2ª edição janeiro 2012

28
Audiências de fiança Encargos domésticos Assalto Delitos de Condução Delitos de Drogas Armas Roubo e Furto em lojas Fraude Todos os outros encargos criminais www.aglaw.ca 416 477.6793 Escritórios em North York & Downtown Toronto Advogado Criminalista Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos? Oferecemos flexíveis formas de pagamento Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência). RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTA HEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Falls [email protected] Direct Line: 416-452-3751 416-665-8326 ext-307 Fala-se Português e Inglês Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO MONICA G. STANLEY Estate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor José Gabrielli sai da presidência da Petrobras; Graça Foster será primeira mulher à frente da empresa PÁG.: 03 Monte seu bloco e não perca a festa de carnaval em 18/02. Angela Mesquita avisa: Ingressos VIP vão esgotar! PÁG.: 16 Brasileiras in Power , evento que exalta a mulher imigrante, entra para a agenda cultural do BDC deste ano PÁG.: 13 27/01: Family Literacy Day . Incentive o aprendizado em família! PÁG.: 07 10 dicas para cortar gastos de energia e economizar neste inverno PÁG.:05 O poder da internet Você sabe como usar as redes sociais? O caso de Luíza Rabello, jovem que estava no Canadá para estudar e virou "famosa", evidencia o poder da comunicação na internet. Páginas 14 e 15 THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de janeiro - 2012 - ano 16 - número 290 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 14-Mar-2016

284 views

Category:

Documents


43 download

DESCRIPTION

Brazilian Community Newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: 2ª edição janeiro 2012

Audiências de fiança Encargos domésticosAssalto Delitos de Condução Delitos de Drogas ArmasRoubo e Furto em lojas FraudeTodos os outros encargos criminais

www.aglaw.ca416 477.6793

Escritórios em North York & Downtown Toronto

Advogado Criminalista

Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

RUMANEK & COMPANY LTD ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTAHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com E tob icoke | Miss issauga | Scarbo rough | To ron to Downtown | To ron to Mid town | Bar r i e | C reemore | N iaga ra Fa l l s

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-8326 ext-307Fala-se Português e Inglês

Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

ADMINISTRADORES DE PROPOSTAS, CONSOLIDAÇÃO DE DÍVIDAS E TRUSTEE DE BANCARROTA

Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

José Gabrielli sai da presidência da Petrobras;

Graça Foster será primeira mulher à frente da empresa

PÁG.: 03

Monte seu bloco e não perca a festa de carnaval em 18/02. Angela Mesquita avisa:

Ingressos VIP vão esgotar! PÁG.: 16

Brasileiras in Power, evento que

exalta a mulher imigrante, entra para a agenda cultural do BDC

deste ano PÁG.: 13

27/01: Family Literacy Day. Incentive o aprendizado em

família! PÁG.: 07

10 dicas para cortar gastos de energia e economizar

neste inverno PÁG.:05

O poder da internet

Você sabe como usar as redes sociais? O caso de Luíza Rabello, jovem que estava no Canadá para estudar e virou "famosa", evidencia o poder da comunicação na internet. Páginas 14 e 15

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de janeiro - 2012 - ano 16 - número 290 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: 2ª edição janeiro 2012

editorialpOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Mídias socias? O que são?Querendo ou não, muitos de nós já

estamos familiarizados com as re-des sociais, como Facebook e Twit-

ter. Quando usadas com o intuito de divul-gar informações, as mesmas são chamadas de mídias sociais. E é nesse poder que todos estão de olho. Na capacidade incrível de di-fundir ideias, comportamentos, modas. De influenciar e advogar. De mudar realidades.

E nos últimos dias tive-mos um belo exemplo do poder da comunicação na internet. A tal Luiza, que popularizou o Canadá, es-teve na boca do povo. Isso é uma bobeira, uns dizem, is-so é um alerta, outros afir-mam. As mídias sociais es-tão diante de nós e não po-demos ignorar que elas se-jam gigantes da comunica-ção. Confira algumas dicas e discussões sobre o assunto na matéria de capa desta edição. E isso é só o começo!

Mulheres que imigram com suas famí-lias precisam ser guerreiras, fortes e per-sistentes. E essa braveza deve ser exaltada sempre. para isso existe o Brasileiras in Po-wer, evento realizado anualmente nos EUA por Ester Sanches-Naek, e que fará parte da agenda cultural do Brazilian Day Cana-da 2012. Atualizações sobre o evento em breve!

Inverno, frio, aquecedor no máximo. E os gastos lá em cima. É possível economi-zar seguindo algumas dicas. Você sabia que dependendo do horário a tarifa de luz va-ria? Fique informado sobre esses e outros detalhes para cortar gastos na sua casa.

preparado para o carnaval? Lembre-se que, se você não vai ao Brasil, a folia vem até você na tradicional festa organi-

zada por Ângela Mesquita e Fernanda Cortes. Com a Bahia como tema, os blo-cos prometem sacudir To-ronto. E com direito a prê-mio de $1000! Não deixe para comprar seu ingres-so em cima da hora por-que todos os anos esgota rápido!

Nesta edição, confira ain-da que uma mulher poderá estar à frente da petrobras

pela primeira vez na história, orçamento da cidade de Toronto para 2012 é aprovado com menos cortes do que o previsto, con-certo de ópera na cidade tem regência de brasileiro, e dia da alfabetização em famí-lia no Canadá, em 27 de janeiro.

Ano novo, trabalho novo? Fique aten-to às ofertas na seção de Classificados do jornal.

Façam uma boa leitura! E tenham uma tranquila semana.

Gostar íamos de dedicar esta edi-ção para o escla-

recimento de uma dúvi-da muito frequente en-tre nossa comunidade: o pedido de extensão de vistos de visitante, estu-dante ou de trabalhador temporário.

primeiramente é im-portante ressaltar que é ilegal permanecer no país até mesmo um dia após o vencimento do seu visto e, se a pessoa nesta situação for detida pela imigração, ela poderá ter problemas sérios.

Todos os dias o Canadá recebe pessoas de todas as partes do mundo que vem para este país a fim de fazer turismo, estudar ou trabalhar. Ao chega-rem ao Canadá, elas rece-bem em seus passaportes um carimbo indicando a sua data de chegada.

Receber este carimbo normalmente indica que a pessoa tem autorização de permanecer no Canadá

por um período de até 6 meses a partir daquela data. 

porém, exis-tem outras situa-ções que podem modif icar esta condição.

Algumas vezes, ao apre-sentar o passaporte, o ofi-cial da imigração além de carimbar o passapor-te com a data de chegada, ele ainda faz uma anota-ção indicando a data em que a pessoa deve deixar o país. Neste caso, a auto-rização é válida até a data indicada pelo oficial.

Um terceiro cenário é o caso de pessoas que além de receberem a data para saída do país, também re-cebem a instrução de que devem se apresentar ao departamento de imigra-ção no aeroporto no dia de sua saída.

Cada um destes casos exige procedimentos dife-rentes, mas é sempre pos-sível pedir uma extensão

deste visto para que a pes-soa possa permanecer no país legalmente.

Outro fato importan-te que gostaríamos de sa-lientar é que, se você de-seja convidar alguém que esteja fora do Canadá – no Brasil, por exemplo – para visitar você e sua família, nós podemos ajudar neste processo também.

podemos fazer todo o processo por aqui, asse-gurando, desta forma, que toda a documentação se-ja avaliada individual-mente e que a sua estadia seja analisada em relação a este pedido dispensan-do assim a necessidade de contratarem os servi-ços de um despachante no Brasil.

Jane Desmond Márcia Casado

Por que estender seu visto?

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 2

Page 3: 2ª edição janeiro 2012

mundo | WorldDA redação

Nesta segunda-fei-ra, 23 de janeiro, a petrobras infor-

mou, por meio de comuni-cado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que o presidente do Conse-lho de Administração da companhia, Guido Man-tega, indicará a atual Dire-tora de Gás e Energia, Ma-ria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli.

O nome de Graça Foster, como a executiva é conheci-da, deverá ser apreciado pe-los membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 09 de feve-reiro. Gabrielli está na presi-dência da empresa desde ju-lho de 2005.

Segundo a petrobras, Gra-ça Foster, ex-presidente da petroquisa e da petrobras Distribuidora, está à fren-te da área de Gás e Energia da petrobras desde setembro

de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assu-mir uma diretoria da com-panhia. A mineira é forma-da em Engenharia Química pela UFF (Universidade Fe-deral Fluminense) e tem 32 anos de petrobras. Em 2010, o jornal inglês "Financial Ti-mes" apontou Graça Foster como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo.

A Bolsa de Valores de São paulo (Bovespa) garantiu o sexto pregão seguido de

valorização nesta segunda-feira em boa parte puxada pela alta das ações da petro-bras, que lideraram os ga-nhos do dia após a estatal divulgar a nova presidên-cia. Dentro da carteira do Ibovespa, as ações da blue chip petrobras registraram as maiores altas do pregão, com os papéis preferenciais avançando 3,76%, aos R$ 25,13; e os ordinários regis-trando ganho de 3,60%, para R$ 27,30.

As equipes de resgate que trabalham no navio Costa Con-

cordia, na Itália, encontra-ram nesta segunda-feira, 23 de janeiro, mais dois corpos (ainda não identificados) no quarto andar da embarca-ção, que no dia 13 tombou perto do porto da Ilha de Giglio, segundo o chefe da defesa civil italiana, Franco Gabrielli. "Isto eleva o nú-mero de corpos localiza-dos para 15", afirmou. Cer-ca de 20 pessoas continuam desaparecidas.

O navio naufragou no dia 13, próximo à ilha de Gi-glio, na costa da Itália, após colidir com uma rocha, com mais de 4.200 pessoas a bor-do, durante uma manobra não autorizada realizada pe-lo comandante Francesco

Schettino.De acordo com Gabrielli,

designado como comissário especial para cuidar do nau-frágio, as buscas irão conti-nuar até quando for possível inspecionar o navio. As bus-cas são dificultadas pelos si-nais de que a embarcação se movimenta. Equipes do go-verno italiano informaram

que o Costa Concordia es-tá afundando a um ritmo constante de 7 milímetros por hora. Isso coloca em risco as 2.380 toneladas de combustível que continu-am dentro do reservatório do navio que, se danificado, o líquido poderia se espa-lhar e contaminar as águas do mar.

Nova presidência na Petrobras Sobe número de mortos em naufrágio na Itáliaaçoes da empresa sobem 3,8% na Bovespa

Embarcação continua afundando e há risco de vazamento de óleo

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 3 |

Page 4: 2ª edição janeiro 2012

toronto | torontopOR carolina ladeiRA  [email protected]

UMA pUBLICAÇÃO DO BRASILNEwS pUBLIShER INC.

Todos os Direitos Reservados® www.brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

Editora-chefe: Carolina [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

COLABORADOReS: Artur pinto, Brian Bowen, Cleida Steinmetz, Cristiano de

Oliveira, Dave Burke, Everalda Sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred Itioka, Isis Juliana Neves-Müller, Jandy Sales, Mauricio Dreher,

Olavo Queiroz, Rafaela Freitas, Rodolfo Torres, Saul porto, Solange Escosteguy Cardoso,

Stéphanie pires, Steve philipp e Tony Silva

PRóxiMA eDiçãO: 07/02/2012

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a

cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do BrasilNews.

expediente | masthEad

Apresentação de Rob Ford, The Opera, em Toronto

No domingo, dia 22 de janeiro, Rob Ford, The Opera,

foi apresentada para cer-ca de 800 pessoas que lo-taram o teatro MacMillan, na Universidade de Toron-to, e assistiram também por um circuito de TV monta-do do lado de fora. A ópe-ra, uma fantasia surrealista baseada livremente na per-sonalidade do atual e muito discutido prefeito de Toron-to, Rob Ford, teve uma hora, sem intervalo, e agradou aos presentes.

“O público na sala pare-ceu ter gostado bastante da apresentação. Durante to-da a ópera, diversas vezes se manifestou com gargalhadas e aplausos”, conta Rafael, re-gente da ópera. A apresenta-ção visa dar oportunidades

para alunos comporem para ópera e é uma comemoração aos quinze anos de existên-cia do curso Student Com-poser Collective, da Facul-dade de Música da UofT.

Quatro alunos de compo-sição (Massimo Guido, An-na hostman, Adam Scime and Saman Shahi) foram es-colhidos para compor para o libretto de Michael patrick Albano, diretor de palco re-sidente da Divisão de Ópera da UofT. O elenco foi com-posto por cantores da Divi-são de Ópera: Andrew haji, como Rod Ford, e Rosanna Murphy, como a juíza Mar-gareth Atwood. A direção cênica é de Erik Thor.

A ópera começou com cenas dos pais do prefei-to, marxistas, que estavam à espera de um bebê, e que

tinham grandes expectativas sobre aquela criança que es-tava para nascer. “Nosso be-bê irá mudar o mundo…”, dizia o texto. Em cenas se-guintes, Rob Ford é levado a julgamento por Margaret Atwood, com um júri de bi-bliotecários das bibliotecas de Toronto em uma cena que relembra um sonho.

Rafael conta que a produ-ção foi rápida, com duas se-manas de intenso trabalho, e ensaios longos envolven-do cantores, atores e músi-cos. Ele, que se mudou pa-ra Toronto em setembro de 2010, faz Doutorado em Re-gência Orquestral na UofT, com orientação de Sandra horst, e trabalha como re-gente assistente da Divi-são de Ópera. Rafael rece-beu seu título de mestre em

Regência Orquestral em New York. Desde de 2010 integra o corpo docente do Festival Eleazar de Carvalho, que se realiza em Fortaleza no mês de julho. Em abril deste ano participará como regente convidado da York Symphony Orchestra.

Brasileiro rafael luz foi o regente da ópera que arrancou gargalhadas do público

Rafael Luz

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 4

Page 5: 2ª edição janeiro 2012

Tratamento Marroquino

MIRIAN C A b e l e I R e I R Ab R A s I l e I R A

* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Depilação * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTesANTes DePOIsDePOIs

Para o Inverno

Hidratação com Velas

(massagem)

TRATAMENTO FACIAL Microdermobrasão e rejuvenecimento Limpeza de Pele Pré e pós cirugia

TRATAMENTO CORPORAL Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite Pré e pós cirugia

(plástica e gestante)

Elza (647) 968.4702Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino

E-mail: [email protected] FACEBOOK: Elza Fontebasso

canadÁ | canadapOR carolina ladeiRA  [email protected]

Poupe energia nesse inverno

Ao gerenciar o uso de energia na sua casa, é possível

reduzir os custos da famí-lia. No inverno, uma es-tação em que se fica mais em casa e se gasta mais com aquecedores, vale fi-car atento a certas dicas simples para economizar. Através da conservação, moradores e empresários de Ontário já economiza-ram 1,700 Mw de energia desde 2005, o equivalente a mais de 500 mil casas fo-ra do consumo. Confira a lista abaixo, divulgada pelo governo de Ontário.

ӹ 1. instale um termosta-to programável: Quando programado ade qua-damente, o termostato pode reduzir os custos de aquecimento e refrigera-ção por até 10 por cento. Ajuste o seu termostato para 20°C quando estiver em casa, e 18°C enquanto dorme ou estiver fora.

ӹ 2. Proteção contra cor-rentes de ar: instale tiras de vedação (weathers-trip) em torno das portas, lareira, entradas de só-tão e ar condicionado. Reduzindo correntes de ar é possível economizar até 30% por ano em cus-tos de aquecimento.

ӹ 3. Mude o filtro do

aquecedor : Troque o filtro do aquecedor men-salmente. Também é uma boa ideia fazer a manu-tenção do seu aquecedor todos os anos por profis-sionais para garantir que está funcionando com eficiência máxima.

ӹ 4 . Us e e n e r g i a n o hor ári o mais b ar ato (off-peak): Aproveite os preços de energia mais baixos durante os horá-rios que não são pico. Use a máquina de lavar louça, máquina de lavar e secar roupa no início da ma-nhã, à noite ou nos finais de semana, quando as ta-xas de energia elétrica são as mais baixas. (Veja

na ilustração os preços dependendo do horário)

ӹ 5 . D e s l i g u e : Certifique-se de desligar itens eletrônicos sem-pre que não estiverem em uso. Dispositivos como computad ores ,

televisores e carregado-res de telefone celular continuam a consumir pequenas quantidades de eletricidade ao menos que estejam desconecta-dos. Tente conectar esses itens em um filtro de linha com um interrup-tor ou timer, para que você possa desligá-los quando eles não forem necessários.

ӹ 6. Blo queie no c a-lor: Bloqueie o calor de entrar em áreas não uti-lizadas da sua casa, como uma sala de armazena-mento ou forro, fechando as portas. Mantenha as portas do armário fecha-das também.

ӹ 7. Opte por uma ilu-minação mais eficiente: Q uand o for hor a d e substituir uma lâmpa-da, escolha lâmpadas compactas fluorescentes de eficiência energética (CFLs, LeDs), em vez de lâmpadas incandescentes.

ӹ 8. Deixe o sol entrar: Durante o dia, mante-nha suas cortinas abertas para a luz solar entrar. A energia solar pode ajudar naturalmente a esquentar sua casa.

ӹ 9. Limpe as bobinas sua geladeira: Certifique-se de escovar ou aspirar as bobinas de sua ge-ladeira para torná-la

energeticamente mais eficiente.

ӹ 10. Acabe com o gote-jamento: Faça um esforço para reparar rapidamente torneiras com vazamen-tos. Mesmo um pequeno gotejamento pode desper-diçar litros de água por mês e somar aos custos de aquecimento de água.

Através do Long-Term Energy plan do governo de Ontário, a província es-tá empenhada em aumen-tar a capacidade de gera-ção de energia eólica, solar e bioenergia de menos de um por cento em 2003 pa-ra quase 13% até 2030, um aumento de 400%.

10 dicas para economizar na conta de energia elétrica

Dispositivos como computadores, televisores e

carregadores de telefone celular continuam a consumir pequenas

quantidades de eletricidade ao menos

que estejam desconectados

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 5 |

Page 6: 2ª edição janeiro 2012

direto de brasíliapOR rodolfo torres [email protected]

O ano de 2012 co-meça com algu-mas mudanças no

governo Dilma. Fernando haddad saiu do Ministério da Educação para concor-rer à prefeitura de São pau-lo. há quem diga que as constantes falhas no Exame Nacional do ensino Médio (Enem) podem complicar a vida do petista na disputa do comando da maior cida-de brasileira.

Em seu lugar entra Aloi-zio Mercadante, então mi-nistro da Ciência e Tecno-logia. No lugar de Merca-dante entra o físico Marco Antônio Raupp, sem filia-ção partidária. O cientista já ocupou a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB) e a direção do Insti-tuto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe).

A presidente comandou a primeira reunião minis-terial do ano para tratar de economia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou dados à equipe sobre a situação brasileira

diante da crise econômica mundial. A avaliação do go-verno é que as medidas cer-tas foram tomadas pelo ex-presidente Lula (controle de inflação e estímulo ao cré-dito). A palavra de ordem é “otimismo”.

Mas as mudanças não es-tão restritas ao primeiro es-calão do governo. A petro-bras será comandada por uma mulher. Sai José Sergio Gabrielli, que estava no co-mando desde 2005, e entra Maria das Graças Silva Fos-ter, que ocupava o cargo de Diretora de Gás e Energia

da estatal.Nenhuma dessas trocas

foi motivada por escânda-los estampados pela im-prensa brasileira, ao con-trário de tantos outros que derrubaram ministros du-rante todo o ano de 2011. Talvez as mudanças – alia-das a um eficiente sistema de comunicação para vin-cular a imagem da presi-dente a uma gestora into-lerante com a corrupção e

a ineficiência – possam ex-plicar em parte a populari-dade de Dilma após um ano de governo.

pesquisa Datafolha reve-la que a aprovação dela é de 59%. Esse é o maior índice desde 1989, quando o Bra-sil teve eleições diretas pa-ra presidente da República após décadas de ditadura militar.

Lula teve aprovação de 42% após o primeiro ano

do seu primeiro mandato. O petista conseguiu apro-vação de 50% ao fim do primeiro ano do seu se-gundo mandato. Fernando henrique Cardoso aparece com 41% depois do primei-ro ano do primeiro manda-to, e 16% após o primeiro ano do segundo mandato. Itamar Franco foi o lanter-ninha desse ranking: 12% de aprovação ao fim do primeiro ano de governo.

Fernando Collor teve 23% de aprovação.

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ro-dolfo Torres trabalhou na revis-ta Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repór-ter – especializado em tramita-ção legislativa – do site Congres-so em Foco.

Mudanças e popularidade59% aprovam o governo de dilma, que realizou a primeira reunião ministerial dia 23 de janeiro

Guido Mantega, apresentou

dados à equipe sobre a situação brasileira diante da crise econômica

mundial. A avaliação do governo é que as

medidas certas foram tomadas pelo ex-presidente Lula

FOTO

: CEL

SO JU

NIO

R /A

GE

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News? Entre em www.brasilnews.ca e não deixe de nos acompanhar.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 6

Page 7: 2ª edição janeiro 2012

canadÁ | canadaDA redação

Ser uma família de imigrantes não é fá-cil. Transferir–se pa-

ra um novo país, encon-trar uma nova casa em uma nova cidade, enten-der o sistema de transpor-tes, acostumar-se com no-vos valores, cultura, moe-da e ter que compreender e comunicar-se em outro

idioma. O cenário pode ser bem assustador. Sem contar na busca por um novo emprego, escola para os filhos e novas amizades.

Grande parte dos imi-grantes acaba passando por dificuldades como es-sas ao mudarem-se de seus países de origem para um novo território. No entan-to, os benefícios de morar em um país como o Ca-nadá – com promessas de melhores oportunidades econômicas e sociais que a maioria dos países em

desenvolvimento – ten-dem a compensar a dor de cabeça de deixar para trás a própria nação e os entes queridos. Segundo infor-mações do Citizenship and Immigration Canada, ape-nas no ano de 2010, mais de 280.500 pessoas imigra-ram e agora chamam o Ca-nadá de lar, doce lar.

por outro lado, é fácil adotar a alfabetização e o aprendizado em todos os momentos da vida. O aprendizado está presen-te em todo e qualquer lu-gar, e manter a sua escri-ta, leitura e conhecimentos matemáticos afiados é es-sencial para conseguir um bom emprego no Canadá, assim como para melhorar a qualidade de vida da sua família.

De acordo com pesquisa realizada pela Decoda Li-teracy Solutions, crianças têm mais chance de tor-narem-se adultos comple-tamente alfabetizados se o hábito da leitura for esti-mulado em casa. portan-to, se você decidiu transfe-rir-se para o Canadá para oferecer um futuro melhor para a sua família, agora é o melhor momento para começar a ler livros em inglês para seus filhos! praticar apenas 15 minu-tos de atividades educa-tivas todos os dias com a

sua família irá aumentar drasticamente os conhe-cimentos dos seus filhos. E os seus também.

 Veja como é fácil e di-

vertido praticar estas ati-vidades educativas em família:

- Encontrem palavras quem rimem com todos os produtos que sua famí-lia coloca no carrinho do mercado. Exemplo: “milk” e “silk”, “juice” e “moose”, “cheese” e “trees”; 

- Cantem com as can-ções que ouvem no rádio. Cantar ajuda no aprendi-zado de palavras, padrões, rimas e ritmos e está inti-mamente ligado ao conhe-cimento da língua;

- Quando estiver passe-ando com a família, leia as placas na rua. Você po-de até pensar em uma ci-dade ou país que comece com a primeira letra de ca-da placa;

- Conte quantos carros você e seus filhos veem

passar pela janela de ca-sa e diga qual a cor de ca-da um;      

- Joguem um jogo de ta-buleiro em família;

- Escolham uma receita de um livro ou da internet e preparem o jantar juntos;

- Leia uma artigo curto no jornal para as crian-ças e peça para que eles te contem do que se tratava.

- Escreva uma históri-nha em família e inscre-va-a online no site  Fami-lyLiteracyDay.ca.

Family Literacy Day  é celebrado anualmente no Canadá em 27 de ja-neiro. Milhões de pesso-as já participaram des-te evento desde o seu início, em 1999. Este ano, todos estão con-vidados a pegar carona na educação e a adotar o aprendizado todos os dias. Visite  www.fami-lyliteracyday.ca para sa-ber mais sobre como vo-cê e sua família podem participar.

Aprender em família é mais fácil do que parececomemorado em 27 de janeiro, Family literacy day incentiva o hábito da leitura

Manter a sua escrita, leitura e conhecimentos

matemáticos afiados é essencial para conseguir

um bom emprego no Canadá, assim como

para melhorar a qualidade de

vida da sua família

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 7 |

Page 8: 2ª edição janeiro 2012

negócios | BusinEsspOR cleida steinmetz [email protected]

Brasileiro gastador

A sede dos brasileiros em viajar para o exterior bateu recorde em 2011. Fazendo jus à fama de consumista, gastaram US$20 bilhões, um aumento de 22% em relação a 2010. Seus desti-nos favoritos são Estados Unidos, principalmente Flórida e Nova York, e a França. O que tanto com-pram por aqui já não é novidade: vai desde joias, ipads, produtos de limpeza, roupa e até mesmo casas. O fenômeno é atribuído à crescente mobilidade so-cial dos brasileiros – quase 30 milhões ascenderam à classe média nos últimos dez anos -, o aumento da renda e do crédito e a que-da do desemprego (5,2% em novembro).

estresse no trabalho

Se você é soldado, bom-beiro ou piloto de avião comercial, considere-se um dos profissionais mais estressados em 2012. Já se você é técnico de arqui-vos médicos, joalheiro ou

cabeleireiro, você está en-tre as profissões menos es-tressantes do ano. É o que mostra uma pesquisa feita pelo website americano

CareerCast.com, abran-gendo 200 profissões dife-rentes. Foram medidos as-pectos como ambiente de trabalho, competitividade

do emprego, risco de morte para si mesmo e para outros e contato com o público.

salário X estresse

Não há uma grande dife-rença salarial entre ocupar uma posição que gera mais ou menos estresse. Na ver-dade, o relatório mostra que a profissão mais estressante deste ano paga quase o mes-mo que a menos estressan-te. As 10 profissões mais estressantes de 2012 são: soldado alistado (ganho médio anual de US$35.580); bombeiro ($45.250); piloto comercial ($103.210); ge-neral militar ($196.300); policial ($53.540); coorde-nador de eventos ($42.260); relações públicas ($91.810); executivo sênior ($165.830); fotojornalista ($40 mil) e motorista de táxi ($22.440)

salário X estresse ii

As 10 profissões menos estressantes de 2012: téc-nico de arquivos médi-cos ($32.350); joalheiro ($ 35.170); cabeleireiro ($22.760); costureiro/

alfaiate ($26.560); técni-co de laboratório médico ($36.280); audiologista ($66.660); montador de precisão ($31.250); nutri-cionista ($53.250); tape-ceiro ($29.960) e técnico elétrico ($56.040).

Pelo telefone

Os amantes do futebol ame-ricano não vão precisar do aparelho de televisão para ver o jogo do Super Bowl este ano. pela primeira vez na história, a partida vai poder ser acessada online e pelos smartphones. Ou vo-cê vai poder ver o jogo no seu iphone, Android ou em qualquer outro dispositivo habilitado para acessar à internet. Basta ir ao websi-te NFL.com ou NBC.com, ou ainda baixar o aplicativo gratuito NFL Mobile no seu telefone. Assim, mesmo que você tenha que dar uma saí-da rápida para buscar mais cerveja e chips, não vai per-der nada do jogo.

super Bowl

Apesar de pouco divulgado

no Brasil, um dos eventos mais importantes dos EUA é o Super Bowl, uma super partida de futebol america-no, que este ano acontece dia 5 de fevereiro.

salário brasileiro

Quem diria: os salários pagos para profissionais técnicos que trabalham no Brasil são mais altos do que em países desenvolvidos. Segundo um estudo publi-cado pelo jornal “O Globo”, a diferença pode chegar até 85%. Um engenheiro elétrico, por exemplo, que trabalha numa grande em-presa instalada no Brasil, ganha no mínimo 14,900 reais (8.270 dólares, 6.174 euros), enquanto que na Espanha receberia o equi-valente a R$8,037 e na Itália, R$9,041.

A gaúcha Cleida Cruz é jorna-lista especializada em comuni-cação corporativa e marketing digital. Produz websites, news-letters, blogs, boletins e estraté-gias de Assessoria de Imprensa para empresas, entidades e pro-fissionais liberais.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 8

Page 9: 2ª edição janeiro 2012

Solutions Immigration Consulting Inc.Imigração em Geral - Assistência de Profissionais no assunto

PODEMOS ASSISTI-LO NO CANADA, USA E OUTROS PAÍSES

1183 Finch Ave. West, Suite 508Toronto, ON - Canada

www.immsol.com

NO CANADAClasse Familiar, Permanente

Residente, Refúgio, Humanitário e Compaixão, Extensão de Vistos, Troca de Visto, Apelos e Cortes, Programa de

Live-in Caregiver, Cidadania

FORA DO CANADAPermanente Residente,

Trabalhador Capacitado, Negócios, Classe Familiar,

Contrato de Trabalho, Visto de Estudante, Refúgio

Sol Gombinsky - PresidenteEspecialista em Imigração desde 1967

Membro Licenciado da CSICEx-gerente da Imigração do Canada

(416) 661-6376

Ivania MenezesFormada em Lei CanadenseGerente - Língua Portuguesa

E-mail: [email protected]

(416) 828-7666

Abertura de Companhias, Traduções,Small Claim, Landlord & Tenant

PROCESSOS

DE IMIGRAçÃO EM

GRUPO/EMPRESA

cotidiano | EvEryday liFEpOR stéPhanie Pires  [email protected]

Perfeição

há dois erros co-muns. Achar que a perfeição não

existe ou esperar que ela dure para sempre como nos finais felizes dos contos de fadas.

perfeição é muito possível – só que nos detalhes. Na fração de um dia, de uma pessoa, de um acontecimen-to. Ela se manifesta no verso de um poema, no segundo de um minuto, no abraço e no beijo e no presente re-cebido exatamente como e quando você desejava. São os repentes que a gente quer congelar no tempo, que nos fazem pensar “Uau!”. Mas é tão somente parte de um in-teiro, e, portanto, se esvai.

O resto, quer dizer, o to-do, é imperfeito. Cheio de qualidades boas e ruins, a dança de erros e acertos que o universo põe no nosso caminho. E, por ser assim, tão não impecável, requer de nós trabalho, o esforço para que não desande de vez. Exige que a gente faça

questão das partes positivas!porque tem defeitos, é na-

tural que a vida – e as pes-soas do nosso cotidiano – nos convidem a uma bata-lha da boa interação, já que somos nós, também, incor-rigivelmente imperfeitos. É desta forma que se consti-tuem os grandes desafios, aventuras de altos e baixos, irritantes e maravilhosas. Uma bagunça sem a qual o mundo seria tédio e nenhu-ma perfeição teria valor.

Esses instantes perecíveis em que o kosmos inteiro

conspira a seu favor exis-tem para renovar seu fôle-go. Lembrar-nos que mes-mo quando está difícil de-mais, e seguir em frente parece inviável, vale a pena dar o passo adiante. Apenas os muito distraídos perdem de vista esses avisos do uni-verso. Ou os interpretam errado.

Um ser desavisado passa pelo breve instante perfeito em que a mulher dos seus sonhos lhe sorri; uma via-gem incrível lhe é proposta;

quando ele abre a porta do primeiro carro zero que comprou na vida. No en-tanto, permite que o encan-to morra assim que perce-be que a mulher tem o dedo torto ou não gosta de sor-vete; descobre que viajar requer, antes, lidar com um monte de papelada; vê que gasolina custa caro.

Gente desavisada deixa que a paixão esfrie, que o entusiasmo morra, que a alegria se contamine dian-te dos empecilhos. Não faz

questão. por isso, desis-te de lutar na mesma ho-ra em que as imperfeições afora começam as mostrar seus traços. E ignora que ela também carrega no pei-to um monte de defeitos que testam constantemente a paciência do mundo.

São pessoas que esperam do universo mais do que ele é capaz de gerar. Que-rem príncipes encantados, sombra e água fresca, 100% de maravilhas, almejam o que vem de mão beijada.

Só aceitam a perfeição se ela vier no todo. E, assim, de-savisadamente, passam pe-la vida em branco, perdem tudo... até as breves, perfei-tas, incríveis surpresas que preenchem a alma de ins-tantes que tão facilmente podem se tornar eternos na lembrança de quem sa-be dar valor.

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

Esses instantes perecíveis em que o kosmos inteiro

conspira a seu favor existem para renovar seu

fôlego. [...] Apenas os muito distraídos perdem de vista esses avisos do universo. Ou os

interpretam errado

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 9 |

Page 10: 2ª edição janeiro 2012

imóvel | rEal statEpOR tony silva [email protected]

Se sua casa vai estar à venda neste inver-no, é importante do-

minar certas questões que são menos importantes ou até mesmo inexistentes em outras épocas do ano. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a colo-car mais rápido um sinal de "Vendido" na frente de sua propriedade.

deixe as luzes brilharem

A melhor maneira de com-bater os dias curtos e nubla-dos com frequência no in-verno é acender as luzes da sua casa. para uma apresen-tação (showing), cada luz da casa deve estar acesa, mes-mo nos armários e quartos de utilidade. Certifique-se de todas as lâmpadas estão funcionando, troque todas que estiverem queimadas e tenha certeza de que as lâmpadas são as adequadas.

Além disso, é uma ótima

ideia manter as luzes ace-sas na frente da casa, mes-mo que nenhuma apresen-tação esteja programada. As pessoas que procuram casas estão sempre dirigindo pe-las vizinhanças, admiran-do e avaliando as que estão

à venda, e manter elas ace-sas transmite uma atmosfe-ra feliz e acolhedora. Se for um dia de inverno ensolara-do, será ótimo abrir as cor-tinas e persianas durante o dia para deixar entrar a luz

e permitir que os visitantes desfrutem da vista.

Mantenha odores sob controle

Qualquer casa tende a ser abafada no inverno, porque raramente as janelas estão abertas. Isso pode permitir que os odores de casa aba-fada estejam presente, o que pode ser um desagrado para os compradores.

Odores de animais de es-timação podem também ser especialmente preocu-pante no inverno. Use uma fragrância de quarto, se ne-cessário, mas nada muito forte. Deve-se também mu-dar a caixinha do gato dia-riamente, ao invés de cada terceiro ou quarto dia, ou mesmo considerar o uso de um purificador de ar.

Recomendo que vendedo-res que tenham de vender sua propriedade no inver-no, limpem e arejem toda a casa com mais frequência,

e considerem a configura-ção do controle do termos-tato para que a turbina do aquecimento rode mais fre-quentemente durante o dia para manter o ar se deslo-cando através da casa e dis-sipar odores. Tente evitar cozinhar pratos que deem origem a odores fortes, es-pecialmente se uma exibi-ção está prevista nesse dia.

Forneça estacionamento

convenienteÉ vital ter um lugar conve-niente para que os compra-dores possam estacionar. Eles não vão querer andar muito longe no tempo frio ou serem forçados a pas-sar por cima de um banco de neve para sair do seu veículo. porque o estacio-namento é muitas vezes mais restrito em torno de condomínios, os vendedo-res devem se certificar que seus agentes imobiliários

possam fornecer detalhes e instruções de estaciona-mento para os compradores na chegada.

não ignore o lado de fora

Faça uma boa primeira im-pressão sobre os compra-dores com uma entrada or-ganizada e limpa. passeios devem ser mantidos lim-pos, especialmente de neve e gelo.

Há 22 anos no Canadá, o ca-rioca Antonio (Tony) Silva é Corretor Imobiliário licencia-do pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Ontario Real Estate Association (OREA) e Cana-dian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como representante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokera-ge. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Maneiras de preparar sua casa para vender no invernoodores de casa abafada e de animais, por exemplo, podem ser um desagrado para os compradores

As pessoas que procuram casas estão

sempre dirigindo pelas vizinhanças, admirando e avaliando as que estão à venda, e manter elas acesas transmite uma

atmosfera feliz e acolhedora

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 10

Page 11: 2ª edição janeiro 2012

toronto | torontopOR carolina ladeiRA  [email protected]

também é aprovado o Plano e orçamento de capital de 2012-2021

Prefeitura aprova orçamento de 2012

Pilotos do Monster Jam em entrevista ao Brasil News

A Câmara Municipal de Toronto apro-vou, no dia 17 de

janeiro, um Orçamento de Funcionamento (Opera-ting Budget) para 2012 de $9.358 bilhões, e um pla-no e Orçamento de Capital (Capital Budget and plan) para 2012-2021 de $14.836 bilhões.

"O orçamento de 2012 é razoável e responsável", disse o prefeito de Toronto, Rob Ford. “A aprovação pe-lo Conselho de Orçamento reflete o que fomos eleitos para fazer: corrigir o esta-do das finanças da cidade e manter a linha de impostos sobre a propriedade, sobre a dívida e fazer valer cada dólar de impostos, forne-cendo os melhores servi-ços que podemos.”

“Essa é uma virada na história da cidade”, disse

o presidente do Comitê de Orçamento Mike Del Gran-de (ward 39 Scarborough-Agincourt). “Estamos avan-çando coletivamente com maior responsabilidade e prestação de contas. Estou orgulhoso que a Câmara Municipal de Toronto, no final, decidiu apoiar este or-çamento que trará sustenta-bilidade fiscal para a cida-de no tempo de dois anos.”

Em 2012, a cidade irá pagar suas despesas diárias como combustível, salários e serviços através do orça-mento aprovado que inclui o aumento de 2,5% de im-postos sobre a propriedade para residências, 0,83% de aumento para negócios e 10 centavos de aumento na ta-rifa do transporte público, o TTC.

O aumento de 0,83% pa-ra a classe não-residencial

vem a cumprir o compro-misso da prefeitura com a melhoria do clima dos ne-gócios em Toronto, trazen-

do os impostos fiscais de não-residenciais mais pró-ximos da meta de 2,5 vezes a taxa residencial até 2020 - uma iniciativa que come-çou em outubro de 2005 em

concordância com a legisla-ção provincial.

O orçamento de Toron-to para 2012 foi equilibra-do através de uma combi-nação de $271 milhões em reduções de orçamento e eficiência, $56 milhões em ajustes de nível de serviço, $327 milhões em aumento de receita. As economias de custo da base do orçamen-to e eficiências dos serviços têm limitado os impactos nos serviços, permitindo que a cidade mantenha seus serviços essenciais que são valiosos para os moradores.

Esse novo orçamento marca o primeiro declínio em despesas brutas desde fusão com uma redução de $20 milhões em gastos bru-tos – reafirmando o com-promisso do Conselho em construir uma cidade sus-tentável, acessível e bem

administrada.Grandes avanços foram

feitos em alcançar a sus-tentabilidade fiscal no Or-çamento 2012, reduzin-do a dependência de uma só vez das receitas de $346 milhões para $102 milhões, principalmente por trazer as despesas de acordo com a receita da cidade.

“A aprovação, pelo Con-selho, do Orçamento Ope-racional de 2012, com o plano de Capital 2012-2021 e combinada com a aprovação-chave da políti-ca de Gestão de Exceden-tes para utilizar principal-mente fundos excedentes para reduzir a dívida, vai

finalmente oferecer um verdadeiro plano pluria-nual orçamentário, que le-vará sustentabilidade fiscal e de serviços a Toronto”, disse Joe pennachetti, City Manager.

O plano de Capital de 10 anos, aprovado pelo Con-selho, atinge um equilí-brio adequado. A adição de $700 milhões no novo financiamento esperado de excedentes de operação, de monetização de ativos e dos esperados futuros pro-gramas de capital federal e provincial resolveram o dé-ficit de capital do orçamen-to do TTC que foi relatado no ano passado.

Os caminhões mons-tros do Monster Jam arrepiaram em

show realizado em Toronto, nos dias 21 e 22 de janeiro. O Brasil News esteve lá e ba-teu um papo com três com-petidores: Jim Koehler, pi-loto do “Avenger” Monster Truck, Chris Bergeron, pilo-to do “Brutus” Monster Tru-ck, e Steve Koehler, piloto do “wrecking Crew” Monster Truck. Confira abaixo.

O que tem de tão diferente no Monster Jam? Por que as pessoas devem assistir? Chris: Porque é o show mais louco e selvagem que existe. Caminhões pulando de 6 a 9 metros de altura, ruídos al-tos, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Também é possível chegar perto dos

pilotos. Essa é uma das gran-des coisas sobre o esporte, nós não vamos simplesmente sair andando, queremos ficar com os fãs. Jim: É uma boa diver-são limpa, totalmente selva-gem para o dinheiro que se paga. É o mais louco entrete-nimento familiar, onde se vê destruição e caos.

Você acha que os brasilei-ros e povos de outras cul-turas gostariam do show?Jim e Chris: Sim, vamos pa-ra todos os lugares do mundo. Austrália, China, Japão. É le-gal para pessoas de diferentes culturas irem e verem do que se trata, se gostam e abrir su-as mentes para novas coisas.Steve: Todos vão gostar, con-tanto que gostem de qual-quer máquina com motor! Caminhões monstros são

o que há! Com potência, você nunca sabe o que irá acontecer!

Contem o que de mais legal já aconteceu nas suas car-reiras. Jim: Vencer a final do mundial duas vezes e as finais mundiais da Austrália

duas vezes. Nós tivemos mui-ta sorte, muito sucesso, um monte de fãs que nos amam e isso é muito bom! Chris: Ter me divertido em geral. Os fãs são incríveis gritan-do o seu nome. Não há na-da como ir para uma cúpula com 50,000 pessoas cantando

“Brutus, Brutus”. Dá um ar-repio muito grande!

Por que você começou no esporte? Chris: Eu realmente construí o caminhão que aju-dou Jim e vi como era diver-tido. Então eu decidi fazer eu mesmo. É uma maravilhosa

experiência. Steve: Foi há mais ou menos 10 anos. Eu tive sorte porque meu irmão Jim construiu um caminhão e eu meio que comecei a aju-dá-lo. Essa é a coisa mais im-portante, começar do início, ajudando alguém. E se você for selvagem e bom, o céu é o limite.

A escola é importante pa-ra entrar no Monster Jam? Steve: Ah, claro, construímos nosso próprio chassi, então é preciso saber matemática, ge-ometria e soldagem. Há mui-to por trás disso. Também fa-zemos o trabalho de pintura própria e tudo mais, assim há muito estudo aí. Portanto, quanto mais estudar, mais você sabe e mais valioso vo-cê se torna. (Entrevistas por Eason Nuttall)

O orçamento de Toronto

para 2012 foi equilibrado através de

uma combinação de $271 milhões em reduções de orçamento e eficiência,

$56 milhões em ajustes de nível de serviço,

$327 milhões em aumento

de receita

FOTO

: EA

SON

NU

TTA

LL

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News?

Entre em www.brasilnews.ca e não deixe de nos acompanhar.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 11 |

Page 12: 2ª edição janeiro 2012

destaques | highlightspOR carolina ladeiRA  [email protected]

2000 Realty Inc., BrokerageEach Office Independently Owned and Operated

Sales RepresentativeAntonio (Tony) Silva

Office: 416 656.3500 Direct: 647 409.6624Fax: 416 656.9593 Toll Free: 1.888.915.5050

e-mail: [email protected] website: www.asilva.ca1281 St. Clair Avenue West, Toronto, ON M6E 1B8

Espetáculo de apartamento de 2 quartos em edifício luxuoso e bem

cuidado. Serviço de concierge 24Hrs, Picina Interior, Sauna, Academia, Quadra de Tênis, Salão de Festas. Acesso fácil

aos principais HWYs e também aos TTC e GO. Para mais

informações, por favor não hesite em me ligar a qualquer hora.

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

* CDs, DVDs e Livros* Aluguel de novelas, Fantástico, fi lmes e shows* Biquinis e sandálias Havaianas* Cosméticos e perfumes Boticário e Natura* Produtos Alimentícios e muito mais...* Temos produtos da Avon - Canada

A maior variedadede produtos brasileiros

Venha conferirnossasofertasTel: (416) 588-1208

1473 Dundas St. West (@Dufferin St.)

31/12Comemoração de réveillon em Toronto

14/01 Bastidores do UFC RioO show de luzes e música trouxe mais emoção para a noite de lutas em que os brasileiros estavam inspirados, vencendo com golpes técnicos. O público gritava muito, como se estivesse em um estádio de futebol. José Aldo se jogou na torcida e foi difícil controlar o manauara, muito feliz com a vitória.

Jon Jones, muito simpático com jornalistas, ainda posou para fotos com a camisa do Brasil

Ao final da entrevista coletiva

13 e 14/01 Aniversário DJ ZicoAmigos prestigiaram DJ Zico em dois dias de festa: no

Maná e no Club XS

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 12

Page 13: 2ª edição janeiro 2012

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

Mania deBrasileiro

www.pitu.com.br

comunidade | communitypOR carolina ladeiRA  [email protected]

“Um encontro de mulheres, de várias áre-

as e segmentos, que tenham um histórico voltado para o lado social, político, cultu-ral, educativo e filantrópico, com o intuito de trocar ex-periências para a constru-ção de políticas públicas em prol dos emigrantes brasi-leiros.” Com esse objetivo, o Brasileiras in Power foi cria-do nos EUA e, este ano, fa-rá parte da agenda de even-tos do Brazilian Day Cana-da 2012.

Tania Nuttall, produ-tora-executiva do BDC, ressalta a importância de exaltar as conquistas das mulheres brasileiras no Canadá. “Batalhadoras, guerreiras, chefes do lar, mães, entre outras mui-tas coisas, nós, mulheres, reunimos muitas caracte-rísticas e grandes respon-sabilidades. Mas nada dis-so é obstáculo: passamos

por todas as dificuldades e vencemos na vida,” afir-ma Tania.

Informações como da-ta, local e horário e pro-gramação do Brasileiras in Power em Toronto ain-da estão em definição e serão divulgadas em bre-ve. Nos EUA, organiza-do por Ester Sanches-Na-ek, o Brasileiras in Power

terá sua terceira edição nos dias 09 e 10 de mar-ço em hartford, Connec-ticut, com desfiles de mo-da, palestras de mulhe-res imigrantes e pre-miação das “Mulhe-res Distintas”

“Iniciei este gru-po com o objetivo de unirmos a força da mu-lher líder em suporte às comunidades brasileiras no exterior. hoje temos como prioridade levar o apoio emocional, so-cial, jurídico e de saúde às muitas brasileiras que so-frem violência doméstica e discriminação de gêne-ro mundo afora,” explica Ester, que é membro do Conselho de Representan-tes de Brasileiras no Exte-rior (CRBE).

25 anos da

imigração brasileiraTambém como parte do BDC 2012, será realizado

um evento em grande estilo para celebrar as vitórias dos brasileiros que chegaram há 25 anos e se estabeleceram

no país. Então, aqueles que em

2012 completam 25 anos ou mais no Canadá,

podem contar sua história, man-

dar seu de-poimen-to, fotos dos mo-mentos impor-tantes aqui e de ami-gos que fizeram parte da trajetó-r i a d e suas vi-das pa-

ra Elaine Vascon-

cellos, atra-vés de elai-

[email protected] “Será uma grande reunião dos bra-sileiros para comemorar

o que se pode chamar da Bodas de prata da comuni-dade no Canadá”, explica.

A ideia é realizar uma noite de gala para home-nagear os brasileiros que vivem há 25 anos no pa-ís, além de uma exposição com trabalhos de artistas plásticos brasileiros. “En-viem a sua ideia, seu tra-balho, sua arte, que quere-mos mostrá-las a todos!”, convida Elaine. A partici-pação é aberta para todo o Canadá.

para que esse evento possa acontecer, é preci-so que os brasileiros par-ticipem, espalhem a ideia e chamem seus amigos. “É a oportunidade de mostrar-mos às outras comunida-des que também contamos nesse país e que somos muitos gratos por tudo o que o Canadá nos pro-porcionou abrindo os bra-ços para todos nós”, exal-ta Tania.

Brasileiras in Power em TorontoEvento será parte da programação cultural do Brazilian day canada 2012

Batalhadoras, guerreiras, chefes

do lar, mães, entre outras muitas

coisas, nós, mulheres, reunimos muitas

características e grandes responsabilidades. Mas nada disso é obstáculo:

passamos por todas as dificuldades

e vencemos na vida

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 13 |

Page 14: 2ª edição janeiro 2012

1ª consulta grátisEmergênciasAtendimentos no mesmo diaAceitamos novos pacientesAceitamos todos os seguros

940 St. Clair Ave. WestToronto ON, M6C 1C8

Tel: (416) 656-4222

Dr. rEYHANIAN’S d e n t a l c l i n i c

dr. M. ReyhanianCirurgião dentista

dr. M. a. amiriOdontopediatra - especializada na saúde bucal das crianças

FAlA-sE: Inglês, Português, Espanhol e FrancêsA solução para todos os seus problemas dentários

Em 2011, tivemos cla-ras demonstrações do poder do com-

partilhamento de informa-ções na internet. As revoltas no mundo árabe e seu uso das redes sociais, como Fa-cebook e Twitter, que pos-sibilitaram um redimensio-namento da questão do po-der das mídias.

Em 2012, já iniciamos o ano com algumas demons-trações do que é possível fa-zer se utilizando destas for-ças coletivas apoiadas na internet, e o caso de “Luiza do Canadá” atraiu a atenção de muitos olhares, inclusi-ve o da imprensa tradicio-nal. Isso mostra a força da internet num país que ainda insiste em manter o pensa-mento analógico.

Filha de um colunista so-cial, Luiza Rabello foi citada pelo pai num comercial de

TV veiculado em João pes-soa, paraíba. E o que seria apenas alguém apresentan-do a família numa propa-ganda singular para vender apartamentos, virou sen-sação na internet pela se-guinte frase: “Já trouxe to-

da minha família, menos Luiza, que está no Canadá”. Reproduzida aos milhares em redes sociais e demais recantos virtuais, a expres-são “menos Luiza, que está

no Canadá” virou febre. No Twitter, ficou entre os 10 assuntos mais comentados durante o final de semana. No Facebook, uma série de vídeos e montagens foram postados para ironizar a propaganda.

(in)significância do fato

Antes de fechar a cara con-tra aparentes banalidades e dizer que tudo isso não pas-sa de pura bobagem, nós devemos nos perguntar: “O que podemos tirar desse episódio?”. Luiza reforçou o óbvio e crescente poder da internet como instrumento de comunicação.

É mais ou menos assim: vai perder muito dinheiro quem desprezar o poder da rede mundial de computa-dores para seus produtos e serviços. Ou, até mesmo,

para sua “empregabilidade”. A mesma lógica também se aplica aos meios de comu-nicação. Ou conteúdos são produzidos especificamen-te para o meio digital, nem que seja “só” para refor-çar a marca entre leitores e anunciantes, ou a tendência é de que as coisas se com-pliquem para os analógicos.

há algum tempo era di-fícil imaginar que mesmo os jornais televisivos mais tradicionais fossem dar

qualquer tipo de destaque a fatos tão pouco expressi-vos ou que não fossem ge-rados a partir de sua pró-pria programação. porém a internet, mais do que for-necer, passa a gerar infor-mação para a mídia tradi-cional, que se vê obrigada a incluir em sua pauta e em seus editoriais, um conteú-do que possui um dina-mismo muito mais intenso do que ela já foi capaz de experimentar.

Propagandas menos efetivas

No livro “Socialnomics – Como as mídias sociais transformam o modo como vivemos e fazemos negó-cios”, Erik Qualman fala dos impactos das mídias sociais ao redor do mundo. Através dessas mídias, atinge-se o consumidor diretamente, tendo o poder de aumentar as vendas e baixar os custos do marketing.

“Marcas podem estreitar

Vai perder muito dinheiro quem

desprezar o poder da rede mundial de computadores para seus produtos e ser-

viços. Ou, até mesmo, para sua “empre-

gabilidade"

Onde a Luiza foi parar?Bordão que virou febre reforça o óbvio e crescente poder da internet na comunicação

Luiza Rabello virou celebridade instântanea por conta das redes

sociais

FOTO

: DA

NIE

L TE

IxEI

RA /A

E

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 14

pOR carolina ladeira e rodolfo torres

especial | sPEcial

Page 15: 2ª edição janeiro 2012

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 22 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Não perca!!casa com 2 moradas, 4 quartos, garagem, apartamento no basement, estacionamento para 3 carros. Vale a pena ver. Tudo isso por menos de $410.000.

LiNdo aparTameNTo o mais lindo apartamento do prédio!! É somente ver para crer. Todo reformado, 2+1 quartos, 2 banheiros com box de mármore e vidro, cozinha linda com balcão de granito. TV de 50 polegadas, lareira, solarium, crown moulding, vista panorâmica de Toronto, campo de futebol, piscina interna, sauna, salão de festas, quadra de tênis, segurança 24 horas, lava carro interno, suite de visitas e muito mais.

22 anos de

experiência e

integridade

a relação com clientes ou destruí-la, dependendo do uso das mídias sociais. Os sites são usados como gran-des grupos de discussão. E as propagandas são menos efetivas no convencimento de consumidores. As em-presas tem que usar e saber usar as mídias sociais”, afir-ma Qualman, que é um te-órico referência no mundo das mídias sociais. “No fu-turo bem próximo, deixare-mos de procurar as notícias; em vez disso, serão as notí-cias a vir ao nosso encon-tro”, completa.

Segundo Qualman, as mí-dias sociais alteraram a for-ma como comunicamos e agimos no mundo dos ne-gócios e não se pode igno-rar isto. “podemos escolher ser submergidos por esta nova realidade ou compre-ender a sua dinâmica e ti-rar o melhor partido dela.” A eleição de Obama é um dos exemplos bem-sucedi-dos de uso da mídia social discutido no livro.

“Nem todas as grandes ideias de marketing viral

precisam de se originar no departamento de marke-ting. É prudente associar-se a programas populares que já são um êxito de público”, observa o autor. Qualman afirma que as empresas per-dem tempo ao tentar supri-mir ou manipular comentá-rios ruins na rede, enquanto deveria responder aos clien-tes. Se a sua marca for boa, você só tem a ganhar. pois consumidores querer in-teragir e apropriar-se das marcas, o que deve ser per-mitido largamente.

a lei é compartilhar

Ainda está por vir uma im-portante prova do poder que deve vir a se concretizar na luta contra o projeto de lei norte-americano deno-minado SOpA, de grande impacto na liberdade de uso da internet. A censura da internet, materializada neste projeto, apresenta certo recuo depois que uma grande mobilização mun-dial foi feita para barrá-lo.

Sites, blogs, redes sociais

foram tirados do ar tem-porariamente para que se desse destaque ao fato que a maioria das pessoas não conhece e ainda não enten-de. O movimento ocorre na mesma semana em que o mais conhecido site de hos-pedagem anônima de arqui-vos, o Megaupload, foi tira-do do ar pelas autoridades norte-americanas.

Espera-se que o episó-dio da Luiza sirva para abrir um pouquinho mais a mente dos brasileiros pa-ra a real dimensão da inter-net nesse mundo tão estra-nho e complicado. Essa re-de interligada de máquinas que tem um poder inima-ginável e perigoso, mas que também pode servir para fazer o bem em dimensões desconhecidas.

A palavra-chave da dé-cada é compartilhar. ho-je em dia, de que vale uma informação se ela não pode ser compartilhada? As re-des sociais estão aí pra is-so. E as redes sociais facili-tam o compartilhamento de informações.

¨ É recomendável ter bom senso ao usar as redes sociais, mantendo, n a i nte rn e t, a m e s m a p o s t u ra q u e a d o t a m n o s e u d i a a d i a , a c o n s e l h a m o s e s p e c i a l i s t a s . Mesmo que a pessoa tenha um perfil profissional e outro pessoal nas redes sociais (Orkut, Facebook, Tw i t t e r e L i n k e d I n ) , j a m a i s deve colocar um comentário ou i n f o r m a ç ã o e m q u a l q u e r u m a delas que não possa ser falado em público;

¨ Algumas postagens podem ser b a s t a nte p re j u d i c i a i s p a ra s u a carreira, por isso não fale dos seus colegas, chefes ou da empresa. Pe n s e m u i t o a n t e s d e p o s t a r qualquer comentário, mesmo que seja feito no seu Twitter pessoal e que este esteja bloqueado;

¨ Fique de olho também nas redes de seus amigos, pois eles podem divulgar fotos suas ou comentários sobre você que podem prejudicar sua imagem ou carreira;

¨ Funcionários não podem emit ir opiniões pessoais quando utilizarem as redes corporativas, mesmo que sua função seja al imentar esses espaços;

¨ Profissionais que ocupam posições de destaque (gestores, diretores, v i c e - p re s i d e n t e , p re s i d e n t e s ) devem ter cuidado extra ao postar suas declarações, ainda que em suas páginas pessoais. A repercussão pode ser negativa: inevitavelmente, serão alvos de críticas e especulações dentro da empresa;

¨ Nem todas as informações precisam estar disponíveis para o público. Há mecanismos, por exemplo, para que suas fotos só sejam vistas por amigos. E, por melhores que sejam os mecanismos de privacidade das redes sociais, sempre haverá um modo de se saber tudo o que foi postado lá. Portanto, é primordial que o profissional comece a gerir a imagem que você deseja projetar ao mercado.

Cuidados a serem tomados ao utilizar redes sociais:

F u N C I O N á r I O s (FONTE: O GLOBO)

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 15 |

Page 16: 2ª edição janeiro 2012

Mobile: (647) 96-HOUSE (46873)Office: (416) 479-3891e-mail: [email protected] Don Mills Road, Suite 110 Toronto, ON M3C 1V9

Carlos DornelasSales Representative

Compre ou venda seu imóvel com quem fala a sua língua!

Dr. Jose Olavo Queiroz & AssociadosOdontologia Geral, Cosmética e Implantes

Horário fl exível - atendemosaos sábados e no fi nal da tarde

Aceitamos a maioria dos seguros odontológicos

Facilidade de acesso

Variedade de serviços

Aceitamos novos pacientes

416 538 8338 1304 Dundas St. West, Toronto, ON [email protected]

DR. OLAVO É

FORMADO PELA PUC DE

CAMPINAS E ATUA COMO

DENSTISTA EM TORONTO

DESDE 1995

comunidade | communitypOR carolina ladeiRA  [email protected]

Terra do axé e do re-ggae. Dos trios elé-tricos e dos blocos

que reúnem multidões. Das alegrias e de muita energia. podia faltar no Canadá? De maneira alguma! pelo séti-mo ano consecutivo, o car-naval brasileiro, organizado por Ângela Mesquita e Fer-nanda Cortes, estará pre-sente em Toronto, no dia 18 de fevereiro, às 20h. Até o momento já foram vendi-dos mais da metade dos in-gressos VIp. O que você está esperando?

“Já passei por Rio, per-nambuco, São paulo, Ama-zonas. Agora chegou a ho-ra da terra do axé, do car-naval!”, vibra Ângela, ani-mada. Os responsáveis por levar a música baia-na para a festa serão The Migration Dance, Braca-tum (Afro Brazilian Band),

Cibelle Iglesias, Salviano pessoa, Batucada Carioca e DJ Simba.

De forma a incentivar a formação de blocos, carac-terística forte do carnaval baiano, no dia haverá um concurso com direito a prê-mio de $1,000 para o grupo mais animado. Basta se or-ganizar com os amigos, se vestir com algo em comum, para que o júri possa perce-ber o bloco, inscrever-se na

entrada do evento e se divertir. “Já até sugeri aos meninos de fazerem o bloco das “Bibas”, por cau-sa da novela “Fina Es-tampa”, o Clô. Eles ado-raram”, brinca a mineira.

A localização da festa, na Local 183, 1263 wil-son Avenue, é com o in-tuito de abrigar mais pes-soas, já que nos últimos anos os ingressos esgota-ram e ainda havia compra-dores interessados. “Tem sido uma frustração muito grande ver o salão cheio e gente do lado de fora, por conta da limitação do local. Ano passado a capacidade era de 800 pessoas, mas es-te ano poderemos receber 1200!”, afirma Ângela.

O s a b a d á s , f e i -tos em quatro mode-los, virão diretamente da

Bahia. A decoração será na base do Led e a ilumina-ção em grande estilo. Ain-da haverá o bloco “Filhos de Gandhy”, que abrirá a fes-ta com uma procissão. Os homens que quiserem par-ticipar, devem ligar para 416-930-2960. “As roupas, os turbantes e colares serão fornecidos por nós na festa”, explica a organizadora.

Ângela conta que ao

escolher o te-ma, ela tem o

objetivo de di-vulgação o país. “Eu pro-curo divulgar o turismo na região quando escolho o tema. Na numeração das mesas, por exemplo, terá os nomes das zonas turís-ticas na Bahia, como Cos-ta da Baleia, Costa do Den-dê, Sertão Baiano, Chapada Diamantina, fotos e nomes das cidades que pertencem a cada uma delas.”

Como nos últimos anos, a preferência do públi-co tem sido pelos ingres-sos VIp, que custam $40 e

dão direito a lugar na me-sa, abadá e petiscos. Tam-bém há os ingressos para a “geral”, que custam $20. Os interessados em participar dessa grande folia podem adquirir ingressos no Bra-sil Remittance (1458 Dun-das St. west) e na Tropi-cal Tours – somente geral – (570 Caledonia Rd com Eglinton Ave. west). Mas é bom correr. Ângela conta que a cada ano a festa tem se tornado mais conhecida, grupos entram em contato para compra de pacotes, e não são só brasileiros. “Está na boca do povo”, define ela.

O carnaval da Bahia é aqui!animação garantida na tradicional festa de carnaval em toronto, 18 de fevereiro. compre seus ingressos antes que acabe!

De forma a incentivar a

formação de blocos, característica forte do

carnaval baiano, no dia haverá um concurso com

direito a prêmio de $1,000 para o grupo

mais animado

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 16

Page 17: 2ª edição janeiro 2012

Aulas regulares: Segunda-Quinta14:00 -16:00 ou 16:00 -18:00 ou 18:30 -20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

Melhore seu Inglês! Melhore sua vida! � GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanasMatricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de GRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

meu negócio | my BusinEsspOR carolina ladeiRA  [email protected]

Com mais de 30 anos de existên-cia, a Acadia Travel

Agency tem o compromis-so de cuidar do cliente em todos os aspectos. “Temos que nos preocupar com passaporte, visto, seguro de viagem, hotel, condições do local. Se há uma epidemia, por exemplo, temos a res-ponsabilidade de alertá-lo. Somos instrutores”, explica Sr. Adelino Sales, dono da agência.

Um dos reflexos do bom trabalho realizado foi o prê-mio recebido da companhia aérea TAM como a agência de viagens que mais ven-deu passagens da TAM no Canadá em 2011. “Ficamos muito felizes. Já havíamos recebido prêmios da Vasp, Varig, Tap, entre outros”, acrescenta Sr. Sales.

Os serviços oferecidos pe-la Acadia incluem todos os

aspectos da viagem: reserva de voos, carros, hotéis, pas-seios turísticos, cruzeiros, viagens em grupo, resorts com tudo incluído e paco-tes de viagens. Os princi-pais destinos, aqueles com que a agência possui mais experiência, são Américas do Sul e Central, portugal e Espanha.

Sr. Sales, que é agente de viagens há mais de 40 anos, conta que muita coisa mu-dou nesse tempo e que é preciso que as pessoas fi-quem atentos a compras

pela internet. “Muitas vezes o que se compra não é o que está sendo visto. Tudo que vendemos, pacotes, hotéis, passagens, é porque conhe-cemos”, afirma. Ao planejar uma viagem, é importante saber quanto pode gastar. E a busca pelo melhor pre-ço, afirma ele, nem sempre significa que o produto é melhor. “pode ser aparen-temente. Mas a pessoa re-cebe o preço que ela paga.”

Durante o inverno, é co-mum as pessoas viajarem mais. As ilhas caribenhas estão entre os lugares mais cotados, pois é possível comprar pacotes com tudo incluso por $800, por exem-plo, e aproveitar as praias e descansar. O Brasil também é muito procurado, mas por outro motivo. “São pesso-as que vão viajar para visi-tar os familiares ou aque-les que têm muito desejo

de conhecer o país”, obser-va Sr. Sales. O preço costu-ma ser o vilão. “É difícil de vender para estrangeiros porque está tudo muito ca-ro. E o aumento não foi gra-dativo, foi de repente. Mas, a procura, é sempre muito grande”, afirma.

Quanto à Copa e às

Olimpíadas, já há bastante procura e os pacotes estão à venda. “O que está sendo pedido pelos hotéis, entre outros, é o depósito adian-tado”, explica. Em abril des-te ano, o dono da agência irá ao Brasil e saberá dos últimos detalhes de organi-zação para a Copa de 2014

para melhor conveniência dos clientes.

A Acadia Travel Agency, que funciona sob regula-ção da Tico (Travel Indus-try Council of Ontario), fi-ca na 850 College St. O te-lefone é: (416) 537-2643. Outras informações, www.acadiatravel.ca

Acadia ganha prêmio da companhia aérea TAMagência de viagens foi a maior vendedora de passagens da tam no canadá em 2011

Muitas vezes o que se compra não é o

que está sendo visto. Tudo que vendemos, pacotes,

hotéis, passagens, é porque conhecemos

Sr. Sales segura o prêmio da TAM, ao lado de membros de sua equipe: a brasileira Vanessa Arbulu (esquerda) e a portuguesa Paula Simões

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 17 |

Page 18: 2ª edição janeiro 2012

R I O MOTORS

Agora em novo endereço:

2381 St Clair Avenue West - Toronto

416 535-7375

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO

crônica | chroniclEpOR rodolfo torres [email protected]

Escolhi o livro, e a fi-la pro caixa estava grande. Meu irmão

já estava quase chegando ao guichê e resolveu fazer uma gentileza: pagou pelo livro sobre a trajetória cinemato-gráfica de Federico Fellini. Escrito pelo espanhol Àngel Quintana, professor de his-tória e teoria do cinema na Universidade de Girona, a obra faz parte da série Mas-ters of cinema. Recomendo.

para mim, Fellini é sem-pre um mistério. Aliás, quanto mais leio sobre es-se diretor, mais me conven-ço das possibilidades que o cinema pode adquirir. É... preciso rever Fellini. Nem que seja para me conven-cer de que sou pequeno e de que meus delírios jamais poderão ser transplantados para a tela com a mínima competência.

Queria filmar a vida e o mundo sem o compromis-so fechado de um roteiro, de um financiador, de um público. É bem possível

que eu crie em breve mi-nha própria produtora pe-la internet e filme a solidão e o desejo de mudar algu-ma coisa. preciso ler mais Fellini.

Sem contar que o cineas-ta era um crítico da medio-cridade da TV. Fellini nas-ceu para a arte por meio de desenhos e do encantamen-to provocado pelo circo; e viu, depois de adulto, aque-le aparelho quadrado reunir as famílias na sala. proféti-co Fellini.

Em noites chuvosas de domingo, gostaria de ter a sensação de contar com um Fellini a postos para assistir

sempre que for necessário. Vergonhosamente ainda não comprei nenhum.

Talvez faça um pedido de Ensaio de Orquestra (prova d'Orchestra) ainda nesta se-mana para ver um monte de vezes o depoimento do to-cador de tuba naquela fita, e poder me sentir mais próxi-mo dele porque comunga-mos alguma coisa nessa vi-da estranha de meu Deus.

Ou, quem sabe, posso tentar achar o documen-tário canadense Fellini: eu sou um grande mentiro-so (sono um gran bugiar-do, 2003). Depois de fazer uma visita ao apartamento de um amigo, vi que é pre-ciso termos pôsteres de ci-nema nas paredes do lar pa-ra que o sonho sempre fique entre nós.

Assim como os filmes dele, esse texto não tem o mínimo comprometimen-to com qualquer explica-ção lógica. Simplesmente joguei minhas impressões

e o leitor que chegou até aqui que faça o possível para juntar os pedaços de impressão que porventura provoquei e construa sua própria conclusão.

“Um filme não se pode descrever com palavras. Se falo dele, surge algo se-melhante a uma materiali-zação que nada tem a ver com o filme. Se um filme nasce sobre imagens ver-bais, para o futuro espec-tador soará preconcebido, estranho a si mesmo. por outro lado, nem eu sequer sei se se parece com o que desejava fazer. Já o escondi dentro de mim e o fiz clan-destino”, afirmou Fellini em outro livro.

Afinal, a vida não tem ro-teiro. Nem financiadores. O dinheiro acabou e o mundo caminha a passos largos pa-ra um monte de possibili-dades dolorosas. Mas ainda temos o cinema e isso já é o suficiente para marcharmos um pouco mais confiantes nessa noite escura.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Fe-deral do Rio Grande do Nor-te, Rodolfo Torres trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora

em Brasília, onde atuou co-mo consultor de uma agên-cia da ONU e repórter – es-pecializado em tramitação legislativa – do site Congres-so em Foco.

Espanhol fala sobre italiano

Queria filmar a vida e o mundo

sem o compromisso fechado de um roteiro, de um financiador, de

um público

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 18

Page 19: 2ª edição janeiro 2012

anuncie aqui:b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

esporte | sPortspOR fernando goscinscki [email protected]

Bruno dentro, Barrichello foraBruno foi anunciado pela Williams, Barrichello perdeu a vaga

Terminou a novela. E, tudo indica, chegou ao fim também a

trajetória do veterano na F-1. Resta uma vaga na hispa-nia, é verdade. Mas que ele não cometa mais este erro na carreira.

Barrichello, quase 40 anos, 326 Gps na categoria, fez sua história. Cheia de al-tos e baixos, é verdade. Mas qual história não é assim? Quem não é assim? Quem vive só no topo, o tempo todo?

Se os maiores méritos de Barrichello foram a técnica refinada e uma persistên-cia admirável, seus maiores pecados foram as declara-ções desastradas e as esco-lhas erradas na condução da carreira. Uma coisa anulou a outra, e ele ficará na me-mória da F-1 como um pa-trese, um Coulthard. pilo-tos que duraram bastante

por lá, por méritos próprios, mas que sustentaram pou-cos instantes de brilho.

O último erro do vete-rano, que um dia recusou a McLaren e depois anun-ciou-se na Ferrari como "pi-loto 1-B", foi a maneira de parar. poderia ter sido dife-rente, de forma mais festiva, em Interlagos. poderia ter sido longe do Twitter, onde ele fez questão de "furar" a williams em minutos, como que para passar um recado

de indignação para a equi-pe. Mas, enfim, sangue frio nunca entrou para o rol das suas qualidades.

para o público brasileiro, claro, Barrichello tem to-do um significado especial. para o bem e para o mal. É quase um Fla-Flu de capa-cete branco, azul e verme-lho. para uns, é o piloto que avacalhou a tradição brasi-leira de campeões, um der-rotado, um barbeiro. pa-ra outros, é um símbolo de garra, um "brasileirinho contra esse mundo todo" que conseguiu superar obs-táculos e correr 19 tempo-radas na F-1.

para mim, ele é parte im-portante da história brasi-leira na F-1. Um piloto que cometeu seu maior erro ao assumir um papel que não era dele _equívoco que ele admite hoje_ e que sofreu muito por isso. Um piloto

que, se não foi o vencedor que todo torcedor sonhava ver, merece ser reconhecido como o cara que manteve o Brasil na F-1.

Quantos jovens pilotos brasileiros não chegaram festejados, passaram pe-la F-1 e foram embora de cabeça baixa enquanto ele se manteve? Fiz as contas. Dez. Se não fosse Barri-chello lembrando a F-1 que o Brasil existe, será que te-ríamos ainda jovens pilotos na fila para correr na cate-goria? Acho que o caminho seria mais difícil.

Mas fica também uma "herança maldita": esses

mesmos jovens cresceram vendo poucas vitórias na F-1. E resultados ruins se-guidos de sorrisinhos e pro-messas. Já dá para identifi-car hoje um conformismo maior com desempenhos medianos. Massa é um exemplo. para muitos jo-vens em categorias de base, Barrichello é ídolo porque ficou muito tempo na F-1, não porque venceu Gps. A torcida é para que alguém quebre esse padrão. Acho que Nasr tem esse potencial.

O que o veterano fará ago-ra? provavelmente, vai des-cansar um pouco. Alguns meses sabáticos. Depois

vai voltar às corridas, claro, porque isso está na alma. Já houve convites da Stock. Mas seria bacana vê-lo em eventos mais top, lá fora. As 24 horas de Le Mans seriam um bom começo...

Já Bruno tem pela frente mais uma "grande chance da vida". A da Renault não foi muito bem aproveitada. Numa equipe mais bem or-ganizadinha, embora lon-ge do brilho de outrora, ele não terá muito com o que se preocupar além do car-ro. Em 2012 veremos do que ele realmente é capaz. (Fonte: Fábio Seixas, blogs da Folha)

FOTO

: AD

RIA

NO

VIz

ON

I/FO

LhA

pRES

S

Se não fosse Barrichello

lembrando a F-1 que o Brasil existe, será que teríamos ainda jovens

pilotos na fila para correr na categoria? Acho

que o caminho seria mais difícil

Rubens Barrichello e Bruno Senna durante entrevista coletiva em intervalo, em novembro de 2011

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 19 |

Page 20: 2ª edição janeiro 2012

psicologia | PsychologypOR everalda sidaravicius [email protected]

O ser humano é infe-liz quando se afas-ta da sua consci-

ência, que é uma represen-tação da Luz Divina. Todas as virtudes, qualidades e imperfeições de um indiví-duo são reconhecidas pela consciência, que por ser luz, sabe com perfeição discer-nir o que é o bem e o que é o mal. Se o ser humano se-guir sua consciência, todas as suas metas terão sempre bons resultados mas, se de-cide seguir o seu “ego”, aca-bará sempre tendo perdas e dissabores.

Todo ser humano deveria ter como meta o aprimora-mento de sua personalida-de que atua no mundo atra-vés do pensamento, da fala, da conduta e das ações. Este aprimoramento diz respei-to ao firme propósito de co-nhecimento e evolução que só pode tornar-se efetivo

através da consciência. Um ser humano que ain-

da rasteja em sua selvage-ria e primitividade não se

aprimora porque não tem a consciência de seus atos, não sabe o que é o bem ou o que é o mal, e assim se-gue pelo mundo cometen-do erros que transgridem por completo as Leis Uni-versais. Mas aquela pessoa que adquiriu um mínimo de conhecimento, e que co-mete coisas erradas, sem-pre terá flash de luz envia-do por sua consciência para

alertá-la de seus erros, com isso o mal que ela faz a si mesma é muito maior, pois conhece as Leis e nada faz para colocá-las em prática.

Reflita sobre estas frases: “O que está em cima é igual o que está embaixo”, “Assim na terra como no céu”. Es-tas frases e muitas outras re-ferem-se às poderosas Leis que regem o Universo. Todo aquele que busca conheci-mento e evolução, percebe com clareza que dessas Leis surge a harmonia. hermes Trimegistus disse: O que está em cima é igual o que está em baixo, Jesus Cristo disse: Assim na terra como no céu. É preciso conhecer e compreender a analogia do pensamento dos Gran-des Mestres, é preciso dar valor ao conteúdo dos li-vros sagrados que nos fo-ram deixados por aqueles que se preocuparam com

nossas vidas como um todo, só assim poderemos pene-trar nos segredos contidos nas Leis Universais.

Estas Leis, depois de com-preendidas por cada um de nós, operam de dentro pa-ra fora, criando nosso desti-no de maneira proporcional aos nossos pensamentos, nossa conduta, nossa fala e nossas ações. Não quero dizer com isso que somos responsáveis por tudo o que acontece conosco, bem longe disso. Mas, a partir da vontade de conhecer essas Leis, podemos mudar nossa forma de atuar no mundo,

que se fará através da busca pelo auto conhecimento e que nos proporcionará uma melhor qualidade de vida.

pense nesta frase: “Toda ação produz reação”, ou se-ja, toda ação que você pra-ticar, boa ou má, produzi-rá uma reação na sua vida. Esse resultado poderá ser imediato ou demorar al-gum tempo para se insta-lar, mas cedo ou tarde você se tornará receptor de tudo aquilo que produziu, quer consciente ou inconscien-temente. E assim receberá de volta, muitas vezes mul-tiplicado, tudo aquilo que

emitiu, quer tenha sido em pensamento, palavra ou ato.

As Leis Universais foram estabelecidas com princí-pios e regras imutáveis, as quais podemos ou não apli-car em nossas vidas. É a es-colha de cada um, para tan-to basta produzir e emitir aquilo que deseja receber, e assim será. Essa é a Lei.

Um forte abraço com muita luz e paz.

Everalda Sidaravicius é psicote-rapeuta humanista. Seu escritó-rio fica na 489 College Street, sa-la 201. O telefone é (416) 929-1816 x329

Leis Universaisconhecendo as leis, podemos mudar nossa forma de atuação no mundo e nos proporcionar melhor qualidade de vida

Como manter a pele hidratada no inverno

Durante o inverno, nossa pele costu-ma apresentar si-

nais de ressecamento, pés e mãos ásperos e lábios ra-chados. Não tem jeito, basta cair a temperatura que a pe-le sente a diferença e temos a sensação de que o rosto, de tão repuxado, vai “ras-gar”. O ressecamento deixa a pele sem brilho e torna a aparência enrugada e enve-lhecida, cotovelos esbran-quiçados, ou seja, a pele perde a elasticidade, ma-ciez e suavidade.

Ajustes e mudanças na ro-tina evitam que o “mal da pele ressecada“ nos atinja. Algumas dicas para man-ter a pele hidratada duran-te todo o inverno farão com que ela permaneça bonita

durante toda a estação.De dentro para fora: O

cuidado com a pele deve ser feito no lado externo e interno. No inverno o cor-po também precisa manter-se hidratado. Beber muita água durante todo o dia é é essencial na produção de colágeno e elastina e na re-novação celular.

Vitaminas: As vitaminas também melhoram a textu-ra, elasticidade e resistência da pele. Vitamina A tem ação antioxidante e protege de raios ultravioletas, vita-mina C é um antioxidante que estimula a formação de colágeno, vitamina E me-lhora a textura da pele e re-genera o tecido e retarda o envelhecimento.

No banho: O banho

quente e demorado é o grande vilão da pele. por mais relaxante que seja, ele facilita a perda de ole-osidade natural da pele. A dica é banho morno e rápi-do, usar sabonete neutro e evitar passar a bucha, para que não retire a oleosidade da pele.

Na bolsa: O que não po-de faltar dentro da bolsa é um protetor labial, creme para as mãos, uma garrafa de água e, em alguns casos, colírio.

Cuidados: Cada parte do nosso corpo deve ter um cuidado especial. É indica-do que a pele esteja limpa para a boa absorção do hi-dratante. O rosto deve ser limpo pela manhã e a noi-te, com sabonete neutro,

tônico e hidratante. No corpo, após o banho, apli-que óleo de banho no cor-po úmido e depois de seco use um bom hidratante. Os pés e mãos precisam de hi-dratantes específicos para cada região, bem como co-tovelos e joelhos. Nos lábios use protetor labial.

esfoliação: A esfoliação retira as células mortas e acelera o processo de reno-vação da pele. É recomen-dado esfoliar o rosto uma vez por semana e o corpo a cada 15 dias. A esfolia-ção facilita a absorção do hidratante.

Filtro solar: Não é porque estamos no inverno que de-vemos abandonar o prote-tor solar, pelo contrário, o frio, vento e sol ressecam a

pele que deve ser protegida diariamente, pelo menos nas áreas expostas.

Hidratante x óleo de banho: O hidratante tem a função de criar uma ca-mada que mantem a pele hidratada. Já o óleo forma uma camada superficial que não hidrata como os cre-mes. O ideal é combinar os dois produtos e assim você terá uma pele hidratada e macia.

A pele fragilizada pelo frio e o vento não precisa

mais ser motivo para se pre-ocupar, pois seguindo as di-cas de hidratação sua pele ganhará vitalidade, flexibi-lidade, maciez e brilho.

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organiza-cional. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cul-tura, comportamento, meio-am-biente, internet e automotivos.

o frio não precisa mais ser um problema, com hidratação a pela ganha vitalidade, flexibilidade, maciez e brilho

comportamento | liFE stylEpOR rafaela freitas [email protected]

É preciso dar valor ao conteúdo dos livros sagrados

que nos foram deixados por aqueles que se preocuparam com

nossas vidas como um todo

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 20

Page 21: 2ª edição janeiro 2012

Amigos de quatro patasRaquel del Bianco

Banho, tosa, escova e muito mais no conforto do seu lar!

Pet Groomer

416 [email protected][email protected]

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

cuide-se | takE carEpOR artur Pinto  [email protected]

pode-se afirmar que dores de cabeça são sintomas e não pro-

priamente uma doença. po-rém, quando essa mesma dor de cabeça ocorre de maneira frequente e geral-mente vem acompanhada por vários outros sintomas e sinais clínicos, podemos

estar diante de um tipo di-ferenciado de dor de cabeça chamado enxaqueca.

Um grande número de

fatores físicos e emocio-nais podem contribuir pa-ra as enxaquecas. Mulheres são mais susceptíveis à en-xaqueca, bem como alguns tipos determinados de tem-peramento tais como: per-feccionistas e pessoas vol-tadas demasiadamente ao trabalho e ao sucesso.

Várias teorias tentam ex-plicar as causas das enxa-quecas sem, contudo, te-rem sido comprovadas até o momento. Vejamos algu-mas das causas e/ou situa-ções comumente relaciona-das às enxaquecas.

CAUSAS :- Redução abrupta na in-

gestão de cafeína;- Alergia a certas comidas

ou condimentos (comidas gordurosas, álcool, chocola-te, café, frutas cítricas etc),

- Estresse emocional,

- Tabagismo,- Distúrbios do sono;

SINTOMAS:- Dor de forte intensida-

de, geralmente pulsátil, lo-calizada em um ou ambos os lados da cabeça;

- Náuseas;- Sensibilidade exagerada

à luz e/ou aos sons e ruídos;- por vezes, uma sensa-

ção de aviso, ou aura, po-de preceder o aparecimento das enxaquecas, como luzes ou pontos brilhantes, sen-sação de formigamento nas pernas ou braços etc.

O diagnóstico deve ser feito baseado na história clínica do paciente e con-firmado pela exclusão de outras tipos de enxaqueca (tensional, infecciosa etc). Caso as dores de cabeças sejam frequentes e/ou de

aparecimento recente, e ocorram no início da ma-nhã, é importante procu-rar atendimento médico o quanto antes.

Prevenção e tratamento

É importante identificar sinais e sintomas da en-xaqueca para tentar evitar sua progressão e piora dos sintomas. Nesse contexto, existem vários medica-mentos que são atualmente

utilizados para prevenir e tratar as enxaquecas. Os mais utilizados são: anal-gésicos, Beta Bloqueadores, anti-depressivos e triptanos

É essencial observar que tratamentos alternativos tais como técnicas de rela-xamento, acupuntura, io-ga etc têm sido utilizados com algum sucesso tanto na prevenção como no tra-tamento das enxaquecas. O grande desafio, na verdade, parece ser na identificação

das possíveis causas e fa-tores agravantes para en-tão tratar com sucesso as enxaquecas.

Dr. Artur Pinto é formado pe-la Universidade Federal do Pa-rá e fez residência médica em Medicina da Família pela Uni-versidade de Ottawa. Ele atu-almente trabalha como médico da família na MCI The Doctor's Office em Whitby (80 Thickson Road south, Whitby, Ontário), tel: (905) 668-6448.

Enxaqueca: quando o problema é mais sério do que uma simples dor de cabeçaEstresse emocional e tabagismo estão entre suas causas, sendo mais comum em mulheres

Caso as dores de cabeças sejam

frequentes e/ou de aparecimento recente, e ocorram no início da manhã, é importante procurar atendimento

médico o quanto antes

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 21 |

Page 22: 2ª edição janeiro 2012

caderno 2 | EntErtainmEntpOR cristiano de oliveira [email protected]

receitas | rEciPEspOR Pâmela Brandão www.pamB.ca

Notícias da Baixada, parte 2o sistemático continua no Brasil, transmitindo tudo o que não presta

Saudações, cambada de Luíza. Como diria Lenine: “Todo mundo

veio, menos Cristiano, que está lá no raio que o parta!” porcaria, nove anos de Ca-nadá e ninguém pra me ar-rumar a bocada que a tal da Luíza pegou. Custava criar o bordão comigo no meio? A essa hora, eu já podia es-tar dando entrevista ao Ser-ginho Groisman, ou ao me-nos contratado para ser re-serva do Markito no Rati-nho. Mas veja você: o negó-cio da “Luíza que tá no Ca-nadá” começou com o pai dela em um comercial de televisão, dizendo “reuni a família, menos a Luíza que está no Canadá”. Realmente, se fosse aqui em casa, não ia funcionar: eu acho que meu pai no máximo ia di-zer: “juntei êss povo aqui, menos aquele meu menino

mais velho, que foi pra... não sei não, ele viajou aí”.

pois é, ainda estou no Bra-sil, mas essa sopa vai acabar já, já. Na próxima edição, já terei deixado Bh e esta-rei transmitindo dessa ter-ra esquisita que você arru-mou pra morar.

- por aqui, o assunto do momento é o suposto es-tupro ocorrido no Big Bro-ther. Quando você estiver

lendo, talvez o caso já tenha se resolvido, mas no mo-mento é só o que dá. Mui-tos pedindo o fim do pro-grama, a Globo comemo-rando a audiência... O que me preocupa é que o BBB é um programa que envolve confinamento, e em tal situ-ação ou de presença huma-na em área de risco, faz-se indispensável um plano de contingência. Uma “saída de emergência”. há um es-tupro em andamento? Ou coma alcoólico, afogamen-to, convulsão, roubo em jo-go de baralho, briga de ca-chaceiro? Soe um alarme, invada a casa, mas se há risco para um participante, tem que interferir. Deixar rolar pra depois ver Sônia Abrão promovendo deba-tes a respeito durante a se-mana é que não dá (ééé, tá achando que vir ao Brasil é

só cervejada? Tem que visi-tar parente também, e aí vo-cê inevitavelmente vê Sônia Abrão, hebe, novela...).

- Como sempre, deixei todas as consultas médi-cas e dentárias para o Bra-sil. Quanto aos médicos, realmente vale a pena, pois vou ao especialista que que-ro sem ter que provar pro clínico que meu cérebro tá derretendo e saindo pe-la orelha, e que Tylenol não é a resposta. Mas no ca-so do dentista, eu me las-quei: fui tratar com o den-tista que, ano passado, res-taurou espetacularmente

um dente que eu trinquei mordendo um garfo (nó, dor maior que essa, só jo-gar bola descalço no asfal-to e errar o chute) e que, na ocasião, cobrou um preço muito razoável. Mas dessa vez, deu tragédia: 1600 reais pra substituir quatro restau-rações. Quando vi a conta, senti como se um Alien qui-sesse sair de dentro da mi-nha barriga. Tudo bem que o tratamento foi impecável, mas preencher aquele che-que chegou a dar câimbra na mão. Mesmo sem ter pla-no odontológico, vou passar a tratar em Toronto.

Bom, agora é hora de fa-zer mala, pois a neve me espera. É muita dor. Acho que você deveria inclusive me pagar uma cerveja pra aliviar meu sofrimento, olha que ideia boa!

Adeus, cinco letras que choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

O que me preocupa é que o

BBB é um programa que envolve confinamento,

e em tal situação ou de presença humana

em área de risco, faz-se indispensável

um plano de contingência

Até 18/02DJ Skate Night SaturdaysHarbourfront Centre (235 Queens Quay West) » Grátis » 20h às 23h aos sábados

Até 11/03Nathan Phillips Square e outras pistas gratuitas para patinação no gelo » Locais e horários: www.toronto.ca/parks/skating/outdoor-rinks.htm

27/01 Ciclo de Cinema Portugal- BrasilFilme português “Uma Abelha na Chuva” » Larkin Building, sala 341 15 Devonshire Place, Toronto » Grátis » 18h-21h

27/01 a 09/02 10º WinterliciousFestival em que diversos res-taurantes oferecem preços fixos no menu » Almoço de $15, $20 e $25 » Jantar $25, $35 e $45 » Restaurantes: www.toronto.ca/winterlicious

28/01Amigas de Toronto11ª edição do evento do evento beneficente » Local 183 1263 Wilson Ave. Toronto » Ingressos esgotados » 17h

04/02Shows Rui & Ruben e Daniel Carlini » Artistas virão de Portugal » Casa do Alentejo 1130 Dupont Street » Informações: Rui da Silva 647-985-4784

11/02 Lançamento CD Sintonia CariocaCom Roda de Samba, DJs Vince e Branko / Feijoada de graça » Pacha Lounge 1305 Dundas St. West » $10 antecipado no Brasil Remittance$15 no dia » 21h

16/02Ciclo de Cinema Portugal Brasil Exibição de “Peões”, do brasileiro Eduardo Coutinho » Nat Taylor Cinema, Ross Building N102 York University » Grátis » 18h-21h

18/02Carnaval 2012Batucada Carioca, Cibelle Iglesias, The Migration Dance e mais » LIUNA Local 183 » 1263 Wilson Ave. Toronto » $20 e VIP $40 (Vendas Brasil Remittance) » 20h

26 a 29/04Brazilian Beat CongressUkrainian Hall - 83 Christie St. » Preços variam de $15 a $195 (passe para todos os dias) » Outras informações: www.brazilianbeatcongress.com

INGREDIENTES:

2 a 3 abacates pequenos maduros (aqui os abacates são pequenininhos, acredito que precise de apenas um abacate pequeno do tamanho tradicional que vendem no Brasil)

1 tomate, picado

1 punhado pequeno de coentro, picado finamente (pode fazer sem se você não gostar de coentro)

1 a 2 dentes de alho, amassados e picados

suco de 1 limão

1 colher (chá) de pimenta calabresa

sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Corte o abacate ao meio, remova o caroço e com a ajuda de uma colher, retire o interior e coloque numa tigela. Com um garfo amasse o abacate, cuidado para não amassar demais. Acrescente o tomate picado, coentro, alho, pimenta, limão e salpique o sal. Misture bem.

A dica é servir com pão sírio, tortilhas ou chips e também sem esquecer da cervejinha do lado.

Guacamole

Cristiano, ainda sorrindo, pois não está no Canadá

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 22

Page 23: 2ª edição janeiro 2012

Pensou em remessa de dinheiro?Pensou Star Remittance!

Remessas de dinheiro para o Brasil e do Brasil para o Canada

Cartões telefônicose serviços de Fax

Melhores cotações na comprae venda de Dólares e Euros

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA!

Estamos fechados às segundas. Ás terças abrimos a partir do meio dia.Aos domingos temos música ao vivo com Carlinhos a partir das 19hs

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

• Picanha na Chapa ou no espeto• Peito ao Catupiry • Virado à Paulista • Frango com Quiabo • Peito à Parmegiana • Bife à moda da Casa

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

english cornerpOR Brian Bowen [email protected]

Concordância em inglês pode ser difícil

One of the first things one stud-ies in English is

agreement. however, even something as basic as agreement can be tricky in English.

Some words are always plural. There are the words that consist of paired parts like pants or scissors; you can never have one pants in English. However, some words are plural even though there may only be one. For example, you can’t say, “A police is here,” but must say, “The police are here.” The same is true for the words cattle and poultry.

However, some nouns which look plural are ac-tually uncountable. “The news are good,” is wrong; it must be: “The news is good.” Likewise, physics (and many other academ-ic subjects), measles (and

the names of other dis-eases that end with “s”), and series are all non-count nouns.

There are also words that are the same in the plural as they are in the singular, such as fish, deer, sheep, species, and aircraft. You count one fish, two fish, three fish, etc.

Collective nouns like class, team, family, com-mittee, and group can be difficult too. Usually they

n e e d s i n g u -lar agreement because they refer to one, com-plete group as in “The family is eating dinner.” However, sometimes these nouns refer to the individ-ual members of the group and need plural agreement as in “The family are argu-ing with each other.”

Another common source of agreement problems is words that are modified by every, any, each, either or neither use singular agree-ment. Thus, the sentence, “Every man, woman and child is important, “ is

correct.Joining two subjects

with and, the agreement is plural (Jack and Jill are here), but when using ex-pressions such as with, together with, includ-ing, accompanied by, in addition to, or as well as, the agreement is only with the subject (the first item), whether it’s singu-lar or plural. So, we say, “Jack, with Jill, is here,” and “The chairs, as well as

the table, are ready.” With the paired conjunc-tions either...or, neither...nor, and not only...but the agreement is with the item closest to the verb, as in: “Neither Jack nor Jill was there,” or “Were either the chairs or the table taken?”

Obviously, agreement is not always that simple. Don’t you agree?

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in

Creative Writing from York University. He has been teach-ing English for almost 25 years as a high school English teach-er, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5336 Yonge St. #201(near North York station). You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

There are also words that are the

same in the plural as they are in the singular, such as fish, deer, sheep, species,

and aircraft

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 23 |

Page 24: 2ª edição janeiro 2012

universo FredianoPor fred itioka [email protected]

CONSULADO-GERALDO BRASIL EM TORONTO

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO O Consulado-Geral do Brasil em Toronto informa abertura de

inscrições para processo seletivo de contratação de um

AUXILIAR TÉCNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR.

Inscrições: de 18 de janeiro a 1 de fevereiro de 2012, mediante envio de curriculum vitae e da documentação

listada no edital (www.consbrastoronto.org).

a) Pessoalmente (de 9h às 13h) ou pelo correio para: CONSULADO-GERAL DO BRASIL - SETOR DE ADMINISTRAÇÃO - 77 Bloor St. West, Suite 1109,

Toronto-ON M5S 1M2.

b) Por email para o endereço: [email protected]. Serão aceitos os documentos encaminhados até às 20 horas

do dia 01 de fevereiro de 2012.

Os candidatos deverão comprovar situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade

remunerada no Canadá.

SALÁRIO BRUTO: CDN 3,650.00

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOLICITE O EDITAL NA RECEPÇÃO DO CONSULADO OU CONSULTE O SITE

“www.consbrastoronto.org”

NENHUMA INFORMAÇÃO POR TELEFONE

ALUGO: 5 de julho a 25 de agostoCasa mobiliada, 4 qrts, 3 banh., deck com

churrasqueira, Etobicoke,TTC e Mississauga transit na porta, perto da Kipling station. Somente para

pessoas responsáveis com referências. Ideal para famílias em férias.

Contate: [email protected]

Imprevistos

Estou aqui mais uma vez, adentrando ma-drugada na árdua ta-

refa da síntese. Tenho certe-za de que já comentei com você sobre minha dificulda-de de fazer malas. Eu sem-pre calculo os dias, a tem-peratura, as possibilidades e improbabilidades. E como organizado que sou, imagi-no até mesmo situações ex-tremas: uma chuva de últi-ma hora, um convite mais formal, uma camisa fácil de esticar.

Obviamente que a vida não é assim tão fácil e pre-visível. É nestas horas que entra a famosa característica benigna do brasileiro: o jogo de cintura! No ano passado durante uma viagem a cida-de japonesa de Nara, fui ata-cado pelos cervos sagrados que caminham livremente pelos parques sem serem importunados pelos mor-tais humanos. Como se tra-tava de uma viagem de ape-nas um dia, eu levei uma pe-quena mochila, apostei no

básico e vestia uma calça je-ans bem surrada. Nara foi a primeira capital do budismo no Japão, tem templos belís-simos e a manhã ensolara-da de inverno levou milha-res de turistas para as suas

ruas arborizadas. Caminhar por suas alamedas é como viajar no tempo: podia ima-ginar a vida na antiga Nara com seus monges e devotos.

Mas naquela manhã a ci-dade bombava mesmo com famílias inteiras e suas má-quinas fotográficas, excur-sões de estudantes e ônibus de turismo. Eu, boquiaber-to diante de tanta poesia, resolvi imitar os japoneses

e comprei biscoitos para os cervos. Você não pode tocá-los, mesmo perante a irre-sistível comparação dos bi-chinhos com o personagem Bambi de walt Disney, com seus olhos grandes e cari-nhosos. Eles são considera-dos sagrados e mensageiros dos deuses.

pois eu, um amante dos animais, gastei alguns ienes com os tais biscoitos. O fa-ro apurado levou uma deze-na deles ao meu redor. Eles se amontoaram, me cutu-cavam com o focinho, da-vam pequenas mordidas e eu mal conseguia me movi-mentar. Rodeado de cervos famintos, percebi ser alvo de fotos e tímidos sorrisos dos presentes. Talvez a cena fosse ridícula demais. Digna de programa de auditório. O fato é que saí correndo e eles me seguiam com suas caras fofas e apetite monstro. Jo-guei os biscoitos no chão e cheguei finalmente na en-trada principal da imagem de Buda. Até dele parecia

zombar de mim, com aque-le sorriso indecifrável.

A aventura em Nara fez meu sangue borbulhar e passei o dia caminhando até retornar para hiroshi-ma, onde estava hospeda-do. Ao entrar no quarto e me preparar para o mere-cido banho quente, percebi algo que me desestabilizou: a minha calça estava total-mente rasgada na parte tra-seira! Um dos cervos safadi-nhos devia ter se aproveita-do da minha inexperiência e mandou ver. Comeu o bis-coito e uma parte do jeans.

Morri de vergonha ao imaginar a cara dos japo-neses ao me ver desfilando pela cidade sagrada com a calça toda rasgada e bem naquela parte! Mas como sair na rua no dia seguin-te com apenas aquela cal-ça? Enquanto tomava o chá quente, lembrei que somos aquilo que damos conta. Respirei fundo e continuei a ser apenas eu mesmo. Um viajante, que se emociona e

se diverte com as aventuras no meio do caminho. Quem sabe até a calça rasgada no traseiro vira uma moda em Tóquio?

Viver é experimentar. E experimentar é viver. Equação simples mas cheia de maneirismos, peculiari-dades e poesia. Viver é se permitir. É dar risada de si mesmo e não levar tudo tão a sério. E mesmo alguém obcecado por organização

como eu, aprende as lições nestas situações imprová-veis. Mesmo assim, levarei uma calça extra e o guarda chuva. Só por precaução. E vamos ver no que dá.

Frederik Itioka é jornalista, pro-dutor de TV e escritor. Nasceu brasileiro com ancestralidade oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japonesa, culturas exóticas e Toronto.

Rodeado de cervos famintos,

percebi ser alvo de fotos e tímidos sorrisos dos presentes. Talvez a cena fosse ridícula

demais. Digna de programa de

auditório

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 24

Page 25: 2ª edição janeiro 2012

Vende-se 

f Vende-se jaqueta de inverno riple 5 down com capuz ajustável, tama-nho m. nunca utilizada e com etiquetas. tel: (647) 969-9605.

f V e n d e - s e van 1997 d odge grand carivan para construção, 257.000 km rodados. contato: Jason. tel: (647) 969-2960.

f Vende-se moto Xt2 - lander 250, 2.600 km rodados, moto de garagem. tel: (647) 330-6939 , após as 17:00.

f Vende-se carro no Brasil. Ford ka 2008/2009 flex, preto em ótimo estado de conservação e totalmente quitado. con-tato: ana. tel: (55) (11) 7242-9756.

AlugA-se 

f AlugA-se quarto mobiliado para mulher  não fumante. tv a cabo, inter-net,  máquina de lavar e secar. lansdowne and st. clair. ttc 24 horas. 416-826-4101 1 de fevereiro

f AlugA-se Quarto imobiliado com tv, cômoda, mesa, cadeira, closet  st clair/dufferin cn$ 380,00  despesas incluídas. Estudantes bem vindos. Primeiro e último mês glaucia 416 546 8576

f AlugA-se Basement em ótimas condições, com quarto, sala, cozinha e banheiro. casa possui lavanderia, cable tv, internet. não permitido fumantes ou animais. Entrada independente entre dundas e college. contato: duarte. tel: (416) 530-7712.

f AlugA-se basement bachelor, quarto com cozinha e banheiro, com entrada independente. não permitido fumantes ou animais. ttc na porta e lavanderia a 100 metros. Endereço: 118 Pritchard ave, st. clair com Jane. dispo-nível a partir de 1 de fevereiro. Preço: $650,00. contato: solange. tel: (416) 992-0914.

f AlugA-se primeiro andar privado com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. localizado próximo a st. clair e dufferin st. Preço: 1300,00. contato: Paulo, tel: (416) 986-5064 ou michael, tel: (647) 390-2677.

f Alug A-se quar to em apar ta-mento com backyard, internet e tv a cabo incluídos. localizado entre ossing-ton e davenport. contato: hugo. tel: (647) 293-7028.

f AlugA-se quarto mobiliado com internet e tv a cabo. casa ampla com sala de jantar e lavanderia. localizado pró-ximo a rogers com oakwood. tel: (647) 991-3371.

f AlugA-se quarto com banheiro privado para estudante. acesso à cozinha, cave e quintal. disposta a lavar roupa. casa limpa próxima a estacionamento. contato: nellie. tel: (416) 528-2661.

f AlugA-se 1 quarto próximo à dufferin com rogers. Preço: $450. tel: (647) 975-5205.

f AlugA-se Quarto mobiliado para mocas estudantes, com tv a cabo e internet. lavanderia no local. terá que dividir cozinha e banheiro. Área duffe-rin/st.clair. $ 390 (416) 648 2109 ou (416) 654 5177

f AlugA-se Eglinton and keele, Bachelor apt $600 utility included close to t.t.c call 416-653-8633

f AlugA-se apartamento mobi-liado - Basement, com 1 quarto,banheiro e cozinha.Entrada privada, próximo de ttc.não fumantes e sem animais.locali-zado na àrea de keele/rogers. fone:416 389 8786

PrecisA-se 

f precisA-se de empregada para res-taurante e bar. tel: (416) 530-7997 ou (647) 638-7997.

f precisA-se de web designer e arte gráfica para projeto de grande enverga-dura. tel: (647) 928-7511.

f precisA-se de pessoa para traba-lhar com dry Wall de garagem. contato: leandro. tel: (647) 785-1258.

f precisA-se de pessoa para traba-lhar com dry Wall de garagem. contato: Jorge. tel: (647) 463-2148 ou (647) 778-9929.

f precisA-se de garçom ou garço-nete com experiência para trabalhar em restaurante. comparecer pessoalmente ao 90 dundas West em mississauga.

f precisA-se de moças com expe-riência para trabalhar em bar português. contato: carina. tel: (416) 653-4346.

f precisA-se de jogadores brasileiros de futebol para completar time. Estare-mos jogando o próximo campeonato. contato: cristiano. tel: (416) 838-2695.

f precisA-se de empregada com experiência no fabrico de armários de cozinha e um ajudante também com experiência. tel: (416) 875-2884

f precisA-se de empregado para empresa financeira, para o setor de ven-das. contato: Paula tel: (416) 727-3542

f precisA-se de cozinheiro com conhecimento de cozinha portuguesa e uma empregada de balcão fluente em inglês. contato: sandra. tel: (647) 501-5179

f precisA-se de empregado de talho para a área de mississauga. contato: carla. tel: (416) 736-6606

f precisA-se de empregada para consultório médico, em regime de full-time, área de toronto. tel: (416) 535-8034

ProcurA-se 

f cAVAlheiro português, 70 anos, carinhoso e simpático, gosta de sair.deseja conhecer uma senhora 65 + anos para uma futura amizade. 647 985 4630

f procurA-se por jogadores qualifi-cados para jogar um campeonato de alto nivel em time brasileiro de futebol! inte-ressados: (416) 838-2695 cristiano.

f procurA-se trabalho em restau-rante ou caregiver para crianças ou idosos. Falo inglês nível intermediário. contato: rosangela. tel: (416) 556-6521.

f procurA-se serviço de babá. sou técnica de enfermagem em pediatria e possuo experiência como babá há 7 anos. contato: tatiane. tel: (647) 461-1449.

f procurA-se trabalho part-time, disponível as manhãs e noites. tel: (647) 778-8486.

f procurA-se trabalho com dry Wall de casa ou comercial, possuo expe-riência. contato: claudio. tel: (416) 302-0874.

f procurA-se trabalho part-time com cleaner, dishwasher ou babá. Falo inglês intermediário. contato: gabriela. tel: (647) 717-0086.

f procurA-se trabalho part-time com cleaner, dishwasher ou babá. Falo inglês intermediário. contato: daniela. tel: (647) 717-0086.

f procurA-se trabalho como dog Walker. contato: natália ou isabelle. tel: (647) 680-5996.

f procurA-se emprego part-time, a partir das 13h, fim de semana e feriados. contato: aílla. tel: (647) 761-0854.

f procur A-se trabalho ful l ou part-time. sou universitário, pontual e competente. contato: tiago Barreto. tel: (647) 853-6457.

f procurA-se qualquer tipo de tra-balho. Falo inglês e espanhol. contato: leonardo. tel: (647) 909-7178.

f procurA-se trabalho part-time como cleaner, dishwasher ou building, a partir das 13h. contato: thiago aguiar. tel: (647) 909-8974.

f procurA-se qualquer tipo de tra-balho. sou professora de crianças com experiência. contato: noemia. tel: (647) 980-1650.

f procurA-se trabalho part-time como cleaner, dishwasher ou building, a partir das 13h. contato: victor cavalcante. tel: (647) 760-1305.

f procurA-se trabalho temporário em restaurante ou como babá. Estudo medicina veterinária na universidade Federal de goiás, tenho 21 anos e estou estudando inglês, sou pontual e tenho tempo livre. contato: ana carolina. tel: (647) 531-6194.

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 25 |

Page 26: 2ª edição janeiro 2012

connection cityfotos Por steve PhiliPP [email protected]

Um dos dois maio-res mercados de Toronto – o ou-

tro é o Kensington Market –, St. Lawrence Market é um ótima pedida em épo-ca de Natal. Situado a oeste da Jarvis St., entre as ruas King East e Esplanade, ele é um complexo de três pré-dios que têm características

diferentes: a parte ao nor-te reúne tradicionalmente aos sábados agricultores da província, e aos domingos possui um mercado de an-tiquidades; ao sul, há uma grande variedade de vende-dores de frutas, carnes, pei-xes e pães, além de uma ga-leria de exposições. Vale a pena conferir!

Steve é fotógrafo e engenheiro de software. Começou a tirar fo-tos no ensino médio, com uma câmera analógica SRL. Quan-do as camera digitais se torna-ram melhor do que as de filme, ele renovou seu interesse em fo-tografia. Steve nunca deixa sua casa sem uma câmera. Seu tra-balho pode ser visto em www.moltovivo.zenfolio.com

St. Lawrence Market

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 26

Page 27: 2ª edição janeiro 2012

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012 27 |

Page 28: 2ª edição janeiro 2012

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro | 24.01.2012| 28