10 dicas para sair - blob.contato.io · lições de kim e robert kyosaki sobre como sair das...

21
# 10 Dicas para Sair DEFINITIVAMENTE das Dívidas Com Estratégias de Kim e Robert Kyosaki Elton Parente

Upload: ngohanh

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

#10Dicaspara Sair

DEFINITIVAMENTEdas Dívidas

Com Estratégias de Kim e Robert Kyosaki

Elton Parente

Page 2: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

#

#

Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como

Sair das Dívidas

Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como

Sair das Dívidas

A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar as dívidas ruins e virar o jogo. Esta é uma tradução livre e qualquer dúvida estou à disposição para ajudar você – [email protected].

Kim - O primeiro e provavelmente o passo mais difícil de todos é se comprometer a dizer a verdade. Para encarar a dura realidade de quanto se está devendo e para quem. Sabia que podia facil-mente mentir para mim mesmo e fingir que estava bem financei-ramente, que é o que muitas pessoas fazem. Então, como vamos passar a ser responsáveis e encarar os fatos?

Passo 2. Parar de acumular dívida ruim.Há um ditado que fala: "Quando você descobre que você cavou pra se meter em um buraco ... pare de cavar!"

Nós precisamos basicamente congelar todas as dívidas. Qual-quer coisa que compremos deve ser pago no mesmo mês. É hora de parar de adicionar gastos nos cartões de crédito existentes e não assuma nenhum novo empréstimo. Isso faz com que se dê conta de tudo que estava sendo desperdiçado.

#Curta a Fanpage Elton Parente no facebook.com/eltonparentecoach

Agradeço pela revisão de Aline Fernanda - facebook.com/AlineFernanda.AtrizePalestrante

Page 3: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

#

Passo 3. Faça uma lista do que você deve.

Como explicamos na etapa #2, anote cada conta que você deve. Isso pode incluir cartões de crédito, empréstimos estu-dantis, empréstimos de carro, empréstimos consignados, em-préstimos pessoais, incluindo amigos e familiares, contas de crédito da loja, compras para casa e limites de contas bancárias, parcelas da casa própria ou apartamento, aluguéis atrasados.

Não inclua a dívida para investimentos, como imóveis para loca-ção e investimentos empresariais. E apenas um lembrete, sua casa não é considerada um investimento neste exercício. Esta-mos lidando apenas com a inadimplência e inadimplência é a dívida ruim que só você paga. Dívida Boa é dívida que outra pessoa, como seus inquilinos, paga.

Pague-se primeiro

Nós percebemos que ao mesmo tempo que tínhamos que limpar nosso passado, nós precisávamos criar nosso futuro financeiro. Então adicionamos mais uma peça para a equação.

Robert e eu decidimos que, com cada nota de dólar que entras-se em nossa casa que deixaríamos uma porcentagem fixa fora do jogo, antes de pagar todas as contas. Era vital para nós que o dinheiro fosse pra nos pagar em primeiro lugar, em vez depagar à todos em primeiro lugar e esperando que sobrassealguma coisa.

#

Page 4: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Se você leu Pai Rico Pai Pobre, então você estará familiari-zado com a nossa abordagem do banco de três porqui-nhos. Montamos três cofrinhos: um para a poupança, um para o dízimo ou de caridade e um para investir. (E usamos cofrinhos de porquinhos reais.) Em seguida, defini-mos o percentual para cada cofrinho em 10% cada, para um total de 30% de toda a renda que recebessemos. Se recebíamos $99 em renda, então $9,90 já ia direto para o banco de poupança, $9,90 para o banco de caridade e $9,90 para o banco de investimento. Fizemos isso com cada dólar de renda que recebíamos.

Aqui é um ponto-chave - não é a percentagem ou o valor em dólar, se comprometer com isso é o mais importante. Você pode optar por começar com apenas 2%. O que é im-portante é criar o hábito de colocar esse dinheiro de lado todos os meses. Robert e eu tínhamos formado alguns há-bitos financeiros ruins, que foi o que nos levou a tanta dívida. Estávamos a fim de pagar nossas dívidas e construir nosso futuro financeiro criando novos hábitos. Hoje, em vez de 30% ir para os nossos cofrinhos, agora colocamos cerca de 80% de nossa renda em nossos cofrinhos.

Page 5: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Os passos são simples:

1. Prepare três cofrinhos: poupança, doações, investi-mentos

2. Decida qual percentagem do seu rendimento vai entrar em cada cofrinho a cada mês.

3. Mantenha-se responsável para "pagar-se primeiro", com cada dólar (Real) que entra em sua casa.

Passo 4. Se você tem negócios, também tenha um bom contador (ou profissional financeiro).Nós contratamos uma contadora. Ela tornou-se um membro valioso da nossa equipe. As pessoas muitas vezes perguntam: "Por que contratar um contador quando você tem pouco dinheiro ou nenhum?" A resposta é simples. Porque a nossa contadora nos obriga a encarar a verdade de onde estamos financeiramente... a cada mês.

#

Page 6: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Então, nós nos sentamos com a Betty, nossa contadora, para nossa primeira reunião e fizemos uma lista de todas as dívidas que tínhamos em aberto. Nós queríamos deixar algumas das dívidas fora da lista dizendo que essas dívidas não eram importantes. ”Nós não temos que pagar isso de volta”. Mas, novamente, estaríamos mentindo para nós mesmos, por isso incluímos todas as dívidas. Foi uma reu-nião muito longa e dolorosa.

Quando tudo foi dito e feito, os números estavam olhando fixamente para nossa cara e haviam crescido para cerca de US$ 500.000 ($400.000 do negócio de antes do Robert mais um adicional acumulado de US$ 100.000 ao longo dos anos). Pagar meio milhão de dólares, quando não tínhamos quase nenhuma renda, parecia uma tarefa impossível. Na verdade, tivemos pessoas que nos aconselharam a pedir falência, mas nos recusamos a fazer isso. Então agora a pergunta era: "Como é que vamos pagar essa dívida?"

Uma nota de Robert: Este é um passo que muitas pesso-as com dificuldades financeiras querem evitar. Muitas vezes pensam que vão economizar dinheiro por não con-tratar um contador profissional. Eu sei que eu pensava dessa forma. No entanto, depois que meu pai rico me lem-brou que eu estava pensando como uma pessoa pobre, pensando que eu não podia pagar algo vital para o meu su-cesso, Kim e eu fizemos o sacrifício e contratamos um con-tador.

Page 7: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Há três razões pelas quais contadores ou profissionais financeiros são importantes.

Primeiro de tudo, eles mantêm registros precisos e ordenados. Isto é extremamen-te importante se você quiser construir um monte de riqueza. Hoje, como a nossa riqueza está crescendo, o papel do nosso contador é cada vez mais importante.

A segunda razão é preocupação intensa, como a dívida era profunda e extrema, ter um contador foi um tremendo apoio emo-cional para enfrentar as duras realidades da nossa situação financeira.

E razão número três é simplesmente que as pessoas ricas têm contadores em sua equipe. Então, se você está pensando em escalar acima das dívidas, ficar fora da dívida ruim, e se tornar rico, um contador pode ser uma das pessoas mais importan-tes em sua equipe.

Dizendo de outra forma, as pessoas pobres e de classe média não têm conta-dores (ou profissionais financeiros). As pessoas ricas têm. Assim, encontre uma maneira de contratar um contador.

Page 8: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Como nós saímos da Inadimplência

Uma vez que as quatro primeiras etapas estão no lugar, você está pronto para seguir em frente com a fórmula para a eliminação das dívidas.

Os passos 5 a 10 dessa caminhada, são parte da nossa ca-minhada específica que se Robert e eu seguimos para sair das dívidas que nos encobria. Se você seguir estas orien-tações de perto você vai se surpreender com o quão rápido você irá apagar cada débito da sua lista, um de cada vez. Eu acredito que Robert e eu pagamos a dívida que tínhamos acumulado dentro de cinco a sete anos. Você também pode.

Passo 5. Faça uma Imagem Visual de cada dívida.

A partir da lista que você fez na etapa #4, crie um desenho visual de cada dívida e com ele você pode, então, determi-nar em que ordem cada dívida será paga. Aqui está como você fará isso.

Para cada dívida, desenhe um quadrante como este:

#

Page 9: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

No canto superior esquerdo é o nome da dívida, tais como Visa. No canto superior direito escreva o saldo total em dívida. No canto inferior esquerdo coloque o pagamento mínimo mensal devido. Agora, divida o saldo total devido pelo pagamento mínimo devido. Por exemplo, se você deve $2.000 em seu cartão Visa e seu valor mínimo devido a cada mês é de $100, então $2.000 / $100 = 20. Escreva esse número no canto infe-rior direito e um círculo em vermelho. Ele ficaria assim:

Faça isso para cada débito em sua lista. Se você deve dinheiro a alguém sem nenhum pagamento mensal mínimo, em seguida, decida de quanto será o pagamento mensal.

Quando terminar, seus quadrantes serão parecidos com isto:

Page 10: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Passo 6. Determinar a ordem para pagar cada dívida.

Olhando apenas para os números circulados de cada dívida, en-contrar o menor número e coloque um #1 próxima a essa dívida. Localize o próximo número mais baixo e escreva um #2 ao lado dele. Continue a fazer isso até que haja um número ao lado de cada uma das suas dívidas. Mais uma vez, ir do menor para o maior número. Os números circulados serão o número de meses que levará para saldar essa dívida específica.

#

Page 11: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Por exemplo, se o menor número que encontrar circulado for o 3, então você iria escrever um #1 ao lado dele. Esta é a primeira dívida que você vai pagar. Se o maior número circulado for 300, então este seria a última da dívida que você pagar.

Isso será parecido com este:

Page 12: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

A pergunta que eu ouvi muitas vezes é: "Eu não deveria pagar a minha dívida com a maior taxa de juros em primei-ro lugar?" Não necessariamente... para esta fórmula fun-cionar. A razão é esta: É importante você ver alguns resul-tados imediatos neste processo, caso contrário, é fácil ficar desanimado e desistir antes mesmo de eliminar um dos seus débitos. Ao pagar a dívida com o menor número cir-culado, você também está pagando a dívida que vai ser a mais rápida para pagar. Então você vê os resultados rapi-damente. Você tem uma vitória logo no início. Você poderá ver se o que você está fazendo está funcionando. Este "progresso" torna mais fácil manter e avançar com esta fórmula.

Então agora você tem uma visão clara de todas as dívidas que você deve e a ordem em que você vai pagar cada dívida.

Passo 7. Ganhe um extra de $100-$200 por mês.

"Como vou ter uma renda extra de $100 a $200 por mês?", Você pergunta. Encare assim, se você não acredita que pode ter um adicional de $100 por mês, então o que você pensa sobre suas chances de se tornar financeiramen-te independente na vida? Provavelmente bastante reduzi-das. A organização Pai Rico Company trabalha exatamente nisto, educar as pessoas para se tornar financeiramente livres e independentes. Se $100 por mês faz você pensar em desistir, a liberdade financeira será quase impossível de alcançar.

#

Page 13: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Então, faça o que você precisa fazer, sempre dentro dos limites legais e éticos do seu trabalho para criar esta quan-tidade extra de dinheiro por mês. Pode ser um emprego em tempo parcial, aos sábados, vender produtos de catá-logo ou na internet, ou a criação de um mini-seminário sobre o seu passatempo favorito. Você provavelmente vai se surpreender como isso é fácil.

Dito isto, não há nada que impeça você de criar $200 por mês ou mais.

Passo 8. Exceto na sua Dívida #1, pague apenas o mínimo exigido de cada um de seus débitos.

Deixe-me adivinhar, disseram pra você que se você pagar apenas um pouco mais em cada cartão de crédito ou em-préstimo, então você reduz sua dívida mais rapidamente. Isso está certo? Isso é o que me disseram também. No en-tanto, meus cartões de crédito pareciam que nunca eram pagos. Eu não sentia que estava fazendo progresso nenhum.

Para esta fórmula funcionar, pague apenas o mínimo devido em cada dívida e coloque o extra de $100 a $200 no pagamento da dívida #1 na ordem de eliminação. Assim, abatendo a dívida #1 você estará fazendo o paga-mento mensal mínimo exigido e o PLUS de $100 a $200.

Continue fazendo isso a cada mês até que a dívida #1 seja completamente paga.

#

Page 14: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Volte para a sua lista de dívidas e coloque um grande "X" vermelho em cima da dívida #1.

E comemore!

Você fez sua primeira etapa. Parabéns!

Passo 9. Vá para a dívida #2.

Com exceção da dívida #2, faça apenas o pagamento mensal mínimo exigido para todas as outras dívidas. Para a dívida #2 faça o pagamento mínimo exigido e mais o total que você estava pagando na dívida #1.

Por exemplo, na dívida #2, você vai pagar o seguinte a cada mês:

• O pagamento mensal mínimo exigido da dívida #2.

• O pagamento mensal mínimo que estava pagando a dívida #1

• O adicional de $100 a $200 por mês.

#

Page 15: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Portanto, agora que você está pagando mais do que sim-plesmente o pagamento mensal-exigido e o extra de $100 a $200. Com cada dívida que você pagar, estará aceleran-do seus pagamentos na próxima dívida.

Continue a cada mês até que a dívida nº 2 seja liquidada. Em seguida, coloque um "X" vermelho na dívida #2 - e co-memore!

Avance para a dívida #3. Pague o se-guinte para a dívida #3:

• O pagamento mensal mínimo exigi-do na dívida #3.

• O montante total que estava pa-gando a dívida #2, incluindo:

- O pagamento mensal mínimo queestava pagando a dívida #1.

- O pagamento mensal mínimo que estava pagando adívida #2

- O adicional de $100 a $200 por mês.

Continue a cada mês até que a dívida #3 seja liquidada. Coloque um "X" vermelho na dívida nº 3.

Page 16: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Comemore!

Continue este processo, fazendo sempre o pagamento mensal mínimo devido, acrescido de tudo o que estava pa-gando para a dívida anteriormente eliminada.

Os resultados finais

Quando todas as dívidas neste exemplo forem pagas, co-meçando com o #2 do exemplo, de $800 e terminando com $150.000 da casa própria (#11), é a prova de que essa fórmula funciona.

Seguindo esta fórmula Elimina-Dívidas todas as dívidas, excluindo a residência, são pagas em pouco mais de três anos e meio. Isto é mais de $50.000 de dívidas. Em segui-da, ele leva menos de quatro anos e meio para pagar a re-sidência própria. Assim, em apenas oito anos esta pessoa é completamente livre de dívidas. Somente a residência pessoal teria levado mais de 20 anos se um cronograma de pagamento tradicional fosse seguido. E agora que toda a dívida foi liquidada esta pessoa tem $2.810 por mês para aplicar em investimentos.

Essa é a mágica por trás dessa fórmula. E a verdadeira beleza de tudo isso... bastou um extra de $100 por mês.

Provavelmente seu gráfico das dívidas será parecido com este:

Page 17: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Se você aplicar esta fórmula, você vai se surpreender com o quão rápido você pode se tornar livre das dívidas. Muitas pessoas relatam que eles ficaram completamente fora de dívidas em média no prazo entre 5 e 7 anos.

Page 18: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Passo 10. Pegue valor total pago em sua dívida Final – E Invista!

Este processo não para uma vez que você pagou todas as suas dívidas. Este é o ponto onde fica livre de dívidas e começa a ser rico!

Pegue a quantidade total de dinheiro que estava pagando a cada mês na última dívida que foi eliminada, e invista. Faça isso todos os meses. É muito provável que o montan-te mensal cresceu um pouco desde que você começou esse processo. Imagine ter muito dinheiro todos os meses para investir e, mais importante, contribuindo para você se tornar financeiramente livre - nunca ter que se preocupar com dinheiro. Viver a vida que você escolheu... porque o dinheiro não é um problema!

Algumas dicas bônus:

1. Lembre-se isso é um processo. Para que esta fórmulafuncione você tem que cumpri-la todos os meses. Se vocêdiz para si mesmo: "Vou ficar fora do plano apenas estemês.", Então as chances são de que você vai começar umhábito de não seguir a fórmula e, então, suas dívidas nãovão embora.

2. Você tem que ser livre das dívidas antes de investir?Não. Esta é a sua escolha. Robert e eu tínhamos um poucode dívida quando começamos a investir e nós tambémfomos seguindo esta fórmula da dívida a cada mês. Estafórmula não só responde à pergunta: "Como posso sair da

#

#

#

Page 19: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

dívida?" Ele também lida com a exceção de, "Eu não tenho dinheiro para investir." Agora, você pode fazer as duas coisas.

3. Se você é casado ou em um relacionamento de longoprazo, Robert e eu, recomendamos que vocês passem poreste processo juntos. Para nós, este processo nos fez maisfortes como um casal. Nós estávamos trabalhando paraum objetivo financeiro em conjunto. E o mesmo se aplica ainvestir. Investir é um processo educativo em curso. Sevocê e seu parceiro estão aprendendo juntos, crescendojuntos, fazendo o dinheiro em conjunto, e mais importante,seguindo em direção a um objetivo comum de liberdadejuntos – isso gera uma vida emocionante juntos.

4. Curta o processo; mantenha o ânimo para cima e seusolhos em um futuro mais brilhante.

5. Continue em frente. Se você sentir vontade de desis-tir, converse sobre as coisas com um amigo, e seu contador(contador, consultor ou coaching financeiro). Lembre-se,duas mentes pensam melhor que uma. Conversandosobre isso com amigos de confiança ou profissionais finan-ceiros é muito mais inteligente do que discutir com vocêmesmo ou com seu parceiro.

6. Invista em sua educação financeira. Sempre quenossas mentes são presos com problemas financeiros (equem não tem problemas financeiros?) nós jogamos o jogodo Fluxo de Caixa juntos. Não só aprendemos algo novo,mas a estimulação mental abre nossas mentes a novas

#

#

#

#

Page 20: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

formas de resolver os nossos problemas atuais. No seu caso, busque aprender, leia livros, participe de palestras e treinamentos, abra sua mente para novos pontos de vista e novos conhecimento que lhe trarão novas soluções para o seu dia a dia.

Page 21: 10 Dicas para Sair - blob.contato.io · Lições de Kim e Robert Kyosaki sobre Como Sair das Dívidas A seguir estão os 10 passos que Kim e Robert Kyosaki seguiram para eliminar

Faça Muito Mais Por Sua Vida Financeira

INSCREVA-SE AGORA NOTREINAMENTO ONLINE

NO STRESS FINANCEIROSeu primeiro passo para uma vida sem dívidas

rumo à independência financeira

Clique na imagem e se inscreva