20123239 cescmc1213 cientic7 - porto editora

8
À DESCOBERTA DO GEOPARQUE AROUCA Oficina de fósseis, rochas e tecnologias CienTIC 7 José Salsa, Orlando Guimarães e Rui Cunha O oR FORMAÇÃO 2013 Contamos consigo. Conte connosco.

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

À DESCOBERTA DO GEOPARQUE AROUCAOficina de fósseis, rochas e tecnologias

CienTIC 7

José Salsa, Orlando Guimarães e Rui Cunha

OoR

FORMAÇÃO2013 Contamos consigo.

Conte connosco.

CESCMC1213_CienTIC7_20123239.indd 1 01/02/13 4:53 PM

Page 2: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

O À DESCOBERTA DO GEOPARQUE AROUCAOficina de fósseis, rochas e tecnologias

ENQUADRAMENTO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

Um geoparque é um território com limites geográficos bem definidos que possui um notável património geológico, aliado a toda uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Nesta perspetiva, é um referencial obrigatório enquanto contexto físico facilitador do ensino e da aprendizagem das Ciências Naturais.

O Geoparque Arouca é referido no projeto CienTIC 7, nomeadamente na rubrica Conhecimento (p. 70) do manual, como uma referência importante no património geológico nacional. É, assim, um destino privilegiado para uma aula de campo ou visita de estudo para alunos de Ciências Naturais, do 7.o ano.

Por outro lado, nem sempre é possível aos docentes e às escolas concretizar uma ação no terreno dadas as limitações que podem ser de natureza diversa, como por exemplo a disponibilidade de tempo, a oportuna articulação com os conteúdos programáticos ou as restrições de natureza orçamental.

Neste contexto, a organização desta oficina adquire particular relevância uma vez que, não substituindo uma ida ao local, oferece um percurso virtual ao Geoparque Arouca colocando em destaque, em estreita articulação com o manual escolar e com o programa da disciplina de Ciências Naturais, os aspetos mais interessantes a explorar.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

A presente ação visa contribuir para a divulgação do Geoparque Arouca enquanto contexto facilitador do ensino e da aprendizagem em Ciências Naturais.

Assim, são seus objetivos:

• Divulgar o património geológico do Geoparque Arouca.

• Facilitar a articulação entre o Projeto CienTIC e um contexto de referência do património geológico nacional e internacional.

• Sugerir vias de exploração científica e pedagógica do património geológico do Geoparque Arouca.

• Promover a utilização de suportes didáticos adequados ao nível etário e ao grau de conhecimento dos alunos de Ciências Naturais.

• Propor um modelo organizativo passível de replicação nas escolas em contextos pedagógicos diversificados (sala de aula, evento temático, etc.).

CESCMC1213_CienTIC7_20123239.indd 2 01/02/13 4:53 PM

Page 3: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

O À DESCOBERTA DO GEOPARQUE AROUCAOficina de fósseis, rochas e tecnologias

FORMAÇÃO2013 Contamos consigo.

Conte connosco.

A TerrA conTA A suA hisTóriA no GeopArque Arouca Mesa

1Indica o fóssil que não se encontra representado nas rochas do Geoparque arouca.A – Trilobite; B – Graptólito; c – Dinossauro; D – Braquiópode.

A

2Identifica as rochas onde ocorrem os fósseis de trilobites gigantes de Canelas.A – Arenitos; B – Quartzitos; c – Granitos; D – Ardósias.

A

3Indica uma causa do gigantismo dos fósseis de trilobites de Canelas.A – Força das correntes marinhas; B – Baixa luminosidade do meio; c – Temperatura elevada; D –Deformação dos materiais.

A

4Indica os processos de fossilização evidenciados nos fósseis de Canelas.A – Mineralização e moldagem; B – Moldagem e conservação; c – Conservação e mineralização; D – Mineralização, moldagem e conservação.

A

5Identifica o tipo de organismos fossilizados nas rochas de Canelas.A – Peixes; B – Invertebrados marinhos; c – Mamíferos; D – Anfíbios.

A

6

assinala o tipo de ambiente onde ocorreu a deposição dos sedimentos que integram a maioria dos estratos do Geoparque arouca. A – Leito de um rio; B – Fundo de um lago; c – Fundo marinho pouco profundo; D – Fundo marinho profundo.

AF

7

aponta as características fundamentais do meio que permitiram a preservação deta-lhada das trilobites de Canelas.A – Deposição de sedimentos finos em águas calmas; B – Deposição de sedimentos finos em águas agitadas; c – Deposição de sedimentos grosseiros em águas calmas; D – Deposição de sedimentos grosseiros em águas agitadas.

AF

8Identifica o período e a era em que viveram as trilobites de Canelas.A – Período Silúrico da era Paleozoica; B – Período Ordovícico da era Paleozoica; c – Período Cretácico da era Mesozoica; D – Período Jurássico da era Mesozoica.

AF

9

Indica a característica do organismo que deu origem ao nome “trilobite”.A – Divisão longitudinal do corpo em três partes; B – Presença de três olhos no cefa-lão; c – Divisão transversal do corpo em três partes; D – Presença de três pares de patas articuladas.

A

10

Identifica a origem das Cruziana.A – Pistas de deslocamento deixadas pelos graptólitos; B – Restos mineralizados de braquiópodes; c – Pistas de deslocamento deixadas pelas trilobites; D – Restos mine-ralizados de equinodermes.

AF

11Classifica as Cruziana, tendo em conta o tipo de fóssil.A – Somatofóssil (carapaça); B – Icnofóssil; c – Somatofóssil (patas articuladas); D – Somatofóssil (dentes).

AF

12Identifica os fósseis que permitiram datar com precisão os estratos do período silúricoque afloram no Geoparque arouca. A – Braquiópode; B – Graptólito; c – Amonite; D – Trilobite.

A

13Indica um geossítio onde podes apreciar as trilobites do Geoparque arouca.A – Pedras Parideiras; B – Marmitas de gigante no rio Caima; c – Coleção de fósseis do Centro de Interpretação Geológica de Canelas; D – Livraria do Paiva.

A

CESCMC1213_CienTIC7_DOC_20123239_2P.indd 1 01/03/13 9:49 AM

Page 4: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

14

assinala o acontecimento geológico que conduziu à deformação dos terrenos corres-pondentes ao Geoparque arouca.A – Abertura do oceano Atlântico; B – Fragmentação da Pangeia; c – Extinção em massa do final do Paleozoico; D – Orogenia Hercínica ou Varisca.

e

15

Identifica a causa da presença de seixos em certos estratos de granulometria muito fina do Geoparque arouca.A – Desprendimento e queda dos seixos por fusão de icebergues; B – Deposição dos seixos por fortes correntes marinhas; c – Cristalização dos seixos a partir de bolhas magmáticas; D – Arrefecimento de pequenos blocos de lava.

F

DinâMicA inTernA DA TerrA no GeopArque AroucA Mesa

16

assinala o acontecimento tectónico que estará na origem da zona do Geoparque arouca.A – Estiramento da crusta continental e abertura de um vale de rifte; B – Divergência de placas oceânicas; c – Separação de massas continentais aquando da fragmenta-ção da Pangeia; D – Colisão de massas continentais aquando da formação da Pangeia.

Be

17Indica a estrutura geológica corresponsável pela instalação da Frecha da Mizarela.A – Dobra; B – Falha; c – Filão; D – Vulcão.

De

18Identifica o principal fator responsável pela deformação das rochas do Geoparque arouca. A – Temperatura; B – Pressão; c – Radiação solar; D – Impacto de meteoritos.

e

19

Indica um geossítio onde podes apreciar a deformação incutida nas rochas por ação tectónica.A – Marmitas de gigante no rio Caima; B – Pedras Parideiras; c – Campo de dobras da Castanheira; D –Meandros do Paiva.

ce

20assinala a causa da disposição dos estratos no geossítio Livraria do Paiva.A – Deformação da crusta; B – Plano natural de sedimentação; c – Erosão; D – Meteorização.

ce

21

assinala a localização geográfica do território correspondente ao Geoparque arouca aquando da fossilização das trilobites.A – Zona tropical; B – Zona equatorial; c – Proximidades do PoloNorte; D – Proximidades do Polo Sul.

F

22

Localiza no tempo geológico a formação das rochas sedimentares que originaram as litologias dominantes no Geoparque arouca.A – Paleozoico e Mesozoico; B – Mesozoico e Cenozoico; c – Pré-Câmbrico e Paleozoico; D – Pré-câmbrico.

e

DinâMicA exTernA DA TerrA no GeopArque AroucA Mesa

23Identifica o tipo de rochas predominante nos afloramentos do Geoparque arouca.A – Granitos; B – Xistos e grauvaques; c – Quartzitos; D – Conglomerados.

ce

24Indica o afloramento granítico dominante na área do Geoparque arouca.A – Granito de Alvarenga; B – Granito da Serra da Freita; c – Granito de Regoufe; D – Granito de Montemuro.

B

CESCMC1213_CienTIC7_DOC_20123239_2P.indd 2 01/03/13 9:49 AM

Page 5: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

25Indica a origem das rochas magmáticas que afloram no Geoparque arouca.A – Intrusões de magma; B – Escoadas de lava; c – Circulação de fluidos no interior da crusta; D – Recristalização de estratos sedimentares.

B

26Identifica a rocha popularmente designada por Pedras Parideiras.A – Xisto; B – Quartzito; c – Conglomerado; D – Granito.

B

27Indica a origem da designação popular dada às Pedras Parideiras.A – Desprendimento de nódulos da rocha-mãe; B – Fraturação da rocha-mãe; c – Dila-tação da rocha-mãe; D – Local arqueológico associado à maternidade.

B

28Indica uma causa da libertação dos nódulos biconvexos nas Pedras Parideiras.A – Ação de seres vivos; B – Meteorização química; c –Termoclastia; D – Calor interno da Terra.

B

29aponta a constituição mineralógica dos nódulos biconvexos.A – Biotite; B – Núcleo de biotite e feldspato revestido por quartzo; c – Núcleo de quartzo e feldspato revestido por biotite; D – Quartzo e feldspato.

B

30Indica a que estruturas dos afloramentos graníticos está associada a disjunção poligo-nal evidenciada nas Pedras Boroas.A – Às pias; B – Às marmitas de gigante; c – Às diáclases; D – Aos filões.

B

31Identifica a designação das rochas metamórficas formadas a partir de sedimentos.A – Plutonitos; B – Metassedimentares; c – Sedimentares; D – Metavulcânicas.

c

32Identifica o tipo de metamorfismo associado à orogenia que afetou a região.A – Metamorfismo de contacto; B – Dinamometamorfismo; c – Metamorfismo regional; D – Metamorfismo regressivo.

c

33Identifica o tipo de metamorfismo associado à intrusão de um corpo ígneo.A – Metamorfismo ígneo; B – metamorfismo regional; c – Metamorfismo de contacto; D – Metamorfismo de impacto.

c

34Indica rochas metamórficas características do Geoparque arouca.A – Xistos e granitos; B – Xistos e quartzitos; c – Mármore e ardósia; D – Quartzito e calcário.

c

35Identifica minerais característicos das rochas metamórficas do Geoparque arouca.A – Estaurolite e moscovite; B – Feldspatos e estaurolite; c – Moscovite e andaluzite; D – Estaurolite e andaluzite.

c

36Identifica as estruturas geológicas que ocorrem na Serra da Freita em resultado da cir-culação de fluidos magmáticos nas fases terminais da cristalização dos granitos.A – Batólitos; B – Filões; c – Falhas; D – Lacólitos.

Be

37

Indica, relativamente aos filões mineralizados que ocorrem no Geoparque arouca, a sua origem e a sua idade relativa em relação às rochas encaixantes.A – são de origem sedimentar e mais antigos; B – são de origem sedimentar e mais recentes; c – são de origem magmática e mais recentes; D – são de origem magmá-tica e mais antigos.

eG

38

Indica um geossítio onde podes apreciar um filão mineralizado de grandes dimensões.A – Filão de quartzo de Cabaços; B – Pedras Parideiras; c – Livraria do Paiva; D – Marmi-tas de gigante no rio Caima.

e

CESCMC1213_CienTIC7_DOC_20123239_2P.indd 3 01/03/13 9:49 AM

Page 6: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

39

aponta uma causa para a permanência de relevos quartzíticos na paisagem.A – são mais resistentes à erosão do que as rochas envolventes; B – são mais recentes do que as restantes rochas; c – os agentes erosivos não atuam sobre os quartzitos; D – estão mais protegidos da ação antrópica.

De

40

Identifica a origem do acentuado desnível de cerca de 70 m responsável pela queda--d’água da Mizarela.A – a maior resistência dos xistos e grauvaques à erosão fluvial, relativamente ao gra-nito; B – a existência de um sistema de falhas na Serra da Freita; c – a existência de uma pedreira de exploração de xistos; D – a maior erosão dos xistos e grauvaques, em relação ao granito, associado à orientação de um plano de falhas;

De

41Identifica a forma de relevo mais antiga do Geoparque arouca.A – O vale do rio Paiva; B – Os meandros do rio Caima; c – A queda-d`água da Miza-rela; D – O planalto da Serra da Freita.

D

42assinala o resultado da ação erosiva do rio Caima na paisagem.A – Formação de dunas; B – Formação de planaltos; c – Formação de grutas; D – For-mação de vales encaixados.

D

43Identifica a natureza do contacto litológico existente na Frecha da Mizarela.A – Granitos e xistos; B – Granitos e quartzitos; c – Quartzitos e xistos; D – Granitos e arenitos.

D

44Indica, no contacto litológico da Frecha da Mizarela, as rochas menos resistentes à erosão.A – Granitos; B – Arenitos; c – Xistos; D – Quartzitos.

D

45Indica os fatores responsáveis pela formação das marmitas de gigante do rio Caima.A – Água e atividade biológica; B – Atividade biológica e detritos sedimentares; c – Água e detritos sedimentares; D – Água, atividade biológica e detritos sedimentares.

D

46

Indica, num Castlekopje (ruína acastelada), os andares expostos mais afetados pela erosão.A – Andares do topo; B – Andares da zona intermédia; c – Andares da base; D – Todos os andares.

D

47assinala o mineral mais explorado na zona do Geoparque arouca durante a segunda Guerra Mundial.A – Ouro; B – Quartzo; c – Biotite; D – Volfrâmio.

G

48assinala o mineral mais explorado na zona do Geoparque arouca durante a ocupação romana da Península Ibérica.A – Volfrâmio; B – Ouro; c – Estaurolite; D – Andaluzite.

G

CESCMC1213_CienTIC7_DOC_20123239_2P.indd 4 01/03/13 9:49 AM

Page 7: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

FORMAÇÃO2013 Contamos consigo.

Conte connosco.

CONTEÚDOS E METODOLOGIA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

A formação organiza-se em duas partes: teórica e prática.

Parte I – Parte teórica

• Enquadramento da ação.

• Informação genérica sobre o património geológico do Geoparque Arouca.

• Orientações sobre o trabalho a desenvolver na oficina.

Parte II – Parte prática

Realização, por cada participante, de um percurso de sete pontos ou paragens. Cada paragem corresponde a uma mesa com diversos materiais informativos e objetos para manipular. Integra, também, um conjunto de questões a responder através da marcação de opções numa grelha previamente distribuída. A passa-gem pelas diferentes mesas não é sequencial. Os pontos de paragem são:

• Rochas magmáticas

• Rochas metamórficas

• Fósseis

• Geomorfologia

• Tectónica

• Paleoambientes

• Recursos geológicos

No final, na posse de todas as respostas, cada participante dirigir-se-á a uma última mesa onde pode validar as suas respostas utilizando uma régua de correção. Neste ponto, estarão disponíveis orientações para a replicação da atividade nas escolas.

APOIO À FORMAÇÃOA documentação de apoio à presente oficina está disponível no Espaço Professor (http://www.espacoprofessor/cientic7). Quaisquer questões ou dúvidas sobre esta ação de formação devem ser dirigidas para [email protected]

Os autores do projeto CienTIC 7

José Salsa

Orlando Guimarães

Rui Cunha

CESCMC1213_CienTIC7_20123239.indd 3 01/02/13 4:53 PM

Page 8: 20123239 CESCMC1213 CienTIC7 - Porto Editora

OOBRIGADO

CESCMC1213_CienTIC7_20123239.indd 4 01/02/13 4:53 PM