newsletter · 2016. 2. 1. · 2 - apresentação da empresa 3 - prefácio 4 - noticias 2015 6 -...

20
WWW.AGITO-LDA.COM NEWSLETTER N.º2 DEZ’ 2015 2015 EM REVISTA

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

W W W . A G I T O - L D A . C O M

NEWSLETTER N.º2 DEZ’ 2015

2015 EM REVISTA

Page 2: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

QUEM SOMOS A Agito - Formação & Serviços. é uma entidade formadora certificada pela DGERT. A sua missão é fundamentada no

imperativo de alcançar uma posição privilegiada no mercado, pautada pelo rigor e competência dos serviços prestados.

Afirma-se por essa via, como um dos fatores intervenientes no processo de desenvolvimento económico e social,

contribuindo para o reforço qualitativo da performance competitiva do espaço geográfico onde intervém de forma dinâmica e

empreendedora.

O QUE FAZEMOS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A AGITO EM NÚMEROS

• Formação Profissional;

• Consultoria de Recursos Humanos;

• Consultoria de Gestão, Marketing, Internacionalização e outras;

• Apoios a Sistemas de Incentivos;

• Organização de Seminários e Workshops.

Públicos-Alvo:

• Ativos empregados de micro e PME e outras entidades;

• Desempregados à procura de 1º emprego e/ou novo emprego e desempregados qualificados;

• Jovens sem escolaridade mínima obrigatória ou que, possuindo essa mesma escolaridade pretendam prosseguir estudos

numa vertente mais profissionalizante;

• Funcionários e agentes da Administração Pública Local;

• Pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade:

• Públicos desfavorecidos e/ou em risco de exclusão social.

• 15 anos ao serviço da formação profissional;

• Certificada em 18 áreas de formação (DGERT);

• 950 cursos desenvolvidos;

• 13.000 formandos;

• Volume de formação de 1.569.350 horas;

• Cerca de 450 formadores certificados;

• Cerca de 470 formandos certificados com dupla certificação desde 2009;

• Cerca de 240 formadores no ativo no ano de 2015;

FICHA TÉCNICA:

Propriedade:

Agito, Lda.

Coordenação:

Agito, Lda.

Edição:

Agito, Lda.

Design:

Agito, Lda.

Impressão:

Agito, Lda.

Distribuição:

Gratuita

Ano:

2015

ÍNDICE:

2 - Apresentação da Empresa

3 - Prefácio

4 - Noticias 2015

6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem

10 - Cursos S.A.: Avaliação do Impacto da Formação

12 - Cursos S.A.: Testemunhos Ex-Formandos

13 - Cursos S.A.: Testemunhos Atuais Formandos

14 – Oferta Formativa 2015/2016

18 – Parcerias

19 – Áreas de Negócio

AP

RE

SE

NT

ÃO

DA

EM

PR

ES

A

SEDE: Rua Dr. Jerónimo Pereira leite, 352

4580-352 Cristelo Paredes

2

Page 3: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

Ainda que muito jovem, comemorando em 2015 os seus quinze anos de existência, a Agito – Formação e Serviços, Lda. tem-se pautado por construir enquanto entidade empresarial um caminho assente na seriedade, no rigor e na excelência, num “ mercado” competitivo, global, mas em que lidamos direta e diariamente com pessoas e as suas qualificações, cada uma considerada individualmente, com os seus problemas, as suas angústias, mas também com a capacidade constante de fazer melhor, ir mais além, aumentar competências e fazer a diferença!

E tal desiderato só e possível fazer com base num trabalho sedimentado ao longo do tempo, em equipas de trabalho jovens, dinâmicas, estáveis, desafiadoras. O verdadeiro lema de “vestir a camisola” não podia ser mais apropriado.

Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança do que fizemos também na primeira edição, apresentamos de forma sistematizada algumas das notícias do ano de 2015, com especial ênfase para as atividades relacionadas com os cursos que temos em funcionamento de Sistema Aprendizagem, com a envolvente diversa dos nossos parceiros do tecido empresarial e social bem como, como não poderia deixar de ser, algumas das atividades alusivas à comemoração do nosso 15.º aniversário.

Começamos a comemorar o aniversário em março, com a realização de um seminário subordinado ao tema: Formação Profissional e Emprego: Rumos e Desafios, seminário que contou com a presença de um ilustre painel de oradores que debateram esta temática à luz de um Portugal 2020 que seria apresentado na semana seguinte e cujo foco recai também na formação profissional. Mais tarde, já em julho, mais uma iniciativa, o Dia Aberto, um dia totalmente dedicado ao convívio entre formandos, formadores, parceiros e comunidade em geral. Já mais no final do ano, pelo segundo ano consecutivo, a realização do II Sarau Agitado.

A todos os que nos visitaram e connosco partilharam estes dias, o nosso muito obrigado!

Pelo meio, realizamos ainda outras atividades de caráter mais específico, workshops, dinamizamos a nossa parceria com a ESTGF para os cursos CTESP, desenvolvemos e aprofundamos o projeto de formação à distância e caminhamos para uma nova abordagem da formação e qualificação para um novo público-alvo: as pessoas com deficiência e incapacidade.

Agora, um novo ano se inicia e com ele se esquecem desilusões, se reforça o empenho e se refaz a esperança.

Estas desilusões que se esquecem não são mais do que o resultado de não conseguirmos descortinar o apreço

distintivo pelo trabalho esforçado, como a meta dos exigentes resultados nos obriga e a realidade, que patenteamos, confirma.

Não desejamos que nos reconheçam especial mérito. Apenas entendemos devido que não sejamos remetidos para a “vala comum” de quem apenas vive com limitadas e selecionadas preocupações de interesse próprio.

Reforçamos o empenho porque sabemos bem que o padrão que a nós próprios impomos enquanto Agito não se compadece com menores exigências, maiores facilitismos, falsas contenções prejudiciais ou custos desnecessários, porque é o futuro das pessoas a quem nos dedicamos que está em causa.

Sabemos que o produto do nosso trabalho não só não poderia ser facilmente corrigido se não tivesse sido produzido tendo como meta a excelência, como deixaria as suas marcas negativas pela vida fora de cada um a quem nos dedicamos.

Refazemos a esperança assente na certeza indestrutível que haverá um dia em que alguém separará o trigo do joio, vencerá a força desajustada das corporações, exigirá de igual forma a todos o respeito pelas obrigações assumidas, não permitirá permanentes soluções de exceção nem valorizações acrescidas ou benefícios dirigidos a grupos formalmente representativos e aparentemente organizados de setores da sociedade na busca de sinergias coletivas que a realidade claramente afasta.

Esperança ainda em que a sobrevivência empresarial dependa da real qualidade do que se oferece e não da forma mais ou menos bem vestida como se mascara.

É provável que no final deste novo ano ainda estejamos longe destes objetivos.

Mas será já motivo de alguma satisfação se tivermos dado mesmo que pequenos passos rigorosos, seguros e irreversíveis nesse sentido.

15 ANOS DE RESPONSABILIDADE

15

º A

NIV

ER

RIO

3

E assim 2016 será melhor para todos. A gerência

Page 4: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

4

NO

TIC

IAS

20

15

Entrega de Certificados Técnico/a

de Cozinha e Pastelaria Em agosto do corrente ano terminou o curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, desenvolvido em Baião, no período compreendido entre 25/02/2013 e 18/08/2015. A entrega dos Diplomas e Certificados de formação profissional decorreu no passado dia 25 de novembro. A todas as formandas que concluíram o percurso com aproveitamento, a Agito faz votos de sucesso e realizações profissionais!

Formação a Distância

O ensino a distância, EAD ou educação online é algo que vem se disseminando e crescendo nos últimos anos e se está a tornar uma alternativa de qualidade para a educação tradicional.

No sentido de dar respostas às solicitações dos nossos formandos, a AGITO criou um plano de formação em regime b/e-learning, tendo atualmente três cursos em funcionamento:

• Formação Inicial de Formadores (b-Learning)

• E-Formador (b-Learning)

• Técnicas de Atendimento (e-Learning)

Contamos ao longo de 2016 alargar este plano formativo para diferentes áreas permitindo assim aos nossos formandos uma maior flexibilidade na frequência de formação profissional.

No âmbito de parceria que temos instituída com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras ( ESTGF- IPP), a Agito recebeu no passado dia 17 de novembro, em conjunto com outras entidades, um símbolo de reconhecimento do seu trabalho enquanto parceiro, pela sua contribuição para a consolidação da missão da ESTGF- IPP. Este reconhecimento público decorreu na sessão comemorativa do 16.º Aniversário da ESTGF, cerimónia que fechou o dia de festa dos 16 anos da ESTGF.IPP e que contou com casa cheia, uma plateia de 140 convidados, desde autarcas, empresários, líderes das associações empresariais locais, alunos e docentes da instituição e da comunidade do Politécnico do Porto.

A parceria instituída entre a Agito e a ESTGF tem intrínseca, entre outras variáveis, o seu estatuto de CATeSP - Centro de Aprendizagem Técnico Superior Profissional, para o desenvolvimento do curso Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Moveis (CTeSP) no concelho de PAREDES, fundamentado por Protocolo de Colaboração celebrado com o IPP Porto, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras( ESTGF).

ESTGF | IPP - Entrega Símbolo de Reconhecimento à AGITO

Estes cursos visam a aquisição de um diploma de nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e pretendem constituir-se como a base para o desenvolvimento de uma área de atividade profissional ou vocacional, para o desenvolvimento pessoal e para o prosseguimento de estudos, com vista à conclusão de um ciclo de estudos de licenciatura.

Page 5: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, em Penafiel. Após o fim do curso de formação, existem mais 15 pessoas que podem, no cumprimento da legislação em vigor, efetuar o transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos.

NO

TIC

IAS

20

15

5

No seguimento do desafio que o Município de Paredes lançou aos parceiros da rede social concelhia, e considerando a estratégia que tem vindo a ser implementada pelo Município com vista à promoção da igualdade de género e de oportunidades, a Agito, Lda. contribuiu para a exposição fotográfica “Olhares (des)iguais” através da apresentação de 4 fotografias que retratam situações, momentos ou vivências de (des)igualdade.

"Olhares (des)Iguais" – Exposição Fotográfica

3 de Dezembro | Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O principal objetivo da iniciativa e da participação da Agito, consistiu em, a partir de situações do quotidiano, estimular e incentivar a reflexão crítica acerca das igualdades e desigualdades. A exposição foi inaugurada no dia 20 de Novembro e tem uma vertente interativa, já que os visitantes puderam deixar comentários nas fotografias expostas.

No dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Agito esteve presente na atividade dinamizada pelo Município de Paredes que consistiu na construção de um puzzle gigante cujas peças foram decoradas pelas entidades do concelho ligadas à área da deficiência.

A Agito, no âmbito do curso que tem em desenvolvimento em parceria com o CSSMS dirigido a Pessoas Com Deficiência e Incapacidade, teve a responsabilidade da decoração da moldura que envolve todas as peças do puzzle. Neste dia simbólico, e em todos os outros, percebemos que juntos poderemos fazer a diferença!

O puzzle gigante ficou exposto no átrio da Câmara até ao final do mês de dezembro, passando depois a uma itinerância pelo concelho de Paredes.

Formação Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Desde outubro e ate final do ano de 2015, a Agito conjuntamente com o seu parceiro homologado nesta área Nortefor, já permitiu a 72 pessoas obterem o certificado de formação do curso de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos, e assim cumprirem com a legislação em vigor .

Efetivamente, esta legislação prevê que a partir de novembro de 2015, os Produtos Fitofarmacêuticos apenas possam ser aplicados por pessoas devidamente habilitadas e identificadas, sendo obrigatório para o efeito, a frequência de curso de formação.

Reconhecendo esta obrigatoriedade para agricultores e técnicos que no seu dia-a-dia efetuam este tipo de tarefas, foi desenvolvida uma estratégia de intervenção que envolveu as Associações empresariais e Juntas de Freguesia dos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, que contribuíram de forma decisiva para a constituição de grupos de formação, indo assim ao encontro das populações e suas necessidades.

Pretende- se no primeiro semestre de 2016 dar continuidade à oferta formativa destes cursos, com processo de inscrição aberto em continuo!

Page 6: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

6

AT

IVID

AD

ES

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M

Provas de Avaliação Final Design de Moda Paredes, Valongo e Cozinha/Pastelaria

Em Maio, os cursos de Técnico de Design de Moda de Paredes e Valongo e em Agosto, o curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria realizaram as Provas de Avaliação Final, após dois anos e meio de formação.

A prova de avaliação final de Design de Moda consistiu no desenvolvimento de uma coleção subordinada aos temas romantismo ou grunge e à ilustração de uma imagem utilizando o software KALEDO abordado nas sessões de formação.

Por sua vez, a prova de avaliação final de Cozinha/Pastelaria consistiu na confeção de um menu, constituído por entrada, prato principal e sobremesa.

Os resultados obtidos foram muito positivos…

Ficam os votos de muito sucesso nesta nova etapa das vidas dos formandos.

Dia Aberto No passado dia 7 de julho de 2015 decorreu o Dia Aberto, nas instalações da Agito em Cristelo – Paredes, iniciativa integrada nas comemorações do 15.º aniversário desta entidade. Esta atividade teve como principal objetivo promover um dia de convívio entre formandos (atuais, futuros e ex-formandos), formadores, parceiros e comunidade em geral, aproveitando igualmente para divulgar os serviços disponíveis - com especial destaque para as novas ofertas formativas, bem como para promover uma maior proximidade com a comunidade em geral.

O programa deste dia foi bastante diversificado e contou com a realização gratuita de rastreios de saúde, aula de capoeira, aula de aeróbica, jogos tradicionais e Workshop’s de oficinas técnicas desenvolvidas pelos formandos da Agito e que visaram proporcionar experiências dinâmicas relacionadas com a qualificação profissional. Contamos também com a visita das crianças do ATL do projeto Ser Social da Junta de Freguesia de Cristelo, que nos brindaram com duas atuações musicais que muito apreciamos, e com a visita dos idosos de Centro de Dia também da Junta de Freguesia de Cristelo. Foram ainda entregues certificados de formação de Formações Modulares e Cursos Sistema Aprendizagem e pudemos contar com a presença do Sr. Diretor do Centro de Emprego de Valongo para esse efeito. Houve também lugar a um lanche convívio e a atribuição de brindes e prémios surpresa a todos os visitantes e participantes do Dia Aberto. A todos os que nos visitaram e connosco partilharam este dia, o nosso muito obrigado!

Page 7: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

AT

IVID

AD

ES

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M

No passado dia 13 de novembro, os formandos dos cursos de aprendizagem da AGITO uniram-se à organização do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes na campanha de recolha de alimentos.

A iniciativa do Município de Paredes decorreu em diferentes super e hipermercados do concelho e visa recolher alimentos para a ajudar as famílias mais carenciadas do concelho.

Campanha de Recolha de Bens Alimentares

Inicio Novos Cursos Sistema Aprendizagem

Dia para Inclusão (Direito de Igualdade)

7

Em resposta ao desafio lançado pela Comissão Organizadora Agenda Nacional “Igualdade é Desenvolvimento”, no dia 23 de outubro de 2015, da parte da tarde, os formandos da Agito reuniram-se no parque da cidade de Paredes para realizar várias atividades no âmbito das comemorações do Dia Municipal/Nacional para a Igualdade.

A iniciativa implicou a realização de um Peddy Paper no parque da cidade: “À descoberta...pela Igualdade" e houve ainda lugar a uma aula de dança ao ar livre com todos os participantes. No final foram distribuídas pelas árvores e arbustos do parque frases alusivas à temática da igualdade elaboradas pelos formandos, para que pudessem ser lidas por todos aqueles que visitassem o parque nos dias seguintes.

“ Um compromisso coletivo com a Igualdade. Uma iniciativa de cidadania local.”

No dia 15 de Setembro de 2015, 42 jovens iniciaram um novo percurso formativo, apostando na formação profissional para o seu futuro.

Estes jovens ingressaram os cursos de Técnico Comercial e Técnico de Eletrónica e Telecomunicações e aproveitamos o momento para dar as boas-vindas com votos de muito sucesso ao longo dos dois anos e meio que nos vão acompanhar.

As atividades decorreram de forma muito satisfatória e com o envolvimento de todos os nossos formandos e formadores.

Juntos, partilhamos o mesmo lema:

Page 8: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

8

AT

IVID

AD

ES

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M

Magusto 2015

No passado dia 11 de novembro, os formandos de sistema aprendizagem da Agito comemoraram o São Martinho com a realização de um torneio de futebol. Depois do exercício físico extenuante, seguiu-se um almoço-convívio entre os formandos dos cursos de sistema aprendizagem, formandos do curso de qualificação de pessoas com deficiência, formadores e a equipa da Agito, terminando o dia com o tradicional magusto.

Participação na Feira Invista 2015

Visita à LIPOR No passado dia 30 de setembro, os formandos do curso Técnico de Eletrotecnia visitaram a central de transformação de biogás/ central fotovoltaica da LIPOR, em Ermesinde.

O principal objetivo da visita teve por base promover um maior conhecimento de tecnologia associada às energias renováveis, bem como conhecer as infraestruturas automatizadas e motorizadas das unidades operacionais da LIPOR onde são tratados e encaminhados os resíduos sólidos.

Nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2015, decorreu, no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, a VI edição da Feira Invista - Feira de formação e emprego promovida pelo município de Paredes. .

Como habitualmente, a Agito esteve representada no evento e as turmas dos cursos de aprendizagem foram levadas a visitar a feira e a dinamizar atividades relacionadas com a saída profissional dos cursos que representam. A turma de Multimédia esteve a fotografar os visitantes que se disponibilizassem para o efeito para depois fazerem uma brincadeira no Photoshop alterando a fisionomia das pessoas. .

A turma de Cozinha/Pastelaria dinamizou o primeiro dia da feira com a confeção de crepes de vários sabores oferecidos aos visitantes.

Para além da dinamização das atividades, pretendeu-se acima de tudo que os formandos conhecessem as ofertas formativas e qualificantes disponíveis na região, assim como possibilidades futuras de formação ao nível do ensino superior e/ou oportunidades de emprego.

Os formandos do curso de Instalações Elétricas levaram algumas placas com pequenos circuitos elétricos instalados que estiveram disponíveis na exposição.

Page 9: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

AT

IVID

AD

ES

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

S A

PR

EN

DIZ

AH

EM

No passado dia 22 de dezembro, os formandos dos cursos de aprendizagem organizaram a 2ª edição do Sarau Agitado, que se realizou uma vez mais no salão paroquial de Cristelo, em Paredes. Para o efeito, foram preparadas diferentes atividades cuidadosamente elaboradas. Houve espaço para a teatralização de momentos de humor, com direito a “sketches” satíricos da autoria dos formandos, bem como uma retrospetiva da evolução da “luz”, nas suas diferentes vertentes, e respetiva implicação na evolução da humanidade. Tivemos ainda dois momentos musicais protagonizados quer por dois formandos dos cursos de aprendizagem, quer pelos formandos do curso de assistente familiar e de apoio à comunidade.

Os formandos estão novamente de parabéns, pela participação, pela criatividade e pela dedicação demonstrada!

II Sarau Agitado

9

No dia 30 de dezembro de 2015, os 17 formandos do curso Técnico/a de Instalações Elétricas 2 terminaram o seu percurso formativo de 2 anos e meio na Agito com a conclusão da PAF (Prova de Aptidão Final).

É com orgulho e satisfação que a Agito felicita os formandos pelo seu bom desempenho ao longo de todos os dias de prova!

Merecedores também de um agradecimento especial são os formadores que os acompanharam e prepararam para este momento, assim como toda a equipa formativa que os acompanhou ao longo de todo o percurso formativo.

O trajeto foi longo e permitiu aos formandos a aquisição de inúmeras competências ao nível do saber-ser, saber-estar, saber-fazer, assim como competências técnicas específicas no âmbito da saída profissional em questão, situação que se repercute no facto de 9 destes 17 formandos terem emprego garantido a partir de 1 de janeiro de 2016, logo após o término do curso.

Provas de Avaliação Final Técnico/a de Instalações Elétricas 2

Page 10: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

10

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M –

AV

AL

IAÇ

ÃO

DO

IM

PA

CT

O

Cursos de Aprendizagem 2015 - Avaliação do Impacto da

Formação e Taxas de Empregabilidade

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, que privilegiam a sua inserção no mercado de trabalho e simultaneamente permitem o prosseguimento de estudos. Aos jovens que concluem um curso de aprendizagem é atribuída uma certificação escolar de nível secundário (12º ano) e uma certificação profissional na área do curso. No cumprimento das obrigações legais e integrado no processo regular de avaliação da qualidade da formação ministrada pela Agito, foi realizado no passado mês de Novembro o processo de avaliação do impacto da formação considerando os 4 cursos de aprendizagem terminados no primeiro semestre do ano de 2015. A questão da empregabilidade é um dos principais indicadores da eficácia e eficiência da formação ministrada.

Os resultados encontrados apontam para uma taxa de empregabilidade média de 74%, ainda que se verifiquem oscilações (entre os 63% e 92%) dependendo da saída profissional de cada curso. Se a estes números acrescermos os/as jovens que não estando a trabalhar estão envolvidos/as em prosseguimentos de estudos de nível superior, encontramos valores na ordem dos 80%. Isto significa que em cada 10 jovens que frequentaram estes cursos, 8 estão empregados/as ou estão a frequentar formação de nível superior!

Igualmente relevante e não negligenciável, é a análise destes números no contexto da conjuntura económica e social nacional e internacional que caracterizou os últimos anos desde 2010 até ao momento atual, o que, de alguma forma, permite reforçar a elevada positividade das taxas de emprego pós-formação apresentadas.

Para além da questão do emprego / prosseguimento de estudos, verificou-se ainda que a maioria dos/as ex-formandos/as (mais de 80%) considera que a frequência de ação de formação contribuiu ou contribuiu muito para a integração no mercado de trabalho, para a evolução / alteração do seu percurso profissional, para o desenvolvimento de competências técnicas, para o desenvolvimento pessoal, para o aumento da autoestima e para a sensibilização para a importância da formação profissional.

Quando questionados/as acerca dos benefícios advindos da frequência da formação, os que foram identificados pela maioria dos/as ex-formandos/as foram o aumento de qualificações (assinalado por cerca de 80%) e o facto de ter proporcionado experiência e boa preparação - referência à componente de formação em contexto de trabalho (assinalado por 76% dos/as respondentes).

Page 11: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M –

AV

AL

IAÇ

ÃO

DO

IM

PA

CT

O

11

Os resultados deste processo de avaliação da qualidade da formação permitem concluir que a intervenção da Agito, enquanto entidade formadora externa no âmbito dos cursos de aprendizagem, se pauta por níveis positivos de empregabilidade dos/as ex-formandos/as e por elevados níveis de satisfação de ex-formandos/a e entidades acolhedoras de formação prática em contexto de trabalho.

Estes dados refletem o trabalho, esforço e empenho da Agito, dos/as seus/suas colaboradores/as, das equipas formativas, das entidades de estágio e, como não poderia deixar de ser, dos formandos e formandas!

Mesmo sabendo que ainda muito caminho há para percorrer, a Agito orgulha-se de, no cumprimento da sua missão, contribuir para o objetivo último desta modalidade de formação: formar jovens para um emprego qualificado!

Cursos de Aprendizagem 2015 - Avaliação do Impacto da

Formação e Taxas de Empregabilidade

Síntese Identificação dos Projetos Formativos Cursos de Aprendizagem

Contabilidade; 19

Fotovoltaicos; 20

Seg. e Hig. Trab.; 20

Eólicos; 18

Térmicos; 20

Multimedia; 43

Design Moda ; 37

Instalações Elétricas; 41

Cozinha / Pastelaria; 20

Eletrotecnia; 20

Eletrónica e Telecuminicações;

21

Comercial; 21

Horizonte Temporal: De 2010 a 2015

Número total de cursos

iniciados: 15

Número de cursos

terminados: 10

Nº Formandos envolvidos: 300

Locais de realização da

formação: Baião, Cinfães, Paredes, Resende e Valongo

Áreas de Formação:

213 – Audiovisuais e Produção dos Media;

341 - Comércio

344 – Contabilidade e Fiscalidade;

522 – Eletricidade e Energia;

523 – Eletrónica e Automação

542 – Indústria do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro;

811 – Hotelaria e Restauração;

862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Distribuição de formandos por saída profissional

Page 12: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

12

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M –

TE

ST

EM

UN

HO

S E

X-F

OR

MA

ND

OS

Os testemunhos dos nossos ex-formandos

CARLOS NUNES | Multimédia Ação1 “Considero que o curso de Técnico de Multimédia foi uma experiência muito positiva e enriquecedora. Possibilitou a aprendizagem sobre novas ferramentas que são atualmente muito úteis no meu emprego e mesmo no meu quotidiano. A frequência do curso, além de me direcionar numa determinada área de atividade, aumentou as possibilidades de empregabilidade. O facto de sermos integrados em empresas para realizar estágio foi extremamente positivo pois possibilitou o contacto com o mercado de trabalho, e ajudou-nos a criar métodos e hábitos de trabalho. Considero que seria importante ter tido uma carga horária mais extensa na componente tecnológica para sedimentar melhor os conhecimentos das diferentes ferramentas. Atualmente encontro-me a trabalhar numa loja de móveis online, sendo responsável pela edição e tratamento de imagens e faço a gestão do site e das redes sociais da empresa.”

BRUNA BESSA | Design de Moda – Paredes “A frequência do curso de Técnico de Design de Moda foi muito útil tanto para a minha realização pessoal, porque era uma área que gostava imenso, como para a minha realização profissional. A formação tecnológica foi muito útil, porque ia adquirindo os conhecimentos e tinha a possibilidade de os colocar em prática na empresa onde realizei o meu estágio. O curso permitiu que fizesse estágio na empresa onde atualmente estou a trabalhar, por isso estou muito satisfeita com o resultado.”

CHRISTOPHER MOREIRA | Design de Moda – Valongo “Procurei um curso de formação profissional porque percebi que precisava mesmo concluir o 12º ano para ingressar no mercado de trabalho e, tentei conciliar com uma área profissional que fosse do meu interesse. Como sempre gostei da área criativa e de moda, decidi frequentar o curso de Técnico de Design de Moda. O curso revelou-se uma mais-valia, principalmente porque nos deu a possibilidade de ter uma experiência no mercado de trabalho através da realização do estágio. Quem realmente se aplicou e aproveitou a oportunidade, conseguiu obter bons conhecimentos e abrir horizontes para o futuro. No meu caso, o estágio correu muito bem, porque me deram a oportunidade de começar a desenhar coleções para a empresa (mediante algumas orientações) e reconheceram o meu trabalho, estando neste momento a trabalhar como designer de moda de uma das marcas da empresa.”

JERÓNIMO MARTINS | Técnico de Instalações Elétricas Ação 1 “ No meu caso, procurei especificamente esta saída profissional, com o intuito de garantir o acesso à inscrição na entidade reguladora como técnico responsável pela execução e exploração de instalações elétricas de serviço particular. Já não estudava há alguns anos, pelo que a frequência do curso se revelou muito positiva quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Era o formando mais velho da turma e mesmo assim sinto que cresci muito com os meus colegas e formadores, pelas aprendizagens, pelas experiencias e pelas vivências que tivemos. O facto de o curso ser bastante prático é uma mais-valia e existindo a componente de estágio, permitiu-nos um maior conhecimento sobre o que é a realidade do mercado de trabalho. Enquanto, em formação tínhamos acesso aos conhecimentos teóricos, em estágio conseguíamos compreender efetivamente todos os processos, o que facilitava as aprendizagens e a resolução de dúvidas.”

PATRÍCIA RIBEIRO | Cozinha/Pastelaria “O meu nome é Patrícia Ribeiro e frequentei o curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria que decorreu entre 2013 e 2015. Foi um curso que me permitiu obter o 12º ano e ficar com uma formação com base na cozinha e pastelaria. Os formadores foram sempre espetaculares, não poderíamos desejar melhor...deram o seu melhor para que daquela turma saíssem pessoas de bem, qualificadas e prontas para entrar no mercado de trabalho. O estágio também foi muito produtivo, dando-nos mais confiança no trabalho que fazemos. Ajudou-me muito a obter um emprego pois proporcionou-me as qualificações que necessitava para tal. Obrigada à Agito, a todos os formadores e a todas as pessoas que dão a cara em nome da empresa, em especial à Dr.ª Sónia Meneses.”

DANIELA PINTO | Cozinha/Pastelaria “Ter frequentado o Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria contribuiu bastante para o que sou hoje e para o meu conhecimento a nível de restauração, nomeadamente sobre técnicas e formas de cozinhar. Para além de ter conhecido pessoas que ficarão para o futuro, incluindo coordenadora e formadores, o curso proporcionou-me a oportunidade de singrar numa área à qual estou ligada profissionalmente. Posso tirar várias conclusões acerca dos três anos de formação, mas uma das quais eu me recordo sempre é do à-vontade que ganhei para falar com qualquer pessoa e enfrentar situações complicadas resolvendo as mesmas. Para terminar, queria dizer que os três anos de curso foram simplesmente maravilhosos e que os irei recordar com muito carinho e saudade.”

Page 13: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

Ana Moreira, formanda do 1º ano do curso Técnico/a Comercial)

CU

RS

OS

SIS

TE

MA

AP

RE

ND

IZA

GE

M –

TE

ST

EM

UN

HO

S A

TU

AIS

FO

RM

AN

DO

S

Os testemunhos dos nossos formandos

13

“Estou a gostar bastante do curso e da forma como está a decorrer. Gosto da forma como nos ensinam e como fazem de tudo para nos dar o melhor.”

BRUNA PACHECO, formanda do 1º ano do curso Técnico/a Comercial

“Tem sido uma experiência muito boa. Neste curso aprendo tudo o que realmente preciso e tem corrido tudo muito bem. Os colegas, formadores e colaboradores da Agito estão sempre disponíveis a ajudar.”

DIOGO MOREIRA, formando do 1º ano do curso Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações

“Esta experiência tem-me surpreendido muito. O ambiente que se vive na formação é ótimo: os formandos são muito simpáticos e divertidos, os formadores são exigentes, os colaboradores da Agito são muito prestativos e simpáticos.”

ANA MOREIRA, formanda do 1º ano do curso Técnico/a Comercial)

“Tem sido uma boa experiência, adaptei-me com facilidade e o ambiente que se vive aqui na Agito é excelente. Damo-nos todos bem e os formadores ajudam-nos e explicam bem.”

JORGE SILVA, formando do 1º ano do curso Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações

FORMAÇÃO A INICIAR EM 2016

Page 14: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

Curso Técnico Superior Profissional Em parceria com a ESTGF (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras), a AGITO vai desenvolver um curso técnico superior profissional de:

DESENVOLVIMENTO PARA A WEB E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de Março, que regula um novo tipo de formação de curta duração no âmbito do ensino superior, conferem um diploma de nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Formação Financiada através do CHEQUE FORMAÇÃO A medida Cheque-Formação tem como principal objetivo reforçar a qualificação e a empregabilidade dos ativos empregados e dos desempregados através da frequência de percursos de formação ajustados às necessidades das empresas e do mercado de trabalho. O IEFP, com o intuito de melhorar a empregabilidade e a qualificação disponibiliza, um apoio financeiro para a frequência de ações de formação.

14

OF

ER

TA

FO

RM

AT

IVA

20

15

/20

16

Para mais informações, contacta os nossos serviços!

Em parceria com:

INICIO: SETEMBRO 2016

BENEFICIÁRIOS DA FORMAÇÃO/APOIOS FINANCEIROS:

a) Ativos empregados, com idade igual ou superior a 16 anos, independentemente do seu nível de qualificação, cujas candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios ou pelas respetivas entidades empregadoras – FINANCIAMENTO ATÉ 175€

b) Desempregados inscritos no IEFP, I.P. há pelo

menos, 90 dias consecutivos, com idade igual ou superior a 16 anos e detentores da escolaridade mínima de 9º ano – FINANCIAMENTO ATÉ 500€

A formação profissional a desenvolver deve ser ministrada por uma Entidade Formadora Certificada ou Entidades do âmbito educativo, científico e tecnológico.

Page 15: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

FORMAÇÃO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIA

A Medida Estímulo Emprego, conhecida por Programa Estímulo, foi criada pela portaria 149-A/2014 de 24 de Julho e define os apoios à contratação por parte das empresas. De acordo com a legislação em vigor a entidade empregadora tem obrigação de proporcionar 50 horas de formação profissional certificada a cada colaborador contratado ao abrigo deste apoio.

De forma a dar resposta a esta procura, a Agito criou um plano de formação compatível com esta obrigação:

OF

ER

TA

FO

RM

AT

IVA

20

15

/20

16

Medida Estímulo

INSCRIÇÕES ABERTAS EM WWW.AGITO-LDA.COM

FORMAÇÃO EM HORÁRIO PÓS-LABORAL

*Sujeito a aprovação por parte das entidades competentes.

ÁREAS DE FORMAÇÃO: .

• Audiovisuais e Produção dos Media

• Ciências Informáticas

• Comércio

• Contabilidade e Fiscalidade

• Eletrónica e Energia

• Eletricidade e Energia

• Produção Agrícola e Animal

• Enquadramento da Empresa

• Gestão e Administração

• Hotelaria e Restauração

• Segurança e Higiene no Trabalho

• Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

• Trabalho Social e Orientação

Certificação de Motorista de Transporte Coletivo de Crianças INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2016

Formação Modular Certificada

REGALIAS*: • Subsídio de Alimentação;

• Certificado de Formação;

• Material de Apoio à Formação;

• Seguro de Acidentes Pessoais.

DESTINATÁRIOS:

Candidatos maiores de 18 anos com escolaridade

mínima obrigatória.

15

Page 16: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

Formação Inicial e Contínua QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADE (PDCI)

Entidades Acolhedoras de Estágios

16

OF

ER

TA

FO

RM

AT

IVA

20

15

/20

16

A Agito, Lda., em parceria com o CSSMS, deu início a duas ações de formação no âmbito da Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Em Cinfães, o curso de Formação Inicial de Assistente Administrativo(a) e em Cristelo, o curso de Formação Contínua de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade.

Ambos os cursos realizaram-se em horário laboral e tiveram incluída uma componente de formação prática em contexto de trabalho.

Encontram-se abertas as inscrições para novas ações a

iniciar a partir de Janeiro de 2016!

Formação realizada em parceira com:

Os formandos de ambos os cursos já iniciaram os seus estágios.

Foi com grande satisfação que a Agito recebeu, no seguimento do convite endereçado à comunidade, ao tecido empresarial e às instituições pertencentes às redes sociais concelhias, um número considerável de respostas com manifestação de interesse em acolher os/as formandos/as no âmbito da FPCT

Não poderíamos deixar de publicamente manifestar o nosso agradecimento a todas as entidades que manifestaram este interesse, entendido como o reconhecimento da importância que a sociedade e as instituições cada vez mais atribuem a este tipo de iniciativas, com vista à qualificação e integração da população, na qual se incluem também as pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

Deixamos aqui um agradecimento particular às entidades que atualmente acolhem os nossos formandos:

PAREDES:

• Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa

• Junta de Freguesia de Cristelo

• Emaús – Pólo de Baltar

• Emaús – Pólo de Paredes

• Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa

• Centro Social de Cête

• AIJA (Associação para a Inclusão de Jovens e Adultos) – Lordelo

CINFÃES:

• Agrupamento de Escolas Serpa Pinto – CQEP

• Agrupamento de escolas de Souselo - Escola Primária de Tarouquela

• Atrês Lda.

• Camara Municipal de Cinfães

• Escola Primária de Tarouquela

• Junta de Freguesia de Espadanedo

• Junta de Freguesia de Piães

• Móveis Tarouquela

Page 17: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

OF

ER

TA

FO

RM

AT

IVA

20

15

/20

16

Formação Inicial de Formadores

Formação Contínua de Formadores

A formação à distância é uma realidade cada vez mais atual no nosso mercado de trabalho, assim

sendo e de forma a dar resposta às crescentes solicitações, a Agito criou uma oferta formativa que

visa dotar os formadores com competências que lhes permitam desenvolver as suas formações em

regime e-learning, capacitando-os com noções de base sobre as Plataformas Colaborativas e de

Aprendizagem.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO: PAREDES | CINFÃES | RESENDE | VALONGO

Consulte os nossos preços e

condições especiais de pagamento

17

Page 18: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

18

PA

RC

ER

IAS

A Agito enquanto parceiro do tecido empresarial e social

Geoclube

Durante o ano de 2015 e no âmbito da parceria instituída com a Associação Geoclube, a Agito foi entidade formadora parceira no âmbito do Programa Formar, apoiado pelo IPDJ. Neste âmbito foram desenvolvidas 3 ações de formação, nas instalações da casa da Juventude de Rio Tinto, destinadas essencialmente a dirigentes associativos.

A pertinência das temáticas (Linhas de Financiamento; Gestão de Campos de Férias e Liderança e Inteligência Emocional) e o empenho e motivação dos participantes e de todos os envolvidos foram essenciais para o sucesso do programa que tem como objetivos, para além da formação e capacitação dos participantes, a promoção da troca de conhecimentos interpares e o estabelecimento de redes de experiência.

Formação Empresa

À semelhança do que já é habitual, também no decorrer do ano passado, a Agito – Formação & Serviços, Lda. realizou ações de formação intraempresa e interempresa (planos de formação à medida das empresas).

Durante o ano de 2015 a Agito contribuiu para a qualificação e/ou atualização de competências dos colaboradores de várias empresas parceiras, nomeadamente a Clínica Miguel Vieira, as empresas Allfix e Condomínio ao Cubo.

Também ao nível da formação interempresa e dando resposta aos nossos parceiros foram ainda realizadas formações junto dos colaboradores das empresas Grau Invisível e PaPeFi.

Quer o Código do Trabalho quer a atual legislação em vigor obrigam as empresas a proporcionar formação profissional adequada aos seus trabalhadores. Por outro lado, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo implica uma necessidade crescente em matéria de qualificação dos colaboradores das empresas.

AIJA – Associação para a Inclusão de Jovens e Adultos

O nosso parceiro AIJA tem por objetivo principal a promoção da inclusão ao longo da vida das pessoas com deficiência ou com incapacidades relacionadas com dificuldades ao nível das funções do corpo, atividade e participação.

Para além de outras atividades já desenvolvidas ou em projeto (como por exemplo, a colaboração ativa no âmbito de formação prática em contexto de trabalho ou a intenção de desenvolvimento de formações certificadas dirigidas a técnicos que atuem no âmbito da deficiência/incapacidade) a Agito faz questão de marcar presença nas atividades desenvolvidas pelos parceiros: como o caso do Jogo de futebol solidário.

RLIS e GIP

No âmbito do Programa RLIS – Rede Local Intervenção Social, a equipa da Agito colaborou ativamente com diferentes parceiros sociais, na elaboração e apresentação de candidaturas a financiamento comunitário desta modalidade de intervenção social . Já no final do ano, a Associação de Solidariedade Social de Nespereira – Cinfães, foi uma das entidades selecionadas para integrar esta Rede.

Ainda neste contexto de intervenção, foram elaboradas igualmente candidaturas ao GIP – Gabinetes de Inserção Profissional . Desde outubro que o parceiro APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira, em Paredes, tem o seu gabinete em funcionamento, por um período de 3 anos.

EXPOVAL - Valongo No âmbito da parceria instituída com a AIEV – Associação Industrial e Empresarial de Valongo, a equipa da Agito colaborou ativamente na participação deste parceiro na EXPOVAL, certame realizado em setembro no concelho de Valongo, subordinado ao tema “ Valongo, Um território onde investir”.

Page 19: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, em Penafiel. Após o fim do curso de formação, existem mais 15 pessoas que podem, no cumprimento da legislação em vigor, efetuar o transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos.

ÁR

EA

S D

E N

EG

ÓC

IO

A AGITO como parceira de Negócios

Apoio e Sistemas de Incentivos

Candidaturas a Vales Simplificados

Candidaturas aos Cheques Formação

Prestação de Serviços de Consultoria em:

• Recursos Humanos

• Internacionalização

• Gestão, Estratégia e Marketing

Formação Profissional adaptada às

necessidades da sua empresa e dos seus

colaboradores

Apoio ao Empreendedorismo

Economia Social

Implementação de Sistemas de Gestão

de Qualidade

Contacte-nos para mais informações.

19

Page 20: NEWSLETTER · 2016. 2. 1. · 2 - Apresentação da Empresa 3 - Prefácio 4 - Noticias 2015 6 - Atividades Cursos Sistema Aprendizagem ... Nesta 2.ª edição da revista, e à semelhança

AGITO – FORMAÇÃO & SERVIÇOS, LDA Rua Dr. Jerónimo Pereira Leite, 352

4580-352 Cristelo Paredes

TLF: 255 781 812 | TLM: 912 345 306 | [email protected]

www.agito-lda.com