10114616 fix aula 06 - anelídeos - determinantebh.com.br · biologia ii aula 06: anelÍdeos...

1
BIOLOGIA II AULA 06: ANELÍDEOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Semestral VOLUME 2 OSG.: 101146/16 01. A questão trata de um anelídeo da classe dos Hirudíneos, os quais possuem duas ventosas: a anterior, que ajuda a sugar o sangue, e a posterior, que serve para a locomoção e fixação. Vale destacar que as sanguessugas não apresentam cerdas para a locomoção, diferente das minhocas e poliquetas (outros anelídeos). Resposta: D 02. Nos anelídeos, a excreção é realizada pelo nefrídio (ou metanefrídio), o qual retira os excretas do celoma através do nefróstoma, que são eliminados na superfície do corpo do animal através do nefridióporo. Resposta: C 03. Minhocas, fungos e bactérias são capazes de alterar a matéria orgânica presente no solo, tornando possível a reciclagem de nutrientes para o meio ambiente, aumentando, por exemplo, a disponibilidade de sais minerais para os vegetais. Resposta: B 04. A) As poliquetas são do filo dos Anelídeos. B) Corpo segmentado (metamerizado) e a presença de parapódios, sendo usados na locomoção e respiração. C) Classe das Oligoquetas, por exemplo, a minhoca, e a classe dos Hirudíneos, por exemplo, a sanguessuga. D) A classe das Oligoquetas possui poucas cerdas e tem ausência de parapódios. A classe dos Hirudíneos é desprovida de cerdas e parapódios e se locomove por mede-palmos. 05. A) As pérolas são fabricadas quando, por exemplo, um pequeno grão de areia, uma larva de verme ou outro corpo estranho penetra e se aloja entre o manto e a concha. A partir de então, tal fragmento passa a ser envolvido por uma substância brilhante da concha composta de carbonato de cálcio e denominada de nácar ou madrepérola, formando, então, camadas concêntricas, adquirindo o aspecto de uma esfera (ou melhor, uma pérola). B) A finalidade da formação da pérola é a defesa, isolando e protegendo a ostra contra corpos estranhos que entram no seu organismo. Georgenes: 15/02/16 – Rev.: Allana 10114616-fix-Aula 06 - Anelídeos

Upload: trinhhuong

Post on 13-Nov-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10114616 fix Aula 06 - Anelídeos - determinantebh.com.br · BIOLOGIA II AULA 06: ANELÍDEOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Semestral VOLUME 2 OSG.: 101146/16 01. A questão trata de um

BIOLOGIA IIAULA 06:

ANELÍDEOS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOSemestral

VOLUME 2

OSG.: 101146/16

01. A questão trata de um anelídeo da classe dos Hirudíneos, os quais possuem duas ventosas: a anterior, que ajuda a sugar o sangue, e a posterior, que serve para a locomoção e fi xação. Vale destacar que as sanguessugas não apresentam cerdas para a locomoção, diferente das minhocas e poliquetas (outros anelídeos).

Resposta: D

02. Nos anelídeos, a excreção é realizada pelo nefrídio (ou metanefrídio), o qual retira os excretas do celoma através do nefróstoma, que são eliminados na superfície do corpo do animal através do nefridióporo.

Resposta: C

03. Minhocas, fungos e bactérias são capazes de alterar a matéria orgânica presente no solo, tornando possível a reciclagem de nutrientes para o meio ambiente, aumentando, por exemplo, a disponibilidade de sais minerais para os vegetais.

Resposta: B

04. A) As poliquetas são do fi lo dos Anelídeos.B) Corpo segmentado (metamerizado) e a presença de parapódios, sendo usados na locomoção e respiração.C) Classe das Oligoquetas, por exemplo, a minhoca, e a classe dos Hirudíneos, por exemplo, a sanguessuga.D) A classe das Oligoquetas possui poucas cerdas e tem ausência de parapódios. A classe dos Hirudíneos é desprovida de cerdas e parapódios e se locomove por mede-palmos.

05. A) As pérolas são fabricadas quando, por exemplo, um pequeno grão de areia, uma larva de verme ou outro corpo estranho penetra

e se aloja entre o manto e a concha. A partir de então, tal fragmento passa a ser envolvido por uma substância brilhante da concha composta de carbonato de cálcio e denominada de nácar ou madrepérola, formando, então, camadas concêntricas, adquirindo o aspecto de uma esfera (ou melhor, uma pérola).

B) A fi nalidade da formação da pérola é a defesa, isolando e protegendo a ostra contra corpos estranhos que entram no seu organismo.

Georgenes: 15/02/16 – Rev.: Allana10114616-fi x-Aula 06 - Anelídeos