1ª sÉrie prova 2 ensino médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço...

24
CIÊNCIAS HUMANAS (E2) 1ª SÉRIE Ensino Médio PROVA 2 09 de julho de 2013 Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES [ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45. [ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corretas e se es- sas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providên- cias cabíveis. [ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído. [ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as le- tras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão. [ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. [ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30. [ 07 ] - Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação. [ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova. ''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

Upload: lecong

Post on 10-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

CIÊNCIAS HUMANAS (E2)

1ª SÉRIE Ensino Médio PROVA 2

09 de julho de 2013

Aluno(a): Série e Turma: _______ Nº: _____

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

[ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45.

[ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corretas e se es-sas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providên-cias cabíveis.

[ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído.

[ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as le-tras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão.

[ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

[ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30.

[ 07 ] - Reserve os 30 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação.

[ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova.

''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

Page 2: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 2

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

1. (DARWIN-2013) A interpretação das in-formações contidas na imagem, aliada a seus conhecimentos sobre a temática abordada permite inferir corretamente que

a) o Estado absolutista se caracterizou pela adoção de uma política econômi-ca liberal.

b) as práticas econômicas mercantilistas visavam o fortalecimento do poder real.

c) os negócios da burguesia impediam o crescimento do Estado.

d) a expansão marítima e colonial afastou a burguesia do Estado absolutista.

e) o Estado absolutista buscava elevar as importações e reduzir as exportações.

2. (DARWIN-2013) O príncipe deve aparentar ser todo piedade, fé, integridade, humanidade, religião. Con-tudo não necessita possuir todas estas qualidades, sendo suficiente que aparente possuí-las. Até mesmo afirmo que se possuí-las e usá-las, elas lhes seriam prejudiciais.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Disponível em: <www.culturabrasil.pro.br/oprincipe.htm>. Acesso em: 4 abr. 2012.

O fragmento em destaque trata da postura do governante na administração de uma cidade ou de um reino e foi escrito por Nicolau Maquiavel no século XVI, teórico defensor do absolutismo.

Com base no que foi exposto está correto afirmar que

a) o pensamento político moderno defende que o governante deveria pautar suas ações nas virtudes re-ligiosas.

b) para Maquiavel o governante deveria ser sempre íntegro e piedoso para conquistar e manter o poder.

c) adotar uma postura de afastamento das virtudes cristãs levaria o príncipe ao fracasso político.

d) a visão maquiavélica de política defendia que o governante deveria parecer ser piedoso, íntegro e humano.

e) para Maquiavel os súditos não respeitariam aquele governante que agisse de forma contrária aos preceitos religiosos.

3. (DARWIN-2013) Leia o fragmento de texto de Rousseau abaixo reproduzido.

“O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos cri-mes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arran-cando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: “defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não per-tence a ninguém”!” (...)

No texto em destaque o iluminista Rousseau

a) defende a divisão dos poderes em oposição ao absolutismo.

b) critica a política mercantilista do Antigo Regime.

c) rejeita a ideia de igualdade jurídica.

d) condena a ideia da propriedade privada.

e) apoia a concentração de riqueza nas mãos da burguesia.

4. (UFG-adaptada) Em 1751, os filósofos Diderot e D´Alembert organizaram a Enciclopedia, ou dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios, com a contribuição de um conjunto de autores que eles de-nominaram como “homens de letras”. Dois séculos e meio depois, foi disponibilizada na internet a Wikipé-dia, que se anuncia como a “Enciclopédia livre”.

Ante o exposto no enunciado está correto afirmar que

a) A produção de um “dicionário racional” consistiu numa tentativa de mapear o saber segundo critérios determinados pelo racionalismo, fundamento da concepção de conhecimento iluminista.

Page 3: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 3

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

b) Os colaboradores da Enciclopédia escreveram seus verbetes buscando reafirmar os valores de uma sociedade marcada pelo poder político absolutista e pelos privilégios concedidos a alguns grupos em detrimento de outros.

c) Na Enciclopédia livre Wikipédia, disponível na internet, a rede de escritores é formada por renomados autores o que garante o caráter científico das publicações nela contidas.

d) A falta de rigor científico na elaboração da Enciclopédia iluminista impediu que a publicação se trans-formasse em importante veículo de divulgação das ideias da época.

e) Os organizadores da Enciclopédia no século XVIII, os “homens das letras”, defendiam os interesses de grupos sociais dominantes (nobreza e clero), fato que diminuiu a importância da obra.

5. Leia os textos seguintes.

Texto I

Um reino bem governado deve ser como uma família cujo soberano é o pai e os cidadãos seus filhos... O monarca não poderia ser feliz quando seus povos são miseráveis. O príncipe é apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, sabedoria e completo desinteresse, como se a cada momento tivesse que dar contas de sua administração a seus concidadãos.

Francisco II, rei da Prússia. 1740 – 1786

Texto II

A cada país é necessária uma lei fundamental, ou contrato, entre o povo e o soberano, que limite a autori-dade e o poder deste último (...). O poder executivo está no soberano, mas o legislativo no povo e seus representantes (...) O soberano deve prestar conta exata e anual ao povo a respeito de emprego das ren-das públicas; ele não tem absolutamente o direito de impor arbitrariamente as taxas.

Leopoldo II, imperador da Alemanha, 1747-1792RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2001, p. 35.

Os textos apresentam ideias de alguns reis e imperadores europeus que, no século XVIII, implementaram reformas liberais, influenciados pelos iluministas, marcando um processo histórico conhecido como

a) Impérios Liberais.

b) Monarquias Iluminadas.

c) Despotismo Esclarecido.

d) Monarquias Reformistas.

e) Absolutismo Monárquico.

6. (DARWIN-2013) Em sua obra clássica, publicada em 1776, "A Riqueza das Nações", o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma forma de produção de alfinetes:

"Um homem puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são neces-sárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, e o polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade..."

Tomando como referência as informações apresentadas no texto e também na charge, é possível concluir que

a) o texto e a charge abordam visões distintas sobre o mesmo assunto.

b) a charge sugere uma produção artesanal.

c) o texto e charge remetem à divisão de tarefas na linha de produção.

d) a charge traduz o modelo de produção toyotista.

e) o texto e a charge identificam a característica principal da fisiocracia.

Page 4: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 4

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

7. A sociedade contemporânea herdou uma contradição presente na história da humanidade, a relação na-da amistosa entre ser humano, meio ambiente e desenvolvimento econômico. No entanto, a evidência do conflito transparece a partir da Revolução Industrial, com o nascimento de novos centros urbanos e gran-de crescimento demográfico. A Revolução Industrial transformou a Inglaterra na maior economia do mun-do, e uma das condições essenciais desse progresso foi a existência de importantes vias fluviais, que, no século XVIII, atingiram mil quilômetros navegais. Para isso, os ingleses alteraram cursos de rios e abriram canais. Assim também ocorreu com grandes centros urbanos da modernidade, como Nova York, São Paulo e Roma, que vivem realidades diferentes em sua relação com os rios. Uma relação de amor e ódio.

O ser humano exerce um poder de ação e de transformação sobre a sociedade, em uma relação que pos-sui várias roupagens – a da sobrevivência, a do progresso e a do caos. O texto permite afirmar que essa relação é:

a) De sobrevivência, pois o ser humano necessita superar obstáculos para promover a vida em socieda-de de forma harmoniosa.

b) Científica, pois com o domínio tecnológico, o homem superou as dificuldades impostas pelo meio e preservou os recursos naturais.

c) Conflituosa, devido à intensa atividade econômica da humanidade, a qual provoca a poluição dos rios.

d) Harmônica, pois o progresso é resultado de uma aliança entre o ser humano e o meio ambiente ao longo do tempo.

e) Contraditória, devido aos impactos provocados nos rios com o advento descobertas tecnológicas e ocupação humana.

8. (DARWIN-2011) A Segunda Revolução Industrial, iniciada em meados do século XIX, corresponde às inovações técnicas e econômicas que acabaram por modificar a estrutura de produ-ção capitalista, promovendo a passagem do capitalismo concor-rencial para o capitalismo monopolista. No gráfico apresentado é possível identificar a produção mundial europeia na passagem da primeira para a segunda etapa da Revolução Industrial.

Considerando as informações do gráfico e seus conhecimentos sobre o processo de consolidação do capitalismo

a) é correto afirmar que a industrialização na Europa se deu de maneira homogênea e abarcou todo o continente já no início do século XIX.

b) está correto afirmar que a produção industrial inglesa no pe-ríodo superou sempre à produção do conjunto de países mostrados no gráfico.

c) é pertinente afirmar que a produção a cresceu a partir de 1840, em razão do domínio napoleônico na França nesse período.

d) é correto afirmar que a pouca representatividade de Rússia e Alemanha se explica pelo fato das duas nações estarem voltadas para a disputa imperialista na Ásia.

e) está certo afirmar que a supremacia britânica esteve relaci-onada ao dinamismo da burguesia inglesa ao assumir o controle do Estado.

Page 5: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 5

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

9. Analise a figura a seguir.

“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, a auto-nomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo in-dependente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompa-nha de um processo de desumanização. Assim, o progres-so ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objeti-vo: a ideia de homem”.

(HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. de Sebastião

Uchôa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. p. 6.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre racionalidade instrumental, é correto afirmar:

a) a imagem de Chaplin está de acordo com a crítica de Horkheimer: ao invés de o progresso e da téc-nica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a sua vida melhor e mais livre.

b) a imagem e o texto remetem à ideia de que o desenvolvimento tecnológico e o extraordinário pro-gresso permitiram ao homem atingir a autonomia plena.

c) imagem e texto apresentam o conceito de racionalidade que está na estrutura da sociedade industrial como viabilizador da emancipação do homem em relação a todas as formas de opressão.

d) enquanto a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas sociedades contempo-râneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior o grau de humanização.

e) tanto a imagem quanto o texto enaltecem a inevitável instrumentalização das relações humanas nas sociedades contemporâneas.

10. (DARWIN-2013) A Revolução Francesa de 1789 foi um fenômeno que pode ser comparado àquele da Revolução Americana de 1776. Ambas constituem parte do que designamos como "Revoluções Bur-guesas".

Considerando o contexto histórico que produziu os movimentos revolucionários destacados está correto afirmar que

a) os dois movimentos citados foram influenciados pelas ideias liberais iluministas.

b) a Revolução Francesa influenciou a chamada Revolução Americana.

c) a independência das 13 Colônias Inglesas garantiu a igualdade social nos Estados Unidos.

d) as duas evoluções promoveram mudanças de caráter socialista na França e Estados Unidos.

e) apenas a Revolução Americana foi liderada pela burguesia.

11. (DARWIN-2013) Leia o texto apresentado a seguir.

O SIGNIFICADO DA REVOLUÇÃO AMERICANA PARA OS ESCRAVOS.

No dia 5 de julho de 1852, portanto 8 anos antes da guerra do Norte contra as colônias escravistas do Sul,

um ex-escravo e abolicionista, Frederick Douglas, fez um discurso em Rochester, falando sobre o signifi-

cado da independência dos Estados Unidos para o negro norte-americano. Alguns trechos deste pronun-

ciamento:

“Companheiros e cidadãos! Por que fui convidado para falar hoje a vocês? O que os negros dos Estados

Unidos têm a ver com a independência dos Estados Unidos? Será que os grandes princípios da liberdade

política e da justiça natural, presentes na Declaração da Independência aplicam-se também a nós? (...)

Não me incluo entre aqueles que participam desse glorioso aniversário! A grande independência que vo-

cês comemoram revela somente a imensa distância que nos separa. A rica herança de justiça, prosperi-

dade e independência, transmitida por seus pais, pertence somente a vocês, e não a mim. Da mesma

forma, o dia que para vocês representa luz e a esperança, significa para os negros os grilhões e a morte.

Page 6: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 6

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Este 4 de julho é de vocês, não meu. Vocês podem, se quiserem ficar alegres; quanto a mim só res-

ta o lamento. Trazer um homem acorrentado para o interior do templo iluminado da liberdade e convidá-lo

para compartilhar de uma alegria que não lhe é comum, seria somente zombar deste homem de maneira

desumana.

Meu assunto, portanto, é a escravidão nos Estados Unidos. Assim, falarei deste 4 de julho, e de suas ca-

racterísticas populares, sob o ponto de vista do escravo. E afinal, o que esse dia representa para o escra-

vo americano? Mais do que todos os outros dias do ano, o 4 de julho significa a injustiça e a crueldade de

que o escravo tem sido vítima constante. Para ele, o que vocês comemoram não passa de uma fraude; a

liberdade de que se vangloriam, uma profanação da própria liberdade; sua grandeza nacional, pura vaida-

de; suas comemorações vazias e desprovidas de sentimento; suas denúncias de tiranos, simples desca-

ramento; sua defesa da liberdade e igualdade, mera zombaria; suas orações e hinos, seus ofícios religio-

sos e solenidades são, para o escravo, engodos, decepções, impiedade e hipocrisia – um fino véu para

dissimular crimes que cobririam de vergonha uma nação como esta, tão culpada de práticas chocantes e

sangrentas.”

DOUGLAS, Frederick. Jornal Movimento, São Paulo, 05/07/1976, p.09.

O autor afirma que o 4 de julho não lhe pertencia cabendo a ele apenas o lamento (ver destaque em negri-to). Na sua fala o autor quer deixar evidente que

a) a independência dos Estados Unidos foi um processo democrático e inclusivo que trouxe aos negros a igualdade com os brancos.

b) a luta dos negros pelos direitos civis nos Estados Unidos produziu uma sociedade justa e isenta do preconceito racial.

c) o processo de emancipação do país garantiu aos negros, de imediato, os princípios de liberdade polí-tica e justiça natural presentes na Declaração de Independência.

d) a distância que separava negros e brancos foi reduzida com a Declaração de Independência aprova-da no 4 de julho de 1776.

e) o 4 de julho significava para os negros uma fraude uma vez que a escravidão e a opressão continua-ram a existir no país.

12. A cada um a sua função e o seu lugar na terra. No topo estão os religiosos, intermediários indispensáveis entre a cidade terrestre e a cidade celeste (...). Depois vêm os nobres, que receberam da Providência a qualidade de guerreiros e estão, portanto, investidos da missão de manutenção da ordem. Finalmente, para o último lugar são relegados os trabalhadores, destinados ao trabalho e ao sofrimento para o bem comum. (Pierre Bonnassie. Dicionário de história medieval, 1985. Adaptado.)

O texto faz referência

a) a um tipo de organização social que se apoiava nas diferentes aptidões dos seres humanos.

b) às crenças milenaristas, segundo as quais apenas os pobres alcançariam o reino dos céus.

c) à igualdade social, que caracteriza a sociedade ocidental desde a Antiguidade.

d) ao antropocentrismo, que reservava lugar de destaque para a vontade dos indivíduos.

e) à divisão da sociedade em três estamentos, contestada pela Revolução Francesa.

13. (DARWIN-2013)

Texto I.

Economia francesa entra em recessão

Publicado hoje às 08:10

O PIB francês recuou pelo segundo trimestre consecutivo, de acordo com os dados divulgados pelo insti-tuto de estatística francês.

França entrou em recessão com uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,2 por cento no primeiro trimestre do ano, depois de uma contração semelhante nos últimos três meses de 2012, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas francês.

Uma recessão corresponde tecnicamente a uma queda do PIB durante dois trimestres consecutivos.

Page 7: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 7

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

O Governo francês mantém, no entanto, a sua previsão de crescimento econômico de 0,1 por cento para este ano. Em França, o poder de compra das famílias sofreu no ano passado uma quebra recorde de 0,9 por cento.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.- Acesso em 15/05/2013

Texto II.

A França atravessava, no final do século XVIII, uma séria crise econômica e financeira. O relatório finan-ceiro de março de 1788 mostrava que as despesas somavam 629 milhões de libras, mas a receita alcan-çava apenas 503 milhões. Só os juros da dívida pública consumiam 318 milhões de libras.

Extensivo Modular – EH5. Editora Positivo, p.27.

Os dois textos apresentados falam da situação econômica da França (século XVIII e no momento presen-te). Considerando a temática abordada pelos textos e seus conhecimentos sobre o processo da Revolu-ção francesa de 1789, é possível afirmar que

a) a situação econômica do país hoje justificaria plenamente uma ação revolucionária nos mesmos mol-des daquela realizada no século XVIII, já que os motivos da Revolução permanecem os mesmos.

b) os gastos suntuosos da Corte francesa, as guerras e a isenção fiscal às ordens privilegiadas (clero e nobreza) eram os principais responsáveis pelo déficit apresentado no texto II, sendo portanto motiva-dores da Revolução.

c) a previsão de crescimento econômico na França atualmente, conforme afirmação do governo, afasta qualquer possibilidade de manifestações populares no país e garante o aumento do poder de compra da população.

d) as medidas tomadas para eliminar a crise econômica na França no século XVIII surtiram efeitos e po-deriam ser adotadas pelo governo francês no tempo presente.

e) a economia francesa pré-revolucionária, baseada na grande produção industrial em muito difere da economia francesa atual, baseada na exploração agrícola.

14. (DARWIN-2013) Leia os texto seguintes.

Texto I.

As mães, as filhas, as irmãs, representantes da Nação pedem ser constituídas em Assembleia Na-cional. Considerando que a ignorância, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção do governo, resolvemos expor, numa declaração solene, os direitos naturais, inalteráveis e sagrados da mulher. Em consequência, o se-xo superior em beleza, como em coragem nos sofrimentos maternais, reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os seguintes direitos da mulher e da cidadã.

Art. 1 - A mulher nasce livre e permanece igual ao homem em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas, senão, sobre a utilidade comum.

Art. 2 - A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescrití-veis da mulher e do homem. Estes direitos são: a liberdade, a prosperidade, a segurança e, sobre-tudo, a resistência à opressão.

Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. 1791. (adaptado)

Texto II

A Mulher e a Constituição Federal: Igualdade de Direitos

A Constituição da República Federativa do Brasil é uma das mais avançadas do mundo no que diz respeito aos direito civis e sociais. O Capítulo I do Título II trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, tendo o seu artigo 5º, 77 incisos detalhando todos eles.

Os direitos individuais também são chamados de direitos humanos, direitos das pessoas, direitos de mulheres e homens. Seus fundamentos estão no direito natural e em certas liberdades essenci-ais à personalidade e a dignidade da pessoa humana. Com os direitos fundamentais nossa Consti-tuição proclama que a sociedade e o Estado existem para o bem-estar da pessoa humana.

Page 8: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 8

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

O artigo 5º diz:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; isto significa igualdade de direitos.

http://www.ufrgs.br/nucleomulher/direitos.php - Acesso em 15/05/2013

Partindo da leitura dos textos apresentados e de seus conhecimentos sobre o tema abordado, está correto afirmar que

a) o documento proposto durante a Revolução Francesa (texto I) garantiu às mulheres na França a ple-na igualdade de direitos com os homens, já no século XVIII.

b) a declaração francesa reconhece a fragilidade feminina, devendo a Constituição garantir ações legais e afirmativas de proteção às mulheres.

c) a participação das mulheres francesas no processo revolucionário contribuiu para as reivindicações visando ampliar os direitos de cidadania e abolir as diferenças de gênero.

d) a Constituição brasileira garante a igualdade de gêneros, fato que por si só elimina qualquer discri-minação às mulheres no Brasil.

e) tanto na França no século XVIII, como no Brasil contemporâneo, as mulheres estavam e estão enga-jadas na luta política garantindo maioria das mesmas nas funções de governo.

15. (DARWIN-2011)

Atualmente, existem vários partidos de esquerda no Brasil, tais co-mo PC do B, PCB, PDT, PSB, PSOL, PSTU e PCO. Tendo em vista o Governo Lula (PT) ter realizado alianças com diversos partidos não esquerdistas para garantir sua governabilidade - entre eles, o PMDB, o PR (extinto PL), o PP, o PTB, o PSC, o PTC (antigo PRN), etc. -, seus críticos mais à esquerda têm sustentado que se trata de um governo de direita ou centro-direita. São comumente classifica-dos como extrema-esquerda os partidos de orientação socialista, como o PSOL, o PSTU, o PCO e o PCB. Já o PRB, o PSB, o PPS, o PDT e o PT são vistos como centro-esquerda, devido às suas posi-ções mais moderadas. Existe polêmica em relação à categorização do PSDB, eis que seus defensores di-zem tratar-se de um partido de centro-esquerda, contudo, especialmente a partir do governo Fernando Henrique Cardoso, que aplicou várias práticas neoliberais, e após este, com a polarização com o PT, seu principal opositor, o partido passou a ser considerado por muitos como de centro-direita.

http://pt.wikipedia.org – Acesso em 15/06/2011

Na política os termos: esquerda, direita e centro derivam da Revolução Francesa. Considere seus conhe-cimentos sobre o processo revolucionário na França e associe tais conhecimentos ao quadro partidário no Brasil. Considere também as informações apresentadas no texto em destaque. Assinale a alternativa CORRETA.

a) No plenário da Convenção Nacional (França no século XVIII), o grupo mais radical, formado por de-fensores dos interesses das camadas populares sentava-se à direita. Deriva daí a ideia de partido de direita associado aos movimentos sociais.

b) O Partido dos Trabalhadores – PT, assim como o PSOL, identificados como esquerdistas, se caracte-rizam historicamente por serem formados por uma elite burguesa associada aos grandes grupos in-dustriais.

c) Os deputados da Planície ou Pântano eram aqueles que sentavam-se na parte central e alta do ple-nário, por essa razão eram também chamados montanheses. Representavam a pequena e média burguesia e estavam alinhados com as demandas dos sans-culottes.

d) O quadro partidário brasileiro apresenta uma grande diversidade no qual apenas podemos identificar partidos de esquerda, todos comprometidos com as causas dos trabalhadores, reproduzindo hoje o que se via à época da Revolução Francesa.

e) Os jacobinos, que sentavam-se à esquerda, formaram o grupo político que mais se aproximou das demandas populares durante a Revolução. No momento em que lideraram o processo revolucionário promoveram importantes reformas sociais.

Page 9: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 9

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

16. Fenômeno astronômico marca início do inverno no hemisfério sul

A figura ao lado ajuda a compreender o fenô-meno. Para dar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva 365 dias e mais seis horas. Durante essa viagem, a inclinação do eixo não muda e sempre parece apontar para a mesma posição no espaço. Essa inclinação, que é de 23.5 graus, faz com que os hemisférios recebam a incidência de raios solares de forma diferente durante o ano.

Diante do exposto acima, podemos afirmar que

a) Apesar de imperceptível, exatamente em dezembro os raios solares atingirão o he-misfério Sul da Terra menos diretamente do que nos outros meses do ano.

b) Esse fenômeno é chamado de Solstício de Junho, mas é popularmente conhecido por marcar o início do inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte.

c) Esse fenômeno é causado por dois fatores astronômicos e naturais: a rotação da Terra ao redor de seu eixo e sua inclinação.

d) Ao contrário do que muitos pensam, as estações do ano dependem da aproximação maior ou menor entre a Terra e o Sol.

e) Durante o Solstício de Inverno, a inclinação do eixo é maior no hemisfério Sul, fazendo com que as regiões abaixo da linha do Equador sejam atingidas diretamente pelos raios do Sol.

17. Mortes no Everest: mais de 200 acidentes já foram registrados durante seis déca-das

A temporada de escaladas 2013 no Everest termina no final do mês de maio. Alpinistas de todo o mundo aproveitam o período de primavera na montanha para se aventurarem com mais segurança em direção ao cume. Porém, os riscos são inevitáveis e mortes acontecem todos os anos. É incrível como nosso corpo sofre com uma mudança na altitude. O corpo já começa a sentir os efeitos logo aos 3 mil metros, onde o organismo começa a reagir a falta de oxigênio. Aos 5 mil metros, é como se estivéssemos com uma res-saca daquelas! Daí em diante existe risco de desidratação, pois a umidade e pressão do ambiente são muito baixas, fica difícil respirar até com máscara. Aos 7 mil metros já é conhecida como “zona da morte”, onde o corpo humano por mais aquecido que esteja acaba morrendo aos poucos.

Entre os efeitos possíveis que o corpo humano pode encontrar quando exposto a uma grande altitude, po-demos afirmar:

a) PULMÕES: Quanto maior a altitude mais denso o ar e menor a quantidade de oxigênio, devido a grande pressão atmosférica. O ritmo com que buscamos ar aumenta e mais gás carbônico é elimina-do. Isso altera a acidez no sangue.

b) SANGUE: A frequência cardíaca diminui e mais hemácias (que transportam o oxigênio) são produzi-das e vão para o sangue. Por consequência disso, ele fica mais espesso com a concentração de oxi-gênio na atmosfera.

c) EDEMAS: A grande pressão atmosférica na altitude pode causar edemas pulmonares, cerebrais e oculares. Os vasos se rompem e os órgãos começam a acumular líquidos. Portanto, os alpinistas pre-cisam se aclimatar e não subir a montanha de uma vez.

d) CÉREBRO: A diminuição da circulação sanguínea faz com que ele inche. Sem ter para onde expan-dir, ele fica comprimido no crânio, o que causa fortes dores de cabeça. A concentração de oxigênio pode causar até alucinações.

e) TECIDOS: As áreas que mais sofrem são pés, mãos, dedos e nariz. O frio, devido a menor pressão atmosférica que concentra menos calor e a falta de oxigênio, com o ar rarefeito, podem matar esses tecidos e, em alguns casos, é preciso amputá-los.

Page 10: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 10

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

18. Três animais divertidos enfrentam grandes desafios para devolver um bebê à sua família em A Era do Gelo

Esta divertida animação se passa há mais de 20 mil anos, quando a Terra ainda era um surpreendente mun-do pré-histórico. Era o início da Era do Gelo, e os enor-mes animais do planeta começavam a migrar para o Sul, fugindo do congelamento. Nesse cenário surge Manfred (Mamute), Sid (bicho preguiça) e o tigre Diego com a missão de devolver um bebê humano a sua famí-lia.

Considerando a era geológica retratada pela história do filme acima, assinale a opção correta.

a) A Era Mesozoica foi posterior a Cenozoica, quando os dinossauros foram extintos.

b) Paleozoico: quando a espécie humana surgiu no planeta, América do Sul e África estavam fisicamen-te unidas.

c) Pré-Cambriano: quando surgiu, em meio líquido, os primeiros vestígios de vida no planeta.

d) Mesozoico: a fragmentação da Pangeia ocasionou o desaparecimento dos dinossauros.

e) Cenozoico: quando os primeiros homens apareceram, os grandes répteis já haviam sido extintos na Terra.

19.

Na figura, vemos de maneira bastante simplificada, o efeito da brisa marítima combinado com o efeito da Ilha de Calor Urbano, potencializando as chuvas vespertinas. Conforme o seu conhecimento, assinale a alternativa que explica corretamente as brisas marítimas.

a) Como há diferenças de temperatura entre trechos diferentes da atmosfera, a brisa marítima fica com densidades diferentes, realizando um movimento sempre no sentido da região de menor para a maior pressão atmosférica, causando assim o vento.

b) Na brisa marítima, o ar sobre o oceano está mais frio e o ar sobre o continente está mais quente du-rante o dia. O ar frio é mais denso e desloca-se na direção do ar mais quente. É o que normalmente ocorre nas cidades litorâneas ou muito próximas do litoral.

c) Os ventos no sudeste asiático são brisas marítimas de grande escala. Variam a sua direção entre as estações porque as massas de terra são aquecidas ou arrefecidas mais rapidamente que o mar.

d) Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é menor que o da terra. Ou seja, é necessário menor quantidade de calor para elevar de 1º C a temperatura de certa massa de água.

e) À noite, ocorre a brisa marítima. A terra esfria mais rapidamente do que a água, assim, à noite, o ar mais quente é o que está em contato com a água. Por ser menos denso, ele sobe, dando lugar ao ar mais frio que está em contato com a praia. Produz-se então a brisa da terra para o mar.

Page 11: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 11

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

20. Segundo a teoria da Deriva Continental, há aproximadamente 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental chamada de Pangéia e um único Ocea-no, o Pantalassa. Depois de milhões de anos houve uma fragmentação que deu origem a dois grandes continentes chamados de Laurásia e Godwana. A partir daí os continentes foram se movendo e se ade-quando às configurações atuais.

O ponto crucial para o desenvolvimento dessa teoria, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Um dos pon-tos que comprovam a teoria da Deriva Continental pode ser constatado em qual característica abaixo?

a) A espessura variável das placas tectônicas, que nas regiões oceânicas são mais finas, onde as es-pessuras variam entre 10 km nas cordilheiras submarinas, até algumas dezenas de quilômetros em outras regiões, comprova a estrutura da crosta terrestre.

b) As placas tectônicas estão assentadas sobre o manto que tem um comportamento pastoso, fazendo com que as mesmas se movam, afastando-se ou chocando-se nas zonas de contato com as outras placas.

c) Os terremotos são tremores ou abalos causados pela liberação repentina da energia acumulada du-rante longos intervalos de tempo em que as placas tectônicas sofreram esforços para se movimentar.

d) A descoberta de fósseis de animais da mesma espécie em continentes diferentes e o fato da costa da África possuir um contorno que se encaixa na costa da América do sul, confirma que no passado os dois continentes se encontravam juntos.

e) A crosta e a parte superior do manto, sujeitas às perturbações tectônicas, formam a tectonosfera. Os movimentos que resultam da deformação da crosta terrestre denominam-se movimentos tectônicos e explicam a Deriva Continental.

21. A figura apresenta alguns detalhes da rocha metamórfica quando sofre o processo chamado de metamorfísmo, ao longo do seu ciclo. Assinale a alternativa que explica a origem desse tipo de rocha.

a) são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso.

b) esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas.

c) são de formações mais recentes, da era Paleozoica à Cenozoica. Essas são encontradas em aproximadamente 5% da superfície terrestre.

d) esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.

e) são as mais antigas rochas que surgiram na era Pré-Cambriana. Essas rochas são denominadas de cristalinas, por causa da cristalização dos minerais que as formaram.

22. Frente fria chega em Santa Catarina no primeiro dia de inverno

Uma nova frente fria chega ao Sul do país, mantendo o tempo instável em Santa Catarina neste primeiro dia de inverno. A chuva deve estar presente em boa parte desta sexta-feira (21/06), principalmente da Serra ao Litoral, com pequenas aberturas no Oeste a partir da tarde, devido a aproximação de uma nova massa de ar frio e seco.

Fonte: INPE/CPTEC 2013

As condições do tempo descritas acima na região de Santa Catarina, podem ser explicadas por uma das alternatias abaixo, assinale-a:

a) A frente fria que chega ao Sul do país se forma nas águas frias da região tropical.

b) A instabilidade do tempo, típico de inverno, ocorre pela incidencia da massa polar atlântica.

c) As chuvas na região ocorrem, principalmente, pela evaporação da superfície continental.

d) A direção dos ventos de nordeste a sudoeste, fazem a massa polar se deslocar para a região sul.

e) O primeiro dia de inverno ocorre no mês que inicia o equinócio no hemisfério sul.

Page 12: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 12

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

23. A escala de tempo geológico estabelece éons, eras, períodos, épocas e idades que permitem categorizar diferentes fases desde a formação do planeta. Há aproximadamente 11,7 mil anos, estudos focam a chamada época holocena. Mas a comunidade científica propõe uma revisão desse conceito: o novo período, chamado de Antropoceno, estabelece uma ligação intrínseca entre o ser humano e a natureza. Assim, a nova proposta está relacionada a ideia descrita na seguinte afirmativa:

a) época que as atividades dos seres humanos estariam influenciando as transformações no mundo, num ritmo acelerado, principalmente após a Revolução Industrial, podendo ser interpretado como a época do homem.

b) época que compreende eventos importantes na história da vida animal, onde houve uma grande diversificação evolutiva dos animais, a explosão cambriana, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram nos primeiros milhões dos anos.

c) período conhecido como a “Era dos Dinossauros” devido à predominância destes répteis tanto na água, quanto no ar e na terra. É nesse Período que se inicia a separação da Pangea que duraria 100 milhões de anos e que começa a se formar as reservas de petróleo.

d) época caracterizada por diversos períodos de glaciação intensa que alteraram, principalmente, a flora e, pela predominância de grandes mamíferos. Seu primeiro grande evento, caracteriza-se pelo surgimento do homem, suficiente para demarcar uma Época.

e) época marcada pela extinção de quase todas as bactérias anaeróbias devido a grande quantidade de oxigênio liberado pelo metabolismo das próprias bactérias, caracterizando uma grande extinção em massa.

24.

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre correntes marítimas, pode-se afirmar que

a) a corrente do Golfo do México que, ao atingir o litoral oeste da América anglo-saxônica, evita o congelamento das águas oceânicas e dos Grandes Lagos.

b) a chamada corrente de Falklands ou Malvinas, tem seu movimento completamente alterado pelo calor do solstício de verão.

c) a corrente de Benguela, de águas quentes e de superfície, se origina da subida das águas profundas na costa oeste sul africana.

d) a corrente da Califórnia que, por ser uma corrente quente, acarreta a formação do deserto do Colorado, no sudoeste dos Estados Unidos.

e) a corrente de Humboldt, influi sobre o clima da costa do Chile, diminuindo a temperatura e tornando as precipitações escassas nessa região.

Page 13: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 13

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

25.

São Joaquim - SC

Vitória - ES

A análise da previsão de tempo das cidades de Vitória e São Joaquim e seus elementos permitem afirmar:

a) A amplitude térmica, em Vitória, é menor que em São Joaquim, apesar das condições do clima serem semelhantes.

b) A previsão do clima das duas cidades caracteriza o que ocorre no hemisfério Norte nessa época do ano.

c) O tempo representado em São Joaquim apresenta menores temperaturas do que em Vitória, situação típica da estação de inverno.

d) A condição do tempo de São Joaquim, de menores temperaturas, representa uma situação típica em todo o ano.

e) As condições de clima e tempo são distintas, porque o clima muda com o tempo constantemente.

26. Um geógrafo, ao calcular a distância real entre duas cidades, precisou calcular a representação numa escala de 1: 50.000.000. Observando que a distância no mapa é de 4,5 centímetros, qual será a distância real em quilômetros encontrada?

a) 22.500 km

b) 22,5 Km

c) 2,5 Km

d) 2.250 Km

e) 250 Km

27.

Page 14: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 14

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Já sabemos que o mapa representa, de forma reduzida, o espaço geográfico. Para representar correta-mente o que existe na Terra é necessário a utilização de escala nos mapas. Tomando-se como base a fi-gura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é correto afirmar que:

a) Quanto maior o denominador da escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente maior é a riqueza de detalhes.

b) Quanto maior é o tamanho do mapa, maior será consequentemente a riqueza de detalhes e a área representada, como o mapa do mundo.

c) Quanto menor for o denominador da escala, maior o tamanho do mapa e consequentemente maior é a riqueza de detalhes.

d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes. Escala grande apresenta denominador maior que o da escala pequena.

e) Os três mapas apresentam diferentes escalas com o tamanho crescente, da maior para a menor ri-queza de detalhes.

28. Examine o mapa e o texto a seguir:

Erupção de vulcão na Islândia deixa cinzas e medo em seu rastro

21/04/10 – O Globo

Os habitantes da Islândia viram seus campos virarem um deserto coberto por um pó fino na semana pas-sada, mas agora começam a se preocupar com a possibilidade de que as erupções recentes acordem um vulcão ainda muito maior.

A Islândia, a terra do gelo e fogo, é um verdadeiro paraíso para os vulcanólogos. Em poucos lugares na Terra, a geologia e a história humana são tão intimamente ligados ao vulcanismo como esse país. A ilha possui a sua localização em uma grande mancha vulcânica sobre uma dorsal meso-oceânica, um cenário único. O limite de placa entre as placas tectônicas da Eurásia e América cruza a ilha de norte a sul.

Levando em consideração o mapa e o texto, é correto afirmar que essa atividade vulcânica na Islândia es-tá associada:

a) ao mergulho de uma das placas tectônicas num movimento de subducção, dando origem ao magma expelido pelo vulcão.

b) a separação de placas tectônicas onde rochas derretidas são empurradas para a superfície numa re-gião formada por uma grande cordilheira oceânica

c) ao deslizamento lateral de placas tectônicas e a formação de um rift valley ao longo da ilha vulcânica da Islândia.

d) ao magma superaquecido ascendente por convecção térmica num ponto chamado hot spot (ponto quente), em área estável da crosta oceânica.

e) a formação de rocha magmática intrusiva, contribuindo para o aumento da ilha com a formação de nova crosta.

Page 15: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 15

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

29. Forte terremoto atinge o México

Um terremoto forte e longo de 7,4 graus na Escala Richter, com abalo sísmico a 20 km de profundidade e seguido por um abalo secundário no centro-sul do México, tremeu por ao menos um minuto prédios na Cidade do México e fez com que trabalhadores e residentes saíssem assustados para as ruas. Mais de 60 casas ficaram danificadas com o tremor que ocorreu a 25 km do sudoeste da cidade de Ometepec (município de 50 mil habitantes), no sul do Estado de Guerrero, mas não há informações de mortes ou feridos graves.

Último Segundo, São Paulo - 20/03/2012

Sobre os movimentos da crosta, terremotos e abalos sísmicos, assinale a alternativa correta:

a) O abalo sísmico, energia liberada pelo choque de placas tectônicas no interior da crosta, teve seu hi-pocentro a 20 Km de profundidade seguido de forte tremor de 7,4 graus na Escala Richter na superfí-cie.

b) O epicentro do tremor ocorreu no sul do Estado de Guerrero a 20 km de profundidade, onde o abalo sísmico chegou mais forte e danificou mais de 60 casas da cidade de Ometepec.

c) O México, assim como o Brasil, faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, região de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta onde os terremotos são frequentes nas áreas de contato de placas tectônicas.

d) O hipocentro, local do abalo sísmico na superfície da crosta, ocorreu no México a 25 Km do sudoeste da cidade de Ometepec com profundidade de 20 Km e provocou grande terremoto.

e) A localização do epicentro e a profundidade do foco são fatores que não interferem na magnitude do tremor, mas, a geologia da área afetada e a qualidade das construções são determinantes no poder arrasador de um terremoto.

30. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico. De acordo com a divisão das camadas da Terra, assinale a alternativa correta.

a) A crosta corresponde à fina camada da superfície terrestre, composta por rochas sólidas constituídas por silício e alumínio na parte continental.

b) O manto compreende a segunda camada do interior da Terra, conserva uma tempe-ratura constante até atingir o núcleo, sendo constituído de magma.

c) O núcleo é a parte da Terra mais intrigan-te, pois praticamente não existe conheci-mento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por silício e alumí-nio.

d) O núcleo se divide em núcleo interno líquido e núcleo externo sólido, que atinge uma temperatura de aproximadamente 6.000ºC.

e) O manto corresponde a uma camada que se encontra entre a crosta e a parte do núcleo superior, possui textura sólida e se move sobre a astenosfera.

Page 16: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 16

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

31.

A Lei n° 5.859, de 11 de dezembro de 1972, dispõe sobre a profissão de empregado doméstico. Nesta lei, ressalta-se que tal norma foi recepcionada pela Constituição da República de 1988 e, por algumas vezes, sofreu as alterações necessárias para ade-quar-se as evoluções jurídicas das relações empregatícias da sociedade brasileira.

Sendo: Artigo 1° da Lei n° 5.859: Ao empregado doméstico, assim considerado aque-

le que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas, aplica-se o disposto nesta lei.

Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=8506 (com adaptações)

O artigo 1º da Leia 5.859 de 11 de dezembro de 1972 naturaliza o conceito de empregado doméstico. Neste contexto, assinale a alternativa que melhor ilustra os cargos trabalhistas classificados como empre-gados domésticos no Brasil:

a) Arrumadeira/faxineira; cozinheira; babá; motorista particular; marinheiro particular; cuidador de idoso; jardineiro particular e caseiro particular.

b) Caseiro particular; jardineiro particular; cuidador de idoso; piloto executivo; motorista particular; babá; cozinheira e arrumadeira/faxineira.

c) Arrumadeira/faxineira; cozinheira; babá; motorista particular; marinheiro particular; cuidador de idoso; jardineiro particular e sindicalista particular.

d) Babá; marinheiro particular; jardineiro; costureira particular; arrumadeira/faxineira; motorista particular; cuidador de idoso e cozinheira.

e) Cuidador de idoso; secretaria/faxineira; cozinheira; babá; jardineiro particular; caseiro particular; moto-rista particular e marinheiro particular;

32. As novas fronteiras de exploração e produção, chamadas de não convencionais, colocam as Américas no foco das atenções. Nesta lista, estão o tight oil e o shale gas americano – ambos extraídos de rochas, o petróleo das areias betuminosas do Canadá, o pré-sal brasileiro e o óleo extra pesado da Venezuela.

http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/category/abordagem-desenvolvimentista/abordagem-internacional/2012.

Page 17: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 17

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

O petróleo venezuelano figura como um importante recurso para as novas fronteiras, porque

a) a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL e ao NAFTA, grupo que tem como objetivo a criação de mecanismos econômicos e alfandegários para reduzir o custo do comércio praticado entre os paí-ses membros.

b) tem reservas comprovadas, mas ainda não existe data prevista para o início da exploração. Segundo o governo venezuelano as suas reservas chegaram a 300 bilhões de barris no ano de 2011, crescen-do 40,4% em comparação aos anos anteriores.

c) pode ser explorado sem causar alterações ambientais, pois a legislação ambiental é rígida o suficien-te quando se trata de exploração de petróleo e gás, e a fiscalização cumpre os protocolos estabeleci-dos, para que nunca ocorra catástrofes naturais.

d) já está totalmente comprometido com o setor industrial interno da Venezuela, além do envio de 100 mil barris diários para Cuba, em troca de serviços, na área da educação, saúde e segurança particular do presidente venezuelano.

e) a Venezuela é uma grande potência energética mundial, visto que este país ultrapassou a Arábia Saudita em volume de reservas de petróleo, posto por muito tempo ocupado pelo país árabe.

33. Leia as diferentes informações, sobre o Continente Africano:

Informação 1:

No início de 2012, militantes (terroristas) treinados na Líbia impulsionam uma grande revolta no norte do Mali.

Em janeiro de 2013, rebeldes armados, com ideais bastante heterogêneos, iniciam uma ofensiva em direção ao sul do Mali, e o presidente interino, Dioncounda Traoré, pediu so-corro à França.

A intervenção militar francesa no Mali, que começou em 11 de janeiro de 2013, já custou aos cofres da França 70 mi-lhões de euros (185 milhões de reais).

O ministro de Relações Exteriores, Laurent Fabius, disse que a França quer que a missão militar afri-cana no Mali seja substituída por uma força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/guerra-no-mali-custou-70-milhoes-de-euros-a-franca

Informação 2:

Um professor apresentou os mapas a seguir numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano.

Page 18: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 18

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Ambas as informações representam:

a) as fronteiras políticas que jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a di-versidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais, bem como destacando as extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos "limites naturais".

b) a pequena diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano que aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses das po-tências capitalistas da época, como por exemplo, a França.

c) as fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, que fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e reli-giosos, como por exemplo, o atual conflito ou guerra civil do Mali.

d) a recente demarcação dos países africanos, que contou com técnicas cartográficas modernas, onde os europeus demarcaram estes territórios, baseados em seus interesses, como a partilha dos recur-sos naturais africanos.

e) os gastos que atualmente a França adquiriu na ajuda militar no conflito do Mali, que já foi pago no passado colonial de exploração da República do Mali, assim ambas as nações, criaram um acordo fi-nanceiro, onde o Mali, não pagará este atual investimento militar da França.

34.

As primeiras instalações nucleares na Coreia do Norte, datam de 1965, após receber um reator doado pela

URSS. A Coreia do Norte possui grandes reservas e jazidas de urânio. Em 1970, a Coreia do Norte constru-

iu um segundo reator e, em 1977, a Coreia do Norte não aceitou a visita da Agência Internacional de Ener-gia Atômica (AIEA). A Coreia do Norte assinaria o Tratado de não proliferação nuclear somente em 1985, mesmo assim, o país não paralisou a construção de seu segundo reator, gerando novas crises diplomáticas no decorrer da década de 90 e nos últimos anos.

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/programa-nuclear-da-coreia-do-norte/

Disponível em: http:// blogspot.com.br/2013/04/coreia-do-norte-x-eua-para-ja-sabemos.html

Perante as últimas ameaças nucleares do governo norte-coreano contra EUA, os norte-americanos reagi-ram

a) com a desativação de foguetes nucleares norte-americanos instalados na Coreia do Sul.

b) enviando apoio para pesquisas na Coreia do Sul visando ao uso da energia nuclear para fins pacífi-cos.

c) com o estabelecimento de um raio de alcance máximo, para os mísseis da Coreia do Norte de 500 km.

d) com a criação de um acordo dos Estados Unidos com a China, para tomarem medidas com o objetivo de desnuclearização na península coreana.

e) com a criação de um escudo antimíssil, que será reforçado com a ajuda de países asiáticos, como a Rússia e a índia.

Page 19: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 19

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

35. Observe a charge e a informação:

Disponível em: http://geografialatina.blogspot.com.br/

A presidente da Argentina Cristina Kirchner propôs, a "natu-ralização" dos meios de comunicação argentinos. A medida, de acordo com a líder, seria importante para que a mídia tenha consciência nacional e passe a defender os interes-ses do país.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Cristina fez críticas específicas ao fato de haver na Argentina "tantos microfo-nes e câmeras de TV, relatando sobre os problemas do crescimento econômico argentino".

Disponível em: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/10/20/imprensa38755.shtml

As informações fazem referência a

a) modernização dos meios de comunicação em ambos os países latinos.

b) aplicação de políticas protecionistas e a nacionalização dos meios de comunicação.

c) eliminação dos incentivos fiscais, referentes aos meios de comunicação.

d) modernização tecnológica aplicado aos meios de comunicação nestas nações.

e) amplificação e modernização de canais de TV e rádio, para a divulgação de políticas bolivarianista e peronista.

36. “Numa partida, os jogadores encontram-se ora no ataque, ora na defesa. Quando ocorre um predomínio das consciências individuais dos jogadores em detrimento da tática coletiva, os resultados certamente serão catastróficos, isto é, se cada jogador buscar aplicar apenas suas táticas individuais, tal fato comprometerá a vitória sobre o time adversário.”

Analisando o trecho em destaque à luz da consciência coletiva e individual do sociólogo Émile Durkheim podemos afirmar que:

a) A liberdade tática só existe quando ocorre um entrosamento entre a equipe de jogadores e as estra-tégias são definidas e compactuadas coletivamente.

b) A liberdade tática é inexistente, pois cada jogador utiliza a regra que lhe convém, ou seja, deve impor a individualização.

c) A liberdade tática existe quando há desrespeito sobre o individual, assim cada jogador moralmente deve fazer o que acha.

d) A liberdade tática é praticamente nula, pois cada jogador deve exercer as suas estratégias em detri-mento do que foi acordado coletivamente.

e) A liberdade tática não precisa existir em jogos coletivos, para que sobressaia os talentos individuais

Page 20: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 20

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

37. “É depois pareceria impossível que a substância fosse separada daquilo que ela é substância. Como as ideias, que são as substâncias das coisas, seriam separadas das coisas?”

(ARISTÓTELES)

A associação correta entre o texto e o pensamento de Aristóteles encontra-se na alternativa:

a) Aristóteles defendia que todo conhecimento inicia-se com o que já sabemos pelo mundo das ideias.

b) Aristóteles defendia a teoria de que somente com as ideias inatas podemos alcançar a verdade.

c) Aristóteles defendia que todo conhecimento necessita passar pela razão primeiro para tornar-se uma verdade.

d) Aristóteles defendia que todo conhecimento inicia-se com os nossos sentidos, base inicial para irmos em busca da verdade.

e) Aristóteles defendia que deveríamos primeiro analisar nossa consciência, buscando de lá o verdadei-ro conhecimento.

38. Leia a seguir a releitura do Mito da Caverna de Platão:

“O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caver-na e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que pas-sou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da ca-verna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sen-tiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar da-quelas ideias consideradas absurdas.”

(http://www.suapesquisa.com/platao/mito_da_caverna.htm. Acesso em 23/06)

A posição de Platão na alegoria acima corresponde a:

a) Platão compara os homens acorrentados aos homens sábios, que sabem muito bem o que querem.

b) Platão quer apresentar que aquele prisioneiro que se liberta dos grilhões é o cidadão comum, que de-seja conhecimento.

c) Platão compara os homens acorrentados aos homens comuns, que permanecem dominados pelos instintos e só alcançam um conhecimento imperfeito.

d) Platão quer apresentar o mundo das ideias, representado na alegoria pela caverna, já que apresenta aos prisioneiros o verdadeiro conhecimento.

e) Platão quer apresentar o mundo dos sentidos, representado na alegoria com o mundo exterior, que apresentaria somente as aparências.

39. O filósofo grego Platão, influenciado pelas disputas entre as teorias que postulavam o mobilismo (cujo expoente maior é Heráclito) e o caráter imutável do ser (cujo expoente é Parmênides) formulou uma teoria dualista do mundo. Haveria o mundo sensível das coisas e o mundo das ideias ou dos sentidos (abstra-tos). A relação entre os dois planos pode ser descrita como:

a) o processo mediante o qual as causas conduzem à substância, através da maiêutica.

b) o passar das aparências às essências, por meio da Teoria da Reminiscência.

c) a passagem dos costumes para a codificação em termos jurídicos, pela política.

d) a transição da mobilidade para a imobilidade, através da fenomenologia.

e) a evolução do saber doutrinário em diálogos, por meio dos silogismos.

Page 21: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 21

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

40.

Fico assim sem você. (Adriana Calcanhoto)

Avião sem asa Fogueira sem brasa Sou eu, assim, sem você Futebol sem bola Piu-piu sem Frajola Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho Buchecha sem Claudinho Sou eu, assim, sem você Circo sem palhaço Namoro sem amasso Sou eu, assim, sem você...

Tô louca pra te ver chegar Tô louca pra te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração...

A música de Adriana Calcanhoto determina uma oposição de sentimentos e sensações. O filósofo que de-fendeu a ideia de um devir não desordenado, mas sim uma dinâmica sustentada pela dialética dos opos-tos foi:

a) Empédocles

b) Heráclito

c) Parmênides

d) Pitágoras

e) Zenão

41. Durkheim, a sociedade e o indivíduo

Na verdade, porém, cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desen-volvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geral-mente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como quere-mos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar [...].

Ora, os costumes e as ideias (existentes) não fomos nós, individualmente, que os fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem suas necessidades. São mesmo, na sua maior parte, obra de gerações passadas.

(Émile Durkheim. Educação e sociologia.)

Considerando o texto e o conceito de fato social de Émile Durkheim podemos afirmar que a educação:

a) A educação seria um ato coletivo, é exterior a vontade dos indivíduos.

b) A educação seria um ato voluntário dos indivíduos, que aceitam por livre vontade.

c) A educação seria um ato necessário para algumas sociedades, por isso sua adesão é voluntária.

d) A educação seria uma forma de dar ao indivíduo uma liberdade, pois cada um segue em sociedade a norma que quer.

e) A educação seria uma força coercitiva, que segue quem quer.

Eu não existo longe de você E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo...

Por que? Por que?

Neném sem chupeta Romeu sem Julieta Sou eu, assim, sem você Carro sem estrada Queijo sem goiabada Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil auto-falantes Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver

Mas o relógio tá de mal comigo... (2x)

Page 22: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 22

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

42. Leia o fragmento a seguir:

[...] Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais contido nas tradi-ções, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifesta-ções transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.

(UNESCO, Patrimônio cultural imaterial.)

A partir da definição de cultura imaterial presente no trecho acima, identifique-a na imagen abaixo:

a) b)

c) d)

e)

43. Na Grécia Antiga, o diálogo não era o método privilegiado do discurso filosófico. Ele estava presente também em outras manifestações culturais, como o teatro. O trecho seguinte é extraído da peça “As nu-vens”, de Aristófanes, que traz como personagem o filósofo Sócrates:

Estrepsíades: Então venha, Sócrates, desça aqui para ensinar-me aquilo que vim procurar...

Sócrates: Mas a que veio você?

Estrepsíades: Porque desejo aprender a falar. Com efeito, estou sendo saqueado, pilhado e penho-rado nos meus bens, por credores e juros...

Sócrates: E como você não percebeu que se endividava?

Estrepsíades: Foi uma doença de cavalos que me arruinou, terrível, devoradora... Mas ensine-me o outro dos seus dois raciocínios, aquele que não devolve nada. Pelos deuses, juro pagar-lhes qual-quer salário que você cobrar!

Estrepsísdes: O que é que ganho eu com isso?

Sócrates: Tornar-se-á escovado na fala, charlatão, uma flor de farinha!

(ARISTÓFANES)

Page 23: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 23

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Diferentemente do que acontece nos diálogos platônicos, aparece uma crítica implícita a Sócrates nesse trecho, a saber:

a) o culto que Sócrates promovia a deuses, parte oculta de sua filosofia.

b) a posição de Sócrates como filósofo e comerciante, tida por incompatível por Aristófanes.

c) o método da maiêutica, que seria para Aristófanes uma retórica vazia e usada de maneira sofista.

d) a ausência, na filosofia de Sócrates, das considerações de ordens econômica política.

e) o tom fortemente aristocrático da filosofia de Sócrates.

44. A transição da sociedade feudal para a sociedade capitalista desencadeou importantes mudanças na Eu-ropa Ocidental no século XVIII. Leia a seguir um texto que trata disso.

“[...] O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudan-ças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha – a industri-al e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. [...]”

(MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 64. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2007. p. 10.)

Com base na análise de Martins (2007), é possível afirmar que a constituição das Ciências Sociais (Antro-pologia, Política e Sociologia):

a) É resultado do processo exclusivo da Revolução Industrial inglesa.

b) Está vinculada à nova elite política europeia, com destaque aos processos da Revolução Francesa.

c) Relaciona-se ao amplo processo de formação do capitalismo mercantil.

d) Está vinculada à necessidade de organizar as sociedades europeias com base nos valores tradicio-nais e de preservar o modo de explicar a realidade social.

e) Está associada à formação da sociedade capitalista e às novas questões (existenciais ou da produ-ção do conhecimento) colocadas aos homens e mulheres da época.

45.

O pensamento social nos anos 1930

Foi na década de 1930, que se formularam as principais interpretações do Brasil moderno, configu-rando “uma compreensão mais exata do país”. Muito do que se pensou antes se polariza e se de-canta nesta época. E muito do que se pensa depois arranca das interpretações formuladas então. [...] Naquela época formularam-se algumas matrizes do pensamento social brasileiro, no que se re-fere a questões básicas: a vocação agrária e as possibilidades de industrialização, o capitalismo nacional e associado, o federalismo e o centralismo, o civilismo e o militarismo, a democracia e o autoritarismo, a região e a nação, a multiplicidade racial e a formação do povo, o capitalismo e o socialismo, a modernidade e a tradição.

(IANNI, Octávio. Pensamento social no Brasil. Bauru: Edusc, 2004. p. 26.)

A mudança de pensamento verificada a partir de 1930 foi fruto das ideias de uma geração de intelectuais, conhecida como Geração de 30. Com base no trecho em destaque identifique a principal ideia defendida por esse grupo:

a) Valorização da cultura europeia

b) Valorização do padrão americano

c) Valorização do nacionalismo brasileiro

d) Valorização da cultura indígena

e) Valorização da cultura afro-descedente

Page 24: 1ª SÉRIE PROVA 2 Ensino Médio 09 de julho de 2013 · 2014-07-23 · ... preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à ... a expansão marítima e colonial

G:\2013\Pedagogico\Documentos\Avaliacoes\Simulado ENEM\Prova_2_1ª SÉRIE_2º DIA_2.doc 24

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________