1ª lista de exercícios - economia

3
1ª Lista de Exercícios – Economia 1) Trace a fronteira das possibilidades de produção que demonstra o trade-off entre produção de algodão e a produção de soja. a) Demonstre o efeito de uma seca prolongada sobre a fronteira de possibilidades de produção inicial. b) Suponha que alterações genéticas tornassem a soja e o algodão mais resistentes aos insetos, permitindo que as colheitas dobrassem. Demonstre o efeito dessa mudança sobre a produção inicial. Justifique ambas as demonstrações. 2)“Mesmo que existissem mais recursos no mundo, ainda haveria escassez”. Verdadeiro ou Falso. Justifique sua resposta. 3) “Na avaliação de Nouriel Roubini, professor de economia na Universidade de Nova York, a não ser que haja outra etapa de massivo incentivo fiscal ou uma reestruturação da dívida universal, o capitalismo continuará a experimentar uma crise, dado o seu defeito sistêmico identificado primeiramente por Karl Marx há mais de um século”. (www. Advivo.com.br, 17 de agosto de 2011) Explique, seguindo a teoria Marxista, como ocorrem essas crises. 4) Suponha três bens normais: X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto os bens Y e Z são complementares. Coeteris Paribus, um aumento do preço de X provocará redução na quantidade transacionada de: a) X e também redução na de Y. b) X e também redução na de Z. c) X e aumento na de Z. d) Y e aumento na de X. e) Y e aumento na de Z.

Upload: joel-silva

Post on 02-Aug-2015

243 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª Lista de Exercícios - Economia

1ª Lista de Exercícios – Economia

1) Trace a fronteira das possibilidades de produção que demonstra o trade-off entre produção de algodão e a produção de soja.

a) Demonstre o efeito de uma seca prolongada sobre a fronteira de possibilidades de produção inicial.

b) Suponha que alterações genéticas tornassem a soja e o algodão mais resistentes aos insetos, permitindo que as colheitas dobrassem. Demonstre o efeito dessa mudança sobre a produção inicial.

Justifique ambas as demonstrações.

2)“Mesmo que existissem mais recursos no mundo, ainda haveria escassez”. Verdadeiro ou Falso. Justifique sua resposta.

3) “Na avaliação de Nouriel Roubini, professor de economia na Universidade de Nova York, a não ser que haja outra etapa de massivo incentivo fiscal ou uma reestruturação da dívida universal, o capitalismo continuará a experimentar uma crise, dado o seu defeito sistêmico identificado primeiramente por Karl Marx há mais de um século”.

(www. Advivo.com.br, 17 de agosto de 2011)

Explique, seguindo a teoria Marxista, como ocorrem essas crises.

4) Suponha três bens normais: X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto os bens Y e Z são complementares. Coeteris Paribus, um aumento do preço de X provocará redução na quantidade transacionada de:

a) X e também redução na de Y.

b) X e também redução na de Z.

c) X e aumento na de Z.

d) Y e aumento na de X.

e) Y e aumento na de Z.

Page 2: 1ª Lista de Exercícios - Economia

5) Suponha que os bens “vinho” e “automóveis” são produzidos na França e na Alemanha segundo as condições técnicas descritas pela matriz seguinte:

Vinho Automóveis França 100 200 Alemanha 150 250

a) Segundo a teoria das vantagens absolutas, justifica-se a especialização da França em automóveis e da Alemanha em vinho?

b) De acordo com a teoria das vantagens comparativas, que padrão de comércio se estabeleceria caso estes dois países decidissem abrir as suas fronteiras?

6) Em uma economia centralizada, a quem cabe a resolução dos problemas econômicos fundamentais?

7) Se o produto A é um bem normal e o produto B é um bem inferior, um aumento da renda do consumidor provavelmente:

a) Aumentará a quantidade demandada de A, enquanto a de B permanecerá constante.

b) Aumentarão simultaneamente os preços de A e B.

c) O consumo de B diminuirá e o de A crescerá.

d) Os consumos dos dois bens aumentarão.

e) N.r.a.

8) São diversos os tipos de bens e, conforme visto, podem ser classificados pela sua forma de utilização (bem intermediário ou final) ou pelo seu uso (bem de consumo ou de capital). Como poderiam ser classificados, de acordo com um desses critérios, os bens abaixo? Explique.

a) Um computador utilizado em um escritório de advocacia.

b) Um automóvel de passeio de uso exclusivo do proprietário.

c) Á água utilizada em um bloco residencial.

d) O edifício que abriga uma fábrica de calçados

Page 3: 1ª Lista de Exercícios - Economia

9) Utilize um dos teóricos da História do Pensamento Econômico visto em aula, as decisões econômicas são orientadas, de maneira eficiente, por uma espécie de “mão invisível”, dispensando, portanto, qualquer intervenção do Estado na Economia. Utilize essa afirmação para comentar a notícia a seguir.

“A produção da Petrobras em julho atingiu o menor volume desde novembro do ano passado, com a companhia buscando se adequar a um maior nível de exigências de órgãos do governo, o que colaborou para interrupções nas operações de plataformas. A queda da produção em julho para menos de 2 milhões de barris/dia no Brasil surpreendeu analistas, que esperavam por um número estável ante junho, e coloca em risco a meta de a empresa chegar a 2,1 milhões de barris/dia até o final do ano”.

(Agência Reuters, 24 de agosto de 2011)

10) O governo anunciou em 15 de setembro um aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros importados ao Brasil de fora do Mercosul. Segundo o ministro da Fazenda, a medida protegerá a indústria brasileira da concorrência dos importados, que se intensificou depois do agravamento da crise internacional. "O Brasil passou a sofrer o assédio da indústria internacional. O consumo de veículos está aumentado, mas essa expansão está sendo preenchida pelas importações. Existe o risco de exportarmos empregos para o exterior", declarou Mantega.

Neste caso, verifique se ocorreu um deslocamento da demanda ou da oferta, qual a direção do deslocamento e qual o efeito do deslocamento sobre o preço e a quantidade de equilíbrio inicial no mercado brasileiro de veículos. Você acredita que essa medida beneficiará o consumidor brasileiro?