29 novembro edit2 - ecostorageapp002.blob.core.windows.net · a ecoponte e apresentar a peça de...

16

Upload: dangthien

Post on 17-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

2

SumárioN⁰ 29 - Novembro de 2017

A Revista Ecoponte é uma publicação mensal da Concessionária Ponte Rio-Niterói S/A-Ecoponte, produzida pela Assessoria de Comunicação Empresarial, BR 101/RJ, trecho do Km 321,6 ao Km 334,3, Ponte Presidente Costa e Silva. CEP 24050-290, tel: 21 3478-9400. Editor e jornalista responsável: Luiz Claudio Costa (MTB: 016987/2003 MT). Produção de conteúdo: Camila Rodrigues e Iara Magalhães. Projeto gráfico e editoração eletrônica: Órbita Comunicação. Foto de capa: Divulgação Ecoponte. Tiragem: 10 mil exemplares. Distribuição gratuita. O conteúdo publicado na Revista Ecoponte pode ser reproduzido, desde que a fonte seja devidamente citada.

4CAPA

Ecoviver em Niterói

SAúdeSemana da Saúde 2017

Aceleradas.....................3Anúncio.....................10

Campanha.....................14

Notícias

EditorialProjetos sociais

a edição 28 da revista ecoponte tem como destaque o primeiro ano de implantação do Projeto ecoviver no estado do rio de janeiro. a iniciativa, criada pelo Grupo ecorodovias, teve início em abril, visitou cinco escolas municipais de Niterói e levou a educação ambiental para cerca de 240 alunos. a conclusão do ecoviver aconteceu

na região oceânica de Niterói, com mostra final de peças teatrais realizadas pelas escolas participantes, além de muita música, brincadeiras e apresentação de peça profissional de teatro para os alunos.

outro destaque da publicação é a semana da saúde 2017. a iniciativa da secretaria de estado de saúde do

r i o d e ja n e i r o t e m p a r c e r i a da concessionária ecoponte e oferece diversas atividades para a população. realizada no centro do rio, a semana da saúde chama atenção para o cuidado frequente com a saúde além de abrir espaço para retirada de documentos.

Boa leitura!

12

ALÇA DA LINHA VERMELHADiretor superintendente, coordenador de

Sustentabilidade e gerente de Engenharia da Ecoponte em reunião com prefeito do

Rio de Janeiro, Marcelo Crivella

3Aceleradas

UTILIDADE PÚBLICA

Ouvidoria ANTT: 166Polícia Rodoviária Federal: 191

Corpo de Bombeiros: 193DNIT: 0800 611 535

Para mais informações sobre as turmas gratuitas de aPH, busque diretamente no site da concessionária ecoponte (www.ecoponte.com.br) ou com a ouvidoria, por meio do telefone 0800 77 76683 ou e-mail [email protected].

a concessionária ecoponte está com vagas abertas para profi ssionais com necessidades especiais. os interessados devem encaminhar o currículo via site, clicando na aba Trabalhe Aqui.

Cursos de AtendimentoPré-Hospitalar

Faça partede nossa equipe

Div

ulga

ção

eco

pont

e

Resolução nº 2.294 da Agência Nacional de Transportes Terres-tres (ANTT) restringe o tráfego de veículos de carga na Ponte Rio -Niterói, de acordo com a quanti-dade de eixos. Caminhões “toco” (dois eixos) estão proibidos de passar pela Ponte das 4h às 10h da manhã, somente no sentido Rio de Janeiro, de segunda a sexta--feira (em dias úteis). No sentido Niterói não há restrição de horário para passagem. Já os “trucados” (três ou mais eixos) na da semana, independentemente da carga ou da suspensão de um dos eixos.

Caminhões

Para doar sangue e salvar vidas: pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde; não ingerir comidas gordurosas quatro horas antes da doação ( não é necessário jejum); não consumir bebidas alcoólicas 12h antes da ação e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior da doação.O Hemorio funciona todos os dias (incluindo feriados), das 7h às 18h. Para mais informações, ligue para o Disque-Sangue (0800 282 0708), com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 16h. O canal é voltado para o esclarecer dúvidas e informar os locais de doação.

Doe sangue, salve vidas

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

Capa4

Projeto Ecoviver leva atividades e ensinamentos sustentáveis para as escolas municipais de Niterói

O projeto Ecoviver, que leva educação ambiental às escolas, finalizou o primeiro ano de atividades no Rio de Janeiro. A iniciativa do Grupo EcoRodovias foi desenvolvida em cinco

escolas municipais de Niterói em 2017 nos bairros Barreto, Centro, Ilha da Conceição, Itaipu e Maria Paula. Ao todo, 14 professores e 240 alunos aprenderam sobre sustentabilidade através de palestras, atividades e brincadeiras educativas do projeto.

A jornada do Ecoviver começou em abril com a preparação dos professores. Divididos em dois workshops, foi apresentado o projeto, objetivo, conceito e metodologia para aplicação aos alunos. Ainda nessa etapa, um desafio foi proposto aos professores: preparar uma peça teatral com os alunos sobre educação ambiental para apresentação na mostra final onde todas as escolas se reúnem e compartilham o aprendizado.

Educação ambiental é o que importa!

Div

ulga

ção

eco

pont

eD

ivul

gaçã

o e

copo

nte

>

>

Alunos de Niterói aprenderam sobre a importância da sustentabilidade

Dupla de atores profissionais na mostra final do Ecoviver 2017

5Capa

O diretor superintendente da concessionária Ecoponte, Alberto Lodi, disse que trazer projetos de responsabilidade social para Niterói mostra que a empresa amadureceu, e tem mais a mostrar para a população fl uminense.

“Não é só na rotina operacional que trabalhamos para promover melhorias na qualidade de vida de Niterói. Já temos alguns projetos em andamento, e trazer o Ecoviver é uma grande satisfação para

o Grupo EcoRodovias e para a Ecoponte”, analisa Lodi.

O desafi o foi aceito e as escolas apresentaram em novembro as peças teatrais. As apresentações aconteceram no auditório Ariano Suassuna, na Escola Municipal Portugal Neves, em Piratininga, e recebeu o coordenador de Sustentabilidade da Ecoponte, Gerson Silva, representantes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e representante da Secretaria de Educação de Niterói.

O coordenador de Sustentabilidade da concessionária Ecoponte, Gerson Silva, destaca o entusiasmo da empresa.

“A Ecoponte fi naliza o primeiro ano de implantação do Ecoviver no Rio de Janeiro com muito entusiasmo. O Ecoviver foi muito bem aceito pelas escolas e professores, e gerou grandes resultados para todos os envolvidos. Foi possível presenciar a felicidade das crianças em aprender sobre sustentabilidade, e esse é o grande objetivo da iniciativa: formar crianças e jovens com consciência da preservação do meio ambiente. Diante do resultado, nosso objetivo é expandir para outros municípios e assim propagar o pensamento sustentável. O prefi xo 'eco' em nosso nome se resume nesses tipos de iniciativas”, comenta Gerson.

>

>

Estudantes compartilham o que aprenderam durante o projeto Ecoviver

Representantes do NAI, Ecoviver e Secretaria de Educação de Niterói comemoram primeiro ano de implantação do Ecoviver na cidade

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

Capa6

"Minha turma tinha um grande problema com o bullying. Com a preparação para a peça do Ecoviver isso mudou. Os alunos ficaram amigos, compartilharam o que aprenderam no projeto e deixaram de lado algumas ofensas e exclusões. Além disso, assimilaram a preocupação com o descarte correto do lixo e a limpeza da escola. Só tenho que agradecer à Ecoponte pelo presente.", fala Julie.

Divulgação ecoponte

Div

ulga

ção

eco

pont

e

>

>

E.M. Sitio do Ipê em apresentação aos colaboradores da Ecoponte

Diretor superintendente da Ecoponte e alunos da E.M. Sítio do Ipê

Entre as instituições participantes, a Escola Municipal Sítio do Ipê, de Maria Paula, foi escolhida para visitar a Ecoponte e apresentar a peça de teatro aos colaboradores da concessionária. Com a história “Alice no país da consciência”, uma releitura de Alice no País das Maravilhas, a escola abordou o bullying e a reciclagem. A professora da turma escolhida, Julie Braga, conta que o projeto mudou o convívio entre os alunos.

7Capa

Div

ulga

ção

eco

pont

eD

ivul

gaçã

o e

copo

nte

Divulgação e

coponte

> E.M. Dário de Souza apresentou a peça "Recontos de Fadas, quem é o vilão?"

As demais escolas abordaram de forma criativa, com elaboração de cenários, roteiros, fi gurinos e maquiagens, outros temas trabalhados durante a jornada Ecoviver. A E.M. Professor Maestro Heitor Villas Lobo apresentou um divertido desfi le de moda com roupas feitas de materiais recicláveis. A E.M. Altivo César fez um debate com assuntos atuais como aquecimento global, poluição de rios e mares; e animais em extinção. A E.M. Dario de Souza fez uma releitura de contos infantis os associando com a preservação, e a E.M Alberto Torres falou sobre a técnica de arte grafi te como um recurso para falar sobre a coleta seletiva nas comunidades.

> E.M. Professor Maestro Heitor Villas Lobo uniu moda e reciclagem

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

Capa8

Ao fi nal das apresentações os alunos assistiram à peça: “O céu de Maria”. A realização especial para o Ecoviver contou com atores profi ssionais que contaram a história de Maria, menina negra, pobre e cheia de sonhos. Repleta de refl exões sobre preconceito e preservação da terra, a peça fi nalizou os ensinamentos. O Ecoviver foi concluído com a entrega de certifi cados aos professores das escolas participantes, com kit lanche e lembrancinhas da iniciativa aos alunos.

Div

ulga

ção

eco

pont

e

E.M. Alberto Torres usou o grafi te para falar sobre sustentabilidade

>

>

Muita música e dança na mostra fi nal do projeto Ecoviver

Os professores receberam no fi nal do projeto certifi cado de escola participante do Ecoviver

Divulgação ecoponte

Divulgação ecoponte

9Capa

Div

ulga

ção

eco

pont

e

E.M. Altivo César apresentou uma refl exão sobre questões ambientais da atualidade

>>

>

Atores profi ssionais em o Céu de Maria

O Céu de Maria encantou alunos e professores com temas como preconceito e exploração infantil

O coordenador de Sustentabilidade da Ecoponte recebendo homenagem da coordenadora do Ecoviver no Rio de Janeiro

Divulgação ecoponte

Divulgação ecoponte

Divulgação ecoponte

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

Revista Ecoponte | Novembro de 2017

12 Saúde

Evento na Cinelândia oferece serviços sociais e de saúde gratuitos para a população

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com a concessionária Ecoponte e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, lançam mais uma edição da Semana da Saúde. A iniciativa, que acontece .do dia 21 a 24 de novembro, na Praça da Cinelândia, Centro do Rio, tem como objetivo alertar a prevenção

e combate à problemas de saúde, como diabetes, hepatite, febre amarela, obesidade e saúde bocal. O projeto contará com especialistas das para esclarecimentos de dúvidas e dicas.

O Hemorio também estará presente com o cadastramento diário de até 750 pessoas para doação de sangue. O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecoponte, Julio Amorim, conta que a concessionária não poderia ficar fora de uma iniciativa tão nobre. O mesmo ressalta que falar sobre saúde sempre esteve presente nas parcerias que a Ecoponte apoia.

Semana da Saúde 2017

A Semana da Saúde é um evento muito importante para a população. E nada

mais justo da nossa parte, que recebemos milhares de pessoas por dia, divulgar a iniciativa. A Ecoponte preza pelas

parcerias que pensam no bem-estar dos seus usuários e da população do

Rio de Janeiro em geral.

Júlio AmorimGerente de Atendimento do Usuário da Ecoponte

Saúde 13

Além da saúde, a ação oferece emissão de documentos e aulas de primeiros socorros,

atividades essas desenvolvidas em parceria com o Detran, Defesa Civil, Bombeiros,

e Polícias Militar e Civil. A Ecoponte irá divulgar as informações sobre a Semana da Saúde

nos PMVs da Ponte e a Bandnews FM irá apresentar parte da programação local de dentro

do evento. As atividades são abertas ao público e acontecem das 7h às 17h.

21 a 24de Novembro

Praça da CinelândiaCentro - RJ

Doação de sangue

Emissão de documentos

Especialistas para esclarecimentos e dicas

Aulas de primeiros socorros

Revista Ecoponte | Novembro de 2017