1º trimestre grupo 1ab - escola dínamis | da …...... existem muitas definições de sujeito. uma...

12
9º ANO DO FII 1º TRIMESTRE Grupo 1AB Tempo de Estudo em Casa Os TECÕES serão corrigidos numa escala de 0 a 10. Valor das questões: Questões objetivas 10 pontos; (um ponto para cada questão) Redação 10 pontos. Caso o aluno atrase a entrega do TEC em 01 (um) dia, ele terá metade dos pontos; mais de um dia, os pontos não serão considerados. A tabela de correção de redação se encontra na folha destinada para produção textual. INSTRUÇÕES: Este caderno é composto de questões objetivas das seguintes Áreas de Conhecimento: Grupo A Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol. Grupo B História, Geografia. Grupo C Física, Química e Biologia Grupo D Matemática e Desenho Geométrico. Só serão aceitas as respostas que apresentarem cálculos e/ou justificativas. TODAS as questões deverão ser respondidas com esferográfica azul ou preta. A resolução a lápis invalidará as questões e acarretará a perda dos respectivos pontos. Rasuras não serão aceitas.

Upload: haliem

Post on 09-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

9º ANO DO FII

1º TRIMESTRE

Grupo 1AB

Tempo de Estudo em Casa

Os TECÕES serão corrigidos numa escala de 0 a 10.

Valor das questões:

Questões objetivas – 10 pontos;

(um ponto para cada questão)

Redação – 10 pontos.

Caso o aluno atrase a entrega do TEC em 01 (um) dia,

ele terá metade dos pontos; mais de um dia, os

pontos não serão considerados.

A tabela de correção de redação se encontra na folha

destinada para produção textual.

INSTRUÇÕES:

Este caderno é composto de questões objetivas das seguintes Áreas de Conhecimento:

Grupo A – Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol. Grupo B – História, Geografia. Grupo C – Física, Química e Biologia Grupo D – Matemática e Desenho Geométrico.

Só serão aceitas as respostas que apresentarem cálculos e/ou justificativas. TODAS as questões deverão ser respondidas com esferográfica azul ou preta. A

resolução a lápis invalidará as questões e acarretará a perda dos respectivos pontos.

Rasuras não serão aceitas.

PORTUGUÊS

1) Identifique a função sintática dos termos em destaque: ―A cara parecia uma perna.‖ E ―Não vi mais nada.‖ a) objeto direto e aposto b) predicativo do sujeito e aposto c) objeto direto e predicativo do sujeito d) predicativo do sujeito e objeto direto e) aposto e predicativo do objeto 2) Em uma das alternativas abaixo, o predicativo inicia o período. Assinale-a: a) A dificílima viagem será realizada pelo homem. b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver. c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana. d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito? e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos. 3) ―Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor‖., os termos em destaque têm, respectivamente, funções sintáticas de: a) complemento nominal, objeto indireto. b) adjunto adnominal, agente da passiva. c) adjunto adnominal, completo nominal. d) objeto direto, objeto indireto. e) adjunto adverbial, complemento nominal. 4) Indique a alternativa correta no que se refere ao sujeito da oração ―Da chaminé da usina subiam para o céu nuvens de fumaça‖. a) simples, tendo por núcleo chaminé. b) simples, tendo por núcleo nuvens. c) composto, tendo por núcleo nuvens de fumaça. d) simples, tendo por núcleo fumaça. e) simples, tendo por núcleo usina. 5) Observar as seguintes orações: I) Rosária continua preocupada com o preço da carne. II) Zoraide andava, andava e andava pelas alamedas. III) Encontrei-a dormindo. Respectivamente, os predicados são: a) nominal, verbo-nominal, verbal b) nominal, verbal, verbo-nominal c) verbo-nominal, verbal, nominal d) verbo-nominal, nominal, verbal e) verbal, verbo-nominal, nominal 6) Existem muitas definições de sujeito. Uma delas é: ―Sujeito é aquele que pratica a ação verbal.‖ Das frases a seguir, qual contraria tal definição? a) O rato foi comido pelo gato. b) O rapaz leu o gibi. c) A menina brinca com a boneca. d) O menino entregou o jornal. e) Viajo todos os domingos.

7) ―Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito, mas ninguém me ouviu.‖ (Machado de Assis) A função sintática das palavras doente, grito, ninguém e me é, respectivamente: a) sujeito, objeto direto, objeto direto, objeto indireto b) objeto direto, sujeito, objeto direto, sujeito c) sujeito, objeto indireto, sujeito, objeto direto d) objeto indireto, objeto direto, sujeito, objeto direto e) sujeito, objeto direto, sujeito, objeto direto 8) Identifique no conjunto de orações a que não tem sujeito: a) Hei de vencer todas as dificuldades. b) Os operários fizeram um bom trabalho. c) Bateram à porta. d) As ondas são preguiçosas. e) Há muitas pessoas honestas 9) Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, um pronome pessoal do caso reto funcionado como sujeito e um pronome pessoal do caso oblíquo funciona do como objeto direto. a) Eu comecei a reforma da Natureza por este passarinho. b) E mais uma vez me convenci da ―tortura‖ destas coisas. c) Todos a ensinavam a respeitar a Natureza. d) Ela os ensina a fazer os ninhos nas árvores. e) Ela não convencia ninguém disso. 10) I. Paul o está adoentado. II. Paulo está no hospital. a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo-nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II. e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

LITERATURA

TEXTO I

PORTINARI, Candido. Autorretrato (1956). São Paulo:

Penakoteke, 2002/2003. p. 18-19.

TEXTO II AUTORRETRATO A maneira de andar como quem busca estrelas pelo chão. A cabeça a dar contra os muros. Em cada olho, o mundo como um punhal – cravado. O pensamento a abrir estradas numa várzea distante. Os ângulos do sonho formando orlas povoadas de fêmeas que a meu encontro viriam do outro lado, em lânguidas posturas. Diante do mar, a sede, a sede de beber a vida em infinitas viagens. As garras de gato ante paredes impostas. A impaciência de que chegue a manhã e a praia, a tarde e o amor. […] O coração que bate ao som de fábulas. Que bate contra rochedos mortos numa praia de cinza onde palpita o primeiro amor. O coração eterno. O amor eterno que bate. [...]

SOUSA, Afonso Felix. Nova antologia poética. Goiânia: CEGRAF/ UFG, 1991. p. 15-16.

Questão 1 Seja na pintura, seja na literatura, uma obra em autorretrato (A) apresenta um texto voltado para temas pessoais em que autor e obra remetem a um mesmo referente. (B) prevê distanciamento entre a representação feita pelo autor e a imagem original a que a obra se refere. (C) leva o leitor a identificar sua autoimagem com base no perfil reconstruído no texto. (D) auxilia na composição da identidade presumida entre o autor e o público leitor da obra. (E) impõe ao leitor a compreensão limitada ao ponto de vista do autor da obra. Questão 2 Quanto à caracterização das personagens, pode-se dizer que, no quadro e no poema, há semelhança em relação (A) à construção do perfil de um homem vaidoso, ao fim da vida, e orgulhoso de seus feitos. (B) ao modo de representação das marcas físicas dos protagonistas, que remete às incertezas humanas. (C) à escolha do gênero discursivo para o desenvolvimento da temática, que envolve a velhice dos autores. (D) ao trabalho com a memória na recuperação de traços identitários de uma fase da vida dos retratados. (E) ao estado de desilusão dos autores, que se angustiam perante a efemeridade da vida.

Questão 3 Quanto à recriação do real, a composição temática dos autorretratos de Portinari e de Afonso Felix de Sousa (A) integra um conjunto de obras relativas a um mesmo movimento artístico e literário. (B) resulta de uma figurativização realizada por imagens não verbais, na pintura, e por imagens verbais, no poema. (C) situa-se nos extremos de uma linha discursiva que vai do plano subjetivo, no poema, ao plano objetivo, na pintura. (D) sugere uma reelaboração baseada em características físicas comuns entre as pessoas retratadas. (E) recorre a estratégias estruturais exclusivas para os gêneros do discurso poético. TEXTO III É por causa do meu engraxate que ando agora em plena desolação. Meu engraxate me deixou. Passei duas vezes pela porta onde ele trabalhava e nada. Então me inquietei, não sei que doenças mortíferas, que mudança pra outras portas se passaram em mim, resolvi perguntar ao menino que trabalhava na outra cadeira. O menino é um retalho de hungarês, cara de infeliz, não dá simpatia alguma. E tímido, o que torna instintivamente a gente muito combinado com o universo no propósito de desgraçar esses desgraçados de nascença. ―Está vendendo bilhete de loteria‖, respondeu antipático, me deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate! Os olhos do menino chispeavam ávidos, porque sou um dos que ficam fregueses e dão gorjeta. Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a vida minha e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom.

(Mário de Andrade, Os Filhos da Candinha.)

Questão 4 É correto afirmar que (A) o narrador ficou sem engraxate, mas queria encontrar o menino para agradecer pelos bons serviços que recebera. (B) o menino hungarês é antipático, pois se refere, com ironia, ao outro que, um dia, já esteve trabalhando ao seu lado como engraxate, prestando serviços ao narrador. (C) a possibilidade de ficar definitivamente sem seu engraxate, que poderia lograr êxito no novo emprego, perturbava demais o narrador. (D) o espírito generoso do narrador com o engraxate, ficando freguês e dando gorjetas, não foi suficiente para evitar ser maltratado pelo menino. (E) a forma dissimulada como o menino hungarês trata o narrador naquele momento difícil mostra-o como se estivesse se divertindo com a situação.

Questão 5 A timidez do engraxate despertava no narrador um sentimento de (A) pena dele e daqueles que, como ele, também viviam mal. (B) repulsa por ele e pelos de sua condição de malnascido. (C) enternecimento por ele e pelos malnascidos, por sua natural infelicidade. (D) distanciamento dele e daqueles que o viam com interesse. (E) indignação com ele e com aqueles que pouco faziam para progredir. Questão 6 A desolação por que passa o narrador resulta (A) do sumiço do engraxate, por quem o narrador, ao valer-se dos serviços, criara certa afeição. (B) da ausência do engraxate, de cujos serviços, mesmo precários, aquele se valia. (C) da presença do menino hungarês, pouco aberto ao diálogo, em substituição obrigatória ao antigo engraxate. (D) do sumiço do engraxate com quem ele evitava a todo custo criar laços afetivos. (E) da necessidade dos serviços do tímido menino hungarês, que certamente não chegaria a ser bom engraxate. TEXTO IV É um assalto! – É um assalto! – grita o avô, e os netos pegam as armas, mas o avô continua lendo o jornal na varanda e o cachorro boceja, a meninada se acalma. Mas logo o avô grita de novo: – É um verdadeiro assalto! – e de novo os netos param de brincar e pegam as armas de plástico, esperando os assaltantes, mas o cachorro se coça e volta a cochilar. Então um dos netos, mesmo sabendo que a leitura do jornal é sagrada, arrisca: – Mas que assalto, vô? O velho avermelha de raiva: – Que assalto?! Esse assalto! – apontando a lâmpada. – Aumentaram de novo a energia! Os netos olham esperando explicações, ele dobra o jornal e suspira fundo. – Vocês sabem daonde vem a energia? Agora é um dos netos que boceja, esperando as histórias do avô. – A energia vem da natureza e do povo. Da natureza vem a água dos rios, que enche as represas das usinas. E do povo vem o dinheiro pra construir as represas e as usinas. Depois é só deixar a água da represa passar pela usina, fazendo girar as turbinas, e pronto, a energia sai pelos fios e vem pra casa da gente. Só que, mesmo depois de construídas as usinas, eles continuam cobrando mais da gente, mais e mais, aumento depois de aumento! – Mas quem são eles, vô? O avô fica pensando, até que explode amargo: – Eles são os políticos, os assessores dos políticos, os burocratas do sistema! – Que que é político, vô? – E assessor? E burocrata? – Sistema eu sei o que é, vô.

– É? E o que é? – É quando a gente ganha nota baixa e a mãe vai reclamar na escola, aí a professora diz que é o sistema que tá errado. Tem que mudar o sistema, né, vô? É, o avô concorda, é preciso mudar o sistema: – Inclusive o povo, é preciso mudar esse povo acomodado, corrupto e covarde, que se deixa explorar desse jeito, quieto que nem cordeiro, um povinho que merece os governos que tem! O avô bate as mãos nos braços da poltrona, o cachorro acorda, dá uma olhada, volta a cochilar. Com os revólveres nas mãos, os netos olham o avô bufando bravo, até que um pergunta: – E como faz pra mudar o povo, vô? Outro fala superior: – Bota outro povo no lugar, seu tonto! – E onde vai achar outro povo? Tonto é você! O vô diz que não é má ideia: – A gente pegava um pouco de povo da Alemanha, desde que não entrassem em guerra nem fossem racistas, mais um pouco do povo da Inglaterra, desde que não fossem esnobes e... Deixa pra lá, o povo da gente é esse aí e a gente faz parte dele, esse é o problema. – Por que, vô? – Porque eu mesmo, por exemplo, em vez de ficar aqui reclamando, devia fazer alguma coisa, mas o quê? Viver no escuro? E mesmo assim logo iam inventar uma taxa de escuridão... Na água tem taxa mínima, sabiam? É, você gaste ou não gaste água, tem de pagar, é um assalto. São os assaltantes do sistema! Dá vontade de nem sei o quê! Os netos se olham, enchem o peito e correm pela varanda e pelo jardim disparando e gritando toma, assaltante, toma, assaltante, toma! – e, enquanto os assaltantes tomam dezenas de tiros, o avô sorri dizendo baixinho pelo menos isso, né, pelo menos isso.

PELLEGRINI, Domingos. Ladrão que rouba ladrão. São

Paulo: Editora Ática, 2002, p. 71-73.

Questão 7 O texto ―É um assalto!‖ tem como tema o(a) a) violência que atinge, cada vez mais, as grandes cidades. b) bom relacionamento entre um avô e os netos, que brincam na varanda da casa. c) importância da leitura para a formação da consciência crítica das crianças brasileiras. d) indignação de um cidadão, diante da exploração que sofre para ter acesso a serviços imprescindíveis. e) preservação da natureza para o fornecimento de energia elétrica. QUESTÃO 8 O fragmento que melhor expressa a indignação do avô com ―os políticos, os assessores dos políticos, os burocratas do sistema‖ (linha 19) é: a) ― — Vocês sabem daonde vem a energia?‖ (linha 10) b) ―A energia vem da natureza e do povo.‖ (linha 12) c) ―Deixa pra lá, o povo da gente é esse aí [...]‖ (linhas 37 e 38) d) ―Viver no escuro?‖ (linha 41) e) ―Dá vontade de nem sei o quê!‖ (linha 43)

Questão 9 Ao usar a expressão ―É um verdadeiro assalto!‖ (linha 3), o avô faz referência à(ao): a) invasão de assaltantes que está ocorrendo em sua casa. b) aumento dos valores da conta de energia. c) notícia de violência urbana, veiculada em um jornal. d) roubo em uma usina que fornece energia. e) atitude daqueles que não defendem a natureza. Questão 10 ―Segundo dados do Ministério da Cultura, 68% das escolas públicas do Brasil não possuem biblioteca. E, para piorar, de acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Cultura no final de abril, 20% dos municípios brasileiros não possuem bibliotecas públicas. Das 420 cidades sem bibliotecas, 161 ficam no Nordeste, 104 no Sudeste, 67 no Sul, 51 no Norte e 37 no Centro-Oeste do país.‖ (Revista Língua Portuguesa, n

o 56, junho/2010)

Sobre o texto, é incorreto afirmar. a. A fonte dos dados matemáticos apresentados é o governo federal do Brasil. b. A expressão ―para piorar‖ foi empregada como reforço crítico-argumentativo. c. 32% das escolas públicas do Brasil possuem biblioteca. d. No português do Brasil, as palavras cidade e município são comumente usadas como sinônimas. Dessa forma, segundo o texto, 420 cidades representam 20% do total dos municípios brasileiros. e. Trata-se de um texto de caráter oficial, com valor documental.

REDAÇÃO

São apresentadas, a seguir, três manchetes veiculadas em jornais e sites nacionais. Escolha apenas uma delas para ser o título de seu texto, relatando, com criatividade, como tudo aconteceu – mínimo de 15, máximo de 20 linhas. Ladrão é assaltado enquanto roubava carro em Porto Alegre (Adaptado de: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/18/ladrao-e-assaltado-enquanto-roubava-carro-em-porto-alegre.jhtm, acesso em maio/2011) Bêbado dirige carro sem uma das rodas e não percebe

(Adaptado de: http://www.noticiasbizarras.com.br/2011/04/bebado-

dirige-carro-sem-uma-das-rodas-e-nao-percebe, acesso em maio/2011)

Homem liga para o 190 e pede para ser preso (Adaptado de: http://www.noticiasbizarras.com.br/2011/04/homem-liga-para-o-190-e-pede-para-ser-preso, acesso em maio/2011)

Observações: Elementos básicos da narrativa: Depois de escolher o tipo de narrador que vai utilizar, é necessário ainda conhecer os elementos básicos de qualquer narração. Todo o texto narrativo conta um fato que se passa em determinado tempo e lugar. A narração só existe à medida que há ação; essa ação é praticada pelos personagens. Um fato, em geral, acontece por uma determinada causa e desenrola-se envolvendo certas circunstâncias que o caracterizam. É necessário, portanto, mencionar o modo como tudo aconteceu detalhadamente, isto é, de que maneira o fato ocorreu. Um acontecimento pode provocar consequências, as quais devem ser observadas. • Fato - o que se vai narrar (O quê?) • Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?) • Lugar - onde o fato se deu (Onde?) • Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?) • Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê?) • Modo - como se deu o fato (Como?) • Consequências - Geralmente provoca determinado desfecho. Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-

escolares/portugues/narracao/estrutura-da-

narracao.html#ixzz3QgsLFMB6

INGLÊS

TEXTO I O cartoon a seguir mostra que as famílias estão bem diferentes atualmente. Baseando-se na figura e no texto, marque a alternativa correta.

1- Baseando-se na figura e no texto I é correto afirmar que: (A) o menino tem uma família pequena. (B) o menino está triste por não ter pais. (C) os pais do menino vivem juntos há muitos anos. (D) o menino tem um número grande de avós por ter uma família grande. (E) os pais do menino já se separaram várias vezes e depois se casaram outra vez com outras pessoas

TEXTO II Family by Michelle Peters Family is the strong tie, That holds you to the ground. When it seems that you have lost, All that you had found. They are the rock that holds you down, When you start to float away, And they can turn your life around, When you go astray. They are the friends that you are born with, They are with you 'till the end, And when life treats you rough, Your broken heart they will mend. Although sometimes you may fuss and fight, And may not always agree, In the dark, they are the light, That shows the path so you can see.

Poem Source: The Bond Of Family, Relationship Poems

http://www.familyfriendpoems.com/family/poetry.asp?poem=32#ixzz15ezmlXqf

2- O propósito do texto II é: (A) mostrar que muitas vezes a família atrapalha a vida de uma pessoa. (B) identificar características comuns a todas as famílias americanas. (C) enumerar os pontos positivos e negativos de uma família. (D) criticar as famílias que interferem na vida dos filhos. (E) evidenciar a importância da família. 3- De acordo com o texto II, marque a definição de Família: (A) Família – são pessoas que nascem conosco e por isso temos que gostar delas. (B) Família - pessoas que sempre concordam e dão apoio uns aos outros. (C) Família - são as pessoas que nos ajudam a achar as coisas perdidas. (D) Família - é capaz de quebrar seu coração e depois consertá-lo. (E) Família - representa a luz na escuridão. 4- Marque a alternativa na qual as expressões sublinhadas foram traduzidas corretamente: (A) Family is a strong tie = pessoas fortes (B) When you go astray = desencaminhar-se (C) When you start to float away = viajar para fora (D) And when life treats you rough = tratar carinhosamente (E) Although sometimes you may fuss and fight = alegrar e lutar TEXTO III ADOLESCENTS ... TEENAGERS ... TEENS !!!

As a teenager, you may be dealing with lots of emotional highs and lows. One minute you might feel great, and the next you feel sad and tearful. This kind of shift in your moods is okay! Your life is changing, just like your body. These

mood swings are not just hormones - you may be feeling a lot more pressure these days, and you are still developing the skills you need to deal with that pressure. You may be facing added responsibilities at home, tougher grading policies in school and your friends may be changing. As you grow older you will develop the skills you need to manage stress, but for now, just remember you are in a tough spot and need all the support you can get. Reach out to adults and friends -- there is always someone there who cares for you. Emotions Being human is an emotional experience -- we all have our moments of happiness, sadness, anger, depression, anxiety and a host of others feelings. How do we deal with those emotions? Why are some feelings harder to handle than others? Relationships Unless you are a castaway on an island, you interact with people everyday. Relationships with parents, friends and significant others (like a boyfriend or girlfriend) can be rewarding and also frustrating. 5- O objetivo do texto III é: (A) detalhar quão difícil é ser um adolescente. (B) falar sobre os problemas causados pelos adolescentes. (C) descrever todas as emoções sentidas na adolescência. (D) evidenciar os novos relacionamentos que surgem na adolescência. (E) citar algumas novas situações e emoções experimentadas por adolescentes. 6- De acordo com o parágrafo 1: (A) todos os adolescentes têm momentos de altos e baixos, tornando-os pessoas. (B) o estado de espírito dos adolescentes sofre várias alterações em virtude da grande quantidade de mudanças vivenciadas nessa fase. (C) as mudanças de humor na adolescência ocorrem exclusivamente por causa da quantidade de hormônios produzidos nessa faixa etária. (D) todos os jovens sofrem com muitas pressões e estresse durante a adolescência. (E) na adolescência, problemas na escola e de relacionamento, principalmente com os pais, são inevitáveis para todos os adolescentes. 7- O texto cita algumas situações vividas pelos jovens na adolescência. Marque a alternativa na qual todas as circunstâncias aparecem no texto. (A) Ausência de adultos e amigos e aumento de estresse. (B) Mudanças nos hormônios, aumento de pressão e falta de novos amigos. (C) Mudanças de humor, aumento da responsabilidade em casa e na escola. (D) Pressão dos hormônios e desenvolvimento da habilidade para lidar com essa pressão. (E) Aumento dos hormônios, mudanças de humor e problemas com os parentes. 8- No que diz respeito aos relacionamentos e emoções de um adolescente, é correto afirmar que: (A) emoções e novas relações são vividas apenas por alguns jovens. (B) o adolescente experimenta sentimentos e relacionamentos bem opostos. (C) assim como as emoções novas, todos os relacionamentos de um adolescente são frustrantes.

(D) momentos tristes e felizes e interação com outras pessoas só são vividos durante a adolescência. (E) todos os adolescentes são incapazes de lidar com tantas mudanças que acontecem repentinamente nesta fase da vida. 9- O autor do texto afirma que os adolescentes precisam de ajuda nessa fase da vida. Marque a frase confirma a posição do autor. (A) Being human is an emotional experience. (B) This kind of shift in your moods is okay! (C) You may be facing added responsibilities at home. (D) As you grow older you will develop the skills you need to manage stress. (E) Reach out to adults and friends -- there is always someone there who cares for you. 10- A partir de estudos de vocabulário, marque a alternativa que apresenta pares de antônimos corretos. (A) anger x depression / older x teens (B) highs x lows / older x younger (C) adults x friends / happiness x anger (D) teens x adults / sadness x depression (E) anxiety x emotions / happiness x friends

ESPANHOL

Le los textos e responde a las preguntas. Texto l Netflix prepara una serie de The Legend of Zelda con actores reales - PC SaúlGonzález | 07/02/2015 - 17:36 | Actualidad | Según publica el Wall Street Journal La plataforma de contenidos udiovisuales Netflix y la desarrolladora de videojuegos Nintendo están preparando una serie con actores reales basada en el universo de Zelda, una de las sagas más importantes de los juegos de rol y del mundo del videojuego. Según informa Wall Street Journal, la serie está pensada con un enfoque al estilo Juego de Tronos pero para toda la familia. La ficción aún se encuentra en una fase muy temprana de su desarrollo y las compañías están buscando a un guionista para seguir con el trabajo. […]

1- Este reportaje fue publicado en 07 de febrero de 2015. ¿A qué día de la semana se refiere? a) Lunes. b) Miércoles. c) Sábado. d) Jueves. e) Viernes.

2- ¿Qué novedad muestra el reportaje? a) Netflix compró los juegos de Nintendo, incluso un juego muy conocido. b) Netflix y Nintendo se unieron y están preparando una serie real del mundo del videojuego.

c) Nintendo se unió a Netflix y cambiará el estilo de las películas. d) Wall Street, Netflix y Nintendo están haciendo una serie basada en el universo de Zelda. e) Zelda se unió a Netflix y a Nintendo y están haciendo una película sobre el mundo del videojuego.

3- ―la serie está pensada con un enfoque al estilo Juego de Tronos pero para toda la familia.‖ La palabra en negrilla significa: a) mais. b) porém. c) cachorro. d) todavía. e) ainda que.

4- Según el texto la serie está pensada para: a) los niños. b) los adolescentes. c) la familia. d) el pueblo senil. e) las personas mayores.

5- Tras la lectura del texto, se puede decir que: a) la serie todavía no está pronta. b) Nintendo y Netflix están procurando actores para continuar con el trabajo. c) la serie está pensada con un enfoque al estilo Juego de Truenos. d) la serie está basada en la ciudad de Zelda. e) los videojuegos están contando la historia de Zelda. Texto ll EN PRIMERA LÍNEA » Se puede eliminar la mutilación genital en una generación

La cooperante es testigo de cómo en una comunidad de Mali ponen fin a la ablación. Es un ejemplo de que la razón se puede imponer a las tradiciones

NATALIE CORP (PLAN INTERNACIONAL) 6 FEB 2015

Mary, de Mali, fue sometida a mutilación con siete años.

El sonido de los tambores, las canciones y las risas llenan el ambiente mientras 100 personas, mujeres, hombres, niños y niñas, se reúnen en su comunidad para celebrar. Es un día importante. Es el día en el que la mutilación genital femenina se convierte en algo del pasado para una comunidad de Mali. Para muchas de las mujeres que viven aquí, las consecuencias de la mutilación genital femenina son muy reales. Los efectos de esta práctica, que implica la extirpación parcial o total de los genitales externos de niñas y adolescentes, son graves y a veces tan críticos que ponen en riesgo sus vidas.

[…] La campaña Por Ser Niña de Plan Internacional promueve la eliminación de la mutilación genital femenina en una generación, para 2030. ¿Puede conseguirse? Cada niño, cada niña, cada mujer y cada hombre que conocí en esta comunidad de Mali lo cree así. Ven la mutilación genital femenina como lo que es: una violación de los derechos de las niñas a la que hay que poner fin. Natalie Corp es miembro del equipo de comunicación de Plan Internacional en Gran Bretaña.

www.elpais.com.es

6- El primer párrafo del texto muestra que: a) la comunidad está en fiesta para conmemorar el fin

de una costumbre africana. b) la comunidad está unida para una práctica de

ablación femenina. c) todos los chicos sufren la mutilación cuando

pequeños. d) las personas festejan que la práctica de la ablación

no sea olvidada. e) la comunidad está participando de un ritual de

ablación.

7- La mutilación genital femenina: a) evita algunas enfermedades. b) pone en riesgo la vida de las mujeres. c) evita el embarazo. d) es bueno para el cuerpo de las mujeres. e) ayuda a controlar las hormonas.

8- La población de Mali mira la mutilación como: a) una forma de ver la vida. b) una valoración de la mujer ante la comunidad. c) una violencia a los derechos de las chicas. d) un derecho en mantenerla. e) una necesidad para la vida de las chicas.

9- ―cada hombre que conocí en esta comunidad‖ El verbo de la oración está en:

a) presente de indicativo b) pretérito imperfecto c) pretérito perfecto d) pretérito indefinido e) futuro imperfecto

10- ―Ven la mutilación genital femenina como lo que es:‖

El verbo en negrilla se refiere: a) a las niñas. b) a los hombres. c) a Natalie Corp. d) a la Campaña por ser niña. e) a la comunidad de Mali.

HISTÓRIA

1. Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se: a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria

eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor.

b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado.

c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, já que, no livro, a natureza é, fundamentalmente, símbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio de resignação e penitência.

d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes.

e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.

2. Analise os textos: A indústria foi modernizada na Inglaterra, durante o século XIX, mas os velhos métodos de exploração do trabalho não mudaram: as jornadas de trabalho foram prolongadas, e os salários diminuídos, fazendo crescer os lucros, especialmente nas minas de carvão, com o trabalho infantil. Os escrúpulos humanitários resumiram-se às casas para trabalhadores desvalidos, sobre as quais escreveu Charles Dickens, em Oliver Twist: ‗os pobres têm duas escolhas, morrer de fome lentamente se permanecem no depósito ou, de repente, se saem de lá‘.

ARRUDA, J. Nova História Moderna e Contemporânea. Bauru, SP: Edusc 2005, v. 2, p. 40.

Quando examinei as três cabanas de barro que servem de hospital aos nativos em Leopoldville, todas deterioradas e duas com o teto de palha praticamente destruído, encontrei dezessete pacientes com doença do sono, homens e mulheres, jogados na pior sujeira. A maioria jazia no chão nu – muitos do lado de fora, em frente às casas e, pouco antes da minha chegada, uma mulher em estágio final de insensibilidade tinha caído no fogo e se queimado horrivelmente. FARIA, R.; MIRANDA, M., CAMPOS, H. Estudos de História,

2. São Paulo: FTD, 2009, p. 178. (adaptado)

Os textos relatam duas manifestações do(a): a) racismo dos europeus em relação aos nativos

africanos. b) espoliação dos trabalhadores na etapa imperialista

do capitalismo. c) falência das políticas assistenciais propostas pelos

socialistas. d) despreparo das autoridades para lidar com moléstias

pouco conhecidas. e) insuficiência da missão civilizadora restringida à

dimensão religiosa. 3. Analise o texto: Com todas as suas deficiências, as primeiras Leis Fabris [Grã-Bretanha, 1802 e 1819] foram os primeiros direitos sociais legalmente conquistados na era do capitalismo industrial. A limitação da idade para o trabalho infantil e da jornada de trabalho para crianças e adolescentes são intervenções significativas do Estado no funcionamento [...] do mercado de trabalho. Essas leis declaram que a liberdade de contratar não é ilimitada e que o limite é a pessoa humana, cuja integridade física e mental tem de ser preservada.

SINGER, Paul. ―A cidadania para todos‖. In: PINSKY, J. (org.). História da Cidadania. SP: Contexto, 2010. p. 222.

A partir do texto, assinale a alternativa correta. a) Interessados na integridade e bem-estar dos

trabalhadores, os industriais e o Estado britânico, desde cedo, favoreceram uma ampla legislação trabalhista.

b) Desde a Revolução Industrial, os capitães de indústrias se preocupam com a implantação de uma legislação trabalhista estabelecida pelo Estado, pois só assim se concretizam os ideais do liberalismo.

c) As leis que asseguram limites às relações de trabalho são importantes para o movimento operário, porém, historicamente, não garantiram a sua efetivação, exigindo a mobilização dos trabalhadores.

d) Do ponto de vista do movimento operário, desde o início da Revolução Industrial, era importante defender a livre contratação dos empregados pelos patrões, assim como a não intermediação do Estado nas negociações salariais.

e) Os interesses do Capital e os do Trabalho foram harmonizados pelo Estado britânico, tendo em vista os preceitos liberais quanto à intervenção estatal na esfera das relações trabalhistas.

4. Analise as proposições que se referem aos séculos XVII, XVIII e XIX. I. A Doutrina Monroe, estabelecida em 1823 pelo

presidente norte-americano James Monroe, definiu os princípios sobre a segurança dos EUA, justificando intervenções e guerras contra vários países da América Latina.

II. A dominação inglesa, no território indiano, foi ampliada ao longo do século XVII e início do século XVIII por meio do comércio e da compra de grandes extensões de terras, pelas empresas como a Companhia Britânica das Índias Orientais.

III. A partir do final do século XVIII e no decorrer do século XIX, as condições de vida na Europa sofreram transformações em decorrência de vários fatores, entre os quais a melhoria dos meios de transporte e comunicação, a introdução de novas técnicas de trabalho no campo e nas indústrias, além do aumento populacional.

IV. A maioria dos países que surgiram após a Independência da América Espanhola se tornaram países republicanos e democráticos, devido à participação das populações descendentes de indígenas e de mestiços que tiveram suas reivindicações por terras e trabalhos atendidas.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. 5.

Entre os séculos XIX e XX, uma nova forma de organização do trabalho se tornou comum. O fordismo-taylorismo fez evoluir a tal ponto o sistema produtivo que se passou a considerar que a Revolução Industrial (do século XVIII) estava passando por uma etapa de renovação. Assinale a única alternativa INCORRETA. a) O fordismo-taylorismo se baseia no aumento da

produtividade a partir da adequação das horas trabalhadas. Isso se consegue com o controle e mecanização das atividades dos operários, com a divisão das tarefas e o uso da linha de montagem, além de um sistema de recompensas e punições de acordo com o comportamento dos trabalhadores no espaço fabril.

b) Para produzir o Ford modelo T em série, e para racionalizar a relação custo-benefício do processo produtivo, Henry Ford implantou a jornada de oito horas, pagando um salário fixo pelo dia de trabalho. Ford afirmava que isso permitiria ao operário suprir suas necessidades e até mesmo adquirir um dos automóveis por ele produzidos.

c) O fordismo, como uma nova forma de organização da produção, é urna referência ao norte-americano Henry Ford, que, em 1914, implantou em sua fábrica um sistema para produzir automóveis em série destinados ao consumo em massa.

d) O sucesso do fordismo-taylorismo se deve em grande medida à gestão pactuada do processo produtivo entre industriais e trabalhadores. Henry Ford havia observado que ela auferia lucros às indústrias dos países comunistas e a adaptou para a realidade dos Estados Unidos.

e) Taylorismo é urna referência ao engenheiro norte-americano Frederick Taylor, que propôs a aplicação, na organização do trabalho, de princípios científicos que promovessem a racionalização do processo produtivo para um consequente aumento da produção e do lucro.

6. As exposições universais do século XIX, sobretudo as de Londres e Paris, se caracterizavam: a) pelo louvor à superioridade europeia e pela

apresentação otimista da técnica e da ciência. b) pela crítica à expansão sobre a África, movimento

considerado um freio ao progresso europeu. c) pela crítica marxista aos princípios burgueses

dominantes nos centros urbanos europeus. d) pelo elogio das sociedades burguesas associadas às

vanguardas da época, como o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.

7. Ao longo do século XIX, diversos países praticaram uma política de expansionismo imperialista que interferiu na trajetória histórica de sociedades em todos os continentes. Sobre esse processo, assinale a única alternativa correta. a) O expansionismo, nesse momento, estava

associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investi-mento.

b) A principal justificativa desse expansionismo foi a ideia de civilização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e miséria.

c) A relação econômica entre a metrópole e a colônia estava baseada na pratica do monopólio comercial que os primeiros exerciam sobre os segundos.

d) O controle das áreas coloniais nesse momento obedecia a uma lógica econômica e, por isso, não houve significativos deslocamentos de população entre as regiões metropolitanas e coloniais.

e) A resistência ao colonialismo no século XIX foi vitoriosa, pois as populações locais conseguiram articular alianças políticas e militares que impediram a vitória das potências industriais.

8. O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido.

Eric Hobsbawm. A era dos Impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 95.

O processo histórico descrito no texto corresponde ao: a) avanço da indústria chinesa, que superou a

concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.

b) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático.

c) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano.

d) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias mesmo nos países socialistas da Ásia.

e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.

9. ―Se há, neste clima de tensão política, um Estado capaz de trabalhar pela manutenção da paz é a Alemanha. Uma Alemanha que não tem interesse nas questões que agitam as outras potências, que tem considerado oportuno, desde a constituição do Império, não atacar a nenhum de seus vizinhos, a menos que seja obrigada. Mas, senhores, para cumprir esta difícil e talvez ingrata missão, é preciso que a Alemanha seja poderosa e esteja preparada para a guerra.‖

Discurso de Bismarck no Parlamento alemão, em 11 de janeiro de 1887. Disponível

em:<http://conectaconlahistoria.wordpress.com> Acesso em: 31 jul. 2013 (Adaptado).

O discurso de Bismark, primeiro ministro alemão, foi proferido em um contexto no qual as: a) crises entre os estados alemães impediam a

formação de uma nação unificada. b) cisões entre as potências europeias obstruíam a

negociação de paz com os norte-americanos. c) divergências entre as nações imperialistas

prejudicavam a construção da concórdia continental. d) desavenças entre os governos capitalistas

dificultavam a obtenção de um armistício de guerra. e) disputas entre os interesses liberais dos países

entravavam a constituição de uma frente anticomunista.

10. O período que se estende do final da guerra franco-prussiana (1871) até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914) é marcado pela paz armada e pela política das alianças e da diplomacia secreta entre as potências do sistema internacional. Nesse contexto, a chamada entente cordiale, de 1904, pode ser vista como parcialmente resultante:

a) de uma iniciativa unilateral da diplomacia estadu-nidense, que buscou acercar-se da França e da Inglaterra para contrabalançar o avanço japonês na Ásia.

b) de uma mudança na política externa britânica, que passara a identificar na Alemanha o maior compe-tidor do país.

c) da continuidade da orientação isolacionista da política internacional francesa, que buscava apro-ximar-se da Inglaterra em questões estritamente comerciais.

d) do relativo enfraquecimento da presença militar do Império Alemão na África, na Ásia e na região balcânica, o que promovia a aproximação anglo-francesa.

e) do abandono da política pan-eslavista da Rússia nos Balcãs, que levou os Estados Unidos a incentivarem a ação conjunta da Inglaterra e da França na região.

GEOGRAFIA

1) Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península: a) ltálica. b) Balcânica. c) Escandinava. d) Arábica. e) Ibérica. 2) País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque para a produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de: a) Itália. b) Portugal. c) Iugoslávia. d) França. e) Turquia. 3) Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o: a) Alemanha. b) Reino Unido. c) França. d) Itália. e) Suíça. 4) Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo. Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a: a) Andorra. b) Gibraltar. c) Luxemburgo. d) Itália. e) Grécia.

5) Observe a tabela a seguir

Fonte: Vesentini, J.W. - "A Nova Ordem Mundial". Editora Ática, 1996.

Com a crise verificada no mundo socialista, um continente se destacava, em 1992, pelo número de países colocados entre os nove de melhor desempenho econômico. Trata-se do Continente: a) Europeu. b) Asiático. c) Americano. d) Africano. e) Euro-asiático. 6) É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Em sua foz está situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio: a) Tâmisa. b) Reno. c) Sena. d) Danúbio. e) Tejo. 7) Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria também conhecida como EQUILÍBRIO DO TERROR, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com consequências para o mundo, dentre as quais destaca-se a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-socialista, aliada da União Soviética, e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos. b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rússia, que domina os países da Europa Oriental. c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências. d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial. e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico.

8) Considere o texto apresentado a seguir. "A alteração da paisagem institucional veio acompanhada de uma transformação ainda mais profunda da problemática da segurança na Europa. Assim, a ameaça militar que pairava sobre o continente deu lugar a uma multidão de novos riscos, predominantemente não-militares (econômico, ecológico, social, humanitário) e intra-estatais (tensões étnicas, guerras civis)." O texto refere-se: a) ao processo de unificação da Europa, englobando países europeus que faziam parte da ex-União Soviética, atualmente divididos por conflitos étnicos. b) ao fim da Guerra Fria e da ex-União Soviética, com a ascensão de novos problemas como os desastres ecológicos, o desemprego e guerras civis em países vizinhos. c) à unificação da Alemanha e a consequente desarticulação das forças da OTAN, principal aliança militar da ex-União Soviética e Europa Oriental. d) às mudanças no Conselho de Segurança da ONU, com a entrada de novos países e a perda de poder de intervenção por parte da Europa, EUA e Rússia. e) ao deslocamento do eixo econômico mundial do Atlântico Norte para a bacia do Pacífico, em conjunto com os problemas de segurança militar. 9) Sobre o continente europeu, é correto afirmar que: a) com o fim da Guerra Fria, os antigos países socialistas tendem a superar economicamente os países da parte ocidental. b) as perspectivas de integração regional da Europa de Leste com a parte ocidental foram ampliadas com a reativação do Comecom. c) com a atual fase de integração entre as porções ocidental e oriental da Europa, os contrastes socioeconômicos entre elas foram diminuídos. d) os problemas de delimitação de fronteiras são cada vez mais frequentes tanto entre os países da parte ocidental como da parte oriental. e) enquanto a parte ocidental cada vez se integra mais economicamente, na parte oriental ocorre a fragmenta-ção política. 10) A Europa é subdividida em dois grandes grupos, a saber, o mundo oriental e o mundo ocidental, onde o mundo ocidental eleva-se em integração através de bloco econômico nas principais veias do capital e a parte oriental que ainda luta contra graves crises econômicas e profundas crises políticas Na Europa, após 1989, com a derrubada do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, ocorreu uma reformulação das fronteiras fazendo surgir um novo mapa político. Podemos considerar como parte desta reformulação: a) os movimentos de aglutinação política no leste europeu. b) o fortalecimento da unidade étnica na Iugoslávia. c) a definição do projeto unitário da Europa Ocidental. d) a desintegração da Comunidade de Estados Independentes (CEI). e) a reunificação da Irlanda do Norte e da Irlanda do Sul.