lÍngua portuguesa iv - determinantebh.com.br · regÊncia verbal e nominal exercÍcios de...

1
LÍNGUA PORTUGUESA IV AULA 28: REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ANUAL VOLUME 6 OSG.: 104252/16 01. As regências adequadas seriam: em A, discordar de; em B, integrar algo (sem preposição); em C, priorizar algo (sem preposição); em D, consciente de. Notar que, em C, não é errada a construção “aonde trabalhar“, apesar de diversos gramáticos de pendor legiferante e moralista quererem distinguir onde de aonde, o que não encontra qualquer respaldo na grande tradição da língua (Vieira, Antero de Quental e Machado de Assis, por exemplo, usam indiferentemente os dois pronomes). Notar ainda que, na mesma alternativa C, em “priorizando à empresas“, não deve ocorrer crase por ainda outro motivo: o plural “empresas” não comportaria o artigo singular “a”. Resposta: E 02. O poema de Drummond está construído com base na repetição da mesma estrutura sintática em que a oração “é preciso” inicia uma oração subordinada substantiva reduzida de infinitivo com função de sujeito. Resposta: A 03. O verbo cuidar, empregado no texto, apresenta valor semântico de “ocupar-se de”, “tratar-se de”, “preocupar-se com”. Nesse sentido, é coerente afirmar que tal verbo apresenta comportamento de verbo transitivo indireto, regendo a preposição “de”. Resposta: E 04. O adjetivo equivalente rege a preposição “a”. Nesse sentido está incorreto o que se diz na alternativa A: “...a farinha de milho é equivalente com a farinha de mandioca.” Resposta: A 05. A ambiguidade da frase em questão se deve a que, na ordem em que as palavras estão dispostas, o termo “do governo do Estado” pode referir-se, como adjunto adnominal, tanto a “campanha” quanto a “violência”. Assim, poder-se-ia entender (1) “campanha do governo do Estado” ou (2) “violência do governo do Estado”. O sentido é, evidentemente, (1), como propõe a alternativa E. Resposta: E SM: 06/06/16 – Rev.: Iray 10425216-fix-Aula 28 - Regência Verbal e Nominal

Upload: vannhu

Post on 10-Nov-2018

234 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LÍNGUA PORTUGUESA IV - determinantebh.com.br · REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ANUAL VOLUME 6 OSG.: 104252/16 ... não é errada a construção “aonde trabalhar“,

LÍNGUA PORTUGUESA IVAULA 28:

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOANUAL

VOLUME 6

OSG.: 104252/16

01. As regências adequadas seriam: em A, discordar de; em B, integrar algo (sem preposição); em C, priorizar algo (sem preposição); em D, consciente de. Notar que, em C, não é errada a construção “aonde trabalhar“, apesar de diversos gramáticos de pendor legiferante e moralista quererem distinguir onde de aonde, o que não encontra qualquer respaldo na grande tradição da língua (Vieira, Antero de Quental e Machado de Assis, por exemplo, usam indiferentemente os dois pronomes). Notar ainda que, na mesma alternativa C, em “priorizando à empresas“, não deve ocorrer crase por ainda outro motivo: o plural “empresas” não comportaria o artigo singular “a”.

Resposta: E

02. O poema de Drummond está construído com base na repetição da mesma estrutura sintática em que a oração “é preciso” inicia uma oração subordinada substantiva reduzida de infi nitivo com função de sujeito.

Resposta: A

03. O verbo cuidar, empregado no texto, apresenta valor semântico de “ocupar-se de”, “tratar-se de”, “preocupar-se com”. Nesse sentido, é coerente afi rmar que tal verbo apresenta comportamento de verbo transitivo indireto, regendo a preposição “de”.

Resposta: E

04. O adjetivo equivalente rege a preposição “a”. Nesse sentido está incorreto o que se diz na alternativa A: “...a farinha de milho é equivalente com a farinha de mandioca.”

Resposta: A

05. A ambiguidade da frase em questão se deve a que, na ordem em que as palavras estão dispostas, o termo “do governo do Estado” pode referir-se, como adjunto adnominal, tanto a “campanha” quanto a “violência”. Assim, poder-se-ia entender (1) “campanha do governo do Estado” ou (2) “violência do governo do Estado”. O sentido é, evidentemente, (1), como propõe a alternativa E.

Resposta: E

SM: 06/06/16 – Rev.: Iray10425216-fi x-Aula 28 - Regência Verbal e Nominal