2 modulo desenho - etec tupã prof. massuyuki kawano...licenciamento de obra.(1) extrair...

53
Centro Paula Souza – 2010 ETEC - Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã - SP Eixo tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção Civil Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II Componente Curricular: Aspectos Legais e Formais de Projetos de Construção Civil C.H. Semanal: 2,5h/a Professor(es): Mara Regina Arenhardt Tomaz I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Auxiliar na aplicação de normas técnicas, métodos e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos. - Acompanhar o uso de materiais, a aplicação de técnicas e o fluxo de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiro de obras. - Auxiliar no controle da qualidade dos materiais básicos de construção civil, de acordo com as normas técnicas. - Auxiliar na coordenação do manuseio, do preparo e do armazenamento dos materiais e equipamentos básicos da construção civil. - Auxiliar na preparação de processos para aprovação de projetos residenciais em órgãos públicos. - coletar dados para elaboração de projeto - planejar o trabalho relativo ao projeto - processar dados para o projeto - elaborar projetos de arquitetura e engenharia civil - demonstrar competências pessoais - controlar a qualidade de materiais Plano de Trabalho Docente – 2011 Ensino Técnico

Upload: others

Post on 17-Feb-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Centro Paula Souza – 2010

    ETEC - Professor Massuyuki Kawano

    Código: 136 Município:Tupã - SP

    Eixo tecnológico: Infraestrutura

    Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção

    Civil

    Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Componente Curricular: Aspectos Legais e Formais de Projetos de Construção Civil

    C.H. Semanal: 2,5h/a Professor(es): Mara Regina Arenhardt Tomaz

    I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualific ação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. - Auxiliar na aplicação de normas técnicas, métodos e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos. - Acompanhar o uso de materiais, a aplicação de técnicas e o fluxo de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiro de obras. - Auxiliar no controle da qualidade dos materiais básicos de construção civil, de acordo com as normas técnicas. - Auxiliar na coordenação do manuseio, do preparo e do armazenamento dos materiais e equipamentos básicos da construção civil. - Auxiliar na preparação de processos para aprovação de projetos residenciais em órgãos públicos. - coletar dados para elaboração de projeto - planejar o trabalho relativo ao projeto - processar dados para o projeto - elaborar projetos de arquitetura e engenharia civil - demonstrar competências pessoais - controlar a qualidade de materiais

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • Centro Paula Souza – 2010

    II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular

    Componente Curricular: Aspectos Legais e Formais de Projetos de Construção Civil Módulo: II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas

    01 02 03 04

    Interpretar especificações básicas; legislação e Normas Técnicas. Identificar processos de tramitação para aprovação de projeto e licenciamento de obra Analisar projetos de construção civil segundo necessidades básicas previstas na legislação vigente. Analisar propostas de planejamento urbano com vistas a subsidiar a concepção de projetos.

    01 02 03 04

    Selecionar projetos e documentação para licenciamento de obra.(1) Extrair informações e dados necessários à elaboração de propostas de planejamento urbano.(2)

    Manter atualizada e disponível a documentação de obra para fiscalização(3)

    Compatibilizar dados e informações com os documentos e dispositivos legais relativos ao planejamento e execução de obras.(4)

    01 02 03 04

    Lei de uso e Ocupação do Solo: Plano Diretor; Código de Edificações: Código Sanitário. Leis e Dispositivos Legais relativos à acessibilidade (NBR 9050). Instruções técnicas para prevenção e combate à incêndio. Documentação necessária e trâmites legais para aprovação de projetos arquitetônicos junto aos órgãos públicos.

  • Centro Paula Souza – 2010

    III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento

    Componente Curricular: Aspectos Legais e Formais de Projetos de Construção Civil Módulo: II

    Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

    Selecionar projetos e documentação para licenciamento de obra.

    Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações; Código Sanitário(1)

    Aulas expositivas e dialogadas sobre Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações e Código Sanitário . Pesquisas em laboratório de informática para ter acesso à integra de toda legislação vigente. Exercícios práticos que ajudem os alunos a absorver e aplicar o conteúdo exposto .

    08 / 02 15 / 02 22 / 02 01 / 03 15 / 03 22 / 03

  • Centro Paula Souza – 2010

    Extrair informações e dados necessários à elaboração de propostas de planejamento urbano

    Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações; Código Sanitário(1,2) Leis e Dispositivos Legais relativos à acessibilidade (NBR 9050) (1,2) Instruções técnicas para prevenção e combate à incêndio (2)

    Aulas expositivas e dialogadas, com o uso de situações problema colocadas pelo professor, bem como análise técnica da viabilidade de execução de um projeto. Análise e sínteses de textos e informações sobre o tema, com entrega de relatórios individuais que norteiem o conhecimento individual de cada aluno. Exercícios práticos que ajudem os alunos a absorver e aplicar o conteúdo exposto . Utilização do laboratório de pranchetas e laboratório de informática quando necessário para a complementação das aulas.

    29 / 03 05 / 04 12 / 04 19 / 04 26 / 04

    Manter atualizada e disponível a documentação de obra para

    fiscalização.

    Leis e Dispositivos Legais relativos à acessibilidade (NBR 9050) (2,3) Documentação necessária e trâmites legais para aprovação de projetos arquitetônicos junto aos órgãos públicos (4)

    Aulas expositivas e dialogadas, com o uso de situações problema colocadas pelo professor, bem como análise técnica da viabilidade de execução de um projeto. Análise e sínteses de textos e informações sobre o tema, com entrega de relatórios individuais que norteiem o conhecimento individual de cada aluno. Exercícios práticos que ajudem os alunos a absorver e aplicar o conteúdo exposto . Utilização do laboratório de pranchetas e laboratório de informática quando necessário para a complementação das aulas.

    03 / 05 10 / 05 17 / 05 24 / 05

  • Centro Paula Souza – 2010

    Compatibilizar dados e informações com os documentos e dispositivos legais relativos ao planejamento e execução de obras.

    Documentação necessária e trâmites legais para aprovação de projetos arquitetônicos junto aos órgãos públicos (1,2)

    Aulas expositivas e dialogadas sobre Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações e Código Sanitário . Pesquisas em laboratório de informática para ter acesso à integra de toda legislação vigente. Análise e sínteses de textos e informações sobre o tema, com entrega de relatórios individuais que norteiem o conhecimento individual de cada aluno. Exercícios práticos que ajudem os alunos a absorver e aplicar o conteúdo exposto . Aplicar todo o conhecimento adquirido e desenvolvido nas aulas anteriores na montagem de um processo inteiro para aprovação, desde o croqui – para isto será necessário a utilização do laboratório de pranchetas e laboratório de informática.

    31 / 05 07 / 06 14 / 06 21 / 06 28 / 06 05 / 07

  • Centro Paula Souza – 2010

    IV – Procedimentos de Avaliação

    Componente Curricular: Aspectos Legais e Formais de Projetos de Construção Civil Módulo: II

    Competência (por extenso) Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    Interpretar especificações básicas; legislação e Normas Técnicas.

    Habilidades: Selecionar projetos e documentação para licenciamento de obra. Bases Tecnológicas: Interpretar especificações básicas; legislação e Normas Técnicas. Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações; Código Sanitário.

    -Trabalho em grupo.

    Clareza e Precisão. Organização Criticidade Pontualidade

    Apresentação de trabalho que evidencie domínio dos conceitos e aplicação das Normas e Legislação Vigente.

    Identificar processos de tramitação para aprovação de projeto e licenciamento de obra

    Habilidades: - Selecionar projetos e documentação para licenciamento de obra. -Extrair informações e dados necessários à elaboração de propostas de planejamento urbano.

    -Manter atualizada e disponível a documentação de obra para

    -Trabalho em Grupo -Exercícios práticos -Entrega do trabalho de pesquisa apresentação oral.

    Clareza e Precisão. Organização Criticidade Pontualidade

    Apresentação de trabalho que evidencie domínio dos processos de tramitação para aprovação de projeto e licenciamento de obra.

  • Centro Paula Souza – 2010

    fiscalização. Bases Tecnológicas: -Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações; Código Sanitário. -Documentação necessária e trâmites legais para aprovação de projetos arquitetônicos junto aos órgãos públicos.

    Analisar projetos de construção civil segundo necessidades básicas previstas na legislação vigente.

    Habilidades: Selecionar projetos e documentação para licenciamento de obra. Manter atualizada e disponível a documentação de obra para fiscalização. Compatibilizar dados e informações com os documentos e dispositivos legais relativos ao planejamento e execução de obras. Bases Tecnológicas: -Lei de uso e Ocupação do Solo; Plano Diretor; Código de Edificações; Código Sanitário. -Documentação necessária e trâmites legais para aprovação de projetos arquitetônicos junto aos

    -Exercícios práticos

    Clareza e Precisão. Organização Criticidade Pontualidade

    Desempenho que evidencie domínio das necessidades básicas previstas na legislação vigente

  • Centro Paula Souza – 2010

    órgãos públicos.

    Analisar propostas de planejamento urbano com vistas a subsidiar a concepção de projetos.

    Habilidades: -Extrair informações e dados necessários à elaboração de propostas de planejamento urbano.

    -Compatibilizar dados e informações com os documentos e dispositivos legais relativos ao planejamento e execução de obras. Bases Tecnológicas: -Lei de uso e Ocupação do Solo: Plano Diretor; Código de Edificações: Código Sanitário. -Leis e Dispositivos Legais relativos à acessibilidade (NBR 9050).

    -Trabalho em Grupo -Entrega do trabalho de pesquisa apresentação oral. - Prova escrita

    Clareza e Precisão. Organização Criticidade Pontualidade

    Desempenho que evidencie domínio para analisar propostas de planejamento urbano com vistas a subsidiar a concepção de projetos.

  • Centro Paula Souza – 2011

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) - Código de Edificações da Cidade de São Paulo -Plano Diretor de São Paulo - BOTELHO, Manoel Henrique Campos – Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto. -Leis, Normas e Decretos / Normas Técnicas da ABNT. -NRs – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho ( Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil). VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório -A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do módulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. -Revisão dos conceitos necessários para o aluno desenvolver suas habilidades e atingir as competências correspondentes ao módulo, de acordo com o Plano de Recuperação Paralela da desta Unidade. -Avaliação escrita.

    VI – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VII – Identificação:

    Nome do professor(a): Regina Arenhardt Tomaz Assinatura: Data: 02/02/2011

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009 , que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola.

    Nome do(a) Coordenador(a):

    Assinatura: ________________________________ Data: 02/02/2011

    Roberto Luiz Guillaumon Rossler

    Coordenador de Área –Desenho da Construção

  • Centro Paula Souza – 2011

    ETEC Professor Massuyuki Kawano

    Código: 136 Município: TUPÃ

    Eixo Tecnológico: Infraestrutura

    Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção Civil

    Qualificação:AUXILIAR TÉCNICO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MODULO:II

    Componente Curricular: Conforto e Segurança no Ambiente Construído

    C.H. Semanal: 2,5 h/a Professor(es): Mara Regina Arenhardt Tomaz

    I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. •Auxiliar na aplicação de normas técnicas, métodos e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos. •Acompanhar o uso de materiais, a aplicação de técnicas e o fluxo de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiro de obras. •Auxiliar no controle da qualidade dos materiais básicos de construção civil, de acordo com as normas técnicas. •Auxiliar na coordenação do manuseio, do preparo e do armazenamento dos materiais e equipamentos básicos da construção civil. • Propor alternativas para elaboração do projeto. • Especificar elementos construtivos. • Aplicar normas de saúde ocupacional (NR-9 NR-15 e NR -17).

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • Centro Paula Souza – 2011

    II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: História da Arquitetura e U rbanismo Módulo:II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas

    1 2 3 4 5 6 7

    Identificar os aspectos envolvidos no conforto ambiental com fatores determinantes na elaboração do projeto. Identificar as necessidades físicas, sensoriais e psicológicas dos usuários para elaboração de projetos. Avaliar os espaços edificados, tendo como base estudos antropométricos e ergonômicos. Identificar sistemas de manutenção corretiva e preventiva que preservem as características originais de desempenho, as qualidades estéticas e funcionais das edificações. Identificar sob o ponto de vista do conforto e da segurança as funções e características dos equipamentos de uso público e privado. Interpretar mapas de risco de edificações. Analisar o funcionamento de dispositivos de proteção e segurança individual e coletivo.

    1 2

    3

    4 5 6 7 8

    Utilizar dados relativos ao clima, iluminação, ventilação e insolação para elaboração do projeto. Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. Utilizar dados antropométricos e ergonômicos para a elaboração de projetos. Correlacionar aspectos do projeto com as necessidades dos sistemas de manutenção corretiva e preventiva. Classificar equipamentos de segurança de uso público e privado. Cadastrar ambientes e equipamentos segundo suas especificidades de localização e uso para composição de mapas de risco. Consultar manuais técnicos de dispositivos de proteção e segurança individual e coletivo. Utilizar os dispositivos de segurança

    1 2 3

    Noções de: clima insolação ventilação iluminação isolamento térmico e acústico Princípios normativos: ● NR5-CIPA ● NR6-EPI ● NR7 - Prog. de Controle Medico de Saúde Ocupacional ● NR8 - Edificações (condições em canteiro de obra, reformas etc) ● NR9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ● NR12 – Máquinas e Equipamentos ● NR15 – Atividades e Operações Insalubres ● NR17 – Ergonomia ● NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil ● NR33 – Saúde e Segurança em Espaços Confinados. ● NBR 5410 – Instalações Elétricas (segurança) NBR 9050 - Acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais

  • Centro Paula Souza – 2011

    III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: Conforto e Segurança no Amb iente Construído Módulo:II

    Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e

    Mês -Utilizar dados relativos ao clima, iluminação, ventilação e insolação para elaboração do projeto. -Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. -Utilizar dados antropométricos e ergonômicos para a elaboração de projetos.

    Noções de: clima insolação ventilação iluminação isolamento térmico e acústico

    (1,2)

    - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Estudos de caso referente ao assunto abordado;

    10 /02 17 / 02 24/ 02 03 / 03 10 / 03

    Princípios normativos: NR5-CIPA (1,2)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    17 / 03

    NR6-EPI (1,2)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    24 / 03

    NR7 - Prog. de Controle Medico de Saúde Ocupacional (1,2)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    31 / 03

    NR8 - Edificações (condições em canteiro de obra, reformas etc) (1,2)

    - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados

    07 / 04

    Correlacionar aspectos do projeto com as necessidades dos sistemas de manutenção corretiva e preventiva. Classificar equipamentos de segurança de uso público e privado. Cadastrar ambientes e equipamentos segundo suas especificidades de localização e uso para composição de mapas de risco. Consultar manuais técnicos de

    NR9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (5)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    14 / 04

  • Centro Paula Souza – 2011

    NR12 – Máquinas e Equipamentos (5)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    28 / 04

    NR15 – Atividades e Operações Insalubres (1,2,5)

    - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados

    05 / 05

    NR17 – Ergonomia - Apresentação e discussão sobre os temas abordados em pesquisa.

    12 / 05

    NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (5,6,7)

    - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados

    19 / 05

    NR33 – Saúde e Segurança em Espaços Confinados. (1,2,5,6,7)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    26 / 05

    dispositivos de proteção e segurança individual e coletivo. Utilizar os dispositivos de segurança

    NBR 5410 – Instalações Elétricas (segurança) (7)

    - Aulas expositivas e dialogadas

    02 / 06

    Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. Utilizar dados antropométricos e ergonômicos para a elaboração de projetos.

    Utilizar os dispositivos de segurança

    NBR 9050 - Acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais (1,2,3,4,5,6 E 7 )

    - Aulas expositivas e dialogadas - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados - Apresentação e discussão sobre os temas abordados em pesquisa

    09 / 06 16 / 06 30 / 06 07 / 07

  • Centro Paula Souza – 2011

    IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular : História da Arquitetura e Urbanismo Módu lo:II

    Competência Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    1. Identificar os aspectos envolvidos no conforto ambiental com fatores determinantes na elaboração do projeto. 2. Identificar as necessidades físicas, sensoriais e psicológicas dos usuários para elaboração de projetos.

    Habilidades : 1.Utilizar dados relativos ao clima, iluminação, ventilação e insolação para elaboração do projeto. 2. Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. Bases Tecnológicas: Clima Insolação

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. - Avaliação escrita.

    - Clareza - Raciocínio lógico -Criticidade - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina

    1. Identificar os aspectos envolvidos no conforto ambiental com fatores determinantes na elaboração do projeto. 2. Identificar as necessidades físicas, sensoriais e psicológicas dos usuários para elaboração de projetos.

    Habilidades : 1.Utilizar dados relativos ao clima, iluminação, ventilação e insolação para elaboração do projeto. 2. Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. Bases Tecnológicas: Ventilação.

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas.. -Apresentação oral e escrita de pesquisa;

    - Clareza - Raciocínio lógico -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

    1. Identificar os aspectos envolvidos no conforto ambiental

    Habilidades : 1.Utilizar dados relativos ao clima,

    - Observação e

    - Clareza

    - Apresentação dos resultados com o

  • Centro Paula Souza – 2011

    com fatores determinantes na elaboração do projeto. 2. Identificar as necessidades físicas, sensoriais e psicológicas dos usuários para elaboração de projetos.

    iluminação, ventilação e insolação para elaboração do projeto. 2. Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. Bases Tecnológicas: Iluminação Isolamento térmico e acústico.

    análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas.. -Apresentação oral e escrita de pesquisa;

    - Raciocínio lógico -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

    4.Identificar sistemas de manutenção corretiva e preventiva que preservem as características originais de desempenho, as qualidades estéticas e funcionais das edificações. 5. Identificar sob o ponto de vista do conforto e da segurança as funções e características dos equipamentos de uso público e privado. 6.Interpretar mapas de risco de edificações. 7.Analisar o funcionamento de dispositivos de proteção e segurança individual e coletivo.

    Habilidades : 2. Adequar os projetos atendendo aos requisitos físicos, sensoriais e psicológicos dos usuários. 4. Correlacionar aspectos do projeto com as necessidades dos sistemas de manutenção corretiva e preventiva. 5. Classificar equipamentos de segurança de uso público e privado. 6. Cadastrar ambientes e equipamentos segundo suas especificidades de localização e uso para composição de mapas de risco. 8. Utilizar os dispositivos de Segurança Bases Tecnológicas: Princípios normativos: Normas Regulamentadoras- NR5, NR6, NR7, NR8, NR9, NR12

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas.. -Apresentação oral e escrita de pesquisa;

    - Clareza -Raciocínio lógico -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

  • Centro Paula Souza – 2011

    3.Avaliar os espaços edificados, tendo como base estudos antropométricos e ergonômicos. 4. Identificar sistemas de manutenção corretiva e preventiva que preservem as características originais de desempenho, as qualidades estéticas e funcionais das edificações. 5. Identificar sob o ponto de vista do conforto e da segurança as funções e características dos equipamentos de uso público e privado. 6.Interpretar mapas de risco de edificações. 7.Analisar o funcionamento de dispositivos de proteção e segurança individual e coletivo.

    Habilidades : 4. Correlacionar aspectos do projeto com as necessidades dos sistemas de manutenção corretiva e preventiva. 5. Classificar equipamentos de segurança de uso público e privado. 8. Utilizar os dispositivos de Segurança Bases Tecnológicas: Princípios normativos: Normas Regulamentadoras- NR15, NR17, NR18, NR33, NBR 5410, NBR 9050

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas.. - Seminário. -Avaliação escrita

    - Domínio de conceitos e normas. - Compreensão e domínio das técnicas apresentadas. . - Participação e assiduidade -Clareza de idéias; - senso crítico; - Iniciativa; - Participação.

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

  • Centro Paula Souza – 2011

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia)

    - Código Sanitário Estadual.

    - NBR 5410, NBR 9050.

    - NR 05, NR 06, NR 07, NR 08, NR 09, NR 12, NR 15, NR 17, NR 18, NR 33

    -FROTA, Anésia Barros/ Sueli Ramos Schiffer. Manual de conforto térmico : arquitetura, urbanismo - 5. ed. — São Paulo : Studio Nobel, 2001.

    - MASCARÓ, Lúcia R. De. Energia na Edificação-Estratégia para minimizar o seu consumo .- Projeto Editores Associados Ltda, 2ª Ed., São Paulo, 1991.

    VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório -A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do módulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. -Revisão dos conceitos necessários para o aluno desenvolver suas habilidades e atingir as competências correspondentes ao módulo, de acordo com o Plano de Recuperação Paralela da desta Unidade. -Avaliação escrita.

    VII – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VIII – Identificação:

    Nome do professor(a):Mara Regina Arenhardt Tomaz

    Assinatura: Data:

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009 , que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola.

    Nome do(a) Coordenador(a):

    Assinatura: ________________________________ Data: 02/02/2011

    Roberto Luiz Guillaumon Rossler

    Coordenador de Área –Desenho da Construção

  • Centro Paula Souza – 2011

    ETEC Professor Massuyuki Kawano

    Código: 136 Município: TUPÃ

    Eixo Tecnológico: Infraestrutura

    Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção Civil

    Qualificação: Auxiliar Técnico De Projetos De Construção Civil Módulo: II

    Componente Curricular: HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO

    C.H. Semanal: 2,5 h/a Professor(es): Mara Regina Arenhardt Tomaz

    I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. • Auxiliar na aplicação de normas técnicas, métodos e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos. • Acompanhar o uso de materiais, a aplicação de técnicas e o fluxo de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiro de obras. • Especificar elementos construtivos. • Buscar informações complementares. .

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • Centro Paula Souza – 2011

    II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: História da Arquitetura e U rbanismo Módulo:II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas

    1 2 3 4

    Analisar as atividades humanas, sua organização e seu correspondente programa de necessidades ao longo da história. Analisar os fatores econômicos e sócio culturais relativos as suas épocas e a decorrente influência nas técnicas construtivas. Identificar os diferentes estilos arquitetônicos dos principais períodos da história. Analisar a produção arquitetônica no Brasil e sua relação com o espaço urbano ao longo da história

    1 2 3 4

    Correlacionar as atividades humanas aos programas de necessidades ao longo da história.

    Selecionar dados históricos, pertinentes aos estilos arquitetônicos de suas determinadas épocas.

    Descrever as características técnicas, fatores econômicos, sócio-culturais, correspondentes aos seus determinados períodos históricos.

    Situar a produção arquitetônica dentro do seu quadro cultural, social, econômico e estético do período.

    1 2 3

    Noções básicas dos principais estilos arquitetônicos e respectivos períodos na história da humanidade (Pré-história, Civilizações antigas, Idade Média, Renascimento e Modernismo) Técnicas construtivas utilizadas em diferentes épocas da história Técnicas construtivas brasileiras, suas origens, influências e principais características: •Arquitetura Colonial (Pré-colonização,

    Período Colonial e Barroco Mineiro) •Ecletismo / Neoclássico (influência de

    estilos europeus) •Art Noveau •Modernismo (Períodos de 1920/1930,

    1950/1960) •Arquitetura Contemporânea •Arquitetura local /regional (contexto arquitetônico na região)

  • Centro Paula Souza – 2011

    III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: História da Arquitetura e U rbanismo Módulo:II

    Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

    Correlacionar as atividades humanas aos programas de necessidades ao longo da história.

    Noções básicas dos principais estilos arquitetônicos e respectivos períodos na história da humanidade (Pré-história, Civilizações antigas, Idade Média, Renascimento e Modernismo) (1,3)

    - Aulas expositivas com apresentação dos conceitos básicos e recursos visuais - Pesquisa sobre os conceitos trabalhados

    08 /02 15 / 02 22 / 02 01 / 03 15 / 03 22 / 03 29 / 03

    - Selecionar dados históricos, pertinentes aos estilos arquitetônicos de suas determinadas épocas. - Descrever as características técnicas, fatores econômicos, sócio-culturais, correspondentes aos seus determinados períodos históricos.

    Técnicas construtivas utilizadas em diferentes épocas da história (2,3)

    - Aulas expositivas com apresentação dos conceitos básicos e recursos visuais - Atividades e exercícios de fixação - Trabalho de Pesquisa sobre os conceitos trabalhados

    05 / 04 12 / 04 19 / 04 26 / 04 03 / 05

  • Centro Paula Souza – 2011

    Situar a produção arquitetônica dentro do seu quadro cultural, social, econômico e estético do período

    -Técnicas construtivas brasileiras, suas origens, influências e principais características: •Arquitetura Colonial (Pré-

    colonização, Período Colonial e Barroco Mineiro)

    •Ecletismo / Neoclássico (influência de estilos europeus)

    •Art Noveau •Modernismo (Períodos de

    1920/1930, 1950/1960) •Arquitetura Contemporânea •Arquitetura local /regional (contexto arquitetônico na região) (3,4)

    - Aula expositiva, com recursos visuais; - Trabalho de pesquisa dos diferentes estilos e técnicas; - Seminário sobre os estilos arquitetônicos pesquisados - Palestra e ou entrevista sobre Arquitetura Local com um profissional da área.

    10 / 05 17 / 05 24 / 05 31 / 05 07 / 06 14 / 06 21 / 06 28 / 06 05 / 07

  • Centro Paula Souza – 2011

    IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular : História da Arquitetura e Urbanismo Módu lo:II

    Competência (por extenso) Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    Analisar as atividades humanas, sua organização e seu correspondente programa de necessidades ao longo da história.

    Habilidades:

    Correlacionar as atividades humanas aos programas de necessidades ao longo da história.

    Bases Tecnológicas:

    Noções básicas dos principais estilos arquitetônicos e respectivos períodos na história da humanidade (Pré-história, Civilizações antigas, Idade Média, Renascimento e Modernismo)

    - Prova escrita, - Observação e análise dos alunos nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

    - Clareza -Criatividade -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

    Analisar os fatores econômicos e sócio culturais relativos as suas épocas e a decorrente influência nas técnicas construtivas.

    Habilidades:

    Selecionar dados históricos, pertinentes aos estilos arquitetônicos de suas determinadas épocas.

    Descrever as características técnicas, fatores econômicos, sócio-culturais, correspondentes aos seus determinados períodos históricos.

    Bases Tecnológicas:

    Técnicas construtivas utilizadas em diferentes épocas da história

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. - Observação e análise dos alunos nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

    - Clareza -Criatividade -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

  • Centro Paula Souza – 2011

    Identificar os diferentes estilos arquitetônicos dos principais períodos da história.

    Habilidades:

    Selecionar dados históricos, pertinentes aos estilos arquitetônicos de suas determinadas épocas.

    Descrever as características técnicas, fatores econômicos, sócio-culturais, correspondentes aos seus determinados períodos históricos.

    Bases Tecnológicas:

    Técnicas construtivas utilizadas em diferentes épocas da história

    - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. - Observação e análise dos alunos nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

    - Clareza -Criatividade -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

    Analisar a produção arquitetônica no Brasil e sua relação com o espaço urbano ao longo da história

    Habilidades:

    Situar a produção arquitetônica dentro do seu quadro cultural, social, econômico e estético do período

    Bases Tecnológicas:

    -Técnicas construtivas brasileiras, suas origens, influências e principais características: •Arquitetura Colonial (Pré-

    colonização, Período Colonial e Barroco Mineiro)

    •Ecletismo / Neoclássico (influência de estilos europeus)

    •Art Noveau •Modernismo (Períodos de

    1920/1930, 1950/1960) •Arquitetura Contemporânea •Arquitetura local /regional (contexto arquitetônico na região)

    - Prova escrita, - Observação e análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. - Observação e análise dos alunos nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

    - Clareza -Criatividade -Criticidade - Apresentação e argumentação na montagem de suas pesquisas - Participação e assiduidade

    - Apresentação dos resultados com o domínio do assunto estudado. - Desempenho do aluno evidenciando o domínio da competência a ser avaliada. - Organização e disciplina no cumprimento de tarefas e prazos.

  • Centro Paula Souza – 2010

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) JANSON, H.W. História Geral da Arte – o mundo antigo e a idade média. Martins Fontes;2001

    CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea – uma introdução. Martins Fontes; 2005

    KOCH, Wilfried. Dicionário Dos Estilos Arquitetônicos. Martins Fontes, São Paulo.

    REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978. SILVA, Geraldo Gomes da. Arquitetura do Ferro no Brasil. São Paulo: Nobel, 1987.

    LEMOS, Carlos. Arquitetura brasileira. São Paulo: Melhoramentos: Edusp, 1979.

    INTERNET - Rede Mundial de Computadores; www.educacao.uol.com.br - www.historianet.com.br; www.historiadaarte .com.br etc...

    VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório -A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do módulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. -Revisão dos conceitos necessários para o aluno desenvolver suas habilidades e atingir as competências correspondentes ao módulo, de acordo com o Plano de Recuperação Paralela da desta Unidade. -Avaliação escrita.

    VII – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VIII – Identificação:

    Nome do professor(a):Mara Regina Arenhardt Tomaz

    Assinatura: Data: 02/02/2011

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009 , que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola.

    Nome do(a) Coordenador(a):

    Assinatura: ________________________________ Data: 02/02/2011

    Roberto Luiz Guillaumon Rossler

    Coordenador de Área –Desenho da Construção

  • Centro Paula Souza – 2010

    ETEC - Professor Massuyuki Kawano

    Código: 136 Município:Tupã - SP

    Eixo tecnológico: Infraestrutura

    Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção

    Civil

    Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Componente Curricular: PROJETO DO ESPAÇO RESIDENCIAL

    C.H. Semanal: 7,5h/a Professor(es): Alessandra Scalise Lopes /

    Juliana Demarchi Polidoro

    I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular.

    • COLETAR DADOS PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS

    • PLANEJAR O TRABALHO RELATIVO AO PROJETO TÉCNICO

    • DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

    • Supervisionar a execução de serviços de execução de obra

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • Centro Paula Souza – 2010

    II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: PROJETO DO ESPAÇO RESIDENCIAL Módulo: II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas

    01 02 03 04

    Conceber projetos técnicos arquitetônicos residenciais. Interpretar especificações, legislação e normas técnicas de projetos arquitetônicos. Interpretar as necessidades específicas de uso do espaço residencial. Identificar os elementos construtivos relativos aos projetos arquitetônicos residenciais.

    01 02 03 04 05

    Organizar a ocupação dos espaços residenciais, considerando suas proporções, funcionamento, mobiliário, instalações, revestimentos, cores e conforto. (1) Organizar em formato gráfico, esboços e projetos. (1,2 e 3) Utilizar softwares específicos para concepção de projetos arquitetônicos. (1) Utilizar convenções e normas do desenho arquitetônico. (1 e 4)

    Dimensionar elementos construtivos. (4)

    01 02 03

    Conceitos e técnicas de execução de plantas arquitetônicas dos diferentes pavimentos de uma construção Dimensionamento e técnicas de representação gráfica de elementos construtivos: acessos: pisos, níveis e escadas (Blondel); coberturas e telhas; vãos e esquadrias Projeto de uma residência unifamiliar conforme normas e legislação regional (Prefeitura e Executivo)

  • Centro Paula Souza – 2010

  • Centro Paula Souza – 2010

    III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: PROJETO DO ESPAÇO RESIDENCIAL Módulo: II

    Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

    Organizar a ocupação dos

    espaços residenciais, considerando suas proporções,

    funcionamento, mobiliário, instalações, revestimentos,

    cores e conforto.

    Conceitos e técnicas de execução de plantas arquitetônicas dos diferentes pavimentos de uma construção (3,4)

    Divisão da classe em turmas de no máximo 20 alunos, cada uma com um professor. Desenvolvimento pelos alunos, assistidos pelos professores, de exercícios e trabalhos propostos. As aulas serão desenvolvidas em salas ambientes próprias.

    09 / 02 a 11/ 02 16 / 02 a 18 / 02 23 / 02 e 25 / 02 02 / 03 a 04 / 03

    Organizar em formato gráfico, esboços e projetos.

    Dimensionamento e técnicas de representação gráfica de elementos construtivos: acessos: pisos, níveis e escadas (Blondel); coberturas e telhas; vãos e esquadrias (1,2 e 4) Projeto de uma residência unifamiliar conforme normas e legislação regional (Prefeitura e Executivo) (2)

    Divisão da classe em turmas de no máximo 20 alunos, cada uma com um professor. Desenvolvimento pelos alunos, assistidos pelos professores, de exercícios e trabalhos propostos. As aulas serão desenvolvidas em salas ambientes próprias.

    10 / 03 e 11 / 03 16 / 03 a 18 / 03 23 / 03 a 25 / 03

  • Centro Paula Souza – 2010

    Utilizar softwares específicos para concepção de projetos

    arquitetônicos.

    Conceitos e técnicas de execução de plantas arquitetônicas dos diferentes pavimentos de uma construção (1,3) Dimensionamento e técnicas de representação gráfica de elementos construtivos: acessos: pisos, níveis e escadas (Blondel); coberturas e telhas; vãos e esquadrias (1,2 e 4) Projeto de uma residência unifamiliar conforme normas e legislação regional (Prefeitura e Executivo) (2)

    Divisão da classe em turmas de no máximo 20 alunos, cada uma com um professor. Desenvolvimento pelos alunos, assistidos pelos professores, de exercícios e trabalhos propostos. As aulas serão desenvolvidas em salas ambientes próprias.

    30 / 03 a 01 / 04 06 / 04 a 08 / 04 13 / 04 a 15 / 04

    20 / 04 e 27 /04 a 29 / 04

  • Centro Paula Souza – 2010

    Utilizar convenções e normas do desenho arquitetônico.

    Conceitos e técnicas de execução de plantas arquitetônicas dos diferentes pavimentos de uma construção (1,3) Dimensionamento e técnicas de representação gráfica de elementos construtivos: acessos: pisos, níveis e escadas (Blondel); coberturas e telhas; vãos e esquadrias (1,2 e 4) Projeto de uma residência unifamiliar conforme normas e legislação regional (Prefeitura e Executivo) (2)

    Divisão da classe em turmas de no máximo 20 alunos, cada uma com um professor. Desenvolvimento pelos alunos, assistidos pelos professores, de exercícios e trabalhos propostos. As aulas serão desenvolvidas em salas ambientes próprias.

    04 / 05 a 06 / 05 11 / 05 a 13 / 05 18 / 05 a 20 / 05 25 / 05 a 27 / 05

  • Centro Paula Souza – 2010

    Dimensionar elementos construtivos.

    Dimensionamento e técnicas de representação gráfica de elementos construtivos: acessos: pisos, níveis e escadas (Blondel); coberturas e telhas; vãos e esquadrias (1,2 e 4) Projeto de uma residência unifamiliar conforme normas e legislação regional (Prefeitura e Executivo) (2)

    Divisão da classe em turmas de no máximo 20 alunos, cada uma com um professor. Desenvolvimento pelos alunos, assistidos pelos professores, de exercícios e trabalhos propostos. Complementando com atividade em grupo na execução de maquete física para fixação da prática. As aulas serão desenvolvidas em salas ambientes próprias.

    01 / 06 a 03 / 06 08/ 06 a 10 / 06

    15/ 06 a 17 / 06 e 22 / 06

  • Centro Paula Souza – 2010

    IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: PROJETO DO ESPAÇO RESIDENCIAL Módulo: II

    Competência Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    Conceber projetos técnicos arquitetônicos residenciais. Interpretar especificações, legislação e normas técnicas de projetos arquitetônicos. Interpretar as necessidades específicas de uso do espaço residencial. Identificar os elementos construtivos relativos aos projetos arquitetônicos residenciais.

    Interesse e mudança na visão crítica quanto aos sistemas construtivos. Executar a tarefa proposta, utilizando os conceitos técnicos.

    -Observação direta. - Relatórios. - Portifólio dos trabalhos desenvolvidos individualmente em sala de aula -Análise dos alunos nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas..

    - Compreensão e domínio das técnicas apresentadas. - Uso adequado de ferramentas e equipamentos. - Execução correta das tarefas. - Participação e assiduidade.

    - Executa a tarefa proposta, utilizando os conceitos técnicos. -Demonstra interesse e participação.

  • Centro Paula Souza – 2010

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia)

    - Código Sanitário Estadual.

    - Leis e posturas Municipais.

    - Softwares específicos

    - Apostilas de Desenho Arquitetônico

    VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório - Trabalhos extra-classe. - Atividades complementares de pesquisa. - Aulas de reforço em horários alternativos.

    VI – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VII – Identificação:

    Nome do professor(a): Alessandra Scalise Lopes / Juliana Demarchi Polidoro Assinatura: Data: 02/02/2011

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009 , que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola.

    Nome do(a) Coordenador(a):

    Assinatura: ________________________________ Data: 02/02/2011

    Roberto Luiz Guillaumon Rossler

    Coordenador de Área –Desenho da Construção

  • Centro Paula Souza – 2010

    ETEC - Professor Massuyuki Kawano

    Código: 136 Município:Tupã - SP

    Eixo tecnológico: Infraestrutura

    Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Desenho de Construção

    Civil

    Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Componente Curricular: : PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    C.H. Semanal: 2,5h/a Professor(es): Juliana Demarchi Polidoro

    I – Atribuições e atividades profissio nais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular.

    • COLETAR DADOS PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

    • PLANEJAR O TRABALHO RELATIVO AO PROJETO TÉCNICO DE DESENHO EM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

    • DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

    • Desenvolver capacidade em expressar através de elaboração de

    desenhos técnicos na concepção de projetos

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • Centro Paula Souza – 2010

    II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular

    Componente Curricular: PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas 01 02 03 04 05 06 07

    Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados. Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo. Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos. Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas.

    01 02 03 04 05

    Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. (1) Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. (2) Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. (3,4) Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. (5) Registrar as etapas do trabalho e dados obtidos. (6,7)

    01 02 03

    Estudo do cenário da área profissional: características do setor (macro e micro regiões); avanços tecnológicos; ciclo de Vida do setor; demandas e tendências futuras da área profissional; identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor. Identificação e definição de temas para o TCC: análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade Definição do cronograma de trabalho

  • Centro Paula Souza – 2010

    04 05 06 07 08

    Técnicas de pesquisa: Documentação Indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário); técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.) Problematização Construção de hipóteses Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Justificativa (Por quê?)

  • Centro Paula Souza – 2010

    III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento

    Componente Curricular: PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

    Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes

    para o desenvolvimento de estudos e projetos

    Estudo do cenário da área profissional: características do setor (macro e micro regiões); avanços tecnológicos; ciclo de Vida do setor; demandas e tendências futuras da área profissional; identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações problema do setor. (1)

    Desenvolvimento da aula com a participação do aluno: método ativo. A aula será ministrada através de exposição do professor com interrogatório ao aluno levando-o a descobertas, discussões e debates com o objetivo de sanar dúvidas.

    14 / 02 21/ 02

    Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao

    projeto.

    Identificação e definição de temas para o TCC: análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade (2)

    Aulas expositivas no laboratório de informática

    28 / 02 14 / 03 21 / 03 28 / 03

  • Centro Paula Souza – 2010

    Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao

    acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o

    projeto.

    Definição do cronograma de trabalho: bibliográfica); técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário); técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.) ( 3 e 4)

    Aulas expositivas no laboratório de informática

    04 / 04 11 / 04 18 / 04 25 / 04

    Aplicar instrumentos de

    pesquisa de campo

    Problematização (5)

    Desenvolvimento da aula com a participação do aluno: método ativo.

    A aula será ministrada através de exposição do professor com interrogatório ao aluno levando-o a descobertas, discussões e

    debates com o objetivo de sanar dúvidas.

    02 / 05 e 09 / 05

    Registrar as etapas do trabalho e dados obtidos

    Construção de hipóteses Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Justificativa (Por quê?) (6 e 7)

    Aulas expositivas no laboratório de informática

    16 /05 23 /05 30 /05 06 /06 13 /06 20 /06 27/06

  • Centro Paula Souza – 2010

    IV – Procedimentos de Avaliação

    Componente Curricular: PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Módulo: II

    Competência Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados. Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo. Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos. Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas.

    De acordo com as respostas dos alunos aos problemas Uso adequado do equipamento Domínio de conceitos e normas Iniciativa e Organização Estruturação de Idéias Participação

    Perguntas orais Observação Interpretação correta Pontualidade, interesse, participação efetiva no grupo Apresentação de Projeto

    Domínio de conceito, relacionamento de idéias, resolução de problemas. Avaliação de acordo com os critérios: maneira de exposição, elaboração de idéias, criatividade, redação, entendimento pelos alunos. Levantamento corretamente executado de acordo com as Normas Vigentes

    Aplicação dos conceitos e correta manipulação de livros e apostilas consultados Domínio de conceito, relacionamento de idéias, resolução de problemas. Ficará evidenciado pela participação e interesse dos alunos perante a performance do grupo que estará apresentando Pontualidade, interesse, participação efetiva no grupo

  • Centro Paula Souza – 2011

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) GRION, Laurinda. Dicas para uma boa redação. Ed. Ática.

    IBEP FERREIRA, Reinaldo Mathias. Correspondência Comercial e Oficial. Editora Ática

    LIMA, Oliveira. Manual de redação oficial: teoria, modelos e exercícios.

    MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental

    VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório - Trabalhos extra-classe. - Atividades complementares de pesquisa. - Aulas de reforço em horários alternativos.

    VI – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VII – Identificação:

    Nome do professor(a): Juliana Demarchi Polidoro Assinatura: Data: 02/02/2011

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009 , que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola.

    Nome do(a) Coordenador(a):

    Assinatura: ________________________________ Data: 02/02/2011

    Roberto Luiz Guillaumon Rossler

    Coordenador de Área –Desenho da Construção

  • Centro Paula Souza – 2011

    ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã - Sede

    Código: 136 Município: TUPÃ

    Eixo Tecnológico: INFRAESTRUTURA

    Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    Qualificação: Auxiliar Técnico em Projetos da Construção Civil

    Módulo: II

    Componente Curricular: PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS I - Hidráulica

    C.H. Semanal: 05 h/a Professor(es): Roberto Luiz Guillaumon Rössler /

    Donizete Aparecida Caunetto

    I – Atribuiç ões e atividades profissionais relativas à qualific ação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular.

    - Elaborar memoriais técnico-descritivos, relação de quantitativos e especificação de materiais de hidráulica.

    - Elaborar representação gráfica de projetos de instalações hidráulicas. -analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica e detectando inconsistências, superposições e incompatibilidade de execução; - supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho.

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Consultar o Plano de Curso da habilitação para preencher esta planilha, copiar e colar abaixo) Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

  • Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas 01 02 03 04 05 06 07

    Identificar alternativas de conservação de recursos naturais em instalações hidráulicas. Interpretar Normas Técnicas relativas às instalações hidráulicas. Analisar necessidades dos usuários e recursos disponíveis para o dimensionamento de projetos de instalações hidráulicas. Interpretar normas regulamentadoras e padrões de concessionárias de água e esgoto. Reconhecer os elementos da instalação de água e de esgoto disponíveis no mercado, suas características, métodos de instalação e condições de funcionamento. Conceber projetos executivos de instalações hidráulicas residenciais. Elaborar Memoriais Descritivos, Justificativos e de Cálculos de instalações hidráulicas residenciais.

    01 02 03 04 05 06 07

    Classificar recursos naturais aplicáveis às instalações hidráulicas. Aplicar normas técnicas de instalações hidráulicas. Realizar cálculos das instalações hidráulicas. Selecionar convenções de desenho de instalações prediais. Desenhar projetos executivos hidrossanitários. Classificar os materiais para instalações hidráulicas, segundo suas características e condições de funcionamento. Elaborar de tabelas e planilhas quantitativas de materiais

    01 02 03 04 05 06 07

    Sistemas de aproveitamento e de reuso da água Normas Técnicas relacionadas às instalações hidráulicas (dimensionamento e simbologia) Métodos de dimensionamento de instalações hidrossanitárias e de águas pluviais Métodos de levantamento quantitativo unitário e global Técnicas de desenho de instalações água fria e quente, esgoto sanitário e águas pluviais: Memoriais Descritivos, Justificativos e de Cálculo para instalações hidráulicas Elementos de instalações Hidráulicas: • instalações de água fria e quente; • instalações de esgoto sanitário; • instalações de águas pluviais

  • III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

    Nº da Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático

    Cronograma / Dia e Mês

    1. Classificar recursos naturais aplicáveis às instalações hidráulicas. 2. Aplicar normas técnicas de instalações hidráulicas

    1. Sistemas de aproveitamento e de reuso da água 2. Normas Técnicas relacionadas às instalações hidráulicas (dimensionamento e simbologia) (Competências 1 e 2)

    Apresentação de vídeos, catálogos técnicos e aulas

    expositivas

    07 / 02 a 11 / 02 14 / 02 a 18 / 02 21 / 02 a 25 / 02 28 / 02 a 04 / 03

    3. Realizar cálculos das instalações hidráulicas.

    3. Métodos de dimensionamento de instalações hidrossanitárias e de águas pluviais (Competência 3)

    Aulas expositivas e orientação para realização

    de atividades individuais

    10 / 03 a 11 / 03 14 / 03 a 18 / 03 21 / 03 a 25 / 03 28 / 03 a 01 / 04 04 / 04 a 08 / 04

    4. Selecionar convenções de desenho de instalações prediais. 5. Desenhar projetos

    executivos hidrossanitários

    4. Métodos de levantamento quantitativo unitário e global 5. Técnicas de desenho de instalações água fria e quente, esgoto sanitário e águas pluviais (Competências 4 e 5)

    Orientação para desenvolvimento de

    atividades em grupo

    11 / 04 a 15 / 04 18 / 04 a 20 / 04 25 / 04 a 29 / 04 02 / 05 a 06 / 05 09 / 05 a 13 / 05

    6. Classificar os materiais para instalações hidráulicas, segundo suas características e condições de

    funcionamento.

    6. Memoriais Descritivos, Justificativos e de Cálculo para instalações hidráulicas (Competência 6)

    Apresentação de estudo de caso e orientação sobre elaboração de atividade

    em grupo

    16 / 05 a 20 / 05 23 / 05 a 27 / 05 30 / 05 a 03 / 06 06 / 06 a 10 / 06

    7. Elaborar de tabelas e planilhas quantitativas de materiais

    7. Elementos de instalações Hidráulicas: • instalações de água fria e quente; • instalações de esgoto sanitário; • instalações de águas pluviais (Competências 2, 5 e 6)

    Aula expositiva, interdisciplinaridade com orçamentos e orientação para detalhamento de

    planilhas

    13 / 06 a 17 / 06 20 / 06 a 24 / 06 27 / 06 a 30 / 06

    01/07/2011

  • IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

    Competência (por extenso) Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    1.Identificar alternativas de conservação de recursos naturais em instalações hidráulicas. 2. Interpretar Normas Técnicas relativas às instalações hidráulicas.

    Habilidades: 1. Classificar recursos naturais aplicáveis às instalações hidráulicas. 2. Aplicar normas técnicas de instalações hidráulicas. Bases Tecnológicas: 1. Sistemas de aproveitamento e de reuso da água 2. Normas Técnicas relacionadas às instalações hidráulicas (dimensionamento e simbologia)

    Entrega do trabalho de pesquisa apresentação oral, Exercício, Prova escrita

    Clareza e Precisão. Organização Objetividade Criticidade

    Apresentação da prova que evidencie domínio do aprendizado explicitando cronologia e raciocínio lógico

    3. Analisar necessidades dos usuários e recursos disponíveis para o dimensionamento de projetos de instalações hidráulicas.

    Habilidades : 3. Realizar cálculos das instalações hidráulicas. Bases Tecnológicas: _3. Métodos de dimensionamento de instalações hidrossanitárias e de águas pluviais

    Trabalho individual

    Clareza e Precisão. Organização Objetividade Criticidade

    Apresentação do trabalho com seqüência racional, relação dimensional adequada e organização

    4. Interpretar normas regulamentadoras e padrões de concessionárias de água e esgoto. 5. Reconhecer os elementos da instalação de água e de esgoto disponíveis no mercado, suas características, métodos de instalação e condições de funcionamento.

    Habilidades : 4. Selecionar convenções de desenho de instalações prediais. 5. Desenhar projetos executivos hidrossanitários. Bases Tecnológicas: 4. Métodos de levantamento quantitativo unitário e global 5. Técnicas de desenho de instalações água fria e quente, esgoto sanitário e águas pluviais

    Trabalho em grupo

    Clareza e Precisão. Organização Objetividade Criticidade

    Apresentação do trabalho com sequência racional, relação dimensional adequada e organização

  • 6. Conceber projetos executivos de instalações hidráulicas residenciais.

    Habilidades : 6. Classificar os materiais para instalações hidráulicas, segundo suas características e condições de funcionamento. Bases Tecnológicas: 6. Memoriais Descritivos, Justificativos e de Cálculo para instalações hidráulicas

    Trabalho em grupo

    Clareza e Precisão. Organização Objetividade Criticidade

    Apresentação do trabalho com sequência racional, relação dimensional adequada e organização

    7. Elaborar Memoriais Descritivos, Justificativos e de Cálculos de instalações hidráulicas residenciais.

    Habilidades : 7. Elaborar de tabelas e planilhas quantitativas de materiais. Bases Tecnológicas: 7. Elementos de instalações Hidráulicas: instalações de água fria e quente; instalações de esgoto sanitário; instalações de águas pluviais

    Prova escrita e trabalho individual

    Clareza e Precisão. Organização Objetividade Criticidade

    Apresentação da prova escrita e do trabalho com sequência racional, relação dimensional adequada e organização

  • Centro Paula Souza – 2011

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) BOTELHO, M. H. C. Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto. São Paulo, Edgard Blucher, 1992. AZEREDO, H. A O Edifício até sua Cobertura. São Paulo, Edgard Blucher, 1992., H. A O CARVALHO JR, Roberto de Carvalho - Instalações Hidráulicas E O PROJETO Arquitetônico. São Paulo, Edgard Blucher, 2007 ( 3ª edição ampliada e revisada). RIPPER, E. Como Evitar Erros na Construção. São Paulo, PINI, 1986. SOUZA, R. E MEKBEKIAN G. Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. São Paulo, PINI, 1999. VERÇOSA, E. J. Patologia das Edificações. D.C. Luzzatto Editores Ltda. Revistas: Téchne, Construção Mercado, Arquitetura e Urbanismo – Editora PINI. Catálogos e manuais de fabricantes. VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório -A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do módulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. -Revisão dos conceitos necessários para o aluno desenvolver suas habilidades e atingir as competências correspondentes ao módulo, de acordo com o Plano de Recuperação Paralela da desta Unidade. -Avaliação escrita.

    VII – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adaptação do presente Plano de aulas.

    VIII – Identificação:

    Nome do professor(a): Osmar Gabriel Trigo Marques de Oliveira e . Roberto Luiz Guillaumon Rössler

    Assinatura: Data: 02 / 02/ 2011.

    IX – Parecer do Coordenador de Área: O presente Plano de Trabalho Docente está em acordo com o modelo estabelecido pela PORTARIA CETEC N.º 11, de 07/01/2009, que instituiu o Curso Técnico em Desenho da Construção Civil , em acordo com o Plano de Curso e atende às orientações da Coordenação de Área,Pedagógica e Direção da Escola. Pode ser alternado o período de aplicação em razão da metodo logia, sem que implique em descumprir o cronograma previsto.

    Nome do coordenador(a): Roberto Luiz Guillaumon Rössler- Coordenador de Área

    Assinatura: Data: 04 / 02/ 2011.

  • Centro Paula Souza – 2011

    ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã - Sede

    Código: 136 Município: TUPÃ

    Eixo Tecnológico: INFRAESTRUTURA

    Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    Qualificação: Auxiliar Técnico em Projetos da Construção Civil

    Módulo: II

    Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento

    C.H. Semanal: 05 h/a Professor(es): Roberto Luiz Guillaumon Rössler /

    Osmar Gabriel Trigo de Oliveira

    I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular.

    - Elaborar memoriais técnico-descritivos de materiais de construção civil, relação de quantitativos e especificação de materiais de construção

    - Desenvolver atividades relativas a estudos, programação, acompanhamento e controle dos serviços, tanto em escritórios quanto de recepção de materiais em canteiro de obras (construção)

    - Proceder à verificação e análise dos materiais de vedação e revestimento, auxiliando no controle da qualidade em acordo as normas técnicas.

    - Propor alternativas para a elaboração de projetos em observância as técnicas e emprego adequado dos materiais.

    Plano de Trabalho Docente – 2011

    Ensino Técnico

  • II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Consultar o Plano de Curso da habilitação para preencher esta planilha, copiar e colar abaixo) Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

    Competências

    Habilidades

    Bases Tecnológicas

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

    Especificar tecnicamente materiais de construção civil. Avaliar preliminarmente a conformidade dos materiais recebidos no canteiro de obras. Identificar materiais que causam agressão ao meio ambiente. Identificar patologias da construção civil. Identificar materiais alternativos e sua aplicação. Identificar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para revestimento. Identificar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para vedação. Especificar equipamentos para ensaios tecnológicos. Analisar as propriedades físicas e mecânicas de materiais para revestimento. Analisar as propriedades físicas e mecânicas de materiais para vedação.

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13

    Classificar materiais convencionais de construção civil. Conferir os materiais recebidos no canteiro de obras. Selecionar os materiais adequados para execução de revestimentos. Selecionar os materiais adequados para execução de vedação. Classificar principais patologias da construção civil. Classificar materiais alternativos de construção civil. Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para revestimento Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para vedação. Descrever e realizar ensaios laboratoriais e de campo . Preparar amostras para realização de ensaios tecnológicos. Emitir relatórios de ensaios laboratoriais e de campo. Selecionar ensaios tecnológicos e definir equipamentos. Determinar a composição, as características e as propriedades de materiais para revestimento e vedação.

    01 02 03 04

    Propriedades físicas e mecânicas dos materiais para revestimento: argamassas, cerâmicos, laminados, lambris (madeira), texturas, etc. Propriedades físicas e mecânicas dos materiais para vedação: blocos (cerâmicos e cimento), madeira, gesso e polímeros Propriedades físicas e mecânicas dos materiais de construção alternativos (Drywall, vidros, metais e reciclados) Métodos de ensaios laboratoriais de materiais para revestimento e vedação

  • III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

    Nº da Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático

    Cronograma / Dia e Mês

    1 Classificar materiais convencionais de construção civil. 2 Conferir os materiais recebidos no canteiro de obras. 6 Classificar materiais alternativos de construção civil. 7Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para revestimento 8Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para vedação. 9Descrever e realizar ensaios laboratoriais e de campo . 10Preparar amostras para realização de ensaios tecnológicos. 11 Emitir relatórios de ensaios laboratoriais e de campo. 12Selecionar ensaios tecnológicos e definir equipamentos. 13Determinar a composição, as características e as propriedades de materiais para revestimento e vedação

    Competências:(1),(2),(3),(6),(7),(8),(9)e(10)

    Propriedades físicas e mecânicas dos materiais para revestimento: argamassas, cerâmicos, laminados, lambris (madeira), texturas, etc.

    - representação dos objetivos educacionais e

    dos assuntos a serem abordados relacionados às competências previstas, bem

    como as respectivas normas e critérios de trabalho.

    - Os temas previstos serão abordados através

    de explanação oral dialogada e pesquisas, procurando correlacionar com as atividades

    do cotidiano e aproveitando os conhecimentos práticos inerentes dos alunos.

    - Serão fornecidos textos básicos para

    acompanhamento, além da apresentação de vídeos, projeções, etc. como complemento.

    07 / 02 a 11 / 02 14 / 02 a 18 / 02 21 / 02 a 25 / 02 28 / 02 a 04 / 03

    10 / 03 a 11 / 03 14 / 03 a 18 / 03

    1 Classificar materiais convencionais de construção civil. 2 Conferir os materiais recebidos no canteiro de obras. 6 Classificar materiais alternativos de construção civil. 7Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para revestimento 8Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para vedação. 9Descrever e realizar ensaios laboratoriais e de campo . 10Preparar amostras para realização de ensaios tecnológicos. 11 Emitir relatórios de ensaios laboratoriais e de campo. 12Selecionar ensaios tecnológicos e definir equipamentos. 13Determinar a composição, as características e as propriedades de materiais para revestimento e vedação

    Competências:(1),(2),(3),(6),(7),(8),(9)e(10)

    Propriedades físicas e mecânicas dos materiais para vedação: blocos (cerâmicos e cimento), madeira, gesso e polímeros

    - Os temas previstos serão abordados através de explanação oral dialogada e

    pesquisas, procurando correlacionar com as atividades do cotidiano e aproveitando os conhecimentos práticos inerentes dos

    alunos. - A aula será ministrada através de exposição do professor com interação ao aluno levando-o a descobertas, discussões e debates com o

    objetivo de sanar dúvidas. - Serão fornecidos textos básicos para

    acompanhamento, além da apresentação de vídeos, projeções, etc. como

    complemento.

    21 / 03 a 25 / 03 28 / 03 a 01 / 04 04 / 04 a 08 / 04 11 / 04 a 15 / 04 18 / 04 a 20 / 04 25 / 04 a 29 / 04

  • 1 Classificar materiais convencionais de construção civil. 2 Conferir os materiais recebidos no canteiro de obras 6 Classificar materiais alternativos de construção civil. 7 Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para revestimento 8 Aplicar métodos de ensaios tecnológicos de materiais para vedação. 9 Descrever e realizar ensaios laboratoriais e de campo .

    Competências:(4),(5),(7),(9)e(10)

    Propriedades físicas e mecânicas dos materiais de construção alternativos (Drywall, vidros, metais e reciclados)

    Os temas previstos serão abordados através de explanação oral dialogada e

    pesquisas, procurando correlacionar com as atividades do cotidiano e aproveitando os conhecimentos práticos inerentes dos

    alunos. Serão fornecidos textos básicos para

    acompanhamento, além da apresentação de vídeos, projeções, etc. como

    complemento

    02 / 05 a 06 / 05 09 / 05 a 13 / 05 16 / 05 a 20 / 05 23 / 05 a 27 / 05 30 / 05 a 03 / 06

    4 Selecionar os materiais adequados para execução de vedação. 5 Classificar principais patologias da construção civil. 6 Classificar materiais alternativos de construção civil. 12 Selecionar ensaios tecnológicos e definir equipamentos. 10 Preparar amostras para realização de ensaios tecnológicos. 11 Emitir relatórios de ensaios laboratoriais e de campo. 12 Selecionar ensaios tecnológicos e definir equipamentos. 13 Determinar a composição, as características e as propriedades de materiais para revestimento e vedação.

    Competências:(1),(2),(3),(4),(5),(6),(7),(8),(9) e (10)

    Métodos de ensaios laboratoriais de materiais para revestimento e vedação.

    Os temas previstos serão abordados através de explanação oral dialogada e

    pesquisas, procurando correlacionar com as atividades do cotidiano e aproveitando os conhecimentos práticos inerentes dos

    alunos. Serão fornecidos textos básicos para

    acompanhamento, além da apresentação de vídeos, projeções, etc. como

    complemento

    06 / 06 a 10 / 06 13 / 06 a 17 / 06 20 / 06 a 24 / 06 27 / 06 a 30 / 06

    01/07/2011

  • IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Tecnologia dos Materiais de Vedação e Revestimento Módulo: II

    Competência (por extenso) Indicadores de Domínio

    Instrumentos de Avaliação

    Critérios de Desempenho

    Evidências de Desempenho

    Especificar sistemas construtivos de estruturas, alvenaria, cobertura e acabamento.

    Habilidades: Apropriar e correlacionar sistemas construtivos e campos de aplicação. Constituir, conduzir e orientar equipes de trabalho conforme necessidades da etapa da obra. Realizar vistorias técnicas de edificações. Aplicar princípios de qualidade. Bases tecnológicas: Técnicas de execução de sistemas estruturais. Técnicas de execução de sistemas de vedação. Técnicas de execução de sistemas de revestimentos. Técnicas de sistemas de cobertura. Técnicas de sistemas de impermeabilização.

    Entrega do trabalho de pesquisa apresentação oral, Exercício, Prova escrita

    Precisão Criticidade Clareza

    Apresentação de prova e de trabalho que evidencie o domínio dos conceitos e de aplicação das técnicas de estruturas, alvenaria, cobertura e acabamento.

    Supervisionar variáveis do processo construtivo de acabamento.

    Habilidades: Apropriar e correlacionar sistemas construtivos e campos de aplicação. Constituir, conduzir e orientar equipes de trabalho conforme necessidades da etapa da obra. Realizar vistorias técnicas de edificações. Aplicar princípios de qualidade. Relatar variáveis do processo construtivo de acabamento. Bases tecnológicas: Técnicas de execução de sistemas de revestimentos.

    Trabalho em grupo

    Precisão, criticidade e clareza

    Apresentação de trabalho que evidencie domínio dos conceitos e aplicação das técnicas de acabamento.

    Identificar sistemas construtivos que promovam a redução de custos de manutenção.

    Habilidades: Apropriar e correlacionar sistemas construtivos e campos de aplicação. Constituir, conduzir e orientar equipes de trabalho conforme necessidades da etapa da obra. Realizar vistorias técnicas de edificações. Aplicar princípios de qualidade. Relatar variáveis do processo construtivo de acabamento. Bases tecnológicas: Técnicas de execução de sistemas de revestimentos. Métodos de manutenção de edificações

    Trabalho em Grupo Exercícios práticos

    Precisão, criticidade e clareza

    Apresentação de trabalho que evidencie domínio dos conceitos e aplicação das técnicas de acabamento.

  • Centro Paula Souza – 2011

    V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) BOTELHO, M. H. C. Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto. São Paulo, Edgard Blucher, 1992. AZEREDO, H. A O Edifício até sua Cobertura. São Paulo, Edgard Blucher, 1992. AZEREDO, H. A O Edifício e seu Acabamento. São Paulo, Edgard Blucher, 1990. RIPPER, E. Como Evitar Erros na Construção. São Paulo, PINI, 1986. SOUZA, R. E MEKBEKIAN G. Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. São Paulo, PINI, 1999. VERÇOSA, E. J. Patologia das Edificações. D.C. Luzzatto Editores Ltda. Revistas: Téchne, Construção Mercado, Arquitetura e Urbanismo – Editora PINI. Catálogos e manuais de fabricantes. VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório -A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do módulo e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. -Revisão dos conceitos necessários para o aluno desenvolver suas habilidades e atingir as competências correspondentes ao módulo, de acordo com o Plano de Recuperação Paralela da desta Unidade. -Avaliação escrita.

    VII – Outras Observações/ Informações

    De acordo com a necessidade dos alunos, de tempo ou de oportunidades que venham a enriquecer o conteúdo do componente curricular se fará adapta�