe recipientes com água limpa e parada; 2 – Coloque sempre um pouco de areia nos pratinhos dos vasos das plantas, evitando assim que mosquitos depositem seus ovos; 3 – Não deixe embalagens, pneus ou outros materiais expostos no tempo; 4 – Verifique as calhas do seu telhado. Caso haja folhas ou galhos, retire-os. A água da chuva precisa escoar e os detritos a impede, resultando em poças;

5 – Feche bem os sacos de lixo e não os deixe ao alcance dos animais; quanto às lixeiras e caixas dágua, mantenha-as fechadas;

Visão Sistêmica – Parte 2

Cadeia Alimentar

“Vital para preservação dos

ecossistemas e seu equilíbrio”

Os seres mantêm-se vivos porque obtêm energia ao se alimentarem uns dos outros. Por exemplo, as plantas são comidas pelos insetos, que são comidos por sapos, que são comidos por cobras. Ou, então, as plantas são comidas por roedores, que são comidos por aves.

A transferência da energia contida nos alimentos, por

Page 27: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

27

meio de uma série de organismos que

repetidamente se alimentam e servem de alimento, chama-se Cadeia

Alimentar. Os VEGETAIS que formam o primeiro elo da cadeia alimentar, são chamadas de Produtores, porque produzem seu próprio alimento a partir da energia solar, de nutrientes, sais minerais e água. Isto é fotossíntese. Os ANIMAIS são conhecidos como Consumidores.

E, por fim, os Decompositores – bactérias, fungos e vários outros invertebrados, que decompõem restos de plantas e animais, os quais se misturam depois com o solo, a água e o ar, e voltam para os animais e para as plantas, iniciando-se, assim, um novo ciclo.

Trata-se, portanto, de um sistema que interage. Ao

agredirmos, estamos pondo em risco a sobrevivência de

inúmeras espécies, muitas já conhecidas de todos.

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos

pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos

o nosso mundo." Buda

Serra do Mar

Segundo Aziz Nacib Ab’Saber1, a Serra do Mar é o único grande acidente remanescente da quebra das placas tectônicas – que separou o continente africano da América do Sul e envergou massas de rochas muito antigas – gnaisses e granitos, de modo desigual, tanto para o interior como para a faixa costeira e plataforma continental. Processos erosivos posteriores e mudanças no nível dos mares geraram as ilhas costeiras, separando-as do maciço principal. A formação do litoral de São Paulo, com seus manguezais, restingas, praias e estuários, está diretamente relacionada a processos geológicos e climáticos nos quais a serra e o mar foram atores principais. É por este motivo que em nosso litoral

Page 28: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

28

existe a representação dos principais ecossistemas costeiros do País.

Fonte: A formação da Serra do Mar

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

(PESM)

O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) foi criado em 1977. É o maior parque paulista, com 315.390 hectares destinados à preservação, educação ambiental, valorização da cultura local e à pesquisa científica.

Abrange o Litoral Norte e parte do Litoral Sul de São Paulo.

Saiba como e aproveite para conhecer melhor esse ecossistema com fauna e flora abundante, mas que precisa de cuidados.

O Parque Estadual da Serra do Mar é uma unidade de conservação de proteção integral.

É dividido em 8 núcleos administrativos: Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Pedro de Toledo, Piçinguaba, Itutinga - Pilões, São Sebastião e Santa Virgínia.

Nos arredores do PESM são encontrados praticamente todos os ecossistemas representativos da Mata Atlântica, desde manguezais e vegetação de planície litorânea com altos

Page 29: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

29

índices de biodiversidade, bem como campos de altitude nos seus pontos culminantes. Vários são os aspectos biológicos, geográficos, históricos, culturais, sociais e econômicos que se entrecruzam.

Onça parda e pintada, são animais que habitam o parque e que necessitam de amplos territórios para sua sobrevivência.

Protege importantes conjuntos de ecossistemas com floresta tropical densa, nas magníficas escarpas da serra e formações pioneiras como manguezais, restinga, na planície. Também protege as cabeceiras formadoras das bacias do Paraíba do Sul e dos mananciais que abastecem a Baixada Santista.

A área do PESM de Ubatuba é um ponto ambientalmente estratégico por unir o Parque Estadual da Serra do Mar (SP) com o Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP e RJ) e com a Área de Proteção Ambiental - APA do Cairuçu, RJ.

“O Litoral Norte (de Ubatuba a São Sebastião) é a região que

apresenta a costa mais recortada do Estado de São Paulo,

entremeados por costões e praias pequenas e numerosas, sendo a região mais rica em

número de praias, mas não em extensão”

No Parque Estadual da Serra do Mar ainda existem algumas tribos indígenas dos guaranis como também algumas populações caiçaras nos municípios de Cananéia, Iguape e Peruíbe (litoral sul) e no litoral norte.

Para sua preservação, foram criados programas de manejo e outros, a fim de preservá-los.

O único ponto do PESM em que são protegidos ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga, é Ubatuba.

Na próxima edição, vamos abordar com mais detalhes as várias espécies que habitam essas terras e a importância de preservá-lo.

Page 30: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

30

Núcleo Picinguaba – Ubatuba

ECOTURISMO

Trilhas do Parque Estadual

da Serra do Mar Desfrute de um ambiente

natural exuberante

Praia da Fazenda. Ubatuba

Praia das Sete Fontes

Hoje, a maioria das trilhas do parque está abandonada e somente são utilizadas esporadicamente pelas comunidades locais e alguns ecoturistas. Mas, você pode entrar em contato com as bases do PESM e fazer um tour com os guias.

DICAS:

Nas quatro cidades do Litoral Norte, as trilhas pelo parque são um belo programa para interação com a Natureza.

Tucano

Foto: Parque Estadual da Serra do Mar, publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020

COMUNIDADE ___________________________________

SEGURANÇA X RISCOS

Parte 2

Na primeira edição, falamos do APELL e a importância de

Page 31: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

31

participação da sociedade nesse processo. Também mostramos dois tipos de desastres, sendo um tecnológico e outro natural. Dando continuidade, vamos abordar dois acidentes (tecnológico e natural) e a importância do preparo das comunidades frente a esses eventos; que atitudes tomar (individuais ou coletivas) para com o meio, a saúde, patrimônio e outros e ainda o papel da Cidadania, nesse contexto. Lidar com essas situações e conhecer os riscos a que estamos expostos é fundamental para superar os minimizar as perdas. Perceber as mudanças em nosso ambiente é fundamental também para identificarmos possíveis riscos. “Somos todos Responsáveis; Somos protagonistas desta história e vítimas de nossas atitudes. É uma estupidez!...” Nada é por acaso...

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, no último dia 12 de janeiro de 2011, fizeram com

que as enchentes nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo configurassem o maior desastre natural em quase meio século no país.

O que ocorreu na serra, nada mais é que o resultado do processo de ocupação da Mata Atlântica. O risco pela ocupação irregular afeta POBRES e RICOS. Existem áreas que não poderiam ser ocupadas por NINGUÉM. Até a finalização dessa edição, já são mais de 800 mortos e centenas de desaparecidos.

Em Teresópolis, por exemplo, com o passar dos anos, além da

Page 32: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

32

favelização, houve uma ocupação maior das margens dos rios, com uma grande devastação da mata ciliar, além do desmatamento irregular de encostas. A cidade também convive com o problema da falta de esgotos.

Teresópolis foi construída às margens de um rio, o Paquequer, hoje um grande esgoto atravessando a cidade. Há dias em que o mau cheiro em toda a sua extensão é terrível. Mas, e a população local? O que pensa sobre essa situação? Faz de conta que não vê? Ou Só reclama? Temos que zelar pelo patrimônio natural. Assim, não faz o menor sentido nós poluirmos aquele rio ou outro qualquer. Nosso discurso difere da nossa prática. Estamos tornando a nossa “morada” uma montanha de lixo, com um ar infectado, rios onde não poderemos nos banhar ou mesmo suprir as

nossas necessidades; mares igualmente podres....Onde queremos chegar? Para uma ação há sempre uma reação. É fácil entender. Se não cuidamos, não preservamos a nossa “morada”, os resultados serão os piores possíveis. Não tem mistério. Para ajudar a reverter essa situação, basta mudar as atitudes. E, para mudar as atitudes, basta Você QUERER.

Porque fazemos de conta que não

vemos! Todos nós sabemos que a água precisa caminhar e chegar ao mar. Se nós construímos em cima do caminho da água, ela vai achar esse caminho de uma forma ou de outra. É simples de compreender.

Então, vamos alertar todas as pessoas, independente de classe

Page 33: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

33

social, costumes e etc, para não agir assim porque isso não será bom para elas e nem para ninguém. O resultado é o que temos visto pelo mundo. Este acidente, sem dúvida, requer de todos nós uma REFLEXÃO de nossas AÇÕES para com o meio ambiente, porque somos SEMPRE as vítimas e vulneráveis diante dessa força maior, da qual o Homem apenas é PARTE. SOMOS TODOS DA TERRA. Tão triste quanto o que aconteceu, é saber que toda essa tragédia poderia ter sido EVITADA.

É hora de exercermos a CIDADANIA. Para ajudar as vítimas dessa tragédia, diversos setores do estado e da sociedade civil estão organizados e recebendo donativos. Faça a sua parte! As opções de ajuda estão sendo divulgadas diariamente pela mídia em geral. Observe as fotos do link abaixo e tente identificar os

problemas aos quais nos referimos. Todos, sem exceção, tem uma única origem: O homem. http://www.youtube.com/profile?annotation_id=annotation_927581&user=patricksilvafreitas&feature=iv#p

/a/u/0/64huHMkpmdE

Na próxima edição, vamos abordar a questão dos impactos antrópicos* nos ambientes. (*) são impactos provocados pelo homem.

Derrame tóxico na Hungria x Acidente no Golfo do México

É preciso estar preparado para qualquer situação adversa...

Page 34: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

34

Fonte:

http://www.boston.com/bigpicture/2010/10/a_flood_of_toxic_sludge.html

Em outubro de 2010, o mundo recebeu a notícia de mais uma grande catástrofe ambiental. Desta vez foi na Hungria. Um desastre tecnológico catastrófico. O que assistimos foi o ecossistema completo do rio Marcal ser destruído. Isto porque a taxa de alcalinidade muito elevada matou tudo, segundo as notícias dadas nos jornais e TVs de todo o mundo. Todos os peixes morreram e também não houve como salvar a vegetação. Na ocasião, uma fuga de lamas vermelhas de um reservatório de uma fábrica de alumínio na cidade de Ajka (160 km a oeste de Budapeste) atingiu duas aldeias: Devecser e Kolontar. Este acidente industrial sem precedentes na Hungria já causou mortes e muitos feridos. Algumas pessoas desapareceram. Os países atravessados pelo rio (Alemanha, Eslováquia, Croácia, Sérvia, Bulgária, Roménia e Ucrânia) ficaram em estado de

alerta e fortes riscos de contaminação. Analisando os danos provocados ao meio ambiente como um todo, vimos que foi realmente uma catástrofe pela dimensão de danos causados, em larga escala para o ambiente, a saúde das pessoas, a economia local, o social, a destruição de um rio importante que ameaça outros países vizinhos, por onde corre suas águas. Com relação a Saúde, a lama vermelha tóxica provoca reações alérgicas em contato com a pele e a morte, no caso de a água contaminada ser ingerida. Acesse pela internet o link abaixo e veja as fotos que ilustram a dimensão deste desastre ecológico. Fonte: http://www.esquerda.net/artigo/derrame-t%C3%B3xico-na-hungria-coloca-sete-pa%C3%ADses-em-risco-de-contamina%C3%A7%C3%A3o Estima-se que será preciso criar um novo território para os habitantes da aldeia e destruir esta parte da localidade para sempre, uma vez que é impossível viver lá, tamanha foi a catástrofe. O que é bastante lamentável.

Page 35: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

35

ACIDENTE NO GOLFO DO MÉXICO

http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=AAjgA5

Ainda que a indústria petrolífera opere em condições de segurança, sempre há um risco natural, principalmente com o avanço da exploração do petróleo. Assim, é fundamental estarmos ciente dos riscos a que todos estão expostos. Cabe às empresas que possuem essa atividade, zelar sempre pela segurança de seus processos e minimizem os impactos adversos de suas operações, estando apta para atuar em uma situação emergencial, com uma resposta eficaz. Estarmos preparados para o combate a emergências é fundamental em um momento de crise, já que temos que estar cientes de que acidentes podem acontecer. Se não estamos

preparados, o PÃNICO será generalizado e os danos ao meio ambiente serão catastróficos. O acidente no Golfo do México mostrou ao mundo que Estar preparado para uma resposta imediata precisa ser REAL. Os danos causados foram tão agressivos que até hoje, pessoas e animais das regiões atingidas, sofrem as conseqüências.

Dicas de Segurança para acidentes:

1 – em caso de acidente industrial próximo de sua residência:

•Desligue o gás antes de sair de casa;

•Feche bem as portas e janelas;

•Retire seus bichos;

Page 36: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

36

•Apanhe um documento de identificação (se houver tempo, é claro); e

•Se dirija ao ponto de encontro que você já conhece e aguarde instruções.

2 – em caso de: desmoronamento, inundações, incêndios, proteja-se e ligue para a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, o que for o caso. É importante:

1 - não remover vítimas, pois você pode piorar a situação; 2 - não bancar o herói; 3 - aguardar instruções; Exercendo a Cidadania!

A Defesa Civil dos 04 municípios do litoral norte possuem um cadastro para voluntários. Que tal, tornar-se um deles! Entre em contato com eles.

HORTA ORGÂNICA

X HORTA

COMUNITÁRIA Áreas abandonadas hoje poderão abrigar hortas urbanas, que geram

emprego e melhoram a

alimentação da população local.

Fonte: Produtos Orgânicos O olho do Consumidor Cartilha do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -

Brasil

Terrenos baldios tendem a ser um foco para doenças e outros problemas. Neles, normalmente vemos jogados diversos entulhos de obras, a proliferação de ratos e mosquitos, além de muito lixo. Se onde você mora existe um lugar assim, está na hora de tentar fazer algo pelo seu bairro. Uma boa dica é reunir os moradores (através da associação do seu bairro, se houver), verificar de quem é o terreno, conversar com o proprietário do local, e tentar conseguir permissão para cultivar alimentos orgânicos. Se o terreno é da Prefeitura, vá até lá e leve a idéia.

Horta Orgânica. Fonte: brasilescola.com

Page 37: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

37

Além de serem cultivados sem Agrotóxicos ou outros produtos sintéticos, são resultantes de um sistema que busca manejar os recursos naturais de forma harmoniosa, garantindo a Saúde não só de quem os consome, mas também de todo o ambiente em questão. Aos poucos, vocês verão que as pessoas do seu bairro irão trabalhar na horta e a idéia se multiplicará, chegando a outros terrenos baldios do seu bairro. Gerarão empregos e beneficiarão centenas de famílias com alimentos orgânicos. Excelente iniciativa sob vários aspectos. Caso deseje viabilizar essa idéia, entre em contato conosco, que será um prazer lhes orientar e ajudar a estruturar essa idéia, para transformá-la em realidade! Exerça a Cidadania! Lembre-se sempre que “A verdadeira cidadania significa participação, envolvimento, contribuição. Você pode fazer diferença positiva, em sua comunidade!

Combustíveis

Fósseis

Nesta edição, vamos abordar o Petróleo. Nos próximos números,

abordaremos o Gás Natural e o Carvão. Aguardem!

Petróleo

De acordo com a teoria da geração orgânica do petróleo, indiretamente, mas não menos efetivamente, a energia química presente no petróleo e no carvão, que são utilizados pelo ser humano como combustíveis, têm origem na fotossíntese, pois, são produtos orgânicos provenientes de seres vivos (plantas ou seres que se alimentavam de plantas) de outras eras geológicas.

Fonte: Wikipédia

Na 1ª edição contamos que no início da colonização de nossas terras, havia a extração de óleo de baleia que era utilizado para iluminação. Pois saiba que os primeiros poços de petróleo foram escavados em 1700 e sua aplicação foi na iluminação, substituindo o óleo de baleia.

O petróleo é uma matéria-prima não-

renovável, que pode acabar a qualquer

momento.

Os combustíveis fósseis são resultados de um processo muito

Page 38: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

38

lento de decomposição de plantas e animais a milhões de anos, daí o nome combustível fóssil. O petróleo é a principal fonte de energia do mundo que, juntamente com o gás, representa 52% da totalidade da energia consumida. Atualmente, o petróleo está no dia a dia de nossas vidas. A sociedade moderna criou necessidades que causaram uma dependência com relação aos meios de vida atual. Assim, é possível obter o combustível dos veículos, os pneus dos carros, produtos de limpeza, borrachas, velas, dentre tantos outros.

“O petróleo é matéria prima de mais de 6 (seis) mil produtos.

Batons e chicletes são itens que utilizam petróleo em sua

fabricação”

Muito pouca gente faz idéia que vive rodeada desses produtos: cartões de crédito, guarda-chuvas, aspirinas, perfumes e desodorizantes, lentes de contacto, roupas, dentaduras, teclas de piano e relógios digitais são apenas alguns exemplos de muitos produtos que este universo oferece.

7 Surpreendentes Coisas Feitas de Petróleo

BATOM

PAINÉIS SOLARES

POLIÉSTER

CHICLETE

GIZ DE CÊRA

ASPIRINA

MEIA-CALÇA

“As reservas totais prováveis de todo o Brasil

detectadas até hoje são de 14 bilhões de barris”

Energias Alternativas e Sustentáveis

Os combustíveis fósseis não são a única forma de obtenção de energia. Buscar alternativas para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas, passa primeiramente por uma vontade política e econômica, pela necessidade de minimizar impactos no meio em que vivemos e pela necessidade de

Page 39: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

39

sobrevivência, já que os pesquisadores e cientistas do mundo todo, atribuem aos combustíveis fósseis a maior parcela de contribuição na emissão de gases, os grandes vilões pelas mudanças climáticas, provocando o aquecimento global, e tantas outros problemas. Confira abaixo duas dessas fontes importantes:

Energia Eólica

Parque eólico

As usinas eólicas são de grande porte e por isso alteram as paisagens com suas torres e hélices. As zonas que concentram ventos também são frequentemente as rotas principais das aves migratórias pelos mesmos motivos. Você Sabia!

“A quantidade de energia disponível no vento varia de

acordo com as estações do ano e as horas do dia”

“O maior impacto que as Usinas eólicas causam é interferir nas rotas dos pássaros migratórios”

“As zonas que concentram

ventos, também são (com muita freqüência) as rotas principais

das aves migratórias pelos mesmos motivos”.

As plantas eólicas não são consideradas como uma fonte de energia “firme”, pois dependem de ventos que por sua vez depende de variações de temperatura e outros fatores. A energia eólica se soma a energia solar como duas das fontes de alto potencial em nosso país.

Fonte: Portal EcoDebate.

É a energia extraída dos ventos, para produzir

energia elétrica. Ao contrário dos

combustíveis fósseis e outros, o vento é uma

energia inesgotável, não-poluente. É utilizada pelo

homem desde a

Page 40: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

40

Energia Solar

A energia solar é limpa e faz com que as pessoas não usem mais combustíveis fósseis, certo? Nem tanto.

Os painéis utilizados para capturar a luz solar são feitos de resina e plástico – produtos baseados em petróleo.

Painéis/Placas solares

Saiba que as indústrias que produzem esses painéis estão

pesquisando alternativas para substituir os plásticos.

Se você puder, coloque painéis solares em sua casa. Além da economia de energia, você estará fazendo um bem ao meio ambiente e ao seu bolso. __________________________

Planejamento Ambiental

Estratégico da Baixada Santista e

do Litoral Norte (PINO)

O Planejamento Ambiental Estratégico das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore (Pino) tem como objetivo promover a sustentabilidade socioambiental da região litorânea de São Paulo, subsidiando a política de desenvolvimento do governo do Estado.

Existem inúmeros projetos públicos e privados para o litoral paulista, com destaque para as iniciativas relacionadas ao petróleo (estaleiros, supply bases, aeroportos e heliportos); à indústria (empresas e retroáreas portuárias) e aos portos de Santos e São Sebastião (expansão portuária).

Page 41: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

41

Resumo das ações

- Identificação e avaliação de áreas potenciais no litoral paulista;

- Realização de levantamentos que subsidiarão a Avaliação Ambiental Estratégica do Litoral Paulista;

- Análise da viabilidade econômica e ambiental dos projetos, subsidiando o sistema de licenciamento ambiental;

- Articular as ações comuns entre o poder público em curto, médio e longo prazos.

Fonte: Site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Agenda 21 – Litoral Norte – Resultados esperados

Como evoluir e ter uma vida digna e saudável!

O Plano de Ação da Agenda 21 deve ser construído por todos nós, com compromissos,

responsabilidades, prazos e ações para melhorar a nossa vida, nosso bairro, nosso município, nossa região.

Participe da construção da Agenda 21 LN, respondendo as seguintes questões.

Esta é mais uma oportunidade de Você exercer a Cidadania! Vamos lá!

· O que a sua cidade e região tem de bom? No que necessita melhorar?

· Como seria a cidade ideal para você?

· Como podemos aumentar as oportunidades de emprego e renda?

· Como compatibilizar nossa vida e o respeito à natureza?

Um giro pela Agenda 21 Brasil

RESÍDUOS SÓLIDOS

Page 42: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

42

Fonte: Programa agenda 21/DCRS/SAIC/MMA, 2009

Dos fóruns locais de Agenda 21 ativos no Brasil, 63% obtiveram alguma ação concreta na gestão de resíduos sólidos.

A pesquisa, realizada em 2009, recebeu informações de 177 processos de agenda 21, que envolveram diretamente 1.111 pessoas de todo o Brasil, sendo 45% representantes da sociedade civil, 43% do poder público e 11% de pessoas ligadas a área de educação e conselhos.

Outro dado importante é que a adoção dos princípios da Agenda 21 conseguiu, em 53% das experiências obter também resultados na recuperação de áreas degradadas.

PEGADA ECOLÓGICA

VEJA COMO ESTÁ A SUA! Acesse o site www.pegadaecologica.org.br, do WWF Brasil e descubra qual a marca que você quer deixar no planeta. Para tal, basta responder as perguntas, que identificam alguns dos hábitos que compõem seu estilo de vida. Você pode ter uma surpresa!

Dependendo do resultado que encontrar, que tal fazer uma reavaliação hoje mesmo! Você receberá sugestões de como diminuir sua pegada e mobilizar mais pessoas! Abaixo, algumas dicas interessantes e simples. Confira!

Atitudes para

combate às mudanças climáticas

Veja o que você pode fazer individualmente, sem a dependência do outro. 1 - Utilize transporte coletivo, bicicleta ou ande a pé (pequenas distâncias). 2 - Em casa – coloque lâmpadas fluorescentes; desligue a luz dos ambientes não utilizados; desligue o chuveiro enquanto está se ensaboando; procure comprar aparelhos eficientes em consumo de eletricidade; retire da tomada os aparelhos em stand - by. 3 - No trabalho – verifique se as luzes estão desligadas ao sair; se você utiliza ar condicionado, mantenha-o na temperatura de 25º.C; 4 - carro – calibre bem os pneus; faça a revisão sempre que necessária, pois evita que te

Page 43: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

43

deixe na “mão”, consome menos combustível e emite menos gases poluentes para a atmosfera, além de estar zelando pela sua segurança e de sua família. Comece a agir. Certamente, você já ouviu falar tudo isso. Não são novidades! Mas FAÇA!

“Reaproveitando e Reciclando” 1 – Quando for às compras, adquira uma sacola retornável. Assim, você estará ajudando a não poluir o meio ambiente, com as famigeradas sacolas plásticas.

Sacola retornável

Foto: Cláudia Genúncio

2. Não jogue lixo no Mar. Confira abaixo o tempo de composição de vários materiais que utilizamos no dia a dia de nossas vidas, e dê-lhes o destino correto.

MATERIAL TEMPO DE

DECOMPOSIÇÃO

PAPEL de 3 a 6 meses PANO de 6 meses a 1 ano

CHICLETE 5 anos FILTRO DE CIGARRO 5 anos

MADEIRA PINTADA 13 anos

NYLON mais de 30 anos LATA DE

ALUMÍNIO de 80 a 100 anos

METAL mais de 100 anos PLÁSTICO mais de 100 anos

VIDRO 1 milhão de anos BORRACHA indeterminado ATENÇÃO! Nunca queime o seu lixo! A queima de lixo produz gases tóxicos que incomodam os vizinhos e fazem mal à Saúde e ao Meio Ambiente. Não esqueça que muitos desses materiais podem se transformar em algo útil. Use a criatividade! (vide 1ª. Edição da nossa revista).

Reciclagem – Parte II

Sabemos que a reciclagem transforma o lixo em matéria prima para a fabricação de outros produtos.

Page 44: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

44

Você Sabia! Esse processo gasta menos energia do que a fabricação com matéria prima virgem. Veja alguns exemplos! Pneus Solas para sapatos,

cola, rodo, etc. Garrafas plásticas

Cerdas de vassouras

Ferro das

armas

Após fundição, podem virar brinquedos

Agora, mãos à obra! Transformando óleo

de cozinha em Sabão

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos:

1 - poluir o meio ambiente; ou

2 - se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra.

O item 1 ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. Isto gera problemas. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto

e até rompimentos nas redes de coleta.

Quanto ao item 2, transformar esse mesmo óleo em sabão, é o ideal. O sabão pode ser feito em casa ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel. Basta que vá juntando-o em uma garrafa pet e quando você juntou uma quantidade suficiente (vide dica abaixo), use-o ou entregue num dos postos listados abaixo.

Sabão

Criação e Foto: Cláudia Genúncio

Modo de Fazer: Material: 2,5 litros de óleo de cozinha usado;

Atenção! É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. A soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

Page 45: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

45

1 litros de água; 100 ml de amaciante; 500 g de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Sabão com aroma 4 litros de óleo comestível usado; 2 litros de água; ½ copo de sabão em pó; 1 kg de soda cáustica; 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha.

Aqui, no litoral norte de São Paulo, existem várias iniciativas dessa natureza.

Confira alguns locais, em São Sebastião, onde você pode entregar o seu óleo usado.

Na próxima revista, informaremos outros nas 04 cidades do litoral norte. Aguarde!

Centro

- Colégio Objetivo: Rua Agripino José do Nascimento, nº 177

- E.M. Henrique Botelho: Rua Agripino José do Nascimento

Topolândia:

- Associação de Moradores do Bairro da Topolândia: Av. Prof. José Machado Rosa, nº 107

Porto Grande

- C.E.E.T.E.P.S. (E.T.E.C./F.A.T.E.C.): Rua Ítalo do Nascimento, nº 366

Morro do Abrigo

- E.M.E.I. Pingo de Gente Avenida Bernardo Cardim Neto, nº 227

São Francisco

- E.M.E.I. Luciana da Silveira Gonçalves "Chapeuzinho Vermelho": Rua Martins do Val, nº 230

Enseada

- Creche Maria Leonarda da Costa: Rua Varginha, nº 3

Page 46: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

46

"Aprendemos a voar como pássaros, e a nadar como peixes, mas não aprendemos

a conviver como irmãos." Martin Luther King

DICAS PARA GERAÇÃO DE RENDA

Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira. Basta recolher o óleo que normalmente é jogado fora e produzir seu próprio sabão. Caso não queira produzir, basta doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Obs: Para aumentar a quantidade de sabão, basta dobrar as quantidades sugeridas.

Confira na próxima edição!

Litoral Norte x Mudanças Climáticas – O aumento de vulnerabilidade socioambiental.

“No passado, obesidade, stress, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passavam longe das tribos”. E hoje?

Gás Natural – Energia para o Desenvolvimento Sustentável.

“Porque a cidade de Caraguatatuba foi escolhida para sediar a base da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba); e que atitudes VOCÊ pode ter para com o meio, a fim de minimizar os efeitos dessas mudanças”

Aquecimento Global – Ficção ou Realidade?

Cientistas do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que o aumento das temperaturas globais trará mais enchentes, secas, ondas

Page 47: 2ª Edição da Revista Educação Ambiental (Janeiro de 2011)

47

de calor e a elevação do nível dos oceanos.

Qual é o modelo adequado de desenvolvimento sustentável para o Brasil?

A Revista Educação Ambiental _ Educando para a Sustentabilidade - faz essa pergunta aos seus leitores e especialistas. Participe!

O resultado você vai conhecer na 3ª edição da revista. Não perca!

“São Paulo é o primeiro Estado brasileiro a assinar pacto

internacional em defesa das águas”

Práticas Sustentáveis. Iniciativas da nossa região Plano Diretor X Agenda 21 Visão Sistêmica – Parte III - Evolução – Compreendendo a Natureza Cultura Caiçara - Conhecendo e entendendo os Hábitos, Costumes e transformações...

E muito mais! Não Perca!

Até março/2011!