1 anÁlise de viabilidade da contrataÇÃo (art.14) · a expectativa é de que o tj-ba faça parte...

16
ESTUDOS PRELIMINARES Infraestrutura para Rede Remessa/RNP Nº PA / ANO: TJ-ADM-2017/63997 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) 1.1 Contextualização Em 17/02/2017, a Coordenação de Produção e Comunicação - CPROD solicitou a Integração do TJBA à Rede Metropolitana de Salvador – Remessa/RNP. Apoiava a requisição indicando que a Rede Metropolitana de Salvador – Remessa é uma infraestrutura ópca dedicada a conectar instuições de ensino superior, centros de pesquisa e unidades governamentais da capital baiana e é parte da iniciava Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa – REDECOMEP, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. A expectava é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica, será preciso providenciar a instalação da infraestrutura habitualmente denominada “úlma milha”, ou seja, a conexão entre cada unidade do Poder Judiciário e o ponto mais próximo da rede Remessa. Essa conexão deve ser realizada via fibra óca, incluindo para isso a aquisição e instalação dos correspondentes equipamentos de conecvidade. Acrescenta o DoD que o Tribunal de Jusça da Bahia possui mais de 300 unidades judiciárias, na capital e no interior, conectadas ao data center que viabiliza o acesso aos sites e sistemas internos, bem como aos recursos da Internet, sendo tal solução de fundamental importância para o funcionamento dessas unidades. Até pouco tempo atrás, essas unidades eram interligadas ao TJBA por meio da adesão a dois consórcios, geridos pela Secretaria da Administração - SAEB, respecvamente denominados Rede Governo Capital e Rede Governo Interior, sendo que o primeiro (Rede Governo Capital) foi desconnuado em 20/09/2017, o que movou a contratação de uma solução alternava mediante adesão à Ata de Registro de Preços nº 8/2017 - PJPI/TJPI/CLC, do Tribunal de Jusça do Estado do Piauí (Processo administravo TJ-ADM-2017/30182, Contrato nº 51/17-S). A demanda inicial (fls. 3 a 5 do processo administravo TJ-ADM-2017/44106) limitava-se, inicialmente, a conectar o TJBA ao Fórum Ruy Barbosa de maneira mais segura, sendo que todas as unidades já estão sendo atendidas pelos contratos acima referenciados. Essas duas unidades, em razão da sua cricidade, passariam a contar com links mais velozes e redundantes, melhorando os serviços e garanndo a connuidade operacional. Porém, a ideia da adesão à Remessa passou a ser prioridade da SETIM, visando ampliar o escopo para outras unidades judiciárias. Em função do caráter prioritário e entendendo que, por tratar-se de um acordo de cooperação entre órgãos públicos, não seria necessária a instrução processual determinada pela Resolução CNJ nº 182, a DMO iniciou, em 08/06/2017, um novo processo administravo, TJ-ADM-2017/41846, tendente a viabilizar em forma Estudos Preliminares da STIC 1-16 TJADM201763997V01

Upload: duongphuc

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14)

1.1 Contextualização

Em 17/02/2017, a Coordenação de Produção e Comunicação - CPROD solicitou aIntegração do TJBA à Rede Metropolitana de Salvador – Remessa/RNP.

Apoiava a requisição indicando que a Rede Metropolitana de Salvador – Remessaé uma infraestrutura óptica dedicada a conectar instituições de ensino superior,centros de pesquisa e unidades governamentais da capital baiana e é parte dainiciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa – REDECOMEP, coordenadapela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além docorrespondente Termo de Cooperação Técnica, será preciso providenciar ainstalação da infraestrutura habitualmente denominada “última milha”, ou seja, aconexão entre cada unidade do Poder Judiciário e o ponto mais próximo da redeRemessa. Essa conexão deve ser realizada via fibra ótica, incluindo para isso aaquisição e instalação dos correspondentes equipamentos de conectividade.

Acrescenta o DoD que o Tribunal de Justiça da Bahia possui mais de 300 unidadesjudiciárias, na capital e no interior, conectadas ao data center que viabiliza oacesso aos sites e sistemas internos, bem como aos recursos da Internet, sendo talsolução de fundamental importância para o funcionamento dessas unidades.

Até pouco tempo atrás, essas unidades eram interligadas ao TJBA por meio daadesão a dois consórcios, geridos pela Secretaria da Administração - SAEB,respectivamente denominados Rede Governo Capital e Rede Governo Interior,sendo que o primeiro (Rede Governo Capital) foi descontinuado em 20/09/2017, oque motivou a contratação de uma solução alternativa mediante adesão à Ata deRegistro de Preços nº 8/2017 - PJPI/TJPI/CLC, do Tribunal de Justiça do Estado doPiauí (Processo administrativo TJ-ADM-2017/30182, Contrato nº 51/17-S).

A demanda inicial (fls. 3 a 5 do processo administrativo TJ-ADM-2017/44106)limitava-se, inicialmente, a conectar o TJBA ao Fórum Ruy Barbosa de maneiramais segura, sendo que todas as unidades já estão sendo atendidas peloscontratos acima referenciados. Essas duas unidades, em razão da sua criticidade,passariam a contar com links mais velozes e redundantes, melhorando os serviçose garantindo a continuidade operacional. Porém, a ideia da adesão à Remessapassou a ser prioridade da SETIM, visando ampliar o escopo para outras unidadesjudiciárias.

Em função do caráter prioritário e entendendo que, por tratar-se de um acordo decooperação entre órgãos públicos, não seria necessária a instrução processualdeterminada pela Resolução CNJ nº 182, a DMO iniciou, em 08/06/2017, um novoprocesso administrativo, TJ-ADM-2017/41846, tendente a viabilizar em forma

Estudos Preliminares da STIC 1-16

TJA

DM

201763997V01

Page 2: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

acelerada a celebração do acordo e a incluir no mesmo os serviços eequipamentos necessários à conexão imediata do Fórum Ruy Barbosa e do TJBA,que seria executada por meio da FAPEX, enquanto o processo original seguiria seucurso apenas para providenciar a contratação dos equipamentos e serviçosnecessários à implantação da “última milha” nas unidades restantes.

Entretanto, esse entendimento não foi referendado pela Consultoria Jurídica, que,através do parecer CONSU Nº 2625/2017, reafirmou a necessidade da aplicaçãoda Resolução CNJ nº 182, inclusive nos “termos de cooperação, convênios edocumentos afins com uso de recursos financeiros de instituições nacionais”. Poroutra parte, a evolução das tratativas com a UFBA/FAPEX evidenciou aimpossibilidade de celebrar o acordo nas condições inicialmente previstas,constatando-se não ser possível a cessão de fibras exclusivamente dedicadas, bemcomo evidenciando-se a desvantagem dos preços cotados pela FAPEX.

Em consequência dessas dificuldades, o processo administrativo TJ-ADM-2017/41846 foi arquivado e o processo originalmente iniciado pela CPROD foidesmembrado em dois, ficando a adesão à Rede Remessa no processoadministrativo TJ-ADM-2017/08874 e a contratação da infraestrutura no TJ-ADM-2017/44106.

A demanda chegou a ser licitada no Pregão Eletrônico nº 078/2017. Porém, oresultado desse pleito acabou sendo revogado com base no parecer nº3549/2017, emitido pela Consultoria Jurídica da Presidência.

Em consequência dessa revogação, o presente processo visa a atender anecessidade ainda vigente, acrescida de novas unidades conforme determinaçãoda SETIM à fl. 813 do processo administrativo TJ-ADM-2017/44106.

Assinou o DOD o Coordenador de Produção e Comunicação, Sr. Henrique Roma deLima, matrícula nº 903.214-2, telefone 3372-1519, e-mail [email protected].

1.2 Equipe de Planejamento da Contratação

Integrante Nome Unidade Matrícula Telefone E-mail

Demandante Acássio Novais Queiroz CPROD 968.295-3 (71) 3372-1716 [email protected]

Administrativo Millo Tiago Almeida Souza SETIM 968.638-0 (71) 3372-5546 [email protected]

Técnico Carlos Alberto Carrillo CPROM 968.705-0 (71) 3372-1560 [email protected]

1.3 Definição e Especificação dos Requisitos da Demanda (Art. 14, I)

Para melhor entender a parcela da demanda da qual trata o presente estudo, épreciso esclarecer que o termo de adesão à rede Remessa – objeto do processoTJ-ADM-2017/08874 – trata apenas da autorização do acesso de cada unidade aoponto mais próximo da mesma, ficando a cobertura da distância entre a unidade eo ponto de acesso por conta do órgão aderente.

Estudos Preliminares da STIC 2-16

TJA

DM

201763997V01

Page 3: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Essa distância, convencionalmente denominada como “última milha”, envolve apassagem de fibras ópticas entre a unidade e o ponto, bem como a aquisição dosswitches de acesso aos serviços da Remessa.Além desses recursos, a necessidade de redundância exige a presença de umsegundo switch em cada unidade, sendo este dedicado a alternar1 entre a redeRemessa e o link de comunicação já existente2. Assim, diante da falha de umdesses recursos o restante deverá assumir a comunicação da unidade evitando aparalisação das atividades judicantes e administrativas.Todos os equipamentos, peças e serviços a serem utilizados são comuns demercado e podem ser adquiridos por licitação aberta. A relação atual de unidades a serem atendidas neste projeto, conforme relaçãoencaminhada pela CPROD em atendimento , é a seguinte:

Unidade EndereçoTribunal de Justiça 5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971Fórum Ruy Barbosa Praça Dom Pedro II, s/n - NazaréFórum Regional do Imbuí Rua Padre Cassemiro Quiroga, s/n, ImbuíFórum Criminal Av. Ulysses Guimarães, 1469 - Sussuarana, Salvador - BA, 40301-1101ª Vara de Inf. e Juventude Rua Agnelo de Brito, 72 - Garibaldi2ª Vara de Inf. e Juventude Av. Mário Leal Ferreira, s/n, - BonocôVara de Auditoria Militar Av. Salvador, nº 41, Baixa do BomfimVara de Defesa da Mulher Rua Conselheiro Spínola, 77, BarrisCentral de Flagrantes Av. Antonio Carlos Magalhães, nº 4197, Pavimento SuperiorCentro Médico Rua Arquimedes Gonçalves 425 - NazaréUnijorge Av. Luiz Viana Filho, n° 6775, TrobogyAlmoxarifado e Gráfica Rua Luís Viana Filho, 4289 - Mussurunga IIFórum da Comarca Vitória da Conquista

Praça Estevão Santos, 41 - Centro, Vitória da Conquista - BA, 45000-435

Fórum da Comarca Jequié Praça Duque de Caxias, s/n, Jequié, BAFórum da Comarca Barreiras

Rua Aníbal Alves Barbosa, S/N - Centro, CEP.: 47.800-163

Fórum da Comarca Paulo Afonso

Rua das Caraibeiras, Quadra 4, 420 - Gen. Dutra, Paulo Afonso - BA, 48607-010

Fórum Clemente Mariani, de Camaçari

Centro Administrativo de Camaçari, CEP: 42.800-000

Fórum da Comarca de Itapetinga

R. Cel. Belizário Ferraz, 137, Itapetinga - BA, 45700-000

A CPROD encaminhou, ainda, uma estimativa das distâncias entre cada unidade eo ponto de acesso mais próximo da rede Remessa/RNP.

Unidade Distância3 Ultima MilhaTribunal de Justiça 1550 2015Fórum Ruy Barbosa 170 221Fórum Regional do Imbuí 190 247

1 Opcionalmente, esse switch poderá também fazer balanceamento de carga entre ambos os acessos.2 Entende-se como links já existentes os que estão sendo atualmente disponibilizados por operadora

privada de telecomunicações, com base no contrato 51/17-S.3 Distância entre a unidade e o ponto de acesso da Remessa/RNP medida em linha reta.

Estudos Preliminares da STIC 3-16

TJA

DM

201763997V01

Page 4: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Fórum Criminal 480 6241ª Vara de Inf. e Juventude 380 4942ª Vara de Inf. e Juventude 910 1183Vara de Auditoria Militar 260 338Vara de Defesa da Mulher 1410 1833Central de Flagrantes 450 585Centro Médico 540 702Unijorge 230 299Centro Médico 340 442Fórum João Mangabeira 500 650Fórum Jequié 450 585Fórum Barreiras 4557 5925Paulo Afonso 656 853Fórum Camaçari 3932 5.112Fórum Itapetinga 1586 2.062

A criticidade dos circuitos de comunicação evidenciou-se na Resolução CNJ nº211/2015, cujo art. 24, VI estabelece como mínimo obrigatório: “2 (dois) links decomunicação do órgão com a Internet, mas com concessionárias distintas paraacesso à rede de dados, com máximo de comprometimento da banda de 80%”.

A resolução é omissa quanto aos circuitos de comunicação internos de cadaórgão. Porém, por analogia, o mesmo critério pode aplicar-se a esses circuitos ou,no mínimo, à parte deles que apresente um maior nível de criticidade.

A relação de unidades foi elaborada considerando os sites de maior criticidade.Porém, no prédio sede do Tribunal de Justiça, o impacto é ainda maior, posto quenele se encontra o Data Center que atende todas as unidades. A queda dessecircuito concentrador tornaria indisponíveis todos os links dependentes daRemessa, posto que ficariam sem acesso ao Data Center. Portanto, a CPRODsolicita a conexão redundante a dois pontos distintos de acesso à Remessa. Essaredundância já está considerada nas metragens estimadas na tabela acima.

1.4 Soluções Disponíveis no Mercado de TIC (Art. 14, I, a)

Já escolhida pela administração a alternativa de aderir à Remessa, as soluções deconexão decorrem naturalmente dessa escolha. Necessariamente, a conexãodeverá ser feita por fibra óptica e utilizar switches de acesso compatíveis com essarede.

1.5 Contratações Públicas Similares (Art. 14, I, b)

Duas contratações similares foram recentemente realizadas em Salvador, ambascom o intuito de aderir à rede Remessa. O Ministério do Planejamento publicou o Pregão Eletrônico nº 039/2016,Processo nº 04310.000584/2016-46 par realizar serviços de conexão física nasredes Infovia Brasília, GDFNet e outras.

Estudos Preliminares da STIC 4-16

TJA

DM

201763997V01

Page 5: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

A Prefeitura Municipal de Salvador publicou o Pregão Eletrônico – SEMGE nº116/2016, Processo nº 5477/2015 – SEMGE, abrangendo itens vinculados àimplementação da última milha em diversas unidades. Por sua parte, a Prodeb publicou o Pregão Eletrônico nº 002/2016, ProcessoAdministrativo nº 15/124-00, visando a consecução da infraestrutura deimplantação da Infovia Digital da Bahia – IDB, que deverá atender todos os órgãosdo Poder Executivo na capital do Estado.

1.6 Outras Soluções Disponíveis (Art. 14, II, a)

Assunto já tratado no item 1.4.

1.7 Portal do Software Público Brasileiro (Art. 14, II, b)

Não se aplica.

1.8 Alternativa no Mercado de TIC (Art. 14, II, c)

Já informado no item 1.4.

1.9 Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI (Art. 14, II, d)

Não se aplica.

1.10 Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil (Art. 14, II, e)

Não se aplica.

1.11 Modelo de Requisitos Moreq-Jus (Art. 14, II, f)

Não se aplica.

1.12 Análise dos Custos Totais da Demanda (Art. 14, III)

Conforme a Memória de Cálculos constante no Anexo C, a aquisição dosequipamentos e serviços solicitados envolverá o custo estimado de R$2.514.431,30 (dois milhões, quinhentos e catorze mil, quatrocentos e trinta e umreais e trinta centavos), sendo esse custo correspondente ao quantitativo máximodefinido no registro de preços. A despesa efetiva será efetuada gradativamente,em proporção ao número de unidades efetivamente implantadas.

A aquisição de infraestrutura não envolve outros custos que os detalhados nesseanexo. Porém, a utilização da mesma só será possível mediante a adesão àRemessa. Conforme consta no processo específico, TJ-ADM-2017/08874, esseserviço exigiria, durante os três anos de vigência do Termo de Adesão, opagamento de taxas um valor total originalmente estimado em R$ 567.800,00(quinhentos e sessenta e sete mil e oitocentos reais). Porém, levando em conta o

Estudos Preliminares da STIC 5-16

TJA

DM

201763997V01

Page 6: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

aumento no quantitativo das unidades a serem atendidas, esse valor deverá serrecalculado com base nas datas em que essas novas unidades forem incorporadasaos serviços da Remessa/RNP.

Essa condição, envolvendo uma taxa inicial de adesão e taxas mensais demonitoramento lógico e manutenção física, é inerente à utilização daRemessa/RNP, não sendo permitido ao Poder Judiciário contratar esses serviçospor outras vias.

1.13 Escolha e Justificativa da Solução (Art. 14, IV)

Tanto os serviços quanto os equipamentos a serem adquiridos farão tecnicamenteparte da Remessa/RNP e devem necessariamente ajustar-se à sua padronização.Os documentos que regem essa padronização constam no Anexo D destes EstudosPreliminares.

1.14 Descrição da Solução (Art. 14, IV,a)

A solução adotada pela SETIM e aprovada pela Presidência consiste na adesão àRemessa/RNP.

Nesse contexto, a parcela contemplada nestes estudos pode ser visualizada noseguinte diagrama:

O conjunto denominado “última milha” compreende o cabeamento em fibraóptica desde cada unidade do Poder Judiciário até o ponto mais próximo daRemessa/RNP. Conforme as condições de cada local, esse cabeamento pode seraéreo ou subterrâneo e não necessariamente representa a distância em linha reta,posto que no caminho podem existir diversos obstáculos.

Estudos Preliminares da STIC 6-16

TJA

DM

201763997V01

Page 7: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Nos links terceirizados, essa infraestrutura é executada pela contratada e inclusano preço de locação dos circuitos de comunicação. Por essa razão, esse custo nãoé considerado nesse tipo de contratos.

Além do cabeamento externo, cada última milha exigirá a presença de um switchcompatível para estabelecer o contato com a rede e de um segundo switch pararedirecionamento e/ou balanceamento de carga entre as operadoras.

A infraestrutura a ser construída (“última milha”) será propriedade do Tribunal deJustiça. Entretanto, para garantia de integridade, a monitoração do acesso até oswitch de entrada a cada unidade ficará por conta do Núcleo de Operação eControle da Remessa (NOC/PoP-BA) e a manutenção física das fibras seráefetuada por empresa contratada pela FAPEX.

A monitoração inclui os switches de acesso à Remessa/RNP (não assim os dealternação entre operadoras, que serão de exclusiva responsabilidade doTribunal), mas não inclui a garantia, manutenção e suporte dos switches, que,sendo esses equipamentos de propriedade do Tribunal, deverá ser consideradanos respectivos contratos de compra.

1.15 Alinhamento da Solução (Art. 14, IV, b)

Conforme registrado no DOD, a solicitação está alinhada com o planejamentoestratégico do TJBA 2015-2020. Especificamente, nos indicadores 47, “Garantir ainfraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais, extrajudiciais eadministrativas” e 48, “Garantir a disponibilidade de sistemas essenciais deTecnologia da Informação e Comunicação”.

Não havendo previsão no Plano de Contratações do presente exercício, ademanda foi submetida a consideração da Presidência, que autorizou oprosseguimento dos estudos mediante despacho assinado em 22/11/2017,constante à fl 13 do presente processo administrativo.

1.16 Benefícios Esperados (Art. 14, IV, c)

Conforme indicado no DOD, os principais benefícios a serem derivados dasubstituição são os seguintes:

• Ter circuitos redundantes, garantindo desta forma a alta disponibilidade.• Assegurar acesso ao Data Center do TJBA e aos serviços web pelos

jurisdicionados.• Garantir acesso de alta velocidade, inicialmente à rede do Fórum Ruy

Barbosa.• Pre-disponibilizar acesso para, posteriormente, interligar outras unidades

judiciarias mediante infraestrutura ótica privada.• Monitoramento ininterrupto – 24horas.

Estudos Preliminares da STIC 7-16

TJA

DM

201763997V01

Page 8: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

1.17 Relação entre a Demanda Prevista e a Contratada (Art. 14, IV, d)

Embora a redundância de links seja desejável em todos os casos, o impacto noscustos obriga a limitá-la às unidades de maior criticidade.

Em princípio, a redundância – e, portanto, a adesão aqui analisada – deverárestringir-se às 18 unidades indicadas pela CPROD. Porém, em previsão denecessidades futuras, a mesma CPROD está solicitando a adição de dois circuitossem especificação de unidade, totalizando assim 20 acessos.

O quantitativo de equipamentos especificado pela CPROD é condizente com essas20 unidades. Porém, sendo as duas últimas reservadas a necessidades futuras,não é possível prever a metragem de fibra óptica que irão demandar.

Por outra parte, mesmo para as dezoito unidades já indicadas, a estimativa já levaem conta o melhor caminho, mas ainda é possível acontecerem imprevistosdurante a execução.

Em consequência, tanto a metragem de fibras quanto os serviços de passagemforam especificados com uma margem de segurança, o que não deverá constituirproblema porque o pagamento incidirá apenas nas metragens efetivamenteexecutadas.

1.18 Adequação do Ambiente do Órgão (Art. 14, V, a, b, c, d, e, f)

Conforme já indicado, além dos equipamentos necessários para a implantação daúltima milha da Remessa/RNP, os switches a serem adquiridos deverãopossibilitar, em cada unidade, a alternação automática entre os diversos circuitosdisponíveis.

1.19 Orçamento Estimado (Art. 14, II, g)

Considerando o dimensionamento previsto no Anexo C – Memória de Cálculos,estimamos o custo da contratação em R$ 2.514.431,30 (dois milhões, quinhentose catorze mil, quatrocentos e trinta e um reais e trinta centavos).

Vale ressaltar que os circuitos de entrada à Remessa/RNP (última milha) serãoimplantados gradativamente e que esse valor inclui dois circuitos adicionais, aserem implementados sob demanda. Portanto, ele constitui apenas o “teto” docontrato, devendo o pagamento limitar-se ao valor dos equipamentos e serviçosefetivamente disponibilizados.

2 SUSTENTAÇÃO DO CONTRATO (ART.15)

2.1 Recursos Materiais e Humanos (Art. 15, I)

Todos os recursos materiais e humanos necessários à implantação da “últimamilha” em cada unidade estão sendo providenciados no presente processoadministrativo.

Estudos Preliminares da STIC 8-16

TJA

DM

201763997V01

Page 9: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Após a implantação, a gestão da rede – inclusive as fibras ópticas e os switchs deacesso à Remessa/RNP – será responsabilidade do Núcleo de Operação e Controle- NOC/PoP-BA. Porém, restará ao Tribunal de Justiça a administração dos switchesde alternação entre circuitos. A esse efeito, o edital deverá prever treinamento naoperação e configuração dos switches.

2.2 Descontinuidade do Fornecimento (Art. 15, II)

Sendo todos os itens aderentes a padrões usuais no mercado, a descontinuidadeno fornecimento de um ou mais deles, prévia apuração e, se for o caso, rescisãodos respectivos contratos, poderá ser contornada chamando às empresassubsequentes na ordem de classificação.

Não sendo isso possível, deverá ser processada uma nova licitação.

2.3 Transição Contratual (Art. 15, III, a, b, c, d, e)

Não existe necessidade imediata de transição contratual, posto que se trata de umserviço novo, sem vínculo com nenhum dos contratos já existentes. Embora aredundância obrigue a interagir com links de outra operadora, caberá ao pessoaltécnico da CPROD configurar os switches para obter essa redundância.

2.4 Estratégia de Independência Tecnológica (Art. 15, IV, a, b)

Não existirá dependência tecnológica no que se refere à infraestrutura deconectividade, posto que tanto as fibras quanto os elementos necessários àinstalação atendem a padrões industriais rigidamente controlados. Concluído oserviço de implantação, qualquer empresa tecnicamente capacitada poderá darmanutenção, expandir ou reduzir a rede instalada.

Quanto aos switches, a dependência tecnológica é inevitável, posto que, uma vezadquiridos, apenas o fabricante poderá prestar garantia de suporte e manutenção.Caso isso não aconteça, a única alternativa é a substituição dos equipamentos.

3 ESTRATÉGIA PARA A CONTRATAÇÃO (ART.16)

3.1 Natureza do Objeto (Art. 16, I)

A parcela do objeto analisada nestes estudos – aquisição de infraestrutura –possui características comuns e usuais encontradas no mercado de TIC, cujospadrões de desempenho e de qualidade podem ser objetivamente definidos,podendo ser caracterizada como serviços comuns.

3.2 Parcelamento do Objeto (Art. 16, II)

Conforme expressado na contextualização, o objeto da demanda envolve duasparcelas claramente delimitadas, o que já motivou o desmembramento em doisprocessos: adesão à Remessa/RNP e contratação da infraestrutura.

Estudos Preliminares da STIC 9-16

TJA

DM

201763997V01

Page 10: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Contudo, a segunda parcela – especificamente tratada no presente processo –pode, ainda, ser subdividida em dois:

1. Serviços e materiais de infraestrutura de rede óptica.

2. Fornecimento de switchs de acesso à Remessa, em fibra apagada,respectivos acessórios, com treinamento.

3.3 Adjudicação do Objeto (Art. 16, III)

Atendendo determinação da SETIM, ambas as parcelas da contratação (serviçosde infraestrutura e fornecimento des switches) serão adjudicadas conjuntamenteem lote único.

3.4 Modalidade e Tipo de Licitação (Art. 16, IV)

Conforme expressado acima, o objeto possui características comuns e usuaisencontradas no mercado de TIC, cujos padrões de desempenho e de qualidadepodem ser objetivamente definidos e licitados pelo menor preço. Portanto, alicitação pode ser realizada como pregão eletrônico.

Levando em conta que a implantação em cada unidade será feita gradativamente,conforme as necessidades e decisões do Poder Judiciário, sugere-se que aaquisição seja processada na modalidade Registro de Preços.

3.5 Classificação e Indicação Orçamentária (Art. 16, V)

A despesa será atendida através da seguinte Dotação Orçamentária:

Serviços e materiais de infraestrutura de rede óptica e fornecimento de switchs deacesso à Remessa, em fibra apagada, respectivos acessórios, com treinamento.

Unidade Orçamentária: 02.04.601Unidade Gestora: 0004 – SETIMProjeto: 5337, 5437 e 5436Elemento de Despesas: 3.3.90.39, 4.4.90.39 e 4.4.90.52Sub Elemento: 39.38 e 52.04Fontes: 113/120/313/320

3.6 Vigência da Prestação de Serviço (Art. 16, VI)

Os serviços de infraestrutura de rede óptica serão prestados no regime deempreitada por Ordem de Serviço, nos prazos definidos no Termo de Referência.

Os serviços de garantia, suporte e manutenção dos switches serão contratadospor 60 (sessenta) meses, contados a partir da respectiva data de fornecimento.

Estudos Preliminares da STIC 10-16

TJA

DM

201763997V01

Page 11: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

3.7 Equipe de Apoio à Contratação (Art. 16, VII)

Visando à continuidade e fluência do processo, sugere-se que a Equipe de Apoio àContratação seja integrada pelos mesmos servidores que foram designados paracompor a Equipe de Planejamento da Contratação.

3.8 Equipe de Gestão da Contratação (Art. 16, VIII)

Sugere-se como gestor do projeto o atual coordenador da CPROD, bem como aspessoas que venham a sucedê-lo nas futuras gestões.

4 ANÁLISE DE RISCOSConforme já indicado, sendo todos os itens aderentes a padrões usuais nomercado, a descontinuidade no fornecimento de um ou mais deles, préviaapuração e, se for o caso, rescisão dos respectivos contratos, poderá sercontornada chamando às empresas subsequentes na ordem de classificação ourealizando uma nova licitação, sem prejuízo das penalidades que porventuravenham a corresponder às empresas inadimplentes.

Estudos Preliminares da STIC 11-16

TJA

DM

201763997V01

Page 12: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Anexo A

Lista de Potenciais Fornecedores

Empresa: Netsol LTDA - EPPEndereço: Rua Domingos Viera, 587, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG Site: http://www.netsol.com.brTelefone: (31) 3071-8001Contato: Jorge Quintão E-mail: [email protected]

Empresa: SWTI Governança e Segurança da Informação LTDA – ME Endereço: ST Setor de Rádio e Televisão Suquadro, 701, Bloco O – Edf Multiempresarial, Brasília - DFSite: http://www.swtitecnologia.comTelefone: (61) 3037-4068Contato: Wanderly de Souza Santos E-mail: [email protected]

Empresa: PROTELE EngenhariaEndereço: Av. Rui Barbosa, 1491, Lagoa Nova – Natal, RN Site: www.protele.com.br Telefone: (84) 3344-4455Contato: Sávio MeloE-mail: [email protected]

Estudos Preliminares da STIC 12-16

TJA

DM

201763997V01

Page 13: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Contratações Públicas Similares

Este anexo inclui os seguintes documentos:

01. Edital Ministerio do Planejamento – Pregão Eletrônico nº 039/2016.

02. Edital Infovia Prodeb – Pregão Eletrônico nº 002/2016.

03. Edital Prefeitura Municipal de Salvador – Pregão Eletrônico nº 116-2016

Estudos Preliminares da STIC 13-16

TJA

DM

201763997V01

Page 14: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Anexo C

Memória de Cálculos

Item Descrição Netsol Protele SWTI

1 Serviço de Lançamento de Fibra Óptica Aérea 150.910,68 138.111,60 120.000,00

2 Serviço de Instalação de Caixa de Emenda 1.634,87 1.496,21 1.300,00

3 Serviço de Fusão 43.009,54 39.361,81 34.200,00

4 Serviço de Certificação/Diagnostico OTDR 18.109,28 16.573,39 14.400,00

5 Cabo Óptico Aéreo - 48 fibras 33.954,90 31.075,11 27.000,00

6 Cabo Óptico Aéreo - 12 fibras 160.971,39 147.319,04 128.000,00

7 Caixa de Emenda Aérea para 72 fibras 5.634,00 5.156,17 4.480,00

8 Caixa de Emenda Aérea para 144 fibras 1.408,50 1.289,04 1.120,00

9 Rack 8U 11.137,21 10.192,64 8.856,00

10 DIO completo, com pigtails, para 12 fibras SC/APC 16.298,35 14.916,05 12.960,00

11 Cordão Óptico Monomodo Duplex LC/SC APC de 2,5 metros 11.515,99 9.157,20 9.157,20

12 Switch 1.783.801,66 1.632.513,36 1.418.429,76

12.1 Transceivers óptico do tipo mini-GBIC XFP com conectores LC, em conformidade com padrão IEEE 802 3ae, com capacidade de transmissão de até 10Gbps (10 Gigabit Ethernet)

577.468,37 528.491,96 459.186,88

13 Treinamento do switch para turma unica de 5 (cinco) participantes nas instalaçoes do TJBA (Salvador/BA) com carga horaria minima de 40 (quarenta) horas

50.303,56 46.037,20 40.000,00

14 Operação assistida 161.074,51 147.413,42 128.082,00

Totais 3.027.232,83 2.621.690,77 2.407.171,84

Média das Propostas 2.685.365,15

Média das Menores Cotações 2.514.431,30

Este anexo inclui os seguintes documentos:

04. Propostas comerciais das empresas Protele, Netsol, SWTI.

Estudos Preliminares da STIC 14-16

TJA

DM

201763997V01

Page 15: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Anexo D

Padronização de Equipamentos e Serviços

Este anexo inclui os seguintes documentos:

05. Manual de Projeto de Redes de Fibras ÓpticasRNP – REDECOMEP.

06. Manual de Contratação de Serviços de Construção de Infra-estruturaRNP – REDECOMEP.

07. Manual de Contratação de Serviços de Construção de Redes de Fibras ÓpticasRNP – REDECOMEP.

Estudos Preliminares da STIC 15-16

TJA

DM

201763997V01

Page 16: 1 ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO (ART.14) · A expectativa é de que o TJ-BA faça parte dessa estrutura, a cujo efeito, além do correspondente Termo de Cooperação Técnica,

ESTUDOS PRELIMINARESInfraestrutura para Rede Remessa/RNP

Nº PA / ANO:

TJ-ADM-2017/63997

Equipe de Planejamento da Contratação

Acássio Novais Queiroz

Integrante Demandante

Millo Tiago Almeida Souza

Integrante Administrativo

Carlos Alberto Carrillo

Integrante Técnico

Estudos Preliminares da STIC 16-16

TJA

DM

201763997V01