1 banco do nordeste do brasil s. a. · um modelo de atuação que permita e garanta a...

95
1 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Para contribuir com o processo de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, o Banco cumpre o seu papel de agente catalisador do desenvolvimento regional integrado à política econômica do País, atuando como um instrumento do governo federal na Região para a execução de suas políticas públicas. Nesse contexto, entende que na relação com seus fornecedores é imprescindível a adoção de um modelo de atuação que permita e garanta a disseminação de boas práticas de gestão, o respeito aos direitos humanos, o cumprimento da legislação trabalhista e a conservação do meio ambiente. Nossa Missão Atuar como o banco de desenvolvimento da Região Nordeste. Nossa Visão Ser o banco preferido do Nordeste, reconhecido pela sua capacidade de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região. Como Atuamos Para o cumprimento de sua Missão e Visão, as ações do Banco estão apoiadas em suas diretrizes estratégicas, políticas de responsabilidade socioambiental e Código de Conduta Ética, em sintonia com as políticas públicas, princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Código de Ética O Código de Conduta Ética do Banco do Nordeste estabelece o compromisso institucional frente às relações com nossos empregados, clientes, acionistas, fornecedores e outros parceiros, governo e sociedade. No Código estão alinhados compromissos mútuos nas relações de trabalho, atendo-se, sempre, aos princípios e aos valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito. Relação com os Fornecedores e Outros Parceiros O Banco do Nordeste pauta seu relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços orientado pelo compartilhamento dos padrões morais e éticos e com base na valorização de iniciativas social e ambientalmente responsáveis. A seleção de fornecedores e prestadores de serviços é realizada com imparcialidade, transparência e preservação da qualidade e viabilidade econômica dos serviços prestados e dos produtos fornecidos, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos administrativos. O BNB, quando da contratação das empresas prestadoras de serviços, requer que essas empresas e seus empregados respeitem os princípios e valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito mútuo nas relações de trabalho, enquanto perdurar o contrato.

Upload: others

Post on 09-Feb-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Para contribuir com o processo de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, o Banco cumpre o seu papel de agente catalisador do desenvolvimento regional integrado à política econômica do País, atuando como um instrumento do governo federal na Região para a execução de suas políticas públicas. Nesse contexto, entende que na relação com seus fornecedores é imprescindível a adoção de um modelo de atuação que permita e garanta a disseminação de boas práticas de gestão, o respeito aos direitos humanos, o cumprimento da legislação trabalhista e a conservação do meio ambiente. Nossa Missão Atuar como o banco de desenvolvimento da Região Nordeste. Nossa Visão Ser o banco preferido do Nordeste, reconhecido pela sua capacidade de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região. Como Atuamos Para o cumprimento de sua Missão e Visão, as ações do Banco estão apoiadas em suas diretrizes estratégicas, políticas de responsabilidade socioambiental e Código de Conduta Ética, em sintonia com as políticas públicas, princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Código de Ética O Código de Conduta Ética do Banco do Nordeste estabelece o compromisso institucional frente às relações com nossos empregados, clientes, acionistas, fornecedores e outros parceiros, governo e sociedade. No Código estão alinhados compromissos mútuos nas relações de trabalho, atendo-se, sempre, aos princípios e aos valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito. Relação com os Fornecedores e Outros Parceiros O Banco do Nordeste pauta seu relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços orientado pelo compartilhamento dos padrões morais e éticos e com base na valorização de iniciativas social e ambientalmente responsáveis. A seleção de fornecedores e prestadores de serviços é realizada com imparcialidade, transparência e preservação da qualidade e viabilidade econômica dos serviços prestados e dos produtos fornecidos, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos administrativos. O BNB, quando da contratação das empresas prestadoras de serviços, requer que essas empresas e seus empregados respeitem os princípios e valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito mútuo nas relações de trabalho, enquanto perdurar o contrato.

2

Atendimento à Legislação e às Normas O Banco do Nordeste exige e cumpre, em seu processo de aquisição de bens e contratação de serviços, o atendimento à legislação vigente, em especial a Lei n° 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos), e legislação correlata, conforme a modalidade licitatória e o objeto pretendido: Lei n° 10.520/2002, Lei Complementar n° 123/06, Decreto n° 7.174/2010, Decreto n° 8.538/2015, Decreto n° 5.450/2005, Decreto n° 3.555/2000, dentre outras. O Banco do Nordeste também veda a participação de empresas que estejam sob pena de interdição de direitos previstos na Lei n° 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) em suas licitações. Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Em cumprimento do disposto no Manual Básico – Recursos Logísticos – Título 2 do Banco, veda-se nos processos licitatórios a participação de empresas que mantenham em seus quadros trabalhadores em condições análogas à de escravo. Ademais, o Banco explicita em cláusula específica, nos contratos com fornecedores, Termos de Parceria, Acordos, Convênios e demais instrumentos contratuais, o combate ao trabalho em condições análogas à de escravo. Assim, não é permitida a contratação ou manutenção de contratos com fornecedores que tenham sido autuados por manterem trabalhadores em condições análogas à de escravidão. Abolição Efetiva do Trabalho Infantil O Banco do Nordeste observa os direitos fundamentais no trabalho definidos pelas convenções e declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) e outras leis, normas e resoluções contra o trabalho infantil. Combate à Corrupção em todas as suas Formas Na realização de seus negócios, o Banco do Nordeste observa os princípios éticos organizacionais consubstanciados em seu Código de Conduta Ética, Estatuto Social, normas da Área de Desenvolvimento Humano e legislação aplicável. Valorização da Diversidade O Banco do Nordeste respeita e valoriza a diversidade de qualquer natureza, dispensando tratamento equânime a todas as pessoas, sem preconceito de origem social, cultural, étnica ou relativo a gênero, idade, religião, convicção filosófica ou política, orientação sexual, estado civil, condição física, psíquica ou grau de escolaridade, repudiando toda e qualquer forma discriminatória. Nesse sentido, desenvolve ações relacionadas à Valorização da Diversidade, contemplando os temas Equidade de Gênero, Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial. Também participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

3

Adoção de Critérios de Sustentabilidade nas Compras e Contratações do BNB Nos editais e minutas de contratos em geral, o Banco preza pelo atendimento da legislação que recomenda a adoção de critérios de sustentabilidade nas especificações dos bens a serem fornecidos e a exigência de práticas sustentáveis por parte das empresas contratadas na execução dos serviços, mormente o Decreto n° 7.746/2012 e a Instrução Normativa SLTI n° 1/2010, e demais dispositivos legais pertinentes à matéria. Destarte, desde que justificável e preservado o caráter competitivo do certame, as licitações promovidas pelo Banco seguem as diretrizes de sustentabilidade expressas no art. 4° daquele Decreto, a saber: • menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; • preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local; • maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia; • maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local; • maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; • uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais; e • origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras. Como consequência, nos instrumentos convocatórios que tenham por objeto o fornecimento de bens, por exemplo, constatada a presença dos requisitos referentes à justificativa e à competitividade referidos no parágrafo anterior, são incluídos critérios de sustentabilidade, os quais passam a integrar as especificações técnicas dos bens. No que se refere aos contratos, dentre as obrigações gerais do contratado consta a exigência da adoção de práticas de sustentabilidade na execução dos serviços, de modo a prevenir ações danosas ao meio ambiente, em observância à legislação vigente, principalmente no que se refere aos crimes ambientais, contribuindo para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Adicionalmente, também é obrigação do contratado orientar e capacitar os prestadores de serviços, fornecendo informações necessárias para a perfeita execução dos serviços, incluindo noções de responsabilidade socioambiental. Além da adoção dos critérios e práticas de sustentabilidade já mencionados, outros podem ser adotados conforme a natureza do objeto a ser contratado. Neste caso, as exigências e/ou obrigações referentes aos critérios e práticas de sustentabilidade são amoldadas às peculiaridades de cada objeto.

Diretoria de Administração

Superintendência de Logística

Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística

4

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 2018/005 O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará através do sítio www.comprasnet.gov.br, às 09h do dia 05/04/2018, mediante Pregoeiro(a) designado(a) pelo Comitê Gestor da Superintendência de Logística, em 26/01/2018, licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preçoglobal ,sob o regime de empreitada por preço global, objetivando a contratação dos serviços descritos no item 1 deste Edital. A presente licitação obedecerá às disposições fixadas neste Edital e seus Anexos e será regida pela Lei nº 10.520, de 17/7/2002, pelo Decreto nº 5.450, de 31/5/2005, pela Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, pela Lei n° 12.846, de 1°/8/2013, pelo Decreto nº8.538, de 6/10/2015, pelo Decreto nº 7.174, de 12/5/2010, e demais dispositivos legais pertinentes à matéria, aplicando-se, subsidiariamente, as normas da Lei nº 8.666, de 21/6/1993. 1. DO OBJETO

1.1. Contratação de Solução de Armazenamento Externo para os sítios primário e secundário do

Banco do Nordeste, envolvendo o fornecimento de subsistema de disco externo, subsistema de virtualização de armazenamento, comutadores de núcleo e cabeamento estruturado para a rede de armazenamento - SAN (StorageArea Network), capacitação da equipe técnica, serviços de implantação da Solução e migração de dados legados e serviço de garantia e assistência técnica pelo período de até 60 (sessenta) meses, em conformidade com as especificações técnicas e condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar desta licitação empresas que atendam integralmente às condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

2.2. Será admitida a formação de consórcio, em conformidade com o estabelecido no subitem 8.3

deste Edital. 2.3. É vedada a participação de empresas:

2.3.1. em recuperação judicial ou em processo de falência, sob concurso de credores, em

dissolução ou em liquidação; 2.3.2. que estejam suspensas de licitar e impedidas de contratar com o Banco do Nordeste

ou que tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública;

2.3.3. que estejam impedidas de licitar e de contratar com a União; 2.3.4. impedidas nos termos do art. 9º da Lei nº 8.666/1993; 2.3.5. estrangeiras que não funcionem no País; 2.3.6. que mantenham em seus quadros trabalhadores em condições análogas à de

escravo; 2.3.7. que estejam sob pena de interdição de direitos previstos na Lei n° 9.605, de

12/2/1998 (Lei de Crimes Ambientais); 2.3.8. integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham

diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais,

5

tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum;

2.3.9. cujo(s) sócio(s), dirigente(s), administrador(es), seja(m) empregado(s) do Banco do

Nordeste ou possua(m) vínculo familiar (cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau) com: i) empregados detentores de cargo comissionado que atuem em área do Banco do Nordeste com gerenciamento sobre o contrato ou sobre o serviço objeto da presente licitação;ii) empregados detentores de cargo comissionado que atuem na área demandante da licitação;iii) empregados detentores de cargo comissionado que atuem na área que realiza a licitação;iv) autoridade do Banco do Nordeste hierarquicamente superior às áreas mencionadas.

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1. Os licitantes ou seus representantes legais deverão estar previamente credenciados junto ao órgão provedor do sistema eletrônico.

3.2. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e

intransferível, para acesso ao sistema eletrônico no sítio www.comprasnet.gov.br. 3.3. O credenciamento do licitante dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de

Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, e cujo objeto social seja pertinente e compatível com o objeto desta licitação.

3.4. A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer pregão na forma

eletrônica, salvo quando cancelada por solicitação do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SICAF.

3.5. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor

do sistema, para imediato bloqueio de acesso. 3.6. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo

qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao Banco do Nordeste, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.7. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante

ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão na forma eletrônica.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS 4.1. A proposta e seus anexos, quando for o caso, serão encaminhados por meio do sistema

eletrônico “comprasnet”, via Internet. 4.2. Quando do envio de sua proposta, o licitante deverá pronunciar-se quanto às seguintes

declarações, na forma padrão apresentada pelo sistema ‘comprasnet’: 4.2.1. de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em

conformidade com as exigências previstas neste Edital; 4.2.2. de inexistência de fato superveniente impeditivo de habilitação;

6

4.2.3. de que não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre ou menores de 16 anos em qualquer trabalho, salvo a partir de 14 anos na condição de aprendiz;

4.2.4. de que atende aos requisitos do art. 3º da lei complementar nº 123/2006, caso queira

valer-se do tratamento diferenciado conferido às microempresas e às empresas de pequeno porte pela referida lei e no Decreto n° 8.538/2015;

4.2.5. de que atende aos requisitos do art. 5° (incisos I, II e III) do Decreto n° 7.174/2010,

caso queira valer-se do direito de preferência conferido aos fornecedores de bens e serviços de informática e automação;

4.2.6. de que sua proposta foi elaborada de forma independente.

4.3. A declaração falsa relativa ao cumprimento do disposto nos subitens 4.2.1 a 4.2.6 sujeitará o

licitante às sanções previstas neste Edital (art. 21, § 3º do Decreto nº 5.450/2005). 4.4. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no

sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras sua proposta e subsequentes lances, se for o caso.

4.5. Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão

pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.6. A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa do licitante e subsequente encaminhamento da PROPOSTA, a partir do dia da divulgação deste Edital até data e horário estabelecidos no preâmbulo deste Edital, exclusivamente pelo sítio eletrônico www.comprasnet.gov.br.

4.7. Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente

apresentada. 4.8. A propostadeverá indicar o preço global, obtido pelo somatório dos preços indicados nos

subitens 4.8.1 a 4.8.4, elaborada na forma do Anexo IX - Modelo de Proposta:

4.8.1.preço total dos componentes de hardware;

4.8.2.preço total dos componentes de software;

4.8.3. preço total dos serviços de implantação da solução, migração de dados e de treinamento;

4.8.4. preço total nominal dos serviços de assistência técnica, pelo período de 60

(sessenta) meses;

4.8.4.1. para efeito de apresentação da proposta e por ocasião dos lances, o proponente deverá utilizar o valor presentedos serviços de assistência técnica, pelo período de 60 (sessenta) meses, obtido pela aplicação do desconto correspondente à taxa overselic, no período previsto para os pagamentos;

4.8.4.1.1. para fins de apuração do valor presente dos serviços de

assistência técnica, pelo período de60 (sessenta) m eses, os licitantes deverão obrigatoriamente utilizar a seguinte fórmula:

7

VALOR PRESENTE =

PREÇO TOTAL NOMINAL DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, PELO PERÍODO DE 60 (SESSENTA) MESES X 0,818960(1)

(1) fator de desconto corresponde à taxa overselic média,

projetada pelo Banco Central para o período dos pagamentos;

4.8.4.1.2. para fins de contratação e consequente pagamento, será

utilizado o preço total nominal dos serviços de assistência técnica, pelo período de 60 (sessenta) meses, resultante do lance final vencedor.

4.9. Na elaboração da proposta o licitante deverá considerar:

4.9.1. conformidade com as disposições constantes do Anexo I - Termo de Referência ; 4.9.2. inclusão de todos os custos dos serviços, tais como: despesas administrativas,

impostos/taxas, encargossociais,trabalhistas, previdenciários, securitários, tributários, despesas de transportes, alimentação,diária, mão de obra, literaturatécnica, atualizações, manuaisdidáticos,seguros e lucro, bemcomooutroscustos decorrentes ouque venham a serdevidosemrazão da contratação objeto deste Edital, não cabendo ao Banco do Nordeste, quaisquer custos adicionais, representando compensação integral pela prestação dos serviços;

4.9.2.1. acerca dos impostos, para as entregas a serem realizadas no Estado do

Ceará, o licitante deverá considerar, especialmente, o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), conforme Decreto nº 30.542, de 23/5/2011 e demais dispositivos legais pertinentes à matéria (RECOLHIMENTO ICMS), do Governo do Estado do Ceará, acessar o site www.sefaz.ce.gov.br;

4.9.3. prazos de disponibilização dos produtos e serviços da solução, conforme estabelecido

no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de A rmazenamento Externo;

4.9.4. prazo de validade de 60 (sessenta) dias, contado da abertura deste Pregão.

4.10. Não poderá ser alterado o conteúdo da proposta apresentada, ressalvadas as alterações que se destinem a sanar evidentes erros formais, as quais deverão ser avaliadas pelo Pregoeiro.

5. DA ABERTURA E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE PRE ÇOS 5.1. Na data e horário estabelecidos no preâmbulo deste Edital, terá início a sessão pública com a

divulgação dos valores das propostas eletrônicas recebidas, não havendo nesse momento a identificação dos participantes, o que só ocorrerá após o encerramento dessa etapa, conforme regras estabelecidas neste Edital e em cumprimento com as normas vigentes.

5.2. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam

em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital. 5.3. O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo Pregoeiro, sendo que

somente estas participarão da fase de lance.

8

6. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES 6.1. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por

meio do sistema eletrônico, sendo o licitante imediatamente informado do seu recebimento e do valor consignado no registro.

6.2. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado para abertura

da sessão e as regras estabelecidas neste Edital. 6.3. O intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior a 20 (vinte)

segundos e o intervalo entre lances não poderá ser inferior a 3 (três) segundos. 6.4. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo

sistema. 6.5. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido

e registrado primeiro. 6.6. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do

valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante. 6.7. No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico

permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

6.7.1. Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a

sessão do pregão será suspensa e terá reinício somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

6.8. A etapa de lances da sessão pública será encerrada, por decisão do Pregoeiro, mediante

aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema eletrônico aos licitantes, após o que transcorrerá período de tempo de zero até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado também pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

7.1. Encerrada a etapa de lances, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar

quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação. 7.1.1. Para classificação e julgamento das propostas será adotado o critério de menor

preço global , consoanteAnexo IX - Modelo de Proposta, observado o disposto no subitem 7.1.1.1, que servirá de baseparaformulação da proposta, oferta de lances, bemcomoparadefinição do vencedor.

7.1.1.1. O menor preço global corresponderá à soma dos valores referentes ao

preço total dos componentes de hardware (subitem 4.8.1), componentes de software (subitem 4.8.2), e serviços de implantação da solução, migração de dados e de treinamento (subitem 4.8.3) e com o valor presente dos serviços de assistência técnica, pelo período de 60 (sessenta) meses (subitem 4.8.4.1).

7.1.1.1.1. O valor presente dos serviços de assistência técnica, pelo

período de 60 (sessenta) meses, corresponderá ao somatório de cada uma das 60 (sessenta) parcelas mensais definidas pelo

9

licitante, descontada à taxa média over selic projetada pelo Banco Central para o período compreendido da data estabelecida para apresentação da proposta de preços até a data do vencimento de cada uma das parcelas (na forma estabelecida no subitem 4.8.4.1.1).

7.2. Caso a proposta não seja aceitável, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente,

verificando a sua aceitabilidade, na ordem de classificação e, assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital.

7.3. Após a fase de lances se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por

microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e do Decreto nº 8.538, de 6/10/2015, e houver proposta(s) apresentada(s) por licitante(s) que detenha(m) essa condição, igual(is) ou até 5% (cinco por cento) superior(es) à proposta mais bem classificada, caracterizando-se dessa forma uma situação de empate, proceder-se-á da seguinte forma:

7.3.1. a ME ou EPP melhor classificada no intervalo percentual de até 5% (cinco por cento),

definido nos termos do subitem 7.3, será convocada automaticamente pelo sistema eletrônico para, desejando, apresentar nova proposta de preço inferior àquela classificada com o menor preço ou lance, no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão;

7.3.1.1. é de responsabilidade do licitante a sua conexão com o sistema eletrônico,

durante o prazo acima referido, para o exercício do direito sob comento;

7.3.2. não sendo exercido o direito de preferência pela primeira ME ou EPP, na forma do subitem 7.3.1, serão convocadas automaticamente pelo sistema eletrônico as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do subitem 7.3, na ordem classificatória, com vistas ao exercício do mesmo direito.

7.4. Observado o direito de preferência objeto do subitem 7.3, também será assegurada

preferência na contratação aos licitantes enquadrados nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248, de 1991, regulado pelo art. 5º, do Decreto n° 7.174/2010, observada a seguinte ordem:

7.4.1. bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o

Processo Produtivo Básico (PPB), na forma definida pelo Poder Executivo Federal; 7.4.2. bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País; e 7.4.3. bens e serviços produzidos de acordo com o PPB, na forma definida pelo Poder

Executivo Federal.

7.4.1.1. As microempresas e empresa de pequeno porte que atendam ao disposto no subitem 7.4, terão prioridade no exercício do direito de preferência em relação às médias e grandes empresas enquadradas no mesmo subitem.

7.5. O exercício do direito de preferência disposto no subitem 7.4, será concedido aos licitantes

cujas propostas finais estejam situadas até 10% (dez por cento) acima da melhor proposta válida, conforme o critério de julgamento, observando-se o disposto a seguir:

7.5.1. convocaçãoautomática, pelo sistema eletrônico , dos licitantes classificados que

estejam enquadrados no subitem 7.4.1, na ordem de classificação, para que possam oferecer nova proposta ou novo lance para igualar ou superar a melhor proposta válida , caso em que será declarado vencedor do certame;

10

7.5.2. caso a preferência não seja exercida na forma do subitem anterior, por qualquer motivo, serão convocadas as empresas classificadas que estejam enquadradas no subitem 7.4.2, na ordem de classificação, para a comprovação e o exercício do direito de preferência, aplicando-se a mesma regra para o subitem 7.4.3;

7.5.3. é de responsabilidade do licitante a sua conexão com o sistema eletrônico, durante o

prazo estabelecido pelo sistema eletrônico, para o exercício do direito sob comento. 7.6. Na hipótese em que nenhum dos licitantes preencha os requisitos elencados no subitem 7.4,

prevalecerá o resultado inicialmente apurado pelo sistema eletrônico. 7.7. A comprovação do atendimento ao PPB dos bens de informática e automação ofertados será

feita mediante apresentação do documento comprobatório da habilitação à fruição dos incentivos fiscais regulamentados pelo Decreto nº 5.906, de 26 de setembro de 2006 ou pelo Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006, podendo ser feita da seguinte forma:

7.7.1. eletronicamente, por meio de consulta ao sítio eletrônico oficial do Ministério da

Ciência e Tecnologia ou da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA; ou

7.7.2. por documento expedido para esta finalidade, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

ou pela SUFRAMA, mediante solicitação do licitante. 7.8. O Pregoeiro poderá negociar diretamente com o licitante para que seja obtido preço melhor.

7.8.1. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

7.9. O licitante que ofertou o menor preço obriga-se a encaminhar ao BANCO, em arquivo único

e “zipado”, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema comprasnet , no prazo máximo de 2 (duas) horas contado da solicitação do Pregoeiro:

7.9.1. a proposta de preço ajustada ao valor do seu último lance ofertado ou resultante de

negociação, na forma do Anexo IX - Modelo de Proposta, em formato Word (.doc ou .docx) ou Excel (.xls ou .xlsx);

7.9.2. descrição detalhada e o desenho da topologia da Solução ofertada;

7.9.2.1. a descrição deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: marca, modelo, descrição, quantidade e partnumber de todos os componentes da Solução;

7.9.2.2. o desenho deverá conter diagramas que permitam entender as conexões

lógicas e físicas da Solução. Os diagramas deverão contemplar, no mínimo, as seguintes informações: conexões da Solução com os ativos do Banco, conexões entre os componentes da Solução e conexões entre os sítios primário e secundário;

7.9.3. relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS

(Input/Output per seconds) requeridos no Anexo II, para comprovação do índice de desempenho do Subsistema de Virtualização da Solução;

7.9.3.1. paraatendimento do disposto no subitem 7.9.3, deverão ser considerados os

detalhes técnicos da Solução ofertada assumindo, para esse fim específico (cálculo do índice de desempenho), que os discos poderão estar ligados diretamente no Subsistema de Virtualização;

11

7.9.3.2. não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou similares;

7.9.3.3. deverá ser informada a ferramenta utilizada;

7.9.4. relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS

(Input/Output per seconds) requeridos, para comprovação do índice de desempenho do Subsistema de Disco;

7.9.4.1. para atendimento do disposto no subitem 7.9.4, deverão ser considerados os

detalhes técnicos da Solução ofertada;

7.9.4.2. não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou similares;

7.9.4.3. deverá ser informada a ferramenta utilizada;

7.9.5. termo de compromisso do licitante, assegurando atendimento local durante o período contratual, referente aos serviços de assistência técnica e suporte técnico, através de Centro de Atendimento Técnico – CAT, estabelecido na cidade de Fortaleza-CE;

7.9.5.1. caso o licitante não disponha de CAT estabelecido na cidade de Fortaleza-

CE, deverá apresentar correspondência comprometendo-se a ali instalar, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias do início do Contrato, Centro de Atendimento Técnico – CAT;

7.9.5.2. serão aceitos como CAT:

7.9.5.2.1. centro de atendimento técnico do fabricante ou do próprio licitante

/ filial do licitante (credenciados pelo fabricante); 7.9.5.2.2. empresa autorizada (credenciada pelo licitante e homologada

pelo fabricante); 7.9.5.2.3. técnicos residentes (credenciados pelo licitante e homologados

pelo fabricante).

7.10. Não serão considerados proposta e documentos entregues após o prazo definido no subitem 7.9 deste Edital.

7.11. O licitante que não atender ao disposto no subitem 7.9 terá sua proposta desclassificada,

ficando também sujeito à aplicação das penalidades legais cabíveis, consoante subitem 13.1 deste Edital.

7.12. Constituirá motivo para a desclassificação de propostas:

7.12.1. cotação de preços excessivos ou manifestamente inexequíveis, assim considerados

aqueles que não venham a ter demonstrada a sua viabilidade através de documentação que comprove sua coerência com os preços de mercado;

7.12.2. não cotação de preço para todos os itens;

7.12.3. descumprimento de qualquer dos requisitos estabelecidos neste Edital e seus

anexos.

12

7.13. A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

7.14. Confirmada a aceitabilidade da proposta, o Pregoeiro divulgará o resultado do julgamento e

solicitará os documentos de habilitação do licitante classificado em primeiro lugar, na forma do item 8 - DA HABILITAÇÃO.

7.15. Os licitantes deverão permanecer logados no Sistema Eletrônico até a conclusão do

certame,salvo interrupções/adiamentos informados pelo Pregoeiro, para que o mesmo possa convocá-los, na ordem de classificação e por meio do Chat, em especial nas seguintes situações:

7.15.1. desclassificação de proposta por enquadramento no disposto nos subitens 7.11 e

7.12; 7.15.2. inabilitação de licitante.

7.16. O licitante que abandonar o certame, deixando de enviar a documentação exigida, será

desclassificado e sujeitar-se-á às sanções prevista s neste Edital. 7.17. O não encaminhamento da documentação afeta a proposta, após a convocação pelo(a)

Pregoeiro(a), conforme prazo estipulado no subitem 7.9 deste Edital, caracteriza desistência e o licitante será desclassificado e su jeitar-se-á às sanções previstas neste Edital.

7.18. Após a abertura da sessão pública do pregão, não caberá desistência de proposta, salvo se

por motivo justo, devidamente comprovado, decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

7.18.1. Não restando comprovado o atendimento ao requisito fixado no subitem 7.18

acima ,o LICITANTE DESISTENTE ficará sujeito à aplicação das sanções previstas neste Edital.

8. DA HABILITAÇÃO 8.1. A habilitação do proponente será verificada mediante as formas abaixo:

8.1.1. consultas “on-line” relacionadas a seguir:

8.1.1.1. ao Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF com vistas à:

8.1.1.1.1. comprovação da regularidade fiscal e da boa situação

Financeira da Empresa, esta última demonstrada pela apresentação dos índices de Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral com resultado superior a 1 (um);

i) caso não fique demonstrada a boa situação financeira da

empresa por meio da consulta “online” no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, o licitante deverá comprovar os índices de liquidez superiores a 1 (um) através do balanço patrimonial, na forma do subitem 8.1.2.4;

13

8.1.1.1.2. verificação da composição societária do licitante, a fim de se certificar de que não há entre os sócios servidores do próprio BANCO (Acórdão TCU n° 1.793/2011 – Plenário);

8.1.1.2. aos cadastros abaixo , com vistas à verificação de que inexistem registros

impeditivos da contratação do licitante (Acórdão TCU n° 1.793/2011 – Plenário e 2.218/2011 – TCU – Plenário):

8.1.1.2.1. Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e

Suspensas (Ceis) e Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br, nos links “Ceis” e “CNEP”, respectivamente);

8.1.1.2.2. Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de

Improbidade Administrativa disponível no Portal do CNJ (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php);

8.1.1.3. à Lista de Inidôneos do Tribunal de Contas da União - TCU (disponível

em: http://portal.tcu.gov.br/responsabilizacao-publica/licitantes-inidoneas/) com vistas à confirmação de que o licitante não consta na referida lista como inidôneo para participar de licitações realizadas pela Administração Pública Federal;

8.1.2. apresentação dos documentos a seguir relacionados , a serem encaminhados,

preferencialmente, via Sistema Comprasnet ou, caso não seja possível, para o [email protected], no prazo máximo de 2 (duas) horas contado da solicitação do Pregoeiro, com posterior encaminhamento dos originais ou cópias autenticadas, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contado da data do encerramento do Pregão:

8.1.2.1. atestado(s) de capacidade técnica, expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de

direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão para desempenho de atividade compatível com o objeto deste Edital;

8.1.2.1.1. atividade compatível deve ser compreendida como o

fornecimento de Solução de Armazenamento Externo com capacidade de, no mínimo, um terço da capacidade ofertada na proposta;

8.1.2.2. Termo de Vistoria Técnica , na forma do Anexo VII, ou, caso o licitante

opte por não realizar a vistoria técnica, deverá apresentar, em substituição ao referido documento, Declaração de Conhecimento , conforme Anexo VIII, de que possui pleno conhecimento do objeto, das condições e das peculiaridades inerentes à natureza dos trabalhos a serem executados;

8.1.2.2.1. a vistoria terá por finalidade facilitar a elaboração da proposta de

Solução, inclusive no tocante à quantidade do cabeamento a ser fornecido, a ser realizada presencialmente nos sítios primário e secundário do Banco, em conformidade com os termos constantes do Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo ;

8.1.2.2.2. o licitante não poderá posteriormente alegar o desconhecimento

do ambiente físico e lógico do Banco para deixar de cumprir obrigação contratual ou justificar qualquer acréscimo de valores

14

em sua planilha de custos ou ainda apresentar proposta que não seja exequível;

8.1.2.2.3. as visitas deverão ocorrer até o 3º (terceiro) dia útil anterior a

abertura inicial do pregão no horário compreendido entre 8h e 14h;

8.1.2.2.4. durante a vistoria não será permitido ao licitante fazer qualquer

registro automático de imagens, inclusive fotografia e filmagem; 8.1.2.2.5. as informações observadas pelos licitantes serão de cunho

confidencial e deverão se destinar exclusivamente para auxiliar na elaboração das respectivas propostas não sendo permitida o compartilhamento nem a divulgação do material produzido pelo licitante;

8.1.2.2.6. cada licitante terá direito a uma única visita sendo a sua duração

condicionada ao tempo máximo de 2 (duas) horas que ocorrerá de forma exclusiva, ou seja, um licitante por vez;

8.1.2.2.7. as visitas serão acompanhadas pela equipe técnica do Banco

que, durante o prazo da visita, poderá informar verbalmente sobre as questões técnicas que julgar convenientes;

8.1.2.2.8. todos os custos decorrentes do procedimento de vistoria serão

de inteira responsabilidade e às expensas do licitante; 8.1.2.2.9. ao término da vistoria, o representante do licitante deverá

assinar e entregar ao funcionário do Banco responsável pela condução da vistoria um termo de compromisso e confidencialidade relativo às informações colhidas, conforme modelo constante do Anexo VII-A;

8.1.2.2.10. o licitante interessado deverá realizar agendamento prévio pelo

correio eletrônico [email protected] ou [email protected], no prazo mínimo de 2 (dois) dias úteis anteriores ao dia da visita;

8.1.2.3. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT, ou Positiva com efeito

de Negativa, em cumprimento ao disposto na Lei n.º 12.440, de 7/7/2011, caso não seja contemplada no SICAF ;

8.1.2.3.1. para fins de habilitação, será considerada a CNDT mais

atualizada , conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho – TST , ratificada pela orientação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ;

8.1.2.4. comprovação de patrimônio líquido ou capital social mínimo correspondente

a 10% (dez por cento) do valor total da proposta,no caso de o licitante apresentar resultado igual ou inferior a 1(um) nos índices Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral , através da apresentação do Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios;

15

8.1.2.4.1. a comprovação estabelecida no subitem anterior deverá ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais;

8.1.2.4.2. quando o licitante for empresa constituída há menos de

12(doze) meses, o Balanço Patrimonial poderá ser o de abertura ou intermediário;

8.1.2.4.3. somente será considerado na forma da lei o Balanço Patrimonial

que esteja assinado por contabilista legalmente habilitado e por responsável pela empresa, e seja apresentado em uma das formas a seguir:

i) original ou cópia autenticada de publicação em jornal de

grande circulação ou em Diário Oficial; ou ii) original ou cópia autenticada de exemplar registrado ou

autenticado pela Junta Comercial da sede do licitante, quando se tratar de empresa comercial, ou autenticado em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade civil; ou

iii) por cópia autenticada de sua transcrição no livro Diário, em

que se comprove o registro pela Junta Comercial da sede do licitante, quando se tratar de empresa comercial, ou a autenticação em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade civil, acompanhada, obrigatoriamente, de cópia autenticada dos Termos de Abertura e de Encerramento do respectivo livro;

8.1.4. comprovação da habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômico-

financeira, caso o licitante não se encontre com o cadastrament o atualizado no SICAF:

8.1.4.1. relativamente à HABILITAÇÃO JURÍDICA :

8.1.4.1.1. registro mercantil, no caso de empresa individual; 8.1.4.1.2. ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente

registrado, acompanhado de documentos comprobatórios da eleição de seus administradores, no qual deverá constar, dentre os objetivos sociais, a execução de atividades da mesma natureza ou compatíveis com o objeto da licitação;

8.1.4.1.3. inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis,

acompanhada de prova de diretoria em exercício; 8.1.4.1.4. decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade

estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

8.1.4.2. relativamente à REGULARIDADE FISCAL :

16

8.1.4.2.1. prova de regularidade para com as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante;

i) para fins de comprovação da regularidade para com a

Fazenda Federal, deverá ser apresentada certidão expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, referente a todos os tributos federais e à Dívida Ativa da União – DAU por elas administrados;

ii) para fins de comprovação da regularidade para com as

Fazendas Estadual e Municipal deverão ser apresentadas certidões emitidas pelas Secretarias competentes do Estado e do Município, respectivamente;

8.1.4.2.2. Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de

Serviço – FGTS, emitido pela Caixa Econômica Federal;

8.1.4.3. relativamente à QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA :

8.1.4.3.1. balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, na forma dos subitens 8.1.2.4.2 e 8.1.2.4.3.

8.2. Todos os documentos apresentados para habilitação deverão estar:

8.2.1. em nome da matriz, se o licitante for a matriz e, efetivamente, for o prestador dos serviços;

8.2.2. em nome da filial, se o licitante for a filial e, efetivamente, for o prestador dos serviços; 8.2.3. em nome da matriz e da filial, se o licitante for a matriz, mas a filial seja a efetiva

prestadora dos serviços ou vice-versa;

8.2.3.1. serão dispensados da filial aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz;

8.2.3.2. o(s) atestado(s) de capacidade técnica poderá(ão) ser apresentado(s) em

nome e com CNPJ da matriz e/ou da(s) filial(ais) do licitante.

8.3. No caso de licitante em consórcio, as empresas consorciadas terão de satisfazer, individualmente, às condições de habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica, admitindo-se, para efeito de qualificação técnica, o somatório dos quantitativos de cada consorciado, e, para efeito de qualificação econômico-financeira, o somatório dos valores de cada consorciado, na proporção de sua participação.

8.3.1. A empresa líder e as empresas integrantes do consórcio deverão apresentar todos os

documentos para habilitação constantes dos subitens 8.1.1 a 8.1.2.4.3, ressalvado o referido no subitem 8.1.2.1, onde será admitido o somatório dos atestados de qualificação técnica de cada consorciada no consórcio, nos subitens 8.1.2.2 e8.1.2.3, que deverão ser apresentados apenas pela empresa líder, e no subitem 8.1.2.4, onde será admitido o somatório dos valores de cada consorciado, na proporção de sua participação.

17

8.3.1.1. O consórcio deverá apresentar, além daqueles referentes à habilitação, os seguintes documentos:

8.3.1.1.1. comprovação do compromisso público ou particular de

constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados, no qual constem as seguintes condições:

i) indicação da empresa líder responsável pelo consórcio, a

qual deverá atender às condições de liderança e será a representante do consórcio perante o BANCO para fins de consultas e apresentação de soluções definitivas dos problemas. A empresa líder responsável pelo consórcio deverá comprovar amplos poderes para representar o consórcio em todas as fases da licitação, podendo, inclusive, interpor e desistir de recursos, firmar o Contrato e praticar todos os atos necessários ao fiel cumprimento do objeto desta licitação;

ii) composição do consórcio; iii) objetivo do consórcio; iv) a proporção econômica e financeira da respectiva

participação de cada consorciado e a obrigação de cada um dos consorciados em relação ao objeto da licitação;

v) responsabilidade individual e solidária das consorciadas,

pelos atos praticados e pelas obrigações assumidas sob o consórcio, em relação à licitação e, posteriormente, no decorrer da execução do Contrato;

vi) declaração de que, caso o consórcio seja vencedor da

licitação, as empresas participantes promoverão a constituição e o respectivo registro do consórcio na Junta Comercial ou no Cartório de Títulos e Documentos do local onde figurar sua sede, comprovando tal providência no ato da formalização dos instrumentos contratuais;

8.3.1.2. para fins de qualificação econômico-financeira, cada uma das empresas

deverá atender aos índices contábeis definidos neste Edital, conforme subitem 8.1.1, ou, na ocorrência do previsto no subitem 8.1.2.4, será admitido o somatório dos valores referentes ao patrimônio líquido das empresas consorciadas, nos montantes exigidos naquele subitem, observado o mesmo percentual de participação no consórcio;

8.3.1.3. no consórcio entre empresas brasileiras e estrangeiras, a liderança caberá,

obrigatoriamente, à empresa brasileira; 8.3.1.4. o consórcio vencedor do certame, antes da celebração do Contrato, deverá

promover a constituição e o registro do consórcio, em conformidade com os termos do compromisso referido no subitem 8.3.1.1.1.vi ;

8.3.1.5. a inabilitação individual de qualquer uma das empresas consorciadas

implicará a inabilitação do consórcio;

18

8.3.1.6. as empresas consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações do consórcio nas fases de licitação e durante a vigência do Contrato;

8.3.2. relativamente à formação do consórcio, deverá ser observado o seguinte:

8.3.2.1. o consórcio não deverá ter sua composição ou constituição alteradas ou, sob

qualquer forma modificadas, sem a prévia anuência do BANCO, até o término da vigência do Contrato que venha a ser celebrado;

8.3.2.2. o consórcio não poderá se constituir em pessoa jurídica distinta da de seus

membros, nem ter denominação própria ou diferente da dos consorciados; 8.3.2.3. o consórcio, representado pelas empresas que o integram, deverá atender às

exigências incluídas nas condições de participação da licitação.

8.4. A comprovação da regularidade fiscal e trabalhista das microempresas e empresa de pequeno porte somente será exigida para efeito de contratação, e não como condição para participação nesta licitação.

8.4.1. Havendo alguma restrição relativa à regularidade fiscal e/ou trabalhista quando da

comprovação de que trata o subitem 8.4, será assegurado às microempresas e empresas de pequeno porte o prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado da divulgação do resultado da fase de habilitação, prorrogável por igual período, para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

8.4.1.1. A prorrogação do prazo previsto no subitem 8.4.1 poderá ser concedida, a

critério do Banco do Nordeste, quando requerida pelo licitante, mediante apresentação de justificativa.

8.4.2. A não regularização da documentação dentro do prazo previsto no subitem 8.4.1

implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei n° 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do Contrato, ou revogar a licitação.

8.5. Será assegurado ao licitante cadastrado e habilitado parcialmente no SICAF o direito de

apresentar a documentação que se faça necessária, atualizada e regularizada, no prazo e nas condições do subitem 8.1.2. Para tanto, a referida documentação deverá ser encaminhada, preferencialmente, via Sistema Comprasnet ou, caso não seja possível, para o e-mail: [email protected].

8.5.1. O Banco do Nordeste não é unidade cadastradora do SICAF, apenas consultora.

8.6. A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país deverá apresentar também o decreto de autorização ou o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

8.7. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento, em substituição aos

requeridos neste Edital e seus Anexos. 8.8. Se a documentação de habilitação contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos,

o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

19

8.9. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, o licitante será declarado vencedor.

8.10. Os documentos relacionados a seguir deverão ser encaminhados pelo licitante vencedor ,

em original ou por cópia autenticada, no prazo de 2 (dois) dias úteis , contado da solicitação do Pregoeiro, para o endereço indicado no subitem 15.12 deste Edital:

8.10.1.proposta de preço, datada e assinada, (já remetida(s) por meio eletrônico); 8.10.2.documentos de habilitação; 8.10.3. Estatuto ou Contrato Social e Procuração, se for o caso, indicando o responsável pela

assinatura do Contrato; 8.10.4. documento de identificação oficial com foto do responsável pela assinatura do

Contrato (ex.: Carteira de identidade, CNH, etc.).

8.11. Desde que os documentos referidos nos subitens 8.10.1 a 8.10.4 sejam comprovadamente postados nos correios ou despachados por companhia aérea até o dia seguinte ao do encerramento do Pregão, admitir-se-á prorrogação do prazo definido no subitem 8.10.

9. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

9.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata

e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

9.1.1. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante quanto à intenção de recorrer

importará na decadência desse direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor.

9.2. Caso uma microempresa ou empresa de pequeno porte seja declarada vencedora deste

certame e haja alguma restrição na comprovação de sua regularidade fiscal, o prazo para recurso previsto no subitem 9.1 será contado somente após decorrido o prazo definido no subitem 8.3.1 deste Edital (incluindo a prorrogação, se houver) para a regularização da documentação da empresa vencedora.

9.3. O Pregoeiro examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a,

em campo próprio do sistema. 9.4. O acolhimento de recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de

aproveitamento. 9.5. O recurso contra a decisão do Pregoeiro terá efeito suspensivo, no tocante ao item ao qual o

recurso se referir, inclusive no tocante ao prazo de validade da proposta, o qual somente recomeçará a contar quando da decisão final da autoridade competente.

9.6. As intenções de recurso não admitidas e os recursos rejeitados pelo Pregoeiro serão

apreciados pela autoridade competente.

20

10. DA ADJUDICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃOE CONTRATAÇÃO 10.1. A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pelo Pregoeiro sempre que não

houver recurso. Caso contrário, decididos os recursos, o objeto da licitação será adjudicado pela autoridade competente do BANCO.

10.1.1. A adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor confere mera expectativa

de direito de contratar, submetendo-se ao juízo de conveniência e oportunidade do Banco, enquanto Administração Pública, a convocação para celebração do Contrato.

10.2. A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente e só poderá ser

realizada depois da adjudicação do objeto ao proponente vencedor pelo Pregoeiro, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

10.3. Após a homologação, a contratação formalizar-se-á mediante a assinatura de instrumento

contratual, observadas as cláusulas e condições deste Edital e da proposta vencedora, conforme minuta de Contrato, Anexo X , que integra este Edital.

10.4. A assinatura do Contrato pelo adjudicatário dar-se-á no prazo de até 5 (cinco) dias úteis,

contado da data de sua convocação pelo BANCO.

10.4.1. Como condição para celebração do Contrato, o licitante vencedor deverá manter todas as condições de habilitação e qualificação exigidas nesta licitação.

10.5. É facultado ao BANCO, quando o adjudicatário não fizer a comprovação referida no subitem

10.4.1 ou quando, injustificadamente, recusar-se a assinar o Contrato, no prazo e condições estabelecidas, convocar outro licitante, desde que respeitada a ordem de classificação, para, após comprovados os requisitos habilitatórios e feita a negociação, assinar o Contrato, sem prejuízo das penalidades previstas neste Edital e no Contrato e das demais cominações legais.

10.6. Da sessão pública do pregão, divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico, na qual constará a

indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas ao certame licitatório.

11. DO CONTRATO 11.1. O Contrato a ser firmado, cuja minuta, AnexoX, integra o presente Edital para todos os fins e

efeitos de direito, regulamentará as condições de sua execução, bem como os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, tudo em conformidade com os termos desta licitação e da proposta vencedora, sujeitando-se aos preceitos de direito público e aplicando-se supletivamente os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

12. DA GARANTIA CONTRATUAL

12.1. O Contratado deverá apresentar, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, prorrogável por igual período, a critério do BANCO, a contar da assinatura do Contrato, comprovante de prestação de garantia de execução equivalente a 5% (cinco por cento) do preço global contratado, consoante o art. 56 da Lei nº 8.666/93, devendo optar por uma das seguintes modalidades: 12.1.1. caução em dinheiro ou títulos da dívida pública federal, devendo estes ter sido

emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

21

12.1.1.1. caso o licitante opte por caução em dinheiro, o depósito deverá ser efetuado em uma das agências do Banco do Nordeste;

12.1.1.2. caso o licitante opte por apresentar títulos da dívida pública federal, os

mesmos deverão ter valor de mercado compatível com o valor a ser garantido no Contrato, preferencialmente em consonância com as espécies recomendadas pelo Governo Federal, como aquelas previstas no art. 2º, da Lei nº 10.179, de 6/2/2001;

12.1.2. fiança bancária, contendo:

12.1.2.1. prazo de validade, que deverá corresponder ao período de vigência do

Contrato, acrescido de 3 (três) meses, devendo ser tempestivamente renovada se estendida ou prorrogada essa vigência;

12.1.2.2. expressa afirmação do fiador de que, como devedor solidário, fará o

pagamento ao BANCO, independentemente de interpelação judicial, caso o afiançado não cumpra suas obrigações decorrentes da execução do Contrato;

12.1.2.3. renúncia expressa do fiador ao benefício de ordem e aos direitos previstos

nos artigos 827 e 838 do Código Civil;

12.1.3. seguro-garantia, contendo:

12.1.3.1. prazo de validade, que deverá corresponder ao período de vigência do Contrato, acrescido de 3 (três) meses, devendo ser tempestivamente renovada se estendida ou prorrogada essa vigência;

12.1.3.2. cláusula que assegure o pagamento, independente de interpelação

judicial, caso o TOMADOR não cumpra suas obrigações decorrentes da execução do Contrato.

12.2. A inobservância das condições de garantia sujeitará o CONTRATADO às penalidades

previstas no Contrato. 12.3. A garantia prestada ou a parte remanescente somente será liberada ou restituída após o

vencimento ou rescisão do Contrato, mediante solicitação do CONTRATADO, desde que integralmente cumpridas as obrigações assumidas no Contrato.

12.3.1. Quando em dinheiro, a garantia será devolvida atualizada monetariamente pelo

índice da poupança.

12.4. A garantia responderá pelo fiel cumprimento das disposições do Contrato, ficando o Banco do Nordeste autorizado a executá-la para cobrir multas ou indenização a terceiros ou pagamento de qualquer obrigação, inclusive em caso de rescisão.

12.5. Se o valor da garantia for utilizado em pagamento de qualquer obrigação, inclusive multas

contratuais ou indenização a terceiros, o CONTRATADO fica obrigado a fazer a reposição, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento de comunicação do Banco do Nordeste.

13. DAS PENALIDADES 13.1. Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará

impedido de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e

22

será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das sanções previstas no art. 87 da Lei 8.666/93, o licitante que:

13.1.1. não assinar o Contrato, quando convocado dentro do prazo de validade de sua

proposta; 13.1.2. deixar de entregar documentação exigida neste Edital; 13.1.3. apresentar documentação falsa; 13.1.4. não mantiver a proposta; 13.1.5. comportar-se de modo inidôneo; 13.1.6. fizer declaração falsa; 13.1.7. cometer fraude fiscal.

13.2. O licitante ficará sujeito à aplicação das sanções previstas na Lei n° 12.846/13, observados o contraditório e a ampla defesa, no caso de cometimento de atos lesivos à Administração Pública, definidos a seguir, no tocante a licitações e contratos:

13.2.1. frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o

caráter competitivo deste procedimento licitatório; 13.2.2. impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório

público; 13.2.3. afastar ou procurar afastar licitante, por meio de fraude ou oferecimento de

vantagem de qualquer tipo; 13.2.4. fraudar a presente licitação ou o contrato dela decorrente; 13.2.5. criar, de modo fraudulento ou irregular, pessoa jurídica para participar desta licitação

pública/celebrar o contrato administrativo; 13.2.6. obter vantagem ou benefício indevido, de modo fraudulento, de modificações ou

prorrogações de contratos celebrados com a administração pública, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação pública ou nos respectivos instrumentos contratuais;

13.2.7. manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro do(s) contrato(s) celebrados

em decorrência da presente licitação.

14. DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DOS PEDIDOS DE ESCLAR ECIMENTOS 14.1. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa

poderá impugnar este Edital, mediante petição a ser enviada exclusivamente por meio eletrônico via Internet (e-mail: [email protected]).

14.1.1. Caberá ao pregoeiro, auxiliado pelo setor competente, decidir sobre a impugnação

no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas. 14.1.2. Acolhida a impugnação contra este Edital, será definida e publicada nova data para

realização do certame, exceto quanto, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

23

14.2. Quaisquer pedidos de esclarecimentos, porventura necessários para o perfeito entendimento deste Edital, deverão ser encaminhados ao Pregoeiro exclusivamente por meio eletrônico via Internet (e-mail: [email protected]), até 3 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública.

14.3. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizados no

sistema eletrônico para conhecimento de todos os interessados.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 15.1. Todos os horários estabelecidos neste Edital, no aviso e durante a sessão pública

observarão, para todos os efeitos, o horário de Brasília-DF e, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

15.2. A participação do licitante pressupõe o conhecimento e aceitação de todas as condições

previstas neste Edital, não sendo consideradas quaisquer condições apresentadas em desconformidade com as suas exigências.

15.3. O licitante é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos

documentos apresentados em qualquer fase da licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade das informações nele contidas implicará a imediata desclassificação do licitante que o tiver apresentado, ou, caso tenha sido o vencedor, a rescisão do Contrato, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

15.4. É facultada ao Pregoeiro ou à autoridade superior do BANCO, em qualquer fase da licitação,

a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo licitatório, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

15.5. Após a abertura da sessão pública do pregão, não caberá desistência de proposta, salvo se

por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro. 15.6. A ata será disponibilizada na Internet para acesso livre, imediatamente após o encerramento

da sessão pública. 15.7. A presente licitação poderá ser anulada em qualquer tempo, desde que seja constatada

irregularidade no processo e/ou em seu julgamento, ou revogada por conveniência do BANCO, sem que caiba aos licitantes qualquer indenização.

15.8. Na hipótese de não haver expediente normal na data prevista para a abertura da presente

licitação, ficará esta transferida para o primeiro dia de funcionamento regular desta Instituição, no mesmo local e horário anteriormente estabelecidos.

15.9. No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que

não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

15.10. Os casos omissos serão resolvidos pelo Pregoeiro, nos termos da legislação pertinente e dos

Princípios Gerais de Direito. 15.11. As dúvidas e divergências que, eventualmente, possam surgir e que não possam ser

dirimidas diretamente entre as partes, ficarão sujeitas ao Foro de Fortaleza, renunciando-se a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

24

15.12. A entrega de qualquer documento relativo à presente licitação deverá ser feita na Comissão Especial de Licitação, no horário das 8h às 17h, na Av. Dr. Silas Munguba, 5.700 – Bloco-E1 – Térreo – Passaré – CEP: 60.743-902 – Fortaleza-CE.

15.13. É de responsabilidade do licitante o acompanhamento do processo no sítio

www.comprasnet.gov.br, até a data da realização da sessão pública, considerando que quaisquer esclarecimentos referentes a este Edital, serão disponibilizados no referido endereço, no link Acesso Livre – Pregões – Agendados.

15.14. Qualquer cidadão, empresa ou instituição que venha a tomar conhecimento do cometimento

de atos lesivos à Administração Pública no tocante à presente licitação, conforme definido no art. 5°, IV, da Lei n° 12.846/03, praticados por licitante (potencial ou de fato) ou contratado, poderá apresentar denúncia à Ouvidoria do Banco utilizando um dos meios de acesso listados no quadro abaixo:

Telefone 0800.033.3033 ou 0800.033.3031 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).

E-mail Pelo “Fale Conosco” na página do Banco na Internet, www.bancodonordeste.gov.br/faleconosco.

Fax (85) 3251.5858

Carta Para o endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 5.700 – Bloco C1 Superior – Passaré – CEP: 60.743-902 – Fortaleza-CE.

15.14.1. Toda denúncia será tratada em caráter sigiloso. A identificação do denunciante será

mantida em sigilo.

16. DOS ANEXOS

16.1. O presente Edital faz-se acompanhar dos seguintes anexos:

Anexo I - Termo de Referência; Anexo II - Quantitativo e Características Técnicas da Solução de Armazenamento; Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo; Anexo IV - Ambiente Atual; Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técnica e Níveis de Serviço; Anexo VI - Requisitos de Capacitação da Solução; Anexo VII - Termo de Vistoria Técnica;

Anexo VII-A - Termo de Confidencialidade; Anexo VIII - Declaração de Conhecimento; Anexo IX - Modelo de Proposta; Anexo X - Minuta de Contrato; Anexo XI - Acordo de Responsabilidade para Fornecedores e Parceiros.

Fortaleza-CE, 12/03/2018.

Pelo BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.

Superintendência de Logística Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística

José WILLIAM Araújo Sousa Gerente de Ambiente

25

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO

Contratação de Solução de Armazenamento Externo para os sítios primário e secundário do Banco do Nordeste, envolvendo o fornecimento de subsistema de disco externo, subsistema de virtualização de armazenamento, comutadores de núcleo e cabeamento estruturado para a rede de armazenamento - SAN (StorageArea Network), capacitação da equipe técnica, serviços de implantação da Solução e migração de dados legados e serviço de garantia e assistência técnica pelo período de até 60 (sessenta) meses, em conformidade com as especificações técnicas e condições estabelecidas no Edital e em seus anexos.

2. JUSTIFICATIVA

A proposta de contratação tem como finalidade atender às demandas de capacidade e desempenho das aplicações do Banco no que diz respeito ao armazenamento e recuperação de informações, assim como promover atualizações tecnológicas alinhadas com a tecnologia de computação em nuvem (cloudcomputing).

3. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes da contratação correrão à conta dos recursos previstos em dotação orçamentária própria, sob as rubricas 00000368/000031 – INVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS DE TI – AQUISIÇÕES DE ATIVOS, 00000218/000029 – CESSÃO DIREITO SISTEMA DE TI – DESPESA ANTECIPADA e 00000291/000032 – OUTROS SERVIÇOS DE TI – SERVIÇOS DE TERCEIROS.

4. SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

4.1. Os requisitos referentes aos serviços de assistência técnica da Solução a serem observados pelo CONTRATADO serão prestados pelo período máximo de 60 (sessenta) meses, com início a partir da emissão do Termo de Aceitação Provisória 1 (TAP1), conforme descrito no Anexo V -Requisitos do Serviço de Assistência Técni ca e Níveis de Serviço .

4.2. O período efetivo de prestação dos serviços de assistência técnica corresponderá ao período

máximo previsto no subitem anterior subtraído do tempo decorrido até a entrega e conferência da Solução, quando o Banco emitirá o TAP1.

5. DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR À PROPOSTA DE PREÇO 5.1. Juntamente com a proposta de preços, o licitante deverá encaminhar:

5.1.1. descrição detalhada e o desenho da topologia da Solução ofertada;

5.1.1.1. a descrição deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: marca,

modelo, descrição, quantidade e partnumber de todos os componentes da Solução;

26

5.1.1.2. o desenho deverá conter diagramas que permitam entender as conexões lógicas e físicas da Solução. Os diagramas deverão contemplar, no mínimo, as seguintes informações: conexões da Solução com os ativos do Banco, conexões entre os componentes da Solução e conexões entre os sítios primário e secundário;

5.1.2. relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS

(Input/Output per seconds) requeridos no Anexo II, para comprovação do índice de desempenho do Subsistema de Virtualização da Solução;

5.1.2.1. para atendimento do disposto no subitem 5.1.2, deverão ser considerados

os detalhes técnicos da Solução ofertada assumindo, para esse fim específico (cálculo do índice de desempenho), que os discos poderão estar ligados diretamente no Subsistema de Virtualização;

5.1.2.2. não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou

similares; 5.1.2.3. deverá ser informada a ferramenta utilizada;

5.1.3. relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS

(Input/Output per seconds) requeridos, para comprovação do índice de desempenho do Subsistema de Disco;

5.1.3.1. para atendimento do disposto no subitem 5.1.3, deverão ser considerados

os detalhes técnicos da Solução ofertada; 5.1.3.2. não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou

similares; 5.1.3.3. deverá ser informada a ferramenta utilizada;

5.1.4. termo de compromisso do licitante, assegurando atendimento local durante o período

contratual, referente aos serviços de assistência técnica e suporte técnico, através de Centro de Atendimento Técnico – CAT, estabelecido na cidade de Fortaleza-CE;

5.1.4.1. caso o licitante não disponha de CAT estabelecido na cidade de Fortaleza-

CE, deverá apresentar correspondência comprometendo-se a ali instalar, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias do início do Contrato, Centro de Atendimento Técnico – CAT;

5.1.4.2. serão aceitos como CAT:

5.1.4.2.1. centro de atendimento técnico do fabricante ou do próprio

licitante / filial do licitante (credenciados pelo fabricante); 5.1.4.2.2. empresa autorizada (credenciada pelo licitante e homologada

pelo fabricante); 5.1.4.2.3. técnicos residentes (credenciados pelo licitante e homologados

pelo fabricante).

6. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA (HABILITAÇÃO)

Para comprovação da qualificação técnica, o licitante deverá apresentar durante a fase de habilitação:

27

6.1. atestado(s) de capacidade técnica, expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão para desempenho de atividade compatível com o objeto deste Edital;

6.1.1. atividade compatível deve ser compreendida como o fornecimento de Solução de

Armazenamento Externo com capacidade de, no mínimo, um terço da capacidade ofertada na proposta;

6.2. Termo de Vistoria Técnica , na forma do Anexo VII, ou, caso o licitante opte por não realizar

a vistoria técnica, deverá apresentar, em substituição ao referido documento, Declaração de Conhecimento , conforme Anexo VIII, de que possui pleno conhecimento do objeto, das condições e das peculiaridades inerentes à natureza dos trabalhos a serem executados;

6.2.1. a vistoria terá por finalidade facilitar a elaboração da proposta de Solução, inclusive

no tocante à quantidade do cabeamento a ser fornecido, a ser realizada presencialmente nos sítios primário e secundário do Banco, em conformidade com os termos constantes do Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo ;

6.2.2. o licitante não poderá posteriormente alegar o desconhecimento do ambiente físico e

lógico do Banco para deixar de cumprir obrigação contratual ou justificar qualquer acréscimo de valores em sua planilha de custos ou ainda apresentar proposta que não seja exequível;

6.2.3. as visitas deverão ocorrer até o 3º (terceiro) dia útil anterior a abertura inicial do

pregão no horário compreendido entre 8h e 14h; 6.2.4. durante a vistoria não será permitido ao licitante fazer qualquer registro automático

de imagens, inclusive fotografia e filmagem; 6.2.5. as informações observadas pelos licitantes serão de cunho confidencial e deverão se

destinar exclusivamente para auxiliar na elaboração das respectivas propostas não sendo permitida o compartilhamento nem a divulgação do material produzido pelo licitante;

6.2.6. cada licitante terá direito a uma única visita sendo a sua duração condicionada ao

tempo máximo de 2 (duas) horas que ocorrerá de forma exclusiva, ou seja, um licitante por vez;

6.2.7. as visitas serão acompanhadas pela equipe técnica do Banco que, durante o prazo

da visita, poderá informar verbalmente sobre as questões técnicas que julgar convenientes;

6.2.8. todos os custos decorrentes do procedimento de vistoria serão de inteira

responsabilidade e às expensas do licitante; 6.2.9. ao término da vistoria, o representante do licitante deverá assinar e entregar ao

funcionário do Banco responsável pela condução da vistoria um termo de compromisso e confidencialidade relativo às informações colhidas, conforme modelo constante do Anexo VII-A;

6.2.10. o licitante interessado deverá realizar agendamento prévio pelo correio eletrônico

[email protected] ou [email protected], no prazo mínimo de 2 (dois) dias úteis anteriores ao dia da visita.

28

7. PRAZOS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇ OS

Os prazos de disponibilização dos produtos e serviços da Solução a serem observados pelo CONTRATADO estão descritos no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo .

8. VIGÊNCIA DO CONTRATO

O prazo de vigência do Contrato será de 60 (sessenta) meses, contados da data de sua assinatura.

9. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Os pagamentos serão realizados mediante crédito em conta corrente indicada pelo CONTRATADO, não sendo admitida cobrança por meio de boleto banc ário , ficando sua liberação condicionada à total observância do Contrato, conforme descrito abaixo:

9.1. Fornecimento de subsistema de disco externo, subsistema de virtualização de

armazenamento, comutadores de núcleo e cabeamento estruturado para a rede de armazenamento - SAN (StorageArea Network), capacitação da equipe técnica, serviços de implantação da Solução e migração de dados legados de acordo com o cronograma de desembolsos a seguir:

Cronograma de Desembolsos

Evento 1 Pagamento (%) 1 Assinatura do Contrato. -

2 Emissão do TAP1 (Termo de Aceitação Provisória 1). 35% (trinta e cinco por

cento)

3 Emissão do TAP2 (Termo de Aceitação Provisória 2). 35% (trinta e cinco por

cento) 4 Emissão do TAD (Termo de Aceitação Definitiva). 30% (trinta por cento)

9.2. Serviços de assistência técnica a serem pagos em até 60 (sessenta) parcelas mensais,

sendo que:

9.2.1. a quantidade de parcelas mensais a serem pagas será calculada contando-se a quantidade de meses existentes entre a data de emissão do TAP1 e a data final do contrato, contabilizando-se, inclusive, os meses dessas datas;

9.2.2. o valor da parcela corresponderá ao valor mensal cotado na proposta de preço do

licitante para 60 (sessenta) meses; 9.2.3. a primeira e a última parcelas serão liquidadas com valores calculados de forma

proporcional (pro rata) aos dias em que o serviço foi disponibilizado; 9.2.4. todas as parcelas serão liquidadas no 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da

prestação do serviço.

1 Os eventos e os respectivos prazos estão previstos no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo.

29

10. REAJUSTE

Os preços dos serviços serão reajustados anualmente de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE, em conformidade com a legislação em vigor, tomando-se por base o índice vigente no mês de apresentação da proposta ou do orçamento a que essa se referir.

11. GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL

O CONTRATADO deverá apresentar, no prazo de 10 (dez) dias úteis, prorrogável por igual período, a critério do BANCO, a contar da assinatura do Contrato, comprovante de prestação de garantia de execução equivalente a 5% (cinco por cento) do preço global contratado, consoante o art. 56 da Lei 8.666/93.

12. GARANTIA DOS COMPONENTES

12.1. O prazo de garantia dos componentes da Solução é de 60 (sessenta) meses contra defeito de fabricação e mau funcionamento, contados a partir da data assinatura do Contrato.

12.2. O equipamento que, durante a vigência do Contrato, vier a apresentar falhas de utilização

caracterizadas como defeito de fabricação, deverá ser substituído pelo CONTRATADO ou, caso o defeito não seja totalmente superado, aceito em devolução, sendo o Banco ressarcido pelo valor da compra, devidamente atualizado pela variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), apurado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

12.3. Quando, após devidamente notificado, o CONTRATADO se recusar a substituir o

equipamento defeituoso, ou negligenciar essa obrigação, o CONTRATANTE poderá proceder sua substituição e deduzir de qualquer pagamento devido ao CONTRATADO, ou cobrar diretamente deste o ressarcimento da quantia gasta com a substituição, sob pena do procedimento de aplicação das sanções previstas no item 11 deste Termo ou de responsabilidade civil.

13. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

13.1. Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará impedido de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das multas previstas no Contrato e das demais cominações legais o CONTRATADO que:

13.1.1. apresentar documentação falsa; 13.1.2. ensejar o retardamento da execução do objeto;

13.1.3. falhar ou fraudar na execução do Contrato; 13.1.4. comportar-se de modo inidôneo; 13.1.5. cometer fraude fiscal.

30

13.2. Além do previsto no subitem anterior, pela inexecução total ou parcial do objeto do Contrato, o BANCO poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao CONTRATADO as seguintes sanções:

13.2.1. advertência; 13.2.2. a não entrega dos componentes cotados, no prazo estipulado no Anexo III -

Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo , implicará em multa de 0,5% (cinco décimos por cento) , pordia de atraso, sobre o preço de cada componente não entregue; 13.2.2.1. após o 30º (trigésimo) dia útil de atraso na entrega do(s) componente(s) e a

critério do BANCO, poderá ocorrer a não aceitação do objeto, de forma a configurar, nessa hipótese, inexecução total da obrigação assumida, com a consequente rescisão do Contrato, ficando o CONTRATADO sujeito à aplicação das sanções previstas no Contrato;

13.2.2.2. o CONTRATADO poderá solicitar a prorrogação do prazo referido no

subitem 13.2.2.1 deste Termo, cabendo ao Banco a concessão ou não do novo prazo, devendo a solicitação conter a justificativa para a prorrogação;

13.2.2.2.1. ainda que um novo prazo seja concedido pelo BANCO, o

CONTRATADO ficará sujeito à aplicação das multas previstas no Contrato, referente aos dias prorrogados;

13.2.3. o não cumprimento dos prazos estabelecidos no Anexo III - Serviços de

Implantação da Solução de Armazenamento Externo, com exceção dos prazos de entrega, implicará em multa de 1% (um porcento) , pordia de atraso, sobre o preço do serviço de implantação e migração da Solução;

13.2.4. o não atendimento aos tempos de solução de falhas com nível de severidade 1 (um),

definidos no Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técn ica e Níveis de Serviço , implicará em multa de 0,01% (um centésimo por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

13.2.5. o não atendimento aos tempos de solução de falhas com nível de severidade 2

(dois), definidos no Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técn ica e Níveis de Serviço , implicará em multa de 0,005% (cinco milésimos por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

13.2.6. o não atendimento ao prazo de 24 (vinte quatro) horas para substituição dos discos

defeituosos que estejam impactando no desempenho da Solução por ocasião do funcionamento do algoritmo de tolerância a falhas em modo de contingência, implicará em multa de 0,001% (um milésimo por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

13.2.7. multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o valor apurado para pagamento no

mês em que se verificar a ocorrência faltosa, nas demais violações ou descumprimentos de cláusula(s) ou condição(ões) estipulada(s) no Contrato;

13.2.8. multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o preço global contratado, em caso

de inexecução total do Contrato.

31

14. TIPO DE JULGAMENTO

O tipo de julgamento será menor preço global .

15. PREÇO GLOBAL ESTIMADO

Não divulgado, com respaldo no Acórdão do TCU nº 2.080/2012 – Plenário, publicado no D.O.U. de 14/8/2012.

16. UNIDADE RESPONSÁVEL PELO TERMO DE REFERÊNCIA E FISCALIZAÇÃO

Ambiente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

32

ANEXO II

QUANTITATIVO E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO

TERMOS E DEFINIÇÕES Os termos e definições abaixo devem ser considerados para o correto entendimento deste documento. 1. Banco

O termo Banco deverá ser compreendido como referência ao Banco do Nordeste do Brasil S/A sempre que o texto não dispuser de outra forma.

2. Solução

É o conjunto de todos os requisitos e componentes (hardwares, softwares e serviços) que se integram para a satisfação plena do objeto desta contratação.

3. Solução Atual

É a Solução de armazenamento externo em uso pelo Banco antes da ocorrência desta contratação.

4. Requisitos da Solução

Conjunto de especificações que necessariamente devem ser satisfeitas pela proposta do licitante.

5. Medidas de Capacidade

Considerar que 1 PiB (Pebibyte) = 1.024 TiB (Tebibytes), 1 TiB = 1.024 GiB (Gibibytes), 1 GiB = 1.024 MiB (Mebibytes), 1 MiB = 1.024 KiB (Kibibytes), 1 KiB = 1.024 Bytes e 1 Byte = 8 bits. A indicação de capacidade por meio das unidades denominadas Petabyte (PB), Terabyte (PB), Gigabyte (GB), Megabyte (MB) e Kilobyte (KB) deve ser acompanhada da indicação da base do expoente de cálculo utilizada (2 ou 10), sendo que, na sua ausência, será considerada a base 2, que significa que 1 PB = 1.024 TB, 1 TB = 1.024 GB, 1 GB = 1.024 MB, 1 MB = 1.024 KB, 1 KB = 1.024 Bytes e 1 Byte = 8 bits.

6. Subsistema de disco

É o conjunto de recursos computacionais, tais como controladoras, memória cache, discos, portas de comunicação e softwares, que funcionam de forma dedicada e integrada e que são suficientes para atender as funcionalidades de armazenamento de dados no equipamento.

7. Subsistema de disco híbrido

Subsistema de disco composto por mais de uma tecnologia de disco.

33

8. Arranjo de disco totalmente flash (AFA) Subsistema de disco com arquitetura diferenciada de alto desempenho e que não permite a adição de discos mecânicos (Hard Disk Drives) nem possui controladora que permite o uso desse tipo de disco.

9. Subsistema de Virtualização de disco

É o conjunto de recursos computacionais, tais como controladoras, memória cache, discos, portas de comunicação e softwares, que funcionam de forma dedicada e integrada e que são suficientes para realizar a virtualização de blocos de Subsistemas de Discos externos.

10. Capacidade Bruta

Espaço para armazenamento de dados calculado pela soma aritmética da capacidade nominal dos discos que fazem parte de determinado Subsistema de Disco.

11. Capacidade Liquida

Espaço para armazenamento de dados disponibilizado pelo Subsistema de Disco que é calculado descontando-se da capacidade bruta todas as áreas ocupadas pelos recursos do próprio subsistema e desconsiderando-se os ganhos obtidos pelos algoritmos de eliminação de dados redundantes.

Exemplos de recursos do próprio subsistema: algoritmos de tolerância a falhas de discos, provisionamento dinâmico (ThinProvisioning), espelhamento (mirror), discos de hot spare, área de uso interno etc.

Exemplos de algoritmos de eliminação de dados redundantes: compressão, desduplicação etc.

12. Capacidade Utilizável Garantida

Espaço para armazenamento de dados disponibilizado pelo subsistema de disco que é calculado sobre a capacidade líquida e que considera os ganhos obtidos por meio dos algoritmos de eliminação de dados redundantes (compressão, desduplicaçãoetc).

13. Appliance

Dispositivo de hardware com software integrado, projetado para fornecer uma funcionalidade de computação.

14. Plataforma Alta ( Mainframe )

Infraestrutura computacional do Banco baseada em arquitetura IBM z Systems.

15. Plataforma Aberta

Infraestrutura computacional do Banco baseada em arquitetura CISC rodando sistemas operacionais das famílias Windows, Linux e VMware.

34

16. CAPGV

Acrônimo de Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas. É o campus onde funciona a direção geral do Banco e onde fica o Centro de Dados (datacenter) primário da corporação, localizado no município de Fortaleza-CE cujo endereço é Avenida Doutor Silas Munguba, nº 5.700, bairro Passaré, CEP 60.743-902.

17. End-Of-Life (EOL)

Data em que é encerrada a produção ou comercialização de um dado produto pelo seu fabricante.

18. End-Of-Support (EOS)

Data em que são encerrados ou limitados os serviços de garantia, suporte e manutenção corretiva de um dado produto pelo seu fabricante.

REQUISITOS DA SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EXT ERNOS – PLATAFORMA ABERTA A especificação da Solução está dividida em grupos de requisitos conforme a relação abaixo: 1. REQUISITOS GERAIS DA SOLUÇÃO

1.1. Os REQUISITOS GERAIS DA SOLUÇÃO aplicam-se à Solução considerada em sua totalidade.

1.2. Os requisitos constantes deste documento têm caráter obrigatório devendo ser rigorosamente

atendidos pelos fornecedores sob pena de desclassificação da proposta e sujeição à aplicação de sanções contratuais.

1.3. Todos os componentes de hardware e software da Solução deverão ser novos, sem nenhum

tipo de uso anterior e estar em linha de produção no momento da apresentação das propostas. 1.4. Todos os componentes de hardware e software da Solução deverão constar do catálogo do

respectivo fabricante. Não serão aceitas composições ad hoc elaboradas com o objetivo de atender às especificações deste certame.

1.5. No momento da apresentação das propostas, todos os componentes de hardware e software

constantes da Solução deverão possuir EOL (End-of-life) e EOS (End-of-support) não definidos ou anunciados para um prazo superior a 60 (sessenta) meses.

1.6. No momento da apresentação das propostas, todos os modelos dos componentes de hardware

constantes da Solução deverão constar do anuncio mais recente do fabricante e terem sido lançados há um prazo não superior a 36 (trinta e seis) meses.

1.6.1. Ficam excluídos desse requisito os componentes de hardware da Solução relativos aos

comutadores (Switches) da rede de armazenamento de dados Externos – SAN (StorageArea Network) assim como os cabos, armários (racks), DIOs, patch panels, conectores e demais componentes passivos.

1.7. O modelo de licenciamento dos softwares que compõem a Solução deverá contemplar a

transferência de propriedade perpétua para o Banco. 1.8. Todos os componentes da Solução deverão ser fornecidos com a versão mais atualizada dos

softwares e firmwares considerando-se a data da implantação.

35

1.9. Serão 2 (dois) os locais de implantação da Solução a ser adquirida por meio desta licitação, a saber: sítio primário e sítio secundário, sendo ambos situados no campus do CAPGV (Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas) localizado em Fortaleza-CE. O Banco reserva-se o direito de alterar, até a fase de implantação da Solução, o local de implantação do sítio secundário, ficando o novo local restrito a área geográfica da RMF (Região Metropolitana de Fortaleza) sem que isso incorra em qualquer tipo de ônus para o Banco.

1.10. Independentemente dos locais onde a Solução venha a ser implantada, a Solução proposta

deverá considerar, sempre, a distância de 10 (dez) quilômetros entre os sítios primário e secundário para fins de composição da proposta, de forma que todos os componentes de hardware e software estejam presentes, habilitados e licenciados para o correto funcionamento da Solução nessas condições.

1.11. A distância a ser considerada no item anterior será medida a partir do tamanho dos cabos utilizados para a ligação entre o sítio primário e secundário.

1.12. A Solução terá todos os seus recursos e capacidades implantados em ambos os sítios de

maneira igualmente dividida. 1.13. Mesmo que não estejam especificados neste documento, deverão ser fornecidos todos os

componentes e serviços necessários para o cumprimento dos requisitos do Edital e que viabilizem a implantação e o pleno funcionamento da Solução, tais como mídias de software, licenças de software, computadores, armários (racks), PDUs, braçadeiras, ferramentas, parafusos, cabos, conectores, canaletas, mão de obra especializada, transporte de material, transporte de recursos humanos, seguros, meios de comunicação etc. Esses componentes serão automaticamente incorporados à Solução sempre que forem necessários ao seu pleno funcionamento sem que isso incorra em qualquer tipo de ônus para o Banco.

1.14. A proposta do Licitante deverá contemplar a descrição detalhada e o desenho da topologia da

Solução ofertada. 1.14.1. A descrição deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: marca, modelo,

descrição, quantidade e partnumber de todos os componentes da Solução. 1.14.2. O desenho deverá conter diagramas que permitam entender as conexões lógicas e

físicas da Solução. Os diagramas deverão contemplar, no mínimo, as seguintes informações: conexões da Solução com os ativos do Banco, conexões entre os componentes da Solução e conexões entre os sítios primário e secundário.

1.15. Todas as funcionalidades requeridas nesta contratação deverão estar licenciadas para a

plenitude dos recursos adquiridos.

1.16. A Solução deverá permitir a utilização de todas as funcionalidades, tecnologias e recursos especificados em sua plenitude e de maneira simultânea, sempre que tecnicamente viável e plausível.

1.17. A composição da Solução deverá estar de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelos

fabricantes2 dos componentes para o porte da Solução ofertada e em conformidade com os níveis de serviço exigidos pelo Edital.

1.18. Todos os componentes de hardware e software da Solução deverão guardar total

compatibilidade entre si não podendo o licitante alegar eventuais incompatibilidades de qualquer ordem para deixar de cumprir os requisitos do Edital.

2 Para o estabelecimento da melhor prática considerar sempre o cenário que traga mais vantagens para o Banco, principalmente em termos de segurança.

36

1.19. Todos os armários (racks) da Solução deverão observar o padrão ANSI TIA/EIA-310E de 19” (dezenove polegadas) com altura compreendida entre 42U e 44U (rack unit) e deverão ser fornecidos como parte da Solução.

1.20. Todos os componentes e serviços da Solução deverão possuir garantia de 60 (sessenta) meses contra defeito de fabricação e mau funcionamento contados a partir da data de assinatura do contrato.

2. REQUISITOS DA TECNOLOGIA DE ARMAZENAMENTO DE DAD OS

2.1. A Solução de armazenamento externo ofertada deverá ser baseada no acesso ao nível do bloco (blocklevelstorage), de forma que o acesso dos aplicativos aos dados se dê por meio da SAN (StorageArea Network).

2.2. Funcionalidades

2.2.1. Replicação de dados

2.2.1.1. A Solução deverá suportar a funcionalidade de replicação de dados baseados

em blocode forma síncrona e assíncrona entre ambos os sítios, quais sejam, sítio primário e sítio secundário, que poderão estar localizados a uma distância de até 10 (dez) quilômetros, e em ambos os sentidos.

2.2.1.2. A funcionalidade de replicação de dados síncrona e assíncrona deverá suportar

a replicação remota de volumes lógicos com capacidade de até 3 TiB (três Tebibytes).

2.2.1.3. A funcionalidade de replicação deverá permitir o estabelecimento e o

gerenciamento de, no mínimo, 1.024 (mil e vinte e quatro) cópias remotas. 2.2.1.4. A funcionalidade de replicação de dados síncrona e assíncrona deverá estar

funcional e licenciadapara toda a capacidade disponível ofertada pela Solução. 2.2.2. Cópia Instantânea ( Snapshot baseado em bloco)

2.2.2.1. A Solução deverá possuir funcionalidade de cópia instantânea, com

possibilidade de geração de cópias baseada em bloco sem causar indisponibilidade de acesso aos dados.

2.2.2.2. A funcionalidade de cópia instantânea deverá poder ser realizada por meio de

cópia de ponteiros ou cópia física de dados. 2.2.2.3. As cópias instantâneas deverão poder ser criadas e excluídas através de

agendamento. 2.2.2.4. A funcionalidade de cópia instantânea deverá permitir o estabelecimento e

gerenciamento de, no mínimo, 4.096 (quatro mil e noventa e seis) cópias. 2.2.2.5. A funcionalidade de cópia instantânea deverá estar licenciada e funcional para

toda a capacidade disponível ofertada pela Solução.

2.2.3. ThinProvisioning

2.2.3.1. A Solução deverá possuir a funcionalidade de Provisionamento Dinâmico (ThinProvisioning), de forma que seja possível o provisionamento de área de armazenamento além da capacidade disponível.

37

2.2.3.2. A funcionalidade de Provisionamento Dinâmico (ThinProvisioning) deverá estar e licenciada e funcional para toda a capacidade disponível ofertada pela Solução.

2.2.4. Qualidade de Serviço

2.2.4.1. A Solução deverá possuir a funcionalidade de Qualidade de Serviço, de forma

que seja possível estabelecer prioridades de tráfego associadas a volumes lógicos ou hosts e possuam níveis de serviço baseados em quantidade de operações por segundo (IOPS) ou largura de banda.

2.2.4.2. A funcionalidade de Qualidade de Serviço deverá estar licenciada e funcional

para toda a capacidade disponível ofertada pela Solução. 2.2.5. A Solução deverá ser compatível e suportar a utilização das seguintes tecnologias de

sistemas operacionais:

• Microsoft Windows Server 2012 R2 FibreChannel Interface; • Microsoft Windows Server 2012 R2 Multi-Path I/O; • Microsoft Windows Server 2012 R2 Offloaded Data Transfer (ODX).

2.3. Compatibilidade com Tecnologias de Computação em Nu vem (CloudComputing )

2.3.1. A Solução deverá ser compatível e prover suporte às seguintes tecnologias de

computação em nuvem (cloudcomputing):

2.3.1.1. VMware vSphere Hypervisor 6.0 ou superior;

2.3.1.1.1. Storage/SAN • FC Metro Cluster Storage ou FC-SVD Metro Cluster Storage ou

VMWareFaultTolerance; • 16G FC Switch ou 16G FC-SVD-FC.

2.3.1.1.2. vSphere APIs for Storage Awareness (VASA):

• Block Device; • Capability.

2.3.1.1.3. vSphere APIs for Virtual Volumes (VVols)

• Virtual Volume; • VMwarevRealize Enterprise Edition; • Storage Technology Management Pack.

2.3.1.2. Microsoft Windows Server 2012 Hyper-V;

2.3.1.3. Red Hat Enterprise Virtualization (RHEV) 3.6ou superior;

2.3.1.4. Software com tecnologia OpenStack, com integração aos seguintes

componentes:

• OpenStack CINDER (BlockStorage);

3. REQUISITOS DO SUBSISTEMA DE VIRTUALIZAÇÃO DO ARM AZENAMENTO EXTERNO

3.1. Os Subsistemas de Virtualização deverão possibilitar a virtualização do armazenamento externo, de forma que seja possível o gerenciamento integrado e a abstração dos espaços distribuídos nos Subsistemas de Disco a ele conectados.

38

3.2. A funcionalidade de virtualização deverá estar disponível, funcional, dimensionada e licenciada para toda a capacidade contratada.

3.3. Arquitetura

3.3.1. A implementação dos Subsistemas de Virtualização poderá ser atendida por meio de

tecnologias baseadas em servidores3 ou appliances. Será permitida a utilização de somente uma das tecnologias para o atendimento da Solução.

3.3.2. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a quantidade de servidores ou appliances

que suportam a funcionalidade de virtualização não poderá, em nenhum caso, ser inferior a 2 (dois).

3.3.3. A quantidade de Subsistemas de Virtualização assim como os recursos que cada um deles possui deverão estar dimensionados de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo fabricante para o porte da Solução ofertada, considerando-se, principalmente, a capacidade e o desempenho dos Subsistemas de Disco gerenciados.

3.3.4. A funcionalidade de virtualização deverá estar abrigada em camada própria e ser

implementada por meio de componentes (hardware e software) dedicados, de forma que esteja interligada, porém separada, física e logicamente, das outras funcionalidades da Solução. Não serão aceitas implementações de virtualização que estejam integradas ao Subsistema de Disco ofertado.

3.3.5. Os recursos dos Subsistemas de Virtualização deverão estar igualmente distribuídos

entre ambos os sítios, quais sejam sítio primário e secundário.

3.3.6. Todos os Subsistemas de Virtualização deverão ser do mesmo fabricante, tipo, modelo e porte.

3.3.7. Todos os Subsistemas de Virtualização deverão possuir a mesma configuração de

hardware, software e firmware.

3.3.8. A funcionalidade de virtualização poderá ser atendida através da implementação de um ou mais clusters de virtualização de armazenamento externo.

3.3.9. A arquitetura da Solução, considerando-se a abrangência de cada sítio, deverá

considerar a conexão de todos os Subsistemas de Disco contratados aos Subsistemas de Virtualização que, por sua vez, deverão estar conectados aos servidores (hosts) do Banco, de forma que todo o acesso aos dados feito pelos servidores seja, necessariamente, mediado pelos Subsistemas de Virtualização.

3.3.10. A arquitetura da Solução, considerando-se a abrangência de cada sítio, deverá suportar

e permitir a criação de, no mínimo, 512 (quinhentos e doze) volumes virtuais.

3.3.11. A funcionalidade de virtualização deverá suportar, permitir e estar licenciada para o gerenciamento da replicação síncrona de toda a capacidade liquida gerenciada.

3.3.12. A arquitetura da Solução, considerando-se a abrangência de cada Sítio, deverá estar

dimensionada, suportar e permitir o acesso concorrente de, no mínimo, 512 (quinhentos e doze) initiators.

3.3.13. Considerando-se a abrangência de cada sítio, os Subsistemas de Virtualização deverão

estar abrigados em, no máximo, 1 (um) armário (rack).

3Gateways baseados em software.

39

3.4. Compatibilidade

3.4.1. Subsistema de Disco

3.4.1.1. O Subsistema de Virtualização deverá ser agnóstico (multi-vendor) ao Subsistema de Disco, possuindo a capacidade de gerenciar, no mínimo, 3 (três) fabricantes de Subsistemas de Disco distintos.

3.4.1.2. O Subsistema de Virtualização deverá ser compatível com o Subsistema de

Disco legado do Banco, qual seja, IBM System Storage DS8800 modelo 951.

3.4.2. Comutadores SAN (SwitchesSAN )

3.4.2.1. O Subsistema de Virtualização deverá ser compatível com os comutadores SAN (switches SAN) oferecidos pela Solução.

3.4.3. Protocolos

3.4.3.1. O Subsistema de Virtualização deverá ser compatível e suportar de forma

nativa o acesso por meio dos seguintes protocolos:

3.4.3.1.1. FibreChannelProtocol (FCP);

3.4.4. Sistemas Operacionais

3.4.4.1. O Subsistema de Virtualização deverá permitir o acesso aos recursos virtualizados por servidores (hosts) que utilizem os sistemas operacionais a seguir relacionados:

• Microsoft Server 2008 R2; • Microsoft Server 2012 R2; • RedHat Enterprise Linux 7.0; • VMwareVSphere 6.0.

3.5. Disponibilidade

3.5.1. Cada equipamento constante dos Subsistemas de Virtualização deverá possuir recursos

redundantes, sem ponto único de falha, tais como conexão com a rede SAN (StorageArea Network), discos e fontes de energia.

3.5.2. Os Subsistemas de Virtualização, considerando-se a abrangência de ambos os sítios,

deverão funcionar no formato de ativo-ativo para todos os dispositivos que o compõem, de forma que um sítio possa, automaticamente, assumir as requisições do outro em caso de falha, sem interrupção do serviço.

3.6. Funcionalidades

3.6.1. Conversão dinâmica para volumes virtualizados

3.6.1.1. Os Subsistemas de Virtualização deverão possuir funcionalidade de conversão

dinâmica para volumes virtualizados dos Subsistemas de discos legados.

3.6.2. Migração dinâmica de dados

3.6.2.1. Os Subsistemas de Virtualização deverão possuir funcionalidade de migração de dados dinâmica entre Subsistemas de discos gerenciados. A migração

40

deverá ocorrer de forma transparente e automática de forma que os aplicativos que acessam os volumes migrados não sejam impactados.

3.6.2.2. A funcionalidade de migração de dados dinâmica deverá estar disponível,

funcional e licenciada para toda a capacidade contratada.

3.6.3. Alta Disponibilidade de Volumes

3.6.3.1. Os Subsistemas de Virtualização deverão implementar um mecanismo de alta disponibilidade para os casos em que ocorra uma falha em qualquer dos volumes replicados (volumes primários), de forma que os servidores (hosts) afetados passem a acessar a réplica do volume (volumes secundários).

3.6.3.2. Os Subsistemas de Virtualização deverão implementar o redirecionamento do

acesso dos servidores (hosts) afetados pela falha do volume primário para o volume secundário de maneira transparente e automática.

3.6.3.3. Os componentes utilizados para implementar o mecanismo de alta

disponibilidade devem estar presentes em ambos os sítios e seu mecanismo deverá ser completamente redundante, com arquitetura ativo-ativo, sem ponto único de falha e possuir recursos dimensionados em conformidade com o tamanho da Solução. A redundância deverá ser entre os sítios e em cada sítio.

3.6.3.4. O mecanismo de alta disponibilidade deverá ser compatível com os seguintes

sistemas operacionais:

• Microsoft Windows Server 2008 R2; • Microsoft Windows Server 2012 R2; • RedHat Enterprise Linux 7.0; • VMwareVSphere 6.0.

3.6.3.5. O mecanismo de alta disponibilidade deverá estar funcional e licenciado para

toda a capacidade de todos os Subsistemas de Disco da Solução.

3.7. Gerenciamento

3.7.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a funcionalidade de virtualização deverá possuir, no mínimo, 1 (uma) porta Ethernet com velocidade de, no mínimo, 1 (um) gigabit por segundo, para o fluxo de dados de gerenciamento do subsistema.

3.7.2. A Solução deverá possuir interface gráfica de usuário baseada em tecnologia WEB

(Web-based GUI). 3.7.3. Cada Subsistema de Virtualização deverá possuir a funcionalidade e os recursos para a

detecção automática de problemas e abertura automática de chamados técnicos pelo próprio equipamento (call home), que deverá acontecer sem a necessidade de intervenção humana. Os chamados deverão ser abertos diretamente junto ao centro de suporte do fabricante que deverá, ainda, disponibilizar a funcionalidade de alerta por meio de correio eletrônico ao administrador do Banco relativos aos chamados automaticamente abertos.

3.7.4. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem

funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão de gerenciamento Simple Network Management Protocol (SNMP).

3.7.5. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem

funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão SMI-S (Storage Management Iniciative - Specification) v1.6.0;

41

3.8. Desempenho

Considerando-se a abrangência de cada sítio, a funcionalidade de virtualização deverá possuir desempenho de, no mínimo, 800.000 (oitocentos mil) IOPS (Input/Output Operations per Second) em uma carga de trabalho distribuída da seguinte forma:

Tipo de acesso

Proporção do acesso

Tamanho médio do bloco

Taxa de acerto de leitura (cache hit )

Proporção de leitura

Proporção de escrita

Sequencial 25% 32 KB 60% 60% 40%

Randômico 75% 8 KB 60% 70% 30%

3.8.1. Para comprovação do índice de desempenho deverá ser apresentada pelo licitante o relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS (Input/Output per seconds) requeridos. Para tanto, deverão ser considerados os detalhes técnicos da Solução ofertada assumindo, para esse fim específico (cálculo do índice de desempenho), que os discos poderão estar ligados diretamente no Subsistema de Virtualização. Não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou similares. Deverá ser informada a ferramenta utilizada.

3.9. Hardware

3.9.1. Processador

3.9.1.1. Os equipamentos utilizados para a implementação do Subsistema de

Virtualização de disco deverão ser baseados em processadores com arquitetura x64.

3.9.1.2. Processador (Somente para Solução com tecnologia ba seada em

Servidores)

3.9.1.2.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a funcionalidade virtualização deverá possuir, no mínimo, 32 (trinta e dois) núcleos (cores) de processamento.

3.9.1.2.2. Cada processador deverá possuir memória cache de, no mínimo,

40MB (quarenta Megabytes).

3.9.2. Memória Randômica

3.9.2.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a funcionalidade de virtualização deverá possuir, no mínimo, 512 GB (quinhentos e doze Gigabytes) de memória randômica.

3.9.2.2. Cada equipamento utilizado para a implementação da funcionalidade de

virtualização deverá possuir, no mínimo, 128 GB (cento e vinte e oito Gigabytes) de memória randômica.

3.9.3. Armazenamento Interno

3.9.3.1. Todos os dispositivos utilizados para compor o armazenamento de informações

do Subsistema de Virtualização deverão ser redundantes.

42

3.9.4. Conectividade

3.9.4.1. Portas de Front-End

3.9.4.1.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a soma das portas de front-endFibreChannel dos dispositivos de virtualização de disco deverá ser, no mínimo, 32 (trinta e duas).

3.9.4.1.2. Todos os Subsistemas de Virtualização deverão possuir a mesma

quantidade de portas defront-endFibreChannel. 3.9.4.1.3. Todas as portas de front-endFibreChannel utilizadas nos dispositivos

de virtualização de disco deverão possuir velocidade de, no mínimo, 16 Gbps(dezesseis gigabits por segundo);

3.9.4.2. Portas de Back-End

3.9.4.2.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a soma das portas de

back-endFibreChannel dos dispositivos de virtualização de disco deverá ser, no mínimo, 32 (trinta e duas).

3.9.4.2.2. Todos os Subsistemas de Virtualização deverão possuir a mesma

quantidade de portas deback-endFibreChannel.

3.9.4.2.3. Todas as portas de back-endFibreChannel utilizada nos dispositivos de virtualização de disco deverão possuir velocidade de, no mínimo, 16 Gbps(dezesseis gigabits por segundo).

4. REQUISITOS DO SUBSISTEMA DE DISCO

4.1. Arquitetura

4.1.1. A Solução deverá ser atendida por meio de, no máximo, 4 (quatro) Subsistemas de Disco, que serão implantados de forma igualmente distribuída entre os dois sítios, quais sejam, sítio primário e sítio secundário.

4.1.2. Todos os Subsistemas de Disco deverão ser do mesmo fabricante, tipo, modelo e porte. 4.1.3. Todos os Subsistemas de Disco deverão possuir a mesma configuração de hardware,

software e firmware. 4.1.4. O sistema operacional dos Subsistemas de Disco deverá ser desenvolvido, mantido e

suportado pelo fabricante do equipamento. Não serão aceitos sistemas operacionais OEM (Original EquipmentManufacturer).

4.1.5. Cada Subsistema de Disco deverá possuir a funcionalidade de LUN masking, de forma

que os volumes sejam visíveis e utilizáveis somente pelos servidores para os quais estejam destinados.

4.1.6. O fabricante do(s) Subsistema(s) de Disco deverá ser membro da SNIA (Storage

Networking IndustryAssociation) nas categorias LargeVotingMember ou MediumVotingMember.

4.2. Compatibilidade

4.2.1. Subsistemas de Virtualização

43

4.2.1.1. Os Subsistemas de Disco deverão ser compatíveis com o Subsistema de Virtualização oferecido pela Solução.

4.2.2. Comutadores SAN (SwitchesSAN )

4.2.2.1. Os Subsistemas de Disco deverão ser compatíveis com os comutadores SAN

(switches SAN) oferecidas pela Solução.

4.3. Disponibilidade

4.3.1. Cada Subsistema de Disco deverá possuir controladoras redundantes. 4.3.2. Todas as controladoras utilizadas para a implementação dos Subsistemas de Disco

deverão possuir componentes redundantes, incluindo discos, fontes de energia, conexão com a rede SAN (StorageArea Network), conexão com a rede Ethernet.

4.3.3. Os Subsistemas de Disco deverão possuir nativamente mecanismo de tolerância a falhas

de discos por meio de algoritmos de gravação de paridade e redundância de informações. 4.3.4. Deverá permitir a implementação de RAID 5 e RAID 6. Será admitida ainda, de forma

alternativa às mencionadas, a implementação do algoritmo de paridade duplicada. 4.3.5. Para o fim de tolerância a falhas, todos os discos de todas as camadas deverão estar

agrupados em conjuntos (arrays) com redundância que permita a falha simultânea de, no mínimo, 2 (dois) discos do conjunto sem perda de dados.

4.3.6. Os Subsistemas de Disco deverão implementar a tecnologia Hot Swap para a retirada e

substituição de discos. 4.3.7. Os Subsistemas de Disco deverão possuir, nativamente, a funcionalidade de substituição

automática de quaisquer discos falhados, de forma que a eventual falha de qualquer disco seja sempre seguida pela sua substituição por discos de reserva (spare disk) ou espaços de reserva (sparespace). A reconstrução (rebuild) das informações nos discos ou espaços de reserva deverá ser automática e integral, de forma que não cause nenhuma interrupção ao funcionamento normal do Subsistema de Disco e transfira integralmente as informações, funções e configurações do disco falhado.

4.3.8. Os Subsistemas de Disco deverão disponibilizar discos de reserva (spare disk) ou

espaços de reserva (sparespace) em quantidade suficiente para atender aos requisitos do Edital e de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo fabricante4 para o porte da Solução ofertada. Em nenhum caso a proporção da capacidade de discos ativos ou espaços ativos em relação aos discos de reserva ou espaços de reserva deverá ser superior a 30:1 (trinta para um).

4.3.9. A funcionalidade de substituição automática de discos falhados deverá estar disponível e

funcional para todos os discos de todos os Subsistemas de Disco ofertados pela Solução. 4.3.10. O processo de substituição automática de discos falhados deverá funcionar de forma

que a substituição ocorra somente entre discos ou espaços que possuam a mesma tecnologia e desempenho.

4.4. Hardware 4.4.1. Controladoras

4 Para o estabelecimento da melhor prática considerar sempre o cenário mais seguro para o Banco.

44

4.4.1.1. A quantidade de controladoras deverá estar de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo fabricante para o porte da Solução ofertada, considerando-se, inclusive, a quantidade de discos e a capacidade abrigada pelo equipamento.

4.4.1.2. Cada Subsistema de Disco deverá possuir, no mínimo, 2 (duas) controladoras

sendo necessária uma quantidade par para que, necessariamente, funcionem de maneira redundante no formato ativo-ativo.

4.4.1.3. As controladoras deverão implementar a tecnologia Hot Swap para a retirada e

substituição de discos. 4.4.2. Processador

4.4.2.1. As controladoras utilizadas para a implementação do Subsistema de Disco

deverão ser baseadas em processadores com arquitetura x64.

4.4.3. Memória (Cache)

4.4.3.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a soma da memória cachedos Subsistemas(s) de Disco deverá ser de, no mínimo, 512 GB (quinhentos e doze Gigabytes). Não serão aceitas como memória cache a utilização de tecnologias Flash, SSD ou qualquer outra tecnologia de extensão de cache.

4.4.4. Conectividade

4.4.4.1. Portas de Front-End 4.4.4.2. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a quantidade de portas de front-

endFibreChannel dos Subsistema de Disco Híbridos deverá ser, no mínimo, 32 (trinta e duas);

4.4.4.3. Todos os Subsistemas de Disco deverão possuir a mesma quantidade de portas

defront-endFibreChannel. 4.4.4.4. Todas as portas de front-endFibreChannel utilizada nos Subsistemas de Disco

Híbridos deverão possuir velocidade de, no mínimo, 16 Gbps(dezesseis gigabits por segundo).

4.4.5. Gerenciamento

4.4.5.1. Cada Subsistema de Disco deverá possuir, no mínimo, 1 (uma) porta Ethernet

com velocidade de, no mínimo, 1 (um) gigabit por segundo, para o fluxo de dados de gerenciamento do subsistema.

4.4.5.2. Cada Subsistema de Disco deverá possuir interface gráfica de usuário baseada

em tecnologia WEB (Web-based GUI). 4.4.5.3. Cada Subsistema de Disco deverá possuir a funcionalidade e os recursos para a

detecção automática de problemas e abertura automática de chamados técnicos pelo próprio equipamento (call home), que deverá acontecer sem a necessidade de intervenção humana. Os chamados deverão ser abertos diretamente junto ao centro de suporte do Licitante que deverá, ainda, disponibilizar a funcionalidade de alerta por meio de correio eletrônico ao administrador do Banco relativos aos chamados automaticamente abertos.

45

4.4.5.4. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão Simple Network Management Protocol (SNMP).

4.4.5.5. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem

funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão SMI-S (Storage Management Iniciative - Specification) v1.6.0.

4.5. A Solução poderá ser atendida por meio de duas arquiteturas de Subsistemas de Disco que

estão especificadas separadamente abaixo, sendo elas mutuamente exclusivas entre si, ou seja, não poderão ser propostas conjuntamente. São elas: Subsistema de Disco Híbrido (HybridStorage) e Arranjo Totalmente Flash (All Flash Array).

4.6. Subsistema de Disco Híbrido ( HybridStorage )

4.6.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, os Subsistemas de Disco Híbrido deverão

estar abrigados em, no máximo, 4 (quatro) armários (racks).

4.6.2. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a soma das capacidades liquidas do(s) Subsistema(s) de Disco Híbridodeverá ser de, no mínimo, 1,5 PiB (um virgula cinco Pebibytes).

4.6.3. Movimentação de dados entre camadas de discos ( tierização )

4.6.3.1. Cada Subsistema de Disco Híbrido deverá implementar, no próprio microcódigo,

a funcionalidade de movimentação automática de dados entre todas as camadas (tiers) de armazenamento presentes no equipamento.

4.6.3.2. As políticas de movimentação de dados deverão ser baseadas na frequência de

acesso aos dados de forma que os dados mais acessados sejam automaticamente movimentados para as camadas com maior desempenho e vice-versa.

4.6.3.3. A funcionalidade deverá estar licenciada e funcional para toda a capacidade

contratada.

4.6.4. Desempenho

4.6.4.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, o somatório do desempenho dos Subsistemas de Disco deverá ser de, no mínimo, 440.000 (quatrocentos e quarenta mil) IOPS (Input/Output Operations per Second) em uma carga de trabalho distribuída da seguinte forma:

Tipo de acesso

Proporção do acesso

Tamanho médio do bloco

Taxa de acerto de leitura (cache hit )

Proporção de leitura

Proporção de escrita

Sequencial 25% 32 KB 60% 60% 40% Randômico 75% 8 KB 60% 70% 30%

4.6.4.2. Para comprovação do índice de desempenho deverá ser apresentada pelo licitante o relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS (Input/Output per seconds) requeridos. Para tanto, deverão ser considerados os detalhes técnicos da Solução ofertada. Não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou similares. Deverá ser informada a ferramenta utilizada.

46

4.6.5. Hardware

4.6.5.1. Unidades de discos

4.6.5.1.1. Todos os discos utilizados para compor os Subsistemas de Disco Híbrido deverão possuir as características de um dos tipos descritos na tabela 1 (abaixo).

Camada Tipo Dispositivo Interface CapacidadeMínima 5 CapacidadeMáxima 6

1 1 Flash Card

ou SSD Drive

FC, Infiniband,

SATA 6 Gbit/s ou SAS 12

Gb/s

1,6 TB 7,68 TB

2 2

15K RPM 2.5” Drive

SAS 12 Gb/s 300 GB 900 GB

3 10K RPM 2.5” Drive

SAS 12 Gb/s

600 GB 1,8 TB

3 4 7.2K RPM 3.5” Drive

SATA ou NL-SAS

4 TB 8 TB

Tabela 1 4.6.5.1.2. Todos os discos utilizados para compor uma mesma camada

deverão ser do mesmo tipo e possuir a mesma capacidade de armazenamento e tecnologia de interface de conexão.

4.6.5.1.3. A capacidade líquida da camada 1 deverá corresponder a, no

mínimo, 30% (trinta por cento) da capacidade liquida total do subsistema de disco a que pertence.

4.6.5.1.4. A capacidade liquida da camada 2 deverá corresponder ao intervalo

de 0 (zero) a, no máximo, 70% (setenta por cento) da capacidade liquida total do subsistema de disco a que pertence.

4.6.5.1.5. A capacidade liquida da camada 3 deverá corresponder ao intervalo

de 0 (zero) a, no máximo, 30% (trinta por cento) da capacidade liquida total do subsistema de disco a que pertence.

4.7. Subsistema de disco com Arranjo Totalmente Flash (All Flash Array )

4.7.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, os Subsistemas de Disco com Arranjo

Totalmente Flash deverão estar abrigados em, no máximo, 2 (dois) armários (racks). 4.7.2. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a soma das capacidades liquidas do(s)

Subsistema(s) de Disco All Flash Arraydeverá ser de, no mínimo, 512 TiB (quinhentos e doze Tebibytes).

4.7.3. Considerando-se a abrangência de cada sítio, a taxa de eliminação de dados

redundantes garantida deverá ser de, no máximo, 3:1 (três para um), de forma que a capacidade utilizável garantida seja de, no mínimo, 1,5 PiB (um virgula cinco Pebibytes).

4.7.4. Caso a projeção7 da capacidade utilizável garantida nos Subsistemas de Disco All-Flash

indique um valor inferior a 1,5 PiB (um virgula cinco Pebibytes), o Contratado deverá

5 É a capacidade bruta mínima que cada disco deverá possuir.

6 É a capacidade bruta máxima que cada disco deverá possuir.

47

adicionar todos os componentes necessários, visando atingir a capacidade utilizável de 1,5 PiB (um virgula cinco Pebibytes) calculada a partir da taxa aferida. Em nenhuma hipótese restará ao Banco qualquer tipo de ônus.

4.7.5. Não serão considerados como Arranjo Totalmente Flash (All Flash Array) os modelos de

Subsistemas de disco que não se enquadrarem na definição da tecnologia feita pelo Gartner em seu quadrante mágico (https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-3ADZH54&ct=160628&st=sb). O dispositivo deverá executar firmware especializado para dispositivos Flash, o que significa que o equipamento não deve permitir a adição de discos mecânicos (Hard Disk Drives) nem possuir controladora que permita o uso desse tipo de disco.

4.7.6. O canal de comunicação entre as controladoras de armazenamento do mesmo

Subsistema de Disco All Flash Array deverá ser provido por meio da tecnologia Infiniband ou PCI Express Gen3 sendo que todos os enlaces (links) deverão funcionar em conjunto como um único canal. Em qualquer caso a velocidade entre as controladoras deverá ser de, no mínimo, 40 Gbps (quarenta Gigabits por segundo).

4.7.7. Funcionalidades

4.7.7.1. Algoritmo de extensão da vida útil dos discos

4.7.7.1.1. Os Subsistemas de Disco All-Flash Array deverão implementar a funcionalidade de extensão da vida útil dos discos (wearleveling) de forma que os ciclos de escrita e eliminação sejam igualmente distribuídos entre todos os blocos dos dispositivos de armazenamento.

4.7.7.1.2. A funcionalidade de extensão da vida útil dos discos (wearleveling)

deverá estar disponível e funcional para todos os discos ativos de todos os Subsistemas de Disco All-Flash Array.

4.7.7.2. Algoritmos de eliminação de dados redundantes

4.7.7.2.1. Os Subsistemas de Disco All-Flash deverão possuir as

funcionalidades de desduplicação e compressão de dados em linha (in-line), de forma que os algoritmos funcionem em tempo real à medida que os dados cheguem ao Subsistema de Disco.

4.7.7.2.2. O algoritmo da funcionalidade de desduplicação em linha deverá ser

global, de forma que abranja toda a capacidade do subsistema de disco a que pertença.

4.7.7.2.3. Não serão aceitas soluções de eliminação de dados redundantes

externas ao Subsistemas de Disco All-Flash nem de terceiros.

4.7.7.2.4. As funcionalidades de desduplicação e compressão de dados em linha deverão estar disponíveis, funcionais e licenciadas para toda a capacidade de todos os Subsistemas de Disco.

4.7.8. Desempenho

4.7.8.1. Considerando-se a abrangência de cada sítio, o somatório do desempenho dos

Subsistemas de Disco deverá ser de, no mínimo, 440.000 (quatrocentos e

7 A projeção será calculada durante a implantação da Solução em conformidade com o Anexo III – Serviços de

Implantação da Solução.

48

quarenta mil) IOPS (Input/Output Operations per Second) em uma carga de trabalho distribuída da seguinte forma:

Tipo de acesso

Proporção do acesso

Tamanho médio do bloco

Taxa de acerto de leitura (cache hit )

Proporção de leitura

Proporção de escrita

Sequencial 25% 32 KB 60% 60% 40% Randômico 75% 8 KB 60% 70% 30%

4.7.8.2. Cada Subsistema de Disco deverá possuir desempenho de, no máximo, 5 ms

(cinco milissegundos) de tempo de resposta (response time) considerando um throughput de 6 GB/s (seis Gigabytes por segundo) e uma carga de trabalho distribuída de acordo com o quadro do item anterior.

4.7.8.3. Para comprovação do índice de desempenho deverá ser apresentada pelo

licitante o relatório extraído da ferramenta de modelagem utilizada para a indicação dos IOPS (Input/Output per seconds) requeridos. Para tanto, deverão ser considerados os detalhes técnicos da Solução ofertada. Não serão aceitas simulações realizadas em planilhas eletrônicas ou similares. Deverá ser informada a ferramenta utilizada.

4.7.9. Unidades de disco

4.7.9.1. Cada Subsistema de Disco deverá ser composto somente com discos baseados

exclusivamente em tecnologia SSD (Solid-State Drive) que sejam destinados ao uso corporativo.

5. REQUISITOS DOS COMUTADORES (SWITCHES) DA REDE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EXTERNOS – SAN (STORAGE AREA NETWORK )

5.1. A Solução deverá ser atendida por meio de 4 (quatro) equipamentos de comutação (switches)

de rede de armazenamento externo, que serão implantados dois em cada sítio, quais sejam, sítio primário e sítio secundário.

5.2. Cada equipamento deverá estar equipado com arquitetura de comutaçãocom oversubscritpion

máximo de 2:1. 5.3. Todas as interfaces SAN deverão operar com velocidade de 16 Gbps (dezesseis gigabits pro

segundo) e serem capazes de suportar automaticamente conexões de equipamentos do tipo FabricPort (F_port), ou ExpansionPort (E_port).

5.4. Todas as interfaces deverão suportar conexões full duplex assim como a funcionalidade de

detectar e automaticamente negociar para a maior velocidade possível.

5.5. Hardware

5.5.1. Conectividade 5.5.2. Cada equipamento deverá estar equipado com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) portas

qSFP (QuadSmallForm-factorPluggable), Hot-Plugabble, com conectores MPO (Multiple-FiberPush-On/Pull-off), SWL (Short WaveLength), equivalentes a 192 conexões FibreChannel.

49

5.5.3. Cada equipamento deverá estar equipado com, no mínimo, 32 (trinta e dois) portas SFP (SmallForm-factorPluggable), com conectores LC (Lucent Connector), Hot-Plugabble, LWL (LongWaveLength).

5.5.4. Cada equipamento deverá suportar a conexão com outros comutadores (Inter Switch Link) com possibilidade de agregação de banda a pelo menos 128 Gbps (mil e vinte e quatro gigabits por segundo).

5.6. Cada equipamento deverá possuir recursos que disponibilizem os seguintes serviços:

• SimpleName Server; • Registered State Change Notification (RSCN); • Alias Server (Multicast); • Zoning; • Dynamic Path Selection (DPS).

5.7. Cada equipamento deverá suportar as seguintes funcionalidades:

• Controle de Congestionamento de tráfego; • Hardware EnforcedZoning; • QoS (Qualityof Service); • Top Talkers; • Monitoração de Desempenho (Performance Monitoring); • Conectividade além de 10KM • ISL (Inter Switch Link) Trunking.

5.8. Cada equipamento deverá possuir LED´s indicativos do seu estado de funcionamento e das

interfaces.

5.9. Cada equipamento deverá possibilitar a obtenção de estatísticas de tráfego e falhas das portas dos diversos módulos de interface.

5.10. Deverá possuir estrutura apropriada para acondicionamento em armário (rack) padrão ANSI EIA/TIA de 19 (dezenove) polegadas. Ficará a cargo do Contratado o fornecimento do rack juntamente com todos os acessórios necessários ao pleno funcionamento do equipamento, inclusive trilhos, parafusos, PDUs, braçadeiras, ferramentas, cabos, conectores, canaletas, mão de obra especializada, transporte de material, transporte de recursos humanos, seguros, meios de comunicação etc, sem que isso incorra em qualquer tipo de ônus para o Banco.

5.11. Compatibilidade

5.11.1. A Solução deverá implementar, no mínimo, os seguintes padrões:

• FC-AL-2; • FC-DA • FC-FLA; • FC-GS-5; • FCP-2; • FC-SP; • FC-SW-6; • SNIA (SMI-S) Version 1.5; • RFC 2625 IP over FC; • NPIV (N_port ID Virtualization).

5.11.2. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que permitam a utilização de

classes de serviço 2, 3 e F (InterswitchFrames).

50

5.11.3. A Solução deverá suportar, no mínimo, os seguintes padrões:

• RFC 4338 IPv6,IPv4 and ARP over FC; • FCIP (Fibre Channel over IP).

5.11.4. Cada equipamento deverá ser compatível com os comutadores IBM Brocade

Enterprise 20-port 8 Gb SAN Switch Module for IBM Blade Center (42C1828). 5.11.5. Cada equipamento deverá ser compatível com os Subsistema de Disco IBM System

Storage DS8800 modelo 951 firmware7.6.31.2820 atualmente em uso pelo Banco.

5.11.6. Cada equipamento deverá ser compatível com a unidade de fita IBM Jaguar (3592-E07) contidas em uma biblioteca de fitas IBM TS3500 (3584-L23) atualmente em uso pelo Banco.

5.11.7. Cada equipamento deverá ser compatível com os seguintes HBA´s (Host Bus Adapter):

• QlogicQLE2460; • QlogicQLE2560; • QlogicQLE2562; • Emulex LPe11000.

5.12. Disponibilidade

5.12.1. Cada equipamento deverá permitir que qualquer processo de atualização de micro

código (firmware) ocorra sem que haja qualquer interrupção no seu funcionamento normal.

5.12.2. Cada equipamento deverá estar equipado com módulos de processamento

redundantes, de modo que em caso de falha de um deles, os equipamentos continuem a operar sem prejuízo de suas funcionalidades.

5.12.3. Cada equipamento deverá suportar portblades que funcionem de modo independente,

sendo que e interrupção do funcionamento de um deles não afete a operação normal dos demais.

5.12.4. Cada equipamento deverá permitir que um módulo de processamento defeituoso seja

substituído sem interromper o funcionamento dos equipamentos. 5.12.5. Cada equipamento deverá permitir que portblades sejam inseridos e retirados sem

afetar o funcionamento normal dos equipamentos. 5.12.6. Cada equipamento deverá possuir ventiladores redundantes, com funcionamento em

paralelo, de modo que, nos casos em que haja interrupção do funcionamento de um dos ventiladores, o(s) outro(s) assuma(m) o nível de ventilação adequado do equipamento, sem interrupção do seu funcionamento normal e sem prejuízo para os demais componentes do equipamento (switch).

5.12.7. Os ventiladores que irão compor a Solução deverão possuir a funcionalidade Hot

Swap permitindo a adição e substituição de forma dinâmica, ou seja, não requerendo o desligamento ou reinicialização do equipamento e sem prejudicar o funcionamento dos demais componentes.

5.12.8. Cada equipamento deverá possuir fontes de alimentação redundantes, com

funcionamento em paralelo, de modo que, nos casos em que haja interrupção do funcionamento de uma das fontes, a(s) outra(s) assuma(m) a carga total do

51

equipamento, sem interrupção do seu funcionamento normal e sem prejuízo para os demais componentes do equipamento (switch).

5.12.9. As fontes que irão compor a Solução deverão implementar a funcionalidade de balanceamento de carga (loadsharing).

5.12.10. As fontes que irão compor a Solução deverão permitir a sua adição e substituição de

modo dinâmico, ou seja, não requerendo o desligamento ou reinicialização do equipamento e sem prejudicar o funcionamento dos demais componentes.

5.13. Gerenciamento

5.13.1. Cada comutador SAN deverá possuir, no mínimo, 2 (duas) portas Ethernet (out-of-

band) com velocidade de, no mínimo, 1 (um) gigabit por segundo, dedicadas exclusivamente ao fluxo de dados de gerenciamento do subsistema.

5.13.2. Cada Comutador SAN deverá possuir interface gráfica de usuário baseada em tecnologia WEB (Web-based GUI).

5.13.3. Cada Comutador SAN deverá possuir a funcionalidade e os recursos para a detecção

automática de problemas e abertura automática de chamados técnicos (call home), que deverá acontecer sem a necessidade de intervenção humana. Os chamados deverão ser abertos diretamente junto ao centro de suporte do fabricante que deverá, ainda, disponibilizar a funcionalidade de alerta por meio de correio eletrônico ao administrador do Banco relativos aos chamados automaticamente abertos.

5.13.4. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem

funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão Simple Network Management Protocol (SNMP)”.

5.13.5. Cada equipamento deverá estar equipado com recursos que implementem

funcionalidades de gerenciamento utilizando o padrão SMI-S (Storage Management Iniciative - Specification) v1.5.0.

6. REQUISITOS DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCI AMENTO DA SOLUÇÃO

6.1. A Solução deverá possuir recursos de administração, monitoramento e gerenciamento que englobem todas as funcionalidades disponíveis em todos os subsistemas, incluindo Subsistema de Virtualização, Subsistema de Disco e SAN (StorageArea Network).

6.2. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento da Solução poderá ser composta

por diferentes módulos que, por sua vez, deverão possuir recursos que funcionem de forma integrada e harmônica, guardando compatibilidade entre si.

6.3. A Interface do software de administração, monitoramento e gerenciamento da Solução deverá

ser baseada em tecnologia Web (Web Based) de forma que todas as funcionalidades e relatórios existentes estejam disponibilizados por meio dessa tecnologia.

6.4. A interface do software do sistema de administração, monitoramento e gerenciamento da

Solução deverá ser compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer versão 11 ou superior.

6.5. Com a finalidade de implantar a plataforma de software do sistema de administração,

monitoramento e gerenciamento da Solução, o Banco disponibilizará, sem ônus para o Contratado, a seguinte infraestrutura:

52

• Até 4 (quatro) máquinas virtuais VMWarevSphere 5.5 (hardware 10); • Até 4 (quatro) licenças do Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2012 R2; • Espaço em disco para armazenamento de informações.

6.6. Caso o sistema de gerenciamento necessite de infraestrutura diferente ou além da que será

disponibilizada pelo Banco, esta deverá ser provida pelo Contratado sem que isso incorra em qualquer tipo de ônus para o Banco, incluindo despesas decorrentes do licenciamento de software e da contratação de hardware.

6.7. O sistema de gerenciamento deverá suportar a integração com a tecnologia VMwarevSphere

Virtual Volumes por meio de VASA (vSphereAPIs for StorageAwareness), VMwarevRealize Automation e VMwarevRealizeOperations.

6.8. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá possuir monitores de

desempenho e capacidade para todos os Subsistemas de Virtualização, Subsistema de Disco e comutadores da rede SAN providos pela Solução.

6.9. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá possuir a funcionalidade

de retenção de histórico de capacidade e desempenho com frequência de coleta de informações de, no mínimo, 1 (um) minuto, e acumuladores diários, semanais e mensais. Deverá ainda permitir o estabelecimento de políticas de descarte automático das informações históricas.

6.10. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá permitir o cadastro

(inclusão, exclusão) de grupos que serão usados para a categorização dos ativos da Solução que serão associações cadastrais.

6.11. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá possuir a funcionalidade

de identificação de áreas de armazenamento não utilizadas ou desperdiçadas com base em critérios de usabilidade. Deverá ainda disponibilizar relatório específico para a consulta dessas áreas.

6.12. A Solução deverá suportar o gerenciamento completo da funcionalidade de replicação de

dados de forma que possibilite, por meio da interface gráfica, determinar quais volumes serão replicados e os parâmetros da replicação.

6.13. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá suportar e estar

licenciado para todas as funcionalidades de todos os subsistemas, incluindo o Subsistema de Virtualização, Subsistema de Disco e SAN (StorageArea Network).

6.14. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá disponibilizar a emissão

de relatórios e consultas, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

• Recursos do Subsistemas de Virtualização de Armazenamento o Nome do subsistema de virtualização; o Status do subsistema de virtualização; o Capacidade por volume lógico; o Espaço disponível por volume lógico; o Espaço Alocado por volume lógico; o Total I/O Rate por volume lógico; o Total Data Rate por volume lógico; o Overall Response Time por volume lógico; o Nome e status das portas dos subsistemas de virtualização; o Status dos volumes lógicos replicados.

• Recursos do Subsistemas de Armazenamento

53

o Nome do subsistema de armazenamento; o Status do subsistema de armazenamento; o Capacidade por volume lógico; o Espaço disponível por volume lógico; o Espaço Alocado por volume lógico; o Total I/O Rate por volume lógico; o Total Data Rate por volume lógico; o Overall Response Time por volume lógico; o Nome e status das portas dos subsistemas de armazenamento; o Status dos volumes lógicos replicados.

• Recursos das Malhas (Fabrics), Comutadores (Switches) e Portas da SAN

o Nome da Malha; o Comutadores da Malha; o Status da Malha; o Status da coleta de dados da malha; o WWN (World Wide Name) da Malha; o Nome do Comutador o Status do Comutador; o Domínio do Comutador; o WWN (World Wide Name) do Comutador; o Número da porta do comutador; o Tipo da porta do comutador; o Status da porta do comutador.

6.15. O sistema de administração, monitoramento e gerenciamento deverá gerar alertas relativos a

recursos constantes do Subsistema de Virtualização e ao Subsistema de Disco. Os alertas deverão indicar, no mínimo, o recurso afetado, data, hora, nível de severidade, categoria do alerta e uma descrição do evento.

6.16. O sistema de gerenciamento deverá implementar uma funcionalidade automática de

notificação de alerta que poderá ser feita por meio de correio eletrônico ou via protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) v3.

54

ANEXO III

SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO EXTERNO

1. REQUISITOS DOS SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃ O

1.1. Implantação da Solução - Prazos

1.1.1. O Contratado deverá considerar o cronograma de eventos e prazos abaixo

apresentado para a implantação da Solução. Os prazos apresentados são considerados como máximos, não impedindo, pois, que sejam cumpridos em prazos menores.

Nº Evento Responsável Prazo

1 Assinatura do Contrato. Banco e Contratado

Até 5 (cinco) dias úteis após a convocação pelo Banco.

2 Entrega de todos os componentes da Solução.

Contratado Até 45 (quarenta e cinco) dias úteis após o evento 1.

3 Entrega da versão inicial do Plano de Implantação.

Contratado Até 15 (quinze) dias úteis após o evento 1.

4 Entrega da versão final do Plano de Implantação.

Contratado Até 30 (trinta) dias úteis após o evento 3.

5 Emissão do Termo de Aceitação Provisória 1 (TAP1).

Banco Até 3 (três) dias úteis após os eventos 2 e 4.

6 Implantação da Solução – Etapa 1 Contratado Até 30 (trinta) dias úteis após o evento 5

7 Emissão do Termo de Aceitação Provisória 2 (TAP2)

Banco Até 3 (três) dias úteis após o evento 6

8 Implantação da Solução – Etapa 2 Contratado Até 14 (quatorze) dias úteis após o evento 7

9 Treinamento Técnico da Solução Contratado Até 90 (noventa) úteis dias após o evento 1, em período a ser acordado com o Banco

10 Emissão do Termo de Aceitação Definitiva (TAD) Banco

Até 3 (três) dias úteis após os eventos 8 e 9

1.1.2. Todos os termos de aceitação a serem entregues pelo Banco estão

condicionados à prévia entrega dos componentes e realização das atividades em conformidade com os requisitos do Edital e dentro dos prazos estabelecidos.

1.2. Implantação da Solução - Requisitos Gerais

1.2.1. Os serviços de implantação da Solução são compostos da instalação,

customização, integração, ativação, documentação, suporte técnico e logístico e gerência da implantação dos diversos componentes da Solução de Armazenamento Externo de Dados, além de treinamento e transferência de conhecimento técnico sobre os componentes da solução.

1.2.2. Todas as atividades relacionadas à implantação da Solução serão prestadas nas

instalações do Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CA PGV) do Banco do Nordeste do Brasil, situado em Fortaleza-CE, à exceção das atividades que envolvam diagnóstico e solução de problemas durante a implantação, as quais poderão ser realizadas por equipe remota, desde que acompanhadas nas instalações do CAPGV por equipe do Contratado.

55

1.2.3. Por instalação, customização, integração e ativação entendam-se todos os procedimentos relacionados à instalação e configuração, física e lógica, parametrização e testes de quaisquer componentes de hardware e software fornecidos no escopo do Edital, de modo a garantir o pleno funcionamento da solução, inclusive garantindo a operacionalização e integração com os demais componentes de hardware e software atualmente em uso na rede do Banco.

1.2.4. Todos os componentes de hardware e software requeridos para atender as

funcionalidades exigidas no Edital, mesmo que não estejam especificados e cotados na proposta, serão considerados como parte integrante dos serviços de instalação e deverão ser fornecidos, sem ônus adicional para o Banco.

1.2.5. O Contratado deverá criar e manter atualizada documentação das atividades,

processos, testes, homologação, entrega e conferência, encontros de trabalho, compromissos e prazos, incluindo planos de trabalho, planos de contingência e atas, de modo a compor uma documentação final da implantação a ser entregue ao Banco no final do processo. Toda a documentação gerada no escopo do projeto deverá estar no idioma Português.

1.2.6. O Banco se reserva o direito de redefinir, a qualquer momento da implantação,

quaisquer fases, ações, prazos e recursos envolvidos, objetivando a garantia de atendimento dos parâmetros de qualidade, segurança, mitigação de riscos e atendimento de prazos, cabendo ao Contratado adequar-se às modificações propostas, refazendo atividades e documentação, caso necessário, desde que essas não extrapolem o escopo dos serviços aqui descritos.

1.2.7. O Contratado será responsável pela execução de quaisquer procedimentos de

diagnóstico e solução de problemas relacionados aos serviços de implantação dos componentes da Solução objeto do Edital. Caso o diagnóstico aponte para problemas não relacionados aos componentes da Solução, o Banco deverá adotar as medidas necessárias para solucioná-los, desde que devidamente comprovados pelo Contratado, e sempre a critério do Banco.

1.2.8. Serão de inteira responsabilidade e às expensas do Contratado, sem nenhum custo

adicional para o Banco:

• implantação da solução, incluindo o apoio e suporte técnico e logístico eventualmente necessários ao adequado funcionamento da solução;

• alocação de profissionais qualificados e todas as obrigações trabalhistas relacionadas;

• todos os ônus relativos a transporte, alimentação e hospedagem de profissionais, transporte e instalação dos equipamentos, ligações telefônicas para suporte técnico, montagem física dos equipamentos que compõem a solução, disponibilização de ferramentas e insumos diversos requeridos durante qualquer das fases de implantação da solução;

• configuração lógica dos componentes da solução proposta de forma a viabilizar integralmente os testes a serem realizados como parte da homologação da solução e o adequado funcionamento em ambiente de produção;

• atividades de concepção, projeto, planejamento, implementação, suporte técnico, assistência técnica e apoio logístico eventualmente necessárias à adequada implantação da solução;

• demonstração de todas as características técnicas e funcionalidades previstas na contratação, durante a fase de homologação de funcionalidades da solução.

56

1.2.9. O Contratado deverá possuir experiência e estar qualificado a prestar adequadamente os serviços de implantação da Solução, a ser comprovada nos termos do Edital.

1.2.10. Durante toda a implantação, será disponibilizada uma janela de 36 (trinta e seis)

horas em finais de semana durante as quais poderá haver indisponibilidade dos sistemas aplicativos do Banco. Essa janela será estabelecida de acordo com as necessidades de recursos dos ambientes de negócios do Banco.

1.2.11. Ficará a critério e às expensas do Contratado a utilização de ferramentas de

migração ou cópias avançadas de dados que possam reduzir os períodos de indisponibilidades necessários.

1.2.12. Serão obrigatórios encontros presenciais a serem realizados no CAPGV com

frequência semanal para tratar de assuntos técnicos e gerenciais do projeto. Tais encontros contarão com a presença dos seguintes profissionais:

• Gerente de projetos (Contratado); • Representante da equipe técnica (Contratado); • Gerente de projetos (Banco); • Representante da equipe técnica (Banco).

1.2.13. Os profissionais do Contratado deverão ter alçada para deliberar sobre as

questões gerenciais e técnicas discutidas nos encontros. 1.2.14. O quadro de profissionais a serem alocados pelo Contratado deverá atender às

demandas por serviços de apoio e suporte técnico às atividades de implantação e à própria implantação dos componentes descritos em sua proposta técnica.

1.2.15. Deverão ser alocados pelo Contratado, no mínimo, 2 (dois) profissionais

qualificados de acordo com os requisitos descritos abaixo, para execução dos serviços de implantação dos componentes descritos em sua proposta.

1.2.16. O Contratado deverá indicar um gerente de projeto, funcionário ou contratado da

empresa, que será o líder e responsável pela entrega dos serviços e implantação da solução, de modo a garantir a qualidade dos resultados e o atendimento aos requisitos e prazos estipulados no Edital.

1.2.17. O Gerente de Projetos deverá possuir certificação PMP – Project Management

Professional do PMI – Project Management Instituteou possuir MBA – Master of Business Administrationem Gerência de Projetos. Os documentos de certificação devem ser apresentados, por ocasião da assinatura do Contrato, na versão original ou por qualquer processo de cópia autenticada em Cartório.

1.2.18. O Gerente de Projetos deverá possuir experiência, com documentação oficial

comprobatória, em projeto(s) de cliente(s) de grande porte, relacionados à implantação de soluções de armazenamento. A referida experiência deverá ser comprovada mediante apresentação de documento(s) timbrado(s), emitido(s) por cliente(s), contemplando a descrição geral dos serviços prestados, datas inicial e final de execução dos serviços, área responsável da parte do cliente, nome e telefone para contato por parte do cliente e avaliação sucinta dos resultados quanto ao cumprimento dos objetivos do projeto, com destaque para o gerenciamento do mesmo.

1.2.19. O Gerente de Projetos deverá ficar alocado em regime integral (8 horas diárias)

durante todo o projeto , desde à construção da versão inicial do Plano de

57

Implantação até a emissão do TAD (Termo de Aceitação Definitiva), nas dependências do CAPGV.

1.2.20. O Contratado deverá indicar, por ocasião da assinatura do Contrato, a

composição da equipe de especialistas, funcionários ou contratados da empresa, responsáveis pela implantação do(s) componente(s) ofertado(s) na proposta.

1.2.21. No mínimo 1 (um) dos técnicos constituintes dessa equipe deverá:

• possuir certificação profissional ou certificação em participação em cursos

oficiais, emitida pelo fabricante dos componentes descritos em sua proposta. Essa documentação deverá ser apresentada no ato da assinatura do Contrato;

• esse profissional deverá prestar jornada de trabalho de 8 (oito) horas exclusivamente alocado ao projeto, desempenhando suas atividades no CAPGV;

• deverá ser comprovada a experiência desse profissional em trabalhos de implantação do(s) componente(s) em cliente(s), com apresentação de documento timbrado emitido pelo cliente contemplando a descrição geral dos serviços prestados, datas inicial e final de execução dos serviços, área responsável da parte do cliente, nome e telefone para contato por parte do cliente e avaliação sucinta dos resultados.

1.3. Implantação da Solução - Planejamento

1.3.1. Plano de Gerenciamento do Projeto

1.3.1.1. O Contratado deverá apresentar ao Banco em reunião própria, quando da entrega da versão inicial do Plano de Implantação da Solução, documentos de gerenciamento do projeto com as informações necessárias para fornecer subsídios que possibilitem controle efetivo do projeto a serem validados pelo Banco. São eles:

• Plano de Gerenciamento do Escopo; • Plano de Gerenciamento do Cronograma; • Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos; • Plano de Gerenciamento das Comunicações; • Plano de Gerenciamento de Riscos; • Plano de Gerenciamento da Qualidade; • Declaração detalhada do escopo do projeto; • EAP – Estrutura Analítica do Projeto; • Lista de Riscos e Plano de Resposta aos Riscos do Projeto; • Cronograma do Projeto; • Relatório de Desempenho e Status do Projeto; • Formulário de Requisição de Mudanças; e • Ata de Reuniões.

1.3.1.2. O Contratado deverá manter atualizada toda a documentação gerada

pelo projeto e disponibilizá-la ao Banco sempre que requerida. 1.3.2. Plano de Implantação da Solução

1.3.2.1. Deverá ser realizado levantamento, local, da situação atual relativa ao uso

de recursos de armazenamento externo no Banco, incluindo áreas alocadas, equipamentos de interconexão e interfaces utilizadas, servidores e comutadores conectados, recursos de backup / restore etc., consubstanciando, em relatório, as principais constatações relativas à

58

situação atual, considerando as melhores práticas de mercado, e indicando possibilidades de melhorias a serem implementadas na nova solução de armazenamento.

1.3.2.2. O Plano de Implantação da Solução deverá descrever os procedimentos e

prazos necessários para a execução das atividades de implantação. Deverá ser composto, no mínimo, pelos seguintes documentos:

• Desenho da Arquitetura da Solução, contemplando:

o Topologia física das interconexões das redes SAN e LAN da Solução;

o Topologia lógica do fluxo de informações das redes SAN e LAN da Solução.

• Guia de Instalação Física, contemplando: o Especificações físicas; o Recursos necessários; o Interligações.

• Guia de Migração de Dados, contemplando: o Identificação de todas as atividades de levantamento da situação

atual; o Proposição de desenho de solução de armazenamento externo,

detalhando cada cenário, topologia e atividades a serem realizadas;

o Descrição detalhada das atividades de migração que serão efetuadas e a metodologia a ser utilizada para a migração dos dados, as quais devem identificar, no mínimo, procedimentos de pré-migração, procedimentos de migração e e testes de pós-implementação.

• Guia de Gerenciamento da Solução, contemplando: o Visão geral das ferramentas necessárias para o efetivo

gerenciamento dos recursos (itens de configuração) disponibilizados nesta contratação;

o Visão genérica do processo de gerenciamento dos componentes disponibilizados nesta contratação.

1.4. Implantação da Solução – Etapa 1

1.4.1. A primeira etapa da Implantação da Solução deverá contemplar a instalação física

de todos os componentes da Solução em seu local definitivo. 1.4.2. Nesta etapa, os componentes da Solução ainda não estarão conectados ao

ambiente de produção do Banco. 1.4.3. Cabeamento horizontal estruturado da SAN ( StorageArea Network )

1.4.3.1. O contratado deverá desenhar, planejar, fornecer, documentar e implantar

todo o cabeamento horizontal estruturado da rede de armazenamento de dados (SAN) nos centros de dados (datacenters) de ambos os sítios onde será realizada a implantação da Solução, quais sejam: sítio primário e sítio secundário.

1.4.3.2. A execução dos serviços incluem a passagem, instalação, organização, identificação e certificação de todos os pontos de comunicação da rede SAN além da desinstalação, recolhimento e destinação final dos atuais cabos de fibra óptica em ambos os sítios.

59

1.4.3.3. O Contratado será responsável pelo recolhimento e destinação final de todo o resíduo proveniente de seus produtos que são objeto da contratação, assim como de todos os cabos de instalações antigas da rede SAN e seus resíduos. Essa atividade deverá necessariamente ser realizada com observação à Lei Federal 12.305/2010 e legislação correlata.

1.4.3.4. Será exigida a conformidade com os requisitos técnicos do padrão ANSI

EIA/TIA-942A além da observância aos requisitos da Solução. 1.4.3.5. Será exigida a conformidade com os requisitos técnicos do padrão ANSI

TIA/EIA-568 além da observância aos requisitos da Solução. 1.4.3.6. Todos os materiais utilizados para a implementação do cabeamento

estruturado deverão ser do mesmo fabricante. 1.4.3.7. Deverá ser fornecido pelo Contratado ao Banco documento descritivo

contendo os resultados da certificação de todo o cabeamento que deverá considerar as características exigidas pelo fabricante do material.

1.4.3.7.1. O Contratado deverá utilizar equipamentos de testes

adequados e calibrados que correspondam ao tipo de fibra utilizado.

1.4.3.7.2. Após a conclusão dos testes, os dados armazenados na

memória do equipamento analisador deverão ser transferidos para um microcomputador no local dos testes, ficando os resultados disponíveis em meio magnético, devendo também, serem impressos em forma de relatório. Os testes deverão ficar também armazenados no microcomputador para futuras conferências.

1.4.3.7.3. O equipamento utilizado deverá possuir certificado de

calibração dentro da validade, emitido por laboratório credenciado.

1.4.3.8. Será exigida a entrega pelo Contratado de documentação as built de todo

o ambiente implantado, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

• Inventário de hardware e software, contendo nome do equipamento ou material, número de série, MAC Address, marca, fabricante, modelo, PartNumbers, versão de firmware, versão de software, endereços IP etc;

• Cenários, contendo os desenhos e fotografias das topologias, plano de face (bayface) dos racks, ligações físicas dos equipamentos e DIOs por porta etc. Descrever também a situação anterior para fins de comparação por meio de fotografias e desenhos;

• Planilha de identificação dos pontos; • Resultado de todos os testes de certificação.

1.4.3.9. Todos os recursos necessários para as atividades de implementação do

cabeamento, incluindo cabos, canaletas, patch cords, DIOs (distribuidor interno óptico), armários (racks), tubulações, ferramentas, conectores, insumos, mão de obra etc serão de responsabilidade e às expensas doContratado, não cabendo ao Banco o ônus sobre quaisquer materiais ou serviços.

60

1.4.3.10. Considerando a abrangência de cada sítio, deverá ser fornecido 1 (um) armário (rack) de espelhamento que terá a função de concentrar todo o fluxo do cabeamento da SAN (StorageArea Network), ou seja, toda a interconexão entre os ativos da rede deverá ser feita por meio do armário (rack) de espelhamento.

1.4.3.11. Deverão ser fornecidos todos os acessórios necessários e em

quantidade suficiente para a implantação plena da Solução incluindo réguas de energia (PDUs), guias de cabo, parafusos, arruelas etc.

1.4.3.12. Todos os armários (racks) fornecidos deverão estar equipados com

DIOs (Distribuidor Interno Óptico) e cassetes em quantidade suficiente para acomodação de todos os cabos requeridos pela Solução. Deverá possuir gaveta deslizante com sistema de trilhos para facilitar a instalação e manutenção.

1.4.3.13. A conexão entre DIOs de racks distintos deverá ser realizada por meio

de cassetes utilizando cabos do tipo MPO (Multiple-FiberPush-On/Pull-off).

1.4.3.14. Sempre que possível, a conexão entre os DIOs e os ativos SAN

(switches de borda, HBAs, Subsistema de discos, Subsistema de Virtualização etc) deverá ser realizada utilizando cabos padrão LC (Lucent Conector).

1.4.3.15. As conexões realizadas entre portas dos DIOs do rack de espelhamento

para fins de interconexão dos ativos SAN (patch cords) com as portas do núcleo central (core switch) deverão utilizar padrão LC (Lucent Conector). Deverão ser fornecidos patch cords em quantidade não inferior a 512 (quinhentos e doze) e em tamanho que facilite a organização dos cabos.

1.4.3.16. Deverão ser utilizados DIOs que permitam a conexão de, no mínimo, 48

(quarenta e oito) pares de fibra óptica. 1.4.3.17. Deverão ser fornecidos, no mínimo, 2 (dois) cassetes para cada DIO

(Distribuidor Interno Óptico), de forma que as conexões estejam distribuídas da maneira mais balanceada possível.

1.4.3.18. Cada cassete deverá possuir, no mínimo, 12 (doze) portas. 1.4.3.19. As conexões realizadas no rack de espelhamento deverão ser

organizadas por grupos, de forma que cada grupo esteja conectado a um conjunto específico de DIOs, não podendo o mesmo DIO receber conexões de grupos distintos. Os grupos a serem considerados são os seguintes:

• Grupo de Comutadores de Núcleo (Core Switch); • Grupo de Servidores Blade; • Grupo de Servidores Torre; • Grupo de Servidores de Rack; • Grupo de Biblioteca de Fitas / Controladora de Fitas; • Grupo do Subsistema de Virtualização; • Grupo do Subsistema de Armazenamento; • Grupo do Subsistema de Armazenamento legado; • Grupo da Plataforma Alta (Mainframe);

61

• Grupo dos enlaces entre sítios (intersites).

1.4.3.20. A especificação de cada grupo está relacionada no decorrer deste documento.

1.4.3.21. Os cabos de ligação entre os racks que pertençam a cassetes diferentes deverão seguir por dutos e caminhos distintos.

1.4.3.22. Deverá ser utilizada fibra óptica padrão multimodo OM4 em todas as

conexões requeridas neste Edital, salvo quando o texto dispuser de outra forma.

1.4.3.23. Considerando a abrangência de cada sítio, oContratadodeverá

providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e os switches de núcleo SAN da Solução. Para tanto, deverá considerar a conexão de todas as portas existentes nos switches de núcleo aos DIOs (distribuidor interno óptico) do rack de espelhamento.

1.4.3.24. OContratado deverá providenciar a conexão entre o rack de

espelhamento e os switches de borda constantes dos chassis de servidores blade existentes no Banco. Para tanto, deverá considerar a existência de 7 (sete) chassis de servidores, cada chassis com 12 (doze) portas, distribuídos da seguinte forma:

Sítio Primário Sitio Secundário

• 1 rack com 3 Chassis; • 1 rack com 1 Chassis.

• 1 rack com 3 Chassis.

1.4.3.25. Em cada rack onde estão os chassis de servidores, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todas as portas constantes dos switches de borda.

1.4.3.26. OContratadodeverá providenciar a ligação entre o rack de espelhamento

e os servidores torre do Banco. Para tanto, deverá considerar a existência de 30 (trinta) portas de HBA instaladas em 25 (vinte e cinco) Servidores Torre, todos localizados no sítio primário. OContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cabos ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todas as portas de HBA dos Servidores Torre de Banco.

1.4.3.27. OContratadodeverá providenciar a ligação entre o rack de espelhamento

e os servidores de rack do Banco. Para tanto, deverá considerar a existência de 72 (setenta e duas) portas de HBA, distribuídos da seguinte forma:

Sítio Primário Sitio Secundário • 1 rack com 36 portas de HBA. • 1 rack com 36 portas de HBA.

1.4.4.29. O Contratado será responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cabos ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todas as portas HBA dos Servidores de rack do Banco.

62

1.4.4.30. Considerando-se a abrangência de cada sítio, oContratadodeverá providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e a biblioteca de fitas localizada nos racks da biblioteca de fitas. Para tanto, deverá considerar a existência de 2 (dois) racks de biblioteca de fitas e que serão conectados 12 (doze) pares de fibra óptica para cada um desses racks. Em cada rack onde estão localizadas as bibliotecas de fitas, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todas as portas da biblioteca de fitas.

1.4.4.31. Considerando-se a abrangência de cada sítio, oContratadodeverá

providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e a controladora de fitas localizada no rack da controladora de fita IBM 3592-C07. Para tanto, deverá considerar a existência de 1 (um) rack de controladora de fitas onde serão conectados 8 (oito) cabos multimodo OM4 e 8 (oito) cabos monomodo OS1. Em cada rack onde estão localizadas as controladoras de fitas, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos as portas da controladora de fitas.

1.4.4.32. Considerando-se a abrangência de cada sítio, oContratadodeverá

providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e os subsistemas de virtualização da Solução. Para tanto, deverá conectar todas as portas existentes nos subsistemas de virtualização aos DIOs (distribuidor interno óptico) do rack de espelhamento. Em cada rack onde estarão localizados os subsistemas e virtualização, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos as portas do subsistema de virtualização.

1.4.4.33. Considerando-se a abrangência de cada sítio, oContratadodeverá

providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e os Subsistema de Disco da Solução. Para tanto, deverá conectar todas as portas existentes nos Subsistemas de Disco aos DIOs (distribuidor interno óptico) do rack de espelhamento. Em cada rack onde estarão localizados os Subsistemas e Disco, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos as portas do Subsistema de Disco.

1.4.4.34. O contratado deverá providenciar a conexão entre o rack de

espelhamento e os Subsistemas de Disco legados. Para tanto, deverá considerar a existência de 4 subsistemas de disco legados, distribuídos da seguinte forma: Sítio Primário Sítio Secundário

• 1 rack com 8 pares de fibra óptica OS1 e 8 pares de fibra óptica OM4;

• 1 rack com 8 pares de fibra óptica OS1 e 8 pares fibra óptica OM4;

• 1 rack com 8 pares de fibra óptica OS1 e 8 pares de fibra óptica OM4;

• 1 rack com 8 pares de fibra óptica OS1 e 8 pares fibra óptica OM4;

63

1.4.4.35. OContratado será responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cabos ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos os Subsistemas de Disco legados do Banco.

1.4.4.36. Considerando-se a abrangência de cada sítio, o Contratado deverá

providenciar a conexão entre o rack de espelhamento e a plataforma de Mainframe do Banco. Para tanto, deverá considerar a existência de 1 (um) rack de Mainframe onde serão conectados 16 (dezesseis) pares de fibras monomodo OS1. Em cada rack onde estão localizados os Mainframes, oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos as portas do Mainframe.

1.4.4.37. O Contratado deverá providenciar a conexão entre os racks de

espelhamento de ambos os sítios. Para tanto, deverá considerar que o Banco fornecerá 48 (quarenta e oito) pares de fibras ópticas monomodo OS1 já lançadas e com as extremidades disponíveis dentro do respectivo sítio. Em cada rack de espelhamento oContratadoserá responsável pelo fornecimento e instalação de todos os insumos, inclusive dos DIOs e cordões ópticos, em quantidade suficiente para a conexão de todos as fibras ópticas disponibilizadas pelo Banco.

1.4.4.38. OContratadodeverá providenciar a conexão entre o rack de

espelhamento e quaisquer outros ativos propostos pela Solução que possuam conexão SAN (StorageArea Network) e não estejam previstos neste documento, de forma que todas as portas de todos os ativos da Solução estejam conectados no referido rack.

1.4.4.39. A Solução deverá disponibilizar um software de gerenciamento do

cabeamento, com o objetivo de documentar e gerenciar toda a conectividade do rack de espelhamento.

1.4.4.39.1. O software deverá estar licenciado para todas as portas de

todos os patch panels e todos os DIO´sda Solução. 1.4.4.39.2. O software deverá disponibilizar o cadastro de patch

panelse DIO´scom as informações relativas ao nome, tipo e quantidade de portas.

1.4.4.39.3. O software deverá disponibilizar o cadastro de informações

detalhadas de cada porta de cada patch panele de cada DIO, com informações relativas ao tipo de porta, labelda porta, tipo de cabo, porta de destino do cabo e status da porta.

1.4.4.39.4. O software deverá possuir interface de usuário gráfica

baseada em web (web-based GUI). 1.4.4.39.5. Durante a fase de implantação, o Contratado ficará

responsável pelo cadastro das informações no software.

64

1.5. Implantação da Solução – Etapa 2

1.5.1. A segunda etapa da Implantação da Solução deverá contemplar a disponibilidade total de todas as funcionalidades da Solução de forma que tudo esteja pronto para ser utilizado em sua plenitude sem que haja a necessidade posterior de qualquer tipo de atividade como, por exemplo, instalação, integração, ativação, configuração, parametrização etc.

1.5.2. Migração dos Dados – Bloco

1.5.2.1. Deverão ser migrados para a tecnologia de bloco da Solução todos os

dados da plataforma aberta (OPEN) do ambiente legado. 1.5.2.2. Os dados a serem migrados encontram-se nos Subsistema de Disco

legados do Banco, qual seja, IBM System Storage DS8800 modelo 951 firmware 7.6.31.2820.

1.5.2.3. A projeção da capacidade utilizável garantida deverá ser realizada

aplicando-se a taxa inversa de eliminação de dados redundantes (compressão e deduplicação) obtida após a migração de dados do Banco para os Subsistemas de Disco All-Flash à capacidade líquida fornecida.

1.5.2.4. A amostra para aferição da taxa de redução de dados migrados deverá

observar os seguintes aspectos:

• deverão ser compostos por, no mínimo, 20% (vinte por cento) de dados relativos a banco de dados SQL Server com, no mínimo, 5% (cinco por cento) em databases do tipo tempdb;

• deverão ser compostos por, no mínimo, 10% (dez por cento) de dados relativos ao servidor de correio eletrônico Microsoft Exchange 2010;

• não poderão ser compostos por dados relativos aos servidores de

arquivos (file servers), GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) nem CFTV (Circuito Fechado de Televisão); e

• o restante da capacidade poderá ser complementada, a critério do

Contratado, por dados constantes do universo de informações utilizadas pelo Banco.

1.5.2.5. A migração deverá considerar e manter as replicações síncronas já

estabelecidas no ambiente legado.

1.5.3. Homologação

1.5.3.1. Após a migração dos dados o Banco, com o apoio do Contratado, procederá a aferição (homologação) de quaisquer dos requisitos da Solução ficando a critério do Banco a quantidade e a qualidade dos testes.

1.5.3.2. A aferição dos requisitos será conduzida pelo Banco, com o apoio do

Contratado, e será feita mediante a realização de cinco coletas de informações com o objetivo de aferir, no mínimo, as seguintes variáveis: • taxa de eliminação de dados redundantes - se a Solução proposta for

baseada em Arranjo Totalmente Flash;

65

• desempenho dos Subsistemas de Virtualização de, no mínimo, 800.000 (oitocentos mil) IOPS (Input/Output Operations per Second), em conformidade com os requisitos do Anexo II do Edital ;

• desempenho dos Subsistemas de Disco de, no mínimo, 440.000

(quatrocentos e quarenta mil) IOPS (Input/Output Operations per Second), em conformidade com os requisitos do Anexo II do Edital ;

• desempenho de, no máximo, 5 ms (cinco milissegundos) de tempo de

resposta (response time) - se a Solução proposta for baseada em tecnologia de Arranjo Totalmente Flash.

1.5.3.3. As coletas de informações relativas ao item anterior serão realizadas nas

seguintes condições:

1.5.3.3.1. a ferramenta utilizada para as medições de desempenho será a IOMeter.org.;

1.5.3.3.2. o valor aferido será calculado pela média aritmética de três

coletas desprezando-se o maior e o menor valor coletado de cada variável;

1.5.3.3.3. as coletas serão realizadas em um mesmo Subsistema de Disco

que deve estar configurado e parametrizado de forma igual em todas as coletas;

1.5.3.3.4. todas as coletas serão realizadas em dia e horário de produção

(08:00 às 17:00) do Banco com um intervalo mínimo de 3 horas entre cada coleta.

1.5.3.4. Caso quaisquer das variáveis aferidas não esteja satisfazendo o requisito

exigido, o Contratado ficará obrigado a incrementar sua Solução com os componentes necessários para a sua satisfação, observando sempre os demais requisitos do Edital. Todos os recursos e serviços relacionados a essa atividade correrão às expensas do Contratado sem que isso incorra em qualquer tipo de ônus para o Banco.

1.5.3.5. Novas coletas serão realizadas para os casos onde seja necessário o

incremento descrito no item anterior até que os requisitos sejam satisfeitos. 1.5.3.6. A entrega do respectivo Termo de Aceitação pelo Banco está condicionada

ao sucesso da homologação.

66

ANEXO IV

AMBIENTE ATUAL

1. FINALIDADE

De modo a orientar os licitantes a compor a soluçãomais adequada às necessidades do Banco relacionadas à contrataçãoempauta, estedocumento abrange os seguintes tópicos:

1.1. Quantitativos e características técnicas da solução da rede de armazenamento de dados atualmente em uso no Centro Administrativo

Presidente Getúlio Vargas (CAPGV); 1.2. Características técnicas dos equipamentos microcomputadores servidores atualmente em uso no CAPGV; 1.3. Características técnicas do equipamento Mainframe atualmente em uso no CAPGV; 1.4. Categoria de dados para migração.

Será facultado ao licitante,emfaseparalela à entrega dos componentes e de acordocomo item 6 – PRAZOS , especificado no Anexo III (Plano de Implantação) , solicitar a realização de atividades relativas ao conhecimento do ambientetecnológico do Banco, no sentido de conhecercondiçõesfísicas e lógicasparaimplantação da solução, e colhersubsídiosparaelaboração do plano de implantação da solução. Não podendo alegar o desconhecimento do ambientefísico e lógico do Banco, paradeixar de cumprirobrigação contratual, justificarqualqueracréscimo de valoresemsuaplanilha de custosouaindaconstruirplano de implantaçãonãoexequível nas condições apresentadas.

67

2. QUANTITATIVOS E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA SOLU ÇÃO da REDE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS ATUALMENTE EM USO NO CENTRO ADMINISTRATIVO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS (CA PGV)

COMPONENTE DESCRIÇÃO QUALIFICADOR/ QUANTIDADE

SUBSISTEMAS DE ARMAZ ENAMENTO DE DADOS 01 - DS8800

Quantidade Quantidade de subsistemas de armazenamento utilizados no ambiente corporativo do Banco;

4

Fabricante Fabricante dos subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

IBM

Modelo Modelo do subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

2107-951

Cache Tamanho da memória cache em gigabytes utilizado pelos subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

384 (trezentos e oitenta e quatro)

Capacidade de armazenamento de dados Capacidade de armazenamento de dados em terabytes disponibilizada nos subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

350

Interfaces para o ambiente mainframe Quantidade de interfaces FICON disponibilizadas nos subsistemas de armazenamento para garantir a conectividade com o ambiente mainframe;

8 (oito)

Interfaces para o ambiente open Quantidade de interfaces FIBRE CHANNEL disponibilizadas nos subsistemas de armazenamento para garantir a conectividade com o ambiente open;

32 (trinta e duas)

Versão do LicensedInternalCode Versão do LicensedInternalCode utilizada pelos subsistemas de armazenamento;

7.6.31.2820

68

SISTEMA DE FITAS - TAPE LIBRARY

Quantidade Fabricante do subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

IBM

Fabricante Fabricante do subsistemas de armazenamento utilizado no ambiente corporativo do Banco;

IBM

Modelo Modelo do sistema de fita utilizado no ambiente corporativo do Banco; 3584-L23 Unidade de fita (driver) Modelo das unidade de fitas contidas na Tape Library 3592-E07

Interfaces para o ambiente mainframe Quantidade de interfaces FICON disponibilizadas no sistema de fitas magnéticas para garantir a conectividade com o ambiente mainframe; 8 (oito)

Interfaces para o ambiente open Quantidade de interfaces FIBER CHANNEL disponibilizadas no subsistemas de armazenamento para garantir a conectividade com o ambiente open;

16 (dezesseis)

COMPONENTES DE INTERCONEXÃO – SAN SAN768-B

Quantidade Quantidade de componentes de interconexão de rede de armazenamento utilizados no ambiente corporativo do Banco;

04 (quatro)

Fabricante Fabricante dos componentes de interconexão de rede de armazenamento utilizados no ambiente corporativo do Banco; IBM / Brocade

Modelo Modelo dos componentes de interconexão derede de armazenamento utilizados no ambiente corporativo do Banco;

2499-384

69

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS EQUIPAMENTOS MICROC OMPUTADORES SERVIDORES

A tabela abaixo descreve os modelos de microcomputadores servidores atualmente em uso no ambiente centralizado do BNB:

Quantidade Fabricante Modelo

97 IBM HS22V

8 IBM X3850

4 DELL R930

70

ANEXO V

REQUISITOS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E NÍVE IS DE SERVIÇO

1.1. O Contratado deverá prestar serviços de assistência técnica, os quais devem contribuir para a manutenção do pleno e correto funcionamento da Solução, prevenindo e corrigindo falhas que ponham em risco, com qualquer grau de severidade a implementação de serviços e negócios do Banco.

1.2. Os serviços de garantia e assistência técnica da Solução deverão ter início a partir da emissão do

Termo de Aceitação Provisória 1 (TAP1) e deverão permanecer disponíveis até o final do contrato. 1.3. Até a emissão do Termo de Aceitação Provisória 1 (TAP1), não caberá ao Banco qualquer

responsabilidade sobre eventuais custos decorrentes de serviços de garantia e assistência técnica que venham a ser necessários para a devida entrega e conferência da Solução.

1.4. O serviço de assistência técnica da Solução deverá ser prestado on-site, ou seja, nos locais de

implantação da Solução. 1.5. A cobertura da garantia da Solução e os serviços de assistência técnica deverão ser prestados sem

nenhum tipo de ônus adicional para o Banco. 1.6. A assistência técnica aos componentes da Solução deverá contemplar as seguintes atividades:

• prevenir o surgimento de falhas técnicas nos produtos e solucionar as mesmas caso ocorram; • determinare solucionar incidentes abertos junto ao Contratado; • fornecer, instalar, substituir e desinstalar quaisquer componentes de hardware ou software da

Solução que venham a apresentar qualquer tipo de falha ou comportamento em desacordo com o esperado, a critério do Banco;

• realizar a atualização (upgrade) dos softwares da Solução, a critério do Banco; • realizar a atualização (upgrade) do micro código (firmware) dos componentes da Solução, a

critério do Banco; • atuar para prevenir e corrigir falhas na Solução de forma a assegurar o bom funcionamento da

mesma, de acordo com os requisitos estabelecidos no Edital. 1.7. O Contratado deverá efetuar a substituição dos discos defeituosos de forma tempestiva a fim de

prevenir a ocorrência de degradação do desempenho da Solução por ocasião do funcionamento do algoritmo de tolerância a falhas em modo de contingência8.

1.8. O Contratado deverá efetuar a substituição dos discos defeituosos que estejam impactando no

desempenho da Solução por ocasião do funcionamento do algoritmo de tolerância a falhas em modo de contingência no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas. Esse prazo será contado a partir da ciência do fato pelo Contratado o que poderá ocorrer por ocasião da abertura de chamado por parte do Banco. O descumprimento desse prazo acarretará nas sanções previstas no Contrato.

1.9. Os discos que tiverem o seu ciclo de vida útil finalizado por conta do desgaste ocasionado pelo uso,

deverão receber o mesmo tratamento dos discos defeituosos, ou seja, deverão ser substituídos observando-se os mesmos requisitos e sem ônus para o Banco.

8 O modo de contingência do algoritmo de tolerância a falhas ocorre quando há falha em pelo menos um disco e o

algoritmo passa a funcionar de forma a contornar o problema causando perda de desempenho no acesso ao arranjo (array) de discos afetado.

71

1.10. O Contratado deverá atender a notificações de incidentes de falhas ou à abertura de chamados de assistência técnica no regime de 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana, todos os dias do ano (24x7x365), informando identificador para acompanhamento dos chamados.

1.11. Nos dias úteis e dentro do horário comercial (de 8h às 18h), deverá ser possível abrir chamados

telefônicos notificando incidentes em língua portuguesa, via 0800 nacional, à central de atendimento técnico do Contratado ou do fabricante, nos termos do Edital. Nos demais dias e horários os chamados deverão ser abertos via correio eletrônico ou página na Internet, observados os tempos de nível de serviço especificados no Contrato.

1.12. Níveis de Serviço

1.12.1. O quadro a seguir detalha os tempos (em horas) máximos para o restabelecimento da

solução em função do nível de severidade da ocorrência.

Nível de Severidade Tempo de Restabelecimento da Solução (horas)

1 4 (quatro) 2 8 (oito)

1.12.2. O tempo de restabelecimento da Solução será contado a partir da ciência do fato pelo Contratado o que poderá ocorrer por ocasião da abertura de chamado por parte do Banco. As horas serão contadas de forma corrida, ou seja, sem interrupção ou suspensão, computando-se, inclusive, as horas de dias não úteis e as que estão fora do horário comercial.

1.13. O quadro a seguir detalha a classificação dos incidentes e problemas (falhas) em função do nível

de severidade da ocorrência:

Nível de Severidade Descrição

1 Produção

parada

Solução de armazenamento totalmente indisponível, incluindo sítios primário e secundário, com interrupção total de serviços corporativos, sem possibilidade de acionamento da contingência.

2 Produção afetada

Problema de alto impacto em que a produção continua, mas de maneira significativamente prejudicada. Solução funcionando deficientemente. Apenas 1 (um) sítio funcionando a contento.

1.14. A fim de possibilitar a prestação dos serviços de assistência técnica dentro dos níveis de serviços

contratados, o Contratado deverá assegurar a existência, na localidade de Fortaleza-CE, durante a vigência do contrato, de pelo menos um dos tipos de centro de atendimento abaixo:

• Centro de atendimento técnico do fabricante (caso seja o licitante) ou do próprio licitante

(credenciado pelo fabricante); • Empresa autorizada (credenciada pelo licitante e homologada pelo fabricante); • Técnicos residentes (credenciados pelo licitante e homologados pelo fabricante).

72

ANEXO VI

REQUISITOS DE CAPACITAÇÃO DA SOLUÇÃO

O CONTRATADO será responsável por oferecer dois tipos de treinamento: Treinamento Técnico da Solução e Treinamento de Atualização Tecnológica.

1. Treinamento Técnico da Solução

1.1. O CONTRATADO será responsável por ministrar os treinamentos técnicos relativos a Solução sem nenhum ônus para o Banco, fornecendo instrutor devidamente habilitado e todo o material didático necessário, incluindo apostilas, livros, bloco de anotações, canetas, apresentações eletrônicas (slides powerpoint), acesso a laboratórios virtuais etc.

1.2. Os treinamentos serão totalmente presenciais e ministrados nas instalações do Centro de

Treinamento Professor Gonçalo Farias localizado no CAPGV (Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas) em Fortaleza-Ceará. As instalações do Centro de Treinamento contemplam salas climatizadas com microcomputadores, projetor digital, quadro branco e acesso à Internet.

1.3. As apostilas, livros, apresentações e demais documentos utilizados no treinamento deverão

ser impressos de forma legível em material de boa qualidade e escritos em português ou inglês.

1.4. O material didático deverá ser distribuído de forma individual a cada um dos participantes.

Após a conclusão dos treinamentos, todo o material didático será considerado de propriedade do Banco.

1.5. O CONTRATADO deverá apresentar, com antecedência mínima de 7 (sete) dias para o

início do treinamento, uma amostra do material didático a ser utilizado, para avaliação e aprovação do Banco.

1.6. Os treinamentos deverão possuir carga horária total de, no mínimo, 64 (sessenta e quatro)

horas e abranger todas as funcionalidades de administração, monitoramento e gerenciamento da Solução, distribuídas da seguinte forma:

Módulo Carga horária mínima (horas)

Virtualização de Armazenamento Externo 16 (dezesseis) Subsistema de Disco (Bloco) 16 (dezesseis) Rede de Armazenamento de Dados (SAN) 16 (dezesseis) Sistema de Gerenciamento da Solução 16 (dezesseis)

1.7. Deverá ser considerada a realização do treinamento para uma turma de 10 (dez) alunos para

cada módulo. 1.8. Os treinamentos ofertados deverão constar do catálogo oficial de cursos do fabricante de

cada módulo, observando o formato original do curso inclusive no tocante a ementa, material didático, carga horária e requisitos do instrutor.

1.9. Os treinamentos deverão ser ministrados em horário comercial e não deverão exceder o

limite de 4 (quatro) horas diárias.

73

2. Treinamento de Atualização Tecnológica

2.1. O treinamento de atualização tecnológica tem como objetivo promover o repasse de informações relativas às tecnologias envolvidas com o objeto desta contratação, tendo em vista as tendências tecnológicas e as melhores práticas de mercado, de modo a facilitar a prospecção e adoção de novas tecnologias por parte do Banco.

2.2. Durante a vigência do contrato e da garantia e sem ônus para o Banco deverão ser ofertadas

4 (quatro) vagas anuais9 para o treinamento de atualização tecnológica. O referido treinamento poderá ser ofertado por meio dos seguintes eventos:

• Cursos constantes do catalogo oficial do fabricante do produto; • Congressos: apresentação de pesquisas e estudos; • Conferências: apresentação de assunto por especialista; • Fóruns: debate de ideias com interação do público; • Convenções: busca de integração e troca de conhecimentos entre os participantes; • Visitas Técnicas a Datacenters ou laboratórios do fabricante: repasse direto das

informações a partir de demonstrações específicas. 2.3. Todas as despesas para a realização e participação dos empregados indicados pelo Banco

(inscrição, passagem, hospedagem e locomoção) deverão ser integralmente custeados pelo CONTRATADO.

2.4. Os treinamentos ofertados poderão ser realizados no Brasil ou em outro país e deverão estar

em sintonia com os temas de interesse do Banco que deverão ser colhidos em contatos com a gestão do Ambiente de Infraestrutura de Tecnologia. Em qualquer caso o Banco se reserva o direito de não acolher a oferta restando ao CONTRATADO ofertar outro treinamento.

2.5. Cada oferta de treinamento deverá ocorrer com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco)

dias do início do treinamento.

9 A data base para a contagem do prazo será a data de assinatura do contrato.

74

ANEXO VII

TERMO DE VISTORIA TÉCNICA

O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. atesta que a empresa _________________________,

inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ/MF) sob o número _______________, com

sede na ________________________________, por intermédio de seu representante legal, Senhor(a)

_______________________, infra-assinado, portador(a) da carteira de identidade número

________________, expedida pela ____________ e inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF/MF)

sob o número __________________, visitou as dependências do BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

S.A. localizadas no município de Fortaleza-CE, com o objetivo de satisfazer a faculdade de vistoria

técnica prevista no Pregão Eletrônico n° 2018/_____, estando plenamente consciente da infraestrutura e

das condições técnicas relativas ao objeto licitado.

A empresa declara que todas as dúvidas foram sanadas quanto à contratação objeto da licitação, não

havendo nenhum comentário ou dúvida quanto à sua execução.

Fortaleza, CE, ______ de ___________________ de 2018. Representante da Empresa

Nome: ___________________________________

Cargo/Função: _____________________________

Assinatura: ________________________________

Representante do BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

Nome: ___________________________________

Cargo/Função: _____________________________

Assinatura: ________________________________

75

ANEXO VII-A

TERMO DE CONFIDENCIALIDADE Pelo presente termo, a empresa _________________________, inscrita no Cadastro Nacional de

Pessoa Jurídica (CNPJ/MF) sob o número _______________, com sede na

________________________________, por intermédio de seu representante legal, Senhor(a)

_______________________, infra-assinado, portador(a) da carteira de identidade número

________________, expedida pela ____________ e inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF/MF)

sob o número __________________, declara que se compromete a manter sigilo , tanto escrito como

verbal, ou, por qualquer outra forma, de todos os dados e informações obtidos em decorrência da

Vistoria Técnica prevista no Pregão Eletrônico n° 2018/____.

Fortaleza, CE, ______ de ___________________ de 2018. Representante da Empresa

Nome: ___________________________________

Cargo/Função: _____________________________

Assinatura: ________________________________

Representante do BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

Nome: ___________________________________

Cargo/Função: _____________________________

Assinatura: ________________________________

76

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO

___________________________________, inscrita no CNPJ nº ________________________,por

intermédio do seu representante legal abaixo assinado, declara que possui pleno conhecimento do

objeto, das condições e das peculiaridades inerentes à natureza dos trabalhos a serem executados.

___________-____, ___de________________de ____. ________________________________________________ Assinatura do Representante Legal da Empresa Cargo/Função:

77

ANEXO IX

MODELO DE PROPOSTA

Ao BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. PREGOEIRO(A) Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO N. 2018/____ Prezados Senhores, Apresentamos, em atendimento ao Edital do Pregão em epígrafe, a seguinte proposta de preço: 1. Solução de Armazenamento Externo para a Platafor ma de Sistemas Abertos do BNB

1.1. Componentes de software

Descrição e versão PartNumber Unidade do licenciamento

Quantidade Preço Unitário (R$)

Preço Total (R$)

(A) (B) (C) = (A)x(B) Sistema de Gerenciamento Licenciamento de funcionalidades

(D) - Preço total dos componentes de software (R$)

1.2. Componentes de hardware

Descrição Marca Modelo PartNumber

Quantidade Preço Unitário (R$)

Preço Total (R$)

(E) (F) (G) = (E)x(F) Componentes do Subsistema de Virtualização

Componentes do Subsistema de discos Componentes da SAN ( Storage Area

78

Network ) Componentes do cabeamento estruturado da SAN (StorageArea Network )

(H)- Preço total dos componentes de hardware (R$)

1.3. Serviços de implantação da solução, migração d e dados e treinamento

Descrição Preço Total (R$) Serviços de implantação e migração da solução Treinamento técnico da Solução Treinamento de atualização tecnológica

(I)- Preço total dos serviços de implantação da solução, migração de dados e treinamento

1.4. Serviços de assistência técnica pelo período d e 60 (sessenta) meses

Descrição Período (meses)

Preço mensal (R$)

Preço total nominal dos serviços de assistência

técnica (R$)

Taxa over SELIC

Valor presente dos serviços de

assistência técnica

(R$)

(J) (K) (L) = (J) x (K) (M) (N) = (L) x (M) Serviços de suporte técnico pelo período de 60 (sessenta) meses 60 0,818960

2. Preço Global para o pregão eletrônico (sistema c omprasnet)

Preço Total dos Componentes de software

(R$)

Preço Total dos Componentes dehardware

(R$)

Preço Total dos Serviços de implantação da

solução, migração de dados e treinamento

(R$)

Valor presente dos serviços de

assistência técnica (R$)

Preço Global (1) (R$)

(D) (H) (I) (N) (O) = (D) + (H) + (I) + (N)

79

3. Preço Global para a contratação (licitante vence dor)

Preço Total dos Componentes de software

(R$)

Preço Total dos Componentes dehardware

(R$)

Preço Total dos Serviços de

implantação da solução, migração de dados e treinamento

(R$)

Preço total nominal dos serviços de assistência

técnica (R$)

Preço Global para Contratação (2)

(R$)

(D) (H) (I) (L) (P) = (D) + (H) + (I) + (L)

(1) O preço global indicado é o que deve ser considerado no envio da proposta de que trata o subitem 4.8 do Edital, o qual deverá ser ajustado ao valor do último lance/valor negociado, no envio da proposta de que trata o subitem 7.9.1 do Edital.

(2) O preço global indicado é apenas para efeito de contr atação. A garantia contratual será na modalidade ________________________ (observar o disposto no item 12 do Edital). II - O licitante DECLARA que:

II.1 - esta proposta corresponde exatamente às exi gências contidas no Edital e seus Anexos, às quais adere formalmente; II.2 - para a sua participação nesta licitação não incorreu na prática de atos lesivos à Administraçã o Pública, elencados no art. 5°, IV, da Lei n°

12.846/13, estando ciente das penalidades a que fic ará sujeito no caso de cometimento de tais atos; II.3 - não possui sócio(s), dirigente(s), administr ador(es), que seja(m) empregado(s) do Banco do Nord este ou possua(m) vínculo familiar

(cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou c olateral, por consanguinidade ou afinidade, até o t erceiro grau) com: i) empregados detentores de cargo comissionado que atuem em área do Banco do Nordeste com gerenciamento sobre o cont rato ou sobre o serviço objeto da presente licitação;ii) empregados detento res de cargo comissionado que atuem na área demanda nte da licitação;iii) empregados detentores de cargo comissionado que atuem na área que realiza a licitação;iv) autoridade do Banco do Nordeste hierarquicamente superior às áreas mencionadas.

80

III - Dados da Empresa Razão Social: CNPJ/MF: Tel/Fax: Endereço: CEP: Cidade: UF: Endereço Eletrônico (e-mail): Banco: Agência: C/C:

IV - Dados do Representante Legal, responsável pela assinatura do Contrato

Nome: Função: CPF: Telefone/Fax: Endereço Eletrônico (e-mail):

_____________________________________ Local e data _____________________________________ Assinatura do representante legal da empresa

81

ANEXO X

MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO Nº _______ QUE ENTRE SI CELEBRAM O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. E ................................. PARA ................................. O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. , Sociedade de Economia Mista, integrante da Administração Pública Federal Indireta, com sede em Fortaleza-CE, na Av. Dr. Silas Munguba, nº 5.700 - Passaré, CEP: 60.743-902, inscrito no CNPJ sob n° 07.237.373/0001-20, doravante denominado CONTRATANTE ou BANCO , e de outro lado a empresa .........................................., com sede em\=CIDADE-\=ESTADO, \=END, inscrita no CNPJ sob o n° ....., doravante denominada CONTRATADO ,têm entre si, justa e avençada a execução dos serviços objeto deste Instrumento, sob o regime de empreitada por preçoglobal, vinculada ao Edital de Pregão Eletrônico n° ____, de ___/___/_____, seus Anexos e à proposta de preço ref. ..., n° ___, de ___/___/_____, nos termos das Leisnº 8.666/93 e 10.520/2002, e do Decreto nº5.450/2005, mediante as cláusulas e condições que se seguem:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente Contrato tem por objeto a contratação de Solução de Armazenamento Externo para os sítios primário e secundário do Banco do Nordeste, envolvendo o fornecimento de subsistema de disco externo, subsistema de virtualização de armazenamento, comutadores de núcleo e cabeamento estruturado para a rede de armazenamento - SAN (StorageArea Network), capacitação da equipe técnica, serviços de implantação da Solução e migração de dados legados e serviço de garantia e assistência técnica pelo período de até 60 (sessenta) meses,em conformidade com as especificações e condições estabelecidas no Edital, deste Instrumento e seus Anexos. CLÁUSULA SEGUNDA - DOS CUSTOS O preço global contratado é de R$________ (___________), conforme composição de custos constante do Anexo IX do Edital , cujo(s) desembolso(s) dar-se-á(ão) com os recursos previstos em dotação orçamentária própria, 00000368/000031 – INVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS DE TI – AQUISIÇÕES DE ATIVOS, 00000218/000029 – CESSÃO DIREITO SISTEMA DE TI – DESPESA ANTECIPADA e 00000291/000032 – OUTROS SERVIÇOS DE TI – SERVIÇOS DE TERCEIROS.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - No(s) valor(es) acima estão inclusos todos os custos dos serviços, tais como: despesas administrativas, impostos/taxas, encargossociais,trabalhistas, previdenciários, securitários, tributários, despesas de transportes, alimentação,diária, mão de obra, literaturatécnica, atualizações, manuaisdidáticos,seguros e lucro, bemcomooutroscustos decorrentes ouque venham a serdevidosemrazão da presente contratação, não cabendo ao Banco do Nordeste, quaisquer custos adicionais, representando compensação integral pela prestação dos serviços.

I - Acerca dos impostos, para as entregas a serem realizadas, o licitante deverá considerar,

especialmente, o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), conforme Decreto nº 30.542, de 23/5/2011 e demais dispositivos legais pertinentes à matéria (RECOLHIMENTO ICMS), do Governo do Estado do Ceará, acessar o site www.sefaz.ce.gov.br.

82

PARÁGRAFO SEGUNDO- O CONTRATADO fica obrigado a aceitar nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial contratado, na forma da legislação vigente.

CLÁUSULA TERCEIRA - DA VIGÊNCIA O prazo de vigência do Contrato será de 60 (sessenta) meses, contados da data de sua assinatura. CLÁUSULA QUARTA -DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCA TÉCNICA I - Os requisitos referentes aos serviços de assistência técnica da Solução a serem observados pelo

CONTRATADOserão prestados pelo período máximo de 60 (sessenta) meses, com início a partir da emissão do Termo de Aceitação Provisória 1 (TAP1), conforme descrito no Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técnica e Níveis de Servi ço .

II - O período efetivo de prestação dos serviços de assistência técnica corresponderá ao período

máximo previsto no inciso anterior subtraído do tempo decorrido até a entrega e conferência da Solução, quando o Banco emitirá o TAP1.

CLÁUSULA QUINTA-DOS PRAZOS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Os prazos de disponibilização dos produtos e serviços da Solução a serem observados pelo CONTRATADO estão descritos no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo . CLÁUSULA SEXTA - DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO I - Os pagamentos serão realizados mediante crédito em conta corrente indicada pelo

CONTRATADO, não sendo admitida cobrança por meio de boleto banc ário , ficando sua liberação condicionada à total observância deste Contrato, conforme descrito abaixo:

I.1 - fornecimento de subsistema de disco externo, subsistema de virtualização de

armazenamento, comutadores de núcleo e cabeamento estruturado para a rede de armazenamento - SAN (StorageArea Network), capacitação da equipe técnica, serviços de implantação da Solução e migração de dados legados de acordo com o cronograma de desembolsos a seguir:

Cronograma de Desembolsos

Evento 10 Pagamento (%)

1 Assinatura deste Contrato. -

2 Emissão do TAP1 (Termo de Aceitação Provisória 1). 35% (trinta e cinco por cento)

3 Emissão do TAP2 (Termo de Aceitação Provisória 2). 35% (trinta e cinco por cento)

4 Emissão do TAD (Termo de Aceitação Definitiva). 30% (trinta por cento) I.2 - Serviços de assistência técnica a serem pagos em até 60 (sessenta) parcelas mensais, sendo

que:

10 Os eventos e os respectivos prazos estão previstos no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo.

83

I.2.1 - a quantidade de parcelas mensais a serem pagas será calculada contando-se a quantidade de meses existentes entre a data de emissão do TAP1 e a data final do contrato, contabilizando-se, inclusive, os meses dessas datas;

I.2.2 - o valor da parcela corresponderá ao valor mensal cotado na proposta de preço do

licitante para 60 (sessenta) meses; I.2.3 - a primeira e a última parcelas serão liquidadas com valores calculados de forma

proporcional (pro rata) aos dias em que o serviço foi disponibilizado; I.2.4 - todas as parcelas serão liquidadas no 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da

prestação do serviço.

II - Previamente a cada pagamento ao CONTRATADO, o CONTRATANTE realizará consulta ao SICAF e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), para verificar a manutenção das condições de habilitação. II.1 - Constatando-se a situação de irregularidade do CONTRATADO, será providenciada sua

notificação formalmente, para que, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, regularize sua situação ou, no mesmo prazo, apresente sua defesa. O prazo poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do BANCO.

II.2 - Até a finalização dos prazos previstos no inciso anterior, o CONTRATANTE poderá

suspender o pagamento. II.3 - Transcorridos esses prazos, e não havendo regularização ou sendo a defesa considerada

improcedente, o pagamento será efetivado normalmente, sem prejuízo de comunicação aos órgãos responsáveis pela fiscalização da regula ridade fiscal e/ou trabalhista quanto à inadimplência do CONTRATADO, caso esta persista.

II.4 - Persistindo a irregularidade, o CONTRATANTE adotará as medidas necessárias à rescisão

contratual nos autos do processo administrativo correspondente, assegurada ao CONTRATADO a ampla defesa.

II.5 - Havendo a efetiva execução do objeto, os pagamentos serão realizados normalmente, até

que se decida pela rescisão deste Contrato, caso o CONTRATADO não regularize sua situação de inadimplência fiscal e/ou trabalhista.

II.6 - Somente por motivo de economicidade, segurança nacional ou outro interesse público de

alta relevância, devidamente justificado, em qualquer caso, pela máxima autoridade do CONTRATANTE, não será rescindido este Contrato em execução, com o CONTRATADO inadimplente.

III - A liberação dos pagamentos ficará condicionada, ainda, ao cumprimento das exigências abaixo,

sem que caiba ao CONTRATADO reivindicar quaisquer acréscimos (multas, juros ou reajustamentos) sobre valores retidos:

III.1 - apresentação da primeira via da(s) Nota(s) Fiscal(ais) em boa e devida forma; III.2 - cumprimento das demais cláusulas e condições definidas neste Contrato.

IV - A Nota Fiscal/Fatura correspondente será examinada diretamente pelo Fiscal designado pelo

Banco, o qual somente atestará a execução do objeto e liberará a referida Nota Fiscal/Fatura para pagamento quando cumpridas, pelo CONTRATADO, todas as condições pactuadas relativas ao objeto deste Contrato.

84

V - Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal/Fatura ou dos documentos pertinentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da despesa, como por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que o Contratado providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para o Banco do Nordeste.

VI - A nota fiscal/fatura deverá conter todos os elementos exigidos na legislação aplicável, cabendo ao

CONTRATADO a sua correta emissão, em conformidade com a legislação tributária pertinente, devendo, ainda, constar no seu corpo:

VI.1 - a identificação completa do CONTRATANTE, bem como o número deste Contrato; VI.2 - os valores referentes às retenções obrigatórias de tributos, devidamente destacados; VI.3 - descrição detalhada de todos os itens que compõem o objeto contratado, de forma clara,

indicando, inclusive, se for o caso, os valores unitários e totais e o período a que se refere, bem como, a(s) unidade(s) do BANCO contemplada(s) pelo(a) fornecimento/prestação dos serviços.

VII - A nota fiscal/fatura não aprovada pelo CONTRATANTE será devolvida ao CONTRATADO para as

necessárias correções, com as informações que motivaram sua rejeição, contando-se o prazo de pagamento da data de sua reapresentação. A devolução da nota fiscal/fatura não aprovada pelo BANCO, em hipótese alguma, autorizará ao CONTRATADO suspender o fornecimento/a prestação dos serviços.

VIII - O CONTRATANTE fará as retenções dos tributos, quando exigidas legalmente, em conformidade

com a legislação vigente. As retenções não serão efetuadas caso o CONTRATADO se enquadre em hipótese excludente prevista na legislação, devendo, para tanto, apresentar a documentação pertinente ou declaração que comprove essa condição. Também não ocorrerá a retenção caso o CONTRATADO esteja amparado por medida judicial que determine a suspensão do pagamento dos referidos tributos, devendo apresentar ao BANCO, a cada pagamento, a documentação que comprove essa situação.

PARÁGRAFO ÚNICO - Ocorrendo atraso no pagamento, desde que o CONTRATADO não tenha concorrido, de alguma forma, para o atraso, o valor devido deverá ser acrescido de encargos moratórios apurados com base na variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. CLÁUSULA SÉTIMA - DO REAJUSTE Os preços dos serviços serão reajustados anualmente de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE, em conformidade com a legislação em vigor, tomando-se por base o índice vigente no mês de apresentação da proposta ou do orçamento a que essa se referir. CLÁUSULA OITAVA - DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇ ÃO Durante a vigência deste Contrato, a execução dos serviços será acompanhada e fiscalizada, sistematicamente, pelo representante do CONTRATANTE, designado pelo titular ou substituto formal do Ambiente de Infraestrutura de TI, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

85

I - Caberá ao fiscal deste Contrato o recebimento da nota fiscal/fatura apresentada pelo CONTRATADO, a devida atestação dos serviços e aposição de assinatura sob carimbo identificador, para fins de liquidação e pagamento.

II - A atestação referida na alínea anterior representa a confirmação da efetiva prestação dos serviços

e o total cumprimento das obrigações pelo CONTRATADO. III - A liquidação e pagamento da nota fiscal/fatura apresentada observará o disposto na CLÁUSULA

DÉCIMA SEXTA - DAS SANÇÕES deste Instrumento, quando for o caso. IV - O representante do CONTRATANTE anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas

com a execução deste Instrumento, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

V - As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante serão solicitadas a

seus superiores em tempo hábil para a adoção das medidas cabíveis.

PARÁGRAFO ÚNICO- O CONTRATADO poderá manter preposto para representá-lo durante a execução deste Contrato, desde que aceito pela Administração do CONTRATANTE. CLÁUSULA NONA - DA GARANTIA CONTRATUAL

Para assegurar o integral cumprimento de todas as obrigações contratuais assumidas, o CONTRATADO deverá apresentar, no prazo de 10 (dez) dias úteis, prorrogável por igual período, a critério do BANCO, a contar do início da vigência deste Contrato, comprovante de prestação de garantia de execução equivalente a 5% (cinco por cento) do preço global contratado, na modalidade __________________ (modalidade de garantia escolhid a). PARÁGRAFO PRIMEIRO - A garantia deverá ter validade de 3 (três) meses após o término da vigência deste Contrato, devendo ser renovada a cada prorrogação efetivada neste Instrumento, nos moldes do art. 56 da Lei nº 8.666/93. PARÁGRAFO SEGUNDO - A inobservância das condições de garantia sujeitará o CONTRATADO às penalidades previstas neste Contrato. PARÁGRAFO TERCEIRO - A garantia prestada ou a parte remanescente somente será liberada ou restituída após o vencimento ou rescisão deste Contrato, mediante solicitação do CONTRATADO, desde que integralmente cumpridas as obrigações assumidas neste Instrumento.

I - Quando em dinheiro, a garantia será devolvida atualizada monetariamente pelo índice da

poupança. PARÁGRAFO QUARTO - A garantia responderá pelo fiel cumprimento das disposições deste Contrato, ficando o Banco do Nordeste autorizado a executá-la para cobrir multas ou indenização a terceiros ou pagamento de qualquer obrigação, inclusive em caso de rescisão. PARÁGRAFO QUINTO - Se o valor da garantia for utilizado em pagamento de qualquer obrigação, inclusive multas contratuais ou indenização a terceiros, o CONTRATADO fica obrigado a fazer a reposição, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento de comunicação do Banco do Nordeste. PARÁGRAFO SEXTO - A alteração do valor deste Contrato implica a atualização do valor da garantia, conforme o percentual estabelecido no caput desta Cláusula, obrigando-se o CONTRATADO a complementá-la, se necessário.

86

CLÁUSULA DÉCIMA - DA GARANTIA DOS COMPONENTES I - O prazo de garantia dos componentes da Solução é de 60 (sessenta) meses contra defeito de

fabricação e mau funcionamento, contados a partir da data assinatura deste Contrato. II - O equipamento que, durante a vigência do Contrato, vier a apresentar falhas de utilização

caracterizadas como defeito de fabricação, deverá ser substituído pelo CONTRATADO ou, caso o defeito não seja totalmente superado, aceito em devolução, sendo o Banco ressarcido pelo valor da compra, devidamente atualizado pela variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), apurado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

III - Quando, após devidamente notificado, o CONTRATADO se recusar a substituir o equipamento

defeituoso, ou negligenciar essa obrigação, o CONTRATANTE poderá proceder sua substituição e deduzir de qualquer pagamento devido ao CONTRATADO, ou cobrar diretamente deste o ressarcimento da quantia gasta com a substituição, sob pena do procedimento de aplicação das sanções previstas no item 11 deste Termo ou de responsabilidade civil.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA PROPRIEDADE DOS COMPO NENTES DE SOFTWARE

I - Os componentes do software objeto deste Contrato são de propriedade exclusiva do FABRICANTE,

e, em nenhuma hipótese, transferir-se-á ao BANCO em decorrência de sua utilização. II - O proprietário dos componentes de software reterá toda a sua titularidade, bem como da

documentação e de todas as cópias dos mesmos, sendo que ao BANCO não será transferida nenhuma titularidade relativa aos componentes de software ou à documentação, ou qualquer direito de propriedade intelectual sobre os mesmos. Não será facultado ao CONTRATANTE traduzir, modificar ou diversamente adaptar os componentes de software ou a documentação sem que para isso tenha o consentimento prévio, por escrito, do proprietário dos componentes de software. Todos os direitos referentes a qualquer tradução, modificação ou adaptação outra serão exclusivamente do proprietário dos componentes de software.

III - Será vedado ao BANCO copiar os componentes de software, exceto para a finalidade de cópia de

segurança e arquivo. Nesses casos, deverá incluir em todas as cópias os avisos e legendas de direitos autorais e de outros direitos de propriedade que constarem do componente de software enviado ao BANCO.

PARÁGRAFO ÚNICO - A nenhumtítulo, as cópias e materiais mencionados nosincisosanteriores poderão ser transferidos, locados, emprestados, comercializados ou cedidos sobqualquerformaounatureza, a terceiros. CLÁUSULA DÉCIMASEGUNDA - DA CESSÃO E TRANSFERÊNCIA I - É dada ao BANCO licença não exclusiva para utilização dos componentes de software que

integram o objeto deste Contrato. Fica-lhe, pois, vedado, a qualquer título, emprestá-la, sublocá-la, dá-la em comodato, transferi-la ou, por qualquer meio, cedê-la a terceiros.

II -Os direitos e obrigações deste Contratosó poderão ser cedidos ou transferidos pelo BANCO a

empresasubsidiáriaou afiliada sua, medianteanuênciaprévia e porescrito do CONTRATADO. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA INTEGRIDADE, DA CONDU TA ÉTICA E DOS PROCEDIMENTOS ANTICORRUPÇÃO

A plena execução do objeto deste Contrato pressupõe, além do cumprimento das cláusulas e condições definidas neste instrumento, a observância por parte do CONTRATADO de procedimento de integridade, conduta ética e adoção de procedimentos anticorrupção na execução dos serviços, atendendo integralmente ao que dispõe a Lei n° 12.846/13. Para tanto, o CONTRATADO:

87

I - para fins da presente cláusula, DECLARA :

I.1 - ter ciência de que o disposto na Lei n° 12.846/13 aplica-se ao presente Contrato; I.2 - ter pleno conhecimento do que dispõe a Lei n° 12.846/13, em especial no que se refere à

prática de atos lesivos à Administração Pública, tendo ciência da responsabilização administrativa e civil a que ficará sujeito na hipótese de cometimento de tais atos, além das penalidades aplicáveis, nos termos da referida Lei;

I.3 - ter ciência de que a prática de atos lesivos à Administração Pública, definidos no art. 5° da

Lei n° 12.846/03, sujeitá-lo-á à aplicação das sanções previstas na referida Lei, observados o contraditório e a ampla defesa;

II - fica obrigado a:

II.1 - cumprir fielmente o disposto na Lei n° 12.846/13, abstendo-se do cometimento de atos lesivos à Administração pública, definidos no art. 5° da Lei retromencionada, mormente no diz respeito a práticas corruptas e/ou antiéticas.

II.2 - respeitar e exigir que seus empregados respeitem, no que couber, os princípios éticos e os

compromissos de conduta definidos no Código de Conduta Ética do BANCO, cujo teor poderáser acessado no sitewww.bnb.gov.br, no seguinte caminho: Institucional / O Banco / Código de Conduta Ética / Código de Conduta Ética d o Banco do Nordeste do Brasil S/A;

II.3 - disseminar entre seus empregados alocados na prestação dos serviços objeto deste

Contrato o conhecimento sobre o disposto na Lei n° 12.846/13, de modo que seja assegurado que os mesmos entendam os termos da referida Lei e tenham consciência da relevância do tema integridade e ética na execução dos serviços;

II.4 - cuidar empregado do CONTRATANTE, ou a qualquer pessoa ou entidade em nome do

CONTRATANTEpara que nenhuma pessoa ou entidade que atue em seu nome ou em seu benefício prometa, ofereça, comprometa-se a dar qualquer tipo de vantagem indevida, de maneira direta ou indireta, a qualquer;

II.5 - manifestar aos seus empregados alocados na prestação dos serviços objeto deste Contrato,

bem como a qualquer pessoa ou entidade que aja em seu nome, a proibição de que qualquer um deles utilize meio imoral ou antiético nos relacionamentos com os empregados do BANCO;

II.6 - cooperar com o BANCO e demais órgãos, entidades ou agentes públicos, em caso de

denúncia, suspeita de irregularidades e/ou violação da Lei n° 12.846/13 referentes ao presente Contrato.

PARÁGRAFO ÚNICO - A aplicação das sanções previstas na Lei n° 12.846/13 não afeta os processos de responsabilização e aplicação de penalidades decorrentes de atos ilícitos alcançados pela Lei 8.666/93 ou outras normas de licitações e contratos da Administração Pública. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES GERAIS DO C ONTRATADO I - Não conter em seus quadros, durante toda a execução deste Contrato, empregado(s) menor(es) de

18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, ou menor(es) de 16 anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendize(s), a partir de 14 anos, bem como trabalhadores em condições análogas à de escravo.

88

II - Combater o proveito criminoso da prostituição, considerando que é Política de Responsabilidade Social (PRSA) do Banco do Nordeste.

III - Adotar práticas de sustentabilidade na execução dos serviços, de modo a prevenir ações danosas

ao meio ambiente, em observância à legislação vigente, principalmente no que se refere aos crimes ambientais, contribuindo para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

IV - Orientar e capacitar os prestadores de serviços, fornecendo informações necessárias para a

perfeita execução dos serviços, incluindo noções de responsabilidade socioambiental. V - Não alocar, na execução direta dos serviços objeto deste Contrato, empregado ou sócio que seja

cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau, de empregados do Banco do Nordeste do Brasil S.A.:

V.1 - detentores de cargo comissionado que atuem em área do Banco com gerenciamento sobre o

contrato; V.2 - detentores de cargo comissionado que atuem na área demandante da contratação (área

gestora e fiscal deste Contrato); V.3 - detentores de cargo comissionado que atuem na área que realiza a licitação/contratação; V.4 - autoridade do Banco hierarquicamente superior às áreas supramencionadas.

VI - Manter, durante toda a execução deste Contrato, as condições de habilitação e qualificação

exigidas na licitação que deu origem a este Instrumento. VII - Fornecer todos os itens integrantes do objeto deste contrato, de acordo com os requisitos

estabelecidos no Edital e seus Anexos, bem como prover o CONTRATANTE das informações necessárias à adequada operacionalização dos componentes envolvidos.

VIII - Garantir e manter total e absoluto sigilo sobre as informações manuseadas, conforme consta no

Acordo de Responsabilidade para Fornecedores e Parc eiros , constante do Anexo XI do Edital ,as quais devem ser utilizadas apenas para a condução das atividades autorizadas, não podendo ter quaisquer outros usos, sob pena de rescisão contratual e medidas cíveis e penais cabíveis, assumindo inteira responsabilidade pelo uso indevido ou ilegal de informações privilegiadas do BANCO, praticado por seus empregados.

IX - Permitir, em caráter irrevogável e irretratável, que o Banco forneça aos órgãos e entidades

municipais, estaduais e federais, voltados à administração tributária, toda e qualquer informação ou ainda documentos que lhe forem requisitados, relativos a este Contrato, em cumprimento às disposições normativas vigentes.

X - Assumir inteira responsabilidade pelo uso indevido ou ilegal de informações privilegiadas do

BANCO através do manuseio de sistemas e manipulação de dados, praticado por seus empregados, desde que devidamente comprovado.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DAS OBRIGAÇÕES GERAIS DO C ONTRATANTE I - Utilizar os componentes fornecidos no escopo desta contratação tão somente em computadores

instalados em suas dependências, ou em instalações por ele contratadas, e a operar tais componentes de acordo com as instruções fornecidas pelo CONTRATADO, tais como utilizar o ambiente recomendado pelo CONTRATADO e destacar pessoal habilitado.

II - Providenciar, como condição de eficácia, a publicação deste Instrumento de Contrato, por extrato,

no Diário Oficial da União, até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de 20 (vinte) dias daquela data, conforme prescreve o parágrafo único e o caput do art. 61, da Lei nº 8.666/93.

89

III - Reconhecer, desde já, que todas as marcas, patentes, direitos autorais e intelectuais dos componentes fornecidos no escopo desta contratação, bem como de sua documentação correlata, são de propriedade do CONTRATADO, e que este licenciamento de uso de software não implica em nenhuma transferência ou licenciamento de marcas e patentes.

IV - Não divulgar a terceiros o conteúdo dos componentes de software, nem tampouco permitir que

terceiros atuem no mesmo. Fica estabelecido que “terceiros” são empresas/pessoas físicas que detêm a propriedade intelectual de outros de componentes de software sendo concorrentes diretos do CONTRATADO. Os prestadores de serviço que não se enquadrem na condição acima poderão, a critério do BANCO, atuar nos componentes de software do CONTRATADO.

V - Manter e fazer com que seus funcionários, prepostos e/ou prestadores de serviços mantenham o

mais rigoroso sigilo sobre todos os assuntos e documentos considerados pelo CONTRATADO como confidenciais, relacionados aos componentes de software, e que porventura venham a ter acesso ou conhecimento em razão desta contratação.

VI - Notificar imediatamente ao CONTRATADO, por escrito, quando houver indícios ou suspeitas de

existência de cópias não autorizadas dos componentes de software ou das documentações técnicas que lhes forem entregues, bem como a prestar ao CONTRATADO todos os esclarecimentos e a possível assistência nos esforços que as partes fizerem para recuperar ou minimizar os prejuízos sofridos e apurar a responsabilidade pela autoria.

VII - Assegurar-se, antes de se desfazer de qualquermeiofísico de registro, de que os componentes de

software nele contidos tenham sido apagadosou de qualqueroutraforma destruídos. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DAS SANÇÕES I - Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará impedido

de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das multas previstas neste Contrato e das demais cominações legais o CONTRATADO que:

I.1 - apresentar documentação falsa; I.2 - ensejar o retardamento da execução do objeto; I.3 - falhar ou fraudar na execução deste Contrato; I.4 - comportar-se de modo inidôneo; I.5 - cometer fraude fiscal.

II - Além do previsto no inciso anterior, pela inexecução total ou parcial do objeto deste Contrato, o

BANCO poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao CONTRATADO as seguintes sanções:

II.1 - advertência;

II.2 - a não entrega dos componentes cotados, no prazo estipulado no Anexo III - Serviços de Implantação da Solução de Armazenamento Externo , implicará em multa de 0,5% (cinco décimos por cento) , pordia de atraso, sobre o preço de cada componente não entregue;

II.2.1 - após o 30º (trigésimo) dia útil de atraso na entrega do(s) componente(s) e a critério

do BANCO, poderá ocorrer a não aceitação do objeto, de forma a configurar, nessa hipótese, inexecução total da obrigação assumida, com a consequente rescisão deste Contrato, ficando o CONTRATADO sujeito à aplicação das sanções previstas neste Contrato;

90

II.2.2 - o CONTRATADO poderá solicitar a prorrogação do prazo referido no subitem II.2, cabendo ao Banco a concessão ou não do novo prazo, devendo a solicitação conter a justificativa para a prorrogação;

II.2.2.1 - ainda que um novo prazo seja concedido pelo BANCO, o CONTRATADO

ficará sujeito à aplicação das multas previstas neste Contrato, referente aos dias prorrogados;

II.3 - o não cumprimento dos prazos estabelecidos no Anexo III - Serviços de Implantação da

Solução de Armazenamento Externo, com exceção dos prazos de entrega, implicará em multa de 1% (um porcento) , pordia de atraso, sobre o preço do serviço de implantação e migração da Solução;

II.4 - o não atendimento aos tempos de solução de falhas com nível de severidade 1 (um),

definidos no Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técn ica e Níveis de Serviço , implicará em multa de 0,01% (um centésimo por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

II.5 - o não atendimento aos tempos de solução de falhas com nível de severidade 2 (dois),

definidos no Anexo V - Requisitos do Serviço de Assistência Técn ica e Níveis de Serviço , implicará em multa de 0,005% (cinco milésimos por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

II.6 - o não atendimento ao prazo de 24 (vinte quatro) horas para substituição dos discos

defeituosos que estejam impactando no desempenho da Solução por ocasião do funcionamento do algoritmo de tolerância a falhas em modo de contingência, implicará em multa de 0,001% (um milésimo por cento) , por hora de atraso, sobre o preço global contratado;

II.7 - multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o valor apurado para pagamento no mês em

que se verificar a ocorrência faltosa, nas demais violações ou descumprimentos de cláusula(s) ou condição(ões) estipulada(s) neste Contrato;

II.8 - multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o preço global contratado, em caso de

inexecução total deste Contrato.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Reserva-se ao CONTRATANTE o direito de proceder à retenção acautelatória e compensar dos pagamentos do CONTRATADO os valores previamente calculados para as multas referidas nos incisos II.2 a II.8desta Cláusula. PARÁGRAFO SEGUNDO - A retenção referida no parágrafo anterior poderá ser objeto de compensação, uma vez caracterizada total ou parcialmente a sanção de multa ao final do julgamento de processo administrativo, cuja abertura é previamente comunicada ao CONTRATADO para apuração da infração contratual, garantida a apresentação de sua defesa no prazo de 5 (cinco) dias úteis. PARÁGRAFO TERCEIRO - As sanções previstas nos incisos II.2 a II.8 poderão ser aplicadas concomitantemente com as sanções de advertência e impedimento de licitar, facultada a defesa prévia do interessado no prazo de 5 (cinco) dias úteis. PARÁGRAFO QUARTO - As multas poderão ser aplicadas de modo cumulativo, independentemente de sua quantidade. PARÁGRAFO QUINTO - O valor total apurado para pagamento das multas não excederá 10% (dez por cento) do preço global deste Contrato, por cada julgamento de Processo Administrativo.

91

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DA RESCISÃO I - A inexecução totalouparcial deste Contratoenseja a suarescisão, conformedispostonosartigos77 a

80 da Lei nº 8.666/93.

I.1 - Os casos de rescisão contratual serãoformalmente motivados nosautos do processo, assegurando o contraditório e a ampladefesa.

II - A rescisão deste Contratopoderá ser:

II.1 - determinada por ato unilateral e escrito do CONTRATANTE, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo 78 da Lei menciona da, notificando-se o CONTRATADO com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias; ou

II.2 - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo licitatório, desde que

haja conveniência para o CONTRATANTE; ou II.3 - judicial, nos termos da legislação vigente sobre a matéria.

III - A rescisão administrativa ou amigável será precedida de autorização escrita e fundamentada da

autoridade competente. CLÁUSULA DÉCIMAOITAVA - DO FORO O foro deste Contrato é o da Comarca de Fortaleza-CE, comexclusão de qualqueroutro, pormais privilegiado que seja, para dirimir qualquerquestãoqueporventura for suscitada na execuçãoouinterpretação deste Contrato.

E por estarem as partes justas e contratadas, assinam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor, para um só efeito, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

Fortaleza-CE, Pelo BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística Célula de Licitações e Contratos __________________________________ José WILLIAM Araújo Sousa Gerente de Ambiente __________________________________ Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano Gerente Executivo - DIRGE Pela __________________________________ Nome: Função: CPF:

TESTEMUNHAS:

92

ANEXOXI

ACORDO DE RESPONSABILIDADE PARA FORNECEDORES E PARC EIROS BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. , sociedade de economia mista de cujo capital social a União participa majoritariamente (art. 5º da Lei 1.649, de 19.07.52), integrante da Administração Pública Federal Indireta (art. 4º, II, ‘c’, do Dec-Lei nº 200, 25.02.67), com sede na Av. Dr. Silas Munguba, nº 5.700, Passaré, na cidade de Fortaleza, Ceará, doravante denominado CONTRATANTE, neste ato devidamente representado por seu Gerente de Ambiente, José WILLIAM Araújo Sousa, brasileiro, casado, portador do CPF de n° ......................., e por sua Gerente Executivo – DIRGE, Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano, brasileira, casada, portadora do CPF de nº ......................., e ............................................................................., (qualificação da pessoa jurídica), inscrita no CNPJ/MF nº......................................, situada ............................................., na cidade de .............................................., UF, doravante denominado CONTRATADO, neste ato devidamente representado(a) por seu ................................................................. (inserir cargo do representante legal da pessoa jurídica), ................................................., brasileiro(a), casado(a)/solteiro(a), portador do CPF de nº ........................................, considerando que: ==>

a) são titulares de informações técnicas, financeiras e comerciais de caráter secreto, confidencial e ou reservado;

b) pretendem realizar acordo comercial, em função do qual CONTRATANTE e CONTRATADO

terão acesso a informações consideradas secretas, confidenciais e ou reservadas pela outra parte;

<== c) as PARTES CONTRATANTES desejam resguardar a confidencialidade de tais informações,

garantindo o mesmo à outra parte, resolvem celebrar o presente ACORDO DE RESPONSABILIDADE, que se regerá pelos seguintes termos e condições:

DA INEXISTÊNCIA DE OBRIGAÇÕES CONFLITUOSAS CLÁUSULA PRIMEIRA . O CONTRATADO declara que: ==>

(i) o cumprimento de seus deveres como prestador de serviço do CONTRATANTE não violará nenhum acordo ou outra obrigação de manter informações secretas, confidenciais e ou reservadas, de propriedade de terceiros, não importando a natureza de tais informações;

<== (ii) não está vinculado a nenhum acordo ou obrigação com terceiros, o qual esteja ou possa

estar em conflito com as obrigações assumidas perante o CONTRATANTE ou que possa afetar os interesses deste nos serviços por ele realizados; e

(iii) não trará ao conhecimento de qualquer empregado, administrador ou consultor do

CONTRATANTE informação secreta, confidencial e ou reservada ou qualquer outro tipo de informação de propriedade de terceiros, bem como não utilizará, enquanto persistir qualquer espécie de vínculo contratual entre CONTRATANTE e CONTRATADO, qualquer tipo de segredo comercial de terceiros.

DA INFORMAÇÃO SIGILOSA CLÁUSULA SEGUNDA . O termo “informação sigilosa” significa qualquer informação, elaborada ou não por parte do CONTRATADO, ou ainda, revelada pelo CONTRATANTE ao CONTRATADO, a qual esteja relacionada com as atividades do CONTRATANTE, seus clientes ou fornecedores e que seja secreta, confidencial, reservada ou de sua propriedade.

93

CLÁUSULA TERCEIRA . O termo “informação sigilosa” inclui, mas não se limita, a informações relativas a software desenvolvido e em desenvolvimento e / ou qualquer tipo de solução de alta tecnologia, especialmente relacionadas com: <==

(i) Segurança em ambientes de redes de computadores; (ii) Auditoria de sistemas; (iii) Projeto de implantação de soluções em segurança da informação; (iv) Treinamento em segurança da informação; (v) Projeto e / ou implantação de sistemas para detecção de invasões; (vi) Análise de vulnerabilidades em rede de computadores; (vii) Análise de vulnerabilidades em sistemas de informática e ambientes de tecnologia da

informação; (viii) Terceirização e / ou administração de sistemas de segurança da informação; (ix) Projeto e / ou implantação de plano de contingências; (x) Projeto e / ou implantação de política de segurança; (xi) Projeto e / ou implantação de sistemas criptográficos; (xi) Projeto e / ou implantação de firewall; (xiii) Teste de invasão.

==> CLÁUSULA QUARTA . O termo “informação sigilosa” pode incluir ainda: <==

(i) informações relativas aos projetos realizados pelas PARTES CONTRATANTES que sejam anteriores a qualquer revelação pública do mesmo, incluindo, mas não se limitando, a natureza dos projetos, produção de dados, dados técnicos e de engenharia, dados e resultados de testes, andamento e detalhes de pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços e informações concernentes à aquisição, proteção, execução e licença de direitos de propriedade (incluindo patentes, direitos de cópia e segredos comerciais);

(ii) informações internas pessoais e financeiras das PARTES CONTRATANTES, nome de

fornecedores ou outras informações relacionadas a estes, informações relativas a quaisquer compras e respectivos custos, serviços internos e manuais de operação, maneira e método de conduzir suas atividades;

(iii) planos de desenvolvimento e marketing; dados de prelo e custo; taxas; políticas de

cobrança e de tabelamento; técnicas de marketing e métodos de obtenção de negócios; previsões e premissas de previsões; e futuros planos e estratégias potenciais das PARTES CONTRATANTES que tenham sido ou estejam sendo discutidas; e

(iv) toda informação que se torne conhecida de qualquer pessoa, devido ao desempenho

pelo CONTRATADO das suas obrigações perante o CONTRATANTE, e que se possa razoavelmente entender que seja secreta, confidencial e ou reservada ou que as partes contratantes devam tomar medidas de proteção para impedir o seu vazamento.

CLÁUSULA QUINTA . “Informação sigilosa” não significará: <==

(i) habilidades gerais ou experiência adquirida durante o período da execução do contrato ao qual este Acordo está vinculado, quando as PARTES CONTRATANTES poderiam razoavelmente ter tido a expectativa de adquiri-las em situação similar ou prestando serviços a outras empresas;

(ii) informações conhecidas publicamente sem a violação deste Acordo ou de instrumentos

similares; ou, (iii) revelação de informações exigidas por lei ou regulamento, autoridade governamental ou

judiciária, devendo as PARTES CONTRATANTES providenciar para que, antes de tal revelação, seja a outra parte notificada da exigência (dentro dos limites possíveis diante das circunstâncias) e lhe seja proporcionada oportunidade de discuti-la.

94

==>CLÁUSULA SEXTA . Toda informação sigilosa, quer seja desenvolvida pelo CONTRATADO, quer por outros empregados ou consultores do CONTRATANTE, é de propriedade exclusiva do CONTRATANTE, conforme o caso. Estas informações sigilosas serão tratadas e protegidas como tais, de acordo com o estabelecido neste Acordo. CLÁUSULA SÉTIMA . Como consequência do conhecimento de informações sigilosas, os CONTRATANTES deverão guardar segredo a respeito dos negócios realizados, obrigando-se desde já a:

(i) salvo se imprescindível para fins de execução do contrato, não destruir, usar, copiar, transferir ou revelar a nenhuma pessoa ou entidade, sem prévia e expressa autorização da outra parte contratante, toda e qualquer informação secreta, confidencial e ou reservada;

(ii) tomar todas as precauções razoáveis para impedir a destruição, uso, cópia,

transferência ou revelação inadvertida de qualquer informação secreta, confidencial e ou reservada;

(iii) entregar imediatamente todas as informações secretas, confidenciais ou reservadas que

estejam expressas em qualquer forma física ou efêmera que estejam sob sua posse e controle, dentro do prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data de rescisão do contrato ao qual o presente Acordo está vinculado.

<== CLÁUSULA OITAVA . Os dados, informações e documentos de cada parte contratante, repassados à outra parte por qualquer meio, durante a execução dos serviços contratados, constituem informação privilegiada e, como tal, têm caráter de estrita confidencialidade, só podendo ser utilizados para fins de execução do contrato, ao qual este Acordo é vinculado. CLÁUSULA NONA . É expressamente vedado a qualquer das PARTES CONTRATANTES repassar qualquer informação identificada e caracterizada como sigilosa, inclusive a terceiros contratados para executar atividades decorrentes do contrato ao qual este Acordo está vinculado, exceto mediante autorização expressa da outra parte contratante.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CLÁUSULA DÉCIMA . As PARTES CONTRATANTES declaram-se inteiramente responsáveis pelos atos praticados por seus empregados e ex-empregados, durante ou após a execução do contrato ao qual este Acordo está vinculado, que impliquem no descumprimento de cláusulas do presente Acordo. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA . As obrigações das PARTES CONTRATANTES neste Acordo produzirão efeitos a partir da data da assinatura do instrumento contratual ao qual o presente Acordo está vinculado. Qualquer violação ou ameaça de violação a este Acordo irá constituir justa causa para imediata rescisão do contrato de prestação de serviços firmado. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA . As obrigações das PARTES CONTRATANTES derivadas deste Acordo permanecerão em vigor e produzirão seus regulares efeitos mesmo após a extinção do contrato ao qual este Acordo está vinculado, conforme cada uma das disposições do presente Acordo, continuando válidas e com efeito, a despeito de qualquer violação deste Acordo ou do contrato de prestação de serviços firmado. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA . Se qualquer dispositivo ou convenção deste Acordo for determinado nulo ou inexequível, no todo ou em parte, não afetará ou prejudicará a validade de quaisquer outras convenções ou dispositivos do mesmo, sendo cada uma de suas convenções ou dispositivos considerados separada e distintamente.

95

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA . Os CONTRATANTES reconhecem expressamente que:

(i) receberam uma cópia deste Acordo; (ii) tiveram tempo suficiente para analisar este Acordo; (iii) leram e compreenderam os termos deste Acordo e suas obrigações dele derivadas; (iv) têm ciência que não haverá outro acordo ou aditivos que revoguem os termos deste

Acordo, em nenhuma hipótese. ==> CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA . As PARTES CONTRATANTES declaram e concordam que as restrições impostas por este Acordo são necessárias para proteger seus interesses com respeito à propriedade das informações sigilosas, à propriedade intelectual e aos projetos. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA . Este Acordo obriga a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, de qualquer modo vinculadas às PARTES CONTRATANTES, as quais sejam repassadas informações privilegiadas ou sigilosas, nos termos deste Acordo, que entra em vigor na data de sua assinatura, em caráter irrevogável e irretratável, obrigando as PARTES CONTRATANTES, seus representantes legais e sucessores, inclusive após o encerramento do contrato ao qual o presente Acordo está vinculado. <== Para dar eficácia a este instrumento, as partes assinaram o presente em 2 (duas) vias, de igual teor e forma, na presença de 2 (duas) testemunhas abaixo assinadas: (Cidade) (UF), de de Pelo: BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística Célula de Licitações e Contratos ___________________________________ José WILLIAM Araújo Sousa Gerente de Ambiente ___________________________________ Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano Gerente Executivo - DIRGE Pela: ___________________________ Nome: Função: CPF: TESTEMUNHAS:

***