10-04-2012.pdf

36

Upload: orangotoe

Post on 06-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

10-04-2012.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 10-04-2012.pdf
Page 2: 10-04-2012.pdf

Hora de partir02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

A comunidade católica de Toledo e regiãocomeça a se despedir de Dom Francisco CarlosBach. O bispo deve permanecer na diocese pormais dois meses, quando será transferido paraSão José dos Pinhais. A notícia foi dada por elepróprio, durante coletiva à imprensa, ontem(04), em Toledo.

Depois de sete anos de um grandioso e exce-lente trabalho na região que congrega 19 mu-nicípios e uma população de 370 mil habitan-tes, Dom Francisco precisará partir para umnovo desafio.

Ele se declarou surpreso com a nomeaçãovinda do papa Bento XVI, destinando-o a umanova cidade. Disse que nãohavia em sua cabeça a pos-sibilidade de sair de Toledo,um município rodeado portantos outros, onde deixarápessoas amigas, sacerdotes,religiosos e seminaristas.Mas, acima de tudo, conside-rou que ao Santo padre não sediz não. Como bispo, afirmouque está à disposição da Igre-ja, e que, sendo assim, sempreestará onde ela quiser.

O período em que DomFrancisco esteve em nossa região vai deixarsaudade, pois foi altamente positivo e produ-tivo. Como um reverendo exemplar, ele fezum belíssimo trabalho. Entre tantas outrascoisas, foi um grande pensador e incentivadordo processo de evangelização e organizaçãopastoral da Diocese de Toledo. A ordenaçãode 11 sacerdotes e sete diáconos marcou apassagem do bispo pela região. Nestes anostodos, outro aspecto considerado bastanteimpactante foi o aumento das vocações aosacerdócio, nos seminários. De oito saltou

Dom Francisco, da mesma formaque continuarás considerando opovo do Oeste como o seu povo

querido, o povo da regiãocontinuará guardando-o em umlugar especial dentro do coração.

Que o senhor continue orando pornós e por todos os outros queesperam e necessitam de suas

orações. Que o senhor continuesendo capaz de levar as pessoas

a encontrar Jesus

para 20 (previsão para 2013).É por essas e outras que Dom Francisco -

nascido em Ponta Grossa, nos Campos Gerais,em 04 de maio de 1954, e ordenado presbíteroem 1977, aos 23 anos - deixará saudades naDiocese de Toledo, onde está desde 2005, quan-do foi nomeado bispo.

Talvez o foco da coletiva de imprensa deontem não fosse o anúncio da transferência deDom Francisco. A intenção maior era repercu-tir o posicionamento da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil quanto às eleições, que“batem à porta”. Era pedir aos fiéis para queexerçam o direito de votar no domingo (07) e

para que fiquem atentosquanto à compra de votos ecandidatos corruptos. A prin-cipal mensagem a ser repas-sada - de que a Igreja está afavor dos políticos que “cor-roboram com o verdadeirosentido da atividade públi-ca”, portanto “louva e apre-cia o trabalho daqueles quese dedicam ao bem-estar daNação” - ficou em segundoplano, tamanho o impactoque teve o anúncio da

transferência de Dom Francisco, um grande erespeitoso homem.

Bispo, da mesma forma que continuarásconsiderando o povo do Oeste como o seu povoquerido, o povo da região continuará guardan-do-o em um lugar especial dentro do coração.Que o senhor continue orando por nós e portodos os outros que esperam e necessitam de suasorações. Que o senhor continue sendo capaz defazer um trabalho de articulação que leve osmais próximos a ajudar os demais a encontrarJesus Cristo. Boa sorte em sua nova jornada!

SONO X OBESIDADEEntre todas as causas que podem levar à

insônia ou ao sono de má qualidade, a obe-sidade certamente é uma das mais conheci-das e frequentes. Grande parte das pessoasque possuem dificuldade para dormir ousentem-se desconfortáveis à noite tem al-gum nível de sobrepeso, seja ele moderadoou grave. Nos casos mais extremos, pode-sedizer que as chances de o indivíduo apresen-tar noites com descanso insuficiente sãoenormes. Muitas vezes, o paciente nem per-cebe, mas não está descansando correta-mente devido ao excesso de peso.

O primeiro fator é explicado pela física.As pessoas obesas têm maior dificuldadede locomoção, inclusive na cama. Às ve-zes, uma simples mudança de posição oude lado se torna um exercício extremo. Oque era para ser um movimento simplesacaba gerando cansaço acima do comum edificultando o sono.

OBESIDADE PODE SERCAUSA E SINTOMA DA MÁ

QUALIDADE DO SONOOs dois problemas mais frequentes apresen-

tados pelos obesos são o ronco e a apneia dosono. É fácil de entender. Quando uma pessoaengorda, acumula tecido adiposo na região dopescoço. Essa massa extra no corpo pressionaas vias respiratórias e, somada às posições nacama, causa o estreitamento da faringe (ronco)e, em alguns casos, até o fechamento (apneia).A relação entre obesidade e problemas do sonoé maior nos homens porque eles têm umapropensão maior a engordar na região cervical,enquanto muitas mulheres concentram o au-mento de peso no quadril.

Os problemas que a obesidade causa para obom sono também ocorrem na direção inversa.Isto é, até as pessoas que não são tecnicamenteobesas podem apresentar aumento de pesodevido ao ronco e à apneia do sono. Um estudocanadense concluiu que os jovens que dormemem tempo e qualidade insuficientes estão sujei-tos a engordar com mais facilidade.

Outras pesquisas também passaram a as-sociar a deficiência do sono a distúrbios hor-monais que acabam acarretando em aumentode peso. Um exemplo é a redução da quantida-de de leptina, o hormônio da saciedade, ocor-rida quando uma pessoa não consegue dormiro suficiente. Por não descansar à noite, opaciente não se considera saciado mesmoapós uma refeição que, para os seus padrõescorporais, seria extremamente satisfatória.Assim, a pessoa escolhe aumentar a quantida-de de alimento ingerido e engorda.

* O autor é médico (CRM 30.005 PR)

do Sempre Vida - Centro

de Endocrinologia e Obesidade

[email protected]

Page 3: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,04 DE OUTUBRODE 2012

Mudança em MissalApesar de a Justiça Eleitoral ter deferi-

do a candidatura de Adelar Correa

(PMDB) e Edemar Filipin (PSB) como

candidatos a prefeito e vice de Missal,

respectivamente, os dois renunciaram à

disputa eleitoral na semana passada.

A nova composição da chapa majoritá-

ria do grupo, oficializada na última quin-

ta-feira (27), passa a ser encabeçada pelo

ex-prefeito Laci Deonisio Giehl (PMDB),

que volta à política após um período afas-

tado. Ele concorre nesta campanha tendo

como candidata a vice-prefeita Maria Eli-

sabete de Borba (Bety) (PSB).

A mudança seria uma estratégia da

coligação “Renovação e trabalho”

(PMDB-PSB-PSC-PR-PT) para tornar a

eleição mais disputada.

JORNAL OPRESENTE: 22 ANOS

DE CIRCULAÇÃOO Jornal O Presente comemora hoje (04) uma impor-

tante data. A empresa chega à marca do 22º ano decirculação. Em pouco mais de duas décadas de atuação,este diário se consolidou como um dos mais importantesjornais impressos do Estado do Paraná e se tornou umareferência em jornalismo sério, de credibilidade e atuante.

São 22 anos em que o Jornal O Presente conseguiuampliar a sua circulação nos municípios paranaenses,mas principalmente conquistar a confiança de maisleitores, que acreditam no nosso trabalho do dia a dia.

O Presente é hoje órgão oficial nos municípios deMarechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Gua-íra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Qua-tro Pontes. Contudo, a nossa circulação é bem maisampla e está presente em cidades como Assis Chateau-briand, Céu Azul, Curitiba, Diamante do Oeste, Itai-pulândia, Maripá, Matelândia, Medianeira, Missal,Ouro Verde do Oeste, Palotina, Santa Helena, SantaTerezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Mi-guel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa,Toledo, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

Nestes 22 anos, outra novidade foi estender o nossojornalismo para a internet, a partir do sitewww.opresente.com.br, permitindo que mais pessoas edo mundo todo tenham acesso ao conteúdo que diaria-mente você, leitor, recebe em sua casa.

Ao completar esta marca tão importante, só pode-mos agradecer a confiança das milhares de pessoas queacreditam no nosso trabalho, seja através do jornalimpresso ou do site.

Provável mudança na majoritáriaAumentou muito a expectativa em Santa Helena em relação à possível troca do candidato

a vice-prefeito Lenecir Benacchio (PPS) na coligação “Santa Helena cada vez melhor” (PDT-PR-PPS-DEM-PSB-PSDB-PSD), que tem como candidata a prefeita Rita Schimidt (PSD).

Os rumores aumentaram em virtude do programa eleitoral apresentado pelo grupo noúltimo dia da propaganda da majoritária no rádio, ontem (03), quando teria deixado bemclaro a possibilidade de haver a troca de candidato.

Outra motivação para isso é que, apesar da expectativa do recurso de Benacchio serjulgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda antes da eleição, o que teria queacontecer hoje (04), o processo não entrou na pauta da sessão.

Comentário do dia“Com o pibinho (PIB) previsto de 1,6%, só devemos ficar na

frente do Paraguai, com retração de 2%. De resto, estamos pioresaté que o Haiti (6%)”. O comentário do dia é do presidente

nacional do PTB, Roberto Jefferson.

Arquivo/OP

Saletinha é a nova viceA coligação “Rondon legal” (PSC-PHS-

PMN), de Marechal Cândido Rondon, oficiali-zou ontem (03) a nova composição da majori-tária após a renúncia, na terça-feira (02), dacandidatura do professor Arno Figur comocandidato a vice-prefeito.

Quem passa a fazer parte da chapa é SaleteLowe (Saletinha) (PSC), que até então concorriaa uma vaga na Câmara de Vereadores. Ela jáapresentou sua renúncia ao Fórum Eleitoral para

agora concorrer como can-didata a vice-prefeita.

O candidato a pre-feito da coligação é omédico Rafhael Fuma-gali (PSC).

Nota de esclarecimentoO Jornal O Presente deu início, na se-

mana passada, à publicação de uma sériede entrevistas com os candidatos a prefei-to de Marechal Cândido Rondon, a fim deoportunizar os eleitores a conhecer umpouco mais das propostas daqueles quepostulam governar o município nos pró-ximos quatro anos.

O PPS, que tem como candidato a pre-feito Wilson Moraes, foi procurado em seisoportunidades na tentativa de agendar umaentrevista. O próprio candidato foi contata-do duas vezes e o seu candidato a vice, NeriWagner, que coordena a campanha, foicontatado outras quatro vezes.

O Jornal O Presente informa que o mes-mo espaço que foi cedido aos outros cincocandidatos ficou à disposição do PPS. Con-tudo, a coordenação da campanha comuni-cou oficialmente ontem (03) à tarde queWilson Moraes não vai conceder entrevista.

Salete Lowe (Saletinha) renunciou

ontem (03) à candidatura de

vereadora para assumir a

candidatura de vice-prefeita

Divulgação

O ex-prefeito Laci Giehl volta à política como

novo candidato a prefeito em Missal

Page 4: 10-04-2012.pdf

Avaliações equivocadasO erro cometido pelo ex-presidente está explicitado na frase de

um leitor ao afirmar que “para Lula, ministro do Supremo é cargo

de confiança”. Efetivamente quando se nomeia um cargo comis-

sionado, pressupõe-se que ele é “pessoa de confiança”. Como a

Lula coube nomear sete dos atuais dez ministros (um aposentou-

se e outro ainda não foi aprovado no Senado - praxe que serve para

senadores fazerem média com o indicado, como de costume),

esperava ele subserviência total dos indicados. Alguns podem até

terem sido nomeados por méritos políticos, por bons serviços

prestados. Outros, porém, e é isso que está ficando patente, lá

estão por conta de uma carreira bem sucedida na magistratura.

Pode-se mesmo afirmar que, a depender da continuidade do

julgamento do mensalão no nível em que está, o Supremo Tribunal

Federal (STF) está proclamando sua independência perante a

opinião pública. Quem chegou lá por mérito não aceita ser tute-

lado, como, aliás, tentou o ex-presidente num dos seus recentes

equívocos. Assim como erra o deputado Valdemar Costa Neto (ex-

PL, atual PR) ao ameaçar “recorrer a instância superior”, para

livrar-se dos erros que cometeu. Não há recurso para um indivíduo

que em entrevista coletiva admite: “Eu não sou inocente. Cometi

crime eleitoral, não aqueles que me são imputados”. Por sinal

que, como vingou aquela infeliz propaganda feita por um dos

ídolos do futebol para um cigarro (Pelé não aceitou anunciar

cigarros e bebidas), espera-se que prosperem os bons conceitos

emitidos por ministros que no STF condenam os mensaleiros.

Chega de achar que a política é o caminho fácil da fortuna!

Em choqueAparentemente o segundo turno está definido em Curitiba.

Surpreendente segundo turno - para quem achava que Curitiba

continuava a mesma - entre o filho de um importante apresentador

de TV e o prefeito atual de Curitiba, homem de confiança do

governador a ponto de, este (Beto), abandonar na liça um compa-

nheiro de partido que aparentava ter muito voto e ser um candidato

mais fácil de carregar. Enganam-se, porém, os que acham que tudo

está definido. O eleitorado de Gustavo e Greca, em sua maior parte,

faz parte da “Curitiba antiga”. Gente que derrotou pretendentes

como Carlos Simões e até um ex-reitor da UFPR.

Antes tardeO deputado Elio Rusch deve

estar vibrando. Deve-se a ele o

decreto assinado pelo governa-

dor Beto Richa autorizando a

licitação de estudo de viabilida-

de técnica para obra do contor-

no de Marechal Cândido Ron-

don. Projeto de engenharia na

BR-163, no trecho que hoje pra-

ticamente atravessa a cidade,

com problemas de difícil solu-

ção em nível municipal.

Assunto...A propósito de atraso: foi

preciso as empresas que ope-

ram no aeroporto de Cascavel

terem problemas provocados

pelo vento de través, situação

que perdura desde os anos 70

(do século passado) e suspen-

derem as operações, para que

o projeto levantado pelo atual

deputado federal Alfredo Kae-

fer, do tempo em que era ape-

nas líder empresarial no Oes-

te, voltasse à discussão: a

construção de um aeroporto

internacional, especialmente

para passageiros e cargas,

numa região hoje altamente

desenvolvida: o Super Oeste

que este colunista quando di-

retor da Rádio Independência

de Cascavel, antecipou!

... requentadoUm aeroporto não pode ficar

permanentemente à mercê dotempo, caso que, inclusive,

ocorre em São José dos Pinhais(Aeroporto Afonso Pena queserve Curitiba), raro caso de

planejamento obtuso feito noperíodo da guerra de 1939, su-postamente para “esconder o

aeroporto de inimigos”, por con-ta das neblinas de inverno queincidem sobre a região. Uma

pergunta: algum candidato em

Cascavel tocou no assunto na

campanha?

Tempo perdidoUma promessa do senador

Roberto Requião não se cum-

priu. Anunciou ele que Rafael

Greca iría derriçar seus antago-

nistas no último programa do

Tribunal Regional Eleitoral

(TRE). “Campanha de alto nível

é para quem tem o rabo preso”,

afirmou ao seu estilo. Promes-

sa que não se concretizou na

medida em que Greca perdeu

dois minutos dos quatro que

tinha. Resta saber se usará a

metralhadora giratória de Re-

quião no debate de hoje.

04 | O PRESENTE POLÍTICA QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

MENSALÃO

Relator condena José Dirceue mais sete por corrupção

Já o revisor do caso absolveu o ex-dirigente petista JoséGenuíno e fez críticas ao Ministério Público. Hoje (04) ele deve

tratar sobre as acusações contra o ex-ministro de Lula

Relator do mensalão noSupremo Tribunal Federal(STF), o ministro JoaquimBarbosa votou ontem (03) pelacondenação por corrupçãoativa do ex-ministro José Dir-ceu e mais sete réus ligados àantiga cúpula do PT e ao em-presário Marcos Valério.

Em seu voto, Barbosa en-tendeu que o ex-ministro,qualificado como “chefe daquadrilha” pelo MinistérioPúblico Federal, foi o man-dante da compra de apoiopolítico no Congresso nosprimeiros anos do governoLula (2003-2010).

Chefe da campanha queelegeu o ex-presidente Lulaem 2002, Dirceu negociou,segundo a Procuradoria,acordos com os partidos polí-ticos que apoiaram o novogoverno e a criação de umesquema clandestino de fi-nanciamento que distribuiurecursos ao PT e a seus alia-dos para garantir apoio noCongresso.

Em sua defesa, Dirceu afir-ma que se desligou do PT quan-do assumiu a chefia da CasaCivil e não participou das açõesdo partido, que eram de respon-sabilidade de seus dirigentes.Ele diz ainda que nunca teverelações próximas com MarcosValério e outros operadores doesquema e nega ter compradovotos no Congresso.

Além de Dirceu, Barbosaconsiderou culpados pelomesmo crime o ex-tesoureirodo PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoi-no, o empresário Marcos Va-lério, seus sócios, Ramon Ho-llerbach e Cristiano Paz, seuadvogado Rogério Tolentinoe sua funcionária Simone Vas-concellos.

A pena prevista para cor-rupção ativa é de dois a 12anos de prisão.

Barbosa ainda votou porabsolver Geiza Dias, funcio-nária de uma agência de pu-blicidade de Valério. Geiza játinha sido inocentada de ou-tros crimes pelo STF. O rela-tor absolveu também o ex-ministro dos TransportesAnderson Adauto, por faltade provas.

VOTOEm seu voto, Barbosa

apontou Dirceu como o man-dante do esquema e disse queo petista “controlava os desti-nos da empreitada crimino-sa”. Segundo o ministro, porconta do “elevadíssimo” car-go no Executivo - era minis-tro da Casa Civil -, Dirceuadotou uma postura discretapara evitar sua ligação com oesquema. “Atuava em reuni-ões fechadas, jantares, encon-tros secretos, executando osatos de comando, direção,controle e garantia do suces-so do esquema criminoso exe-cutado mediante divisão detarefas em que as funções decada corréu encontravam ní-tida definição”, disse.

Na avaliação de Barbosa, oex-ministro atuou nas negoci-ações de empréstimos fraudu-lentos que abasteceram o es-quema e na definição dos paga-mentos aos parlamentares.

Sobre a acusação contraAdauto, que teria negociadoa liberação de pagamentospara o PTB, o relator afirmouque não tinha clareza de suaparticipação. “Tenho dúvidassobre as gestões de AndersonAdauto para a concretizaçãodos pagamentos. Não sei atéque ponto essa interferênciatenha sido decisiva para a dis-posição de Delúbio Soares.Não está muito claro paramim”, disse.

REVISORO revisor do caso, Ricardo

Lewandowski, leu parte deseu voto na sessão de ontem edivergiu do relator em rela-ção à acusação contra Genoi-no. Ele absolveu o ex-diri-gente petista e fez críticas aoMinistério Público. “O Mi-nistério Público nem de longeconseguiu apontar de formaconcretas os ilícitos pratica-dos por Genoino. Parece-meóbvio que a resposta está nofato de que o réu não praticouas condutas criminosas”,mencionou.

Antes de absolver Genoi-no, Lewandowski votou porcondenar o ex-tesoureiro doPT Delúbio Soares.

O ministro também con-

denou por corrupção ativa oempresário Marcos Valério,seus sócios Ramon Hollerba-ch e Cristiano Paz, além desua funcionária Simone Vas-concellos.

O revisor, no entanto, nãotratou sobre as acusações con-tra o ex-ministro José Dirceu,que deve ser analisado na ses-são de hoje (04). Barbosa jávotou por condená-lo.

JULGAMENTOO Supremo já entendeu

que o mensalão foi um esque-ma de desvio de dinheiro pú-blico para a compra de votosparlamentares e apoio políti-co nos primeiros anos do go-verno Lula (2003-2010). Comisso, rejeitou a tese da defesade que houve um caixa doiseleitoral, defendido pelos acu-sados nos últimos sete anos eque beneficiaria os réus, poisjá estaria prescrito.

Ao longo dos dois mesesde julgamento, os ministrosjá consideraram válida a pri-meira parte da acusação, a deque houve desvio de verbaspúblicas que, misturadas aempréstimos bancários frau-dulentos, abasteceram o es-quema que envolveu o em-presário Marcos Valério, seussócios e funcionários nasagências de publicidade, alémda cúpula do Banco Rural.

Page 5: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL

BRASIL CARINHOSO

Programa já tirou 2,8 mi de crianças da extrema pobreza“O Brasil dá passos refinando cada vez mais sua política social”, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseffsancionou ontem (03) a lei queinstitui medidas do Brasil Cari-nhoso, entre elas o Benefício deSuperação da Extrema Pobrezana Primeira Infância que com-plementa o Bolsa Família de for-ma a garantir renda mínima deR$ 70 per capita para famíliascom crianças até seis anos.Pago desde junho, o benefíciojá fez com que 2,8 milhões decrianças saíssem da faixa daextrema pobreza, de acordocom balanço do Ministério do

Desenvolvimento Social (MDS).A estimativa apresentada

pela ministra do MDS, TerezaCampello, é de que, contabili-zados pais e irmãos, o alcancechegue a 8,7 milhões de pesso-as. “Aos que advogam que oEstado deve priorizar ações deinclusão no mercado de traba-lho, repetimos, 40% dos extre-mamente pobres são crianças”,disse a ministra.

Em setembro, o governo re-passou R$ 182 milhões para pa-gamento do benefício do Brasil

Carinhoso, segundo o MDS.O Brasil Carinhoso foi lança-

do em maio, por ocasião do Diadas Mães, mas dependia deaprovação do Congresso paraser convertido de medida provi-sória em lei.

Ao sancionar a lei, a presiden-ta Dilma disse que essa é umadas principais medidas do seugoverno. “O Brasil dá passos re-finando cada vez mais sua políti-ca social. Quando vamos a reuni-ões internacionais, percebemosque há grande respeito pelo Bra-sil nas políticas sociais que atra-em a atenção de todos aquelesque têm o desafio de incluir suaspopulações”, declarou.

A ação integra o Plano Brasilsem Miséria e inclui medidascomo a ampliação do acesso àcreche e pré-escola e ampliaçãode 66% dos recursos destinados àmerenda escolar da educaçãoinfantil. Na saúde, o plano esten-de o Programa Saúde na Escolaàs creches e pré-escolas e prevêo aumento da distribuição de sul-fato ferroso e vitamina A paracrianças na primeira infância,além da entrega gratuita de me-dicamentos para tratamento da

asma por meio da rede Aqui TemFarmácia Popular.

A lei sancionada ontem auto-riza também o uso do RegimeDiferenciado de Contratação(RDC) para obras da rede públi-

ca de ensino. O RDC foi criadopelo governo para facilitar aslicitações e os contratos da Copadas Confederações de 2013, daCopa do Mundo de 2014 e dasOlimpíadas de 2016.

A presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza

Campello, durante solenidade em que foi sancionado o Benefício de

Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância

Antônio Cruz/ABr

Page 6: 10-04-2012.pdf

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

CARROS

Novo regime automotivoserá anunciado hoje

Regime deverá ter duas metas principais. Primeira é aumentar o usode peças produzidas no Brasil; segunda é estimular a produção

de carros que consumam e poluam menos

O governo federal deveráanunciar hoje (04) as novas re-gras do regime automotivo vi-gente no país. O anúncio seráfeito em cerimônia em Brasília,com a presença dos ministrosGuido Mantega (Fazenda) e Fer-nando Pimentel (Desenvolvimen-to). Em 2017 as montadoras terãoque produzir automóveis e veí-culos comerciais leves com 70%de peças produzidas no Brasil ouno Mercosul, em média, para fi-carem isentas da alíquota adicio-nal de 30 pontos percentuais doImposto de Produtos Industriali-zados (IPI).

O regime deverá ter duasmetas principais. A primeira éaumentar o uso de peças produ-zidas no Brasil, para fortalecer acadeia de autopeças e compo-nentes. A segunda é estimular aprodução de carros que consu-mam e poluam menos e o inves-timento em pesquisa e inova-ção no país.

A avaliação é que o novo mo-delo, a vigorar entre 2013 e 2017,permitirá que carros nacionaisdisputem mercado no exterior.Hoje, eles não atendem às exigên-cias dos países desenvolvidos.

MADE IN BRAZILAs novas regras representam

um aumento nominal pequenoem relação à porcentagem deconteúdo nacional, dos 65% vi-gentes para 70%.

Na prática, no entanto, a mu-dança será maior, porque o go-verno vai mudar a base de cálcu-lo desse percentual. Pelo sistemaatual, a conta é feita sobre o fatu-ramento das empresas, poden-do incluir até gastos com publici-dade. Com isso, o índice de peçasnacionais acabava reduzido paraem torno de 25%.

Com o novo regime, o cálculopassa a ser feito de acordo com aspeças e os produtos utilizados defato na produção do automóvel.

CONSUMOO governo determinará ainda

que os carros brasileiros melho-rem seu consumo médio de 14 km/l de gasolina para 15,9 km/l a partirde outubro de 2016, um esforço deredução de 12,1% em energia con-sumida por quilômetro.

Se produzirem carros que, emmédia, rodem 17,3 km por litro degasolina em 2017, terão direito aum abatimento de dois pontospercentuais na alíquota básicade IPI. Essa alteração equivale auma melhoria na eficiência ener-gética de 18,84%.

Para reduzir as emissões de

gás carbônico pelos carrosnacionais, o governo acertoucom as montadoras a meta obri-gatória de redução de consumoa ser cumprida nos veículos queserão comercializados entre ou-tubro de 2016 e setembro de 2017.

A meta de eficiência ener-gética fixada para 2017, quedeve ser desenvolvida no paísaté 2016, equivale à definidapela Europa para ser implanta-da em 2015.

INOVAÇÃOO governo vai estimular ain-

da o investimento em inovaçãotecnológica pelas montadoras.As que investirem 1% de seufaturamento em pesquisa e de-senvolvimento terão direito a umabatimento de um ponto percen-tual na alíquota básica do IPI.

Hoje, por exemplo, a alíquotanos veículos a álcool e flex commotores entre 1.0 e 2.0 está redu-zida de 11% para 5,5%. Nos mo-delos a gasolina com motoresentre 1.0 a 2.0, de 13% para 6,5%.

Segundo o governo, as mon-tadoras instaladas há mais tem-po no país estão adaptadas àsnovas regras de conteúdo local.As mais atingidas serão as quecomeçaram a se instalar no paísnos últimos anos.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Luiz Claudio Romanelli (@Romanelli_)Secretário estadual do Trabalho

Segurança para as eleições terá 6,8 mil PMs e apoio da Polícia Civil...http://fb.me/2ogkWp442

Míriam Leitao (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Brasil tem avançado para ser país de classe média:http://glo.bo/QGh3jU

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

“Seleção sofre com turbulência em voo para Argentina”. Melhorcomentário: era o Neymar treinando cai-cai no corredor do avião!

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Segundo o João Arruda, o PMDB não tem “traíras”, são apenasvítimas do sistema.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Com R$ 3,1 milhões anuais, executivo de aérea diz que “ganha mal”

http://bit.ly/PPRcXa #TerraEconomia

Na véspera da morte, Hebe foi condenada a indenizar mulher deChitãozinho http://bit.ly/RcEnGP #TerraGente

Revista Veja (@Veja)BNDES e Eike Batista serão sócios em fábrica de chips

http://goo.gl/sE8kk

Kibe Loco (@kibeloco)“Eleições 2012: Russomanno cai sete pontos em pesquisa Ibope” -

Mais uma rodada e encosta no Palmeiras. http://migre.me/aZ18v

Estadão (@Estadao)Projeto quer regular anúncios de energéticos: “consumo pode trazer

sérios problemas à saúde”, diz http://migre.me/aZ3fG

Marcio Pochmann (@MarcioPochmann)Economista

No transporte coletivo brasileiro, a inovação do bilhete mensal semlimites favorece o trabalhador e estudante que mais usam ônibus.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Cartão de confirmação do Enem será entregue a partir do dia 10.

http://migre.me/aZ2k0

“Me sinto melhor aos 40 do que quando tinha 25”, diz Cameron Diaz.http://migre.me/aZ1Li

Construção de metrô no Rio é “agonizantemente lenta”, diz jornalinglês. http://migre.me/aZ1hZ

Rádio Senado (@RadioSenado)Senado pode aprovar entrada gratuita em eventos culturais para

idosos. http://ow.ly/ec3Kb

Ricardo Setti (@ricardosetti)Colunista de Veja.com

Mensalão nas eleições: o “fogo amigo” é o maior risco para oscandidatos oficiais http://goo.gl/Gva9b

Osmar de Oliveira (@DrOsmaroficial)Comentarista da Band

1) Corinthians - 2) Santos - 3) Fluminense - 4) Palmeiras e 5) Coritibasão os 5 primeiros no ranking de transparência feito por uma consultoria.

Jornal O Presente (@O_Presente)Dom Francisco Carlos Bach deixa Diocese de Toledo.

http://va.mu/YBI0

ESPN agora (@espnagora)Com seis amarelos por reclamação, Fred se queixa de juízes: “abuso

de autoridade”. http://ht.ly/ec1Rf

Meio milhão de urnas eletrônicasserão usadas nas eleições

A Justiça Eleitoral disponibili-zou para as eleições de domingo(7) o contingente de 501.923 deurnas eletrônicas para os 5.568municípios do país, cujos eleito-res vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. A distri-buição das máquinas para os lo-cais de votação é de responsabi-lidade dos tribunais regionais elei-torais (TREs).

Segundo o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE), cerca de 140 mi-lhões de pessoas deverão ir àsurnas. Apenas no Distrito Fede-ral, que elege governador e de-putados, como os Estados; e emFernando de Noronha (PE), dis-trito estadual de Pernambucosem autonomia administrativa,não haverá eleição. Além disso,os brasileiros que vivem no ex-terior também não participarãodo pleito, porque votam apenaspara escolher o presidente daRepública.

Parte dos votos, nesta elei-ção, será colhida por urnas bio-métricas. Serão mais de 7,5 mi-lhões de eleitores identificados

por meio das impressões digitaisno momento da votação. De acor-do com o TSE, as urnas biométri-cas serão usadas em 299 municí-pios de 24 Estados. A intenção daJustiça Eleitoral é que, até as elei-ções de 2018, todos os eleitoresdo país sejam identificados pelasdigitais antes da votação. Testesmostraram que nem todos os elei-tores conseguem concluir a iden-tificação biométrica.

Na terça-feira (02), o TSE au-torizou o envio de tropas fede-rais (Exército, Marinha e Aero-náutica) para reforçar a segu-rança das eleições em municípi-os do Rio Grande do Norte, deAlagoas e Sergipe. Com isso,subiu para 268, em dez Estados,o número de cidades que rece-berão auxílio militar para garan-tir a segurança do pleito.

Também estão recebendotropas federais municípios dosestados do Rio de Janeiro, Ama-zonas, Amapá, Maranhão,Pará, da Paraíba e de Tocan-tins. Na Capital fluminense, tro-pas do Exército já estão em di-

versos pontos da cidade, apoi-ando a preparação das elei-ções. Nas demais cidades, osmilitares vão trabalhar apenasno dia da eleição.

De acordo com o calendárioeleitoral, ontem (03) foi o últimodia de propaganda eleitoral gra-tuita no rádio e na televisão.Também foi o último dia pararealização de comícios e propa-ganda política mediante reuni-ões públicas e utilização de apa-relhagem de sonorização. Domesmo modo, só até ontempodia ser realizado debate en-tres candidatos.

Pelo cronograma das elei-ções, hoje (04) é o último diapara que o juiz eleitoral envieao presidente da mesa recep-tora o material destinado àvotação. Os partidos políticosou coligações terão até ama-nhã (05) para indicar o nomedas pessoas autorizadas a ex-pedir as credenciais dos fiscaise delegados habilitados a fisca-lizar os trabalhos de votaçãodurante o pleito eleitoral.

Page 7: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 POLÍTICA

MOACIR FROEHLICH

“Nunca falamos em substituição de candidatos”Conforme candidato aprefeito, troca na majoritáriaà véspera da eleição nãopassa de boato visandodesfazer a união dacoligação “Mais Rondon”

Candidato a prefeito de Marechal Rondon pelo PMDB, Moacir

Froehlich: “Estou muito confiante de que teremos êxito neste

pleito da reforma da sentença da comarca local”

Maria Cristina Kunzler

O Jornal O Presente recebeu ontem (03)a visita do candidato a prefeito deMarechal Cândido Rondon, Moacir

Froehlich (PMDB), que concorre à reeleição aolado do candidato a vice Silvestre Cottica (PP), nacoligação “Mais Rondon” (PP- PDT-PT-PMDB-PR-PC do B). Em entrevista a este diário, o candidatonegou com veemência que o grupo pretendefazer a substituição de sua candidatura e deCottica à véspera da eleição de domingo (07) eaproveitou para tranquilizar seus eleitores sobreeste assunto. Moacir também falou sobre algu-mas de suas propostas de governo e fez umaavaliação desta campanha. Confira.

O Presente (OP): A três dias das eleições, queavaliação o senhor faz desta campanha, especial-mente em comparação com o pleito de 2008?

Moacir Froehlich (MF): A campanha foi muitotranquila e serena. Do plano de governo (Rondon emObras) passado, apresentamos um relatório em que de-monstramos que 70% das metas de 2008 foram executa-das ou estão em execução. Rediscutimos alguns temas eouvimos as comunidades outra vez em relação ao que estápor ser feito e se as prioridades permanecem as mesmas.Foi muito bom voltar a discutir algumas questões deMarechal Cândido Rondon, mas percebe-se que a comu-nidade e setores específicos nãomudaram muito o foco com que aprefeitura tem que seguir o seu tra-balho. Para mim, que estou prefeito,ficou bem mais fácil fazer este tra-balho de montar um novo plano degoverno. Este novo plano tem bas-tante aceitação, até pela credibili-dade que o nosso governo tem jun-to à maioria da população.

OP: Nesta reta final de cam-panha, o senhor foi surpreen-dido pela decisão da Justiça Elei-toral em cassar a sua candidatu-ra. A sua assessoria jurídica járecorreu ao Tribunal RegionalEleitoral (TRE-PR). O senhorsegue confiante de que conse-guirá reformar a sentença na-quela Corte?

MF: Muito confiante. Depois de analisar a sentença,o nosso departamento jurídico nos deixou tranquilos epediu que continuássemos a campanha e apresentandoo nosso projeto. Os advogados entendem que há umapossibilidade real de haver a reforma na sentença dacomarca local, tanto que recorremos ao TRE e, eventu-almente se for necessário, temos ainda o TSE (TribunalSuperior Eleitoral). Ou seja, há duas instâncias quepoderão reformar a sentença e esta é a nossa esperança.Por isso, estamos firmes, fortes, serenos e tranquilos. Osnossos apoios políticos, como de deputados e lideranças,igualmente estão confiantes nisso. Estou muito anima-do de que teremos êxito neste pleito da reforma dasentença da comarca local.

OP: Nos últimos dias surgiram muitos comen-tários de que a sua coligação poderia fazer a subs-tituição da sua candidatura e do Silvestre Cottica àvéspera da eleição, no sábado (06). Isso chegou a ser

cogitado ou não passa de boato?MF: Este assunto nunca foi tratado. Em

nenhum momento falamos em substituição decandidato. No momento em que o nosso depar-tamento jurídico avaliou o processo e nos disseque há possibilidade de reformar a sentença,nunca tratamos de substituição de candidatos,nunca tratamos sobre nada disso. Entendo quesão muito mais boatos de campanha, principal-mente da oposição, que tenta com isso desfazera grande unidade que nós temos enquanto alian-ça e coligação e, acima de tudo, confundir oeleitor, ao deixá-lo em dúvida se o voto dele vaivaler ou não. Substituição não haverá.

OP: Os seus eleitores então podem ficartranquilos em relação a isso?

MF: O voto vai valer. Eles podem ficar tran-quilos ao votar no Moacir e no Cottica. Estamosfirmes e fortes.

OP: Conforme consta no plano de gover-no, existe a previsão da criação da Secretariada Cidade e da Secretaria do Interior. O se-nhor sentiu a necessidade desta minirrefor-ma administrativa?

MF: Essa é uma discussão que existe nomunicípio. A Secretaria de Obras e Serviços Pú-blicos e a Secretaria de Agricultura e PolíticaAmbiental acabam tendo inserção urbana e rural.Ouvindo os diversos setores produtivos e os pró-prios moradores, tanto da cidade como do interior,entendemos por bem a criação da Secretaria do Interior,que vai fazer tudo no interior, tanto a parte pública comoo fomento de apoio ao agricultor. Já a Secretaria daCidade vai reunir todo o setor de engenharia da prefeiturae todas as obras de infraestrutura na cidade seriam feitas

por esta pasta. Teremos a otimiza-ção dos equipamentos, da energiagasta pelas pessoas que vão ocu-par cargos dentro de uma secreta-ria ou da outra, e com certeza osserviços e as obras da municipali-dade vão andar muito melhor. Pe-garíamos a Secretaria de Agricul-tura e a de Viação e Serviços Públi-cos e retrabalharíamos as duas,reorganizando setores e otimizan-do, principalmente, o material hu-mano e os equipamentos.

OP: Na área de saúde, existeno seu plano de governo a pre-visão da construção da Unidadede Pronto-Atendimento (UPA24 Horas). O que essa obra poderepresentar para o setor de saú-de do município?

MF: É uma discussão antiga que vem sendo feitapelo governo federal e pelo Estado, através da Sesa(Secretaria de Estado de Saúde), e que agora o projetodeve ser concretizado. Na UPA é que será feito opronto-atendimento do paciente vítima de algumtrauma, como de acidente de trânsito, por exemplo.Com a construção do Hospital Municipal Dr. Cru-zatti, que é uma estrutura pública, será fácil im-plantar a UPA ao lado da instituição hospitalar.Será uma obra muito importante para que possamosmelhorar os atendimentos na saúde de MarechalCândido Rondon, especialmente na área dos trau-mados. Nosso Siate fará o atendimento do pacientee o levará para a UPA, onde será estabilizado. Se ocaso for grave, ele vai para o Samu (que está em fasede implantação nos municípios de abrangência daRegional de Saúde de Cascavel e Toledo), que será acentral reguladora e que contará com todos os equi-pamentos, UTIs e cirurgias mais complexas.

OP: O senhor sempre declarou que um dos seusobjetivos era a revitalização da Avenida Rio Grandedo Sul, que é a principal via de entrada da cidade.Neste primeiro mandato não foi possível realizar oprojeto, o qual foi retomado no seu novo plano degoverno. Por que houve a dificuldade de revitalizara avenida? Caso seja reeleito, neste segundo manda-to será possível fazer a obra?

MF: Não foi possível por uma questão óbvia. Não seconseguiu reconstruir o Anel Viário (Contorno Sul) e estefato torna impraticável a revitalização da Avenida RioGrande do Sul, porque é uma das principais vias, junta-mente com a Rua Minas Gerais, que dão passagem parao tráfego pesado e que é o responsável pelo escoamentoda produção. Quando o Anel Viário for reconstruído,teremos a condição de coibir o tráfego de caminhões naAvenida Rio Grande do Sul e aí poderemos trabalhar asua revitalização. Já foi feito o recape asfáltico, quemelhorou o uso da via, mas vamos deixar a avenida bematrativa. Isso será possível porque obras maiores, comoa rede de esgoto, aterro sanitário, remodelação daAvenida Írio Welp, implantação do Contorno Oesteatravés das pedras irregulares entre o Clube Lira e NovoHorizonte, enfim, demandaram muitos recursos e jáestão prontas ou em construção. O projeto do AnelViário está estimado em R$ 7 milhões. Agora o própriomunicípio terá caixa para dar uma contrapartida maiorpara que a obra seja feita, o que é fundamental para ofuturo de Marechal Cândido Rondon. Com isso, a Ave-nida Rio do Grande do Sul poderá ser remodelada.

OP: Para concluir, por que o eleitor deve votarem Moacir Froehlich no domingo (07)?

MF: Porque o Moacir e o Cottica conhecem aindamais e melhor o município e as demandas de todos ossetores. Já mostramos neste mandato que não deixamosde investir em nenhum setor. Se antes não havia recursose agora têm, é porque houve um empenho maior e umcuidado maior com o erário público. Conhecemos profun-damente as necessidades da nossa população. Além disso,é uma garantia à população de que será mais um governosem sobressaltos, sem grandes percalços e oscilações emtermos de ter um começo, meio e fim de mandato. O Moacire Cottica representam uma tranquilidade à população deMarechal Cândido Rondon. Podem ter certeza que vamosfazer mais um governo maravilhoso.

“Já mostramos neste

mandato que não

deixamos de investir

em nenhum setor. Se

antes não havia

recursos e agora têm,

é porque houve um

empenho maior e um

cuidado maior com o

erário público”

Page 8: 10-04-2012.pdf

08 | O PRESENTE ESPECIAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

Page 9: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL

Cascavel voltará a receber voos da Azul e da TripTermo de compromisso assinado pela administração do terminal prevê melhorias na segurança do terminal aéreo

A PARTIR DE AMANHÃ

As companhias aéreas Azule Trip voltarão a operar noAeroporto de Cascavel a par-tir de amanhã (05). O anúnciofoi feito ontem (03), pelo dire-tor de relações institucionaisda Azul Trip, Victor Celesti-no, após uma reunião com aCompanhia Cascavelense deEngenharia de Transporte eTrânsito (Cettrans), que ad-ministra o terminal e se com-prometeu a melhorar as con-dições de segurança.

Os voos no terminal estãosuspensos desde segunda-feira(1º), depois que um avião daAzul teve problemas para pou-sar, o que gerou queixas defalta de segurança no terminal.

Durante a coletiva, queocorreu com duas horas deatraso, Celestino voltou atrásda declaração na qual classifi-cou o aeroporto como inse-guro. Na terça-feira (02), odiretor disse ver no terminal

de pousos e decolagens umlocal seguro para as mano-bras dos aviões. “O transpor-te aéreo é o mais seguro domundo porque trabalhamoscom medidas mitigatórias desegurança. Cascavel não éexceção, é totalmente seguro,o que estamos fazendo agoraé trabalhar para aumentarainda mais esse fator. Foi ne-cessária a decisão de suspen-são para avaliar adequada-mente o que ocorreu, o queprecisa ser feito para melho-rar em prol da segurança e dousuário”, disse.

Questionado sobre quempilotava o avião no momentodo incidente, se o piloto ou ocopiloto, Celestino afirmounão ter essa informação. Ocaso segue sendo investigadopelo Centro de Investigação ePrevenção de Acidentes Ae-ronáuticos (Cenipa).

O presidente da Cettrans,

Paulo Porsch, informou quenove medidas serão executa-das. “Ao redor da pista, noentorno e nas cabeceiras va-mos fazer medidas de prote-ção para evitar que no futu-ro, se algum incidente acon-tecer, os riscos sejam diminu-

ídos. São ações pequenas, cor-retivas, principalmente paraampliar a segurança de ope-ração na pista”, comenta.

Segundo Porsch, algumasações serão imediatas e desen-volvidas em até duas sema-nas, outras dependerão de

alguns organismos que con-trolam segurança em voo. “Éo caso da implantação do sis-tema de operação por instru-mentos, que já havíamos so-licitado, e agora, com adesãodas empresas, o processo seráacelerado”, explica.

Aline Cristina

Chuvas ocasionais devemcontinuar hoje no ParanáPelo menos até a noite de

hoje (04), o paranaense quesair de casa não deve esque-cer o guarda-chuva. A previ-são é de que, em todo o Para-ná, o tempo continue oscilan-do, alternando pancadas dechuvas e períodos de sol. Astemperaturas devem conti-nuar elevadas, dando a sen-sação de tempo abafado.

Segundo o Instituto Tec-

Temporais afetam 5,5 mil pessoas no EstadoA Defesa Civil atualizou

ontem (03) os dados sobreafetados por chuvas, raja-das de vento de até 105 km/he granizo que atingiram oEstado no início da semana.A instituição contabilizou5.480 afetados pelas tempes-tades de segunda (1º) e terça-feira (02) em 24 cidades. Onúmero de desalojados é de185 e a contagem de casasdanificadas soma 1.161.

As cidades mais afetadas

pelos temporais estão na re-gião Sudoeste do Estado. EmBarracão, próximo à frontei-ra com a Argentina e na divi-sa com Santa Catarina, ven-davais e granizo deixaram umsaldo de 60 pessoas desaloja-das e 27 desabrigadas. Aotodo, 530 casas foram danifi-cadas e 2.120 pessoas foramafetadas de alguma forma pelomau tempo.

Flor da Serra do Sul, tam-bém no Sudoeste, a 41 quilô-

metros de Francisco Beltrão,teve 1.250 pessoas atingidaspelos temporais. Cerca de 250casas foram danificadas, tam-bém por queda de gelo.

Já em Francisco Beltrão,também no Sudoeste, o quecausou prejuízo foi por causado vendaval. Até ontem, acontagem somava 650 afeta-dos no município. Na regiãodos campos gerais, em Imbi-tuba, 400 foram afetados e 125casas danificadas.

nológico Simepar, as preci-pitações são resultados deuma frente fria que passapelo Paraná.

O meteorologista Paulo Ri-cardo Barbieri diz que, as pan-cadas ocasionais, no entanto,não devem ocorrer em volu-mes significativos. “Em geral,serão chuvas rápidas, com umvolume dentro do normal”,explica o meteorologista.

O anúncio foi

feito ontem (03)

pelo diretor

de relações

institucionais da

Azul Trip, Victor

Celestino, entre

outras

autoridades,

após uma

reunião com a

Companhia

Cascavelense de

Engenharia de

Transporte e

Trânsito

(Cettrans)

Page 10: 10-04-2012.pdf

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS

Frimesa promove eventode balonismo em Rondon

Inscrições podem ser feitas no site da empresa. Cento e trintapessoas serão sorteadas para um passeio de balão

Gostaria que lessem até o fim, se conseguirem.

O que me motivou a escrever isso foi uma noite maldormida e demuita indignação, por causa de um bando de gente sem noção deconvívio em sociedade. Pessoas que deveriam morar em cavernas,bem afastados do resto da população.

O termo “universitário” tem sido ligado ultimamente a um montede coisas ruins, como: anarquia, vandalismo, bebedeira, sexo semcompromisso, drogas, entre outras coisas que nada têm a ver como verdadeiro sentido da palavra universitário.

Esses “universitários” há muito tempo vêm incomodando seusvizinhos com festas que se estendem até altas horas. Essas festasnão têm dia para acontecer, pode ser sábado, domingo, até em diasno meio da semana. Festas regadas com muita bebida alcoólica,muito barulho e muita música de péssimo gosto.

Várias pessoas que moram perto das repúblicas têm demonstra-do sua insatisfação com esse tipo de situação, e têm solicitado quea polícia tome providências quanto a essa baderna que é feitaconstantemente. Infelizmente a informação que recebem da políciaé de que nada pode ser feito, a menos que alguém represente a parteque denunciou (compre briga, em outras palavras).

Bom, podemos concluir que, se é necessário acionar a políciapara resolver o problema, é porque alguém está errado nessa história,e eu não creio que seja o trabalhador que precisa acordar cedo e nemos universitários que têm o desejo de fazer jus ao título (estudar).

Tem uma palavra que está saltando do teclado desde que comeceia escrever, e ela resume o que estou tentando dizer e pedir aqui:RESPEITO!

Vocês já ouviram falar da regra de ouro? “Não faça aos outros oque você não gostaria que fizessem a você!”. Quer ser respeitado?RESPEITE!

Gostaria de fazer algumas perguntas para que vocês refletissemum pouco:

- Por que vocês precisam ficar gritando feito uns retardadosdurante as festas? É necessidade de atenção? (não se resolvedessa forma).

- Por que conversar num volume tão alto? É só baixar o volumeda música que fica fácil de conversar normalmente. (eu sou umgênio, né?)

- Se não tivesse bebida alcoólica, teria festa mesmo assim? Vocêsfariam uma festa se tivesse só refrigerante e água mineral? Algunsaté podem rir da minha pergunta, mas pensem no sentido que temsuas festas... se não tiver bebida alcoólica não tem graça! A bebidaé a razão da festa? Que motivo nobre, hein!

- A música “emburrecedora” que vocês ouvem... (por favor, sejamsinceros consigo mesmos) vocês realmente gostam? Ela realmentefaz algum sentido pra você, ou você é só mais um no meio da massae ouve porque o povão ouve?

Essa é pras “mina”

- Tem muita música que fala que as mina pira nisso, as mina piranaquilo... No fato do cara ter um carro de luxo ou ter dinheiro, e queo cara “pega todas”, que “ta fácil pegar”. E o pior é ver as “mina”cantando junto! Pergunta: vocês querem ser valorizadas? Se deemo devido valor! As “mina” pira, ou as (não vou colocar o palavrão) pira?

Última pergunta:

- Se seus pais morassem do lado da república em que você morae tivessem que acordar cedo pra trabalhar no outro dia, ou se umacriança da sua família tivesse que acordar cedo pra ir para a escola,ou se seus avós morassem ao lado da sua república... você RESPEI-TARIA o sossego deles?!

Infelizmente, acredito que a maioria das pessoas que deveria lerisso, não vai ler, ou vai ler só um pedaço.

Eu não espero mudar essa realidade sozinho, não seria possí-vel. Mas se dois ou três festeiros (estou jogando alto) lerem atéo fim e tomarem consciência da idiotice que fazem, e através doexemplo puderem mostrar a realidade aos outros, acho que umbom passo já foi dado!

* Desabafo de um rondonense que está circulando

nas redes sociais e foi enviado ao O Presente por uma

leitora deste diário para publicação

FESTEIROS DE REPÚPLICAS

PENSAMENTO EVOLUÍDOOutubro é primaveraÉ valor para nossa genteÉ quando se regeneraO amor que a gente senteE cumpre uma nova eraO nosso jornal “O Presente”

Vamos saudar esta dataCom uma grande emoçãoPois “O Presente” relataCom grande repercussãoSobre as coisas que retrataDa nossa grande nação

Quatro de outubro é memóriaE já está em meu diárioDe “O Presente” e sua históriaFazemos o comentárioCom mais um ano de glóriaHoje é seu aniversário

É “O Presente” que queremosE tratamos com talCedinho já recebemoso nosso grande jornalMostrando como vivemosDe maneira informal

“O Presente” é informaçãoE mostra de forma geralAs coisas como elas sãoOu de forma digitalPara a grande multidãoQue acessa o seu portal

O quatro de outubro é festaE vamos comemorarÉ a maneira que nos restaDe poder participarDa notícia clara e honestaQue “O Presente” vai mostrar

Nossa gente reconheceO grande jornal que temEnquanto a cidade cresce“O Presente” cresce tambémE com a notícia enobreceTudo aquilo que convém

“O Presente” se confundeCom a história de nossa cidadeQue este fato se aprofundeCom grande capacidadeQue os corações se inundemDe tanta felicidade

Queremos felicitarA equipe de “O Presente”Por ela se dedicarDe maneira permanentePara poder informarMuito bem a nossa gente

Em Marechal Cândido Rondon“O Presente” é nossa pistaPor isso em alto tomCom palavra repentistaAqui vai de coraçãoA homenagem do Batista

Ba t i s t a

Em dezembro, a Frimesa co-memora 35 anos de trajetória evai celebrar presenteando a co-munidade, produtores, colabora-dores, clientes e consumidorescom uma programação diferen-ciada, incluindo sorteios de voosde balão e duas apresentaçõesculturais em Medianeira - cida-de-sede da empresa. “É uma ce-lebração do momento atual e umahomenagem a todas as pessoas,do campo ao consumo, que aju-daram a construir a história daFrimesa”, diz o presidente da co-operativa, Valter Vanzella.

Em Marechal Cândido Ron-don, o evento de balonismo acon-tece de 17 a 20 de outubro, nolago municipal. As pessoas quese inscreverem vão concorrer avoos cativos que oportunizamsubir mais de 30 metros de altu-ra, proporcionando uma visãopanorâmica do local, e voos li-vres de quase uma hora de dura-ção, sobrevoando campos e ci-dades. A aeronave da Frimesatem 26 metros e permite levarduas pessoas por passeio, o sor-teado mais o amigo por ele indi-cado na inscrição, acompanha-das pelo piloto.

A Frimesa vai sortear 130 voosnos quatro dias do evento. “Po-dem participar todas as pessoasda região. Somente em Rondonserão 250 sorteados, mas toda acampanha vai presentear 62 pes-soas nos voos livres e 810 vooscativos”, completa. Medianeira,Palotina, Cafelândia, Cascavel,Toledo, Foz do Iguaçu e Mare-chal Cândido Rondon são as cida-des que sediarão o evento debalonismo da Frimesa.

COMO PARTICIPARPara participar basta entrar

no site www.frimesa.com.br eclicar no banner da promoção.O primeiro passo da inscrição éler o regulamento, preencheros dados necessários, fazer umafrase sobre amizade e indicarum amigo para voar junto. Osvencedores terão seus nomesdivulgados no site da Frimesa,serão avisados por e-mail e te-lefone e devem estar no dia edatas agendas.

A organização do evento es-clarece que o balão é uma aero-nave que opera de acordo comcondições climáticas favoráveis.Caso não haja condições climá-ticas para o voo, a data serátransferida para o dia seguinte,e assim consequentemente. Paraa realização do evento, a Frime-sa fechou uma parceria com aempresa Balonismo Promoções& Eventos, de Maringá, presidi-da pelo presidente da Associa-ção Brasileira de Balonismo,Adriano Perini.

O concurso é aberto a toda apopulação com observação dealguns critérios como, no caso

dos voos cativos, não podemparticipar crianças menores desete anos e gestantes, já para osvoos livres, crianças menores de12 anos e gestantes. Pessoasmenores de 18 anos podem par-ticipar, desde que apresentemno local autorização dos pais. Todapessoa com qualquer condição

A aeronave da Frimesa tem 26 metros e permite levar duas pessoas

por passeio, o sorteado mais o amigo por ele indicado

na inscrição, acompanhadas pelo piloto

médica especial deve buscar con-selho médico antes de voar.

A inscrição para quem nãopossui internet pode ser feita nasrádios anunciantes da promoçãoe em lan houses.

Mais informações podem serobtidas pelo 0800-45-2088 ou pelosite www.frimesa.com.br.

Divulgação

Page 11: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 POLÍTICA

VITOR GIACOBBO

“Nossa coligação conta com as melhores propostas”Candidato a prefeito enalteceque, se eleito, construirá o centrode convivência e três restaurantespopulares, bem como implantaráo loteamento social

Candidato a prefeito do PTB, Vitor Giacobbo: “Quero ter a liberdade de

chamar para a formação da nossa equipe de trabalho pessoas

competentes. Por isso, se eleito, não serei candidato à reeleição”

Maria Cristina Kunzler

“Eu não considero umdefeito, mas uma

deficiência pessoal minhaa questão da simpatia.

O que estamos explicandopara os eleitores é que

eles precisarão votar nopróximo prefeito, e não

em miss simpatia oumiss beleza”

O candidato a prefeito pela coligação“Rondon levado a sério” (PTB-PSL-DEM-PSB-PV-PSDB-PSD), Vitor Gia-

cobbo (PTB) encerra hoje (04) a série de entrevistasque o Jornal O Presente publicou com os postulan-tes ao cargo de chefe do Poder Executivo municipal.

Em visita a este diário, ontem (03), Vitorcomentou sobre o fato histórico de o municípioter seis candidatos a prefeito, analisou o apoioque recebeu nesta semana de um grupo de dissi-dentes da coligação “Rondon legal” (PSC-PHS-PMN), reafirmou que se for eleito não concorreráà reeleição e falou um pouco sobre suas princi-pais propostas. Confira.

O Presente (OP): Houve diversas tratativasantes das convenções em uma tentativa da opo-sição estar unida, o que não aconteceu. Pelocontrário, foram lançados seis candidatos a pre-feito. Isso foi prejudicial para a sua campanhano sentido de haver uma divisão de votos?

Vitor Giacobbo (VG): Considero um fato históricoem Marechal Cândido Rondon, uma vez que tradicional-mente sempre havia duas ou três candidaturas. Contudo,entendo que faz parte da democracia. Os partidos queremter seus próprios candidatos e quem entra em uma disputaeleitoral quer a vitória. Para nós, a situação não é diferen-te. Sempre respeitei a posição dos demais partidos e bus-camos o espaço com o nosso grupo para fazer frente à atualadministração. Entendi que chegaríamos no momento emque a campanha estaria polarizada entre duas candidatu-ras, e é o que está ocorrendo hoje. A nossa campanhacresceu muito e a nossa candidatura é a única que podefazer frente ao atual grupo de situação.

OP: Houve a escolha de uma mulher para sercandidata a vice-prefeita,que foi a professora VeraSeyboth. Isso trouxe refle-xos positivos para a campa-nha do seu grupo?

VG: Sem dúvida nenhuma foipositivo. Não só pelo fato de sermulher, mas a Verinha é uma pes-soa preparada na área social e edu-cacional. Ela também teve um pas-sado muito bom em Marechal Cân-dido Rondon como educadora esoma ao nosso grupo.

OP: Na terça-feira (02) um grupo de dissi-dentes da coligação “Rondon legal” (PSC-PHS-PMN), dentre eles o então candidato avice-prefeito Arno Figur, anunciou que passaa apoiar a sua candidatura. O senhor esperaangariar mais votos com isso?

VG: Acredito que isso é um fato positivo para a nossacandidatura, tendo em vista que o grupo dissidente éformado por pessoas que têm liderança em vários segmen-tos da sociedade. Vai somar muito até por serem pessoas

equilibradas e que sabem o que querem parao bem do município. Para nós, foi um fatoagradável e que vai reforçar ainda mais anossa campanha.

OP: O presidente do PSC, ÍtaloFumagali, alegou que houve de certaforma assédio sobre integrantes dogrupo de dissidentes e até teria havi-do uma negociação para divisão dassecretarias em troca do apoio à suacandidatura. Houve esta proposta?

VG: Isso não é verdade. O que é verdadeé que procuramos a coligação “Rondon le-gal” depois que houve a cassação da candi-datura do Fumagali no TSE, para que ogrupo fizesse conosco uma frente mais fortede oposição. Porém, não houve o entendi-mento com o Fumagali e este grupo de dissi-dentes não se entendeu dentro da própriacoligação. Eles compreenderam que não haviamais clima para participar da campanha jun-to com aquela coligação. Em consequênciadisso, o grupo veio a se somar conosco semnenhuma negociação, apenas com a vontadede contribuir e ganhar a eleição.

OP: Uma das suas propostas é cons-truir o restaurante popular. O senhoracredita que é viável esta implantaçãosem a parceria do governo federal e em um muni-cípio com menos de 50 mil habitantes?

VG: Eu seria inconsequente ao anunciar um projeto quenão fosse viável, até pela minha formação de engenheirocivil e pelo nosso discurso durante essa campanha. Selançamos o projeto é porque ele é viável. Dizer que omunicípio não pode ter restaurante popular porque não tem100 mil habitantes é uma história de 2003, porque ogoverno federal estabeleceu o limite mínimo populacionalpara apoiar este tipo de projeto. Entretanto, existem cidadesno Brasil que têm 13 mil, 20 mil habitantes e têm restaurantepopular e funcionam normalmente. O governo federalapenas apoiava este projeto na construção do prédio próprio.Todo o restante ficava a cargo do município. Entendo que

o município tem capacidade financei-ra para a construção de pelo menostrês restaurantes populares.

OP: Caso o senhor seja elei-to, como pretende implantar ocentro de convivência e o lote-amento social, que são outrasduas propostas de governo? Eo que são estes dois projetos?

VG: O centro de convivência seráum local amplo e que concentrarávárias atividades para uma região dacidade. Serão disponibilizados servi-

ços como creche, ginásio de esportes, restaurante popular,centro de convivência de idosos e todo equipamento do PoderPúblico. Aí podemos ter a racionalidade dos custos, daspessoas que vão administrar e atenderemos desde a criança nacreche até o idoso naquele espaço, com total qualidade e bomatendimento. No caso do loteamento social, o municípioadquire uma área, faz a divisão por lotes e implanta toda ainfraestrutura. Os terrenos ficam à disposição para a aquisi-ção, a preço de custo, por parte das famílias que não possuemimóveis. A prestação será baixa porque o valor será baixo. Ali,

os proprietários poderão construir as suas casas. Daria aoportunidade de mais famílias terem a sua própria moradia.

OP: Após a escolha do seu nome como can-didato a prefeito, foi muito falado que o senhornão esbanjava simpatia. Ao longo desta campa-nha, os eleitores mudaram esta percepção so-bre sua pessoa?

VG: Eu não considero um defeito, mas uma deficiênciapessoal minha a questão da simpatia. O que estamos expli-cando para os eleitores é que eles precisarão votar no próximoprefeito de Marechal Cândido Rondon, e não em misssimpatia ou miss beleza. Tenho dito ainda que nós tivemosexperiências amargas de pessoas que se apresentavam muitobem e tinham um discurso fácil, mas ao longo do mandatonão conseguiram traduzir isso em obras e serviços. Com estacolocação, conseguimos fazer as pessoas refletirem sobre estaquestão. Entendo que fomos bem aceitos quanto a isso e hojeestamos lidando com este assunto muito bem.

OP: O senhor tem declarado na campanha quese for eleito não será candidato à reeleição. Por quê?

VG: Porque acredito que quando assumimos o cargo comuma expectativa de ser candidato à reeleição, escolhemos aequipe já pensando em quantos votos cada um tem. Queroter a liberdade de chamar para a formação da nossa equipe detrabalho pessoas competentes para que tenhamos um resul-tado extraordinário para Marechal Cândido Rondon.

OP: Para finalizar, por que o eleitor devevotar em Vitor Giacobbo no domingo (07)?

VG: Porque temos a melhor proposta de governo paraos próximos anos. Eu e a Verinha seremos implacáveiscontra a corrupção. O Vitor não é candidato à reeleição eserá prefeito por apenas quatro anos. Vamos começar onosso mandato no dia 1º de janeiro de 2013 e trabalha-remos arduamente até o dia 31 de dezembro de 2016,quando se encerra a gestão.

Page 12: 10-04-2012.pdf

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

MARECHAL RONDON

CCO espera 15 mil pessoas para a OktoberfestEvento terá concurso do chope em metro, bierwagen, apresentações culturais e espaço alternativo

Faltam 21 dias para a festagermânica mais simpática doBrasil: a Oktoberfest de Ma-rechal Cândido Rondon, queacontecerá nos dias 25, 26 e27 de outubro, no Centro deEventos do município.

De acordo com o presi-dente da Comissão CentralOrganizadora (CCO), Chris-tian Guenther, a expectativaé de que a programação con-te com a participação de cer-ca de 15 mil pessoas, sendoesperado público de todo oOeste, bem como de outrasregiões do Paraná e aindavisitantes de outros Estados.

A festa terá animação deseis bandas: Banda Barril,Banda Destaque, La Monta-nara, Silversom, Zíngaros eMagna Som.

O evento contará aindacom o tradicional concursodo chope em metro, em queos participantes são desafia-

dos a beber uma mesma quan-tidade de chope no menorespaço de tempo possível.

Outra atração à parte se-rão as apresentações cultu-rais, ocasião em que os gru-pos folclóricos e demais ta-lentos do município têmoportunidade de mostrarseu trabalho.

Quanto ao local do even-to, haverá espaço alternativocom músicas diferenciadas,apresentação de duplas, DJ;e praça de alimentação.

O primeiro dia do even-to, uma quinta-feira (25),será a Noite do Rondonense,quando a proposta é ofere-cer à população local a opor-tunidade de participação naOktoberfest por meio dacobrança de um valor sim-bólico ou doação de alimen-to. Na sexta-feira (26) haveráanimação de duas bandas eno sábado (27), dia que reú-

ne maior público, três gru-pos animarão os presentes.

PRATOS TÍPICOSEm Marechal Cândido

Rondon, durante a semanaque antecede a Oktoberfest2012, alguns restaurantesque fazem parte da progra-mação oficial do evento ser-virão pratos típicos da gas-tronomia alemã. É o caso doRestaurante do João, restau-rante Casa da Sogra e cho-peria e petiscaria Santo Gole.

A gastronomia alemã vaialém dos pratos popular-mente conhecidos, como

o chucrute, as cucas e assalsichas.

Os pratos são preparadoscom muita carne e condi-mentos picantes. Cada re-gião tem suas especialida-des, se aproveitando dos re-cursos disponíveis.

São exemplos de pratostípicos alemães o Apfelstru-del (folhado de maçã), o chu-crute (conserva de repolho),o eisbein (joelho de porco) eos bockwurs (tipo de salsi-cha), dentre outros.

INGRESSOSOs pontos de vendas de

ingressos para a festa serãodivulgados nos próximosdias, menciona o presiden-te da CCO. “Os blocos terãoum local específico, en-quanto o público em geralterá outros pontos à dispo-sição”, adianta.

Os preços que serão pra-ticados podem ser conferi-dos no box. Guenther res-salta que o passaporte parasexta-feira e sábado para osblocos custará R$ 25. Noentanto, ele informa que tan-to os ingressos como os pas-saportes para os integrantesdos blocos serão comerciali-zados apenas de forma ante-cipada, não sendo vendidosno local do evento.

Mais informações pode-rão ser obtidas nos próxi-mos dias na página oficialoktoberfestmarechal.com.br.

COMISSÃOA organização do even-

to é das seguintes entida-des: Centro de TradiçõesGaúchas (CTG), Associa-ção dos Comitês de Jovensda Copagril (ACJC), Câ-mara Júnior (JCI), Conse-lho do Jovem Empresário(Cojem), Associação deServidores Municipais deMarechal Cândido Ron-don (Assemar) e Associa-ção Atlética do Banco doBrasil (AABB).

VALORES DOS INGRESSOSQUINTA-FEIRA (25):

Até as 22 horas 1 kg de alimento

Após as 22 horas 1 kg de alimento ou R$ 5

SEXTA FEIRA (26):Inteiro: R$ 25 *Blocos: R$ 13

SÁBADO (27):Inteiro: R$ 32 *Blocos: R$ 15

* Venda somente antecipada

Bailes mais animados do ano acontecerão no Centro de Eventos de Marechal Cândido Rondon durante a Oktoberfest

Carina Ribeiro/OP

Page 13: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 13QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 ESPECIAL

Page 14: 10-04-2012.pdf

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

Diocese de Toledo pode ficar até um ano sem bispoDurante o período, ela terá somente um administrador para desempenhar funções equivalentes

IGREJA CATÓLICA

Dom Francisco Carlos Bach será transferido para São José dos Pinhais em dezembro: “O primeiro amor a

gente nunca esquece. Essa região continuará sendo o meu povo querido. Continuarei rezando por ele”

Fabíola Dalla Vecchia

muito respeitada pela suahistória, tradição e traba-lho que executa em todos ossegmentos.

SURPRESAQuando recebeu a infor-

mação de que sairia da Dio-cese onde está atualmente,Dom Francisco ficou surpre-so, até mesmo considerandoque já pretendia se instalardefinitivamente no municí-pio de Toledo, onde preten-dia até mesmo adquirir umacasa. “Nunca imaginava queum dia eu poderia sair daqui.Amo essa terra, essa cidade eessa Diocese”, declarou. Ini-cialmente, ele se questionouo motivo pelo qual poderiaestar sendo transferido, jáque está bem instalado desde2005. Porém, lembrou queao Santo Padre não se diznão. “Tive um sentimentode dor, de perda, meu chãodesapareceu de repente. Fo-ram tantos trabalhos desen-volvidos nos últimos anos,o relacionamento com ospadres é ótimo e a Pastoralcaminha bem”, ressalta.

Por outro lado, Dom Fran-cisco lembra que não é bispopara si mesmo, mas sim paraa Igreja. “Então, há necessi-dade de um sentimento dedisponibilidade e também deconfiança. Se Deus me acom-panhou até aqui certamentecontinuará me acompanhan-do e me dando as graças quepreciso”, salienta.

MUDANÇAA mudança do religioso

católico deve ser um proces-so longo e demorado, adian-ta. A Diocese de São José dosPinhais está sem bispo desde13 de fevereiro deste ano,quando o responsável, DomLadislau Biernaski, faleceu.É uma Diocese nova, que foi

criada em 06 de dezembro de2006, com a posse do primei-ro bispo em 19 de março de2007. “Ela já nasceu grande,sendo hoje a terceira maiorentre as arquidioceses e dio-ceses do Paraná, vindo emprimeiro a arquidiocese deCuritiba com 2,39 milhões dehabitantes, Londrina com832 mil e em terceiro São Josédos Pinhais com 750 mil”,relata Dom Francisco, lem-brando que já existe previ-são de que em dez ou 15 anosdeverá ser a segunda maiordo Paraná.

Mesmo sendo a Dioceseque mais cresceu em termospopulacionais nos últimosdez anos, compara, a locali-zada em São José possui umnúmero inferior de padresdo que a Diocese de Toledo.“Por conta disso, sabemosde antemão que essa condi-ção exigirá um trabalho ain-da maior”, enfatiza.

FATOSO período durante o qual

esteve à frente da Diocese, con-forme Dom Francisco, foi umespaço de tempo em que houveuma integração muito grandedo bispo com os sacerdotes, osfiéis e toda a comunidade.“Avalio como um período al-tamente positivo”, garante.

Um dos fatos que reme-mora é a inauguração doCentro Comercial, ao ladoda Catedral, bem como aconstituição do Centro Inte-

grado de Comunicação e acriação da Escola de Ideolo-gia para Leigos. Tambémcriou-se o Grupo de Reflexãoformado por nove a dez sa-cerdotes que se reunirammais de 80 vezes para pensarno processo de evangeliza-ção e na organização pasto-ral da Diocese de Toledo.

Há ainda o ConselhoPresbiterial, o Colégio deConsultores e outros, nocampo pastoral. “Tambémfizemos a reorganização detoda a administração e con-tabilidade da Diocese. Temosum sistema integrado entreas paróquias. Nesse quesitoa Diocese de Toledo pode ser

Curitiba..............................................................10,29%São José dos Pinhais...........................................24,5%Toledo.......................................................................9%Cascavel..............................................................10,4%Foz do Iguaçu.........................................................2,9%Maringá....................................................................16%Ponta Grossa..........................................................11%Londrina....................................................................11%

Depois de sete anos de tra-balho na região que congre-ga 19 municípios e uma po-pulação de 370 mil habitan-tes, o bispo Dom FranciscoCarlos Bach deixará a Dioce-se de Toledo. O anúncio foifeito ontem (03) por ele du-rante coletiva de imprensaocorrida na Cúria Diocesa-na, em Toledo. Desde essadata, o pároco já deixou deser bispo diocesano e se tor-nou administrador diocesa-no de Toledo. Por decisão dopapa Bento XVI revelada pelaAnunciatura Apostólica noBrasil, até o final do ano DomFrancisco será transferidopara a Diocese de São Josédos Pinhais.

O prazo para que ele tomeposse é de 60 dias, mas DomFrancisco pretende solicitarà Anunciatura para prorro-gar um pouco o prazo. “Nodia 16 de dezembro os bisposestarão reunidos em Curiti-ba para celebrar os 25 anosde episcopado do arcebispoDom Moacir Vitt”, adianta.Deste modo, poderá tomarposse no dia 03 de dezembroou no máximo até o dia 15 domesmo mês.

COMO FICANa ocasião em que Dom

Francisco tomar posse em SãoJosé dos Pinhais, um grupode consultores terá prazo deoito dias para escolher o novoadministrador diocesano emToledo, o qual fará as funçõesde bispo, dentro do que é per-mitido por lei (já que conti-nuará sendo padre e não bis-po). “Ele vai cuidar da Dioce-se até que seja empossado umbispo diocesano. Os proces-sos geralmente levam em tor-no de um ano. Nesse períodoa Diocese de Toledo ficarávacante (vaga)”, anunciou.

Segundo ele, a Diocese é

CRESCIMENTODAS DIOCESES

considerada uma das melho-res do Brasil em organiza-ção”, avalia.

A ordenação de 11 sacer-dotes e sete diáconos marca-ram a passagem de DomFrancisco pela região. “Ou-tro ponto muito bonito epositivo foi o aumento dasvocações ao sacerdócio, nosseminários”, constata.

Há sete anos ele lembraque havia em torno de doisestudantes de Teologia e seisde Filosofia. “Já para nossaalegria a previsão é de que em2013 teremos 20 estudantesdessas duas áreas”, antecipa.“Fui apenas um incentiva-dor”, minimiza.

A rotina de um bispo, relata o próprio, é de muito trabalhodas 07 à meia-noite, sempre em um contexto de reflexão ediálogo. “Foi muito positiva a minha participação nos meios decomunicação, por meio da voz da Diocese de Toledo, jornaise emissoras de rádio que transmitem programas diária ousemanalmente”, expõe, mencionando que continuará escre-vendo artigos e programas até dezembro.

Apesar de não ser momento de despedida, Dom Franciscojá sabe que terá saudades da região. “Durante sete anos vocêconstrói a casa dos seus sonhos e quando está bem nelaalguém chega e diz para você ir morar na casa ao lado. Podeaté ser uma bela casa, mas o seu coração certamente vaibalançar e os olhos vão lacrimejar”, ilustra.

Assim, ele considera que a região de Toledo tem um povoadmirável, trabalhador, esforçado, responsável, do qual sen-tirá falta. “Conheço todas as capelas e comunidades, conhecitantas pessoas, passei por tantas escolas, conversei commuitos professores, alunos, lideranças, entre outras pesso-as. Não há como esquecer tudo isso. O primeiro amor a gentenunca esquece. Essa região continuará sendo o meu povoquerido. Continuarei rezando por ele”, conclui.

ROTINA

Page 15: 10-04-2012.pdf

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Percepção da saúdee do trabalho como valoresessenciais. Cura ocorre peloafeto, percebendo os fatoresemocionais e espirituais que

atuam na saúde.

TOURO: A fase favorece avida afetiva. Momento im-portante para perceber osseus valores emocionais,discernindo ilusões. Ensina-

mento do afeto incondicional.

GÊMEOS: Benefícios do-mésticos e familiares po-dem ocorrer. Um ambientedoméstico harmoniosopode favorecer a realiza-

ção de ideais e sonhos profissionais.

CÂNCER: Um ambiente aoseu redor mais belo e produ-tivo. Benefícios nos conta-tos interpessoais, nas nego-ciações, na comunicação, no

trabalho. Harmonia.

LEÃO: Favorecimento ma-terial, se você agir com dis-cernimento no uso de recur-sos. Evite se iludir com aquiloque não tem o devido valor.

Concentre-se no essencial.

VIRGEM: Um novo ciclo afe-tivo e nas relações pode estariniciando. Magnetismo. Ensi-namento emocional de empa-tia e afeto incondicional. Mas

tendo discernimento.

LIBRA: A fase indica o finalde uma etapa afetiva. Impor-tante se questionar se osseus relacionamentos sãosaudáveis. Aprimore-se.

Momento de importantes lições.

ESCORPIÃO: Importânciadas relações de amizade e docontato com grupos. Amiza-de e amor podem andar jun-tos. Momento que enfatiza

curas emocionais importantes.

SAGITÁRIO: Importante terequilíbrio entre as questõespessoais e profissionais.Relações de trabalho favore-cidas. Se você gosta do que

faz, passará por um belo momento.

CAPRICÓRNIO: Favoreci-mento de estudos e viagens.Contato com pessoas e lo-cais distantes. Reflexão so-bre a filosofia de vida que

rege as relações. Aprimoramento.

AQUÁRIO: Benefícios mate-riais podem ocorrer, especi-almente em recursos com-partilhados. Negociações, fa-vorecimentos. Mas se ate-

nha a gastos essenciais.

PEIXES: Benefícios nas re-lações, desde que se eviteexcesso de cobranças. Atitu-des sensíveis, afetuosas eempáticas contribuem para o

entendimento nas parcerias.

JAPONESES FAMOSOSMágico: Tiragato DakazakaAssassino: Okimataro AtiroPobre: Tamisho PaburoRico: Takanota NakasakaLouco: Shutakoko NakaraInteligente: Kikuka BakanaVeterinário: Kuragato NakasaValente: Tebato NakaraAcidentado: Massaro MiamotoLadrão: Sumiu KotutuAgredido: Mishutaru NossakuMédico: Sidoe EukuroPorco: Sokaga NakamaBicha: Freska NatabernaCorno: Katarom MiamadaBem Dotado: Kazu Haru

Ingredientes:1 kg coxas e sobrecoxas defrango desossadas esem pele1 embalagem sopa creme decebola

Sobrecoxase coxas de frango

recheados

Modo de preparo:Coloque em uma vasilha o creme de cebola e empane as

coxas e sobrecoxas desossadas e sem pele. Coloque as peças,já empanadas, em uma assadeira grande. Recheie cada coxa esobrecoxa com uma fatia de queijo e uma de peito de peru e enroleem seguida. Espalhe uma porção generosa de maionese emcada enrolado de coxa e sobrecoxa e em seguida salpique oorégano. Asse em forno médio até dourar.

200 g de queijo mussarelafatiado200 g de peito de peru lightfatiado1/2 xícara de maionese lightOrégano a gosto

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

QUINTA-FEIRA (04)

Berenice se irrita com o despre-zo de Zé Maria. Albertinho acha gra-ça de Teodoro ter marcado um en-contro com Alice na missa. Longe deLaura, Matilde destrata Isabel. Laurapede que Matilde não conte para amãe sobre Isabel. Eulália descobreque Teresa doou para a igreja oenxoval que fez para Sandra. Cons-tância e Assunção chegam à casade Laura e Edgar e Isabel se escon-de. Mario avisa que terá que fechara companhia de teatro. Fernandoinvade a casa de Edgar e acusa oirmão de ser o culpado pela denúnciafeita contra Bonifácio.

LADO A LADOFelipe vê Nando e Analú nadan-

do até uma praia, mas não conse-gue convencer o piloto do helicóp-tero a ir atrás dos dois. Carolina seoferece para ir falar com Fábio so-bre a prisão de Ulisses. Dinorahconta para Nieta sobre o desfalquena fábrica de Roberta. Roberta eKiko jogam as cinzas de Vitório aovento. Nieta torce para que Lucilenefique com Ulisses. Fábio desprezaCarolina, que promete vingança.Otávio convence Felipe a não iratrás de Analú na ilha e manda Ulis-ses ser libertado. Dinorah avisa aRoberta do desfalque na fábrica.

AVENIDA BRASILMax ameaça Carminha. Tufão

pede para Nina contar o que sabesobre a relação de Carminha e Max.Suelen despista Wallerson e mentepara Leandro ao chegar em casa.Tufão sai de casa. Max conta paraIvana que é filho de Lucinda. Carmi-nha convence Lúcio a afundar obarco de Max com ele dentro. Lucin-da tem um mau pressentimento eresolve se esconder no barco deMax. Janaína revela a Jorginho queLúcio tem um caso com sua mãe.Carminha coloca um remédio na be-bida de Max. Lucinda observa Lúcioe Carminha chora ao lado de Max.

GUERRA DOS SEXOS○

Dinho confessa para Ju que estáconfuso. Rafael fica tenso quandoFera diz que Morgana precisa de maisaulas. Bruno avisa a Ju que Dinhopode não gostar mais dela. Rafaelestranha o comportamento de Fati-nha. Rita diz que Rafael está comciúmes de Morgana. Lia pede paragrafitar com Gil. Fatinha se insinuapara Jorge na tentativa de aumentarsua nota. Orelha revela que Dinhoficou com Lia e Ju ouve. Mathiaschama Fatinha para conversar. Jufica constrangida quando Dinho su-gere que ela vá embora com Lia. Liapede Gil em namoro.

MALHAÇÃO

*

DESAFIO ENTRE AMIGOSO sujeito bombado, que por conta de tanta malhação acabou ficando com

um corpão e o pescoço muito fino, foi apelidado de “Pescocim”. Ele se irritavae dava pancada em quem que se atrevesse a lhe chamar pelo apelido.

Certo dia no barzinho, estava a turma do tal “Pescocim” tomando umas,quando chega ao bar um bebum, sem dinheiro, pedindo pra seu Zé lhe venderpinga fiado.

Pra tirar uma onda com o bebum o dono do bar desafia:- Te dou de graça cinco doses de cachaça da boa, se você chamar aquele

grandão ali de “Pescocim”.O pinguço aceita o desafio e se dirigiu à mesa do tal sujeito:- E aí meu grande amigo, como tem passado?E o sujeito responde:- Como assim? Eu nem te conheço!- Mas que absurdo você não lembrar de mim, amigão. Quantas vezes a

gente pescou juntos no Rio Paraná?- Você deve estar enganado, amigo. A gente nunca pescou junto!- Pescô, sim! Pescô, sim! - disse bem alto.

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 VARIEDADES

Page 16: 10-04-2012.pdf

16 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

NOVA SANTA ROSA

Projeção para safra de verão é otimistaSerão cultivados no município 12.511 hectares de soja e 1,8 mil hectares de milho

O plantio para a safra deverão já começou e as expec-tativas para a colheita são asmelhores possíveis. Ontem(03), no paço municipal deNova Santa Rosa, represen-tantes da área técnica daC.Vale, Coamo, Emater eI.Riedi realizaram a coletade dados para projeção dapróxima safra. A engenhei-ra agrônoma do Departa-mento de Economia Rural(Deral), Jean Marie FerrariniTriches, da Secretaria de Es-tado da Agricultura e Abas-tecimento (Seab), o prefeitoNorberto Pinz e o chefe defiscalização da SecretariaMunicipal de Agricultura,Gilberto Schweig, marcarampresença na reunião.

Na abertura do encontro,foram levantados os núme-

Kátia Eggers

ros relacionados com a safrade inverno. Segundo dadosfornecidos pelos técnicos, emNova Santa Rosa foram cul-tivados 13.880 hectares demilho, sendo mil hectarespara silagem. O restante,12.880 hectares, rendeu omontante de 83 sacas demilho por hectare. Além doplantio de milho, os produ-tores rurais cultivaram 100hectares de soja e mais 70hectares de trigo.

GRÃOSPara a safra de verão

2012/2013 serão cultivados12.511 hectares de soja. Aestimativa é de que a pro-dução alcance a média ge-ral de 56 sacas por hectare.As lavouras de milho so-mam 1,8 mil hectares, sen-

do 1.480 destinado à co-lheita de grãos, 200 parasilagem e 120 hectares paraa produção de semente. Aexpectativa é de 158 sacasde milho por hectare. “A

Definidos os campeões do Festival Municipal de Futsal em Santa HelenaOs campeões do Festi-

val Municipal das Escoli-nhas de Futsal foram co-nhecidos no último sába-do (29), em Santa Helena.O campeonato iniciou emsetembro e reuniu cercade 350 crianças, divididasem 47 equipes, que dispu-taram o torneio nas cate-gorias fraldinha, pré-mi-rim, mirim e infantil mas-culino e feminino.

Segundo o coordena-dor de futsal do municí-

média é geral, analisandotodas as áreas cultiváveisdo município. Caso os nú-meros se concretizem te-remos uma excelente safrade verão. A expectativa é

das melhores, consideran-do a normalização das chu-vas nos próximos meses”,comentou o técnico daEmater, unidade local,José Juan.

pio, Jaime Froelich, a com-petição tinha como obje-tivo integrar todas as cri-anças participantes dasescolinhas municipais,proporcionando uma ati-vidade diferenciada.

Na categoria fraldinha,a equipe de Moreninhaconquistou o 1º lugar, se-guido de São Clemente “B”e São Roque. No pré-mi-rim, consagrou-se cam-peão o time de São Cle-mente “B”. O vice-campe-onato ficou com São Ro-que “A” e o 3º lugar foigarantido pelo grupo daVila Celeste. Na mirim, ovencedor foi Vila Celeste“A”. Na 2ª colocação ficouSub-Sede “A”, seguida deSão Roque “A”.

No infantil masculino,o time de Santa Helena “B”ergueu a taça de campeão.Faturou a prata a equipede Vila Celeste e o bronzea de Moreninha. No femi-nino, as donas da casa su-biram ao lugar mais altodo pódio e levaram o títuloda competição. Completa-ram o pódio Moreninha eSub-Sede, 2º e 3º coloca-do, respectivamente.

Registro da

reunião

técnica

realizada nas

dependências

do paço

municipal,

ontem (03)

A competição

reuniu cerca

de 350

crianças na

disputa pelo

título do

Festival

Municipal das

Escolinhas de

Futsal

Correio do Lago

Page 17: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 ESPECIAL

Page 18: 10-04-2012.pdf

18 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUINTA-FEIRA,

04 DE OUTUBRO DE [email protected]

Dia 04: Adelar Mülling Vorpagel

Dia 04: André Spohr

Dia 04: Ari Geraldo Lange

Dia 04: Cláudio Przybylowicz

Dia 04: Eduardo Schonimger

Dia 04: Evelin Schonimger

Dia 04: Jacinta Urnau

Dia 04: Jacó Luiz Urnau

Dia 04: Jane Radke

Dia 04: Leonice Henz

Dia 04: Lúcia Fridrich

Dia 04: Normélio Schneider

Dia 04: Roberta Ferreira Nassar

Dia 04: Sergio Luiz Calvi

Divulgação

A rondonese

Gracielle Blau,

que desfilou

ontem (03) no

programa Super

Pop, da Luciana

Gimenez, na

Rede TV.

Gracielle foi

escolhida entre

um grande

número de

empresárias

do Paraná

O Presente

Lindas manecas queenfeitaram o desfile

beneficente que aconteceurecentemente em Santa Helenapara marcar o lançamento da

moda verão 2012/2013

CONFERÊNCIA NA UNIOESTEComo parte do projeto de extensão do 8º Ciclo de Conferências e

Interferências, organizado pelo Cepedal - Núcleo de Pesquisa e Docu-mentação Sobre o Oeste do Paraná -, amanhã (05), às 19h15, serárealizada a conferência “Luteranos em território quilombola: em busca doDeus escondido”, que será proferida pelo professor doutor TarcísioVanderlinde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).O evento acontecerá no Tribunal do Júri do campus de Marechal CândidoRondon. A conferência resulta da pesquisa sobre a inserção socioeco-nômica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) em territóriosde remanescentes de quilombos no extremo Sul do Estado do Rio Grandedo Sul. O Capa se caracteriza como uma entidade mediadora, que nascede motivações eclesiais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana noBrasil (IECLB) ao final dos anos de 1970. A entrada é gratuita e asinscrições poderão ser feitas no local do evento, sendo que serãoemitidos certificados de participação.

PROMOÇÃO2012 PREMIADO

Já está em vigor mais uma etapa daPromoção 2012 Premiado, desenvolvi-da pela Associação Comercial e Empre-sarial de Palotina (Acipa), com apoio daSicredi e empresas associadas. A etapade Natal vai sortear 17 vales-comprasno valor de R$ 1 mil e ainda um carro euma moto zero quilômetro. A exemplodas etapas do Dia das Mães e Dia dosPais, os vendedores dos cupons premia-dos também serão contemplados comvales-compras no valor de R$ 100.

Na etapa de Natal os sorteios serãorealizados no período de 05 a 27 de de-zembro. Primeiramente serão sortea-dos os vales-compras. Depois será feitoo sorteio de uma moto Kasinski modeloComet 150 cilindradas. O último sorteioserá de um automóvel GM Celta.

Page 19: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 SOCIAL

A empresária rondonense Ivânia Marlova Kochan com amigas.Ela aniversariou na última sexta-feira (28). Parabéns

Arquivo pessoal

A gatinha Roberta Nassar, que estreia

idade nova hoje (04). Parabéns

Arquivo pessoal

1ª MOSTRA DE DANÇA COPPELIAO Musical Espaço de Dança, de São Miguel do Iguaçu, realiza a Mostra de Dança “Coppelia” hoje

(04) e amanhã (05), no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira, às 20 horas. A entrada é franca.

CAFÉ COLONIALDE PATO BRAGADO

Os ingressos e fichas de café colonial para a 14ªOktoberfest de Pato Bragado, que acontece nos próximosdias 12 e 13, já estão disponíveis em vários pontos devenda. A cobrança será apenas na segunda noite doevento, ou seja, no dia 13 a R$ 20 antecipados e R$ 22 nabilheteria. Estudantes e integrantes dos grupos organiza-dos pagam meio ingresso.

Page 20: 10-04-2012.pdf

O Hospital MunicipalDr. Cruzatti, deMarechal CândidoRondon, completa,

nesta semana, seu primeiro mêsde atendimento. A unidade pas-sou a funcionar em setembro eaté o final do mês havia registra-do 35 internamentos.

Conforme o diretor clínicodo hospital, médico VicenteMaeda, os atendimentos queforam realizados são basica-mente de ordem clínica, enca-minhados via Unidade de Saú-de 24 Horas. “O paciente vai ao24 Horas e, de lá, o médico,vendo a necessidade do inter-namento, faz o encaminha-mento ao Hospital Municipal”,explica Maeda.

Os internamentos iniciais fo-ram basicamente clínicos, ouseja, de baixa complexidade,como casos de pneumonia, gri-pe, gastroenterite, entre outros.

EVOLUÇÃOO médico explica que, à me-

dida que a equipe vai evoluindona rotina do atendimento, será

também aumentada a comple-xidade dos atendimentos.

O próximo passo, segundoele, será o atendimento nas áre-as de ginecologia e obstetrícia.A partir de então o Hospital tam-bém estará realizando partos ecesárias. Junto com isso tam-bém já inicia o atendimento naárea de pediatria.

Na etapa seguinte, de acor-do com o diretor clínico, o Hos-pital Municipal poderá aindaatender pequenas cirurgias efraturados.

EQUIPEAtualmente, o Hospital Mu-

nicipal conta com uma equipede 44 pessoas. São 32 servido-res entre enfermeiros, técnicosde enfermagem e setor admi-nistrativo, além de dez médi-cos, um diretor clínico e um dire-tor administrativo.

Segundo a enfermeira-che-fe, Karine Nakamura, a estrutu-ra do Hospital Municipal com-porta o atendimento a um volu-me muito maior de internamen-tos do que foi registrado nasprimeiras semanas. Porém, elaobserva que os primeiros diasde trabalho foram importantespara a equipe se familiarizarcom o dia a dia do novo hospital.

Ela observa que hoje o pes-soal está todo familiarizado e jácriou uma rotina, adequando-seao trabalho no hospital.

O setor de enfermagemconta com quatro enfermei-ros e 13 técnicos de enferma-gem, que se dividem em qua-tro turnos de trabalho.

CREDENCIAMENTONO SUS

O atendimento no Hospi-tal Municipal é totalmentegratuito aos pacientes ron-donenses encaminhados

para o mesmo. Contudo, atu-almente, é a própria prefei-tura que custeia as despesasdecorrentes destes interna-mentos.

O diretor clínico explicaque já foi encaminhado o cre-denciamento do Hospi ta lMunicipal junto ao SistemaÚnico de Saúde (SUS). A ex-pectativa, segundo ele, é deque em algumas semanas,vencidos os trâmites buro-cráticos, o Hospital tambémesteja atendendo pelo SUS,uma vez que toda a sua in-fraestrutura já foi feita con-forme as exigências legaispara o credenciamento.

AVALIAÇÃOMaeda faz uma avaliação

muito positiva dos primeirosdias de atendimento do Hos-pital Municipal. “Está tudotranscorrendo dentro do nor-mal, com um boma t e n d i m e n t o .Estamos fa-zendo algu-mas adap-

Page 21: 10-04-2012.pdf

tações, principalmente porser uma casa nova, mas, nogeral, percebemos que tive-mos um bom início de atendi-mento”, comenta.

O rondonense Vi lmutPech, que foi um dos pri-meiros a ser internado no

Hospital, diz que foi muitobem atendido. “Estão todosde parabéns por esse hospi-tal. É limpo, bonito e orga-nizado”, comentou ele, queno dia 15 de setembro pre-cisou ser internado em fun-ção de dor abdominal.

Page 22: 10-04-2012.pdf

22 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

CRISTÃOS CATÓLICOS

“Ano da fé”terá início na

próxima semanaObjetivo é ajudar as pessoas a conhecerem melhor

Jesus Cristo e as razões de sua própria fé

Começará oficialmentena próxima semana, dia 11,o “Ano da Fé” da Igreja Ca-tólica, conforme instituídopelo papa Bento XVI. Há 45anos um Santo Padre nãoanunciava o mesmo. A últi-ma vez ocorreu em 1967,quando o papa Paulo VIhavia decretado “Ano da fé”para comemorar os 1,9 milanos do martírio dos após-tolos Pedro e Paulo. Agora,terá início um novo “Anoda fé”, que seguirá até o dia24 de novembro de 2013,quando ocorre a solenidadede Cristo Rei.

Conforme o administra-dor diocesano Dom Fran-cisco Carlos Bach, o objeti-vo é ajudar as pessoas nomundo inteiro para quepassem a conhecer melhoras razões de sua fé, em espe-cial aos cristãos católicos.“Hoje em dia, se perguntar-mos para dez cristãos católi-cos quem é Jesus Cristo podeser que tenhamos dez res-postas diferentes. Tanto éque vemos crucifixo tatua-do em pessoas cujo objetivoé a violência muito mais doque o respeito pelos outrose a cidadania”, justifica.

Segundo ele, a intenção éajudar as pessoas a conhecerJesus Cristo e aumentar asrazões da própria fé. “No Bra-sil, o índice de cristãos cató-licos tem diminuído, mas nasnossas comunidades cons-tatamos que a frequênciatem aumentado”, constata.

O líder religioso observaque a Igreja tem dado mui-ta atenção para as pessoasque estão dentro da Igreja,mas nem tanta para as queestão fora. “Hoje nas diver-sas escolas regulares de pro-moção da fé temos cerca de500 pessoas estudando naDiocese de Toledo. Isso é

muito bom, mas precisa-mos nos voltar tambémpara as pessoas que nãoconhecem muito bem a fé,pois quem não conhece nãoama”, explana.

O Ano da Fé ainda cele-bra os 20 anos do NovoCatecismo, que é a sínteseda doutrina eclesial daIgreja; e também come-mora os 50 anos do Concí-lio Vaticano II.

ELEIÇÕESQuanto às eleições muni-

cipais deste domingo (07), aConferência Nacional dosBispos do Brasil (CNBB) di-vulgou mais uma nota vi-sando difundir o voto cons-ciente e limpo. “A Igreja con-tinua apoiando aqueles quese dedicam ao bem da na-ção e que trazem para si essepeso de coordenação, sem-pre visando o bem comum,estando a serviço”, enfatizaDom Francisco.

Por meio da nota, a Igre-ja busca estimular o eleitor,inclusive aqueles que nãotêm a obrigação de votar,para que compareçam àsurnas no final de semana.“Somos nós que construí-mos a história do futuro.Assim, a ausência do nossovoto constitui-se em umelemento negativo no di-reito de escolher os nossosrepresentantes”, pontua.

A nota lembra do direitoque se torna um dever deescolher os representantesdos Poderes Executivo e Le-gislativo. Ela lembra que vo-tar com consciência é nãovotar em corruptos. “Quemnão é justo, quem se cor-rompe, evidentemente queao entrar no campo do di-nheiro perde outros valo-res. Mais do que julgar apessoa em si, julga-se a ob-

jetividade dos fatos. Sendoela corrupta, não merecenosso voto”, argumenta oadministrador.

VIGILÂNCIAOutro aspecto é a res-

ponsabilidade de todos oseleitores exercerem vigi-lância por uma eleição lim-pa. “É uma obrigação mo-ral de ser vigilante paradenunciar junto aos órgãosresponsáveis, como o Mi-nistério Público, todos osfatos incoerentes, seja com-pra de votos ou outras ati-tudes erradas”, afirmaDom Francisco.

Uma dica adicional daCNBB é de que todo aqueleque vota e escolhe o candi-dato precisa futuramenteacompanhar o seu repre-sentante eleito, exigindo queele cumpra o que prome-teu, que seja coerente, exi-gir ética e atitudes. “Pelademocracia o poder está nopovo, sendo que este so-mente transfere o poderpara os eleitos por um de-terminado tempo, mas con-tinua com o direito de esco-lha”, salienta.

Outro grande apelo daigreja é de que, ao terminaro pleito, os candidatos en-tendam que foram adver-sários políticos durante acampanha, mas não são ini-migos. “Todo e qualquertipo de vingança não é evan-gélica, não é da dignidadehumana porque o ser hu-mano não foi feito para cri-ar dentro de si elementosque levem a discussão ne-gativa ou inimizade”, enfa-tiza. Assim, o religioso en-tende que não se pode con-fundir que no futuro pesso-as com condições de traba-lhar pelo bem comum se-jam excluídas do processo.

Page 23: 10-04-2012.pdf

DIAS 10 E 11

Toledo sedia 1° Seminário Estadual de AviculturaPalestras e 1° Showroom integram a programação do evento

A Prefeitura de Toledo,em parceria com a SociedadeRural e a Associação dos Avi-cultores do Oeste do Para-ná, realiza, na semana quevem, quarta (10) e quinta-feira (11), durante a ExpoToledo, no auditório do Cen-tro de Eventos Ismael Spera-fico, o 1° Seminário Estadu-al de Avicultura.

Segundo o secretário mu-nicipal de Agricultura eAbastecimento, Eloir Pape,o seminário tem o objetivode reunir os produtores etécnicos de aves, para queeles possam adquirir maisconhecimentos da área. “Anossa região é a maior cria-

dora de frangos do Paraná,com sete abatedouros, 2.258avicultores e aproximada-mente 450 milhões de avesabatidas anualmente”, jus-tifica Pape.

A abertura do seminárioserá realizada na quarta-fei-ra, às 14 horas. Logo emseguida haverá palestra como diretor-presidente da Agên-cia de Defesa Agropecuáriado Paraná, Inácio AfonsoKroetz, com o tema “Sanida-de avícola”. A segunda pa-lestra será às 15h45, com opresidente-executivo daUnião Brasileira de Avicul-tura, FranciscoTurra, quemostrará o momento da avi-

O PRESENTE | 23QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 AGRONEGÓCIO

cultura mundial.O seminário continua na

quinta-feira, com mais duaspalestras. Às 14 horas o mé-dico veterinário José Luis Ja-nuário abordará a aplicaçãodo manejo em ambiênciapara melhora dos resultadosna avicultura e na sequênciao médico veterinário Alber-to Back discorrerá sobre “Sa-nidade avícola - uma respon-sabilidade além dos limitesda propriedade”.

Simultaneamente ao se-minário, acontecerá tambémo 1° Showroom da Avicul-tura, com exposição de má-quinas e equipamentos deavicultura.

Subvenção seráregionalizada por

atividade e risco climáticoO Ministério da Agricul-

tura, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa) regionaliza-rá a aplicação dos recursosda subvenção do segurorural. Serão estabelecidasprioridades que levarão emconta a importância da ati-vidade produtiva e o riscoclimático por microrregiõesestaduais. Com a decisão, ogoverno pretende se apro-ximar dos agricultores eapoiá-los no que for preci-so para incentivar a produ-ção agrícola, resguardandodos riscos provocados pe-las oscilações climáticas.

O Plano Agrícola e Pe-cuário 2012/13 prevê recur-sos de R$ 274 milhões para

os produtores asseguraremsuas lavouras em 2012 e pro-tegê-las de eventuais oscila-ções climáticas no períododo plantio, como estiagem,chuva em excesso ou gea-das intensas. Para o próxi-mo ano, estão estimadosmais R$ 400 milhões na pro-posta orçamentária. A in-tenção do governo federalé dar segurança ao produ-tor por meio da garantia derecursos para o SeguroRural e a expectativa comesses aportes é de atingiroito milhões de hectares eassegurar aproximadamen-te R$ 11 bilhões por meioda contratação de mais de90 mil apólices.

Medidas do Mapa não resolvemcrise, criticam suinocultores

O governo federal liberoupouco mais de R$ 30 milhõespara a realização do primeiroleilão de suínos no Brasil. Amedida faz parte de um pacotepara amenizar a crise que atin-ge a suinocultura. Na opiniãode especialistas e suinoculto-res, a iniciativa do Ministérioda Agricultura chegou tarde enão resolve o problema.

O leilão ainda não tem datapara acontecer. De acordo com

o Ministério, cada produtor teráaté 120 dias corridos para rece-ber a premiação. Segundo opresidente da Associação Pau-lista da Cadeia Suinícola(APCS), Valdomiro Ferreira Ju-nior, a medida reforça a ideia dosetor de que as ações anuncia-das pelo governo são tardias.

Para o presidente da Asso-ciação Municipal de Suinocul-tores de Marechal CândidoRondon (AMS), Paulo Foster,

falta medida preventiva do go-verno, e não pós acontecimen-tos. “Correr atrás para redu-zir o prejuízo depois que ele jáestá acontecendo não adiantamuito”, explica.

Conforme o rondonense, osR$ 2,30 tomados como limitepelo governo estão muito abai-xo do custo de produção namaioria das regiões produto-ras no Sul do país. O suinocul-tor avalia que, atualmente, parase ter uma ideia, o custo de pro-dução na região de MarechalRondon é de aproximadamen-te R$ 2,80. “Se o preço do suínofor menor que isso (R$ 2,80) jáse começa a trabalhar com pre-juízo. Então, é mais viável bus-car alternativa para baixar cus-tos de produção, especialmentede arraçoamento, já que osgrãos é que têm supervaloriza-do a nutrição animal”, argu-menta o presidente da AMS.

A proposta do governo é deque o mecanismo funcione comoum equalizador de preços. Osleilões só devem ser realizadosquando as cotações de mercadodo suíno vivo estiverem abaixode R$ 2,30 por quilo nas regiõesSul e Sudeste e de R$ 2,15 porquilo na região Centro-Oeste. Olimite por leilão vai ser de 50toneladas de suíno vivo por cri-ador e o valor máximo do prê-mio pago pelo governo vai ser deR$ 0,40 por quilo. Dessa forma,suinocultores das regiões Sul eSudeste passariam a receberR$ 2,70. Já os criadores do Cen-tro-Oeste receberiam R$ 2,55.

Arquivo/OP

Governo reforça fiscalizaçãosobre alimentação de bovinos

Para manter a classifica-ção do Brasil como região derisco insignificante em rela-ção à doença da vaca louca(Encefalopatia EspongiformeBovina - EEB), anunciada pelaO r g a n i z a ç ã oMundial de Saú-de Animal (OIE,sigla em inglês)no início desteano, o Ministé-rio da Agricul-tura, Pecuária eAbastecimento(Mapa) mantémações de preven-ção continuadaem todas as regi-ões do país. Umdos alvos principais da fisca-lização é a vigilância e o mo-nitoramento do uso de prote-ína animal na alimentação dosruminantes. Por isso, quan-do é identificada a presençade subprodutos de origemanimal nos alimentos forne-cidos aos rebanhos, a orien-tação é para que esses bovi-nos sejam abatidos em frigo-ríficos sob inspeção oficial.

Foi o que ocorreu no Esta-do do Mato Grosso, onde 27animais deverão ser abatidosde forma preventiva por te-rem utilizado alimentaçãoproibida pelo órgão oficial,

conhecida comocama de aviário,cujos ingredientessão restos de ra-ção, penas, subs-tratos e fezes. Fo-ram realizadosexames e confir-mados na dietadesses bovinos ouso do composto.

O secretáriode Defesa Agro-pecuária, Enio

Marques, explica que o pro-cedimento que culmina coma retirada dos animais quetiveram contato com essetipo de alimentação é cum-prido para atender as exi-gências internacionais. “Éuma forma de proteger o re-banho da possibilidade dedoenças transmitidas por ali-mentos contaminados”, sa-lientou Marques.

Um dos alvos

principais da

fiscalização é a

vigilância e o

monitoramento

do uso de proteína

animal na

alimentação dos

ruminantes

Presidente daAMS, Paulo Foster:

“É mais viávelbuscar alternativapara baixar custos

de produção”

Page 24: 10-04-2012.pdf

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

CAMPO MOURÃO

Rondonenses disputam 2ª fase dos Jogos ComerciáriosEquipes de Marechal Rondon irão brigar pela vaga na fase final da competição com

atletas de Paranavaí, Santo Antônio da Platina, Apucarana e União da Vitória

As equipes que irão repre-sentar Marechal CândidoRondon na 2ª fase dos JogosComerciários do Paraná jáestão definidas. De 140 atletasque disputaram o municipal,38 se classificaram para a eta-pa regional, que acontece en-tre os dias 20 e 21, em CampoMourão, e simultaneamenteem Pato Branco, Guarapua-va e Ponta Grossa.

No grupo dos rondonen-ses, atletas de Paranavaí,Santo Antônio da Platina,Apucarana e União da Vitó-ria estarão envolvidos nacompetição em quatro mo-dalidades coletivas e duasindividuais: basquete, fut-sal, vôlei de praia, xadrez,tênis de mesa e truco (duplamista/única), brigando pelo

passaporte para a final.Os rondonenses, por sua

vez, disputam uma vaga paraa final no futsal feminino comJaclani Esportes; e no naipemasculino, no futsal móduloverde com Activa Rodobens;no futsal módulo vermelhocom Scharlão Tintas/TintasAcquacor/Jaclani Esportes; noxadrez com Campovet e Evo-lusoft Sistemas; no tênis demesa com Kumon e ConstruPlana; no vôlei de praia comRealize Materiais de Constru-ção; e no truco, categoriaúnica, com as equipes da Agrí-cola Horizonte e ZaparolliCorretora de Seguros/Brancade Neve. No basquete nãohouve inscritos.

De acordo com o técnicode Atividades do Sesc de Ma-

rechal Cândido Rondon,João Alberto Züge, os jogostiveram confrontos de altonível, confirmando a compe-titividade das equipes. “Asdisputas foram acirradas eapenas os melhores timesconseguiram a classificaçãopara a próxima fase. Porém,a competição apresentou bomnível técnico, com isso, acre-

dito que temos grandes chan-ces de estar levando, não sóuma equipe, mas duas outrês para a fase final”, afir-mou, agradecendo a partici-pação dos comerciantes-atle-tas no campeonato e refor-çando a importância da prá-tica esportiva. “É muito im-portante que os comerciári-os continuem praticando

uma atividade física, que exis-ta este incentivo”, finaliza.

A 3ª fase da 8ª edição dosJogos Comerciários do Pa-raná será realizada nos dias10 a 11 de novembro, emCaiobá. Na ocasião, dispu-tam o título estadual do tor-neio as equipes, duplas e osatletas vencedores de cadamodalidade da 2ª etapa.

Fotos: Divulgação

Ginastas de Palotina disputarãoTorneio Nacional em Vitória

As ginastas Ana Caroli-na Bocasanta e AmandaRegina Pivetta, da equipeMCL/Trevisan/Sesi/BancoSicredi/Palotina, participa-

rão do Torneio Nacional deGinástica Rítmica, entre osdias 17 e 21, em Vitória (ES).Ao todo, aproximadamente200 atletas disputarão o tí-

tulo da competição.Segundo a técnica Luana

Nascimento, as duas atletasestão treinando forte para acompetição. “Os treinos fo-ram intensificados a partirde agosto, quando elas dis-putaram o Campeonato Pa-ranaense, ocasião em que aAmanda consagrou-se cam-peã geral da categoria pré-infantil e a Ana garantiu o 3ºlugar geral da categoria in-fantil”, destacou, acrescen-tando que o torneio de GR ébastante concorrido. “Asmelhores ginastas do paísdisputam este campeonato.As meninas estão prepara-das e acreditamos que irãorepresentar a Associação Pa-lotinense de Ginástica Rítmi-ca da melhor forma possí-vel”, diz a técnica, confiante.

A equipe conta com o apoiodo Supermercado TrentoBrandalize.

Amanda Regina Pivetta consagrou-se campeã geral da categoria pré-

infantil no Campeonato Paranaensee vai em busca de mais um título

Ana Carolina Bocasanta ficou em 3ºlugar no infantil no paranaense e

agora vai tentar fazer um resultadomelhor no Torneio Nacional de GR

Os atletas Rafael Botan Bauermann, do Kumon, e Fabio Luiz Guaragnino, daConstru Plana, vão representar Marechal Rondon no tênis de mesa

Entre sete times de futsal no módulo verde da fase municipal dos Jogos Comerciários do Paraná, a equipe da ActivaRodobens conquistou o título de campeão

Fotos: Divulgação

Page 25: 10-04-2012.pdf

SELEÇÃO BRASILEIRA

Gadeia disputa Circuito Sul-Americano em BrasíliaBrasil estreia na competição amanhã (05), a partir das 19 horas, no ginásio do Sesc, em Ceilândia

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 ESPORTES

As atletas Jackson, Dieguinho, Cabreúva, Rodrigo, Gadeia, Leandro e Franklin durantetarde de autógrafos, ontem (03), em Brasília

Divulgação/CBFS

O ala Gadeia, da Copagril/Favi l le /Dalponte/MarechalCândido Rondon, já se apre-sentou à Seleção Brasileira deFutsal para disputar o CircuitoSul-Americano, em Brasília. Acompetição acontece a partirde amanhã (05), quando o Bra-sil estreia contra o Uruguai, às19 horas, no ginásio do Sesc,em Ceilândia.

No quadrangular, que se es-tende até domingo (07), alémdos uruguaios, o Brasil enfrentao Chile, no sábado (06), a partirdas 16 horas, e no domingo en-contra com a Argentina, às 10

São Paulo e Santos decidem a últimavaga à semifinal da Taça Maripá

Equipe do São Paulo garante vaga a semifinal com um empatediante do Santos hoje (04), pela Taça Maripá

A decisão do último finalista paraa fase semifinal da Taça Maripá/Palo-tina Esportes de Clube e Torcidas deClubes Brasileiros acontece hoje (04)entre as equipes do São Paulo e San-tos, a partir das 21h30, no campo daAssociação dos Servidores Munici-pais, em Maripá. Antes, porém, serãorealizadas as partidas válidas pela 9ªrodada. Às 19h15, o Corinthians, líderda competição, joga diante do Palmei-ras e, às 20h30, o Flamengo enfrentao Paraná Clube.

Na última terça-feira (02), três dasquatro vagas para a fase semifinal da

Taça Maripá foram definidas. Na par-tida que valia vaga para a próximaetapa do campeonato, a equipe doCorinthians empatou com o Santos, em0 a 0. Com este resultado, os corintia-nos garantiram o primeiro passaporteda semifinal e seguem na liderançacom 11 pontos. Já os santistas terãoque vencer sua última partida diante doSão Paulo na noite de hoje, ocasião emque as duas equipes brigam pela últimavaga na semifinal do torneio. O empatejá garante os são-paulinos entre osquatro finalistas.

Por outro lado, os times do Grêmio

e do Flamengo, ambos com dez pon-tos, já estão classificados para a faseque define o campeão da Taça Maripá.

Divulgação

horas. Todas as equipes jogamentre si e o vencedor será conhe-cido ao final de seis partidas.

Este é o último compromis-so da Seleção antes da viagempara a preparação à Copa doMundo Fifa 2012, que aconteceentre os dias 1º e 18 de novem-bro, na Tailândia.

O jogador da equipe rondo-nense está na lista dos 25 pré-convocados para o mundial, eesta será a chance do camisa 13da Copagril mostrar ao técnicoMarcos Sorato que merece es-tar entre os 14 convocados paradisputar a Copa do Mundo. A

divulgação da lista oficial estáprevista para o próximo dia 15.

Integram a equipe brasilei-ra no Sul-Americano ainda osalas Vinicius e Falcão, do ADCIntelli/Orlândia, e Cabreúva eJackson, do Corinthians; os go-leiros Guitta, do ADC Intelli/Orlândia, Tiago, do Krona/Join-ville/Dalponte e Franklin, do Co-rinthians; os fixos Ciço, do ADCIntelli/Orlândia, Rodrigo, doCarlos Barbosa, e Neto, do Kro-na/Joinville/Dalponte; e os pi-vôs Leandro Simi, do Corinthi-ans, Jé, do ADC Intelli/Orlândia,e Dieguinho, do V&M Minas.

Troféu Difusora seguehoje com mais três partidas

A 10ª rodada do 6º TroféuDifusora/Agrícola Horizonte deFutsal, válida pelo grupo A, serárealizada hoje (04), a partir das19 horas, no ginásio da Associ-ação Atlética Agrícola Horizon-te. Na ocasião, se enfrentam asequipes da Jaclani Esportes/Tintas Acquacor/Laborde Tin-tas x Activa Imóveis/Trans Di-esel Quatro Pontes/VasattaEquipamentos de Segurança;AACC/Copagril/Colégio Evan-gélico Martin Luther x RealizeMateriais de Construção/Alu-meglass; e ainda 3AC/ViasulTintas/Gráfica Líder/AllmayerSupermercado x Allpha Bolas/Jardim Líder.

Por outro lado, na últimaterça-feira (02), foram realiza-dos os jogos válidos pelo grupoC. No duelo entre os times Cen-ter Calçados/Colônia/CristalPresentes/Casa do Queijo e 50Anos Botafogo/Olho na Bola,que estavam ainda sem ven-cer na competição, quem sedeu melhor foi a Center Calça-

dos, que fechou o placar finalem 3 a 2. Já no jogo que valia aliderança do grupo se enfrenta-ram Associação Atlética Agrí-cola Horizonte/Massoterap. Lu-dwig Neto e TV Rondon/Do Ossoao Óleo/Colchões Ortobom. Apartida foi disputada ponto aponto e terminou empatada em2 a 2. Com este resultado, a TVRondon segue líder na competi-ção, com sete pontos.

Para fechar a rodada, o gru-po do Cataratas Empreendi-mentos/Universo Informática/Aluvidros/Marechal Gás go-leou por 7 a 0 o Corinthians/Granja Boa Vista/LeomarPneus/4 Rodas Veículos/BMJAcessórios/Toni Bebidas.Para continuar com boas chan-ces de classificação, o Cata-ratas precisava vencer, e coma equipe pela primeira vezcompleta conseguiu o trunfo,chegando ao 3º lugar no G4.Destaque para o artilheiro darodada, Maicon Schaffer, quemarcou três vezes.

O time da Cataratas Empreendimentos/Universo Informática/Aluvidros/

Marechal Gás goleou o Corinthians, por 7 a 0, e está em 3º lugar no G4

Olho na Bola

Page 26: 10-04-2012.pdf

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

DESFALQUE

Rafinha vira dúvida no Coritiba contra a PontePor outro lado, atacante Deivid deve ser o grande reforço da equipe paranaense

Deivid foi a principal atra-ção do treino do Coritiba deontem (03) à tarde, realizadono Couto Pereira. Fora daequipe nos dois últimos jogospor causa de uma lesão mus-cular na coxa direita, o ata-cante tinha chances remotasde enfrentar a Ponte Preta,hoje (04) à noite. Contrarian-do as previsões, Deivid parti-cipou normalmente da prepa-ração e deve ser escalado.

Por outro lado, o meia-atacante Rafinha deixou ogramado antes do términosentindo dores no tornozelodireito. O atleta ainda seráavaliado pelo departamentomédico e pode desfalcar o Coxa.

Uma baixa certa é o meiaÉverton Ribeiro, suspensopelo terceiro cartão amarelorecebido no empate em 1 a 1com o São Paulo. O técnicoMarquinhos Santos aindanão definiu quem será o subs-tituto. O treinador testou trêsjogadores para a vaga: o za-

gueiro Luccas Claro, o volan-te Chico e o meia Robinho.

Após o treino, Santos afir-mou que Deivid e Rafinha se-rão reavaliados hoje. Alémdisso, o comandante alviver-de ainda admitiu que não gos-ta de jogar com três volantes,mas assumiu a possibilidadede atuar com três zagueiros.“Eu posso jogar com três za-

gueiros, até pelas caracterís-ticas dos nossos laterais, quetêm característica de ala”, disseMarquinhos Santos.

Assim, o Coxa deve entrarem campo com Vanderlei; Vic-tor Ferraz, Demerson, Escude-ro e Eltinho; Willian, Gil, Rafi-nha (Ruidíaz), Thiago Primão(Luccas Claro ou Robinho) eLincoln; Deivid (Marcel).

D’Alessandro e Índio voltam a sentirdores e viram dúvidas no Inter

Depois de estarem libe-rados para treinar ontem(03), o meia D’Alessandro e ozagueiro Índio iniciaram otrabalho no CT do ParqueGigante, mas deixaram a ati-vidade novamente com do-res musculares. São dúvidaspara o confronto com o San-tos, às 16h20 de sábado (06),na Vila Belmiro.

O camisa 10 colorado co-meçou a trabalhar normal-mente. Participou do bobinhoe de um futevôlei com os com-panheiros de time, que espe-ravam fora para participarda atividade com bola. Ao

sentir novamente a região dacoxa esquerda, jogou o coleteno chão e deixou a atividade.

Apesar do exame nãoapontar lesão, o argentinotem um desconforto no locale acredita que vai lesionar aregião. Foi para o vestiáriofazer atividades específicas,de musculação e fisioterapia.

O mesmo aconteceu comÍndio. Participava normal-mente da atividade com bolaaté relatar ao médico CarlosHenrique Poisl que o adutorda coxa esquerda novamenteo incomodava. Deixou o está-dio para fazer exame no local.

Hugo Harada/Gazeta do Povo

Toninho cobra motivação paraParaná escapar de vez da Série C

Mesmo há dez pontos dazona de rebaixamento da Sé-rie B do Campeonato Brasilei-ro, o técnico do Paraná Clu-be, Toninho Cecílio, cobraatenção do elenco para que otime não volte a sondar a áreade descenso. Principalmentediante de adversários diretosna luta contra a queda, comoo próprio Boa, adversário deamanhã (05), às 21 horas, emVarginha (MG). “Com dezpontos (de diferença) ainda

Corbélia fica a um empateda classificação na Série Ouro

não acabou o risco. E mesmoquando o risco acabar, os jo-gadores devem entrar moti-vados em campo, pois são pro-fissionais e são pagos parajogarem com motivação”, co-bra o comandante tricolor.

A previsão é de que paraescapar da queda à Série C, oParaná Clube precise somarentre 42 e 45 pontos.

POSICIONAMENTONo treino de ontem (03),

Toninho comandou um tra-balho tático para acertar oposicionamento da equipecontra o Boa. “O São Caeta-no (último adversário) tinhadois homens na área e o Boachega a ter dois homens aber-tos”, avalia o treinador.

A equipe que venceu oSão Caetano por 2 a 1 foipraticamente mantida. Ape-nas Anderson, suspenso,não joga, sendo substituídopor Amarildo.

A ACF/Consolata/CorbéliaFutsal está a um empate de al-cançar vaga para a 2ª fase doCampeonato Paranaense da Sé-rie Ouro. Essa situação se confi-gurou com a vitória, por 6 a 2fora de casa, frente ao São Lucas/Grupo Ivo, na terça-feira (02),em partida atrasada da 29ª ro-dada da competição estadual.

A matemática ficou da se-guinte forma para as duas equi-pes. O Corbélia precisa de um

empate diante do WLN/Marre-co Futsal na última rodada paradepender somente de si e avan-çar para a próxima fase. Casoperca depende dos resultados deCampo Mourão e Toledo. O SãoLucas, por sua vez, está classifi-cado com 31 pontos, na 10ª posi-ção, e encara o Agrária Guara-puava Futsal na última rodada.

Já o Campo Mourão e o Tole-do brigam por uma vaga, masdependem de combinação de

resultados para avançar. Emprimeiro lugar as duas equipesprecisam torcer para que o Cor-bélia seja derrotado. Depois pre-cisam vencer suas partidas. OCampo Mourão encara a Copa-gril/Dalponte/Faville/MarechalCândido Rondon na última ro-dada e o Toledo enfrenta o mes-mo adversário pela 29ª. A equi-pe toledana ainda tem pela fren-te o Oppnus/Maringá/Pam/Gmad na 30ª rodada.

Rafinha será avaliado hoje (04) pelos médicos do

Coritiba para saber se enfrenta a Ponte Preta

Page 27: 10-04-2012.pdf

GRÊMIO

Luxa testa Naldo no lugar de Gilberto SilvaOutra novidade foi a entrada de Marco Antônio como volante, no lugar

de Fernando, que serviu ontem (04) à Seleção Brasileira

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 ESPORTES

Sem poder contar com ozagueiro Gilberto Silva, queestá com um edema na coxa efoi vetado pelo departamentomédico, o técnico gremistaVanderlei Luxemburgo come-çou a formatar ontem (03) otime tricolor para o jogo con-tra o Cruzeiro, no sábado (06),com Naldo treinando na zaga.

A outra novidade foi a en-trada de Marco Antônio comovolante, treinando no lugar deFernando, que estava servin-do à Seleção Brasileira, no amis-toso de ontem à noite, contra aArgentina. Porém, Fernandoestará presente no jogo do finalde semana, tendo em vista queele se reapresenta hoje (04) noEstádio Olímpico.

O time escalado por Lu-xemburgo no coletivo era for-mado por Marcelo, Pará, Nal-do, Werley e Anderson Pico;

Marco Antônio, Souza, Ela-no e Zé Roberto, Kleber eMarcelo Moreno. Hoje o téc-nico Luxemburgo deve reali-zar mais um coletivo e poderá

Kaká admite surpresa portitularidade em jogo da Champions

Mourinho deu o recadoao anunciar seu time titularpara o jogo de ontem (03) eKaká parece ter entendido.Titular pela primeira vez emmuito tempo para um jogo de

Liga dos Campeões, o brasi-leiro teve boa atuação na vi-tória de goleada do Real Ma-drid sobre o Ajax, por 4 a 1.

Após a partida, o camisa8 merengue se disse surpre-

so com a chance, mas afir-mou estar sempre prepara-do para jogar. “Me surpre-endeu a titularidade. É umaconquista pessoal e provade que se trabalho o sufici-ente as coisas acontecem.Nesta tarde, eu entrei, masno Real Madrid todos têmque estar preparados parajogar sempre”, declarou.

testar o zagueiro Vílson nolugar de Naldo. A confirma-ção do time deve ocorrer so-mente no treinamento deamanhã (05).

Eduardo Viana

Dorival escala Hernaneno ataque e Renato entra

no lugar de CáceresNa véspera da partida con-

tra o Bahia, na noite de hoje(04), no Engenhão, pela 28ªrodada do Campeonato Bra-sileiro, o técnico Dorival Jú-nior realizou ontem (03) umtreino técnico de posiciona-mento com Hernane, Renatoe Magal no time titular doFlamengo.

Dorival barrou Cáceres aoescalar Renato no meio de cam-po, além de colocar Hernaneno ataque e Magal na lateral.Os dois substituem Vagner

Cléber Mendes

Cruzeiro entrará com protesto naCBF contra Paulo César de Oliveira

O Cruzeiro anunciouontem (03) que entrará comum protesto formal contrao árbitro Paulo César deOliveira, que apitou o jogodo time contra o Internaci-onal, no último sábado (29).Os erros cometidos peloárbitro fizeram a diretoriacruzeirense desejar que elenão mais apite jogos do timeneste Brasileiro.

“O Cruzeiro está ofici-alizando (a reclamação).Todos os lances da partida

foram reproduzidos emum DVD. O Benecy Quei-roz (supervisor de fute-bol do clube) vai dar en-trada com um processo naCBF, assinado pelo JoséMaria Fialho (vice-presi-dente do clube). E o Cru-zeiro pedirá à CBF que oPaulo César não apite nos-sos jogos mais”, disse Gui-lherme Mendes, diretor decomunicação do Cruzei-ro, à Rádio Itatiaia, de BeloHorizonte.

CAMPEONATO BRASILEIROJOGOS DE HOJE (04)

21h00 Portuguesa x Sport21h00 Coritiba x Ponte Preta21h00 Flamengo x Bahia

Love e Ramon, suspensos.O provável time que enca-

ra o Bahia é Felipe, Welling-ton Silva, Frauches, Gonzá-lez e Magal; Renato, Ibson,Léo Moura e Cleber Santana;Hernane e Liedson.

Os não relacionados paraa partida de hoje realizaramum mini-rachão, em camporeduzido. O zagueiro RenatoSantos esteve presente na ati-vidade. Muralha, Airton eMaldonado treinaram à par-te, na caixa de areia.

O zagueiro

Gilberto Silva

está com um

edema na coxa e

foi vetado pelo

departamento

médico

Renato Abreu está de volta ao time titular

Page 28: 10-04-2012.pdf

28 | O PRESENTE ESPECIAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

Page 29: 10-04-2012.pdf

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 POLICIAL

30 DIAS

Delegado de Palotina assume Rondon e Santa HelenaMarcos Fontes vai comandar mais duas delegacias durante férias do delegado Sérgio Luiz Alves

Desde o início desta sema-na, o delegado de Palotina,Marcos Fontes, assumiu tam-bém o comando das delegaci-as de Marechal Cândido Ron-don e Santa Helena. Ele vaiacumular as funções nestesdois municípios por 30 dias,período em que o delegadoresponsável pelas duas dele-gacias, Sérgio Luiz Alves, es-tará de férias.

Segundo Fontes, os diasque antecedem o pleito e odomingo (07) de eleição vãoexigir um cuidado redobra-do. “Vamos ter uma cautelamaior, principalmente emSanta Helena, onde há umpoliciamento diferenciado.Mas, acreditamos que comessa sintonia que estamos ten-do com o Ministério Público ea Justiça Eleitoral tudo vaitranscorrer dentro da nor-malidade”, prevê.

Conforme o delegado, du-rante as semanas em que iráacumular o trabalho de trêsdelegacias ele pretende, mes-mo assim, realizar visitas aosmunicípios de Santa Helena eMarechal Cândido Rondonsempre que for necessário,como ontem (03), quando es-teve nas duas cidades.

Arquivo/OP

Delegado

Marcos Fontes:

“Acredito que

tudo vai

transcorrer

dentro da

normalidade”

PRESOSDe acordo com Fontes, um

problema que atinge as trêsdelegacias onde irá atuar du-rante este mês é a superlota-ção de presos. Nesta semana,o governo estadual anuncioua contratação de agentes pe-nitenciários, o que poderá ga-rantir a transferência de doismil presos que estão em dele-gacias do Paraná para presí-dios do Estado. Contudo, ain-da não houve comunicadooficial sobre se a medida iráatingir as delegacias da re-gião. “Oficialmente não rece-

bemos nada, mas estamos es-perançosos porque é uma si-tuação que aflige toda a Polí-cia Civil do Paraná essa su-perpopulação carcerária. Ospoliciais civis vêm atuandocom desvio de função, como opróprio governador Beto Ri-cha reconheceu. Tanto é quedeterminou a abertura dessasvagas em número que, embo-ra não venha a atender todasas expectativas em um primei-ro momento, já houve avan-ços, como a inauguração dopresídio em Cruzeiro do Oes-te”, comenta o delegado.

Eletrônicos contrabandeados seriamlevados ao RJ em meio a carga de frango

A onda de homicídios ini-ciada na noite de sexta-feira(28) tem assustado morado-res e preocupado as autorida-des de Guaíra. Afinal, foramquatro assassinatos em ape-nas cinco dias. O último foiregistrado no começo da noi-te de terça-feira (02) e tevecomo vítima o catador de lixoreciclável Sinésio Rocha Gue-des, de 52 anos. Ele foi mortoa pauladas, na Vila Malvina.O catador chegou a ser so-corrido, mas não resistiu.Conforme a Polícia Civil, amotivação teria sido umabriga de família, sendo o prin-cipal suspeito do crime umcunhado da vítima.

As outras três mortesaconteceram na noite de sex-ta-feira.

Em uma só ocorrência, trêspessoas foram baleadas, sen-do que duas morreram: JoséMaia, de 56 anos; e Pedro Dan-tas, de 62 anos. Já FranciscoEloneide de Souza, 36 anos,sobreviveu. Os supostos au-tores dos disparos se apre-

Ao todo, 30 caixas de produtos eletrônicos seriam transportadas

em meio à carga de frango congelado

No início da madrugadade ontem (03), policiais mili-tares apreenderam no Bair-ro São Francisco, em Tole-do, uma grande carga de pro-dutos eletrônicos contra-bandeados do Paraguai,cujo valor estimado é deUS$ 80 mil. Foram detidosna ocasião o condutor da

carreta frigorífica que esta-va sendo carregada, identi-ficado como Marcos Alvesde Oliveira, 34 anos, e o donoda carga, Sivaldo Pereira deBrito, 35 anos. Os produtosseriam transportados ao Riode Janeiro (RJ) em meio auma carga de 27 toneladasde frango congelado.

Ao todo foram apreendi-dos 325 tablets de marcasdiversas, 28 GPS, 40 celula-res, 20 câmeras digitais, 190videogames, 16 aparelhos deDVD portáteis, um aparelhode DVD automotivo, alémde dezenas de acessórios eequipamentos eletrônicos,entre outros.

O condutor da carreta de-clarou que a empresa donada carga de frango não ti-nha conhecimento dos pro-dutos contrabandeados doParaguai. O motorista ain-da revelou que receberia pelotransporte R$ 2,4 mil e queesta seria a terceira carga decontrabando que estariatransportando.

O veículo e os produtosapreendidos foram encami-nhados à Polícia Federal emCascavel, juntamente com ocondutor e proprietário dosprodutos contrabandeados.

Divulgação

Guaíra registra quatrohomicídios em cinco dias

sentaram na terça-feira naPolícia Civil. Um terceiro sus-peito, que não se apresentou,também está sendo investi-gado. Segundo foi apurado atéo momento, as mortes teriamsido motivadas por uma de-savença ocorrida anos atrás.

O outro assassinato ocor-reu momentos depois, no sa-lão comunitário da Vila Mar-garida. Willian AparecidoGonçalves de Brun, 17 anos,foi morto com dois tiros nacabeça. O autor do crime tam-bém teria se apresentado estasemana na Polícia Civil.

Segundo os policiais, a ocor-rência dos homicídios em umintervalo tão curto foi umainfeliz coincidência, já que nãoexiste relação entre eles.

Nos últimos 30 dias, fo-ram sete os homicídios emGuaíra, sendo que destes,quatro estão elucidados, doisjá existem indícios de auto-ria e em apenas um caso apolícia ainda está aprofun-dando a investigação paradescobrir a autoria.

Homens são presos comrevólver em Guaíra

Arma estava

escondida

dentro de

um Fusca

Equipes do Batalhão de Polí-cia de Fronteira (BPFron) apre-enderam um revólver na noitede terça-feira (02). Na mesmaação foram presos dois homense apreendido um adolescente.Os policiais realizavam patru-lhamento no Bairro Aldeia In-dígena e na Rua Bandeiranteabordaram um Fusca, placas

AJA-7605, no qual os três sus-peitos estavam. Durante bus-ca no interior do veículo, foiachado um revólver marcaDoberman, calibre 22, semmunição. Os três suspeitos,juntamente com a arma defogo e o veículo, foram enca-minhados para a Delegacia dePolícia Civil da cidade.

Divulgação

Page 30: 10-04-2012.pdf

30 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

PARANÁ

Segurança nas eleições terá 6,8 mil policiaisEfetivo será 20% maior do que o empregado durante as eleições de 2008

Cerca de 6,8 mil policiaismilitares trabalharão no do-mingo (07) em todo o Paranápara garantir a segurança naseleições municipais. O efetivoé três vezes maior do que o deum domingo comum e 20%superior ao empregado na elei-ção de 2008. O esquema desegurança será reforçado pelaPolícia Civil, que vai manterdelegados e unidades de plan-tão durante todo o dia, e inte-grado também ao trabalho daPolícia Federal.

Os policiais militares se-rão distribuídos por todos oscolégios eleitorais do Estado,com maior concentração naCapital e outras grandes ci-dades. Dos 6,8 mil escalados,937 atuarão na Capital e 600na Região Metropolitana deCuritiba e litoral.

A Operação Eleições passaa vigorar no sábado (06), às 08horas, e segue até o momentoque for necessário, depois dotérmino do pleito. “A PolíciaMilitar colocará à disposiçãopoliciais para passarem a noi-te em colégios eleitorais após adistribuição das urnas”, diz ocomandante-geral da PolíciaMilitar (PM), coronel Rober-son Luiz Bondaruk. Haveráum policial da PM junto acada juiz eleitoral do Estado.Em Curitiba, a PM terá umacentral dentro do TribunalRegional Eleitoral (TRE), paraonde serão encaminhadas aspessoas detidas.

Nos grandes colégios elei-torais do Paraná, como Curi-tiba, Maringá, Londrina, Cas-cavel e Foz do Iguaçu, os de-

tidos por crimes eleitorais se-rão encaminhados para fó-runs ou unidades das políciasMilitar e Civil. Nas pequenascidades, os detidos serão en-caminhados às delegacias.“Isto quer dizer que onde nãohá Polícia Federal, o papel dePolícia Judiciária recai sobre aPolícia Civil”, explica o co-mandante-geral da PM.

LEI SECAA Secretaria de Estado da

Segurança Pública editou re-solução que proíbe, em todo oEstado, a venda, a compra e oconsumo público de bebidasalcoólicas no período compre-endido entre as 06 horas e as18 horas do dia 07 de outu-bro, para garantir a ordem e atranquilidade públicas.

Quem for flagrado ven-dendo bebida alcoólica, diri-gindo alcoolizado, pertur-bando a ordem ou apresen-tando estado de embriaguez

será detido. O mesmo valepara quem for pego fazendopanfletagem para candida-tos, carreata, transporte ile-gal de eleitores, boca de urnae outras práticas vedadaspela Justiça Eleitoral.

“Estaremos de prontidãopara a instauração imedia-ta de procedimentos crimi-nais contra quem pertur-bar a paz e o bem-estar. APolícia Civil está em alertanão só na Capital como emtodo o Paraná”, afirmou odelegado-geral da PolíciaCivil, Marcus Vinícius daCosta Michelotto.

Nenhuma pessoa podeser presa ou detida, salvoem flagrante delito, ou emvirtude de sentença crimi-nal condenatória por crimeinafiançável, a partir de cin-co dias antes do início daseleições e até 48 horas apóso encerramento do primei-ro turno da eleição.

Chuniti Kawamura/ANPr

Suspeitos de tráfico e furto deveículos são presos em Toledo

Policiais militares de Tole-do prenderam um trio sus-peito de participação no tráfi-co de drogas e de envolvi-mento em furtos de veículos.Durante uma operação, equi-pe da Polícia Militar se deslo-cou até o Jardim Fachini, ondefoi abordado Luiz FernandoBezerra, 20 anos. Após bus-cas no interior da residênciafoi encontrado um tablete de750 gramas de maconha, novecápsulas vazias utilizadaspara acondicionar cocaína,duas munições intactas deespingarda calibre 28 e umamunição intacta de espingar-da calibre 12.

Em seguida, chegou aolocal um veículo Omega Su-prema, placas KFX-2032, con-duzido por Jeferson Bezerra,25 anos, e o passageiro JoãoPaulo Ribeiro, 20 anos. Du-rante abordagem e busca noveículo foi encontrado noconsole uma chave artesanaltipo “mixa”, instrumento de

Divulgação

SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO

Alunos e professores do Colégio

Estadual Eron Domingues, de

Marechal Cândido Rondon,

realizaram ontem uma simulação

de evacuação de salas de aula

durante uma emergência, como

incêndio. O trabalho foi

coordenado por integrantes do

Corpo de Bombeiros e da Patrulha

Escolar da Polícia Militar. O

treinamento faz parte do programa

“Brigada Escolar: Defesa Civil na

Escola”, que está sendo instituído,

de forma inédita no país, em toda

a rede estadual de ensino do

Paraná. O programa tem como

proposta estabelecer uma cultura

de prevenção a acidentes, além de

adequar as edificações escolares

às normas de prevenção contra

incêndio e pânico.

Comandante-

geral da Polícia

Militar, coronel

Roberson Luiz

Bondaruk:

“Quem for pego

cometendo

práticas

vedadas pela

Justiça Eleitoral

será detido”

uso comum na prática de fur-to de veículos, um papelote decocaína, R$ 960, uma carteiracontendo R$ 52, além de ou-tros objetos que Luiz infor-mou serem de sua proprieda-de. Ele relatou ainda que ha-via furtado uma motocicletana cidade de Cascavel, a qualfoi vendida no Paraguai. Eletambém confessou que forne-ce entorpecentes para a cida-de de Curitiba.

Já em vistoria na residên-cia de Jeferson Bezerra, noJardim Gisele, foram encon-tradas 43 munições de calibre22 intactas, 37 comprimidoscontra disfunção erétil, doisradiocomunicadores (HT),um notebook, um GPS 6520Slim, uma bicicleta de corazul, uma espingarda de pres-são e R$ 105.

Todos os envolvidos, a dro-ga e objetos apreendidos foramencaminhados à 20ª Subdivi-são de Polícia Civil. A operaçãoaconteceu na terça-feira (02).

Cristiano Viteck/OP

Jovem é esfaqueada pelonamorado em RondonPor volta das 23h30 de

terça-feira (02), deu entradana Unidade de Saúde de Ma-rechal Cândido Rondon umajovem de 18 anos, que teriasofrido ferimentos de faca emuma perna e em um dos bra-ços. Segundo a vítima, os fe-rimentos foram causados

pelo namorado, um adoles-cente de 17 anos.

A jovem foi socorrida porterceiros, que a levaram até opronto-socorro. A Polícia Mi-litar foi informada do caso etentou apreender o agressorainda durante a noite, porémsem sucesso.

Mercadorias, armas e drogas apreendidas

durante operação da Polícia Militar

Page 31: 10-04-2012.pdf

SÚMULA DEPEDIDO DE

RENOVAÇÃODE LICENÇA

DE OPERAÇÃOMarcelo Kleis torna pú-

blico que requereu ao IAPRenovação de Licença deOperação para empreendi-mento de suinocultura, portepequeno, implantado na Li-nha Guamirin, distrito Sede,município de Nova SantaRosa-PR.

Edição 3442 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL/EDITAIS

DE OLHO NO RELÓGIO

Horário de verão começano dia 21 de outubro

População das regiões Sul, Sudeste e centro Oestedeve adiantar seus relógios em uma hora

Para algumas pessoasele é adorado, pois os diasmais longos da estação po-dem ser mais aproveitados.Porém, para outras é odia-do, devido ao mal-estar edesconforto causado pelamudança no organismo. Em2012, o horário de verão ini-ciará no dia 21 de outubro echegará ao fim a zero horado dia 17 de fevereiro de2013. A população das regi-ões Sul, Sudeste e centroOeste deve adiantar seusrelógios em uma hora.

Embora a alteração nohorário de verão exista há26 anos, muitas pessoas ain-da têm dificuldades para sehabituar à mudança. “Onosso organismo estáacostumado com uma roti-na já estabelecida. Cadapessoa possui um ciclo cir-cadiano, que é o período de24 horas, influenciado pelaluz solar e agora é neces-sário construir outro hábi-to”, explica o neurologistado Hospital Nossa Senhoradas Graças, Cleverson deMacedo Gracia.

Os principais efeitoscausados pelo horário deverão em algumas pessoassão: insônia, sonolência diur-na, cansaço, fraqueza mus-cular, dores de cabeça, mauhumor, ansiedade, altera-ção do apetite, diminuiçãona capacidade de concen-tração e irritabilidade. “Pes-soas que percebem essessinais devem interromperbrevemente o que estão fa-zendo (se possível)”, ensi-na o neurologista e comple-ta: “Dormir cedo, praticarexercícios físicos, ingerir lí-quidos, cafeína e apostarno convívio social ajudam aresolver o problema”.

Para se manter longe domal-estar, provocado pela

mudança de horário, mui-tas pessoas começam apraticar exercícios físicos.Com os dias mais claros nofinal da tarde, há mais tem-po para as atividades. Mas,de acordo com o cardiolo-gista do Hospital Nossa Se-nhora das Graças Alexan-dre Alessi, é necessário pro-curar um médico para veri-ficar as condições físicas.“Algumas atividades exi-gem uma boa saúde e inte-gridade cardiovascular.Muitas pessoas podem teralguma doença e não sa-bem, correndo o risco desofrerem complicações. Porisso, é prudente procurarum especialista”, alerta.

Durante a consulta mé-dica será analisado a histó-ria clínica do paciente e arealização de alguns exa-mes, entre eles: exame físi-co completo, eletrocardio-grama, teste ergométrico eecocardiograma color do-pller. “Após a constataçãoque está tudo bem com oatleta de verão, ele deveráter uma programação e umcronograma progressivopara realizar atividades fí-sicas”, enfatiza o médico.

Porém, é necessárioconsiderar sua capacida-de física e a modalidadede exercício que será rea-lizada. “Uma recomenda-ção inicial seria de ativida-de aeróbica de 30 minutosdiária para começar, veri-ficando sempre se há sin-tomas de cansaço. O usode frequencímetros oumonitores de frequênciacardíaca pode ajudar”, ex-plica Dr. Alessi.

Para o neurologista,quem mais sofre com asmudanças de horário sãoas crianças e os idosos, poissão organismos menos re-sistentes a variações do co-tidiano. A boa notícia é queo mal-estar passa rapida-mente, em no máximo trêsdias. “Qualquer dificuldadepara administrar a rotinade descanso deve-se pro-curar um especialista”, en-fatiza Dr. Cleverson.

Page 32: 10-04-2012.pdf

32 | O PRESENTE - Edição 3442 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

Page 33: 10-04-2012.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo, úl-timo andar, no Edifício Canadá,na Rua Men de Sá, de frentepara a rua, R$ 87.000,00. Tr.(45) 9943-6363 ou 9944-1979.

ÁREA DE TERRA, vendo, 5alq., planta 3.5, sem benfeitori-as, reserva a ceder, na regiãoda linha São Cristóvão, interiorde MCR, c/ documentação emdia, preço de ocasião, aceitoparcelamento. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

ÁREA P/ LOTEAMENTO,vendo, 30.680 m², em NovaSanta Rosa, excelente locali-zação, região central, plana,com asfalto nas laterais, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

CASA MISTA, vendo, emPorto Mendes, R$ 45.000,00,aceito carro. Tr. (45) 3254-5371 com Nelson.

CASA NOVA, vendo, 127.37m², alvenaria, toda c/ laje eabas de laje, 1 suíte + 2 quar-tos, 3 bwc, jardim de inverno,garagem p/ 2 carros, tubulaçãop/ aquecimento solar ou a gáse p/ ar-cond., portão elet., mu-rada, terreno 364 m², próximoao Sesc, valor a combinar. Tr.(45) 8805-8484.

CASA, vende-se, 100 m²,usada, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, Lot. Wollstein, R$110.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-5000 com Cer-to Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 66.30 m²,nova, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., jardimde inverno e garagem, no Lot.Roda D'água, R$ 103.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 68 m²,nova, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem, noLot. Alto da Boa Vista, R$145.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3254-5000 com Cer-to Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 96 m², c/laje, 2 quartos, 1 suíte, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, jardim deinverno, lavand., edícula c/vaga p/ 2 carros, terreno 427m², no Lot. Amazonas, R$185.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vendo, 111 m², suíte+ 2 quartos, garagem c/ chur-rasq., ótimo acabamento, pró-ximo ao Clube Aliança, R$185.000,00. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir. JF In-vestimentos.

CASA, vendo, 115 m², 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavan-deria, ampla área livre nos fun-dos, na Rua 3 Passos, Lot. SãoFrancisco, R$ 130.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 117 m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,garagem, piso em cerâmica, naR. Umuarama, 144, Jd. Prima-vera, R$ 120.000,00, aceito tra-tor traçado ou camionete F-4000como parte de pgto. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 135 m², c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinhac/ móveis planejados, garagemp/ 2 carros, demais depend.,no Lot. Renascer, próximo aonovo mercado da Copagril, va-lor a combinar. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir.JF Investimentos.

CASA, vendo, 140 m², mista,terreno 28x42 todo murado, árealivre p/ lazer, na R. Curitiba, 57,Lot. Luciana II, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 160 m², alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, garagem p/ 3 carros, edí-cula 60 m², terreno 375 m², nacidade de Guaíra, R$215.000,00. Tr. (45) 3254-4814ou 9931-9908 com Localiza Ne-gócios Imobiliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, 170 m², laje,1 suíte, 2 quartos, sala, copa,cozinha, lavanderia, garagemp/ 2 carros, área de lazer comchurrasq., piso em cerâmica, 2terrenos juntos 1.275 m², na R.Rio de Janeiro, Lot. Avenidas,R$ 500.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

CASA, vendo, 184 m², c/ 3quartos, 2 bwc, garagem p/ 2carros, lavand., área de festas,sala, cozinha c/ móveis planeja-dos, acabamento em gesso, ter-reno 736 m², no Lot. Roda D'água,ótima localização, R$ 295.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir. JF Investimentos.

CASA, vendo, 290 m², impe-cável, c/ 1 suíte c/ hidro, 2 quar-tos, 2 salas, cozinha, área defestas c/ bwc, churrasq., la-vand., 2 bwc, garagem p/ 3 car-ros, sol da manhã, na Rua 31de Março, 185, Lot. Trento Bran-dalize, centro, R$ 450.000,00,aceito imóvel de menor valor. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 72.5 m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,garagem, na R. Helmut Roes-ler, Parque Ecológico, R$105.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

CASA, vendo, 75 m², c/ 3quartos, laje, c/ edícula de 60m², seminova, no Lot. SantaFelicidade, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 9916-7779 ou 9131-1428.

CASA, vendo, 75 m², c/ árealivre p/ edificações, terreno18x25, na R. Ponta Grossa, 925,Jd. Paraíso, R$ 90.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 80 m², laje, 3quartos, sala, cozinha, lavand.,garagem, churrasq., acaba-mento em gesso, piso em cerâ-mica, aberturas em blindex, ter-reno de 140 m², na R. Rio deJaneiro, próximo ao Hosp. Ron-don, R$ 180.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J 03479.

CASA, vendo, 99 m², alve-naria, c/ laje, 1 suíte + 2 quar-tos, bwc, 2 salas, cozinha,lavand., garagem, interfone,portão elet., terreno 12x35, naR. Maceió, 650, Lot. Suíça,próximo à Copagri l , R$180.000,00. Tr. (45) 9966-0730 com Ana.

CASA, vendo, c/ 1 suíte +2 quartos, garagem p/ 3 car-ros, lavand. fechada, maisespaço nos fundos, sol damanhã, R. Amapá, 866, próxi-mo à Vorpagel Mat. de Cons-trução, R$ 230.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

CASAS, vendo, 2, novas,70 m² cada, excelente pontocomercial, em MCR, R$90.000,00 cada, aceito carro.Tr. (45) 9930-4679.

CHÁCARA, vendo, 33.000m², topografia plana, de frentep/ BR 163, próximo a Novo Hori-zonte, ideal p/ indústria ou co-mércio, R$ 220.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

CHÁCARA, vendo, 5.000 m²,80x65.2, com 3 casas, centrode Nova Santa Rosa, ao lado daempresa Bushhols, valor a com-binar, aceito imóvel em Toledo.Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J 03479.

CHÁCARA, vendo, 56.000m², com benfeitorias, boa paragado ou eucalipto, na linha SãoCristóvão, R$ 130.000,00, aceitoentrada e restante p/ 2 anos.Tr. (45) 3254-3083 com Imobili-ária Waldow, Creci J 03479.

CHÁCARAS, vendo, encos-tam no asfalto, excelentes p/lazer, no Guarani junto ao clu-be, valor a combinar. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J 03479.

FAZENDA, vendo, c/ 50 alq.,própria p/ reflorestamento, nomunicípio de Bituruna, PR, R$500.000,00. Tr. (45) 3254-4814ou 9931-9908 com Localiza Ne-gócios Imobiliários. Creci J 4743.

GRANJA DE SUINOCULTU-RA, vendo, para 300 porcascriadeiras, ótima localização, va-lor a combinar. Tr. (45) 9944-0352 Creci 21.288.

PONTO COMERCIAL, vendo,instalações completas e pontocomercial p/ supermercado, pró-ximo à Unioeste, excelente op-ção de negócio, valor a combi-nar, aceito entrada e parcelamen-to. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J 03479.

SALAS COMERCIAIS, ven-do, na Rua Ceará, 1035, 50 m dosemaforo, anexadas a residên-cia aos fundos, mista, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, garagem fe-chada, churrasq., valor a com-binar, aceito imóvel em Toledo.Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J 03479.

SÍTIO, vendo, 25.700 m²,c/ 3 açudes, casa de 170 m²,granja p/ 750 suínos, pomarc/ vários tipos de frutas, pró-x imo ao Guarani , R$380.000,00, aceito troca porcasa ou terreno. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

SÍTIO, vendo, 43.700 m²,sem benfeitorias, na linha Ma-racanã, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

SOBRADO, vende-se,104.32 m², em construção, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala,cozinha, bwc, garagem, no Lot.Parque Ecológico, R$200.000,00, pode ser financia-do. Tr. (45) 3254-5000 com Cer-to Imóveis. Creci J-4248.

SOBRADO, vende-se, 280m², usado, c/ 2 quartos, 1 su-íte, 3 salas, cozinha, 2 bwc,lavand., garagem, próximoBNH I, R$ 370.000,00, podeser financiado, estudo pro-postas de veículo, terreno,casa ou chácara. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

SOBRADO, vendo, 158 m²,suíte + 2 quartos, garagem, la-vand. c/ área de festas, próxi-mo ao novo mercado da Copa-gril, R$ 280.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

SOBRADO, vendo, novo,138 m², 2 quartos + 1 suíte,bwc social, 2 lavabos, saca-da, cozinha, sala, lavand., ga-ragem, churrasq., centro, R$260.000,00. Tr. (45) 9951-8944 com Paulo.

SOBRADOS, vendo, 132m², na R. Pastor Meyer, 303,fundos do colégio Rui Bar-bosa, c / garagem, sa la ,copa, suí te c / sacada, 2quartos, lavabo, jardim deinverno, lavand., bwc soci-al, prazo de entrega em 3meses, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3083 com Imobili-ária Waldow, Creci J 03479.

Temperatura: 32º/19º Temperatura: 28º/18º Temperatura: 32º/19º Temperatura: 30º/15º Temperatura: 29º/19ºTemperatura: 32º/19º

TERRA, vendo, 1 alq., c/casa mista 154 m², chiqueirode alv. p/ 150 suínos, estreba-ria p/ 10 vacas, barracão 100m², próximo da cidade, R$120.000,00, troco por terrenoou casa próximo ao Posto To-nin na saída p/ Porto Mendes.Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

SOBRADO, vendo, novo, 155m², 3 quartos + 1 suíte, bwc so-cial, lavabo, sacada, cozinha,lavand., garagem p/ 2 carros,churrasq., centro, R$310.000,00, aceito propostas.Tr. (45) 9951-8944 com Paulo.

TERRA, vendo, 1 alq., c/fonte de água, riacho, sisleg,documentação ok, ideal p/moradia, próximo à linha Hei-drich (3 minutos do portal),valor a combinar, aceito ter-reno ou carro. Tr. (45) 9951-5251 ou 8841-4400.

TERRA, vendo, 10 alq., pró-ximo a Bela Vista, Iguiporã, combenfeitorias, R$ 490.000,00,entrada e prazo a combinar. Tr.(45) 9944-0352 Creci 21.288.

TERRA, vendo, 3 alq. de 1º,entre NSR e Maripá, 700 mdo asfalto, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9944-0352Creci 21.288.

TERRA, vendo, 3.9 alq.,planta 3.2 alq., 3.500 m docentro de Rondon, na linhaGuarani, R$ 275.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 4 alq., planta3, 8 km de MCR, R$ 195.000,00.Tr. (45) 9944-0352 Creci 21.288.

TERRA, vendo, 5.18 alq., complantio de mandioca, na linhaBela Vista, R$ 265.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imobili-ários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 8.2 alq., sen-do 4.5 p/ plantio, c/ casa, gal-pão, 2 açudes, próximo a TrêsIrmãs, Mercedes, encosta noasfalto, R$ 450.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

Page 34: 10-04-2012.pdf

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012

TERRA, vendo, 803 m², noLot. Marechal, próximo da es-cola, 200 m da avenida, R$58.000,00. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir. JFInvestimentos.

TERRENO, compro, em MCR,de 50 a 60 mil, pago à vista. Tr.(45) 9966-7841.

TERRENO, vendo ou troco,frente sol da manhã, escritura-do, doc. em dia, no Augusto I,R$ 50.000,00, aceito carro. Tr.(45) 9944-7004.

TERRENO, vendo, 1.000 m²(20x50), na R. Cabral, duasquadras da Av. Rio Grande doSul, valor a combinar, aceito tro-ca. Tr. (45) 3254-7000.

TERRENO, vendo, 12x32,com asfalto, próximo ao merca-do Weimann, Jd. Higienópolis,valor a combinar. Tr. (45) 9979-1798 ou 8842-6186.

TERRENO, vendo, 12x39,no Lot. Sabiá, próximo aonovo mercado Copagril, R$85.000,00. Tr. (45) 9969-6919ou 3254-0982 com Valdir. JFInvestimentos.

TERRENO, vendo, 13x49(637 m²), em área residencialprivilegiada, no Lot. Avenida,preço de ocasião. Tr. (45)9973-5410.

TERRENO, vendo, 14x30, óti-mo ponto comercial, na Av. RioGrande do Sul, ao lado do por-tal, R$ 100.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J 03479.

TERRENO, vendo, 18x20,na Travessa Miranda, Lot.Araucária, saída p/ Margari-da, R$ 55.000,00. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

TERRENO, vendo, 308 m², noLot. Wollstein, ótima localização,R$ 55.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir.JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 329.50 m²,Av. Santo Cristo, no Lot. JardimPrimavera, em Quatro Pontes,valor a combinar. Tr. (45) 9953-1140 ou 3254-1341 com Wolmar.

TERRENO, vendo, 338 m², noLot. Monte Carlo, próximo ao novomercado Copagril, 250 m da ave-nida, valor a combinar. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir. JF Investimentos.

TERRENO, vendo, 357 m², naTravessa Rio Formoso, Lot.Araucária, saída p/ Margarida,R$ 53.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

TERRENO, vendo, 400 m²(20x20), no Cond. Res. Espe-lho das Águas, próximo aoSesc, valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 8805-8484.

TERRENO, vendo, 437 m², naR. Pernambuco, uma quadra daUnioeste, excelente p/ quitine-tes, R$ 190.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J 03479.

TERRENO, vendo, 485 m²(13.1x37), loteamento Vale doSol, asfaltado, 2 quadras doposto Tonin na saída p/ Curva-do, R$ 55.000,00. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475.

TERRENO, vendo, 561 m², naRua das Missões, Lot. das Tor-res, fundos do posto Tonin, sa-ída p/ Toledo, R$ 75.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

TERRENO, vendo, 800 m²,todo murado, em Entre Rios doOeste, c/ 1 casa de madeira,valor a combinar, aceito carro.Tr. (45) 9934-8432.

TERRENO, vendo, 805 m²(14x57.5), na Av. Rio Grandedo Sul, Lot. Res. Vale Verde,próximo ao Posto Tonin, valora combinar, aceito troca. Tr.(45) 3254-7000.

TERRENO, vendo, c/ asfal-to, água e luz pagos e insta-lados, no Bairro Barcelona,R$ 55.000,00. Tr. (45) 9995-9785 com Salete.

TERRENO, vendo, de esqui-na, 260 m², sol da manhã, naRua XV de Novembro, Jd. Ale-gre, próximo ao Frankfurt, cen-tro de MCR, R$ 90.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J 03479.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, na Av. RioGrande do Sul, R$ 622,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9941-7978com Localiza Negócios Imobili-ários. Creci J 4743.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 10 peças, 3 quar-tos, demais depend., gara-gem, portão elet., churrasq.,parabólica coletiva, centro,em cima da Mari Meri, Rua 7de Setembro, 629, Ed. Tonin,R$ 650,00 + condomínio. Tr.(45) 9959-0433.

CASA MISTA, alugo, c/ 1quarto, no Bairro Ana Paula, R$270,00. Tr. (45) 3256-1623 ou9943-5425.

CASA, alugo, alvenaria, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala, co-zinha, garagem, lavand., na RuaCabral, próx. ao Sesc, R$550,00. Tr. (45) 3254-4814 ou9941-7978 com Localiza Negó-cios Imobiliários. Creci J 4743.

CASA, ofereço p/ alugar,c/ 3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., churrasq., ga-ragem fechada, na Rua Ser-gipe, 1529, MCR, R$ 650,00.Tr. (45) 9944-2150 ou 3254-2195 com Rudi.

CASA, ofereço p/ alugar,c/ 9 peças, na Rua MatoGrosso, 1257, em frente àPrincesa dos Campos, valora combinar. Tr. (45) 9974-7190 com Zenaide.

QUARTOS MOBILIADOS,ofereço p/ alugar, próximo àUnioeste, em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9106-8688ou 9913-1604.

QUITINETE , ofereço p/alugar, c/ 2 quartos, demaisdep., garagem, portão elet.,interfone, internet (5 megas)e parabólica coletivas, chur-rasq. e lavand. individual, ja-nelas c/ venez., Av. Irio Welp,2474, MCR, R$ 520,00, inclu-so água, internet e condomí-nio. Tr. (45) 9923-8068.

SOBRADO, ofereço p/ alu-gar, na R. Men de Sá, c/ 1 su-íte + 2 quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, lavabo, gara-gem, área de festa, escritório,R$ 1.100,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J 03479.

ASTRA ADVANCE, vendo,ano 2009, prata, 4 portas, com-pleto, som, manual, chave re-serva, flex, R$ 30.500,00. Tr.(45) 3254-1212 ou 9125-8847.

ASTRA SEDAN CONFORT,vendo, ano 2004/05, bege, c/air bag duplo, ar digital, bancosde couro, flex, valor a combi-nar. Tr. (45) 8827-7434 ou 8828-2453 com Nilson.

ASTRA, vendo, ano 2007,completo + couro, valor a com-binar. Tr. (45) 9805-3400.

BONGO K 2500 TCI, vendo,ano 2008/09, único dono, die-sel, 79.000 km, R$ 42.000,00.Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

CAMINHÃO GM, vendo outroco, ano 69, a diesel, em bomestado, graneleiro, revisado, c/pneus bons, R$ 20.000,00, tro-co por caminhão truck. Tr. (45)9963-4407 com Gilberto.

CELTA 1.0, vendo, ano 2002,c/ 2 portas, trava, alarme, R$11.800,00, opção de financia-mento, R$ 2.000,00 entr. + 36xde R$ 401,00 (correntista sicre-di). Tr. (45) 9994-0990.

CHEVETTE, vendo, ano 83,com reparos a fazer na lata einterior, R$ 1.000,00 + 10x deR$ 200,00. Tr. (45) 3254-1212ou 9125-8847.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2005, cinza, automático,16v, ar-cond., DH, air bag duplo,freio abs, completo + sensor deestacionamento, gasolina, R$35.500,00. Tr. (45) 9940-3772 ou3281-1076 com Manoel.

CORSA HATCH MAXX 1.0,vendo, ano 2005, c/ 4 portas,ar, DH, trava elétrica, alarme,MP3 player, R$ 19.000,00. Tr.(45) 9992-5453 com Jean.

ECOSPORT 1.6, vendo, ano2008/08, prata, único dono, es-tepe sem uso, valor a combinar.Tr. (45) 9911-9596.

ESCORT, vendo ou troco, ano84, bordô, álcool, valor a combinar,aceito moto. Tr. (45) 9972-6467.

F-1000, vendo, ano 94, bor-dô, Ford, motor MWM, estendi-da, ar-cond., R$ 38.000,00. Tr.(45) 9971-1100 com Adriano.

F-1000, vendo, ano 94, bor-dô, Ford, motor MWM, estendi-da, ar-cond., R$ 38.000,00. Tr.(45) 9971-1100 com Adriano.

F-250 XLT 3.9, vendo, ano2006/07, diesel, 4x2, cabinesimples, único dono, R$65.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

FIESTA STREET 1.0, vendoou troco, ano 2001/02, 8v, todorevisado, pneu novo, 4 portas,R$ 9.000,00 + financiamento,aceito carro de + ou - valor, motoe material de construção. Tr.(45) 9107-8297 (vivo) ou 9915-1460 (tim) com Edmilson.

FOCUS 1.8, vendo, ano 2001,verde, completo, R$ 18.500,00,aceito carro de menor valor. Tr.(45) 9809-4788.

FOCUS SEDAN GLX, vendo,ano 2009, preto, Ford, R$41.800,00, sem troca. Tr. (45)8819-7981 com Samuel.

FORD KA, vendo, ano 2001,cinza, c/ rodas de liga leve, R$11.300,00. Tr. (45) 9134-6397ou 3279-1250 com Marcos.

FOX 1.0, vendo ou troco,ano 2007/08, cinza, c/ 2 por-tas, completo, R$ 22.000,00.Tr. (45) 9949-8726 ou 9967-3431 com João.

FUSCA, vendo, ano 71/71,azul, pintura original, pneus se-minovos, toca cd, estofamentonovo, sem detalhes na lata, va-lor a combinar, estudo propos-tas. Tr. (45) 8808-1626.

GOL 1.6, vendo, ano 93/94, turbo, R$ 11.500,00. Tr.(45) 9971-2596 ou 3254-0761com Cleyton.

GOL CLI 1.6, vendo, azul,bem conservado, R$ 9.800,00,aceito moto. Tr. (45) 9921-2569.

GOL G3 1.0, vendo, c/ 2 por-tas, álcool, 8v, R$ 15.500,00, fi-nancio ou troco. Tr. (45) 3254-1212 ou 9125-8847.

GOL GIII 1.0, vendo ou troco,ano 2001/02, 16v, completo, emótimo estado, R$ 16.000,00,aceito carro de + ou - valor ematerial de construção. Tr. (45)9107-8297 (vivo) ou 9915-1460(tim) com Edmilson.

I-30 HYUNDAI 2.0, vendo,ano 2009/10, automático, pretometálico, valor a combinar. Tr.(45) 9916-9632 com Pedro.

KA IMAGE 1.0, vendo, ano2000/00, Ford, branco, com-pleto, todo revisado, motorzetec rocam, impecável, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

LOGAN PRIVILEGE 1.6, ven-do, ano 2008, cinza, flex, com-pleto, air bag´s, computador debordo, rodas liga leve, cd, úni-co dono, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 8803-6565.

MB 1938, vendo, ano 99,em excelente estado, c/ car-reta LS 2001, valor a combi-nar. Tr. (45) 9961-9007 ou9917-6622 com Diether.

MONZA GL, vendo, ano 95,pneus novos, 4 portas, impe-cável, completo - ar-cond., R$8.200,00. Tr. (45) 9941-7811.

OMEGA SUPREMA CD3.0, vendo ou troco, ano 94,prata, painel digital, teto so-lar, roda da mercedes 16",turbo, doc. rebaixado, valora combinar. Tr. (45) 9133-3521 (vivo) ou 9813-6221(tim) com Celso.

OPALA COMODORO, ven-do, ano 89/89, com 4 portas,completo, original álcool, bemconservado, valor a combinar,aceito moto ou carro de maiorvalor. Tr. (45) 9986-5434.

PAJERO FULL 3.2, vendo,ano 2002/02, prata, diesel,automática, 165 cv, 7 luga-res, R$ 59.000,00. Tr. (45)3254-2415 ou 8805-4455com Charles.

PALIO WEEKEND 1.6, vendo,ano 2000, completo, 8v, R$12.500,00. Tr. (45) 3254-1212ou 9125-8847.

PARATI 1.6 , vendo, ano2008, preta, flex, c/ ar-cond.,DH, vidro elétrico, trava, cd,manual, 46.000 km, impecá-vel, valor a combinar. Tr. (45)8803-6565.

PASSAT 1.8, vendo, ano2004, completo, turbo, ar digi-tal, couro, valor a combinar, tro-co ou financio. Tr. (45) 3254-1212 ou 9125-8847.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2008, prata, completa, c/ rodasliga leve, impecável, R$27.500,00. Tr. (45) 3254-1212ou 9125-8847.

SAVEIRO, vendo, ano 94/95,quadrada, prata, R$ 10.000,00.Tr. (45) 9947-5651.

UNO ELX, vendo, ano 93,4 portas, c/ trava, vidro, ar-cond., manual, em ótimo es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 9910-4037.

UNO MILLE FIRE, vendo outroco, ano 2006, Fiat, branca, 4portas, com ar-cond., R$18.000,00, aceito biz. Tr. (45)9809-1056 com Fábio.

VARIANT, vendo, ano 75,azul, estado regular, R$1.600,00. Tr. (45) 9981-8660.

VECTRA GLS, vendo, ano99, prata, completo, c/ ar digital,pneus novos, em ótimo estado,R$ 15.000,00. Tr. (45) 8808-4888 ou 8808-2991.

MT 03 600, vendo ou tro-co, ano 2008, Yamaha, emótimo estado, série especi-al, exclusiva, R$ 18.500,00,t roco por moto de menorvalor. Tr. (45) 3252-4004 ou9921-4172.

BIZ 125 +, vendo, ano 2009,Honda, c/ 2.900 km rodados, emótimo estado de conservação,R$ 5.900,00. Tr. (45) 9935-3181.

BIZ 125 ES , vendo, ano2012, nova, 0 km, valor a com-binar, aceito biz de menor va-lor. Tr. (45) 9986-5434.

BIZ ES, vendo, ano 2004/04, vermelha, baixa km, R$3.200,00. Tr. (45) 3281-1163com Lauro.

CB 300, vendo ou troco, ano2011, Honda, em ótimo estadode conservação, único dono,R$ 11.200,00, troco por motode menor valor. Tr. (45) 3252-4004 ou 9921-4172.

CB 500, vendo, ano 2000/01,toda revisada, R$ 14.000,00. Tr.(45) 8802-5408 com Dyno.

CB 500, vendo, ano 2001,vermelha, valor a combinar. Tr.(45) 9962-7008.

CB 500, vendo, ano 98, Hon-da, em ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 9941-9608.

CBX 200 STRADA, vendo, ano97, Honda, toda revisada, valor acombinar. Tr. (45) 9804-9201.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2005, R$ 5.800,00, troco oufinancio, parcelas de R$ 197,00.Tr. (45) 3254-1212 ou 9125-8847.

CG 150 ESD SPORT, vendo,ano 2010, completa, valor acombinar, troco ou financio,parcelas de R$ 169,00. Tr. (45)3254-1212 ou 9125-8847.

CG FAN 125, vendo, ano 97,preta, Honda, em excelenteestado de conservação, valorda tabela Fipe. Tr. (45) 9926-1202 com Darci.

CRF 230, vendo, ano 2009,Honda, com escape BRC, adesi-vada, R$ 9.000,00. Tr. (45) 8825-0580 ou 3254-2774 com Julio.

CRIPTON, vendo, ano 2004/04, c/ partida elétrica, pneu ebateria novos, em ótimo esta-do, R$ 2.600,00, aceito propos-tas. Tr. (45) 9989-0805.

HORNET, vendo, ano 2009/09, Honda, valor a combinar. Tr.(45) 9135-2478 com William.

TITAN 125, vendo, ano 2000,em ótimo estado, valor a combi-nar, parcelo pgto, aceito biz. Tr.(45) 9942-2738.

BICICLETA, vendo, Caloi100, com um ano de uso, valora combinar. Tr. (45) 9953-9038.

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 1995 à 2012

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503CNPJ: 10759805/0001-77

Page 35: 10-04-2012.pdf

Edição 3442 - O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 04/10/2012.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 05/10/2012

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CAMA ELÁSTICA, alugo,novas, valor a combinar. Tr.(45) 9982-2086 ou 8826-6542.

CARRETINHA, vendo, para3 motos, valor a combinar. Tr.(45) 9962-7008.

CERCA P/ RETIRAR DOLOCAL, vendo, 3.000 m dearame liso e 120 palanquesIpê, R$ 2.000,00. Tr. (45)9118-5677.

COMPRO buffet c/ 12 ou 15cubas quente, elétrico, mesas,cadeiras e balcão caixa, valora combinar. Tr. (45) 9955-6226com Anna.

COMPUTADOR, vendo, HD500 Gb Sata 3, 4 Gb memDDR3, monitor 18.5" LCD, gra-vador dvd, placa mãe AM 3,teclado, mouse, caixas desom, novo, garantia de 12 me-ses, R$ 900,00, condiçõesespeciais de pgto. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou (45) 8826-9446 (claro) com Cristiano.

CONTRATA-SE auxiliar demarcenaria, interessadsos.Tr. (45) 3254-9592 ou na De-talhe Móveis.

ESCAPE P/ TWISTER, ven-do, modelo Pro tork 788, semi-novo, R$ 170,00. Tr. (45) 9805-9085 com Leomar.

LANCHONETE DOGÃO ,vendo, com ótima clientela, óti-mo ponto, MCR, R$ 55.000,00.Tr. (45) 9113-1456.

LAVA SOFÁ , lavagem aseco, lava, estereliza e perfu-ma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, curtinas e persia-nas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÃO ,vendo, c/ ótima clientela, nocentro da cidade, próximo aoRimmava, valor a combinar. Tr.(45) 9989-3555.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, há 8 anos em MCR,centro, excelente clientela,valor a combinar, aceito ter-reno e carro. Tr. (45) 9987-1490 com Marcos.

LOJA, vendo ou troco, nocentro de MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9954-5812 ou8801-9886.

NOTEBOOK, vendo, AcerDual Core, HD 500 Gb, 5 Gbmem., tela 14" LED, gravadordvd, web cam, wireless,acompanha fonte e bateria,novo, garantia de 12 meses,R$ 1.100,00, condições espe-ciais de pgto. Tr. (45) 9940-1637 (tim) ou (45) 8826-9446(claro) com Cristiano.

PROCURO TRABALHOcomo diarista, também faço lim-pezas em geral, lavo paredese outros, interessados. Tr. (45)9941-9838 ou 9928-4284 comElenisse ou Marli.

TIJOLOS DE 1ª, vendo, óti-mo preço. Tr. (45) 9944-3958ou 9948-5053.

VENDO módulo soun digital,2.500 rms, usada e 2 alto fa-lantes eros 1.100 rms com ga-rantia, R$ 1.500,00 tudo. Tr.(45) 9928-9979.

COLHEITADEIRA, vendo outroco, NH 8040, ano 87, motorc/ 350 hr Mercedes, em ótimoestado, c/ 2 plataformas, con-dições 1 + 3 sem juros, trocopor caminhão truck. Tr. (45)9963-4407 com Gilberto.

JERICO TOBATA, vendo,motor B13, com tração reduzi-da, câmbio 4 marchas, cabine,valor a combinar, aceito pro-posta. Tr. (45) 9989-0805.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, convencional ou clo-nadas, de últ ima geração,plantio e manutenção, tambémtenho mudas nativas, valor acombinar. Tr. (45) 9903-0280ou 9945-9151.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, várias variedades, c/plantio e manutenção com-pleta, valor a combinar. Tr.(45) 8803-0231 ( t im) ou3254-2720 com Herton.

PLANTADEIRA , vendo,Planti Center, ano 2004, 9 li-nhas, articulada, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-1036.

VENDO bezerras e novi-lhas Holandesas provenien-tes de Carambeí e Castro,valor a combinar. Tr. (45)8423-1176 com Marcos.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para o empreendimento aseguir especificado:

EMPRESA: Vilson LauersdorfATIVIDADE: Suinocultura, porte médio, modali-

dade terminação.ENDEREÇO: Linha Braço do Norte, Distrito de

Planalto d’Oeste.MUNICÍPIO: Nova Santa Rosa.VALIDADE: 04/09/2011.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOVilson Lauersdorf torna público que requereu ao

IAP Renovação de Licença de Operação para empre-endimento de suinocultura, porte grande, implantadona Linha Braço do Norte, Distrito de Planalto d’Oeste,município de Nova Santa Rosa-PR.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para o empreendimento aseguir especificado:

EMPRESA: Marcelo KleisATIVIDADE: Suinocultura, porte pequeno, moda-

lidade terminação.ENDEREÇO: Linha Guamirin, distrito Sede.MUNICÍPIO: Nova Santa Rosa.VALIDADE: 09/07/2010.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE INSTALAÇÃOSamoel Jonas Golz torna público que requereu

ao IAP Renovação de Licença de Instalação paraempreendimento de suinocultura, porte pequeno,implantado na Linha Pietrowski, município de NovaSanta Rosa-PR.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Dirceu Jacó Moellmann torna público que re-quereu ao IAP Licença de Instalação para empreen-dimento de suinocultura, porte médio, a implantar-sena Linha Chapecó, município de Maripá, Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia para o empreendimento a seguirespecificado:

EMPRESA: Dirceu Jacó MoellmannATIVIDADE: Suinocultura, porte médio, modali-

dade terminação.ENDEREÇO: Linha Chapecó.MUNICÍPIO: Maripá.VALIDADE: 19/04/2013.

Page 36: 10-04-2012.pdf